Jornal A Razão 04/01/2016

23
Segunda-feira, 04 de janeiro de 2016 Ano 82 Nº 70 R$ 1,50 www.arazao.com.br Milhares de sócios do Clube Recrativo Dores aproveitaram o domingo para se divertir no Dores Praia Park, inaugurado na última terça-feira. Para outros santa-marienses, uma das opções para fugir do calor foi praticar esportes aquáticos na Barragem do DNOS. Página 07 Melhorar ruas e estradas é a prioridade para o último ano No último ano do seu segundo mandato, Schirmer diz que vai se dedicar integralmente a Santa Maria para deixar uma cidade melhor para o próximo prefeito. Ele promete priorizar ações pontuais de infraestrutura, “se o tempo ajudar”. O peemedebista também comenta sobre outros projetos e fala sobre um suposto convite para antecipar sua saída da Prefeitura e assumir uma secretaria no governo do Estado. Página 05 ENTREVISTA COM O PREFEITO CEZAR SCHIRMER Fim de feriadão na beira d’água GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO Simulador passa a ser obrigatório AUTOESCOLAS Página 08 Sumiço de mototaxista completa quatro anos CASO ELIZETE Página 15 9 casos em 12 horas na cidade MARIA DA PENHA Página 15

description

 

Transcript of Jornal A Razão 04/01/2016

Page 1: Jornal A Razão 04/01/2016

Segunda-feira,04 de janeiro de 2016Ano 82 Nº 70 R$ 1,50www.arazao.com.br

Milhares de sócios do Clube Recrativo Dores aproveitaram o domingo para se divertir no Dores Praia Park, inaugurado na última terça-feira. Para outros santa-marienses, uma das opções para fugir do calor foi praticar esportes aquáticos na Barragem do DNOS. Página 07

Melhorar ruas e estradas é a prioridade para o último ano

No último ano do seu segundo mandato, Schirmer diz que vai se dedicar integralmente a Santa Maria para deixar uma cidade melhor para o próximo prefeito. Ele promete priorizar ações pontuais de infraestrutura,

“se o tempo ajudar”. O peemedebista também comenta sobre outros projetos e fala sobre um suposto convite para antecipar sua saída da Prefeitura e assumir uma secretaria no governo do Estado. Página 05

ENTREVISTA COM O PREFEITO CEZAR SCHIRMER

Fim de feriadão na beira d’água

GA

BR

IEL

HA

ES

BA

ER

T / A

RA

ZÃO

Simulador passa a ser obrigatório

AUTOESCOLAS

Página 08

Sumiço de mototaxista completa quatro anos

CASO ELIZETE

Página 15

9 casos em 12 horas na cidade

MARIA DA PENHA

Página 15

Page 2: Jornal A Razão 04/01/2016

Após feriadão, tudo volta à normalidade

Após quatro dias sem serviços bancários, o movimento da última quarta-feira tende

a se repetir nas agências bancá-rias e lotéricas, com filas imensas. Isso porque quarta-feira, 30, foi o último dia para pagar contas. As agências lotéricas, que abriram na quinta-feira, 31, também registra-ram muita fila, mas não receberam pagamentos. O atendimento ficou praticamente restrito a quem foi fa-zer uma fezinha na Mega da Virada, sorteada na véspera de Ano Novo. Algumas lotéricas estavam fechadas em Santa Maria no sábado, para de-sespero dos desavisados. Da mesma forma, órgãos públicos que fizeram feriadão reabrem as portas a partir de hoje, assim como retornam ou-tros serviços suspensos durante o feriadão. Enfim, Santa Maria volta à normalidade após a ressaca de Ano Novo e com aumento de impostos.

2 RESUMO

SERVIÇOS EM SANTA MARIA

“É uma praia em Santa Maria”

RAQUEL DO CARMO, FREQUENTADORA DO DORES PRAIA PARK

ENTRELINHAS DA NOTÍCIA

Pela primeira vez, a lentilha superou o espumante como produto indispensável na ceia de Réveillon dos gaúchos. É o que diz a Associação Gaúcha de Supemercados (Agas), que também destaca a venda de carne de porco como hábito em crescimento. As vendas cresceram 1% em relação ao mesmo período em 2014.

LENTILHA VENCE ESPUMANTE

REGISTROS

BRIGA DE BONDES

Uma provável briga de bondes foi presenciada por várias pessoas, no Centro, na tarde de sábado. A rixa começou com as meninas e só não chegou às vias de fato porque alguns meninos, que andavam com elas, impediram o confronto. Eram cerca de 15 meninos e meninas, todos aparentemente menores, com idades entre 12 e 16 anos.

Na quarta-feira, último dia de expediente bancário, movimento foi intenso nas agências. E hoje deve se repetir

Um projeto contra a violência

PARA APROVEITAR – Com o aumento de impostos neste início de 2016, o preço do cigarro “foi às grimpas”. Uma boa hora, então, para quem deseja parar de fumar.

Pelotão Mirm do 1º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar recebeu certificados de 2015

Na tarde de sábado, no Centro da cidade, um homem conversava com um amigo pelo celular: “Mas então tu não sabe que o que tu cometeu está previsto na Lei Maria da Penha? Acho melhor tu procurar um advogado. Urgente!”, aconselhou. 2016 começou com pelo menos nove registros de Maria da Penha. Todas em uma única madrugada. Leia sobre o assunto na Página 15.

Maria da Penha

SEGUNDA-FEIRA, 04 DE JANEIRO DE 2016

SEM POLICIAIS

Enquanto uma parte do grupo tentava apaziguar, outra incentivava a briga. Populares tentaram chamar a Brigada Militar, pelo 190, mas estava ocupado. Um homem saiu à procura da Brigada Militar e da Guarda Municipal na Saldanha Marinho, mas não encontrou ninguém. Com medo, retornou.

AMEAÇAS E PALAVRÕES

As meninas iam e voltavam do Parque Itaimbé para o Calçadão e por pouco não entraram em luta corporal. Mas as ameaças e os xingamentos eram de arrepiar. Não faltou palavrão do mais baixo calão. Lamentável.

TÁXIS DEMORADOS

A Lei dos Táxis foi um dos grandes avanços em 2015 e uma das principais realizações do governo Schirmer. No entanto, a lacuna parece continuar. No feriadão, estava difícil conseguir táxi. A demora era grande, em todos os sentidos. Espera-se que a causa tenha sido a demanda de passageiros.

AINDA A ELEIÇÃO...

O vereador Luiz Carlos Fort (PT), novo presidente da Câmara, tem um perfil conciliador. Em seu discurso na quinta-feira passada, elogiou o deputado estadual Jorge Pozzobom, que pertence ao PSDB, arquirrival do PT em nível nacional. Segundo Fort, Pozzobom “é uma pessoa leal, independentemente de orientação partidária”.

Projeto social desenvolvido pela Brigada Mili-tar, o Pelotão Mirim do 1º Regimento de Polí-cia Montada “Regimento Coronel Pillar” tem como foco aproximar a comunidade da insti-tuição, através das crianças. A formatura da turma de 2015 foi encerrada em 19 de dezem-

bro com a entrega de certificados às crianças participantes e uma confraternização entre as famílias e o efetivo do 1º RPMon. Com certeza, iniciativas como essa ajudam a prevenir a vio-lência e a criminalidade. A Brigada Militar está de parabéns por esse brilhante projeto social.

DIV

ULG

ÃO

/ A R

AZÃ

O

Teve grande repercussão a reportagem sobre o casal Carlos e Érika Benetti, que adotou uma menina com Síndrome de Down. A reportagem foi publicada na edição de final de semana de A Razão. A frase do pai diz tudo: “Existe um preconceito, infelizmente. A Natália faz tudo que qualquer outro bebê faz”, conta o papai, orgulhoso.

Belo exemplo

GAB

RIEL HAESB

AERT / A R

AZÃ

O

JUSTIÇA SEJA FEITA

Se no início da noite não foram encontrados PMs no Centro, o mesmo não se pode dizer do Parque Itaimbé, na tarde de sábado. Duplas a cavalo percorriam toda a extensão da área de lazer, um dos locais onde mais ocorrem assaltos a pedestres. A culpa não é dos PMs, mas sim da redução do efetivo por conta da Operação Golfinho.

DEIVID DUTRA / A RAZÃO

Page 3: Jornal A Razão 04/01/2016

3SEGUNDA-FEIRA, 04 DE JANEIRO DE 2016

Page 4: Jornal A Razão 04/01/2016

4 OPINIÃO

ESPAÇO DO LEITOR

Previsões para 2016O ano de 2016 será bom para o Brasil, pois vamos avançar na limpeza da quadrilha que comanda o País. O primeiro semestre será marcado por muitas turbulências na política com várias quedas . A economia viverá o seu pior momento do século 21 , com recessão, inflação a dois dígitos, juros mais altos e desemprego assustador. O carnaval antecipado fará com que os brasileiros acordem mais cedo. Com novas delações premiadas, novidades na Lava Jato e sufocado financeiramente com o aumento dos impostos, alimentos,gasolina e luz, o povo voltará às ruas em 13 de março para pedir o impeachment de Dilma. Essa manifestação será maior que o esquenta de dezembro, o que irá pressionar o Congres-so Nacional e o Judiciário. A Lava Jato será eleita símbolo de transfor-mação do País em Nação. Será o ano mais importante do século XXl. Vamos encaminhar o país para um novo momento, com mais política e menos politicagem , mais justiça, mais liberdade e menos populismo. A corrupção será a palavra mais pronunciada e teremos recorde de denúncias nos municípios, estados e união. O país chegará no final do ano mais leve, aliviado e pronto para dar um “salto triplo” no seu futuro. O RS terá mais um ano difícil. Em Santa Maria , Jorge Pozzobom será eleito Prefeito da cidade. A dica para 2016! Cuide da sua saúde.

PAULO NORBERTO BRANDT /SANTA MARIA

CARLOS COSTABEBER EMPRESÁRIO

2016: A salvação pelo campo!

Santa Maria também é uma cidade privilegiada por ser um polo de uma

grande região agrícola. Por consequência, nossa economia está cada vez mais atrelada à produção originada no campo, diferentemente das regiões metropolitanas, dependentes da indústria, que estão sofrendo muito com a atual crise brasileira (queda no PIB e desemprego em alta).

Por isso, enquanto o Brasil segue ladeira abaixo, o agronegócio consegue garantir o oxigênio para a nossa economia. Apesar de ser o setor mais competitivo, é claro que o campo não irá salvar o ano de 2016, mas minimizará o desastre. Afinal, o setor já representa quase um quarto do PIB e é responsável por quase metade das exportações. E só não é mais expressiva a sua participação, porque depende de uma infraestrutura deficiente e totalmente dependente do transporte rodoviário. É o chamado “apagão logístico”, que tanto onera a produção primária.

Não bastassem as variáveis incontroláveis (demanda mundial retraída, preços das commodities em queda, insumos atrelados ao dólar, falta de mão de obra qualificada, dependência

do transporte rodoviário, baixa capacidade de armazenamento, entre tantos), os produtores rurais estão sendo penalizados pelo fenômeno “El Niño”.

A produção gaúcha de arroz (predominante na região), por exemplo, deverá ter uma queda importante, assim como as demais culturas de verão. Mas não será suficiente para derrubar o desempenho geral do segmento, pois apesar de tudo, a soja (principalmente) e o milho apresentam razoáveis perspectivas de produção e de preço.

Vejam o quão significativo é o peso do agronegócio para uma região: Bagé (onde temos uma filial da empresa), que vinha de uma produção insignificante de soja, deverá se tornar o maior produtor do Estado, transformando por completo a economia do sudoeste gaúcho. Crescem de forma acelerada a área plantada e a produtividade, somadas à proximidade do porto de Rio Grande (distante apenas 250 quilômetros). São terras de qualidade e que eram exclusivas da pecuária e da cultura do arroz. Por isso, louvo o trabalho duro e a superação diária dos homens do campo. É ali que está o “Brasil que dá certo. Graças a Deus.

ENQUANTO O BRASIL SEGUE LADEIRA ABAIXO, O AGRONEGÓCIO CONSEGUE GARANTIR O OXIGÊNIO PARA A NOSSA ECONOMIA. O CAMPO MINIMIZARÁ O DESASTRE EM 2016

CHARGE REDE SOCIAL

A violência se espalhou... Valores foram esquecidos... Amor e respeito ao semelhante foram ficando para trás ... Enfrentamos essa triste realidade! Algumas medidas precisam ser tomadas para reverter esse quadro.

ANTONIA BONINI / SANTA MARIA

RECORDE DE ASSASSINATOS EM SANTA MARIA

Quem faz sua segurança é você. Cuide-se! Previna-se!

