Jan/Fev 2011 - Compartilhar Pastoral

15
Igreja Metodista - Região Missionária do Nordeste - REMNE - Boletim Regional - XIV - No 108 - Janeiro/Fevereiro 2011 Palavra Episcopal Área de Ação Social realiza I Encontro A finalidade foi discutir a política de responsabilidade social da Igreja Metodista na Região Nordeste. Pag. 10 ...tempo de louvor e desafios 2011... A transformação implica em salvação de todas as “jerusaléns destroçadas”. Tal como Neemias nós temos que, em nome de Jesus, sair de Susã (local do conforto mas também da escravidão) e ir para Jerusalém (local destroçado, aguardando libertação). Pag. 03

description

Compartilhar Pastoral - Janeiro e Fevereiro de 2011

Transcript of Jan/Fev 2011 - Compartilhar Pastoral

Page 1: Jan/Fev 2011 - Compartilhar Pastoral

Igreja Metodista - Região Missionária do Nordeste - REMNE - Boletim Regional - XIV - No 108 - Janeiro/Fevereiro 2011

Palavra Episcopal Área de AçãoSocial realizaI Encontro

A finalidade foi discutir apolítica de responsabilidadesocial da Igreja Metodista naRegião Nordeste.

Pag. 10

...tempo de louvor e desafios

2011...

A transformação implica emsalvação de todas as “jerusalénsdestroçadas”. Tal como Neemiasnós temos que, em nome deJesus, sair de Susã (local doconforto mas também daescravidão) e ir para Jerusalém(local destroçado, aguardandolibertação).

Pag. 03

Page 2: Jan/Fev 2011 - Compartilhar Pastoral

Janeiro/Fevereiro-2011 02

EDITORIAL

Em 2010 a caminhada missionária daREMNE recebeu o impulso das ferramentas dacomunicação. “Conectada” com as demandasdesses “novos tempos”, a bispa Marisa deFreitas designou um Departamento Regional deComunicação. Logo de início o Departamentoteve como desafio resgatar a periodicidade doveículo de comunicação oficial da IgrejaMetodista no Nordeste, o Compartilhar Pastoral;além de atualizar, propor mudanças para olayout e dar visibilidade ao portal da REMNE.

Em sua versão on line, o Compartilharchega por e-mail, em modelo PDF, a mais de600 pessoas no Brasil e fora dele. O cadastrode leitores/as foi ampliado. Quem não recebepor e-mail pode ver no portal. É que oCompartilhar também passou a serdisponibilizado no site da REMNE. E outra açãorelevante: à semelhança de veículos decomunicação da grande mídia, o CompartilharPastoral pode ser visualizado em modelo flip,ou seja, o/a leitor/a acessa o jornal como seestivesse folheando uma revista eletrônica,tendo ainda a oportunidade de ampliar avisualização de texto e fotos, o que torna aleitura adequada ao gosto de cada um/a.

Outra missão do Departamento Regionalde Comunicação foi realizar pesquisa técnica eimplementar o sistema de reuniões virtuais.Desde julho de 2010 integrantes da liderançaregional estreitam os contatos, encurtam as

distâncias e deliberam assuntos por meio dainternet. E para este ano o calendário dereuniões da liderança regional já contempla osencontros à distância, sem ônus.

Além de dispor conteúdo que reflete odia a dia das igrejas no Nordeste, o site daREMNE agora permite a visualização de vídeosdireto no portal. É texto, áudio e vídeoprojetando as ações do povo metodista. Asatualizações no portal da REMNE são enviadaspor e-mail aos/às leitores/as que constam nobanco de dados regional. Tais pessoasrecebem, em primeira mão, o boletim com asnovidades postadas no site.

A missão do Departamento Regional deComunicação é traduzir, projetar e transmitir avisão regional: “cada metodista um/amissionário/a; cada lar uma igreja”. Dessemodo, cada metodista na REMNE seja tambémum/a comunicador/a em 2011: tornando visíveisos feitos de sua igreja local, ministério, gruposocietário etc. Para isso, leia o CompartilharPastoral, afixe uma cópia no quadro de avisosde sua igreja, envie notícias e fotos da suacomunidade. Conheça a realidade, asexperiências, os desafios de outras igrejas. Issoé conexão; é conexidade! Seja um/acolaborador/a nessa imensa rede de encontrosque é a comunicação! Feliz ano de boasnotícias!

Patrícia Monteiro, editora

Cada metodista um/a comunicador/a...

EXPEDIENTE

www.metodista.org.br/remne

Sede da Região Missionária doNordesteRua Desembargador GóesCavalcante, 331, Parnamirim52060-140 - Recife – PEFone: (81) 3202 [email protected]://remne.metodista.org.br

Órgão oficial da Região Missionáriado Nordeste (REMNE) da IgrejaMetodista, com edição bimestral.

Marisa de Freitas Ferreira

Marcus Vinicius Brandão Costa

Episcopisa

Administrador da Sede Regional

Editora e Jornalista responsável

Editoração Eletrônica

Patrícia Monteiro C. MendesDRT [email protected]

Luís Augusto C. MendesDRT 1956-PB

Em 2011, acesse e fique bem informado/a!

Page 3: Jan/Fev 2011 - Compartilhar Pastoral

Janeiro/Fevereiro-2011 03

Por Marisa FerreiraEpiscopisa da REMNE

PALAVRA EPISCOPAL

O Natal já se foi junto como ano que se encerrou (2010).

