JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

112

description

Muito se tem falado sobre o fim do mundo. De Cristo e dos anticristos. Para uns, o fim do mundo será uma enorme fogueira onde os pecadores, a escória humana será consumida. Houve uma época que isso aconteceu quando os que detinham os poderes usavam o ferro e fogo literalmente, contra aqueles que questionavam o sistema imposto.

Transcript of JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

Page 1: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013
Page 2: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013
Page 3: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013
Page 4: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 3

Page 5: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 4

Editorial

Muito se tem falado sobre o fim do mundo. De Cristo e dos anticristos. Para uns, o fim do mundo será uma enorme fogueira onde os pecadores, a escória humana será consumida.

Houve uma época que isso aconteceu quando os que detinham os poderes usavam o ferro e fogo literalmente, contra aqueles que questionavam o sistema imposto.

Milhares arderam nas fogueiras punitivas. Passado algum tempo, foram reconhecidos como vítimas pelos seus algozes. Hordieno, a intolerância se manifesta através de atos contestatórios a ordem instituída dentro dos preceitos morais.Senhores do Apocalipse transvertidos de pastores de rebanho procuram a ‘ferro e fogo’ –a destruição de valores estabelecidos-, tentando a todo custo impor sua lei.

Entre a expulsão do Cristo de seus corações e o acolhimento em amplexos dos falsos lideres, os verdadeiros Anticristos, vivem aqueles enganados e aturdidos.

Page 6: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 5

Fundador e Diretor Responsável: José Heitor da Costa

Fundado em 12/09/2012

Presidente: Jaldete Vieira Garcia

Vice-presidente: José Heitor da Costa

Diretor Executivo: Valberto Garcia

Diretor Comercial: João Pedro Gutierrez Teixeira

Diretora de Publicidade: Carmem Lúcia

Diretora de Projetos Gráficos e Web Designers: Iza Souza

Diretor e Editor de Esportes: João Costa

Diretor de Assuntos Internacionais: Gilmar Freitas

Repórteres: Afonso Aquino. Pinheiro Junior. Rodrigues Taú. Wanda Lacerda. Álvaro Cintra. João Mendes.

Correspondente Internacional: Rotieh Atsoc

Colunista: Chakra Amor

[email protected]

Cel: +55 (11) 98178-5433

Conselho Administrativo

Presidente: Jaldete Vieira Garcia

Vice-Presidente: José Heitor da Costa

Page 7: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 6

CIÊNCIA E TECNOLOGIAFoto incrivelmente detalhada de um bicho-da-seda

Por Marcelo Ribeiro

JHCMídiaDigital

O “Bombyx mori”, também conhecido como bicho-da-seda é uma larva de mariposa do norte da China que produz um casulo para sua metamorfose do qual extraímos o fio da seda. Esta é uma imagem feita por microscópio de varredura de elétrons e colorida artificialmente.

Na produção da seda, quando completa seu casulo, ela é colocada em um forno que a mata, mas preserva os fios. Se fosse permitido que as mariposas eclodissem as fibras seriam arrebentadas e, portanto, inutilizadas para fins têxteis.

Page 8: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 7

Se alimentando exclusivamente de folhas de amoreira estes animais foram domesticados na China há cerca de 5 mil anos atrás e hoje não sobrevivem no ambiente natural. Dependem do homem para sua alimentação e mesmo quando eclodem dos casulos suas asas não conseguem fazê-las voar por causa de uma seleção artificial durante séculos de domesticação.

Imponente lince Ibérico

JHCMídiaDigital

O lince Ibérico (Lynx pardinus) é uma das espécies mais ameaçadas do mundo, e certamente o felino mais ameaçado. Ele é nativo da Península Ibérica, ao sul da Europa. Caso desapareça, será o primeiro felino extinto desde eras pré-históricas. Este lince é um solitário caçador de emboscada, esperando por horas que sua presa se aproxime para dar curtas corridas e capturá-la. Não costuma comer nada maior do que lebres. Está se extinguindo principalmente por causa de perda de habitat, envenenamento, atropelamentos, ataques de cães e caçadores.

O momento incrível em que um gafanhoto troca sua “casca” deixando uma réplica perfeita de si

Por Natasha Romanzoti

Page 9: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 8

Um fotógrafo amador conseguiu registrar um raro espetáculo da natureza: um gafanhoto trocando sua “pele” velha, deixando para trás uma réplica perfeita de si mesmo.

Com cuidado, mas com determinação e destreza, o inseto levou 40 minutos para jogar fora sua casca dura exterior, chamada exoesqueleto, enquanto pendurava-se em um pedaço de grama.

Adhi Prayoga, 41 anos, assistiu a transformação em seu quintal em Mataram, na Indonésia, e pegou o momento em câmera. “Eu observei o gafanhoto conforme ele começou a virar a cabeça para baixo, movendo o corpo para liberar a pele velha. Então, vi algumas formigas interessadas no processo”, conta.

Esta é uma fase de metamorfose do gafanhoto. Ovos eclodem em ninfas, que parecem pequenos adultos sem asas e órgãos reprodutivos. Ninfas trocam de “casca” muitas vezes conforme crescem até se tornarem adultas.

Há cerca de 10.000 espécies de gafanhotos, com a maior crescendo cerca de 11,5 cm de comprimento. Enquanto gafanhotos comem plantas, seus predadores incluem pássaros, besouros, roedores, répteis e aranhas. Algumas moscas também comem ovos de gafanhoto. Tal casca abandonada pode ser uma boa distração.[DailyMail]

Page 10: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 9

Page 11: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 10

Page 12: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 11

Dê uma boa olhada em alguns dos assassinos mais perigosos do mundo Por Natasha Romanzoti

JHCMídiaDigital

Uma nova ferramenta incrível permite a pesquisadores ver as coisas de uma maneira totalmente inédita: o microscópio DeltaVision OMX Blaze foi projetado para ver profundamente células e mostrar exatamente como doenças trabalham.

Ele utiliza uma combinação de óptica e algoritmos de computadores poderosos para atravessar a barreira da difração, pensada como o limite para a resolução dos microscópios ópticos, já que impede a distinção entre dois objetos separados por menos do que cerca de metade do comprimento de onda da luz utilizada para focá-los.

A nova técnica, chamada de microscopia de iluminação estruturada 3D, mais do que duplica a resolução em todas as três dimensões. O resultado é que o OMX pode ver objetos tão pequenos quanto 100 nanômetros, 10 vezes menor que um germe típico.

Cientistas observaram certos itens malignos com essa tecnologia, como células cancerosas e vírus como o HIV. Também observaram algumas partes do corpo humano. Veja imagens dessas coisas microscópicas com o maior detalhe possível atualmente:

Câncer

Essa imagem mostra uma célula epitelial cancerosa em metáfase. Foi vencedora do Concurso de Imagem Life Sciences da GE em 2012, e vai ser exibido em um grande outdoor

na Times Square (Nova York, EUA) como prêmio.

Page 13: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 12

Célula Caco-2

Estas células epiteliais intestinais Caco-2 são derivadas de células cancerosas do cólon e estão ajudando os pesquisadores a criar novas formas de aplicar medicamentos no interior

do corpo humano.

Células do ouvido

Esta faixa curiosa de pontos vermelhos na verdade é um conjunto de células do ouvido que nos ajudam a detectar o som.

Page 14: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 13

Câncer neurológico

Esta imagem bonita e colorida mostra um câncer do tipo neurológico. As diferentes cores são elementos diferentes: azul representa DNA, roxo actina, e assim por diante.

HIV

Essa imagem trata do vírus HIV, que causa Aids. As diferentes cores apontam seus diferentes elementos: núcleos são azuis, estromas são verdes, células CD4+ são vermelhas.

Page 15: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 14

Câncer/levedura

Estes pontos representam câncer. “Levedura expressando proteínas de fusão fluorescentes marcam nucléolos (vermelho), centrômeros (amarelo) e o envelope nuclear e membrana

plasmática (ciano)”, diz a GE, fabricante do OMX.[POPSCI]

Conheça a incrível estação de pesquisa que simula a vida em MartePor Stephanie D’Ornelas

JHCMídiaDigital

Se as pessoas não vão até Marte, Marte vai até as pessoas. Para entendermos melhor o funcionamento do planeta vermelho, no início dos anos 2000 foi construída a Mars Desert Research Station (Estação de Pesquisa Deserto de Marte), um centro de treinamento que simula as condições de vida em Marte.

A estação, que fica localizada no deserto de Utah, nos Estados Unidos, é administrada pela Mars Society e usada para que astronautas e pesquisadores da Nasa entendam como seria viver em nosso planeta vizinho.Cientistas, estudantes e entusiastas trabalham juntos desenvolvendo táticas de campo e estudando o terreno.

Todas as explorações são feitas com trajes espaciais e a tripulação vive em uma pequena base com quantidades limitadas de energia elétrica, alimentos, oxigênio e água.

O fotógrafo Jim Urquhart passou algum tempo no centro de treinamento

Page 16: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 15

registrando imagens dos cientistas que estão participando dos estudos nesse momento.

Abaixo, você confere fotografias desse pedacinho de Marte em nosso próprio planeta:

A estação de pesquisa, no dia 2 de março

Membros da pesquisa recolhem amostras geológicas para estudo

Page 17: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 16

As belas e misteriosas formações rochosas do deserto parecem mesmo de outro planeta

O Observatório Musk, visto pelos pesquisadores que vivem na estação

Page 18: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 17

Membros da equipe retornam após um longo dia de trabalho com as amostras geológicas para estudo que recolheram

No início do trabalho, os pesquisadores planejam a expedição

Page 19: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 18

Plantas são cultivadas e estudadas para entender como elas poderiam sobreviver em Marte

Após o dia de trabalho, os pesquisadores têm essa belíssima vista do céu noturno no deserto

Page 20: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 19

Pesquisadores aguardam em uma câmara, com seus trajes espaciais, antes de se aventurarem coletando amostras geológicas no deserto

Ficção ou Realidade?

Page 21: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 20

Page 22: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 21

Page 23: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 22

Membros da pesquisa recolhem amostras geológicas para estudo

Page 24: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 23

Minúsculo peixe transparente desconhecido é descoberto no Rio NegroJHCMídiaDigital

O bicho tem 1,7 centímetros de comprimento e vive em um curso d’água que chega a ter mais de 30 km de largura. Como se isso não bastasse, a maior parte de seu corpo é transparente e ele só sai para nadar durante a noite. Assim, fica fácil entender porque até hoje ninguém tinha conseguido pegar um Cyanogaster noctivaga para estudar.

Agora, cientistas da Universidade de São Paulo (USP) foram ao Rio Negro, no meio da selva amazônica, e finalmente “trouxeram à tona” este curioso peixinho.

A empreitada que conseguiu capturar exemplares deste peixe aconteceu em outubro de 2011, mas só agora ele está sendo definitivamente identificado e catalogado. Cyanogaster noctivaga é um peixe tão incomum que é, até o momento, a única espécie de seu gênero (Cyanogaster). Ainda sem nome “brasileiro”, este minúsculo habitante das águas do Rio Negro foi apresentado pelos cientistas George Mattox, Ralf Britz, Mônica Toledo-Piza e Manoela Marinho.

Não foi fácil fotografar um desses vivo. Os cientistas tiveram que navegar pelo rio à noite – já que o peixe é notívago -, guiando-se por um brilho incomum: a barriga do Cyanogaster é azul, e emana um leve brilho no escuro, tal qual um vaga-lume aquático. Quando conseguiam retirar um deles da água, puxando pela rede, o peixe morria imediatamente.

Page 25: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 24

Por essa razão, eles tiveram que fotografá-lo de dentro da água mesmo. Os pesquisadores colocaram uma câmera subaquática dentro de um tanque, bem rente à superfície. Para registrar o peixe, foi preciso puxá-lo pela rede e transferi-lo para o “tanque fotográfico”, tudo dentro da água.

