Jornal A Razão 03/03/2015

23
ANO 80 - Nº 122 R$1,00 TERÇA-FEIRA, 03 DE MARÇO DE 2015 www.arazao.com.br 540 professores serão chamados Página 3 Dispensados esperam acerto Página 13 ESTADO Faltam produtos e preços sobem Página 9 SUPERMERCADO RIOGRANDENSE REGIÃO CENTRO Novo comando da Brigada quer Polícia Comunitária Página 15 Os bixos estão de volta Estudantes da UFSM retornaram às aulas ontem. E não faltou gente pintada nas ruas. Página 6 CAROLINA REICHERT / A RAZÃO

description

 

Transcript of Jornal A Razão 03/03/2015

Page 1: Jornal A Razão 03/03/2015

ANO 80 - Nº 122 R$1,00 TERÇA-FEIRA, 03 DE MARÇO DE 2015www.arazao.com.br

540 professoresserão chamadosPágina 3

Dispensados esperam acertoPágina 13

ESTADO

Faltam produtos e preços sobemPágina 9

SUPERMERCADO RIOGRANDENSE

REGIÃO CENTRO

Novo comando da Brigada quer Polícia Comunitária

Página 15

Os bixos estão de voltaEstudantes da UFSM retornaram às aulas ontem. E não faltou gente pintada nas ruas.

Página 6

CAROLINA REICHERT / A RAZÃO

Page 2: Jornal A Razão 03/03/2015

ABDON BARRETTO FILHO ECONOMISTA

Mídia eletrônica e impressa

FundadoresLuizinho De Grandi

Maria Zaira De GrandiCelito De Grandi

Diretor-JurídicoRicardo Jobim

SubeditoriaClotilde Gama

Empresa JornalísticaDe Grandi Ltda

Em atividade desde 09 de outubro de 1934

Fundador Clarimundo Flores Diretor-Presidente

Alexandre De Grandi

EditorJosé Mauro Batista

A História tem registrado a evolução da Comunicação e muitas vezes são

encontradas profetas sobre os desaparecimentos de mídias. O rádio sobreviveu à televisão; o cinema sobreviveu à televisão e ao DVD; o CD e o DVD estão sobrevivendo à Internet. Existem vários tipos de clientes para vários tipos de mídias. Alguns exemplos que merecem ser destacados. O disco de vinil e seus lançamentos novos conseguem atrair uma série de compradores que não são colecionadores e preferem o som classificado com “diferenciado”.

Nas lojas estão vendendo “toca-discos” de alta tecnologia e o mercado está aquecido com novos álbuns de artistas famosos. Para algumas pessoas que possuem rendas suficientes para comprarem novos equipamentos com avanços tecnológicos esquecem que existem outras pessoas com hábitos, preferências e rendas diferentes. É óbvio que no Efeito Demonstração, os países pobres imitam os países ricos, assim como os consumidores de rendas inferiores tentam imitar os consumidores com mais recursos.

Entretanto, por que a mídia impressa, tão prática, tão acessível, incorporada na cultura universal e ecologicamente sustentável deixaria de participar da competição com as novas tecnologias? Na realidade,

os desafios para os comunicadores estão em identificar , selecionar e utilizar adequadamente o melhor veículo de comunicação que possas levar a mensagem de forma mais adequada para seu público alvo. A qualidade da mensagem é fundamental para “pôr em comum” , comunicando claramente com os interessados. Não existe razão, salvo melhor juízo, para eliminar mídias que se mostram eficazes.

O mais adequado é aceitar a integração com outras mídias, sempre atendendo às necessidades dos segmentos de mercados que se pretende atingir. Para o Marketing, é indispensável o entendimento da Comunicação Integrada nas ações no mercado, reconhecendo-se que nas campanhas publicitárias que utilizam múltiplos canais de comunicação são comprovadamente as que conseguem melhores resultados.

Além disso, o mercado do futuro (próximos 25 anos) terá uma presença expressiva do grupo dos idosos que gostam e preferem a mídia impressa, complementando com a televisão, radio telefone, internet e o contato pessoal (cada vez mais valorizado), como formas de relacionamentos com o resto do mundo. Será? São reflexões. Podem ser úteis. Opiniões contrárias são aceitas. Pensem nisso.

www.arazão.com.br

O MAIS ADEQUADO É ACEITAR A INTEGRAÇÃO COM OUTRAS MÍDIAS

TERÇA-FEIRA, 03 DE MARÇO DE 20152 OPINIÃOESPAÇO DO LEITOR

Memória agradecida

Lama brasilis Se a perspectiva da divulgação oficial dos nomes de políticos envolvidos no affair ‘petrolão’ já estava a aumentar o lucro dos laboratórios que produzem benzodiazepínicos – os popu-lares ansiolíticos faixa preta – , que não se dirá agora, que o presidente e vice da construtora Camargo Corrêa, ambos reco-lhidos em custódia na PF do Pa-raná, também fecharam acordo de delação premiada prometen-do revelar novos pilantras da

estatal envolvidos no escânda-lo da Lava Jato como, também, outros esquemas existentes em estatais e em obras do setor elé-trico ? Belo Monte – tudo faz crer – será uma das próximas a produzir nomes que deverão se juntar aos que já desfrutam das comodidades da carceragem da PF do Paraná por terem nadado de braçada no pântano a que se refere a conceituada revista bri-tânica “The Economist” em sua última edição.

A nova enquete está disponível no site do Jornal A Razão.Pelo que mostraram no Rio-Nal, os times da cidade têm

chances na Divisão de Acesso?

IRMÃ LOURDES DILL COORD. DO PROJETO ESPERANÇA/SM

ENQUETEVocê aproveitou as promoções do Liquida Santa Maria?

Sim - 34%

Não - 66%

REDE SOCIAL

Ficou bacana a nova cara do jornal A Razão. Parabéns aos amigos e bons trabalhos!

FACEBOOK

CHARGE

Sim! Memória agradecida! Lem-bramos todos com muito carinho e com saudade o dia 05 de mar-ço, dia em que completam-se oito anos da passagem de Dom Ivo Lorscheiter para a Casa do Pai. Mesmo ele não estando mais aqui fisicamente, o seu legado con-tinua vivo e atuante, especial-mente no meio dos mais pobres, excluídos e o público a quem ele dedicava um carinho especial, com atitudes que evocava a Es-perança. Podemos afirmar com o

sábio escritor que diz: “Quando a história de uma vida é construí-da com os melhores sentimentos de solidariedade e dedicação, o seu legado é eterno”. Sim, temos certeza de que o legado de Dom Ivo é eterno. Dom Ivo tinha um Projeto de Vida e uma opção clara e decidida: dedicar-se ao Reino de Deus e aos mais po-bres, fortalecendo a Missão Es-perança, como um verdadeiro Profeta e Gigante da Esperança e Cidadão do mundo.

SILVIO NATAL / SÃO PAULO

NICHOLAS FONSECA / SANTA MARIA

Parabéns ao Jornal A Razão... O jornal ficou 10!!!!!!!!!!!!!!!!!!

VIVIANE ADRIANO FALLEIRO / SANTA MARIA

Page 3: Jornal A Razão 03/03/2015

Estado confirma quevai chamar professores SECRETÁRIOS INFORMARAM AO CPERS SOBRE 540 NOMEAÇÕES E 370 CONTRATAÇÕES

O governo do Estado confirmou ontem o número de profes-

sores a serem chamados a integrar o quadro dos quase 80 mil docentes nas esco-las do Rio Grande do Sul. Serão nomeados 540 con-cursados e, contratados de forma emergencial, 370 profissionais – neste caso em áreas em que não há banco de espera do último concurso, para química, matemática, física e línguas estrangeiras. Não há prazo para chamamento dos pro-fessores. Após convocação, eles terão que apresentar documentos e passar por exames. O secretário de Ed-ucação, Vieira da Cunha, disse que solicitou celeri-dade no processo.

A decisão sobre as no-meações foi formalizada ontem de manhã ao Cpers/sindicato, em reunião com representantes do gover-no do Estado. A presidente do Cpers, Helenir Aguiar Schürer disse que o Estado realiza levantamento sobre exonerações de 2014, para possível aproveitamento

desses profissionais entre os contratados de forma emer-gencial.

A convocação de no-meados é uma das reivin-dicações do Cpers feita há duas semanas, no dia em que o sindicato realizou uma marcha até o Palácio Pirati-ni. A pauta inclui, também, pedido de reajuste do piso nacional da categoria, de 13,01%, e mais 34,6% pen-dentes do governo anterior. Por enquanto, não há novos

03 DE MARÇO 2015 3POLÍTICA

CORTESIA

3ª DE VISTAO LEGISLATIVO

Na manhã de ontem, o pres-idente da Câmara de Ver-eadores de Santa Maria, Sergio Cechin (PP), recebeu o general de Divisão José Carlos Cardoso, comandan-te da 3ª Divisão de Exército. Cardoso estava acompanha-do do coronel Paulo Roberto Almeida Rosa, chefe do Setor de Comunicação. A visita teve por objetivo estreitar as relações entre o Exército e o Poder Público de Santa Ma-ria. “Estamos à disposição da sociedade santa-mariense e de suas instituições”, comen-tou o comandante.

CPI DA PETROBRAS

180 PEDIDOSDE REQUERIMENTO

A oposição na Câmara dos Deputados dominou o perío-do de abertura para protocolo de pedidos de requerimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras, com mais de 180 pedidos até o fim da manhã de ontem. Os partidos recordistas são o PSDB, que protocolou, logo no início da manhã, 57 requer-imentos, e o DEM, com 51 pe-didos. O PPS e o PSOL proto-colaram, respectivamente, 23 e 16 requerimentos; e o PT, 17. O início do prazo de abertura dos pedidos foi anunciado pelo presidente da comissão, Hugo Motta (PB), na última quinta-feira, quando a CPI foi instalada.

encontros marcados entre Cpers e governo.

Números - O secretário Viei-ra da Cunha lembrou ontem que o número de 910 professo-res ainda é preliminar e que as contratações e nomeações de-penderão das necessidades das escolas, que continuam com prazo de ajustes nas matrículas. “Essa demanda foi resultado de uma projeção das 30 Coordena-dorias Regionais de Educação”, lembrou. “Todos esses números são criteriosamente verificados,

coordenadoria por coordenado-ria, porque a crise financeira do Estado é real”, assinalou. O se-cretário ressaltou ainda que só haverá chamamentos e nome-ações onde for imprescindível. “A preocupação do governo é que não faltem professores.”

Além de nomeações, o Esta-do prometeu ao Cpers o paga-mento de promoções concedi-das no ano passado e, segundo a pasta da Educação, isso está em trâmites na Secretaria da Fazenda.

THAMY SPENCER/ADI-RS

Marcio Biolchi, chefe da Casa Civil, e o secretário Estadual de Educação, Vieira da Cunha, receberam direção do Cpers

EVA

ND

RO

OLI

VE

IRA

-SE

DU

C/D

IVU

LGA

ÇÃ

O

LEI DOS CAMINHONEIROS

A presidente Dilma Rousseff (PT) sancionou ontem sem veto, a Lei dos Caminhoneiros, A san-

ção faz parte do acordo entre go-verno e a categoria para desblo-queio das rodovias do país.

Page 4: Jornal A Razão 03/03/2015

TERÇA-FEIRA, 03 DE MARÇO DE 20154 RESUMO

Ganhando (?) tempo

VICENTE PAULO BISOGNO

SAÚDE

PORTA-VOZ

Além de adjunto, o cirur-gião-dentista Moacir Al-ves, pode se transformar numa espécie de porta-voz da 4ª. Coordenadoria Regional de Saúde. Ele é o que mais tem atendido à imprensa, inclusive no caso da transferência de pacientes do Pronto So-corro do HUSM para...para onde mesmo ?