Será que já se foi mesmo?Poderia alguém deixar de celebraro nascimento de Jesus a cadadia? Bem, para aqueles/as quesão discípulos/as de Cristo o Natalé data que se celebra sempre nopresente. Já para a grande maioriao Natal se limita ao dia 25 dedezembro, já que Cristo ainda nãolhes é Senhor e Salvador. Sendoassim o/a cristão continua com amissão de sempre: anunciar avinda da salvação ao mundo pormeio de Jesus. E mais: sinalizar,com a vida e com atos concretos,que Jesus é poder de Deus capazde transformar tudo e todos/as. Eque esta transformação implica emsalvação de todas as “jerusalénsdestroçadas”. Tal como Neemiasnós temos que, em nome deJesus, sair de Susã (local doconforto, mas também daescravidão) e ir para Jerusalém(local destroçado, aguardandolibertação).

Neemias estava certo dasua vocação: ir para Jerusalémtrabalhar numa obra derestauração. Então teria quevencer seu primeiro grandedesafio:

Prosseguindo na leitura dolivro de Neemias, vimos asestratégias usadas por Neemias:

Antes de qualquer outra ação eleorou e jejuou por quatro meses. Erecebeu de Deus PODER PARA

ENFRENTAR SUA VOCAÇÃO(vide pastoral do bimestre anterior)

Então chega a hora H: falarcom o Rei Artaxerxes. Esta nãoseria uma tarefa fácil. Como umescravo, mesmo que de luxo,pediria ao seu amo para deixar oposto e ir ao encontro da suagente lá de Jerusalém. Situaçãodifícil, mas para quem quer servira Deus toda dificuldade se tornauma oportunidade de vitória –

mesmo que a gente não vejaassim e tenha muito medo. Querver como foi assim mesmo comNeemias?

Neemias estava tão tristeque até o rei percebeu. Elemesmo diz : “O rei nunca mehavia visto triste e por istoperguntou: _Por que você estátriste?...”(Neemias 2:1-2).

Você pode até estarpensando assim: “Mas xente!Achei que só eu sentia estastristezas. Por que Neemias estavatriste?” Viu? Não há um só serhumano que não tenha o seu diade tristeza. E o de Neemiaschegara. Por que ele estava triste?Ora, imagine você: de um ladoestava o povo dele sofrendo emJerusalém. De outro, Deus omandava ir. E de outro ele eraescravo e tinha que terautorização do rei para sair. E deoutro ele estava confuso e commedo diante de tantos desafios.Como nós aqui no Nordestedizemos, o homem estava

“aperreado”. Este “moído”. E alémdisto considere: eram quatromeses de jejum e oração intensos.O homem estava de cabeça cheiae de estômago vazio. E lá isto ébrincadeira?

Quem sabe você estejatriste porque se encontra nasituação de Neemias? Sendopuxado/a de todo lado? Vai dandoum desespero e uma tristeza, quesó Deus. Mas a história não acabaaí. Vamos adiante.

A hora de falar com o reitinha chegado. Neemias estavasem coragem para falar com Suamajestade, mas Deus dá umempurrão e é o rei quem acabaperguntando: RAPAZ, O QUE ÉQUE VOCÊ TEM? E Neemiasdescreve: Então eu fiquei commuito medo e respondi...”(Neemias 2:3).

E quem é que não temmedo? Quem não padece detristeza e medo de vez emquando? Neemias também. Ohomem teve muito medo de falarcom o rei. E olha que ele já estavaem jejum e oração por esta causahavia já quatro meses.

A verdade é que todos/astemos medo de algo ou dealguém, mas Deus nos reveste deGraça e nos ajuda a seguir. AssimNeemias, mesmo com medo, falou

I- Primeiro grande desafio paraalcançar o alvo

obter a autorização dorei para ir a Jerusalém.

II- Enfrentando este desafio

A- Oração e jejum

B-Falar com o rei

III- Os detalhes doenfrentamento do grandedesafio:

A- A tristeza de NeemiasB- Neemias teve MEDO

FRUTIFICANDO 7A estratégia da ação(aprendendo com Neemias)

Page 4: Jan/Fev 2011 - Compartilhar Pastoral

Janeiro/Fevereiro-2011 04

aquilo que ardia em seucoração. Meu rei, aqui está tudomuito bom, tudo muito bem, masolha: eu preciso ir paraJerusalém. Não há como eu mealegrar como antes, porqueagora sei que minha gente estáem grande sofrimento e eupreciso fazer algo pra mudar isto.Não dá pra ficar indiferente”.

É dessa forma queNeemias desabafa a sua tristeza.É deste jeito que ele compartilhadaquilo que está em seu coração.Se o rei não o liberasse elemorreria de tristeza e deangústia, porque seu coraçãoestava junto a Jerusalém. Nãodava mais pra se alegrarsabendo que havia um grandeclamor por libertação. A vontadede Deus ardia em todo o seu ser.Só lhe caberia o caminho detomar a cruz e ir para a missão.Aleluia.

Neemias temera tantoeste momento, mas quando o reiouve o que ele queria, o queacontece? O rei, tendo a suaesposa junto a si, diz SIM.Naquela hora Deus usa aquelerei, a quem criara, para colaborar

na Sua obra. Artaxerxes não eraservo de Deus, mas quem disseque Deus não usa vidas diversaspara libertar o mundo?

Daí em diante Neemiasnão só diz o que queria fazer,mas também pede ajuda ao rei:era preciso madeira parareconstruir Jerusalém e tambémuma carta do rei para queNeemias chegasse a salvo emJerusalém, não sendo detido porautoridades que vissem nele umfugitivo. Agora segue mais umalista de ajuda que o rei concedeu:

Como diz a palavra deDeus, o Senhor nos concedemuito mais do que aquilo quepedimos e pensamos.

