Jornal

8
Turistas lotam praia do Guarujá no feriado da Semana Santa Litoral se prepara para receber veranistas de todo país Foto: Fernando Sandim Número: 01 - Tiragem: 30.000 exemplares - Circulação: Litoral Paulista - 30 de abril de 2011 G uarujá é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da Baixada Santista, microrregião de Santos, localizado na latitude sul 23º 59’ 18” e longitude W (oeste) 46º 14’ 32”, a uma altitude de 4,27 m. A população estimada em 2008 era de 304 274 habitantes.[7] Possui uma área de 142,7 km², o que resul- ta numa densidade demográfica de 2 076,94 hab/km². É a terceira maior ilha do litoral do estado de São Paulo. Atualmente, o Guarujá é conheci- do como a “Pérola do Atlântico” devido as suas belas praias e be- lezas naturais. Muito procurada pelos turistas na alta temporada, ESPORTE Destaque do Santos no Cam- peonato Paulista e na Taça Liber- tadores, o volante Danilo, de 19 anos, está na mira do Benfica-POR. Pág. 7 Feirão da Casa Própria acontece no mês de maio N os dias 14 e 15 de maio, a Caixa Econômica Federal (CEF) rea- liza o 7º Feirão da Casa Própria em cinco cidades da Baixada Santista e no Vale do Ribeira. O evento conta- rá com a participação de construtoras, imobiliárias, corretores credenciados e lojas de material de construção. Ain- da não há definição sobre o número de imóveis que estarão disponíveis. Pág. 3 Pai de bebê encontrado em caçamba coletou material para exame de DNA Acesse: www.jackmotors.com.br O segundo ponto coletor de óleo lubrificante usado destinado a pescadores arte- sanais será inaugurado nesta quarta-feira, às 15 horas, na Sociedade Amigos do Perequê, no Guarujá. A atividade faz parte do Programa de Cons- cientização da Comunidade Pesqueira e Náutica - Manchas Órfãs - que integra a obra de Dragagem de Aprofundamento do Canal de Acesso ao Porto de Santos, desenvolvida pela Secretaria de Portos (SEP). No mês de março foi implantado o primeiro ponto coletor no Estaleiro Procyon, em San- ta Cruz dos Navegantes. Pág. 3 Navio desembarca reatores para Refinaria Presidente Getúlio Vargas Atracou, nesta terça feira, no Porto de Paranaguá, o navio BBC Germany que trouxe da Índia dois reatores que serão utilizados na Unidade de Hidro- tratamento de Diesel da Refina- ria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária. As pe- ças se destacam pela sua gran- de proporção. O peso das duas juntas chega a 570 toneladas, medindo 4,4 metros de diâme- tro por 13,5 metros de altura. Pág. 3 Perequê recebe segundo ponto coletor de óleo lubrificante usado Temperatura - Máxima Segunda-Feira Santos 25º Praua Grande 23º Itanhanhem 23º Monguagua 22º São Vicente 27º Guarujá 24º Caraguá 22º Ubatuba 22º Fonte: ClimaTempo Casamento Real: Príncipe William e Kate Middleton se casam na Abadia de Westminster Pág. 6

description

Projeto de Jornal SOS

Transcript of Jornal

Page 1: Jornal

Turistas lotam praia do Guarujá no feriado da Semana Santa

Litoral se prepara para receber veranistas de todo país

Foto: Fernando Sandim

Número: 01 - Tiragem: 30.000 exemplares - Circulação: Litoral Paulista - 30 de abril de 2011

Guarujá é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da

Baixada Santista, microrregião de Santos, localizado na latitude sul 23º 59’ 18” e longitude W (oeste) 46º 14’ 32”, a uma altitude de 4,27 m. A população estimada em 2008 era de 304 274 habitantes.[7] Possui

uma área de 142,7 km², o que resul-ta numa densidade demográfica de 2 076,94 hab/km². É a terceira maior ilha do litoral do estado de São Paulo.Atualmente, o Guarujá é conheci-do como a “Pérola do Atlântico” devido as suas belas praias e be-lezas naturais. Muito procurada pelos turistas na alta temporada,

ESPORTE

Destaque do Santos no Cam-peonato Paulista e na Taça Liber-

tadores, o volante Danilo, de 19

anos, está na mira do Benfica-POR.

Pág. 7

Feirão da Casa Própria acontece no mês de maio

Nos dias 14 e 15 de maio, a Caixa Econômica Federal (CEF) rea-

liza o 7º Feirão da Casa Própria em cinco cidades da Baixada Santista e no Vale do Ribeira. O evento conta-rá com a participação de construtoras, imobiliárias, corretores credenciados e lojas de material de construção. Ain-da não há definição sobre o número de imóveis que estarão disponíveis.

