Jornal A Razão 11/11/2015

31
Quarta-feira, 11 de novembro de 2015 Ano 82 Nº 27 R$ 1,00 www.arazao.com.br ALERTA NO CAMPO Brigada anuncia operação contra abigeato Rodrigo Decimo eleito presidente da Cacism Os planos para o futuro da entidade. Página 10 Sem Pronto Socorro, aberto ano que vem HOSPITAL REGIONAL Dirigentes falam da possibilidade do clube não disputar a Divisão de Acesso. Página 12 2016: com ou sem futebol? ARQUIVO /

description

 

Transcript of Jornal A Razão 11/11/2015

Page 1: Jornal A Razão 11/11/2015

Quarta-feira, 11 de novembro de 2015Ano 82 Nº 27 R$ 1,00www.arazao.com.br

ALERTANO CAMPO Brigada

anuncia operação contra abigeato

Rodrigo Decimo eleitopresidente da Cacism

Os planos para o futuro da entidade. Página 10

Sem Pronto Socorro, aberto ano que vem

HOSPITAL REGIONAL

Dirigentes falam da possibilidade do clube não disputar a Divisão de Acesso. Página 12

2016: com ou sem futebol?

ARQUIVO /

Page 2: Jornal A Razão 11/11/2015

QUARTA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO DE 20152 OPINIÃO

ESPAÇO DO LEITOR

Reserva ativaNa edição de 30 de outubro próximo passado, sob o título “Coisas da reserva”, o professor Dioger Konrad da Comissão (mentirosa) da Verdade da UFSM, referindo-se que as homena-gens prestadas ao Coronel Ustra na guarnição de Santa Maria teriam sido um ato exclusivamente da reserva. Foi público que na solenidade compareceram altas autoridades militares

costumeiro pela mídia ideológica esquerdista – que a realização de ato acontecido em Porto Alegre, tenha contribuído para a exoneração do comandante do Comando Militar do Sul, quando foi procedimento rotineiro de mudança de função, uma vez

movimentações de militares de alto posto a cada dois anos, publicado em Nota do CComEx e Boletim do Exército.ANTONIO CARLOS MESQUITA DO AMARAL / BELÉM - PA

FRANCELIANE JOBIM BENEDETTI PROFESSORA DE NUTRIÇÃO*

Saúde Materno Infantil (2)

Você já pensou o que conseguiria fazer em 1000 dias? Neste período podemos

mudar uma vida! Este texto abordará alguns caminhos para estas mudanças.

Inicialmente, precisamos saber o que compreende 1000 dias? Compreendem os 270 dias de gestação + 365 dias do 1º ano de vida + 365 dias do 2º ano de vida da criança.

Os primeiros 1000 dias de vida são considerados uma janela de oportunidades para o futuro, pois determinam a saúde do adulto e seu capital humano. Sabe-se que exposições ocorridas em momentos críticos do desenvolvimento programariam o aparecimento de enfermidades ao longo prazo, sendo que algumas delas poderiam levar à incapacidades permanentes.

A nutrição tem papel fundamental neste período pelo impacto sobre a capacidade da criança de crescer, aprender e ter uma vida produtiva. Quando a nutrição é inadequada pode ter efeitos em longo prazo, estudos têm mostrado que tanto a desnutrição quanto a obesidade ou o rápido ganho de peso, podem desencadear obesidade e doenças cardiovasculares na adolescência e vida adulta.

Atualmente existem cerca de 2 a 3 bilhões de pessoas mal nutridas no mundo – desde desnutrição até sobrepeso e obesidade, ou ainda,

micronutrientes. Por este motivo a iniciativa dos 1000 dias também sugere seis principais metas para serem atingidas até 2025. São elas: a diminuição das prevalências da baixa estatura, da anemia, da obesidade, do baixo peso de nascimento, da desnutrição e aumento dos índices de aleitamento materno.

O monitoramento destas taxas e prevenção concomitante, provavelmente trará importantes benefícios sobre a saúde, à educação e a economia. A prevenção começa desde a gestação, com o estimulo a uma alimentação adequada para cada mulher e para cada trimestre gestacional; o incentivo ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês e complementado por dois anos ou mais; a introdução adequada e em tempo oportuno da alimentação complementar e com uma alimentação saudável na primeira infância.

Apesar de lançada em 2012, a iniciativa dos 1000 dias, no Brasil,

reconhecimento da importância deste período como uma janela única de oportunidades dentro da infância e o enfrentamento do problema crescente da obesidade infantil. (*O escrito foi escrito em parceria com Luciane Berlato, mestranda do curso Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil do Centro Universitário Franciscano)

ATUALMENTE EXISTEM CERCA DE 2 A 3 BILHÕES DE PESSOAS MAL NUTRIDAS NO MUNDO – DESDE DESNUTRIÇÃO ATÉ SOBREPESO E OBESIDADE

REDE SOCIAL

Ano de grandes emoções-

grou. Sangrou pelos desmandos da política e por rixas partidá-rias. O custo de vida disparou. O patriotismo foi envolvido pela nuvem da incerteza. O cidadão pensa no amanhã com certo receio. Ainda assim, há esperança. O povo, deitado eternamente em berço esplêndido, foi às ruas manifestar sua indignação. Não teve medo de enfrentar a luta. Dilma, Cunha, Aécio.... são apenas nomes que buscam uma fatia do poder. Mas o poder é da nação, inequivocamente. Avante, brasileiro, pois vamos nos reerguer desse momento de instabilidade.GABRIEL BOCORNY GUIDOTTI / PORTO ALEGRE

O Coração do Rio Grande está enfartando de tanta violência.RENATO BATISTA FIGUEIREDO / SANTA MARIA

ESFAQUEAMENTO NO TRÂNSITO

Qual gestão pública de saúde funcionou em Santa Maria? A invisível? Então tá!RAFAEL NUNES BRUTTI / SANTA MARIA

INDEFINIÇÃO SOBRE HOSPITAL REGIONAL

CHARGE

Quando liberarem as armas vamos ver muitas matérias dessas, com mais sangue e mais mortes.PAULO RIB / SANTA MARIA

Que novela!ANGELO ZAMBERLAN / SANTA MARIA

Page 3: Jornal A Razão 11/11/2015
Page 4: Jornal A Razão 11/11/2015

Grupo Kimar divulga seus hotéis

Presidente e gerente de marketing do grupo Kimar em visita ao jornal A Razão ontem à tarde

O presidente do Grupo de Hotéis Kimar, de Tramandaí, Francelino Meregalli da Silveira, de Traman-

daí, e o gerente de marketing, Marcelino da Silveira, estiveram visitando o jornal A Razão, na tarde de ontem. A rede é formada pelos hotéis Kimar, Centenário, ambos em Tramandaí, o Samburá, situado em Imbé. O grupo é o preferido dos santa-marienses que fre-quentam o litoral gaúcho na temporada de verão. “Recebemos muitas pessoas de Santa Maria. É a cidade da qual nós temos mais hóspedes no verão. Então, uma vez por ano sempre visitamos o município para realizar uma divulgação”, conta Mere-galli da Silveira. O Grupo Kimar, ciente de que quem não

mercado, investiu e está investindo pesa-do em recursos humanos, e possui hoje, disparado, as melhores equipes de cola-boradores do litoral gaúcho.

REGISTROS

LEMBRANDO ALDA

Líder do governo na Câmara, vereador Cezar Gehm (PMDB) lembrou a professora Alda Oliveira, que concorreu a prefeito pelo PSTU, dia desses no Legislativo. Aos sair em defesa própria e dos colegas do Legislativo Municipal, lascou o bordão de campanha da professora: “Não sou farinha do mesmo saco”. Uma referência aos escândalos de corrupção no país.

4 RESUMO

VERANEIO NO LITORAL

“A questão dos alvarás será um

RODRIGO DECIMO,

ENTRELINHAS DA NOTÍCIA

Vereador Pastor João Chaves (PSDB) fez um desabafo dia desses na tribuna após críticas dirigidas por um líder comunitário aos parlamentares: “Os vereadores são culpados pela chuva, mortes na cidade, problemas na saúde e não fazem nada nesta Casa. É o que dizem.

Achado corpo de criança

do corpo de mais uma vítima do rompimento das barragens de Fundão e San-tarém, da mineradora Samarco. Trata-se de Emanuele Vitória Fernandes, de 5 anos. Ela morava no distrito de Bento Rodrigues e estava desaparecida desde a última quinta-feira (5), dia em que ocorreu a tragédia.

O corpo foi achado em Ponte do Gama, subdistrito de Ponte Nova, município

tentava escapar do mar de lama. “O pai estava tentando resgatar ela e o menini-nho (irmão de Emanuele), mas ela escapuliu. Assim mesmo tentamos entrar na lama, mas não a alcançamos. Ela sumiu, depois apareceu mais uma vez e depois afundou de novo. Ainda consegui ouvir dois gritos dela”, disse o vigia Francisco Izabel, 65, avô da menina.

Bombeiros do Espírito Santo e de Santa Catarina vão ajudar trabalhos de busca em Mariana (MG)

PEDRA NA GENI

Rua 7 de SetembroO secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini,

Isso porque, entre outros argumentos para derrubar a medida judicial, o Conselho Municipal de Transporte (CMT) não foi ouvido na época da construção do túnel da Gare. No dia 18, uma comitiva de Santa Maria vai a Brasília tratar do assunto com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB).

EFEITO RPV

A decisão de se abster durante a votação do projeto das RPVs (Requisições de Pequeno Valor) poderá custará cara ao deputado Jorge Pozzobom (PSDB). O voto dele poderia ter sido decisivo para derrubar o projeto, que tinha oposição da Ordem dos Advogados

entidades sindicais. No governo passado, Pozzobom ajudou a derrubar projeto semelhante. (Leia mais na página 05)

OSVALDO NA CIDADE

O ex-prefeito Osvaldo Nascimento da Silva, que governou Santa Maria pelo PMDB, PDT e PTB em duas ocasiões, passou o final de semana da Romaria da Medianeira na cidade. Atualmente em Santa Catarina, Nascimento reviu amigos e antigos aliados, entre eles o ex-vereador Renato Rocha.