Viu só? Neemiasentristeceu-se e teve muito medode cumprir a vontade de Deus.Mas o Senhor o socorreu. Deusouviu a oração do seu servo etrabalhou com Neemias e com orei. É assim que o nosso Deusfaz. Como disse o próprioNeemias: “E o rei me deu tudo o

que pedi, porque Deus estavacomigo- Cap 2:8”.

Que mensagem deesperança, não? Você percebecomo o nosso Deus é bom? Vocêe eu podemos ter tristezas, termedos, mas o Senhor derramado seu poder sobre nós eobtemos ajuda. Muitas vezesnosso problema parece maior doque é porque nãocompartilhamos nossasansiedades. Assim perdemos agrande oportunidade de termosajuda. Seria este o seu caso? Ouo caso de alguém que conheça?Que tal tomarmos uma medidade orar, jejuar e buscar ajuda?Não desista. O Deus a quemseguimos é o mesmo a quemNeemias servia.

continuaremos estudando ospassos da estratégia deNeemias. Leia o restante docapítulo dois e todo o capítulotrês de Neemias. Até lá, com aGraça de Deus.

Em Cristo, crendo quecada metodista é um/amissionário/a e cada lar umaigreja, despeço-me.

C- A surpresa da ajuda

*O rei mandou oficiais doexército;*O rei mandou uma tropa decavalaria.

Conclusão

Para o próximo biênio:

Marisa de Freitas – Bispa

DISTRITO MISSIONÁRIO NORDESTE I -(CE E PI)SD: TARCISO LOPES MONTEIRO

Circuito 1- Central

Circuito 2- Igreja Pólo: Conjunto Palmeiras

Igreja Pólo: Central de FortalezaCongregação: CascavelPontos missionários: Castelo Encantado,Messejana, Alto Alegre, Acaraú, Juritianha,Olhos Dágua e Mundaú.

Presbíteros e pastores do circuito:Titular: Emanoel Rodrigues de Almeida, ativo,de TI (Tempo Integral), CO (Com ônus).Coadjutores: Isaías Melquíades da Silva,

aguardando eleição ao presbiterado, de TI,CO;Jonas Fernandes da Silva, pastor,TP, SO(sem Ônus).Pedro Paulo Alves, APP, TP, SO.Evangelista designada: Claudete Costa,comissionada da 3ª RE, TI, CO.

Igrejas: Parque São José; Conjunto Palmeiras.Congregação: Leste-oestePontos missionários: Aerolândia e Tauá.Presbíteros/as, pastores/as e aspirantes docircuito:Titular: Tarciso Monteiro, ativo, TI, CO.Coadjutores/as: Priscila Almeida dos Santos,

AJUSTES DE NOMEAÇÕES PARA O ANO 2011 (SEGUNDO DO BIÊNIO 2010-2011) E ALTERAÇÃO DE CIRCUITOS (APROVADA PELA COREAM EM REUNIÃOEM 05-12-2010)

PALAVRA EPISCOPAL

Page 5: Jan/Fev 2011 - Compartilhar Pastoral

Janeiro/Fevereiro-2011 05

presbítera ativa, TP, SO; Emerson Valente deOliveira, APB(aspirante ao presbiterado), TP, CO.Paulo Bezerra de Almeida, pastor, TP, CO;Evangelista do circuito: Geraldo Felipe da Silva,TP, CO.

Congregação: Promorá.Presbítero do circuito- titular: Emanuel Bezerra,Ativo, TI, CO.

Presbítero coadjutor para o circuito: RicardoPereira da Silva, TP, CO.

Ponto Missionário Vila América.Aspirante ao presbiterado: Rozely Aguiar, TI, CO.

Igreja em Consolidação: ParnamirimCongregações: Rio do Fogo; Mossoró.Ponto Missionário: Monte Castelo.

Presbítero coadjutor: Antonio Cesimar Ferreira,TI, CO, para Mossoró.

Muribeca – suprida pela Igreja Central de Aracaju,com auxílio de ministério leigo (Ricardo Marinho -estudante de Teologia, curso semi-presencial naFATEO).

Evangelista missionário designado: Gilmar, TP,SO, Para Aporá. Supervisão: Sd e presbítero:Augusto Piloto.

Congregação: AlagoinhasPonto Missionário: CamaçaríAguardando consagração para o ministériopastoral: Stuart Oliver Júnior, TP, SO, paraAlagoinhas.

Evangelista missionário designado: Lucival, TP,SO, Para Camaçari. Supervisão: SD e presbítero:André Nunes.

Evangelista missionário designado : JorgeHenrique, de TP, CO, após apresentação dedocumentação solicitada.

APOSENTADORIA:PRESBÍTERO: Edelício Sanil dos Santos, apedido, a partir de 31 de janeiro de 2011.

COORDENADORIAS REGIONAIS A SUPRIR:- ESCOLA DOMINICAL E DEPARTAMENTO DECRIANÇAS.

Vitória da Conquista, 26 de dezembro de 2010.

.

Obs: siglas utilizadas:TI- Tempo integral;TP- Tempo parcial;

CO: Com ônus;SO: Sem ônus.

APB: Aspirante ao presbiterado;APP:Aspirante ao pastorado.

Circuito 3- Igreja Pólo: Teresina

DISTRITO MISSIONÁRIO NORDESTE IISD: SAMUEL LUIS DA SILVA.

Circuito 3

DISTRITO MISSIONÁRIO NORDESTE III(SUDOESTE, SUL E OESTE DA BA).SD: DILSON SOARES DIAS.

Circuito 2- Igreja Pólo : Promessa

DISTRITO MISSIONÁRIO NORDESTE IV(RN E PB)SD: MARIA LOPES MONTEIRO

Circuito 2 – Igreja Pólo: Central de Natal

DISTRITO MISSIONÁRIO NORDESTE V(SERGIPE,ALAGOAS E NORTE DA BAHIA)SD: AUGUSTO PILOTO SILVA JUNIOR

DISTRITO MISSIONÁRIO NORDESTE VI(SALVADOR E RECÔNCAVO BAIANO)SD: ANDRÉ LUIZ DE CARVALHO NUNES.

