Japão

2
Agrupamento de Escolas Gualdim Pais – Língua Portuguesa Textos para leitura, reflexão e discussão… Texto 3 O que é um sismo? Como se mede um sismo? O que é um tsunami? A superfície da terra é formada por placas, chamadas placas tectónicas – como um puzzle gigante. Estas placas encontram-se em constante movimento, o que origina uma acumulação de energia no interior da crusta terrestre. Quando se dá uma libertação repentina dessa energia, o chão estremece, podendo provocar a queda de objectos, como televisões e estantes ou mesmo estragos nos edifícios e nas pontes. A este fenómeno natural, que dura apenas alguns segundos, chamamos tremor de terra, sismo ou terramoto. Muitas vezes os primeiros abalos são seguidos por outros, aos quais chamamos réplicas. A grandeza de um sismo pode ser medida de duas formas: Pela magnitude, através da amplitude das ondas sísmicas registadas nos sismogramas, a qual está relacionada com a quantidade de energia libertada no foco. Trata-se de uma forma quantitativa de medir o sismo. A escala mais utilizada é a Escala de Magnitude de Richter, composta por nove graus. Cada grau desta escala corresponde a um aumento de energia cerca de trinta vezes superior, em relação ao grau anterior. Pela intensidade, através da avaliação dos efeitos produzidos em termos de danos nas estruturas edificadas e no modo como as vibrações são sentidas pela população. Os efeitos são escalonados em níveis, segundo uma escala de intensidades de natureza qualitativa. A escala mais conhecida é a Escala de Intensidades de Mercalli Modificada, constituída por doze graus. Podem ser utilizadas ainda outras escalas. O termo tsunami, de origem japonesa, é utilizado para definir uma série de ondas provocadas por uma súbita perturbação no fundo do mar originada, normalmente, por um sismo, erupção vulcânica ou deslizamento de terras. Contrariamente às ondas provocadas pelo vento, que apenas originam a perturbação da superfície do mar, a energia das ondas do tsunami estende-se a toda a massa de água, desde a superfície até ao fundo. Estas ondas, que podem atingir grandes dimensões e viajar através das bacias oceânicas, atingindo Palavras ou expressões que retive: 1- 2- 3-

description

textos sobre o Japão

Transcript of Japão

Agrupamento de Escolas Gualdim Pais Lngua Portuguesa

Textos para leitura, reflexo e discusso

Texto 3

O que um sismo? Como se mede um sismo? O que um tsunami?

A superfcie da terra formada por placas, chamadas placas tectnicas como umpuzzlegigante. Estas placas encontram-se em constante movimento, o que origina uma acumulao de energia no interior da crusta terrestre. Quando se d uma libertao repentina dessa energia, o cho estremece, podendo provocar a queda de objectos, como televises e estantes ou mesmo estragos nos edifcios e nas pontes. A este fenmeno natural, que dura apenas alguns segundos, chamamostremor de terra, sismoouterramoto. Muitas vezes os primeiros abalos so seguidos por outros, aos quais chamamosrplicas.

A grandeza de um sismo pode ser medida de duas formas:Pelamagnitude, atravs da amplitude das ondas ssmicas registadas nos sismogramas, a qual est relacionada com a quantidade de energia libertada no foco. Trata-se de uma forma quantitativa de medir o sismo. A escala mais utilizada a Escala de Magnitude de Richter, composta por nove graus. Cada grau desta escala corresponde a um aumento de energia cerca de trinta vezes superior, em relao ao grau anterior. Pelaintensidade, atravs da avaliao dos efeitos produzidos em termos de danos nas estruturas edificadas e no modo como as vibraes so sentidas pela populao. Os efeitos so escalonados em nveis, segundo uma escala de intensidades de natureza qualitativa. A escala mais conhecida a Escala de Intensidades de Mercalli Modificada, constituda por doze graus.Podem ser utilizadas ainda outras escalas.

O termo tsunami, de origem japonesa, utilizado para definir uma srie de ondas provocadas por uma sbita perturbao no fundo do mar originada, normalmente, por um sismo, erupo vulcnica ou deslizamento de terras. Contrariamente s ondas provocadas pelo vento, que apenas originam a perturbao da superfcie do mar, a energia das ondas do tsunami estende-se a toda a massa de gua, desde a superfcie at ao fundo. Estas ondas, que podem atingir grandes dimenses e viajar atravs das bacias ocenicas, atingindo velocidades entre os 500 e os 1000 quilmetros por hora em alto mar, chegam a atingir mais de 10 metros junto costa. A destruio originada directamente pelos tsunamis, sobretudo nas zonas costeiras que se situam poucos metros acima do nvel do mar, resulta de vrios factores: da inundao, do impacto das ondas, dos detritos transportados pelas guas e da eroso causada pelas fortes correntes.

Palavras ou expresses que retive:

1-

2-

3-