Javé Nessi Setembro 2010

8
Javé Nessi “O Senhor é a noa bandeira” Publicação da Paróquia Santo Antônio - São José | Setembro de 2010 | Ano 1 | Edição 12 | Distribuição Gratuita pág. 6 pág. 3 Participe da programação que comemora o dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós A Bíblia - Palavra de Deus, fonte de vida e salvação De 10 a 12 de setembro, Festa de Bom Jesus e São Cristóvão em Campinas – São José Javé Nessi 1 ano!!

description

Jornal da Paróquia de Campinas

Transcript of Javé Nessi Setembro 2010

Page 1: Javé Nessi Setembro 2010

Javé nessi“O Senhor é a no� a bandeira”

Publicação da Paróquia Santo Antônio - São José | Setembro de 2010 | Ano 1 | Edição 12 | Distribuição Gratuita

pág. 6 pág. 3

Participe da programação que comemora o dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

A Bíblia - Palavra de Deus, fonte de vida e salvação

Publicação da Paróquia Santo Antônio - São José | Setembro de 2010 | Ano 1 | Edição 12 | Distribuição Gratuita

De 10 a 12 de setembro,Festa de Bom Jesus e São Cristóvão em Campinas – São José

Javé nessi1 ano!!

Page 2: Javé Nessi Setembro 2010

2 www.paroquiasantoantonio.netAR

TIGO

DO

PÁRO

CO

nossa Casa

Pe. Hélio da Cunha

Setembro, mês da Bíblia e de festa para os aniversariantes da Paróquia. As mais ricas e abundantes bênçãos de Deus para Toninho (Past.Dízimo), Ana Cris-tina (Crisma), Euclides (Past.Familiar), Diác. Neri (Ordenação), Paulinho (CPP) e Rosângela (CPC).

“Este é o caminho,

andai por ele!”

Is. 30,21

espaço vazio, porque a sua parte somente você poderá fazer acontecer.

Para que o projeto do Senhor seja concretizado é preciso não fazer a nossa vontade, mas ouvir a voz D’Ele e mudar aquilo que Ele nos pede: na nossa vida, fa-mília, sociedade e na Igreja. Para isto, é necessário usar a inteligência que Deus nos dá. Usá-la como antena que capta e transmite com per-feição e fi delidade a mensa-gem de Deus e, assim, levar a bom termo o Seu projeto de salvação.

É preciso colocar-se na direção do Senhor e captar em conjunto, em comuni-dade, a vontade D’Ele. Se, com fi delidade, colocamos em prática a vontade de Deus percebida, tudo vai mudar e se harmonizar em nossas vidas.

Vivemos hoje num tempo onde se vê tanta corrupção, falência econômica, desmo-ronar das famílias, violência nas cidades e nos campos, fome e desemprego, falta de moradia etc. Tudo isto é consequência de um mun-do construído em bases meramente humanas.

O Senhor quer que o seu povo aprenda, agora, a escutá-lo e seguir a Sua sabedoria para ser recons-truída uma nova sociedade. Ele quer que cada um bus-que a Sua vontade, clara e concreta, para a própria vida, da família e de sua comunidade.

E a sua comunidade existe justamente para re-construir um mundo me-lhor, onde todos tenham o que comer, vestir, morar, estudar, buscar saúde etc. Por isso, nossas vidas não

podem mais serem guiadas pela nossa própria inteli-gência. É preciso captar as decisões do Senhor e com a Sua sabedoria colocá-las em prática.

As nossas reuniões de-vem ser também um ato de escuta ao Senhor. Rezar muito antes, durante e de-pois dos nossos encontros. Buscar perceber durante a semana qual seja a vontade do Senhor para as nossas pastorais e movimentos e afi nal, para a nossa paró-quia. E quando isto aconte-ce, todos os membros dos grupos são enriquecidos.

Na comunidade, so-mos como um time de fu-tebol, onde cada um deve esforçar-se para formar um conjunto afi nado e harmonioso, com o objeti-vo de dar frutos abundan-tes para o Senhor.

O importante é ser co-munidade na qual cada um aprenda e em conjunto se façam todas as coisas, ou-vindo o Senhor e captando a Sua vontade para todos os momentos. Para isto o Senhor deu os Dons do Espírito, para a edifi cação da comunidade.

Vamos rezar e escutar muito para fazer a vontade do Senhor, porque ela deve acontecer onde quer que estejamos. Sejamos obe-dientes e dóceis a Sua voz.

Termino com as pala-vras que Maria disse nas Bodas de Caná da Ga-liléia: “Fazei tudo o que Ele vos disser!” (Jo. 2,5). Portanto, tudo e somente o que Ele vos disser. Este é o caminho da verdadeira sabedoria.

O Senhor nos dá uma palavra forte: “O caminho é este, por aqui deves andar!” Ele nos instrui para que ande-mos na sua sabedoria.

Desviar-se não é simplesmente sair do caminho e tomar outro. Às vezes, é querer con-tinuar no mesmo rumo só porque achamos que está bom assim. Mas Jesus já pode estar na direção de outro cami-nho e nós não mais o acompanhamos.

Supomos, muitas ve-zes, que quando as coi-sas estão bem, esta seja a vontade do Senhor. E então nem lhe pergun-tamos sobre o que Ele quer de nós.

É preciso buscar a vontade do Senhor pela Sua sabedoria. En-quanto seguimos nos-sos raciocínios, nossa inteligência e suposi-ções, muitas coisas são feitas erradas.

Agora é tempo de se-guir a Palavra do Senhor e buscar a Sua sabedo-ria. Ele tem um projeto para a nossa vida, famí-lia, pastoral, paróquia...

