Jornal A Notícia - 13ª Edição

10
Informações precisas, bem apuradas e com credibilidade Carmo da Mata, 29 de Outubro a 11 de Novembro de 2011 Carmo da Mata, Minas Gerais 29 de Outubro a 11 de Novembro de 2011 Ano 1 - Nº 13 Editor: Thiago Góis EMERSON RABÊLO THIAGO GÓIS THIAGO GÓIS PÁGINA 03 PÁGINA 05 PÁGINA 03 Proibido estacionar Reportagem Especial: Cresgel volta a funcionar Colégio Estadual organiza 1ª Feira do Conhecimento e se prepara para avaliações do Governo Federal Medida enviada ao prefeito pelo vereador Wagner Gomes (PSDB) prevê a instalação de placas de estacionamento proibido na Rua 17 de dezembro, no centro da cidade THIAGO GÓIS DEISIANE ALCEBÍADES é desta- que nas páginas do A Notícia. Leia sobre a Garota Top na PÁGINA 08

description

O informativo de maior credibilidade de Carmo da Mata.

Transcript of Jornal A Notícia - 13ª Edição

Informações precisas, bem apuradas e com credibilidade

Carmo da Mata, 29 de Outubro a 11 de Novembro de 2011

Carmo da Mata, Minas Gerais 29 de Outubro a 11 de Novembro de 2011 Ano 1 - Nº 13 Editor: Thiago Góis

emerson rabêlo thiago góis

thiago góis

PÁGINA 03

PÁGINA 05 PÁGINA 03

Proibido estacionar

Reportagem Especial:Cresgel volta a funcionar

Colégio Estadual organiza 1ª Feira do Conhecimento e se prepara paraavaliações do Governo Federal

Medida enviada ao prefeito pelo vereador Wagner Gomes (PSDB) prevê a instalação de placas de estacionamento proibido na Rua 17 de dezembro, no centro da cidade

thiago góis

DEISIANE ALCEBÍADES é desta-que nas páginas do A Notícia. Leia sobre a Garota Top na PÁGINA 08

02

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 29 de Outubro a 11 de Novembro de 2011

Todos nós, brasileiros e brasileiras, fomos surpreendidos no sábado, dia 29 de outubro, pela notícia do câncer de laringe que acomete nosso ex-presidente Lula. Solidarizo-me com ele e sua família, pois o câncer ainda é uma doença que carrega um peso muito grande e causa certo terror e incerteza, apesar de, hoje, ser uma doença curável, na grande maioria dos casos. Mas o fato me fez refletir.

Primeiro que ninguém está a salvo, nem celebridades, nem poderosos; estamos todos vulneráveis e o que nos coloca um pouco mais protegidos, são os cuidados que temos com nos-sa saúde. Somente bons hábitos nos fazem distanciar dessa probabilidade, mas as chances de cada um são incertas. Outra questão é o tratamento dispensado aos doentes. O ex-presiden-te, por ser quem é, teve todos os exames e intervenções reali-zadas em um único dia e saiu do hospital com um diagnóstico fechado e o tratamento agendado, e toda essa presteza certa-mente terá impactos positivos em sua recuperação. Até aí tudo certo, pois ele é ex-presidente da República! Mas e as milhões de pessoas que recebem essa mesma notícia, ou outras até mais graves, e não podem contar com o mínimo de condições para realizarem exames e procedimentos que salvariam suas vidas? O que fazemos com elas? Choramos sua sorte?

A saúde pública no Brasil, todos sabem, anda de mal a pior. Temos, em nosso país, tecnologia de ponta, descobertas e tra-tamentos inovadores, pesquisas milionárias e profissionais al-tamente gabaritados. Mas temos, também, e em maior quan-tidade, hospitais sucateados, falta de leitos, descaso com a dor alheia, corrupção desenfreada, profissionais medíocres e ines-crupulosos e um sistema único de saúde que mais mata do que salva. Somem-se a isso, planos de saúde que rejeitam crianças por não serem lucrativas, que cobram uma fortuna dos idosos, que não cumprem suas obrigações com os associados, que pa-gam uma mixaria aos profissionais credenciados e que cobram muito caro por tudo isso. Portanto estamos descobertos. Se você não é VIP (Very Important Person), se adoecer mais grave-mente, estará encrencado.

Não estou falando de nenhuma novidade, são fatos ditos e ouvidos todos os dias na mídia. Mas não temos o hábito de pa-rar e refletir. Vivemos muito atarefados com nossa sobrevivên-cia, cada dia mais difícil, e nos resta pouco tempo para pensar o quanto nosso país está errado nas questões mais vitais. Um país que almeja chegar ao seleto grupo do primeiro mundo, mas muito pouco avança na saúde e na educação de seu povo, está trilhando caminhos equivocados. Acredito que o Brasil seja como um arranha-céu construído sobre os alicerces de uma casa modesta, muito imponente quando olhado por cima, mas extremamente frágil quando aprofundamos o olhar.

Mas o que nós podemos fazer a respeito? Nós que pagamos a maior carga tributária do planeta e não recebemos serviços de qualidade; nós que somos bombardeados diariamente com atos de corrupção deslavada em todas as esferas políticas; nós que trabalhamos honestamente anos a fio e somos sumaria-mente rebaixados a cidadãos de segunda classe quando nos aposentamos; nós que sustentamos a farra com o dinheiro pú-blico em todos os cantos de nosso Brasil; o que nos resta fazer? Sinceramente não tenho a resposta. Gritar? Ir às ruas protestar? Exigir direitos na justiça? Pode ser que tudo isso valha a pena, mas, que tal começar aprendendo a votar? Fica aí a sugestão.

A despeito de tudo isso, desejo muita força e pronta recupe-ração ao ex-presidente Lula!

Se até um tempo atrás a maior preocupação do governo, estado e prefeituras era o desemprego, fome e mortalidade infantil, agora, em pleno século XXI, este jogo mudou com-pletamente. Um novo “câncer” tomou conta da sociedade e está presente no dia-a-dia de muitas famílias. E esta realidade já toma conta de Carmo da Mata. Esta epidemia atinge ricos, pobres, brancos e negros. Não escolhe nem classes sociais e nem, muito menos, classes étnicas/culturais ou profissionais. Trata-se das drogas, uma realidade que a cada dia atinge uma família carmense.

A situação é, em infinitas vezes, mais grave do que a aten-ção que tem sido dispensada a ela, como é o caso do tráfico, ocorrendo de forma cada vez mais livre e impune.

Como cidadão carmense, tenho notado que não está ha-vendo uma atenção especial por parte dos poderes munici-pais. Com o objetivo de mini-mizar estes problemas, como está sendo noticiado nesta edi-ção, vários cidadãos de bem, que estão preocupados com esta situação no município, fundaram uma nova diretoria do Centro de Recuperação Ge-raldo Lobato (Cresgel), e graças ao singelo apoio de diversos empresários e, também, da população carmense, a casa já está funcionando e recuperan-do várias vítimas do álcool e, sobretudo, das drogas em nos-sa cidade. Aqueles que pude-rem visitar o local poderão no-tar a importância da casa para com o município.

Não posso esquecer de destacar o trabalho da Polícia Militar nas escolas, através do PROERD, onde são realizados trabalhos de conscientização e prevenção com crianças e adolescentes. Acredito que haja, também, alguma ação neste sentido no Colégio Estadual. É louvável, também, dar votos honrosos aos membros dos Alcoólatras Anônimos (AA) e Nar-cóticos Anônimos (NA), que fazem um belo trabalho de res-socialização de envolvidos com o vício em nosso município.

Carmo da Mata tem construído belas praças, desenvolvi-do obras importantes ao crescimento econômico e social de seus habitantes. É uma realidade que nenhuma administra-ção nunca havia feito, mas fica devendo, em vários aspectos, na criação de programas de prevenção relativos às drogas e ao álcool. Isso é inquestionável! Apesar da Secretaria de Assistên-cia Social realizar alguns trabalhos, ainda é muito pouco em relação ao vários casos ocorrentes em nossa cidade. Nos finais de semana é possível ver menores em festas e eventos, fazendo uso exagerado do álcool e drogas. Em consequência disso, vêm as brigas e confusões. É preciso refletir se o problema é só da família. Será que não seria importante pensar o que realmente falta no município para diminuir tais acontecimentos? É bom refletir...

Editorial

Thiago Góis

Os problemas advindos da modernidade

Editor Chefe Jornal A Notícia

Editorial / Opinião

EXPEDIENTEJornal A Notícia Empresa Jornalística

CNPJ: 11.981.506/0001-45

Endereço: Praça Marechal Deodoro, Loja 05. Estação. Carmo da Mata/MG. CEP 35547-000

JornalistaResponsável: Thiago César de Góis - MTB 36586 MG

Editor: Thiago Góis

Redação: Emerson Rabêlo/[email protected]

Diagramação/Design:

Fale como Jornal:

DepartamentoAdministrativo:

AparatoJurídico:

“As matérias assinadas são de inteira responsabilidade de seus autores e necessariamente não refletem a opinião do jornal”

Sindicato dos Jornalistas Profissionaisdo Estado de Minas Gerais

Elisângela Maísa de Oliveira

037-3383-1469 / [email protected]@gmail.com

José Luis Rojas / [email protected]

Carmo da Mata tem construído belas praças, de-senvolvido obras importantes ao crescimento eco-nômico e social de seus habitantes. É uma realidade que nenhuma admi-nistração nunca havia feito, mas fica devendo, em vários aspectos, na criação de progra-mas de prevenção relativos às drogas e ao álcool. Isso é inquestionável!

