joao pe de feijao

20
DOSSIER dossier

description

jhdnfdnndndndndndndndnndndndndndndndndndn

Transcript of joao pe de feijao

Page 1: joao pe de feijao

´

DOSSIERdossier

Page 2: joao pe de feijao

´

DOSSIER

Page 3: joao pe de feijao

“ Correu para fora de casa e viu um feijoeiro gigante. Subio - sempre para cima- como uma escada direita ao céu.Experimentou a resistência do caule. Era forte e flexível. A Mãe olhou para fora...“Que é isto? João! Que estás a fazer?”“Aqueles feijões eram de facto mágicos! Vou em busca da minha sorte!”

Page 4: joao pe de feijao

conceitoconceito

Uma das características desta magnífica história, é o facto de esta jogar com o contraste entre a Realidade e a Fantasia.Uma das personagens que mais representa o real é a Mãe de João, que com uma enorme consciência da vida complicada e repleta de dificuldades económicas tenta chamar o seu filho à razão. Evidentemente que o estilo de vida desta família transmite de igual modo a realidade subjacente da época, um nível de vida complicado com escassos meios de sobrevivência. Por um outro lado é dado ao leitor toda uma essência lotada de fantasia onde a personagem do João é reveladora do mesmo, bem como todo o universo extraordinário que envolve o crescimento dos feijões mágicos, o castelo do Gigante, a galinha de ovos de ouro…

Page 5: joao pe de feijao

Deste modo utilizei como imagem base, para o desenvolvimento de todo o grafismo, a fotografia – representativa da realidade subjacente na história. São então retratadas através de elementos fotográficos as três personagens principais, o João, a sua Mãe e o Gigante.Para contrastar, e representar a fantasia e o sonho, desenvolvi ilustrações, sobre as referidas fotografias. Nas ilustrações interpretei através da criação de uma espécie de caule dos feijão mágicos, que pode ser visto também como se trata-se de uma magma, visto ter uma forma inconstante que envolve as 3 personagens, tal como todo o maravilhoso que envolve o leitor com o conto. Deste modo é possível jogar então com estes dois mundos – real/fantasia.

Page 6: joao pe de feijao

´

´

´

´

RESULTADORESULTADO

Page 7: joao pe de feijao

´

´

´

´

Page 8: joao pe de feijao

SELOS & PAGELASELOS & PAGELA

Page 9: joao pe de feijao

´

portu gal

0.60

portu gal

0.60

portu gal

0.60

´

portu gal

0.60

portu gal

0.60

portu gal

0.60

´

portu gal

0.60

portu gal

0.60

portu gal

0.60

4 cm

3 cm

Preço(font Caecilia)

País(font Caecilia)

Page 10: joao pe de feijao
Page 11: joao pe de feijao
Page 12: joao pe de feijao

vasos & feijoesvasos & feijoes~~

Em relação à criação da embalagem para colocar o vaso e os feijões mágicos, surge a ‘Alucinação Caseira’.Tal como o slogan sugere - “Esqueça a farinha, o fermento e os ovos. // Esqueça as mortalhas, o cigarro, o álcool e os ácidos. // Esqueça tudo e plante estes 3 feijões mágicos.” -, não será necessário recorrer a nenhum estupefaciente prejudicial à saúde, nem elaborar grandes planos para obter uma ‘moca plena’, bastando apenas recorrer à magia que envolve a plantação destes feijões.Ou seja, todo o material que esta embalagem contém (vaso + feijões), não irá conter nada de especial na realidade, contudo todo o grafismo da própria embalagem bem como o seu slogan irá despertar uma vontade louca ao público de a comprar, afinal de contas é uma ‘Alucinação Caseira’, com poderes mágicos.

Page 13: joao pe de feijao
Page 14: joao pe de feijao
Page 15: joao pe de feijao
Page 16: joao pe de feijao

o teatroo teatro

Page 17: joao pe de feijao
Page 18: joao pe de feijao
Page 19: joao pe de feijao

o conjuntoo conjunto

Page 20: joao pe de feijao

Junho de 2011Mónica Pedreira