J 26 - rieter.com · de climatização. Economia de espaço em com-paração com a concorrência...

24
J 26 Fiação de jato de ar Máquina de fiar de jato de ar J 26 Máquina de fiar de jato de ar automática J 26 Produção de fio econômica com uma máquina flexível

Transcript of J 26 - rieter.com · de climatização. Economia de espaço em com-paração com a concorrência...

J 26

Fiação de jato de arMáquina de fi ar de jato de ar J 26

VANTAGENS DOS FIOS COM4®JET

THE COMFORT OF COMPETENCE

DADOS TÉCNICOS

CARACTERÍSTICAS EXCEPCIONAIS

VANTAGENS

Máquina de fi ar de jato de ar automática J 26

Produção de fi o econômica com uma máquina fl exível

J 26VANTAGENS DOSFIOS COM4®JET

THE COMFORT OF COMPETENCE

DADOS TÉCNICOS

CARATERÍSTICAS EXCEPCIONAIS

Até 200 unidades de fi ar, até seis robôs e uma nova auto-mação da unidade de fi ar para a emenda: Caraterísticas que aumentam realmente a produ-tividade e a fl exibilidade da máquina.

Características excepcionais .......... 08

Maior fl exibilidade ........................... 10

Produzir fi os com alta qualidade e quantidade .................. 11

Solução à medida para a depuração de fi os air-jet .............. 12

Tecnologia da emenda ..................... 13

Conceito de economia de custos .... 14

Rentabilidade .................................. 15

Máquina com faces independentes ................................. 16

Operação fácil .................................. 17

Com4®jet ......................................... 20

The Comfort of Competence............ 22

Dados da máquina ........................... 18

Produção rentável de fi o ................. 03

Utilização fl exível ............................ 04

Soluções inovadoras e específi cas para o cliente ................................... 06

VANTAGENS

Produção Rentável de Fios

3

Utilização Flexível

4

J 26

A J 26 oferece a maior fl exi-bilidade de utilização pos-sível com as suas faces in-dependentes e uma extensa gama de produtos.

5

Soluções inovadoras e específi cas para o cliente

6

J 26

O dispositivo P 26 para fi ar 100 % poliéster é apoiado pelo depurador Rieter Q 10A com canais de depuração es-pecialmente concebidos para a fi ação air-jet.

7

8

J 26Vantagens em Termos ProdutivosAté 200 unidades de fi ar com seis robôse velocidade de entrega de 500 m/min

Conceitos para economia de energiaAcionamentos individuais para cada unidade de fi ar e de bobinar, movimento vaivém para um vida útil mais longa dos componentes, soluções de economia de ar e de energia

Máquina com conceito econômicoProdução a altas velocidades e espaço necessário mínimo

Máquina com Faces IndependentesAjustes e retirada das bobinas totalmente independentes

CARACTERÍSTICAS EXCEPCIONAIS

8

9

Conceito de Bobinagem Otimizado Maiores pesos e densidade uniforme da bobina com bordas macias

Tecnologia da EmendaEmendas similares ao fio com preparação automatizada das mesmas, controle de qualidade 100 %

Qualidade do fioMais-valia devido à macieza e uniformidade do fio e do tecido

Maior flexibilidadeFiar 100 % poliéster com o dispositivo P 26

Depurador RieterTecnologia de depuração opto-digital ímpar com canais especiais para fios air-jet PES

9

Rieter . Máquina de fi ar de jato de ar automática J 26

Com o novo dispositivo adicional P 26 na J 26 também é possível fiar 100 % poliéster. O dispositivo P 26 aplica líquido sobre as fibras em frente da gama de torções. Este líquido proporciona • a redução de acumulações de poliéster nas peças de tecnologia,• o prolongamento dos tempos de funcionamento com fio de qualidade estável,• tenacidade do fio mais elevada,• pilosidade mais baixa.

O dispositivo P 26 é ligado ao abastecimento de água potável, que é filtrada, para que não haja a penetração de sedimentos no dispositivo. O purgador Q 10A Rieter garante o controle de qualidade do fio. Os canais especiais de depuração monito-ram o dispositivo P 26 em cada posição de fiação.

Um mau funcionamento do dispositivo P 26, p. ex. o abastecimento insuficiente de líquido, leva rapidamente a uma alteração da pilosidade do fio. Isso é reconhecido de forma confiável por meio de um algoritmo especial do purgador Q 10A.