Brasil doente

Júnia

Paixão

casosereflexoes.blogspot.com

Professora

O Brasil apresenta um bom número de grandes rios que atravessam os planaltos existentes na fachada litorânea e na região central do país; fato, este, que faz com que o Brasil tenha como principal fonte energética a matriz hidrelétrica. A energia hidrelétrica é considerada uma fonte de energia limpa, se comparada com as matrizes termoelétrica e nuclear que agridem muito o meio ambiente. Entretanto, as usinas hidrelétricas geram conflitos socioambientais relacionados à desapropriação de terras, que são alagadas pelas águas represadas pelas barragens das hidrelétricas. Os ambientalistas também afirmam que a fauna e a flora das áreas inundadas pelas barragens são negativamente impactadas, principalmente os peixes, que precisam subir os rios rumo às nascentes para se reproduzirem e aca-bam encontrando como obstáculos as barragens. Isso também prejudica os pescadores que dependem da atividade de pesca para a sobrevivência, uma vez que, em determinados trechos dos rios represados, a oferta de pescado cai bruscamente ou deixa de existir.

As primeiras usinas hidrelétricas de pequeno porte começaram a sur-gir no Brasil no início do século XX. A partir de meados da década de 1940, o país começa a investir em setores industriais que demandam muita energia, como as indústrias siderúrgicas e as metalúrgicas. Com isso, o Go-verno Federal passou a incentivar a construção de grandes usinas hidrelé-tricas como Furnas e Três Marias, em Minas Gerais; Xingó, que está entre Alagoas e Sergipe; Tucuruí, no Pará; Ilha Solteira, em São Paulo, e Itaipu, no Paraná. Todas essas hidrelétricas causaram conflitos entre o governo e as populações locais que tiveram de ser removidas para o enchimento dos reservatórios. Atualmente, o Governo Federal está com o projeto de construção de mais três grandes usinas hidrelétricas, que são as de Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, e a de Belo Monte, no Rio Xingu. As duas primeiras têm sido questionadas pelos ambientalistas por estar localiza-das na Amazônia, e pelo fato de seus reservatórios causarem vários im-pactos negativos sobre a fauna e a flora. A usina hidrelétrica de Belo Monte também tem sido questionada pelos ambientalistas e pelas comunidades indígenas do seu entorno, que terão de ser removidas quando o empreen-dimento ficar pronto.

O estado de Minas Gerais tem um grande número de Pequenas Cen-trais Hidrelétricas (PCH’s), que geram muitos conflitos socioambientais entre o governo e as comunidades atingidas, ou entre as empresas priva-das donas dos empreendimentos hidrelétricos e os atingidos. A Zona da Mata Mineira e o Leste de Minas são as regiões com maior concentração de PCH’s no estado, devido ao seu relevo fortemente ondulado e à pre-sença de rios caudalosos como o Doce, o Piracicaba e o Piranga. O fato de grandes siderúrgicas estarem localizadas próximas a essas regiões tam-bém favorece a construção de PCH’s nesses rios. Em 1997, as comunida-des dos municípios de Ponte Nova e Guaraciaba, localizados na Zona da Mata conseguiram impedir, no Judiciário, a construção da Usina de Pilar no rio Piranga, que seria erguida por um consórcio formado pela FIAT Au-tomóveis e pela antiga Alumínios Canadenses (ALCAN), hoje Novelis do Brasil. Já as comunidades da zona rural de Rio Doce e Santa Cruz do Es-calvado, também localizados na Zona da Mata, não conseguiram impedir a construção da Usina Risoleta Neves, no rio Doce. Essa usina entrou em funcionamento em 2004 e pertence ao consórcio formado pela Novelis do Brasil e a Companhia Vale.

O Brasil é um país em desenvolvimento e que tem passado por um grande crescimento econômico na última década. A tendência é de que o país necessite cada vez mais de energia elétrica para abastecer as indús-trias e residências. Desse modo, se faz necessário a construção de usinas hidrelétricas para suprir essa necessidade, mas para se construir esses em-preendimentos devem-se levar em conta a presença de populações, ani-mais ameaçados de extinção e florestas de alto valor para a humanidade, a fim de minimizar ou evitar os impactos negativos causados pelos grandes reservatórios. O Governo Federal também deve pensar em adotar fontes alternativas de energia, como a solar e a eólica, que são renováveis e não causam impactos sobre o meio ambiente e as comunidades.

Conflitos socio-ambientais ge-rados pela cons-trução de usinas hidrelétricas

Leonardo

Alves

Geógrafo

A Carmense Comercial Ltda vem a público esclarecer sobre reportagem divulgada pelo A Notícia, em seu di-reito de resposta expor a Verdade dos fatos:

• Aempresarepudiaqualquertipodenotainve-rídica veiculando seu nome e nem autoriza, expressa-mente, veiculação de qualquer imagem.• Aempresainformaquesempreagiudeconfor-midade com as normas e obrigações legais, trabalhistas e Ambientais, sendo que seu 1º processo de licencia-mento ambiental foi em 1991, onde inexistiu qualquer crime ambiental.• Continua, como sempre, em atividade, ondegera emprego e renda nas várias regiões de atuação de conformidade com as normas e regulamentos da Secre-taria de Meio Ambiente de Minas Gerais.• Nãoocorreunenhumtipodedemissãoenemliberação de funcionários da empresa conforme noticia-do, sendo que a Carmense possui em seu quadro cen-tenas de empregados gerando mais de 1.500 empregos diretos e indiretos que dependem de suas atividades nas várias regiões onde atua.

DIREITO DE RESPOSTA - CARMENSE COMERCIAL LTDANota do Editor

As informações divulgadas pelo Jornal A Notícia reproduz informações fornecidas pela Polícia Militar de Meio Ambiente, além de contar com a apuração da equipe de reportagem da TV Alterosa, que é parceira do jornal em Carmo da Mata, onde conseguiu obter ou-tras informações no escritório do SISEMA, em Divinó-polis. Em contato com o comandante do grupamento de Polícia de Meio Ambiente de Oliveira, sargento Ge-raldo Bispo dos Santos Neto, que teve a frente das ope-rações na empresa Carmense Comercial Ltda, o mes-mo não apenas confirmou as informações publicadas, como afirmou que a empresa foi “lacrada” durante as operações naquele dia.

Todas as imagens e informações foram repassadas através de órgãos oficiais, não havendo o intuito de prejudicar ninguém, apenas repassar a informação clara e objetiva ao nosso leitor. Uma premissa do jor-nalismo, que é buscar a verdade dos fatos.

03

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 29 de Outubro a 11 de Novembro de 2011

Gerais

Proibido estacionar no principal acesso à Praça Presidente Vargas

Centro de Recuperação já se encontra em funcionamento

Medida enviada ao prefeito pelo vereador Wagner Gomes (PSDB) prevê a instalação de placas de estaciona-mento proibido na Rua 17 de dezembro, no centro da cidade

Cresgel conta com mais de 15 pessoas da cidade e região se recuperando do vício do álcool e, também, das drogas

Thiago Gó[email protected]

Thiago Gó[email protected]

Nos últimos anos, o au-mento de veículos no mu-nicípio aumentou de forma gradativa. Se antes, para adquirir um veículo gastava um bom tempo e dinheiro, hoje, com as facilidades de empréstimos e financia-mentos, essa realidade mu-

dou completamente.A partir deste aumen-

to de veículos, as ruas do município, principalmente da área central de Carmo da Mata, começaram a não comportar o trânsito; o que fez com que fossem repen-sados os sentidos das ruas e feitas algumas mudanças na sinalização.

Preocupado com pro-

blemas de engarrafamen-to e possíveis acidentes na Rua 17 de Dezembro, entre o antigo cinema até o Ban-co do Brasil, o presidente da Câmara Municipal, Wagner Gomes Ribeiro (PSDB), en-viou, na reunião da última segunda-feira, uma indica-ção ao Prefeito Municipal, Milton Salles Neto (PTB), que prevê que sejam insta-

ladas placas de estaciona-mento proibido nos dois sentidos da rua.

A indicação do vereador ainda menciona que, a par-tir de sua efetivação, só po-derão estacionar na referi-da rua os veículos de carga e descarga de mercadorias.

De acordo com o vere-ador, a medida facilitará o fluxo de veículos na rua, uma vez que os carros que ficam ali estacionados es-tão provocando transtor-nos e constantes engarrafa-mentos. “Vários moradores do município já comenta-ram sobre este problema e, até eu mesmo, já tive este problema”, comentou Wa-guinho.

Ainda segundo ele, com esta medida facilitará, tam-bém, o trânsito de veículos mais pesados, como no caso de caminhões e ôni-bus que passam pela cida-de. “Facilitará o trânsito de veículos maiores e, tam-bém, melhorará o fluxo de veículos, garantindo, assim, mais segurança ao patri-mônio, uma vez que peque-

nas colisões serão evitadas”, diagnosticou o vereador.

Para o sargento da Po-lícia Militar do município, Geovani Magela, a medi-da é louvável, uma vez que facilitará o fluxo de carros e, em consequência, o tra-balho deles. “Estamos de acordo com a medida e não mediremos esforços para fiscalizar e autuar os con-dutores que estiverem em desacordo com as leis de trânsito do local”, informou o policial.

