Jejum - a disciplina particular que gera recompensas públicas

9
1 TEMA: JEJUM – a disciplina particular que gera recompensas públicas i TEXTO: Mat 17. 15-21 INTRODUÇÃO 1. Quando Deus coloca dentro de você um sonho que só ele pode tornar possível, você precisa jejuar e orar. 2. Seja bom o mau, o que está dentro de você só sairá quando você jejuar e orar. 3. A disciplina do jejum libera a unção o favor, e a bênção de Deus na vida do cristão. O. INTERROGATIVA: que bênçãos não estão sendo liberadas? Que respostas não estão vindo? Que cadeias não estão sendo quebradas por que deixamos de jejuar? Exemplo: a cura do lunático (Mt 17. 15-21) – um demônio teimoso / uma casta. “...contudo”, só com Jejum e oração. PROPOSIÇÃO: hoje aprenderemos quatro verdades poderosas sobre o jejum – a disciplina particular que gera recompensas públicas. II –CONCEITOS SOBRE O JEJUM 1. A TERCEIRA DOBRA DO CORDÃO a) O cordão de três dobras da vida cristã de Ec 4.12b comp. Com Mat. 6. 3,5,17. “e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa”(Ec 4.12) . a.1) Em Mateus 6, Jesus apresentou um padrão pelo qual cada um de nós deve viver como filhos de Deus. Tratava-se de três deveres específicos de um cristão com pesos iguais: Quando deres esmola...” (v3). “... quando orardes” (v 5). “... quando jejuardes...” (v17). a.2) Quando a oferta a oração e o jejum são praticados em conjunto na vida de um crente, cria-se um cordão de três dobras que não se rebenta com facilidade. “...nada vos será impossível” (Mt 17.20).

Transcript of Jejum - a disciplina particular que gera recompensas públicas

Page 1: Jejum - a disciplina particular que gera recompensas públicas

1

TEMA: JEJUM – a disciplina particular que gera recompensas públicasi

TEXTO: Mat 17. 15-21

INTRODUÇÃO

1. Quando Deus coloca dentro de você um sonho que só ele pode tornar possível, você precisa jejuar e orar.

2. Seja bom o mau, o que está dentro de você só sairá quando você jejuar e orar.

3. A disciplina do jejum libera a unção o favor, e a bênção de Deus na vida do cristão.

O. INTERROGATIVA: que bênçãos não estão sendo liberadas? Que respostas não estão vindo? Que cadeias não estão sendo quebradas por que deixamos de jejuar?

Exemplo: a cura do lunático (Mt 17. 15-21) – um demônio teimoso / uma casta. “...contudo”, só com Jejum e oração.

PROPOSIÇÃO: hoje aprenderemos quatro verdades poderosas sobre o jejum – a disciplina particular que gera recompensas públicas.

II –CONCEITOS SOBRE O JEJUM

1. A TERCEIRA DOBRA DO CORDÃO a) O cordão de três dobras da vida cristã de Ec 4.12b comp. Com Mat. 6. 3,5,17.

“e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa”(Ec 4.12).

a.1) Em Mateus 6, Jesus apresentou um padrão pelo qual cada um de nós deve viver como filhos de Deus. Tratava-se de três deveres específicos de um cristão com pesos iguais:

“Quando deres esmola...” (v3). “... quando orardes” (v 5). “... quando jejuardes...” (v17).

a.2) Quando a oferta a oração e o jejum são praticados em conjunto na vida de um crente, cria-se um cordão de três dobras que não se rebenta com facilidade. “...nada vos será impossível” (Mt 17.20).

a.3) Ex. orar, jejuar, ou ofertar é igual a 30x1 / 60 x1. Os três juntos à 100x1.

a.4) O jejum leva a pessoa a um relacionamento mais profundo e mais íntimo com Deus. Devemos jejuar por uma reviravolta em nossa vida.

2. UNA ORAÇÃO, PALAVRA E JEJUM Sem não significa na para você não significará nada para Deus. Jejuar não é ficar sem comer por algum tempo. Isso é dieta. Não fanatismo religioso e nem algo que deve ser feito por monges religiosos.

a) Jejum é bíblico. É abster-se da alimentação com um propósito espiritual.

