Jogos e Esportes

2
Jogos são atividades em que nos exercitamos brincando, distraindo-nos de maneira a legre e prazerosa, até mesmo sem perceber. Praticados pela pessoa de modo despreoc upado, os jogos permitem um descanso dos centros nervosos, contribuindo para dim inuir qualquer tipo de tensão. Eles também proporcionam liberação das energias acumuladas que precisam ser gastas, além  de contribuir para aspectos importantes da formação da personalidade. As regras dos jogos variam de lugar para lugar, segundo o costume local ou a von tade dos participantes. Quando um grupo de crianças brinca de pega-pega, por exemp lo, combina o que pode e o que não pode fazer. Os jogos têm essa importante função de nos ensinar a viver em grupo. É através deles que d esde pequenos aprendemos que é preciso respeitar as regras estabelecidas para a br incadeira funcionar. De acordo com as suas finalidades e maneiras de jogar, os jogos podem ser classi ficados em: Jogos sensoriais: são aqueles que ajudam a desenvolver os sentidos (tato, olfato, paladar, visão e audição). Exemplo: cobra-cega, pois nesse jogo os sentidos da audição e do tato são essenciais. Jogos motores: são aqueles que exigem a participação de todo o corpo, mas dependem pri ncipalmente dos músculos. Exemplo: o pega-pega. Jogos de raciocínio: como o próprio nome indica, desenvolvem o raciocínio. Exemplos: jogos de xadrez, palavras cruzadas e muitas outras. . Jogos de integração: desenvolvem a capacidade de trabalhar em conjunto. Exemplos: futebol. . Jogos de percepção: melhoram a capacidade de observar o mundo que nos cerca. Exemplos: amarelinha. . Jogos de expressão: contribuem para que as pessoas se movimentem com mais liberd ade e criatividade. Exemplos: adivinhar o filme. . Jogos de imaginação: ampliam o dom de criar e resolver problemas. Exemplos: robozinho. . Jogos teatrais ou dramáticos: os participantes se exercitam em criar personagens . Exemplos: formas cenas de filmes. Todos esses jogos facilitam a troca de experiências e ajudam a resgatar os conheci mentos de cada participante. ESPORTES Os esportes, também conhecidos como desportos, são jogos que respeitam as regras ofi ciais, e que nos auxiliam a desenvolver os músculos e a nossa capacidade de pensar . Os músculos nós desenvolvemos através dos exercícios físicos e a nossa capacidade de pen sar, através da observação e do raciocínio sobre o esporte que praticamos. Os esportes estabelecem normas comportamentais e criam situações que reforçam a moral e o caráter, trazendo uma melhor formação ao praticante. Esporte é educação. Dessa maneira, ele deverá ser sempre um veículo de formação integral de u a pessoa. O esporte é alimentado pelo espírito de competição. Seu objetivo é a vitória justa e honesta . Em suas disputas, cria situações durante as quais os participantes são estimulados a  se superar para conseguir o sucesso almejado. As regras a que os esportes obedecem são as mesmas em todos os lugares e são determi

Transcript of Jogos e Esportes

7/24/2019 Jogos e Esportes

http://slidepdf.com/reader/full/jogos-e-esportes 1/2

Jogos são atividades em que nos exercitamos brincando, distraindo-nos de maneira alegre e prazerosa, até mesmo sem perceber. Praticados pela pessoa de modo despreocupado, os jogos permitem um descanso dos centros nervosos, contribuindo para diminuir qualquer tipo de tensão.Eles também proporcionam liberação das energias acumuladas que precisam ser gastas, alé de contribuir para aspectos importantes da formação da personalidade.As regras dos jogos variam de lugar para lugar, segundo o costume local ou a vontade dos participantes. Quando um grupo de crianças brinca de pega-pega, por exemplo, combina o que pode e o que não pode fazer.Os jogos têm essa importante função de nos ensinar a viver em grupo. É através deles quesde pequenos aprendemos que é preciso respeitar as regras estabelecidas para a brincadeira funcionar.De acordo com as suas finalidades e maneiras de jogar, os jogos podem ser classificados em:

Jogos sensoriais: são aqueles que ajudam a desenvolver os sentidos (tato, olfato,paladar, visão e audição).Exemplo: cobra-cega, pois nesse jogo os sentidos da audição e do tato são essenciais.

Jogos motores: são aqueles que exigem a participação de todo o corpo, mas dependem principalmente dos músculos.Exemplo: o pega-pega.