A reportagem do A Notí-cia entrou em contato com

o vice-prefeito, Sinval Elias (PTB), que estava respon-dendo pela prefeitura na ausência do prefeito Mil-ton Neto (PTB), e o mesmo comentou que a indicação é importante, porém, ele acredita que as placas de trânsito devem ser instala-das, parcialmente, no tre-cho que segue dos Correios à entrada da praça para não atrapalhar as vendas dos comerciantes que estão ali instalados. A previsão para a mudança na sinalização de trânsito na rua pode ocorrer nos próximos dias.

A recuperação de pes-soas vítimas do álcool e das drogas tem sido uma das grandes preocupações que o século XXI trouxe consi-go. Se antes a preocupação do governo e entidades era com o emprego e alimen-tação, hoje, com o avanço das drogas em todo o país, a preocupação é com o alto número de pessoas envolvi-das com estas substâncias.

Em Carmo da Mata não é diferente. Preocupados com este problema, que expandiu-se gradativamen-te no último século, foi fun-dada, no final do mês de ju-nho, como foi noticiado na

2ª edição do A Notícia, uma nova diretoria do Centro de Referência Social Geraldo Lobato (Cresgel).

Após pouco mais de 4 meses, período em que foi veiculado a primeira repor-tagem sobre a entidade, a casa foi toda reformada e, hoje, já conta com mais de 15 pessoas em processo de recuperação. São pessoas de Carmo da Mata e de ci-dades vizinhas.

No centro de recupera-ção, segundo o coordena-dor da casa, Tancredo Neves de Oliveira, que já está livre do vício do álcool há mais de 20 anos, o tratamento com as pessoas dependen-tes é feito no prazo mínimo de 9 meses e no processo é

exposto várias reflexões em torno da doutrina católica. “Neste período são abor-dados 12 passos, ou 12 su-gestões de vida que têm um peso muito grande na luta contra o vício do álcool e da droga”, explicou Tancredo.

Também, de acordo Tancredo, são realizadas, na Cresgel, atividades de laborterapia, que tem como base o trabalho dentro da comunidade terapêutica. “Estas atividades e oficinas colaboram no processo de abstinência da droga e do álcool. Desta forma o inter-no começa a voltar a pensar em sua vida e a reinserir-se no meio social longe do ví-cio”, contou o coordenador.

Para o presidente da nova diretoria da entida-de, Milton Adolfo Silveira (Peu), o trabalho na insti-tuição está cada vez mais forte, uma vez que vários empresários do municí-pio e o fazendeiro Aurélio Lobato estão colaborando com a efetivação do funcio-namento da casa.

Para os membros da di-retoria, ainda falta apoio do poder público, uma vez que a entidade, por cuidar de pessoas que querem largar do vício, precisa de mais

atenção dos poderes mu-nicipais. “Nós, da diretoria, estamos tentando buscar apoio dos programas Go-verno do Estado dedica-dos à assistência social e, também, dos empresários locais e da região, além de contar com o apoio da po-pulação carmense que têm ajudado a subsidiar os gas-tos da entidade”, explicou Silveira.

Fazem parte da nova di-retoria da Associação Car-mense para Promoção Hu-mana, projeto CRESGEL: Milton Adolfo Silveira (pre-sidente), Sandra Aparecida de Oliveira (vice-presiden-te), Robinson Ricardo da Silva (secretário), Vera Lúcia Maria Rodrigues (vice-se-cretária), Sebastião Bosco de Góis (tesoureiro), Paulo Márcio Alves Firmino (vice--tesoureiro), Osvaldo Alves Ribeiro (coordenador) e Tancredo Neves de Oliveira (coordenador). Desde a sua fundação, onde já se pas-saram diversas diretorias, várias pessoas foram recu-peradas e hoje não fazem mais uso de álcool. A nova diretoria quer implantar, no tratamento, sessões de te-rapia ocupacional, psicolo-gia e de psiquiatria. Porém

o maior problema é, ainda, a falta de recursos. Alguns profissionais já foram con-vidados a colaborar como voluntários na casa.

ComadA Prefeitura Municipal,

através da Secretaria de As-sistência Social, reativou, no início do mês passado, a nova diretoria do Conse-lho Municipal Antidrogas (COMAD), que tem como principal objetivo a preven-ção e auxílio, por meio de assistência social, para as vítimas das drogas, como também para suas famílias. Fazem parte da diretoria

do biênio 2011/2012: Luís Cláudio Beraldo (presiden-te), Milton Adolfo Silveira (vice-presidente), Robinson Ricardo da Silva (secretário) e Sandra Aparecida de Oli-veira (vice-secretária). Além de contar com um conselho que é composto por: José Carlos da Costa, Expedito Pereira Corrêa, Ângela Ma-ria de Lourdes, Tancredo Neves de Oliveira, Marci-léia Maria Silveira, Valéria Aparecida Gaipo, Maria de Lourdes Barros, Vanessa Rodrigues Teodoro e Tatia-ne dos Santos Teodoro Ro-drigues.

A indicação de autoria do Presidente da Câmara, Wagner Gomes (PSDB), que foi enviado ao prefeito, prevê a instalação de placas proibindo o estacio-namento na Rua 17 de Dezembro, entre o antigo cinema e o Banco do Brasil

O grande aumento no fluxo de veículos em nosso município, de acordo com a indicação, fez com que houvessem constantes engarrafamentos no principal acesso à Praça Presidente Vargas. A medida prevê apenas o estaciona-mento de veículos de carga e descarga

fotos: thiago góis

O internos são submetidos a um processo de recuperação, no período de 09 meses, e que tem como base reflexões acerca da doutrina católica. Neste período, também, são aplicadas atividades de laborterapia que são realizadas na entidade

O Centro de Recuperação Geraldo Lobato (Cresgel) conta, atualmente, com mais de 15 internos em recuperação. A entidade sobrevive com a ajuda da população e de empresários. A diretoria já entrou em contato com o poder público a fim de subsidiar recursos para manutenção da entidade

fotos: thiago góis

04

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 29 de Outubro a 11 de Novembro de 2011

Sociais

ANIVERSARIANTES DE NOVEMBRO

CONTINENTINO DIOGO comple-tará mais um ano de vida no dia 15

DÉBORAH FRANCISCANI e TACIANE CARDOSO completam, neste dia 10, mais um aniversário. A festa em comemoração à data especial foi realizada no dia 05, com a presença de todos os amigos das duas aniversariantes, no Bar do Zé Rodolfo

CRISTIANE APARECIDA DA SILVA terá um motivo a mais para celebrar o próximo feriado nacional. É que ela completará mais uma primavera no próximo dia 15

A princesinha ISADORA RESENDE, filha de Déia e Cláudio Resende, vai soprar sua primeira velinha no dia 24

VICTOR ABREU ASSIS, filho de José Rodolfo e Helenara Abreu Assis celebrou, na quarta-feira, 09, mais um aniversário. Ele é um dos xodós da Vovó Aparecida do Matias

No dia 03, quem também celebrou a passagem de seu aniversário foi a designer de interiores MAGDA OLVEIRA. A carmense, que residia em Belo Horizonte, está de volta à sua terra natal

A simpática ELAINE BETONI celebrou mais um aniversário no dia 03

No dia 18, será a vez da esperta THAYNÁ VITÓRIA completar mais um aninho de vida

DALITA RODRIGUES, que já abrilhantou as páginas do A Notícia como Garota Top, também completou mais um ano de vida neste mês. A data especial foi o dia 06

O experiente alfaiate carmense ANDERSON ALVES (DONSO) vai aniversariar no próximo sábado, 12. Nas horas vagas, o aniversariante colabora no expediente do Bar e Restaurante do Zé Rodolfo, com seus relevantes serviços de mesa

O membro atuante da Pastoral da Juventude, PAULO LEANDRO, também é um dos aniversariantes do mês de novembro. Ele celebrou a data no dia 03

05

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 29 de Outubro a 11 de Novembro de 2011

Gerais

Rotary Clube recebe visita de líderColisão deixa dois feridos

Emerson Rabê[email protected]

Emerson Rabê[email protected]

Thiago Gó[email protected]

O governador do distri-to 4560, do Rotary Clube, Fabiano Antônio de Sou-za, cumpriu uma agenda de compromissos e visitas em Carmo da Mata, du-rante todo o dia 26, últi-

ma quarta-feira do mês de outubro.

Fabiano chegou ao município durante a ma-nhã, acompanhado de sua esposa, Magali Beral-da Diniz Moreira de Sou-za, onde, juntos, foram recebidos, na entrada da cidade, por membros do

Rotary, Rotaract e Interact Clube da cidade. No tre-vo do município, foram registradas algumas ima-gens de frente ao marco rotário e, em seguida, in-formado o roteiro de visi-tas e compromissos, que foi organizado pelo presi-dente do Rotary de Carmo

da Mata, Marcus Vinício Cardoso e por sua esposa, Maria Aparecida Pereira Cardoso.

Durante a tarde, após um almoço com líderes do Rotary, o governador, sua esposa e membros da família rotária, visitaram várias entidades muni-cipais. O cronograma de visitas iniciou-se na APAE do município, seguido do Hospital Olinto Diniz, Instituto da Criança e do Adolescente Leonor Fran-ciscani (ICA) e, por fim, no S.O.S. Amor. Em sequên-cia, os visitantes e alguns rotarianos compareceram à sede da fábrica de essên-cias, Georges Broemmé. Já à tarde, o governador pro-feriu uma palestra para os sócios do Interact e Rota-ract clubes.

