Jave Nessi, agosto 2010

8
Javé Nessi “O Senhor é a noa bandeira” Publicação da Paróquia Santo Antônio - São José | Agosto de 2010 | Ano 1 | Edição 11 | Distribuição Gratuita pág. 5 Festa do Senhor Bom Jesus e São Cristóvão, de 10 a 12 de setembro, na Igreja Matriz em Campinas, São José Dia dos Pais “Honra teu pai por teus atos, tuas palavras, tua paciência, a fim de que ele te dê sua bênção” (Eclo 3,9-10)

description

Jornal Jave Nessi, edição de agosto de 2010

Transcript of Jave Nessi, agosto 2010

Page 1: Jave Nessi, agosto 2010

Javé Nessi“O Senhor é a nossa bandeira”

Publicação da Paróquia Santo Antônio - São José | Agosto de 2010 | Ano 1 | Edição 11 | Distribuição Gratuita

pág. 5

Festa do Senhor Bom Jesus e São Cristóvão, de 10 a 12 de setembro, na Igreja Matriz em Campinas, São José

Dia dos Pais“Honra teu pai por teus atos, tuas palavras, tua paciência, a fim de que ele te dê sua bênção” (Eclo 3,9-10)

Page 2: Jave Nessi, agosto 2010

2 www.paroquiasantoantonio.netar

tIgo

do

Páro

Co

NOSSA CASA

Pe. Hélio da Cunha

Em agosto, tem bolo na casa de muitos paroquianos. Confira os aniversariantes deste mês: Ignês (Marmitinha do Amor), Suzete (Grupo Sta. Paulina), Paulo Ste-ffens (Mov. Irmãos), Nicole (Coroinhas), Terezinha Farias (CPC) e Elza (Liturgia). Desejamos a todos um dia abençoado, alegre, com saúde e paz!

Viajando para os Santuários Europeus!

e Portugal. Se perguntásse-mos onde foi o local da maior e melhor presença de Deus, garanto que todos diriam: “Não temos escolha, em to-dos os lugares sentimos que existe um Deus que vela por nós e é nosso verdadeiro companheiro de viagem”.

Entre tantos Santuários Marianos, visitamos tam-bém a Igreja de Santo Antô-nio em Lisboa; as Igrejas de Santa Rita de Cássia, São Francisco de Assis e Santa Clara na Itália, o Santuário de Santiago de Composte-la na Espanha; a Basílica do Sagrado Coração de Jesus em Paris; a Basílica de São Pedro e São Paulo

mo refúgio, o último socor-ro. Diante do trono de cada aparição de Nossa Senhora sentíamos um peregrino refletindo sobre o milagre da Santa. Era aí e é aí que acontece o maior milagre: o renovar da esperança! Mistério que ali se realiza no silêncio do coração, no gesto das mãos postas, nos lábios que balbuciam uma oração, no olhar. “O jugo torna-se suave e o fardo fica leve...” (Mt. 23,4), por-que sob o olhar amoroso de Nossa Senhora caminha-mos seguindo a Jesus pelo caminho.

Visitamos os santuários da Itália, França, Espanha

em Roma e tantos outros lugares. Cada um destes a transmitir para os peregri-nos uma bênção especial. E todos estavam receptivos a receberem as graças que o Senhor Deus tinha reser-vado em cada um desses lugares especiais.

Termino este relato de uma experiência vivida nos olhos, nas mãos e no cora-ção de Nossa Senhora ao falar aquilo que Ela disse aos serventes nas Bodas de Caná da Galiléia: “Fa-zei tudo o que Ele vos dis-ser.” Pedido de Mãe não se nega, muito mais quando essa é a Mãe de Jesus e a nossa também.

por onde estavam passan-do. Todos amavam e amam muito a Jesus e a Nossa Senhora.

A Eucaristia que celebrá-vamos em quase todos os dias era o ponto alto da nos-sa peregrinação. Lágrimas misturadas com sorrisos rolavam pelos nossos ros-tos como sinal de um amor a Deus que circulava em nosso meio. E formava em nosso grupo uma grande e preciosa família, pois era assim que nos tratávamos – Família de Peregrinos.

Nas viagens de ônibus de um país para outro, às vezes oito a dez horas de percurso, a primeira coisa que fazía-mos era a oração da manhã com cânticos, leituras bíbli-cas, reflexões e preces. Isso em alguns momentos durava de uma a duas horas. Muitas vezes, as viagens da manhã eram curtas, quando estáva-mos no mesmo país, pois o guia já começava a sua ex-plicação. A família de pere-grinos reclamava, então, que não tínhamos feito a nossa oração.

Gostaria de lembrar que uma viagem como esta não se tem por objetivo descan-

sar. Muito pelo contrário, voltamos mais cansados do que fomos, pois o serviço do peregrino é peregrinar e quem peregrina caminha, vai em frente, tendo sempre uma meta a alcançar.

Nos lugares abençoados por onde passamos, nota-mos milhares e milhares de peregrinos que chegam aos santuários para cantar as glórias de Jesus e de Ma-ria. Percebíamos a troca de olhares dos peregrinos com Nossa Senhora. Ela que tem tantos nomes, como diz o Pe. Zezinho em uma de suas canções: “Tem ela mais de trezentos nomes”. Nos olhares dos peregri-nos notávamos as súplicas que saíam de cada coração sofrido e machucado que encontravam no olhar da mãe Maria uma palavra de conforto e de esperança. Também no sorriso dos pe-regrinos, sentíamos a grati-dão pelas inúmeras graças e milagres recebidos.