IMPOSTO

MOBILIZAÇÃO

Lojistas continuam espe-rando um aceno do gover-no estadual sobre o chama-do “imposto de fronteira”, bandeira de campanha nas últimas eleições. Dia 10 haverá uma mobilização do setor na Assembléia Legislativa. Ao governo o prazo limite é 31 próxi-mo. Uma negativa, dizem, poderá desencadear uma grande onda de protestos.

SAMU DOS BICHOS

Leitores do Bairro Salgado Filho relataram a dificul-dade para tentar salvar um cavalo que sofreu um acidente. O animal, todo machucado, teria sido víti-ma de maus-tratos apesar do estado de saúde. Os algozes seriam moradores da região e um dos donos do cavalo, que era até então utilizado para puxar carroça. Seria um caso adequado para o serviço de socorro proposto pela vereadora Deili Silva (PT), o SamuVet, já implan-tando em algumas cidades gaúchas, como Canoas.

REGISTROS

CAVALO DE LATA

Outro projeto interessante apresentado no ano passa-do na Câmara de Vereado-res é o Cavalo de Lata, que substitui os equinos usados para puxar carroça. O problema é que a proposta foi apresentada por dois autores, que passaram a disputar a iniciativa. Que tal se os parlamentares unificassem a proposição ao invés de ficarem dispu-tando quem é “o pai ou a mãe da criança”? Facilita-ria o encaminhamento. O Cavalo de Lata, aliás, tem custos e a Prefeitura teria que concordar.

Comentário nos bastidores, corredores e outros ambientes não oficiais, é que o governo do estado estaria desacelerando, no que for possível, a conclusão do Hospital de Regional. O objetivo é (re) abrir o debate sobre a gestão do hospital, apesar do contrato celebrado com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares no final do governo Tarso Genro. Exemplos de demora é o que não faltam. Basta observar o que vem ocorrendo com a duplicação da ERS-509, com a implantação da rede de esgotos em Camobi, o asfaltamento da estrada entre Santa Maria e São Martinho da Serra, a estrada turística de Vale Vêneto, entre outros. É que no caso da saúde ganhar tempo pode significar perdas irreparáveis, e isso tem pressa, sim.

A rua que virou depósito de lixo no Bairro Noal

Prefeitura possui email e telefone de contato para denúncia sobre descarte irregular de lixo em Santa Maria

O endereço é Rua Goi-ânia, Bairro Noal. Conforme um mo-

rador do local, apareceram três sofás e um fogão, entre outros “bens inservíveis”. No final de semana, alguém colocou fogo nos sofás, que ficaram completamente des-truídos. Ontem pela manhã

ainda havia os sinais da su-jeira, que indica um imenso depósito de lixo, com danos ao meio ambiente. A Secre-taria de Município de Meio Ambiente (SMA) informa que disponibiliza conta-tos para denúncia de mate-riais descartados de forma irregular. São eles o email

[email protected] ou o telefone 55 3921 7151. A secretaria, que fica no 4º andar do Centro Administrativo Municipal, rua Venâncio Aires, nº 2277, Centro, também recebe de-núncias presenciais por meio de formulário. O expediente da SMA é das 7h30 às 13h.

Reservas para camarotes esgotam em 20 minutos

[email protected]

Bastaram 20 minutos para que fossem esgotadas, na manhã de ontem, as reser-vas dos 15 camarotes proje-tados para a Avenida Liber-dade e que serão ocupados pelos foliões nas noites de 13, 14, e 15 de março, por conta do desfile das escolas de samba de Santa Maria. A Prefeitura iniciou o recebi-

mento das reservas às 8h, através do endereço eletrô-nico [email protected]. No entanto, isso não significa que as reservas feitas posteriormente não serão contempladas. Quem não confirmar o pagamento de R$ 2,4 mil até sexta-feira perderá o espaço para o ca-dastro de reserva.

ENTRELINHAS DA NOTÍCIA

“Faz parte do futebol perder jogadores importantes”LUCIANO CORREA / TÉCNICO DO RIOGRANDENSE

Ainda em obras, Hospital Regional tem sua abertura indefinida

CAMPANHA

DOAÇÃO

ONG “Casa Maria” (rua Erly de Almeida Lima, 447, Ca-mobi), de amparo a pessoas em tratamento oncológico, está promovendo uma me-ritória campanha de co-leta de sangue. Aplicativo Sangue Social e Hemocentro Regional estão conclamando a sociedade e disponibilizan-do informações através das redes sociais. A data é 28 de março.

IMPOSTOS

MOBILIZAÇÃO

Uma grande oportunidade de diversão, para aficcionados e de informação, para demais interessados, ocorrerá nesse final de semana. Trata-se da abertura oficial do Campeo-nato Gaúcho de Motocross, no Hotel Fazenda Pampas de Santa Maria, antiga Cida-de dos Meninos. O ingresso, para quem tem mais de 10 anos, custará 15 reais.

Carnaval de rua na Avenida Liberdade será nos dias 13, 14 e 15 de março

DEIVID DUTRA / A RAZÃO

CAROLINA REICHERT / A RAZÃO

ARQUIVO / A RAZÃO

Page 5: Jornal A Razão 03/03/2015

O Hospital e a pressãoque chegará à CâmaraA qualquer momento vai para a Câmara a proposta da Prefeitura, que modifica o Plano Diretor. O objetivo exclusivo, como se sabe, é adequar a legislação ao projeto da obra de ampliação do Hospital São Francisco, mantido pelo Centro Universitário Franciscano.A posição do Executivo, favorável à mudança (do contrário, a proposta não seria apresentada), já passou pelo teste legal da audiência pública. E agora é tudo com os vereadores. Assim é que a pressão contrária (que existe, mas não se sabe o tamanho) muda de Palacete. Sai da SUCV e vai para o da Vale Machado. O resultado? Se vale palpite, os edis também chancelarão a proposta, sob o argumento de que não se pode abrir mão de um hospital e, claro, dos empregos gerados. Assim é que, se houver imprevisto ou atraso, não virão dos poderes Executivo e Legislativo. Faltarão as licenças, inclusive a ambiental. E só ali a porca poderá torcer o rabo. Só ali.

CLAUDEMIR PEREIRA

Plenário da Câmara Municipal. Aqui também a proposta será aprovada

PARTIDOS

PETROBRÁS, TEMA PARA O PT/SM

Diretório do PT criou o Fórum de Formação Política. A primeira atividade pública será realizada sábado, dia 7, na Câmara. Para debater o tema “Petrobrás: o que está em jogo?”, virá Dary Beck Filho, Diretor do Sindipetro-RS e dirigente nacional da CUT. Na reunião, o objetivo é fazer, como disse fonte da coluna, “análise profunda da atual crise e seus efeitos”. É, a coisa “está pegando”.

ADIANTE

TEMAS “CHATOS”ESTARÃO NA PAUTA

Além do encontro de sábado, petistas locais definiram outros cinco temas para debater, em reuniões a cada duas semanas: Democra-tização da Mídia, Reforma Política, Mobilidade Urbana, Esquerda na América Latina e Desafios da Segurança Pública.

UFSM

DECISÃO (QUASE) JÁPARA UMA GREVE

É deliberação do congresso do sindicato nacional dos docentes, o Andes: seções de cada Universidade, inclusive na UFSM, têm até o final do mês para assuntar com a categoria. Objetivo: saber do ânimo para uma possível greve. Depois, a análise será feita com o País todo.Palpite claudemiriano: inexiste chance de sucesso, hoje, para uma greve em que a exigência de reajuste chega a 27%. O patrão não pagará. Atenção: isso não quer dizer que o movimento paredista deixe de acontecer.

PMDB

NOME DA CARTOLA?O PRAZO É ESCASSO

PMDB/SM já sabe: terá que inventar nome para con-correr a prefeito. O diabo é que, para um novo, ainda não filiado, prazo é escasso: exatos sete meses.

FO

TO

DIV

ULG

ÃO

/AIV

C

[email protected]

TERÇA-FEIRA. 3 DE MARÇO 20155POLÍTICA

Page 6: Jornal A Razão 03/03/2015

03 DE MARÇO DE 20156 GERAL

UFSM

TRANSPORTE EXPERIMENTAL

O transporte intracampus e intercampi da UFSM está fun-cionando, em caráter experi-mental, desde ontem, nas se-guintes condições: de segunda a sexta-feira, no campus de Santa Maria, com previsão de atendimento de hora em hora, funcionando das 8h30 até as 17h. Na primeira e última hora do dia, haverá um per-curso alternativo, que passa pelo Prédio 67 e pelo Hospital Veterinário Universitário.

27.247 retornaram às aulas na UFSM

Santa Maria voltou ao normal. Ontem, os es-tudantes, que fazem

parte do cenário do muni-cípio, já eram vistos pelas ruas, ônibus e em trotes pela cidade. O retorno das aulas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) traz consigo, conforme números da Pró-Reitoria de Gradu-ação (PROGRAD), 27.247 estudantes, sendo 4 mil “bi-xos”. Para atendê-los, re-tornam 1.848 professores e 2.795 técnicos administra-tivos.

“Os acadêmicos foram recepcionados pelos cur-sos por meio dos Centros de Ensino, onde é prestada

toda uma orientação sobre o funcionamento da institui-ção”, conta a pró-reitora de graduação, Martha Adaime. Em relação aos trotes, Mar-tha diz que conta com a co-laboração dos alunos. “Sem-pre procuramos contar com o bom senso dos veteranos, não tivemos nenhum pro-blema até o momento. Espe-ramos trotes solidários”.

A caloura Marcella Xarão, 18 anos, diz como foi re-cepcionada pelos veteranos no primeiro dia de aula. “O trote na UFSM foi apenas de apresentação dos calouros com os veteranos. Houve pinturas de esmalte, tinta e batom nos bixos. Já o trote sujo, previsto para ser reali-zado em um churrasco, vai acontecer em uma chácara com algumas brincadeiras”.

Sobre a nova etapa na vida estudantil, Marcella conta que o primeiro dia foi uma mistura de ansieda-de e curiosidade. “Me sinto renovada. É uma nova fase que está começando, acre-dito que a mais importante, pois sem dúvida irá me abrir

muitas oportunidades”.“É uma alegria estarmos re-

cebendo todos os estudantes, servidores e docentes, particu-larmente os calouros, nesta re-tomada do primeiro semestre

DESTE TOTAL, CERCA DE 4 MIL ACADÊMICOS QUE VOLTARAM À UNIVERSIDADE SÃO CALOUROS

Trotes foram realizados na Universidade Federal e no centro da cidade

RAUL PUJOL

de 2015. Apesar das dificuldades que se desenham no horizonte, estamos trabalhando para que tenhamos um ano de crescimen-to e avanço na UFSM”, ressalta o reitor Paulo Afonso Burmann.

DEIVID DUTRA A RAZÃO

CAMPUS

AULAS SUSPENSASEM FREDERICO

A Direção do Centro, em conjunto com os Chefes de Departamentos e Coorde-nadores dos Cursos do Cam-pus da UFSM em Frederico Westphalen, optaram em suspender as aulas por tempo indeterminado, em função da greve dos caminhoneiros.

Page 7: Jornal A Razão 03/03/2015

Pichação espera projetoLANÇAMENTO DE CAMPANHA QUE COINCIDIRIA COM DIA DO ACOLHIMENTO FOI ADIADO APÓS REUNIÃO DO GGI-M

A campanha informa-tiva sobre o vandal-ismo, com foco, pri-

meiramente, na pichação, estava prevista para entrar em prática entre o final de fevereiro e início de março. Entretanto, devido ao Dia do Acolhimento, que acontece em 21 deste mês, o movimen-to anti-pichação denominado “Santa Maria do Bem” deve ser lançado após esta data. Além disso, ainda é preci-so aprovar um projeto de lei, apresentado para qualificar o ato de pichação e vandalismo como infração gravíssima.

A mudança de data foi de-cidida na manhã de ontem

pelo colegiado do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), que preferiu adi-ar o lançamento para que um projeto não interfira no outro. Ademais, para que dê tempo da legislação ser aprovada. De acordo com o secretário ad-junto da Secretaria Especial de Comunicação e Programação Institucional, Luiz Otávio Prates, as peças audiovisuais estão sendo finalizadas e, a partir de quinta-feira, todo o material de divulgação será entregue para a Associação dos Veículos de Comunicação de Santa Maria, para posterior di-vulgação na mídia.