Circuito 1- Igreja Pólo: Central de Salvador

CAMPO MISSIONÁRIO REGIONALSÃO LUIS DO MARANHÃO.SUPERVISÃO: SECRETARIA REGIONAL DEEXPANSÃO MISSIONÁRIA.

Marisa de Freitas Ferreira- bispa presidente daREMNE

PALAVRA EPISCOPAL

Depois de abrir edital para processo seletivo, a Região Missionária do Nordeste tem um novotesoureiro: Fábio Manoel da Silva. E-mail: [email protected]

REMNE tem novo tesoureiro

Page 6: Jan/Fev 2011 - Compartilhar Pastoral

Janeiro/Fevereiro-2011 06

REGISTRANDO A CAMINHADA DA IGREJA

No dia 26 de dezembro de 2010 a Igreja Metodista da Promessa,em Vitória da Conquista (BA), realizou o culto deCredenciamento da aspirante ao presbiterado, Rozely Aguiar.Estiveram presentes a bispa da REMNE, Marisa de Freitas, o

Naocasião a bispa leu os ajustes de nomeações para o ano 2011.

SD,Dilson Dias, o pr. Davi Fenner, entre outras participações.

CredenciamentoAgenda das reuniões virtuais epresencias da COREAM eSD`s, Concílios Nacional eRegional- ano 2011. Confira:

– Reunião deFechamento do ano de 2010(Coordenações e SD´s)

– Reunião Inicial do anode 2011

19º Concílio Geral da IgrejaMetodista - 9 a 17 em Brasília

(COREAMe SD´s)

- Reunião deresultados do bimestre julho eagosto

(COREAMe SD´s )

Reunião deresultados do bimestresetembro e outubro

24 a 27 de novembro, local adefinir

- Fechamento doplanejamento 2012

FEVEREIRO:

MARÇO:

MAIO:

JULHO:

AGOSTO:

SETEMBRO:

OUTUBRO:

NOVEMBRO:

CONCÍLIO REGIONAL

DEZEMBRO:

Reuniões Virtuais:09/02

23/02

Reuniões Presenciais: 25 a 27

Virtual: 18

Virtual: 22

Presencial: 19 a 21

Virtual: 21

Presencial: 28 a 30

Virtual : 16-

Virtual: 21

(COREAM e SD´s)

- Acompanhamentodos resultados até abril eorçamento

– Acompanhamentodos resultados de maio e junho

Agenda Regional

Page 7: Jan/Fev 2011 - Compartilhar Pastoral

Janeiro/FevereiroJaneiro/Fevereiro-2011 07

REGISTRANDO A CAMINHADA DA IGREJA

Pr. Emanoel Bezerra

Novos membros

No dia 23 de dezembrode 2010 a Igreja Metodista emTeresina (PI) teve a alegria defazer o primeiro culto na novacongregação, na cidade deDemerval Lobão, a 27 Km dacapital. Foi um culto alegre echeio de expectativa para umanova caminhada nesta cidade.

O irmão e evangelistalocal Sebastião estará à frente donovo desafio missionário.

Dez pessoas foramrecebidas por batismo eprofissão de fé no dia 20 dedezembro de 2010. “Tivemos umculto muito festivo e na belaocasião agradecemos a Deuspelo crescimento da famíliametodista na cidade deTeresina”, compartilhou o pastorlocal, Emanoel Bezerra.

Igreja em Parque São Josécomemora mais um aniversário

Avanço metodista no Piauí

Pr. Emerson Valente

Nos dias 11 e 12 dedezembro a Igreja Metodista emParque São José, Fortaleza-CE,celebrou o seu 42º aniversário. Aigreja relembrou a históriaatravés de um vídeo que contoumomentos marcantes datrajetória. “Tivemos dois cultosmaravilhosos, no sábadocontamos com a presença devários pastores do nosso distritoe de suas igrejas. Tivemosapresentação das crianças,juvenis, e nos dois dias tivemosa participação da Bispa Marisa,pregando sobre o amor de Deuse o compromisso de sermoscristãos/ãs que vivem uma vidade amor ao Senhor e sua obra”,afirmou o pastor da igreja local,Emerson.

Page 8: Jan/Fev 2011 - Compartilhar Pastoral

TESTEMUNHO

Janeiro/Fevereiro-2011 08

“Sou e me sinto um homem felize mudado pela obra de Deus”

Depois de servir àCongregação Metodista em Mossoró(RN) retornou à Áustria, país deorigem de sua esposa, o evangelistaLuiz Carlos Albuquerque, no final doano passado. Em carta enviada àCoream e bispa Marisa de Freitas, oirmão relata: “ O trabalho, ou melhor,o desafio a mim presenteado pelaREMNE em Mossoró, renovouminha fé, esperança e amor pelamissão no Nordeste”.

A atuação de Luiz Carlos naREMNE começou ainda naadolescência, quando se converteue passou a congregar na IgrejaMetodista do Cordeiro. Sempredinâmico e com ardor missionário,se envolveu na liderança local e ematividades regionais. Atuou na antigaequipe de apoio de trabalho comcrianças, foi vice-presidente daFederação de Jovens da REMNE e,por fim, decidiu investir na vocaçãopastoral e foi estudar na Faculdadede Teologia da Igreja Metodista emSão Paulo. Com o casamento,mudou-se para a Áustria e, “osentido vocacional bateu em seucoração” e ele voltou ao Brasil para

um tempo de trabalho na REMNE.“Não fui fazer o que queria, mas oque em meu coração vibrava: avontade de Deus. Em minha oraçõeseu não pedia bênçãos, desejava seruma benção para Mossoró, edesejava que as pessoas fossemuma benção para a missão”.