Pág. 3

Pai de bebê encontrado em

caçamba coletou material para exame

de DNA

Acesse: www.jackmotors.com.br

O segundo ponto coletor de óleo lubrificante usado

destinado a pescadores arte-sanais será inaugurado nesta quarta-feira, às 15 horas, na Sociedade Amigos do Perequê, no Guarujá. A atividade faz parte do Programa de Cons-cientização da Comunidade Pesqueira e Náutica - Manchas Órfãs - que integra a obra de Dragagem de Aprofundamento do Canal de Acesso ao Porto de Santos, desenvolvida pela Secretaria de Portos (SEP). No mês de março foi implantado oprimeiro ponto coletor no Estaleiro Procyon, em San-ta Cruz dos Navegantes.

Pág. 3

Navio desembarca reatores para

Refinaria Presidente Getúlio Vargas

Atracou, nesta terça feira, no Porto de Paranaguá, o navio BBC Germany que trouxe da Índia dois reatores que serão utilizados na Unidade de Hidro-tratamento de Diesel da Refina-ria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária. As pe-ças se destacam pela sua gran-de proporção. O peso das duas juntas chega a 570 toneladas, medindo 4,4 metros de diâme-tro por 13,5 metros de altura.Pág. 3

Perequê recebe segundo ponto coletor de óleo

lubrificante usado

Temperatura - MáximaSegunda-Feira

Santos 25ºPraua Grande 23ºItanhanhem 23ºMonguagua 22ºSão Vicente 27º

Guarujá 24ºCaraguá 22ºUbatuba 22º

Fonte: ClimaTempo

Casamento Real: Príncipe William

e Kate Middleton se casam na Abadia de

WestminsterPág. 6

Page 2: Jornal

JORNAL FACTUAL

EXPEDIENTEDiretor Geral

Fernando José Alves Sandim Publicidade

Fernando José Alves SandimJORNAL FACTUAL - Av. Afonso Penna, 1600 - BH

A guerra na Líbia está se trans-formando em uma demonstra-

ção clássica de que o crime com-pensa. Ou de que há vantagens em ser um fora-da-lei, como é visivel-mente --e há muitíssimos anos, o caso do coronel Muammar Gaddafi.

Gaddafi bombardeia sem a me-nor misericórdia a cidade de Misrata, a única na Tripolitania, a região central, que está preca-riamente em mãos dos rebeldes.

Já as potências ocidentais, apesar de terem um mandato legal para preservar vidas na Líbia, ficam com as mãos amarradas porque, primeiro, não podem pôr tropas em solo líbio e, segundo, qual-quer tentativa de bombardear as tropas que cercam Misrata e que acabe atingindo civis provoca-ria uma enorme onda de repúdio.

É essa, claro, a vantagem da demo-cracia. Nenhum governante pode fazer o que bem entender sem prestar contas à opinião pública. Ditaduras, ao contrário, fazem o que bem entender. Em vez de pres-tar contas, matam. Simples, assim.

Prefiro, como é óbvio, o mode-lo democrático. Mas deveria ha-ver uma fórmula que permita às democracias anular a possibili-dade de atuação à margem da lei - e da civilização - das ditadu-ras, de toda e qualquer ditadura.

Enquanto não há, corre-se o risco de se assistir na Líbia à derrota da civilização. OK, você pode até di-zer que países civilizados também cometem barbaridades. Tem razão. Mas onde é que você prefere viver, em países nos quais a norma é a barbárie, como na Líbia, ou naque-les em que a barbárie é a exceção?

Olha, não adianta mais escrever car-tinhas para Papai Noel, se o endereço for Rovaniemi, Lapônia, Finlândia.

O bom velhinho tomou tal surra, na eleição finlandesa de domingo, que está absolutamente incapaci-tado de exercer sua prodigalidade ao menos em relação a estrangei-ros pobres, sejam eles da própria Europa periférica (Portugal, por exemplo) ou dos países árabes.

A extrema-direita xenófoba qua-se quintuplicou sua porcenta-

gem de votos e chegou aos 19%, o que lhe dá 39 cadeiras em um Parlamento de 200 integrantes, em que o Partido de Coalizão Na-cional, conservador, ficará com maioria relativa (44 lugares).

O partido que chacoalhou a polí-tica finlandesa chama-se “Finlan-deses Autênticos”, o que diz tudo. Fez campanha com dois eixos: negar apoio ao pacote de ajuda a Portugal, em estudos pela União Europeia, e na rejeição aos imi-grantes, como se fossem um pro-blema na Finlândia. Representam apenas 1,7% da população contra, por exemplo, os 7,4% da Espanha.

O resultado eleitoral na Finlândia é apenas o mais recente salto da extre-ma-direita xenófoba, no caso uma xenofobia que vai ao ponto de re-jeitar socorrer não apenas os pobres magrebianos que fogem dos con-flitos mas até um país-membro da União Europeia, caso de Portugal.

“Nenhum governante pode fazer o que bem entender sem prestar contas à opi-

nião pública”.

É uma baita complicação, porque o socorro europeu tem que ser aprova-do por unanimidade dos países que usam o euro (a Finlândia usa) e as re-gras finlandesas obrigam submeter ao Parlamento os pacotes de ajuda.