CARLOS CIOCCARI / SANTA MARIA

VERANEIO SEM POLICIAMENTO NO VERDE

SEGUNDA-FEIRA, 04 DE JANEIRO DE 2016

Velhos errosEstamos em 2.016. Início de um novo ano. Decidi mudar. Não estou cumprimentando meus amigos pela chegada desse novo período de nossas vidas. Eles não precisam ser lembrados com textos e cartões, pois sabem que os desejos de alegria, saúde e felicidade são constantes e estão inseridos em nossos corações. Quero dedicar o meu desejo por tempos melhores para aqueles que me criticam sem me conhecerem, sentem raiva e ódio por mim sem me dizer os motivos, fazem fofocas sem a coragem de sair do anonimato. Poderia dizer a esses sobre a lei divina do retorno ou até a famosa frase – “ te desejo em dobro o que você me deseja”. Não será essa a minha intenção, afinal Ano Novo é quando pa-ramos de repetir velhos erros e com esse pensamento quero externar os meus mais tranquilos sentimentos de paz, harmonia, felicidade, saúde, enfim, que eles recebam, neste 2016, o melhor que possam merecer.

LUIZ ROBERTO DE MIRANDA / SANTA MARIA

A verdade é que nunca cuidaram a cidade como se deveria. Sempre só com remendos.

JUSSARA COLVERO / SANTA MARIA

BURACOS NA RIACHUELO COM ASTROGILDO

Page 5: Jornal A Razão 04/01/2016

Schirmer diz o que espera para 2016

5POLÍTICA

O ano de 2016 chegou e com ele os últimos 12 meses do segundo man-

dato do prefeito Cezar Schirmer (PMDB). Após ter um início de gestão conturbado com o incên-dio da Boate Kiss, em 2013, e depois de ter que encarar a crise financeira do Estado em 2015, o chefe do Executivo demonstra-se otimista. “O Estado está nos devendo, a União está atrasando seus compromissos com a Pre-feitura e isso, obviamente, tem consequências. Mas de qualquer forma, muitas ações já estão em andamento e outras tantas nós desejamos começar imediata-mente”, relata Schirmer.

Em entrevista ao Jornal A

ÚLTIMO ANO DO SEGUNDO MANDATO DO PREFIETO COMEÇA AGORA E ELE PARECE ESTAR OTIMISTA

Schirmer apresentou balanço de 2015 e disse que espera um ano melhor para a gestão do município

SEGUNDA-FEIRA, 04 DE JANEIRO DE 2016

GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO

JOYCE NORONHA

“TIVEMOS IMPEDITIVOS, COMO A CRISE FINANCEIRA E O TEMPO”

A Razão – O Executivo alcançou todas as metas que esperava para 2015?

Schirmer – 2015 foi um ano que teve dois componentes ruins, di-gamos assim. Primeiro, a questão do tempo, que foi impeditivo de muitas ações que queríamos fazer e os problemas estão aí. São bu-racos, ruas e estradas que ficaram com pouca manutenção. E a outra questão é a financeira. O Estado está nos devendo, a União está atrasando seus compromissos com a Prefei-tura e isso, obviamente, tem conse-quências. Faltam recursos. Portanto, você retarda obras ou retarda início de obras e realizações. Mas, tirando isso, penso que a Prefeitura avançou muito nos nossos propósitos. Em 2016 vamos nos dedicar fundamen-talmente a ações mais efetivas na questão do dia a dia da cidade. Isto ainda é uma carência, na questão do passeio público, das praças, das ruas. É uma lacuna que nós não conseguimos ainda atingir o objetivo desejado, mas nós avançamos muito na saúde, muito na educação, muito no desenvolvimento econômico, muito nas obras que realizamos, muito no desenvolvimento social, também no desenvolvimento urba-no, agrícola, no turismo e no esporte. Obviamente, uma cidade com tantas carências, é impossível resolver tudo em tão pouco tempo.

A Razão – 2016 é o último ano da sua gestão. Tem alguma expecta-tiva para o ano? O senhor acredita que tenha algum projeto ou progra-ma que precisa ser finalizado?

Schirmer – Nós temos que ver, e vamos fazer isso no agora no come-ço de janeiro, como se comporta a receita. Porque não adianta traçar metas, objetivos e planejar ações sem ter uma retaguarda financeira compatível com aquilo que você quer fazer. Então posso responder esta pergunta com mais precisão pelo fim de janeiro ou em fevereiro. Mas de qualquer forma, muitas das ações já estão em andamento e ou-tras tantas nós desejamos começar imediatamente. Mas há uma que sal-ta aos olhos pela sua necessidade, pela sua premência, que é a questão das ruas da cidade. Os buracos e as ruas de terra são problemas que têm nos desafiado de forma muito intensa, mas infelizmente depende-mos do tempo. A previsão para o fim do ano foi de muita chuva. Para os próximos dez dias? Chuva. Nos últimos dez dias? Chuva. Enfim, em 20 dias, são 20 dias com chuva, então é impossível enfrentar essa questão. Estamos realmente preo-cupados e esta vai ser a prioridade um, a partir de janeiro.

A Razão – Programas como o Polo

Turístico e o Bus Rapid Transit (BRT). O senhor pretende trabalhar em cima disso? Tem algum plano para agilizar estes programas?

Schirmer – O BRT depende funda-mentalmente do governo federal. E eu já estive em Brasília várias vezes, já foi sinalizado pela portaria do Ministério das Cidades, mas até agora não nos autorizaram a assinar com a Caixa (Econômica Federal). Já o Polo Turístico depende da Câmara (de Vereadores). Uma vez aprovado pela Câmara, obviamente que nós vamos prospectar possibilidades de arrecadação, de receita, não de receita, de investimentos privados neste programa que visa recuperar o Centro Histórico, a Gare (da Viação Férrea) e a Vila Belga.

A Razão – Em janeiro de 2015, o se-nhor pediu levantamento do recesso da Câmara para que alguns projetos fossem votados por uma questão de prazo. Sem a votação de projetos de autoria do Executivo nas últimas ses-sões, o senhor acredita vai solicitar o levantamento de novo?

Schirmer – Não. Eu não vou convo-car extraordinariamente a Câmara. Obviamente que se estes projetos tivessem sido aprovados, resolve-ríamos o assunto já. Agora, even-tualmente, eles podem esperar um

pouco mais. Claro que eu gostaria que tudo fosse aprovado logo.

A Razão – “Nos corredores” da política se comenta que o senhor foi convocado para ingressar no secretariado do governador José Ivo Sartori (PMDB), a partir de janeiro de 2016. Sobre isso, dizem que há possibilidade de o senhor deixar o Executivo nas mãos do vice-prefeito, José Haidar Farret (PP), para assumir vaga no secre-tariado. É uma possibilidade ou o senhor não cogita sair da Prefei-tura antes de encerrar o último ano de gestão?

Schirmer – De certa forma isso já está respondido: é um boato. Eu fui convidado e não aceitei.

A Razão – O senhor foi convidado?

Schirmer – Não. Não fui convidado e não aceitei. Este convite não existe.

A Razão – E se depois de acabar seu mandato como prefeito e o senhor for convidado a ingressar o secretariado estadual, o senhor pretende ir?

Schirmer – 2016 vai ser de muito trabalho e vou me dedicar intensa-mente à Prefeitura. Bom, depois, em 2017... O futuro a Deus pertence.

Razão, o prefeito recapitulou pontos de sua gestão sobre o ano recém encerrado e comentou as metas para 2016, como concluir o Polo Turístico de Santa Ma-ria e implementar o Bus Rapid Transit (BRT). Mesmo fora de seu alcance, Schirmer espera que o ano tenha boas condições meteorológicas para conseguir avançar na manutenção de ruas e estradas. “Os buracos e as ruas de terra são problemas que têm nos desafiado de forma muito intensa, mas infelizmente de-pendemos do tempo”, pontua.

RUMORES

Por ser do mesmo partido do governador José Ivo Sartori, e pela amizade próxima entre eles, Schirmer é constantemen-te alvo de rumores envolvendo o governo estadual. Porém, o prefeito afirma que não passam de boates as especulações sobre sua renúncia para assumir uma secretaria e garante que seu foco é concluir uma boa gestão e deixar Santa Maria melhor para o próximo prefeito.

Page 6: Jornal A Razão 04/01/2016

O discurso de Kaus,mais que um desabafoAinda repercute, noves fora a malemolência própria da conjunção entre o fim de um ano e o início de outro, o discurso feito pelo vereador João Kaus, na sessão em que foi eleito o petista Luiz Carlos Fort, para presidir a Câmara.O que, num primeiro momento, poderia parecer apenas lamúria de perdedor - afinal, o PMDB, que elegeu a maior bancada em 2012 (na aliança com o PR), não emplacou um presidente sequer, na Legislatura – é bem mais que isso. Trata-se da confissão não declarada da situação do PMDB santa-mariense. Totalmente fracionado, à espera de um milagre, que seria a candidatura de José Farret (que é do PP, lembre-se), para entrar na campanha eleitoral com um mínimo de unidade na defesa do governo de oito anos de Cezar Schirmer.Então, a ausência de dois edis na disputa da última quinta é o de menos. O que importa é o futuro da sigla que manda no Executivo. E é dele que se ocupava Kaus, talvez até sem se dar conta. Talvez.

CLAUDEMIR PEREIRA

[email protected]

FIM DA FUNDERGS E...

Na sessão extraordinária de 27 de dezembro, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de José Ivo Sartori que extinguiu a Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, a Fundergs. O aparato significará a demissão de Cargos de Confiança e celetistas, e as tarefas cumpridas pelo órgão recolocadas em outras áreas do governo.

... A RELAÇÃO COM SM

Na comuna, a decisão de Paim interessa diretamente a três agremiações. Uma, obviamente, o PT. Mas, possivelmente, menos que ao Rede Sustentabilidade e ao PSB. Não há dúvida que ambos cresceriam “na parada” se pudessem trazer o hoje petista para ajudar numa campanha eleitoral que, ninguém duvida, será bem complicada.

... SORRISO DO TUBIAS

Há exatamente um ano, as especulações em torno dos pedidos do PMDB santa-mariense e da região para ocupação de espaços no recém-empossado Governo do Estado apontavam para a convocação de Tubias Calil, que dirigiria a Fundergs. Ele não topou. Se isso tivesse acontecido, hoje seria um desempregado no Palácio Piratini.

6 POLÍTICA

A presidente Dilma Rous-seff (PT) sancionou, com sete vetos, a lei que au-

menta a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre bebidas como vinho, cachaça e outros destilados. O texto também suspende a isen-ção concedida por dez anos de algumas tarifas a computadores, smartphones, notebooks, ta-blets, modens e roteadores.

A presidente Dilma Rousse-ff (PT) sancionou com vetos a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2016. O texto foi pu-blicado em edição extra do Diá-rio Oficial da União e traz, entre os vetos, dispositivo que previa reajuste para os beneficiários do Bolsa Família. A LDO contém parâmetros e estimativas que orientam a elaboração do Orça-mento deste ano.

De acordo com a proposta aprovada pelo Congresso Nacio-nal, a correção do benefício para todas as famílias seria medida de acordo com a inflação acumula-da de maio de 2014 a dezembro de 2015. Ao vetar o trecho da lei, a presidenta Dilma Rousseff justificou que o reajuste não está previsto no projeto de Lei Or-

çamentária de 2016, que já foi aprovado pelos parlamentares e deve ser sancionado por ela nos próximos dias.

MUDANÇAS ESTRUTURAIS

“Assim, se sancionado, o rea-juste proposto, por não ser com-patível com o espaço orçamentá-rio, implicaria necessariamente o desligamento de beneficiários do Programa Bolsa Família”, afir-mou a presidenta, em mensagem com justificativas dos vetos en-viada ao Congresso.

Segundo Dilma, o Bolsa Fa-mília passa por aperfeiçoamentos e mudanças estruturais e, caso esse “reajuste amplo” não fosse vetado, prejudicaria famílias em situação de extrema pobreza que

recebem o benefício de forma não-linear, em valores distintos.

Outro ponto vetado exigia que a União reservasse um va-lor mínimo para ações e serviços públicos de saúde, seguindo uma regra que leva em conta a varia-ção do Produto Interno Bruto (PIB) do ano anterior. De acordo com a mensagem presidencial, a Constituição Federal já prevê, com base na emenda 86, um va-lor mínimo de aplicação no setor.

A destinação de recursos por parte da União não pode ser infe-rior a 15% da receita corrente lí-quida do exercício financeiro em questão. Conforme a justificativa do veto, caso esse valor fosse di-ferente poderia haver uma “inse-gurança jurídica” que prejudica-ria as ações na área.