VEREADORES FORA

Tem vereador brabo com a exclusão da Câmara de Vereadores das últimas discussões sobre o futuro do Hospital Regional, da qual participaram prefeitos e representantes do governo do Estado. Só para lembrar, a Câmara tem uma Comissão Especial para acompanhar o caso do hospital.

Ônibus do transporte coletivo urbano e táxis de Santa Maria se engajaram na campanha Novembro Azul, de conscientização contra o câncer de próstata.

presidente da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), os ônibus do consórcio SIM

cobradores distribuirão material informativo. Da mesma forma, taxistas vão distribuir material.

Transporte engajado

QUARTA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO DE 2015

RECADASTRAMENTO

Ainda vai levar mais uns dias para a ATU dar início ao recadastramento de usuários do transporte coletivo por biometria facial. Os equipamentos que identificarão usuários ainda estão sendo instalados.

Carros abandonadosA Prefeitua de Sata Maria vai editar um decreto prevendo o recolhimento de veículos abandonados

o proprietário para retirar o veículo da rua em cinco dias. Se a providência não for tomada, sairá

edital. Se o dono não aparecer, o veículo irá a leilão.

Page 5: Jornal A Razão 11/11/2015

Caminhoneiros ainda em greve

5POLÍTICA

Os caminhoneiros con-tinuaram ontem em paralisação, mas dos 16

bloqueios registrados no Estado na segunda-feira, apenas sete seguiam ontem. Em Santa Ma-ria, a concentração foi no Posto Buffon, na BR-392. Segundo Marcos Danesi, 28 anos, que

que, por volta das 17h30 de ter-ça-feira, cerca de 30 caminhões estavam parados no posto. Ele ainda relatou que o número deveria aumentar à noite, pois é quando o movimento de ca-minhoneiros aumenta nas es-tradas. “Estamos convidando os colegas a participarem do

MOVIMENTO PERDEU FORÇA NO ESTADO E APENAS SETE RODOVIAS ESTAVAM BLOQUEADAS ONTEM

Em Santa Maria, cerca de 30 caminhões ficaram parados no Posto Buffon

movimento, mas é tudo bas-

O manifestante comenta que ontem a Polícia Rodovi-ária Federal (PRF) foi brusca com os participantes do ato, diferentemente do dia ante-rior. Danesi contou que os agentes ordenaram a retirada dos caminhões da pista e ame-açaram usar armas de choque em que se recusasse a sair.

O jornal A Razão tentou contato com a PRF para averi-guar o fato, mas os telefonemas não foram atendidos. Ontem, o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, determinou que os agentes liberassem as rodovias bloqueadas e ainda aplicassem multas aos motoristas que não quisessem destrancar as vias.

“As multas são altas, de mais de R$ 1,9 mil, para que sejam aplicadas de pronto. E eviden-temente no caso de interdição de estradas, nós já determina-mos à Polícia Rodoviária Fede-ral que atue através do efetivo

A data de 27 de janeiro ingressará -

cial do Rio Grande do Sul como o Dia Estadual de Prevenção e Proteção contra Incêndios. Na sessão de ontem, o projeto de lei, de autoria do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), aprovado por 46 votos favoráveis e nenhum contrário. A proposta foi proto-colada no Parlamento Gaúcho em fevereiro de 2014 após a par-ticipação do parlamentar em um seminário internacional promo-vido pela Associação das Vítimas da Tragédia da Kiss (AVTSM). “O 27 de janeiro sempre será lem-brado em Santa Maria e no Rio Grande do Sul como um dia de dor e de tristeza. A data poderá transformar-se em um momento permanente de debates sobre a prevenção a incêndios. Esse é um desejo muito caro para os sobrevi-ventes da Kiss e para os familiares das vítimas e, tenho certeza, que a sociedade como um todo também

DATA ENTRARÁ PARA O CALENDÁRIO OFICIAL

GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO

QUARTA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO DE 2015

necessário para que possamos desobstruir estradas e garantir que aqueles caminhoneiros que queiram trabalhar tenham a sua liberdade de ir e vir inteiramen-

em mensagem de áudio divul-gada pelo Ministério da Justiça.

Segundo o ministro, o mo-vimento iniciado na segunda é

político e não apresentou uma pauta de reivindicações para ser negociada com o governo.

Os manifestantes criticam o governo de Dilma Rousseff (PT) e pedem o afastamento da presidente. De acordo com Danesi, eles voltam a trabalhar

-gum pronunciamento.

JOYCE NORONHA

Page 6: Jornal A Razão 11/11/2015

Ninguém quer resolver já a gestão do RegionalDe pronto, o colunista deixa espaço para o engano. Isto é, o título desta nota pode estar totalmente equivocado e, neste momento o Governo do Estado decidiu tudo e já se sabe quem vai gerir o Hospital Regional. Relembrando: trata-se de obra que todos, mas todos meeesmo, consideram vital. E que, ao longo de 15 anos, consumiu mais de R$ 45 milhões só na obra e seu entorno.Porém, por conta dos processos garantidores da probidade do poder público, o que implica em atrasos naturais, aposta-se em troco que pode chegar à metade disso, para “vestir” o hospital. O que inclui equipamentos e mobiliário. E olha que nem se inclui

da óbvia restrição (e nem se debate o mérito, aqui) a repassar a instituição para a União, via Ebserh, por que acreditar que se queira resolver a questão imediatamente. Por quê?

CLAUDEMIR PEREIRA

ACERTO E ERRO

A coluna errou, segunda-

docentes da UFSM, convocados por seu sindicato, não aprovaram paralisação para o dia 17. Mas a coluna também acertou. Mais que poucos professores, o quórum foi tão baixo que a Sedufsm sequer divulgou o número. Exceto que a quantidade

deliberar sobre a pauta. Pois é.

TIRANDO DO FOCO

A porquice de muitos romeiros (sim, convenhamos que não é só meia dúzia que produz 15 toneladas de lixo espalhadas pelas ruas) e a polêmica meio que nada a ver sobre o número de pessoas que participaram ajudaram, lamentavelmente, a obscurecer o principal. Isto é, que Santa Maria tem um evento religioso ímpar no Rio Grande. Em fé e em presença popular.

6 POLÍTICA

A Assembleia Legislativa (AL) conseguiu dar con-tinuidade à pauta ontem.

Isto só foi possível por que os deputados votaram o Projeto de Lei (PL) 336/2015, que pede a redução no enquadramento das Requisições de Pequeno Valor (RPVs) de 40 para sete salários mínimos. O texto estava no Le-gislativo em regime de urgência e trancava a pauta da AL desde 8 de outubro. Dos 55 parlamen-tares, 48 apresentaram votos. Os demais abnegaram partici-pação. Como a votação foi de empate, 24 a 24, o presidente da Casa, Edson Brum (PMDB), entrou com o “Voto de Miner-va” e aprovou o PL.

-

COM 25 VOTOS FAVORÁVEIS E 24 CONTRA, MATÉRIA PASSOU COM DECISÃO DO PRESIDENTE DA CASA

CORSAN E NOTÁVEIS

Comissão de notáveis nomeada pelo prefeito Cezar Schirmer deve apresentar seu relatório logo no início de 2016. Ela avalia o contrato da Corsan e deverá fazer sugestões, acerca da renovação (ou não) do contrato de concessão do município com a atual concessionária do serviço de água e esgoto.

DESMOBILIZAÇÃO

Parece evidente que os docentes da UFSM, como regra, estão pra lá de desmobilizados, pouco se interessando pelas convocações de sua entidade. Como, em outra ocasião, o escriba já escreveu, é mais que hora de os líderes sindicais olharem para dentro de si mesmos. Ou colherão uma categoria ainda mais amorfa.

MARCELO BERTANI / ALRS / A RAZÃO

QUARTA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO DE 2015

Após sanção, OAB vai entar com ação

Nas galerias, representantes de categorias se revoltaram com a aprovação e gritaram xingamentos aos deputados

Péricles diz que o projeto é absurdo

Por um voto, projeto das RPVs é aprovado

JOYCE NORONHA

tes de diversas categorias, que acompanharam a votação, se revoltaram e gritaram, para Brum e os demais deputados que foram a favor da matéria, acusações como “ladrões” e ou-tros xingamentos.

CARTA FORA

Os representantes de San-ta Maria na Assembleia, Jorge Pozzobom (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT) estavam em ple-nário. Porém, Pozzobom, que é da base aliada, se absteve no momento do voto. A assessoria do tucano disse para o A Razão que o parlamentar optou por não votar por que é coordena-dor da Frente Parlamentar de Advocacia na AL e por ser ad-vogado. “Seria legislar em causa própria. Assim ele preferiu se abster”, comentou um assessor do deputado.

de ontem, o próprio deputado contatou a reportagem do jor-nal e comentou que não se abs-teve de votar e sim declarou-se impedido. “Protocolei minha declaração de impedimento em razão de ser coordenador da

Frente Parlamentar da Advo-cacia e por ter interesse pessoal

conduta ética e moral, eu tinha a obrigação de me declarar im-pedido de votar como garante o artigo 135 do Regimento In-terno da Assembleia Legislati-va”, relatou Pozzobom.

Além disso, o tucano co-mentou que, como advogado, também tem RPVs para re-ceber e seria imoral votar em algo que diz respeito direta-mente a ele.

DEVER

Já Valdeci votou contra a matéria e parece não ter gos-tado da postura do colega. “Fiz o mínimo que se espera de um deputado, que é votar. Isto é o mínimo que se espera de alguém que tem um manda-to e comparece ao plenário”,

-tender que o PL é um calote aos servidores e pensionistas gaúchos. Ele lamentou a apro-vação da matéria e disse que quem vai “pagar o pato” serão os trabalhadores do Estado.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santa Maria, Péricles La-martine Palma da Costa, ga-rante que a OAB não deixará desamparada a população di-retamente afetada com a apro-vação do projeto. Ele mencio-na que a Ordem vai aguardar a sanção do governador, José Ivo Sartori (PMDB) – que tem

prazo regimental de 15 dias – para então entrar com uma ação direta de inconstitucio-nalidade no Supremo Tribu-nal Federal (STF). “O que a Assembleia vergonhosamente aprovou não só é imoral, como é ilegal”, declarou Péricles.

