João 20, 19-31 II domingo de Páscoa 19 abril 2009

12
O encontro com Jesus ressuscitado é um presente. O encontro com Jesus ressuscitado é um presente. Os discípulos não fazem nada para o provocar. Os discípulos não fazem nada para o provocar. Os relatos insistem em que é Jesus quem toma a Os relatos insistem em que é Jesus quem toma a iniciativa. iniciativa. É Ele quem Se lhes impõe cheio de vida, É Ele quem Se lhes impõe cheio de vida, obrigando-os a sair do seu desconcerto e incredulidade. obrigando-os a sair do seu desconcerto e incredulidade. Repetidamente se coloca em seus lábios uma saudação Repetidamente se coloca em seus lábios uma saudação importante: importante: “A paz esteja convosco”. “A paz esteja convosco”. O Ressuscitado oferece-lhes a paz e a bênção de Deus. O Ressuscitado oferece-lhes a paz e a bênção de Deus. Jesus continua a ser o mesmo. Jesus continua a ser o mesmo. Essa era a paz que infundia quando caminhava pela Essa era a paz que infundia quando caminhava pela Galileia. Galileia. Este é também agora o grande presente que Deus oferece Este é também agora o grande presente que Deus oferece a todos os seus filhos e filhas por meio de Cristo morto a todos os seus filhos e filhas por meio de Cristo morto e resssucitado: e resssucitado: o perdão, a paz e a ressurreição. o perdão, a paz e a ressurreição. José Antonio Pagola. José Antonio Pagola. Jesus: uma abordagem histórica”. Jesus: uma abordagem histórica”. João 20, 19-31 João 20, 19-31 II domingo de Páscoa II domingo de Páscoa 19 abril 2009 19 abril 2009

description

O encontro com Jesus ressuscitado é um presente. Os discípulos não fazem nada para o provocar. Os relatos insistem em que é Jesus quem toma a iniciativa. É Ele quem Se lhes impõe cheio de vida, obrigando -os a sair do seu desconcerto e incredulidade . - PowerPoint PPT Presentation

Transcript of João 20, 19-31 II domingo de Páscoa 19 abril 2009

Page 1: João 20, 19-31   II domingo de  Páscoa  19 abril 2009

O encontro com Jesus ressuscitado é um presente.O encontro com Jesus ressuscitado é um presente.Os discípulos não fazem nada para o provocar.Os discípulos não fazem nada para o provocar.

Os relatos insistem em que é Jesus quem toma a iniciativa.Os relatos insistem em que é Jesus quem toma a iniciativa.É Ele quem Se lhes impõe cheio de vida, É Ele quem Se lhes impõe cheio de vida,

obrigando-os a sair do seu desconcerto e incredulidade.obrigando-os a sair do seu desconcerto e incredulidade.Repetidamente se coloca em seus lábios uma saudação importante:Repetidamente se coloca em seus lábios uma saudação importante:

“A paz esteja convosco”.“A paz esteja convosco”.O Ressuscitado oferece-lhes a paz e a bênção de Deus.O Ressuscitado oferece-lhes a paz e a bênção de Deus.

Jesus continua a ser o mesmo. Jesus continua a ser o mesmo. Essa era a paz que infundia quando caminhava pela Galileia.Essa era a paz que infundia quando caminhava pela Galileia.Este é também agora o grande presente que Deus oferece Este é também agora o grande presente que Deus oferece

a todos os seus filhos e filhas por meio de Cristo morto e a todos os seus filhos e filhas por meio de Cristo morto e resssucitado:resssucitado:

o perdão, a paz e a ressurreição.o perdão, a paz e a ressurreição.José Antonio Pagola.José Antonio Pagola.

““Jesus: uma abordagem histórica”.Jesus: uma abordagem histórica”.