ITENS DE INFORMÁTICA TERÃO DE PAGAR TARIFA CHEIA DE PIS E COFINS

NOVA COBRANÇA

Com a mudança, o IPI cobrado sobre as bebidas quentes passará a ser calculado com uma alíquo-ta sobre o preço de cada produto. Isso significa que uma garrafa de bebida mais cara vai pagar um imposto maior, proporcional ao seu valor. Antes da nova lei, era cobrado uma taxa fixa por deter-minada quantidade produzida de um tipo de bebida, independente-mente do seu valor.

Para uma garrafa de 750ml de vinho de mesa, por exemplo, era cobrada taxa fixa de R$ 0,73. Na nova regra, o imposto será de 10% do preço. Uma garrafa de vinho de R$ 80 passa a pagar, portanto, um imposto de R$ 8

(ou seja, 10% de seu valor). Esta taxa para bebidas quentes varia de 10% a 30%. Ele será de 25% a 30% para aguardentes e de 30% para uísque e vodca.

Um dos dispositivos vetados pela presidente foi um parágrafo que definia as alíquotas máxi-mas do IPI para os produtos. A justificativa do governo é que os dispositivos tratam de IPI, carac-terizado como regulatório, “em razão de sua natureza extrafiscal e de sua seletividade” e, por isso, “não é adequada a fixação em lei de alíquotas máximas”.

Outros pontos acabaram vetados porque resultariam em renúncia de receita e não traziam a estimativa de im-pacto no Orçamento.

Dilma sanciona, com vetos, aumento do IPI

Dilma abonou, com sete vetos, lei que aumenta cobrança do Impsto sobre Produtos Industrializados, o IPI

DESTINO DE PAIM E...

Consta que até o final do mês o senador Paulo Paim, um dos fundadores do PT, decidirá o que fazer da sua vida política. Considera-se, nos bastidores, improvável a continuação na sigla que o projetou. Por conta, diz-se, da falta de garantia para nova candidatura em 2018. E que Rede ou PSB, um dos dois, seria o destino provável.

LDO 2016 com vetos a reajuste do Bolsa Família

SEGUNDA-FEIRA, 04 DE JANEIRO DE 2016

Kaus, mais que se lamuriar, se preocupava com o futuro. Até sem saber. Talvez

AIC

V / D

IVU

LGA

ÇÃ

O

WILSON DIAS / AGBR / A RAZÃO

Page 7: Jornal A Razão 04/01/2016

7GERAL

TEMPERATURAS ACIMA DOS 30 GRAUS FIZERAM DE CLUBES E BARRAGENS AS SOLUÇÕES PARA FUGIR DO CALOR

O primeiro domingo de 2016 foi de tem-peraturas elevadas

em Santa Maria. Balneários, clubes, barragens eram a pe-dida para se refrescar do dia de calor. Valia tudo, menos ficar em casa com tempera-turas que passaram a casa dos 30 graus. E o final de sema-na ainda marcava uma data especial: o primeiro do novo complexo do lazer do Clube Recreativo Dores, o Dores Praia Park.

O local é considerado um dos maiores parques aquáti-cos da América Latina e foi inaugurado na última terça-feira, 29 de dezembro. O in-vestimento da obra é de apro-ximadamente R$ 30 milhões com a utilização de 260 cami-nhões de areia que deram um toque “litorâneo” à sede cam-pestre do clube que tem cerca de 35 mil associados.

E a movimentação foi in-tensa nesse primeiro domin-go de novidades para os fre-quentadores do clube. Mais de 3 mil pessoas passaram a tarde ensolarada de ontem na companhia da família, curtindo cascatas, tobogãs, esportes e aproveitando para consumir sorvetes, lanches e muito líquido, ideais para a estação, em algum dos quatro bares da área.

Mais de 3 mil pessoas se refrescaram na “praia santa-mariense” nesse domingo. Clube tem atualmente, entre sócios e seus dependentes, um montante de 35 mil pessoas

Hora de ir às águas da cidade

Tarde para praticar esportes aquáticos

SEGUNDA-FEIRA, 04 DE JANEIRO DE 2016

Outro local propício para banhos e atividades aquáticas, em boas condições de funcio-namento, era a Barragem do DNOS, localizada no Bairro Campestre. A tarde agradável de domingo levou dezenas de pes-soas ao local. Simultaneamente aos banhos ocorriam aulas de um esporte ainda pouco conhe-cido, o Stand Up Paddle (SUP).

Durante as atividades da tar-de eram previstos cerca de 40 alunos da modalidade com a faixa etária variando dos 25 aos 60 anos de idade. O esporte traz vários benefícios aos seus prati-cantes. “Mexe com o corpo in-

teiro e é bastante atrativo para o verão, além de ser um esporte seguro” afirma Jivago Ribeiro,

28 anos, monitor da atividade. Outro esporte praticado no lo-cal, ontem, era a canoagem.

Tiago Vieira (a frente) é canoísta há 15 anos. Já Ricardo Trindade é iniciante

O ESPAÇO

São 30 mil metros quadra-dos, 14 piscinas e 8 tobogãs. Além disso, quadras de es-porte, grutas, acessibilida-de, áreas de convívio e uma ponte pênsil, com capacidade

Recém-vindas da praia as amigas Josiane, Raquel, Jane e Daniele aproveitaram o dia de calor para tomar banho de sol no primeiro domingo de 2016. “Muito bom. O local é uma praia em Santa Maria” comemora a auxiliar em vendas, Raquel do Carmo, 27 anos

O Policial Militar Adriano Rapetti, 42 anos, é sócio do clube há 10 anos e elogiou a nova estrutura “É perfeito para as crianças e o que Santa Maria precisava” afirma. Bom também para as filhas Manoele, 10 anos e Ana Carolina (ao centro), de 3 anos

RODRIGO LORENZI

SÓCIOS CONTENTES

para 300 pessoas, entre as tor-res. Mas vêm mais novidades por aí. Segundo o Gerente de Manutenção do Clube, há 20 anos, Elton Penna, há a pre-visão de finalização de um ra-pel para o final de 2016 e da tirolesa para o início de 2017.

Segundo Penna, seguem as novidades para implantação no complexo aquático

FOTOS GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO

Page 8: Jornal A Razão 04/01/2016

A partir deste ano é obri-gatório o uso do simu-lador de direção veicu-

lar nas autoescolas para quem vai tirar carteira de motorista e dirigir carros de passeio, na Categoria B. A Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em julho do ano passado, deu prazo até o dia 31 de dezembro de 2015 para que a exigência fosse im-plantada.

Os motoristas que vão adi-cionar à habilitação a Catego-ria B também devem ter aulas no simulador. Em Santa Maria, o uso de simulador não é no-vidade, conforme reportagem em A Razão, publicada em fe-vereiro de 2014.

O candidato que for tirar a primeira habilitação terá que fazer, no mínimo, 25 horas de aula prática. Do total, 20 horas em veículo de aprendizagem, sendo quatro horas no período noturno. As demais cinco ho-ras serão feitas no simulador de direção, sendo uma hora com conteúdo noturno. Quem já tem carteira de motorista e vai adicionar a Categoria B faz 20 horas de aula, sendo cinco horas no simulador.

ATIVIDADES

No simulador, os alunos têm reproduzidas situações como ultrapassagem, mudan-ça de faixa, direção com chu-va e manobra em marcha à ré. De acordo com o Contran, numa segunda etapa será

Prazo para implantação dos simuladores se encerrou em 31 de dezembro de 2015. A patir deste ano, uso do equipamento é obrigatório nas autoescolas do País

Simulador obrigatório para a CNHEXIGÊNCIA NAS AUTOESCOLAS PARA OBTER CNH CATEGORIA B PASSARÁ A SER EXIGIDA

8 GERAL

obrigatório o uso do simu-lador para quem dirigir veí-culos comerciais, caminhão, ônibus e motos.

OBRIGATORIEDADE

A obrigatoriedade de au-las no simulador de direção

veicular foi prevista, inicial-mente, pelo Contran, e depois suspensa. Em fevereiro de 2014, os donos de autoescolas protestaram nas proximidades do Congresso Nacional con-tra o uso de simuladores. Eles alegavam que o equipamento custava caro, entre R$ 30 mil

e R$ 40 mil, e não traria gran-des benefícios aos alunos.

Por meio da Resolução 543, de 15 de julho de 2015, a obrigatoriedade foi retoma-da. À época, o Contran infor-mou que o pedido para a volta da obrigatoriedade partiu dos Detrans de todo o país.

Bolo de 32 metros, shows musicais e sorteio de um carro zero quilômetro, que fazia parte da Ação Premiada da Prefeitura do município. Essas foram algu-mas das atrações de festa de ani-versário em comemoração aos 132 anos de Santiago realizada ontem, no Largo Artur Viero, na Estação do Conhecimento. Shows pirotécnicos e o canto de parabéns encerraram as ativida-des. O prefeito Júlio Ruivo (PP) afirmou que apesar da situação econômica desfavorável, não poderia deixar de comemorar agradecimento a comunidade a emancipação do município.

A CIDADE

A origem da cidade é jesuí-tica. O nome foi dado em ho-

menagem ao santo católico São Thiago. Os jesuítas edificaram 33 Reduções no município e 21 capelas, sendo que a Capela de número 15, conforme He-metério Velloso à página 14 de seu livro “As Missões Orientais e Seus Antigos Domínios” cha-mava-se “Capela de São Thia-go”, no local do Distrito de São Xavier (chamado Durasnal de São Thiago).

Santiago, em sua marcha evolutiva, foi “Povinho” até 26 de dezembro de 1866, quando passou a ser designada “Fregue-sia de São Thiago do Boquei-rão”. “Vila” a 4 de janeiro de 1884 (data em que está come-morando atualmente seu ani-versário) e, finalmente elevada à categoria de cidade em 31 de março de 1938.Shows com fogos de artifício marcaram o encerramento, ontem, das comemorações do aniversário da Terra do Poetas

Santiago festeja seus 132 anos em alto estiloJONES DINIZ / A RAZÃO

ARQUIVO / A RAZÃO

SEGUNDA-FEIRA, 04 DE JANEIRO DE 2016

Page 9: Jornal A Razão 04/01/2016

SEGUNDO

NERDS ATENTOS em 2016FOTOS REPRODUÇÃO A RAZÃO

Que maravilha é ver aqueles personagens pulando das revistas em quadrinhos para

as telas do cinema, não? Para gregos e troianos há uma enorme lista de adaptações cinematográficas a serem lançadas em 2016. De super-heróis a Harry Potter, 2016 deve levar muita gente para as salas de cinema e, certamente, movimentar um cifra in-contável de dólares para os estúdios. Separamos algumas das principais estreias de 2016.

ANO TERÁ ESTREIAS MUITOS ESPERADAS NO MUNDO DOS SUPER-HERÓIS E DA FICÇÃO CIENTÍFICA

DEADPOOL – 12 DE FEVEREIRO

X-MEN: APOCALIPSE – 26 DE MAIO ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM - 18 DE NOVEMBRO

SEGUNDA-FEIRA, 04 DE JANEIRO DE 2016

Um dos personagens mais polêmicos e engraçados da Marvel vai aparecer de fato nas telonas. O mercenário fanfarrão Deadpool, que será interpretado por Rayan Reynolds, ganha vida em um filme que deve mesclar a violência com a comédia. Wade Wilson, que depois de se submeter a um experimento para ganhar fator de cura, adota o nome de Deadpool. Armado com as suas novas habilidades e um senso de humor negro, Deadpool vai caçar o homem que quase destruiu a sua vida.

É bom esperar para falar algo sobre mais uma tentativa da Fox e da Marvel de levar os Mutantes para as telonas. A aposta é numa boa história e a esperança é de que tenhamos personagens mais palpáveis e mais coloridos. X-Men: Apo-calipse é a continuação de “Dias de um Futuro Esquecido”. O filme, que se passará em 1983, mostrará a origem dos mutantes e incluirá novos e antigos perso-nagens na trama.

É o retorno da magia e do mundo fantástico criado por J. K Rolling aos cinemas. O filme é uma adaptação do livro didático homônimo, utilizado por Harry Potter e seus colegas bruxos em suas aulas em Hogwarts, que ca-taloga 75 espécies de criaturas mágicas pe-los cinco continentes. O roteiro conta sobre as viagens do autor do livro, Newt Scaman-der, 70 anos antes do início da jornada de Harry Potter.