Encerrando a sua agen-da no município, Fabiano participou de um jantar que reuniu todos os seg-mentos da família rotária e trouxe à cidade rotaria-nos dos municípios de São Tiago, Oliveira, Itapeceri-ca e Cláudio.

O governador distrital do Rotary Clube, Fabiano Antônio de Souza, esteve visitando Carmo da Mata durante todo o último dia 26. Ele e sua esposa Magali Beralda Diniz Moreira de Souza passaram por diversas entidades do Município e, também, participaram de reuniões com membros da família rotária

A Escola Estadual Jo-aquim Afonso Rodrigues (Colégio Estadual), realiza-rá nos dias 17 e 18 de no-vembro, em seu recinto, a 1ª Feira do Conhecimento, que contará com a partici-pação de todos os alunos da instituição.

Durante os dois dias, esses alunos estarão envol-vidos em atividades peda-gógicas e esportivas e apre-sentações artísticas. Cada turma deverá apresentar um trabalho relacionado com uma das matérias que compõem a grade curricu-lar de sua série. Esses traba-lhos ficarão em exposição na quinta-feira (17), das 14h às 21h, e na sexta-feira (18), de 07h15min às 21h. Serão contados pontos de participação para os alu-nos neste último bimestre. Concomitante à exposição

Colégio Estadual realizará 1ª Feira do ConhecimentoInstituição educacional ainda organiza Peloteca para resgate de fanfarra e também se prepara para avalia-

ções do Governo Federaldos trabalhos, vários jogos de futsal serão realizados, também, durante os dois dias de feira para categoria masculina e feminina. Os jogos mais esperados são os que as professoras com-petirão entre si, no dia 17, com início previsto para as 18h30min, e a disputa de professores contra os ma-ridos e namorados de pro-fessoras da instituição, que terá início às 19h, também no dia 17.

Para compor as ativida-des da feira, várias apresen-tações artísticas foram pro-gramadas pela organização. Peças teatrais, apresenta-ções de danças, de grupo de violeiros, show de talentos e apresentação musical estão previstas para os dias do evento. “Essa Feira do Co-nhecimento foi elaborada em substituição ao Festival da Primavera, por possuir um estilo mais pedagó-gico. Todos os alunos vão participar, pesquisando e

realizando as experiências e organizando os trabalhos de equipe”, explicou Júnia Paixão, que estará à frente da instituição nos próximos anos. Ela ressalta a impor-tância da participação de toda a comunidade na rea-lização da Feira do Conhe-cimento, principalmente de pais e responsáveis pe-los alunos. “Gostaria de convidar os pais dos alunos e toda a comunidade para prestigiarem seus filhos e verem o que está sendo re-alizado em nossa institui-ção”, comentou Júnia.

PelotecaPara relembrar os ve-

lhos tempos da Fanfarra do Estadual, que há anos não se apresenta em nosso município, os funcionários da instituição estão orga-nizando a 1ª Peloteca Pró--Fanfarra da Escola, que será realizada no dia 18 de novembro, às 20h, encer-rando as atividades da 1ª Feira do Conhecimento. Treze duplas, compostas por personalidades e em-presários da cidade, vão disputar corridas de 25 me-tros. O apostador que acer-tar os 13 pontos receberá 30% do valor arrecadado; os outros 70% a escola in-vestirá em instrumentos para a fanfarra. “Nossa in-tenção é resgatar a fanfarra para fazer apresentações na própria escola, em nossa

cidade e também nas cida-des vizinhas quando con-vidados. Acreditamos que essa atividade musical pos-sa contribuir de forma efe-tiva para o sucesso dos nos-sos alunos, tanto na vida acadêmica como na vida familiar e social”, descreveu a professora Kênia Abreu, uma das organizadoras da competição. As cartelas estão sendo vendidas pelo preço de R$ 2,00 na Acade-mia Corpo em Movimento, no Restaurante Golo e Gula e com os alunos da escola.

DiretoriaOs novos gestores do

Colégio Estadual assumi-rão seus postos na entidade a partir de janeiro do próxi-mo ano. A nova diretoria da instituição é encabeçada por Júnia Paixão Mendes de Castro e tem como vice-di-retores os professores: Ar-thur Piassi, José Francisco Teodoro de Moura e Alaíde Pinto da Silva. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, o governador Antônio Anastasia nomea-rá os indicados para o cargo de diretor das 3.574 escolas que realizaram nova elei-ção. Os vice-diretores serão designados pela Secretária Estadual de Educação, Ana Lúcia Gazzola. Os nomes dos gestores eleitos serão publicados no Diário Ofi-cial dos Poderes do Estado, o jornal Minas Gerais.

AvaliaçõesOs alunos do 9º ano da

instituição fizeram, no dia 08 de novembro, terça--feira, a Prova Brasil, ava-liação do Governo Federal, que serve como base para o cálculo do Índice de De-senvolvimento da Edu-cação Básica (IDEB). Nas próximas semanas, alunos do 9º ano do Ensino Funda-mental e do 3º ano do En-sino Médio participarão do exame do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), que iden-

tifica as necessidades e os problemas das instituições, baseado no desempenho do aluno na avaliação. É através da nota final des-se exame que os recursos são liberados para a escola. “Nós fazemos um trabalho de conscientização com os alunos que vão realizar essa avaliação para que façam com atenção e cuidado, pois aquilo que é destina-do à escola, por intermédio desse sistema, depende do desempenho deles”, expli-cou Júnia Paixão.

Alunos do 9° ano fizeram a Prova Brasil, que conta como base de cálculo do IDEB, no dia 08 de novembro. Ainda neste mês de novembro os alunos realizaram o exame do Simave

A instituição realizará a 1º Feira do Conhecimento, com a participação de todos os alunos

emerson rabêlo

emerson rabêlo

thiago góis / emerson rabêlo

Duas pessoas ficaram gra-vemente feridas, após a colisão de duas motocicletas na estra-da rural que leva ao povoado dos Campos, próximo à em-presa de essências da cidade. Lucenílio Rivetti Piassi, de 47 anos, estava em uma moto de competição off-road, seguindo na direção do povoado, quan-do se chocou violentamente com o veículo do outro con-dutor, Rafael Ferreira de Souza, de 18 anos.

Segundo informações da Polícia Militar, a motocicleta conduzida por Rafael de Souza, uma Suzuki Katana, ano 1997, não possuía licenciamento, sendo apreendida e recolhi-da, bastante danificada, para um pátio conveniado. Para a motocicleta de Lucenílio foi apresentada sua nota fiscal e,

estando em conformidade, foi liberada. Ambos os condutores não possuíam Carteira Nacio-nal de Habilitação (CNH).

Os dois condutores sofre-ram várias lesões graves; eles foram socorridos pela ambu-lância e levados para a Santa Casa de Misericórdia de Car-mo da Mata. De acordo com o 2° Sargento do 8° Batalhão da Polícia Militar de Carmo da Mata, Geovani Magela, o rápido atendimento às víti-mas do acidente foi essencial. “A ambulância chegou rapi-damente ao local e prestou o atendimento necessário para ambas as vítimas, evitando que pudessem ter mais lesões, se tivessem sido socorridos por qualquer outra pessoa inexpe-riente”, explicou o sargento. Após darem entrada no hos-pital do município, eles foram conduzidos para a cidade de Divinópolis.

emerson rabêlo

06

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 29 de Outubro a 11 de Novembro de 2011

Gerais / Opiniãofotos: thiago góis

Thiago Gó[email protected]

O período das chuvas já se iniciou em Carmo da Mata e em toda Região Sudeste do país. Com o intuito de se precaver contra tragédias naturais em nosso municí-pio, como a que ocorreu no final do ano de 2009, quando o Rio Boa Vista transbordou e causou vários estragos na cidade, o sargento da polícia militar do município, Geova-ni Magela, participou de um curso para agentes de Defe-sa Civil, que teve duração de aproximadamente 3 meses, no 8º Batalhão de Polícia Mi-litar, na cidade de Lavras e

O uso da bebida alcoólicaInfelizmente, grande parte dos incidentes violentos

que envolvem jovens acontece dentro de bares e casas noturnas, pois, após fazerem uso de bebidas alcoólicas, algumas pessoas se enchem de ousadia e inconsequên-cia, onde acabam promovendo brigas e discussão, indo parar, por vezes, em hospitais e delegacias.

Por isso, não exagere: evite beber a ponto de tornar--se inconveniente ao extremo. Lembrando que nin-guém é obrigado a aturar inconveniências.

Cuidado com pessoas acompanhadas: o respeito ao próximo é um fator que sempre deverá ser levado em consideração.

Bêbados inconvenientes: pessoas alcoolizadas cos-tumam ter atitudes sem noção, como provocar os ou-tros ou ser indiscretos com mulheres comprometidas. Nesse caso, prefira afastar-se do local, usando de bom senso e avise um segurança sobre a postura do embria-gado. Jamais use de força física ou agrida o cidadão em-briagado. Retirar-se do ambiente seria a melhor atitude diante da situação.

Tumultos: quando um tumulto tiver início, saia de perto. Nem toda desordem é contida no seu início. Os seguranças do estabelecimento são responsáveis pela ordem e o bom funcionamento, você não deve se pre-ocupar quanto a isso.

