JAP Newsletter Maio 2012

6

description

JAP Newsletter Maio 2012

Transcript of JAP Newsletter Maio 2012

Page 1: JAP Newsletter Maio 2012
Page 2: JAP Newsletter Maio 2012

Chegar, feirar e vencer! A Expand-it Enterprise, projeto vencedor da Feira Ilimitada da Junior Achievement Portugal vence o prémio Accenture Enterprise without Boarders Collaboration Award na JA-YE Europe Trade Fair 2012.

De 28 a 30 de Março, 450 estudantes do ensino se-cundário de vários países Europeus apresentaram as suas empresas na JA-YE Europe Trade Fair 2012, em Zurique, Suíça. Os alunos precisaram somente de algumas horas para transformar a Estação Cen-tral de Comboios de Zurique num mercado inter-nacional. Provenientes de 33 países europeus, re-presentando um total de 90 Mini-Empresas. Os mais variados produtos e serviços estiveram pre-sentes - do mobiliário ergonômico ao web design, alimentos ou bebidas.

Os participantes tiveram a oportunidade de utili-zar o fórum para apresentar as suas Mini-Empresas a pessoas ligadas ao mundo dos negó-cios, visitantes e potenciais clientes.

A Junior Achievement Portugal promoveu a Feira Ilimitada de 14 a 17 de Março na Futurália - FIL. Neste encontro estiveram presentes cerca de 300 alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 21 anos, provenientes de diferentes escolas de Portugal, que apresentaram as suas Mini-Empresas e venderam os seus inovadores produ-tos e serviços criados de raiz. No total, foram 48 as Mini-Empresas do programa A Empresa, que se destacaram pelos seus projetos empreendedores.

As Mini-Empresas foram avaliadas nas categorias: Melhor Produto/Serviço, Melhor Técnica de Venda, Melhor Stand, EwB e Mini Innovation Challenge Do Something pela seguinte equipa de jurados: Paula Delgado da Brandia Central, Luís Antunes da SSE RENEWABLES, Clara Raimundo, Gonçalo Vicente, Paulo Campos, Vasco Cardoso, Joana Cunha e Dio-go Nunes da Accenture, Natália Leite da EDP, Cristi-na Mesquita da Efacec, Paulo Gray, ex-presidente da JAP, Isabel Peña do Barclays, Rita Cavaco, Diogo Mateus, Carolina Beja e Pedro Espírito Santo, Alumni.

A grande vencedora dos 4 dias de Feira foi a EX-PAND IT que representou Portugal em Zurique.

Foi a primeira vez que participou no nosso progra-ma A Empresa e era difícil ter começado melhor. Acha que o empreendedorismo é o grande aliado do futuro dos jovens portugueses?

Sem duvida nenhuma! Perante a crise económica atual, as competências de empreendorismo que adquirem como ‘risk taking, organisation, flexibility, commitment, optimism and creativity, são vitais pa-ra que os nossos jovens não sintam medo de en-frentar riscos e acreditem nas suas ideias de negó-cio, de forma a voltar a tornar o país competitivo e rico em exportações.

Como tem sido a experiência até agora ?

Muito gratificante e, como todas as boas experiên-cias na vida que nos ajudam a crescer e aprender, com vários obstáculos e barreiras que temos con-seguido, através do trabalho em equipa e commit-ment, superá-las, aprendendo com os erros.

O acompanhamento do voluntário em sala de aula tem algum reflexo no trabalho que está a ser de-senvolvida pelas suas alunas?

O nosso voluntário ajudou-nos a fazer um trabalho altamente profissional fazendo com que nunca nos contentássemos em fazer coisas razoáveis, fazen-do com que lutássemos para superarmos todas as nossas expectativas, nunca nos contentando com menos.

Como descreve a experiência em Zurique a quem não teve presente numa só palavra ?

INESQUECÍVEL.

Nesta edição:

JA-YE Europe Trade

Fair

Feira Ilimitada -

Futurália 2012

Entrevista à equipa

Expand-it

Model Nation

Award

DryControl

premiada pela

Dynargie

Seminários Start-Up

Programme e A

Empresa

Junior

Achievement

Portugal

Março 2012

Siga-nos em www.japortugal.org

Breves:

Feira Ilimitada 2012 Vencedores | Dia 14 de Março Soul D'Aire - Melhor Produto/Serviço One Way - Melhor Técni-cas de Venda Bookline Project - Me-lhor Stand Isolmira - Prémio EwB Softwol - Prémio Alumni SportMars - Prémio do-Something Veja as fotos aqui.

