Jornal A Razão 26/04/2016

23
Terça-feira, 26 de abril de 2016 Ano 82 Nº 164 R$ 1,50 www.arazao.com.br Proposta mantém Corsan por mais tempo A partir de hoje unidades de saúde de Santa Maria passarão a exigir comprovação de moradia para quem for se vacinar contra o Influenza. Medida foi anunciada ontem após Prefeitura constatar que pessoas de outros municípios vieram se vacinar aqui. Página 06 Companhia poderá ficar mais cinco anos em Santa Maria até a criação de uma empresa municipal. Alternativa está em análise. Página 07 Postos vão exigir comprovante de residência para vacinação IMUNIZAÇÃO CONTRA A GRIPE ACESSO Vitória dá sobrevida ao Periquito Riograndense venceu o São Gabriel ontem à tarde, nos Eucaliptos. Resultado, bastante festejado, mantém esperança contra rebaixamento. Página 14 GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO DEIVID DUTRA / A RAZÃO DEIVID DUTRA / A RAZÃO Ministro vem entregar casas A família de Genilson e Denise e mais 361 contemplados vão, enfim, receber as casas no Residencial Leonel Brizola. Entrega ocorre hoje. Página 08

description

 

Transcript of Jornal A Razão 26/04/2016

Page 1: Jornal A Razão 26/04/2016

Terça-feira,26 de abril de 2016Ano 82 Nº 164 R$ 1,50www.arazao.com.br

Proposta mantém Corsan por mais tempo

A partir de hoje unidades de saúde de Santa Maria passarão a exigir comprovação de moradia para quem for se vacinar contra o Influenza. Medida foi anunciada ontem após Prefeitura constatar que pessoas de outros municípios vieram se vacinar aqui. Página 06

Companhia poderá ficar mais cinco anos em Santa Maria até a criação de uma empresa municipal. Alternativa está em análise. Página 07

Postos vão exigir comprovantede residência para vacinação

IMUNIZAÇÃO CONTRA A GRIPE

ACESSO

Vitória dásobrevidaao PeriquitoRiograndense venceu o São Gabriel ontem à tarde, nos Eucaliptos. Resultado, bastante festejado, mantém esperança contra rebaixamento. Página 14

GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO

DEIVID DUTRA / A RAZÃO

DEIVID DUTRA / A RAZÃO

Ministro vem entregar casas

A família de Genilson

e Denise e mais 361

contemplados vão, enfim,

receber as casas no Residencial Leonel Brizola.

Entrega ocorre hoje.

Página 08

Page 2: Jornal A Razão 26/04/2016

REGISTROS

REBU NO PMDB

O PMDB de Santa Maria está em polvorosa, conforme A Razão antecipou ontem. Tudo por conta da eleição da Coordenadoria da Região Centro, ocorrida sexta passada e que resultou na eleição de Marcelo Acosta. Tubias Calil, secretário de Obras, diz que o pleito ocorreu às escondidas. “É inadmissível fazer uma eleição sem o partido saber”, dispara Tubias.

ROMPIMENTO

O PMDB de Santa Maria, segundo Tubias Calil, vai se reunir para anunciar sua saída da Coordenadoria da Região Centro. Se isso ocorrer, o partido deverá ficar independente.

DE SAÍDA

O chefe de gabinete do vereador Marcelo Bisogno, Luiz Carlos Druzian, aguarda resposta do parlamentar. Ele pediu para deixar seu cargo no gabinete, mas garante que não há briga ou desentendimento com o pedetista.

AFASTAMENTO DA PRESIDENTE DA REPÚBLICA

2 RESUMO TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2016

8ª CRE CONTINUA SEM COORDENADOR

O PDT ainda não conseguiu um novo coordenador da 8ª Coordenadoria de Educação. Iara Druzian saiu do cargo terça-feira da semana passada. Dois nomes pedetistas foram cotados, mas os dois seriam pré-candidatos a prefeito e, assim, não podem assumir a vaga.