Além disso, o presidente

favorável à tese.

Page 7: Jornal A Razão 11/11/2015

Para melhorar a saúde pública

7GERAL

Dezesseis dos 32 municí-pios pertencentes à 4ª Coordenadoria Regional

de Saúde (4ª CRS) comparece-ram ontem em Santa Maria e demonstraram interesse em par-ticipar de um programa de ca-pacitação com técnicos do Hos-pital Samaritano de São Paulo. Durante dois dias, prefeitos e secretários de Saúde da região se reuniram em Santa Maria para conhecer o programa, que tem o apoio do Ministério da Saúde. A Casa de Saúde será a sede de projeto.

PROGRAMA DO HOSPITAL SAMARITANO DE SÃO PAULO SERÁ IMPLANTADO EM HOSPITAIS FILANTRÓPICOS

Casa de Saúde será a sede do programa de Medicina Social a ser implantado pelo Hospital Samaritano de São Paulo

Conforme o coordenador ad-junto da 4ª CRS, Moacir da Rosa Alves, a adesão não tem custo, pois integra um programa de Medicina Social do Ministério da Saúde. Além da capacitação gerencial e da melhoria da qua-lidade da assistência prestada via Sistema Único de Saúde (SUS) na região, o Samaritano tem um outro programa que igualmente será implantado na região. Tra-ta-se da Enfermaria para Patolo-gias Crônicas para pessoas com mais de 60 anos. Todos os hospi-

O objetivo é instrumentali-zar gestores para a reorganiza-ção da rede de saúde na região, abrangendo desde a atenção primária nos municípios até a alta complexidade, o que inclui

-xos de atendimento, vocação de cada serviço e estabelecimento de saúde. A ideia básica é rea-valiar necessidades e readequar o atendimento para atender as

QUARTA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO DE 2015

demandas de saúde nos muni-cípios e na região. Também será revisto o papel de hospitais de pequeno porte.

Segundo Moacir da Rosa Alves, Santa Maria será sede

de um projeto piloto que visa à melhoria da saúde da popu-

24, técnicos do Hospital Sama-ritano e servidores do Ministé-rio da Saúde voltarão a Santa

Maria para mais uma rodada de conversa com os gestores. Alves acredita que os outros 16 mu-nicípios da 4ª CRS irão aderir. Como ontem choveu, a partici-pação foi reduzida.

Page 8: Jornal A Razão 11/11/2015

HRSM atenderá neurocirurgia, traumatologia, cirurgias gerais, oncológicas e reabilitação. Gestão sai até dia 4 /12

SES DEFINE QUE PACIENTES SERÃO REGULADOS PELA 4ª CRS E GARANTE ABERTURA DO HOSPITAL EM 2016

O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) atenderá pacientes do

Sistema Único de Saúde (SUS) nas especialidades de neuroci-rurgia, traumatologia, cirurgias gerais e oncológicas, mantendo a proposta do projeto original com serviços de reabilitação mo-tora. Também foi acertado que o hospital não terá Pronto Socorro (PS). Atenderá somente pacien-tes regulados pela 4ª Coordena-doria Regional de Saúde (CRS).

HRSM foi sacramentada na tar-de desta segunda-feira, durante encontro com o Grupo Condu-tor dos Trabalhos do Regional e

diretor do Departamento de As-sistência Ambulatorial e Hospi-talar da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Alexandre Britto.

SERVIÇOS EM FALTA

-mou como base os serviços que estão em falta na cidade e região e que estão sendo, também, re-

de atendimento modelo que está sendo implementada. Essa rede, por exemplo, prevê o reforço do atendimento do Hospital Casa de Saúde na área de traumatolo-gia. “Santa Maria não precisará, por exemplo, enviar pacientes da neurologia para Uruguaiana,

Regional sem Pronto Socorrocomo acontece hoje”, disse Brit-to, que garante que o modelo de-

-de do atendimentoi prestado na região Centro do RS.

ABERTURA EM 2016

Formam o grupo condutor dos trabalhos prefeitos e secre-tários da Saúde da região, além de membros da SES e 4ª CRS. Britto também garantiu a oferta de serviços gradativa a partir de 2016. A coordenadora da Asses-soria Técnica e de Planejamento da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Aglaé Regina da Silva, esteve a frente dos trabalhos de-senvolvidos, também durante a manhã desta terça-feira.

A partir de agora a discussão estará centrada no fechamento da lista de equipamentos que se-

atendimento no HRSM. Segun-do Britto, serão necessários mais de R$ 50 milhões para aquisição

serviços. Quanto aos recursos, o diretor da SES disse que eles vi-rão, em parte, de pedido de R$ 5 milhões feito na semana passada ao Ministério da Saúde pelo go-vernador José Ivo Sartori e dos créditos decorrentes da perspec-tiva do aumento da arrecadação do ICMS a partir de janeiro do ano que vem.

“Temos uma previsão de in-gresso, por mês na saúde, de R$ 10 milhões com o ICMS. Isso dá R$ 120 milhões por ano. Esta-

dos lotes desses equipamentos para podermos orçá-los de forma

cálculos e os valores serão apre-sentados em nova reunião, que

Santa Maria”, explicou Britto.

8 GERAL QUARTA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO DE 2015

GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO

FABRICIO MINUSSI

Obra está praticamente concluídaTodas as alas do HRSM es-

mobiliário inicial, para acomo-dações de serviços e pessoal do administrativo também foram instalados. A obra de 25,1 mil metros quadrados de área cons-truída terá 270 leitos (sendo 240 de internação e o restante de UTI) seria entregue ainda no

HRSM foi inicialmente projeta-

-

execução obrigou a três aditivos -

Falta colocar o piso especial e realizar as pinturas externas da edificação

GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO

Região fez a opção pela EbserhEm maio de 2015, um encon-

tro de secretários de Saúde da 4ª CRS optou pela gestão da Eb-serh. Só que a decisão não teria sido acolhida, à época, pelo Go-verno do Estado. Nos bastidores, a Prefeitura de Santa Maria é

apontada como responsável para que o acerto com a Ebserh, fei-

Schirmer, porém, garante que a sua preocupação é com o ple-no funcionamento do hospital.

“Ninguém mais do que eu quer o Hospital Regional. Mas é pre-

-trato com a Ebserh não fala, por exemplo, em como o hospital será equipado”, destacou Schir-mer, à época.

Gestão saírá em 4 de dezembropretende anunciar quem irá assu-mir a gestão do HRSM. A Empre-sa Brasileira de Gestão Hospitalar (Ebsehr) tem um termo de coo-peração assinado com a UFSM, para gerir o nosocômio a partir do Hospital Universitário de

Santa Maria (Husm). Hospitais de Santiago, Faxinal do Soturno, Mãe de Deus, PUC/RS e uma sex-ta instituição não divulgada são candidatas a assumir o HRSM.

Já a estrutura física do hospi-tal deve estar concluída e entre-

-

do o coordenador adjunto da 4ª CRS, Moacir da Rosa Alves, foi pedido um último aditivo, de aproximadamente R$ 200 mil pela empresa Porto Novo Em-

parte da pintura e colocação do piso do Centro Cirúrgico.

Page 9: Jornal A Razão 11/11/2015
Page 10: Jornal A Razão 11/11/2015
Page 11: Jornal A Razão 11/11/2015
Page 12: Jornal A Razão 11/11/2015
Page 13: Jornal A Razão 11/11/2015

REPRODUÇÃO

Um MESTRE da música regionalista

SANTIAGO

Aos 84 anos, Otelo Ribeiro vai para a Calçada da Fama

Página 02

GRINGS

Izmália passará pela cidade na próxima quarta-feira

Página 08

Lúcio Yanel se apresenta amanhã, no Rincón Lounge, a partir das 21h. Violonista argentino ampliou a difusão de gêneros musicais e é considerado um dos mais importantes instrumentistas da história gaúcha e latina

PÁGINA 03

Page 14: Jornal A Razão 11/11/2015

2 QUARTA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO DE 2015SEGUNDO

Corrupção, uma grande ilusão!

JORGE BRANDÃO EMPRESÁRIO

“Não há como deter a corrupção, um câncer que cresce e esta destruindo a

nossa sociedade e corroendo os nossos valores!” Essa normalmente é a ideia que nos vem a cabeça ao assistir tantas notícias sobre a corrupção.

A corrupção é realmente um grande mal e faz parte da história brasileira e mundial, talvez uma das maiores causas da má distribuição de renda no mundo. Ela existe nos governos, instituições, nos órgãos públicos e entre nós, quando elegemos um politico corrupto ou aceitamos alguma “pequena” vantagem ilícita, mas a corrupção não é absolutamente uma normalidade como a mídia nos mostra.

Há hoje felizmente uma exposição mais rápida e explícita dos corruptos e corruptores e um sentimento geral de indignação contra esta praxe de querer levar vantagem em tudo, mesmo sabendo que para isto alguém esteja sendo prejudicado. Todos nós perdemos com a corrupção mas o que não podemos perder jamais é a nossa capacidade de indignação e de expressarmos nossa inconformidade com esta ação devastadora. Desejamos uma sociedade ordeira e pacífica mas não uma sociedade passiva com o roubo.

O espiritismo tem como um dos principais objetivos despertar a nossa

consciência para a compreensão que os bens terrestres, embora necessários enquanto estamos aqui, são passageiros e as conquistas morais são construções para toda a eternidade.

A doutrina espírita codificada por Allan Kardec nos demonstra, através de toda a sua obra, com informação clara, rigor lógico e exemplos que a corrupção é uma grande ilusão, um caminho espinhoso para grandes vales de sofrimento.

Quando apagamos a luz da razão em troca de vantagens imediatas, cedo ou tarde a nossa consciência nos apresentará a conta e teremos que reparar o dano causado, nesta ou em outras experiências reencarnatórias pois ninguém foge das justas e sábias leis divinas.