A social-democracia, que fi-cou praticamente empatada com os “Autênticos Finlandeses”, mas terá 42 cadeiras, também é contra a ajuda. Tem-se, portan-to, 81 deputados eleitos contrá-rios, em tese, a ajudar Portugal.

Sem ajuda, Portugal terá que dar o calote, o que está causando cer-to pânico na Europa, até porque a Grécia, já socorrida pela União Eu-ropeia, também está na iminência de ser obrigada a reestruturar sua dívida (uma formulação menos agressiva que calote mas que quer dizer a mesma coisa, basicamente).

Minha opinião: os dois países mais a Irlanda, outra que já recorreu aos cofres da UE/Fundo Monetá-rio Internacional, deveriam partir logo para o calote porque as con-dições que os mercados lhes es-tão impondo são insuportáveis.

Clóvis Rossi é repórter especial e membro do Conselho Edi-torial da Folha, ganhador dos prêmios Maria Moors Cabot

(EUA) e da Fundación por un Nuevo Periodismo Iberoameri-cano. Assina coluna às quintas e domingos na página 2 da Folha e, aos sábados, no caderno Mundo. É autor, entre outras obras,

de “Enviado Especial: 25 Anos ao Redor do Mundo e “O Que é Jornalismo”.

Opinião PúblicaSecretaria de Transportes de SP aprova diretrizes para ItaquerãoAto se antecipa à assinatura de Termo de Ajuste com o Ministério Público.Corinthians vai pagar contrapartidas em obras sociais de até R$ 12 mi-lhões.

A Secretaria Municipal de Trans-portes de São Paulo emitiu nes-

ta sexta-feira (29) uma certidão de diretrizes, um dos documentos que permitem ao Sport Club Corinthians Paulista iniciar as obras do estádio em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. O estádio vai abrigar a aber-tura da Copa do Mundo de 2014.“Aprovo, para que produzam os efeitos legais, as diretrizes fixadas para o empreendimento localizado na Rua Dr. Luis Ayres e Rua Miguel Inácio Curi, s/n”, despachou o se-cretário Marcelo Cardinale Branco. A decisão da Prefeitura de São Paulo se antecipa à formalização do Termo de Ajustamento de Con-duta (TAC) firmado com o Ministé-rio Público Estadual, mas ainda não

assinado. Os termos do TAC foram informados nesta quinta-feira (28) pela Prefeitura. A estimativa da Pro-motoria é que o TAC esteja concluído e seja assinado até quarta-feira (4).De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a formalização do TAC e expedição da certidão pela CET aceleram o processo, mas o início das obras ainda depende de algu-mas certidões, entre elas, o relató-rio de impacto sobre a vizinhança. A assessoria do Corin-thians também informou que ain-da falta pelo menos uma licença. O prefeito de São Paulo, Gilber-to Kassab, disse que o início das obras deve ocorrer em breve. “Es-tamos bastante otimistas e agora na iminência de em alguns dias estar iniciando as obras”, afirmou.

por Fernando Sandim

JORNAL FACTUAL - PÁGINA. 2

Page 3: Jornal

JORNAL FACTUAL

LitoralNavio desembarca reatores para Refinaria Presidente Getúlio Vargaspor Fernando Sandim

Atracou, nesta terça feira, no Porto de Paranaguá, o navio

BBC Germany que trouxe da Índia dois reatores que serão utilizados na Unidade de Hidrotratamento de Diesel da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Arau-cária. As peças se destacam pela sua grande proporção. O peso das duas juntas chega a 570 tonela-das, medindo 4,4 metros de diâ-metro por 13,5 metros de altura. Eles ficarão no pátio do armazém 14 aguardando a libe-ração alfandegária para então se-rem transportadas até a refinaria. Os dois reatores, fazem parte de um lote de 5, que foram adquiri-dos pela unidade. O primeiro lote, também com dois reatores, chegou em janeiro. O último deve chegar a Paranaguá na primeira quinzena de maio, finalizando a importação

de equipamentos de grande porte.As peças, que foram descarregadas sem complicações, já que o navio possui equipamentos específicos para esse tipo de carga, ficaram sobre suportes de sustentação, co-nhecidos como “pata de elefante”. O transporte das peças até a refinaria terá acompanhamento es-pecial, no entanto, a data em que ele vai acontecer ainda não foi defini-da. A subida pela BR 277 deve de-morar em torno de 15 dias. O deslo-camento acontece em duas etapas, um reator transportado por vez. De acordo com a Petrobrás, estes equipamentos vão colaborar para que o diesel produzido tenha melhor qualidade, diminuindo a quantidade de enxofre no combus-tível, proporcionando mais qua-lidade do ar. A unidade passa por um processo de modernização.

7º Feirão da Casa Própria acontece em maio na região

Nos dias 14 e 15 de maio, a Caixa Econômica Federal

(CEF) realiza o 7º Feirão da Casa Própria em cinco cidades da Bai-xada Santista e no Vale do Ribeira. O evento contará com a participa-ção de construtoras, imobiliárias, corretores credenciados e lojas de material de construção. Ainda não há definição sobre o número de imóveis que estarão disponíveis.