BATMAN VS SUPERMAN - A ORIGEM DA JUSTIÇA – 24 DE MARÇO CAPITÃO AMÉRICA: GUERRA CIVIL – 5 DE MAIO

O filme está entre as minhas es-treias mais esperadas. Impossível não ser empolgante a reunião de Batman, Super-Homem e Mulher Maravilha no cinema. Mas há certa desconfiança

sobre o tom do filme e sua grandiosi-dade. A dupla DC Comics e Warner precisa entregar um trabalho con-vincente para não ficar tão atrás da Marvel nas telonas.

Deve ser mais um show da Marvel. Repetindo a fórmula bem sucedida dos filmes dos Vingadores, a “Casa das Ideias” reúne seu time de super-heróis em um só time. E para dar graça, eles

vão lutar uns contra os outros. Vai ter Pantera Negra e Homem-Aranha. A produção dirigida por Anthony Russo vai colocar Capitão América e Ho-mem de Ferro em choque.

RODRIGO RICORDI

Page 10: Jornal A Razão 04/01/2016

2 SEGUNDA-FEIRA, 04 DE JANEIRO DE 2016SEGUNDO

Por um ano novo de mais e melhores convívios

BICHOS

SEGURANÇA para CÃES e seus DONOS

OS BARES, CASAS DE SHOWS E BOATES SÃO SIM, SENHORES E SENHORAS, ESPAÇOS QUE PRECISAM SER ENCARADOS COMO PARTE VITAL DO NOSSO ITINERÁRIO SOCIAL

FOTOS REPRODUÇÃO A RAZÃO

Muitas famílias incluem os cães nas viagens de final de ano, mas não se atentam à importância de transportá-los de maneira segura. Isso porque a maioria desconhece os seguintes números: um cão de apenas 10 Kg pode passar de 100 Kg em uma batida de carro. Já o peso de um animal de 50 Kg pode ultrapassar uma tonelada. Crash tests realizados com pets em tamanhos e pesos reais já comprovaram que, quando o animal está solto no veículo, além de se machucar gravemente no momento do impacto, ele coloca a vida do motorista e dos demais passageiros em risco.

A caixa de transporte está entre as opções, mas ela é segura apenas do ponto de vista dos humanos, podendo ser perigosa para o animal uma vez que ele fica solto dentro dela. A melhor maneira de evitar fatalidades é fixar o corpo à estrutura do veículo. Ao prender o ani-mal à estrutura do carro, permite-se absorver a força de um eventual impacto sem transferi-la para o pet. O cinto de segurança, desde que tenha design e materiais de qualidade, garante menor risco aos ocupantes do veículo e também ao pet conduzido.

É utilizar acessórios desenvolvidos especialmente para os pets, que respeitem seu biótipo, garantindo um ajuste perfeito e distri-buindo a força do impacto aos pontos mais resistentes da estrutura do pet. É importante utilizar equipamentos especiais para os cães porque os cintos para humanos podem incomodá-los, fazendo com que eles sejam capazes até mesmo de retirá-los. O animal não deve se sentir incomodado ao utilizar um equipamento de segurança.

O especialista destaca, ainda, que a cadeirinha de transporte é outro equipamento de segurança que pode ser usado, desde que feito com materiais testados. Ainda assim, seu uso deve estar associado também ao cinto de segurança.

Transporte livre de multasDe acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, não é permitido

conduzir animais nas partes externas do veículo, assim como ele não pode estar no banco do motorista ou do passageiro ao lado. Nestes casos, a lei prevê multas de R$127,69 e R$85,13, respectivamente. Não há uma estatística sobre pets envolvidos em acidentes de trân-sito, uma vez que o animal é visto pela lei como carga e não como uma vida.

Não é de se estranhar que Santa Maria tenha passado por um período complicadíssimo para os redutos

boêmios. Afinal, depois da tragédia que nunca esqueceremos, ocorrida em janeiro de 2013, seria impensável supôr que tudo voltaria ao normal tão facilmente. Mas também, convenhamos, a burocracia deitou e rolou nos últimos meses. Parece que virou uma questão de revanche contra a diversão noturna, como se a responsabilidade pela morte de mais de duzentos jovens fosse de um ramo inteiro de atividade, e não das condições específicas e da negligência envolvidas no absurdo caso da Kiss.

Faço esse preâmbulo necessário para, no entanto, reafirmar algo que creio fundamental no ambiente de Santa Maria. Os bares, casas de shows e boates são sim, senhores e senhoras, espaços que precisam ser encarados como parte vital do nosso itinerário social. Ainda mais levando em conta que vivemos numa cidade com intensa circulação universitária. Bares, como pontos de encontro por excelência, são lugares em que a criatividade e o melhor do nosso convívio florescem. Não se atenham ao álcool; pensem no rito de conversação, nas aproximações aleatórias, nas imprevisíveis composições que mesas e balcões propiciam.

O que ninguém sequer pode ousar defender é o relaxamento com as regras que garantem a segurança do público em espaços fechados. Mas eu poderia citar pelo menos cinco exemplos de empreendimentos que sofreram com sanções desproporcionais -

talvez pela impossibilidade de exercer o lobby que alguns empresários, muito bem paramentados política e financeiramente, podem acionar.

Mas bem. O fato é que sente-se uma retomada nesse aspecto sociável. Digo: alguns bares, que são centros de efervescência cultural da cidade, estão aos poucos rompendo com a barreira da burocracia. Cumprindo, ainda que quase impraticáveis, as exigências distorcidas, esquizofrênicas e desencontradas que lhes são impostas.

E isso significa um renascimento cultural, de certa forma. Para a literatura, para a música, para as artes visuais, para as artes de todos os encontros. Para um certo reinventar do viver juntos. Talvez soe utópico da minha parte dizer isso - e vai saber o quanto não estou influenciado pelo fato de ter sido, eu mesmo, durante tantos anos uma pessoa envolvida diretamente com o

funcionamento de uma casa noturna.

Mas se me pego pensando que podemos conciliar segurança, diversão e cultura, eu vejo Santa Maria indo ao máximo de suas possibilidades mais cintilantes.

E ando acreditando que para 2016 esses espaços, devidamente habilitados, se multiplicarão pela cidade. Com o perdão dos moralistas, mas não é de menos convívio que precisamos: é de mais e melhores condições para debater, criar, questionar - e também festejar.

ATÍLIO ALENCAR PRODUTOR CULTURAL

[email protected]

INBOX

CIÚME em excesso “À BAIANA”Parece que a cantora Ivete

Sangalo não gostou muito de ver o seu marido, o nutricio-nista Daniel Cady, conversan-do com outra mulher durante um show. A situação, desa-gradável para a cantora, de 43 anos, aconteceu na cidade de Guajuruba, litoral norte da Bahia, na última sexta-feira.

Cady estaria em um ca-marote e em conversas “indiscretas” com outra mulher. Ivete, contrariada com a cena soltou o verbo publicamente no microfo-ne. “Quem é essa aí, papai?

Tá cheio de assunto, hein... Vou passar a mão na cara”, comentou a baiana, irritada.

Mas, por algum motivo, a conversa continuou e a cantora seguiu o “puxão de orelha” para todo mundo ver. “Quem é essa daí? Con-versando pra c... . Manda ela subir aqui no palco pra fazer essa conversinha de ouvido comigo”, completou Ivete, gesticulando e irrita-da. Mais tarde, em entrevis-ta, Cady afirmou que o fato não passava de uma brinca-deira da cantora baiana.

REPRODUÇÃO A RAZÃO

Page 11: Jornal A Razão 04/01/2016

3SEGUNDO

FOTOS REPRODUÇÃO A RAZÃO

PRODUÇÕES com cheiro de OSCAR

SEGUNDA-FEIRA, 04 DE JANEIRO DE 2016

Para não deixar o leitor com muita ansiedade, separa-mos uma lista de filmes que

estreiam em janeiro. Se em um mês essa lista já traz grandes produções e filmes que estão bem cotados na crítica especializada, imagine o que esse novo ano vai nos apresentar até o final?

FILMES QUE DEVEM FAZER SUCESSO EM 2016 E DEVEM ESTAR ENTRE OS CONCORRENTES DO MAIOR PRÊMIO DO CINEMA

CREED: NASCIDO PARA LUTAR

O REGRESSO

Uma das franquias de maior suces-so, Rocky, terá em 2016 uma conti-nuação inesperada, cercando o filho de Apollo Creed, Adonis. Dirigido por Ryan Coogler e estrelando Michael B Jordan e o retorno de Sylvester Stallo-ne como Rocky. Críticas do filme já o indicam como potencial ganhador do Oscar em 2016, com destaque para a atuação de Stallone.

O diretor ganhador de Oscar de Birdman, Alejandro González Iñárritu, terá seu próximo filme lançado no começo de 2016, O Regresso estrelando Leonardo DiCaprio.

O Regresso contará a história verdadeira de Hugh Glass, que em 1820 foi abandonado por seus 3 companheiros de aventuras à própria sorte enquanto foi atacado por um urso na área onde hoje ficam os estados da Dakota do Norte e Dakota do Sul.

OS 8 ODIADOS

DEUSES DO EGITO A GAROTA DINAMARQUESA

Após o sucesso de Django Livre, o Diretor Quentin Tarantino já se prepara para lançar seu próximo filme inspirado nos tradicionais filmes de Velho Oeste. Vem aí Os 8 Odiados, estrelando Samuel L. Jackson e com atores de peso como Tim Roth e Jennifer Jason Leigh.

Alex Proyas, diretor dos sucessos Eu, Robô e O Corvo, lançará em 2016 o seu mais novo projeto original, Deuses do Egito, contando uma histó-ria de conflito entre as divinda-des egípcias.

Deuses do Egito será a história de como o deus do Sol Horus, interpretado por Nikolj Coster-Waldau, junto a um mortal chamado Bek, interpre-tado por Brenton Thwaites, teve que salvar o mundo do deus da Escuridão Set, interpretado por Gerard Butler.

Em 2016, Eddie Redmayne, ganhador do Oscar de Melhor Ator em 2015, interpretará uma das primeiras pessoas a receber uma cirurgia de redesignação sexual, Lili Elbe no filme A Garota Dinamarquesa, dirigido por Tom Hooper (Os Miseráveis).

A Garota Dinamarquesa se passa em Copenhague nos anos 20, con-tando a história de como Lili Elbe se descobriu transgênero, recebeu uma das primeiras cirurgias de mudança de gênero da história e como isso afetou o seu relacionamento com sua esposa, a artista Gerda Wegener.

Page 12: Jornal A Razão 04/01/2016

4 SOCIAL 5SOCIALGRAZI LOPES

UNIMED DA CANÇÃO NATIVA TEVE LANÇAMENTO DE CD E DVD NO RINCÓN

1 Neuza e Ernâni Bülow 4 Salimara e Luiz Roberto Botton 5 João Irion e Ovídio Mayer 6 Eduardo Monteiro e Rennor Beltrami2 Ângelo Comassetto e Maximo Fortes 3 Charif Ddine e Flávio Fialho

SEGUNDA-FEIRA, 04 DE JANEIRO DE 2016 SEGUNDA-FEIRA, 04 DE JANEIRO DE 2016

Tim! Tim!

Francisco Mariano da Ro-cha, Deise Bisognin Severo, Andrea Deprá, Gaspar Miotto, Fernanda Silveira e Duda Sil-va completam mais um ano de vida neste dia 4. Felicidades!

Na terrinha

Daniela Amaral aterrissou em Santa Maria na penúltima sema-na de dezembro, acompanhada da mãe, Laura Dubal, e dos filhos, Natália e Matheus. A turminha aproveitou os dias por aqui para rever amigos e familiares durante as festas que marcam a temporada.

Lucas Ano II

Foi com um colorido pique-nique que Paula Castanho Pe-reira e Seco Mânica festejaram os dois aninhos do pequeno Lu-cas. O casal contou com a ajuda do mano mais velho, Gabriel, para receber os convidados da ensolarada tarde de sol, gulo-seimas e brincadeiras.

Check-in de férias

Leila Sauer Prade e Charles Prade fugiram do calor brasilei-ro para aproveitar o frio de Ma-nhattan. O casal contou com a companhia da filha, Flávia Sauer Prade, para os passeios pelo condado de Nova Iorque.

As pessoas pedem uma crítica, mas querem apenas um elogio

W. Somerset Maugham

1 2 543 6

[email protected]

DEIVID DUTRA A RAZÃO

Em outubro, mês em que se celebra o Dia do Médi-co, a Unimed Santa Maria

promoveu um evento inovador: o Unimed da Canção Nativa, que levou ao palco do Park Ho-tel Morotin um talento talvez não conhecido dos médicos daqui, a música. Profissionais defenderam suas composições cheias de amor pelo Rio Grande do Sul e o resultado disso tudo está no CD e DVD lançados na noite de 17 de dezembro.