Tenha diplomacia: não se irrite com coisas fúteis, como uma pisada no pé ou se algumas gotas de cerve-ja atingirem sua camisa. Acidentes em locais apertados acontecem, e a diplomacia ainda é a chave. Levantar a voz ou partir para as vias de fato só garantem a perda de uma noite que poderia ser inesquecível.

Dicas da

Sargento Sousa Filho

Sargento da PM participou decurso sobre desastres naturaisExpectativa é que se instale um ponto de atendimento da Defesa Civil no município

que foi promovido pelo Go-verno Federal com o intuito de se implantar, em Carmo da Mata, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec). Essa coordena-doria terá a função de pres-tar socorros assistenciais destinados a evitar e mini-mizar desastres naturais.

Durante os 3 meses de formação em Lavras, sar-gento Geovani mapeou os locais de risco do municí-pio e apresentou o histórico de desastres naturais que já ocorreram em Carmo da Mata.

De acordo com o Poli-cial Militar, após a sua for-mação foram repassadas as informações para prefeitura

municipal, que criará uma portaria, nomeando pesso-as para compor o conselho da Defesa Civil em Carmo da Mata. “O próximo passo após a efetivação da Defe-sa Civil é a apresentação de projetos ao Governo Federal para ações de prevenção. Após isso, a prefeitura pode ser contemplada com recur-sos financeiros para a execu-ção de projetos que evitem danos à população, devido a desastres naturais. Para que isso ocorre é necessário que haja uma Defesa Civil atuan-te”, explicou Geovani.

A recuperação de pontes, reconstrução de casas e cria-

ção de ações de mobilização social são algumas das ações que a Defesa Civil pratica nos município, como con-ta o sargento. “São recursos enviados pelo Governo Fe-deral, não tendo gastos para a prefeitura. Com toda certe-za, ajudará o município caso ocorra alguma calamidade. A prevenção é a melhor so-lução”, contou o sargento.

Em conversa com o pre-feito Milton Neto (PTB), o mesmo relatou que a pre-feitura dará total apoio na efetivação da Defesa Civil e, inclusive, informou que já existe algumas portarias para a nomeação de mem-bros da coordenadoria.

“É comum se ouvir que casais que se amam não brigam. Não é verdade. As brigas podem ser enriquecedoras. Elas são uma forma de os parceiros mostrarem as suas características e seu potencial, manterem a privacidade e a individualidade. Mas se eles se envol-vem tanto na atividade de brigar que perdem de vista a união e o afeto mútuos, o amor corre perigo”, Solange Rosset.

Você já parou para pensar como são as suas brigas com seu par-ceiro? Ou vocês, ou um de vocês, são daqueles que evitam o quanto podem as brigas?

A verdade é que não existem relacionamentos sem brigas e cri-ses. Isso faz parte do relacionar. Mas existem aqueles casais que só brigam, toda a energia é consumida nas brigas, mas existem, tam-bém, aqueles casais ou um dos parceiros envolvidos na relação que consome toda energia para evitar brigas. Tanto a compulsão por evitar brigas quanto a compulsão de brigar são problemáticas e não trazem consequências saudáveis para a vida a dois. Em ambas as situações, não se abre espaço para a união e para o afeto, por-que aquele que evita as brigas, como aquele que só briga, contribui para o impedimento da intimidade e a deterioração da relação.

Talvez uma saída seja aproveitar as brigas para proporcionar mudanças que sejam benéficas para a união. Casais que se amam, têm intimidade e interesse em investir no relacionamento, sabem

Brigas de casais

Camila Ribeiro

Lobato

Psicoterapeuta Sistêmica [email protected]

www.camila-lobato.blogspot.com

como tornar as brigas uma porta de entrada para aprendizados, para uma relação mais prazerosa. Mas como fazer das brigas um momento de construção e ressignificações?

Então, primeiro, sendo interesse dos dois investirem na rela-ção, o próximo passo é aceitar as diferenças; brigar para convencer o outro de que a sua opinião que é a certa não se chega a lugar nenhum, a não ser em mais brigas. Brigas para se defender, atacar o outro, ou, ainda, quando essas são repetitivas, sempre voltando aos conteúdos passados, nada de proveitoso trarão. As brigas úteis dão oportunidades para os dois falarem e, enquanto um fala, o ou-tro saberá ouvir sem interromper e ir logo argumentando. Elas não são permeadas por acusações, são feitas críticas construtivas, não se perde de vista o afeto que um sente pelo outro, cada um falará sobre seu sentimento sem julgar o sentimento do outro. Enfim, ela acontece permeada pelo respeito, pela escuta e com a responsabi-lização de cada um dos parceiros, não jogando a culpa de tudo só no outro.

Dessa forma, as brigas, na verdade, poderão “ser uma forma de os companheiros se fazerem conhecer, de mostrarem suas carac-terísticas e todo seu potencial para o parceiro, de lutar para manter a privacidade, o espaço, a individualidade. São aspectos importan-tes e enriquecedores da união”, Solange Rosset.

O prefeito Milton Neto (PTB) ficou de dar total assistência na criação e execução da Defesa Civil em nosso município. Sargento Geovani Magela participou de um curso preparatório durante 03 meses

O sargento mapeou, durante seu curso, que ocorreu em Lavras, os locais de risco do município e apresentou o histórico de desastres naturais que já ocorreram em Carmo da Mata

thiago góis

thiago góis

07

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 29 de Outubro a 11 de Novembro de 2011

Gerais

Clima do final de ano começaa ganhar cores e formas

Secretaria de Saúde prorrogatérmino de avaliação nutricional

O motivo foi o não comparecimento de algumas fa-mílias em seus respectivos PSF’s

Thiago Gó[email protected]

O final de ano se aproxi-ma e com ele vem também as festividades tradicionais desta data. Nos estabele-cimentos comerciais do município já se pode notar que o clima natalino come-ça a ganhar cores e formas. É neste período do ano que o ramo varejista mais lucra.

Nos supermercados da

A Secretaria Municipal de Saúde adiou para esta sexta--feira, 11, o término do perío-do de realização da avaliação nutricional (pesagem) das crianças e mulheres bene-ficiárias do programa Bolsa Família, do Ministério do Desenvolvimento Social. A pesagem estava com término previsto para o dia 04 de no-vembro.

De acordo com Suzanete Santos, responsável técnica pelo Posto de Saúde Central, a decisão de prorrogar a pesa-gem para mais uma semana veio depois de constatarem que algumas famílias não se apresentaram para a avalia-ção. “Algumas famílias não compareceram para a pesa-gem nutricional. Essa pesa-

cidade as promoções do fi-nal de ano já estão acelera-das. Vários consumidores já esperam ter uma econo-mia em seus salários maior que a do ano passado.

De acordo com Tomas Henrique, gerente de um supermercado do municí-pio, os consumidores po-dem ficar despreocupados em relação aos preços das mercadorias. “O produtos mais vendidos nas festi-

vidades de final de ano, como é o caso das carnes, já obtiveram uma queda nos preços. As bebidas, como é o caso do vinho e a cerveja, manteram seus preços. Acredito que os consumidores carmenses terão um natal e uma vira-da do ano econômica”, ex-plicou o gerente.

O otimismo do aumen-to das vendas nos super-mercados e mercearias, de acordo com Carlos Pires, professor de economia da Funedi/UEMG, se deve pelo fato do bom desem-penho da economia e na ascensão das classes D e E ao mercado de consumo.

Ainda segundo Carlos Pires, os produtos que mais venderam nas festividades do ano passado foram: a cerveja, com 15%; o pane-tone, com 14%; refrigeran-te e bacalhau, ambos com 13%.

Emerson Rabê[email protected]

gem é importante, pois, se ela não for realizada, pode acar-retar a perda do benefício”, explicou Suzanete.

Como já abordada em ma-téria, na edição 09 do jornal A Notícia, a avaliação nutricio-nal é incluída no cadastro do Bolsa Família, juntamente com a frequência escolar e com o quadro de vacinação

das crianças, que deve estar em dia.

As famílias que ainda não se apresentaram para a ava-liação nutricional do Bolsa Família poderão se apresen-tar em seus respectivos PSF’s (bairros: Jardins, Cohab II e Várzea) para que não percam a inscrição no programa do Governo Federal.

Emerson Rabê[email protected]

A piracema, período em que os peixes sobem para as cabeceiras dos rios para se acasalarem e reproduzirem teve início no dia 1º de novem-bro e vai se estender até o dia 28 de fevereiro de 2012. Com a chegada da chuva, os peixes começam a se deslocar para os locais de desova. Alguns chegam a nadar centenas de quilômetros em poucos dias, ação que os deixam frágeis e, consequentemente, fáceis de

Os consumidores podem esperar uma baixa nos preços dos produtos neste final de ano em relação ao ano passado. Pelo menos é o que garantem os economistas

thiago góis

Piracema: período traz restrições para a pescaserem capturados. Por isso, os órgãos ambientais publicam as portarias que regulamentam a atividade pesqueira em sua respectiva região.

Cada estado possui normas diferentes que determinam as proibições da pesca no perí-odo da piracema, de acordo com a bacia hidrográfica que banha cada região. No caso de Minas Gerais, segundo o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a pesca de espécies nati-vas está proibida, a de espécies exóticas (com origem em ou-tros países) e alóctones (com origem em outros estados) está

restrita a três quilos diários, ou por jornada de pesca, por pes-cador.