Page 2: Jejum - a disciplina particular que gera recompensas públicas

2

b) Ao eliminar a alimentação por algum tempo, seu espírito fica desobstruído das coisas deste mundo e fica extremamente sensível a Deus.

3. AS TRÊS FORMAS DE JEJUM a) Jejum absoluto. É extremo e com abstinência de tudo. Deve ser feito por períodos

curtos.b) Jejum normal. Abster-se de todo tipo de alimento (exceto água), por um período

de tempo. Ex: 24h, 3,7,21 ou 40 dias. c) Jejum parcial. Abstinência de certos alimentos por um longo período.

4. SUCESSO DO JEJUM a) Fuja da TV no tempo do jejum. as propagandas de comidas gostosas / certos

conteúdos próprios ou impróprios poderão abortar o propósito da consagração. b) Não encha o estômago nos dias anteriores ao jejum. E aconselhável ir reduzindo a

alimentação aos poucos.c) Tome água filtrada ou mineral em abundancia.

II - JEJUAR ELIMINA AS TOXÍNAS DO CORPO

1. É MELHOR MUDAR A DIETA “... nossa dieta é repleta de açúcares, toxinas, comidas processadas, carne, etc. Estamos cada vez mais obesos, mas, do ponto de vista nutricional podemos estar morrendo de inanição. Cavamos o próprio túmulo com nossos garfos e facas” (Dr Colbert – Livre-se das toxinas).

2. UM VÍCIO GLOBAL Somos viciados em açúcar. “Os norte-americanos consomem ao longo de sua vida aproximadamente 5100 kg de açúcar”. (Dr Colbert).

3. TESTES INDICAM DOENÇAS E ENFERMIDADES Testes provaram que os cidadãos norte americanos consomem e ingerem em média 1.800 kg por ano de conservantes químicos, colorantes, estabilizantes, flavorizantes e outros aditivos. Estas sustâncias se acumulam no corpo e causam doenças e enfermidades.

4. O JEJUM TEM UM EFEITO REGENERADOR PARA O CORPO, MENTE E ESPÍRITO. Os jejuns periódicos são necessários para expulsar os venenos do nosso corpo. O Dr Oda Birchinger supervisionou mais de 70 mil jejuns e afirmou: o Jejum é uma estrada real para a cura e regeneração do corpo da mente e do espírito.

5. O JEJUM É INDICADO PARA O TRATAMENTO DE QUASE TODAS AS DOENÇAS .“O jejum pode curar e auxiliar no tratamento do reumatismo, nas juntas e músculos, doenças do coração, dos vasos sanguíneos, exaustão relacionada ao estress, doenças de pele, inclusive espinha, ciclos menstruais irregulares, calores súbitos, doenças dos órgãos respiratórios, alergias como rinite alérgicas e doenças dos olhos”.

6. O JEJUM PODE AJUDAR A VENCER TODOS OS VÍCIOS. “O jejum quebra o vício da alimentação de má qualidade. O jejum pode também quebrar o poder de um apetite incontrolável. Alguns estão escravizados pela nicotina, pelo álcool, e pelas drogas, mas o jejum pode ajudar a quebrar esses vícios.”

Page 3: Jejum - a disciplina particular que gera recompensas públicas

3

III - JEJUAR SIGNIFICA CRUSCIFICAR O “REI ESTÔMAGO”

Ditado: “ O caminho para o coração do homem é através do estômago”. Muitas mulheres sabem disso e o diabo também!

O. INTERROGATIVA: O que aconteceu à raça humana enquanto estava sob o governo do rei estômago?

1. ADÃO E EVA DERAM TUDO PELO FRUTO PROIBIDO.

a) Adão e Eva foram expulsos do jardim do Éden e da presença de Deus, e, privados do conforto que tinham por causa do estômago (Gn 2.8-9; 16-17; ). “...vendo a mulher que a arvore era boa para se comer... tomou do fruto e comeu e deu também ao seu marido, e ele comeu” (Gn 3.6).