Luiz Carlos afirmou ainda queo trabalho em Mossoró se mostroupromissor desde que recebeu odesafio, tendo em vista, por exemplo,o bairro onde a congregação seencontra, que vê surgir uma classemédia advinda da dita classe C. "Parase ter uma idéia, somente no períodode janeiro – outubro de 2010 acongregação movimentou cerca deR$ 28 mil reais, mostrando que hápotencial para que alcancemos asmetas financeiras e númericasestabelecidas pela REMNE. Nacongregação 80% das pessoas setornaram dizimistas fiés, e recebemosdízimos de pessoas que secolocaram à disposição para seremmantenedores da obra. Ou seja,Deus na sua misericordia abriu umajanela de oportunidades para nossaigreja. Por isso me sinto feliz por terparticipado, por pouco tempo, destemomento único da Igreja”, destacaLuiz.

Outro aspecto positivoobservado pelo evangelista é oaumento no número de jovens nacongregação de Mossoró. “Na Igreja

Local temos uma juventude quecresce espiritualmente eintelectualemente( estudantesuniversitários e de escolas técnicas).Alguns deles já estao estagiando outrabalhando, e são dizimistas fiés.Estes jovens são o presenteemergente, e o futuro estabilizador damissäo em Mossoró ”, destaca.

A bispa Marisa de Freitasdestacou a importância do trabalhodesenvolvido pelo evangelista LuizCarlos na REMNE.“No ministério doLuiz destacou-se a visível e eficienteprontidão em aceitar desafios peloReino de Deus. Desde o primeiromomento em que foi desafiado aotrabalho em Mossoró, o Luizprontamente disse sim. Recebeu anomeação como evangelistadesignado, mesmo tendo cursadoTeologia em nossa Faculdade emSão Paulo. Um irmão dedicado,responsável, inteligente e de umcaráter ilibado”, ressalta a bispa.

“O Luiz se converteu no meuministério e sempre acompanhei comalegria o entusiasmo e envolvimentodele com a missão”, destaca apastora Maria Monteiro, que foisuperintendente distrital doevangelista enquanto este atuou emMossoró.

O envolvimento da família do

Reconhecimento da liderançaregional

Luiz Carlos, evangelista queatuou na REMNE, volta àÁustria e compartilha os frutosda missão em Mossoró.

Da redação

Page 9: Jan/Fev 2011 - Compartilhar Pastoral

Janeiro/Fevereiro-2011 09

TESTEMUNHO

evangelista na missão foi outroaspecto destacado pela bispa daREMNE. “Junto ao Luiz estava aesposa Magdalena, austríaca,envolvida com a Igreja local e muitoacolhedora. A sobrinha, Aline, estavasempre envolvida com as atividadesda Igreja e com a família”, afirma.

Além de cuidar do rebanhoem Mossoró, Luiz participou deministérios regionais, a exemplo doMães Sozinhas com Crianças eEscola Dominical. “Sempre foi solícitoe pronto a colaborar com odesenvolvimento missionárioregional”, lembra a bispa da REMNE.

Para a Região, ficam agratidão, a saudade e oreconhecimento ao trabalho doevangelista e de sua família,sentimentos identificados naspalavras da bispa Marisa:“certamente que o retorno do irmãopara a Áustria foi necessário graçasàs demandas da família, e a Regiãocompreendeu e apoiou. Porémcertamente que nos fará falta.Sentiremos falta da família toda. Eserá sempre com amor e saudadeque nos lembraremos e oraremospelo pastor e pela família”, finaliza.

Em sua carta de testemunhoe gratidão, Luiz Carlos encerra: “soue me sinto um homem feliz e mudadopela obra de Deus. Parafraseando oapóstolo Paulo combati o bomcombate, amadureci a carreira efortaleci minha fé em Cristo Jesus ena Missao Metodista. O que Deuspermitiu que eu fizesse fiz com paixãoe utilizando o Dom que Deus medeu”, compartilha.

“Conhecer o pastor Luiz e poderdesfrutar de sua amizade foi algomaravilhoso. Sua espontaneidade nofalar, atenção ao ouvir e cuidado noagir é admirável. Sua simplicidade eamor cativa a todos em sua volta, éalgo que surpreende e ensina. Somosgratos a Deus pela vida dele e de suaesposa Magdalena, que também nosensinou muito em pouco tempo queesteve entre nós, é uma serva do Paimuito querida”. I

s

“Para mim, o Pr. Luiz contribuiu deforma significativa para o avanço da

nossa igreja. Ele foi uma espécie demediador entre todos, e estava semprebuscando a união da igreja e o nossoavanço. Ele, com seu jeito animado econtagiante, na minha opinião, nosensinou que devemos trabalhar nanossa igreja, que ficar parado nãoadianta, e também ele foi muito maisque um pastor, ele foi amigo,conselheiro e muito mais”.

“Acredito que os momentos quepassamos com o Pr. Luiz, forammuito felizes, pois seu jeito de ser fezcom que muitas pessoas acreditassemmais nelas e acordassem para obra deDeus, como ele sempre disse: “tudoque fazemos não é em vão, Deus temum propósito para cada uma delas”.