O objetivo do evento é facilitar a aquisição, construção, reforma e am-pliação de imóveis, com a reunião de vendedores, compradores e linha de financiamento habitacional da Caixa.Funcionários da CEF darão infor-mações sobre a concessão de cré-dito, abordando os prazos, taxas de juros, análise cadastral, sistema de amortização, utilização e consulta de saldo do FGTS, além da simu-lação de cálculo do empréstimo.

Em 2010, 19 mil pessoas passa-

ram pelo feirão da Caixa e fo-ram utilizados R$ 187,5 milhões em financiamentos habitacionais.

Em Santos, o feirão acontecerá na Arena Santos (Avenida Ran-gel Pestana, nº184), das 12 às 20 horas. Em Praia Grande, o even-to acontece no Shopping Lito-ral Plaza (Av. Ayrton Senna da Silva, 1511), no mesmo horário.

A agência da Rua Jacob Emerich, 215, em São Vicente, atende os in-teressados no feirão, das 10 às 18 horas. Em Guarujá, o atendimen-to será na agência da Av. Leomil, 645, no Centro, no mesmo horário.Itanhaém também recebe o 7º Fei-rão da Casa Própria no Paço Mu-nicipal (Av. Washington Luiz, 75), das 10 às 18 horas. Em Registro, no Vale do Ribeira, o feirão irá acon-tecer apenas no dia 14 na agência da Caixa (Avenida Clara Gianotti de Souza, 429), das 10 às 18 horas.

por Fernando Sandim

Perequê recebe segundo ponto coletor de óleo

lubrificante usado

O segundo ponto coletor de óleo lubrificante usado destinado a

pescadores artesanais será inaugu-rado nesta quarta-feira, às 15 horas, na Sociedade Amigos do Perequê, no Guarujá. A atividade faz parte do Programa de Conscientização da Comunidade Pesqueira e Náu-tica - Manchas Órfãs - que inte-gra a obra de Dragagem de Apro-fundamento do Canal de Acesso ao Porto de Santos, desenvolvida pela Secretaria de Portos (SEP).. A Superintendente de Meio Ambiente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), tar os usuários de embarcações de peno estuário de Santos, sobre a correta destinação do óleo lubrificante ma, Cristina Tolve ações para dar con-to de incentivo para a compra do lubrificante novo com valor mais

Cicloviaspor todos os

lados em Praia Grande

Pedalar em Praia Grande não é só um passeio gratificante devi-

do à paisagem exuberante de praia e flora, mas também uma atividade segura pela quantidade de ciclo-vias espalhadas em diversos pon-tos da Cidade. Com 72,2 quilôme-tros construídos e 29,8 projetados, Praia Grande é a cidade com maior número de ciclovias na Baixada Santista e uma das cinco principais em todo o País. A Associação Bra-sileira de Ciclistas já homenageou Praia Grande duas vezes com o tro-féu “Cidade Amiga da Bicicleta”.De acordo com dados da Secretaria Estadual de Transportes Metropoli-tanos, na Cidade, até o ano de 2009, 92.573 pessoas possuíam bicicle-tas. Destas, estima-se que cerca de 60 mil usem o veículo como prin-cipal meio de transporte. Isso sem contar a população flutuante nos finais de semana e alta temporada.

JORNAL FACTUAL - PÁGINA. 3

Page 4: Jornal

JORNAL FACTUAL

A Região Metropolitana da Bai-xada Santista foi criada me-

diante Lei Complementar Estadual 815, em 30 de julho de 1996, tor-nando-se a primeira região metro-politana brasileira sem status de capital estadual. Estende-se sobre municípios pertencentes tanto à Mesorregião de Santos (sobre-posta à Microrregião de Santos) quanto à Mesorregião do Litoral Sul Paulista (mais precisamen-te, à Microrregião de Itanhaém).

DemografiaÉ a terceira maior região do esta-do em termos demográficos, com uma população de cerca de 1,6 mi-lhão de moradores fixos, segundo dados de 2007.[5] Nos períodos de férias, acolhe igual número de pessoas, que se instalam na qua-se totalidade em seus municípios.

Aspectos econômicosA região caracteriza-se pela grande diversidade de funções presentes nos municípios que a compõem. Além

ximidade do complexo portuário.Com aproximadamente 13 km de cais, quase 500 mil m² de arma-zéns, o Porto de Santos, maior e mais importante complexo portuá-rio da América do Sul, movimenta anualmente 76 milhões de tone-ladas, entre carga geral, líquidos e sólidos a granel e mais de 40% do movimento nacional de contêineres, ou seja, de cada cinco contêineres embarcados ou desembarcados na costa brasileira, dois passam pelo Porto de Santos. Para o Estado de São Paulo, a presença do Porto re-presenta enorme avanço econômi-co, permitindo o direcionamento de grande parcela de suas atividades industriais e agrícolas para o supri-mento de mercados internacionais.