Uma das propostas que visa o movimento é a inserção de ações nas escolas particulares e publicas - municipais e es-taduais - da cidade. A ver-eadora Sandra Rebelato (PP) salienta que reuniu-se com a secretária de Município da Educação, Silvana Guerino, com a titular da 8ª Coorde-nadoria Regional de Edu-cação (CRE), Iara Druzian, e com a representante das

03 DE MARÇO DF 2015 7GERAL

ALESSANDRA NOAL

Decisão foi tomada em reunião do colegiado do GGI-M, realizada ontem

DEIVID DUTRA / A RAZÃO

PISTA MULTIUSO

A primeira etapa da construção da ciclovia no campus central da UFSM está em fase de conclusão. Os 2,5 mil metros de extensão são destinados para ciclistas, pedestres e demais transeuntes não-motor-izados, ou seja, a pista é multiuso. Ainda faltam algumas intersecções com ruas dentro do campus e a sinalização vertical e horizontal da via. Numa segunda etapa, a ideia é construir refúgios dentro do traje-to para que as pessoas possam con-versar sem atrapalhar o fluxo, com um mobiliário específico. Além disso, consta nessa etapa a ampli-ação do trajeto e a implantação de bicicletários. Segundo o pró-reitor de Infraestrutura, Eduardo Rizatti, as formas de utilização da ciclovia estão sendo discutidas, em função da locação e devolução.

PRIMEIRA FASEEM CONCLUSÃO

MULHERES

O Secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, César Facci-oli, dará posse nesta terça-feira (3) à diretora do Departamento de Política para as Mulheres da SJDH, Salma Farias Valencio. A solenidade ocorre no auditório do Centro Administrativo Fer-nando Ferrari, no andar térreo, às 09h3. Salma Farias Valencio foi indicada pelo Colegiado Plu-ripartidário das Mulheres por Um Rio Grande Melhor pela sua atuação na defesa e promoção de ações em favor das mulheres.

ESTADO EMPOSSANOVA DIRETORA

escolas particulares de Santa Maria, Landa Ramos Salbego.

“A ideia é criar nas esco-las um ambiente para de-bater questões de pichação, cidadania, violência, dro-gas, alcoolismo, gravidez na adolescência, diferença de gêneros, valorização do pat-

rimônio público, entre outras”, explica Sandra. A vereadora acrescen-ta que elas já estão com um pré-projeto em an-damento. Uma nova reunião do GGI-M está agendada para o dia seis de abril, às 10h.

Feira do Peixe Vivo com apoio confirmadoA Associação de Piscicultores de Santa Maria (APISM) recebeu, ontem, a confirmação do apoio da Prefeitura de Santa Maria para a realização de mais uma edição da Feira do Peixe Vivo, que em 2015, acontece durante a Semana Santa, de 30 de mar-

ço a 3 de abril, na Gare da Via-ção Férrea. A garantia foi dada pelo secretário de Município de Desenvolvimento Rural (SDR), Rodrigo Menna Barreto, durante reunião com representantes da entidade. Para a edição desse ano estão previstos 20 pontos de co-

mercialização distribuídos pela cidade. Segundo o secretário, de-mandas relacionadas à realização do evento, que em 2014 comer-cializou 90 toneladas de pescados e gerou mais de R$ 1 milhão em receita, já foram encaminha-das. Na reunião de ontem, que

aconteceu na sede da SDR, também foram discutidas questões relativas à saúde pública, higiene, manipu-lação de pescado, bem-estar animal, produtos que serão comercializados e consu-midos na feira.

Page 8: Jornal A Razão 03/03/2015

SAÚDE

HGUSM VAI PREPARARMILITARES PARA O HAITI

Imunização irá até o início de abril

O Hospital de Guarnição de Santa Maria (HGuSM) realizará entre o dia 13 de março e 1º de abril a preparação técnica de 11 militares de saúde que irão integrar o 22º Contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz no Haiti. Esta preparação técnica visa capacitar o militares à cumprir as mais diferentes missões de saúde, tanto na área de emergência quanto clínica. A atividade será dividida em duas fases.

PARCERIA

Representantes da Federação das Apaes do Brasil, entidade de voluntários que trabalha com portadores de deficiência no país, reuniram-se ontem com o governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini, para dar con-tinuidade às parcerias existentes entre a instituição e o Estado. Foram debatidas as ações con-juntas nas áreas da educação, saúde e assistência social, mas, especialmente, as relacionadas com a Nota Fiscal Gaúcha, cuja Associação Pais Amigos dos Ex-cepcionais do RS (Apae/RS) é uma das beneficiadas.

GOVERNO REFORÇAAPOIO PARA APAES

CORREIOS

A Prefeitura Municipal está cadastrando os moradores das comunidades do interior interes-sados em receberem suas corre-spondências através do programa Caixa Postal Comunitári a. Este serviço será implantado gratuita-mente pelos Correios, junto às subprefeituras do município. O prazo para solicitação vai até o dia 15 de março. Posteriormente, os cadastros serão enviados para os Correios. Mais informações na Secretaria de Desenvolvimento Rural, pelo telefone (55) 3221-8585, ou nas nove subprefeituras de Santa Maria.

PREFEITURA CADASTRAMORADORES DO INTERIOR

TERÇA-FEIRA, 03 DE MARÇO DE 20158 GERAL

Tem jornal “novo” na rua

O aposentado Soel Cassol (à direita) surpreendeu-se com o visual do jornal que ele assina há vários anos

Aqueles que estavam de-savisados tiveram uma grata surpresa ao pegar

em mãos a edição de segunda-feira de A Razão. Aos 80 anos, o jornal começou a semana de cara nova: um projeto gráfico moderno e mais leve, impressão totalmente colorida e um time especial de colunistas, com tex-tos diários e semanais. Tantas novidades encheram os olhos do público local, que aprovou e elogiou a nova etapa do veícu-lo impresso mais tradicional de Santa Maria.

“Eu sou assinante do jor-nal há bastante tempo, mas acabei saindo de casa antes de pegá-lo. Quando vi, eu fi-quei bem impressionado. Está muito bonito mesmo. Chama a atenção de quem vê, logo de cara. As cores, as fotos, os textos, está tudo mais atrati-vo. Eu gostei bastante”, anali-sou o aposentado Soel Cassol, 57 anos.

A criação e a implemen-tação do novo projeto grá-fico do jornal foi conduzida pelo jornalista Alexandre De Grandi, que assumiu a dire-ção de A Razão em setembro de 2014, em parceria com o publicitário Armando Ribas.

Hoje, seguindo a linha do jornal, entrará no ar também a nova versão do site (www.arazao.com.br), também re-modelado e investindo, cada vez mais, na interatividade com o leitor e o internauta. Leia mais abaixo.

COM PROJETO GRÁFICO REMODELADO E EM CORES, JORNAL A RAZÃO COMEÇOU A CIRCULAR ONTEM

Um site moderno a serviço do leitorA Razão lança novo portal

de notícias elaborado com o que há de mais novo em tec-nologia digital.

O jornal A Razão dá hoje mais um grande passo no jornalismo santa-mariense. Já está na rede o novo site do jornal, que vai conectar ainda mais o leitor às notí-cias de Santa Maria e região. Criado com base em portais

que são destaques mundiais como o The New Yourk Ti-mes, Facebook e Mashab-le, o leitor acessa agora um site moderno e criado espe-cialmente para que o leitor tenha mais facilidade para aproveitar o conteúdo pro-duzido pelo jornal.

Segundo o designer Harry Schroeter, o site é inovador e diferenciado. “A Razão

está dando um passo muito grande em relação a tecno-logia, em posicionamento web. Saiu da água para o vi-nho, totalmente. É um site inovador com tendências trazidas de fora” comenta. Schroeter acrescenta que o processo foi totalmente ba-seado no que o público alvo do jornal necessita, desde a estrutura até o layout.

Marcos Zschornack, CEO da empresa que desenvolveu o novo site salienta a liber-dade dada pela direção da empresa para a criação do site. “Pudemos aplicar uma nova tendência em um jor-nal que era tido como con-servador. Os leitores terão uma experiência bem dife-rente ao navegar no site do A Razão”, explica.

CONFIRA A OPINIÃO DE QUEM VIU, LEU E APROVOU

“Visualmente, pare-ce um novo jornal, mas com o conteú-do e a credibilidade de sempre”

“A Razão deu um salto no tempo. O jornal está mais bonito e dinâmico”

“O crescimento do jornal é importante para cidade. Esta nova etapa Razão representa isso”

“O jornal mudou e, o que é mais impor-tante, com talento e vigor”

“Uma empresa que se moderniza, se atualiza, está garan-tindo o seu futuro, como A Razão”

“Ganhamos todos nós, que apre-cíamos o jornal. Parabéns a todos”

“Esta moderniza-ção serve para que se conquiste a excelência na informação”

“Valorizo essa pos-tura de se desafiar e acompanhar as mudanças que ocorrem”

“O projeto gráfico do jornal A Razão dialoga com um público cada vez mais exigente”

“O novo projeto apresenta um visual mais despojado, um aspecto mais moderno”

CEZAR SCHIRMERPREFEITO

SERGIO BLATTESDESEMBARGADOR

SERGIO CECHINPRES. CÂM. VER.

MÁXIMO TREVISANPRES. FÓRUM ENT. CULT.

LUIZ F. PACHECOPRES. CACISM

EVANDRO ZAMBERLANCOOD. FÓRUM ENT. EMPR.

JORGE POZZOBOM DEPUTADO EST.

VALDECI OLIVEIRA DEPUTADO EST.

PAULO PIMENTA DEPUTADO FED.

IURI MARQUES PROF. JORN. UNIFRA

DIVULGAÇÃO / A RAZÃO

DEIVID DUTRA / A RAZÃO

RAMIRO GUIMARÃES

Page 9: Jornal A Razão 03/03/2015

SEGUNDO TERÇA-FEIRA, 03 DE MARÇO DE 2015

GRINGS

Gaúchos do Mar de Marte com novo clipe na internet

MUNDO

Nova Iorque, o destino das férias de mãe e filha

Página 8 Página 2

Brasileiro Mauro Refosco morou em Santa Maria e hoje é um dos melhores percus-sionistas do mundo.

Página 3

REPRODUÇÃO A RAZÃO

ARQUIVO PESSOAL A RAZÃODIVULGAÇÃO A RAZÃO

UMA PITADA santa-mariense nos Chili Peppers

Page 10: Jornal A Razão 03/03/2015

SANTA-MARIENSE PELO MUNDO

2 TERÇA-FEIRA, 03 DE MARÇO DE 2015SEGUNDO

O livro e o computador

INBOX

EMAET com inscrições abertas até sexta

Boa oportunidade para quem deseja aprender ou se aperfeiçoar em alguma área artística. Desde ontem, a Escola Municipal de Ar-tes Eduardo Trevisan (Emaet) está com inscrições abertas para cinco cursos. Os interessados têm até a próxima sexta-feira para garantir uma vaga nas turmas de Iniciação às Artes Visuais, Iniciação às Artes Cênicas, Iniciação Musical (coral, violão e percussão), História das Artes Visuais e Escultura.

Todos os cursos são gratuitos, e serão formadas turmas nos três tur-nos, nas categorias infantil, juvenil e adulto. As inscrições são feitas diretamente na Emaet, sediada na Casa de Cultura (antigo Fórum), na Praça Saldanha Marinho, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Os do-cumentos necessários para a matrí-cula são uma foto 3x4, cópia do RG ou Certidão de Nascimento, cópia de comprovante de residência e atestado de frequência escolar.