O olhar carinhoso da mãe de Jesus e nossa so-bre todos os peregrinos, acariciava e abraçava a cada filho e filha que ali se encontrava buscando o últi-

Entre os dias 5 a 23 de julho do ano corren-te, com um grupo de 32 pessoas, saímos como peregrinos para os San-tuários Europeus. Uma experiência de Deus que não posso explicar ape-nas com palavras, pois foi uma vivência muito profunda da ternura de um Deus apaixonado de amor por nós.

Muitas vezes já via-jei para a Europa, seja para a Terra Santa, os Santuários ou para ou-tros lugares. E vejo cada vez mais que diferentes grupos têm sua carac-terística especial. Em cada um existem sem-pre os que levam a sério a peregrinação, como também, têm aqueles que vão para fazer ape-nas turismo ou compras. Agora não posso deixar de falar a verdade so-bre o grupo que viajou comigo durante esses dias. Foi, sem dúvida, diferente dos outros. To-dos buscavam o mesmo ideal: queriam rezar. De-sejavam aprender mais e mais sobre os lugares

“Medite na Palavra de Deus e ela terá o poder de transformar suas inclinações naturais para elevar seu espírito com pensa-mentos puros e sublimes.”

agEnda dE agoSto

DATA HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL DATA HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL06 18h30 Adoração ao Santíssimo Sacramento Campinas e Kobrasol06 19h30 1ª Sexta-feira do mês-Missa Campinas e Kobrasol08 à 15 Semana da Família Campinas08 19h Missa de abert. da Semana da Família e do Jubileu de Prata Pe. Sérgio de Souza Campinas08 21h Jantar do Jub. de Prata Pe. Sérgio de Souza Campinas09 20h G.O. RCC – Semana da Família Campinas09 14h Com. Dia dos Pais-Grupo S. Paulina Campinas10 20h30 Hora Santa – Movimento de Irmãos Campinas13 à 15 Retiro Metanóia – Sopro de Vida 14 14h Escola Catequética Campinas14 18h Casamento Comunitário Campinas14 20h Enc. de Cultivo e Esp. – G. de Casais Aliança Campinas15 12h Almoço da Família Campinas15 18h Missa Jubileu Prata Pe. Sérgio de Souza Kobrasol16 19h30 Reunião CPC Kobrasol21 14h II Gincaju – JUCRI Kobrasol

23 20h Reunião CPC Campinas27 20h Renião CPP Kobrasol29 8h Escola de Formação Paulo Apóstolo – RCC Campinas29 8h30 Encontro Arquidiocesano dos GBF Baln. Camboriú29 Dia do Catequista - Confraternização Campinas e Kobrasol

(São Padre Pio de Pietrelcina)

Pe. Helio preside a Missa nas Catatumbas de Domitilla, em Roma

Page 3: Jave Nessi, agosto 2010

3www.paroquiasantoantonio.net

diácono neri Candido

MATURIDADE CRISTÃ

Euclides e Marta Horn

4 de agostodia do Padre

Contemplai a glória de deus

Semana Nacional da Família na Paróquia Santo Antônio Miriane Priscila Paim

Elenir Lopes Pereira de Morais

Estamos em um tempo de muita aflição, insegurança, vio-lência, mas isso não significa que tenhamos de aceitar essas condições que o sistema nos

apresenta. Muitas vezes, somos co-

locados diante de situações que não entendemos porquê elas chegam a nossa vida. Às vezes, nem tudo é mau como parece. Deus tem um propósito

maior através delas. Todas as situações de hoje

podem ser um testemunho ama-nhã. Não se esqueça que Deus dispõe de todas as coisas para o bem daqueles que o amam. (Rm 8,28)

Mensagem do mês

De 8 a 15 de agosto, a Igre-ja viverá a Semana Nacional da Família. O evento acontece to-dos os anos desde 1992, quan-do foi instituída pela primeira vez nas paróquias do país e sempre neste mês.

A Paróquia Santo Antônio também vai refletir sobre o ob-jetivo de evangelizar as famí-lias, ajudá-las a resgatar e re-descobrir os valores humanos e cristãos.

Venha, traga sua família, convide seu vizinho, amigo e vamos fazer estremecer de un-ção e amor fraterno Campinas, Kobrasol e toda a região.

Jesus e Nossa Senhora De-satadora dos Nós estarão no meio de nós abençoando as famílias.

Serão sorteadas duas ima-gens da Desatadora dos Nós durante o almoço do dia 15 de agosto. Confira a programação:

8/08, 19h, Igreja Matriz de Campinas: Missa de abertura da Semana da Família – Ho-menagem aos pais e Jubileu de Prata Sacerdotal do Pe. Sérgio de Souza. Resp: Equipe de Li-turgia e Pastoral Familiar.

9/08, 20h, Igreja Matriz de Campinas: Oração, louvor, cura e libertação da família. Resp: Grupo de Oração da

RCC.

10/08, 19h30, Igreja Matriz de Campinas: Missa de Santo Antônio e São Lourenço em ho-menagem a família diaconal – Bênção dos casais. Resp: Diá-conos, candidatos ao diaconato e equipe de liturgia.

11/08, 15h e 20h, Igreja Matriz de Campinas: Missa de Nossa Senhora Desatadora dos Nós – Bênção das famílias. Resp: Ser-vos e servas de Maria.