Somos operários na messe do Senhor. O importante é cada um fazer a sua parte, embora pequena, mas necessária, para que o projeto arrojado do Se-nhor seja colocado em prática. Quando alguém deixa de cumprir o que lhe foi confi ado, fi ca um

EDIT

ORIA

L

“Comece fazendo o que é neces-sário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”.

AGENDA DE SETEMBRO

DATA HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL

04 14h Escola Catequética Campinas04 20h Encontro cultivo e espiritualidade – Casais Aliança Campinas06 20h Missa da RCC Campinas10,11 e 12 Festa de Bom Jesus e São Cristóvão Campinas13 20h Reunião Pastoral Familiar Campinas17 19h30 Reunião dos Servos de Maria Campinas18 8h Reunião da Coordenação Paroquial de Catequese Campinas18 14h30 Escola Bíblica Campinas18 18h Missa de aniv. de ord. diaconal do Diác. Neri (5 anos) Campinas18 20h Encontro de cultivo e espiritualidade – Casais Aliança Campinas20 8h, 14h e 19h Confi ssão para os crismandos Campinas20 14h Eleição da Rainha da Primavera Grupo Santa Paulina Campinas21 8h Reunião Geral do Clero Campinas21 19h30 Confi ssão dos pais e padrinhos dos crismandos Campinas24 20h Missa e Ren. das promessas do Batismo- Crisma Campinas25 13h30 Encontro de Pais e Padrinhos Campinas25 18h Crisma Campinas26 Novena com nove missas em comemoração ao dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós Campinas

(São Francisco de Assis)

Um ano de Javé NessiEm agosto do ano de 2009, um

grupo de pessoas, a convite do páro-co, Pe, Hélio, recebeu a incumbência de promover um jornal para a paró-quia. O que era um projeto, um so-nho, tornou-se realidade.

Após duas edições e muito traba-lho, encontrou-se o nome que é forte e significativo: Javé Nessi - O Se-nhor é a nossa bandeira.

Graças ao jornal, hoje contamos com a PASCOM - Pastoral da Comu-nicação na paróquia. Um grupo ho-mogêneo e formado por integrantes de algumas das pastorais. O objetivo da PASCOM não é ser mais uma pas-toral, mas sim estar em comunhão com as já existentes.

Fazer um jornal não é tarefa fá-cil. O processo de elaboração conta com a participação de vários colabo-radores que são de fundamental im-portância na tarefa de evangelizar e informar assuntos pertinentes à vida da comunidade paroquial.

Neste um ano do jornal, é imensa a nossa gratidão pela oportunidade e confiança depositada. Agradecemos ainda aos vários colaboradores, a co-meçar pelo Pe. Hélio, nosso primeiro incentivador; ao Paulinho, respon-sável por escrever a história da pa-róquia tão perfeitamente; Djalma, o primeiro coordenador da PASCOM e que sempre ajuda e os Diáconos José Fernandes e Neri. Nosso agradeci-mento também para a fotógrafa oficial e vice-coordenadora Rita, à Elenir, ao Fabrício, Leonardo, Cláudia, Lucia-ne, Cidinha e Miriane, às secretárias Susana e Joice; aos nossos parcei-ros Jean, Carol e Filipe e aos nossos anunciantes que tornam possível a realização deste sonho.

Acima de tudo, louvamos e agra-decemos a Deus pelo Jornal Javé Nessi completar este primeiro ano de vida. Para a Paróquia Santo Antônio, isto é motivo de muita alegria!

Parabéns, Jornal Javé Nessi, seja longa a sua vida!

Andréa Leila da Silva

Page 3: Javé Nessi Setembro 2010

3www.paroquiasantoantonio.net

Miriane Priscila Paim

matUriDaDe CristÃ

Diác. José Fernandes

Bíblia, fonte essencial da vida na Igreja

A exaltação da Santa Cruz

Miguel, Gabriel e RafaelDjalma Lemes

Elenir Lopes Pereira de Morais

Neste mês da Bíblia, apaixo-ne-se pela Palavra de Deus. Sem dúvida, aquilo que experimenta-mos por meio dela não só benefi -

cia a nós como também aqueles que estão à nossa volta.

Peçamos a Deus para nos animar na busca diária por essa bênção, fundamentada na Sua Palavra. Que nossos olhos

e nossa confi ança se voltem sempre para Ele.

A leitura diária da Bíblia pro-voca, em nós, um encontro pes-soal com Deus.

Leia Provérbios 4,20-21.

Mensagem do mês

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que “os anjos são criaturas espirituais, incorpóreas, invi-síveis e imortais, seres pessoais dotados de inteligência e de vontade. Vivem face a face com Deus, glorifi cando-o, servindo-o e são seus mensageiros.”

No dia 29 de setembro, celebramos os arcanjos Miguel, Rafael, Gabriel e todos os anjos de Deus.“Mika El, Mika El?” Quem é como Deus? Esta voz ecoou muito antes da criação de Adão e Eva. Foi aque-

le que liderou e venceu a revolta dos anjos maus contra Deus. E passou então a ser chamado Miguel.A Bíblia fala dos anjos. Na letra da música: “Tem anjos subindo e descendo” faz-se uma alusão à

história de Jacó. Um anjo aparece a Gedeão mandando-o ir libertar o povo de Israel das mãos dos ma-dianitas. Na história do profeta Elias, quando este adormeceu, um anjo o tocou e disse-lhe: “Levanta-te e come”. Na Babilônia, protegeu três homens piedosos de Israel na fornalha, por não adorarem ídolos falsos, e sim o único Deus verdadeiro. Daniel na cova dos leões tem a ajuda de Deus por meio de um anjo. Já na história de Tobias, o anjo Rafael o acompanha em uma viagem.