Uma dentição nunca vista antes – duas arcadas com apenas quatro dentes, de diferentes formatos, em cada uma – é o que diferencia o Cyanogaster de qualquer outro gênero de peixe. Seus parentes mais próximos são conhecidos pelo habitat, a anatomia e o minúsculo comprimento (o menor peixe do mundo é apenas 7 milímetros menor que ele). Este simpático habitante do Rio Negro é mesmo uma descoberta peculiar. [Natural History Museum / New Scientist / Artigo]

Por Stephanie D’Ornelas em 1.04.2013 as 12:12

Page 26: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 25

REFLEXãOContos e Lendas Nesta sessão, colocaremos diversas lendas, contos e estórias que nos fazem refletir e descobrir novos caminhos para nossas vidas.

-Chakra Amor é filosofo, pensador, e artista plástico-

Uma lição

Um famoso palestrante começou um seminário segurando uma nota de 20

dólares.

Numa sala, com 200 pessoas, ele perguntou:

- Quem quer esta nota de 20 dólares?”

Mãos começaram a se erguer. Ele disse:

- Eu darei esta nota a um de vocês, mas, primeiro, deixem-me fazer isto!

Então ele amassou a nota. E perguntou, outra vez:

- Quem ainda quer esta nota?

As mãos continuaram erguidas.

- Bom – ele disse – e se eu fizer isto?

E ele deixou a nota cair no chão e começou a pisá-la e esfregá-la. Depois

pegou a nota, agora imunda e amassada, e perguntou:

- E agora? Quem ainda quer esta nota?

Todas as mãos permaneceram erguidas.

- Meus amigos, vocês todos devem aprender esta lição: Não importa o que

eu faça com o dinheiro, vocês ainda irão querer esta cédula, porque ela não

perde o valor. Ela ainda valerá 20 dólares.

Essa situação também se dá conosco. Muitas vezes, em nossas vidas, somos

amassados, pisoteados e ficamos sujos, por decisões que tomamos e/ou

pelas circunstâncias que vêm em nossos caminhos. E assim, ficamos nos

sentindo desvalorizados, sem importância. Porém, creiam, não importa o

que aconteceu ou o que acontecerá, jamais perderemos o nosso valor ante o

Universo. Quer estejamos sujos, quer estejamos limpos, quer amassados ou

inteiros, nada disso altera a importância que temos. A nossa valia. O preço

de nossas vidas não é pelo que fazemos ou sabemos, mas pelo que SOMOS!

Somos especiais….

VOCÊ é especial. Muito especial…. Jamais se esqueça disso!

Page 27: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 26

MEIO AMBIENTECidade do Rio vai multar quem joga lixo no chãoDaniele Bragança

JHCMídiaDigital

Acima, imagem de fantasia rasgada durante desfile do grupo B, C e D, na Intendente Magalhães, na terça-feira de carnaval. Foto: Márcio Lázaro.

A cena na antiga capital do Brasil é comum e se repete todo dia: alguém abre a janela do carro (ou ônibus) e joga fora a embalagem do biscoito que estava comendo. Na cidade do Rio de Janeiro, jogar lixo no chão é tão corriqueiro que não desperta constrangimento em quem pratica o ato e é por isso que a prefeitura da cidade resolveu punir o bolso os porcalhões.

Page 28: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 27

Foto:Tadeu Aquino. JHCMídiaDigital

Pensando em diminuir as despesas com a limpeza urbana, a prefeitura anunciou que multará quem for pego sujando as ruas. A medida começará a valer em julho.

Lixo na praia de Copacabana.foto:TadeuAquino. jhcMídiaDigital

Page 29: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 28

A decisão da Prefeitura está baseada na lei 3.273, de 2001, que nunca foi usada. A multa será aplicada pela guarda municipal, que usará um equipamento para registrar a inflação. Basta o número do CPF para emitir a multa. Quem se recusar a dizer o CPF será encaminhado à delegacia mais próxima.

Praia da Barra da Tijuca. foto:Tadeu Aquino. JHCMídiaDigital

Os valores da punição dependerão do tamanho do lixo descartado irregularmente. Jogar uma lata de cerveja no chão, por exemplo, poderá custar R$157 ao infrator. Ser flagrado jogando resíduos maiores que um metro cúbico, como um sofá velho, pode custar R$980.

Page 30: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 29

Além dos guardas, funcionários da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) atuarão na fiscalização. A polícia militar também foi chamada para ajudar na aplicação da norma.

Em entrevista ao jornal RJTV, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) afirmou que a medida começará no centro do Rio, Zona Sul e parte do subúrbio.

Na cidade do Rio, gastam-se mais de R$192 milhões por ano para limpar as ruas. Uma das principais artérias do centro da cidade, a avenida Rio Branco, é varrida 4 vezes por dia pela Comlurb e parece que nunca está limpa.

Cadê o peixe que estava aqui? A China levou

Vandré Fonseca

JHCMídiaDigital

Manaus, AM − O apetite da China por peixes é bem maior do que o declarado às autoridades internacionais, revela uma estimativa publicada pela Universidade da Columbia Britânica, no Canadá. Barcos chineses estariam capturando 4,6 milhões de toneladas de pescado em águas de pelo menos 90 países. A

Page 31: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 30

quantidade é 12 vezes maior do que o declarado pelo país oriental à Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), 368 mil toneladas.

A quantidade capturada equivale a US$ 11,5 bilhões (ou R$ 23 bilhões). O estudo foi publicado na revista científica Fish and Fisheries. A maior parte deste pescado, 3,1 milhões de toneladas, sai de águas da África, continente que sofre com a miséria e a fome. Das Américas Central e do Sul, os chineses levam 182 mil toneladas de peixes todos os anos.

A China é o maior exportador de pescado do mundo, segundo dados da FAO. O país é também um dos maiores consumidores per capita de peixes, que representam uma parcela significativa das proteínas de origem animal consumidas pela população.

De acordo com dados oficiais, mais da metade do consumo e exportações de pescado da China são provenientes de criatórios. Mas estes números podem estar incorretos, de acordo com os dados apresentados pelos pesquisadores do Canadá.

Para chegar a um valor mais próximo da realidade do que o divulgado por Pequim, a equipe formada por 20 pesquisadores utilizaram um novo método. Por meio da análise de artigos acadêmicos e notícias e consultas a especialistas, foi possível estimar o número e os tipos de embarcações de pesca chinesas que viajam a outros países. As informações foram comparadas, então, com dados publicados sobre a capacidade de cada tipo de embarcação.

Apesar de não ser preciso, o método oferece informações cruciais que não aparecem nos relatórios oficiais. Em breve, ele será usado para calcular a quantidade de peixes capturada por outros países, como a Espanha. Informações sobre a captura em águas estrangeiras são importantes para o gerenciamento e manejo da pesca, principalmente em países em desenvolvimento, conforme afirmam os responsáveis pelo estudo.

Page 32: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 31

Para o pesquisador Dirk Zeller, um dos autores, apesar de não relatada, a pesca realizada pelos chineses não é necessariamente ilegal. “Podem existir acordos entre esses países e a China que permitem a pesca”, afirma. “Mas nós simplesmente não sabemos porque esta informação não está disponível”.

Daniel Pauly, lider das pesquisas do projeto Sea Around Us, da universidade canadense, destaca a necessidade de se conhecer a quantidade de peixes capturados nos oceanos para saber se será possível manter a pesca no futuro. “Os países precisam perceber a importância da precisão nos registros e na comunicação de suas capturas e assumir a responsabilidade por elas ou não haverá peixes para nossos filhos”, afirma Pauly.

CSN é multada em 35 milhões por terreno contaminadoDaniele Bragança

Acima, a CSN em Volta Redonda. Siderúrgica pagará 35 milhões por crime ambiental. Foto: Natto Motta/Skyscrapercity.

Acusada de doar terreno contaminado com substâncias químicas para a construção de casas para funcionários, a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) foi multada em 35 milhões de reais pela Secretaria de Ambiente do Estado do Rio de Janeiro. O valor da multa foi anunciado pelo secretário Carlos

Page 33: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 32

Minc, em entrevista coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (08).

A empresa tem até 7 dias para analisar a condição de saúde dos 750 moradores do Condomínio Volta Grande IV, em Volta Redonda. Além de pagar pelo custo de possíveis tratamentos médicos, em caso de doença dos moradores, a CSN tem prazo de 30 dias para arcar com a descontaminação do solo e da água. A empresa também será notificada sobre o dever de apresentar em 15 dias um plano de realocação das famílias.

“Caso apareça alguma pessoa contaminada, a multa deve chegar a R$ 50 milhões, que é o máximo previsto pela legislação estadual”, afirmou Minc. “O drama maior é o drama humano. Essas famílias, além de terem suas condições de saúde avaliadas e o tratamento devido quando for o caso, também deverão ter indenizações fixadas pela Justiça”.

Em 1988, a CSN doou o local para o Sindicato dos Metalúrgicos. Anteriormente, a área era usada como depósito de lixo da siderúrgica, onde eram colocados toneladas de resíduos industriais.

Amostras do solo revelaram a presença de pelo menos 20 substâncias tóxicas ou cancerígenas no local em concentrações até 90 vezes acima ao valor máximo permitido, caso da bifenila policlorada, hoje proibida no Brasil. A contaminação também envolveu substâncias como antimônio, bário, cádmio, chumbo, cromo, níquel e zinco e benzeno.

Na quinta-feira da semana passada (04), Carlos Minc pediu a retirada imediata dos moradores no terreno, chegando a mencionar que as famílias vivem em cima de um “coquetel de lixo químico”.

De acordo com o laudo divulgado pela Secretaria de Ambiente, pelo menos 90% das casas do Condomínio Volta Grande IV fizeram escavações nos seus terrenos. Por desconhecer a situação, 13% das famílias plantaram árvores frutíferas e hortaliças no quintal, que podem estar contaminadas.

Suspeita antiga

Em 2004, houve suspeita de vazamento de resíduos da CSN em uma área próxima ao Condomínio Volta Grande VI, onde a siderúrgica descarregava resíduos antes de armazená-los.

A investigação sobre a contaminação do terreno foi iniciada pelo Ministério Público Federal em Volta Redonda (RJ), que moveu em 2012 ação civil pública contra a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), por danos ao meio ambiente e à saúde da população. A empresa Nickol do Brasil Ltda elaborou um estudo técnico, que foi complementado por outros estudos e validado por técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Segundo o Inea, a validação terminou em março.

Como a ação civil pública já tramita na 3ª Vara Cível de Volta Redonda, outras punições, como multas e prisão, podem ser determinadas pela Justiça com base na lei de crimes ambientais.

Page 34: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 33

A menina e o sapo((o))eco

Em Desvendando o Cerrado e a Caatinga, o biólogo e fotógrafo inglês Pete Oxford capturou esta singela cena no cerrado piauiense. Fiel à máxima de que “uma fotografia vale mais do que milhões de palavras”, Oxford acredita que antes de uma espécie ou local serem protegidos, as pessoas precisam conhecê-los. Usando a fotografia, uma mensagem transcende culturas, línguas, classe social e idade e uma única imagem pode alcançar os corações de toda uma população e até influenciar as decisões governamentais.

Page 35: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 34

Pica-pau-dourado-escuro: o primo brasileiroRafael Ferreira

No Pantanal, um Piculus chrysochloros subespécie chrysochloros , uma das nove conhecidas. Foto: Cláudio Timm/Flickr.

Conta a lenda que o cartunista e produtor Walter Lantz teve a ideia para o seu famoso personagem Pica-Pau (Woody Woodpecker, no original) durante sua lua-de-mel, quando um barulhento pica-pau Dryocopus pileatus bicava incessantemente no telhado de seu quarto. Walter pensou em atirar na ave, mas sua esposa Grace sugeriu que, ao invés disso, o cartunista a usasse como inspiração e fizesse dele um personagem de desenho animado. O resto é história.