12/08, 8h e 20h, Igreja Matriz de Campinas: Missa de Nossa Senhora Desatadora dos Nós – Bênção das famílias. Resp: Ser-vos e servas de Maria.

12/08, 20h, Igreja do Kobra-sol: Celebração da Palavra com os Grupos Bíblicos em Fa-mília e pais dos catequizandos. Resp: GBF e Catequese.

13/08, 20h, Igreja do Kobra-sol: Hora Santa das famílias - Resp: Equipe de liturgia do Kobrasol.

14/08, 18h, Igreja Matriz de Campinas: Missa e celebra-ção do matrimônio comunitário. Resp: Pastoral Familiar.

15/08, 8h, Igreja Matriz de Campinas: Missa de Ação de Graças pela Semana da Família. Resp: Movimento de Irmãos.

15/08, 12h, Salão Paroquial de Campinas: Almoço festivo de confraternização das famí-lias e encerramento da Sema-na Nacional na Paróquia. Ad-quira o convite nas secretarias de Campinas e do Kobrasol. Resp: Pastoral Familiar.

15/08, 11h e 15h, Salão Paro-quial de Campinas: Praça de lazer para as crianças.

No dia 6 de agosto, come-moramos a transfiguração de Jesus. Este fato escrito em Lu-cas, Mateus e Marcos tem mui-to a nos ensinar.

Jesus sobe a montanha para estar em contato com o Pai, le-vando consigo Pedro, João e Tiago. Lá em cima sua aparên-cia muda, tornando-se gloriosa. Aproximam-se dele Moisés e Elias e os três conversam so-bre sua paixão. O Pai se ma-nifesta demonstrando seu amor pelo Filho.

Contemplar este quadro magnífico nos ensina que Je-sus verdadeiramente é o filho de Deus, o messias esperado e anunciado pelos profetas, através dos séculos. Dão tes-temunho Dele Moisés e Elias, mostrando a sua íntima ligação com o povo retratado no Pri-meiro Testamento, os apóstolos presentes e o próprio Deus.

Jesus tem o testemunho dos céus e da terra sobre a veraci-dade da sua pessoa. Que mais você precisa para acreditar?

Quem sabe subir a monta-nha para estar em contato com Deus, isto é, rezar. Abrir o cora-ção na presença do Senhor que lhe trouxe a redenção. Silenciar para escutar sua “voz” e com-preender seus desígnios. De-pois, descer a montanha para, em contato com os irmãos, fa-zer acontecer a Sua vontade, participando da construção do seu Reino de amor, justiça, so-lidariedade e inclusão.

O tema será “Família, formadora de valores humanos e cristãos”O dia do padre é celebrado em 4 de agosto desde 1929, quando o Papa Pio XI proclamou São João Maria Vianney como “padroeiro dos párocos de Roma e do mun-do católico”.

João Maria Vianney nasceu na França, no ano de 1786, e depois de passar por dificuldades devido às poucas habilidades, foi ordena-do sacerdote.

Foi enviado para a pequenina Ars, no interior da França, como auxiliar do Pe. Balley, o mesmo que vislumbrou, por santa ins-piração, seu dom à vocação e o preparou para o sacerdócio. De-pois de ordenado, deixou Vianney servindo no confessionário.

Amado e respeitado pelos fi-éis e pelo clero da Igreja, a fama de conselheiro correu por todo o mundo cristão. Conhecido também como o Cura d´Ars, morreu em 1858 e foi canonizado em 1925.

O Cura d’Ars entende o cha-mado para ser um servo de Deus, um sacerdote, um “pai” (padre) à semelhança de Cristo, que amou e deu sua vida ao povo pobre, sim-ples e marginalizado.

É o padre que, através do Evan-gelho, leva os homens a Deus pela conversão da fé em Cristo. São pessoas que nascem com esse dom e, logo cedo ou no momento oportuno, ouvem o chamado de Deus para se consagrarem à Ele.

Somente o sacerdote é capaz de realizar tantos feitos como celebrar a Eucaristia, pregar o Evangelho, acolher os pecadores, orientar e acompanhar. Um pai es-piritual dado pelo Senhor para nos guiar no caminho da salvação.

Hoje temos a graça de ter como pároco o nosso querido Pe. Hélio. Que Deus continue lhe abençoan-do, com saúde e graças, para es-tar ainda muitos anos nos guiando como fiel pastor. Parabéns a todos os padres!

No dia 15 de agosto, a Igreja celebra a solenidade da Assunção de Nossa Senhora ou Nossa Senhora Assunta ao céu, ou ainda, Nossa Senhora da Glória. A Assunção de Nossa Senhora é um dogma proclamado por Pio XII em 1950. “A Imaculada Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, terminando o curso de sua vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial”.

Page 4: Jave Nessi, agosto 2010

4 ESPECIAL

Paulo Elias de Souza

A história da Paróquia de 1991 a 1995neste período, um fato para ficar marcado: aproximadamente 600 crianças participaram da Primeira Eucaristia

Eram 19h, do dia 15 de junho de 1991, quan-do iniciou a Missa de posse do quinto pároco da história da paróquia, Pe. Gervásio Fuck. No seu período como páro-co, procurou aumentar o entrosamento entre as comunidades.