No Novo Testamento, o anjo Gabriel anuncia o nascimento de João Batista e diz a Maria que ela será a mãe do Messias, o Salvador: “Saudações a ti, agraciada - o Senhor é conti-go!” Eles anunciaram aos pas-tores o nascimento de Jesus, guiaram sábios ao presépio e disseram a José para fugir com Maria e o menino para o Egito.

Jesus no Monte das Oli-veiras foi confortado por um anjo; na Sua ressurreição, é também uma figura angelical que anuncia: “Jesus ressus-citou! Ele vive!”

São eles que noticiam aos discípulos: “Jesus vai voltar!” Pedro e João são libertos da prisão por um anjo. Mais adiante, Pedro é conduzido pela mão de um anjo para fora de outra prisão.

Na certeza do Salmo 34, onde os anjos do Senhor acampam em volta dos que o temem e os salvam, suplique-mos o cuidado e proteção dos Santos Arcanjos.

Nós jamais poderemos ima-ginar e nem descrever o que significou para a alma humana de Jesus o julgamento injusto, a condenação à morte violenta, o sentimento de abandono de Deus e a Cruz. Como diz Pe. Raniero Cantalamessa: “Nin-guém conhece a Paixão do Fi-lho senão o Pai...”.

O Pai, nos seus insondáveis caminhos, desejou que fosse assim: pelo sofrimento, esma-gamento e o método mais terrí-vel - a Morte de Cruz – para seu Filho reconciliar todas as coisas. A morte de Cruz fi zera de Cris-to, aos olhos do mundo, alguém abandonado por Deus (Gl 3,13).

Entretanto, a cruz, que sig-nificava para o judeu o sinal visível de maldição divina (Dt 21,23) e o ápice da vergonha e da desonra, torna-se para toda a humanidade, após a ressur-reição de Jesus, sinal de Re-denção e Salvação. Pela Cruz e ressurreição de Cristo, o dra-ma da vida, o sem sentido do sofrimento e da morte passa a ter valor de tal forma que São Paulo triunfante diria: “A morte foi tragada pela vida. Ó mor-te, onde está a tua vitória? Ó morte, onde está o espantalho com que amedrontavas os ho-mens?” (1Cor 15,55).

Comemora-se a Exaltação da Santa Cruz, no dia 14 de setembro, porque pela obedi-ência e morte o Pai ressuscita Jesus e o constitui Senhor de todo o universo. Por Sua res-surreição, “abriu-se para nós uma porta para um futuro ab-soluto e uma esperança pene-trou no coração humano”. Aqui reside o núcleo central da fé cristã. A Cruz não é mais “lou-cura e escândalo”, mas, pelo contrário, “poder e sabedoria de Deus”, prova suprema de amor por nós.

Em um único dia, a Igreja comemora os três arcanjos seguidamente mencionados nas Sagradas Escrituras A Bíblia é a Palavra de Deus

testemunhada e revelada ao mun-do. O mergulho profundo em suas páginas dá embasamento e estí-mulo a nossa fé.

A 12º Assembleia Ordinária do Sí-nodo dos Bispos, que reuniu bispos do mundo inteiro em 2008, e a 48ª Assembleia Geral da CNBB, deste ano, discutiram sobre a relação da Igreja com as Sagradas Escritu-ras nos tempos de hoje. Nas duas ocasiões, reafi rmou-se que a Bíblia “nasce e vive da Palavra”, além da necessidade de difundi-la com cria-tividade e ousadia para que todos possam saboreá-la. Também se in-centivou a prática da leitura orante, a formação bíblica, o envolvimento litúrgico e a difusão da Palavra.

Somos convidados a conhe-cer melhor essa fonte de fé, a nos deixar encantar pela Palavra que faz arder nossos corações, abrir nossas mãos e tornar velozes os pés na missão.

Quer saber mais? Participe de um encontro com esta temática no dia 18 de setembro, das 14h às 17h, no salão paroquial da Igreja Matriz. A assessora será a Irmã Mari Luzia Hammes, que participa da forma-ção bíblica na Arquidiocese.

Faça sua inscrição com antece-dência na secretaria da Matriz no valor de R$ 5,00.

Convide mais pessoas a conhe-cerem a Bíblia na vida e na missão da Igreja, venha ser feliz com a Pa-lavra de Deus!

ServiçoEncontro promovido pela Escola Bíblica Tema: A Bíblia na vida e na missão da IgrejaAssessora: Irmã Mari Luzia Hammes Data: 18 de setembroHorário: das 14h às 17hLocal: Igreja Matriz de Cam-pinas, em São JoséInscrições: na secretaria pa-roquial, no valor de R$ 5,00

Page 4: Javé Nessi Setembro 2010

4 espeCiaL

Você sabia que:# O primeiro Metanóia aconteceu em 1997, em Nova Trento, com a presença de 52 jovens e foi coordenado pelo então seminarista Márcio Vignoli.# O Pe. José era general do Exército e foi ordenado aos 68 anos.# Em 1997, a comunidade do Kobrasol fez uma rifa em prol da construção da capela. O ganhador do primeiro prêmio (um automóvel Corsa zero Km), Tito Koerich, doou o mesmo para a comunidade.# No início de 1997, foi realizada uma peregrinação a Angelina com mais de 20 ônibus em um grande louvor à Maria.# O Pe. Valmir Silvano, pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, na Prainha, foi seminarista na paróquia durante o ano de 1998. Jesus, na Prainha, foi seminarista na paróquia durante o ano de 1998.