No município de Carmo da Mata, não existe um grande comércio pesqueiro, porque os corpos d’água existentes estão restritos a ribeirões, córregos e pequenas lagoas. O maior corpo hídrico do município é o Ribeirão Boa Vista, que não apresenta grande oferta de pescado. De acordo com Leo-nardo Alves de Oliveira Silva, graduado em geografia pela Universidade Federal de Viço-sa, outros fatores, atrelados à ocorrência de cursos d’água

de pequeno porte no municí-pio, fazem com que o impacto sobre as espécies seja mínimo. “Os pescadores existentes em Carmo da Mata são amadores, praticam a pesca como forma de lazer ou para a sua própria subsistência. Devido a estes fa-tores, a atividade pesqueira no município de Carmo da Mata não causa grandes impactos sobre a população de peixes aqui existente”, explicou Alves. Ainda segundo ele, as espécies de peixes mais encontradas no município são a tilápia, o bagre-africano, o lambari e a traíra.

ENTRE NÓS...thiago góis

Padre Márlon esteve visitando sua terra natal no final do mês de outubro. Na foto, ele visita o hotel Boa Vista, de propriedade da família de Olady Aleixo (Dizinho), onde se encontrou com amigos, além de dar uma bênção em todos os quartos do prédio

A Secretaria Municipal de Saúde decidiu adiar o término do período de pesagem dos beneficiários, depois da constatação que algumas famílias cadastradas no programa não compareceram em seus respectivos PSF's

emerson rabêlo

08

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 29 de Outubro a 11 de Novembro de 2011

Sua vida é dedicada aos que são caros, dedicar-se

à Doutrina Kardecista, ser feliz e cerveja gelada com bons assuntos. As-sim é NAIDE DE SOU-ZA MARQUES, nossa PREZADA SENHORA. É

casada com Paulo Morei-ra Marques, há 36 anos,

e tem os filhos: Sérgio, que é

f a z e n d e i r o ; Pauline, que é advogada e empresá-ria, e Noara, p ro f e s s o ra e empre-sária. Ela nasceu em Gonçalves Ferreira e veio mo-rar em C a r m o da Mata, há 40 anos, e se con-s i d e r a c i d a d ã carmen-

se. Cuida da mãe de

88 anos com muito carinho.

É uma esposa dedicada, filha amorosa, irmã

presente, pronta para servir sem-

pre o próximo. Adora as festas em

família, que lhe faz muito feliz. Não abre mão de cuidar de sua mãe com muito esmero e continuar gozando de boa saú-de para aproveitar bem os familiares e

amigos.Assim é

NAIDE DE S O U Z A MARQUES,

nossa PREZA-DA SENHORA.

Opinião

Evandro [email protected]

GAROTA TOP RONDA PREZADA SENHORAFRASES HILA-

RIANTES. Liquidação de mule-

tas. Venha correndo!. A febre tifóide é aque-

la febre que: ou você cura ou ela tifóide!

. Mamãe, por que você bateu naquela mulher que a gente viu chorando no túmulo do papai?

. O amor é como a ga-solina da vida: custa caro, acaba rápido e pode ser substituído pelo álcool.

. Ex-namorado é igual vestido: você vê em foto antiga e não acredita que teve coragem de um dia ter saído com aquilo!

. Eu sempre quis ter corpo de atleta. Graças ao Ronaldo isso já é possível.

. Espermatozóides se cumprimentando: “E aí seu porra?”.

. Troque seu coração por um fígado, assim você se apaixona menos e bebe mais...

. Mentiras são como crianças: dão trabalho, mas valem a pena, porque o futuro depende delas.

. Ursos polares ado-ram o frio. Os bipolares às vezes adoram, às vezes não...

. Queria saber o que Jeová fez de errado para ter tantas testemunhas assim...

. Antes eu não era per-feito: faltava-me a mo-déstia...

. Não quer ouvir recla-mações? Trabalhe no SAC da empresa que fabrica paraquedas.

. Todos cometem er-ros. A manha é cometê--los quando ninguém está olhando.

. Calculei meu IMC e constatei que minha al-tura está 20cm abaixo do ideal.

. Dizem que a bebida resolve todos os proble-mas. Para mim ainda não resolveu, mas sou brasi-

leiro e não desisto nunca!. As melhores crian-

ças do mundo são as ja-ponesas: estão a 20 mil quilômetros de distância e quando elas estão acor-dadas, eu estou dormin-do.

. Se acupuntura adian-tasse, porco-espinho vi-veria para sempre.

. Cerveja sem álcool é igual travesti: a aparência é igual, mas o conteúdo é bem diferente!

. Lula é meu pastor. Por isso estou pastando!

. Procuro quem possa fazer uma doação de um Fiat 147 que esteja andan-do! Telefone: 9955-1640.

PAI DE SANTOEm tempos de jogos

Pan-Americanos, meu amigo Dorival Dias ten-tou dar um salto triplo carpado no quintal da casa dele para pegar uma franguinha e se deu mal. Tudo isso porque ele não procurou o Pai de Santo Zé Mané (formado por correspondência) para uma “benzeção” e lhe ti-rar a urucubaca.

DEPUTADO RO-MÁRIO

Enquanto isso, o ex--jogador Romário, agora deputado federal, deixou seus eleitores na mão e foi para Guadalajara co-mentar os jogos do PAN contratado pela Rede Re-cord. E você acha que ele terá as faltas na Câmara Federal cortadas? É muita cara de pau...

ABSURDOPelo que tenho lido,

estão gastando uma ver-dadeira fortuna na remo-delação do Mineirão. Só que estamos correndo o risco de termos só dois jogos no estádio. É o di-nheiro público indo para o ralo.

Focalizando

Ela acha difícil se descrever, fazer com que as palavras definam quem ela é ou deixa de ser. Presume que seja como qualquer um, com defeitos e qualidades. Consegue ser o bem e o mal, o certo e o errado, a tristeza e a felicidade, pode ser tudo ou sim-plesmente nada. Assim é DEISIANE ALCEBÍADES, nossa GAROTA TOP.

Filha de Vanderlei Raimundo Al-cebíades e Renata Matias, ela

é natural de Carmo da Mata e concluiu o 2º Grau na

Escola Estadual Joaquim Afonso Rodrigues. Aos

19 anos, leonina, nas-cida em 28 de julho

de 1992, tem como filosofia de vida: “As pessoas viajam para admirar a altura das monta-nhas, as imensas ondas dos mares, o longo percurso dos rios, o vasto domínio do ocea-no, o movimento circular das estrelas

e, no entanto, elas passam por si mes-

mas sem se admira-rem...”. Gosta de ouvir

músicas e tocar violão. Nos esportes, adora

futsal e vôlei. Para o futuro, pretende se

formar em Enge-nharia Eletrome-

cânica, construir sua casa e ser

f i n a n c e i r a -mente inde-

pendente, isso sem passar por cima de

ninguém. “ C u i d a r

para que suas palavras

sejam melho-res que o seu

silêncio e lem-brar que alto

deve ser o valor de suas ideias e

não o volume de sua voz. Falar sem

pensar é disparar sem apontar. Se você não tem um fracasso é porque deixou os riscos que deveriam...”.Muito segura de si

e cheia de sonhos, DEISIANE ALCEBÍ-

ADES também está em nossa gale-

ria de GAROTA TOP.

DIREITO EM FOCODano moral e sua banalizaçãoDOUMET JEUNON JR.

Lucien

O denominado dano moral nem sempre foi reconhecido no Direito Brasileiro. Sua consagra-ção legislativa nos veio com a Constituição Fe-deral de 1988, em verbis dano moral então seria aquele de natureza ima-terial, mas hábil a cau-

sar prejuízo que afete o ânimo psíquico, moral e intelectual da vítima, abrangendo também os direitos da personali-dade, direito à imagem, ao nome, à privacidade, dentre outros aspectos, com conseqüência lhe trazendo perda.

Como reparar essa es-pécie de perda? A Justiça brasileira adota o siste-ma de indenizações em dinheiro, sob o funda-mento de que esse ganho

Bacharel em Direito

exerce uma compensa-ção da dor sofrida. To-davia, esse não é o único critério possível. Susten-ta-se que o dano moral se circunscreve no campo da ética e, assim sendo, deveria ser compensado por medidas que ameni-zassem ou eliminassem a dor, mas não com di-nheiro. Afinal, o dinheiro tem importância na vida, mas não deve ser pana-céia.

Ocorre que neste po-

bre país temos o preceito segundo a qual o bom é tirar vantagem de tudo, nas indenizações por dano moral não é dife-rente, onde pessoas que se dizem espertas, apro-veitam e se escondem atrás das dívidas oriun-das de um ato pródigo, pousando de santos e lesando pessoas físicas ou jurídicas, simulando falsos danos morais re-buscados em ditas co-branças inescrupulosas.

[email protected]

Tais pessoas, escórias do mundo capitalista, ato-lam o sistema judiciário nestes falsos pedidos, amputam daqueles que realmente foram lesados, o direito de serem inde-nizadas pelo justo cons-trangimento,

Flagrando assim a banalização de pedidos dessa natureza, ao lado dos (poucos) casos em que o pleito é legítimo, grassam casos abusivos que degradam as rela-

ções sociais e de cuja constatação até se fala em indústria do dano moral. Por qualquer rus-ga, por qualquer diver-gência, qualquer negócio mal resolvido, lá vem o indefectível pedido de indenização por dano moral.

O direito foi criado para ser uma arma para combater as injustiças, diferentemente para ser usado para proveito pró-prio.