O desenho animado popularizou a ave, mas é incapaz de mostrar a variedade de espécies de pica-pau. Ao Sul do Equador, a família picidae é extensa e inclui, dentre tantos, o pica-pau-dourado-escuro (Piculus chrysochloros), nosso homenageado da semana.

Com o personagem animado só guarda semelhança a plumagem vermelha da cabeça, para os machos. As fêmeas, dependendo da subespécie, podem apresentar cabeça verde-oliva (tal qual o dorso) ou amarela. O corpo, seja ele macho ou fêmea, apresenta coloração verde-olivácea no dorso, e amarela barrada em marrom-oliva no ventre.

Page 36: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 35

O p. chrysochloros faz seu ninho em cavidades de árvores, podendo ser encontrado em florestas úmidas, no cerrado e na caatinga, biomas que fornecem os cupins e larvas de casca de árvore, que fazem parte da sua dieta. Para esta tarefa, o pica-pau-dourado-escuro apresenta uma extensa língua, serrilhada e bastante adaptada aos hábitos sondadores.

Atualmente, o complexo piculus chrysochloros engloba nove subespécies de difícil distinção: p. c. aurosus,p. c. xanthochlorus, p. c. chrysochloros, p. c. paraensis, p. c. capistratus, p. c. guianensis, p. c. laemostictus, p. c. hypochryseus e o p. c. polyzonus. Com tantas subespécies e extensa área de ocorrência, a IUCN classifica a espécie como "Pouco Preocupante", mesmo com queda populacional nos últimos anos.

No Brasil, a subespécie piculus chrysochloros polyzonus, o pica-pau-dourado-escuro-do-sudeste, endêmico das matas de baixada do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, é considerada pela ICMBio como "Vulnerável" em razão da perda/degradação do seu habitat, a Mata Atlântica. E, como não são conhecidos registros recentes para o estado do Rio de Janeiro, a ave pode estar extinta.

Um macaco sem galhos: guariba-de-mãos-ruivasRafael Ferreira - JHCMídiaDigital

O guariba, do seu galho, observa. Alta Floresta, Mato Grosso. Foto: crijnfotin /Flickr

Page 37: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 36

Hoje, sabemos que o Brasil conta em seu território com 103.870 espécies animais, a maior diversidade biológica do planeta. Neste impressionante número, estão cerca de 77 espécies de primatas. E aí se esconde uma espécie de macaco que talvez não seja tão conhecida do público: o guariba-de-mãos-ruivas (Alouatta belzebul) – também conhecido por guariba, guariba-de-mãos-vermelhas, guariba-preta ou bugio-de-mãos-ruivas – primata endêmico do Brasil.

O guariba prefere áreas de vegetação aberta de transição com alta frequência de babaçus. Também pode ser encontrado em florestas de várzea e matas ciliares e, até, em vegetação de mangue. Não é difícil achá-lo: tem grande porte, medindo até 1 metro de comprimento da cabeça à cauda, e pesando entre 6,5 e 8,0 Kg, machos, e 4,8 e 6,2 Kg, fêmeas. Sua pelagem preta (as vezes marrom-escura) é curta e áspera, com mãos, pés e porção final da cauda avermelhados. A cauda preênsil, auxilia na lenta locomoção quadrupedal de um macaco que raramente salta.

Os A. belzebul vivem em grupos de 2 a 14 indivíduos liderados por um macho adulto. Os machos costumamvocalizar para determinar a localização do seu grupo e de outros, bem como para defender seu território de invasões.

A gestação, que ocorre a cada dois anos, dura mais de 150 dias, gerando um único filhote. Nas primeiras 3 semanas de vida, eles são carregados pela mãe junto ao ventre; em seguida, ficam agarrados no dorso. As fêmeas cuidam dos filhotes até o desmame que ocorre depois de 15 meses de vida. Ao atingir a maturidade sexual, entre 36 e 40 meses de vida, os machos se afastam do grupo.

Sua dieta é predominantemente de flores, folhas e frutos verdes ou maduros. Esta dieta sofre alterações sazonais, com predominância de frutos na estação chuvosa, e de folhas na estação seca. Também consomem cupinzeiros para auxiliar na absorção de compostos secundários e como complemento mineral.

A espécie enfrenta a ameaça de extinção

O A. belzebul é um animal pouco ativo, de movimentos lentos, que passa mais de 70% de seu tempo em descanso, a outra parte é gasta em atividades de alimentação. Esta característica o torna ameaçado pela caça e, nada surpreendente, é considerada como "Vulnerável" pela IUCN. Outro motivo, talvez mais relevante, é a sistemática redução de seus habitats: a Mata Atlântica e da Floresta Amazônica. O Resultado é a significativa queda nos últimos 36 anos da população do guariba, sendo que as populações do Nordeste encontram-se em estado crítico pela lista do ICMBio, tendo menos de 200 indíviduos.

"Cada macaco no seu galho", diz a expressão popular. Mas o que será do macaco quando acabarem os galhos?

Page 38: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 37

ESPORTEIatismoJoão Costa Diretor e Editor de esportes da JHCMídiaDigital

Conhecido como vela ou iatismo, este esporte náutico já garantiu boa parte de medalhas olímpicas para o Brasil ao longo da história. Foram 17, no total: seis de ouro, três de prata e oito de bronze. Antes dos Jogos Olímpicos de Londres (2012), a modalidade era líder em conquistas, mas o judô passou a deter esta marca, com 19 medalhas.

Tata di Fiori/ Acervo do Estado de SP

Iatismo é um dos esportes que mais rendeu medalhas olímpicas ao Brasil

Page 39: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 38

Normalmente praticado no mar, possui diferentes tipos de embarcações, cada uma delas separadas por classes, que somam mais de 200.

No Jogos de Londres, as modalidades definidas foram: 470 (masculino e feminino), 49er(masculino), Match Race-Elliot 6m (feminino), Finn (masculino), Laser Standard (masculino), Laser Radial (feminino), Neil Pryde RS:X (masculino e feminino) e Star(masculino). Porém, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, Elliot 6m e Star não estarão na lista das disputas.

Foto: María Muiña/ Telefónica

Page 40: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 39

Foto: Paul Todd/Volvo Ocean Race

Desde 1932, a classe Star está no programa olímpico. O barco exige dois tripulantes que juntos somem no máximo 200 quilos. No Brasil, a classe que detém o maior número de velejadores é a Laser, na qual é necessário apenas um tripulante, que tenha entre 75 a 85 quilos.

Os representantes do País com mais vitórias são Torben Grael, com cinco medalhas (duas de ouro) na classe Star, e Robert Scheidt, também com cinco vitórias (duas de ouros) na classe Laser.

Entre as mulheres, o destaque fica para a atleta Fernanda Oliveira, que compete na classe 470. Os barcos dessa categoria têm 4,70 metros e podem atingir velocidades de até 50 km/h. Ela foi a primeira mulher do País a conquistar uma medalha olímpica para o esporte, em Pequim (2008), além de ter sido campeã brasileira quinze vezes.

Além do Mundial, outra grande competição do iatismo é a Volvo Ocean Race, realizada a cada três anos, na qual os velejadores cruzam os cinco continentes. A 11ª edição do evento foi iniciada em 29 de outubro de 2011. São noves meses de competição com término previsto para o dia 8 de julho de 2012, totalizando 39 mil milhas náuticas velejadas.

Page 41: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 40

Foto: Ian Roman/Volvo Ocean Race

Snowboard

Valle Nevado - Chile

Page 42: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 41

Page 43: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 42

Page 44: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 43

Page 45: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 44

Page 46: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 45

Page 47: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 46

Page 48: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 47

MUNDOElite da Marinha ganha minisubmarinos para operações especiais na águaSeals brasileiro, Grupamento de Mergulhadores de Combate (Grumec) é a unidade designada para retomada de plataformas de petróleo, navios e ao combate à pirataria naval

Raphael Gomide iG Rio de Janeiro | 12

Divulgação

Grumec conta com minisubmarinos para o uso em operações especiais na água

Em dezembro de 1941, e, plena 2ª Guerra Mundial, seis “homens-rãs” da Marinha italiana, equipados com garrafa de ar comprimido que durava até 6h debaixo da água, saíram de um submarino próximo do porto de Alexandria e entraram em minisubmarinos adaptados de torpedos. A pequena embarcação de 1,5 tonelada e 6,7 metros, tinha velocidade de 2 nós (3,7 km/h) e comportava dois militares, sentados, um sentado à frente do outro.

Page 49: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 48

Minisubmarino pode carregar dois homens e chega a 15km/h

Eles penetraram no porto sem ser detectados e plantaram explosivos que afundaram dois navios de guerra e um navio-tanque britânicos, no total de 80 mil toneladas. A história é famosa entre as forças especiais e analisada em detalhes no livro “Spec Ops” (Operações Especiais, em tradução livre), do almirante William McRaven, atual comandante do Comando de Operações Especiais dos EUA e chefe do Comando Conjunto de Operações Especiais à época em que os Seals norte-americanos mataram o terrorista Osama Bin Laden.

O Grumec (Grupamento de Mergulhadores de Combate), unidade de elite da Armada da Marinha Brasileira, está capacitado a fazer esse tipo de operação especial e recebeu recentemente modernos minisubmarinos americanos da Stidd Systems, expostos na LAAD (Feira Internacional de Defesa e Segurança).Os equipamentos navegam a 8 nós, ou 15km/h, “o que é muito rápido debaixo d’água”, explica o capitão de corveta Cláudio Pereira da Costa. Costa concluiu o superexigente curso de mergulhador de combate em 2004 e em 2010 completou também o treinamento dos Navy Seals dos EUA, que utilizam o mesmo minisubmarino, uma espécie de jet ski subaquático.

Page 50: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 49

Grumec é responsável por resgate e retomada de plataformas e navios

O Grumec é a unidade responsável por missões de retomada de plataformas e navios brasileiros

A unidade de operações especiais da Marinha é a designada, entre as Forças Armadas Brasileiras, para fazer eventuais retomadas de plataformas de petróleo, navios e combate à pirataria naval, além de operações de contraterrorismo e abordagem não-cooperativas de navios hostis. Um destacamento integra a força naval da Missão da ONU no Líbano.

As ações dos mergulhadores de combate da Marinha têm o propósito de destruir ou danificar objetivos de interesse em ambiente aquático, e capturar ou resgatar pessoal e material, obter informações e produzir efeitos psicológicos, entre outras atividades. Com o avanço do Pré-Sal, atividades como esta ganham ainda mais importância na defesa dos interesses nacionais.

Minisubmarinos têm tecnologia avançada

O equipamento conta com carta eletrônica, navegação submersa, bússola, profundímetro, computador de bordo, entre outras ferramentas de tecnologia,

Page 51: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 50

muito mais avançadas que as dos homens-rãs italianos da 2ª Guerra Mundial.

Raphael Gomide

Minisubmarino alemão deve ser testado pelos mergulhadores de combate

O Grumec está de olho ainda em um outro DPD (Diver Propulsion Device, equipamento de propulsão de mergulhador), o Blackshadow 730, anunciado na LAAD (Feira Internacional de Defesa e Segurança), no Rio. O minisubmarino da alemã Rotinor, a ser testado pelos brasileiros, tem o design assinado pela BMW e se assemelha a um tubarão. A Rotinor atua desde 2009 e já vendeu o equipamento, que custa US$ 95 mil a unidade, para forças armadas da China, Japão, Itália e Espanha, segundo o representante Maik Schreiber.

Segundo ele, sua máquina é capaz de transportar quatro mergulhadores, tem mecanismos modernos e mapas de navegação avançados. O motor de oito cavalos de potência permite que o minisubmarino se mova mais rapidamente que o modelo norte-americano. “Antes, esse equipamento aparecia só nos filmes de James Bond, agora é uma realidade”, disse Shreiber.