Paulo Elias de Souza

Um pouco mais dos 40 anos da Paróquia Em 1996 toma posse o novo pároco, Pe. Sérgio de Souza, e entra em cena, a renovação carismática

Em fevereiro de 1996, teve início um novo capí-tulo na história da paró-quia com a posse do Pe. Sérgio de Souza, o sexto pároco. Pe. Sérgio, natu-ral de Florianópolis, era pároco da paróquia San-ta Teresinha do Menino Jesus, em Brusque, an-tes de vir para Campinas. Com ele, assumiu como vigário paroquial, Pe. Luis Carlos Rodrigues, conhe-cido por todos como Pe. Luisinho. Junto com o Pe. Raul, que já traba-lhava aqui também como vigário, eles formavam o grupo de sacerdotes da paróquia.

Pe. Sérgio reestrutu-rou o Conselho Paroquial de Pastoral e constituiu a primeira coordenação paroquial, assumida por Djalma Lemes. Do mes-mo modo, reorganizou os Conselhos Locais de Pastoral (CLP). Maria Alzira Gonzaga Dutra e Silva foi escolhida para a coordenação do CLP de Campinas e Paulo Neri

Steffens assumiu a coorde-nação do CLP do Kobrasol.

Neste mesmo ano, o então seminarista Márcio Vignoli começou o trabalho pastoral na paróquia. Junto com o Pe. Sérgio ajudou a criar o grupo da Renova-ção Carismática da Matriz. Também colaborou para um grande impulso do grupo de jovens Sopro de Vida ao introduzir a espiritualidade carismática nos encontros.

Ele trabalhou aqui até a ordenação diaconal que aconteceu em fevereiro de 1998 em uma belíssima celebração na Igreja Matriz. Hoje, Pe. Márcio é pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e São Luiz, na Agronômica, e diretor geral da Rádio Cultura AM 1110.

Durante a Festa de San-ta Rita de Cássia, em 1996, a comunidade do Kobrasol, em uma Missa celebrada por Dom Eusébio, lançou a Pedra Fundamental para a construção da Igreja. O sonho se tornou realidade pelo trabalho e dedicação de muitas pessoas.

A partir de setembro de 1996, a comunidade da

Procasa, sob a coordena-ção do Pe. Alcione, iniciou o processo de constituição de uma nova paróquia. A con-clusão foi em 1998. Deixou, assim, de ser parte da paró-quia, que fi cou reduzida às comunidades de Campinas, Kobrasol e Roçado.

No fi nal de 1996, o bispo enviou um sacerdote para ajudar o Pe. Sérgio, pois os padres Luisinho e Raul estavam com problemas de saúde. Pe. Darcísio Scha-ppo, que havia recém se ordenado, fi cou aqui entre novembro e dezembro da-quele ano. Hoje é pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Major Gercino.

Em 1997, com objeti-vo de propagar o amor e a devoção a Santo Antônio e o incentivo do Pe. Sérgio, foi criada a Pia União de Santo Antônio. A primeira coordenadora foi Iolanda Souza Fuck. Desde então, este grupo vem se reunin-do todas as semanas para ensacar os pãezinhos que na Missa da terça à noite são abençoados e distri-buídos ao povo. Também nesta época, foi implantada

PLANEJE SEU FUTURO

Aprende a eleger suas reais PRIORIDADES

Proteja sua famíliaAdministre melhor seu dinheiro.

Aumente sua renda usando horas improdutivas

Aprenda a planejar desde cedo sua aposentadoria para não depender somente do governo ou de parentes no futuro

Agende horário para conhecer todos os nossos benefícios, através do telefone (48) 8406 3268, com EDILSON.

O cabeleireiro Gilvani Ce-sar Vicente veio de Rio do Sul para morar no bairro Kobrasol, em São José, em 1989. E co-meçou a participar da Igreja São Francisco de Assis e San-ta Rita de Cássia há 12 anos.

Casado com Elani Oliveira de Sousa Vicente há 10 anos e pai do Thiago de nove anos, Gilvani sentiu muita vontade de ser catequista. Sua primei-ra missão foi com a turma da Crisma. Ele conta que as salas eram no salão paroquial, como também as Missas, porque a parte de cima da Igreja não estava concluída. “O salão ti-nha divisórias para separar as salas da catequese do espaço para as celebrações”, afi rma o cabeleireiro que coordenou esta pastoral por seis anos.

Nas festas, eram promovidas ri-fas para arrecadar dinheiro em prol da construção da Igreja. E na frente da Igreja havia painéis com propa-ganda das empresas que colabora-vam para a sua construção.

A bênção da pedra fundamen-tal foi em 10 de maio de 1996, presidida pelo então Arcebispo Metropolitano, Dom Eusébio Os-car Scheid e o pároco, Pe. Sérgio de Souza. O início da obra acon-teceu em 6 de janeiro de 1997.

A Igreja fi cou pronta e foi inau-gurada em 28 de setembro de 2002. A placa alusiva é descerrada pelo Arcebispo Dom Murilo Krie-ger, scj e o pároco, Pe. Sérgio.

Segundo Gilvani, o terreno foi conseguido pelo atual pá-roco da Catedral Metropolitana de Florianópolis, Pe. Francis-co Wlock, conhecido como Pe.

Chico, com a equipe econômica da Igreja, junto à Câmara de Ve-readores de São José. “Aqui no local da Igreja antes funcionava o Angar do aeroclube”, relata.

Este ano, Gilvani Cesar é o administrador econômi-co. Uma função tão im-portante quanto ser cate-quista. Ele explica que o administrador tem, entre as atribuições, dar con-dições de evangelização, manter o ambiente limpo, estruturado e organiza-do. “É um servidor de Deus que cuida da parte econômica”.