Na quarta-feira, 11, às 20h, no The-atro Treze de Maio, haverá a apre-sentação de Lançamento do CD Bailongo. A afinidade do violão sete cordas de Yamandu Costa e o baixo de Guto Wirtti poderão ser vistos no show que também fará uma home-nagem aos bailes do Sul do Brasil.

SHOW

Já estão disponíveis, em www.the-atro13maio.com.br, o regulamento e a ficha de inscrição da 9ª edição do Pro-jeto Treze: O Palco da Cultura. A ini-ciativa possibilita que artistas, grupos e companhias candidatem 24 projetos de espetáculos para se apresentar de graça na casa e com direito a bilhete-ria. As inscrições começam neste mês.

PROJETO

A psicóloga Conceição Riccordi e sua filha Maria Eduarda resolveram passar o carnaval com um clima diferente em 2015. O destino das férias das duas foi Nova Yorque. Nem o rigoroso inverno norte-americano, dificultou o passeio pelos pontos turísticos da Big Apple. “Visitamos a famosa Times Square com todo seu glamour e show de luzes, a -11ºC, para nunca mais esquecer”, conta Conceição.

IMAGENS DA HISTÓRIA

Escola de artes oferece cinco cursos gratuitos à comunidade

PEDRO BRUM SANTOS ESCRITOR

[email protected]

DE

IVID

DU

TR

A A R

AZÃ

O

A SENSAÇÃO É DE QUE, SEM DEMORA, TODOS OS ACERVOS ESTARÃO ON-LINE.

Castro Alves, no século XIX, numa expressão típica de nosso fastio de letramento, conclamava, em ver-

sos inflamados, bem ao seu estilo: “ben-dito o que semeia livros, livros à mão cheia, e manda o povo pensar!”

Cem anos depois, no correr dos anos 70 do século passado, Quino, o cartunis-ta argentino, destinava, ao mesmo tema, um olhar de revés. A situação é vivida por Mafalda, a garotinha criada pelo gê-nio de Quino, a quem o amigo Manolito indaga: “Que vais dar à tua mãe no dia das mães?” “Um livro”, responde-lhe a menininha. “Ora”, replica o outro rin-do, “deixa de lorotas. Pensas que eu não sei que ela já tem um?”

A situação de ter ou dar livros, nos dias que correm, modificou-se drasti-camente com a presença onipotente do computador. É cada vez maior o núme-ro de obras encontradas na internet. A sensação é de que, sem demora, todos os acervos estarão on-line.

Outra dia, no site de uma universi-dade – acho que paulista – topei com endereços eletrônicos onde interessados podem buscar versão completa de obras

indicadas para o concurso. Já se disse que o computador multiplica e demo-cratiza os acessos em proporções jamais vistas. No caso do livro, a pergunta já é até quando o modelo editorial, baseado no papel, nascido nos alvores no mundo moderno, vai resistir.

As posições sobre o tema são varia-das. Há os que falam que a exposição prolongada ao monitor pode ser pre-judicial aos olhos. Mas há, do mesmo modo, quem ache necessário trabalhar o incentivo à leitura através do compu-tador no ambiente escolar, argumen-tando sobre as vantagens de se explorar devidamente os ricos cruzamentos de informações que a máquina oferece.

Sou dos que acreditam no apelo do livro como um objeto de desejo – e acho que o formato em papel tem vida longa, mesmo reconhecendo que o computador realiza, a seu modo, o sonho da obra que contém todas as obras. Vamos convir que, caso se tra-tasse d essa engenhoca eletrônica, a ponderação de Manolito à Mafalda teria o literal sentido da realidade. E perderia a graça.

Em 1940, as comemorações locais do 3.º aniversário do Esta-do Novo e 51.º da República in-cluíram o concurso “A Mais Bela da Cidade”, com representantes de várias regiões de Santa Maria. As finalistas do certame apare-cem nessa fotografia: a partir da esquerda, Ercília Silveira, Nena Benincá e Ambrosina Pinto. O concurso culminou com um Bai-le de Gala oferecido pelo Cl ube Comercial, às 23 h de 15/11/1940.

Reunidas na residência de Clarimundo Flores, diretor de “A Razão”, jornal que divulgou esse concurso, as três finalistas dirigi-ram-se, sob o aplauso do público, ao Clube Comercial, instalado, à época, no último andar do pré-dio da SUCV, defronte à Praça Saldanha Marinho. Recebeu o título, Nena Benincá (a do centro da imagem). Coube a proclama-ção do resultado ao bacharel José Marques da Rocha, que discursou em nome da Comissão Organiza-

LUIZ GONZAGA BINATO DE ALMEIDA

[email protected]

Concurso “A Mais Bela da Cidade” – 15/11/1940Imagem: enviada meio eletrônico, de fotografia, 15/11/1940, Foto Aurora, Santa Maria, sépia, 23 x 18 cm, acervo Casa de Memória Edmundo Cardoso.

dora. A faixa da vencedora foi colocada pela esposa do Prof. Angelo Guido, da Es-cola de Artes da Universi-dade de Porto Alegre.

Às 24 h, a Diretoria do Clube Comer-cial ofereceu, “às mais belas”, um “bowle” (tradicional bebida de fes-tas, constituída basicamente por champanha e frutas). Falaram, então, o prefei-to Antonio Xavier da Rocha e o Prof. Angelo Guido. A Comissão Organizadora era constituída por Clarimundo Flores, Lucídio Gon-tan, Amélia Silva, Nair Bollick, Dr. José Marques da Rocha, José

J. Flores e Prof. Angelo Guido. Integravam a Comissão do Baile: Ismael Valandro, Adolfo Bastide e Eng. Luiz Bollick.

Referência: CARDOSO. E. (org.). Um momento da vida do município de Santa Maria. Porto Alegre: Glo-bo, 1941. p. 9, 10, 74-83.

Fez alguma viagem e quer compar-tilhar conosco? Envie sua foto para social@arazão.com.br e nos conteu um pouco de como foi.

Page 11: Jornal A Razão 03/03/2015

TERÇA-FEIRA 03 DE MARÇO DE 2015 3SEGUNDO

PERCUSSIONISTA DO RED HOT CHILI PEPPERS

MOROU EM SANTA MARIA E ESTUDOU POR UM

ANO NO CURSO DE MÚSICA DA UFSM

Santa Maria tem um universo incontável de talentos e uma

história forte no cenário musical gaúcho. Tanto que a cidade faz parte da história de Mauro Refosco, percus-sionista da banda americana Red Hot Chili Pappers. Ele morou aqui durante os anos 1980, quando a cidade começava a fervilhar música e bandas autorais. Além de tocar com o RHCP, Mauro tem uma banda chamada Atoms for Peace junta-mente com o vocalista do Radiohead Thom Yorke. O ano era 1986 e o Brasil vivia o final da ditadura militar e a inflação beirava os 70%.

Refosco, então com 20 anos, veio para Santa Maria passar um tempo estudando música antes de ingressar na Unesp, em São Paulo. A escolha pela cidade foi pelo fato de os dois irmãos mais velhos terem estudado e morado aqui.

A passagem por Santa Maria serviu para Mauro amadurecer uma aptidão importante para quem tra-balha com mús ica: admi-nistrar as finanças. “Era um perrengue danado. Lembro que eu comia muita banana com pão, pois era uma coisa barata e dava pra rechear legal o estomago. Eu morava junto com meu irmão e um roomate (colega de quarto) tinha um liquidificador, então a gente fazia muita batida de banana”, conta.

RODRIGO RICORDI

A PAIXÃO pelo ritmoAs aulas de música na Uni-

versidade era guiadas pela professora Rose Berterlli Braustein e a quantidade de instrumentos disponíveis fez com que Mauro se sentisse bem à vontade com as batu-cadas. “Tinha marimba, vi-brafone, tímpanos, baterias, xilofone e mais uma monte de coisas... dava pra passar horas na sala de percussão fazendo um som e tentando destrinchar os mistérios da percussão”, lembra. Mauro ainda ressalta a importância de Rose para a música da ci-dade. “Sem ela, com certe-za, Santa Maria não teria a mesma força que tem hoje no mundo das escolas de per-cussão do Brasil”, reflete.

Na faculdade, encontrou como referência o bateris-ta Marcelo Schimit, que na época já era bem sucedido to-cando em conjuntos de músi-ca gaúcha. Além de se aven-turar tocando com o amigo

em alguns bailes, Refosco lembra que com o grupo de percussão da UFSM tocou em várias cidades do RS.

Mauro afirma que Santa Maria foi fundamental para a formação do músico que é hoje, “Sendo cidade univer-sitaria, rolava muita festa no DCE. Amigos pra trocar ide-ias. Cinema com bons filmes e alguns artistas de Porto Alegre que iam fazer som. Me lembro do Nei Lisboa, Bebeto Alves, Totonho Villeroy, com o qual eu gravei o mais recen-te trabalho”, lembra.

No final de 1986, Mauro se mudou para São Paulo, onde morou antes de ir para Nova York, em 1992. Lá, fundou a ban-da Forró in the Dark (foto ao lado), em 2002, que misturava elemen-tos de rock com forró, e gravou dois discos. O sucesso do trabalho lhe rendeu uma mensagem

especial em 2010: “Recebi um text do Flea perguntando se eu estaria interessado em gravar no disco novo, depois de refletir longamente por… meio segundo, respondi que sim!”, contou ao site RHCP Brasil. Em 2009, Refosco se juntou a Tohm Yorke, vo-calista do Radiohead e a Flea, baixista do RHCP para formar a banda Atoms for Peace. Além do trabalho com as bandas nos Estados Uni-dos, ele toca com grandes músicos brasileiros, como Caetano Veloso e Jota Quest.

Mauro Refosco morou nasceu em Joaçaba (SC), estudou na UFSM e hoje é referencial mundial em percussão

O músico faz parte da banda Atoms for Peace que reúne grandes nomes da música como Tohm Yorke (Radiohead) e Flea (RHCP)

RE

PR

OD

ÃO

A

RA

ZÃO

REPRODUÇÃO A RAZÃO

A (RE)PERCUSSÃOde um talento

Page 12: Jornal A Razão 03/03/2015

4 SOCIAL 5SOCIALGRAZI LOPES COLUNISTA

TERÇA-FEIRA, 03 DE MARÇO DE 2015TERÇA-FEIRA, 03 DE MARÇO DE 2015

Vai e vem do litoral (1)

Vai e vem do litoral (2)

Tim! Tim!Bixo da UPF

No contrafluxo das férias, Cris Albrecht e Paulo Bonilla aproveitaram para pausar suas agendas profissionais depois do carnaval. O casal esteve em Garopaba, no litoral catari-nense, na semana passada, mas já retornou a cidade e aos seus afazeres.

Quem também abandonou o mar para voltar ao trabalho foi Priscila Saucedo Robinson e o marido, Tiago Robinson. Eles estiveram na Bahia com o filhote, Gael, curtindo dias de sombra e água fresca em Arraial D’Ajuda.

Miguel Nunes Correa, Helena Vizzano, Mada-lena Gonçalves, Mau-ro Cervi, Regis Paulo Reginatto, Débora Soccal e Shandra Guichard sopram mais uma velinha nesta terça-feira, come-morando os seus aniver-sários. Parabéns!

Nara Severo Ferraz e Arnoldo Santos estão felizes da vida com boa adaptação da filha Isadora Ferraz dos Santos em Passo Fundo. A guria se mudou para lá no comecinho do ano, para iniciar a tão sonhada faculdade de medicina junto a UPF.

A BOA MÚSICA DOS BAMBAS “Esqueça o destino: estar em mo-vimento, e pular sobre os obstá-culos ou afastá-los com um chute, é isso que dá sabor à vida”

Zygmunt Bauman

4 Enira Trindade e Oristela Alves

6

5 Luiz Carlos Druzian e Waldemar Carvalho

O Festival de Músicas Carnavalescas – fi-nanciado pela Lei de

Incentivo a Cultura - reviveu seus antigos tempos trazendo Iara Druzian de volta a coor-denação geral do evento.