Justiça de São Paulo bloqueia R$ 520 millhões de empresa de MalufValor corresponde ao dinheiro que teria sido desviado pelo ex-prefeito no comando da capital paulista

iG São Paulo | 10/04/2013 17:23:36

A Justiça de São Paulo determinou o bloqueio dos bens até o limite de R$

Page 52: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 51

519,7 milhões da Eucatex S.A. Indústria e Comércio. O valor corresponderia ao que teria sido desviado pelo ex-prefeito da capital paulista e deputado Paulo Maluf (PP) e serviria para ressarcir os cofres públicos por causa de dinheiro supostamente desviado da Prefeitura.

O pedido do Ministério Público se baseia na suspeita de que a Eucatex se desfaria de bens a fim de evitar que sejam usados para ressarcir a administração municipal em consequência de condenações judiciais.

Futura Press

Empresa de Maluf terá bloqueio de R$ 520 milhões por decisão da Justiça

A decisão é da juíza Celina Kiyomi Toyoshima, da 4.ª Vara da Fazenda Pública. Na liminar, Celina escreveu que pode reconsiderar a decisão, desde que "haja comprovação, por parte da Eucatex, do risco iminente de quebra, por conta do bloqueio (cerceamento das atividades empresarias)".

A liminar havia sido pedida pelo promotor Silvio Antônio Marques, da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público. A reportagem procurou o advogado

Ricardo Tosto, que defende a Eucatex, mas não havia conseguido localizá-lo.

A Eucatex já foi alvo de outras apurações, dentro e fora do País. No Supremo, por exemplo, Maluf e familiares são processados desde 2011 por suposta lavagem de dinheiro e usarem a empresa para camuflar desvio de recursos de obras quando ele foi prefeito da capital, de 1993 a 1996.

Em janeiro, a Corte de Jersey, paraíso fiscal britânico, anunciou que empresas offshores ligadas a Maluf terão de devolver à prefeitura de São Paulo mais de R$ 60 milhões por desvios. O valor que deverá voltar para a prefeitura está bloqueado em Jersey, sendo que parte importante é composta por ações da Eucatex.

Com Agência Estado

A Onda de Violência contra Mulheres no MundoEstupro e assassinato brutal de jovem chocam Equador

Cinco foram presos após morte de Karina del Pozo, de 20 anos, em caso que

Page 53: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 52

teve ampla repercussão nas mídias sociais

BBC Brasil

Arquivo pessoal

Estupro e assassinato de Karina Del Pozo choca Equador

O brutal estupro e assassinato de uma jovem de 20 anos chocou o Equador e chamou a atenção sobre o problema da violência contra a mulher no país. O corpo de Karina del Pozo foi encontrado com sinais de golpes na cabeça e de estrangulamento

após uma busca de vários dias realizada por seus familiares.

Cinco jovens que participaram de um evento social com Karina na noite do crime estão presos. Segundo depoimentos prestados às autoridades e vazados para a imprensa, acredita-se que três deles tivessem ligação direta com o crime.

O jornal equatoriano El Universal diz que um dos acusados, identificado como Geovanny P., teria dito a seus amigos ''querem ver como se mata uma prostituta?'' e, em seguida, começado a golpear a cabeça da jovem.

O caso teve ampla repercussão, entre outros motivos, por sua ampla difusão pelas redes sociais do país. A família de Karina del Pozo, morta em Quito no dia 20 de fevereiro, tem organizado várias passeatas desde sua morte como forma de protesto e conscientização para o problema da violência contra a mulher no país.

Nos EUA: 'Estupro é estupro. É crime', diz Obama

José Luis del Pozo, primo de Karina, acredita que a divulgação do caso pelas redes sociais e pelos meios de comunicação do país foram importantes para chamar a atenção sobre o problema.

''Acreditamos que este caso padrão servirá para que venham à tona outros casos que estão arquivados'', disse, em entrevista à BBC.

Muitos familiares de outras mulheres assassinadas no país aderiram às manifestações; outras estão sendo planejadas para os próximos dias.

Page 54: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 53

Estupradores riam o tempo todo, diz namorado de turista norte-americanaPromotora afirma que jovem, de 21 anos, foi abusada sexualmente oito vezes durante as horas em que permaneceu dominada pelos três criminosos dentro de uma van no RJ

Agência Estado

Dois dos acusados de estuprar a jovem

Três acusados do crime estão presos. Mais dois suspeitos ainda são procurados | Foto:

Estefan Radovicz / Agência O Dia

Page 55: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 54

O trio preso por estuprar uma norte-americana de 21 anos dentro de uma van no Rio de Janeiro, em 30 de março, ria e fazia comentários sarcásticos enquanto abusava da moça e agredia o namorado dela. Foi o que contou nesta terça-feira (9), durante audiência na 32ª Vara Criminal do Rio, o francês de 22 anos que namora a menina. Ele narrou detalhes do crime e reconheceu o terceiro preso. Os outros dois já haviam sido reconhecidos. O rapaz deve voltar quarta-feira (10) para a França.

"Eles riam sarcasticamente o tempo todo, principalmente quando faziam sexo e batiam nela. Quero deixar o Brasil o mais rápido possível, não quero mais voltar (ao País)", disse o rapaz, que se expressou em francês e foi auxiliado por uma intérprete. Segundo ele, a namorada foi estuprada pelo menos quatro vezes, e em alguns momentos foi abusada simultaneamente por dois criminosos. Ela já voltou para os Estados Unidos.

A promotora Márcia Colonese, que na segunda-feira (8) denunciou os três presos por estupro, sequestro relâmpago, corrupção de menores, extorsão e formação de quadrilha, afirma que a norte-americana foi estuprada oito vezes durante as horas em que permaneceu dominada pelos criminosos. Jonathan Froudakis de Souza, de 19 anos, cometeu quatro estupros, enquanto Wallace Souza Silva e Carlos Armando Costa dos Santos, ambos de 21, estupraram a vítima duas vezes.

Agora os advogados nomeados para defender o trio têm dez dias para apresentar a defesa deles. Durante a audiência desta terça eles pediram ao juiz que autorizasse a transferência dos presos, que estariam sendo agredidos por colegas de cela no presídio de Bangu 9, na zona oeste do Rio.

O homem a quem a norte-americana foi oferecida e que a recusou alegando que ela estava "muito estragada" foi identificado, segundo a promotora. É um traficante de São Gonçalo (região metropolitana do Rio) suspeito de ter participado de outros estupros cometidos pelo grupo.

Segundo ela, o trio ofereceu a moça para ser abusada sexualmente em troca de dinheiro, mas o homem recusou. "A participação dele não foi quase nada, ele chegou perto da van e viu. Falou alguma coisa e foi embora. Mas tenho certeza de que ele fez parte de vários outros estupros", disse a promotora.

Deputado defende castração química para acusados de estuproRio - Uma punição mais rígida para estupradores poderá se transformar num projeto de lei a ser defendido em Brasília. O autor do texto, o deputado estadual Flávio Bolsonaro (PP), vai encaminhar terça-feira a pauta ao deputado federal Jair Bolsonaro (PP), pai dele. Flávio acredita que a castração química dos acusados pode ser um caminho para diminuir a reincidência do crime. A castração é feita com uso de medicamentos que diminuem a libido.“Em países com esse recurso, a reincidência caiu de 90% para 3%. Quem comete

Page 56: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 55

essa barbárie acaba voltando a atacar quando sai da cadeia. Esse crime só vai se resolver com uma medida drástica”, defendeu Flávio. Mais notificações

O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou esta semana que o número de notificações de estupro aumentou: foram 497 casos em fevereiro, contra 475 no mesmo período do ano passado.Um caso recente é o de uma menina de 13 anos, cujo suspeito é um ex-vizinho da vítima. Ele teria passado três dias com a garota, percorrendo bairros das zonas Oeste e Norte, até que a adolescente conseguiu fugir e denunciou o suposto agressor. Ele nega o crime.

Flávio Bolsonaro | Foto: Divulgação

Madonna rebate críticas da presidente do Malawi: 'Pare de espalhar mentiras'JHCMídiaDigital

O clima no Malawi parece não estar dos melhores, principalmente entre a popstar Madonna e a presidente do país, Joyce Banda. A autoridade declarou ao jornal britânico "The Telegraph", nesta quarta-feira (10), que a cantora estaria usando de atos de bondade para chantagear e conseguir vantagens com o governo do país africano.

Isso porque Madonna é responsável por uma ONG chamada "Raising Malawi", que constrói escolas no território. "Ela diz ao mundo inteiro que está construindo escolas no Malaui, quando ela, na verdade, só contribuiu para a construção de salas de aula. Isso não é compatível com alguém que acha que mereça ser reverenciado com honras de estado", disse.

A presidente não parou por ai: "Ela veio sem avisar. Passou pelas aldeias e fez as pessoas dançarem para ela". A publicação ainda disse que quando ela desembarcou com a comitiva, quis um tratamento vip na imigração, mas uma nova portaria a fez usar o desembarque doméstico como todos.

Na tarde desta quinta-feira (11), Madonna usou o instagram para se posicionar. "Presidente Banda, pare de espalhar mentiras sobre mim! Estou tentando

Page 57: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 56

ajudar as crianças do Malawi!", disse a popstar na legenda de uma foto com crianças de uma escola do país.

"Aqui estou, de pé, em frente a uma das 10 escolas que construí no Malawi! Mentiras têm pernas curtas. Só a verdade pode ficar!", concluiu a cantora, que voltou para casa no último sábado.

Madonna é fotografada enquanto visita uma das escolas que ajudou a contruir no país africano

Page 58: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 57

Madonna e a filha mais velha, Lourdes Maria, posam com crianças do Malawi

Madonna dança com populares do Malaui

Recentemente, a cantora encerrou a turnê MDNA e vem trabalhando no que ela chama de "projeto secreto" em que publica algumas fotos misteriosas na rede social. Ela namora o bailarino Brahim Zaibat e começou a estreitar os laços com o país africano em 2006, quando adotou David Banda e Mercy.

Page 59: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 58

Kim Jong-un: de figura desconhecida a líder de potência nuclearEntenda como o filho mais novo de Kim Jong-il se tornou o líder que ameaça levar o mundo a um conflito nuclear

Kim Jong-un, terceiro filho do falecido líder norte-coreano Kim Jong-il, é o líder de um dos poucos países do mundo com capacidade nuclear. Em um tabuleiro mundial marcado por um intenso acompanhamento dos jogadores, todas as atenções estão voltadas para este homem do qual pouco se sabe e que ameaça levar a Península Coreana a um conflito atômico.

As raras informações disponíveis sobre a Coréa do Norte, que usualmente vêm da mídia estatal do país ou de veículos de informação e inteligência da Coreia do Sul, apenas tocam a superfície da biografia do jovem líder. Sabe-se que ele estudou na Suíça, que é fã de basquete e de videogames. Mas seu casamento foi descoberto apenas três anos depois de ser consumado e não há informações precisas se ele tem ou não um filho.

Nascimento alterado e fã de basquete

Os mistérios que cercam Kim Jong-un começam com a data de seu nascimento. Fruto do relacionamento de Kim Jong-Il com a dançarina japonesa Ko Young-hee (ou Ko Young-hui), a versão oficial dá conta de que ele nasceu em 8 de janeiro de 1982, mas acredita-se que ele possa ter nascido em 1983 ou 1984. A idade e o local de nascimento de Kim Jong-il também foram alterados nos

Page 60: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 59

registros do governo norte-coreano.

Sul-coreanos exibem imagem de Kim Jong-un com cerca de 11 anos em protesto em Seul, em 2009. Esta é a única imagem da infância dele em circulação

Foto: AFP

De sua infância, o único registro é uma foto acinzentada de quando tinha cerca de 11 anos. Sabe-se que estudou na Suíça, em colégios de língua inglesa e alemã, onde ele teria aprendido inglês, alemão e francês. Nessa época (final dos anos 1990), contudo, ele escondia suas origens e teria assumido a identidade de Pak Chol, passando-se por filho de um diplomata norte-coreano.

Colegas de classe ocidentais o descreveram como um garoto normal, tímido e apaixonado por basquete americano. Um de seus principais passatempos seria fazer desenhos do astro da NBA Michael Jordan. Outro seria o videogame. A paixão pelo basquete foi confirmada com a recente visita ao fechado país do que seria um de seus ídolos de infância, o jogador Dennis Rodman.