As atividades industriais, localiza-das predominantemente em Cuba-tão, importante p ó l o s i d e r ú rg i - c o e m e s -

cala re-gional, assim

como as portuárias em Santos e as ligadas ao comér-

cio, serviços e atividades de turis-mo e veraneio têm reflexos diretos na economia da região e respon-dem pela geração de um Produto Interno Bruto de R$ 28,8 bilhões (IBGE/2005), o que representa 3,2% do PIB do estado de São Paulo.[4]O turismo também tem grande par-ticipação no PIB da região, quesito que inclui todas as cidades da Re-

de contar com o parque industrial de Cubatão e o Complexo Portuário de Santos, ela desempenha outras funções de em nível estadu-al, como as ativida-des industrial e de

tu-r i s -m o , e ou- t r a s d e ab rangênc ia r e g i o - nal, como as relativas aos comércios atacadista e varejista, ao atendimento à saúde, educação, transporte e sistema financeiro. Têm presença marcante ainda na região as atividades de suporte ao comércio de exportação, originadas pela pro-

Praias do litoral paulista sãopreferência no feriadoDe acordo com pesquisa divulgada pelo Órgão de Turismo de São Paulo a baixada santista está entre as mais cotadas

gião Metropolitana, tendo para vá-rios atrativos naturais e culturais.

O crescimento exacerbado em San-tos, Cubatão e Guarujá, aliado a ou-tras atividades geradoras de emprego nos setores de comércio e serviços, provocou um movimento altamente pendular em direção a outros muni-cípios, com melhores condições de habitabilidade e espaço disponível.Os municípios de São Vicente e Praia Grande e o distrito de Vicen-te de Carvalho, no Guarujá, adqui-riram características de cidades-dormitório, apresentando intensa conurbação entre si, só prejudicada pela presença de restrições de or-dem física, que os impedem, aqui e ali, de apresentar uma mancha urbana contínua. Apesar da sua função portuária, importante para um crescente intercâmbio em face do processo de globalização, e de constituir sede do expressivo pólo siderúrgico e da indústria de turis-mo, a RMBS apresenta problemas comuns aos grandes aglomerados urbanos, como os relacionados com a questão ambiental, carên-cia de infra-estrutura, saneamento ambiental, transporte e habitação.

Sistema Anchieta (SP–150) – Imigrantes (SP – 160): liga o Planalto ao Litoral. Rodovia

Caiçara (SP– 55): liga a Cô-nego Domênico Rangoni (antiga Piaçagüera-Guarujá) ao Guarujá, Vicente de Carvalho e Bertioga. Rodovia Padre Manuel da Nóbrega (SP– 55), já duplicada em seu tre-cho inicial: estabelece o elo entre Cubatão, São Vicente, Praia Gran-de, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. Rodovia Ariovaldo de Almeida Via-na (SP–61): estende-se desde a zona urbana do Guarujá até a balsa, que dá acesso ao município de Bertio-ga, que é ligado ao Planalto (Mogi das Cruzes) através da Rodovia Dom Paulo Rolim Loreiro (SP–98).

JORNAL FACTUAL - PÁGINA. 4

Page 5: Jornal

JORNAL FACTUALPercentual de idosos na população segue em crescimento, diz CensoEm números absolutos, país tem mais idosos do que crianças de até 4 anos. Censo 2010 registrou 96 homens para cada 100 mulheres.

Nas últimas décadas, o Brasil tem registrado redução signifi-

cativa na participação da população com idades até 25 anos e aumento no número de idosos. E a diferença é mais evidente se comparadas as populações de até 4 anos de idade e acima dos 65 anos. Em 2010, de acordo com a Sinopse do Censo De-mográfico divulgada nesta sexta-fei-ra (29), o país tinha 13,8 milhões de crianças de até 4 anos e 14 milhões de pessoas com mais de 65 anos. A sinopse, segundo o Insti-tuto Brasileiro de Geografia e Esta-tística (IBGE), apresenta os primei-ros resultados definitivos do último recenseamento. Alguns números divulgados preliminarmente em no-vembro de 2010 foram ajustados, a exemplo do total da população, com a inclusão de estimativas sobre a po-pulação dos domicílios considerados fechados durante a coleta de dados.