O local escolhido para a apresentação foi o Rincón Par-rilla e o clima tradicionalista imperou pela noite comandada pelo presidente Ernani Büllow.

Deivid Dutra clicou algumas das presenças do coquetel e elas estão ilustrando as páginas de hoje. Confira!

ARQUIVO A RAZÃO

PERSONALIDADES

Micheline Naissinger coordenou com muita ma-estria os eventos da Associação de Professores Uni-versitários de Santa Maria na temporada de 2015. Para este ano, muitas outras atividades estão sendo programadas por ela e pela diretoria capitaneada pela professora Tânia Moura. Entre os destaques es-tão os tradicionais jantares, almoços, chás e happy hours que iniciarão no próximo março.

DIVULGAÇÃO CLUBE RECREATIVO DORES A RAZÃO

CONSELHO DELIBERATIVO DORENSE

Valnei Vieira (à direita na foto) foi eleito presidente do Conselho Deliberativo do Clube Recreativo Dores pela 5º vez consecutiva no mês passado.

A diretoria, composta também pelo vice-presidente Victor Hugo Da Cas, pelos secretários Julio Cezar Copetti e Adão Fighera, além do Assessor Jurídico Régis Pozzobon, tomou posse na mesma noite, duran-te um jantar bem prestigiado no salão La Sagra.

Page 13: Jornal A Razão 04/01/2016

NOVELAS RESUMO

TELEVISÃO PROGRAMAÇÃO A programação da televisão é fornecida pelas emissoras. Sujeita a alteração.

Os capítulos das novelas são de responsabilidade das emissoras e estão sujeitos a alterações.

RECORD

07:30 - Rio Grande no Ar08:55 - Fala Brasil10:00 - Hoje em Dia12:05 - Balanço Geral14:45 - Prova de Amor15:45 - Chamas da Vida16:45 - Cidade Alerta19:45 - Jornal Local20:30 - Rei Davi21:30 - Jornal da Record22:30 - Xuxa Meneghel00:15 - Repórter Record

TV PAMPA

07:00 - Iurd08:30 - Te peguei09:30 - Melhor para você

12:00 - Iurd14:00 - Te peguei15:00 - A Tarde é Sua17:00 - Te peguei17:30 - Encrenca17:55 - Pampa Debates18:54 - Jornal Da Pampa19:05 - Atualidades Pampa20:30 - Programa Religioso 21:38 - TV Fama22:00 - Rede Tv NewS22:40 - Super Pop00:05 - Atualidades01:20 - Studio Pampa

RBS TV

CINEMA PROGRAMAÇÃO A programação da cinema é fornecida pela empresa exibidora. Sujeita a alteração.

ROYAL PLAZA SHOPPING

05:00 – Hora Um06:00 – Bom Dia Rio Grande 07:30 – Bom Dia Brasil08:50 – Mais Você10:10 – Bem Estar10:50 – Encontro

6 SEGUNDO 04 DE JANEIRO DE 2016

MALHAÇÃO

Miguel leva Ciça para o hospital. Nil-ton deseja afastar Rodrigo da banda. Cleiton comenta com Uodson que Jéssica gosta dele. Nilton avisa que não pode levar todos da banda para a excursão pelo nordeste. Ciça pede que Miguel entre com ela na sala de parto. Arthur escreve um cartão para Júlia, mas o deixa com Uodson.

ALÉM DO TEMPO

Roberto se surpreende com a possi-bilidade de Alex ser seu filho. Rober-to pede perdão a Felipe. Felipe ga-rante a Melissa que não desistirá de ter a guarda de Alex. Salomé afirma a Felícia que desistiu de conquistar Massimo. Emília repreende a atitude de Pedro com relação a Carola.

A REGRA DO JOGO

Orlando descobre que caiu em uma armação de Zé Maria e Gibson. Or-lando consegue fugir dos capangas. Dante descobre que a sua mãe na-morou o pai de Tóia. Dante comenta com a família que Lara foi embora. Tóia diz a Romero que terá que traba-lhar na noite de Réveillon.

TOTALMENTE DEMAIS

Stelinha exige que Eliza aprenda a usar os talheres de forma requin-tada. Jacaré se recorda de quando foi preso para satisfazer o desejo de Sofia/Nina. Jamaica ajuda Fabinho sem saber que está contribuindo para prejudicar Jonatas. Stelinha comemora o progresso de Eliza.

12:00 – Jornal Do Almoço

12:50 – Globo Esporte

13:20 – Jornal Hoje

14:00 – Vídeo Show

15:05 – Marmaduke

16:35 – Caminho Das Índias

17:50 – Malhação

18:30 – Além do Tempo

19:10 – Rbs Notícias

19:30 – Totalmente Demais

20:30 – Jornal Nacional

21:20 – A Regra Do Jogo

22:20 – Ligações Perigosas

23:05 – Vai Que Dá Certo

00:35 – Jornal da Globo

01:00 – Balada Olimpica

01:35 – Comer, Rezar, Amar

03:55 – Mentes Criminosas

REPRODUÇÃO A RAZÃO

REPRODUÇÃO A RAZÃO

Royal 1Star Wars – O Despertar da Força12 anos - Dublado13:00*sábado a terça-feira

Star Wars – O Despertar da Força12 anos – Legendado 2D15:40, 18:20 e 21:00*sábado a terça-feira*quinta às 14:00

Royal 2Alvin e os esquilos: na estradaLivre – Legendado 2D14:00, 15:50, 17:40, 19:30 e 21:20*sábado a terça-feira*quinta às 14:00

Royal 3Star Wars – O Despertar da Força12 anos – Dublado 3D13:30 e 16:10*sábado a terça-feira

Star Wars – O Despertar da Força12 anos – Legendado 3D18:50 e 21:30*sábado a terça-feira*quinta às 14:00

Royal 4Até que a Sorte nos Separe 310 anos - Dublado14:40, 17:00, 19:10 e 21:20*sábado a terça-feira*quinta às 14:00

*horários adequados ao feriado de Ano Novo

Page 14: Jornal A Razão 04/01/2016

7SEGUNDOSEGUNDA-FEIRA, 04 DE JANEIRO DE 2016

PALAVRAS CRUZADAS

Preencha os espaços vazios com algarismos de 1 a 9. Os algarismos não podem se repetir nas linhas horizontais, nem nos quadrados menores (3x3).

SUDOKU

ÁRIES - 21/03 A 20/04

As críticas deverão ser evitadas, juntamente com as ações violentas. Terá sucesso e bastan-te felicidade, na vida sentimental e amorosa. Atenção e compreensão aos problemas.

TOURO - 21/04 A 20/05

A posição dos astros indicam favorecimento em todos os seus interesses. Criaturas ou ocorrências dispersivas poderão desviar sua atenção dos compromissos.

GÊMEOS - 21/05 A 20/06

A posição da lua é ótima para compra e venda de propriedades, e para construir casa própria se ainda não têm. Esmero e capricho demasia-dos poderão resultar em perda de tempo.

CÂNCER - 21/06 A 21/07

Não se deixe influenciar como de costume, pelas coisas irreais. Se você ainda não con-seguiu encontrar o seu par perfeito, poderá ter alguma surpresa.

LEÃO - 22/07 A 22/08

Fluxo astral é dos mais propícios a todos os seus interesses materiais. Esforce-se o mais que puder, que conseguirá realizar todos os seus desejos.

VIRGEM - 23/08 A 22/09

Confie em si mesmo procurando compreen-der o seu valor profissional. Leia, penetre nas coisas para realmente melhorar e valorizar o seu intelecto e sua personalidade.

LIBRA - 23/09 A 22/10

Pessoas amigas estão dispostas a ajudar você. Use de tato para influenciar os seus superiores hierárquicos. O período revela maior vantagens para as pessoas que estudam.

CAPRICÓRNIO - 22/12 A 20/01

Não realize novos negócios, tome muito cuidado com - acidentes e procure se pre-caver contra os inimigos ocultos. Apesar do clima favorável ao amor.

ESCORPIÃO - 23/10 A 21/11

Suas energias poderão ser empregadas com re-sultado. Evite assumir compromissos contra os seus interesses. O dia também poderá ser apro-veitado para tratar das questões de heranças.

SAGITÁRIO - 22/11 A 21/12

Excelente para novas associações e aos negócios comerciais. Também com o seu jeito possessivo de ser, a pessoa amada se ressentirá com tantas crises de ciúme.

AQUÁRIO - 21/01 A 19/02

Algumas perturbações passageiras com os filhos estão previstas hoje. Aja com calma que tudo tende a dar certo. Melhora das chances gerais.

PEIXES - 20/02 A 20/03

Um aspecto astral poderoso está con-tribuindo para uma ampliação de seus poderes intelectuais e de sua capacidade de progredir financeiramente.

HORÓSCOPO

Page 15: Jornal A Razão 04/01/2016

8 MÁRCIO GRINGS SEGUNDA-FEIRA, 04 DE JANEIRO DE 2016

[email protected] / Twitter - @MarcioGrings

Em maio do ano passado tocamos no assunto aqui na coluna. E pouco meses depois carimbamos

a notícia. Parece que as boas notícias vindas da Disney/Lucasfilms não param de chegar. O diretor da, Robert Iger, confirmou em uma entrevista que realmente teremos mais um filme de Indiana Jones.

Os rumores existem desde que a Disney comprou a Lucasfilms, porém anteriormente a Disney disse que se focaria primeiramente em “Star Wars” e qualquer outro projeto seria apenas um bônus. “Eu acredito que grandes histórias ainda se sobressaem”, disse Iger. Agora se teremos ainda Harrison Ford no papel do arqueólogo, ou se

haverá um “reboot” na franquia isso ainda é um mistério.

Contudo, este não é o único papel de Ford que será “ressuscitado”; em breve teremos também o filme que mostrará o passado de Han Solo! E ainda falando em Star Wars... Mais um recorde! “O Despertar da Força” já faturou mais de US$ 1,29 bilhão nas salas de cinema mundo afora. No ranking dos filmes de maior bilheteria de todos os tempos, o novo longa da saga criada por George Lucas agora ocupa a oitava posição. O mais assustador é que “Star Wars” conseguiu isso em um período muito curto de tempo. O filme estreou há 15 dias nos cinemas.

Confirmado NOVO filme de INDIANA JONES

REPRODUÇÃO A RAZÃO

REPRODUÇÃO A RAZÃO

REPRODUÇÃO A RAZÃO

Já saiu faz um tempo, mas vale lembrar que o cineasta norte-ameri-cano David Lynch lançou um livro bem legal, que ganhou versão em português pela editora Gryphus. “Em Águas Profundas” (formato pocket, 194 páginas), é um livro de reflexões sobre sua inclinação a meditação transcendental, processo criativo, vida pessoal, opiniões sobre o vídeo digital, o futuro do cinema, a função da manipulação da luz nos filmes, escalação de elenco, a paixão por Los Angeles, os cineastas de sua preferência (Billy Wilder, Fellini, Hitchcock e Stanley Kubrick), drogas e religião completam a narrativa, que permite penetrar e entender a mente de um dos mais instigantes cineastas da atualidade.

Os planos do Guns N’ Roses para 2016 começam a ser traçados. Diversas fontes estão confirmando quais serão as principais aparições do grupo no ano que vem. De acordo com a Billboard, a banda irá tocar no famigerado festi-val de Coachella, em um deserto da Califórnia, em mais uma edição onde os organizadores irão promover a volta de

um grande nome da música. Ainda não há confirmações oficiais nem da banda, nem do Coachella, mas múltiplas fontes confiáveis já cravaram o Guns N’ Roses como um dos headliners em 2016. Ou-tra informação é de que a banda irá se pronunciar oficialmente a respeito do seu retorno na próxima terça-feira (5). Mais novidades em breve.

DAVID LYNCH em livro

GUNS N’ ROSES define detalhes do retorno com membros da FORMAÇÃO ORIGINAL

Há cinco anos morria o músico escocês Gerry Rafferty. O cantor e compositor fez fama junto ao grupo Stealer Wheels, que na verda-de era uma dupla com Joe Egan, onde atuavam ao lado de músicos de estúdio e contratados. A banda foi redes-coberta após a canção “Stuck In The Middle With You” ter sido incluída no filme “Cães de Aluguel” (1992), de Quentin Tarantino. Rafferty Morreu aos 63 anos, vitimado por uma insuficiência he-pática causada por alcoolismo.

REPRODUÇÃO | A RAZÃ

O

“O importante para qualquer jovem cantor ou músico é manter o foco em

se tornar um músico melhor ao invés de se tornar uma celebridade maior.”