Ascenção militar

Quando retornou à Coréia do Norte, Kim Jong-un continuou seus estudos na Universidade Militar Kim Il-sung. Contudo, não consta que ele tenha seguido carreira dentro do Exército. Pelo menos até que sua ascensão ao posto de herdeiro do comando norte-coreano fosse cristalizada.

Filho mais novo de Kim Jong-il, acredita-se que ele tenha se tornado o favorito de seu pai após seus irmãos mais velhos caírem em desgraça. O primogênito, Kim Jong-nam, chegou a ser cotado como sucessor, mas teria perdido a simpatia do pai após, em maio de 2011, tentar entrar no Japão com um passaporte falso para visitar a Disneylândia local. O filho do meio, Kim Jong-chul (Kim Jong-chol), teria sido descartado pelo pai por ser considerado "muito afeminado", segundo livro do japonês Kenji

Fujimoto, que trabalhou como cozinheiro para a liderança norte-coreana. Tratam-se de especulações, no entanto.

O que se sabe é que Kim Jong-un começou a aparecer oficialmente ao lado do

Page 61: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 60

pai a partir do segundo semestre de 2010. Consta que no mesmo ano ele foi promovido ao posto de general do Exército do Povo Coreano e nomeado vice-presidente da Comissão Militar Central do país.

Imagem do dia 28 de dezembro mostra Kim Jong-un a frente do cortejo fúnebre que acompanha o ataúde de Kim Jong-il - Foto: AFP

Quando Kim Jong-il morreu, em dezembro de 2011, a presença de Kim Jong-un à frente do funeral e carregando o caixão do pai ganhou destaque. Apesar de suas credenciais serem primordialmente dinásticas, o vazio de poder deixado pela morte de seu pai levou Kim Jong-un a rapidamente assumir

os cargos mais importantes pelo falecimento. Ele logo se tornaria primeiro secretário do Partido dos Trabalhadores da Coréia, comandante supremo das Forças Armadas do país, posto de presidente do Comitê Militar Central do Partido dos Trabalhadores da Coréia (PTC), consolidando, assim, o controle total do poder na Coréia do Norte.

Expectativas de mudanças

A chegada ao poder do jovem líder educado no Ocidente gerou expectativas de que mudanças poderiam estar chegando à Coreia do Norte. Apesar da proximidade com o pai e o avô se estender até mesmo a seus trejeitos, Kim Jong-un logo viria apresentar diferenças, especialmente uma personalidade mais midiática. Seu pai deu apenas um discurso público nos 17 anos em que esteve à frente da Coreia do Norte, em que disse: "Vida longa ao heroico Exército coreano".

O novo líder, por sua vez, já coleciona alguns pronunciamentos públicos em seu curto mandato. Em um deles, reforçou o pensamento de que o país poderia mudar, sugerindo que promoveria reformas na agricultura e na economia do país - semelhante às vivenciadas na China no início dos anos 1990.

Imagem de 6 de julho de 2012 mostra Kim Jong-un acompanhado de Ri Sol-ju, em uma das primeiras aparições públicas do casal - Foto:

AFP

Page 62: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 61

Na sua vida pessoal, o início de seu mandato também surpreendeu. Uma mulher, inicialmente misteriosa, passou a fazer aparições públicas ao seu lado. Posteriormente, a mídia estatal local divulgou que se tratava de Ri Sol-ju, com quem teria casado em 2009, e inclusive teria um filho. As frequentes aparições de Ri representam uma ruptura com o passado, na medida que tanto Kim Jong-il quanto Kim Il-sung não fizeram aparições públicas ao lado de suas mulheres.

Retórica belicista

Apesar das especulações de que o jovem líder poderia promover uma abertura da economia norte-coreana e uma eventual reaproximação com a comunidade internacional, a verdadeira marca dos primeiros momentos do regime de Kim Jong-un é o reforço da retórica belicista. Ela ganhou força após o país colocar em órbita um foguete em dezembro do ano passado.

Com os Estados Unidos à frente, a comunidade internacional condenou o teste e aprovou, em janeiro, uma nova rodada de sanções. O que se viu foi um reforço ainda maior do militarismo, com um teste nuclear no início de fevereiro, seguido da atual crescente escalada de tensões e movimentos que culminaram com o cancelamento, por parte do governo norte-coreano, do armistício com a Coréia do Sul e a declaração, dias mais tarde, de que o país estava em estado de guerra.

Kim Jong-un é aplaudido ao ser eleito primeiro secretário do Partido dos Trabalhadores da Coréia em 11 de abril de 2012 - Foto: AFP

Acredita-se que este recrudescimento da política internacional norte-coreana seja parte de uma estratégia de Kim Jong-un para demonstrar força internamente. Caracterizando-se como uma figura forte e de

resistência aos inimigos, ele conquistaria a credibilidade e o respeito para manter um regime que há mais de 60 anos se baseia no culto exarcebado à personalidade de seu líder. Há também relatos de que o verdadeiro poder do país é controlado por seus tios Kim Kyong-hu, irmã de Kim Jong-il, e seu marido, Jang Song-taek.

De qualquer sorte, Kim Jong-un é o rosto do regime norte-coreano. Uma face pouco conhecida e cujas reações a comunidade internacional parece incapaz de prever.

Page 63: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 62

Page 64: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 63

CAPAFeliciano: Jesus não é para enfeitar pescoço de homossexual e pederastaEm vídeo, pastor sugere que o catolicismo é 'uma religião morta e fajuta'

Um novo vídeo que traz o pastor Marco Feliciano (PSC-SP) como protagonista foi publicado na internet na manhã desta sexta-feira e promete levantar mais polêmicas sobre o posicionamento do presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara. Na gravação, Feliciano dispara contra o catolicismo e os homossexuais. Segundo ele, a religião mais popular no Brasil está morta.

Page 65: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 64

"Quero dizer uma coisa, com todo o respeito: o meu Jesus não foi feito para ser enfeite de pescoço de homossexual, nem de pederasta, nem de lésbica", disse elevando o tom da voz, enquanto era ovacionado pelos fiéis. O discurso era sobre um dos principais costumes da Igreja Católica, que é o de usar crucifixos com a imagem de Jesus Cristo.

"Eu conheço o Deus de Paulo (apóstolo). Não é o Deus dessa religião morta e fajuta que você está. Se há um católico aqui, o que eu duvido muito, mas se tiver está em busca de (trecho incompreensível). Mas ‘deixa eu’ dizer uma coisa: você não pode sentir aquilo que nós sentimos, sem experimentar o Deus que nós sentimos", disse o pastor.

Após a declaração, ele continua e simula uma hipotética conversa com uma católica. "Não pastor, mas eu sou carismática. Eu até aprendi a falar em línguas: botaram uma fita no rádio e eu decorei", disse Feliciano ao simular um interlocução. "Este avivamento é o avivamento de satanás, porque no avivamento que provém de Deus você não precisa de fita", rebate Feliciano.

"Deus existe na santidade. Santidade física e santidade de alma. Não adianta dizer que o seu coração é de Deus, se o seu corpo está entregue à prostituição, à idolatria e a todas as misérias desta vida", falou, criticando mais uma vez o culto à imagens.

O beijo de Caetano Veloso em Jorge Mautne Sandra Bullock Meryl Streep

Gil e Caetano Veloso Ney MatoGrosso e Martinália

Page 66: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 65

Atriz Fernanda Paes Leme Fernanda Rodrigues

Page 67: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 66

Page 68: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 67

Desde o último domingo, pelo menos outros três vídeos de pregações do pastor Marco Feliciano repercutiram na internet. Na última terça-feira, um vídeo publicado no Youtube revelou declarações de Feliciano sobre o sucesso do cantor Baiano Caetano Veloso. Nas imagens, o pastor desenvolve uma teoria para explicar o sucesso obtido por Caetano nas vendas do álbum Prenda Minha, de 1998. “Há alguns anos, um cidadão sentado num banquinho, fazendo um show com uma viola, cantou uma musica cujo nome é Sozinho e, em uma semana, vendeu um milhão e meio de cópias. O pessoal da mídia foi rastrear a música e descobriu que Tim Maia gravou a música e Sandra (de) Sá também, e ninguém canta melhor do que os dois (...). Só que nenhum dos dois vendeu mais do que 30 mil cópias”, disse Feliciano.

De acordo com o pastor, o sucesso do baiano foi conquistado com a ajuda dos Orixás, por intermédio da mãe-de-santo Maria Escolástica da Conceição Nazaré, a Mãe Menininha do Gantois, morta em 1986. “Foram entrevistar o cantor baiano, que era Caetano Veloso, e perguntaram: ‘Caetano, qual o seu segredo. Você bateu Tim, você bateu Sandra Sá, com um violão só - um milhão de cópias’ e

Page 69: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 68

ele disse: ‘é simples, o meu segredo é a Mãe Menininha do Patuá (Sic). Antes de mandar qualquer música para rádio, para o Brasil, eu levo pra ela. E ela, possuída pelos orixás, diz assim: pode gravar porque eu abençoo’”, falou o pastor aos fiéis que acompanhavam atentamente o discurso.

O vídeo foi divulgado dois dias após a repercussão de outras duas filmagens, nas quais Feliciano afirma que Deus foi responsável pelas mortes dos integrantes do grupo Mamonas Assassinas e do cantor John Lennon.

Para Feliciano, vocalista do Mamonas Assassinas vendeu a alma

Para Feliciano, o vocalista da banda Mamonas Assassinas, Dinho, se “vendeu ao diabo pelo vil dinheiro”. “Quem era o Dinho? Era da Igreja Assembleia de Deus de Guarulhos, vendeu a comunhão dele”, diz o pastor.

“Um milhão e meio de cópias de discos vendidos. Alvo: crianças. Tocou na santidade de Deus, porque as crianças são a santidade de Deus. Jesus disse que pra entrar no céu, tem de ser como elas”, afirmou o pastor, que disse que o músico ensinava palavrões.

A declaração foi registrada em um vídeo, que fez sucesso nas redes sociais no início da semana, no qual o pastor afirma que um anjo provocou o desastre aéreo que vitimou os cinco integrantes do grupo, em 1996. “Até hoje há uma interrogação do que aconteceu ali. Para os homens. Eu sei o que aconteceu ali”, afirma o pastor. “O avião estava no céu, região do ministro do juízo de Deus. Lá na

Serra da Cantareira. Ao invés de mirar para um lado, o manche tocou para o outro. Um anjo pôs o dedo no manche, e Deus fulminou aqueles que tentaram colocar palavras torpes na boca das nossas crianças”, diz Feliciano.

Morte de John Lennon

Em outro vídeo, o deputado desenvolve uma teoria sobre a morte do ex-Beatle John Lennon. Segundo a versão de Feliciano, Lennon teria sido morto a tiros após ter afrontado Deus em algumas de suas declarações.

Page 70: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 69

“John Lennon um dia chegou diante das câmeras, bateu no peito e disse: ‘Os Beatles são mais populares do que Jesus Cristo’ - Jesus não pop star como ele, mas sim o mestre de uma grande religião”, disse Feliciano. Em seguida, ele citou outra declaração que o músico teria dado, que teria sido o estopim para a “vingança divina” sobre Lennon. “John Lennon estava olhando para as câmeras e disse: 'Nós Beatles somos uma nova religião’. A minha bíblia diz que Deus não recebe esse tipo de afronta e fica impune”, completou.

Seguindo a sua linha de raciocínio, Feliciano relacionou o atentado cometido por um fã do ex-Beatle a uma providência divina, que culminou na morte de John Lennon. “Passou algum tempo depois desta declaração, está ele (Lennon) entrando em seu apartamento, quando ele abre a porta e escuta alguém chama-lo pelo nome, ele vira e é alvejado com três tiros no peito. Eu queria estar lá no dia em que descobriram o corpo dele.

