Janeiro | Fevereiro | Março de 2012 | Nº 17 O OceânicaSub ... · Janeiro | Fevereiro | Março de...

3
O OceânicaSub II, embarcação concebida para atender múltiplos serviços de engenharia submarina, apresentada no final de 2011 aos clientes e parceiros na Marina da Glória, Rio de Janeiro, pode ser considerada a realização de um sonho, nas palavras de Ivan Lemos, Diretor de Operações da empresa. “Esta conquista coloca a Oceânica em um patamar diferenciado como empresa 100% nacional prestadora de serviços para obras de engenharia”, avalia Ivan. O OceânicaSub II foi projetado e desenvolvido para superar as dificuldades em relação a espaço e quantidade de dormitórios e traz uma solução em motorização que garante Janeiro | Fevereiro | Março de 2012 | Nº 17 O OCEÂNICASUB II JÁ OPERA NO NORDESTE Projeto Customizado, embarcação representa inovação e agilidade no offshore OceânicaSub II mais desempenho com menor impacto ambiental. Com mais estabilidade e segurança possui 30 acomodações. O sistema de comunicação e internet oferecem rapidez nos momentos de operação e conforto. Única com suas características o OceânicaSub II, possui um sistema de fundeio de cinco pontos garantindo assim maior estabilidade e manobrabilidade, sala de controle de operações de mergulho e ROV independentes no convés principal, Frame de Popa para 30 toneladas, Guindaste Munck no convés para 22 toneladas e um camarote suíte exclusivo para fiscalização. “O OceânicaSub II é apenas parte do nosso projeto de crescimento para os próximos anos”, revela Vítor Cesar – Gerente Comercial. De acordo com Vitor, a construção desta embarcação integra o plano de investimentos em capacitação que tem como meta potencializar o portfólio de prestação de serviços. Desta forma a Oceânica pretende consagrar segurança e eficiência como marcas permanentes da empresa. Hoje o OceânicaSub II está executando obras de engenharia submarina para a Petrobrás, nas águas do nordeste brasileiro. - Editorial - Sistema de Gestão Oceânica Recertificação Pag. Pag. Perfil Maurício Ferreira Pag. 2 3 4 - Projeto Atum-Xaréu - Estacas Inhaúma

Transcript of Janeiro | Fevereiro | Março de 2012 | Nº 17 O OceânicaSub ... · Janeiro | Fevereiro | Março de...

Page 1: Janeiro | Fevereiro | Março de 2012 | Nº 17 O OceânicaSub ... · Janeiro | Fevereiro | Março de 2012 | Nº 17 O OceânicaSub ii já Opera nO nOrdeSte Projeto Customizado, embarcação

O OceânicaSub II, embarcação concebida para atender múltiplos serviços de engenharia submarina, apresentada no final de 2011 aos clientes e parceiros na Marina da Glória, Rio de Janeiro, pode ser considerada a realização de um sonho, nas palavras de Ivan Lemos, Diretor de Operações da empresa. “Esta conquista coloca a Oceânica em um patamar diferenciado como empresa 100% nacional prestadora de serviços para obras de engenharia”, avalia Ivan.

O OceânicaSub II foi projetado e desenvolvido para superar as dificuldades em relação a espaço e quantidade de dormitórios e traz uma solução em motorização que garante

Janeiro | Fevereiro | Março de 2012 | Nº 17

O OceânicaSub ii já Opera nO nOrdeSte Projeto Customizado, embarcação representa inovação e agilidade no offshore

OceânicaSub II

mais desempenho com menor impacto ambiental. Com mais estabilidade e segurança possui 30 acomodações. O sistema de comunicação e internet oferecem rapidez nos momentos de operação e conforto.

Única com suas características o OceânicaSub II, possui um sistema de fundeio de cinco pontos garantindo assim maior estabilidade e manobrabilidade, sala de controle de operações de mergulho e ROV independentes no convés principal, Frame de Popa para 30 toneladas, Guindaste Munck no convés para 22 toneladas e um camarote suíte exclusivo para fiscalização.

“O OceânicaSub II é apenas parte do nosso projeto de crescimento para os próximos anos”, revela Vítor Cesar – Gerente Comercial. De acordo com Vitor, a construção desta embarcação integra o plano de investimentos em capacitação que tem como meta potencializar o portfólio de prestação de serviços. Desta forma a Oceânica pretende consagrar segurança e eficiência como marcas permanentes da empresa.

Hoje o OceânicaSub II está executando obras de engenharia submarina para a Petrobrás, nas águas do nordeste brasileiro.

