Jardim do Inimigo

24
Jardim do Inimigo CENA 1 Oração Inicial – é interrompida por gritos e gemidos Satanás entra com personagens acorrentados (seis), entram engatinhando e gritando. Ele solta as correntes e os coloca em posições estratégicas de acordo com o personagem. Satanás: Hum. Ora, ora... não é que é o Santo de Israel? O que fazes por aqui? Jesus: Eu vim buscar e salvar aquilo que um dia se havia perdido. Satanás: Mas aqui você vai encontrar uma prostitutazinha, um casal de drogados, uma mendiga morta de fome e um crente sem compromisso. O que você quer com eles, hein? Jesus: Satanás, os sãos não precisam de médico, mas sim os doentes e enfermos. Satanás: Humm belo discurso. Isto quer dizer então que irá descer do alto e sublime trono, irá tocar as suas mãos puras e santas nos meus cachorrinhos sujos, é? Jesus: Se for preciso sim... (se dirige à Mediadora, coloca as mãos em sua cabeça) Mas ainda há santos na minha presença, servos dispostos a me honrar, dispostos a pagar o preço, a me servir. Servos que não são covardes, esses usarei com prazer. Jesus sai. Mediadora: Eis-me aqui, Senhor. Usa-me. Satanás: Então vá... usa a tua serva. Estão assustadinhos, oh povo? O Inferno para onde muitos vão é muito pior. Vamos brincar um pouquinho neste momento. A brincadeira vai ser maravilhosa. Eu vou brincar de te acusar. Mostrarei o teu pecado de estimação aqui em cima que tal. Vamos brincar. Vamos crianças. Brinquei! Personagens cantam e batem palmas como crianças lala lá lá alalalalala CENA 2

Transcript of Jardim do Inimigo

Page 1: Jardim do Inimigo

Jardim do Inimigo

CENA 1

Oração Inicial – é interrompida por gritos e gemidos

Satanás entra com personagens acorrentados (seis), entram engatinhando e gritando. Ele solta as correntes e os coloca em posições estratégicas de acordo com o personagem.

Satanás: Hum. Ora, ora... não é que é o Santo de Israel? O que fazes por aqui?

Jesus: Eu vim buscar e salvar aquilo que um dia se havia perdido.

Satanás: Mas aqui você vai encontrar uma prostitutazinha, um casal de drogados, uma mendiga morta de fome e um crente sem compromisso. O que você quer com eles, hein?

Jesus: Satanás, os sãos não precisam de médico, mas sim os doentes e enfermos.

Satanás: Humm belo discurso. Isto quer dizer então que irá descer do alto e sublime trono, irá tocar as suas mãos puras e santas nos meus cachorrinhos sujos, é?

Jesus: Se for preciso sim... (se dirige à Mediadora, coloca as mãos em sua cabeça) Mas ainda há santos na minha presença, servos dispostos a me honrar, dispostos a pagar o preço, a me servir. Servos que não são covardes, esses usarei com prazer.

Jesus sai.

Mediadora: Eis-me aqui, Senhor. Usa-me.

Satanás: Então vá... usa a tua serva. Estão assustadinhos, oh povo? O Inferno para onde muitos vão é muito pior. Vamos brincar um pouquinho neste momento. A brincadeira vai ser maravilhosa. Eu vou brincar de te acusar. Mostrarei o teu pecado de estimação aqui em cima que tal. Vamos brincar. Vamos crianças. Brinquei!

Personagens cantam e batem palmas como crianças lala lá lá alalalalala

CENA 2

Pers 1 - Mãe da Prostituta: Maria Eduarda. Vem aqui agora! Eu já te falei que não te quero na rua, não falei? Sua burra, nojenta. Vai ficar igualzinha sua tia, uma prostituta.

Demais personagens: Prostituta, prostituta, prostituta

Pers 2: E ai filhinha, já está quase no ponto, não? Vem sentar aqui no colinho do papai.

Demais personagens: Colinho do papai , colinho do papai, shhhh!

Pers 3 – Prostituta: E aí gato? Tá a fim de um programa? Satisfação garantida...

Pers 4 (entrando): E ai morena?

Pers 3 – Prostituta: Que vocês querem, hein?

Page 2: Jardim do Inimigo

Pers 3 e 4: Nós queremos vibrar. Você é um lixo.

Demais personagens: LIXO! LIXO!

Pers 3 – Prostituta: E daí, sou lixo mesmo. Olha meu corpo. Só tenho 14 anos tenho a vida inteira pela frente.

Mediadora: E se você morrer, pra onde você vai?

Pers 3 – Prostituta: Tô nem aí pra morte. O que importa é que Satanás me dá dinheiro enquanto estou viva.

Mediadora: Jesus quer te dar algo melhor do que dinheiro. Ele quer te dar paz, amor. Ele pode fazer abundantemente mais do que pedimos ou pensamos. Saiba que Jesus te ama.

CENA 3 separam em grupo

Todos cantarolam; lallaralaralaalarala

Pers 1 – Fofoqueira: Olha, sei que você é a mãe. Eu não quero ser grossa não, mas acho que sua filha virou uma drogada.

Demais personagens: Drogada, drogada.

Pers 5 - Drogada: Odeio vizinho, sou drogada mesmo. Ninguém tem nada a ver com a minha vida não, entenderam bem? Ninguém tem nada a ver com minha vida.

Pers 6 - Mãe da drogada: Cala a boca e entra. Que vergonha.Todos os vizinhos estão te chamando de drogada. E o nome da nossa família? E a nossa reputação?

Pers 5 – Drogada: Você nunca ligou pra mim, só ligou pra essa maldita reputação

Ddá um tapa no rosto da mãe.

Pers 6 - Mãe da drogada: Você não é mais minha filha. Você morreu pra mim, você vai pra rua!

Demais personagens: Rua rua rua e já se posicionam como se estivessem debruçados numa janela (Apenas quatro pers. : 1, 2, 3, 4)

Pers 3: Viu só? A filha da dona Maria foi expulsa de casa.

Pers 4: É, essas drogadas têm tudo que morrer mesmo.

Pers 1: É, tem tudo que morrer queimada.

Pers 3: Esfaqueada.

Todos: E enforcada!

Desfazem muro. Vão para o fundo, de costas.

Pers 5 – Drogada Vai se enrolando nas correntes: Nasci pra rua mesmo. Quero ser free. Uma questão de bom senso. Maconha, liberdade. Cocaína, Não preciso de paredes. Nirvana: Pra que ter um teto se eu posso voar?

Page 3: Jardim do Inimigo

Mediadora: Está difícil pra você? Entrega suas dificuldades nas mãos do Senhor, e saiba que você é especial pra ele. E ele te ama.

Pers 5 – Drogada: Ele ama todos nós. Eu vou pro céu, vou sentar do lado de Deus, e nos vamos fumar um baseado juntos.

Drogada sai durante fala da mediadora. Vai ao fundo.

Mediadora: Saiba q você tem liberdade pra fazer o q você quiser. Você é livre. Mas não seria melhor ser guiado pela vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável? Saiba que Ele quer cuidar de você.

Todos no fundo de costas.

Todos viram, exceto Pers 1 - Mendiga: Ai, que comida nojenta.

