JIpero ed509 pg1 - Prefeitura de Iperó · pública para fins de desapro-priação do imóvel...

4
J O R N A L D E Campanha “Ao redor da Ibero- América” premia alunas MEIO AMBIENTE EDIÇÃO 509 • 06/12/2016 • DISTRIBUIÇÃO GRATUITA PÁGINA 4 CONCURSO EMPREENDEDORISMO INDÚSTRIAS Viva Melhor Idade escolhe Miss e Mister Terceira Idade PÁGINA 3 Feira movimenta a escola Zilma Conselheiros passam por treinamento PÁGINA 3 MAIS DUAS EMPRESAS RECEBEM ESCRITURAS PÁGINA 4 SOCIEDADE PÁGINA 3

Transcript of JIpero ed509 pg1 - Prefeitura de Iperó · pública para fins de desapro-priação do imóvel...

J O R N A L D ECampanha “Aoredor da Ibero-América” premiaalunas

MEIO AMBIENTE

EDIÇÃO 509 • 06/12/2016 • DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

PÁGINA 4

CONCURSOEMPREENDEDORISMO

INDÚSTRIAS

Viva MelhorIdade escolheMiss e MisterTerceira Idade

PÁGINA 3

Feira movimentaa escola Zilma

Conselheiros passampor treinamento

PÁGINA 3

MAIS DUASEMPRESASRECEBEMESCRITURAS

PÁGINA 4

SOCIEDADE

PÁGINA 3

JORNAL DE IPERÓ › 06.12.16 ÓRGÃO OFICIAL DA PREFEITURA DE IPERÓ2 ›

PUBLICAÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE IPERÓ/SP ■ ■ JORNALISTA RESPONSÁVEL: FERNANDA LUVIZOTTODIAGRAMAÇÃO: POLO COMUNICAÇÃO E PUBLICAÇÕES LTDA.Iperó

ÓRGÃO OFICIAL DA PREFEITURA DE IPERÓ

J O R N A L D ETIRAGEM: 1 MIL EXEMPLARESEXPEDIENTE -

■ FOTOS: DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO

ATOS OFICIAIS

DECRETO Nº 1.635, DE 29DE NOVEMBRO DE 2016.

“Dispõe sobre a revogaçãode declaração de utilidadepública para fins de desapro-priação do imóvel constante damatrícula n° 20.099 do Cartóriode Registro de Imóveis daComarca de Boituva, por meiodo Decreto nº 955, de 18 desetembro de 2009”.

VANDERLEI POLIZELI,Prefeito do Município de Iperó,Estado de São Paulo, no uso desuas atribuições legais,

DECRETAArt. 1º. Fica revogada a

declaração de utilidade pública,para fins de desapropriação daárea descrita no Decreto n°955, de 18 de setembro de2009 com relação ao imóvelconstante da matrícula n°20.099 do Registro de Imóveisde Boituva com área de 939,70m².

Art. 2º. Este Decretoentrará em vigor na data de suapublicação, revogando asdisposições em contrário, emespecial o Decreto n° 955, de18 de setembro de 2009.

PREFEITURA MUNICIPAL DEIPERÓ, EM 29 DE NOVEMBRODE 2016.

VANDERLEI POLIZELIPrefeito Municipal

Publicado nesta Secretaria,em 29 de novembro de

2016.

JOYCE HELEN SIMÃOSecretária de Planejamento

e Desenvolvimento

DECRETO Nº 1.636, DE 29 DENOVEMBRO DE 2016.

“Dispõe sobre a revogaçãode declaração de utilidade públicapara fins de desapropriação doimóvel cons-tante da matrícula n°

20.100 do Cartório de Registro deImóveis da Comarca de Boituva,por meio do Decreto nº 956, de18 de setembro de 2009”.

VANDERLEI POLIZELI, Prefeitodo Município de Iperó, Estado deSão Paulo, no uso de suasatribuições legais,

DECRETAArt. 1º. Fica revogada a

declaração de utilidade pública,para fins de desapropriação daárea descrita no Decreto n° 956,de 18 de setembro de 2009 comrelação ao imóvel cons-tante damatrícula n° 20.100 do Registrode Imóveis de Boituva com áreade 991,50 m².