Sucesso de público, a 31° edição lotou a Praça Saldanha Marinho na noite de quinta-feira, e ganhou destaque pela qualidade das 16 composições apresentadas por interpretes e instrumentistas cheios de garra e emoção.

Divididas em três catego-rias – samba, samba de qua-dra e samba enredo de escola de samba e samba de bloco temático – as canções foram premiadas com 1° e 2° lugar e receberam, além do belo troféu oferecido por A Razão, uma premiação em dinheiro. Muita gente bacana esteve na Praça para ouvir e aplaudir os concorrentes. Algumas delas estampam a coluna de hoje, através das fotos de Carol Reichert.

2 Daniela Silveira e Jéssica Rosa 3 Dani Zacarias Silva e Laura Soares

1

2

Sérgio Cechin e Marília Chartune1

3 4 5

6 Gilmar Goulart, Aristilda Recchia e Gabriel

VERÃO GELADO

Marília Goebel foi até o “fim do mundo” neste verão. As férias na Argen-tina tiveram dias quentes de glamour em Buenos Aires, e de frio intenso na Patagônia. O passeio pelas águas geladas do Lago Ar-gentino para conhecer os glaciares mais famosos da América do Sul foi com-partilhado com os amigos através de belas imagens.

Page 13: Jornal A Razão 03/03/2015

O gosto pelo vinho re-monta propriamente a existência humana. Em

sociedade, sempre esteve pre-sente na gastronomia, em ativi-dades sociais e religiosas, como medicamento ou simplesmente um aperitivo, ou um “drink” para o final do dia. A atividade vinícola sempre esteve presente em nosso país, em um primeiro momento os importados, prin-cipalmente de países europeus, como Portugal, Espanha França, Grécia e Itália e, posteriormente, do Chile e da Argentina.

Através de uma pesquisa, ainda que em uma fase inicial, consegui perfilar o consumo do vinho na região de Santa Maria, desde o início do século XX, onde curiosamente me ative em um primeiro momento, ao me debruçar sobre os jornais locais como O Estado, Diário do Inte-rior e Gaspar Viana, dentre ou-tros exemplares da época, e con-seguir destacar alguns itens que em breve será peça integrante de meu Trabalho de Conclusão de Graduação no Curso de His-tória na UFSM.

Em 1902, Santa Maria impor-tou cerca de 41000 pipas, sendo de origem francesa, espanhola e portuguesa, sendo que a pro-dução do vinho local começou a ser apreciado no final da década, quando o incentivo à plantação de videiras e a distribuição nos bares, restaurantes, pousadas e hotéis eram de fácil acessibilida-de e os preços baixos facilitavam esta relação comercial. Já na dé-cada de 1920, contabilizavam 189 cantinas cadastradas pela Inten-dência (Prefeitura) Municipal de Santa Maria e a produção em gar-rafas já chegava quase a 600000, em 1928. Devido a este cresci-mento a Prefeitura implantou um

importante e significativo tributo à fazenda municipal que foi o im-posto sobre a fabricação do vinho, que arrecadava uma quantia con-siderável, tendo em vista constar em separado na prestação de con-tas anual do Município.

Com esta ascensão ao consu-mo de vinho produzido local-mente, foi criada a União dos Fabricantes de Bebidas, que di-rigia e regulava a atividade bem como defendia os interesses dos produtores. Com o incentivo e a produção em larga escala dos vi-nhos da Serra Gaúcha, já no iní-cio da década de 1930, iniciando a produção industrial vinícola com melhores equipamentos, videiras selecionadas e aprimora-mento em qualidade, já buscando concorrer com a importação de vinhos internacionais. A oferta destes vinhos desviou o interesse dos consumidores em relação ao vinho colonial de inferior quali-dade, causando fechamento de várias cantinas e diminuição se-vera da arrecadação municipal neste específico item.

Na época, se houvesse in-vestimento adequado, prepa-ro intelectual e assistência aos produtores de uva, fabrico em envasamento de forma adequa-da aos padrões comerciais, este declínio ao produto local seria freado. Também ouso citar que a produção vinícola santa-marien-se também foi um alicerce im-portante para o crescimento da cidade e sucumbiu ao progresso. Atualmente o vinho colonial está presente nas festas dos dis-tritos, nas pequenas proprieda-des e em bares. Não desapareceu, apenas permaneceu observando a marcha do tempo, mas seu gla-mour não tente a ser esquecido, pelo menos é o que pretendo em minhas observações a respeito.

NOVELAS RESUMO

MALHAÇÃO

Lobão se recusa a entregar Ka-rina e incentiva a menina a dis-putar o campeonato Warriors. Delma pede que Nando conver-se com Pedro. Gael interrompe a luta entre Karina e Diego, e a menina deixa a academia acom-panhada de Lobão. Bianca avisa a Edgard que não tem condições de atuar. Nando convence Pedro a tentar reconquistar Karina.

A grande final do tradicional concurso Rainha dos Balne-ários 2015 ocorre neste do-mingo, a partir das 15h, no Balneário Ouro Verde. O certame será disputado nas categorias mirim, infantil, juvenil e adulta. As inscri-ções encerram nesta quarta-feira, 4 de março.

BOOGIE OOGIE

Fernando se esconde e Homero foge em seu carro. Pedro inti-mida Sandra. O atropelador faz mais uma vítima. Célia conta para Beatriz que será sócia da Star Trip. Vitória tem uma ideia para unir Elísio e Beatriz. Mada-lena avisa a Beto que Fernando voltará para a Vip Turismo. Ta-deu e Ana temem o resultado do julgamento de Susana. Elísio e Beatriz ficam presos no elevador.

IMPÉRIO

Maurílio acusa Marcão de ser seu cúmplice. José Alfredo orienta Ma-ria Marta a dar continuidade a seu plano. Danielle tenta abrir o cofre de Maurílio. Pereira avisa ao dele-gado Tadeu que Marcão é cúmplice de Maurílio. Maria Marta procura Bruna. Marcão é preso. Bruna aju-da José Alfredo a abrir o cofre de Maurílio. Téo pensa em publicar a entrevista de Érika sobre Salvador.

CHIQUITITAS

Vivi diz que cansou das chantagens que Thiago está fazendo com ela em relação ao segredo que ele sabe. Chico instrui Thiago a mão contar nada para ninguém. Thiago promete guardar segredo e não chantagear mais Vivi. As crianças ficam sabendo que Carol foi acusada injustamente de roubo.

ALTO-ASTRAL

Celso mente e afirma que Úrsula pode falecer a qualquer momen-to, deixando Maria Inês arrasada. Pepito é desclassificado do con-curso da Celebrar por causa da denúncia de Samantha. Úrsula pede a Maria Inês que espere ela morrer para ficar com Marcelo.

TELEVISÃO PROGRAMAÇÃO A programação da televisão é fornecida pelas emissoras. Sujeita a alteração.

Os resumos dos capítulos são fornecidos pelas emissoras. Sujeitos a alteração.

RECORD

06:00 – Balanço Geral08:30 – Fala-Brasil10:00 – Hoje em Dia12:00 – Balanço Geral 14:30 – Programa da Tarde17:20 – Cidade-Alerta20:40 – JR22:30 – Milagres de Jesus 23:30 – CSI01:15 – Iurd

TV PAMPA

07:00 - Iurd08:30 - TV Kids09:30 - Voce na Tv12:00 – te peguei12:10 - Pampa Meio Dia 12:40 – Pampa meio-dia regional13:00 - Iurd14:00 – Te peguei15:00 - A Tarde é Sua17:00 - Te peguei18:25 – Pampa Debates19:00 - Jornal da pampa19:45 - TV Fama20:25 – Momento da sorte20:30 – TV fama21:10 - Bastidores The Bachelor21:20 - Programa Religioso 22:20 - Rede Tv News23:05 – Luciana By Night

RBS TV

CINEMA PROGRAMAÇÃO A programação da cinema é fornecida pela empresa exibidora. Sujeita a alteração.

ROYAL PLAZA SHOPPING

05:00 – Hora Um06:00 – Bom Dia Rio Grande07:30 – Bom Dia Brasil09:00 – Mais Você10:20 – Bem Estar10:55 – Encontro

Royal 1Bob esponjaClass. livre – Dublado14:00/15:50/17:40/19:30

Um santo vizinhoClassificação 12 anosLegendado 21:20

Royal 2Cinquenta tons de cinzaClassificação 16 anosLegendado13:30/16:00/18:30/21:00

Royal 3Cinquenta tons de cinzaClassificação 16 anos – Dublado19:00/21:30

Tinker Bell e o monstro da terra do nuncaClass. livre – Dublado14:00/15:40/17:20

Royal 4Corações de ferroClassificação 16 anosLegendado14:00, 16:30/19:00/21:30

6 SEGUNDO TERÇA-FEIRA, 03 DE MARÇO DE 2015

Isis Valverde

INBOX

A RAZÃO E A HISTÓRIA

Atividade Vinícola em Santa Maria

Rainha dos Balneários é domingo

00:10 - Studio Pampa02:30 – Videos mais bombados

12:00 – Jornal Do Almoço12:50 – Globo Esporte13:20 – Jornal Hoje14:00 – Vídeo Show14:50 – Sessão Da Tarde – Tá Todo Mundo Louco16:30 – Vale A Pena Ver De Novo – O Rei Do Gado17:50 – Malhação18:30 – Boogie Oogie19:10 – Rbs Notícias19:30 – Alto Astral20:30 – Jornal Nacional21:10 – Império22:25 – Big Brother23:25 – Profissão: Repórter00:05 – Jornal Da Globo00:40 – The Killing – Além De Um Crime02:05 – Corujão I – Um Jantar Para Idiotas04:05 – Mentes Crimi-nosas

FABIANO CEREZER**

* Artigo desenvolvido na disciplina de Prática do Historiador em Arquivologia da UFSM, ministrada pela Professora Dra. Glaucia Vieira Ramos Konrad, no segundo semestre de 2014.** Acadêmico do Curso de História – Licenciatura Plena e Bacharelado da UFSM.

AR

QU

IVO

A

RA

ZÃO

Page 14: Jornal A Razão 03/03/2015

7SEGUNDOTERÇA-FEIRA, 03 DE MARÇO DE 2015

PALAVRAS CRUZADAS

Preencha os espaços vazios com algarismos de 1 a 9. Os algarismos não podem se repetir nas linhas horizontais, nem nos quadrados menores (3x3).’

SUDOKU

ÁRIES

Não seja imprevidente. Poderá estragar suas possibilidades de ser bem sucedido neste dia.

TOURO

Bom às investigações e as novas descobertas. Notícias negativas. Pre-núncios de lucros.

GÊMEOS

Excelente período aos novos empreendimentos e bons lucros na compra e venda de bens.

CÂNCER

Influência astral muito benéfica e renovação pro-fissional e para solucionar seus problemas financeiros.

LEÃO

Evite iniciar qualquer tipo de discussão, fuja de dispu-tas e não se envolva em qualquer tipo de brigas.

VIRGEM

A influência não será das melhores. Terá algumas dificuldades financeiras, profissionais e familiares.

LIBRA

Boas chances no setor amoroso e da amizade. Excelente intuição e disposição.

ESCORPIÃO

Momento dos mais favoráveis para realizar, com muito sucesso, grandes negócios.

AQUÁRIO

Mantenha cautela diante das notícias que ouvir, fal-sas ou favoráveis. Período ótimo para a vida amorosa.

PEIXES

Faça o que puder para aumentar suas amizades ou então, conservar as que já fez no passado.

SAGITÁRIO

Momento muito bom para resolver problemas financeiros. Seus sonhos se tornam mais práticos,

CAPRICÓRNIO

Período feliz com mui-tas novidades e atrações nos assuntos sentimen-tais e pessoais.