Homens de bem, atletas do espírito, mesmo sendo desafiados pelos risos sarcásticos dos materialistas e imediatistas, não desistam de agir corretamente. Seus exemplos aparentemente pequenos fazem grande diferença diante de um mundo que precisa muito mais de atitudes concretas de amor do que palavras bonitas, pois a perfeição moral só se alcança com a prática do bem, sacrificando-se o interesse pessoal em benefício dos semelhantes, sem esperar recompensas.

INBOX

OTELO RIBEIRO na Calçada da Fama

Como parte da programação da 17ª Feira Municipal do Li-

da Fama o artista plástico santiaguense Otelo Ribeiro, cujo gosto pelas artes começou em Passo Fundo, onde foi contemplado com uma bolsa de estudos no Instituto de Belas Artes. Naquela cidade,

projeto artístico de entrada do pórtico de rodeios, no parque da Roselândia. Fez ilustrações de vários livros: em 1983 – Coletânea Gauchesca – de João Panteleão Leite; 1984 – Crepúsculo Vazio, de Antônio Carlos Machado e República dos Coqueiros – Histó-rias e Estórias de Passo Fundo, de Argeu Santarém; 1985 – Que-rência – de Tenebro dos Santos Moura; 1997 – O Gaúcho Quem É..., e em 2004 – Tropeiro de Mula, ambos da autoria de Pedro Ari Veríssimo da Fonseca.

Quando se aposentou dos Correios, onde ingressou em 1945, voltou para Santiago, onde continuou seus trabalhos artísticos ilustrando, em 2008 – “ Antologia II” Rua dos Poetas; 2010 – “ Pe-quenas Estórias – Contos de Vinícius Azzolin Lena; em 2011 – “ Filé de Borboleta – O Don Juan de Bagé” – contos de Luiz Coronel e em 2012 “ Idoso Rejeitado, Gerações Doentias, da educadora Enadir Obregon Vielmo.

Otelo Ribeiro recebeu várias homenagens ao longo de seus 84 anos de vida, além de ter obras comercializadas em vários esta-dos brasileiros, e em países como Argentina e Estados Unidos. As obras retratam o cotidiano do interior, com enfoque para o cavalo e o peão, além de prédios antigos, da maria-fumaça, estação e es-trada de ferro, imortalizados pelas mãos do artista. Seu primeiro desenho, aos 9 anos de idade, foi de um “machado cravado em um toco de árvore”.

de Epaminondas Marcelino Ribeiro e Brasilícia Gomes Ribeiro;

Dionará Campelo. A Feira do Livro encerra neste domingo, dia 8, com diversas atrações e sessões de autógrafos.

QUANDO APAGAMOS A LUZ DA RAZÃO EM TROCA DE VANTAGENS IMEDIATAS, CEDO OU TARDE A NOSSA CONSCIÊNCIA NOS APRESENTARÁ A CONTA

Page 15: Jornal A Razão 11/11/2015

3SEGUNDOQUARTA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO DE 2015

Pelos fãs ele é chamado de Maestro Yanel, pois é considerado pelos

críticos e acadêmicos da área musical como o violonista mais importante de todos os tempos no RS na área folcló-rica. Nascido em Corrientes, na Argentina, Yanel, com sua

muitos músicos das gerações posteriores, como os violonis-tas Yamandú Costa, Marcello Caminha, Maurício Marques (Quarteto Maogani), Arthur Bonilla, Gabriel Selvage e Ri-cardo Martins, por exemplo. O show é amanhã, a partir das 21h, no Rincón Lounge (Av. Dois de Novembro nº 1291). A entrada custa R$ 25 (antecipado) e R$ 35 (na hora). Informações pelo (55) 3223-7450.

Mesmo sendo um músico autodidata, Lucio Yanel é um dos fundadores do que se pode considerar uma “es-cola do violão gaúcho” da qual Yamandú Costa é um dos nomes mais representa-tivos. Com seu trabalho ao violão, ampliou-se a difusão de alguns gêneros musicais latino-americanos como a chacarera, o chamamé, o rasguido doble e outros , no sul do país.

Privilégio de aprendiz. Yamandú lembra de Yanel desde que era bebê, conta que

para as mãos do inspirador. “São elas que fazem isso tudo, pensava. Lúcio é meu eterno mestre, mais do que um pro-fessor. Ele tem uma relação única com o instrumento. Tem uma força de comunica-

FOTOS REPRODUÇÃO

LÚCIO YANEL SE APRESENTA EM SANTA MARIA NA QUINTA-FEIRA E TRAZ NO VIOLÃO A MAGIA DA MÚSICA FEITA NO RIO GRANDE DO SUL E NA AMÉRICA LATINA

Argentino INFLUENTEção rara”, relata Yamandú.

Yanel é a memória viva daquilo que o folclore Sul Americano produziu de melhor nos últimos cinquenta anos. Estudioso minucioso, intelectual e erudito, passou os últimos trinta e cinco anos recorrendo a América do Sul e Brasil pesquisando formas, sons e ritmos.

Muitas são as informações guitarrísticas que forjaram o formidável guitarrista.

A sonoridade, magia e virtuosismo que sentimos no toque de Yanel emana do conjunto de informações que recebeu de grande mestres como Atahualpa Yupanqui, Eduardo Falu, André Segovia e Baden Powell.

Dentre os vários artistas com quem atuou no campo da produção autoral e apre-sentações artísticas, Yanel destaca Atahualpa Yupan-qui, com quem manteve laços de amizade.

O currículo vitorioso é extenso: participou de cen-tenas de discos e DVDs de vários artistas.

Suas obras, em vinil e CD, são: La del Sentimien-to(1983), Guitarra Pampea-na (1986), Aunque Vengan Degollando(1997), Acuarela del Sur(2003), Acuarela del Sur II (2006) e Dois Tem-pos (2001), em parceria com Yamandu Costa,Mistérios do Chamamé (2009). Ao longo de sua carreira foi agraciado com mais de duzentas premia-ções. Recebeu cinco Prêmios Açorianos como melhor Disco Instrumental e melhor Instru-mentista Regional. Yanel se

Quando se fala em música e produção musical em Santa Ma-ria, o nome Sandor Mello quase sempre aparece. É que o cara está no mercado há mais de 23 anos e já trabalhou com mais de 50 artistas locais. Mas o tempo vai passando e a necessidade de renovação aparece. Em parceria com Andréa Amaro, o produtor lança a marca Target Produções.

A parceria entre os dois foi

trabalho e os novos rumos. “Na verdade logo que ela veio de

São Paulo, depois de morar 16 anos lá, acabamos nos conhe-cendo, e devido a sua experiên-

-samos em formar essa parceira na produtora, com as mudanças implementadas que a Andréa trouxe para a empresa, senti a necessidade de desvincular meu nome, daí surgiu a Tar-get”, explica Sandor.

-cialmente no dia 19 de novem-bro, com o show da banda Rea-ção em Cadeia, que traz a Santa

Maria um show acústico com seus maiores sucessos. Mas o trabalho da dupla já rende re-

-guns artistas como Jean Paul, Tiago Soares, a banda Melody e Dudu Amarante.

Além de trazer e produzir shows de fora, ainda existe a intenção de trabalhar com bandas. “A gente vai apresentar um trabalho diferenciado. Uma produtora é uma grande famí-lia. Queremos criar projetos e levar adiante”, avisa Andréa.

Nova produtora musical

Sandor e Andréa visitaram o jornal A Razão para contar as novidades

consagra, assim, como o único violonista a receber cinco Prêmios Açorianos no RS.

Assim, encontra-se em Yanel um instrumentista que executa com propriedade tanto um tango, que é uma expressão urbana e contem-porânea, como a canção mais profunda das entranhas da terra ou da montanha.

Lúcio Yanel recebeu inú-meros prêmios e distinções pelo seu trabalho Cultural, tanto no Brasil quanto na Argentina. Na Argentina, por ser representante da cultura chamamecera no mundo. No Brasil, por sua contribuição à cultura rio-grandense.

Yanel traz para Santa Maria seus maiores sucessos e interpretações históricas do folclóre regional

Yamandú Costa é um dos discípulos do músico argentino

Page 16: Jornal A Razão 11/11/2015

4 SOCIAL 5SOCIALGRAZI LOPES

SASM CELEBRA O DIA DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO COM FESTA

1 2 3 4 5 6

QUARTA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO DE 2015 QUARTA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO DE 2015

Tim! Tim!

Andhré Luiz Uberti, Da-niela Machado, Lucia Car-rion, Elisa Bortoli, Marcos Fonseca, Alexandre Costa, Jéssica Rosa, Luiz Henrique Coser, Heron Domingues, Se-lezio Júnior e Eliane Londero têm um encontro marcado com o calendário hoje. Para-béns aos aniversariantes!

Baby boy

Os pais Rafael e Lidia-ne Costabeber, o avô, Carlos Costabeber, e as avós, Angela Costabeber e Vera Soares de Paula, participaram aos ami-gos a alegria a chegada de Vi-nicius Soares Costabeber, que nasceu na segunda-feira, dia 19 de outubro, no Hospital de Caridade Astrogildo Azevedo.

1 2 3 4 65

BONS MOTIVOS PRA COMEMORAR

Helena Biasotto, diretora da Antonio Mene-ghetti Faculdade, e Any Rothmann, adminis-tradora do Recanto Maestro, comemorando o bom resultado das últimas promoções daquela instituição de ensino, que tem se mostrado na vanguarda acadêmica com suas iniciativas. Na semana que passou fez acontecer dois eventos de sucesso, o I Campeonato Jurídico de Ora-tória e Retórica e o III Congresso Gaúcho de Jovens Lideranças Empresariais.

A Natura Floricul-tura encheu o Estação Olympia

de plantas para uma noite especial quando a Socie-dade de Agronomia de Santa Maria festejava o

-nheiro Agrônomo.

Juliana Schuch e seu Via Gastronômica deram sabor a ocasião que desta-cou Auri Brackmann como o homenageado de 2015.

Repleto de bom gosto e de presenças importan-tes para o setor, o jantar baile pontuou a agenda social em 6 de novembro, e foi animado por Joca Farias e banda.

A coluna de hoje está ilustrada com algumas presenças. Veja só!

DEIVID DUTRA A RAZÃO

De que te serve a inteligência, se não tens inteligência para a usar com inteligência?