GERRY RAFFERTY

A cantora e compositora norte-americana Natalie Cole mor-reu de insuficiência cardíaca congestiva na última sexta-feira (1), aos 65 anos. A artista estava internada em um hospi-tal de Los Angeles devido a complicações de um transplante de rim e hepatite C. Ganhadora de nove prêmios Grammy, Natalie ficou conhecida por interpretar músicas como “This will be” e “Unforgettable”, esta famosa pelo dueto “virtu-al” entre a artista e seu pai, o também cantor e compositor Nat King Cole (1919-1965).

REPRODUÇÃO | A RAZÃ

O

“Eu já tive a minha cota de sonhos e desejos realizados.”

MORRE NATALIE COLE

E também num dia 4 de janeiro, há 30 anos, morria Phil Lynott, vo-calista, baixista, compositor e líder do grupo irlandês Thin Lizzy. Phil

morreu aos 36 anos, vítima de insuficiência cardíaca e pneumonia devido a uma septicemia eventual-

mente potenciada pelo uso de drogas e álcool. Entre seus maiores sucessos estão temas como “Whiskey in the Jar”, “The Boys Are Back in Town” e “Jailbreak”.

REP

RODUÇÃO | A RAZÃO

PHIL LYNOTT

“Eu provei a liberdade e realmente gostei.”

Page 16: Jornal A Razão 04/01/2016

9ECONOMIA

IPVA com descontos só até hoje DISTRITO INDUSTRIAL

A Associação Distrito Vivo (ADV), que reúne empreende-dores instalados no Distrito In-dustrial de Santa Maria, realiza hoje a posse da sua nova direto-ria. Foram eleitos para o biênio 2016/2018, como presidente, o empresário Odilo Pedro Marion, diretor do Grupo Agrimec, que terá como vice Lisandro Ramos Buss, diretor da Lisandro Ramos Buss e Cia Ltda. A composição da nova diretoria e do conselho fiscal da ADV incluem também a diretora administrativa - Odima-ra Marion Lamb (Intecsol) e di-retora financeira – Alessandra Zocolotto, e os conselheiros fis-cais Jeremias Sortica (Centro-plast), Luiz Firmino Kirchhof (MK Metalúrgica Kirchhof) e Volnei Godinho (Planisul/ Te-lhas Sul). Já o Grupo de Trabalho de Infraestrutura é composto por Guilherme Kirchhoff (Plurime-tal), Gabriel Trevisan Neto (Car-rocerias Trevisan) e Jefferson Hoffmann (Desinservice).

ASSOCIAÇÃO EMPOSSANOVA DIRETORIA HOJE

PARA QUEM OPTARPELO PAGAMENTO ATÉESTA SEGUNDA-FEIRA,DESCONTO CHEGA A 29,7%

Termina hoje o prazo para quitação do Impos-to sobre a Proprieda-

de de Veículos Automotores (IPVA) com desconto máximo de até 29,7%. Depois desta data, o imposto será calculado já com base no novo valor da UPF-RS (Unidade Padrão Fis-cal), que terá uma correção de 10,71% (R$ 17,1441).

O último balanço, atu-alizado até o dia 29 de de-zembro, divulgado pelo governo do Estado, mostra que 576.051 proprietários já efetuaram o pagamento an-tecipado, o que representa uma arrecadação bruta de R$ 410.252.664,42. Metade des-te valor é distribuída entre as prefeituras gaúchas de acor-do com o município de em-placamento do veículo.

Para o proprietário que op-tar pelo pagamento até esta segunda-feira, dia 4, a redução sobre o IPVA é de 3% sobre o valor do tributo e poderá se valer ainda do valor da Unida-de de Padrão Fiscal (UPF) de 2015. É preciso levar em conta também as vantagens do Bom Motorista e do Bom Cidadão.

Os condutores que não re-ceberam multas nos últimos

Proprietários de veículos têm até esta segunda-feira para efetuar pagamento com desconto máximo

Odilo Marion é o presidente

três anos, terão dedução de mais 15% – para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10% e quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%. O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dará aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha mais 5%

de desconto, válidos para pa-gamentos antecipados ou não.

Nos casos em que o veículo estiver em nome de empresas (pessoa jurídica), o desconto máximo para a quitação até o dia 4 de janeiro será de 12,12% (3% mais a variação da UPF).

Para quem optar pelo par-celamento, o primeiro paga-mento deve ser feito até o dia

29 de janeiro e as demais ven-cerão no dia 29 de fevereiro e 31 de março. Os descontos são de 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira. O IPVA 2016 incide sobre 3,7 milhões de veículos de uma frota total que já se aproxima dos 6,2 milhões no Estado. O governo pretende arrecadar R$ 2,56 bilhões.

SEGUNDA-FEIRA, 04 DE JANEIRO DE 2016

GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO

COMPRA VENDA

DÓLAR 3,9470 3,9480EURO 4,3263 4,3316PESO AR 0,3053 0,3057PESO UY 0,1325 0,1323

INDICADORES ECONÔMICOS

SALÁRIO MÍNIMONacioNal: R$ 788,00

BASE DE PARCELA ALÍQUOTACÁLCULO DEDUZIR (%)

Até 1.903,98 --- ---De 1.903,99 Até 2.826,65 142,80 7,5De 2.826,66 Até 3.751,05 354,80 15De 3.751,06 Até 4.664,68 636,13 22,5AcimA De 4.664,68 869,36 27,5

SALÁRIO MÍNIMO

SALÁRIO CONTRIBUIçãO (R$) ALÍQUOTA (%)Até R$ 1.399,12 8 De R$ 1.399,13 Até R$ 2.331,88 9 De R$ 2.331,89 Até R$ 4.663,75 11

AUTÔNOMOS, EMPRESÁRIOS E FACULTATIVOS

SALÁRIO MÍNIMO

SALÁRIO-BASE ALÍQUOTA CONTRIBUIçãO

R$ 788,00 11% R$ 86,68

INCC - M/FGV

OUtUBRO 0,27%NOVemBRO 0,40%

BOVESPA

30/12/2015 -0,70% 43,350

TAXA DE JUROS TJLP

OUtUBRO A DezemBRO 0,5833%

INSS

(*) Após O VeNcimeNtO, mUltA De 4%.se pAgA NO mês segUiNte, mUltA De 7%.NO mês sUBseqüeNte, 10% De jUROs.

POUPANçA

22/12/2015 0,6416023/12/2015 0,6789024/12/2015 0,6789028/12/2015 0,6789029/12/2015 0,6789030/12/2015 0,67890

INFLAçãO OUT NOV

iNpc (iBge) 0,77 1,01icV (Dieese) 0,78 1,02igp-m (FgV) 1,89 1,52icVsm (UNiFRA) 0,70 0,73

INDICADORES RURAIS

ARROz (sc 50 kg) R$ 40,00 BAtAtA (sc 50 kg) R$ 80,00FeijÃO (sc 60 kg) R$ 90,00milHO (sc 60 kg) R$ 32,00sOjA (sc 60 kg) R$ 71,00tRigO (sc 60 kg) R$ 32,50BOi (kg ViVO) R$ 5,05VAcA (kg ViVO) R$ 4,60cORDeiRO (kg ViVO) R$ 5,60leite (litRO) R$ 0,86sUÍNOs (kg ViVO) R$ 3,50FONte: emAteR RegiONAl

TAXA DE JUROS SELIC

AgOstO 1,11%setemBRO 1,11%OUtUBRO 1,11%

OURO (R$ COTAçãO/G)30/12/2015 +1,12% 135,50

Page 17: Jornal A Razão 04/01/2016

1/CLASSIFICADOS SEGUNDA-FEIRA, 4 DE JANEIRO DE 2016

SEGUNDA-FEIRA, 04 DE JANEIRO DE 2016

10

Page 18: Jornal A Razão 04/01/2016

Pires & Stainr AdvocaciaO Escritório de Advocacia

está sediado em Santa Maria – RS, e atua há mais de 22 anos no mercado jurídico da região cen-tral do Estado do Rio Grande do Sul, em defesa dos direitos coleti-vos e individuais, voltado para as demandas que envolvam direito Empresarial, Militar, Civil, Ad-ministrativo, Penal, Trabalhis-ta, Previdenciário, Tributário e Consumidor. Teve sua origem inicialmente com Flávio Braga Pires, e mais tarde veio a socieda-de com Nara Suzana Stainr Pires.

A sociedade pauta-se em ex-periências jurídicas e acadêmicas, tendo como objetivo principal a

NOTAS

11MERCADO ABERTO

EQUIPE

O Sicredi é uma das maiores instituições financeiras cooperativas do País e uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil. Isso mostra que, aqui, os números não são o mais importante. Oferecemos os mesmos produtos e serviços de um banco, mas com crenças diferentes. A equipe acredita no relacionamento para gerar crescimento, no cuidado com o bem-estar das pessoas no presente e no seu desenvolvimento para o futuro, sabendo que, juntos, todos ganham.Faça parte dessa história. No Sicredi, seu trabalho é reconhecido e faz a diferença para a vida de milhares de Associados.A instituição financeira cooperativa, é referência internacional pelo modelo de atuação em sistema. São 95 cooperativas de crédito filiadas, que operam com uma rede de atendimento com 1.384 pontos. A estrutura conta ainda com quatro Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A., uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo e suas empresas controladas. Todas essas entidades, juntas, formam o Sicredi e adotam um padrão operacional único. A atuação em sistema permite ganhos de escala e aumenta o potencial das cooperativas de crédito para exercer a atividade em um mercado no qual estão presentes grandes conglomerados financeiros.Feito por pessoas e para pessoas, o Sicredi tem como diferencial um modelo de gestão que valoriza a participação. Os mais de 3 milhões de associados votam e decidem sobre os rumos da sua cooperativa de crédito.Mais informações acesse o site www.sicredi.com.br ou ligue para a central de atendimento da Região Sul do Brasil no telefone 0513 3585400.

Sicredi: gente que coopera, cresce

DESTAQUE EMPRESARIAL

Marcelo Henriques Portella – MP Construções Ltda.A história de Marcelo

Henriques Portella, de 39 anos, teve início logo quando nasceu, pois seu avô, Sebastião Portella era servente de pedreiro e se tornou proprietário de uma grande empresa: a Construtora Portella, juntamente do pai de Marcelo, o engenheiro civil Flávio Portella. Segundo Marcelo, ele nunca teve outra profissão em mente, além de acreditar que tenha a vocação para empreender. A soma da vocação com a experiência familiar, levou Portella a construção civil, formando em 1995 a construtora Phoenix Ltda, juntamente com seus irmãos Flávia e Felipe Portella. Já em 2012, o engenheiro civil

LOURDINHA AMORIMCABELO E PELE

O salão de beleza é constituído de uma equipe altamente profissional e competente que cuida para atender às suas expectativas. É o local onde a sua ida ao cabeleireiro em uma experiência estética inesquecível. A meta do Lordinha Amorim Cabelo e Pele não é apenas tornar-lhe um cliente satisfeito e belo, mas aumentar a sua autoconfiança e estimular o seu cuidado com o próprio visual. Cuidar do próprio corpo e da aparência é um componente essencial para ser bem-sucedido no mundo de hoje. Para conhecer o salão e marcar o seu horário ligue (55)3222-1881 e (55)3222-1891 ou vá até o Lourdinha Amorim Cabelo e Pele que fica na Rua Tuiuti, nº 1247, no centro de Santa Maria.

prestação de serviços jurídicos a seus cliente de maneira estratégi-ca, transparente, corporativa, pre-ventiva e eficiente. Nas demandas judicias mantém-se o foco nos resultados, com auxílio sistemá-tico e informações atualizadas.

Sua base estrutural mantém como predicado definido o aten-dimento personalizado, confiança, qualidade, agilidade e eficiência, na busca de satisfazer seus clientes.

Com a aceitação da proposta de trabalho e um crescimento considerável, agrega à equipe advogados associados: Fabiano Braga Pires e Douglas Henrique Bottega para tornar-se um grupo

qualificado e especializado com sólida atuação.

Assim, o escritório baliza-se na metodologia de um trabalho voltado para continuidade na qualidade dos serviços, abran-gendo cada caso e cliente con-creto à rotinas e estratégias pré-definidas e, consequentemente, estreita laços de confiança com

seus clientes, gerando seguran-ça e resultados positivos nas de-mandas propostas.

O escritório Pires & Stainr Advocacia está localizado na Rua dos Andradas, nº 1711, na sala 502. Mais informações pelo telefone (55) 3025-3933 ou pelo e-mail [email protected].

abriu sua própria empresa: a MP Construções Ltda.