Alimentação de líquido em frente da gama de torções

Fiar 100 % poliéster

Maior fl exibilidadeMáquina de fi ar de jato de ar J 26 – Fiar 100 % poliéster

10

Rieter . Máquina de fi ar de jato de ar automática J 26

Com o uso do ajuste fio soft, o fio Com4®jet e o tecido produzido com ele têm um toque agradável. Uma menor pressão de fiar, uma velocidade de entrega mais alta e componentes técnicos adequados para o fim possibili-tam a produção de fios soft, assim como uma redução de 10 % dos custos de produção. A baixa pilosidade habitual e a boa resistência ao pilling mantêm-se inalteradas.

A J 26 está equipada com o sistema APP que, no caso de corte da qualida-de, automatiza a preparação da emenda na unidade de fiação. A unidade de fiar prepara ela própria o processo de emenda, até à chegada do robô. Des-ta forma reduz-se o ciclo de emenda pela metade na maioria das paradas, razão para os cortes de qualidade. Devido ao ciclo de emendas menor o processo de emenda torna-se mais eficiente e os robôs podem operar mais unidades de fiar.

Preparação automatizada da emenda (APP)

Fio Com4®jet soft

Maior produtividade graças a• Comprimento de máquinas de até 200 unidades de fiar,• Com até seis robôs,• Velocidade de fiação de até 500 m/min,• Preparação automatizada da emenda (APP)

O conceito da máquina de fiar de jato de ar J 26 oferece vantagens que se repercutem no aumento da produtividade e paralelamente reduzem a carga de trabalho dos robôs e dos operadores.

Produzir fi os com alta qualidade e quantidadeFio Com4®jet com estrutura inovadora com alta produtividade

Resíduo Mat. auxiliarSalários CapitalEnergia

Ajuste fio softAjuste fio normal

Cust

os d

e pr

oduç

ão [U

SD/k

g]

0.6

0.5

0.4

0.3

0.2

0.1

0

Custos de produção do fio100 % algodão penteado, Ne 30, velocidade entrega 440 m/min

-11.3 %

11

Rieter . Máquina de fiar de jato de ar automática J 26

• Os canais especiais de depuração reconhecem altera-ções na superfície do fio causadas, p. ex, por entupimen-to na tubeira. Um erro é detectado dentro da extensão de apenas 10 m e pode ser facilmente eliminado.

• Em comparação com outros sensores de depuração de fio, o Q 10A fornece diretamente um valor de medição digital. Isso permite exatidão máxima na detecção do tamanho do erro do fio, como p. ex. de desigualdades mínimas na finura do fio, todavia longas.

• Com a ajuda de um canal especial, o Q 10A apoia e monitora o funcionamento correto do novo dispositivo adicional P 26 para a fiação de poliéster. Ele detecta as menores desigualdades no fio causadas por um defeito de funcionamento do dispositivo.

Com base na experiência de 15 anos e em um milhão de sensores que se encontram em operação, a Rieter oferece agora um purgador desenvolvido especialmente para o fiação de jato de ar. Adicionalmente aos canais de depuração e espectrogramas equipados como padrão, o Q 10A ainda tem as seguintes características:

Solução à Medida para a Depuração de Fios Air-jetDepurador de fio Rieter Q 10A

• Um espectrograma especificamente criado para este fim ajuda a definir limites individuais para avisos e alarmes e fornece dados confiáveis para analisar as causas de defei-tos periódicos.

12

140

120

100

80

60

40

20

00 20 40 60 80 100 120 140

Rieter . Máquina de fiar de jato de ar automática J 26

A qualidade de uma emenda é definida através da sua resistência e forma, sendo os seus parâmetros os dados do fio.

Na J 26 o processo de emenda ocorre totalmente automatizado com a preparação da extremidade das fibras e alimentação progressiva das mesmas (Pro-gressive Fibre Feeding, PFF). A PFF leva a uma ideal integração sintonizada das fibras.

O purgador controla cada emenda em relação à sua massa, i.e. diâmetro e comprimento, garantindo que a emenda cumpra com as exigências provenientes da utilização nas fases posteriores.