Pers 1 – Mendiga sai de detrás dos outros.

Pers 1 – Mendiga: Alguém pode me ajudar, por favor?

Pers 3 – Dona da festa: Que barulho é esse aqui fora? Você não tem casa não?

Pers 1 – Mendiga: Moça, você pode me ajudar? Me dá um pouco de comida...

Pers 3 – Dona – Ri. Eu estou dando uma festa com a minha família, e você vem aqui mexer no meu lixo. E outra coisa: você acha q tem a capacidade de comer a mesma coisa q eu como? Sai daqui. A empurra ao chão. Sua nojenta!

Pers 1 – Mendiga: se levanta um pouco. Ei, você ai! Tem alguma coisa pra comer? Eu sei q na sua casa tem comida estragando na geladeira, não é verdade? Seu marido olha pra você e diz q você não consegue fazer um frango direito. Olha pra panela com cara de nojo. Reclama e diz: eu não gosto de salsicha. Carne moída é comida pra cachorro. Olha, eu sei que se você estivesse no lugar de Deus, você colocaria outra comida aí na sua mesa pra comer. Mas já que ele te deu essa, joga ela fora, no lixo, que eu pego pra comer. Eu não me importo se a comida esta pobre, se cheira mal. Eu quero matar a minha fome.

Mediadora: pega a mendiga pela mão. Sabia que Deus não quer te dar migalhas. Porque assim como ele cuida dos lírios dos vales, das flores do campo, Ele quer cuidar de você. Jesus te ama.

Pers 1 – Mendiga: Puxa a mão. Raiva, indignação. Jesus me ama nada! Cadê esse Jesus então? Jesuuuuus! Jesssuuuus. Esta vendo? Esse Jesus ai não me ouve. Ele não me ama. Se me amasse, ele não me deixaria aqui na miséria, passar fome. Esse Jesus está morto. Ele não pode fazer nada por mim. Levanta e sai.

Mediadora: Jesus não esta morto. Ele já ressuscitou. Ele quer acrescentar vida à sua vida. Ele quer te tirar dessa miséria.

Page 4: Jardim do Inimigo

Saem de trás Pers 4, e 6.

Pers 3 - Irmã: Oh cara larga do meu pé... me deixa...

Pers 2 - Irmão: Como assim? Larga do meu pé... Você quer ficar o dia todo nesse computador... Conversando com os gatinhos e ainda quer que larga do teu pé?

Pers 3 - Irmã: Oh não to fazendo nada de mais. Você ta reclamando porque quer usar também, né?

Pers 2 – Irmão: Anda, anda sai logo daí... é isso aí! Quero usar também. Anda senão... (ameaça bater)

Per 3 - Irmã: Vai, bate! Bate logo! Não é homem não? (Gritando) Anda mete a mão mesmo.

Pers 2 - Irmão: Ah sua, sua... Que vontade tenho de te esganar.

Pers 3 - Irmã: Tá esperando o que hein, seu maldito? Eu te odeio.

(Entram em luta corporal e congela cena)

Pers 4 - Vizinho: Eeee festa. É isso ai gente. Vamos comemorar. Sabe por que? Porque quando os vizinhos brigam assim ó, ninguém ajuda, mas todo mundo sai pra ver.

Pers 2 - Irmão: Sai daqui, sua porcaria (empurrando)

Pers 3 - Irmã: Eu não agüento mais apanhar do meu irmão (chorando)

Pers 2 - Irmão: Vai, vai sua louca... some daqui, sua folgada.

Mediadora: Jesus quer mudar sua história.

Pers 2 - Irmão: Jesus quer mudar minha história? Sai de perto de mim vai. Sei que tá aqui porque usar o computador. Quer entrar no Orkut é?

Pers 1 – Irmã: Não agüento mais esse imbecil! Se Jesus me amasse mesmo, sumia com ele.

Mediadora: A Palavra do Senhor Jesus nos ensina que conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. A partir do momento que você conhecer a verdade que é Jesus, a sua vida vai ser diferente. Você é tão especial pra Ele. Ele quer cuidar de você!

Pers 4: coloca terno

Todos. Pers 2 - Moises ao centro da fileira: Segura na mão de Deus, segura na mão de Deus.

Pers 6 – Mãe Moises: Querido, o nosso filho é uma bênção. Passou o dia inteirinho evangelizando na escola.

Pers 2 – Moises e Pers 5 brincam com bola.

Pers 4 – Pai Moises: Tremendo. Não foi a toa, né amor, que colocamos o nome dele de:

Os dois: Moises.

Pers 4 – pai Moises: ele é uma bênção.

Page 5: Jardim do Inimigo

Os dois: olham pro lado e gritam: Moiseeees.

Pers 4 – pai Moises: Me larga, me solta que eu tenho paciência. Moleque, seu endemoninhado. Bate com bola na cabeça. O que você está fazendo com esse ovo do capeta na Mao? Seu infeliz. Segura isso aqui (para a mulher, que começa a brincar com a bola). E esse cabelo arrepiado, o q significa isso?

Pers 2 – Moises: É a moda.

Pers 4- pai Moises: que moda! Batendo na cabeça dele. Não tem moda não, seu infeliz. Some já daqui. Vai pro teu quarto. Le o salmo 119 três vezes e daqui a pouco você me traz o resumo, seu infeliz. Volta para mulher: você também brincando?

Saem.

Pers1, Pers3 e Pers5.

Pers5: Viu só o nome do crente?

Todas: Mooisés.

Pers3: cada dia ele fica com uma menina. E vem dizer pra mim que é crente?

Pers1: Não, lá na igreja dele todo mundo diz que ele tem um tal de fogo. Só se for fogo do capeta!

Saem para fundo.

Pers 6 – Mãe Moises: Moisés! Seu endemoninhado, vem aqui agora, Moises. Fala para pai: Ta vendo? É culpa sua. Ele não me obedece mais.

Pers 4 – Pai Moises: Deixa comigo. Grita: Moiseeeeeeeees.

Entra Moises

Pers 4 – Pai Moises: Puxando orelha Moises: Você ta surdo, moleque? Vou tirar sua surdez é no tapa, seu infeliz.

Pers 6 – Mãe Moises: Pega chinelo e bate várias vezes. Eu passo até vergonha, Moises, na igreja. Eu entro, a minha cara sai arrastando no chão, seu infeliz.

Pers 4 – Pai Moises: Moleque, eu só não te dou um soco ungido na cara, porque eu sou crente, seu infeliz. Moises, nós colocamos esse nome em você meu filho, pra você libertar o povo ode Israel do Egito, Moises. Mas você é o primeiro Moises que tá “assim” com Faraó, seu infeliz. Bate na cabeça.

Pers 6 – Mãe Moises Pega na orelha dele. Olha aqui. Eu vou falar pela ultima vez, Moises. Se conserte, porque eu prefiro morrer do que ter um filho igual a você, e ir pro inferno.

Pers 4 – Pai Moises: Pega na orelha. Some daqui seu infeliz.