Art. 2º. Este Decreto entraráem vigor na data de suapublicação, revogando asdisposições em contrário, emespecial o Decreto n° 956, de 18de setembro de 2009.

PREFEITURA MUNICIPAL DEIPERÓ, EM 29 DE NOVEMBRO DE2016.

VANDERLEI POLIZELIPrefeito Municipal

Publicado nesta Secretaria,em 29 de novembro de 2016.

JOYCE HELEN SIMÃOSecretária de Planejamento e

Desenvolvimento

LEI COMPLEMENTAR Nº 130,DE 5 DE DEZEMBRO DE 2016.

“Acrescenta o inciso IV aoartigo 4º e altera o artigo 10 da LeiComplementar nº 125, de 10 dedezembro de 2015, que ‘Autorizao Município de Iperó a receber daUnião Federal, por meio de doaçãocom encargos, o imóvel queespecifica, e, após a conclusão doprojeto de regularização fundiáriada referida área autoriza o PoderExecutivo, alienar os bens imóveislocalizados nas áreas públicasdeclaradas de interesse social,especificamente localizado nonúcleos Casas da Ferrovia e dáoutras providências’., na formaque especifica e dá outrasprovidências”.

VANDERLEI POLIZELI, Prefeitodo Município de Iperó, Estado deSão Paulo, no uso de suasatribuições legais, FAZ SABER QUEA CÂMARA MUNICIPALAPROVOU E ELE SANCIONA EPROMULGA A SEGUINTE LEI:

Art. 1º. Acrescenta o inciso IVao artigo 4º e altera o artigo 10 daLei Complementar nº 125, de 10de dezembro de 2.015, quepassam a ter a seguinte redação:

Art. 4º. (....)

IV - Aos ocupantes quecomprovem eventuais direitossobre o imóvel em virtude depagamentos efetuados à extintaFEPASA e/ou REDE FERROVIÁRIAFEDERAL S/A, ou que tenhamregularizado os débitos junto à

União Federal através daSuperintendência do Patrimônioda União em São Paulo, ficadispensado o cumprimento dodisposto nos incisos II e III desteartigo.

Art. 10. O título depropriedade será expedido emfavor de pessoa física, ocupanteindividual ou em composse, desdeque, comprovados os requisitosexpressos no artigo 4º em seusincisos e parágrafos, sendo,prioritariamente, expedi-do emnome da mulher ou dos doiscônjuges, se houver, certidão decasamento ou declaração deunião estável.

Art. 2º. Os demais artigospermanecerão inalterados.

Art. 3º. Esta LeiComplementar entrará em vigorna data de sua publicação,revogadas as disposições emcontrário.

PREFEITURA MUNICIPAL DEIPERÓ, 5 DE DEZEMBRO DE 2016.

VANDERLEI POLIZELIPrefeito Municipal

Publicada nesta Secretaria,em 5 de dezembro de 2016.

JOYCE HELEN SIMÃOSecretária de Planejamento e

Desenvolvimento

PORTARIA DO PODERLEGISLATIVO MUNICIPAL

Portaria n.º082/2016 –Concede férias a funcionária KellyCristina de Souza Santos, RG:33.483.287-1 (AssessorParlamentar) referência “C”, noperíodo de 16/11/2016 a05/12/2016, sendo 1/3 (um terço)convertido em abono pecuniário

Portaria n.º 081/2016Publicada e registrada nestasecretaria em 26 de novembro de2016.

Sergio Poli SimonPresidente

SIPROEM – Sindicato dosProfessores de Sorocaba e

Região

Prezados Associados, COMU-NICAMOS que estaremos emperíodo de  recesso  do dia19/12/2016 (SEGUNDA-FEIRA)até odia 15/01/2017 (DOMINGO),retornando às atividades normais nasegunda-feira, dia 16/01/2017.

As solicitações de reservas paraviagens, inclusões/exclusões deconvênios médicos e odonto-lógicosdevem ser realizadas até a datalimite de 14/12/2016.