Área não aceitável (< 65 % dos valores do fio)

Alon

gam

ento

[%]

Resistência [%]

Emendas similares ao fioPara as fases posteriores são necessárias bobinas com um controle da qualidade do fio e da emenda para se poder garantir a melhor performance e qualidade dos tecidos. O fio fabricado na J 26 é controlado 100 % a respeito da qualidade antes de ser enrolado na bobina. O mesmo é válido para as emendas.

A J 26 pode ser equipada opcionalmente com o purgador ótico de fios Q 10A da Rieter. Como alternativa também é possível encomendar o Uster QC2 com o sensor do purgador de fios ótico ou capacitivo. Conforme as exigências qualitati-vas também é possível optar por um purgador com deteção de fibras estranhas.

Tecnologia da EmendaEmendas similares ao fio com um controle total da qualidade

Fio Emenda

13

Rieter . Máquina de fiar de jato de ar automática J 26

Máquinas longas têm uma divisão por zonas. Isso permite uma pressão negativa uniforme por todo comprimento da máquina economizando até 5 % do consumo de energia.

A unidade de fiar está equipada com um sistema de movimento vaivém ímpar e patenteado. Os componentes individuais (con-densador, tubeira, bico APP e purgador) executam um movimento transversal lento, guiando constantemente a fita e o fio. Isso tem uma influência significativa sobre a vida útil dos cilindros superio-res e das correias. Assim os trabalhos de conservação e os custos para peças de reposição são reduzidos e a qualidade do fio fica garantida por um período mais longo.

Maior vida útil dos componentes

O conceito de acionamento baseia-se totalmente em acionamentos individuais. Em caso de ruptura do fio, corte de qualidade ou trabalhos de manutenção, a unidade de fiar não consome energia ou ar comprimi-do desnecessários.

O consumo de energia e a geração de pressão negati-va são constantemente monitorados. É dado um sinal de advertência, caso os limites econômicos sejam ultrapassados. Assim é possível economizar até 15 % de energia.

A máquina de fiar de jato de ar J 26 de dois lados, sob a qual também podem ser acomodadas latas grandes com 20 polegadas, necessita muito menos espaço de instalação do que um equipamento da concorrência com a mesma potência. Isso leva a uma alta produ-tividade no mesmo espaço de instalação, menores custos da edificação e com isso redução dos custos de climatização.

Economia de espaço em com-paração com a concorrência

Energia

J 26 – Comprimento máquina 34 m

As 1 200 unidades de fiação da J 26 (200 por máquina)

Conceito para a Economia de CustosEconomia de energia e espaço ocupado, bobinas com mais peso e vida útil mais longa

Espaço ocupado

14

11 000

10 000

9 000

8 000

7 000

6 000

5 000

4 000

3 000

2 000

1 000

0

5 500

5 000

4 500

4 000

3 500

3 000

2 500

2 000

1 500

1 000

500

0

Rieter . Máquina de fiar de jato de ar automática J 26

0.40

0.35

0.30

0.25

0.20

0.15

0.10

0.05

0

J 26Concorrente

Produção 108 % mais alta

Produção de fio[kg/h]

Unid. fiar totais

Margem de contribuição[1 000 EUR/ano]

128 % Maior margem de contribuição

Custos de produção de fio 15 % mais baixos

Cust

os d

e pr

oduç

ão [E

UR/k

g fio

]

Concorrente J 26

Salários mais baixos devido a:• máquina com duas faces com conceito de

operação intuitivo• troca rápida das fitas• menor manutenção da unidade de fiar graças

ao sistema vaivém• redução do manuseio das bobinas graças ao

seu formato pesado• custos de transporte das bobinas inferiores

graças ao seu peso elevado

Custos de energia mais baixos devido a:• sistema de aspiração otimizado, acionamentos

individuais e comando inteligente dos acionamentos

• consumo de ar comprimido reduzido• velocidades de produção elevadas

Custos do material de exploração mais baixos devido a:• menor consumo de peças devido ao sistema

vaivém patenteado• uso de menos tubos dado bobinas com mais

peso

Custos do capital mais baixos devido a:• área ocupada menor - menores custos por kg

de fio para iluminação e climatização• velocidades de produção elevadas

Exemplo de cálculo da capacidade da fiação com área do prédio de 8 500 m2:

Ne 30, mistura Poliéster/Algodão 40/60 %Preço mat. prima (mistura) 1.336 EUR/kg; preço fio 2.32 EUR/kg

Uma produtividade elevada em conjunto com outras poupanças de custos contribui para custos de produção do fio mais baixos e margens mais altas em diversos campos de aplicação. Com uma mesma área de trabalho disponível (como apresentado no exem-plo abaixo baseado em uma fiação de 8 500 m2) a J 26 produz até 108 % mais, comparada a outras máquinas de fiar de jato de ar e sua margem de contribuição é de 128 % mais alta.