Equipa Expand-it Enterprise

Entrevista à Professora Expand-it,

Amanda Moreton Chohfi

EXPAND-IT Enterprise vence prémio Accenture Enterprise without Boarders Collaboration Award.

Feira Ilimitada - Futurália 2012

Page 3: JAP Newsletter Maio 2012

Uma ideia simples fez com que fossem as vencedoras da Feira Ilimitada e EwB Collaboration Award 2012 na JA-YE Europe Trade Fair. Acham que a simplicidade esteve na origem do vosso sucesso?

A simplicidade foi um dos pilares que nos auxiliou durante toda esta vivência mas, não foi o motivo principal para o nosso sucesso, longe disso! Por detrás do Spread- eat, o nosso produto, está muito trabalho árduo, diversos conselhos de profissionais que nunca fizeram o trabalho por nós, mas sim ensinaram-nos como fazê-lo de forma perfeccionista e inovadora.

A cooperação, determinação e garra em fazer algo feérico foram valores que levaram a equipa a atingir patamares gloriosos.

A opinião do público-alvo foi sempre tida em consideração! Sempre que um passo estava concluído, não avançávamos para a próxima tarefa sem antes ir para o "terreno" e fazer uma pesquisa do mercado.

Apesar de termos atingido uma grande vitória, a humildade esteve e estará sempre presente em todas as etapas passadas, bem como as que se avizinham. Só assim é que conseguiremos crescer a fim de nos tornarmos boas cidadãs.

O que é que Zurique vos deu?

Participar na Trade Fair em Zurique foi uma experiência arrebatadora! Tivemos a magnífica oportunidade de contactar de perto com empresas de renome internacional nomeadamente a Microsoft e o UBS ( banco suíço muitíssimo importante) nas quais tivemos uma conversa aberta com os diretores de cada departamento. Esta oportunidade revelou-se um auxílio para estabelecer ligações internacionais com os outros colegas envolventes no projeto mas, acima de tudo gratificante, pois foi-nos possível pedir conselhos a empresários cujo valor e prática de vida são incalculáveis.

Esta viagem foi também deveras enriquecedora a nível cultural uma vez que, pudemos contactar com diferentes países que possuíam diferentes culturas. Foi estupendo aprender diferentes métodos de trabalho bem como outras formas de pensar e encarar obstáculos.

Zurique deu-nos uma boa bagagem de conhecimentos práticos que jamais conseguirão ser aprendidos através de livros teóricos. Vão ser este tipo de conhecimentos que vão marcar a diferença aquando da entrada no mundo de trabalho.

Como descrevem a experiência em Zurique a quem não teve presente?

Como se estivéssemos a conhecer um planeta novo - tudo era desconhecido, a ansiedade atropelava os nossos passos trapalhões, a euforia preenchia os nossos sorrisos, a vontade de sermos " alguém" no meio da multidão preenchia os nossos corações ... Tudo acontecia numa " Big scale"!

Numa palavra, subir ao palco e receber um trofeu foi...

Sufocante / surreal / fantabolástico

Quais os momentos que mais vos marcaram ao longo dos 3 dias? (Escolham 1 momento por dia)

Dia 1: Visita às empresas Dia 2: Subir ao palco com a bandeira de Portugal Dia 3: Pequena reunião de gustação, onde o Yan (ALUMNI alocado à nossa equipa) teve a gentileza de nos oferecer uns docinhos.

Quais foram os elementos fulcrais para terem chegado até Zurique ? O que é que falta fazer?

Determinação, coragem, facilidade com a língua estrangeira inglesa e originalidade.

O que falta fazer: Plano de negócios e passar à fase de produção.

Que conselhos dariam aos jovens que têm como ambição criar os seus próprios negócios?

Não basta idealizar, as ideias têm que ser colocadas em prática! Quando encontrarmos um muro, não podemos ficar especados perante o mesmo. O segredo está em contornar o muro quando parece não haver outro caminho.

Os heróis serão aqueles que atravessarão o muro sem medo de arriscar!

“ Os heróis serão aqueles que atravessarão o muro sem medo de

arriscar ”, Expand-it Enterprise em entrevista

Nesta edição:

JA-YE Europe Trade

Fair

Feira Ilimitada -

Futurália 2012

Entrevista à equipa

Expand-it

Model Nation

Award

DryControl

premiada pela

Dynargie

Seminários Start-Up

Programme e A

Empresa

Junior

Achievement

Portugal

Março 2012

Breves:

Feira Ilimitada 2012 Entrega de prémios | Dia 15 de Março Box to collect - Melhor Produto/Serviço Not Just - Melhor Técni-cas de Venda Butterfly - Melhor Stand Use Me - Prémio EwB The Smiler Inspiration - Prémio Alumni Box to collect - Prémio doSomething Veja as fotos aqui.

