Jogadores desempregados

4
66 + MONET + março nem só de craques bem-sucedidos e famosos, como ronaldinho gaúcho, vive o país do futebol. às vésperas do fechamento da janela de transferências dos estaduais, um retrato do drama dos milhares de jogadores sem emprego no brasil por humberto peron fotos jefferson dias

description

Jogadores sem time mantem a forma

Transcript of Jogadores desempregados

6 6 + m o n e t + m a r ç o

nem só de craques bem-sucedidose famosos, como ronaldinho

gaúcho, vive o país do futebol. àsvésperas do fechamento da janela

de transferências dos estaduais, umretrato do drama dos milhares

de jogadores sem emprego no brasilpor humberto peron fotos jefferson dias

96FutebolDesempregados.indd 66 15/2/2011 16:11:57

m a r ç o + m o n e t + 6 7

procuram-se

clubes96FutebolDesempregados.indd 67 15/2/2011 16:12:01

MANCUSO

idade: 20 anosposição: volantecurrículo: São Paulo ePalmeiras (categorias de base)e Juventus (profissional)

minhas características:“Atuo como volante marcador,que protege bem os zagueirose faz a cobertura dos laterais.Tenho o estilo do Dunga e doargentino Mancuso – por isso,o meu apelido”.

MAYCON CESAR

idade: 23 anosposição: goleirocurrículo: Ituano (SP),Capivariano (SP), Ideal (MG),Valeriodoce (MG) e Imbituba (SC)

minhas características:“Tive que deixar o meu últimotime por problemas familiares.Sou um goleiro de boa estaturae agilidade. Tenho boaexperiência, pois disputei várioscampeonatos”.

JTIAGO GUIMARÃES

idade: 21 anosposição: meiacurrículo: São Bernardo (SP)e Santo André (SP)

minhas características:“Sou um bom armador,pois – além de ter boa visão dejogo – dificilmente erro passes.Também gosto de partir paracima dos adversários e tentaro drible, pois tenho muitahabilidade”.

MANCUSO

idade:posição:currículo:Palmeiras (categorias de base) e Juventus (profissional)

minhas características:“Atuo como volante marcador, que protege bem os zagueiros e faz a cobertura dos laterais. Tenho o estilo do Dunga e do argentino Mancuso – por isso, argentino Mancuso – por isso, o meu apelido

TIAGO GUIMARÃES

idade:posição:currículo:e Santo André (SP)

minhas características:“Sou um bom armador, pois – além de ter boa visão de jogo – dificilmente erro passes. Também gosto de partir para cima dos adversários e tentar o drible, pois tenho muita habilidade

6 8 + m o n e t + m a r ç o

existem garotosque tentam a carreira,

não conseguemoportunidades e

não têm mais o quefazer da vida

RinaldoMartorelli

JoGaDor DE FUTEBoL É mILIoNÁrIo E PoDEescolher em qual time quer jogar. Este pensamento,que está no imaginário de muitos torcedores, passabem longe da realidade. Para se ter uma ideia, aqui noBrasil, apenas 5% dos atletas conseguem ganhar acimade 20 salários mínimos e o número de jogadores queprocuram clube, no início dos campeonatos país afora,está cada vez maior. “Existem muitos atletas desempre-gados, mas fica difícil descobrir o índice exato. Pois,além dos profissionais sem colocação, existem vá-rios garotos que tentam a carreira, não conseguemoportunidades e não têm mais o que fazer da vida”,afirma rinaldo José martorelli, presidente doSindicato dos atletas Profissionais de São Paulo.

outro fator que dificulta o cálculo de jogadoresfora do mercado é que muitos deles, principalmen-te os que tiveram passagens por equipes de expressão,não aceitam a condição de desempregados. “Tenho vá-rias propostas e só não estou jogando porque não quero”,foi a resposta que a moNET recebeu de dois atletas quedisputaram a Série a do Brasileirão, em 2010, e tiveramseus contratos rompidos antes do início da atual tempo-rada, mas pediram para não se identificar.

os empresários também são apontados como grandesresponsáveis pelo número de boleiros sem contrato. “Hámuitos interesses. alguns clubes só contratam atletas seum agente fizer a negociação”, diz martorelli, que foi go-leiro do Palmeiras na década de 1980. “É bom dizer quehá vários jogadores que não são corretos com seus agen-tes. Um dos problemas do desemprego dos atletas estáno calendário, já que no segundo semestre o número declubes em atividade diminui muito”, comenta a asses-soria de imprensa de Cláudio Guadagno, um dos maisbem-sucedidos empresários da bola do Brasil.