09

Jornal A Notícia

Carmo da Mata, 29 de Outubro a 11 de Novembro de 2011

Informes

Câmara Municipal informa:COMUNICADO:

O Presidente da Câmara, Wagner Gomes Ribeiro, e

todos os vereadores da casa convidam toda a população para participarem, efetiva-mente, das reuniões, que são realizadas todas as

segundas-feiras, às 19h e 30min, em sua sede, que fica localizada na rua Ascânio Di-niz, 317, no centro de Carmo

da Mata.CÂMARA MUNICIPALDE CARMO DA MATA

O PODER QUE EMANA DO POVO

REQUERIMENTO N. º 25/2011À Mesa DiretoraCâmara Municipal de Carmo da Mata,A prestação de contas é dever primário de todos aqueles que fazem uso de dinheiro público, justificado pela própria natureza do bem em questão. Sendo público o dinhei-ro, pertencente a toda a coletividade, nada mais curial que seu emprego e destinação sejam justificados, para fins de fiscalização da regularidade de seu uso.Nesse ínterim, requer sejam remetidos a essa Corte os documentos referentes aos processos licitatórios de n.º034/09, 022/10, 04/11, para melhor avaliação da acuidade com que foram produzidos. Nestes termos, Peço Deferimento.Carmo da Mata, 24 de outubro de 2011.Antônio Claret Ribeiro Franciscani

REQUERIMENTO N. º 26/2011À Mesa DiretoraCâmara Municipal de Carmo da Mata,Nos, Urquiza Teixeira Rocha e Luiz Claudio Beraldo, viemos requerer que nos seja con-cedido o uso da palavra para fazer explana-ção sobre Conselho Municipal Anti-drogas.

Nestes termos, Peço Deferimento.Carmo da Mata, 24 de outubro de 2011. Luiz Claudio Beraldo - Urquiza Teixeira Rocha

INDICAÇÃO 35/2011ÀMesa DiretoraCâmara Municipal de Carmo da MataExmo. Sr. Presidente,O Vereador que esta subscreve vem requerer que, após tramitação regimental, seja en-caminhada ao Exmo Sr. Prefeito a seguinte indicação:Verificar a possibilidade de recompor a es-trada que dá acesso ao povoado denominado “Cachoeira dos Dias”, situado entre a “For-quilha de Cima” e a “Cachoeira D’Água”. Justifica-se essa indicação a situação pre-cária em que se encontra a referida estrada e o fato de que seu melhoramento permitiria um melhor e mais rápido acesso da popu-lação às suas casas, principalmente em situações de emergência. Deve-se lembrar que o eleitorado daquele povoado é carecedor de políticas públicas

municipais assim como qualquer outro e, por essa razão, não devem ficar à margem dos programas do governo municipal, como, infelizmente, tem ocorrido. Nestes Termos. Pedem Encaminhamento.Carmo da Mata, 29 de setembro de 2011.Reverton Jean de Oliveira.Vereador Revinho

INDICAÇÃO 37/2011À Mesa DiretoraCâmara Municipal de Carmo da MataExmo. Sr. Presidente,O Vereador que esta subscreve vem requerer que, após tramitação regimental, seja en-caminhada ao Exmo Sr. Prefeito a seguinte indicação:Verificar a possibilidade de efetuar os de-vidos consertos nos bebedouros do Velório Padre José Bedin (Velório Municipal).Justifica-se tal pedido pois nos dias de ve-lório com grande aglomeração de pessoas é muito importante que os bebedouros este-jam em funcionamento.Nestes Termos. Pedem Encaminhamento.Carmo da Mata, 03 de outubro de 2011.

Leonardo Rodrigues de AlmeidaVereador Ti-Leo

INDICAÇÃO 40/2011À Mesa DiretoraCâmara Municipal de Carmo da MataExmo. Sr. Presidente,O Vereador que esta subscreve vem requerer que, após tramitação regimental, seja en-caminhada ao Exmo Sr. Prefeito a seguinte indicação:Verificar a possibilidade de se refazer ou fazer os devidos reparos no calçamento na rua Leonidia Alves de Melo mais precisa-mente em frente ao numero 350Justifica-se essa indicação a situação pre-cária em que se encontra a referida rua, pois a calçamento encontra-se muito afun-dado causando o estancamento de água o que pode causar muitos transtornos aos moradores daquela rua, principalmente em frente ao numero citado.Nestes Termos. Pedem Encaminhamento.Carmo da Mata, 17 de outubro de 2011.Wagner Gomes RibeiroVereador Presidente

INDICAÇÃO 41/2011À Mesa DiretoraCâmara Municipal de Carmo da MataExmo. Sr. Presidente,O Vereador que esta subscreve vem requerer que, após tramitação regimental, seja en-caminhada ao Exmo Sr. Prefeito a seguinte indicação:Verificar a possibilidade de se fazer um re-baixamento no calçamento da rua Balduino Resende em frente a casa de materiais de construção (r p o ) e outra em frente a R P O Pedras) no Bairro da Várzea. Justifica-se essa indicação, pois com a che-gada das chuvas as águas que ali deveriam ser captadas pelas chamadas (boca de lobo) não esta acontecendo pois as bocas estão no mesmo nível que o calçamento e faz com que as águas passem por cima das mesmas ne-cessitando assim do rebaixamento do cal-çamento antes das bocas.Nestes Termos. Pedem Encaminhamento.Carmo da Mata, 17 de outubro de 2011.Reverton Jean de Oliveira.Vereador Revinho

ATA DA ORGANIZAÇÃO DA LISTA DE JURADOS A VIGORAR DEFINITIVAMENTE NO ANO DE DOIS MIL E DOZE (2012) NA COMARCA DE CARMO DA MATA - ES-

TADO DE MINAS GERAIS.

Aos 18 (dezoito) dias do mês de outubro do ano de dois mil e onze (2011), nesta cidade e Comarca de Carmo da Mata, Estado de Minas Gerais, no Fórum, onde se achava o Exmo. Sr. Dr. Adelardo Franco de Carvalho Junior, MM. Juiz de Direito, presente o Exmo. Sr. Dr. Ares-lan Eustáquio Martins, DD. Representante do Ministério Público, comigo Escrivão do Júri adiante nomeado e assinado, e sendo, aí, foi organizada, pelo MM. Juiz de Direito, a lista de jurados a vigorar definitivamente no ano de 2012 (dois mil e doze) que é a seguinte:

01 - ADELMO MARTINS DE OLIVEIRA........................................ Professor 02 - ADRIANA APARECIDA DA SILVA ....................................... Professora03 - ADRIANA DE FÁTIMA GALLO ........................................... Empresária04 - AFRÂNIO RESENDE TAVARES ............................................. Contador05 - ALBERTINO PINTO DA SILVA NETO ................................... F.Público06 - ALEXANDRE BERNARDES DE CARVALHO ........................... Advogado07 – ANA CLÁUDIA BERNARDES DA SILVA MELO .................... Professora08 - ANA PAULA ANDRADE ..................................................... Secretária09 - ANA PAULA CARVALHO .................................................... Agente de Saúde10 - ANA PAULA DIAS SILVESTRE ............................................. F.Pública11 - ANA PAULA SILVA NOTINI ................................................ Professora12 - ANANIAS TEODORO DE SÃO JOSÉ .................................... Empresário13 – ANDRÉ LUÍS RODRIGUES BASTOS .................................... Professor14 - ANTÔNIO CLARET PEREIRA .............................................. Contador15 - AROLDO DONIZETE DINIZ ................................................ Fazendeiro16 - AUGUSTO ANDRADE SILVEIRA .......................................... Fazendeiro17 - BENEDITA ADRIANA DE AGUIAR ........................................ Professora18 - CARLOS AFONSO BRAGA LOBATO ...................................... Fazendeiro19 - CARLOS HENRIQUE SILVEIRA NOTINI ................................. Engenheiro20 - CATARINE APARECIDA CÂNDIDO ....................................... F.Pública21 - CLAUDINEY APARECIDO ALVES .......................................... Advogado22 - CLÉBER JOSÉ QUEIRÓZ ..................................................... Bel.Direito23 - CLÉOFAS PEREIRA DA SILVA .............................................. Advogado24 - CHRISTINA BROEMMÉ VON DER LAUNITZ ........................... Empresária25 - DAMARQUES HENRIQUE .................................................... Pintor26 - DANIELA PIASSI ............................................................... Enfermeira27 - DINÁ MARIA RODRIGUES .................................................. Professora28 - DINAMARES MARIA DE OLIVEIRA ...................................... Professora29 - EDILSON BERNARDES DO NASCIMENTO ............................. F.Público30 - ELIS FLÁVIA DE MELO LARA .............................................. Bel.Direito31 – EULER ANANIAS TEIXEIRA ............................................... F.Público32 - FERNANDO DINIZ OLIVÉ FILHO ......................................... Fazendeiro33 - FLORES MARQUES PEREIRA ............................................... Secretário34 - GERALDO CÉSAR DA SILVA RIBEIRO ................................... Administrador 35 - GREGÓRIA PECZE DE MORAIS ........................................... Professora36 - GUSTAVO ANTÔNIO CLARET .............................................. Zootecnista37 – GUSTAVO SABINO VIRGÍLIO ............................................. Escriturário38 - HERLON HENRIQUE PENIDO .............................................. Comerciante39 - HUMBERTO COUTO LOBATO BICALHO ................................ Cirurg. Dentista40 - HUMBERTO DENER DOS SANTOS PIASSI ............................. Professor41 - ILAMAR CRISTINA REZENDE ADAMI ................................... Professora42 - JABES GERALDO DE OLIVEIRA ........................................... Fazendeiro43 - JAIME PIASSI ................................................................... Advogado44 - JOSEFINA BEDIN ............................................................... Secretária45 - JOSÉ DA CRUZ FILHO ........................................................ Atendente46 - JOSÉ FRANCISCO TEODORO DE MOURA ............................. Aposentado47 - JOSÉ GERALDO BERNARDES .............................................. R.Comercial48 - JOSÉ GERALDO RODRIGUES .............................................. Empresário49 - JOSÉ MÁRCIO DO VALE ..................................................... Comerciante50 - JOSÉ LAÉRCIO ADÃO ........................................................ Garçom