Ia tirar o pano de cima e dizer: ‘me perdoe John, mas esse primeiro tiro é em nome do Pai, esse é em nome do Filho e esse é em nome do Espírito Santo", falou o pastor, enquanto os fiéis ovacionavam a pregação de Feliciano.

As imagens geraram mais uma discussão nas redes sociais entre simpatizantes e opositores ao pastor Marco Feliciano. Desde que foi eleito para a Comissão de Direitos

Humanos da Câmara, o parlamentar tem sido alvo de diversos protestos que o acusam de racista e homofóbico. Apesar da pressão popular e política, Feliciano garante que não vai deixar o cargo.

Page 71: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 70

IMAGENS EM DESTAQUE

Page 72: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 71

Page 73: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 72

Page 74: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 73

Page 75: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 74

Page 76: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 75

Page 77: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 76

Page 78: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 77

Page 79: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 78

Page 80: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 79

Page 81: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 80

SAúDE E BELEZAReduzir a ingestão de sal pela metade poderia salvar milhões de vidasEspecialistas sugerem que OMS passe a recomendação de 5 g para 3 g diários

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 07/04/2013

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença atinge uma em cada três pessoas no mundo, mas a proporção aumenta conforme a idade, tornando vítima apenas uma em cada 10 pessoas entre os 20 e 30 anos, mas afetando cinco em cada 10 pessoas com cerca de 50 anos. No Brasil, por sua vez, estima-se que 35% da população com mais de 40 anos sofra do mal, de acordo com o Ministério da Saúde. Diante de números tão alarmantes, uma revisão de estudos feita por pesquisadores da OMS mostrou que reduzir de 5g para 3g a ingestão de sal poderia salvar milhões de vidas. As descobertas foram publicadas no dia 4 de abril no British Medical Journal.

Foram avaliadas informações de 3 mil adultos que diminuíram o consumo de sal por um período de quatro semanas. Os resultados indicaram que os participantes do estudo tiveram uma redução média da pressão arterial sistólica de 5 mmHg. Embora pareça singela, esse tipo de diminuição da pressão arterial teria impacto significativo levando-se em conta a população mundial. Além disso, a revisão de outros 14 estudos mostrou que tal redução não tem nenhum efeito adverso sobre os níveis de lipídios no sangue, catecolaminas (hormônios liberados pela glândula suprarrenal) ou na função renal.

Um estudo recente da Harvard Medical School, baseado na revisão de 250 pesquisas que faziam parte do 2010 Global Burden of Diseases Study, apontou que o consumo excessivo de sal pode levar 2.3 milhões de pessoas à morte no planeta em um único ano.

A hipertensão é a principal causa de morte no mundo, ultrapassando até mesmo o tabagismo. Ele figura como a principal causa de AVC, ataque cardíaco e insuficiência cardíaca. Diante de tal evidência, especialistas sugerem que a OMS mude a recomendação de ingestão de sal de 5 g por dia para apenas 3 g. Vale destacar ainda que a responsabilidade pela redução de sal nos alimentos reside, principalmente, na indústria alimentícia.

Plano mensal para se prevenir da hipertensão

Além da redução do consumo de sal, o histórico familiar e exames de check-up também podem ajudar na prevenção da hipertensão. A seguir, confira algumas metas diárias que podem mantê-lo longe da doença:

Verifique a sua pressão

Page 82: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 81

A Sociedade Brasileira de Hipertensão recomenda que mesmo quem não sofre de hipertensão precisa ficar atento e aferir (medir) a pressão ao menos uma vez por ano, ajudando na prevenção e tratamento da doença. O ideal é que a pressão arterial esteja abaixo de 120x80, sendo mais do que isso considerado de risco.

Observe seu histórico Familiar

Segundo o estudo realizado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, mais de 80% das pessoas com hipertensão possuem histórico familiar da doença. "Verificar a incidência da hipertensão e outros membros da família pode ajudar a pessoa a manter os bons hábitos desde cedo, se prevenindo contra uma doença que muitas vezes não apresenta qualquer sintoma", afirma o cardiologista Ivan Clordovil, do Instituto Nacional de Cardiologia.

De olho na cintura!

Controlar o peso é o primeiro passo para prevenir e tratar a hipertensão. Além disso, pessoas com uma circunferência abdominal acima do recomendado usualmente apresentam resistência à insulina. "Para o organismo manter os níveis de glicose no sangue normais, é necessário um excesso de produção de insulina, contribuindo para elevar a pressão arterial", afirma o cardiologista Willian. De acordo com o médico, a circunferência máxima admitida como normal para mulheres é 88 centímetros e para homens 102 centímetros.

Page 83: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 82

Reduza o consumo de sal pela metade

Segundo o cardiologista Ivan Cordovil, do Instituto Nacional de Cardiologia, o brasileiro come aproximadamente o dobro do que deveria de sal, alimento que é principal fonte de sódio, um dos vilões da pressão alta. "Alguns alimentos já tem quantidades de sal, por conta disso a recomendação é acrescentar apenas três gramas de sal às nossas refeições por dia", diz.

O cardiologista Ivan explica que uma colher rasa de café tem aproximadamente um grama de sal,

podendo ser usada como medida - duas colheres no almoço e uma no jantar, por exemplo. "O uso excessivo de sal levará a um aumento do sódio na pressão sanguínea, que vai reter o liquido presente sangue, aumentando a produção de liquido pelo organismo e consequentemente elevando a pressão arterial", explica Ivan Cordovil. Para reduzir o consumo de sal, opte por temperos naturais nas refeições como ervas e azeite de oliva.

Pratique exercícios físicos

A atividade física é essencial para o controle da pressão arterial. "Praticar uma hora de exercício cinco dias por semana já é capaz de reduzir peso e baixar a pressão arterial sistólica - é a pressão máxima do ciclo cardíaco, e ocorre quando o coração bombeia o sangue para o corpo", explica o membro do Instituto Nacional de Cardiologia Ivan Cordovil. Ele conta que a prática de atividade física libera substâncias vaso dilatadoras, que auxiliam no controle da pressão. "Podem ser exercícios aeróbicos, musculação, qualquer atividade que tire

o indivíduo do sedentarismo e respeite seus limites, de acordo com a idade e condições físicas."

Procure dormir melhor

Pessoas que sofrem com distúrbios do sono, principalmente a apneia, tem mais chances de sofrer com hipertensão arterial e insuficiência cardíaca congestiva, ou seja, o coração não consegue bombear o sangue para o resto do corpo. O odontologista especialista em apneia Fausto Ito, membro da Associação Brasileira do Sono, explica que a passagem do ar pela faringe fica obstruída durante o episódio de apneia e, por causa disso, o organismo libera adrenalina como reação de defesa. "Em resposta à descarga de adrenalina, os

vasos sanguíneos se contraem e há menos espaço para o sangue circular, aumentando a pressão", diz.

Page 84: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 83

Cuidado com o uso de medicamentos

Existem diversos remédios que podem aumentar a pressão arterial. De acordo com o cardiologista Alexandre Murad Neto, da clínica Delboni, em São Paulo, antidepressivos, anticoncepcionais orais, anti-inflamatórios, corticoides, sibutramina e dilatadores nasais são alguns exemplos de medicamentos que alteram a pressão arterial. "Por isso é de extrema importância que se consulte um médico antes de começar a tomar qualquer tipo de medicamento", afirma.

Estresse

Situações de estresse ocasionam o aumento momentâneo da pressão arterial, como resposta às sobrecargas físicas e emocionais do indivíduo. O cardiologista Willian Esteves, do Hospital Vera Cruz, conta que alguns dados apontam que o estresse psicológico crônico tem influência no desenvolvimento de hipertensão. "Porém, é necessária a presença de outros fatores de risco para desenvolvimento da hipertensão que coexistem com o estresse, como o sedentarismo e a obesidade."

Diabetes

Diabetes e hipertensão arterial são duas alterações clínicas que costumam caminhar em conjunto. O cardiologista José Luiz conta que é comum ocorrerem alterações vasculares nas pessoas com diabetes, com interferência na função renal do paciente. "Esse descontrole leva a descompensação da pressão arterial e piora as situações clínicas", diz. Além disso, a resistência à insulina favorece a entrada de sódio nos vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial. "Por isso, manter níveis de glicemia adequados previne as alterações vasculares do

paciente, com resultados benéficos para a hipertensão", completa José Luiz.

Consumir mais amêndoas e nozes

Por serem boas fontes de magnésio, amêndoas e nozes atuam como vasodilatadores (capacidade de aumentar os vasos sanguíneos), auxiliando no controle da pressão arterial. Outras fontes de magnésio são verduras como couve e escarola, legumes, como beterraba e mandioca, e cereais como aveia, cevada e arroz integral.

Page 85: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 84

Evite exagerar no consumo de álcool

O consumo excessivo de álcool irá sobrecarregar o fígado e produzirá substâncias semelhantes à adrenalina, que tem como função aumentar a pressão arterial. "Para quem gosta de beber, a ingestão de bebida alcoólica deve ser moderada. O limite considerado adequado é de 30g de álcool, o que corresponde a 600 ml de cerveja, 250 ml de vinho ou 60ml de destilados". Lembrando que o consumo moderado de vinho, principalmente o tinto, pode até mesmo contribuir para a estabilização da pressão arterial, trazendo benefícios ao nosso organismo.

Consuma mais alimentos ricos em potássio

Esse nutriente age estimulando a eliminação do sódio presente no corpo, diminuindo a retenção de líquidos e a pressão arterial. Dessa forma, alimentos ricos em potássio são muito recomendados para hipertensos ou pessoas no grupo de risco para hipertensão. "O potássio está presente no inhame, no feijão preto, na abóbora, na cenoura, no espinafre, no maracujá, na laranja, na banana e em diversos outros alimentos", explica a nutricionista Cátia Medeiros, da clínica Espaço Nutrição.

Coma mais frutas e vegetais

Segundo a nefrologista Kátia, as frutas e os vegetais são os melhores amigos de quem quer prevenir a hipertensão. "Eles contribuem para uma dieta balanceada, rica em nutrientes e pobre em gorduras saturadas (frituras) e açúcar, diminuindo os riscos de obesidade, principal fator de risco para a hipertensão", afirma.

Consuma mais cereais integrais

Eles reduzem as chances de diabetes, previnem o câncer, ajudam a manter o peso e ainda são grandes combatentes da hipertensão. Motivos não faltam para incluir cereais integrais, como farelo de aveia e gérmen de trigo, na sua dieta. "O grande mérito desses alimentos é a concentração de magnésio, que estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a retenção de líquidos", explica Cátia Medeiros.

Page 86: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 85

Coma mais alho

Pesquisadores da Universidade de Adelaide (Austrália) concluíram que o consumo de alho pode ajudar a controlar e prevenir a hipertensão tanto quanto medicamentos para esse fim. Isso porque o alho contém diversos elementos que auxiliam a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão e facilitando a circulação do sangue.

Coloque as proteínas vegetais no prato

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Medicina de Northwestern, em Chicago (EUA), revelou que o ácido glutâmico, encontrado nas proteínas vegetais - como a soja, lentilha, grão de bico e feijão -, tem alto poder de redução da pressão arterial. Foram observadas mais de 4.600 pessoas de meia-idade que ingeriram quantidades distintas de alimentos compostos por ácido glutâmico. A conclusão é de que o ácido glutâmico combinado com demais aminoácidos interfere diretamente na pressão arterial por reduzir

e ajudar no metabolismo do sal no organismo. Opte por carnes magras

Não é necessário eliminar a carne no cardápio para prevenir ou controlar a hipertensão. Porém, a nefrologista Kátia Ortega explica que é importante optar por carnes mais magras, como peixes, frango e cortes magros de carne vermelha, como filé mignon e músculo. "Fazer escolha saudáveis ajuda a diminuir o acúmulo de gordura, prevenindo contra obesidade e consequentemente contra a hipertensão", diz.