Pers 2 – Moises: Que velho chato, viu. (Pai se irrita. Mãe: calma, calma) Fala pra eu ir pra igreja. Você acha que eu combino com essa coisa de igreja? Pra mim, ser crente é ser cafona. Eu prefiro as nights, as menininhas, as baladas. Eu estou de saco cheio de sentar nesse banquinho e ficar ouvindo o pastor pregar uma coisa que eu não entendo.

Page 6: Jardim do Inimigo

Mediadora: Jovem, anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração, e agradam aos teus ouvidos. Sabe, porem, que de todas essas coisas Deus te pedirá conta.

Pers 2 Moises: Quem disse isso? Da onde veio essa voz? Ah, é você mocinha?

Mediadora: Jovem, não olhe pra mim. Mas sim para o amor de Jesus que está em minha vida. Vigiai e orai, pois não sabeis o dia de amanhã. E se Jesus voltar agora, neste momento? Você sobe?

Entram personagens e pegam as malas. Posicionam-se em V, de frente para público.

Todos: Dez anos se passaram.

Pers3 – Prostituta: e a prostituta da nossa historia se envolveu com vários rapazes. Às vezes ela se dopava para fazer os programas.

Pers 5 – Drogada: a drogada da nossa historia destruía a cada dia o seu corpo. E roubava sua mãe por troca de drogas.

Pers 1 – Mendiga: a Mendiga da nossa historia continuou na miséria, passando fome, e sendo cada vez mais discriminada pela tal sociedade.

Pers 6 e 4:

Pers 2 – Moises (sem compromisso): O jovem sem compromisso da nossa historia continuou indo á igreja forçado por seus pais, mas continuava fumando e bebendo.

Pegam as malas

Todos: Se o homem parasse de andar por aí / Buscando razão para viver / E olhasse para cima / lembrando que Deus/ é a solução para não sofrer.

Todos gritam (em círculo, virados para fora)

Entra Satanás com buque de flores vermelhas. Vai para trás do grupo, e quando abaixa as flores, todos caem.

Satanás: o inferno é tão maravilhoso, não? Venha. Venham todos comigo, eu prometo que no dia do seu enterro eu estarei lá. E nesse dia tão maravilhoso, eu te levarei floooores. Hahaha

Pers 3 – Prostituta: geme por socorro.

Satanás: Alguém pode ajudar essa pobre prostitutazinha, hein? Morreu estrangulada, morreu esquecida. A mãe acha que ela esta numa universidade, enquanto está vendendo seu corpinho, por 5 reais. Quem é que pode ajudá-la, ahn? Ela estava esperando que você saísse da sua casa, da sua vida medíocre, pra falar que Jesus poderia mudar a vida dela. Mas não! Você estava mais ocupadinho com as suas historinhas, com seu bem estar, afinal de contas, eu não estou contra você. Você precisa trabalhar. Quem é que vai sustentar a sua casa? E o Jeová Jiré? Não precisa disso não. Ela queria que você saísse da sua vida pra falar de Jesus, mas o dia que ela precisava você não pôde. Você esta tão ocupado ultimamente, não é? Medíocres. Frouxos. É claro que vocês não podem ajudá-la. Tá sentindo? Humm. Cheirinho bom! Cheirinho de mulher de Deus. Hum, como eu gosto desse cheiro. Ô moça! Ô menina. Você acha realmente que diante de tudo que você tem feito escondido, você acha que quando você vai à igreja e levanta sua mão e diz: Aleluia. Você acha que meu inferno estremece?

Page 7: Jardim do Inimigo

Não! Eu tenho um nome muito especial no inferno. Eu lhe garanto que o seu nome não é Mulher de Deus. Não é Menina dos Olhos de Deus. O seu nome é lindo. Sabe como eu a conheço?O seu nome é Prostituta Gospel. Aaaai que forte... haha. Olha aqui, que falta de educação a minha, não? Me perdoem. É que estou tão acostumado a andar por lugares sombrios que quando eu chego na casa de Deus eu perco um pouco a compostura. Quando eu entro na casa de pessoas como você, eu fico um pouco desajustado. Me perdoem! Eu vou tentar me retratar.

É. Eu vou fazer um teste com você. Isso, um teste. Vamos saber se você é ou não é uma prostituta gospel. Vamos lá? Vai ser maravilhoso, você vai amar o teste. Chame, chame todos, pra gente saber qual vai ser a resposta.

A irmã vai pro culto de domingo à noite. Me responde uma coisa: geralmente quantas horas você passa na frente do espelho antes de ir pra igreja? Duas, três horas. Eu não tenho nada contra o espelho, viu? Não é isso que eu estou dizendo. Agora me responda outra coisa: (põe flores no chão) A irmã, de segunda a sexta feira tem o cabelo deeesse tamanho. Ai de domingo chega a Irma toda bonitinha, lisinha, parecendo uma japonesinha. Ahh. Horas e horas de escova e chapinha da Irma, e faz hrhrhrhhrhrhhr. A unção é tanta que faz até fumaça na cabeça da irmã. Chega na igreja com a testa até queimada. Eu não estou dizendo que eu sou contra a chapinha. A chapinha é um milagre de Deus na tua vida. Pode usar, ahn?

Agora vamos ao que interessa. Nessas duas horas de espelho, me responda uma coisa: nessas duas horas de espelho, alguma vez na vida você já fez isso aqui ó: Deus, esta vendo esse cabelo lindo? É pra ir pra sua casa te adorar. Deus, esta vendo essa roupa maravilhosa? É pra ir pro Santo dos Santos declarar que tu és o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Deus, está vendo esse sapato lindo, essa sandália maravilhosa? Eu estou calçando os meus pés, mas não é para ir em direção ao motel, nem para o motel, nem para a prostituição. Eu estou calçando os meus pés e vou em direção à tua casa hoje. E quando eu chegar lá, eu vou esmagar a cabeça da serpente. Aí, eu chegarei bonita, linda, como uma rainha, filha do Grande Eu Sou, levantarei as minhas mãos, e direi: Senhor, nenhuma condenação há pra mim. Eu estou lindo assim para te agradar. Você nunca se arrumou para Deus, não é mesmo? Você se arruma para os homens. Se arruma para chamar a atenção de tudo e todos, menos para Deus. Hahahha.

Mas eu vou lhe dar outro nome pra isso: Jezabel.

Aí você me diz: Quem é Jezabel? Quem é Jezabel, capeta? SE você fosse à Escola Dominical, lesse a Bíblia, saberia não é? Mas se eu perguntar pra você o nome dos personagens da malhação, você sabe, NE?Agora perguntar de Bíblia, não, é claro que não. Ok. Eu Satanás vou te dar uma aula de Bíblia, nesse dia tão maravilhoso. Eu vou lhe dizer quem foi Jezabel. Jezabel foi uma mulher usada para destruir os homens de Deus. Ela perseguia os profetas do Senhor ate à morte. Eu quero te matar como eu matei Jezabel. Sabe como Jezabel morreu? A morte dela foi linda. Jezabel estava em seu castelo (Pers 2 Prostituta vai se aproximando, se arrastando). Ela soube a notícia que um homem chamado Jeú pegaria seus cavalos e iria se vingar dela. Jezabel ficou horrorizada. Se pintou, se perfumou. E colocou os cabelos em sua janela. La estava Jezabel em seu castelo. Do outro lado, vem Jeú. Em cima de seus cavalos, com ira em seu coração, para se vingar daquela mulher. Jezabel estava ali quando Jeú a avistou, ordenou que os eunucos subissem lá para jogá-la do alto. Os eunucos subiram, empurraram o corpo de Jezabel. Quando Jezabel caiu o sangue dela foi salpicado pelas paredes. Jezabel estava ali no

Page 8: Jardim do Inimigo

chão, Jeú passou por cima dela com seus cavalos. Pisa no chão, Pers2 grita. Esse é o som da tua alma. Pisa no chão novamente. Pers 2 grita novamente.