- Editorial- Sistema de Gestão Oceânica Recertificação

Pag. Pag. Perfil Maurício FerreiraPag.2 3 4- Projeto Atum-Xaréu- Estacas Inhaúma

Page 2: Janeiro | Fevereiro | Março de 2012 | Nº 17 O OceânicaSub ... · Janeiro | Fevereiro | Março de 2012 | Nº 17 O OceânicaSub ii já Opera nO nOrdeSte Projeto Customizado, embarcação

Agradecendo a todos os colaboradores da Oceânica e que desempenham suas atividades, tanto no campo quanto na administração, por termos conseguido juntos superar o ano de 2011.

Vencemos os desafios apresentados por um mercado retraído. Acertamos quando decidimos voltar nossos

A Oceânica assegurou a sua recertificação recomendada pela DNV garantindo assim, a renovação dos seus certificados até 2014. Esse resultado é fruto da cooperação e dedicação de todos os colaboradores da empresa para garantir um processo de melhoria continua.

A validade destes certificados é de três anos, sendo assim a cada ciclo é necessário submeter à empresa a verificação de conformidades do seu Sistema de Gestão. Em outubro de

O Projeto ATUM-XARÉU da Oceânica, firmado com a Petrobrás, visa o atendimento ao escoamento da produção bruta de óleo, água e gás do Campo de Atum, no litoral do Ceará, através da instalação de um novo oleoduto entre os Campos de Atum e Xaréu, em substituição ao já existente. Essa operação tornou-se necessária devido ao duto existente apresentar sinais de corrosões já detectados, além de ter atingido o tempo de vida útil.

Entre as ações da Oceânica está a elaboração de procedimentos

O contrato de Inspeção do projeto Estacas Inhaúma tem o objetivo de subsidiar o dimensionamento do serviço de recuperação do Cais nº 4 do Estaleiro Inhaúma. Este estaleiro no bairro do Caju-RJ, foi alugado pela Petrobrás com o objetivo de propiciar atracação de navios da Transpetro, para os reparos das embarcações, além da construção de novos navios. O Estaleiro Inhaúma fica nas instalações da antiga Ishikawagima, desativada na década de 1990. Devido ao longo tempo de desativação, se fez necessário realizar a inspeção das estacas que dão sustentação ao Cais.

Alfredo Califfa - Diretor Geral

esforços e investimentos para dentro da empresa, focando na capacitação de pessoal, na melhoria de procedimentos e contratação de novos colaboradores que somaram suas habilidades à equipe já estabelecida. Juntos iremos novamente nos empenhar para atender ao afortunado ano que promete se revelar.

2012 chegou e estamos prevendo um ano muito melhor, com a conclusão de negociações e parcerias, além do início de novos projetos offshore e onshore em diversas partes do Brasil, principalmente na Bacia de Campos, Nordeste e Rio de Janeiro. Exemplos destes novos projetos são os contratos firmados com a Petrobras, na Base de Cabiúnas em Macaé; Estaleiro Inhaúma, no Rio de Janeiro; renovação do contrato

editOriaL de Pullin atendido pela nossa base, na Zona Zen de Rio das Ostras, onde realizamos expressivos investimentos em novas linhas de serviços; e início das atividades dos contratos de Atum-Xaréu e Ubarana, que irão envolver diversas atividades voltadas para engenharia submarina e mergulho.

Desejo a todos os colaboradores, parceiros, clientes e suas famílias um 2012 próspero de muito trabalho, felicidade e principalmente SAÚDE. Deposito confiança em cada um de vocês, na capacidade e na responsabilidade de desempenharem suas funções para o desenvolvimento de nossa empresa. Muito obrigado!

SiSteMa de GeStÃO Oceânica – recertiFicaÇÃO

prOjetO atuM-Xaréu

eStacaS inhaúMa2011, nossa empresa passou por um minucioso processo de auditoria para que assim pudesse ser garantida a recertificação do Sistema de Gestão Integrado das normas ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007. A auditoria teve duração de 4 dias e para garantir a reemissão dos certificados foram verificados todos os processos. Todos os sites de atuação da Oceânica foram auditados, incluindo a frente de serviço P-19 e a matriz no Rio de Janeiro. A auditoria foi realizada

por profissionais da DNV, com vasta experiência em auditorias de Sistema de Gestão Integrada.

Nossa primeira conquista ocorreu em 22 de maio de 2006. Naquele ano conquistamos nossos primeiros certificados, quando foi averiguada a conformidade do nosso sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001) e de Saúde e Segurança - OHSAS 18001. Para aprimorar o nosso sistema e garantir o atendimento, aos requisitos de meio ambiente, buscamos o reconhecimento com a certificação da empresa na ISO 14001, obtida em 2008, definindo desde então o nosso Sistema de Gestão Integrado.