Até 108 % mais produção e uma margem de contribuição de 128 % mais alta com base na mesma área de produção

RentabilidadeAssim se produz fio de uma maneira rentável

EnergiaCapitalSaláriosMat. auxiliarResíduo

15

Rieter . Máquina de fiar de jato de ar automática J 26

O novo deslocamento de bordas proporciona uma den-sidade da bobina uniforme e bordas mais macias. Isso é uma pré-condição para se ter a melhor potência na ma-lharia e tecelagem. Bordas uniformes e macias também possibilitam a fabricação de bobinas de tingimento para uma boa penetração do corante.

Com a função de bobina otimizada é possível produ-zir bobinas de 300 mm de diâmetro e de até 4.5 kg, reduzindo o número de trocas das bobinas, e consequen-temente, aumentando a produtividade da máquina. No transporte há uma redução de custos de aprox. 20 % devido ao uso mais eficiente dos containers.

O funcionamento autónomo de cada face oferece uma flexibilidade superior, i.e. podem ser produzidos dois fios totalmente diferentes ao mesmo tempo. Os carregadores de tubos independentes e as cintas de transporte das bobinas separadas facilitam o trabalho dos operadores. Assim no caso de ensaios ou alte-rações de planos de produção é possível obter uma otimização da produtividade.

Máquina com lados independentes:• ajustes e relatórios de turno separados para cada face• canais de aspiração e caixa de filtros separados• ajuste individual da pressão de fiar • carregadores de tubos separados• duas cintas para transporte das bobinas

Máquina com Faces IndependentesProdução simultânea de dois fios diversos

Bobinas otimizadas

16

Rieter . Máquina de fiar de jato de ar automática J 26

Operação FácilConcepção clara e simples

A máquina de fiar de jato de ar J 26 é composta por setores de duas faces, uma cabeceira de acionamento e uma cabeceira final. As latas são instaladas embaixo da máquina. Desta forma a fita do passador encontra-se perto da unidade de fiar perten-cente. Assim o operador tem uma visão geral clara sob a posição total ao controlar a unidade, colocar a fita do passador ou ao trocar as latas.

O tamanho das latas e a elevada capacidade do carregador de tubos reduzem consideravelmente a carga de trabalho.

Devido ao curto percurso entre a lata e a estiragem é eliminado o risco de estiragens falsas. Isso é muito importante, sobretudo, para o processamento de fitas finas com altas velocidades.

Conceito de funcionamento dos robôsQuando se trabalha com quatro robôs por máquina então cada um dos quatro robôs dispõe de uma zona de manutenção distri-buída por ambas as cabeceiras.Com uma máquina com seis robôs é possível ajustar flexivelmen-te a área de trabalho dos três robôs em cada lado. No caso de uma interrupção na operação do robô central, os dois robôs das extremidades operam o lado inteiro da máquina e o robô central libera automaticamente o caminho para um ou outro lado.

17

WH

L

Rieter . Máquina de fiar de jato de ar automática J 26

Latas altura/diâmetro [mm] H [mm] altura total máquina Altura grua de montagem [mm]

1 070 / até 500 3 190 3 610

1 200 / até 500 3 320 3 740

Dimensões

Unidades de fiar Secções RobôsL [mm]

Comprimento total máquina / Zona de operação min. em cada face

B [mm]

Largura total máquina / Zona de operação min. em cada face

40 2 2 11 597 / 3 500

3 063 / 600

100 5 4 20 512 / 3 500

120 6 4 23 217 / 3 500

200 10 4 34 037 / 3 500

200 10 6 34 639 / 3 500

Dados da máquinaMáquina de fiar de jato de ar automática J 26

18

Rieter . Máquina de fiar de jato de ar automática J 26

* Misturas de > 50 % poliéster só são possíveis com o dispositivo adicional para poliéster P 26

