Jornal A Razão 25/01/2016

15
Segunda-feira, 25 de janeiro de 2016 Ano 82 Nº 88 R$ 1,50 www.arazao.com.br COMBATE À DENGUE Pneus na mira da Vigilância Equipes da Superintendência da Vigilância em Saúde realizam hoje mais uma ação de combate a focos do mosquito Aedes Aegypti. Será feita uma vistoria em estabelecimentos como borracharias e sucatas instaladas na cidade com o objetivo de verificar as condições de armazenamento e de descarte de pneus. Página 05 A partir de hoje, tem Liquida Santa Maria Página 06 Campanha da CDL conta com cerca de 60 empresas, que oferecem descontos de até 70% COMÉRCIO Jovem é a segunda vítima de homicídio Página 15 Crime aconteceu na madrugada de domingo após briga em uma festa na Rua Florianópolis VIOLÊNCIA DEIVID DUTRA / A RAZÃO GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO Cruzeiro festeja seu primeiro título no torneio Página 14 COPA SANTIAGO Equipe da cidade sede venceu o São Paulo por 1 x 0 e ergueu o troféu de campeão Grupo e BM divergem sobre agressões Página 15 PICHADORES Policial diz que foi agredido por grupo de pichadores. Estes, por sua vez, têm outra versão RAFAEL NEMITZ / DIVULGAÇÃO / A RAZÃO

description

 

Transcript of Jornal A Razão 25/01/2016

Page 1: Jornal A Razão 25/01/2016

Segunda-feira, 25 de janeiro de 2016Ano 82 Nº 88 R$ 1,50www.arazao.com.br

COMBATE À DENGUE

Pneus na mira da

VigilânciaEquipes da Superintendência da Vigilância em

Saúde realizam hoje mais uma ação de combate a focos do mosquito Aedes Aegypti. Será feita uma vistoria em estabelecimentos como borracharias e sucatas instaladas na cidade com o objetivo de verificar as condições de armazenamento e de

descarte de pneus. Página 05

A partir de hoje, tem LiquidaSanta Maria

Página 06

Campanha da CDL conta com cerca de 60 empresas, que oferecem descontos de até 70%

COMÉRCIO

Jovem é a segunda vítima de homicídio

Página 15

Crime aconteceu na madrugada de domingo após briga em uma festa na Rua Florianópolis

VIOLÊNCIADEIVID DUTRA / A RAZÃO

GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO

Cruzeiro festeja seu primeiro título no torneio

Página 14

COPA SANTIAGO

Equipe da cidade sede venceu o São Paulo por1 x 0 e ergueu o troféu de campeão

Grupo e BM divergem sobre agressões

Página 15

PICHADORES

Policial diz que foi agredido por grupo de pichadores. Estes, por sua vez, têm outra versão

RA

FAE

L NE

MIT

Z / DIV

ULG

ÃO

/ A R

AZÃ

O

Page 2: Jornal A Razão 25/01/2016

2 RESUMO

REGISTROS

PARA EVITAR...

O PT deve usar seus comerciais de rádio e TV, no início de fevereiro, para cobrar a “garantia do estado democrático de direito” e fazer a defesa da sigla. A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula não devem aparecer nessas inserções, mas dirigentes do PT negam que seja por temor de novos panelaços.

OS PANELAÇOS

Por mais que a sigla negue, é preciso lembrar que primeiro panelaço ocorreu em março do ano passado, quando Dilma usou pronunciamento pelo Dia Internacional da Mulher para pedir “paciência e compreensão” da população. Depois da reação negativa, ela desistiu da cadeia nacional de rádio e televisão no Dia do Trabalho. Essa forma de protesto se repetiu em agosto, quando o PT ironizou os panelaços em seu programa de TV.

BIOMETRIA

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, tornando praticamente inviável a tentativa de fraudar a identificação do votante. No pleito deste ano ainda não é obrigatório que os eleitores estejam cadastrados com a biometria, porém, o Cartório Eleitoral já está fazendo o recadastramento dos cidadãos para que não ocorram grandes filas no final do prazo do processo. O cartório fica na Avenida Medianeira, 2053, e o expediente é das 12h às 19h.

DILMA E EVO

A presidente Dilma Rousseff (PT) e seu colega boliviano, Evo Morales, vão-se reunir em 2 de fevereiro próximo - informou o ministro das Relações Exteriores da Bolívia, David Choquehuanca. A última vez que os dois presidentes se encontraram foi em novembro passado, em Paris, no âmbito da cúpula mundial sobre o clima. Na ocasião, antecipou-se que ambos se veriam novamente para tratar de “comércio, cooperação e investimento, além de retomar as relações com a Petrobras”.

Sem calor, mas com muita neve

João Ricardo esperava ver neve. Tanto que não marcou atividades para sábado, mas por causa da neve ficou preso em universidade

Enquanto as pessoas em San-ta Maria derretiam com o calor do final de semana, o

empresário João Ricardo Minussi, 45 anos, lidava com uma situação inusitada: ele estava preso dentro do campus de uma universidade por causa da neve. Isso aconte-ce em Nova York, cidade em que o santa-mariense participa de um programa internacional de negó-cios. Ele conta que não conseguiu deixar Manhatttan por causa da nevasca. “Estávamos ansiosos pela neve, desde o início da semana, então não programamos nenhuma atividade para sábado”, comenta.Ele está nos Estados Unidos desde o dia 9 de janeiro e retorna para Santa Maria na sexta-feira desta semana.

SANTA-MARIENSE EM NOVA YORK

De acordo com a proposta de emenda à Constituição PEC 160/2015, políticos eleitos pelo voto majoritário podem ter o mandato revogado caso 5% dos eleitores apresentem uma proposta de referendo revogatório. O referendo seria convocado pela Justiça eleitoral e, caso mais de 50% dos eleitores votantes decidissem, o eleito perderia o mandato. A proposta tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

MANDATO REVOGADO

Santiago confirmaa festa de carnaval

Está tudo certo para o Carnaval de Rua de Santiago – Estação Folia, que será realizado de 4 a 8 de fevereiro, no Largo Artur Viero, em frente a Estação do Conhecimento. No local haverá segurança pela Brigada Militar, além de câmeras de monitoramento que vão auxiliar na vigilância. É permitido levar bebida para o local, menos recipientes de vidro, tais como copo ou garrafas. Os policiais militares estarão revistando nos portões de acesso ao Largo Artur Viero.

Também já foram sorteados os quinze empreendedores que estarão trabalhando nos espaços da praça de alimentação. Eles estão livres para produzir os alimentos básicos, de acordo com as normas previstas pela Vigilância em Saúde e pelo Corpo de Bombeiros.

Segundo o coordenador de Cultura, Rodrigo Neres, vários blocos já procuraram a Estação do Conhecimento para informar sobre o nome e número de componentes. Ao longo dos próximos dias isso poderá continuar sendo feito.

O carnaval será animado

Liderança do PMDB naCâmara tem reviravolta

Eleições municipais:definições em fevereiro

O deputado Leonardo Quintão (MG), que havia se lançado candidato à liderança do PMDB na Câmara, desistiu da disputa e declarou apoio à recondução do atual líder da bancada, Leonardo Picciani (RJ). De acordo com Picciani, com esse gesto, Quintão

busca a unidade da bancada.A eleição será no dia 17.

Com a desistência de Quintão, estão na disputa o atual líder Picciani e o paraibano Hugo Motta, ex-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras.

Os partidos de oposição PMDB, PDT, PSD, PSDB, Rede e PPS escolherão, no dia 13 de fevereiro, o candidato a prefeitura de Santiago. Os indicados são Paulo Rosado e Guilherme Bonoto Bher. Conforme o articulador político, Eudocio Pozo, um deles representará a coligação na eleição deste ano.

Na mesma prévia também serão escolhidos pelos filiados dos seis partidos, os candidatos a vice. O PDT deve apresentar o vereador Everaldo Gavioli e há informações de que o PMDB indique o nome da professora e advogada Adriane Damian. A partir daí inicia o planejamento de campanha e elaboração

do plano de governo para a cidade de Santiago.