Deixamos aqui nossos sinceros agra-decimentos a TODA EQUIPE OCEÂNICA, pois este é o verdadeiro resultado de um trabalho em equipe.

executivos; detalhamento de projeto; pre-lay survey, post-lay survey e As built survey; preparação de suportes para cruzamentos de linhas existentes; fabricação e instalação de spools, abraçadeiras e defensas; instalação de risers; execução de calçamento de vãos livres com grout bags; pré-comissionamento e teste Hidrostático. “Este oleoduto, de diâmetro nominal de 12”, será instalado entre as plataformas PAT-2 (Plataforma de Atum 2) e PXA-3 (Plataforma de Xaréu 3), revestido internamente, com comprimento total

aproximado de 10 km e em lâmina d’água que com variação de 29m a 43m de profundidade”, explica Eric Correia, gerente do contrato. De acordo com Eric, o oleoduto cruzará dutos rígidos e flexíveis, devendo-se preparar suportes no leito marinho que viabilizem estes cruzamentos.

Serão também instalados novos risers, com suas respectivas abraçadeiras que deverão ser interligados ao novo duto submarino instalado e ao top-side das plataformas por meio de tie-ins submarinos e aéreos, respectivamente.

Com o relatório entregue pela Oceânica, a Petrobras pode assim realizar as reformas que hoje dão a garantia da operação do cais. A equipe que atuou neste contrato era composta de 1 engenheiro de campo, 1 supervisor de mergulho, 1 inspetor visual submarino, 6 mergulhadores e um técnico de planejamento, que gerou os desenhos inseridos nos registros de inspeção. Para isso a Oceânica utilizou equipamentos de precisão possibilitando, além do atendimento dentro do prazo solicitado pelo cliente, a garantia dos resultados esperados. Durante os 45 dias de serviço foram feitas inspeções em 443 estacas.

2 3

Reunião de encerramento da auditoria

Inspeção das estacas

Abastecimento de cimento Levantamento de dados na área de PXA3Sinete voltando para embarcação

Page 3: Janeiro | Fevereiro | Março de 2012 | Nº 17 O OceânicaSub ... · Janeiro | Fevereiro | Março de 2012 | Nº 17 O OceânicaSub ii já Opera nO nOrdeSte Projeto Customizado, embarcação

Querido e respeitado por todos os colaboradores com quem trabalha. Está no perfil dessa edição por reunir, entre outras, duas qualidades relevantes na Oceânica, líder inquestionável e diligente.

IdadeTenho 44 anos.

Onde mOraMoro no Rio de Janeiro em uma cidade chamada Queimados.

FamílIaSou casado a 20 anos e tenho duas lindas filhas gêmeas de 11 anos.

Sempre trabalhOu nO mergulhO? O que deSpertOu O IntereSSe pelO mergulhO?Sim. A paixão pelo mar.

qual lembrança maIS marcante vOcê tem neSSeS anOS de trabalhO na OceânIca?O embarque realizado em Angola na África.

Maurício FerreiraSuPerviSor de Mergulho

perFiL O que repreSenta para vOcê trabalhar na OceânIca?A satisfação de ser um bom profissional.

cOmO é O Seu relacIOnamentO cOm a equIpe?De alto profissionalismo, de liderança, amizade e companheirismo.O que vOcê gOSta de Fazer naS hOraS vagaS? qual é O Seu hObby?Estar com a família, ler e jogar futebol.

gOStarIa de deIxar aOS SeuS cOlegaS de trabalhO uma menSagem?Sim, que estudem e se qualifiquem para se manter no mercado de trabalho. Tenho o maior prazer de passar para os que estão chegando tudo que aprendi nesses 22 anos como mergulhador e que ainda aprendo.

w w w . o c e a n i c a s u b . c o m . b r4

matrIz: Rua Victor Civita, 66 Bl. 01, Ed. 5, Sala 624 - Rio Office Park, Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22.775-044

baSe Macaé: Av. Pref. Aristeu Ferreira da Silva, 2.133 - Novo Cavaleiros, Macaé - RJ - CEP 22.930-070

baSe Zen: Av. Zen, S/N, Lote 01 a 03 – Mar do Norte - Zona Especial de Negócios - Rio das Ostras - RJ - CEP 28.890-000

Este jornal é uma publicação da Oceânica

cOnSelhO edItOrIal

alfredo José califfa | Diretor Geralluis paulo assumpção | Diretor ComercialIvan lemos | Diretor OperacionalJosé luis baptista Jr | Diretor Administrativomichelli marinho | Coordenadora de RHvitor cesar | Gerente Comercial

Envio de matérias e sugestões através do e-mail: [email protected]

Jornalista responsável | Marcos Valério

diagramação | Rodrigo Souto

Impressão | Gráfica IdealTiragem: 600 exemplares

Maurício e as filhas gêmeas Beatriz e Izabela Cardoso Ferreira