Toda vez que os homens tocam no seu corpo de maneira indevida, eu estou esmagando você. Eu estou acabando com seus sonhos, sua dignidade. Ouça, ouça o som da tua alma. Pisa no chão de novo. Grita de novo.

Grita e pisa outras vezes. Gritos.

Eu não estou brincando. Eu quero acabar com você. Eu quero matar você como eu matei Jezabel. Eu matei Jezabel. Pisa última vez. Pers 2: Não!

Satanás: Jezabel morreu. Aqueles homens entraram para festejar. Mas alguns minutos depois eles disseram: Vamos voltar e enterrar Jezabel, afinal de contas ela é uma rainha. Quando voltaram não puderam mais encontrar o corpo dela. Sabe por quê? Os cães já tinham comido tudo. Sobraram apenas as palmas das mãos e dos pés. Nessa noite pedirão a sua alma. O que tens preparado? Eu vou matar você. E prometo que no dia do seu enterro eu estarei lá. E nesse dia tão maravilhoso, eu te levarei floooores. Haha

Pers 5 – Drogada: Me ajuda?

Satanás: O que você está fazendo aqui?Levanta-se. Eu vou te apresentar pra alguns amigos. Venha, venha. Olhe pra eles ali, olhe (para o publico).

Olhe para eles ali, olhe. Que bonitos, não? Família tão linda! Ela vira o rosto, se escondendo. Aqui está uma drogada. Ela não esta conseguindo olhar pra vocês porque está se lembrando da história dela. Na família dela ela não ouvia a frase “Eu te amo. Coitadinha. Eu vou fazer um teatro agora pra vocês entenderem que é que está reinando na sua casa. Se sou eu Satanás, ou se é Jesus Cristo. Vamos ver? Eu vou fazer o papel do pai. Ela o papel da filha. E a minha flor vermelha vai fazer o papel do cachorrinho. Ai que bonitinho. Pai, filha, cachorrrinho. O pai está chegando em casa, cansado do trabalho. E lá vai ele.

Ai que bonitinho do papai, que cachorrinho bonitinho. Que saudade de você Habacuque. Eu pensei em você o dia todo. Eu te amo, eu te amo...

Que que você quer, sua peste. Endemoninhada, desgramada. Eu não suporto olhar pra sua cara, menina. Mulher, eu já não falei que é pra tirar essa menina daqui. Eu já não falei que quando eu chego em casa, cansado do trabalho, eu não posso voltar a olhar pra cara dela. Sua peste nojenta. Se eu pudesse acabar com sua vida, se eu pudesse quebrar tua cara, menina. Vai pro teu quarto agora. Em silêncio. Quietinha. E não me atrapalha, porque agora eu vou ler a minha Bíblia. E você vai ler junto comigo, tá bom, Habacuque?

Pers5 sai para o lado.

Page 9: Jardim do Inimigo

E aí? Será que você está dando atenção mais para os seus cachorrinhos fedorentos do que para sua família? Eu acho fantástico vocês. Vocês são brilhantes. Dentro de casa tratam os filhos assim. Mas na igreja, olha o que vocês fazem. Vocês chegam. Senta-se ao lado de uma pessoa, e aí começa o momento da hipocrisia. Olha que lindo que vocês são. O irmão do louvor diz: Olhe para a pessoa que está do seu lado, e diga: EU te amo. Aí você vai e diz: Eu te amo.

Pers5 – Drogada: E eu também.

Satanás: Ai continua. O irmão diz: Levante a mão para o alto, olhe para a pessoa que está do seu lado e diga: Você é especial para mim. E você olha e diz: Você é especial para mim.

Pers5: Você também.

Satanás: Ai começa o momento do louvor e vai: recebi um novo coração do Pai. Coração desesperado, coração transformado. Eu preciso de ti, querido irmão. Dança com Pers5. Eu preciso de ti, eu te amo. Me dá um abraço, eu te amo. Se abraçam. Eu te amo.

Pers5: Também.

Satanás: É fácil dizer que você ama os outros, NE. Mas em casa você não consegue dizer Eu te amo nem pra sua própria mãe. Mas não se preocupe não. Eu acabo com a sua família. Você não consegue dizer Eu te amo pros seus pais. Eu vou te desafiar nesse momento. Eu duvido que você que está sentado aí do lado da sua mãe, olhe pra ela agora e diga: Mãe, eu te amo. Eu duvido que você olhe pro seu pai e peça perdão porque nunca disse eu te amo pra ele. É claro que vocês não conseguem. Vocês são frouxos e covardes. Aí vocês não falam eu te amo pra sua família. Olha o que eu faço com isso. Chama a Pers5. Ninguém te ama na sua casa mesmo. Ninguém gosta de você. Vem aqui, vem. Olha, eu vou te levar pra conhecer uns amigos. Garçom, por favor, traga cerveja pra ela. Pode beber. Bebe à vontade... Olha como ela está fantástico. Vem aqui, vou te dar algo melhor. Vou te dar maconha. Vai substituir o abraço do seu pai. Isso, toma mais. Olha como ela está diferente agora, hein?

Pers 5 – Drogada: Agora eu to doidona. Doida, doida, doida. Pirada, alucinada.

Satanás: Muito bem. Agora vem aqui. Vou te dar cocaína. Você vai ficar doida mesmo. Agora você vai ter animo, alegria. Pula, pula a noite inteira. Prometo que vou te dar algo melhor. Vai ser fantástico. Vai ser o melhor prazer da tua vida.

Ela desfalece.

Moça, o que ta acontecendo com você. Para de brincadeiras. Moça... Acho que ela não está bem. A pressão dela não esta nada bem. Alguém pode me ajudar, por favor. Moça, eu acho que ela teve uma overdose. Acho que ela esta morrendo. Hahaha. Sabe o que eu estou fazendo com ela?Estou pagando o salário. O salário do pecado é a morte. Será que eu posso depositar o seu salário, amanha bem cedinho? Ela esta morrendo, mas antes, dá tchau pra sua mãe que está aí que não consegue dizer Eu te amo pra você.

Pers 5: Tchau mãe... Eu sei que não fui a filha que a senhora quis ter. Mas eu te amo, mãe.

Satanás: Agora da tchau pro papai. Vamos.

Page 10: Jardim do Inimigo

Pers 5: Pai... Eu não quero morrer não, pai... Vem me buscar paizinho. Me perdoa, pai. Eu não quero morrer não, pai... Vem me buscar, pai.

Satanás: Agora de um tchau pra quem está te vendo agora.