Além dos possíveis candidatos a vice, várias outras pessoas estão sendo cogitadas, informa Pozo. Já o Partido dos Trabalhadores tem como pré-candidato Antonio Bueno, faltando o PP definir, entre Antonio Carlos Cardoso Gomes, atual vice-prefeito e Tiago Gorski Lacerda, secretário de Gestão, que são os nomes visados à próxima eleição para prefeito, os quais devem ou não serem confirmados na convenção ou previamente definidos, como ocorreu com os demais partidos. Até o momento Santiago terá três candidatos a prefeito neste ano.

SEGUNDA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2016

A Corte do Carnaval santiaguense já faz a divulgação da festa eu acontece em fevereiro

DIVULGAÇÃO / A RAZÃO

AR

QU

IVO

PE

SS

OA

L / R

EP

RO

DU

ÇÃ

O / A

RA

ZÃO

“As pessoas precisam fazer sua parte, precisam denunciar”DA SUPERINTENDENTE DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE, SELENA MICHEL, SOBRE O COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

ENTRELINHAS DA NOTÍCIA

pela banda América, do estado do Paraná, com início sempre às 23h. No domingo, haverá a matinê, a partir das 19h, até mesmo em função do sol. A corte é formada pelo Rei Momo, João Ramos, a Rainha Adulta, Verônica Ramos, a Rainha Infantil, Raquel Ramos, e a Rainha da Diversidade, Nilson Fontela. Eles estão trabalhando na divulgação da festa momesca.

Eventos neste sentido também acontecerão em São Francisco de Assis e Jaguari. Em São Francisco de Assis, o prefeito Horácio Brasil repassou, recentemente, ajuda financeira as duas escolas de samba que vão desfilar na avenida.

Page 3: Jornal A Razão 25/01/2016

Deputado federal mais votado no Rio de Janei-ro e terceiro colocado

no País, com 464,5 mil votos, Jair Bolsonaro (PP) é um dos parlamentares que mais, de forma estridente, faz oposição ao governo da presidente Dil-ma Rousseff e ao PT.

Com o mesmo entusiasmo, marcado por ironias e compa-rações exageradas, ataca o casa-mento gay, o Estatuto do Desar-mamento, a Comissão Nacional da Verdade, o Movimento dos Sem Terra (MST) e publicações sobre educação sexual e diver-sidade destinadas à crianças e

3POLÍTICASEGUNDA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2016

Bolsonaro troca o PP pelo PSC

adolescentes. O militar da re-serva, de 60 anos, está a cami-nho do PSC, com a perspectiva de disputar a Presidência em 2018. O PP, partido atual, é da base de Dilma, mas tem vários parlamentares de oposição. O PSC já foi governista e tornou-se independente.

“Não vou disputar a prefeitura (em 2016) porque tenho medo de ganhar. Não sei como estão as finanças do Rio, imagina se eu, eleito prefeito, tiver que nego-ciar com a Dilma presidente. Não dá”, disse o deputado.

CLAUDEMIR PEREIRA

[email protected]

A boa intenção de Fort, com o Conselho GestorLuiz Carlos Fort, presidente da Câmara de Vereadores, sugeriu a criação de um Conselho Gestor. Como revela a repórter Joyce Noronha, esse organismo, que por sinal não é previsto no regimento do Legislativo, tomará decisões conjuntas com a Mesa Diretora, a responsável legal pela gestão do parlamento.O objetivo de Fort, que não concorre à reeleição e, por certo, quer marcar seu último ano justamente como Presidente, é digno de ser louvado. Enfim, é proposta de democratização das decisões administrativas. Há algumas dúvidas, porém. A principal delas é de que forma será constituído o colegiado. E mais: como adaptar a sua existência à organização formal da Câmara e até que ponto irá o seu, digamos, poder de persuasão sobre a Mesa, que é quem decide?Enfim, o discurso de Fort precisa ser saudado, pela disposição para abrir as questões do Legislativo, ainda que só “para dentro”. Mas terá que ir além. Do contrário será só uma boa intenção.

E O FUNREBOM, HEIN?

É só uma perguntinha: a quantas anda o caixa do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros, também conhecido como “Funrebom”? Destinado a “prover recursos para reequipamento” e “aquisição de material permanente”, entre outras finalidades, o órgão foi oficialmente criado pela Lei Municipal 5288, de 16 de março de 2010. O teor está disponível no site da Câmara de Vereadores.

MILITAR DA RESERVA ENTRARÁ EM PARTIDO QUE É INDEPENDENTE PARA CONCORRER À PRESIDÊNCIA

Plenário da Câmara: demo-cratização “para dentro”, proposta do novo presidente

Bolsonaro diz que não consegue negociar com a presidente Dilma

DIVULGAÇÃO / AICV

ANTONIO CRUZ / AGBR / A RAZÃO

GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO

Page 4: Jornal A Razão 25/01/2016

Estou parafraseando uma frase de ordem, “Brasil acima de tudo”, para expressar o sentimento de

frustração de todos os brasileiros. O Brasil vive sua maior crise, também na gestão da coisa pública. Nunca se viu tanto descaso, desperdício de recursos, amadorismo, ingerência politica no processo decisório, falta de planejamento e de controle, licitações mal feitas, falta de padronização nos processos, desconhecimento da meritocracia, alta rotação de dirigentes, despreparo técnico em funções essenciais, beneficios absurdos, entre tantos. Literalmente, ...“má gestão”. Apesar de todo o esforço dos órgãos públicos de fiscalização, “a coisa vai de mal a pior”.

Agora imaginem: (1) o Estado é responsável por quase 30 % do PIB do país; e (2) o que seria das empresas, se fossem administradas dessa maneira: estariam quebradas.

(1) Com a maciça intervenção do Estado na economia, era de se esperar uma gestão de qualidade, próxima ao do setor privado. Mas o que se vê, apesar de casos isolados, é uma gestão pública que deixa muito a desejar. E para mim, que sou da área, a causa mais nefasta é a ingerência política na indicação de dirigentes, em detrimento

do conhecimento e experiência dos funcionários de carreira. É um absurdo! No passado, apenas o 1º escalão era exercido pelos políticos; mas hoje, a necessidade de atender os apadrinhados, está levando gente sem o preparo necessário a assumir funções de chefia em quase todos os escalões.

(2) Isso vem mostrar que os empresários brasileiros, em sua maioria, são verdadeiros heróis. Manter as portas abertas e os empregos num cenário conturbado, arcando

com uma carga tributária crescente, uma legislação complexa e ortodoxa e uma burocracia paralisante, é um desafio diário pela sobrevivência.

Mas o furo é bem mais embaixo! Enquanto no Brasil proliferam cursos de administração de

empresas, a maioria teóricos, são raras as oportunidades para quem deseja ser um gestor público. Então, é uma matemática “que não fecha”. Os nossos governantes, ao invés de autorizarem mais e mais cursos de administração de empresas, deveriam pensar, com urgência, na formação de bons gestores públicos. Caso contrário, levaremos algumas gerações para corrigir tamanha incompetência. E certamente, não teremos tantos casos de corrupção como vem acontecendo.

2015 foi um ano torto, pra dizer o mínimo. O governo reeleito abandonou o programa que o elegeu;

uma oposição tacanha, com os olhos grandes a mirar o trono, pôs-se a armar conchavos de quinta categoria; os escândalos envolvendo apropriação do erário atingiram a estratosfera das cifras; a grande mídia brasileira acabou com qualquer resquício de dúvida sobre suas aspirações sinistras e ausência de escrúpulos.

Até o Ministério da Cultura esteve ameaçado de extinção, não custa lembrar.

Mas 2015 também foi um ano bom - ou de coisas boas acontecendo em meio à crise. Em Santa Maria, apesar da já costumeira inércia administrativa e de um horizonte nulo de políticas públicas voltadas para a cultura, algumas iniciativas se destacaram em franca oposição à mesmice vazia dos gabinetes.

Mas digo isso sem intenção de fazer uma retrospectiva; pelo contrário, quero arriscar uns chutes para o 2016 que vem chegando. Começo com a música, a menina-dos-olhos da cultura santa-mariense. Mas já aviso que não são exercícios de futurologia: são só tentativas de imaginar alguns percursos lógicos, e também de se permitir um lapso de otimismo.