Reduza o consumo de gordura saturada e açúcar

Para ajudar a diminuir o peso e o risco de hipertensão, a membro da Associação Brasileira de Hipertensão Kátia Ortega recomenda ficar longe do açúcar e das gorduras saturadas. "Cortar as calorias vazias de alimentos processados, doces e refrigerantes contribui para a perda de peso e diminui os níveis de sódio em nosso sangue", diz.

Page 87: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 86

Seja mais otimista

A Universidade de Michigan comprovou por meio de um estudo que manter o bom humor e o otimismo contribui não só para baixar a pressão arterial, como também ajuda a preservar nossa saúde por completo. Os estudiosos acompanharam adultos acima dos 50 anos e pediram para eles escolherem um número de 1 a 16 para definir seus níveis de bom humor. Após dois anos de estudo, os pesquisadores descobriram que cada ponto a mais se traduzia em uma queda de 9% no risco de a pessoa sofrer

doenças cardiovasculares. Os pesquisadores acreditam que o otimismo pode ajudar a baixar os hormônios do estresse, aumentar a imunidade e promover comportamentos de estilo de vida positivos, como tomar vitaminas e exercício, hábitos que mantem nosso corpo longe da hipertensão. Aposte nas frutas vermelhas

Uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition comprova que os flavonoides das frutas vermelhas são capazes de oferecer proteção contra a hipertensão. A equipe de cientistas estudou 134 mil mulheres e 47 mil homens durante um período de 14 anos e descobriu que o consumo de frutas como mirtilo, framboesa, amora e morango reduziu o risco de desenvolver a doença em 10%. "As atividade antioxidante proporcionada por essas frutas também nos protege contra os efeitos do envelhecimento, que

estão associados aos radicais livres", explica a nutricionista Mayumi Shima, do Hospital Albert Einstein. Corte os cigarros

A complicação cardiovascular decorrente do cigarro afeta até mesmo o fumante passivo. Pesquisadores do Departamento de Cardiologia do Hospital Erasme e a Univesité Libre de Bruxelles, na Bélgica, comprovaram que respirar as substâncias do cigarro afetam várias funções do sistema vascular arterial - e mesmo quando já não há mais fumaça no ar. Segundo a nefrologista Kátia, essa elasticidade traz danos para a manutenção de uma pressão arterial saudável, além de poder evoluir para outros problemas, como

o AVC.

Page 88: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 87

Consuma mais fontes de vitamina D

Um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revelou que 20% dos casos de hipertensão em mulheres estão associados a baixos níveis de vitamina D no organismo. Mas não são apenas as mulheres que se beneficiam, os homens também. Isso se dá porque a vitamina D é a principal responsável pelo controle do enrijecimento das artérias, e a falta desse nutriente faz com que o organismo precise trabalhar três vezes mais para manter seu equilíbrio circulatório, o que gera um aumento na pressão. A vitamina D pode ser

encontrada em alimentos como a manteiga, gema de ovo e fígado, mas sua principal fonte é a luz solar. Inclua mais leite e derivados no cardápio

Esses alimentos não podem ficar de fora da dieta de pessoas com hipertensão por conta das suas altas quantidades de cálcio. Segundo Cátia Medeiros, esse nutriente atua na diminuição da pressão sanguínea, uma vez que estimula a eliminação de sódio. "A grande vantagem desses alimentos é o fato de pequenas porções apresentarem grande concentração do mineral", afirma. A nutricionista ainda recomenda que sejam consumidas as versões desnatadas e com baixo teor de gordura, como o queijo branco.

Pratique a meditação

O National Institutes of Health fez vários estudos durante 20 anos para entender os efeitos da Meditação Transcendental (MT) e outras técnicas sobre doenças cardiovasculares. Os estudos, no geral, apontaram que essa técnica pode relaxar os vasos sanguíneos, ajudando no tratamento de hipertensão, reduzir a síndrome metabólica, combater aterosclerose e prevenir ataques cardíacos e derrames.

Pratique a Ioga

De acordo com pesquisadores na Índia, a prática regular de ioga pode melhorar a sua saúde do coração. Os pesquisadores descobriram que a ioga melhora o controle da pressão arterial e da frequência cardíaca, o que é benéfico para um coração saudável.

Page 89: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 88

Coma mais chocolate amargo

De acordo com um estudo feito na Universidade de Harvard (EUA), as substâncias antioxidantes presentes no cacau podem ajudar a relaxar as artérias e melhorar o fluxo sanguíneo para o coração em até 4%. Porém, a nutricionista Cátia afirma que é preciso estar alerta: muitos chocolates vêm com adição de açúcar e gordura. "O melhor a fazer é apostar no chocolate amargo, que tem cerca de 70% de cacau."

Trabalhe menos horas por dia

Um recente estudo britânico publicado no Annals of Internal Medicinedescobriu que trabalhar mais de 10 horas por dia pode aumentar o risco de hipertensão em mais de 60%. Por isso, se você tem que trabalhar longas horas, é importante manter um estilo de vida saudável e monitorizar regularmente a sua pressão arterial e os níveis de colesterol para manter a saúde em dia. Outra sugestão é passar mais tempo com os amigos e familiares - um estudo da Universidade da Califórnia descobriu que adultos solitários são mais propensos a desenvolver doença cardiovascular do

que aqueles que regularmente passam tempo com os amigos ou entes queridos. Dê atenção ao ovário policístico

A síndrome dos ovários policísticos deve ser acompanhada, pois trata-se de uma doença endocrinológica que, se não for controlada, gera alterações do metabolismo dos açúcares, aumentando a concentração sanguínea. "Dessa forma, as pacientes podem ter um risco maior de desenvolver diabetes e hipertensão", explica o cardiologista José Luiz Cassiolato, do Hospital 9 de Julho. Além disso, ele afirma que cerca de 50% das mulheres com síndrome dos ovários policísticos tem obesidade, que é um fator de risco para o

desenvolvimento da hipertensão arterial. Mulheres precisam dar mais atenção para a menopausa

Ao atingir a menopausa, a mulher deixa de produzir o estrogênio, hormônio que protege os vasos sanguíneos e ajuda a prevenir alterações vasculares. "Com a falta desse hormônio e perda desse fator protetor, as mulheres passam a ter mais rigidez dos vasos, o que contribui para a hipertensão arterial", explica a nefrologista Kátia Ortega, da Sociedade Brasileira de Hipertensão.

Page 90: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 89

Previna a constipação

Um estudo publicado no American Journal of Medicine descobriu que mulheres que sofrem com prisão de ventre no período pós-menopausa têm um maior risco de hipertensão e doença cardíaca do que aquelas que tinham um intestino regular. Os pesquisadores dizem que a constipação não é o que aumenta o risco, mas os fatores associados a esse mal, como uma dieta pobre em fibras e uma vida sedentária. Os especialistas recomenda a prática de exercícios, o consumo de alimentos ricos em fibras e a ingestão de dois litros de água por dia.

Oito alimentos que ajudam a baixar a pressão altaEles são ricos em potássio, nutriente que elimina o excesso de sódio no organismo

Por Laura Tavares

A relação entre sódio e pressão alta não é novidade. Quem sofre da doença, que atinge cerca de 35% dos brasileiros com mais de 40 anos, segundo o Ministério da Saúde, sabe que tirar o salda mesa é um dos primeiros passos para controlar a hipertensão. O que nem todo mundo sabe é que os níveis desse nutriente no organismo dependem de outro elemento: o potássio. "A dupla sódio e potássio geram o que nós chamamos de equilíbrio hídrico do corpo, sendo o potássio um bom diurético e o sódio um bom retentor de líquidos", explica a nutricionista Roseli Rossi, especialista em Nutrição Clínica Funcional, da clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo.

Uma dieta rica em potássio, portanto, leva a uma maior eliminação de sódio, o que pode ajudar a combater a pressão alta. Interessou? Então veja quais alimentos são boas fontes desse mineral:

Page 91: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 90

Salmão grelhado

"Tanto o salmão quanto alguns mariscos são ótimas fontes de potássio", afirma a nutricionista Maria Fernanda Cortez, da clínica Nutri & Consult, em São Paulo. Um pedaço de 100 g do peixe grelhado oferece 628 mg de potássio. A profissional recomenda consumi-lo grelhado ou no forno para não elevar demais seu valor calórico. Ela destaca ainda que o alimento é rico em ácidos graxos ômega 3, anti-inflamatório que ajuda a regular os níveis de colesterol sanguíneo, evitando também doenças cardiovasculares.

Abacate

Apesar de ser extremamente calórico, oferecendo 160 calorias a cada 100 g, o abacate é uma fruta extremamente rica em nutrientes, como as vitaminas A e E, que atuam como antioxidantes no organismo. "Além disso, a fruta contém betassitosterol, substância anti-inflamatória que ajuda a diminuir os níveis de colesterolruim (LDL) no sangue", afirma a nutricionista Roseli. Quando o assunto é potássio, por sua vez, a fruta ganha ainda maior destaque. Cada 100 g da fruta contém 485 mg do mineral. O alimento pode ser consumido puro, em saladas ou em uma elaborada guacamole.

Page 92: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 91

Espinafre cozido

Para obter potássio sem se preocupar com as calorias, o jeito é optar por folhas verdes. Dentre elas, a que ganha maior destaque pela abundância do mineral é o espinafre. Em uma porção de 100 g, você consome 466 mg de potássio. O alimento ainda é rico em ferro, mas lembre-se de que para conseguir absorver esse nutriente é necessário ingeri-lo com alguma fonte de vitamina C, como a laranja. "Consumir espinafre também ajuda a prevenir alguns tipos de câncer e doenças oculares, graças ao carotenoide luteína nele presente", complementa a nutricionista Roseli.

Batata assada

Apenas 100 g de batata oferece 391 mg de potássio, fazendo com que este alimento seja um bom aliado de quem sofre de hipertensão. A batata também ganha destaque por ser uma ótima fonte de carboidratos e não conter muita gordura. O alimento ainda contém vitaminas do complexo B e vitamina C.

Page 93: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 92

Banana

Embora não seja a principal fonte de potássio, a banana é o alimento mais lembrado quando se fala no nutriente. Em 100 g da fruta, é possível obter 358 mg de potássio. Já a ideia de que a fruta previne cãibras não passa de mito. Beber água e repor o sódio perdido durante a prática de atividade física é o que é, de fato, eficaz para evitar o incômodo. Por fim, a banana ainda funciona como um calmante, relaxando músculos estressados e promovendo a liberação de hormônios que geram a sensação de bem-estar, aponta a nutricionista Roseli.

Feijão preto cozido

Se você precisa consumir mais potássio, talvez seja uma boa ideia optar pelofeijão preto. Uma porção de 100 g da semente oferece 355 mg de potássio. Seu consumo também fornece boas quantidades de ferro, fibras, fósforo e cálcio. Combinado com o arroz, então, o prato aumenta ainda mais seu valor nutritivo. Os aminoácidos - compostos que formam as proteínas - que faltam em um podem ser encontrados no outro.

Page 94: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 93

Molho de tomate

O molho de tomate não só vai bem em massas como também é uma boa fonte de potássio. Uma latinha com 100 g oferece 331 mg do mineral. "Se possível, prepare você mesmo o molho, pois os industrializados são riquíssimos em açúcar, sódio conservantes e aromatizantes", recomenda a nutricionista Maria Fernanda. O molho de tomate também oferece boa quantidade de um fitoquímico chamado licopeno, que ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, graças ao seu poder antioxidante.

Mamão papaia

"O mamão também pode ser uma opção para o consumo de potássio", aponta a nutricionista Maria Fernanda. Um pedaço de 100 g oferece 257 mg do nutriente. A melhor forma de consumi-lo é cru no café da manhã e, se possível, acompanhado de aveia ou sementes de linhaça e chia. O mamão é rico em licopeno, vitamina C e possui uma enzima chamada papaína que auxilia na digestão.