por Fernando Sandim

De acordo com o IBGE, o grupo de crianças de 0 a 4 anos do sexo masculino, por exemplo, represen-tava 5,7% da população total em 1991, enquanto o feminino repre-sentava 5,5%. Em 2000, estes per-centuais caíram para 4,9% e 4,7%, chegando a 3,7% e 3,6% em 2010. Enquanto isso, cresce a partici-pação relativa da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passando a 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010. Em 1991, o grupo de 0 a 15 anos representava 34,7% da popula-ção. Em 2010 esse número caiu para 24,1%. Já entre a população com mais de 65 anos correspondia, em 1991, a 4,8% da população e passou para 7,4%, em 2010. “Isso significa que há menos crianças e adolescen-tes no país do que há 10 anos e que a população de idosos aumentou”, afirma Fernando Albuquerque, ge-

rente da Coordenação de Popula-ção e Indicadores Sociais do IBGE. O Brasil tem, segundo o Censo 2010, 45.932.295 pessoas entre 0 e 14 anos; 34.236.060, en-tre 15 e 24 anos; 46.737.506, en-tre 25 e 39; 34.983.120, entre 40 e 54; 14.785.338, de 55 a 64 anos; e 14.081.480 com mais de 65 anos.A Região Norte, apesar do con-tínuo envelhecimento, ain-

da apresenta, segundo o IBGE uma estrutura bastante jovem. A população de crianças menores de 5 anos da Região Norte, que era de 14,3% em 1991, caiu para 12,7% em 2000, chegando a 9,8% em 2010. Já a proporção de idosos na população passou de 3% em 1991 e 3,6% em 2000, para 4,6% em 2010.

Gráfico da população brasileira

JORNAL FACTUAL - PÁGINA. 5

Page 6: Jornal

JORNAL FACTUALPríncipe William e Kate Middleton se casam na Abadia de WestminsterMatrimônio foi confirmado às 7h20 (em Brasília) por arcebispo de Canterbury.Noiva subiu ao altar usando um vestido McQue-en criado por Sarah Burton.

William Arthur Philip Louis e Catherine Middleton, agora

duque e duquesa de Cambridge, casa-ram-se oficialmente às 7h20 (horário de Brasília) desta sexta-feira (29) na Abadia de Westminster, em Londres.O “sim” da então plebeia Kate Mi-ddleton ao príncipe William foi dito precisamente às 7h16, antes do início dos juramentos e da tro-ca de alianças. O matrimônio, nos moldes da Igreja Anglicana, reli-gião oficial da monarquia britâni-ca, foi celebrado pelo arcebispo de Canterbury, Rowan Williams. A cerimônia de cerca de uma hora começou pouco após as 7h, com a passagem de ambos os noivos - cada um a seu lado - pe-los longos tapetes vermelhos da igreja. Eles se encontraram no al-tar às 7h08, trocando olhares, sor-risos e comentários em voz baixa. De acordo com um especialista em leitura labial ouvido pelo diário britânico “The Guardian”, as pri-meiras palavras de William à noi-

va teriam sido: “Você está linda”.Usando um vestido branco com rendas nos ombros e nos braços e um decote em V, Kate deixou o Ho-tel Goring, próximo ao Palácio de Buckingham, às 6h52. O tão espe-culado modelo da noiva foi dese-nhado por Sarah Burton, diretora de ciração da grife de Alexander McQueen, estilista britânico morto no ano passado. Os cabelos esta-vam presos com uma tiara Cartier, presente da Rainha Mãe à Elizabe-th II e emprestada por esta a Kate. No trajeto até a abadia, acom-panhada do pai, Michael Francis Mi-ddleton, ela acenou bastante para os curiosos que se espremiam nas calça-das para ver a futura princesa passar.Kate chegou aos portões da Abadia de Westminster exatamente às 7h, onde William, usando um traje mi-litar vermelho, já a esperava desde as 6h22 para o início da cerimônia. Convidados e curiososAlém dos irmãos William e Harry, que já estavam no local, Príncipe

Charles e sua mulher, Camilla Parker Bowles, foram os primeiros da famí-lia real a chegar para a celebração, por volta das 6h45. A rainha Elizabeth II veio logo em segui-da vestindo roupa e chapéu amarelos.A mãe da noiva, Carole Middleton, foi à cerimônia usando um modelo criado pela es-tilista francesa Catherine Walker. Ela é conhecida por ter desenha-do mais de mil peças do guarda-roupas da princesa Diana, incluin-do o vestido preto com o qual ela foi enterrada em agosto de 1997. Vestido com terno Ralph Lauren e um chapéu, David Beckam

foi um dos primeiros entre os 1.900 convidados oficiais a chegar ao tem-plo. Sua esposa Victoria, grávida do

quarto filho, usava um vestido azul escu-ro, criação dela pró-pria, uma das cores mais populares para o casamento real.

Entre os convidados também es-tavam o conde Spencer, irmão de Lady Di, o cantor Elton John Do lado de fora da abadia, ao longo dos arredores de Westminster, uma multidão de curiosos se acotovela-va para ver passar a procissão do casamento real. Turistas e ingleses já estavam acordados desde a ma-drugada para acompanhar o evento.

Kate Middleton chega a abadia de Westminster

Além dos irmãos William e Harry, que já estavam no local, Príncipe Charles e sua mulher, Camilla Pa-rker Bowles, foram os primeiros da família real a chegar para a celebra-ção, por volta das 6h45. A rainha Elizabeth II veio logo em seguida vestindo roupa e chapéu amarelos.