Então vamos lá:As bandas autorais vão se multiplicar

pela cidade. Inspiradas em grupos que tem superado todas as dificuldades com espaço e falta de incentivo, e apesar das barreiras demonstrado amadurecimento artístico, novas formações vão enriquecer a fauna musical de Santa Maria. Uma geração que já desponta consciente do cenário pós-ilusório da indústria cultura, com disposição para fazer as coisas acontecerem;

Festivais de pequeno e médio porte, a

exemplo do que se viu esse ano, vão ocupar a cidade, ampliando o circuito para além dos espaços já consagrados do centro. Mais diversificados, mais inclusivos e com coragem de não fazer concessões ao assédio de políticos e empresários;

No campo das grandes atrações, um público mais ciente dos seus direitos e dos padrões mínimos de qualidade vai comprar menos gato por lebre. Quer vender ingresso a preços altos em lugares chiques? Então, caro produtor, dê um jeito de garantir a satisfação dos pagantes. Ouvido não é pinico. Acredito que com tanta reclamação em 2015, para o ano que vem isso muda (pra melhor).

Gravar um disco em casa é uma realidade com a qual as bandas de 15 ou

20 anos atrás sequer ousavam sonhar. Com a proliferação e o barateamento das tecnologias de captação isso não só é possível, como recomendável. Muitos dos artistas que despontaram recentemente fizeram sua estreia com trabalhos caseiros - o que é quase um paralelo à proliferação das micro-cervejarias. Qualidade e autonomia são tópicos

fundamentais. Em Santa Maria, certamente sentiremos cada vez mais os efeitos benéficos dessa tendência.

Por fim: no circuito independente, Santa Maria já deu mostras que volta a pulsar como uma célula vital para a região. Esse movimento só há de crescer. Com o perfil cosmopolita da cidade, não há pretexto para isolamento cultural. Arte é relação, intercâmbio, fluxo de ideias e expressões. Que sejamos muito mais abertos para a livre circulação em 2016.

Meus singelos chutes para a música de Santa Maria em 2016 são basicamente esses. Espero, sinceramente, que se realize isso e muito mais na Boca do Monte.

Incompetência acima de tudo

4 OPINIÃO

MAS O QUE SE VÊ, APESAR DE CASOS ISOLADOS, É UMA GESTÃO PÚBLICA

QUE DEIXA MUITO A DESEJAR

MAS 2015 TAMBÉM FOI UM ANO BOM -

OU DE COISAS BOAS ACONTECENDO EM

MEIO À CRISE

A música em 2016

ATÍLIO ALENCAR PRODUTOR CULTURALCARLOS COSTABEBER EMPRESÁRIO

CHARGE REDE SOCIAL

Leis muito brandas, pichou, deveria pagar pelo estrago ao patrimônio, se é menor cobrar dos pais, as leis só funcio-nam quando mexe no bolso do indivíduo.

ANTONIA BONINI / SANTA MARIA

POLICIAL AGREDIDO

Estes heróis poderiam ser mais valorizados pelos nossos governos. Bombeiros salvam vidas e tinham que ser mais respeitados e va-lorizados pelos nossos políticos. Um dia podem precisar da ajuda deles para apagar o fogo de suas casas e sem caminhão como será.

ELISANGELA REZER / SANTA MARIA

BOMBEIROS

SEGUNDA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2016

Infelizmente tanto os bombeiros quantos os policiais sempre têm uma remuneração abaixo do que necessitam para ter uma quali-dade de vida digna pelo trabalho que desenvolvem. Isso é uma vergonha nesse país onde não temos viaturas descentes, não te-mos caminhões de bombeiros, não temos ambulância tanto para os bombeiros quanto para o Samu. É uma vergonha e sempre vem imposto sobre imposto com a promessa de ajudar eles, a saúde e a segurança e nada nunca muda nesse país.

VINICIUS RABENSCHLAG / SANTA MARIA

Page 5: Jornal A Razão 25/01/2016

5GERAL

BICHOSFoco nas borracharias

Equipes da Superintendên-cia da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Santa Ma-

ria realizam hoje mais uma ação de combate a focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chi-kungunya. Nesta segunda-feira ocorre uma vistoria em estabele-cimentos como borracharias e su-catas instaladas na cidade com o objetivo de verificar as condições de armazenamento e de descarte de pneus. A ação acontece duran-te todo o dia.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Selena Mi-chel, a iniciativa tem como objeti-vo percorrer os estabelecimentos em locais já mapeados para vis-toriar e orientar proprietários e funcionários sobre as ações corre-tas a serem adotadas. “Nossa pro-posta é ver se está tudo adequado e auxiliar esses locais no sentido de mostrar como armazenar e descartar corretamente pneus e outros materiais”, explica Selena.

Paralelamente, continuam as ações envolvendo mais de 20 agentes de combate à dengue da Prefeitura e militares do Exército que estão vasculhando residências

e terrenos na cidade. O objetivo é mapear os pontos onde pode ocorrer o surgimento da larva e do mosquito. As equipes também orientam os moradores sobre os cuidados necessários, como evi-tar água parada, descarte correto de garrafas e verificando as con-dições de terrenos baldios, caixas d´água, acúmulo de pneus, lonas de cobertura esticadas, tonéis, po-ços, vasos sanitários sem uso ou fechados, calhas, ralos e piscinas.

No Estado, foi lançado o apli-

GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO

COMPRA VENDA

DÓLAR 4,1080 4,1105EURO 4,4158 4,4203PESO AR 0,2990 0,2994PESO UY 0,1324 0,1323

INDICADORES ECONÔMICOS

SALÁRIO MÍNIMONacioNal: R$ 880,00

BASE DE PARCELA ALÍQUOTACÁLCULO DEDUZIR (%)

Até 1.903,98 --- ---De 1.903,99 Até 2.826,65 142,80 7,5De 2.826,66 Até 3.751,05 354,80 15De 3.751,06 Até 4.664,68 636,13 22,5AcimA De 4.664,68 869,36 27,5

SALÁRIO MÍNIMO

SALÁRIO CONTRIBUIçãO (R$) ALÍQUOTA (%)Até R$ 1.556,94 8 De R$ 1.556,95 Até R$ 2.594,92 9 De R$ 2.594,93 Até R$ 5.189,82 11

AUTÔNOMOS, EMPRESÁRIOS E FACULTATIVOS

SALÁRIO MÍNIMO

SALÁRIO-BASE ALÍQUOTA CONTRIBUIçãO

R$ 880,00 11% R$ 96,80

INCC - M/FGV

NOVemBRO 0,40%DeZemBRO 0,12%

BOVESPA

22/01/2016 +0,79% 38,014

TAXA DE JUROS TJLP

OutuBRO A DeZemBRO 0,5833%

INSS

(*) Após O VeNcimeNtO, multA De 4%.se pAgA NO mês seguiNte, multA De 7%.NO mês suBseqüeNte, 10% De juROs.

POUPANçA

15/01/2016 0,6890018/01/2016 0,6278019/01/2016 0,6168020/01/2016 0,6168021/01/2016 0,6728022/01/2016 0,67280

INFLAçãO NOV DEZ

iNpc (iBge) 1,11 0,90icV (Dieese) 1,02 0,77igp-m (FgV) 1,52 0,49icVsm (uNiFRA) 0,73 0,99

INDICADORES RURAIS

ARROZ (sc 50 kg) R$ 40,00 BAtAtA (sc 50 kg) R$ 80,00FeijÃO (sc 60 kg) R$ 90,00milHO (sc 60 kg) R$ 32,00sOjA (sc 60 kg) R$ 71,00tRigO (sc 60 kg) R$ 32,50BOi (kg ViVO) R$ 5,05VAcA (kg ViVO) R$ 4,60cORDeiRO (kg ViVO) R$ 5,60leite (litRO) R$ 0,86suÍNOs (kg ViVO) R$ 3,50FONte: emAteR RegiONAl

TAXA DE JUROS SELIC

OutuBRO 1,11%NOVemBRO 1,11%DeZemBRO 1,11%

OURO (R$ COTAçãO/G)22/01/2016 -3,15% 145,00

SEGUNDA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2016

Células tronco curam animaisTerapia celular apresenta óti-

mos resultados para doenças como fraturas e fissuras ósseas, lesões ten-díneas e osteoartrites. Outros males também podem ser tratados. A te-rapia com células-tronco já curou mais de 20 mil animais de estima-ção e equinos em todo o mundo, segundo dados apresentados pela CellVet Medicina Veterinária Re-generativa, única empresa do sul do país que fornece células-tronco para uso veterinário. As doenças tratadas são fraturas e fissuras ósseas, lesões tendíneas, osteoar-

trites e, principalmente em equi-nos, lesões ligamentares.