Após esta data (14/12/2016)não haverá mais atendimento paraesse tipo de solicitações.

Atenciosamente.

SIPROEMSede Sorocaba: (15) 3213-5577Subsede Porto Feliz: (15) 3262-3963Subsede São Roque: (11) 4784-2943

INDÚSTRIAS

ÓRGÃO OFICIAL DA PREFEITURA DE IPERÓ 06.12.16 › JORNAL DE IPERÓ › 3

Mais duas empresasrecebem escriturasNA ÚLTIMA sexta (2), represen-tantes das empresas Prado e BargaBrasil, juntamente com a tabeliã doCartório de Iperó, Luciane deArruda Miranda Siviero, estiveramreunidos com o prefeito para aassinatura das escrituras ondeestão localizados os imóveis noDistrito Industrial.

Ao todo foram regularizadosmais seis lotes. O processo deregularização do Distrito Industrialcomeçou em 2013 junto àCompanhia de Tecnologia deSaneamento Ambiental do Estadode São Paulo (CETESB). Com oparecer favorável do órgão, oloteamento foi registrado peranteo Cartório de Registro de Imóveisda Comarca de Boituva no últimodia 16.

Entre 2013 e 2014 o DistritoIndustrial recebeu a infraestruturade pavimentação e atualmenteestão em andamento os trabalhosjunto à Sabesp para colocar emfuncionamento a estação eleva-tória de esgoto. Também segue emandamento a regularização da áreachamada “Distrito Industrial III”,cujo processo é conduzido pelaProcuradoria Geral do Estado de

São Paulo e Superintendência doPatrimônio da União em São Paulo.

“Estamos em Iperó desde2006, quando iniciamos a cons-trução da empresa, e a regulari-zação é um passo muito importan-te para nós. Era um momentobastante esperado e nos trazsegurança quanto à propriedadedo imóvel”, comentou Duílio IshaoOkudaira, da empresa Prado.

O prefeito explica que o com-

promisso da administração é fi-nalizar a regularização do DistritoIndustrial. “É um trabalho grande,pois estamos regularizando umDistrito Industrial que legalmentenão existia. Isso trará conquistaspara as empresas e também parao município, pois a comprovaçãoda propriedade do imóvel permitiráque os empresários realizem novosinvestimentos nas áreas e tragamrecursos para o Iperó”, destacou.■

EMPREENDEDORISMO

Feira movimenta aescola ZilmaFORAM 35 dias de muito trabalhoe pesquisa, onde os alunos da EscolaMunicipal “Prof. Zilma Thibes Mello”,de George Oetterer, aprofundaram osconhecimentos sobre o tema “Empre-endedorismo”. Como resultado dostrabalhos, no último dia 30 foi realizadauma “Feira de Empreendedorismo” naunidade, apresentando as ideiaspropostas pelos estudantes.

A iniciativa fez parte do projeto“Circuito do Saber”, criado paradesenvolver atividades complementa-res aos temas desenvolvidos nas salasde aula e integrar as disciplinas. Osalunos empreendedores criaramembriões de futuras empresas edesenvolveram propostas nas áreas degastronomia, brinquedos recicláveis,café, brechó, jardinagem, salão decabeleireiros, lavanderia e lava rápido.

De acordo com a professora IsliDemétrio, coordenadora do projeto,foram identificados muitos talentos naescola. “Precisávamos aflorar essestalentos e surgiu a iniciativa de abordaro empreendedorismo. Na parte teóricativemos o auxílio da professoraGraziela, que coordenou as atividadesligadas aos custos das atividadespropostas pelos alunos. Fiz a orientaçãosobre a montagem das empresas e odesenvolvimento das ações para ofuncionamento de cada uma delas”,explicou.

A aluna Natália Paulino Coelho, do9º ano, disse que foi muito gratificanteparticipar do projeto. “Faz tempo quepenso em ser confeiteira. Comosempre gostei de animes e mangás,achei interessante a proposta de trazer

a loja de uma rede japonesa de cafépara o Brasil, adequando à realidadedos brasileiros. No início, a ideia nãoagradou o meu grupo de trabalho, masem seguida consegui convencê-las.Juntas, fizemos todos os doces esalgados e pretendemos levar issoadiante”, comentou.