“O Pr. Luiz nesse tempo que ficou emMossoró, ele foi sempre muitoesforçado, procurava sempre fazer omelhor, isso foi muito bom para aigreja, pois fica como exemplo”.I s

“O Pr Luiz é um homem que tem otemor do Senhor, moderado, umabenção! Seu trabalho na igrejaMetodista em Mossoró deixou frutos:a alegria de servir ao Senhor é um dosinumeráveis que colhemos neste curtoperíodo que ficou aqui mas quedeixou marcas que durarão a vidainteira.” I o

risneide Fernandese Tácio Torre

AdriellyLorena

Irisnaiara Fernandes

onara Fernande

risnólia do Nasciment

Relato de irmãos/ãs de Mossoró

Page 10: Jan/Fev 2011 - Compartilhar Pastoral

Janeiro/Fevereiro-2011 10

I Encontro da Coordenação Regionalde Ação Social na REMNE

Sueleide Costa

Nos dias 15 e 16 dejaneiro aconteceu o I Encontroda Coordenação Regional deAção Social (CRAS) com afinalidade de discutir a políticade responsabilidade social daIgreja Metodista na RegiãoNordeste; ouvir as experiênciasdo trabalho social que estásendo desenvolvido nosdistritos e o que fazer diantedas situações de catástrofes.

A ação Social faz partedo cerne da IM, do seu centroirradiando sentido e significadopara a nossa prática comoigreja,manifestando nossa realvocação histórica comometodistas,que é o exercícioamoroso ao mundo e aopróximo.

Participaram desteencontro a BispaMarisa,Sueleide Costa,coordenadora Regional de AçãoSocial Esmaelite Ferreira,coordenadora do SAF, Jadilmacoordenadora do projeto Mãessozinha com criança, AndressaRélica, coordenadora do VEM;Almerinda, da Federação deMulheres; Lêda Pessoa(coordenadora do Distrito ll);Vilma Pereira Almeida(coordenadora do Distritolll);Marleide Oliveira(coordenadora do Distrito V) eDenize Oliveira (coordenadorado Distrito Vl).

Este foi um tempo dereflexão e partilha e também dedivulgação do “Credo SocialMetodista”.Com o ânimo renovado saímosdeste encontro dispostas acontribuir para uma efetivatransformação da nossasociedade.

REGISTRANDO A CAMINHADA DA IGREJA

Representantes da Coordenação Regional de Ação Social

Equipe planeja ações para a área social da REMNE

Page 11: Jan/Fev 2011 - Compartilhar Pastoral

Janeiro/Fevereiro-2011 11

REGISTRANDO A CAMINHADA DA IGREJA

Da redaçãoO mês de dezembro foi deconfraternização em diversossegmentos da Igreja Metodistano Nordeste. Igrejas, grupossocietários, funcionários /asdaSede Regional e também osdistritos celebraram cultos epromoveram momentos departilha e convivência.

No distrito IV, porexemplo, pastores /as e famíliasreuniram-se numa granja nacidade de João Pessoa. Omomento foi de lazer, comchurrasco e muito bate-papo, etambém de intercessão. Foireservado um tempo de oraçãopela caminhada do distrito e daRegião em 2011.

O distrito III fez suaconfraternização compastores/as, evangelistas efamiliares no dia 27 dedezembro em um sítio próximoda cidade de Vitória daConquista. O tempo foi decelebrar as conquistas ecompartilhar as bênçãos e osdesafios da caminhada.

Nas igrejas da Região oNatal foi comemorado comcultos especiais. A mensagemdo nascimento de Jesus foicontada de forma diferenciada,por meio de peças e musicais.Na igreja Central de CampinaGrande, o Ministério de Louvor,o Ministério de Dança Ador´artee o Grupo de Teatro prepararamum belo musical. Foi feita umaseleção de louvores commensagens de fé,arrependimento, graça e alegria,entre outras. Enquanto oministério cantava e tocava, osgrupos de dança e de teatrotambém se alternavam no altar,tornando a mensagem de Natalainda mais viva, dinâmica etocante, levando a igreja aoquebrantamento e à adoração.

Confraternização e convivência marcaramo mês de dezembro pela Região

Confraternização do Distrito Nordeste III,em Vitória da Conquista

Musical de Natal da Igreja Central de Campina Grande/PB

Page 12: Jan/Fev 2011 - Compartilhar Pastoral

Janeiro/Fevereiro-2011 12

Hallane Moura

Festa de todos os ritmos e paratodas as idades

Em sua segunda edição, oReveillon Gospel da IgrejaMetodista de Natal veio com umaestrutura diferente. Realizado noespaço ao lado do templo daigreja, na conhecida Arena Gospel,o Reveillon Gospel 2011 contoucom um grande palco e diversasbandas, mostrando avanço emorganização e estrutura secomparado à sua estréia, noreveillon de 2010.

Foi uma noite abençoadaque começou às 23 horas com oMinistério de Louvor da IgrejaMetodista em Natal. Faltandoalguns minutos para a chegada de2011, foi iniciado um clamor pelopastor Cristiano Seta, emagradecimento ao ano de 2010 efoi neste clima que se recebeu onovo ano.

A madrugada seguiu comas bandas Pequeno Planeta, como estilo Pop Gospel, bandaEssência, com Forró e Axé Gospe,e encerrou-se a festa, por voltadas 5 horas da manhã, com louvor

ao Senhor guiado pela banda dereggae CR 16.

Vale salientar que não setratou de uma festa somente parajovens. Foi um evento familiar,com mesas, cantina, espaço eatividades voltadas para crianças,um lugar onde realmente Deusestava presente. Além disso, comuma decoração de tema preto ebranco, havia um espaço compuffs num cenário aconchegante epropício para tirar fotos.

Em outraspalavras, o Reveillon naArena Gospel foi umabênção, na certeza de quetudo aconteceu damaneira como Deus quis.Tudo foi realizado, paraque jovens, adultos,crianças e idosospudessem desfrutar de umlugar destinado àadoração em noite de anonovo. E quanto aoreveillon 2011? Bem, será

outro desafio para a IgrejaMetodista de Natal, de maneira apermanecer no foco e realizarmais uma festa linda para que,além das pessoas poderemdesfrutar de um ambiente seguro eanimado, o nome do Senhor sejaengrandecido.