*Opcional

Dados da máquina

Estiragem total mecanicamente 43 – 317tecnologicamente 170 - 220

Título do fio 29.5 - 8.5 tex/ Ne 20 - 70 / Nm 34 - 118

Velocidade de entrega máxima 500 m/min

Caixa da tubeira Caixa da tubeira para fio com torção Z

Ponta da tubeira Ponta cerâmica 0.9 / 1.0 / 1.2 mm para diversas finuras de fio

Tamanho das bobinas Bobinas cilíndricas até diâm. 300 mm E 4.5 kg

Capacidade carregador de tubos máx. 412 tubos (206 em cada lado)

Parafinação* Blocos de parafina grandes de 160 g com acionamento individual

Dispositivo adicional P 26 para poliéster* Dispositivo para fiar 100 % poliéster, independente para cada face

Estrutura da máquina Máquina com duas faces dividida em secções

Escartamento unidades de fiar 260 mm

Conceito de acionamento Acionamento individual de cada unidade de fiar e de bobinar

Unidade de bobinagem Unidade de bobinagem com distribuição linear do fio e deslocamento para bordas macias

Sistema vaivém da fita do passador e fio Movimento vaivém de 3 – 4 mm da fita e do fio na estiragem

Faces independentes Ajustes distintos do fio e respectivos relatórios para cada lado da máquina,Duas cintas de transporte das bobinas e manuseamento independente dos tubos

Robôs até seis* robôs (três em cada face) ou quatro robôs c/ possível aumento para seis robôs

Preparação automatizada da emenda Após um corte de qualidade a unidade de fiar para controladamente, o defeito no fio é eliminado e a ponta do fio preparada pela unidade de fiar para efetuar a emenda

Sensor de qualidade do fio Rieter Q 10A* Sensor opto-digital para finuras de fio Ne 20 - 60 c/ canais especiais para fio air-jet, espectrogramas

Sensor de qualidade do fio Uster* Purgador Uster Quantum 2 (capacitivo ou ótico) incl. detecção da pilosidadeopcionalmente com detecção de fibras estranhas*

SPIDERweb* Interface para o sistema de monitorização central de todas as máquinas SPIDERweb, da abertura até às máquinas de fiar

Dados tecnológicos

Matéria-prima Finura do fio Especificações fibras

100 % Fibras celulósicas 25 - 12 tex Ne 24 - 40 Nm 40 - 85 ≤ 1.3 dtex e compr. fibras de ≤ 40 mm

100 % Microfibras celulósicas 12 - 8.5 tex Ne 40 - 70 Nm 85 - 118 ≤ 1 dtex e compr. fibras de ≤ 40 mm

100 % Algodão penteado 20 - 12 tex Ne 30 - 50 Nm 50 - 85 > 1 5/16 compr. fobras e micr. < 4.3

100 % poliéster 20 tex Ne 30 Nm 50 1.3 dtex E 38 mm

Misturas de fibras celulósicas e algodão penteadoMisturas de algodão penteado e < 50 % poliéster* Misturas de fibras celulósicas e < 50 % poliéster*

25 - 15 tex Ne 24 - 40 Nm 41 - 68

Misturas de algodão cardado e < 50 % poliéster* 29.5 - 20 tex Ne 20 - 30 Nm 34 - 50

19

Com4®jetYarn of choice

20

Rieter . Máquina de fi ar de jato de ar automática J 26

O fi o Com4®jet produzido com a máquina de fi ar de jato de ar Rieter surge em um fl uxo de ar comprimido que tece fi bras ao re-dor de um núcleo de fi bras parale-lo. Caraterísticas típicas do fi o são uma pilosidade muito baixa e um elevado volume. O que o distingue de outros fi os de jato de ar são as emendas similares ao fi o e o toque macio. O processador subsequente usufrue de um número mínimo de fi bras voláteis e baixa necessidade de corante com uma mesma in-tensidade de tons comparável. O produto fi nal evidencia-se por uma baixa tendência para o pilling bem como uma alta durabilidade no processo de lavagem e alta estabili-dade da forma.