João 20, 19-31 João 20, 19-31 II domingo de Páscoa II domingo de Páscoa

19 abril 2009 19 abril 2009

Page 2: João 20, 19-31   II domingo de  Páscoa  19 abril 2009

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, dos judeus,

Quem se tem como crente pode viver com frequência, “o cair da tarde”, Quem se tem como crente pode viver com frequência, “o cair da tarde”, “com as portas fechadas”, “com medo”, “com temor das autoridades”. “com as portas fechadas”, “com medo”, “com temor das autoridades”. Nesse caso necessitamos reencontrar-nos com Jesus ressuscitado.Nesse caso necessitamos reencontrar-nos com Jesus ressuscitado.Jesus abre as portas que que nos têm fechados no medo, no formalismo, Jesus abre as portas que que nos têm fechados no medo, no formalismo, na inércia, na cobardia... na inércia, na cobardia... Ele está no centro da nossa vida, no centro das nossas dores e alegrias, Ele está no centro da nossa vida, no centro das nossas dores e alegrias, dos nossos desejos, inquietações e esperanças, dando sentido a tudo. dos nossos desejos, inquietações e esperanças, dando sentido a tudo.

Page 3: João 20, 19-31   II domingo de  Páscoa  19 abril 2009

veio Jesus, colocou-Se no veio Jesus, colocou-Se no meio deles e disse-lhes: meio deles e disse-lhes:

-«A paz esteja convosco.»-«A paz esteja convosco.»

Paz, Espírito, Perdão, Missão, Fé, Vida. São palavras que Jesus pronunciaPaz, Espírito, Perdão, Missão, Fé, Vida. São palavras que Jesus pronunciae que resumem de modo genial as características dos seus seguidores e que resumem de modo genial as características dos seus seguidores para os novos tempos de qualquer Nova Semana.para os novos tempos de qualquer Nova Semana.O centro da experiência pascal é o encontro com Alguém vivo, que nos O centro da experiência pascal é o encontro com Alguém vivo, que nos liberta do medo e do desencanto e nos indica o caminho que conduz à liberta do medo e do desencanto e nos indica o caminho que conduz à verdadeira paz: a harmonia do ser humano consigo mesmo e com os verdadeira paz: a harmonia do ser humano consigo mesmo e com os outros, com a natureza e com Deus.outros, com a natureza e com Deus.

Page 4: João 20, 19-31   II domingo de  Páscoa  19 abril 2009

Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo:cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo:«A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vósEu vos envio a vós».».

O convite não é exclusivo dos discípulos. Todos somos enviados a fazerO convite não é exclusivo dos discípulos. Todos somos enviados a fazer o que vimos fazer a Jesus, a continuar e actualizar a sua vida e a sua o que vimos fazer a Jesus, a continuar e actualizar a sua vida e a sua mensagem.mensagem.A comunicar vida, a dar paz, a continuar a sua obra.A comunicar vida, a dar paz, a continuar a sua obra.Quem tem um encontro com Jesus ressuscitado, enche-se de alegria e Quem tem um encontro com Jesus ressuscitado, enche-se de alegria e sente a necessidade de contagiar e comunicar a sua experiência aos sente a necessidade de contagiar e comunicar a sua experiência aos outros. outros.

Page 5: João 20, 19-31   II domingo de  Páscoa  19 abril 2009

Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes:Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes:«Recebei o Espírito Santo;«Recebei o Espírito Santo;

O Espírito é o grande dom da Páscoa. Jesus envia-nos o seu Espírito, o seu O Espírito é o grande dom da Páscoa. Jesus envia-nos o seu Espírito, o seu Alento, Alento, o seu Ânimo, a sua Vida para que nos empapemos d’Ele, e o contagiemos e o seu Ânimo, a sua Vida para que nos empapemos d’Ele, e o contagiemos e comuniquemos aos outros. De forma que o mundo identifique fé em Jesus comuniquemos aos outros. De forma que o mundo identifique fé em Jesus com pessoas sensíveis e lutadoras por uma vida melhor, mais livre e feliz com pessoas sensíveis e lutadoras por uma vida melhor, mais livre e feliz para todos.para todos.““O Espírito não quer ser visto, mas ser luz em nossos olhos O Espírito não quer ser visto, mas ser luz em nossos olhos ”. (Urs von ”. (Urs von Baltasar)Baltasar)

Page 6: João 20, 19-31   II domingo de  Páscoa  19 abril 2009

àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes serão retidos.e àqueles a quem os retiverdes serão retidos.»»