“O Reveillon Gospel daIgreja Metodista definitivamenteentrou para o calendário da cidadedo Natal, consolidado como omelhor Reveillon Gospel doEstado. Em 2011 tem mais”,destacou o irmão Marcos,coordenador da Arena Gospel.

Diversidade de ritmos e de louvor...é o Reveillon Gospel da Igreja Metodista em Natal

REGISTRANDO A CAMINHADA DA IGREJA

Page 13: Jan/Fev 2011 - Compartilhar Pastoral

Janeiro/Fevereiro-2011 13

Voluntariado e solidariedadena passarela da missão

Parece uma misturaimprovável: moda e missão. Masnão para quem tem visão do Reinoe contempla as necessidades dopróximo. Na época do ano em queos/as que têm muito estãodispostos/as a dividir com os/asque têm pouco, a igreja tambémamplia os olhos da fé. Foi o queaconteceu em João Pessoa.Donos/as de boutiques de grifedoaram vestidos novos. Irmãs eirmãos da igreja tiraram do guarda-roupa peças de festa que estavamem desuso.

E como aproveitar roupasde boa qualidade, que sãovendidas no mercado por altopreço, destinando-as a causassociais? A estratégia de irmãs daCongregação Metodista do Bessafoi promover um desfilebeneficente, o evento foi chamadode “Metodista Fashion Day”. A

iniciativa foi divulgada ememissoras de TV de João Pessoa,em lojas especializadas emalugueis de roupas de festa etambém em denominaçõesevangélicas, contando com oapoio de diversos/as parceiros/as.

Para apresentar as peças,jovens de igrejas metodistas dacapital pessoense e amigasdessas irmãs. Antes do ensaio, asmeninas participam de devocionalpara ouvir a Palavra. Uma formade evangelizar e testemunhar oamor de Deus, a fim de que elasentendessem que o corpo seriaapenas um instrumento paracomunicar a mensagem desolidariedade. Uma produtora demoda evangélica ensinou astécnicas e as performancesadotadas na passarela para ascandidatas a modelos. Resultado?Dia 21 de novembro de 2010 apassarela de um clube, no bairrodo Bessa, tornou-se cidadã e

missionária.Antes do desfile, o

Ministério de Louvor daCongregação do Bessa conduziuum período de cânticos. Emseguida, o grupo de jovensencenou uma peça evangelística.Louvores e teatro ressaltaram oamor de Cristo e que Ele era ocentro do evento. Após a peça, umjovem da congregação, CarlosHenrique, fez apelo, e pessoasforam à frente receber oração.Depois de ouvir a mensagem, opúblico apreciou o desfile de peçasde roupa e de simpatia de dezjovens e adolescentes.

Com a renda adquirida apartir da doação de alguns e dacontribuição de muitos/as, serápossível ajudar na reforma da casade uma irmã que freqüenta acomunidade (e atualmente vivenuma casa de taipa), além dacompra de equipamentos de sompara a congregação.

Patrícia Monteiro

REGISTRANDO A CAMINHADA DA IGREJA

Page 14: Jan/Fev 2011 - Compartilhar Pastoral

Janeiro/Fevereiro-2011 14

REGISTRANDO A CAMINHADA DA IGREJA

23 anos de missão em Belém (PB)Pra. Lucília Fernandes Chá das Rosas

A Igreja Metodista emBelém/PB completou 23 anos deexistência num clima de muitaalegria, a festa se deu nos dias 3 a 5de dezembro de 2010. Tendo comopregadores a Pastora da IgrejaLocal, Lucília Fernandes, queministrou através da Palavra deDeus em Apocalipse 3. 7-13, com otema “Uma Igreja com o propósitode ser fiel à palavra de Deus”. Nosegundo dia a igreja teve a presençado Pr. Cícero Batista, da IM em JoãoPessoa, e sua caravana. O pr.

Cícero ministrou a palavra baseadaem Lucas 19, dando ênfase à atitudede Zaqueu. E no terceiro dia o PastorFrederico Emmerich da Igreja emCampina Grande trouxe a Palavrabaseada em Provérbios 13: 12,dando ênfase sobre a vida de José,a vida de Joquebede, dentre outrosque não perderam a esperança, masperseveraram crendo na palavra deDeus. Tivemos a participação ativada igreja, e pudemos dar início a umgrupo de adultos que louvaram aoSenhor. Somos gratos/as a Deus portodos os benefícios que ele tem feitoem nossas vidas.

A Igreja Metodista em Belémencerrou as suas atividadesconfraternizando com a sociedade deMulheres num clima de muita. NoChá foi ministrada a Palavra deDeus, falando da responsabilidadeque devemos ter em nossacaminhada cristã, tivemos dinâmicas,sorteios e amigo secreto. Ficamosfelizes com a presença deaproximadamente 50 mulheres,alcançando outras mulheres queainda não são cristãs.

Almerinda Frota

No mês de novembro, de 18 a 21, aconteceu nacidade de Guarapari/ES, o VII Congresso Nacional daConfederação das Sociedades Metodistas de Mulheres,com o tema “ Discípulas unindo valores, fortalecendo acidadania”. Estiveram reunidas ali aproximadamente milmulheres, das quais 57 eram da Remne, foi contagiantea nossa presença, “a alegria nordestina”, apresentamosum forró “Coração nordestino” e foi impossível alguémficar parado/a, todas/as dançaram. Foram diasabençoados onde tivemos momentos de edificaçãoatravés de painéis de diversos assuntos, entre eles,discipulado, violência contra criança e adolescente,auto-imagem, saúde espiritual e outros. Agradeço aDeus pela vida de cada mulher da Remne, mesmodiante de obstáculos, mostrou sua fé e determinação e se fez presente. Acredito que esta mesma fé edeterminação às moverá a estar no nosso IX Congresso Regional, que será realizado em Fortaleza. QueDeus continue abençoando as obras de nossas mãos.

