Jainismo e skinismo

6

Transcript of Jainismo e skinismo

Page 1: Jainismo e skinismo
Page 2: Jainismo e skinismo

Crenças dos jainistas :O Jainismo surgiu na Índia entre os séculos VII e V a.C., embora os Jainistas considerem sua fé eterna, e renovada periodicamente. Eles seguem um jina, ou conquistador, que é um guia religioso que repudiou os interesses mundanos e alançou um grau supremo do conhecimento. Os jinas, também são chamados tirthankaras, ensinam seus seguidores a liberta-se do ciclo da reencarnação ao atingir as três jóias: conhecimento justo, fé correta e boa conduta, o que implica abandonar violência, cobiça, artifício, manter-se castos e obedecer a uma série de votos.

sikhismo: Deus revela-se aos homens através da sua graça (Nadar), permitindo a estes alcançar a salvação. O Divino dá-se a ouvir, revelando-se enquanto nome. Segundo os ensinamentos do Guru Nanak e dos outros gurus, apenas a recordação constante do nome (nam simaram) e a repetição murmurada do nome (nam japam) permitem os seres humanos libertar-se do haumai.Para o sikhismo, Deus é eterno e sem forma, sendo impossível captá-lo em toda a sua essência. Ele foi o criador do mundo e dos seres humanos e deve ser alvo de devoção e de amor por parte dos humanos.

Page 3: Jainismo e skinismo

*Em ambos os lados, duas espadas de forma curva chamadas Kirpans. A espada que se encontra no lado esquerdo representa o poder espiritual (piri) e a do lado direito o poder temporal *Ao centro, uma espada de dois gumes chamada Khanda, da qual deriva o nome de todo o símbolo, O gume esquerdo representa a justiça divina que castiga os opressores e o direito a liberdade e a autoridade inspirada em valores morais e espirituais;* Em torno do Khanda encontra-se uma arma denominada Chakkar (ou Chakra), usada por quase todos os guerreiros sikhs do século XVIII. Apresenta uma forma circular pelo que simboliza a eternidade e a perfeição de Deus;*Em ambos os lados, duas espadas de forma curva chamadas Kirpans. A espada que se encontra no lado esquerdo representa o poder espiritual (piri) e a do lado direito o poder temporal (miri).

O símbolo do Jainismo é uma variação do Darmacakra. Nesse caso, a roda dharmica situa-se no interior da figura de uma mão. A mão é geralmente vista como símbolo de sabedoria e de ensinamento. Logo, sendo o Darmacakra um símbolo presente em muitas religiões dharmicas, é um símbolo da sabedoria na sua religião. O Jainismo é uma religião que recebeu muita influência do Budismo, que por sua vez recebeu muita influência do Hinduísmo, todas religiões dharmicas. Também simboliza a oposição à violência.

Page 4: Jainismo e skinismo

Apesar de terem poucos adpetos se comparadas ao hiduísmo, o Jainismo e o Sikhismo são religiões importantes na Índia. O jainismo com cerca de 4 milhões de adpetos, concentra-se sobretudo ao norte do país.O sikismo originou-se no Pendjab, onde vive a maioria dos 22 milhões de sikhs do mundo. Ambos os credos procuram libetar os fiéis do ciclo da reencarnação, mas em outros aspectos suas concpeções são mais distintas.

Page 5: Jainismo e skinismo

Jainismo:Parysana:Esta festa em agosto no fim do ano jainista. Nessa festa eles confessam seus pegados, procuram reconciliação com seus inimigos e seus familiares. No ultimo dia todos se reúnem no templo para confissão Isso dura em torno de 8 diasKarttika-Purnima:Essa é a festa do fim da estação da chuva,quando monges e monjas retornarem a vida de peregrinação

Skinismo: As principais festas religiosas do sikhismo ocorrem por altura do aniversário do nascimento dos gurus, em particular do Guru Nanak (meados de Novembro) e do Guru Gobind Singh (meados de Junho).Os sikhs (ou siques) também celebram o (meados de Março), que coincide com o festival hindu das cores, o . Durante este festival os sikhs realizam desfiles militares e espectáculos de artes marciais.

Outras festas incluem a celebração da instituição do Khalasa, do Ano Novo (Vaisakhi ou Baisakhi, a meio de Abril) e dos martírios do Guru Arjun (), do Guru Tegh Bahadur () e dos dois filhos do Guru Gobind Singh.

Page 6: Jainismo e skinismo

O jainismo com cerca de 4 milhões de adpetos, concentra-se sobretudo ao norte do país.O sikismo originou-se no Pendjab, onde vive a maioria dos 22 milhões de sikhs do mundo. Ambos os credos procuram libertar os fiéis do ciclo da reencarnação, mas em outros aspectos suas concepções são mais distintas.