Jo 15

6
Jo 15 :1-17 Introdução Você conhece alguém que se desviou dos caminhos do Senhor? O que fez esta pessoa sair, abandonar, deixar. Número de desviados no Brasil 40 milhões de pessoas. O que faria você se tornar um desviado, apagar a chama, a vontade de prosseguir de permanecer nos caminhos do Senhor? Permanecei, e\sta é a primeira vez que Jesus usa esta expressão. Ele a usa com tanta intensidade, ele a usa de diversas maneiras, vária vezes. Durante a leitura, preste atenção em quantas vezes ela é usada. Permanecei em Cristo – Jo 15:1-17 A parábola da vinha – ele usa figuras para ilustrar princípios espirituais, vejamos o significado de cada um deles. I – Símbolos explicados 1 – O agricultor – Deus Pai – Vs 1 Ele é o dono da vinha, o proprietário. Ele plantou. Ele cuida, poda. Não é uma vinha abandonada. Pensei em plantar uma videira – quando me informaram o que tinha que ser feito. Era bastante trabalho. Me pareceu até uma coisa bem artesanal, bastante cuidado com ela. Desisti.

Transcript of Jo 15

Page 1: Jo 15

Jo 15 :1-17

Introdução

Você conhece alguém que se desviou dos caminhos do Senhor? O que fez esta pessoa sair, abandonar, deixar. Número de desviados no Brasil 40 milhões de pessoas.

O que faria você se tornar um desviado, apagar a chama, a vontade de prosseguir de permanecer nos caminhos do Senhor?

Permanecei, e\sta é a primeira vez que Jesus usa esta expressão. Ele a usa com tanta intensidade, ele a usa de diversas maneiras, vária vezes. Durante a leitura, preste atenção em quantas vezes ela é usada.

Permanecei em Cristo – Jo 15:1-17

A parábola da vinha – ele usa figuras para ilustrar princípios espirituais, vejamos o significado de cada um deles.

I – Símbolos explicados

1 – O agricultor – Deus Pai – Vs 1

Ele é o dono da vinha, o proprietário. Ele plantou. Ele cuida, poda.

Não é uma vinha abandonada.

Pensei em plantar uma videira – quando me informaram o que tinha que ser feito. Era bastante trabalho. Me pareceu até uma coisa bem artesanal, bastante cuidado com ela. Desisti.

Is 5:1-7 - Deus plantou uma vinha, fez de tudo por ela – esperou uvas boas e ela produziu uvas bravas. Que decepção. Falhou na frutificação.

2 – A videira verdadeira –Jesus Cristo vs 1

Aqui Jesus está dizendo que ele é a videira verdadeira, diferente da videira – Eu mesmo te plantei como vide excelente, da semente mais pura, como pois, te tornaste para mim uma planta degenerada, como de vide brava? O que era para ser não foi.

Page 2: Jo 15

A palavra verdadeira, quando usada na bíblia significa: aquilo que é eterno, celestial, divino. Israel foi um tipo de vinha, Jesus é a realidade.

A videira que produz melhores frutos é aquela que está plantada em lugares mais árido, mais seco, com pouca terra, barrancos.

A raiz precisa buscar melhores condições para existir e produzir –

Porque ele foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca. Homem de dores e que sabe o que é padecer – Is 53: 2-3

3 – Os ramos – Nós vs 5

Que privilégio ouvir estas palavras. Temos uma ligação com Jesus. Estamos ligados a vinha por iniciativa dele.

Ele nos escolheu antes da fundação do mundo – Ef 3:4-5 – Assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele e em amor, nos predestinou para ele, para a doção de filhos, por meio de Jesus Cristo.

Nos enxertou na vinha – Nós não somos os ramos naturais – Natural foi Israel, porém os judeus desprezaram esta condição - nós fomos enxertados por iniciativa dele.

Já viu como é feito um Enxerto na árvore? ( Foto ) Laranja e limão juntos na mesma árvore – é necessário que tenha o corte na árvore para receber o novo galho. Jesus se deixou ser cortado, transpassado para que nós fossemos em ``enxertados nele, por iniciativa dele.

II – Ensinos aplicados

1 – Purificados pela palavra. Vs 2,3,7

Quando pensamos em frutas, sabemos o quanto é importante que elas sejam lavadas antes de serem consumidas. Aqui Jesus está falando da nossa purificação através da sua palavra.

Page 3: Jo 15

Jo 17:17 – Santifica-os na verdade, a tua palavra e a verdade

Quanto estou com dor de cabeça tomo uma aspirina, não sei como ela funciona no meu corpo, mas tomo e a dor passa. Da mesma maneira, não sei como esta leitura funciona no meu espirito mas sei que funciona.

Fantástico e os viciados em pornografia – terapia e leitura da bíblia – limpeza pela palavra de Deus.

2 – Unidos a videira

A primeira vez que Jesus usou esta expressão permanecei em mim. 7x

A nossa união a ele e um relacionamento de vida.

A videira e constante, o perigo e a inconstância dos ramos.

Ramo solto – morre seco

Ramo solto – não produz vida

Ramo solto – vai para o fogo “Não tem outra finalidade.”

Ramo solto – não recebe seiva, a vida

Sem mim nada podeis fazer – vs 5.

III – Resultados esperados.

1 – Frutos

O agricultor trabalha a vinha, investe na vinha aguardando que ela dê muito fruto. Diversas vezes aparece a palavra fruto no texto. Por que?

Ramos infrutíferos depõem contra a planta. Fruto é a prova da raíz.

Todo ramo que estando em mim não der fruto ele corta – Judas. Estava mas não estava. Não estava ligado.

Uma pessoa infrutífera não é um cristão que falhou, mas um falso cristão, nunca foi um cristão.

Page 4: Jo 15

Quais são os seus frutos?

“Jesus teve fome, e vendo uma figueira aproximou-se dela e não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente.” Mt 21:18-19.

Quantos mais frutos tem no galho mais para baixo ele fica – humildade. Não sou eu quem produzo os frutos.

2 – Obediência vs 10-11

Obedecer a sua palavra. Viver os seus mandamentos. Conhecer com a mente e experimentá-los com a vida, com a prática.

Este fruto vai fazer Deus mais feliz, mais alegre. E vai trazer para nós e para Deus alegria.

Moça que estava na casa pegando fogo – o bombeiro vai lá e a socorre

Depois casam – ela vai viver para ele com gratidão no coração.

Conclusão