Irmãs da REMNE testemunham participaçãono Congresso Nacional de Mulheres Metodistas

Uma parte do Nordeste na ÁfricaO casal José Carlos (Carlinhos)e Débora, da Igreja MetodistaCentral do Recife, iniciou 2011com experiências missionárias.Ele e ela chegaram ao Brasil dia18 de janeiro depois de umperíodo de missão de curtoprazo no Senegal, África. Embreve você confere no site daREMNE o testemunho do casalacerca dessa viagem missionária.

Page 15: Jan/Fev 2011 - Compartilhar Pastoral

NOSSA FAMÍLIA METODISTA

Janeiro/Fevereiro-2011 15

AGENDA

JANEIRO:

FEVEREIRO:

03 a 05 – Recesso06 e 07 – Recife, SedeRegional08 – Preparo de estudos esermão09- Igreja em Guararapes10 a 14 – Sede regional15 e 16 – Reunião com a CRAS(Ação Social)16 (noite) – Alto da Bondade17 – Descanso18 a 20 – Sede Regional20 a 23 – Aracajú24 – Retorno a Recife25 e26 – Reunião daConfederação de Mulheres27 e 28 – Visitas à prª AnaGlória29 a 31 – Reunião do ColégioEpiscopal –SP

01 – Retorno a Recife02 – Descanso03 e 04 – Sede Regional05 – Preparo de sermão eestudos06 –– San Martin - Visitaspastorais07 – Descanso08 – Sede Regional09 – Sede – Reunião virtual doPDCA – fechamento do ano de201010 e 11 – Sede Regional12 – Preparo de estudos esermão13 – Visitas pastorais – CaixaD’Água14 e 15 – Sede Regional16 – Em deslocamento17 a 20 – Celebração deformatura da filha Dinha Gomes– mensagem do cultoecumênico21 – Retorno a Recife22 – Sede Regional23 – Sede – reunião virtual doPDCA24 a 25 – Sede Regional26 – Descanso27 – Visitas pastorais – Cordeiro

Com apenas 17 anos foi daUniversidade Federal de Sergipe . Thiagoé filho do pastor Augusto Piloto e de Silenê e irmão de Filipe, quecursa Engenharia Civil também na UFS. Parabéns ao jovemuniversitário!

Foi daUniversidade Federal da Paraíba o irmão , doDepartamento de Comunicação da REMNE.

No dia 8 de dezembro ocorreu a, ligada à Umesp.

aprovado no curso de MedicinaThiago Piloto de Andrade

aprovado para o Doutorado em Psicologia SocialLuís Augusto Mendes

formatura da primeiraturma de EAD em Recife

ANIVERSARIANTES JANEIRO

02 – Maria de Fátima Bezerra (esposa do evangelista Genival)04 – Romildo José Batista de Melo (funcionário Sede REMNE)10 – Alexandre Guerra Fernandes da Silva (filho do pastor JoséNatal e Salete)13 – Romeu Prudente Schirmer (esposo da pastora Élida Schirmer)13 – Davidson Belo Mangueira (pastor da REMNE)20 – Sebastião Bezerra de Farias (filho do evangelista Genival eFátima)24 – Ivan Carlos Costa Martins (pastor da REMNE)25 – Artêmio Dionélio Gris da Silva (pastor)26 – José Honorato da Silva (pastor)26 – Francisco Jonas Fernandes da Silva (pastor da REMNE)26 – Fernanda P. Batista Emmerich (esposa do pastor FredericoFranz)27 - Alessandra Ferreira Bezerra (missionária da REMNE)28 – André Henrique Fagundes Schirmer (filho da pastora Élida eRomeu)28 – Bispo Paulo Tarso de Oliveira Lockmann (bispo-presidente 1aRE)29 – Adriana Fernandes dos Santos (filha da pastora Lucília eJosé)31 – Bispo Adriel de Souza Maia (bispo-presidente da 3a RE)

ANIVERSARIANTES FEVEREIRO

01 – Edison Davi Oliveira Ramos (pastor da REMNE)02 – Pedro Asaph M. Melquíades (filho do seminarista Izaías eRaquel)05 – Andréia Rufino Almeida (esposa do pastor Davi Almeida)05 – Rebecca de Araújo Monteiro (filha do pastor Antônio e Celia)06 – Eridgleydson Márcio da Silva (filho do pastor Samuel e Eliane)08 – Suzana Frota Moreira ( filha do pastor Emerson Valente)11 – Bispo Adolfo Evaristo de Souza (bispo-presidente dos CMA)12 – Davi dos Santos Almeida (pastor da REMNE)12 – Raysa Isa de Sá Vasconcelos (filha da evangelista Socorro)14 – Rita de Cássia Neves Almeida (esposa do pastor Porto Jr.)18 - Gilmar Vinícius Costa Santos (filho Marcus Vinícius)19 – Luíza Campos Souza Nunes (filha do pastor André e Virgínia)21 – Davi Frota Moreira (filho do pastor Emerson Valente)24 – Rev. Stanley da Silva Moraes (Coordenador Nacional deEducação e Secretário Executivo do Colégio Episcopal)24 – Bispo Josué Adam Lazier ( (bispo honorário)26 – Pedro Azafe Neves Almeida (filho do Porto Jr. e Rita)