Em 1992, Pe. Ger-vásio contou com a ajuda do Pe. Severino, do PIME (hoje vigário paroquial em Ibiporã, norte do Paraná,) para celebrar as Missas dos finais de semana. Em outubro daquele ano, a paróquia recebeu um novo vigário - Pe. Gre-gório Petry - que ficou aqui por apenas quatro meses, pois foi nome-ado pároco de Major Gercino. Em seu lugar, assumiu Pe. Raul de Souza, que havia sido nosso segundo pároco entre os anos de 1980 e 1987.

O ano de 1992 ficou marcado para a Pasto-

ral Catequética pelo pri-meiro retiro paroquial de catequistas. Participaram aproximadamente 100 ca-tequistas. E cerca de 600 crianças, das quatro co-munidades que integravam a paróquia naquela época, fizeram a Primeira Euca-ristia, o que possivelmente tenha sido um número ja-mais superado.

No ano de 1993, tive-mos a primeira ordenação diaconal em nossa paró-quia, quando o então se-minarista Alcione Berken-brock (atual pároco de Garopaba) foi ordenado diácono, numa celebra-ção muita festiva na Igreja Matriz. Sua ordenação sa-cerdotal ocorreu três me-ses depois. Em seguida, começou a trabalhar na paróquia, dedicando-se as atividades pastorais na comunidade Chico Men-des. Naquele mesmo ano, com grande incentivo do Pe. Gervásio, foi fundado o Apostolado da Oração do Kobrasol com cerca de 90 membros. No ano seguinte, Campinas se-

diou pela primeira vez um encontro geral do Aposto-lado da Oração com a pre-sença de mais de quatro mil pessoas.

Neste período, surgi-ram vários grupos de jo-vens na paróquia, como JAEF (Jovens Amigos, Esperança do Futuro), JUTAC (Jovens Unidos Testemunhando o Amor de Cristo), JUCA (Jovens Unidos a Caminho de Cristo) e Sopro de Vida, em Campinas. JUSC no Kobrasol, Javé-Nessi na Procasa e Novo Amanhe-

Você sabia que:# Na visita do papa João Paulo II a Florianópolis, em 1991, Campinas foi

o ponto de encontro de padres, diáconos e ministros da Eucaristia. Uma

caravana com mais de 30 ônibus saiu da Igreja em direção ao Aterro da

Baía Sul, onde ocorreu a Missa Papal.

# O Sedemir (da rádio Cultura) já foi catequista de 1ª Eucaristia e Crisma

na paróquia.# O Pe. Luis Antônio Caon, atual pároco da paróquia Nossa Senhora da

Boa Viagem, no Saco dos Limões, foi seminarista aqui em Campinas.

gabriela, filha de Jucélio Valcir e

Maria aparecida alexandre, foi

batizada no dia 2 de julho de 1995,

pelo Pe. gervásio

PLANEJE SEU FUTURO

Aprende a eleger suas reais PRIORIDADES

Proteja sua famíliaAdministre melhor seu dinheiro.

Aumente sua renda usando horas improdutivas

Aprenda a planejar desde cedo sua aposentadoria para não depender somente do governo ou de parentes no futuro

Agende horário para conhecer todos os nossos benefícios, através do telefone (48) 8406 3268, com EDILSON.

No dia 28 de julho, Waldir Sérgio de Melo e a esposa Eni Selma de Melo celebraram 50 anos de casados. O ca-sal e os quatro filhos saíram de Angelina para morar na Rua Osni João Vieira, em Campinas, no ano de 1972, local onde estão até hoje.

Waldir veio em busca de continuar o trabalho como alfaiate, profissão que exerce há 48 anos. Ao chegarem a Campi-nas já se engajaram na Paróquia. Começaram a trabalhar nas festas de Santo Antônio, sendo ainda festeiros na até então igreja de madeira.

O alfaiate conta que, em 1984, ele e a espo-sa entraram para o Mo-vimento de Irmãos. No final do ano de 1988, o casal foi convidado para ajudar a criar a Pasto-ral Familiar na Paróquia Santo Antônio. Nestes 22 anos que participam já a coordenaram por sete vezes. Waldir e Eni fa-zem até hoje aconselha-mento para casais com dificuldade no matrimô-nio, ajudam a preparar os pais e padrinhos para o batismo e os noivos para o casamento.

Histórias para contar, nestes 38 anos dedica-dos à Paróquia Santo

Antônio, são várias. “No ano que fomos festeiros, arrecadávamos prenda de casa em casa. Nes-ta mesma festa, ocorreu um temporal e sobrou muita galinha assada. Então, saímos a vender nas lanchonetes da re-gião”, relata.

As três filhas do ca-sal foram catequistas na Paróquia Santo Antônio. “Criamos nossos quatro filhos na Igreja. Que as pessoas possam tomar como exemplo amor à Igreja e às pessoas. A gente passa, mas a Igre-ja fica. Que os jovens te-nham mais amor à Igreja. Não pensamos em parar

nossos trabalhos na Pa-róquia, pois temos muito amor pela obra de Deus. E devemos dar testemu-nho para as pessoas que chegam”, afirma Waldir.

O casal de Melo coor-dena o Grupo Bíblico na

rua onde moram. Quan-do pensa em uma receita para manter os 50 anos de matrimônio ao lado da esposa Eni, Waldir tem a reposta pronta: “respei-to um pelo outro, muita persistência e oração,

ter Deus no casamento a todo instante. Para che-gar aos 50 anos, muita água corre debaixo da ponte. E se a gente não cuidar, a ponte vai embo-ra. E, é claro, amor um ao outro”.

cer e Nossa Senhora Apa-recida, no Roçado.