De acordo com a bióloga, dou-tora em imunologia da CellVet, Nance Nardi, os resultados são muito bons para essas doenças. Em equinos, 60% dos que apresenta-vam lesões articulares e 77% dos que tinham lesões de ligamento ou tendão ficaram totalmente cura-dos, como eram antes da lesão. Já para cães e gatos, 80% veterinários reconheceram uma melhor quali-dade de vida para o animal após o tratamento com células-tronco.

EQUIPES DA PREFEITURAVISTORIAM HOJE LOCAISPARA VERIFICAR ODESTINO DE PNEUS

Objetivo das equipes é verificar e orientar sobre armazenamento de pneus

CARMEN STAGGEMEIER XAVIER

cativo RS Contra Aedes para de-núncia de focos do mosquito e prevenção das doenças por ele causadas. O download é gratuito e pode ser feito nas versões An-droid e em breve em iOS. Por meio do aplicativo, a população pode saber mais sobre os sintomas do zika, dengue e chikungunya. Além disso, o aplicativo possui um alerta para lembrar o usuário, semanalmente, de verificar esses locais e garantir a residência livre de focos do mosquito.

COMO COLABORAR

Cada pessoa pode ajudar no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Além de revisar as condições de sua residência e do seu local de trabalho, é possível denunciar casos e locais que possam ser possíveis focos de proliferação do mosquito. Saiba como:

- Superintendência da Vigilância em Saúde: telefone (55) 3921-7155- Sistema 0 800 6453308- Site RScontraaedes.ufrgs.br

Page 6: Jornal A Razão 25/01/2016

Hora de ir às compras

6 ECONOMIA

INICIA HOJE OLIQUIDA SANTA MARIA,COM DESCONTOS EMUITAS PROMOÇÕES

SEGUNDA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2016

Com quase 60 lojas partici-pantes, inicia hoje o Liqui-da Santa Maria. Mesmo

com um número menor de esta-belecimentos credenciados junto à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-SM), a expectativa é de bons resultados, uma vez que as empresas apostam em descontos e promoções para atrair clientes e ampliar as vendas. A iniciativa, que segue até o dia 3 de feverei-ro, visa impulsionar as vendas e limpar os estoques para a chega-da de novos produtos.

Segundo o presidente da enti-dade, Ewerton Falk, esta é uma grande oportunidade para os consumidores adquirirem pro-dutos de qualidade e procedência por preços imbatíveis. Pela ini-ciativa promovida pela CDL-SM há 16 anos, os lojistas se compro-metem em oferecer reais descon-tos ao consumidor. Os clientes poderão encontrar descontos de até 70% durante a campanha, que conta com lojas de materiais de construção, de confecções, de móveis, de eletrônicos, de eletro-domésticos, entre outros ramos. É possível identificar as empresas participantes a partir do material promocional afixado nas vitrines.

PROMOÇÕES NA REGIÃO

Até o dia 2 de fevereiro, acontece a campanha Liqui-da Santiago, envolvendo 117

empresas da cidade. As lojas identificadas com a campanha oferecem descontos que che-gam até 50% aos seus clientes, o que torna mais vantajoso comprar nesta época. Além disso, quem comprar nas em-presas participantes concorre na Compra Premiada, que dará um carro no sorteio do dia 2 de fevereiro. Segundo o presiden-te do Centro Empresarial de Santiago (CES), Sadi João Gio-da Neto, “os empresários que estão fazendo parte do Liquida Santiago estão tendo uma mo-vimentação acima do esperado, proporcionando bons negócios tanto para as empresas como para os consumidores”.

Já a Associação Comercial Cultural e Industrial de Júlio de Castilhos (Accijuc) está prepa-rando o primeiro outlet do mu-

O clima seco e sem chuvas das últimas semanas tem favorecido a evolução da safra de grãos no Rio Grande do Sul. De acordo com a Emater, as lavouras de soja, por exemplo, apresentam boa emissão de brotos laterais e alta estatura de plantas, demonstrando ótimo padrão sanitário. A maior parte da área semeada com soja está em desenvolvimento vegetativo (52%), e lavouras com variedades precoces estão entrando na fase de enchimento de grãos (12%) com mais intensidade. Os produ-tores seguem realizando o moni-toramento sanitário.

A maior parte das lavouras de milho está na fase de enchimen-to de grãos (36%), apresentando bom padrão fitossanitário das espigas e boa formação de grãos, o que permite prever, neste mo-mento, um excelente potencial

nicípio. A iniciativa propõe uma super liquidação somente com empresas da cidade e com des-contos de até 70% com grandes marcas. A data ficou definida para o período de 26 a 28 de fe-vereiro, no Sindicato Rural, das 15h às 21h, com entrada franca. Haverá também mateada, parque de diversões de infláveis gratuito, música ao vivo, mostra de carros antigos, animação do Expokito, pontos de alimentação, entre ou-tras atrações.

O presidente da Accijuc, Júlio Cesar Battistella, destaca que a presença do número de lojistas superou as expectativas e poderá chegar a mais de 30. “Para par-ticipar é só procurar a Accijuc, desde que o lojista seja nosso associado. Esta é mais uma ação da Accijuc para nosso comércio”, finaliza Battistella.

Campanha estimula vendas no comércio com descontos e promoções

A cultura da soja está entre as lavouras beneficiadas com o clima de verão

DEIVID DUTRA / A RAZÃO

DIVULGAÇÃO / A RAZÃO

Clima favorece culturas

produtivo. A colheita, que atinge 16% das lavouras de milho se in-tensificou na última semana.

As temperaturas mais elevadas e a boa radiação também benefi-ciam a cultura do arroz em todo o Estado e as lavouras puderam retomar sua evolução em ritmo satisfatório. Apesar do bom mo-mento, em alguns casos pontuais a instabilidade climática ocorri-da no final de dezembro ainda

traz pequenos contratempos aos orizicultores, que gastaram mais tempo e dinheiro na condução das lavouras. De maneira geral, a maioria das áreas se encontra em recuperação e apresenta possibi-lidade de produtividades, se não ideais, pelo menos satisfatórias. Atualmente, 5% das lavouras de arroz estão em enchimento de grãos, 20% em floração e 75% em desenvolvimento vegetativo.

Page 7: Jornal A Razão 25/01/2016

SEGUNDO SEGUNDA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2016

REPRODUÇÃO A RAZÃO

OSCAR vai ter mudanças após POLÊMICAS

A falta de representação negra no Oscar 2016 - que já gerou boicotes de figuras da indús-tria como Spike Lee, Jada Pinkett Smith e

Will Smith - pode se tornar mais rara graças à uma reformulação nas regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Uma votação unânime entre os membros do con-selho de reguladores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas promete implementar mudanças que dobrarão o número de mulheres e pessoas de diversas etnias entre os membros da instituição até 2020.

Uma dessas mudanças, a ser implantada ainda em 2016, colocará uma validade de dez anos para o status de votante de cada membro. A renovação desse direito só acontecerá se o membro se mantiver ativo na indústria na última década. Aqueles com mais de 30 anos de filiação receberão o direito vitalício de votar. Isso também vale para aqueles que conseguirem uma indicação ao Oscar.

Isso significa uma mudança drástica na premia-ção, já que os inativos na indústria há mais de uma década não terão o direito de votar, mas manterão os outros benefícios como membros. Aqueles indica-dos ao Oscar anteriormente terão o voto entre seus direitos na instituição.

7

ACADEMIA ANUNCIA REFORMULAÇÃO EM SUAS REGRAS AINDA EM 2016, APÓS POLÊMICA RACIAL

Ao mesmo tempo, a Academia lançará uma ambi-ciosa campanha global buscando identificar e recrutar novos e qualificados membros que representem um aumento na diversidade da instituição.

Buscando efeitos imediatos, três novos reguladores serão acrescentados ao conselho. Eles serão anunciados por Cheryl Boone Isaacs, presidente da Academia, e

terão um período de três anos em seus novos postos.Isaacs, que já expressou seu descontentamento com

a falta de diversidade dos indicados à premiação em 2016, liderou os esforços para efetivar estas mudanças ao lado do regulador Phil Robinson e seu conselho. A cerimônia de entrega acontece em 28 de fevereiro.