Pers 5: Eu queria tanto ser crente. Crente é bonito, é feliz. Tem o rosto diferente. Mas não me mostraram o caminho. Eu quero Deus. Eu quero ver Deus. Cadê Deus, procure Deus, ache Deus. Se você não encontrar Deus, você vai viver comigo no inferno.

Satanás a joga no chão.

Satanás: Sabe o que eu acho mais impressionante nessa historia? Ela é real. Nesse exato momento, milhares e milhares de jovens em todo o mundo estão morrendo assim nas minhas mãos. Mas não se preocupe porque eu não os abandono. Prometo que no dia do enterro deles eu estarei lá. E naquele dia tão maravilhoso eu levarei flores.

Pers 5 se arrasta para o fundo.

Pers 1 – Mendiga: Socorro. Me ajuda, por favor.

Satanás: Que que essa mendiga tá fazendo aqui? O que você ta fazendo aqui, sua idiota? Vamos, deita aqui. Não há lugar para mendigos. Onde já se viu um negócio desses? Uma mendiga fedorenta num lugar assim. Alguém pode me tirar de cima dela? Cadê você, ó religioso? Oh cheio de autoridade que vai tirar-me de cima da miséria. Eles não podem te ajudar. Vamos! Pegue sua comidinha. O que você comeu hoje? Fala pra mim? Qual foi seu almoço? Salsicha, zóião. Eu vou lhe dizer qual foi o almoço dela hoje. Ela estava com muita fome. Fazia 3 dias que ela não comia absolutamente nada. Venha, venha! Passou perto de um hospital e viu que a porta estava aberta e disse: “eu vou entrar. Quem sabe há alguma comidinha pra mim?”. E entrou. E achou esse delicioso saquinho. Escondeu para que nenhum cachorro comesse. Mas eu vou contar a verdadeira história pra vocês. Meia hora antes, no quarto do hospital, uma mulher de 80 anos com um câncer apodrecido no estômago sentiu fome. Fazia dias que ela estava à base de soro e vitamina, e ela disse: “Por favor, enfermeira. Traga uma comidinha para mim”. A enfermeira trouxe. A enfermeira levou aquela comidinha para ela. Aquela mulher comeu como se fosse a primeira vez. Mais alguns minutos depois o câncer dela não pôde suportar. Simula vômito e vomita no saco da mendiga. Aquela mulher não agüentou e vomitou o câncer na sacolinha. Aí a nossa amiga aqui, voltando à nossa história, encontrou esse delicioso saquinho, e quando ela abriu, encontrou essa deliciosa sopinha. Alguém quer? Ahn? Ela abriu e começou a comer essa deliciosa comida. Vamos, querida, coma! Que delícia. Coma mais. Agora vamos, come direito. Está uma delicia. Fui eu que preparei pra você. Alguém quer? Ai gente, meu estômago é fraco. Nossa. Eu já falei que amo missões, mas evangelizar para pobre, de jeito nenhum. Já pensou se a ferida estoura na minha frente? Eu vou vomitar. O meu chamado pra evangelismo sabe qual é? Meu chamado de missões é ir pra Disney evangelizar o Mickey, a Cinderela, todo mundo. Ô fresquinho... Você deve orar assim, né? Senhor, eis-me aqui. Envia aquele ali, ó. Já que estamos falando sobre miséria, agora nós vamos falar sobre um assunto que vai deixar vocês tão tristes. Vamos falar sobre dízimos e ofertas, ê.

Ah, não falei que vocês iam ficar tristes?Ninguém sorriu aí. Ninguém deu glória a Deus aí. Eu vou mostrar pra vocês o momento que eu adoro entrar na igreja. É fantástico, é maravilhoso. O momento do louvor tá rolando, começa a rolar solto o momento do louvor. Aí a irmãzinha começa a se empolgar

Page 11: Jardim do Inimigo

na hora da adoração. Aí o louvor começa e a irmã vai. Imita irmã. Fazer algumas coreografias da irmã. Aí o irmão pega o microfone e diz: “igreja, chegou a hora dos dízimos e das ofertas”. Aí a irmãzinha que estava lá no fogo faz: hummmmm.... Não acredito. A unção acabou. Pára. A unção acabou. Justo agora que eu vi um anjo beiçudo, com cabelo cheio de purpurina, vindo entregar a chave da vitória na minha mão. Vem falar de dinheiro?Nãao. Eu odeio dinheiro. Porque é que tem que falar de dinheiro na igreja? Acaba comigo. Já estou pobre. Já estou cansada. Chega na igreja e vem falar de dinheiro. Se vocês pudessem entender que dízimos e ofertas é um assunto totalmente espiritual. Talvez a sua vida estivesse diferente. Mas não. Você sempre diz: “Está escrito trouxa na minha testa? Trabalho o mês inteiro pra ganhar o meu sustento, pra entregar dez por cento pra igreja? Quê isso? Pastor é tudo ladrão! Pastor é tudo ladrão. Quer o meu dinheiro pra quê? Pra poder gastar com carrão. Não dou dinheiro”. Ei, seu trouxa. Você não dá seus dez por cento a Deus. Em compensação, eu Satanás, ordeno o devorador para pegar dez por cento do seu salário. Não, dez por cento é pouco. Nós pegamos trinta por cento do seu salário e gastamos no concerto do carro. Pego mais uns 40 % e gasto na farmácia. Isso. Pegamos mais uns 70% e gastamos sem você nem perceber. O dinheiro se foi. O que nós podemos fazer? Nada, nada. Vamos orar? Não. Orar demora muito. Já sei: vamos pegar um empréstimo, cheque especial, cartão de crédito. Mais, mais. O que você quiser. Quantas pessoas estão amarradas nas minhas mãos, não é? Quantas pessoas estão aprisionadas nas dívidas? Você não consegue mais adorar a Deus, não consegue fazer mais nada, porque você chega na casa do Senhor e fica pensando “como é que eu vou pagar as minhas dívidas, sanar aquele problema. Não consigo”. È claro que não. Eu quero fazer de vocês miseráveis. Miserável. Você está aí sentado com a sua vida destruída não é? Se você pudesse vender a sua própria roupa... Isso. Você poderia vender a sua própria roupa. Quem pode pagar? Você pode pagar? Você está se desfazendo de tudo. O seu carro você já perdeu. Sua casa já era. Dívidas atrás de dívidas. Sabe por quê? Por que vocês não tomam posse da palavra de Deus. Eu não posso entender o povo de Deus passando fome. Porque a Bíblia diz em Deuteronômio 28: onde você colocar a tua mão vai prosperar. Diz lá também que você não pedirá emprestado. Você emprestará a muitas nações. Diz também Josué 1 que aonde você pisar a planta dos seus pés, será seu por herança. E diz mais. A bíblia diz sabe o que? A Bíblia diz que a bênção corre atrás de você. Te alcança, e permanece. A Bíblia diz “nunca vi um justo e a sua descendência mendigar o pão”. Diz também mais: o justo comerá o melhor dessa terra. Então porque você tá nessa miséria? É porque você é um avarento. Ladrão. Esta roubando a Deus nos dízimos e nas ofertas, não é? Eu vou matar você. E prometo que no dia do seu enterro eu estarei lá. E neste dia tão maravilhoso eu te levarei flores. Hahaha

Agora eu vou falar...