2. SODOMA E GOMORRA TERRA DE GLUTONARIA ABSOLUTA.

a) Os pecados que trouxeram Sodoma e Gomorra à destruição não foram só os de homossexualismo desenfreado. Eles foram culpados de glutonaria:

“Eis que esta foi a niquidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e próspera ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado. Também elas se ensoberbeceram, e fizeram abominação diante de mim; pelo que, ao ver isso, as tirei do seu lugar” (Ez 16.49-50).

3. ESAÚ TROCOU A BÊNÇÃO PELA COMIDA.

a) Esaú filho de Isaque e Rebeca, vendeu seu cobiçado direito de primogenitura por causa de sua lealdade ao “rei estômago”. Deus tinha um plano, um destino, uma vontade para Esaú, mas, não pode realizá-los.

“...tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem; e ninguém seja devasso, ou profano como Esaú, que por uma simples refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado; porque não achou lugar de arrependimento, ainda que o buscou diligentemente com lágrimas” (Hb 12. 15-17).

4. ISRAEL E O POPULACHO DESPERTOU A IRA DE DEUS POR CAUSA DE COMIDA.

a) No deserto Israel (depois de liberto de 430 anos de escravidão), teve grande desejo (por influencia do populacho), das comidas dos egípcios. Ele clamaram:

“...Quem nos dará carne a comer? Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça, e dos pepinos, dos melões, dos porros, das cebolas e dos alhos. Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos” (Nm 11.4-7).

a.1) A resposta de Deus á murmuração deles. (não é bom deixar o cozinheiro zangado!)

“E dirás ao povo: Santificai-vos para amanhã, e comereis carne; porquanto chorastes aos ouvidos do Senhor, dizendo: Quem nos dará carne a comer? pois bem nos ia no Egito. Pelo que o Senhor vos dará carne, e comereis.

Page 4: Jejum - a disciplina particular que gera recompensas públicas

4

Não comereis um dia, nem dois dias, nem cinco dias, nem dez dias, nem vinte dias; mas um mês inteiro, até vos sair pelas narinas, até que se vos torne coisa nojenta; porquanto rejeitastes ao Senhor, que está no meio de vós, e chorastes diante dele, dizendo: Por que saímos do Egito?” (Nm 11.18-20).

a.2) A consequência. Enquanto a carne ainda estava em suas bocas, milhares deles morreram e foram enterrados ali (V 34). Aquele lugar ficou conhecido como Quiborete-Hataavá – a sepultura dos desejos.

a.3) O comentarista Matthew Henry escreveu: “os que estão sob o poder de uma mente carnal verão a sua concupiscência satisfeita, ainda que seja para o dano e a ruína de suas preciosas almas”.

IV - JEJUAR ABRE A PORTA DO AVIVAMENTO ESPIRITUAL

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz” (Jo 10.27) - Deus fala e podemos ouvi-lo. Fomos criados assim.

O. INTERROGATIVA:

Você quer ouvir a voz do Criador? Deseja conhecer a Jesus mais profundamente? Você quer conhecer qual é a direção que Ele deseja que tome na vida? Quer saber com quem deve se casar? Que emprego você deve aceitar? Você quer saber que campo missionário está chamando pelo seu nome?

PROPOSIÇÃO: A resposta pode ser encontrada no apelo que Paulo fez aos Romanos 12.1.

1. O JEMUM ROMPE COM VÍCIOS SEXUAIS DEMONÍACOS

Em Mat 17.21, Jesus falou a respeito daquele demônio teimoso – casta.

a) O rei Josafá e Judá em grande aflição .Josafá, rei de Judá, estava em uma situação desesperadora e critica. Ele estava cercado por um poderoso inimigo – moabitas, amonitas e meunitas. Sem a ajuda de Deus toda a nação seria aniquilada. A bíblia diz que:

“Então Jeosafá teve medo, e pôs-se a buscar ao Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá. E Judá se ajuntou para pedir socorro ao Senhor; de todas as cidades de Judá vieram para buscarem ao Senhor”. “...E todo o Judá estava em pé diante do Senhor, como também os seus pequeninos, as suas mulheres, e os seus filhos.” (2 Cr 20.3-4,13).

a.1) No meio do jejum Deus disse o que Judá deveria fazer (vv 15,17)

a.2) Deus preparou emboscadas contra o inimigo e o derrotou

a.3) A batalha durou um dia. Mas, para recolher os despojos, Judá gastou três.

a.4) Você quer que Deus lhe diga o que precisa fazer neste momento da sua vida? Adore, Jejue, ore, oferte!

b) O levita viajante na terra de Gibeá .