A Igreja Matriz, em 1995, recebeu as grades que até hoje a protegem. No fim daquele ano, Pe.

Gervásio foi transferido para a paróquia de Leo-berto Leal. Atualmente, é pároco da paróquia de São Sebastião, em Tiju-cas. Em seu lugar, assu-

miu Pe. Sérgio de Sou-za, que trabalhou aqui entre 1996 e 2002, período do próximo capítulo da história da paróquia.

Há 38 anos, o casal de Melo atua na Igreja e sem pretensão de parar

O paroquiano Waldir de Melo com a família

Page 5: Jave Nessi, agosto 2010

5www.paroquiasantoantonio.net

NOvO MUNDOVem aí, a tradicional festa do Senhor Bom Jesus e São Cristóvão, de 10 a 12 de setembro, na Igreja Matriz, em Campinas, São José. Contará com Missas espe-ciais, prêmios, praça de alimentação e muita alegria. Participe com toda sua família. Mais informações na próxima edição do jornal Javé Nessi.

retiro de aprofundamento atrai 82 jovens

Crismando em ação

Campanha do Leite

rádio também é local de evangelizar

O retiro de aprofun-damento dos servos do grupo de oração Sopro de Vida, realizado nos dias 10 e 11 de julho, em Canas-vieiras, foi repleto de bên-çãos na vida dos 82 jovens que participaram. Os pre-gadores cheios de unção, Rafael e Maria Jose, de Curitiba, mostraram que a busca pelo caminho da santidade começa aqui e agora. E lembraram que além de servos somos filhos do Pai e a Ele re-tornaremos e viveremos plenamente a vida eterna.

Junto com os pregadores também vieram Andreza e Leticia que intercederam pelo retiro.

Luana Rafael Pereira da Silva fala se os objeti-vos deste retiro foram al-cançados: “Sim, não só al-cançou como superou por me fazer perceber o quan-to posso me doar mais a Ele, sem necessariamente transparecer para as ou-tras pessoas, porque Deus sabe de mim, da minha capacidade e das minhas limitações”.

Perguntamos ao reti-

rante Guilherme Ramos de Souza o que leva do retiro para sua vida. “Esse retiro em especial me en-sinou muito sobre o ‘que é’ e ‘como ser’ um servo. E bem mais do que ser servo, aprendi a ser filho. O servo obedece às or-dens do seu mestre e o filho atende ao chamado do pai. Humildade, obedi-ência e respeito ao pai e aos irmãos, esse é o cami-nho de um filho que serve. Deixo aqui uma passagem para os servos refletirem: I Coríntios 9,16-19”.

Crismando, você que optou por confirmar as promessas do seu ba-tismo, tem mais uma opção para fazer na sua vida cristã. De 13 a 15 de agosto, todos os ado-lescentes da Crisma de Campinas e do Kobrasol estão convidados a fazer o retiro Metanóia.

Será o momento do jovem decidir mudar de vida e seguir a Jesus. Afinal, todo crismando sabe que sua missão co-meça após o Sacramento do Crisma.

Sabemos que o ado-lescente fez a opção certa em se matricular na catequese para bus-

car reascender o Espí-rito Santo dentro de si. Então, venha participar também do retiro Meta-nóia e sinta a chuva de bênçãos do Senhor na sua vida.

Contato para o retiro com Odir - 8401-6805, Ney - 9131-8078 ou Leo - 8415-0476.

O Sopro de Vida está promovendo a Campanha do Leite para auxiliar a Ação Social da Paróquia Santo Antônio, em São José. Todo terceiro sábado de cada mês, o jovem que participa do Sopro é convidado a doar um litro de leite.

Não se pode dizer que ser cristão é somente ir à Missa. O verdadeiro cris-

tão pratica a caridade em benefício do irmão mais necessitado. No último mês, foram arrecadados aproximadamente 150 li-tros. Este ato de genero-sidade confirma que cada um fazendo a sua parte, várias famílias serão be-neficiadas.

A Ação Social se res-ponsabiliza pela distribui-

ção junto às famílias caren-tes. São pastorais juntas em prol de um mundo menos desigual. Se você se sentiu tocado com esta campanha, traga um litro de leite na reunião do So-pro no dia 21 de agosto, às 19h40. Ou também pode deixar na secretaria da Pa-róquia. Participe e faça a sua parte.

O fundador da Comuni-dade Católica Divino Olei-ro, Pe. Marcio Alexandre Vignoli, muito ligado ao Sopro de Vida, convidou há nove anos os jovens para criarem um programa de rádio e prontamente o Ministério de Comunica-ção aceitou.

Como os envolvidos na criação da programa-ção e do nome recente-mente haviam participa-do de acampamentos na Canção Nova, identifica-ram-se com o projeto do Dunga, consagrado da comunidade, denominado “por hoje não vou mais pe-car - PHN”. Assim surgiu e

está no ar, desde maio de 2001, o programa PHN do Sopro de Vida.

O PHN vai ao ar todos os domingos na Rádio Cultura 1.110 AM, das 17 às 19h. Tem a oração do terço, a Trindade PHN, a novena da Desatadora dos Nós, leitura e refle-

xão da Palavra através do Evangelho do dia, a participação do ouvinte e muito mais.

Os ouvintes podem ligar através do telefone 3201-1110 para pedir ora-ções, músicas e partilhar ao vivo a experiência com Deus. Participem!