O perdão é fruto da paz, é a virtude da pessoa nova e ressuscitada.O perdão é fruto da paz, é a virtude da pessoa nova e ressuscitada.Quem se sente e se sabe perdoado capacita-se para perdoar.Quem se sente e se sabe perdoado capacita-se para perdoar.

O perdão é parte da missão entregue por Jesus a toda a comunidade: O perdão é parte da missão entregue por Jesus a toda a comunidade: “Perdoai-vos uns aos outros”. “Perdoai-vos uns aos outros”.

Todos necessitamos do perdão e todos somos chamados a ser, Todos necessitamos do perdão e todos somos chamados a ser, de múltiplas maneiras, sinais e fonte do perdão-companhia-acolhimento... de múltiplas maneiras, sinais e fonte do perdão-companhia-acolhimento...

que é Deus.que é Deus.

Page 7: João 20, 19-31   II domingo de  Páscoa  19 abril 2009

Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe os outros discípulos:veio Jesus. Disseram-lhe os outros discípulos:“Vimos o Senhor.”“Vimos o Senhor.”Mas ele respondeu-lhes:Mas ele respondeu-lhes:- - «Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo «Se não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, se não meter o dedo no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei.».no lugar dos cravos e a mão no seu lado, não acreditarei.».

A fé no Ressuscitado nasce de um encontro pessoal e da superação de uma fé que exige provas contundentes, que não deixem espaço à dúvida. A fé intelectual, a aceitação de um credo é fácil. A verdadeira fé é a que toca e compromete a vida.Como é a minha fé? Qual costuma ser a causa e raíz das minhas dúvidas? Não tenho dúvidas?

Page 8: João 20, 19-31   II domingo de  Páscoa  19 abril 2009

A dúvida pode ter também os seus A dúvida pode ter também os seus aspectos positivos.aspectos positivos.

Duvidar pode significar que não Duvidar pode significar que não pomos a nossa confiança em coisas pomos a nossa confiança em coisas superficiais, que somos peregrinos, superficiais, que somos peregrinos, sempre em busca. Duvidar pode sempre em busca. Duvidar pode significar que a nossa fé não se baseia significar que a nossa fé não se baseia só no que nos transmitiram, mas que, só no que nos transmitiram, mas que, além de ser dom de Deus, é também além de ser dom de Deus, é também conquista nossa, que pede o nosso conquista nossa, que pede o nosso "sim" pessoal, no meio da loucura de "sim" pessoal, no meio da loucura de ideias que há à nossa volta, que ideias que há à nossa volta, que podem fazer desequilibrar as nossas podem fazer desequilibrar as nossas seguranças seguranças em determinado momento.em determinado momento.

Podemos aprender da dúvida de Podemos aprender da dúvida de Tomé Tomé a despojar-nos de falsos apoios, a a despojar-nos de falsos apoios, a estar um pouco menos seguros de nós estar um pouco menos seguros de nós mesmos e aceitar a purificação que mesmos e aceitar a purificação que supõem os momentos de insegurança.supõem os momentos de insegurança.

Page 9: João 20, 19-31   II domingo de  Páscoa  19 abril 2009

Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa, e Tomé Oito dias depois, estavam os discípulos outra vez em casa, e Tomé com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, apresentou-Se no com eles. Veio Jesus, estando as portas fechadas, apresentou-Se no meio deles e disse:meio deles e disse:«A paz esteja convosco.»«A paz esteja convosco.»Depois disse a Tomé:Depois disse a Tomé:- - «Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e «Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; aproxima a tua mão e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.»»Tomé respondeu-Lhe:Tomé respondeu-Lhe:«Meu Senhor e meu Deus!» «Meu Senhor e meu Deus!»

Jesus volta as vezes que for preciso, para aclarar as nossas dúividas e nos Jesus volta as vezes que for preciso, para aclarar as nossas dúividas e nos demostrar a sua presença e proximidade.demostrar a sua presença e proximidade.

Do “incrédulo” surge uma confissão de fé generosa e confiante: Do “incrédulo” surge uma confissão de fé generosa e confiante: “Meu Senhor e meu Deus! ”. “Meu Senhor e meu Deus! ”.