51 - JOSÉ MARIA REIS DE ANDRADE ......................................... F.Público52 - JOÃO DOMINGOS ROSÁRIO DE MELO ................................ Lavrador53 - JÚLIO SÉRGIO DONIZETE RODRIGUES ................................ Comerciante54 – JÚNIA PAIXÃO MENDES DE CASTRO ................................. Professora55 - KATIAMARA MENDES FRANCISCANI .................................. Contabilista56 - KEILA CRISTINA DE REZENDE ............................................ Do lar57 - LEONARDO RESENDE ANDRADE ......................................... Comerciante58 - LEVI RIOS NETO ................................................................ Corretor59 - LUCIANA MARA DOS SANTOS ............................................ Professora60 - LUCIANARA RIVETTI PIASSI BORGES.................................. Cirur.Dentista61 - LUCIEN DOUMET JEUNON JÚNIOR ..................................... F.Público62 - LUCIMÁRIA ROSÁRIA RIBEIRO .......................................... Manicuri63 - LUIGI SÁBATO .................................................................. Bel.Direito64 - LUIS ROGÉRIO CURTO ....................................................... Pedreiro 65 - LUIZ ANDRÉ MONTEIRO NOGUEIRA ................................... Advogado66 - MARCELA SOARES DA SILVA .............................................. Enfermeira67 - MARCELO ANTÔNIO DE PAULO .......................................... Bel.Direito68 - MÁRIO CÉSAR DE RESENDE ............................................... E.Agrônomo69 - MICHELE MARIANO RODRIGUES ........................................ Secretária70 - MICHELE PIASSI ............................................................... A.Escritório71 - MILTON ISAÍAS PEREIRA ................................................... Agricultor72 - NARLUCE DE ALMEIDA PIASSI ........................................... A.Escritório73 - NIKELLY PIASSI DO NASCIMENTO...................................... Psicóloga74 - PAULO ROBERTO SIDNEY LOBATO ...................................... Fazendeiro75 - PAULO SÉRGIO REZENDE LIMA .......................................... R.Comercial76 - PRISCILLA JEUNON DIAS .................................................. Farmacêutica77 - QUITÉRIA APARECIDA FERNANDES .................................... Professora78 - RAPHAELA DE CÁSSIA BERNARDES .................................... Estudante79 - RAQUIF MARQUES PIASSI ................................................. Comerciante80 - REGINA COELI RIBEIRO JEUNON ....................................... Do Lar81 - RENATO ALVES MOREIRA .................................................. T.Eletrônico82 - RENATO NASCIMENTO DO AMARAL ................................... Agricultor83 - RENÊ GONÇALVES ............................................................. Padeiro84 – ROBSON RICARDO DA SILVA ............................................ F.Público85 - RODRIGO ADAME DE CARVALHO ....................................... Comerciante86 - ROMULO GODOI DE OLIVEIRA........................................... Administrador87 - RONALDO CORRÊA DE OLIVEIRA ....................................... Comerciante88 - RONI GERALDO RESENDE .................................................. Secretário89 - SANDRA MACHADO FERREIRA FREIRE................................ F.Pública90 - SEBASTIÃO ANANIAS SILVA .............................................. Professor91 - SEBASTIÃO COSTA DE OLIVEIRA ........................................ Advogado92 - SEBASTIÃO RIBEIRO RODRIGUES ....................................... Advogado93 - SHEILA ALVES DE OLIVEIRA SILVA ..................................... Administradora94 – SÉRGIO GABRIEL DE OLIVEIRA ......................................... A. Empresa95 - SILMA APARECIDA DE REZENDEF ....................................... .Pública96 – TATIANE DOS SANTOS TEODORO ..................................... A. Social97 - VALÉRIO SILVEIRA DE OLIVEIRA ........................................ Empresário98 - VANDER ALBERTO RODRIGUES .......................................... R.Comercial99 - VANESSA RODRIGUES TEODORO ........................................ As.Social100 ZENIO R. REZENDE ........................................................... Comerciante

A seguir foram confeccionadas as cédulas dos jurados da lista geral, todas iguais, e, achando--se sobre a mesa aberta a urna, o MM. Juiz de Direito ordenou a mim Escrivão que, lesse a lista geral dos Jurados e, cumprindo à medida que eram lidos os nomes, as recolhi à urna. Assim, verificadas, que publicasse em edital a lista retro, que será afixada no lugar de costume, publi-cada na imprensa local, e, para constar, lavrei esta que vai devidamente assinada. Eu, _______, Felipe Antônio Corrêa, Escrivão Judicial I, a subscrevi.

Adelardo Franco de Carvalho Junior

Juiz de Direito

Areslan Eustáquio Martins

Promotor de Justiça

LEI Nº 11.689, DE 9 DE JUNHO DE 2008.

Altera dispositivos do Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 – Código de

Processo Penal, relativos ao Tribunal do Júri, e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu

sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º O Capítulo II do Título I do Livro II do Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de

1941 – Código de Processo Penal, passa a vigorar com a seguinte redação:

DOPROCEDIMENTORELATIVOAOSPROCESSOSDACOMPETÊNCIADOTRIBUNALDOJÚRI

Seção VIIIDa Função do Jurado

Art. 436. O serviço do júri é obrigatório. O alistamento compreenderá os cidadãos maiores de 18 (dezoito) anos de notória idoneidade.

§ 1º Nenhum poderá ser excluído dos trabalhos do júri ou deixar deser alistado em razão de cor ou etnia, raça, credo, sexo, profissão classe social ou econômica, origem ou grau de instrução.

§ 2º A recusa injustificada ao serviço do júri acarretará multa no valor de 1 (um) a 10 (dez) salários míni mos, a critério do juiz de acordo com a condição econômica do jurado. (NR)

Art. 437. Estão isentos do serviço do júri:

I – o Presidente da República e os Ministros de Estado;

II- os Governadores e seus respectivos Secretários;

III- os membros do Congresso Nacional, das Assembléias Legislativas e das Câmaras Distrital e Municipais;

IV- os Prefeitos Municipais;

V os Magistrados e membros do Ministério Público e da Defensoria Pública;

VI- os servidores do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública;

VII- as autoridades e os servidores da polícia e da segurança pública;

VIII os militares em serviço ativo;

IX- os cidadãos maiores de 70 (setenta) anos que queiram sua dispensa;

X- aqueles que o requererem, demonstrando justo impedimento.

Art. 438. A recusa ao serviço do júri fundada em convicção religiosa, filosófica ou política importará no dever de prestar serviço alternativo, sob pena de suspensão dos direitos políticos, enquanto não prestar o serviço imposto.

§ 1º Entende-se por serviço alternativo o exercício de atividades de caráter administrativo, assistencial, filantrópico ou mesmo produtivo, no Poder Judiciário, na Defensoria Pública, no Ministério Público ou em entidade conveniada para esses fins.

§ 2º O juiz fixará o serviço alternativo atendendo aos princípios da proporcionalidade e da razoabilida de. (NR)

Art. 439 O exercício efetivo da função de jurado constituirá serviço público relevante, estabelecerá presunção de ido neidade moral e assegurará prisão especial, em caso de crime comum, até o julgamento definitivo. (NR)

Art. 440 Constitui também direito do jurado, na condição do art. 439 deste Código, preferência, em igualdade de condições, nas licitações públicas e no provimento, mediante con curso, de cargo ou função pública, bem como nos casos de promoção funcional ou remoção voluntária. (NR)

Art. 441. Nenhum desconto será feito nos vencimentos ou salário do jurado sorteado que comparecer à sessão do júri. (NR)

Art. 442. Ao jurado que, sem causa legítima, deixar de comparecer no dia marcado para a sessão ou retirar-se antes de ser dispensa -do pelo presidente será aplicada multa de 1 (um) a 10 (dez) salários mínimos, a critério do juiz, de acordo com a sua condição econômica. (NR)

Art. 443. Somente será aceita escusa fundada em motivo relevante devidamente comprovado e apre sentada, ressalvadas as hipóteses de força maior, até o momento da chamada dos jurados. (NR)

Art 444. O jurado somente será dispensado por decisão motivada do juiz presidente, consignada na ata dos trabalhos. (NR)

Art 445. O jurado, no exercício da função ou a pretexto de exercê-la, será responsável criminalmente nos mesmos termos em que o são os juízes togados. (NR)

Art. 446. Aos suplentes, quando convocados, serão aplicáveis os dispositivos referentes às dispensas,

faltas e escusas e à equiparação de responsabilidade penal prevista no art. 445 deste Código. (NR).

JUSTIÇA INFORMA:

Jornal A Notícia Anúncios / Publicidade

Carmo da Mata, 29 de Outubro a 11 de Novembro de 2011 10