Luciane Fermiano

Integrantes do Sopro na Rádio Cultura: Carol, Evandro, Silvioney, Maira, Diego e Gustavo.

Sopro de Vida a todo vapor

Foto

s:Ca

rol D

ias

Page 6: Jave Nessi, agosto 2010

6 www.paroquiasantoantonio.net

ENTRE IRMÃOS

Segunda edição de evangelização das famílias da catequese

Casamento comunitário na Semana da Família

Animação na primeira festa julina do Kobrasol

Lígia Maria dos Santos LemesEuclides e Marta Horn

Lucas Kamers

Número de pais participantes superou a expectativa

O dízimo na história de Israel - termômetro espiritualElenir Lopes Pereira de Morais

O dízimo era uma espé-cie de termômetro da vida espiritual do povo de Deus. Nos tempos em que se man-tinham fiéis a Deus, os ju-deus davam também o dízi-mo. Quando, porém, vinham períodos de pecados e deso-bediência, negligenciavam o pagamento do dízimo.

Ainda hoje a fidelidade na contribuição é um termô-metro bastante exato na vida do dizimista. Quando ele co-

meça a se afastar de Deus o dízimo é uma das primeiras coisas a sofrer. Na Bíblia, em Ne 13,11, o sacerdote Nee-mias exclama com energia: “Por que foi abandonada a casa de Deus?” E o povo se despertou de sua negligência e trouxe o dízimo à Casa do Senhor Deus de Israel.

Um dos grandes tropeços espirituais está no fato de que quando tudo transcorre bem na vida cotidiana, o dízimo também vai bem, mas quan-do vêm as dificuldades, o dízi-

mo é facilmente esquecido. A fidelidade para com

Deus em relação ao dízimo deve ser exercida em todas as circunstâncias da vida. “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente”. Irmãos, somos dizimistas. Porque tudo quanto somos e temos, esperança de ser ou ter, devemos à bondade e à graça de nosso Pai Celestial. E a gratidão impulsiona nos-so coração a fazer o que Ele quer. Deus conta com a nos-sa fidelidade.

No domingo, 15 de agosto, uma Missa às 18h, na Igreja do Kobrasol, vai celebrar o Jubileu de Prata do Pe. Sérgio de Souza. Participe deste importante momento do Pe. Sérgio, que foi pároco da Paróquia Santo Antônio de 1996 a 2002. Hoje ele é o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, bairro Fazenda, em Itajaí. Parabéns Pe. Sérgio e obrigado pela sua doação de vida!

Aconteceu nos dias 26 e 27 de junho o “Retiro de Aprofundamento” aos pais da catequese de nossa Paróquia. Mais uma vez, a Pastoral Familiar e Catequé-tica se uniram para realizar o retiro. O convite foi entregue a todos os pais que haviam participado do encontro de um dia em 2009.

O retiro teve início no sábado, às 14h, e foi até as 22h. Então os 116 par-

ticipantes foram para casa após um momento forte da misericórdia de Deus com o Sacramento da Confissão e Adoração ao Santíssimo.

No domingo, retornaram às 8h30 e, assim como no sábado, foram se aprofun-dando cada vez mais no conhecimento de Jesus Cristo e da sua Igreja. O en-cerramento aconteceu com uma Missa às 16h30. Logo em seguida, os pais agra-deceram pela oportunidade de participar de momentos

em que puderam fazer uma verdadeira experiência do amor de Deus. Alguns parti-cipantes afirmaram que suas famílias foram restauradas a partir daquele dia.

Que os pais valorizem estes encontros e retiros que a Paróquia oferece para um aprofundamento da fé e acompanhem com bastante empenho os trabalhos da catequese. O Senhor nosso Deus, que é rico em miseri-córdia, derrame suas bên-çãos sobre todas as famílias.

Novamente neste ano, dentro da comemoração em nível nacional da Se-mana da Família, a Pas-toral Familar da Paróquia Santo Antônio de Campi-nas vai proporcionar o Ca-samento Comunitário.

O objetivo é atender aos casais que sonham em oficializar a situação con-jugal de cristãos, mas que

não dispõem de recursos financeiros para este fim, e também para manter as fa-mílias ainda mais unidas.

A cerimônia este ano será no dia 14 de agos-to, às 18h, e vai selar a união de 13 casais. Como já ocorreu no ano anterior em que oito casais viven-ciaram as suas uniões pe-rante Deus, os familiares e a comunidade, foi um

dos momentos mais sig-nificativos da Semana da Família.

A cerimônia foi presidi-da pelo Pe. Hélio da Cunha que de maneira incansável ajudou nos preparativos e na organização da cerimô-nia, o que vai se repetir no-vamente em agosto, pois os casais terão direito a todos os detalhes de uma celebração de casamento.

Ocorreu no dia 17 de julho, a primeira Festa Julina oficial da comu-nidade do Kobrasol. Um momento de grande ale-gria, com muita comida, quentão e diversão. A festa foi realizada com organização da coorde-

nação do CPC.Como destaque, a

quadrilha foi apresentada pelos jovens dos grupos JUCRI e VIDA. Por sinal, com uma quadrilha bem diferente: ao som de Mi-chael Jackson e Britney Spears, os jovens anima-ram a noite da festa.

Além da quadrilha, aconteceram várias brin-cadeiras, animadas pela coordenadora da liturgia do Kobrasol, a Vera. Tam-bém teve a participação de várias pastorais da comu-nidade que fizeram da fes-ta um momento de união, amor e muita diversão.