Vantagens na continuidade do processamento• Menor necessidade de coran-

tes para obter tons com uma intensidade comparável

• Menor tendência para enlaçar os fi os do urdume

• Formação de poeiras e fi bras voláteis muito reduzida

Aplicações típicas• Produtos em malha• Vestuário exterior• Roupa íntima• Roupa de cama

Características da superfície têxtil• Baixa tendência para o pilling• Alta absorção de água• Alta durabilidade no processo

de lavagem

Caraterísticas dos fi os• Baixa pilosidade ímpar• Volume elevado• Baixa formação de pelos• Alta resistência à abrasão

21

The Comfort of Competence

A Rieter é líder dos fornecedores de instalações para a produção de fios de fibras curtas. Como parceiro competente a Rieter facilita a tarefa dos seus clientes. Ela acompanha-os desde as primeiras conversações relativas ao investimen-to até à bem-sucedida colocação em funcionamento da fiação. Os amplos conhecimentos da Rieter começando pela fibra, passando pelo fio e terminando no produto têxtil acabado são a base sólida para máquinas inovadoras e fios com uma qualidade constante.

Com a Rieter pode encostar-se descansadamente.

Tenha Confiança na Competência da Rieter e Desfrute do Conforto de uma Parceria!

22

Rieter . Máquina de fiar de jato de ar automática J 26

Prestações de serviço da Rieter• Formação para gerentes e

operadores• Marketing dos fios

Com4® (Licenciamento de fios)• Apoio ao marketing de clientes de

referência• Rieter Award para premiar os

melhores estudantes de faculdades têxteis

• Apoio a universidades• Simpósios e roadshows realizados

nas proximidades dos nossos clientes

Parceria ProveitosaDiversos pontos de venda e de assistência técnica dão apoio aos clientes a nível mundial. Desde há várias déca-das que os clientes usufruem das vantagens de um parceiro responsável por todo o processo de fiação.

Prestações de serviço da Rieter• Ensaios de fiar na base dos

quatro sistemas de fiar• Análise da fiação para otimizar

qualidade e produtividade• Prestações de serviço do

laboratório têxtil• Publicações especializadas sobre a

tecnologia textil

Tecnologia ConvincenteA Rieter dispõe de amplos conhecimentos técnicos e têxteis que vão desde os quatro sistemas de fiar até ao produto têxtil acabado. A Rieter oferece além de máquinas e instalações do mais avançado nível técnico uma ampla gama de prestações de serviço no campo da tecnologia têxtil. Os clientes usufruem de pesquisas e ensaios nas fiações de ensaio e laboratórios da Rieter, para deste modo poderem assegurar a excelente qualidade dos seus fios a uma elevada produtividade.

Prestações de serviço da Rieter• Planeamento do investimento• Planeamento de instalações de

produção• Planeamento e realização de

projetos• Montagem e manutenção• Inspeções preventivas• Extenso sortido de peças de

desgaste, tecnológicas e de reposição

Sistemas ValiososA Rieter é o único produtor de máquinas têxteis que pode oferecer as quatro tecnologias de fiar e deste modo acon-selhar os clientes de uma maneira competente e indepen-dente com soluções à medida. Investimentos em máquinas Rieter são muito atrativos graças à excelente relação preço/performance, os baixos custos de produção dos fios e a longa durabilidade dos produtos, que se mantêm compe-titivos através de atualizações. Desde a fundação da firma na Suíça em 1795 a Rieter tem desenvolvido padrões de qualidade de elevado valor. Todos os locais de produção estão certificados segundo a norma ISO 9001.

23

www.rieter.com

Rieter Machine Works Ltd.Klosterstrasse 20CH-8406 WinterthurT +41 52 208 7171F +41 52 208 [email protected] [email protected]

Rieter India Private Ltd.Gat No. 768/2, Village WingShindewadi-Bhor RoadTaluka Khandala, District SataraIN-Maharashtra 412 801T +91 2169 304 141F +91 2169 304 226

Rieter (China)Textile Instruments Co., Ltd.Shanghai BranchUnit B-1, 6F, Building A,Synnex International Park1068 West Tianshan RoadCN-Shanghai 200335T +86 21 6037 3333F +86 21 6037 3399

Os dados e ilustrações desta brochura e do respectivo suporte de dados referem-se à data da sua impressão. A Rieter reserva-se o direito de, em qualquer altura e sem aviso prévio, proceder às alterações necessárias. Os sistemas e inovações da Rieter estão protegidos por patentes.

2887-v2 pt 1611