Nestes anos, percebe-se que o tempo passou e os frutos apareceram. “Estamos conseguindo melhorar o local da ca-

tequese com a reforma das salas. As divisórias agora são em alvenaria. Vamos adquirir o equipamento de som para o salão que será utilizado para as formações e evangelizações.

Fico feliz em fazer parte da Igreja, um local sagrado onde a gente leva Deus às crianças, jovens, adultos e todos aqueles que querem encontrar e buscar a Deus”, finaliza Vicente.

a Pastoral do Dízimo em Campinas, formada por um grupo de casais pertencen-tes na maioria ao Movimen-to de Irmãos.

Naquele ano, recebemos um novo sacerdote como vigário paroquial no lugar do Pe. Luisinho que havia deixado a paróquia: o Pe.

Valdemar Groh. Sempre di-vertido, costumava iniciar os avisos paroquiais nas Missas com o “plim-plim”. Outro pa-dre que também começou a trabalhar em nossa paróquia foi o Pe. Newton M. Rangel, conhecido por todos como Pe. José. Apesar de suas li-mitações devido à idade, Pe.

José estava sempre pre-sente nas celebrações e confessava durante as Missas.

Na próxima edição, se contará sobre a se-gunda parte do período em que Pe. Sérgio foi nosso pároco entre os anos de 1999 a 2002.

O administrador Gilvani relata as novidades do Kobrasol

formações e evangelizações.

O arcebispo Dom Murilo e o então pároco, Pe. Sérgio, no descerramento da placa alu-siva à conclusão da Igreja do Kobrasol, em 28 de setembro de 2002.

Page 5: Javé Nessi Setembro 2010

5www.paroquiasantoantonio.net

novo mUnDo

XXI Kairós

Por que votar?Fabrício Paulo de Farias

Fazer política é participar da organização e adminis-tração da vida comunitária. Fazemos política inclusive quando cruzamos os bra-ços e fi camos de fora.

Não é suja a política, mas necessária. Sem ela não teríamos como viver em comunidade. Somos sujos quando fazemos dela um jeito de explorar, oprimir, humilhar e empo-brecer o povo.

A política é a arte de governar e administrar a comunidade. A Igreja também precisa partici-par do processo político. Cabe a ela contribuir com o governo, a partir da ne-cessidade de iluminar a realidade governamental com base no Evangelho.

Os cristãos não só po-dem como devem fazer política de qualidade em busca do bem comum.

O Evangelho oferece à política o que tem de me-

lhor: a verdade recebida de Jesus de que somos igualmente dignos e ama-dos por Deus.

A Igreja não faz políti-ca partidária, nem deve. Ela vai além dos partidos. “Partido” vem de “parte”. A Igreja não existe para evangelizar uma parte, mas todos. Ela estimula a participação dos membros leigos na política partidá-ria, mas, como instituição, não a faz. A Igreja é políti-ca, mas não partidária.

O cristão deve fazer política partidária e, então, levar os valores morais e do Evangelho para dentro dos partidos.

Precisamos distinguir a política da politicagem. Política é a arte de admi-nistrar em favor do bem comum. Politicagem é o uso irresponsável e, por-tanto, criminoso da política. Faz politicagem quem, em lugar de servir o povo, ser-ve-se dele, enganando-o e

explorando-o. Nesse ano eleitoral,

nós, cristãos, devemos estar atentos. Seja para apresentar sugestões que melhorem a vida do povo, para concorrer a um cargo com o objetivo de servir a comunidade e ainda fi scali-zar todo processo eleitoral.

Votar é delegar a outra pessoa o poder de gover-nar e administrar a comuni-dade. O voto deve ser livre, sem coação, consciente e responsável. Não pos-so trocar o meu voto por cestas básicas, promessas de emprego e etc. Quem compra voto, compra uma pessoa e a dignidade dela, ao mesmo tempo, em que vende a sua. Deve ser pu-nido, ou seja, responder pelo crime que comete. A lei 9.840 é um instrumento poderoso na luta contra a corrupção eleitoral.

O candidato à reelei-ção merece o nosso voto desde que tenha corres-

pondido a confiança dada a ele nas eleições.

É claro que não existe o candidato ideal, porque perfeito, somente Deus. Somos limitados e peca-dores. O eleitor que pro-cura o candidato perfeito irá se frustrar, pois não o encontrará.

O primeiro critério a ser levado em conta é o da autenticidade do can-didato. É autêntico quem reconhece o próprio erro, pede perdão e segue em frente, não promete o que não pode cumprir, não é falso e mentiroso.

Será aconselhável votar naquele candi-dato que participa da mesma pastoral ou movimento de que eu participo? Depende! Se o candidato por ser cristão é autênti-co e demonstra estar disposto a lutar pelo bem comum, sim! Se ele é cristão apenas

de nome, por exemplo, reza muito e é desonesto, não vote nele! A árvore se conhece pelos frutos, o cristão pelas obras!

Em que candidatos de-vemos ou não votar? Res-ponda diante de Deus e da sua consciência.

Quando anulamos o voto ou votamos em bran-co lavamos as mãos. Não votar é ser irresponsável.

E se eu errar no meu voto? Com certeza é me-lhor errar, mas parti-cipar, do que

se omitir. Não devemos votar

em quem faz da política e do povo um jeito de su-bir na vida. O povo não é escada e os eleitores não são degraus a se-rem pisados por quem quer chegar ao topo do ter e do poder. O eleitor consciente vota pensan-do no bem estar de todos e não de alguns.

No dia 3 de outubro, vote consciente!