A mãe da noiva, Carole Middleton, foi à cerimônia usando um modelo criado pela estilista francesa Cathe-rine Walker. Ela é conhecida por ter desenhado mais de mil peças do guarda-roupas da princesa Diana, incluindo o vestido preto com o qual ela foi enterrada em agosto de 1997.

Receita confirma que já recebeu 23,73 milhões de declarações do IRFisco quase atingiu previsão inicial de 24 milhões horas antes do prazo final. Contribuintes ainda têm até as 23h59 para enviar documento pela internet.

Faltando algumas horas para o fim do prazo da declaração

do Imposto de Renda Pessoa Físi-ca (IRPF) 2011, ano-base 2010, a Secretaria da Receita Federal in-formou que quase foi atingida a previsão inicial de receber 24 mi-lhões de declarações neste ano. Com isso, a estimativa ofi-cial do Fisco de declarações a se-rem entregues em 2011 foi revista para um número entre 24,3 milhões e 24,4 milhões de documentos.De acordo com a Receita Federal, 23,73 milhões de declarações foram entregues até as 19h desta sexta-fei-ra (29). Nesta sexta-feira, o ritmo de entrega acelerou e atingiu mais de 300 mil declarações entre 13h e 15h.A Receita lembra que o envio do documento, pela internet, poderá ser feito até as 23h59 de hoje. O órgão já informou que o prazo não será prorrogado. O Fisco informou que o

programa do IR sairá do ar às 24h, e retornará novamente às 8h da próxi-ma segunda-feira (2). O órgão escla-receu que esse será um novo progra-ma, incluindo o cálculo das multas. Para não perder o prazo, as pessoas podem optar por enviar a de-claração incompleta, e depois fazer uma declaração retificadora. Quem perder a data limite está sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74.A Receita tem alertado para o risco de as pessoas deixarem para enviar a declaração nos últimos dias, pois muitos contribuintes podem encon-trar dificuldades devido ao acúmulo de acessos ao endereço do órgão.De acordo com especialistas, quem manda o documento mais cedo, sem erros ou omissões, tem mais chances de receber a resti-tuição - quando houver direito a tal - nos primeiros lotes, pagos em meados de junho e de julho.

JORNAL FACTUAL - PÁGINA. 6

“Ela é conhecida por ter desenhado mais de mil

peças do guarda-roupas da princesa Diana”

Page 7: Jornal

JORNAL FACTUAL

Interessado em contratar Danilo, Benfica-POR procura o SantosJogador tem se destacado no Paulistão e na Taça Libertadores. Peixe confirma a sondagem, mas garante que não há proposta oficial pelo volantepor Fernando Sandim

Destaque do Santos no Cam-peonato Paulista e na Taça

Libertadores, o volante Danilo, de 19 anos, está na mira do Benfica-POR. Um representante do clube português esteve nesta semana em Santos, onde se reuniu com o as-sessor executivo do departamento de futebol santista, Fernando Sil-va, para apresentar uma proposta. Os direitos sobre o joga-dor estão fatiados em três partes: 25% são do América-MG, clube que o revelou, 37,5% do Santos e 37,5% do Grupo DIS. O Peixe tem o direito de cobrir qualquer proposta até € 6 milhões (R$ 13,6 milhões). Se a oferta extrapolar esse valor, o jogador vai embora.

Quanto ao valor da multa res-cisória, há um desencontro. O Santos diz que ela está estipula-da em € 20 milhões. Para o DIS, a cláusula é de € 10 milhões.O diretor de futebol do Peixe, Pedro Luiz Nunes Conceição, confirma o interesse dos portugueses, mas ga-rante que, até agora, não há nenhu-ma proposta oficial pelo jogador. Por isso, não é possível precisar se o clu-be alvinegro tem ou não algo a cobrir.- Sabemos do interesse, de encon-tros, mas tudo isso é muito relativo, pois a toda hora chegam consultas de procuradores, conversas. Só que en-quanto não chegar nada no papel, ofi-cial, não tem negociação. Não pode-mos discutir em cima de sondagens.

Danilo, destaque do Santos no Campeonato Paulista

Obama visita Alabama após tornados e promete ajuda

ESPORTE

Presidente dos EUA diz nunca ter visto tanta devastação.Tempestades mataram mais de 300 pessoas no país.

O presidente dos EUA, Bara-ck Obama, prometeu ajudar

o estado do Alabama a superar as destruições trazidas pelos torna-dos dos últimos dias, apos ter ins-pecionado pessoalmente os locais.“Nunca vi uma tal devastação”, afirmou Obama, em visita a Tus-caloosa, no oeste do Alabama, onde alguns bairros foram pratica-mente engolidos pelos tornados,

os mais mortíferos nos Esta-dos Unidos em cerca de 40 anos.“Faremos tudo o que esti-ver em nosso alcance para aju-dar na reconstrução”, prometeu. O Alabama é o Estado mais atingido por uma série de tempesta-des acompanhadas de tornados que fizeram mais de 300 mortos no sul dos Estados Unidos, desde 22 de abril.