HORÓSCOPO

Soluções de ontem

Page 15: Jornal A Razão 03/03/2015

8 MÁRCIO GRINGS

MAR de ½ litro 72 ANOS

Jards Macalé completa 72 anos nesta terça. O cantor e compositor carioca é um dos grandes experimentalistas da MPB. Já compôs para Gal Costa (Vapor Barato), Camisa de Vênus (Gothan City) e Clara Nunes (O mais-que-perfeito), além de for-jar parcerias com Waly Salomão, Naná Vasconcelos, Jorge Mautner e Vinícius de Morais. Na noite de hoje, Jards celebra seu aniversário no The-atro NET Rio, quando participa do show da cantora Thaís Gulin.

PARABÉNS, JARDS!

FOLK ROCK

DICA

AMERICA NO BRASIL

TERÇA-FEIRA, 03 DE MARÇO DE 2015

DIV

ULG

ÃO

A R

AZÃ

O

Macalé, genial e ousado

Gosia Malgorzata, modelo holandesa que estrela o clipe do Mar De Marte. Trio de Erechim prepara álbum de estreia para 2016

Dewey Bunnell e Gerry Beckley

Um dos álbuns mais importantes da história do rock mundial completa 45 anos. Trata-se de “Déjà vu”, LP lan-çado pelo quarteto Crosby, Stills, Nash & Young em março de 1970. Formado por um ex-Byrds (David Crosby), um ex-Hollies (Graham Nash) e dois ex-Bu-ffalo Springfield (Stephen Stills e Neil Young), o grupo teve seu debute alguns meses antes como um trio - o Crosby, Stills & Nash, que gra-vou um disco homônimo e tam-bém ganhou destaque no Festival de Woodstock, já com Young, em agosto de 1969. “Déjà vu”,

passeia pelo blues “Almost Cut My Hair”, country “Teach Your Children”, folk “4+20”, soft rock “Our House”, rock guitarrístico “Everybody I Love You”, entre outros clássicos inesquecíveis.

45 Anos De “Déjà Vu” Mudanças no Twitter

“Déjà vu”, clássico dos anos 70

Diariamente, em busca de informações, faço meu briefing no Twitter. Devido a crescente popularização do Facebook, o microblog acabou sendo pre-terido por muitos internautas, e com isso, em outro viés, ga-nhou mais qualidade. De todo o modo, informações recentes indicam que nos próximos me-ses mudanças significativas se-rão operadas, tanto no layout, quanto na forma de atuação

dos usuários. Frequentemente, o Facebook faz equalizações visuais, diferente do Twitter que até então parecia apostar num formato mais engessado. A rede social dos 140 carac-teres também está definin-do novas formas de punição para as contas que violarem as regras. Sem deixar pistas, explica que as medidas ficarão invisíveis para a maioria dos twitteiros comportados.

DIV

ULG

ÃO

A R

AZÃ

O

DIV

ULG

ÃO

A R

AZÃ

O

DIV

ULG

ÃO

A

RA

ZÃO

O Mar de Marte, grupo forjado no norte do estado, em Erechim, e

que já fez shows aqui na ci-dade (o último em janeiro), está lançando novo material. O trio instrumental forma-do por Dha Rano (bateria), Gabriel Balbinot (guitarra) e Marcelo Acosta (baixo), di-sponibilizou nessa segunda (02) - via YouTube - o clipe de “Mar de ½ Litro”, tema que continua pregando o evangelho do rock psicodéli-co com insinuações progres-sivas. O vídeo dirigido pela fotógrafa de moda holande-sa Natalia Sliwowska, conta com participação da modelo internacional Gosia Malgor-zata. Acompanhada apenas de um camundongo branco, Gosia interpreta uma mul-her desorientada que parece sucumbir frente a delírios e assombrações, tentando se livrar de alguma aparente sín-drome de abstinência ou per-turbação. Filmado na Polônia, em Breslávia, na Baixa Silésia, as imagens potencializam a paranoia sonora forjada pelo baixo, guitarra e bateria, cri-ando imagens fantasmagóricas que cairiam muito bem em al-gum thriller de terror.

Vale lembrar que o Mar de Marte já lançou um EP e um single, além de estar em pre-

parativas para o álbum de es-treia, previsto para o próximo

ano. Em outubro de 2014, na capital, a banda abriu a apre-

sentação do trio norte-ameri-cano Radio Moscow.

Conhecido pelo sucesso “A Horse With No Name”, o gru-po de folk rock inglês America desembarca no país em junho para quatro apresentações: BH (18), Rio (19), SP (21) e POA (23). Na capital gaúcha, os in-gressos estarão à venda para o público em geral a partir do dia 10, tanto na bilheteria do Te-atro do Bourbon Country, local da apresentação, ou pelo site www.ingressorapido.com.br.

Jovem Nerd, essa dica eu peg-uei com meu filho. Trata-se do site aonde ele se abastece com informações sobre cinema, séries de TV, HQs, games, etc. Destaque para os podcasts, que funcionam como programas de rádio repletos de sacadas divertidas. Comanda-do por Alexandre Ottoni e Deive Pazos, a dupla ganhou destaque em 2013 pela revista Época ao fazer parte da listagem das cem pessoas mais influentes do país. Acesse www.jovemnerd.com.br

[email protected] / Twitter - @MarcioGrings

Page 16: Jornal A Razão 03/03/2015

Mercados com itens em faltaALGUNS PRODUTOS JÁ NÃO SÃO ENCONTRADOS NAS PRATELEIRAS DOS SUPERMERCADOS DE SANTA MARIA

INADIMPLÊNCIA

BANCO CENTRAL

IMPOSTO DE RENDA

Desde ontem, clientes que desejam reclamar ou tirar dúvi-das sobre serviços bancários devem ligar no novo número da Central de Atendimento ao Público do Banco Central (BC), 145. O número anterior, 0800 979 2345, saiu de operação. Se-gundo o BC, com a alteração, a instituição se adequa ao padrão de três dígitos uniformizado pela Agência Nacional de Telecomu-nicações (Anatel) para serviços de utilidade pública. A ligação terá custo de chamada local para todo o Brasil.

Quem tentou antecipar a en-trega da declaração do Imposto de Renda enfrentou problemas na manhã desta segunda-feira. Muitos contribuintes tiveram di-ficuldades para fazer o download do programa. Segundo a Receita Federal, o fato ocorreu devido ao excesso de downloads e esclarece que o problema foi solucionado ainda na manhã de ontem. O prazo para a entrega termina em 30 de abril. Até as 17h de ontem, 86.026 declarações foram recebi-das pelos sistemas da Receita.

METADE DAS FAMÍLIASTEM DÍVIDAS NO RS

NOVO TELEFONE PARAATENDER CLIENTES

SITE DA RECEITA TEMPROBLEMAS NO 1º DIA

Além da falta de alguns itens, consumidor enfrenta a alta de preços de diversos produtos, principalmente de hortifruti

Sem bloqueios na região central

De acordo com a Polícia Rodoviá-ria Federal (PRF) não havia qualquer tipo de bloqueio de caminhoneiros na tarde de ontem nas rodovias fe-derais deflagradas pela mobilização da categoria na região Centro do Rio Grande do Sul (RS). Na BR 158, em Júlio de Castilhos, cerca de 30 veícu-los seguiam estacionados no Posto do Feio, mas sem interdição de pista.

A situação era semelhante na BR 392, na entrada de São Sepé, próxi-mo ao local onde um caminhoneiro morreu atropelado, no último sába-do, durante protesto. No Posto Co-trisel, segundo a PRF, 20 caminhões

permaneciam estacionados, mas sem obstrução de pista.

Já segundo informações do Co-mando Rodoviário da Brigada Mili-tar (CRBM), não há qualquer tipo de restrição ao fluxo de veículos da RSC 287, próximo à entrada do Município de Venâncio Aires, principal ligação da Fronteira Oeste e região Central do RS com a região Metropolitana.

No entanto, o número de estra-das bloqueadas por caminhonei-ros aumentou no Estado. Na tarde de ontem eram 47 os pontos com manifestações no RS. Destes, 18 ti-nham bloqueios em rodovias.

TERÇA-FEIRA. 03 DE MARÇO DE 2015 9ECONOMIA

FABIANO DALLMEYER A RAZÃO

ELISA PEREIRA

As prateleiras e câmaras frias dos supermercados da cidade não estão mais

tão cheias e com diversidade de produtos como, normalmente, os clientes costumavam encon-trar quando iam às compras. Devido às manifestações dos caminhoneiros, entre os itens já em falta em alguns estabelec-imentos de Santa Maria estão o óleo de soja, ovos, determinados cortes de frango (peito, coxa e sobrecoxa) e hortifrutigranjeiros vindos de outras regiões e esta-dos, como batata inglesa branca, manga, mamão e abacaxi.

“Várias entregas não foram feitas e os estoques que os mer-cados tinham começam a aca-bar ocasionando a falta de al-guns itens nas prateleiras. Não é nada que preocupe muito, por enquanto. Mas se a paral-isação continuar por mais uma semana a situação se complica”, ressalta Gilberto Cremonese, proprietário do Supermercado Santa Marta. Ex-presidente do Sindicato do Comércio Vare-jista de Gêneros Alimentícios de Santa Maria (Sindigêner-os). Ele afirma que encerrado o movimento dos caminhonei-

ros é possível que a questão do transporte seja normalizada em dois ou três dias. “O problema é a produção que em alguns casos foi suspensa devido à greve. Não se sabe se os frigoríficos atual-mente estão abatendo frango e

suínos, por exemplo”, comenta.Atual presidente do Sin-

digêneros/SM, Eduardo Stang-herlin confirmou ontem a falta de alguns itens nos mercados e o au-mento do preço de outros em vir-tude da dificuldade no transporte.

“Alguns produtos estão mais caros porque quem transporta está fa-zendo desvios para chegar até aqui”, destaca. Ele cita o caso da dúzia de ovos que onde não está em falta já é oferecida por valores que variam de R$ 3,98 a R$ 5,50.

PRODUTOS QUE JÁ FALTAM EM ALGUNS MERCADOS

Cortes de frangoBatata inglesa branca

Óleo de soja

OvosMangaAbacaxi

MamãoLeite

Queijos / Laticínios

O percentual de famílias gaú-chas endividadas cresceu em fe-vereiro deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, passando de 46,6% para 50,9%, conforme pesquisa divul-gada ontem pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio-RS). Considerando a média em 12 meses, o endividamento apre-sentou elevação, saindo de 55,2% em janeiro/2015 para 55,6% em fevereiro/2015. Em relação ao percentual de famílias com contas em atraso, a pesquisa mostra que-da em fevereiro/2015 (17,6%) na comparação com fevereiro/2014 (19,8%). O cartão de crédito con-tinua sendo o principal meio de dívida dos gaúchos, apontado por 74,8% dos endividados, seguido por carnês (29,4%) e cheque es-pecial (17,2%).

Page 17: Jornal A Razão 03/03/2015

Terça-feira, 03 de março de 2015

01IMÓVEIS VENDA

02IMÓVEIS ALUGUEL

03PUB. LEGAIS

ALUGO SALACOMERCIAL de120m2 na RuaConselheiro Pereyron,n. 503 Tr. 9117 9952

ITAARA VENDOAMPLA CASA noParque Serrano I, 3dorm., suíte, lavabo,ampla área de lazercom cozinha e chur.,lar., closet, canil, galpãopara lenha, construçãonova, acabamento emgesso, rodape eaberturas em madeira.F: 9978 6696 / 99668458

10

Page 18: Jornal A Razão 03/03/2015

11/CLASSIFICADOS Terça-feira, 03 de março de 2015

04SV.PROFISSIONAIS

PEDREIRO parareformas em geral, etoda obra. F:9691 2868

VIANDAS. Há 17 anosentregando comqualidade. F:3222 3867/ 9178 0294 / 9994 2215com GUTO.

SPLIT VENDA,INSTALAÇÃO EMANUTENÇÃO. F:99567500 /8426 3390 / 91175906 / 8166 0917 07

DIVERSOS

05CURSOS

06VEÍCULOS

08ACOMPANHANTES

PROIBIDO PARAMENORES DE 18 ANOS

FIATSIENA CELEBRATION1.0 10 completo,IPT9694 R$20MILF:8405 3537 / 96609838

* ANDRÉIA R$50F:9104 2123.