Luciane Fermiano

Aconteceu nos dias 31 de julho e 1 de agosto, em Tijucas, o 21º Kairós. O tema deste ano foi: “Ponde em execução vos-sos prodígios para nos salvar, Senhor, e cobri vosso nome de glória” (Dn 3,43).

Participaram jovens das comarcas de Brusque, Navegantes, Itajaí, São José, Tijucas e de Florianópolis. O pregador Fabio Lima, da comunidade Instrumen-to de Deus, de São Paulo, conseguiu transmitir muito bem a mensagem de que todos precisam ser como Sidraque,

Mesaque e Abednego. Ou seja, mesmo o rei Nabucodonosor jogando-os ao fogo, não se prostraram diante dele e continu-aram a louvar ao Senhor.

Hoje, muitos jovens se prostram diante de ídolos, das drogas e bebidas. “Meu ídolo morreu em uma cruz e o seu?” Este foi um dos questionamentos que o pregador fez em uma das pregações durante o Kairós.

Os jovens também curtiram o show com Amados do Eterno. O Sopro de Vida de Campinas marcou presença no evento, a exemplo de anos anteriores.

Jovens do Sopro de Vida bastante animados em mais uma edição do Kairós, desta vez, em Tijucas

Luciane FermianoO Grupo de Jovens

“Sopro de Vida”, da Paró-quia Santo Antônio, promo-veu entre os dias 13 a 15 de agosto, o re-tiro Metanóia de Crisma. Partici-param 37 jovens que sentiram o poder de ter Cristo mais perto em suas vidas.

A confi ssão com o Pe. He-lio, no sábado, signifi cou um momento de abrir o coração ao Pai e ver-dadeiramente

pedir o perdão. Que o Espírito Santo, no

dia da Crisma, confi rme o que estes jovens sentiram no retiro e assim sejam novos

servos do Senhor.A celebração do Sacra-

mento da Crisma acontece no dia 25 de setembro, às 18h, na Igreja de Campinas.

Jovens da Crisma viveram a experiência do Metanóia

Page 6: Javé Nessi Setembro 2010

6 www.paroquiasantoantonio.net

entre irmÃos

Festa de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Mais de 200 famílias já receberam a visita dos missionários

Venha para a Igreja Matriz em Campinas, agradecer a intercessão da “Queridinha de Deus”

No dia 26 de setembro, a Paróquia Santo Antônio co-memora o Dia da Nossa Senhora Desatadora dos Nós. No evento, Missas, novenas e muita devoção para a Mãe de Deus e de todos.

No salão paroquial da Matriz, em Campinas, uma lan-chonete vai oferecer aos devotos lanches, café, refrigeran-tes e almoço.

Acompanhe os horários das Missas e novenas: 7h - Missa e novena de abertura, com a entrega e a

bênção das cordinhas dos nós. 8h30 - Missa e novena em favor dos desempregados.10h - Missa e novena pelos que não tem casa própria.11h30 - Missa e novena em favor dos endividados.13h - Missa e novena em intercessão pelos deprimi-

dos.14h30 - Missa e novena pelas famílias sofridas.16h - Missa e novena em favor das pessoas que têm

doenças físicas, psicológicas e espirituais.17h30 - Missa e novena em intercessão pelos depen-

dentes químicos.19h30 - Última Missa e novena em Ação de Graças pe-

los inúmeros nós desatados, graças e milagres recebidos.21h - Procissão luminosa e piedosa pelas ruas do bair-

ro com a Imagem de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Não falte, pois Jesus tem uma bênção para você pela in-tercessão de Sua Mãe.

A cordinha de quarta e quinta-feira poderá ser utilizada no dia 26 de setembro. Ou seja, a novena destes dois dias pode ser continuada e concluída naquele domingo.

- Quem participar de todas as atividades, faz em um só dia a novena completa de Nossa Senhora. O fi el recebe uma nova cordinha no início da primeira celebração, para ser queimada na última.

- As velas para a procissão à noite, com suporte apro-priado, serão abençoadas e vendidas na entrada da Igreja, ao preço de R$ 2,00.

Missionárias Lurdes e Maria Lúcia com uma das famílias visitadas em agosto

Crucifi xo, velas, fósfo-ro, Bíblia, água benta, um folheto com cantos, a ima-gem de Nossa Senhora e a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo. Com este “kit do missionário” na bol-sa, lá vão Maria Lúcia Mu-nari e Lurdes Amghebem visitar mais uma família no bairro de Campinas, em São José.

É o Projeto Missão Con-tinental que está em plena atividade na Paróquia San-to Antônio. Várias famílias já foram visitadas, mas os missionários ainda têm muito trabalho pela frente para alcançar a meta es-tabelecida, de visitar 1000 famílias até o fi m do ano.

As famílias têm rece-bido os missionários com muito carinho que, por sua vez, sentem-se gratifi cados em fazer este trabalho.

A aposentada Maria Lú-cia Munari já participou de todas as missões que foram feitas na paróquia. “Em al-guns casos, a gente senta para escutar o desabafo da pessoa naquele momento, pois ela fi ca tocada pela oração. Para mim, a visita faz mais efeito do que nas famílias. É compensador ver a imensa felicidade es-tampada no rosto de quem nos recebe”, afi rma. A pa-roquiana conta ainda que, após a visita, os missioná-rios passam a ser amigos

próximos das famílias. Maria Lúcia sai pelo me-

nos uma vez por semana para fazer as visitas e dar a bênção nas casas com Lurdes Amghebem. No se-gundo ano neste trabalho, Lurdes, sacristã há 12 anos na Matriz, também diz que é muito gratifi cante. “Deus abençoa a todos através de nós. Eu saio melhor do que a família visitada” rela-ta. Natural de Porto Alegre, Lurdes diz que pretende atuar na Missão Continen-tal até o fi m do ano. Ela e a companheira de jornada já passaram em mais de 20 residências até agora.