Satanás: Onde está o crente sem compromisso, ahn? Ahh... Ai está você, hahaha. A paz do Senhor, querido.

Pers 2 – Moisés: Sai! Em nome da igreja! Não vai sair é? Saaaai!

Satanás: Não saio. Eu sou o capirudo... aaahh. Olha, eu sou o capeta!!

Pers 2 – Moisés: Não vai sair é?

Page 12: Jardim do Inimigo

Vai com a Bíblia para bater, e Satanás pega a Bíblia. Moisés cai.

Satanás: Vocês acabaram de rir de vocês mesmos. Vocês me amarram, me queimam, me expulsam. Me botam debaixo dos seus pés mas eu não saio das suas vidas. Sabe por quê? Quer saber mesmo? Porque você não se parece com Jesus. Você não tem o cheiro de Jesus. Você não fala como Jesus. Seus olhos não são como chama de fogo. Como é que você quer que eu saia da sua vida? Como você quer que eu vá embora de você se você não é a imagem e semelhança de Cristo. E sabe o que eu acho interessante? Eu não saio de você porque você não tem espada na Mao. A espada do Espírito é a palavra de Deus. Vamos fazer um teste?Vamos saber se eu saio da tua vida ou não? Eu, Satanás, conheço a Biblia inteira. Capitulo por capitulo, versículo por versículo. Conheço todos os mandamentos, as promessas. Sei o que Deus fez, o que vai fazer. Eu, Satanás, conheço a Biblia inteira. E vocês? Conhecem? Eu acho que você não entendeu a minha pergunta. Eu Satanás, o Belial, a serpente, o dragão, que vim para roubar, matar, destruir. Eu conheço a Bíblia inteira. E vocês? Oh figos bons, romãs, árvores plantadas em beira de ribeiros, jardim regado, carvalho de justiça, membros do corpo, o sol, filhinhos, a noiva, embaixadores de Cristo, ministros do Evangelho. Conhece essa palavra inteira? Que vergonha, hein? Perder pra Stanas na palavra. Sabe por que você perde? Eu Satanás conheço a letra. Mas se você hoje abrir essa Biblia dentro da sua casa, você não vai conhecer somente a letra como eu. Você vai conhecer a revelação que há por trás da letra. É por isso que eu não quero que você leia isso aqui. É por isso que eu boto cansaço em você. Eu faço você ficar com sono, embaraça sua mente, não é?´É difícil ler isso aqui. Isso. Você não precisa ler. Aqui dentro está escrito: conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Eu naoquero que você conheça porque aqui tem mais de trinta mil promessas pra sua vida. Por favor, não leia isso aqui. Leia outras coisas menos isso aqui. É o nosso pacto, ok? Eu não quero que você leia a Biblia. Eu quero fazer de vocês uma geração de crentes sem compromisso. É isso que você é. Quem você pensa que você é? Quem diria, hein?Eu Satanás, pai da mentira, te dizendo grandes verdades. Você é totalmente um sepulcro caiado. Por fora você é lindo, mas por dentro você não tem nada. Você parece uma latinha de refrigerante com uma pedrinha dentro, que chacoalha e faz barulho. Mas você não tem nada, sóf az barulho. Eu quero fazer de vocês isso mesmo. Pára. Pára por favor. Desapareça. Suma. Não precisa saber. Jesus não pode absolutamente fazer nada por você. E você rapaz? Continue indo na igreja somente atrás de mulher. Continue somente para atrair as gatinhas. Eu adoro quando você chega na casa de Deus e faz cara de gatinho. Você diz: A paz do Senhor. Beijo. E ai gatinha? Jeová falou comigo na madrugada que é pra eu fazer uma viglia com você no monte. Só eu e você. Nós dois sozinhos. Daí o cara vem. Dobra a camisetinha mostrando os músculos. Tem músculo até na cabeça, né boyzinho. Ô gatinho. Deus não te fez pra ter cara de gatinho não, viu. Deus te fez pra você ter cara de Leão da Tribo de Judá. Mas você insiste não é? E tem mais. Você adora ficar, não é? Que problema tem ficar com as irmãzinhas da igreja. Elas são tão carentes. Ninguém vai saber mesmo. Pra que?Ficar não tem vìnculo nenhum,Você pode ficar,mas eu tenho uma noticia pra você que adora ficar,Você gosta de ficar é

Quando Jesus voltar você também vai ficar, viu .Vou acabar com você.Eu não estou brincando, você acha que isso é uma brincadeira mas não é.O inferno não é piada, eu quero acabar com seu sonho.Eu quero te matar, eu quero te destruir porque você é a imagem e semelhança de Deus.Você é filho,filho.Eu nunca fui filho,fui querubim ungido, você tem essa qualidade e não aproveita. Você não se lembra mais de Jesus não é.Você não se lembra mais do que Jesus fez naquela cruz por você não é mesmo.Foi lindo o dia da crucificação de Cristo.Eu achei aquela cena maravilhosa,eu achei que naquele dia Cristo ia desistir de ser o Messias porque homem algum muitas vezes aguentar até o final da crucificação,porque doía muito, mas o seu Jesus conseguiu.Mas o seu Jesus foi cruscificado,eu estava