Vergílio Ferreira

#GALERINHA

Esta linda gremista é a Nicoly Kettermann Braga, de três aninhos. Ela é o xodó dos avós paternos Osíris e Sonia Braga, carinhosamente chamada pela neta de Vó Inha.

DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO

Page 17: Jornal A Razão 11/11/2015

6 SEGUNDO QUARTA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO DE 2015

TELEVISÃO

ROYAL PLAZA SHOPPING

CINEMA

NOVELAS

ALÉM DO TEMPO

Afonso, Felipe e Bernardo ajudam Vitória a deixar seu palacete. Bento se emociona e pede perdão a Vitória. Dorotéia se insinua para Bernardo. Bianca e Felícia prometem ajudar Massimo. Emília visita sua nova casa e surpreende Bento em um dos quartos do palacete. Gema se diverte com Chico e Raul.

A REGRA DO JOGO

Juliano leva Dante até um hospi-tal. Faustini exige que os policiais encontrem Juliano, e Tio dá a mesma ordem para os capangas da facção. Adisabeba proíbe Merlô de procurar Juliano. Rui consegue um emprego e planeja deixar o Morro da Macaca, mas Tina hesi-ta. Indira seduz Oziel.

TOTALMENTE DEMAIS

matá-lo. Arthur divulga a gravação de Carolina se divertindo na Austrá-lia e deixa a jornalista constrangida. Bino leva Eliza ao Centro do Rio de Janeiro e lhe dá orientações para procurar a pensão da Fátima. Dino avisa a Gilda que não sossegará en-quanto Eliza não estiver na cadeia.

REPRODUÇÃO

MALHAÇÃO

Rubem e Rafaela conversam, e a menina pede para que o pai a apresente à sua família. Ana e Ciça descobrem que o bebê é um menino. Rodrigo afirma que acredita em Luciana e a beija. Cleiton começa a buscar dança-rinas para sua apresentação. Ciça agradece o carinho de Uodson.

RECORD

TV PAMPA RBS TV

Royal 1

Royal 2

Royal 3

Royal 4

Page 18: Jornal A Razão 11/11/2015

7SEGUNDOQUARTA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO DE 2015

PALAVRAS CRUZADAS

Preencha os espaços vazios com algarismos de 1 a 9. Os algarismos não podem se repetir nas linhas horizontais, nem nos quadrados menores (3x3).

SUDOKU

ÁRIES - 21/03 A 20/04

TOURO - 21/04 A 20/05

GÊMEOS - 21/05 A 20/06

CÂNCER - 21/06 A 21/07

LEÃO - 22/07 A 22/08

VIRGEM - 23/08 A 22/09

LIBRA - 23/09 A 22/10

CAPRICÓRNIO - 22/12 A 20/01

ESCORPIÃO - 23/10 A 21/11

SAGITÁRIO - 22/11 A 21/12

AQUÁRIO - 21/01 A 19/02

PEIXES - 20/02 A 20/03

HORÓSCOPO

Page 19: Jornal A Razão 11/11/2015

8 MÁRCIO GRINGS

CARTOGRAFIA da arte

CINE BOOK club, filmes para ler

-

--

---

-

-

-

-

--

REPRODUÇÃO

REPRODUÇÃO

-

-

-

-

-

VOCÊ SABIA? @VOCENAOSABIAQ

?

?

QUARTA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO DE 2015

e o espírito

turbulento

JAMES BOND NO TOPO

-

DEMI MOORE

-

Page 20: Jornal A Razão 11/11/2015
Page 21: Jornal A Razão 11/11/2015
Page 22: Jornal A Razão 11/11/2015
Page 23: Jornal A Razão 11/11/2015
Page 24: Jornal A Razão 11/11/2015

Chuva provoca estragos em creche e escola de Santa Maria

CRECHE NOSSO LAR E ESCOLA JOÃO HUNDERTMARK FORAM ATINGIDAS PELA CHUVA

Creche Nosso Lar, no Bairro Patronato, teve uma sala de aula invadida pela água. Local teve que ser interditado temporariamente

9GERAL

A Defesa Civil do Estado destinou ao Município de Nova Palma di-versos materiais para socorrer as vítimas e reestabelecer serviços essenciais que foram prejudicados com as chuvas do início do mês. Os materiais recebidos são kits de hi-giene pessoal e de limpeza, kit dor-mitório e colchões. A destinação dos materiais será feita pela Secre-taria de Saúde e Assistência Social conforme cadastro das pessoas que foram atingidas no Município.

DEFESA CIVIL ENTREGAMAIS DONATIVOS

Seis municípios dos 66 que de-cretaram situação de emergência já estão habilitados a receber re-cursos do FGTS. Os municípios contemplados até o momento são: Cambará do Sul; Canoas; Caraá; Eldorado do Sul; Porto Alegre e Taquara. Cada trabalhador tem o direito de sacar no máximo 6 mil 220 Reais. No total, 14 municípios já entregaram as documentações necessárias para receber o reco-nhecimento de emergencialida-de pelo Ministério da Integração Nacional, e estão sob análise da Defesa Civil.

RECURSOS DO FGTSLIBERADOS EM 6 CIDADES

RAUL PUJOL

QUARTA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO DE 2015

Conforme avisos emitidos pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de temporais, com ventos fortes, queda de granizo e inundações em grande parte do Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira.

A precipitação deve ser de, no mínimo, 30 milímetros, e pode che-gar a 100 mm em apenas um dia. As

áreas com maior possibilidade de serem afetadas são Sudoeste, Sudes-te, Noroeste, Nordeste, Metropoli-tana, Centro Oriental e Ocidental rio-grandense.

De acordo com a Somar Meteo-rologia, as chuva segue no Estado até sexta-feira, período em que as tem-

Alerta para temporais

Um volume de 36 milíme-tros de chuva foi regis-trado em Santa Maria na

terça-feira. A marca foi consta-tada pelos pluviômetros da Pre-feitura. Apesar de não ser muita água, houve alguns estragos. É o caso da Creche Nosso Lar, na Avenida Governador Walter Jobim, no Bairro Patronato, que após o entupimento das calhas, teve uma sala de aula totalmen-te alagada. Em função disto não houve aula para 20 crianças, on-tem.

“Tivemos que dispensar os alunos, já que não é possível nem acender a luz e o piso está muito molhado. A sala foi isola-da, está úmida”, conta a diretora Valéria Dornelles. Se a chuva persistir nesta quarta-feira, os alunos serão distribuídos para outras salas. A instituição é fre-quentada por 170 crianças.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estiveram visto-riando o local para auxiliar a instituição. Lonas foram distri-buídas. Conforme a diretora Va-

léria, o conserto será feito quan-do o tempo melhorar.

Na Escola Municipal de En-sino Fundamental João Hun-dertmark, no Passo da Ferreira, também houve alagamento. A Prefeitura enviou telhas para o local, que foram instaladas com

a ajuda da comunidade. Um engenheiro civil do Executi-vo também fez uma análise no local. Em outubro, a escola já

pelas chuvas. De acordo com a secretária de Educação, Silvana Guerino, as aulas ocorrerão nor-

malmente hoje.O trevo de acesso ao bairro

Santa Marta, um trecho da Ave-nida Borges de Medeiros, assim como algumas ruas do Bairro Tomazetti, também tiveram tre-chos alagados, principalmente, no período da manhã.

O Centro Universitário Fran-ciscano promove, entre hoje e sexta-feira , o Seminário Interdis-ciplinar Pibid, organizado pelos cursos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. O tema desta edição, que ocorre no Salão de Atos do Conjunto III

-lorização e formação docente. Na programação, estão previstas pa-lestras, mostra de materiais didá-ticos, apresentações de trabalhos e um sarau cultural, que ocorrerá na quinta-feira, às 19h.

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR

Page 25: Jornal A Razão 11/11/2015

Um novo líder à frente da Cacism

10 ECONOMIA

RODRIGO DECIMO FOIELEITO PARA PRESIDIRA MAIOR ENTIDADEEMPRESARIAL DA CIDADE

O desemprego continua crescen-do em todo o país. Conforme o Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), do Minis-tério do Trabalho e Emprego, no período de janeiro a setembro de 2015 o número de demissões foi maior que o de admissões. Em Santiago, foram extintos 29 postos de trabalho, considerando 2.161 trabalhadores admitidos e 2.190 demitidos. O setor de ati-vidade que mais empregou de ja-neiro a setembro foi o comércio, com 950 empregos, seguido pelo setor de serviços, com 577 con-tratações. Por outro lado, o maior número de demissões também ocorreu no comércio, com 996 desligamentos; seguido da pres-tação de serviços, com 538.

COMÉRCIO REGISTRAMAIS VAGAS FECHADAS

Empresários e representan-tes de empresas da cidade participaram ontem das

eleições para a nova diretoria da Câmara de Comércio, Indús-tria e Serviços de Santa Maria

única, que tem o engenheiro civil e empresário Rodrigo De-cimo eleito como o novo presi-dente da entidade.

Em conversa com a equipe de A Razão, o novo dirigente da Cacism, que tomará posse

dezembro, destaca que preten-

entidade e que irá marcar uma

-bém novas propostas. “Uma dessas propostas é ampliar as ações para nossos associados,

-cerias que possibilitem criar

o público interno”, explica. Decimo ressalta, porém, que a entidade vai manter-se atuan-te nas questões que abrangem a comunidade e o desenvolvi-mento do município.