(Com informações do site Omelete.com.br)

Page 8: Jornal A Razão 25/01/2016

8 SOCIAL 9SOCIALGRAZI LOPES

LILIAN VISINTAINER CELEBRA NOVA IDADE RODEADA PELA FAMÍLIA E AMIGOS

1 Lilian Camargo Visintainer 2 Adroaldo Vallandro e Rachel Sousa 3 Vânia Grigoletto e Karen Wolf Antoniazzi 4 Prica e Tiago Robinson 6 Rafael Bagolin Thamila Brum 7 Gabriela Visintainer5 Mano Prates e Karin Duarte

Diário de viagem

Ceres Buss e Silvio Ribei-ro estão nos Estados Unidos, cumprindo uma agenda de compromissos profissionais. Os momentos de folga andam rendendo bons passeios em solo americano, e muitas fo-tos compartilhadas com ami-gos nas redes sociais.

Tim! Tim!

Camyla Silveira, Daniel Menezes, Julia Silvester, Lucy Sarkis, Shaiane Fagun-des Beltrame e Martinha Almeida iniciam a segunda-feira cheios de bons motivos para comemorar. Eles trocam de idade hoje. Parabéns!

Temporada 2016

Quem tem interesse de ex-por nos espaços Novos Talen-tos e Sala Eduardo Trevisan, disponíveis na Câmara de Vereadores, têm até o dia 29 do próximo mês para realizar inscrição. O regulamento e ficha de inscrição estão dis-poníveis no site e devem ser entregues na Assessoria de Relações Públicas do Legisla-tivo em horário comercial.

1 2 5 7

3 6

4

[email protected]

Amor é a gente querendo achar o que é da gente

Guimarães Rosa

Lilian Camargo Visintainer esca-lou um time de

amigos para festejar o seu aniversário, no mês passado. A bela recebeu seus convidados em uma das concorridas casas de evento de San-ta Maria e o clima que imperou pela noite não poderia ser outro se não de descontração.

Regado a muita bebida geladinha e comidas delíciosas, a ocasião durou quase até o amanhecer. Na pista de dança hits que marcaram décadas ga-nharam coreografias e a diversão rolou solta nas conversas. Para adoçar a balada, a anfitriã pre-parou muitos brigadei-ros da sua Ganache. O sucesso foi absoluto.

Pelas fotos de Roni Riet, veja quem foi levar seu abraço a mais nova empresária da praça.

SEGUNDA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2016 SEGUNDA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2016

PASSEANDO EM LISBOA

Janice Bogado esteve em Portugal, no mês passado, visitando a filha, Rafaela Bogado Melchiors, e o genro, Yoshiaki Yamamoto, que residem lá desde o se-gundo semestre do ano passado. Duran-te os intervalos dos estudos da dupla de futuros advogados, Janice pode conhe-cer um pouco da cultura lusitana e ma-tar a saudade da duplinha que retorna ao Brasil no próximo mês.

RONI RIET ESPECIAL A RAZÃO

ARQUIVO PESSOAL REPRODUÇÃO A RAZÃO

Programando viagem

José Zanella anda superen-volvido com a viagem que seu Circolo Friulano da Associação Italiana está promovendo. Em parceria com a Travel Mix, o grupo visitará 17 cidades em um roteiro que inclui Portugal, Itália e Austria, conhecendo a beleza, história, cultura e arte dos povo-ados. O tour está marcado para a segunda quinzena de abril.

Page 9: Jornal A Razão 25/01/2016

10 SEGUNDO

PALAVRAS CRUZADAS

Preencha os espaços vazios com algarismos de 1 a 9. Os algarismos não podem se repetir nas linhas horizontais, nem nos quadrados menores (3x3).

SUDOKU

HORÓSCOPO

SEGUNDA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2016

A programação da cinema é fornecida pela empresa exibidora. Sujeita a alteração.

ROYAL PLAZA SHOPPING

CINEMA PROGRAMAÇÃO

Royal 1A Quinta Onda 14 anos - Dublado14:20 e 16:40A Quinta Onda 14 anos - Legendado19:00 e 21:20

Royal 2Creed: Nascido para Lutar12 anos – Legendado19:10 e 21:40Snoopy & Charlie Brown – O filmeLivre - Dublado13:40, 15:30, 17:20

Royal 3O Bom Dinossauro

Livre – Dublado 3D16:20 e 18:20Snoopy & Charlie Brown – O filmeLivre – Dublado 3D14:20Star Wars: O Despertar da Força 12 anos – Legendado 3D21:00

Royal 4Os Oito Odiados18 anos - Legendado 21:20Reza a Lenda14 anos - Dublado13:50, 15:40, 17h30 e 19:20

TV PAMPA

07:00 - Show da Fé08:30 - Igreja Universal09:30 - Melhor Pra Você 12:00 - Igreja Universal14:00 - Mensagens Religiosas14:09 - A Tarde é Sua15:00 - A Tarde é Sua

17:00 - Algo Mais17:30 - Encrenca 17:55 - Pampa Debates18:54 - Jornal da Pampa19:10 - Atualidades Pampa20:26 - IP20:30 - Igreja Internacional da Graça de Deus21:30 - IP21:37 - TV Fama

RBS TV

05:00 – Hora Um06:00 – Bom Dia Rio Grande07:30 – Bom Dia Brasil08:50 – Mais Você10:10 – Bem Estar10:50 – Encontro12:00 – Jornal do Almoço12:50 – Globo Esporte13:20 – Jornal Hoje14:00 – Vídeo Show15:05 – Carros16:40 – Caminho Das

Índias17:50 – Malhação18:25 – Êta Mundo Bom19:15 – RBS Notícias19:35 – Totalmente Demais20:30 – Jornal Nacional21:15 – A Regra Do Jogo22:25 – Big Brother22:50 – Wolwerine: Imortal00:45 – Jornal Da Globo01:15 – Homeland02:10 – Nova York Sitiada04:05 – Prova Do Crime

TELEVISÃO PROGRAMAÇÃO

A programação da televisão é fornecida pelas emissoras. Sujeita a alteração.

NOVELAS RESUMO

ÊTA MUNDO BOM!

Candinho provoca uma briga com Ernesto, mas Filomena e Pirulito os apartam. Pancrácio acon-selha Candinho a se afastar de Filomena. Camélia conta para Severo que Anastácia acolheu Maria.

MALHAÇÃO

Ciça disfarça para Ana o incômodo com Samu-rai. Alina lamenta com Krica sobre Uodson. Vanda aconselha Jéssica. Glauco desconfia do comportamento de Cleiton.

TOTALMENTE DEMAIS

Lili sugere que Germano não vá ao julgamento de Fabinho. Yasmin avisa a Lorena que Caroli-na se encontrará com Germano. Arthur conta a Eliza que a doença de Jojô era uma farsa.

A REGRA DO JOGO

Nora e Juliano se desesperam com o desa-parecimento de Aninha, e Gibson disfarça. Juliano lamenta o casamento de Tóia e Ro-mero e Belisa se incomoda.

Os resumos são de responsabilidade das emissoras e estão sujeitos a alterações.

CÂNCER - 21/06 A 21/07

Seus projetos pessoais continuarão a se desenvolver de forma positiva, trazendo os primeiros resultados práticos. Momento importante na vida familiar.

LIBRA - 23/09 A 22/10

Faça o que puder para aumentar suas amizades ou então, conservar as que já fez no passado. Evite atritos com quem quer que seja a fim de não criar inimigos, declarados ou ocultos.

CAPRICÓRNIO - 22/12 A 20/01

Indícios de êxito nas questões que demandem sigilo, loteria, jogos, esportes e casamento. Dia excelente para resolver um problema financeiro. Muita coragem e dinamismo.

ÁRIES - 21/03 A 20/04

No amor muita neutralidade, havendo um possível envolvimento seu em algum tipo de manifestação social. No trabalho, poderão ocorrer disputas entre colegas.

LEÃO - 22/07 A 22/08

Fase de aumento da energia física e da confiança. A vida profissional começará a se estabilizar, mas logo terá de sofrer reformas. Pequenos conflitos com a pessoa amada.

ESCORPIÃO - 23/10 A 21/11

Acautele-se um pouco diante das notícias que ouvir, falsas ou favoráveis. Dia excepcional para a vida amorosa e conjugal. Controle suas despesas domésticas.