Siga-nos em www.japortugal.org

Page 4: JAP Newsletter Maio 2012

Em parceria com a JAP, a Dynargie realizou, nos passados dias 12 e 13 de Março, um seminário intitulado “Técnicas de Apresentação – Venda de Ideias” com alunos da Universidade do Minho, no âmbito do StartUp Programme.

O objetivo da Dynargie foi ajudar a desenvolver soft skills comunicacionais de cinco alunos da DryControl, equipa premiada com o 2º lugar da Competição Nacional 10/11.

Durante dois dias de treino intensivo, foram abordadas as condições de sucesso de uma apresentação em público, as qualidades de um orador, como preparar argumentos e ser convincente perante uma plateia.

O trabalho desenvolvido pelos alunos participantes foi excelente, com um sentido muito claro dos objetivos a atingir e uma apresentação bem estruturada. O balanço final foi muito positivo e assistiu-se a uma evolução francamente favorável das soft skills que se pretendiam trabalhar.

Protocolo de colaboração - Câmara

Municipal de Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Junior

Achivement Portugal assinaram um protocolo de

colaboração. A CML vai apoiar a JAP na comunicação

e angariação de escolas para implementação dos

programas do ensino básico e secundário. Nesta

parceria estão envolvidos 550 alunos, 25 turmas e 25

voluntários .

Pelo 4º ano consecutivo, a Junior Achievement Portugal

ganha o Model Nation Award 2011.

Este prémio é entregue pela JA-YE Europe na Annual

General Meeting e distingue as organizações membros

da rede europeia que abrangem um número elevado de

alunos e contribuem para o sucesso da JA-YE Europe

pela qualidade da organização na gestão, operação e

implementação dos programas de educação para o

empreendedorismo.

A direção da JAP esteve representada por Patrícia

Calvário, diretora de Recursos Humanos da HP Portugal.

Países premiados: Portugal, França, Bélgica, Bulgária,

Ilha de Man, Itália, Noruega, Rússia, Eslováquia, Espanha, Suécia e Suiça.

JAP ganha o Model Nation Award 2011

Special points

of interest:

Briefly highlight your

point of interest

here.

Briefly highlight your

point of interest

here.

Briefly highlight your

point of interest

here.

Briefly highlight your

point of interest

here. DryControl premiada

pela Dynargie

Março 2012

In this issue:

Story Title 1

Story Title 1

Story Title 2

Story Title 2

Junior

Achievement

Portugal

Nesta edição:

JA-YE Europe Trade

Fair

Feira Ilimitada -

Futurália 2012

Entrevista à equipa

Expand-it

Model Nation

Award

DryControl

premiada pela

Dynargie

Seminários Start-Up

Programme e A

Empresa

Seminário “ Técnicas de Apresentação - Venda de Ideias “

Breves:

Feira Ilimitada 2012

Entrega de prémios | Dia 16 de Março ICTUS - Melhor Produto/Serviço Restart - Melhor Técnicas de Venda RDreams - Melhor Stand Expand-it - Prémio EwB Green Treeumph - Pré-mio Alumni Restart - Prémio doSome-thing Veja as fotos aqui.

Siga-nos em www.japortugal.org

1º Innovation Challenge GEP

Entre os dias 20, 21 e 22 de Março, em Paris, 3 alunos da EP Magestil de Lisboa, estiveram presentes no 1º

Innovation Challenge do Enterprise Project Glo-bal (GEP) organizado pela JA-YE Europe. Neste dias, cerca de 60 alunos de 11 países diferentes tentaram resolver o desafio lançado.

O GEP é um complemento do programa A Empresa onde só podem participar alunos que têm voluntá-rios de empresas associadas do "European Round Table of Industrialist", no caso português a SONAE. Tem como objetivo, promover uma maior compreen-são e conscientização dos jovens sobre empreende-dorismo, globalização e desenvolver as competên-cias necessárias para terem sucesso numa economia global.