Portella possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria, pós graduação em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de vários cursos na área de Construção Civil. Segundo ele, as suas características na profissão são o compromisso com a ética e a moral. Na empresa e no mercado de trabalho, o destaque vai para o compromisso com o cliente, focado nos prazos e respeitando tudo o que foi acordado visando rentabilidade e protegendo o meio ambiente.

Questionado sobre o

momento econômico atual, Marcelo Portella lembra que vivemos em uma cidade que recebe todo o mês milhares de reais, pois em Santa Maria, uma grande fatia da população é funcionário público, que recebem salários independente da crise. “A crise de certa forma afeta todos, mas devemos focar nas alternativas que a crise nos proporciona e são muitas”, afirmou Portella. De acordo com o engenheiro civil, graças a muito trabalho e a Deus a empresa teve um ano maravilhoso, onde foi entregue um empreendimento totalmente comercializado. A MP Construções Ltda está concluindo outro empreendimento onde 70% está

vendido, além de estar iniciando outro onde já existem unidades vendidas.

Hoje, o empresário tem uma empresa enxuta, onde canaliza quase todas as atividades da empresa em sua pessoa, pois acredita que assim, consegue reduzir etapas para a melhor efetivação de todas as tarefas, juntamente de colaboradores excelentes que ajudam em todo o processo. “Acredito que a inovação independe de crise, pois o mercado nos exige isto a cada dia, então sempre estamos inovando. Desta forma superamos a crise com inovação e muito trabalho”, concluiu Marcelo Portella, sobre novidades no ramo em que atua.

A MP Construtora Ltda está localizada na Rua Barão do Triunfo, nº 1433. Mais informações sobre a construtora e os empreendimentos por ela realizados, podem ser obtidas pelos telefones (55)3214-2865 ou (55) 9934-3522.

Projetado a partir dos princípios do Novo Urbanismo, o Real Park Santa Maria segue um modelo moderno de urbanização em que soluções de engenharia, arquitetura e paisagismo valorizam o convívio, as atividades ao ar livre e cuidado com o meio ambiente. Tudo isso integrando moradia, amplos espaços de lazer e conveniências em meia a uma infraestrutura planejada em todos os detalhes. O Real Park consolidou sua posição de destaque no mercado através da realização de empreendimentos imobiliários de sucesso, que transformaram endereços em pontos de referência. Sua equipe de profissionais experientes direciona seu know-how privilegiado ao desenvolvimento de projetos urbanísticos diferenciados, com objetivo de potencializar a valorização dos imóveis e qualidade de vida dos seus moradores. Moderna, parceira, acessível: é assim que a Real Park trabalha. O Real Park Santa Maria está localizado em um dos melhores pontos da cidade: próximo a Sede Campestre do Clube Recreativo das Dores e com acesso as principais avenidas, o condomínio está perto de tudo que sua família precisa. O empreendimento é murado e a portaria possui um sistema de vigilância completo, com câmeras e cancelas, permitindo segurança 24 horas a visitantes e moradores. Mais informações pelo telefone (55) 9652-3330 ou no site realparksantamaria.com.br.

Santa Maria não para de evoluir. Evolua com a cidade.

SILVIA BORTOLUZZI ADVOGADAS

Localizada na Rua Guilherme Cassel Sobrinho, nº 06, no Bairro Nossa Senhora das Dores, o escritório Silvia Bortoluzzi Advogadas foi fundada em 1º de novembro de 2007. O escritório trabalha com o direito do trabalho, defesas em reclamações trabalhistas, recursos e sustentação oral no TRT e TST, defesas administrativas no TEM e MPT, assessoria trabalhista para empregadores e direito civil. Mais informações pelo telefone (55) 3026-7514 ou pelo e-mail [email protected].

SEGUNDA-FEIRA, 04 DE JANEIRO DE 2016

Page 19: Jornal A Razão 04/01/2016

Dirigente diz que está perto de anunciar reforços

12 ESPORTE

GERENTE EXECUTIVO DO GRÊMIO CONFIRMOU QUE DOIS JOGADORES ESTÃO PRÓXIMOS DO ACERTO

O Grêmio trabalha nos bastidores para anun-ciar nesta semana os

primeiros reforços da tempo-rada 2016. O diretor executivo do Tricolor Gaúcho, Rui Costa, confirmou que o clube preten-de anunciar dois reforços na quarta-feira, dia da apresenta-ção dos jogadores para o início da pré-temporada.

Entre as novidades deve es-tar o lateral direito Wallace. O outro nome foi mantido em sigilo.“Teremos a condição de fazer alguns anúncios na quar-ta. Estamos encaminhando a parte documental do Wallace e podemos ter outro nome”, afirmou o dirigente gremista. Rui Costa preferiu manter o mistério com relação a outras negociações e não se alongou muito sobre o assunto. Entre-tanto, revelou que o objetivo da diretoria é formar um gru-po com ao menos 30 jogadores

Rui Costa garantiu que a reapresentação do elenco marcada para a quarta-feira deverá ter novidades

Inter quer reforços antes da viagem aos EUAOs dirigentes do Interna-

cional trabalham para colocar pelo menos mais dois reforços à disposição do técnico Argel Fucks até a data da viagem para os Estados Unidos para a disputa da Florida Cup, que ocorre no próximo domingo. O primeiro a ser confirmado deve ser o meia Marquinhos, que está vindo para o Inter em troca do lateral Fabrício, que permaneceria, se o negó-cio for fechado, por mais uma temporada no Cruzeiro. Mar-quinhos é meia de origem, mas também pode atuar como atacante de movimentação.

Além disso, a direção colo-rada trabalha em algumas ne-gociações para anunciar mais atacantes e busca principal-mente um jogador centrali-zado, de área. Entre os nomes especulados seguem os de Le-andro Damião, que prioriza o

INTER-SM

De acordo com o presidente do Inter-SM, Heriberto Mar-quetto, o técnico Neneca deve chegar em definitivo a Santa Maria até o final desta semana a fim de acertar detalhes sobre o início da pré-temporada, mar-cado para o dia 18 de janeiro. Dias antes, haverá uma avalia-ção de jogadores que poderão vir a fazer parte do elenco nesta temporada. Nos próximos dias, o Clube Alvirrubro aguarda a conclusão dos projetos que ava-liam a possibilidade da constru-ção do novo estádio. Um novo encontro com os representan-tes da empresa responsável pela obra deve acontecer ainda na primeira quinzena deste mês.

VINDA DE NENECAE NOVO ESTÁDIO

SEGUNDA-FEIRA, 04 DE JANEIRO DE 2016

futebol europeu; André, que pertence ao Atlético-MG, e Henrique Almeida, destaque do Coritiba no último Campe-onato Brasileiro.

RAFAEL MOURA

O Inter está liberando Ra-fael Moura, que deve acertar com o Atlético Mineiro. O Galo tem interesse no centro-avante que nos próximos dias deve ser confirmado como re-forço para a disputa da Liber-tadores pelo time mineiro.

ANDERSON

A negociação para a saída do meia Anderson deve ter novidades nos próximos dias. A expectativa é que o He-bei, da China, oficialize uma proposta pelo jogador. O ex-zagueiro Scheidt, que hoje

trabalha como empresário, confirmou a informação. O presidente do Inter, Vitorio Piffero, disse durante a última

semana que considera o valor especulado (algo em torno de 25 milhões de reais) insufi-ciente para liberar o jogador.

Meia-atacante Marquinhos está próximo de ser confirmado pelo Colorado

WASHINGTON ALVES / LIGHT PRESS

devido às competições que o clube disputará em 2016, sen-do a mais importante delas a Copa Libertadores da Améri-ca.

“Tivemos alterações em re-lação ao acúmulo de competi-ções. O Roger prefere um gru-po enxuto, mas vamos ter de ampliar em virtude das com-petições”, avaliou.

RETORNOS

O Grêmio terá pelo menos três jogadores que voltam de empréstimo. O primeiro BID (Boletim Informativo Diário) da CBF de 2016, divulgado na sexta-feira, oficializou o retor-no de três nomes: o zagueiro Werley, que volta do Santos e

tem contrato até dezembro de 2016; o atacante Paulinho, que vem do Coritiba, com contrato até junho de 2017, e o também atacante Lucas Coelho - tal-vez dos três aquele com mais perspectiva de aproveitamento -, que retorna do Goiás, com vínculo até janeiro de 2018. A tendência é que os atletas sejam repassados a outros clubes.

LUCAS UEBEL / DIVULGAÇÃO / GRÊMIO

GILSON ALVES

RIOGRANDENSE

O técnico do Riograndense, Rodrigo Bandeira, afirmou que o clube deve anunciar em breve mais dois reforços para a disputa da Divisão de Acesso 2016. O primeiro deles será um volante, que já atuou na Série A do Gauchão e que pode ser confirmado ainda hoje através do site do Periquito. O outro é um atacante que já trabalhou com o comandante esmeraldi-no e deve ser oficializado até o final desta semana. Em princí-pio a pré-temporada começa no dia 25 de janeiro, mas segundo Bandeira, a data ainda pode ser antecipada. Uma definição so-bre essa questão ocorrerá em breve. “Bateremos o martelo sobre a pré-temporada ainda nesta semana”, disse o técnico do Riograndense.

DOIS REFORÇOSNESTA SEMANA

COPA SÃO PAULO

No sábado, as equipes gaúchas estrearam na 47ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior: o Grêmio empatou com a Des-portiva Ferroviária-ES por 2 a 2, o Internacional goleou o Bo-tafogo-SP por 6 a 0, e o Juven-tude venceu a Chapecoense por 1 a 0. Hoje, os três times voltam a campo: às 14h, o Juventude enfrenta o América-SP, às 19h, o Grêmio encara o Santos-AP, e às 21h, o Inter mede forças contra o Serrano-BA.

GAÚCHOS EM CAMPO

Page 20: Jornal A Razão 04/01/2016

13ESPORTE

Neymar sofre injúrias raciaisFATO OCORREU NO ÚLTIMO SÁBADO, NO CLÁSSICO CATALÃO DO BARCELONA CONTRA O ESPANYOL

O atacante Neymar foi alvo de injúrias raciais. As ofensas ao brasilei-

ro foram feitas pela torcida do Espanyol, que assistia ao clássi-co catalão contra o Barcelona, disputado no último sábado, no Estádio Cornellà-El Prat. Um episódio semelhante já havia ocorrido em março de 2014, quando os torcedores dos rivais do Barça reproduziram sons de macaco e atiraram uma banana no gramado.

O clássico entre Barcelona e Espanyol terminou empata-

do por 0 a 0. Neymar não deu entrevistas após a partida. Entretanto, o zagueiro Piqué falou sobre o assunto. “Os culpados são uma parte, e não toda a torcida do Espanyol. Se isso ocorreu dessa forma, obviamente essas pessoas precisam ser denunciadas e as medidas cabíveis devem ser tomadas. É preciso que todos sejam identificados e punidos, um por um”, disse o defensor, cobrando punição aos envolvidos.

A direção do Barcelona aguarda a divulgação da sú-mula da partida para tomar providências. Em abril do ano passado, a Liga de Futebol Pro-fissional (LFP), responsável pelas duas primeiras divisões do Campeonato Espanhol, apresentou uma denúncia ao Comitê de Competição e Anti-violência por cânticos racistas dirigidos contra Neymar e Da-niel Alves durante outra edi-ção do clássico catalão.

Partida do Campeonato Espanhol foi marcada por jogadas desleais

COSTA DO MARFIM

O zagueiro marfinense Steve Gohouri, de 34 anos, foi encon-trado morto na Alemanha. Para a polícia local, o defensor tinha histórico de envolvimento com drogas e possuía dívidas com tra-ficantes. A outra linha da investi-gação, que já vinha sendo adotada desde o sumiço do atleta, seria de um possível suicídio por causa do fim de uma relação amorosa.

ZAGUEIRO MARFINENSE É ENCONTRADO MORTO

GILSON ALVES

SEGUNDA-FEIRA, 04 DE JANEIRO DE 2016

PAU BARRENA / AFP / REPRODUÇÃO

PROPOSTA POR NEYMAR

Neymar estaria na mira do Manchester United. De acordo com o jornal francês, Le 10 Sport, o time inglês

estaria disposto a bancar a multa rescisória para tirar o brasileiro do Barcelona. A oferta recorde seria de 190 milhões de euros (807,1 mi-lhões de reais).

REI DA AMÉRICA

O meia Carlos Sánchez, do River Plate, foi eleito pelo jornal El País, do Uruguai, o Rei da América. O jogador superou Carlos Tevez, do Boca, e Miller Bolaños, do Eme-lec-Equ. Nenhum brasileiro apa-receu na lista dos mais votados. A escolha foi feita por votação entre 426 jornalistas do mundo inteiro.