Reusters

Obama em meio as destruições do Alabama

JORNAL FACTUAL - PÁGINA. 7

Page 8: Jornal

JORNAL FACTUALPai de bebê encontrado em caçamba coletou material para exame de DNAO suposto pai da recém-nascida

abandonada pela mãe em uma caçamba de lixo em Praia Grande, submeteu-se à coleta de material genético para o teste de DNA. A informação é do advogado Everton Ribeiro, que acompanha o caso. O exame foi realizado nesta manhã. O bebê pode ter sido fruto de uma relação extraconjugal que o vigia teve com a mãe do bebê. O casal trabalhava em uma casa de repouso no Município. Ainda segundo Ribeiro, que também defende a mãe da crian-ça, foi protocolado no domingo o pedido de liberdade provisória para tirar Rosineide de Salles Lins, 39 anos. Ela está presa na Ca-deia Pública Feminina de Santos.Ainda de acordo com o advogado, as imagens captadas por câmeras de segurança podem provar que a mãe estava sob pressão, mas não ti-nha intenção de maltratar a criança. “O comportamento dela de-monstra o estado puerperal (também conhecido como depressão pós-parto). É uma patologia”. Mesmo admitindo que houve o abandono, Ribeiro considerou que a mulher ainda demonstrou “afeto materno” pela menina. “Ela enrolou, emba-

lou, acondicionou a criança. Não a jogou. Mesmo ali, você percebe que não houve violência”, afirmou.

As testemunhas do caso começaram a ser ouvidas na última segunda-feira. Duas pessoas foram intimadas para depor: a dona da clínica de repouso onde a suspeita trabalha-va e o suposto pai da criança, que é vigia da clínica. Por enquanto, apenas a proprietária compare-ceu à delegacia. Ela alegou não saber da gravidez da funcionária.

Outros filhos A mulher é suspeita também de ter abandonado outros três filhos, se-gundo a prefeitura do município. Além dos seis declarados, a mulher teria dado à luz um casal de gême-os, hoje com pouco mais de 1 ano de vida, e também seria mãe de uma adolescente de 15 anos, que foi posta para adoção logo após o nascimento. A criança, batizada pelos mé-dicos de Vitória, segue internada no Hospital Irmã Dulce, em Praia Gran-de. Eles dizem que ela teria morrido se não tivesse sido encontrada pelo catador de lixo na última semana.

JORNAL FACTUALCINEMA

O terror de Wes Craven retorna as telonas do cinemaPânico 4 estreia nos cinema de todo o Brasil e promete arrancar suspiros

por Fernando Sandim

Sidney Prescott agora é autora de um livro de auto-ajuda, e retorna

para Woodsboro na última parada de sua turnê para promover o lançamen-to. Lá, ela reconecta-se com o sheri-fe Dewey e Gale- agora casados - e também com sua prima Jill e sua tia Kate. Infelizmente, o retorno de Sid-ney também traz Ghostface de vol-ta, colocando Sidney, Gale e Dewey, junto com Jill, seus amigos e toda a cidade de Woodsboro, em perigo.

Cinema em cartaz:

Cinemark Praiamar > 21h20 / 23h40

Cine Roxy Gonzaga> 18h30 / 20h30

Cine Roxy Brisamar> 17h00 / 19h15 / 21h30

Cine System Litoral Plaza> 19h40 / 22h05

Cine 3 Ferry Boat Plaza> 22h30

Dia de fúria’ contra governo deixa 62 civis mortos na Síria, diz entidadeEUA anunciam sanções ao regime pela 1ª vez desde início dos protestos.Conselho de Direitos Humanos da ONU também condenou a repressão.

O número de civis mortos nesta sexta-feira (29) na Síria du-

rante protestos contra o regime do presidente Bashar al Assad subiu a 62, segundo balanço do Observa-tório Sírio de Direitos Humanos.A maioria das mortes, 33, ocor-reu na província de Deraa, no sul, foco dos protestos. Tam-bém morreram civis em Rus-tun (25), Homs (2) e Latakia (2).Também nesta sexta, o presiden-te dos EUA, Barack Obama, as-sinou uma ordem executiva im-pondo novas sanções contra a agência de inteligência da Síria e dois familiares do contestado pre-sidente, em resposta à violenta repressão aos protestos, afirma-ram autoridades norte-americanas.

Assad não está entre aqueles que serão atingidos pelas sanções, que incluirão congelamento de bens e proibição de negócios com os Esta-dos Unidos, mas ele poderá ser in-cluído nesta lista se a violência por parte das forças do governo contra manifestantes pró-democracia con-tinuar, acrescentaram as autoridades. São as primeiras san-ções americanas contra o país árabe desde o início dos pro-testos. Os EUA aplicam san-ções ao regine sírio desde 2004.Também nesta sexta, o Conselho de Direitos Humanos da ONU conde-nou o governo sírio pela resposta violenta às manifestações. O Brasil votou favoravelmente à condenação.

por Fernando Sandim

JORNAL FACTUAL - PÁGINA. 8