COROA SÓ DELINGERIE C/ LOCALE AR. F: 9691 7235 /9140 4384/8138 7593+18

CRIS E Nanda juntas60 com local Central.F:9166 2903

DUDA NOVIDADEmorena clara,siliconada, c/ local. Tr.9207 8704

Vende - se umachurrasqueira rotativa,p/ 9 espetos, inox, est,nova. R$550. Tr: 99971448

Vendo fogão comer.,usado 5 bocas, 2fornos, chapa. R$1000,00. F: 9961 8978

BALANÇA DIGITAL30KG R$350 F:84053537 / 9660 9838

FATIADOR DE FRIOSNOVO R$500,00F:8405 3537 / 96609838

F E R N A N D Abronzeada, localcentral 100%libF:9627 7386

HANNA - seios fartosbumbum empinadoR$50, 1/2 hs C/ local.F:9179 7856

LOIRA CASADAestilo mulherão!F:9611 8155

Morena chegada defora! F:9946 1317

Page 19: Jornal A Razão 03/03/2015

Assinado contrato de instalaçãoda Usina Hidroelétrica na região

Foi realizada nesta segunda-feira, dia 2, a cerimônia de a s s i n a t u r a de contrato para a

instalação de uma Usina Hidroelétrica em Caçapava do Sul. O contrato de concessão da Cascata do Salso, local onde irá funcionar o empreendimento, foi assinado pelo Presidente da Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento (Creral), João Alderi do Prado, e o prefeito Otomar Vivian. Cerca de 100 pessoas, entre autoridades, empresários, representantes da Creral e funcionários da Prefeitura participaram da cerimônia realizada no salão de atos da AABB.

Em seu pronunciamento, Otomar

Vivian lembrou a compra da área onde está localizada a Cascata do Salso, feita pelo ex-prefeito do município Jorge Abdala. O prefeito destacou também o retorno de ICMS que a usina dará ao município, além do emprego e a revitalização para visitação turística.

Em seguida, o presidente da Creral falou sobre a cooperativa, que tem sua sede em Erechim e citou os principais

empreendimentos localizados em diversos Estados do país. Prado também destacou que só entrou na licitação de Caçapava do Sul porque já está construindo uma usina termelétrica em São Sepé, oriunda da casca de arroz. “A hidroelétrica do Salso vem para complementar o investimento em São Sepé, atingindo parte da região Central do Estado”, explica.

Contrato foi assinado ontem pelo prefeito Otomar Vivian (de pé) e João Alderi do Prado

DIVULGAÇÃO/A RAZÃO

TERÇA-FEIRA. 03 DE MARÇO DE 201512 A RAZÃO DO RIO GRANDE

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvi-mento Econômico de Silvei-ra Martins estará aceitando solicitações de calcário a partir de 9 de março. Serão liberadas duas cargas de calcário por produtor. Mais informações pelo telefone (55) 99716139.

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de estágio para a Prefeitura Mu-nicipal de Santiago. O edital 007/2015, contemplando oito áreas, está disponível no site www.pmsantiago.com.br. Inscrições até o dia 8 de mar-ço. Mais informações pelos telefones (55) 3251-2844, 3251-2262 ou 3251-2945.

CONTRATO ASSINADONESTA SEGUNDA-FEIRACONCEDE LOCAL POR30 ANO PARA A CRERAL

PEDIDOS DE CALCÁRIONA PRÓXIMA SEMANA

ABERTO PROCESSO SELETIVO EM 8 ÁREAS

SILVEIRA MARTINS

SANTIAGO

CAÇAPAVA DO SUL

O INVESTIMENTO

A expectativa é em 30 dias estar com o levan-tamento do local pronto, incluindo os valores de investimento. Após, dará entrada no licenciamento ambiental. O engenheiro da Creral, Luiz Antônio Leão, espera um trâmite rápido junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), pois o local já abrigou uma hidroelétrica e o impacto todo dentro de uma área pública.

Após a liberação da licença a empresa espera que em um ano esteja com a hidroelétrica funcionan-do, com no mínimo 500 kwh, mas com capacidade de chegar a 1 Mega.

Page 20: Jornal A Razão 03/03/2015

Jogadores aguardam acerto

ATLETAS DO RIOGRANDENSE ESPERAM RESCISÃO DE CONTRATO PARA BUSCAREM CLUBES

O dia pós-derrota no Rio-Nal foi de des-canso no Riogran-

dense. Os jogadores ganha-ram folga na segunda-feira e retornarão aos trabalhos na manhã de hoje.

Contudo, apesar da aparente tranquilidade no Estádio dos Eucaliptos, quatro pessoas tin-ham compromisso marcado no local. O volante William Pau-lista, o meia Gabriel e o cen-troavante Dinei estiveram na casa do Periquito, pois tinham encontro combinado com a presidente Lisete Frohlich. Em pauta, o acerto financeiro com os atletas para que os três pos-sam seguir suas carreiras (eles foram dispensados na semana passada). De acordo Dinei, a reunião estava agendada para as 10h da manhã, mas a autori-dade máxima esmeraldina não compareceu.

“Não conseguimos resol- ver o problema ainda. Estamos esperando uma posição da di-reção do clube. A presidente Lisete Frolich marcou com a gente, uma reunião às 10h e não foi ao estádio. Perman-ecemos na cidade sem uma

03 DE MARÇO 2015 13ESPORTE

Os ex-periquitos Gabriel, William Paulista e Dinei querem que direção acerte os valores que tem direito

CAROLINA REICHERT / A RAZÃO

GRÊMIO

O Grêmio confirmou a con-tratação do centroavante Braian Rodríguez, 28 anos. O uruguaio pertence ao Bétis da Espanha e atualmente estava emprestado ao Numância, do mesmo país. O jogador é destro, tem, 1,90m e foi destaque do Huachipa-to, na Copa Libertadores 2013, marcando gols no Grêmio e também no Fluminense. “Ele já está fazendo exames e será nosso novo reforço”, declarou o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior. O atleta chega dentro das possibilidades fi-nanceiras do clube e é consid-erado um reforço pontual.

TRICOLOR CONFIRMABRAIAN RODRÍGUEZ

CIRCUITO VERÃO SESC

A etapa final do Circuito Verão Sesc de Esportes 2015 movi-mentou a cidade de Torres no último final de semana com a participação de cerca de dois mil atletas representando cem municípios do Rio Grande do Sul. Os competidores dispu-taram as categorias de Beach Soccer, Futevôlei, Vôlei de Duplas, Basquete e Handebol de Areia. A equipe de Hande-bol de Areia Masculina ASH/ Praxis/ A.S. representou a ci-dade de Santa Maria e ficou com o vice-campeonato. Mais informações você encontra no site www.sesc-rs.com.br/circuito.

HANDEBOL DE SMFICA COM O VICE

definição. Tentaremos resolver isso nesta terça-feira. Só esta-mos esperando receber para ir embora”, declara o atacante Dinei. “Como nós temos um pré-contrato assinado com o Riograndense, ficamos presos ao clube. Eles precisam assinar a rescisão para poder jogar em outro time. O clube pelo jeito não tem dinheiro para nos pa-gar”, complementa Dinei.

“Estava marcado às 10h da manhã o acerto. Chega-mos aqui e esperamos. Nada

e ninguém nos recebeu. Mas vamos esperar até aman-hã (hoje), infelizmente isso acontece”, declarou o meia Gabriel, já no final da tarde de ontem.

A presidente Lisete Frohlich preferiu não se manifestar e indicou o responsável jurídico do clube, Eduardo França, para falar sobre o impasse. “Está decidido que vamos fazer a re-scisão dos jogadores no próxi-mo dia 10, com o que achamos que é de direito. O acerto será

no dia do pagamento para todos. Já comunicamos isso aos três, mas eles não concordaram. Isso pode até mudar, dependemos do orçamento e se possível resolveremos antes disso. Depois da derrota o foco virou todo para ajustar o time e retomar a caminha-da. A diretoria ainda está debatendo os valores do acordo”, afirma

Os atletas possuem propostas de outros clubes para seguirem a carreira.

LUTA DE BRAÇO

A equipe de Santa Maria de Luta de Braço, representada por atletas da Assalbra e da Albrasm, duas associações do esporte na cidade, foi campeã da 2ª Copa Pelotense. O evento foi realizado no últi-mo domingo na Praia do Lar-anjal, em Pelotas. Na com-petição estiveram esportistas de Lajeado, Caxias, Pelotas e Farroupilha. Santa Maria ganhou o troféu de melhor equipe. Eugênio Moreira foi vice-campeão da categoria master 90kg e 3º colocado na master 100kg. Destaque tam-bém para Jhonatan Becker e Daniel Franco, cada um deles conquistou quatro medalhas.

SANTA MARIA É CAMPEÃ

Tranquilidade no Inter SM

A segunda-feira foi de tranquilidade no Estádio Pre-sidente Vargas. O elenco de jogadores recebeu folga pela manhã e à tarde realizou tra-balho na academia e logo após um treino leve, técnico e re-generativo. O técnico Ricardo Attolini faz uma avaliação do que significaram os três pon-tos em cima do arquirrival

“O que a gente tinha pla-nejado durante a semana a gente conseguiu. Marcamos forte, tivemos uma intensida-de muito boa, criamos muitas chances. Tudo isso é fruto do trabalho e mérito dos jo-

gadores. Trabalhamos o tempo todo em busca do resultado”, analisa o téc-nico alvirrubro. Inscrições - Fora de cam-po, o supervisor Edinho, trabalha para a liberação e a publicação do nome de atletas no BID (Bole-tim Informativo Diário) da CBF, a fim de que eles possam atuar contra o Guarani-VA, no próxi-mo domingo. A intenção é regularizar o volante Krisman, os meias Nelsi-nho e Júnior e o atacante Lico.

GILSON ALVES

Page 21: Jornal A Razão 03/03/2015

BASE DE PARCELA ALÍQUOTACÁLCULO DEDUZIR (%)

Até 1.787,77 --- ---De 1.787,77 até 2.679,29 134,08 7,5De 2.679,29 até 3.572,43 335,03 15De 3,572,43 até 4.463,81 502,96 22,5Acima de 4.463,82 826,15 27,5

ÍNDICADORES ECONÔMICOS

COMPRA VENDADÓLAR 2,8779 2,8785 EURO 3,2218 3,2228PESO AR 0,3316 0,3318PESO UY 0,1175 0,1173

INFLAÇÃO DEZ JAN

INPC (IBGE) 0,62 1,48 ICV (DIEESE) 0,52 2,25IGP-M (FGV) 0,62 0,76ICVSM (Unifra) 0,49 -

INCC - M/FGV

DEZEMBRO 0,25% JANEIRO 0,70%

OURO (R$ cotação/g)02/03/2015 +1,17% 112,500

BOVESPA02/03/2015 -1,09% 51,021

POUPANÇA

23/02/2015 0,606724/02/2015 0,589625/02/2015 0,589626/02/2015 0,569327/02/2015 0,569302/03/2015 0,5797

INDICADORES RURAIS

ARROZ (sc 50 kg) R$ 36,00 BATATA (sc 50 kg) R$ 45,00FEIJÃO (sc 60 kg) R$ 130,00MILHO (sc 60 kg) R$ 23,00SOJA (sc 60 kg) R$ 57,00TRIGO (sc 60 kg) R$ 27,50BOI (kg vivo) R$ 4,90VACA (kg vivo) R$ 4,45CORDEIRO (kg vivo) R$ 5,00LEITE (litro) R$ 0,74SUÍNOS (kg vivo) R$ 3,50

Fonte: Emater Reiognal

SALÁRIO MÍNIMONacional: R$ 788,00

SALÁRIO MÍNIMO

Salário Contribuição (R$) Alíquota (%)Até R$ 1.399,12 8De R$ 1.399,13 até R$ 2.331,88 9De R$ 2.331,89 até R$ 4.663,75 11

AUTÔNOMOS, EMPRESÁRIOS E FACULTATIVOS

SALÁRIO MÍNIMO

Salário-base Alíquota ContribuiçãoR$ 788,00 11% R$ 86,68

TAXA DE JUROS SELLIC

Novembro 0,84% Dezembro 0,96% Janeiro 0,94%

TAXA DE JUROS TJLP

Janeiro a Março 0,4583%

INSS

(*) Após o vencimento, multa de 4%.Se paga no mês seguinte, multa de 7%.No mês subseqüente, 10% de juros.