Partidos indicaram ontem titulares e suplentes para julgar a presidente

Em votação simbólica, o Se-nado Federal elegeu ontem os indicados pelos partidos para compor a comissão especial que analisará a denúncia de crime de responsabilidade contra a presidente Dilma Rousseff (PT) O presidente e o relator serão eleito hoje. A expectativa é que o relatório seja apresentado na comissão no dia 8 de maio. Apó, haverá prazo de 24 horas para vista dos senadores, antes da vo-tação no dia 9 de maio. Votado na comissão, após 48 horas, no dia 12 de maio, o processo se-gue para análise no plenário da Casa. Nos dois casos, seja qual for o resultado, a votação será por maioria simples. Se o plená-rio aprovar, Dilma será afastada por seis meses. Maior partido, o PMDB ficou com cinco vagas.

São eles: Raimundo Lira (PB), Rose de Freitas (ES), Simone Tebet (MS), Dário Berger (SC) e Waldemir Moka (MS). PSDB, DEM e PV indicaram Aloysio Nunes (PSDB -SP), Antônio Anastasia (PSDB -MG), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) e Ro-naldo Caiado (DEM –GO). PT e PDT indicaram Lindbergh Farias (PT-RJ) E Telmário Mota (PDT-RR). PSB, PPS, PC do B e Rede indicaram Fernando Be-zerra (PSB-PE), Romário (PSB-RJ) e Vanessa Grazziotin (PC do B-AM). PTB, PSC, PRB e PTC indicaram Wellington Fa-gundes (PR-MT), Zezé Perrella (PTB-MG) e Eduardo Amorim (PSC-SE). PP e PSD indicou José Medeiros (PSD-MT), Ana Amélia Lemos (PP-RS) e Glad-son Cameli (PP-AC).

VALTER CAMPANATO/AGÊNCIA BRASIL/A RAZÃO

Senado elege comissão do impeachment

Caixa altera loterias MestradoA partir do segundo semestre deste ano, o Centro Universitário Franciscano passa a oferecer um novo mestrado. O Ministério da Educação emitiu parecer favorável à aprovação do Mestrado de Ensino de Humanidades e Linguagens. O edital com abertura de vagas estará disponível no site da Unifra em maio.

Michel TemerO ministro do STF lMarco Aurélio negou ontem pedido de instalação imediata de processo de impeachment do vice-presidente Michel Temer (P`MDB). Ele entende que o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), não está protelando o caso.

A Caixa anunciou mudanças em três jogos da loteria. Os sorteios da Dupla Sena serão realizados nas terças, quintas e sábados, a partir desta semana. A Lotomania tem mais uma faixa de premiação, com 15 acertos. Agora ganha quem fizer 20, 19, 18, 17, 16, 15 ou nenhum acerto. A mudança valerá a partir desta sexta-feira. Os dias de sorteio passam a ser nas terças e sextas-feiras. A partir do sorteio do dia 16 de maio deste ano, também haverá alteração na Quina, com mais uma faixa de premiação: dois acertos. Na Quina, houve ainda aumento da quantidade de números que podem ser apostados para até 15 números (hoje são apenas 7 números, no máximo) e de até 50 cotas do Bolão Caixa (hoje são 25, no máximo).

“Na hora do perigo lembra de Deus e da Polícia. ”

MARCELO ARIGONY, DELEGADO DE POLÍCIA, NO FACEBOOK

ENTRELINHAS DA NOTÍCIAÉ SÓ MI MI MI

Os apoiadores da chapa vencedora garantem que é só “mi mi mi” de parte de Tubias Calil. Entre os aliados de Acosta estão o diretor estadual da Fase Robson Zinn e Michael Di Giácomo, ambos de Santa Maria, assim como o novo presidente. Acosta garante que a eleição ocorreu de acordo com as regras da própria Coordenadoria e da direção estadual do PMDB.