“Os alunos se superam a cadanova atividade e é perceptível oenvolvimento de todos, o que valorizamuito iniciativas como essa”, destacoua secretária de Educação.

“Falar em empreendedorismo,principalmente nesse momento econô-mico que o país atravessa, ganha aindamais importância. Os jovens com perfilempreendedor e boas ideias têmdestaque no mercado. Se foremdevidamente orientados têm condiçõesde levar adiante muitos negócios desucesso”, ressaltou o prefeito.

Exposição – também no dia 30,juntamente com a “Feira deEmpreendedorismo”, o professorAmauri Aparecido dos Santos, deArtes, organizou uma exposiçãofotográfica com imagens registradaspelos alunos no entorno da unidade.

Após o desenvolvimento doconteúdo de fotografia e cinema em salade aula, os alunos apresentaram ostrabalhos e foram selecionadas asimagens para compor a mostra. “Fomosao trabalho de campo e utilizamos atecnologia que estava ao alcance dosalunos, como os celulares. A maioria dasimagens foi feita com esses aparelhos. Oresultado foi muito satisfatório,colocando os alunos como protagonistasdo processo”, finalizou o professor. ■

SOCIEDADE

Conselheiros passampor treinamentoNOS DIAS 1 e 2, conselheiros doConselho Municipal dos Direitos doIdoso (CMI) e do Conselho Municipaldos Direitos da Criança e doAdolescente (CMDCA) passaram porum treinamento que teve o objetivo deorientar quanto à atuação dos órgãosno município. O encontro aconteceuna sede da Fundação Pátria e contoucom a presença da consultora FabianaGrava, que coordenou a capacitação.

No dia 1, o encontro foi voltadoaos novos membros do CMI. Umaumento significativo na demanda deatendimento do órgão trouxe anecessidade de atualizar asinformações quanto ao Estatuto doIdoso e às políticas públicas existentes,de forma a garantir os direitos emelhorar a qualidade de vida dosidosos iperoenses. “Também foramabordadas as projeções para apopulação idosa nos próximos 35 anos

e realizado o planejamento para asações do CMI em 2017”, comentouLuíza Mendes, presidente do Conselho.

Já no dia 2, o encontro foidirecionado aos membros do CMDCA.A capacitação teve o objetivo deestudar as legislações existentes, comoo Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA), o Fundo Municipal da Criança edo Adolescente, medidas socioedu-ativas, orientações administrativas epolíticas públicas. “Além dasorientações, também foram sanadastodas as dúvidas apresentadas pelosparticipantes”, explicou Luzia Mafra,presidente do Conselho.

“A atuação dos conselhos é muitoimportante. Por isso, é essencial que osconselheiros estejam semprepreparados para atender a populaçãoda melhor maneira possível, resolvendode forma satisfatória todas as questõesapresentadas”, destacou o prefeito. ■

DESTAQUE

Fundação Pátria premia alunosALUNOS DO 5º e 9º anos da redemunicipal, que se destacaram ao longodo ano, foram premiados pela FundaçãoPátria na tarde da última segunda (5). Acerimônia foi realizada na sede daentidade e teve o apoio da Prefeitura deIperó. Foram indicados à premiação 15estudantes das 11 escolas. Cerca de 50pessoas estiveram presentes, entre alunose familiares, representantes da FundaçãoPátria, secretários municipais, gestores eprofessores das unidades.

A premiação é promovida desde2008 com a intenção de estimular aparticipação e a dedicação dos estudantesno desenvolvimento das atividadesescolares, além de garantir o acompanha-mento e a aproximação da família comoparceiros no processo de conhecimento.