Olinda Gorges Hoffmann recebeu a visita desta dupla

de missionárias em julho. A irmã Olga estava com ela no momento. “Foi ótimo. Não esperava que rezássemos tanto. Elas também passa-ram no escritório do meu fi lho e outras salas comer-ciais para aspergir com água benta”, explica Olinda, que mora em um prédio próximo à Matriz. “Senti muita paz, outro ambiente após a visita”, comenta Olinda, dizimista na paróquia desde 1975.

Por enquanto, estão sendo visitadas apenas as famílias cadastradas como dizimistas e dos catequi-zandos. Em breve, serão abertas inscrições para as demais receberem a visita dos missionários.

No dia 18 de setembro, às 18h, o diácono Neri Candido da Silva celebrará cinco anos de ordena-ção diaconal com uma Missa na Igreja Matriz.

Casado há 23 anos com Apa-recida Maria Silva da Silva, conhe-cida como Cidinha, o diácono é pai de três fi lhos: Filipe, Natália e Maria Cecília.

Natural de Cássia dos Coqueiros, interior de São Paulo, Neri passou a infância em Londrina, no Paraná.

Há 21 anos começou a partici-par como leigo na Igreja, onde fez parte do grupo de jovens “Paz na Terra” da Catedral Metropolitana de Londrina. Lá atuou durante dez anos com a esposa Cidinha.

O convite para ser diácono veio pelo Monsenhor Bernardo, também da Catedral daquela cidade, em uma época que servia à Igreja como Ministro da Eucaristia. Neri da Silva fez parte então da segunda turma da Escola Diaconal Santo Estevão.

A ordenação, presidida pelo Ar-cebispo de Londrina Dom Albano Cavallin, foi no dia 18 de setembro de 2005 e teve como lema: “Eu, porém, estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27).

Por motivos de trabalho e opção pessoal, o Diácono Neri Candido mudou-se com a família para São José em março de 2009, onde atua na Paróquia Santo Antônio com ale-gria e desprendimento.

No dia 18 de setembro, às 18h, O convite para ser diácono veio

Neri Candido e os cinco anos de ordenação diaconal

Page 7: Javé Nessi Setembro 2010

7www.paroquiasantoantonio.net

pastorais e movimentos

Paulo: dízimo consagrado na época da Igreja de madeira

Cristão a favor da vida, sim!

Amigos diáconos e esposas!

O dizimista faz a oferta e se sente feliz em contribuir com o Reino de Deus

Elenir Lopes Pereira de Morais

Luciane Fermiano

Pe. Valter Goedert

Segundo o Pe. Jerônimo Gasques, o dízimo é um sumo bem guardado nas Escrituras e que deve ser colocado à disposição das pessoas. Com este pensa-mento, muitos cristãos fa-zem a oferta do dízimo.

Entre eles está o dizimis-ta Paulo Huler, da Igreja Ma-triz. Ele consagra o dízimo ao Senhor desde o período em que a Igreja ainda era uma “casinha” de madeira. Uma época em que o padre fazia leilão na intenção de

O Dia do Diácono foi celebrado na paróquia com uma Missa na Matriz, em 10 de agosto. Participaram os diáconos da Comarca de São José.

Pe. Valter Goedert, pro-fessor do ITESC e Diretor da Escola Diaconal “São Francisco de Assis”, enviou uma mensagem para todos os diáconos e suas espo-sas. Confira:

“No dia 10 de agosto, celebrou-se a Memória

arrecadar dinheiro para as obras do Senhor.

Paulo Huler relembra que o padre ficava na fren-te da igrejinha. Para quem passava, perguntava exibin-do as doações recebidas: “quem pode dar mais?”

Foi assim que ele sen-tiu no coração o chamado para ser um colaborador nas obras do Reino de Deus. Huler fez a experiên-cia do desapego e, em gra-tidão ao Senhor, tornou-se um fiel dizimista.

Emocionado, ele con-

de São Lourenço, padro-eiro dos diáconos. Apro-veito para agradecer-lhes em meu nome e de todos os padres da Arquidio-cese (ouso fazê-lo) pela incansável diaconia que prestam às comunidades das paróquias.

Deus e somente Ele, que é o Senhor de todos os dons, poderá retribuir, segundo a medida do Seu Amor, tanta doação e ca-rinho. Desejo estender este agradecimento às

ta que faz esse gesto com muito amor e sente orgulho em pertencer até hoje à co-munidade. “Tenho tanto ca-rinho pelo Pe. Hélio, como pelos padres que passaram por aqui”, afirma Paulo com lágrimas nos olhos.

Há três anos, ele come-morou, no salão paroquial, junto à festa de São Cris-tóvão e Bom Jesus, os 60 anos de matrimônio. “Este é um dos frutos que venho colhendo ao longo da mi-nha caminhada como dizi-mista”, finaliza.

esposas, parceiras assí-duas do serviço eclesial, diaconisas em espírito e verdade na construção do Reino do Senhor.

Deus os cubra de pro-teção! Maria os inspire no serviço! Sinto-me gratifi-cado em tê-los como ami-gos e parceiros nas ativi-dades do Reino. Contem comigo! Estarei sempre ao seu lado! Agradeço a Deus por colocar vocês em minha vida.

Feliz Dia do Diácono!”

Um dos dez manda-mentos que Moisés rece-beu do Senhor foi: “não ma-tar”. Mas como o homem tem o livre arbítrio, criou o projeto de Lei 1.135/91 que tramita no Congresso Nacional e propõe a lega-lização do aborto.