Page 13: Jardim do Inimigo

lá perto.Falei:não, eu vou ver eu vou ver ajoelhar o Senhor Jesus, ajoelhar o seu Cristo.E quando ajoelharam levaram para a quarentena. A quarentena significava quarenta chibatadas. Sabe por que? Eles colocavam dois algozes com chicotes nas mãos. Na ponta dos chicotes tinha pedacinhos de ossos e pedacinhos de metais. Isso. Pegaram seu Cristo. Eram dois algozes, dois soldados romanos, porque enquanto um batia, o outro também batia. Gritos. Eu achei que ele iria gritar. Mas como uma ovelha muda ele foi levado ao matadouro. Ele não gritou quando aqueles cortes profundos entraram na sua pele. Ele viu você. Ele viu você sentado aí nesse momento. E ele sabia que teria promessa na sua vida. Mesmo naquele dia que Ele estava sendo chicoteado, Ele olharia pra você hoje e diria: “Nenhuma arma forjada contra vós há de prosperar”. Levantaram Jesus. Aqueles soldados tiveram idéias brilhantes. A função deles era somente levá-lo para ser crucificado. Mas não! Um deles mandou fabricar uma coroa de espinhos com espinhos da Índia. Os espinhos da Índia eram especiais porque eram maiores que um dedo. O outro trouxe uma capa bonita. O outro pegou um pedaço de cana. Ajoelharam Jesus. Eu não sei se você já se cortou, mas geralmente quando você coloca um pano em cima da sua ferida, o pano começa a se secar com o sangue. Foi isso que aconteceu no corpo de Jesus. Aquela capa começou a se secar com ele. Ajoelharam Jesus e botaram na cabeça dele aquela coroa. Grito de dor. Aqueles espinhos da Índia estavam entrando na sua caixa craniana. Os seus olhos pareciam que ia saltar pra fora. E quando ele achou que estava no auge da dor, o outro pegou o pedaço de cana e começou a bater na cabeça dele. Gritos. Ele não gritou. Ele viu você. Lutando contra a sua carne pra ser fiel a Deus. Ele viu você, ele viu. Você lutando contra tudo e todos pra ter santidade. Ele viu você tentando restaurar seu casamento. Ele viu você tentando fazer tudo para agradar o coração dele. E ele disse: “Vale a pena receber essa coroa de morte porque você, se for fiel até a morte, dar-te-ei a coroa de vida”. Levantaram Jesus. Precisaram arrancar a capa dele. Quando arrancaram a capa, as feridas se abriram novamente. Levaram Jesus para a cruz. Aquela cruz não era pesada, mas para um homem daquele jeito, flagelado, a cruz pesava dez vezes mais que aquilo. Aquele homem levou, e quando chegou pra ser crucificado. Eu tenho uma curiosidade pra você. Aquela cruz não foi fabricada para Cristo. Ela foi fabricada para Barrabás. O corpo de Barrabás era maior. Esticaram seu Mestre. Quando ele abriu seus olhos aqueles homens começaram a pregar pregos em sua mão. Gritos. Sabe qual foi a dor que ele sentiu? Foi a dor do nervo do seu braço repuxar até a axila. O tétano estava invadindo seu corpo naquele momento. A dor era grande demais. A morte naquela cruz não era morte por Deus, era por asfixia. Geralmente aqueles homens não conseguiam ficar ali seguros por muito tempo. E eles desciam, conforme desciam o pulmão se fechava, eles morriam sem ar. Jesus estava se equilibrando mesmo com seus pés pregados. Os pés estavam pregados, ele estava tentando ficar de pé até o último momento para salvar a humanidade. Ele fechou os olhos. Ele viu você orando pela sua família. Ele viu você orando por seu pai que não quer saber de Jesus, esse coração duro. Ele viu você do lado da sua mãe que disse que nunca quer ser cristã, que não quer saber de Jesus. Ele disse: “Vale a pena. Vale a pena ter minhas mãos furadas. Porque hoje eu vou entrar na sua casa. Eu vou rasgar o céu sobre o seu lar. Eu vou estender as minhas mãos sobre a sua família. Vou ergue-los, vou chamá-los pelo nome e dizer: Tu és meu. E a promessa será: Tu e a tua casa servirão ao Senhor”. Ele não tinha mais ar. Ele não tinha mais ar. Mas ele conseguiu puxar seu último ar, encher seu pulmão, e ele gritou: “Está consumado!”. Mas na verdade na sua língua original ele não gritou “Está consumado” Isso é língua portuguesa. Na língua da época ele gritou: Teo telestai. Sabe o que quer dizer “Teo telestai”? Se você fosse visitar uma cadeia romana daquela época, você encontraria ali um prisioneiro. Ele estaria enjaulado e do lado teria uma plaquinha, e na plaquinha teria escrito o nome do prisioneiro, o crime que ele teria cometido e o tempo da pena, por exemplo 20 anos. Agora se você fosse voltar lá 20 anos depois, aquele homem não estaria mais lá, a cela estaria aberta, ninguém estaria aberto. Mas do lado teria a mesma plaquinha. E sabe o que estaria escrito lá: Teo telestai. Sabe

Page 14: Jardim do Inimigo

o que quer dizer quando Jesus gritou “Está consumado. Teo telestai”. Ele olhou pra você e gritou: “Você está livre! Não há mais condenação pra você. Você não precisa mais ficar enjaulado. Eu risquei a cédula de morte que era contra sua vida. Você pode sair. Não precisa mais pagar nenhum preço. Você esta livre!”. Deixa eu te perguntar uma coisa: valeu a pena? Ele ter feito tudo isso pra que você continue com essa sua vidinha medíocre? Acho que não. Não valeu a pena. Posso oferecer o melhor pra você. Os melhores homens, as melhores mulheres. A melhor droga, o melhor dinheiro, o melhor emprego. Eu ofereço muito mais que esse sacrifício tolo na cruz. Eu ofereço uma vida de alegria. Vocês querem?

Voltam personagens com malas e correntes:

Todos: Eu quero, eu quero, eu quero!

Satanás: Então venha, porque a porta é larga. Eu sou o caminho.

Todos: O caminho? O caminho?

Satanás: Eu sou o caminho.

Jesus: Eu sou o único caminho, a única verdade, e também a vida eterna.

Todos: O caminho? Vão para o lado de Jesus.

Satanás: O caminho sou eu. É mais fácil comigo. Venha.

Ficam divididos em dois grupos, trocam de lado, e se sentam em fileira.

Satanás: Ora, ora, santo de Israel. O que fazes tu aqui, hein?

Jesus: Fora, Satanás!

Satanás: Fora? Mas ele tem o livre arbítrio. Eles podem escolher se querem ficar comigo. Vocês querem ficar comigo, não é?

Todos: Fora!

Satanás: Vocês não entenderam. Vocês querem a minha pessoa, não é?

Todos: Fora!

Satanás sai gritando.

Todos fazem barulho com pratos de alumínio e as correntes.

Todos: estou com fome. Mas não é de comida.

Jesus: Eu sou o pão vivo que desceu do céu. O Alfa, o Ômega, o Princípio e o Fim. Sou capaz de preencher o vazio que há no seu coração. Não existe nada que eu não possa fazer por amor a você. Pois um dia eu morri a sua morte, para que hoje você vivesse a minha vida. E vida em santidade. Pois sem santidade é impossível agradar a Deus. Satanás vem pra dar ordens e ordens, mas a última palavra é minha. Pois vós sois sacerdócio santo, povo adquirido, raça eleita para morar na Nova Jerusalém. EU não criei vocês para entrarem no inferno. Eu criei vocês para o meu louvor, para a Nova Jerusalém. Não existe nenhum pecado que eu não possa perdoar, pois eu te amo. Pois todos os pecados já foram

Page 15: Jardim do Inimigo

perdoados na cruz do Calvário. Pois eu te amo. Entra música Águas Purificadoras. E os meus braços estão abertos para cada um de vós.

Mediadora: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único Filho, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna. O Senhor Jesus Ele está aqui.

Todos: Chega!

Levantam-se, se posicionam, Jesus vem e simula que joga água em cada um.

Mediadora: testemunho. Você quer aceitá-lo?

Todos: Eu quero, eu quero. Jogam correntes no chão, se abraçam, e vão para o fundo, de costas, e tiram a maquiagem.

Pers 3 – Prostituta: Eu lembro quando era uma prostituta. Aqueles caras vinham me tocar como se eu fosse um verdadeiro objeto. Eu cheguei a me vender por apenas 5 reais. Um dia, uma mulher chegou pra mim e disse que Deus podia mudar minha vida. A Palavra de Deus não volta vazia, não é mesmo? Quando eu voltei pra casa pra dormir, eu só conseguia ouvir a voz daquela mulher dizendo que Jesus me amava, que Ele podia me libertar. Eu não estava conseguindo dormir. Um grande amor entrou no meu quarto. Era o Senhor que queria me lavar. Ele já não se importava mais com quantos homens eu havia me deitado naquele dia. Ele queria lavar o meu corpo, Ele queria mudar o meu coração. Alguns dias depois eu aceitei a Jesus Cristo e a minha vida mudou. Quando eu olho para o meu passado, eu digo que minha vida era um nojo...