Após a análise da equipe técnica, osvencedores são conhecidos considerando-se a média das notas e também oscritérios de assiduidade. As primeirascolocadas do 5º e 9º anos foram as alunasMiriã Oliveira Vieira e Narah FeitozaNicolichi, respectivamente, ambas daEscola Dona Elisa Moreira dos Santos. Elasreceberam um notebook oferecido pelaFundação Pátria. Todos os participantes

receberam medalha e certificado.“Essa premiação é o resultado de um

sucesso. Parabenizo aos alunos, aosprofessores e às famílias, que formam otripé da busca pelo conhecimento. Quepossamos premiar sempre e incentivar osalunos”, disse Ricardo Gonçalves Gomide,diretor de operações técnico-científicasda Fundação Pátria.

“A escola tem a responsabilidade deapresentar à sociedade o trabalho quedesempenha. Estamos na era do conhe-cimento e esse prêmio reconhece osalunos que mais se destacaram em 2016e tiveram uma importante evolução”,comentou a secretária de Educação.

De acordo com as alunas vencedoras,o apoio e incentivo da família e dosprofessores foi essencial. “Além disso,para chegarmos até aqui estudamosbastante, prestamos muita atenção nasaulas e sempre nos dedicamos aosestudos. Essa é a receita”, ressaltaram.

O prefeito destaca que o prêmio éum grande incentivo aos alunos. “Valorizaos nossos estudantes e faz com que elesse dediquem cada vez mais aos estudos.Parabenizo aos alunos que participaramdo prêmio e em especial às alunasvencedoras. Que todos eles sirvam comomodelo a ser seguido pelos demaisestudantes da nossa rede”, finalizou. ■

MEIO AMBIENTE

JORNAL DE IPERÓ › 06.12.16 ÓRGÃO OFICIAL DA PREFEITURA DE IPERÓ4 ›

CONCURSO

Campanha “Ao redor daIbero-América” premia alunasNA ÚLTIMA sexta (2) foi rea-lizada a premiação das vencedorasda 10ª edição da campanha “AoRedor da Ibero-América”. Trêsalunas foram premiadas em âm-bito local no concurso organi-zadopela Proactiva, empresa do grupoVeolia, em parceria com a Organi-zação dos Estados Ibero-America-nos (OEI). Além das alunas, estive-ram presentes no evento os fami-liares, professores e diretores dasescolas, a secretária de Educaçãoe os representantes do grupo Veo-lia, Émerson José Miola, gerenteoperacional da CGA/Iperó, e ThaísZem, subgerente de comunicação.

Em Iperó, a campanha foirealizada em conjunto com aPrefeitura, através da Secretaria deEducação. Com o tema “Energiasrenováveis e a proteção do meioambiente”, Maria Eduarda LimaPaiva, da Escola Municipal “DonaIsaura Jamas Fogaça”, ficou em 1ºlugar; Lauriany Santana Alves, daEscola Municipal “Dra NeideFogaça de Lima”, ficou em 2ºlugar; Larissa dos Santos Silva, daEscola Municipal “Francisco AdolfoVarnhagen”, ficou em 3º lugar.

“Foi muito importante oincentivo dos pais e professoresaos alunos. O debate sobre o meioambiente é sempre importante.Agradecemos a todos pelo empe-nho”, comentou Émerson Miola.

“Os três trabalhos premiadosem Iperó foram muito significati-vos. Desde cedo é importante aconsciência sobre o meio ambien-

te. Agradecemos pela participaçãode toda a equipe envolvida”, disseThaís Zem.

“Foi muito legal e tive bastanteajuda da minha professora. Escrevisobre o meio ambiente e pesquiseiem um livro indicado por ela.Fiquei surpresa com o primeirolugar e muito feliz com oresultado”, contou a aluna MariaEduarda.

A campanha “Ao Redor daIbero-América” tem o objetivo depromover entre as crianças umamelhor compreensão dos desafiosambientais enfrentados nas cida-des. Assim, nas escolas e comu-nidades elas se tornam multipli-cadoras das mensagens de mudan-ça dos padrões de consumo, visan-do preservar o futuro.

“Parabenizo às alunas premia-das e a todos os que participaramda campanha no município. Açõescomo essa estimulam os estudan-tes, desde muito jovens, a desen-volver a consciência de preocupa-ção e preservação do meioambiente”, destacou o prefeito.