Page 3: Jornal A Razão 26/04/2016

3TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2016

Page 4: Jornal A Razão 26/04/2016

ABDON BARRETTO FILHO ECONOMISTA

A corrupção e a imagem do Brasil

Entre vários problemas causados pela corrupção em nosso Brasil, surge a

desconfiança de outros países sobre nossa terra, nossa gente. Já somos vistos com desconfiança por muitos investidores e interessados no desenvolvimento do nosso país. A corrupção pode dificultar a geração de negócios. As manchetes diárias sobre a crise e os escândalos políticos também envergonham o cidadão útil à comunidade, eleitor e pagador de impostos e taxas.

Existem muitas pessoas que estudam, trabalham, empreendem, investem e acreditam no País. Não participam da crise e querem alternativas para a retomada do desenvolvimento. Na realidade, a sociedade está tomando consciência sobre a necessidade de valorização do voto e do fortalecimento da Democracia.

As manifestações demonstram que a população não tolera mais corrupção e que quer mudança. Os problemas políticos estão prejudicando a economia nacional. O modelo político e econômico se esgotou de uma maneira que não é possível se reerguer com fórmulas do passado. A situação brasileira é única e por este motivo está chamando tanto a atenção em todo

o mundo. Os fatos serão analisados no futuro para que outros países não comentem erros semelhantes.

Estamos testemunhando fatos históricos. Nunca antes neste País houve tantos problemas reunidos: política, economia e ética. As principais empresas do País se endividaram na última década, para crescer em um período de expansão econômica. Com a crise, ficou mais difícil pagar o que devem. Em razão da queda das vendas e dos lucros, o peso da dívida nos resultados das empresas aumentou.

Os desempregados aumentam porque as empresas estão fechando e faltam clientes para seus bens e/ou serviços. As pequenas empresas estão passando por desafios diários nunca imaginados. Entretanto, as esperanças se renovam quando novas propostas estão sendo analisadas para o bem de todos.

Esperam-se boas notícias que consigam melhorar a confiança e a expectativa de melhores dias. A crise vai passar e os sobreviventes poderão ficar mais fortes. Gestão qualificada, adaptação e inovação serão grandes aliadas Será? Respeitam-se todas as opiniões contrárias. São reflexões. Podem ser úteis. Pensem nisso.

AS MANIFESTAÇÕES DEMONSTRAM QUE A POPULAÇÃO NÃO TOLERA MAIS CORRUPÇÃO E QUE QUER MUDANÇAS

CHARGE

4 OPINIÃO TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2016

ESPAÇO DO LEITOR

Não basta ser honestoDilma não foi honesta quando indicou o desembargador Marce-lo Navarro para o STJ, com o nítido objetivo de livrar Marcelo Odebrecht da prisão. Dilma não foi honesta quando indicou para a Casa Civil o ex-presidente Lula -que responde processo na Justiça Estadual de SP, ganhando com isso foro privile-giado, afrontando o juiz Sergio Moro. Dilma não foi honesta quando disse que faria o “diabo” para se reeleger. Dilma não foi honesta quando mentiu descaradamente na campanha eleitoral. Dilma não foi honesta quando permitiu que se instalasse uma verdadeira quadrilha dentro da Petrobrás, quando foi presi-dente do Conselho de Administração da estatal. Dilma não foi honesta quando recorreu a bancos públicos para saldar dívidas de programas sociais, sem autorização do Congresso Nacional, rasgando a Constituição Federal. Dilma não foi honesta quando editou no Diário Oficial da União, às vésperas do Impeachment, nomeações de centenas de afilhados para cargos públicos num tentativa desesperada de se manter no poder a qualquer preço. Dilma não foi honesta quando disse que nunca foi citada na Operação Lava Jato. Diogo Ferreira, assessor do ex-senador Delcídio do Amaral, seu ex-líder no Senado, citou diversas vezes seu nome e do ex-presidente Lula, em delação premiada, homologada pelo STF. Presidente Dilma, seja honesta com o povo brasileiro, renuncie Já!CARLOS ALBERTO CIOCCARI SOBRINHO - SANTA MARIA

REDE SOCIAL

Quero saber quando vão dar um jeito no Cemitério Municipal porque é uma vergonha.JUSSARA FELICIANNI - SANTA MARIA