AQUÁRIO - 21/01 A 19/02

Sentimentalmente, este será um grande dia. Procure aproveitá-lo do melhor modo possível. Vida afetiva e conjugal, favorecida. Evite ações judiciais e discussões por dívidas ou créditos.

TOURO - 21/04 A 20/05

Período de recolhimento, de meditação e de contato com certos conflitos interiores. Será’ bom não forçar as situações nem tentar conti-nuar certas atividades.

VIRGEM - 23/08 A 22/09

Aproveitando suas oportunidades para fazer novas amizades e arquitetar novos planos para ganhar dinheiro, demonstrará ser práti-co. Esteja atento para uma novidade.

SAGITÁRIO - 22/11 A 21/12

Período feliz com muitas novidades e atrações, principalmente nos assuntos sentimentais e pessoais. O seu trabalho trará bons resultados bem como os negócios e novas amizades.

PEIXES - 20/02 A 20/03

Tome cuidado com a precipitação. Evite o nervosismo, ansiedade e a desconfiança em si mesmo. Acautele-se. As influências não são pro-pícias. Você pode sentir interesse pela filosofia.

GÊMEOS - 21/05 A 20/06

Estabilização das novas situações no trabalho. Você poderá agora usufruir de certos benefícios criados nesse âmbito. Conversas importantes com amigos aumentarão sua compreensão.

Page 10: Jornal A Razão 25/01/2016

Clínica de Diagnóstico CametraNOTAS MEDICINA DO TRABALHO

DESTAQUE EMPRESARIAL

Dr. Luiz Felipe DurandFormado há 15 anos e mestre

em Odontologia pela UFSM, Luiz Felipe Durand, de 42 anos, é proprietário da Oral Sin. Durante quatro anos, Durand se dedicou a docência, realizando uma atualização em odontologia pela Universidade de Michigan (University of Michigan), e depois sendo coordenador e professor do Curso de Pós-graduação em Ortodontia na Universidade Cruzeiro do Sul em Caxias do Sul. Atualmente, dedica-se a gestão e expansão de sua clínica, na cidade de Santa Maria e região. Dentro da empresa, o diretor clínico é responsável pelo planejamento e acompanhamento dos casos clínicos. A missão da equipe Oral Sin, segundo Luiz Felipe, é promover saúde através de um atendimento odontológico

com excelência e de forma humanizada. “O nosso maior prêmio é ser referência em implantes dentários em Santa Maria e região, e com clientes plenamente satisfeitos, sendo a unidade 1 no ranking nacional”, destacou o proprietário.

Questionado sobre o momento atual do país, o cirurgião dentista afirma que, infelizmente, vivemos dias delicados onde todos os setores estão sendo afetados pela crise política e social que assombra o Brasil. Ele acredita que terão um ano muito difícil, mas a Oral Sin adotou algumas ações imediatas para que em 2016 a empresa possa continuar trazendo a população de Santa Maria e região à oportunidade de um tratamento digno, com serviços compatíveis com a

EXTRAVESTIBULAR SOBRESP

A Faculdade SOBRESP anuncia nova data de Extravestibular. A prova, que ocorrerá dia 03 de fevereiro, será composta de uma redação. O curso de Bacharelado ofertado, além de apresentar as áreas de formação pertinentes à graduação em Administração, conta também com a linha de formação de Gestão em Saúde, sendo o único da região. Ainda, se destacam alguns diferenciais da Instituição, tais como: 8 opções de bolsas próprias, planejamento pessoal e de carreira, acompanhamento e orientação de professores qualificados, estrutura de qualidade e um tablet para os estudos, oportunidades únicas disponíveis para alunos com matrícula integral.

Evento: EXTRAVESTIBULAR 2016Inscrições online: até 01 de fevereiro.Inscrições presenciais: até 02 de fevereiro.Data da prova: 03 de fevereiro.Local: Faculdade SOBRESP, rua Appel nº 520/ Santa Maria - RSMais informações no telefone (55) 3214-1111

Santa Maria tem uma grande opção na área de exames e diag-nósticos em medicina do trabalho.

Eletroencefalograma com agendamento em até 24h. Isto mesmo. Santa Maria agora con-ta com uma grande opção na área de exames e diagnóstico. A partir de 2016 o Grupo CA-METRA através de sua clínica de diagnóstico, oferece a comu-nidade em geral os serviços de Eletroencefalograma (digital), Eletroencefalograma digital com mapeamento, eletrocardiograma (digital), espirometria ocupa-cional, avaliação audiométrica, exames laboratoriais, avaliação psicossocial entre outros exames relacionados a saúde ocupacional.

Fora as demandas ocupa-cionais, um dos motivos que

levaram o Grupo a disponibi-lizar atendimentos ao público em geral foi que Santa Maria e Região tem uma grande veia de concursos que demandam destes tipos de exames.

“Anteriormente a clínica inaugurada em 2015 atendia exclusivamente clientes da Cametra Medicina do Traba-lho, uma das empresa do Gru-po. Para 2016, estamos pre-parados para atender a Santa Maria e Região com agilidade, agenda disponível e mais do que isto: alta qualidade e se-gurança em diagnóstico” diz o CEO do Grupo Cametra Sr. Leandro Custódio.

A clínica funciona de segun-da a sexta em horário comercial em um dos maiores de centros de

11MERCADO AEBRTOSEGUNDA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2016

A filosofia do consultorio é trabalhar corpo e mente.A equipe esta sempre atenta as novidades, porém, cuidando sempre para que os princípios do mestre Joseph não se percam. Marcele Antunes é Fisioterapeuta formada pela universidade Unifra-2007,Pós-graduada em Terapia Manual e Postural- 2008, especialista em drenagem linfática pelo método italiano-2008, especializada no método Pilates pela Physiopilates-2010. O estúdio é uma ótima opção para quem procura saúde e bem estar. O pilates e

uma técnica que tem como objetivo adquirir a consciência corporal, respeitando a integração plena do corpo coma mente. Uma atividade completa que aumenta a flexibilidade e forca muscular, melhora a respiração e postura, além de prevenir lesões. O espaço conta com fisioterapeutas especializadas, equipamentos de alta qualidade e atendimento personalizado. Estacionamento privativo para os clientes do estúdio. Localizado no centro da cidade, na rua Serafim Valandro, 1545. Mais informações pelo telefone 30282688.

Marcele Antunes pilates e fisioterapia

realidade atual, sem deixar de lado a qualidade que é tanto prezada pela equipe. “Cremos que por estarmos a anos restaurando a saúde bucal e realizando sonhos com excelência, seremos pouco afetados pela crise”, destacou.

A empresa tem investido pesado em tecnologia e na capacitação de todo quadro funcional e clínico. Sempre inovando para oferecer o que há de melhor na odontologia, garantindo aos seus pacientes tratamentos mais eficientes e qualificados. Luiz Felipe revelou para A Razão, que a previsão para este ano é a ampliação da clínica de Santa Maria e a abertura de outras duas unidades até maio deste ano, que ele esconde onde é.

A clínica da Oral Sin

está localizada na Avenida Medianeira, nº1658, ao lado do Restaurante Vera Cruz, área Central de Santa Maria. O

telefone para agendar consultas ou para obter mais informações sobre tratamentos odontológicos é o (55) 3028.3398.

DIVULGAÇÃO / A RAZÃO

DIVULGAÇÃO / A RAZÃO

DIVULGAÇÃO / A RAZÃO

saúde do RS - Policlínica Prove-dor Wilson Aita, anexo Hospital de Caridade em Santa Maria.

Nossos agendamentos são reali-zados pela central de atendimen-to: (55)3026.8911.

Page 11: Jornal A Razão 25/01/2016

1/CLASSIFICADOS SEGUNDA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2016

SEGUNDA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2016

12

ITAPEMA MEIA - PRAIA-SC - VERANEIO

Apto 2 Dorm, uma quadrado Mar, Sacada, Suite,

Churr, Garagem.