Jogos de raciocínio: como o próprio nome indica, desenvolvem o raciocínio.

Exemplos: jogos de xadrez, palavras cruzadas e muitas outras.. Jogos de integração: desenvolvem a capacidade de trabalhar em conjunto.Exemplos: futebol.

. Jogos de percepção: melhoram a capacidade de observar o mundo que nos cerca.Exemplos: amarelinha.

. Jogos de expressão: contribuem para que as pessoas se movimentem com mais liberdade e criatividade.Exemplos: adivinhar o filme.

. Jogos de imaginação: ampliam o dom de criar e resolver problemas.

Exemplos: robozinho.

. Jogos teatrais ou dramáticos: os participantes se exercitam em criar personagens

.Exemplos: formas cenas de filmes.

Todos esses jogos facilitam a troca de experiências e ajudam a resgatar os conhecimentos de cada participante.

ESPORTES

Os esportes, também conhecidos como desportos, são jogos que respeitam as regras oficiais, e que nos auxiliam a desenvolver os músculos e a nossa capacidade de pensar

. Os músculos nós desenvolvemos através dos exercícios físicos e a nossa capacidade de sar, através da observação e do raciocínio sobre o esporte que praticamos.Os esportes estabelecem normas comportamentais e criam situações que reforçam a morale o caráter, trazendo uma melhor formação ao praticante.Esporte é educação. Dessa maneira, ele deverá ser sempre um veículo de formação integraa pessoa.O esporte é alimentado pelo espírito de competição. Seu objetivo é a vitória justa e ho. Em suas disputas, cria situações durante as quais os participantes são estimulados a se superar para conseguir o sucesso almejado.As regras a que os esportes obedecem são as mesmas em todos os lugares e são determi

7/24/2019 Jogos e Esportes

http://slidepdf.com/reader/full/jogos-e-esportes 2/2

nadas por Federações Desportivas; por isso é que as denominamos de regras oficiais.O esporte assume aspecto formativo quando, durante sua prática, exige iniciativa imediata dos componentes da equipe, que deverão ter personalidade firme e decisões seguras.Ele deve ser praticado com lealdade, cavalheirismo e respeito às normas sociais de conduta. Ele exige espírito de colaboração entre os membros da mesma equipe e para com os adversários.O esporte assume aspecto recreativo quando é usado como lazer, isto é, quando o praticante faz uso dele sem a preocupação de vitória, procurando desfrutar, acima de tudo, do prazer que o mesmo proporciona.Além disso, também são atraentes e divertidos. Quem não vibra com um gol no futebol, um cesta no basquetebol, ou uma indefensável cortada no voleibol?O esporte pode ser coletivo que são aqueles praticados em equipe, como o voleibol, futebol, etc., ou também individual, que são aqueles praticados por apenas uma pessoa, como o atletismo (com provas de maratona, corrida de 100 metros, arremesso de peso, salto em distância, salto em altura, etc), natação (com provas de 100 metros crawl, costas, borboleta, etc), boxe, automobilismo, judô, entre outros.

UM POUCO DE CUIDADO

Ao praticar esportes devemos tomar alguns cuidados para evitar acidentes, pois muitas vezes nos deixamos levar pelo entusiasmo num jogo e cometemos algumas imprudências.

. Observe se o seu equipamento ou material esportivo está em boas condições de uso.. Respeite o seu limite. Não se exponha desnecessariamente.

. Não faça movimentos para os quais você ainda não tenha a habilidade necessária. Se vonda não sabe como realizar um determinado salto ou determinado drible, não os faça sem antes treinar bastante.. Levado pelo entusiasmo você pode se descuidar e provocar acidentes ou se machucar. Vibre, mas não se esqueça de preservar o seu corpo.

SEJA UM BOM ESPORTISTA

. Seja sempre honesto, qualquer que seja a situação do jogo.

. Jogue lealmente com seus companheiros e adversários.

. Perdoe o adversário que o atingiu faltosamente.. Console o companheiro que falhou num lance.

. Assuma os erros cometidos numa partida.

. Respeite seu companheiro e adversário.

. Aceite a derrota com serenidade e analise os erros cometidos, pois esse jogo você perdeu, mas o próximo pode ser diferente.. Diante da derrota tenha humildade suficiente para aprender com o vencedor.. O vencedor deve receber a vitória com satisfação e humildade.