Page 5: Jejum - a disciplina particular que gera recompensas públicas

5

Em juízes 19,20 encontra-se uma história onde o jejum faz a diferença. Um levita estava viajando com sua concubina e parou em Gibeá. Os homens de lá eram maus e tinham prazer em atos homossexuais perversos. Não conseguindo tê-lo, estes homens violentaram e mataram brutalmente a sua concubina, que morreu à porta da casa. Ao encontra-la, o levita ficou furioso e enviou pedaços do seu corpo com uma mensagem à todas as tribos de Israel.

b.1) Os exércitos de Israel se reuniram para lutar contra benjamim e perderam 22.000 homens (Jz 20.21).

b.2) Eles voltaram e reagruparam-se e lutaram contra os benjamitas novamente, desta vez perdendo 18.000 homens (Jz 20. 25).

b.3) Antes de saírem para lutar no terceiro dia, Deus enviou o profeta Finéias com uma mensagem para que eles jejuassem e orassem. Ele jejuaram por 24 horas. Quando saíram, venceram (Jz 20 26-48). b.4) O jejum quebrará a fortaleza dos vícios sexuais demoníacos como a pornografia, o homossexualismo, o adultério, a fornicação e a luxúria.

2. O JEJUM PREPARA O CAMINHO PARA QUE DEUS LHE DÊ UMA REVELAÇAO NOVA, UM VISÃO NOVA, UM PROPÓSITO DEFINIDO.

a) Daniel estava Jejuando por 21 dias quando Gabriel lhe apareceu (Dn 9.3; 10. 11-14).

b) Paulo estava jejuando quando Deus o chamou e compartilhou com ele a missão para a sua vida (At 9.7-9).

c) Pedro estava jejuando no telhado quando Deus deu a ele uma nova revelação e o chamou para levar o evangelho aos gentios (At 10).

d) Depois da pregação mal humorada de Jonas em Nínive – uma nação pagã, todos – rei, o povo, os animais, as crianças, se uniram num jejum coletivo, com pano de saco e cinza. E Deus trouxe livramento ao povo (Jonas)

e) No livro de Joel o Senhor ordena um jejum nacional: “Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembleia solene...” (Joel 2.12,13, 15-17).

e.1) converter de todo o coração com jejuns choro e pranto.e.2) rasgar o coração, não as vestes.e.3) congregais o povo, a congregação, os anciãos, os filhinhos e os que mamam, o noivo e a noiva em lua de mel. e.4) chorem os sacerdotes, entre o pórtico e o altar: poupa o teu povo ó Senhor!

Proposição: Em seguida Ele diz o que aconteceria no “tempo do depois”:

e.5) Eis que envio: o cereal o vinho e o óleo e deles sereis fartos.e.6) Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, regozijai-vos, porque o Senhor vos dará em justa medida a chuva – a temporã e a serôdia. e.6) As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de vinho e óleo...e.7 restituirei os anos consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e e pelo cortador. e.8) Mas, o ápice desse tempo está no verso 28:

Page 6: Jejum - a disciplina particular que gera recompensas públicas

6

“Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões” (Jl 2.28).

e.9) muitas vezes a recompensa vem depois do jejum. Era para os sacerdotes chorarem entre o pórtico e o altar e esperarem as recompensas.

CONCLUSÃO:

Isso é melhor que bife acebolado, lasanha, pizza, sorvete, chocolate, etc. quando passamos a ter uma fome profunda por Deus ele nos saciará!

Page 7: Jejum - a disciplina particular que gera recompensas públicas

i Este material foi resumido e adaptado por Marcos Nascimento. A fonte de estudo foi o livro “Jejum – a disciplina particular que gera recompensas públicas”, de Jesen Franklin. LAN Editora. Mas, o livro é infinitamente melhor. Vale à pena tê-lo em sua biblioteca.