** 9997-1616 **

VENDE-SE containercom isolamentotermico acustíco,localizado na Andradas1414, em frente apolicia civil. Tr: 91564589

VENDE-SE cervejeiravertical, 15 caixas decerveja litro ambev, 10caixas litro coca-colatodas completas. Tr:9646 1354

3HA VISTAPANORÂMICA ÁGUAE LUZ SÓ 65MIL.F:8127 3490

APTO 3DORM.,INFRAESTRUTURACOMPLETA 100MIL.F:8127 3490

VALE VÊNETOCHÁCARA VISTAPANÔRAMICA SÓ95MIL. F:8127 3490

SPLIT VENDA,INSTALAÇÃO EM A N U T E N Ç Ã O .F:9956 7500 /84263390 / 9117 5906 /8166 0917

* * LOIRA TODA LINDAESTILO NAMORADINHAC/ MASSAGEM C/ AR.F:9148 7199 / 99859633

* GISELE loira F:96796914

**AMANDA** apparticular c/ ar.Fone:9164 4470

FERNANDA 19 ANOSR$60,00. F:9207 6810

HANNA R$50, C/ local.F:9179 7856

LARRISA C/ LOCAL .F:9166 2630/ 96739722

LINDA MULHER. Fone:8462 8907

MORENA clara,carinhosa c/ local. F:9938 3020

PATY ESPERO DELANGERIE. Fone:91154136

COROA bronzeadacom marquinha. F:96917235 9140 4384

VENDO CONTAINERS02 unidades, instalaçãoelétrica, cabeamentológico, ar cond.,revestimento internocom MDF, isolamentotérmico. Preço R$35Mil.Tr: 9156 4589

Page 12: Jornal A Razão 25/01/2016

Trabalhador que adoece por ser exposto a agentes tóxicos após dedetização em seu ambiente de trabalho tem o direito de ser in-denizado. O entendimento foi usado pela 8ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho ao julgar o caso de uma técnica em segurança do trabalho de Porto Alegre que foi gravemente intoxicada depois que o posto de saúde no qual atua-va passou pelo procedimento.

Apesar de a empregada ter sido obrigada a se aposentar por invali-dez, a corte superior reduziu de R$ 90 mil para R$ 15 mil o valor da in-denização por danos morais fixado pela instância anterior. O tribunal levou em consideração que o hos-pital já havia pagado R$ 10 mil de compensação para a trabalhadora.

Indenização para técnica intoxicadaOs danos sofridos pela técnica

foram grandes: o inseticida oca-sionou alterações neurológicas, comportamentais e orgânicas, como dores no peito e nos olhos, redução dos movimentos, falta de libido e concentração, depres-são e problemas ginecológicos.

Na reclamação trabalhista, a técnica de segurança afirmou que ela e mais 139 empregados foram intoxicados pelo agente químico clorpirifós numa dedetização fei-ta em junho 1999. Segundo ela, em muitos locais as atividades não foram suspensas durante os procedimentos, e em outros o reinício se deu ainda com ves-tígios do inseticida, como forte odor e poças do líquido.

Ela alegou que, mesmo após

tratamento para desintoxicação, não se recuperou totalmente das lesões e acabou se aposen-tando por invalidez em 2005, com base em laudo médico que concluiu pela sua incapacidade de trabalho. Posteriormente, o clorpirifós foi retirado do mer-cado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A sentença da 30ª Vara do Trabalho de Porto Alegre ba-seou-se em diversos documentos, depoimentos, literatura, laudos médicos e notícias veiculadas à época para concluir que o hos-pital foi negligente e nem sequer tinha conhecimento preciso do produto utilizado, pondo em ris-co tanto os trabalhadores quanto os usuários dos postos de saúde.

ESPAÇO JURÍDICO

13SERVIÇOSEGUNDA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2016

O Centro Universitário Fran-ciscano (Unifra) abriu vagas para ingresso no primeiro semestre de 2016. As oportunidades são para 20 cursos de graduação. As inscrições vão até o dia 4 de fevereiro e podem ser feitas no site unifra.br/inscricoes. A taxa é de R$ 20. São oferecidas vagas

para os cursos de Administração diurno, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Design de Moda, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Biomé-dica, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Farmácia, Filosofia, Física Médica, Histó-

ria, Jornalismo, Letras – Portu-guês e Inglês, Matemática, Pe-dagogia, Sistemas de Informação e Terapia Ocupacional. A divul-gação do resultado ocorrerá no dia 15 de fevereiro. As aulas te-rão início no dia 22 de fevereiro. Mais informações pelo telefone (55) 3220-1200.

PÓS-GRADUAÇÃO NA FAMES - Comunicação Empresarial, Gestão de Mídias Digitais e Marketing estão entre os 18 cursos de pós-graduação ofer-tados no Polo EAD da Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames), vin-culado a Universidade Metodista de São Paulo. As inscrições estão abertas até o dia 10 de fevereiro e o início das aulas está previsto para 7 de março. É possível encaminhar o material através da Fames, na Central de Aten-dimento Integrado (CAI), situada à Rua Dr. Turi, 2003. O horário de atendimento é das 8h às 18h. Mais informações pelo telefone 3028-7009.

Vagas no extravestibular da Unifra

Page 13: Jornal A Razão 25/01/2016

14 ESPORTE

A EQUIPE DO CRUZEIRO DE SANTIAGO ERGUEU PELA PRIMEIRA VEZ O TROFÉU ROMEU GOULART JAQUES, NA 28ª EDIÇÃO DA COPA

A grande final aconteceu no último sábado e o único gol da partida

contra o São Paulo ocorreu no segundo tempo, através do jo-gador Silvano. Final Cruzeiro 1 x 0 São Paulo-SP. O estado de São Paulo levou pela primeira vez o título de vice-campeão. No RS, a conquista do Romeu Goulart Jacques perdurou por 19 vezes, 13 pelo Internacional e seis através do Grêmio.

O Cruzeiro Esporte Clube de Santiago, treinado por Air-ton Fagundes, da cidade de São

Cruzeiro eliminou Inter e Grêmio no caminho de seu primeiro título na tradicional Copa Santiago

SEGUNDA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2015

JONES DINIZ / A RAZÃO

Deu Cruzeiro na Copa Santiago

JONES DINIZESPECIAL

Borja, depois de 27 edições na Copa Santiago, sempre bus-cando se aproximar ao máximo das etapas finais, conseguiu, nesta 28ª edição, cinco impor-tantes fatos inéditos: vencer o Internacional (1 x 0) e o Grê-mio (1 x 0), passar para a semi-final, chegar a final da compe-tição e ser campeão, depois de todo este tempo, não passando do primeiro jogo das quartas de final. Em 2015, o Cruzeiro deixou a competição ao perder para o Internacional por 3 x 1. Em 2016 o representante san-tiaguense representou os gaú-chos na decisão da Copa.

A emoção tomou conta dos torcedores, dos jogadores e da própria direção do clube, or-ganizador da Copa Santiago, levando em consideração os desafios que enfrentou duran-te todos os jogos da Copa. De-pois da volta olímpica, em que o troféu foi levantado pelo capitão Alemão, a equipe foi conduzida por uma viatura do

Corpo de Bombeiros em car-reata pelas principais ruas da cidade de Santiago.

Ao todo foram realizados 37 jogos na 28ª Copa Santiago

de Futebol Juvenil, marcados 103 gols nas quatro fases da competição. A Copa se reali-zou de 08 a 23 de janeiro de 2016, no Estádio Alceu Car-

valho. Após o jogo ocorreu a cerimônia de entrega dos troféus e medalhas, contando com a presença de autoridades locais e da região.

Page 14: Jornal A Razão 25/01/2016

Grupo denuncia abuso da BM

15POLÍCIA

Uma notícia publicada pela imprensa local dava conta de que um policial

teria sido agredido por um grupo de pichadores na madrugada do último sábado. A repercussão nas rede sociais foi grande e o grupo chamado Bloco de Lutas Zona Oeste publicou uma nota dando uma versão diferente do fato des-crito originalmente pela Brigada Militar. O jornal A Razão con-versou com um dos envolvidos que, sem querer se identificar, acusa a Brigada de abuso, humi-lhação e agressão gratuita.

Segundo a nota do grupo, na madrugada de sábado seria dado o início as atividades contra o aumento das passagens de ôni-bus com um mural em um pré-dio que fica em frente ao termi-nal de ônibus da Rua Professor Braga. Um grupo que pintava a frase “Crime é a tarifa” foi abor-dado por um policial à paisana armado, por volta das 5h. O policial teria ameçado o grupo com a arma e desferido chutes e socos.