Aprenda a manter os esmaltes escuros por mais tempo nas unhasCom essas dicas, eles vão permanecer tão impecáveis quanto os transparentes

Por Minha Vida

Unhas escuras - vermelhos, vinhos, uvas e marrons - estão em alta. O grande problema é a durabilidade que eles apresentam. Esmaltes escuros parecem se soltar das unhas com muita facilidade, deixando um aspecto feio e descuidado. Se você não aguenta mais unhas descascadas e sem brilho, siga as dicas que

Page 95: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 94

o MinhaVida preparou junto com a manicure Regina Célia, do Salão Veronezi Studio, e deixe suas unhas na moda por mais tempo e sem dores de cabeça.

Atividades em que as unhas permaneçam muito tempo na água, como lavar louça e roupa, agridem os esmaltes, fazendo com que eles descasquem mais rápido, afirma a especialista. Evitando o contato com produtos químico nas horas seguintes à manicure, você prorroga o efeito acabei de sair do salão.

Cuidado ao limpar a casa

Atividades em que as unhas permaneçam muito tempo na água, como lavar louça e roupa, agridem os esmaltes, fazendo com que eles descasquem mais rápido, afirma a especialista. Evitando o contato com produtos químico nas horas seguintes à manicure, você prorroga o efeito acabei de sair do salão.

Page 96: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 95

Aposte na cobertura extra-brilho

Para que o esmalte não descasque muito fácil, também é essencial o uso do extra-brilho. Além de deixar as cores mais reluzentes, ele protege as unhas com uma camada fininha. Com extra-brilho ou base os esmaltes escuros ficam mais protegidos, evitando aquela sensação de estar com esmalte velho na unha afirma a manicure.

Mais camadas, maior durabilidade

E pode esquecer a idéia de que mais de uma camada de esmalte na unha ajuda para que ela descasque facilmente. De acordo com Regina as camadas duplas ou triplas se fixam muito mais na unha do que somente uma: O cuidado deve ser na hora de passar o esmalte escuro, é preciso passar com bastante uniformidade para não criar ondas.

Page 97: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 96

Invista em um esmalte de boa qualidade

A qualidade do esmalte também interfere muito no tempo que ele permanecerá na sua unha. Preste atenção na marca e veja a que tem maior fixação nas suas unhas, experimentando e, se for o caso, até anotando num caderno quando o esmalte começa a descascar ou perder a cor.

Tire os excessos cuidadosamente Tomar cuidado em tirar os excessos de esmaltes dos cantos da unha e caprichar nas cutículas ajuda o esmalte a ficar por mais tempo na unha. Conversando com a sua manicure, você pode garantir mais durabilidade e beleza na para as mãos. Mas não se esqueça de, vez ou outra, deixá-las livres de esmaltes. Isso evita os amarelados e o efeito quebradiço.

Page 98: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 97

Saiba a hora de remover o esmalte

Para saber a hora de tirar o esmalte e não deixar a impressão de desleixo, pense na troca sempre que as unhas apresentarem aqueles descascados nas laterais.

E se elas ficarem opacas?

Se elas ficaram muito opacas, vale apostar novamente no extra-brilho que deixam uma impressão de unhas feitas na hora.

Page 99: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 98

CULTURATradições Culturas: o certo o erradoGilmar Mendes

Diretor de Assuntos internacionais - JHCMídiaDigital

Foto: Acervo JHCMídiaDigital

A cultura árabe é muito antiga e por isso mesmo, muito rica. Seja no campo da arquitetura, medicina ou matemática os árabes contribuiram muito para a evolução da humanidade.

Um livro chamado “Queimada Viva”¹ que fazia um relato baseado em fatos

Page 100: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 99

reais sobre a vida trágica da jovem Souad, que aos 17 anos engravidou antes do casamento e por isso mesmo, foi sentenciada (pela familia) a ser queimada viva. Seu cunhado executou a sentença, e ela por sorte foi socorrida pelos vizinhos e sobreviveu com queimaduras severas pelo corpo. E o pior da história, é que a vizinhança, a sociedade, o governo e o mundo árabe em sí é indiferente a fatos como este. A moral é ‘defendida’ a todo custo e julgamentos e execuções familiares como este não sofrem interferencia da justiça, pois eles entendem que problemas de familia devem ser resolvidos pela familia.

Ou seja, no mundo árabe seria natural queimar ou apedrejar mulheres “pecadoras”. E às vezes nem precisa ser pecadora, basta nascer mulher: Souad descreve no livro, o momento em que percebeu que sua mãe assassinava as crianças que dava à luz, momentos depois do parto simplesmente por terem nascido meninas. Seu irmão, ao contrário, era criado cheio de mimos e cuidados e recebeu treinamento (não educação) para ser um homem violento e sanguinário como aqueles de sua familia.

Cultura vs. Crime

Todos devem concordar que os costumes e a cultura de um país ou de uma etnia devem ser respeitados. Mas neste caso, onde acaba a cultura e começa o crime? E este ‘costume’ de massacrar mulheres é tão forte, que as próprias mulheres participam e delatam outras mulheres para que estas sejam punidas. E mesmo em paises árabes mais liberais e modernos como o Kwuait e Qatar, o machismo ainda é violento e um tabú escondido debaixo do tapete.

Enquanto isso, no ocidente…

Mas quem somos nós para criticar? Já que aqui no ocidente, a liberdade excessiva criou uma sociedade libertina? Enquanto os árabes impõem a moral a ferro e fogo, nós ocidentais vivemos numa sociedade cada vez mais libertina e cheia de liberdades. Estes dias eu voltava do trabalho e passei por um carro que estava com o teto solar aberto e três garotas menores de idade dançavam vulgarmente para fora do carro ao som de um funk totalmente obsceno e imoral…isso tudo acontecendo a uns 50 metros de uma procissão religiosa que celebrava o Corpus Christi. Fato impensável lá na terra dos árabes que não admitiriam jamais que o islã fosse desrespeitados desta forma.

Não sei o que é pior: a violência oriental ou a total falta de moral ocidental.

Page 101: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 100

POLITICAProposta que impede MP de investigar só interessa a corruptos, dizem promotoresCategoria organizou ato em São Paulo contra a PEC 37, que garante poder de investigação apenas para as polícias

Bruno Boghossian, de O Estado de S. Paulo

SãO PAULO - Promotores e procuradores reunidos em São Paulo fizeram um ato nesta sexta-feira, 12, contra a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 37, que retira do Ministério Público o poder de investigação - garantindo essa competência apenas às polícias. Os manifestantes alegam que a medida vai reduzir a punição de responsáveis por crimes de corrupção e apontaram que o projeto está sendo defendido por políticos "corruptos e malfeitores".

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Marcio Elias Rosa, afirmou que a proposta de restrição ao trabalho de promotores está "em desacordo com a realidade do Brasil" e que o Ministério Público deve continuar a investigar a corrupção e os crimes econômicos.

"A população brasileira libertou-se dos escuros porões da ditadura, mas ainda há escuridão para boa parte da população. Há crianças sem esperança, idosos sem sonhos, há miséria, exclusão, há moradores de rua e gente que não tem o que comer. Grande parte dessa carestia é resultante da prática de crimes contra a administração, delitos econômicos, sonegação fiscal. Nosso compromisso é reverter essas mazelas", declarou Elias Rosa.

O presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Felipe Locke Cavalcanti, afirmou que a aprovação da PEC 37 deixaria impunes os políticos que praticaram atos de corrupção.

"É preciso saber que essa PEC interessa aos corruptos, aos malfeitores, àqueles que agridem a sociedade", disse Locke. "Nós temos um caso célebre, onde infelizmente um malfeitor, um criminoso, um corrupto, remete dinheiro ao exterior e tem ordem de prisão expedida pelas principais cortes internacionais e no Brasil é um dos principais defensores dessa PEC da Impuinidade, não sem razão, pois é o principal beneficiário dela."Segundo o procurador, a aprovação da proposta anularia processos em que houve investigações realizadas pelo Ministério Público e outras instituições."Todos esses processos com esta PEC serão anulados. E nós temos um caso mais grave, em que houve participação do Ministério Público, do Tribunal de Contas, da controladoria, que é o chamado caso do mensalão. E está claro que essas pessoas (réus condenados), com essa PEC, poderão ser beneficiadas", declarou.

O texto da PEC 37 foi apresentado em 2011 pelo deputado Lourival Mendes (PT

Page 102: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 101

do B-MA). Em novembro de 2012, o projeto foi aprovado por uma comissão da Câmara e está pronto para votação em plenário. Os deputados que defendem a PEC alegam que o trabalho de investigação no País é feito "sem controle", por estar disperso entre diversas instituições. Promotores e procuradores argumentam que os políticos querem restringir as suas competências para evitar a apuração dos crimes cometidos por eles.

O procurador de Justiça Mário Luiz Sarrubbo disse que a proposta "resulta da associação perversa e criminosa da cobiça cega de um capitalismo de vale-tudo com um Estado corrupto e incompetente".

Andrey Borges de Mendonça, procurador da República em São Paulo, alega que a participação do Ministério Público nas investigações complementa as ações da polícia. "É impossível que a polícia investigue tudo sozinha. Atualmente, chegam a apenas 8% as investigações da polícia com autoria delimitada, quando se identifica o responsável pelo crime. Se a PEC for aprovada, 90% ou mais das investigações não serão conclusivas."

O promotor Roberto Livianu disse que "a PEC 37 é um instrumento de impunidade, que vai na contramão da história".

Presidente do PT-SP diz ser 'ridículo' PF averiguar LulaGUSTAVO PORTO - Agência Estado

O presidente do PT do Estado São Paulo, deputado estadual Edinho Silva, classificou nesta quinta-feira de "ridícula" a abertura de processo de investigação pela Polícia Federal (PF) para apurar o suposto envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do mensalão. "Isso é ridículo.

São questões que cabem à Polícia Federal porque ela foi instigada a isso, mas é uma agenda superada, que já foi resolvida do ponto de vista do Judiciário", disse, ao deixar o Instituto Lula, na capital paulista, após encontro com o ex-presidente e outros líderes do partido.

De acordo com Edinho Silva, as averiguações da PF não causam temor à legenda nem a Lula. "Todos nós sabemos da integridade, do que ele (Lula) representa para o Brasil e para o mundo. Se a PF foi instigada a abrir inquérito, ela está no papel dela", disse. "Nós temos muita tranquilidade, até porque esta agenda está superada", reafirmou.

Page 103: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 102

PF abre inquérito para apurar envolvimento de Lula no mensalãoProcedimento é resposta a pedido da Procuradoria para formalizar apuração do depoimento de Marcos Valério contra o ex-presidente

A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve participação no caso do mensalão, de acordo com acusações feitas pelo empresário Marcos Valério em setembro do ano passado. O procedimento formaliza o pedido de apuração feito pela Procuradoria da República no Distrito Federal, na semana passada.

Segundo a assessoria da PF, o caso ficará sob responsabilidade da Delegacia de Combate a Crimes Financeiros e tem prazo de 30 dias para analisar as informações. É o primeiro inquérito aberto formalmente para investigar o conteúdo do depoimento de Valério, condenado a mais de 40 anos de prisão por operar o mensalão. O ex-presidente evitou comentar o assunto.

À Procuradoria-Geral da República, o empresário afirmou que Lula sabia do esquema e teve despesas pessoais pagas com dinheiro do esquema, conforme o Estadorevelou em dezembro. De acordo com o empresário, o ex-presidente teria negociado, no início de seu mandato, repasses ilegais para o PT com Miguel Horta, então presidente da Portugal Telecom.

Page 104: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 103

Milhares voltam a marchar em Brasília contra a corrupção

Page 105: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 104

Page 106: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 105

Page 107: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 106

Page 108: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 107

Page 109: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 108

Page 110: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 109

Page 111: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

JHC Mídia Digital - Edição 025 Ano 2013 110

Page 112: JHCMídiaDigital - Edição 025 Ano 2013

Contato

[email protected]

Cel: +55 (11) 98178-5433

www.jhcmidiadigital.com