Pers 5 – Drogada Já com outra roupa: Nojo? Nojo era minha vida. Vivia pelas calçadas, drogada, fazendo bagunça. Era pra eu ter morrido há muito tempo. Quantas vezes eu não saí com os meus amigos, drogada para as praças, as noitadas. E eu voltava em casa uns dez dias depois. Eu era a vergonha da minha família. Eu era muito triste. Mostrava ser durona, mas no meu quarto tinha crise de depressão. Meu nariz vivia escorrendo. Eu cheirava o que via pela frente. Me deitei com vários homens, e no outro dia eu não sabia nem o que tinha acontecido. Parecia um zumbi. Estava totalmente morta. Mas uma mulher disse que Jesus me amava. Aquela palavra veio como um flecha no meu coração. Nunca ninguém me amou. Nunca ninguém disse pra mim a frase “Eu te amo”. E aquela mulher que nem me conhecia disse pra mim que Jesus me amava. A minha vida mudou. E você? Acha que ninguém te ama? Jesus te ama. E Ele te ama sem querer nada em troca. É só você aceitar Jesus agora. E a minha vida.... Quando eu olho pra minha história, minhas viagens, era nojento.

Pers 1 – Mendiga: Nojento era o lugar que eu vivia, e os restos que eu pegava no lixo pra comer. Eu fedia. Bichos andavam sobre o meu corpo. Mas uma irmã com muito amor e autoridade, disse pra mim que Jesus podia saciar toda a minha fome. Que passado horrível eu tinha. Antes a minha vida era uma droga!

Pers 3 – Irmã: Droga era o relacionamento que eu tinha com o meu irmão. Eu brigava todos os dias com ele, ele me batia. E se você briga com o seu irmão, se você brigou com o seu irmão, em nome de Jesus, você vai chegar pro seu irmão e vai pedir perdão. Sabe por que? Porque briga não é de Deus. Briga não agrada o coração de Deus. Você vai chegar pra ele e vai pedir perdão. Em nome de Jesus! Nós aceitamos a Jesus e nosso relacionamento foi totalmente transformado. Mas antes nós não tínhamos nenhum compromisso!

Page 16: Jardim do Inimigo

Pers 2 – Moisés: Compromisso era o que eu não tinha com o meu Deus. Porque eu ia na igreja só para ocupar bancos. Eu não sentia a presença de Deus. Eu ia sim paquerar as meninas, encontrar os amigos. Eu curtia a hora do louvor. Mas quando chegava a palavra, eu ficava do lado de fora. Era bem melhor ficar conversando, do que ter que ouvir o pastor pregar aquela palavra. Mas uma irmã que tomou posse da palavra que diz: “Aquele que vir alguém cometer pecado e não avisar, o sangue desta será cobrado de sua mão”. Ela fez como atalaia, e veio falar de Jesus pra mim. Poxa, eu, criado na igreja, sendo evangelizado de novo. A oração e exortação daquela irmã impactaram minha vida. Mas eu tenho um conselho para os pastores. Vocês não gostam que os jovens ficam do lado de fora conversando, mas não pregam direito. Você acha que os jovens conseguem ficar uma hora inteira ouvindo o pastor pregar sem unção? Hoje existem milhares de pastores preguiçosos, que não preparam a Palavra e sobem no púlpito, e oferecem qualquer coisa pra igreja comer. O que jovem gosta é de feijoada. Os pastores só sabem pregar sermões repetidos, e vem com a desculpa de que a palavra se renova. A palavra se renova sim. Mas os pastores não se renovam. O sangue de milhares de jovens será cobrado das mãos desses líderes. Jovens, olhem pra Jesus. Talvez vocês tenham se desviado há muito tempo. Não acha que chegou a hora de voltar? Não caia por qualquer beijinho ou abraço. Eu vou te contar uma história que começa quando eu nasci. Era uma tarde....

Todos: interrompem, querendo falar de sua própria história. Falam juntos: A minha vida mudou completamente. Eu que ia falar isso...

Vão para o fundo, enfileirados.

Retornam à frente Pers 1, 3 e 5: Sabe qual é o motivo da nossa alegria?

Retornam à frente os demais: É porque descobrimos que Jesus também morreu por:

Pers 3: Uma prostituta.

Pers 5: Uma drogada.

Pers 1: Uma mendiga.

Pers 2: Um jovem sem compromisso.

Pers 4 e 6: Irmãos que brigam.

Pers 2: Verdadeiramente, Ele tomou sobre si as nossas dores e as nossas enfermidades Ele levou sobre si. Nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído por nossas iniqüidades. O castigo que nos trouxe a paz estava sobre Ele, e por suas pisaduras nós fomos sarados.

Música judaica. Entra Jesus simulando a crucificação. Pers 2 e 4 simulam que batem os pregos.

Música.

Todos pegam suas correntes, enfileiram-se e vêm à frente, segurando correntes à frente, levantando-as e jogam no chão.

Satanás: Devolve minhas correntes. Ora, Rei. Já que estão todos salvos agora eu posso ao menos tenta-los, não?

Jesus: Pode. Porque hoje meu povo está cheio do meu Espírito Santo.

Page 17: Jardim do Inimigo

Satanás: Mas eu posso tocá-los como eu fazia antigamente, ahn?

Jesus: Experimente.

Satanás: Eu quero tocar neles. Quer ver como eu vou conseguir? Tenta se aproximar, mas não consegue. O que é isso brilhando no rosto deles?

Jesus: Esta é a glória resplandecente do meu Espírito Santo que um dia você perdeu.

Satanás: Muito bem. Já que eu não posso tocá-los, eu vou tentá-los. Quer ver como eles caem rapidinho? É muito legal tentá-los. Vocês não vão conseguir. Desistam. Esse negócio de Evangelho não é pra vocês não. Vocês não vão ser libertos de nada. Vai continuar sendo prostituta, mendiga, tudo, vocês não vão conseguir...

Interrompem Satanás, e vem à frente:

Todos: Onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus.

Satanás: E você que está aí, ahn? Quer dar um role comigo ali? É rapidinho. Tem um monte de corrente sobrando. Você quer, ahn?

Todos: Fora daqui!

Jesus acorrenta Satanás com suas correntes.

Jesus: Todo poder me foi dado no céu e na terra. Esse poder eu quero vos dar. Em meu nome, expulsarão os demônios, falarão em novas línguas, pegarão nas serpentes, e se beberem alguma coisa mortífera, nenhum mal lhes acontecerá. Vocês todos coloquem as mãos nos enfermos, e os enfermos tem que ser curados, pois eu sou Deus. Pois um dia, eu risquei a cédula que era contra vós, cravei-a na cruz e vos libertei. Despojei principados e potestades e sobre eles, eu triunfei. Hoje, eu vos dou poder e autoridade (pisa na cabeça de Satanás) pra pisar na cabeça da serpente, pois o pecado já não tem mais poder sobre a sua vida. Pois hoje, o Espírito Santo, Ele sim habitará em vós. Este é Satanás, que veio para matar, roubar e destruir. Mas eu, vim para dar vida e vida em abundância. Pois eu te amo.