Fora da cena, um grupo de quatro pessoas (um homem e

NOTÍCIA DE QUE PICHADORES TERIAM AGREDIDO POLICIAL REPERCUTIU E GRUPO APRESENTA OUTRA VERSÃO

Grupo divulgou fotos de agressões que teriam sido cometidas por PMs

três mulheres) viu a situação e foi prestar ajuda e pedir calma ao agressor. Ele, por sua vez, te-ria agredido o homem e duas das mulheres. Nisso o homem teria escapado. Posteriormente, o grupo de jovens teria sido abor-dado por duas viaturas da Guar-da Municipal e uma da Brigada Militar e as agressões teriam piorado. “Não reagimos. O po-licial pegou o meu amigo e co-meçou a bater a cabeça dele na parede e a dizer: “Tu achou que eu não ia te encontrar seu piá de m***”. “Achei que eles iam matar ele, pois estavam descontrolados e com muita raiva”, diz uma das mulheres envolvidas.

Ao tentar impedir as agres-sões, ela foi algemada e agredida com tapas no rosto. Ela relata que não havia nenhuma policial mulher no momento da prisão. Encaminhados para a Delegacia de Pronto Atendimento o grupo alega que não teve o direito de chamar advogado e as humilha-ções seguiram com revista vexa-tória. “Mesmo nua e visivelmen-te sem nada, entregando minha bolsa pra ser revistada, ela me fez ficar de quatro, porque queria me humilhar mesmo”, relata a mulher que só teria sido liberada por volta das 10h da manhã de sábado.

Segundo a envolvida, o gru-po vai responder por crimes aos quais não têm nenhum envolvi-mento, como crime contra o pa-trimônio público, crime ambien-tal, atentado ao pudor e agressão.

REPRODUÇÃO / A RAZÃO

PATRONATO

DISPAROS DEIXAM TRÊS FERIDOS

Três pessoas ficaram feridas no sábado por tiros no Bairro Patro-nato. Conforme ocorrência poli-cial, pouco antes das 4h, na Ave-nida Dois de Novembro, perto do cemitério ecumênico, um carro passou e de dentro alguém dispa-rou várias vezes na direção de um casal. Amilton Conceição Souza, 53 anos, e Leia Silva Souza, 52 anos, foram atingidos de raspão e levados ao Hospital Universitário. Outro homem, Cristiano Oliveira da Silva, 23 anos, levou um tiro na perna e foi atendido no PA do Pa-tronato. Dois suspeitos chegaram a ser detidos e autuados, mas libe-rados, já que não foi configurado o flagrante.

FAXINAL DO SOTURNO

PRESO SUSPEITO DE AMEAÇAR TESTEMUNHA

Na manhã de sexta-feira, po-liciais civis de Faxinal do Sotur-no e de Nova Palma prenderam preventivamente um homem, de 30 anos, em Nova Palma. Ele responde a inquérito em Faxinal do Soturno por lesão corporal contra mulher. Durante as inves-tigações, foi apontado como autor de ameaça contra testemunha, desobedecendo às medidas prote-tivas de urgência previstas na “Lei Maria da Penha”. O homem – que possui antecedentes policiais (es-pecialmente por violência domés-tica) – não reagiu à prisão e foi en-caminhado ao Presídio de Agudo.

ROSÁRIO DO SUL

HOMEM MORRE AFOGADO

Nelson Hamilton Rangel Ja-ques, 63 anos, é mais uma vítima fatal na região a morrer por afo-gamento. O corpo dele foi en-contrado no rio Santa Maria, em Rosário do Sul, no final da tarde de sexta-feira. O homem tinha desaparecido na quinta. A vítima irá passar por exames para confir-mação da causa da morte. Se con-firmado o afogamento, será o caso 12 de afogamento neste veraneio.

CENTRO

ARRASTÃO EM FRENTE DE BOATE

Ao menos dois jovens regis-traram que foram assaltados em frente à boate Macondo, no Cen-tro, na noite de sexta-feira. Por volta das 23h30, segundo os re-latos, um grupo de cerca de dez ladrões fizeram um arrastão no local. O grupo agrediu e derru-bou pessoas, pegando dinheiro e celulares e depois fugindo.

SEGUNDA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2016

Jovem é morto com duas facadas no peito

RODRIGO RICORDI

“Estou num trauma muito gran-de, mal consegui dormi, só tenho pesadelo com perseguição”, ad-mite. “Fui ameaçada com arma na cara e tenho medo de sair de casa”, finaliza a envolvida.

O QUE DIZ A BM

Um grupo de aproximada-mente oito jovens que estariam pichando a parede de um prédio na Rua Professor Braga agrediu um policial militar (PM), que estava à paisana na madrugada

desse sábado. O fato ocorreu no momento em que o PM dava voz de prisão aos indivíduos. De acordo com informações da Brigada Militar (BM) uma guar-nição foi acionada para atender o caso, mas ao chegar no local o bando havia fugido. Buscas foram feitas nas imediações e um casal que faria parte do gru-po foi localizado. A dupla tam-bém teria reagido à abordagem e acabou sendo presa e levada à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).

Douglas Missael de Vargas Guimarães, 24 anos, morreu na madrugada de ontem esfaquea-do. Conforma a Brigada Militar, a vítima foi encontrada já sem vida dentro de uma residência no Bairro Boi Morto.

Guimarães estava em uma festa entre conhecidos na Rua Florianópolis quando, por volta das 5h da manhã, ocorreu uma briga no local. O jovem acabou levando ao menos duas facadas – uma no abdômen e outra per-

to do coração. Ele foi abando-nado na casa e caiu de bruços no chão da cozinha.

Uma viatura da BM e o Ser-viço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram aciona-dos. Os PMs encontraram vestí-gios de festa na casa, como luzes piscando e garrafas de bebidas alcoólicas vazias e espalhadas. O rapaz já estava morto – caído em uma poça de sangue. Não havia mais ninguém na casa.

Em busca de testemunhas,

viaturas da BM fizeram rondas na região. Na Rua Luís Stoever encontraram cinco jovens – in-cluindo uma moça com curati-vo no rosto. O grupo disse que estava voltando do PA da Tan-credo Neves onde a jovem tinha sido atendida. Suspeitos de par-ticiparem da festa, eles foram levados à Delegacia de Polícia Pronto Atendimento (DPPA), onde foram ouvidos e indicados como testemunhas do fato. Ou-tra jovem abordada pela Briga-

da perto da casa onde ocorreu o assassinato confessou que estava na festa e que houve um briga no local. Ela tinha roupas man-chadas de sangue e também foi indicada como testemunha.

Todos esses jovens devem ser inquiridos durante a sema-na pela 2ª Delegacia de Polícia, que investiga o crime. Douglas Guimarães foi sepultado na tar-de de ontem. O assassinato do jovem é o segundo no ano em Santa Maria.

Page 15: Jornal A Razão 25/01/2016

PREVISÃO DO TEMPO

SEGUNDA-FEIRA, 25 DE JANEIRO DE 2016

Medalha para Maria Portela

A pouco menos de sete meses das Olimpíadas, uma atleta santa-mariense festejou no sábado uma importante conquista. A judo-ca Maria Portela, que acompanha a delegação brasileira no Grand Prix de Havana, em Cuba, conquistou a medalha de bronze na ca-tegoria até 70kg. Depois de vencer os dois primeiros combates, a judoca perdeu para a francesa Marie Eve Gahie. Mesmo assim, ela

seguiu no torneio, na repescagem, quando passou pela russa Irina Gazieva e, em seguida, pela croata Barbara Matic. Nascida em Júlio de Castilhos, Maria Portela começou a praticar judô aos seis anos, quando conheceu o esporte por meio do Projeto Mãos Dadas. Ela é uma das esperanças de Santa Maria nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, a partir do mês de agosto.

DIVULGAÇÃO / A RAZÃO

Dia com muitas nuvens e períodos de céu nublado durante a noite

Sol com nuvens29

18

QUINTA

Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer

Sol com nuvens30

20

QUARTA

Pancadas de chuva37

22

A aproximação de uma frente fria provoca pancadas isoladas de chuva entre o final da tarde e o início da noite, no norte, oeste e sul do RS. No centro-leste o tempo fica seco.

HOJE

Nublado pela manhã e temporal à tarde e à noite

Chuva forte29

23

TERÇA