Alunos e Professora da EP Magestil

Erica Nascimento, Diretora Regional da JAP, Caroline Jen-

ner, CEO JA-YE Europe e Patrícia Calvário , Diretora RH HP

Portugal

Page 5: JAP Newsletter Maio 2012

No dia 28 de Fevereiro e 13 de Março, o ISLA e o

ISEG, respetivamente. O primeiro de cinco

seminários com o tema “Os 5 eixos do Sucesso

Pessoal e Profissional” foi conduzido por Ângela

Marçal do The Talent City e o segundo intitulado “

Construção e Estratégia de uma Marca” por Cláudia

Alves da Brandia Central.

O leque de cinco seminários, destinado para

alunos, professores e voluntários dos programas

“A Empresa” e “Start Up”, promete contribuir para

a formação dos jovens de uma forma contagiante.

Próximos Seminários :

Liderança, Comunicação e Networking

Elaboração Business Plan/Proposta de Investimento

E depois? Como financio o meu Projecto?

Dia da Europa - No dia 9 de Maio, no Pátio da Galé no Terreiro do Paço em Lisboa, a JAP vai estar presente nas celebrações do Dia da Europa. Todos os anos, a Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com diversas entidades, promovem a comemoração desta data.

Este ano, sob o lema “Ponha a sua Ideia a render! “ e onde ao longo de um dia o espaço vai estar aberto a todas as pessoas que procurem começar ou expandir o seu negócio, que procurem investimento ou inspiração.

Competição Nacional Star-Up Programme - No próximo dia 18 de Maio será distinguida, no Porto na Fundação Engenheiro António de Almeida, a melhor equipa do ano lectivo 2011/2012 do Star-Up Programme.

Competição Nacional Programa A Empresa - 20 Mini-Empresas vão estar presentes dia 28 de Maio, no Museu da Eletricidade, em Lisboa.

Seminários Start-UP Programme e

A Empresa

Special points

of interest:

Briefly highlight your

point of interest

here.

Briefly highlight your

point of interest

here.

Briefly highlight your

point of interest

here.

Briefly highlight your

point of interest

here.

Junior

Achievement

Portugal

Março 2012

In this issue:

Story Title 1

Story Title 1

Story Title 2

Story Title 2

Nesta edição:

JA-YE Europe Trade

Fair

Feira Ilimitada -

Futurália 2012

Entrevista à equipa

Expand-it

Model Nation

Award

DryControl

premiada pela

Dynargie

Seminários Start-Up

Programme e A

Empresa

Plano de Emergência Social do Governo

Algumas das medidas do plano lançado pelo Governo

vão ao encontro da visão e da missão da JAP:

Programa de literacia financeira

Incentivar o Voluntariado nos mais Jovens - Baixar

idade do Seguro Social Voluntário e valorizar o vo-

luntariado dos estudantes;

Programas de responsabilidade Social da Adminis-

tração Pública;

Empreendedorismo e Inovação Social;

Leia mais desenvolvimentos aqui.

Novos Associados e Novas Parcerias

É com muito prazer que anunciamos que se juntaram à JAP.

Parceria s

Breves:

Feira Ilimitada 2012 Entrega de prémios | Dia 17 de Março 4plus 1 - Melhor Produto/Serviço Green Teens - Melhor Técnicas de Venda Apiqueijo - Melhor Stand Ideia H - Prémio EwB Music for All - Prémio Alumni BSimple Remember - Prémio doSomething Veja as fotos aqui.

Siga-nos em www.japortugal.org

Próximos Eventos

Liga-te ao Empreendedorismo No passado dia 20 de Janeiro, o criativo e voluntário da Mini– Empresa Ex-

pand-It, Miguel Gonçalves, esteve presente numa conferência na Escola Se-

cundária Filipa de Vilhena, no Porto.

Os alunos do programa A Empresa tiveram a oportunidade de assistir a uma

palestra sobre criatividade e formas de apresentação empresarial.

Novo Associado Colaborador

Apoio

Page 6: JAP Newsletter Maio 2012

Special points

of interest:

Briefly highlight your

point of interest

here.

Briefly highlight your

point of interest

here.

Briefly highlight your

point of interest

here.

Briefly highlight your

point of interest

here.

Junior

Achievement

Portugal

Março 2012

In this issue:

Story Title 1

Story Title 1

Story Title 2

Story Title 2

Nesta edição:

JA-YE Europe Trade

Fair

Feira Ilimitada -

Futurália 2012

Entrevista à equipa

Expand-it

Model Nation

Award

DryControl

premiada pela

Dynargie

Seminários Start-Up

Programme e A

Empresa

Os nossos Associados

Siga-nos em www.japortugal.org

Associados Sénior

Associados Júnior

Associados Colaborador