Casamento comunitário em 2009

Page 7: Jave Nessi, agosto 2010

7www.paroquiasantoantonio.net

Lucas Kamers

PASTORAIS E MOvIMENTOS

O dom precioso do pai 2ª Concentração Arquidiocesana dos GBF’s

A missão do catequista

O segundo domingo de agosto é sempre dedicado a todos os pais

Parabéns a todos os catequistas da Paróquia pelo seu dia, 29 de agosto!

djalma Lemes

Ioléte

Marisa raquel Fernandes

Celebrar o Dia dos Pais é exaltar o dom maravilhoso de Deus que concede ao homem a possibilidade de ser pai. Revelar e reviver na terra a mesma paternidade de Deus. Se pudéssemos imaginar o que isto significa, a grandeza da missão e a magnitude da tarefa, certamente, nós pais, ficaríamos assustados.

Somos chamados a re-ceber com amor, o dom ma-ravilhoso dos filhos, a prover o necessário para que sejam felizes, a educá-los no amor e para o amor, a mostrar-lhes a Face do Pai de todos os pais e um dia, apresentá-los a Deus dizendo: “Eis ai, Senhor, os filhos e filhas que me confiastes”!

Na luta diária da vida pro-

Queridos catequistas, pa-rabéns pelo seu dia, celebrado em 29 de agosto! Que bênção é conduzir Cristo às pessoas, e também, conduzi-las a Ele. Esta é uma missão nobre, santa e eterna.

Jesus no Sermão da Mon-tanha, assim se expressou: “Aquele que viver na prática meus mandamentos e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado grande no Reino dos Céus” (Mt 5,19).

O último pedido de Jesus antes de partir deste mundo foi: “Anunciem meu Evan-gelho a toda a criatura” (Mc 16,15). Portanto, Ele deter-minou: “Façam discípulos! Transformem todos os povos em seguidores meus”.

curei cuidar para que sempre tivessem o necessário, desde pequenos busquei ensinar-lhes os caminhos da bonda-de, da ternura e do amor, em minha fragilidade e em meio a um mundo de tantos cami-nhos, mostrar a eles os Teus caminhos. Eles aprenderam a apreciar os Teus mandamen-tos e preceitos e descobriram a reconhecer-Te como Pai e a Teu Filho Jesus como Senhor e Mestre de suas vidas.

Existem escolas para tantas coisas, pena que não exista uma escola para for-mar pais verdadeiros, pru-dentes e sábios!

Mas podemos aprender e receber de Deus a gra-ça de ser verdadeiros pais: responsáveis, mansos, ca-rinhosos, felizes, cheios de ternura e firmeza, homens

Santo Agostinho na Instru-ção aos Catecúmenos – 11,4 – dizia: “Aquele que catequi-za, faça-o com alegria!”

Em decorrência de mu-danças profundas na socie-dade que atingem a vida da Igreja, precisamos suscitar com novo impulso o espírito evangelizador do Pentecos-tes. Os novos tempos e a quebra de valores são desa-fios que requerem um aco-lhimento convincente, pois evangelizar é, em primeiro lugar, acolher. Na acolhida já se inicia o exercício dos caris-mas que servem para a edifi-cação da Igreja.

Nosso trabalho é tornar Deus conhecido, amado e servido. É dar testemunho – e testemunhar não é falar de si, mas de Deus; é ser prova

de fé e oração, de Deus e, certamente, se cumprirá em nossas vidas o canto de salmista: “Felizes os que temem ao Senhor, os que andam em seus caminhos. Poderás viver, então, do trabalho de tuas mãos, se-rás feliz e terás bem estar. Tua mulher será em teu lar como uma vinha fecunda. Teus filhos em torno à sua mesa serão como brotos de oliveira”(Sl 127).

Então, seremos pais se-gundo o coração de Deus. Pais que a nossa sociedade caótica e desorientada tanto precisa. Pais, que as nossas crianças, nossos adolescen-tes e jovens tanto sonham. Pais, que nossos filhos te-riam o orgulho de dizer: Eu quero ser um Pai como é o meu Pai.

pessoal em favor de Jesus, de sua palavra e realizações, enfatizando que Ele é o senti-do pleno da vida, nossa razão de viver e de evangelizar.

Sua palavra não passa, não se extingue. Pelo contrá-rio, tem que estar sempre pre-sente entre os cristãos. Jesus conta com tua voz, com a mi-nha e com a nossa.

Precisamos falar mais pelo exemplo do que pelas palavras proferidas. Só as-sim poderemos chegar ao coração daqueles a quem evangelizamos.

Que nós, catequistas, pos-samos usar nossa voz para que a palavra de Deus seja comunicada por meio dela. E louvado seja Aquele que nos mandou pregar o Evangelho a todos os povos.

O grupo de jovens JU-CRI, juntamente com o gru-po VIDA, preparam o even-to mais divertido e animado do ano: a 2ª GINCAJU.

A segunda edição da gincana é feita para os cris-

mandos do primeiro e segun-do ano do Kobrasol. Será no dia 21 de agosto, às 14h, no salão da Igreja.

Em 2009, a GINCAJU foi realizada com o objetivo de chamar mais jovens ao grupo JUCRI (Jovens Unidos em

Cristo). Agora, todos estão convidados a participar do grupo VIDA (Vivenciar Igre-ja Doação e Amizade), fun-dado este ano.

Mais informações na secretaria da Igreja do Kobrasol.