Duplicação das rodovias é uma das bandeiras em prol do desenvolvimento

Pesquisa divulgada ontem pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) aponta que há uma inversão do comportamento do desemprego entre homens e mulheres no Rio Grande do Sul. Segundo a pesquisadora Patrícia Klaser Biasoli, historicamente, para a Região Metropolitana de Porto Alegre, a taxa de desem-prego das mulheres era superior a dos homens, e, não raro, elas representavam a maioria dos de-sempregados. “A deterioração do mercado de trabalho dos últimos meses parece estar afetando mais os homens do que as mulheres. Em agosto de 2015, pela primeira

de Emprego e Desemprego (PED) iniciada em junho 1992, obser-vou-se uma igualdade nas taxas de desemprego entre homens e mulheres em 9,7%. Em setembro de 2015, a taxa de desemprego dos

Menos vagas a homens

O setor terciário privado é res-ponsável por 53,05% do empre-go formal no Rio Grande do Sul, com um universo de 1.649.333 trabalhadores. Os pequenos es-tabelecimentos (30,6%) reúnem a maior parte desse contingente, seguido dos micro empreendi-mentos (28,7%), grandes (21,5%) e os médios estabelecimentos (19,2%). Os dados são do Mapa do Emprego, divulgado ontem pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio). O levantamen-to revela que o segmento de ser-viços, com 1.012.687 trabalhado-res com carteira assinada, detém 32,57% do emprego na econo-mia gaúcha. Já o comércio, com 636.646 trabalhadores formais, responde por 20,48% do empre-go total no Estado.

SERVIÇOS AMPLIAMSUA PARTICIPAÇÃO

A safra de grãos do país, no pe-ríodo 2015/2106, está estimada entre 208,6 milhões e 212,9 milhões de toneladas, com uma variação que pode chegar a 2,1% (4.384 mil toneladas) aci-ma da safra 2014/15. Os dados foram divulgados ontem pela Companhia Nacional de Abas-tecimento (Conab). A soja pode chegar a 102,8 milhões de to-neladas. O milho primeira safra tem produção está estimada en-tre 26,5 milhões e 28,2 milhões de toneladas. O trigo deve che-gar a 6,2 milhões de toneladas.

SAFRA DE GRÃOS PODECRESCER ATÉ 2,1%

QUARTA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO DE 2015

homens superou a das mulheres, sendo que a taxa masculina mais que dobrou no último ano, ao pas-sar de 5,1% em setembro de 2014 para10,3% em setembro de 2015 (aumento de 102%)”, destaca. A taxa do desemprego das mulheres subiu de 7,0% para 9,9% (aumen-to de 41,4%) no mesmo período.

Desemprego maior entre homens

DIVULGAÇÃO /

DEIVID DUTRA/A RAZÃO

OS DESAFIOS DO NOVO PRESIDENTE

ALVARÁS

INFRAESTRUTURA

DESENVOLVIMENTO URBANO

PARQUE CACISM

FUNREBOM

Junto com ele, foram elei-tos vice-presidentes e dire-tores para o período de dois anos. Integram a diretoria Le-onardo Kozoroski Veiga (vice-presidente), Elizabete Flores (vice-presidente do Comér-cio), Evandro Zamberlan (vi-ce-presidente de Indústria), Jorge Aita (vice-presidente de Prestação de Serviços), Ro-nie Gabbi (diretor secretário), Cássio Nunes Siqueira (diretor

(diretor de patrimônio), Ri-cardo Jobim (diretor técnico), Souvenir Machado (diretor de ação social), e os diretores Luiz Alberto Flores, Gilberto

e Leono Pacheco.

CARMEN STAGGEMEIER XAVIER

REPRODUÇÃO / A RAZÃO

Rodrigo Decimo foi eleito ontem

DEIVID DUTRA/A RAZÃO

Page 26: Jornal A Razão 11/11/2015

11ESPECIAL

POLÍCIA COMBATERÁ A INSEGURANÇA NO INTERIOR COM MANDADOS DE BUSCA E PRISÕES NOS PRÓXIMOS DIAS

O comandante do 1º Regi-mento de Polícia Mon-tada (1º RPMon), te-

nente-coronel Gedeon Pinto da Silva, revelou nesta terça-feira que a Brigada Militar (BM) está ultimando os preparativos para desencadear, nos próximos dias, uma grande operação de comba-te a roubos, furtos e abigeato no interior do município. Segundo ele, será utilizado grande efeti-vo de policiais militares (PMs) e viaturas, com apoios da Polícia Civil (PC) e Polícia Federal (PF).

O anúncio ocorreu no mes-mo dia em que A Razão publi-cou reportagem com manifesta-ção de produtores e moradores do interior, que estão assusta-dos com a escalada da violên-cia e crimes em propriedades rurais de Santa Maria e região. Nesta quarta-feira, estas e ou-tras medidas visando aumentar a segurança no campo serão discutidas em reunião convo-

Operação conjnunta da BB, Polícia Civil e Polícia Federal visa estancar, também, os casos de abigeato

Brigada anuncia Operação Campocada pela direção do Sindicato

-senças representantes do co-mando da BM e PC.

“O aumento no número de ocorrências nos chama a aten-ção, principalmente as de abi-geato, considerando os números levantados desde 2010 na cidade e municípios abrangidos pelo Comando Regional de Policia-mento Ostensivo Central (CR-POC)”, avaliou o comandante Gedeon. Segundo ele, a BM está atuando com o seu Setor de In-teligência e ultimando os prepa-rativos para a operação.

Estão sendo organizadas in-formações como os horários em que ocorrem as ocorrências, os locais e o modus operandi dos criminosos, que também estão

“É um trabalho que conta com o apoio expressivo do Batalhão de Operações Especiais (BOE). Esta será uma resposta forte, a altura das expectativas dos que são di-retamente atingidos por esse cli-ma de insegurança. Será a maior ofensiva de combate a crimes no campo desencadeada nos últi-mos anos em Santa Maria, com resultados efetivos”, garantiu o comandante do 1º RPMon. Du-rante a reunião desta quarta-fei-ra, a BM também irá atualizar os dados relativos à criminalidade no interior do município.

FABRICIO MINUSSI

QUARTA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO DE 2015

Casos de abigeato em 2014 e 2015*

2014 2015

Um grupo de pecuaristas chegou a criar um grupo no Fa-cebook para discutir o combate do abigeato. O produtor rural

-bate ao Abigeato!” pediu para

foi criar um canal para a troca

de informações das vitimas. O roubo de animais vem crescen-do assustadoramente. Ele serve de válvula de escape para quem teve gado roubado, já que as autoridades não dão conta de

-

publicidade dos ataques que ocorrem no interior pode servir de pressão para um policiamen-to mais efetivo, ou pelo menos para aumentar a sensação de segurança. “Querendo ou não é o campo que dita o crescimento das cidades”, apontou.

Produtores até criaram perfil no Facebook

O aumento nos índices de criminalidade no campo fez crescer a procura pelos serviços de monitoramento eletrônico no meio rural nos últimos dois anos. Não é raro encontrar em porteiras e mangueiras, câmeras de vigilância e outros aparatos de vigilância. O que na verda-de não coíbe roubos, mas aju-

Representa um investimento a mais que, em muitos casos, também dá ao produtor e ao tra-balhador do campo uma maior sensação de segurança. Segundo o responsável pelo atendimento ao público da empresa de segu-rança Manutec, Tiago Cabral, nos últimos dois anos a procura

por serviços de monitoramento no campo aumentou em 60%. “Hoje, podemos dizer que em cada cinco clientes pelo menos um é do meio rural”, estimou. Tiago acrescenta que o monito-ramento da empresa capta, em média, de duas a três ocorrên-cias por noite em propriedades

rurais. “Os problemas são pon-tuais: nas BRs 158 até Rosário do Sul; na 392 até São Sepé; na 287 em direção a São Pedro do Sul e na BR 290 na região de Caçapa-va do Sul. Também temos regis-tros em propriedades ao longo da ERS 149, na Quarta Colônia”, salientou Tiago.

Cresce vigilância eletrônica no campo

Reflexo: câmeras de

monitoramento já fazem parte da paisagem

do campo

GABRIEL HAESBAERT /

DIVULGAÇÃO /

Page 27: Jornal A Razão 11/11/2015

Com ou sem futebol nos Eucaliptos em 2016?

12 ESPORTE

PARTE DA DIREÇÃO DO RIOGRANDENSE COLOCA EM DÚVIDA A PARTICIPAÇÃO NA DIVISÃO DE ACESSO 2016

A pós a eliminação na Copa FGF Sub-19 veio à tona um assunto que

causa apreensão em qualquer torcedor do Periquito. Con-forme citado na coluna de esportes do Jornal A Razão (página 13), de segunda-feira, foi admitida por dirigentes do clube esmeraldino a pos-sibilidade do licenciamento e a não disputa da Divisão de Acesso 2016. O motivo: a crise financeira que assola o Riograndense Futebol Clube.

O Jornal A Razão conver-sou com alguns nomes ligados ao Periquito, ex-presidentes, patronos e torcedores, que responderam a seguinte per-gunta: você é a favor ou con-tra o licenciamento?

JOSÉ LUIZ CODEN

“Na condição em que esta-mos hoje não teríamos con-dições de disputar. Não sou a favor do licenciamento, mas precisamos ser racionais. Li-cenciamento é uma palavra muito forte, mas se o cam-peonato iniciasse agora não teríamos condições de parti-cipar”, avaliou Coden, atual presidente do clube.

Problemas na parte financeira como dívidas trabalhistas e atrasos salariais afetam o cofre do Periquito

O elenco de jogadores do Grêmio se reapresenta hoje à tarde, no CT Luiz Carvalho. O período sem jo-gos em função das Eliminatórias

-mente o volante Ramiro, que deve ser titular nos quatro jogos que ainda restam no Brasileirão. No próximo dia 19, o Tricolor recebe o Fluminense, às 19h30, na Arena.

REAPRESENTAÇÃODO ELENCO GREMISTA

DILSON SIQUEIRA

“Sempre é melhor parti-cipar, pois somos um clube de futebol e o futebol tem que sempre existir. Não sou a favor dessa parada, temos que continuar, mas desde que exista uma prestação de contas. Me coloco à disposi-ção para assumir o clube, in-clusive, mas temos que saber exato o quanto devemos, e a partir daí, pagar todo mundo direito”, enfatizou Dilson.

CLÁUDIO ZAPPE

“Eu acho que o licencia-mento seria prejudicial, pois a parada pode ensejar um es-quecimento do torcedor, coisa

GILSON ALVES

Sem poder contar com os volan-tes Nilton e Wellington pegos no exame antidoping pela presença das substâncias hidroclorotiazi-

técnico Argel é encontrar um substituto. Nilton era o titular na segunda função do meio campo e Wellington o reserva imediato. As opções do treinador colorado são Anderson, que vinha atuan-do mais a frente, Bertotto, Nico Freitas e o garoto Silva. Na reto-mada do Brasileirão, o Colorado enfrenta a Chapecoense, dia 19, às 19h30, na Arena Condá.