A vencedora recebeu umtablet. Já a segunda e terceiracolocadas receberam jogos desustentabilidade. Além disso, todasreceberam medalha, camiseta euma “sacochila”. A campanhaatualmente é realizada no Brasil,Argentina, Chile, Colômbia, Equa-dor, México e Peru. No Brasil, alémde Iperó, participam as cidades deAraçariguama, Barueri, AntonioCarlos, Biguaçu, Bombinhas,Canelinha, Palhoça e Tijucas. ■

“Craque do Futuro” vencecopa em Tatuí

NO ÚLTIMO sábado (3), nocampo do Clube de Campo deTatuí, após vencer o Santa Cruznos pênaltis, a equipe iperoense“Craque do Futuro” conquistou a“4ª Copa Craque do Futuro - SériePrata Sub 13”. No tempo normalo jogo terminou em 1 a 1 e adecisão nos pênaltis teve o placarde 5 a 4 para os iperoenses.

Além do título, a equipe tevetambém a defesa menos vazadado campeonato com Patrik

Rodrigues e Kaya Moraes (apenascinco gols sofridos) e a artilhariacom Endriw Monteiro (três gols).

“Agradeço aos pais por todoapoio aos jogadores e à Prefeiturade Iperó que tem nos incentivadosempre. Parabéns a todos pelagarra e humildade”, comentou atreinadora Mônica Domingues.

Sub 11 - além da conquista docampeonato na “Sub 13”, osiperoenses também conquistaramo vice-campeonato na copa na

categoria “Sub 11”. “Por ser oprimeiro ano de participação, essatambém é uma grande conquistapara a nossa equipe”, finalizou atreinadora. ■

FUTEBOL

Viva Melhor Idadeescolhe Miss e MisterTerceira IdadeMAIS DE 100 pessoas prestigi-aram a terceira edição do coquetelde escolha da Miss e MisterTerceira Idade, realizado peloprojeto Viva Melhor Idade, deGeorge Oetterer. Com o tema''Baile do Hawai'', a edição desteano aconteceu na Escola Municipal“Marinheiro Mariz e Barros” noúltimo dia 26 e contou com aparceria do Fundo Social deSolidariedade e do Departamentode Cultura.

O concurso tem o objetivo depromover a integração e elevar aautoestima dos alunos. De acordocom Giane Marins Arruda,coordenadora do projeto, o eventoé sempre carregado de muitaemoção. “Com todos ospreparativos, os alunos deixam delado a rotina e vivem uma intensafelicidade e expectativa. Desde ainscrição, os ensaios, escolha dovestido, o dia de princesa e odesfile. Agradeço imensamente atodos os colaboradores, alunos evoluntários, pois sem eles não seria

possível alcançar esse sucessonovamente. A felicidade dos meusalunos é a minha'', ressaltou.

“É sempre motivo de alegriaver a terceira idade tão ativa nomunicípio e desenvolvendo suasatividades de forma a contribuircom toda a comunidade”,comentou o prefeito.

Confira os ganhadores:Feminino1° lugar: Luzia Aparecida

Ribeiro (68 anos)Miss Viva Melhor Idade - 20162° lugar: Selma Lins (75 anos)Rainha3° lugar: Maria Claudina (66

anos) - Princesa4° lugar: Elisabete Patrício (65

anos) - Simpatia

Masculino1° lugar: José Bento de

Camargo (68 anos)Mister Viva Melhor Idade -

20162° lugar: Benedito de Campos

Lopes (64 anos) - Elegância

ARTESANATO

Fundo Social realizafeira de artesanatoO FUNDO SOCIAL deSolidariedade de Iperó (FSS)realizará a feira de artesanato atéo próximo dia 23. A feira apre-senta os objetos produzidos pelosalunos da entidade, como guarda-napos personalizados, acessóriosfeitos em crochê, enfeitesnatalinos e animais de pelúcia.

A arrecadação da feira serárevertida para as ações sociaispromovidas pelo FSS. A feiraacontece sempre às quintas e

sextas, das 9h às 17h, no terminalrodoviário. ■