O cristão não pode fi-car inerte. A consciência de que a vida precisa ser defendida desde a con-cepção deve levar todos

a assumirem atos concre-tos. A RCC está fazendo um abaixo assinado contra a aprovação deste projeto de Lei que tenta descrimi-nalizar o aborto no Brasil.

Na primeira etapa, as assinaturas já foram en-tregues a coordenação no Congresso Nacional da RCC que aconteceu em Belo Horizonte, no Expomi-nas, entre os dias 15 e 18 de julho deste ano.

Como não foi alcançada a marca de um milhão de

assinaturas, o abaixo as-sinado precisa continuar, segundo explica o coor-denador arquidiocesano, Luiz Carlos Santana Fi-lho. Faltam aproximada-mente 150 mil.

Faça como a paro-quiana Angela, em Cam-pinas, que foi a favor da vida e após a Missa dei-xou a sua assinatura.

Participe você tam-bém, passe na secreta-ria paroquial e assine a favor da vida!

Paulo Huler, na visita mensal que faz ao Recanto do Dizimista, na Matriz

Diáconos de São José foram homenageados com uma Missa em Campinas

Alegria e emoção no Casamento ComunitárioEuclides e Marta Horn

No dia 14 de agosto, realizou-se a celebração do Sacramento do Matri-mônio de 13 casais que oficializaram a união se-gundo a lei de Deus. Um momento lindo e ungido em que o pároco, Pe. Hélio da Cunha, fez uma celebração iluminada. O momento integrou as atividades da Semana da Família na Paróquia.

Uma cerimônia marca-

da pela emoção tanto dos noivos e familiares como da comunidade presente que lotou a Igreja.

O casamento ocorreu maravilhosamente, desde a entrada dos noivos até das alianças feita pelos filhos dos casais.

As noivas Fernanda, Clarinda e Kelly estavam visivelmente emociona-das e não escondiam a felicidade de realizarem um sonho antigo: “este

casamento é completo e abençoado, será uma data inesquecível para nossas famílias“.

Que Deus continue a abençoar estes casais e eles possam perma-necer fiéis ao Pai tão misericordioso.

Nós, da Pastoral Fa-miliar, agradecemos as pessoas que fizeram acontecer a Semana da Família e o Casamento Comunitário.

Page 8: Javé Nessi Setembro 2010

Equipe de voluntários que trabalhou no almoço das fa-mílias, realizado em agosto

Fiéis em comunhão com Deus ao receber o Corpo e Sangue de Cristo, na Sagra-da Eucaristia

E outras que participam das Missas para agradecer as muitas bênçãos recebidas de Jesus.

Católicos atentos às leituras, nas Missas da Desatadora às quartas-feiras à tarde

Pessoas que vêm em busca de graças, pela intercessão da Mãe de Deus...

Seja pela manhã, à tarde ou à noite, as Missas de Nossa Senhora Desatadora dos Nós sempre atraem uma multidão de devotos à Matriz de Campinas...

8 www.paroquiasantoantonio.net

Festa de Bom Jesus e São Cristóvão

Confi ra a programa-ção da Festa de Bom Jesus e São Cristóvão. Traga sua família e ve-nha participar destes mo-mentos de fraternidade.

Dia 10 de setembro, 19h Missa com bênção das chaves e documentos dos carros e motos.Em seguida, procissão luminosa com a imagem do Senhor Bom Jesus.Adquira sua vela na en-trada da Igreja.Após a Missa e a pro-cissão, às 20h, aconte-ce, no salão de festas, o “Bingão”. Terá ainda a roleta das galinhas, espetinhos, churrascos,

massas, bolos, salgadinhos e pescaria.

Dia 11 de setembro, 18hMissa com bênção sobre os motoristas e as famílias.Após a Celebração, a festa continuará no salão paro-quial com a roleta, serviço de bar e cozinha.22h – Apresentação do grupo Ateliê de Dança.22h30 - Sorteio da rifa da moto com outros valiosos prêmios.

Dia 12 de setembro, 9hProcissão motorizada que sairá da praça do Centro Histórico de São José, em frente à Câmara Municipal, seguirá pela Beira-Mar e Av. Josué Di Bernardi até a

Igreja Matriz, onde acon-tecerá a bênção dos ve-ículos.10h – Missa festiva com a presença dos festeiros e festeiras, motoristas e do povo em geral. 12h - Almoço dos Festei-ros e da Comunidade.19h - Missa em Ação de Graças. Os feste-jos continuam no Salão Paroquial.

Nesta festa tem pas-tel, batata frita, cachorro-quente, comida caseira, massas, bolos e muitas outras delícias.

Anote na agenda e prestigie mais este even-to da Paróquia Santo An-tônio, em São José.

Fiéis em comunhão com Deus ao receber o Corpo e Sangue de Cristo, na Sagra-

Católicos atentos às leituras, nas Missas da Desatadora às quartas-feiras à tarde

Seja pela manhã, à tarde ou à noite, as Missas de Nossa Senhora Desatadora dos Nós sempre atraem uma multidão de devotos à Matriz de Campinas...devotos à Matriz de Campinas...devotos à Matriz de Campinas...

E outras que participam das Missas para agradecer as muitas bênçãos recebidas

da Eucaristia

As festividades acontecem na Igreja Matriz de Campinas, de 10 a 12 de setembro

APOIO

Apostolado da Oraçãoda Matriz

Campinas - São José

3035-50599907-1962

www.ziflores.com.br - [email protected] Irineu Bornhausen, 1170 - Campinas - São José - SC (Ao lado do Giassi)

Rita Maria Campos de MacedoRita Maria Campos de MacedoVocê se vê aqui