BUSCA-SE UMSUBSTITUTO

Hoje, às 20h, no Restaurante do Estádio Presidente Vargas, haverá uma reunião informal do Inter-SM. Em pauta, as eleições do próximo

coloca a disposição para ajudar no dia a dia do clube na próxima tem-porada. O encontro é aberto a tor-cedores e colaboradores do time da Baixada. Após o encontro será ser-vido um jantar no valor de R$ 15.

REUNIÃO HOJE À NOITENO PRESIDENTE VARGAS

O técnico Dunga ainda não con-

Brasileira que iniciará o confron-to de amanhã, às 22h, contra a Argentina, em Buenos Aires. As dúvidas estão no gol e no quar-teto ofensivo. Alisson e Cássio disputam a titularidade na meta e do meio para a frente, quatro jogadores lutam por duas vagas: Oscar, Lucas Lima, Douglas Cos-ta e Ricardo Oliveira. O provável Brasil deve ter: Alisson (Cássio); Daniel Alves, Miranda, David Luiz e Filipe Luís; Luiz Gustavo e Fernandinho; Willian, Lucas Lima (Oscar) e Neymar; Ricardo Oliveira (Douglas Costa).

MISTÉRIO NAESCALAÇÃO

QUARTA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO DE 2015

De acordo com a Prefei-tura Municipal, Santa Maria deverá sediar o Campeonato Pan-Americano de Patinação Artística de Clubes. Ontem à tarde, uma comitiva da Confe-deração Brasileira de Patinação (CBP), liderada pelo presidente da CBP, Moacyr Júnior, esteve em Santa Maria para apresentar o projeto para a realização do evento na cidade.

O Pan-Americano ocorre-rá no mês de junho de 2016 e deve ter como palco principal o Clube Recreativo Dores. A es-trutura do Centro Desportivo Municipal (CDM) servirá como suporte para treinamentos du-

rante os dez dias de competi-ção. Na vinda a Santa Maria, a autoridade máxima da patina-ção no país visitou o prefeito Cezar Schirmer e o secretário de Esporte e Lazer, Erony Paniz Júnior, para expor os detalhes e planejamento do campeonato.

-ria como sede do Pan-Ameri-cano depende da aprovação da diretoria do Clube Recreativo Dores após o recebimento da carta-convite da Confederação Brasileira de Patinação. Será a primeira vez que o Pan-Ameri-cano ocorrerá no Brasil e o Co-ração do Rio Grande pode ter a honra de ser a cidade-sede.

Ginásio do Clube Recreativo Dores deve ser palco da competição

Santa Maria deve sediar o Pan-Americano de PatinaçãoDEIVID DUTRA /

que não é boa e já aconteceu tanto com o Riograndense, como com outros clubes. En-

vivida traz preocupações. Nos próximos dias será feita uma análise mais profunda para decidir o que será feito”, disse Cláudio Zappe.

EVANDRO ZAMBERLAN

“A Série B do Gaúcho é um -

mo com a verba que a Federa-ção Gaúcha de Futebol distri-bui aos clubes. Nesse momento me parece que o mais prudente é não participar. Eu acho que tem que dar uma parada. En-tendo que é o melhor cami-nho, pois o clube só contrai dí-

vidas. Em certas coisas na vida é melhor dar um passo para trás para depois dar um passo

JOSÉ JACI SCHEFFER JÚNIOR- TORCEDOR

“Se for fechar as portas, sem disputar nenhuma com-petição sou contra. Agora, deixar de jogar a Divisão de Acesso para jogar a terceira divisão (pela regra da com-petição já temos time para isso), e dar uma “desafogada” no financeiro, aí sou a favor”, declarou José Jaci.

Nos próximos dias, os di-rigentes do Riograndense de-vem se reunir para definir o futuro próximo do clube.

Page 28: Jornal A Razão 11/11/2015

13ESPORTE

Gangorra financeiraHá pouco mais de dois anos, entre setembro e outubro de 2013, dirigentes da Dupla Rio-Nal cogitaram o licenciamento dos clubes da Divisão de Acesso para a criação de uma nova agremiação na cidade. Em

quanto por Inter-SM, é claro. A ideia morreu na casca, mas a questão é o que aconteceu de lá para cá. O Alvirrubro, que se encontrava em uma situação muito mais delicada, com um passivo trabalhista considerado “impagável”, tratou de arrumar a casa. Aumentou a arrecadação dentro do Conselho Deliberativo e, sob o comando de Heriberto Marquetto, aquela bola de neve de dívidas, formada entre 2008 e 2012, foi sendo dissolvida. E, o que é mais importante, não foram criadas novas despesas.

Já o Periquito parece ter seguido em uma direção oposta. Nos últimos dois anos, o clube, que até tentou melhorar a sua gestão, na prática, aca-bou se endividando mais. Sem pagar atletas e funcionários, foi acionado judicialmente. As cobranças feitas pelo técnico Tiago Nunes e o gerente Renan Mobarack são apenas dois exemplos. E essa breve história explica o atual momento da Dupla: o Riograndense correndo o risco de não jogar a Divisão de Acesso e o Inter-SM, com sua política “pé no chão”, já

responsável. Dois anos depois de uma quase fusão, a proposta hoje pare-ce interessar só a um dos lados. O verde.

RAMIRO GUIMARÃES

do Barcelona sobre o Villareal do que o técnico da Seleção Brasileira,

que cumpriu o seu exílio por conta daquela confusão na Copa América e está de volta ao time canarinho já para o jogo de amanhã pelas Eliminatórias. E não poderia ser em uma situação melhor: contra a Argentina, lá no Monumental

clássico sul-americano. Dunga respira mais aliviado.

AGORA É COM ELE

DEPOIS DO DIA 17

Quase todas as perguntas feitas aos dirigentes do Inter-SM neste período recebem como resposta “vamos ver isso depois do dia 17”.

ocorre a eleição da nova diretoria executiva alvirrubra. Heriberto Marquetto e João Carlos Côvolo devem ser

depois do dia 17...

SEM CLIMA

Coden, sábado, após a eliminação na Copa FGF Sub-19, só foi um ingrediente a mais nesta relação já abalada. Algumas coisas não são ditas publicamente, mas, quem conhece um pouco os bastidores do Riograndense, sabe. Feliciano tinha moral com a ex-presidente Lisete Frohlich, só que nunca caiu nas graças de Dilson Siqueira,

-

treinador não estava em Santa Maria e, por isso, não participou do churrasco nos Eucaliptos.

A atleta de Santa Maria,

anos, integrou a Seleção Brasileira de Judô, no Campeo-

-doba, na Argentina, de 4 a 8 de novembro. A judoca conquis-tou a medalha de prata na ca-

Nicole comenta a participa-

ção na competição. “Participar do Sul-Americano foi muito

-portante, pois são poucos que conseguem chegar lá. Muitos gostariam de estar no meu lu-gar, sem contar que é muito difícil alguém do interior se

-ência poder conhecer um lugar diferente, pessoas diferentes”, avalia Nicole.

Para conquistar o direito de participar do Sul-Americano, Nicole passou por uma seletiva estadual e, depois, de uma dis-puta nacional, no Campeonato Brasileiro Sub-15, em Cuiabá

-tição além da delegação brasilei-

NICOLE DA ROSA CONQUISTOU A PRATA NA CATEGORIA SUB-15 DO JUDÔ, EM COMPETIÇÃO NA ARGENTINA

-guai, Equador, México, Costa Rica, República Dominicana, Chile e Colômbia. A atleta co-meçou a praticar o esporte no Projeto Social do Avenida Tênis Clube “Judoca Cidadão”. Nico-le é a 3ª colocada do Ranking da Federação Gaúcha de Judô

Pindamonhangaba -SP, coorde-nado pela Confederação Brasi-leira da modalidade, juntamen-te com os melhores atletas do país na Classe Sub-15.

-

do Campeonato Gaúcho de

Novo Hamburgo.

GILSON ALVES

QUARTA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO DE 2015

Rubens Mandarino. A competi-ção leva o nome de um pratican-te do esporte, considerado uma verdadeira lenda da modalidade no Estado. A disputa aconteceu

Rosário do Sul, e contou com a

sexta colocação geral ao somar

duas para o campeão Cláudio Fe-liciani. “Eu agradeço a divulga-ção de um esporte que não é tão conhecido e como integrante do

me sinto bastante honrado de estar participando e levando o nome da cidade em campeonatos e conquistando bons resultados”,

-

--

penúltima etapa do Tour Gaú-cho 2015, marcado para Santana

do Livramento, na 44ª edição do Torneio Internacional Aberto de Golfe, no Clube Campestre Livra-

companhia de mais sete compo-nentes do Santa Maria Golfe Clu-

Cristiano Urach aponta seu nome entre os primeiro colocados

Bom resultado no golf

Vice no Sul-AmericanoAtleta santa-mariense, revelada pelo Avenida Tênis Clube, integra a Seleção Brasileira de Judô, no Sub-15

Page 29: Jornal A Razão 11/11/2015

14 SERVIÇO

Seminário sobre docênciaO Centro Universitário

Franciscano (Unifra) promo-ve, a partir de hoje, até sex-ta-feira, o Seminário Inter-disciplinar Pibid, organizado pelos cursos do Programa Ins-titucional de Bolsa de Inicia-ção à Docência. O tema desta edição, que ocorre no Salão de

Atos do Conjunto III (Rua Sil-va Jardim, 1.175), é a valori-zação e formação docente. Na programação, estão previstas palestras, mostra de materiais didáticos, apresentações de trabalhos e um sarau cultural. A programação completa está no site unifra.br.

Nesta sexta-feira, dia 13, será rea-lizado o Fórum de Educação e En-

-ximações, promovido pelo Sesc em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento acontece das 8h30 às 17h30, no Campus Sede da

mais sobre a questão do envelhe-cimento, especialmente nas suas relações com o campo da edu-cação. As inscrições seguem até esta quinta-feira, pelo site www.sesc-rs.com.br. Durante o Fórum, quatro grandes nomes na área do envelhecimento e da educação realizam exposição sobre o tema: os professores Johannes Doll; José Carlos Ferrigno; Helenice de Moura Scortegagna e Marco Aurélio Costa. Mais informações pelo telefone (55) 3223-2288.