Vaga para professorPara preencher as últimas la-

cunas ainda existentes no quadro de professores do município, a Prefeitura de Santa Maria abriu, ontem, um Processo Seletivo Pú-blico Simplificado voltado para a Educação. São 47 vagas em 11 áreas para repor profissionais que estão em licenças temporá-rias. Todos os cargos preveem 20 horas de trabalho semanais. A contratação será sem a realizado de provas teóricas, apenas com a prova de títulos.

A meta é agilizar mesmo a con-tratação desses professores, pois as inscrições vão até esta sexta-feira e a ideia é que os substitutos con-tratados estejam dentro das salas de aula já a partir do dia 16 de março. O objetivo é evitar perdar aos estudantes da Rede Municipal de Ensino, que retornaram às au-las no último dia 20 de fevereiro.

Processo visa preencher vagas em aberto no quadro municipal de professores

CAROLINA REICHERT/A RAZÃO

AGENDA

HOJE

UNIDADE MÓVELOs serviços da Unidade Móvel estarão hoje na localidade de Quilombo Ernesto Penna, no Distrito de Palma. O público pode procurar o atendi-mento médico e odontológico entre 8h30 e 11h30 da manhã. Também pode ser efetuada a retirada de medicamentos, mediante a apresentação de receita médica.

4 DE MARÇO

COLÉGIO POLITÉCNICOO Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realiza a chamada oral relativa à terceira chamada para os cursos técnicos. A chamada ocorrerá no auditório do Colégio Poli-técnico, às 14h. O candidatos deverão levar a documentação exigida para realização da matrícula. Mais informações pelo site www.politecnico.ufsm.br.

HAPPY HOURA Associação de Jovens Empreendedores de Santa Maria (Ajesm) pro-moverá na quarta-feira, dia 4, mais uma edição do seu Happy Hour, às 19h30, no Moto Garage, localizado na Rua Floriano Peixoto, nº 2010. Na pauta, a apresentação da nova diretoria da Ajesm e a discussão de projetos para este ano. Mais informações pelo telefone (55) 3222-6494.

VAGAS SINDILOJAS

VAGAS SINE

AUXILIAR DE ESTOQUEAUXILIAR DE PRODUÇÃOAUXILIAR DE PRODUÇÃOAUXILIAR DE PRODUÇÃOAUXILIAR DE PRODUÇÃOPADEIRO(A)VENDEDOR(A) EXTERNO(A)

AJUDANTE DE FARMÁCIA (EXCLUSIVO P/ PCD)ATENDENTE DE LOJA (EXCLUSIVO P/ PCD)AUXILIAR DE ESTOQUECARPINTEIROCONFEITEIROCOZINHEIRO ELETRICISTAMECÂNICOOFICIAL DE SERVIÇOS GERAISOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS (EXCLUSIVO P/ PCD)SERRALHEIRO DE ALUMÍNIOSERVENTE DE OBRASTÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE ELETRÔNICAVENDEDOR INTERNO

TERÇA-FEIRA. 03 DE MARÇO DE 201514 SERVIÇO

DE OLHO NAS VAGAS

Áreas: Educação Infantil, Educação Especial, Ens. Fundamental Anos Iniciais, Ens. Fundamental Anos Finais (Artes, Ciências Biológicas, Geografia, História, Inglês, Matemática, Educação Física e Português)Salários: Entre R$ 1.553,16 e R$ 1.790,80Inscrições: Até sexta-feira, pelo site www.santamaria.rs.gov.br ou no Centro Administrativo, na Venâncio Aires, 2277, Térreo, das 8h às 13h

Page 22: Jornal A Razão 03/03/2015

Nova tentativa de implantaro policiamento comunitárioCOMANDO REGIONAL ESTUDA A IMPLANTAÇÃO DE UM POLICIAMENTO COMUNITÁRIO

O Coronel Worney Del-lani Mendonça, que assumiu o cargo na

última semana, e que passa a coordenar o policiamento em 29 cidades na região central, incluindo Santa Maria, re-sponde que a valorização dos policiais e o cuidado com o ci-dadão serão os temas centrais do novo comando da Brigada Militar regional.

Ele explica também que o foco deverá ser em um poli-ciamento mais perto da co-munidade. “Vamos criar um vínculo com cada vila, cada bairro, estimulando uma identificação imediata entre o policial e os moradores”, fala Mendonça.

O Comando estuda a im-plantação de um policiamen-to comunitário. Ocorrerão reuniões com associações de moradores e serão debatidas as prioridades no policiamen-to de cada local.

A BM pretende passar a di-alogar diretamente com a co-munidade e definir as priori-dades para a atuação em cada

03 DE MARÇO DE 2015 15POLÍCIA

O Cel. Worney Dellani Mendonça assumiu o cargo em cerimônia na semana passada no estádio da BM em Santa Maria

DEIVID DUTRA/A RAZÃO

SÃO GABRIEL

O Presídio Estadual de São Ga-briel inaugurou neste começo de mês uma nova unidade de saúde prisional exclusiva para os apenados.A unidade conta com a colab-oração de servidores da pre-feitura municipal, tais como, técnicos de enfermagem, médicos e dentistas. As verbas que serão arrecadadas pelo presídio serão oriundas dos governos federal e municipal.

PRESÍDIO CONTA COM UNIDADE DE SAÚDE

ROSÁRIO

Um apartamento no térreo de um edifício residencial foi in-vadido na tarde de domingo na Avenida Borges de Me-deiros, Bairro Nossa Senhora do Rosário. Conforme o regis-tro do caso na Polícia Civil, en-quanto os moradores estavam em outro cômodo, alguém invadiu um dos quartos pela sacada e furtou um notebook e outros pequenos objetos do local. Não há suspeitos.

LADRÃO INVADE APARTAMENTO

bairro, com equipes que de-vem ser fixas para ocorrer uma identificação entre os PMs e os cidadãos. “Todos devem nos ajudar. Estando mais próximo das pessoas, elas mesmas pas-sam a cuidar mais da sua rua, seu bairro”, acredita o coronel.

Além desse policiamento junto à comunidade, há um planejamento com a apresen-tação de projetos/planos vol-tados a área de tecnologia, de captação, de recuperação e ampliação dos recursos da BM. Uma nova sala de operação para o 190 da BM em Santa

Maria está nos planos de mod-ernização.

Para evitar crimes mais vi-olentos, a promessa é a con-tinuidade das operações de fis-calização, em todas as regiões, visando o combate ao tráfico de drogas, desarmamento e cap-tura de foragidos. Além disso, uma aproximação com outras forças é considerado funda-mental pelo novo comando.

O Comando Regional de Polícia Ostensiva Central (CRPO-C) é responsável por 29 cidades. As principais uni-dades são o 1º RPMon e o 2º

BOE em Santa Maria e o 5ª RPMon em Santiago. Também fazem parte o Comando Re-gional dos Bombeiros, Coman-do Rodoviário, Patrulha Am-biental e o Hospital da Brigada Militar.

O 1º RPMon é o principal responsável pelo policiamento em Santa Maria, com cerca de 700 homens.

O coronel Worney Dellani Mendonça tomou posse no CRPO-C em formatura na úl-tima quarta-feira no lugar do coronel Jaime Machado Gar-cia, que passou para a reserva.

PINHEIRO MACHADO

Após roubar um celular de um homem que estava em uma parada de ônibus na BR-287, no Parque Pinheiro Machado, às 6h de ontem, dois bandidos saíram correndo. Um deles, foi interceptado por populares que acabaram brigando com o ladrão. O suspeito esfaqueou um jo-vem no braço, mas acabou detido pelo grupo de pessoas que o cercou. Na chegada da BM, o ladrão entregou o com-parsa, e ambos acabaram presos. O celular roubado foi recuperado.

LADRÃO É DETIDO POR POPULARES

Em um primeiro resultado, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) concluiu que não é pos-sível assegurar se a assinatura no receituário prescrito para o medicamento Midazolam, que teria sido usado para sedar Bernardo Uglione Boldrini, é mesmo do pai dele, o médico Leandro Boldrini.

Os advogados de Leandro Boldrini pediram ao IGP escla-recimentos acerca do resultado da perícia grafotécnica. O pedi-do foi aceito pelo juiz Marcos Luís Agostini, titular do pro-cesso que tramita na Comarca de Três Passos.

Ainda, o magistrado aten-deu ao pedido do advogado de Graciele Ugulini para ouvir uma testemunha de defesa que reside em Boa Vista, Roraima. Na decisão, o julgador ressaltou

que, para interrogar os réus e finalizar a fase de instrução do processo que apura a morte de Bernardo Boldrini, restam ape-nas estas duas pendências.

Relembre o caso - Bernardo Uglioni Boldrini, de 11 anos, desapareceu em abril de 2014. Seu corpo foi encontrado na noite de 14 do mesmo mês, em Frederico Westphalen, dentro de um saco plástico e enterrado às margens de um rio. Edelvânia Wirganovicz, amiga da madrasta Graciele Ugulini, admitiu o crime e apontou o local onde a criança foi enterrada.

Respondem ao processo criminal Leandro Boldrini, Graciele Ugulini, Edelvâ-nia Wirganovicz e Evandro Wirganovicz. Os réus estão presos preventivamente.

O médico Airton Kwia-tkowski pagou os R$ 300 mil estipulados como fiança e deixou a cela onde estava preso na Base Aérea de San-ta Maria. Ele estava detido desde 11 de fevereiro por suspeita de coação de teste-munha em investigação que apura fraudes na jornada de

Perícia caso Bernardo Médico paga fiançatrabalho do cirurgião.

O médico cirurgião Kwiatkowski foi denuncia-do pelo Ministério Público Federal (MPF) por descum-primento e fraude na car-ga horária que ele deveria cumprir junto ao Hospital Universitário de Santa Ma-ria (HUSM).

Page 23: Jornal A Razão 03/03/2015

03 DE MARÇO DE 2015

PREVISÃO DO TEMPO

HOJE QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA SÁBADO

Sol entrenuvens31

22

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Sol entrenuvens32

21

Sol com nuvens pela manhã, pancadas de chuva pela tarde.

Sol entrenuvens29

22

Sol pela manhã, chuva à tarde e à noite.

Sol entrenuvens

Sol entrenuvens

29 29

22 20

Sol pela manhã, tempo nublado à tarde.

Sol pela manhã, tempo nublado à tarde.

Edição histórica de A Razão

Um jornal que pulsa no ritmo da cidade

CA

RO

LINA

RE

ICH

ER

T/A

RA

ZÃO

A edição de ontem do Jornal A Razão agradou aos leitores, na estreia do novo projeto gráfico. Com visual renovado e cores em todas as páginas, a proposta visa a valorização de imagens, com textos mais objetivos, de forma a tornar a leitura mais agradável em sintonia com as mudanças que o mundo de hoje

passou a exigir. Além de novos colunistas, A Razão traz mais opinião, sempre valorizando seus compromissos com a comunidade de Santa Ma-ria e região Centro. Segundo manifestações de leitores, este foi mais um importante passo na trajetória de 80 anos de A Razão.

Grêmio contrata centroavante

Uruguaio Braian Rodríguez estava no futebol espanhol

Página 13

FUTEBOL

Talento que saiu da UFSM

Segundo A Razão

MÚSICA

Mauro Refosco é percussionista do Red Hot Chili Pepper

DIV

ULG

ÃO

/ A

RA

ZÃO

RE

PR

OD

ÃO

/ A

RA

ZÃO