Jesus continua a mostrar-nos as suas chagas, para que O reconheçamos Jesus continua a mostrar-nos as suas chagas, para que O reconheçamos nelas nelas

e, como a Tomé, continua a convidar-nos a tocá-las e a aliviá-las e, como a Tomé, continua a convidar-nos a tocá-las e a aliviá-las em tantas pessoas feridas na alma e no corpo. em tantas pessoas feridas na alma e no corpo.

Page 10: João 20, 19-31   II domingo de  Páscoa  19 abril 2009

Disse-lhe Jesus:«Porque Me viste acreditaste: felizes os que acreditam sem

terem visto. »

A dúvida de Tomé consegue de Jesus uma promessa em forma de bem-A dúvida de Tomé consegue de Jesus uma promessa em forma de bem-aventurança para todos nós.aventurança para todos nós.

O caminho da fé pascal não é o das provas sensíveis O caminho da fé pascal não é o das provas sensíveis ou dos factos extraordinários. É un chamamento, uma mensagem de ou dos factos extraordinários. É un chamamento, uma mensagem de alento a todos os que, ao longo da história, acreditam sem ter visto. alento a todos os que, ao longo da história, acreditam sem ter visto. A eles vai dirigida a última bem-aventurança proclamada por Jesus: A eles vai dirigida a última bem-aventurança proclamada por Jesus:

“Felizes os que acreditam sem terem visto!”.“Felizes os que acreditam sem terem visto!”.Sentimo-nos felizes de “acreditar sem ter visto” e do nosso desejo de Sentimo-nos felizes de “acreditar sem ter visto” e do nosso desejo de

renovarrenovarconstantemente o nosso encontro com Jesus ressuscitado.constantemente o nosso encontro com Jesus ressuscitado.

Page 11: João 20, 19-31   II domingo de  Páscoa  19 abril 2009

Muitos outros milagres fez Jesus na presença dos seus Muitos outros milagres fez Jesus na presença dos seus discípulos, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, discípulos, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para acreditardes que Jesus é o Messias, o Filho foram escritos para acreditardes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e para que, acreditando, tenhais a vida em seu nome. de Deus, e para que, acreditando, tenhais a vida em seu nome.

O evangelho está escrito «para que acrediteis» e assim «tenhais vida em O evangelho está escrito «para que acrediteis» e assim «tenhais vida em seu nome».seu nome». A Ressurreição de Jesus é o ponto de partida e a plenitude da nossa fé. A Ressurreição de Jesus é o ponto de partida e a plenitude da nossa fé. Corresponde-nos fazê-la credível através dos sinais de vida para com os Corresponde-nos fazê-la credível através dos sinais de vida para com os outros. outros. Cada pessoa deverá decidir que sinais de vida tem de dar nos momentos e Cada pessoa deverá decidir que sinais de vida tem de dar nos momentos e nas circunstâncias de cada dia.nas circunstâncias de cada dia.

Page 12: João 20, 19-31   II domingo de  Páscoa  19 abril 2009

Dá-nos, Senhor, aquela Paz surpreendenteDá-nos, Senhor, aquela Paz surpreendenteque brota em plena luta como uma flor de que brota em plena luta como uma flor de

fogo;fogo;que rompe em plena noite como un cântico que rompe em plena noite como un cântico

escondido;escondido;que chega em plena morte como um beijo que chega em plena morte como um beijo

esperado.esperado.Dá-nos a Paz dos que andam sempre, Dá-nos a Paz dos que andam sempre,

despidos de vantagens; despidos de vantagens; vestidos pelo vento de uma esperança núbil.vestidos pelo vento de uma esperança núbil.

Aquela Paz do pobre Aquela Paz do pobre que já venceu o medo. que já venceu o medo.

Aquela Paz do livreAquela Paz do livreque se aferra à vida. que se aferra à vida.

Paz que se partilha em igualdade Paz que se partilha em igualdade como a água e a Hóstia.como a água e a Hóstia.

Pedro Casaldáliga.Pedro Casaldáliga.