Prepare-se para a segunda edição da gincana do JUCRI

Estamos vivendo um tempo de graça, preparando-nos para a 2ª Concentração Arquidiocesana dos Grupos Bíblicos em Família (GBF).

É nossa responsabilida-de, como animadores e par-ticipantes dos GBF’s, convi-dar os familiares, vizinhos e

toda a comunidade para este evento que ocorrerá no dia 29 de agosto, com início às 8h, no Ginásio de Esportes de Camboriú (Paróquia Di-vino Espírito Santo). Haverá show com o cantor católico Antonio Cardoso.

Mobilize seu movimen-to, pastoral e vamos juntos manifestar nossa alegria de

viver a Igreja nas casas. Haverá ônibus gratuito

com saída em frente à Igre-ja Matriz de Campinas e do Kobrasol. Inscreva-se na se-cretaria paroquial pelo fone 3241-0637 e traga cópia de documento de identidade.

Informações com Ioléte pelos telefones 9139-8597 e 3259-2603.

Estamos iniciando o livreto do Tempo Comum que nos faz refletir pro-fundamente a importância de Jesus em nossas famí-lias. Uma prova de que os GBF’s só trazem alegrias e nos preenchem espiri-tualmente, pois em cada lar que chegamos somos bem acolhidos.

Os grupos do condo-mínio do Alzemiro João Vieira, animados por Lin-

daura Feltrin e Otilia Fabri, nas quintas-feiras, mantém-se cada vez mais unidos e presentes na caridade junto a Ação Social de Campi-nas. Já doaram enxovais de bebê, roupas, mantas e meias de lã, feitos pelos próprios participantes do grupo. Algumas mulheres doaram as lãs e outras con-feccionaram, como Rosalina Gobb que tem 90 anos e é um exemplo e incentivo para todos nós.

Os grupos mantêm men-

salmente, doações de lei-te e cestas básicas para a manutenção das famílias carentes cadastradas.

Meu irmão, abra a porta de sua casa, do seu apartamento para receber Jesus através da oração, da palavra, solidariedade e troca de fraternidade. Va-mos fortalecer nossa cami-nhada de Igreja nas casas visando à continuidade ao projeto de Jesus “que veio para que todos tenham vida em abundância”.

GBF – o caminho do encontro pessoal e comunitário com JesusMarta Helena de Moraes Horn

Page 8: Jave Nessi, agosto 2010

8 www.paroquiasantoantonio.net

Alexandre venceu a “dependência cruzada” e hoje é feliz

Década de 80. Com 22 anos de idade, o mú-sico Alexandre perde a mãe. Ficou sem o porto seguro. E assim acon-tece o primeiro contato profundo com o álcool. “Na época era a fase do cuba: vodka com co-ca-cola, vinho também. No começo tudo é brin-cadeira, mas depois vai se agravando. Eu acre-dito numa predisposi-ção para este tipo de situação”, relata. O pai e alguns tios apresen-tavam problemas com o álcool.

Por volta dos 25 anos, o músico parti-cipa de um festival de rock em Laguna e um amigo o “apresenta” à cocaína. Alexandre nunca tinha experimen-tado e conta que a dro-ga “tirava” o efeito do álcool. Ele fazia o show sem se sentir cansado, temporariamente. Isto porquê, quando o efei-to da cocaína passava, Alexandre sentia-se triste, deprimido, dor-

mia até tarde e assim co-meçaram as perdas.

Chegava tarde no tra-balho e até faltava por ter passado a noite toda em festas. Trabalhava de balconista durante o dia e como músico à noite. O corpo ficava muito fraco. E esta dependência cru-zada, a mistura álcool-cocaína durou até 35, 36 anos.

Em 2008, quando tudo parecia sem saída, um amigo que tinha se recu-perado frequentando um dos grupos de Alcóolicos Anônimos (AA), indicou-o para que seguisse o mesmo caminho. Nesta época já tinha perdido um casamento de 10 anos. Alexandre começa a par-ticipar do Grupo Coração Aberto que se reúne no salão paroquial da Igre-ja Matriz, em Campinas, São José.

Desde então, o músico está sóbrio, sem álcool e cocaína. Hoje é um bom amigo da ex-esposa e vê a filha que completa 12 anos em 2010 com fre-

quência. “Eu aprendi dentro da irmandade a me conhecer. Ali existe uma terapia de grupo, um ajuda ao outro. É um programa bem sim-ples, mas que funciona. Antes de começar a participar do AA, pen-sava que era somente para aquela pessoa que dorme na rua. E é uma mentalidade erra-da. O AA é para todo mundo. O problema do álcool está dentro de casa, não apenas nas ruas. Na irmandade AA a gente conhece pesso-as de todas as classes e idades. Vivo o hoje com a consciência de que devo me adaptar ao problema. Saio para dançar, faço tudo que quero, só não posso beber o primeiro gole”, finaliza feliz Alexandre.

Um exemplo de su-peração e vitória para muitas pessoas que vivem este drama em suas casas. Mais in-formações, procure um dos grupos do AA:

Grupo Coração AbertoLocal: Salão Paroquial da Igreja de Campinas, em São JoséDatas: terças e sextasHorário: das 20 às 22h

A partir deste mês, o Jornal Javé Nessi começa uma nova coluna. São fotos das celebrações, festas e todos os eventos da Paróquia Santo Antônio. É a coluna “Você se vê aqui”. Acompanhe fotos de alguns dos momentos da nossa Igreja.

Você se vê aqui