MEIA SÁNCHEZ DO RIVER É O ELEITO

Page 21: Jornal A Razão 04/01/2016

14SERVIÇO

As mulheres vítimas de violência passam a ter direito à cirurgia plás-

tica no Sistema Único de Saúde (SUS). A lei 13.239 foi publicada no último dia de 2015 no Diário Oficial da União após ser sancio-nada pela Presidência da Repú-blica e já está valendo. O texto já havia passado pelo Senado e foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados em novembro deste ano, quando se-guiu para sanção presidencial.

De acordo com a lei, hospi-tais e os centros de saúde pú-blica, ao receberem vítimas de violência, deverão informá-las da possibilidade de acesso gra-tuito à cirurgia plástica para re-paração das lesões ou sequelas de agressão comprovada.

Ainda conforme o texto, a mu-

Plástica para mulheres

lher vítima de violência grave que necessitar de cirurgia deverá pro-curar uma unidade de saúde que realize esse tipo de procedimen-to portando o registro oficial de ocorrência da agressão.

A lei prevê também que o pro-fissional de medicina que indicar a necessidade da cirurgia deverá fazê-lo por meio de diagnóstico formal, encaminhando-o ao res-ponsável pela unidade de saúde

ESPAÇO JURÍDICO

SEGUNDA-FEIRA, 04 DE JANEIRO DE 2016

Mulheres agredidas poderão recorrer ao Sistema Único de Saúde para cirurgia

REPRODUÇÃO / A RAZÃO

LOTERIA

*Resultados extraoficiais

FEDERAL

CONCURSO 05037 (31/12/2015)

1º 384452º 906883º 324924º 168095º 19851

19 39

MEGA SENA

SORTEIO Nº 1776 (02/01/2016)

*INFORME CAIXA: Devido a problemas de ordem tecno-lógica, não será possível a realização da apuração/divulgação do resultado da Mega-Sena, concurso 1776

10 11 14 48

LEI SANCIONADA NO ÚLTIMO DIA DE 2015 PREVÊ CIRURGIA REPARADORA PARA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

respectiva, para autorização. Ao final, o texto prevê ainda a possi-bilidade de punição aos gestores que não cumprirem com a obri-gação de informar as mulheres vitimadas sobre seus direitos.

18 34 55

QUINA

CONCURSO 3974 (02/01/2016)

16 17

*INFORME CAIXA: Devido a problemas de ordem tecnológica, não será possível a realização da apuração/divulgação do resultado da Quina, concurso 3974

Page 22: Jornal A Razão 04/01/2016

Onde está Elizete Silveira?

A próxima quarta-feira, dia 6 de janeiro, será uma data triste para a família de Eli-

zete Vieira da Silveira. Irmãos e filhos buscam uma resposta para o desaparecimento da mulher que completa quatro anos. Elizete, que é mãe de dois filhos, trabalha-va como telemoto. Às 17h18, do dia seis de janeiro de 2012, Elize-te, que à época dos fatos tinha 31 anos, telefonou para o irmão para perguntar quanto ela deveria co-brar por uma corrida de moto até Dilermando de Aguiar.

Ela tinha saído de casa, na Re-gião Oeste de Santa Maria, por volta das 17h. Nos registros te-lefônicos do celular, consta que recebeu uma ligação às 16h55, feita de um telefone público da Avenida Walter Jobim, no Bair-ro Patronato. A chamada para o irmão foi a última notícia dela. O caso, investigado pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) como desapare-cimento, sem descartar a possibi-

DESAPARECIMENTO DE MOTOTAXISTA COMPLETA QUATRO ANOS E CASO AINDA É UM MISTÉRIO PARA A POLÍCIA

Elizete teria dito ao irmão que faria uma corrida até Dilermando de Aguiar

lidade de homicídio, não chegou a uma conclusão. O corpo da mu-lher nunca foi encontrado.

Ontem a reportagem de A Razão conversou com a irmã de Elizete, Jucelaine Vieira da Silvei-ra, 45 anos. Ela disse que acredita num desfecho da investigação. Segundo a irmã, a última infor-mação era de que a Polícia conti-nuava investigando o caso. Juce-laine acrescenta que a perícia feita em cima do capacete encontrado junto à motocicleta abandonada em um matagal, em São Vicente do Sul, não trouxe novidades. “O que sabemos é que ela ligou para o irmão, perguntando quanto cus-taria uma carona de Santa Maria para Dilermando de Aguiar. Ela parecia um pouco nervosa por te-lefone”, disse a irmã, que revelou que Elizete fazia um tratamento contra síndrome do pânico.

Por causa de ameaças feitas contra Elizete – cinco delas regis-tradas pela vítima na Polícia Civil –, o ex-companheiro da motota-xista, José Paulo Dias dos Santos, chegou a ser preso preventiva-mente pela Polícia Civil em janei-ro de 2012. Ele foi solto cerca de um mês depois, por falta de pro-vas e, até hoje, foi o único suspeito a ser apontado.

O homem sempre alegou ino-cência. Um exame de DNA foi realizado no veículo do ex-cam-

15POLÍCIA

panheiro da desaparecida, mas nada foi encontrado que pudesse corroborar uma suposta partici-pação dele no desaparecimento. Já em 2014 a delegada Débora Dias dissera que o caso ainda po-deria ser solucionado. “Nós ainda vamos chegar a uma conclusão”, disse a policial.

Passados quatro anos do crime os dois filhos menores já sabem do desaparecimento da mãe. “Foi difícil no começo, não sabíamos o que dizer. Mas hoje eles sabem a verdade”, comentou a irmã. Eli-zete também tem uma filha maior de idade. “Ela não tinha inimiza-de com ninguém. Isso tudo é um grande mistério para todos nós. Há quatro anos vivemos um gran-

SAMU

Logo após a virada do ano, uma maleta com equipamentos médi-cos foi furtada de uma das ambu-lâncias do Serviço de Atendimen-to Móvel de Urgência (Samu) de Santa Maria. Por voltas da meia noite e meia do dia 1º de janeiro, um funcionário do Samu perce-beu a falta da maleta quando foi atender uma ocorrência. Dentro da maleta estavam um aparelho de HGT, um aparelho de verifi-cação de pressão, um oxímetro de pulso e um estetoscópio. Não há marcas de arrombamento na am-bulância e acredita que o furto te-nha ocorrido enquanto o veículo estava estacionado ao lado do PA do Patronato. A Polícia Civil deve investigar o furto. Funcionários pedem que denúncias sejam feitas no Samu ou na Polícia Civil.

MALETA ROUBADADE AMBULÂNCIA

de pesadelo”, diz Jucelaine. No decurso da investigação

a delegada Débora disse para A Razão que houve informações, denúncias anônimas, todas veri-ficadas, mas nem sempre deram em algo. “E é um desaparecimen-to, que tratamos como um homi-cídio, do qual não temos indícios, o que complica bastante”, expli-cou. A Razão não conseguiu con-tato com a delegada para saber se existe alguma nova informação sobre o caso.

“Só queria pedir, para quem tiver alguma informação sobre o caso, que entre em contato com a gente ou com a Polícia, mesmo anonimamente para nos ajudar”, apela Jucelaine.

FABRICIO MINUSSI

SEGUNDA-FEIRA, 04 DE JANEIRO DE 2016

A Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) registrou, das 20h de sábado até às 8h de domingo, nove casos de Maria da Penha em Santa Ma-ria. Segundo os plantonistas da DDPA, cinco serão encaminha-dos ao Fórum do município. Os registros surpreendem pelo alto número em um curto espaço de tempo. A Delegacia não disponi-bilizou as ocorrências, alegando sigilo nas informações para não colocar as vítimas em risco.

Em agosto deste ano, a Lei Ma-ria da Penha completa 10 anos de sancionada no Brasil. A Lei Maria

da Penha altera o Código Penal e possibilita que agressores sejam presos em flagrante, ou tenham sua prisão preventiva decretada, quando ameaçarem a integrida-de física da mulher. Prevê, ainda, medidas inéditas de proteção para a mulher que corre risco de vida, como o afastamento do agressor do domicílio e a proibição de sua aproximação física junto à mu-lher agredida e aos filhos. E esta-belece, também, como crimes o ataque sexual, o patrimonial, o psicológico e o moral - passos que antecedem ao espancamen-to e ao assassinato.

Nove registros de Maria da Penha em doze horas

O corpo do psicólogo Mar-co Vinícius Paradeda Zillig, 38 anos, foi encontrado na manhã de sábado (2) por salva-vidas da Operação Golfinho. Ele estava desaparecido desde a tarde da última quinta-feira (31), quan-do foi praticar Stand Up Paddle – esporte aquático – na Praia do Laranjal, em Pelotas. O corpo de Marco foi encontrado por voltas das 8h, próximo ao trapi-che da Praia do Laranjal, onde testemunhas relataram ter visto o psicólogo pela última vez.

A prancha dele foi encon-trada ainda no dia 31, na orça da Colônia de Pescadores Z-3. Foram três dias de buscas, com apoio da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil. Além de lanchas e mergulhadores, tam-bém foram utilizados helicóp-teros durante as buscas.

Zillig era psicólogo da Câ-mara de Dirigentes e Lojistas (CDL) de Santa Maria. Entre-tanto, sua família reside em Pe-lotas onde o corpo foi velado e sepultado.

Corpo de psicólogo da CDL é localizado

Zillig foi encontrado na manhã de sábado, após três dias de buscas

RE

PR

OD

ÃO

/ A R

AZÃ

OR

EP

RO

DU

ÇÃ

O / A

RA

ZÃO

ROUBO

Um homem registrou na DPPA que seu veículo, um VW/Saveiro, foi roubado na manhã do dia 1º de janeiro. O carro estava na posse de seu filho, que é usuário de drogas e tinha ido até a Vila Lídia para comprar entorpecentes. O rapaz não apontou os autores do roubo e se negou a dar mais informações do caso, apenas disse que o veícu-lo foi tomado mediante violência e estaria em posse de traficantes.

CARRO FURTADOPOR TRAFICANTES

AGUDO

Hoje completam-se 12 dias de buscas pelo eletricista da AES Sul Wagner Ribeiro, 25 anos. O Corpo de Bombeiros informou que no final de semana o perí-metro de busca foi ampliado, assim como o número de pesso-as envolvidas no serviço - agora são 50 profissionais trabalhando. De acordo com os Bombeiros, as buscas devem ser retomadas às 7h de hoje. Ribeiro desapareceu após ser levado pela cheia do Rio Jacuí no início da noite de 24 de dezembro, enquanto trabalha-va na manutenção de uma rede elétrica. Além de mergulhado-res dos Bombeiros, o Exército também participa das buscas, com lanchas e mergulhadores. Técnicos em segurança da AES Sul companham a procura. Ri-beiro é natural de Cachoeira do Sul e trabalha como eletricista profissional da AES Sul desde agosto de 2014.

12 DIAS DE BUSCASPELO ELETRICISTA

Page 23: Jornal A Razão 04/01/2016

Sol com aumento de nuvens durante a manhã e tarde.

Sol entre nuvens pela manhã. Chance de chuva à tarde e à noite.

Pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora do dia

Pancadas de chuva

Pancadas de chuva

Sol com nuvens33

22

31 34

22 21

PREVISÃO DO TEMPO

Sol com nuvens33

22

Uma massa de ar seco atua sobre a região. No centro-leste do RS o sol brilha forte e não há risco de chuva. No oeste do RS chove a partir da tarde. Em Santa Maria e região não chove nesta segunda-feira.

QUINTASEGUNDA QUARTATERÇA

SEGUNDA-FEIRA, 04 DE JANEIRO DE 2016

Para melhorar as praças

A Prefeitura de Santa Maria realizará hoje, às 10h, no pré-dio do Centro Administrativo (Venâncio Aires, 2277), processo licitatório para fornecimento de material e mão de obra para a melhoria das praças e parques do município. A licitação, por To-mada Preços, é destinada à compra e à instalação de brinquedos (playground) em praças, parques e áreas verdes, incluindo tam-

bém a zona rural do município. Em 2015, A Razão fez várias re-portagens sobre o estado de abandono desses espaços e do perigo para as crianças. A Câmara de Vereadores instalou uma Comissão Especial e fez visitas a uma série de locais, apontando, no relató-rio final, os problemas encontrados. A reforma em 34 áreas foi anunciada no final do ano passado.

REPRODUÇÃO / A RAZÃO

Confrontode meninasno Centro

Página 02

BONDES

Grêmio e Interseguem atrásde reforços

Página 12

ESPORTE

Estreias nomundo dossuper-heróise da ficção

Segundo A Razão

PARA NERDS