FÓRUM DEBATE OENVELHECIMENTO

QUARTA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO DE 2015

LOTERIA

*Resultados extraoficiais

QUINA

CONCURSO 3929

Um apostador de SP acertou as cinco dezenas sorte-adas, levando o prêmio R$ 4.971.174,84.

06 13 28 32 41

LOTOFÁCIL

CONCURSO 1282

Um apostador do MT acertou as 15 dezenas, levan-do o prêmio de R$ 1.975.430,80.

20 21 22 23 2511 12 14 17 1905 06 07 09 10

COMPRA VENDA

DÓLAR 3,7908 3,7915EURO 4,0192 4,0240PESO AR 0,3912 0,3919PESO UY 0,1287 0,1285

INDICADORES ECONÔMICOS

SALÁRIO MÍNIMO

BASE DE PARCELA ALÍQUOTACÁLCULO DEDUZIR (%)

SALÁRIO MÍNIMO

SALÁRIO CONTRIBUIÇÃO (R$) ALÍQUOTA (%)

AUTÔNOMOS, EMPRESÁRIOS E FACULTATIVOS

SALÁRIO MÍNIMO

SALÁRIO-BASE ALÍQUOTA CONTRIBUIÇÃO

INCC - M/FGV BOVESPA

TAXA DE JUROS TJLP

INSS

POUPANÇA

10/11/2015 0,66160

INFLAÇÃO SET OUT

INDICADORES RURAIS

TAXA DE JUROS SELIC

OURO (R$ COTAÇÃO/G)

Page 30: Jornal A Razão 11/11/2015

Mortes no trânsito caem 10%

As mortes diminuíram 10% no trânsito da Re-gião Central na compa-

ração com o mesmo período de 2014. Levantamento do Jornal A Razão mostra que 101 pesso-as perderam a vida nestas tragé-dias em 2015. No ano passado, até 10 de novembro, o número de vítimas era 112. As duas úl-timas mortes ocorreram ontem: Àlvaro José Belladona, 65 anos, morreu após colisão na ERS-287, em Paraíso do Sul. Já a passageira de um Uno, Joauri Marques de Oliveira, 72 anos, morreu na BR-290, em Rosário do Sul.

Em média ocorre uma morte a cada três dias. Para policiais que trabalham diariamente nas estradas, os acidentes são causados pela combinação de imprudência e desrespeito das regras de trânsito. “A velocida-de acima do permitido e ultra-passagens perigosas continuam sendo as principais causas das mortes”, diz o inspetor Marcelo Ramos, da PRF de Santa Maria.

A irresponsabilidade no

Homem morreu em colisão na RS-287, em Paraíso do Sul, na manhã de ontem

ATÉ ONTEM 101 PESSOAS PERDERAM A VIDA NAS ESTRADAS, RUAS E AVENIDAS NA REGIÃO

15POLÍCIAQUARTA-FEIRA, 11 DE NOVEMBRO DE 2015

ANA CAMILA COSTA / JORNAL DEUTSCHE / ESPECUAL / A RAZÃO

Felipe da Silva dos Santos foi condenado ontem a quatro anos e oito meses de cadeia em regime aberto exatamente seis meses depois de matar a tiros o cunhado, Emerson De Leon Gularte, de 26 anos.

Preso preventivamente desde a data do crime, ocorrido às 22h do dia 10 de abril passado, na Rua Aracaju, Bairro São João, Felipe ganhou ontem liberdade provi-sória, já que seu advogado, Sérgio dos Santos Lima, irá recorrer da decisão junto ao Tribunal de Jus-tiça em Porto Alegre.

A defesa alega que Felipe agiu

-volvidos na briga de trânsito em que Alessandro Alves Martins levou uma facada em um dos pulmões na Avenida Fernando Ferrari, na madrugada de segun-da-feira. Imagens de câmeras de segurança foram analisadas e

-poimentos devem começar ain-da nesta semana, A vítima se re-cupera no Hospital de Caridade.

Martins atravessava a aveni-da na faixa de segurança no cru-zamento com a Avenida Media-neira quando um veículo passou em alta velocidade e quase o atropelou. Martins levantou os braços e esbravejou na direção do carro, onde estavam dois ho-mens e duas mulheres. Três pes-soas saíram do carro e uma delas esfaqueou a vitima.

POLÍCIA IDENTIFICA AGRESSORES

volante é uma das principais causas, mas não há única. “Não podemos trabalhar com a hipó-tese de que todo o motorista é culpado, somente indiciamos alguém depois de coletarmos todas as provas possíveis. Em casos de atropelamentos há muita imprudência por parte dos pedestres, por exemplo”, explica o delegado César Renan Rodrigues dos Santos, titular de Delegacia de Trânsito.

Santos também ressalta que outros elementos contribuem no número de vítimas, como a falta de soluções na área de mobilidade urbana. “Mas falta uma consciência por parte dos

DUAS MORTES NA REGIÃO

Dois acidentes na manhã de ontem deixaram duas pessoas mortas e mais cinco feridas na região.

O primeiro caso ocorreu per-to de Rosário do Sul, no quilô-metro 490 da BR-290, às 08h15. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma colisão frontal envolveu um Fiat/Uno e um caminhão. A passageira do Uno, Joauri Marques de Olivei-ra, não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do hospital.

Outras duas pessoas que es--

mente feridas: o condutor Elvo

de Joauri, Edina Palmira de Oliveira Leão, 47 anos. No ca-minhão, o condutor e um pas-sageiro, ambos de 27 anos, não tiveram lesões.

Já por volta das 9h30, um homem, Álvaro José Belladona, 65 anos, morreu e três pessoas

ERS-287, em Paraíso do Sul. Conforme o Batalhão Rodovi-ário da Brigada Militar, o aci-

dente aconteceu no quilômetro 173, quando um Cruze e um Pálio bateram de frente.

No Pálio, além de Alvaro Belladona, que conduzia o carro, estava Dalva Ironi Menezes Bella-dona, 64 anos. E No cruze havia duas pessoas, Armindo Reolon, 63 anos, e Noeli Pizato Reolon, 69 anos. Os três feridos foram enca-minhados para atendimento mé-dico no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).

Felipe Santo (primeiro à esquerda) matou o cunhado a seis meses

Um júri popular em Restinga Seca decidiu pela condenação de Natanael da Silva Goulart por quatro tentativas de homicídio e corrupção de menores (o irmão adolescente foi seu comparsa) e porte ilegal de arma. Ele deverá cumprir 27 anos de reclusão em regime inicialmente fechado.

Segundo o promotor San-dro Loureiro Marones, em 23 de junho de 2013, Natanael e o irmão adolescente atiraram vá-rias vezes contra Rodrigo Souza da Silva, Alex Sandro de Souza, Vilmar Goulart da Silva e Edson Leandro da Costa Camargo. As tentativas de homicídio foram cometidas em virtude da dispu-ta de posse e manejo de cavalos.

-ram que queriam “botar o terror na Vila São Luiz”, em Restinga Seca, onde os crimes ocorreram.

27 ANOS POR TENTAR MATAR QUATRO

Réu é condenado a menos de cinco anos por homicídio sob forte emoção e devida a ame-aças da vítima fatal, Emerson Gularte. A hipótese foi parcial-mente acolhida pelo júri, que considerou o réu culpado de ho-micídio simples.

O jovem Emerson De Leon Gularte, 26 anos, foi morto com ao menos seis tiros na Rua Ara-caju, Bairro São João. A vítima foi alvejada pelo cunhado, que fugiu do local e foi preso após guarnições do Pelotão de Ope-rações Especiais (POE) desen-cadearam uma operação que durou mais de oito horas.

Felipe Santos foi encontrado

em uma chácara no distrito de São Valentim. No local foi preso o proprietário da chácara, Elton Rossi de Castro, 44 anos. e apre-

endidos uma espingarda calibre 28, 800 gramas de cocaína e 200 gramas de crack. Castro responde

Foi encontrado na manhã de ontem o corpo de João de Jesus Ilha da Rocha, 74 anos, em um açude na localidade de Estância Velha, entre Santa Maria e São Pedro do Sul. O idoso estava de-saparecido desde o último sába-do. Ele tinha sido visto pela úl-tima vez as margens da BR-287.

O corpo passará por perícia e a polícia aguarda resultado da necropsia para determinar a causa da morte.

CORPO DE IDOSO É ENCONTRADO EM AÇUDE

Page 31: Jornal A Razão 11/11/2015

A chuva continua na região. Ocorrem pancadas durante o dia.

Pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Risco de tempestade.

O sol aparece entre nuvens, tornando o clima agradável durante o dia.

Pancadas de chuva

Risco de temporal

Sol com nuvens

28

17

27 28

19 18

PREVISÃO DO TEMPO

Pancadas de chuva

28

20

Sol e pancadas de chuva a partir da tarde. No sul do RS faz sol entre nuvens e não chove. Nas demais áreas chove a qualquer hora do dia e há risco de temporais entre o oeste do RS e de SC.

HOJE

QUARTA-FEIRA, 11 NOVEMBRO DE 2015

DIVULGAÇÃO / A RAZÃO

O Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade voltará a

é grande porque, além de receber rodada dupla, fechando a temporada, a competiação também apontará os campões nas cinco categorias. Mais de 20 carros são esperados pelos

organizadores para uma prova totalmente inédita em relação às edições anteriores, realizadas entre 2012 e 2013. Este ano, o parque de apoio será instalado no Parque de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o percurso será realizado no Distrito de Pains.

Os motores vão roncar

Por um voto, passa projeto polêmicoPágina 06

ASSEMBLEIA

SÁBADOQUINTA SEXTA

Já são 100 mortes em acidentesPágina 15

REGIÃO

Hospitais da região aderem a programaPágina 07

SAÚDE PÚBLICA

Músico faz show em Santa MariaSegundo A Razão

LÚCIO YANEL