Enquanto se discutem quais as razões para o crescentenúmero de jogadores sem emprego, algumas iniciativasoferecem a atletas profissionais a chance de exercer sua

CLASSIFICADOS – ESCOLHA O REFORÇO DO SEU TIME

96FutebolDesempregados.indd 68 15/2/2011 16:12:04

THIAGO FRANCO

idade: 23 anosposição: meiacurrículo: Corinthians(categoria de base), ECO (SP)e Imbituba (SC)

minhas características:“Estou com 23 anos e precisoarrumar um time rápido. Souum meia rápido, um excelentepassador e tenho facilidadede me aproximar dos atacantes.Finalizo bem”.

CARLOS BISPO

idade: 21 anosposição: meiacurrículo: Santo André eNacional (Base), Jabaquara(SP) e Grêmio Mauaense (SP)

minhas características:“Além de dificilmente errar umpasse, tenho muita velocidade,o que me ajuda na armação dejogadas. Sei ajudar muito namarcação – por isso posso jogartambém de segundo volante”.

MÁRIO VITOR

idade: 24 anosposições: zagueiro e volantecurrículo: União Barbarense(SP), Portuguesa Santista (SP),Guarany (RS) e Aquidauense (MS)

minhas características:“Sou um zagueiro clássico erápido, pois tenho boa técnica parasair jogando. Eu tenho passaporteeuropeu e isso pode me abriroportunidades no exterior,principalmente na Europa”.

m a r ç o + m o n e t + 6 9

CAMPEÃO.SEM EMPREGO

CLASSIFICADOS – ESCOLHA O REFORÇO DO SEU TIME profissão e estar prontos para assinar de novo um contratode trabalho. Uma dessas iniciativas é o Expressão Paulista,trabalhodesenvolvidopeloSindicatodosatletasProfissio-nais de São Paulo. Com treinos em Diadema, mais de 30atletas – incluindo os jogadores ao lado – têm a rotina deum clube profissional. “a prioridade do trabalho é recolo-car os jogadores no mercado. Por isso, eles precisam estarem forma física e técnica, para, se aparecer uma chance,jogar imediatamente”, diz mauro Costa, diretor de rela-cionamento do sindicato e coordenador do projeto.

os jogadores treinam de terça a sexta, contam compreparador físico, técnico e a segurança de um convê-nio médico. o projeto prevê parcerias para dar assistên-cia psicológica aos atletas e jogos contra equipes profis-sionais que vão servir para os talentos mostrarem suascondições. “além da parte técnica, preciso trabalhar olado psicológico. Quando o jogador está empregado,ele não acha que vai perder o lugar. mas aqui ele vai terque se dedicar muito mais para voltar. É preciso lem-brar que quem está aqui não pode perder muito tem-po, pois, quanto mais ele passa, menos chance de fazersucesso o jogador tem”, afirma alexandre Pandóssio,o técnico do Expressão Paulista, que, mesmo contrata-do pelo sindicato, assim como os jogadores que treina,também tenta seguir a carreira em clubes.

“a oportunidade não avisa a hora em que ela chega.Por isso, é melhor estar preparado”, gosta de dizer o trei-nador aos seus pupilos. Quem sabe ela não chega agora,quando os clubes que disputam os Campeonatos Estadu-ais têm a última chance de reforçar suas equipes? ■

■ você sabia que em janeiro foi disputado umSul-Americano com seleções que contavam só comjogadores sem contrato? A competição, organizadapelo FIFPro – organização que representa osjogadores de futebol no mundo –, teve Brasil,Argentina, Uruguai, Peru e Chile. A seleção brasileiraficou com o título ao bater, na decisão, os chilenospor 2 a 1. O time, formado por jogadores dossindicatos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foicomandado por Milton Pedroso da Silva, o Miltinho,que coordena um elenco de desempregadosque faz sucesso em vários amistosos no sul do país.O atacante Nelson Aureliano, com passagem peloRio Bananal (ES), foi o artilheiro do torneio.

CAMPEONATOS ESTADUAIS, confira os dias ehorários noSuperguia,sportv, 39, epfc

96FutebolDesempregados.indd 69 15/2/2011 16:12:08