LICITAÇÃO DOS CEMITÉRIOS

Qual a melhor linguagem?Fico sem compreender a forma como as pessoas estão vivendo. Não convivemos mais, só conversamos via email, skype, face. Vi-vemos conectados com o mundo, viajamos, temos vários amigos virtuais, mas ao lado quem está? Continuamos um ser solitário. Muitas vezes em um mesmo ambiente de trabalho e ou em casa trocamos informações via computador. Não levantamos e procu-ramos resolver os problemas, esclarecer relações. As pessoas só dizem envia uma mensagem que tão logo responderei. Será que esta é a forma correta de viver? De conviver em sociedade? Será que estes são os novos amigos? Hoje as relações são diferentes, são virtuais, são à distância, as pessoas não têm mais tempo para dar uma doação de sorriso, de palavra amável, de um abraço curador, de um carinho saudável , de um olhar compreensivo. Particularmente, prefiro o olho no olho, o abraço, o carinho.ROSEMAR THIES - SANTA MARIA

Brasil, o país do cuspeCospem no Congresso, em restaurante e nas ruas. Cospem nas leis. Cospem na nossa Bandeira. Cospem na Constituição. Cos-pem no povo brasileiro. O Brasil está se autodestruindo através de leis arcaicas e ultrapassadas. E as corporações e instituições estão viciadas e apodrecidas. Somente “reformas” profundas irão mudar este quadro de autodestruição. O desemprego e a violên-cia explodiram em nosso país e tendem a aumentar nos próximos meses. Enquanto os três poderes não sentarem numa única mesa para agilizar e promover as reformas, o cuspe vai aumentar e o caos social será crescente. Reformas já! Tributária, fiscal, traba-lhista, política, previdenciária, etc...PAULO NORBERTO BRANDT - SANTA MARIA

Page 5: Jornal A Razão 26/04/2016

Obra da Câmara avança, no papelPRESIDENTE DA CASA DIZ QUE TCE-RS ENTREGA RELATÓRIO FINAL SOBRE PRÉDIO NESTA QUARTA

GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO

Depois de três anos e três meses de obra parada, as questões em relação

ao prédio que será nova sede da Câmara de Vereadores co-meçam a desenrolar. Segundo o presidente do Legislativo, Luiz Carlos Fort (PT), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) en-trega amanhã o relatório final da auditoria na construção.

Iniciada pelo órgão em 2014, o TCE-RS pediu relató-rios técnicos sobre a estrutura física da edificação e sobre os materiais adquiridos para o serviço. Em dezembro do ano passado, a Câmara entregou os

Novo prédio deveria ter mais dois andares, mas agora a Câmara estuda a possibilidade de não ampliar a obra

LINHA DO TEMPO

documentos para o Tribunal.A entrega do relatório fi-

nal acontece em uma visita de Fort ao Tribunal, às 13h30. A agenda foi marcada com bas-tante antecedência.

O presidente diz que ainda não há previsão de abertura do processo licitatório que escolherá uma empresa para dar continui-dade à obra da nova sede. Inicial-

mente, o serviço foi orçado em R$ 4,9 milhões e, de acordo com Fort, até agora foram gastos R$ 1,7 milhão, equivalente a 30% do valor da estimativa inicial.

SEM AMPLIAÇÃO

Outra novidade que o pre-sidente da Câmara apresenta é a possibilidade de mudança no

projeto inicial do prédio. Até o momento foram erguidos três andares. Mais dois deveriam ser feitos, porém, Fort diz que não há verba para o serviço. “Temos mais R$ 2,5 milhões para investir no prédio e, fa-zendo um estudo prévio, per-cebemos que uma possibilida-de é apenas concluir o que está edificado”, comenta.

5POLÍTICATERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2016

JOYCE NORONHA

- As obras iniciaram ao final de 2011. Inicialmente, a previsão de entrega era até o final do ano de 2012.

- Em janeiro 2013, a Câmara reincidiu o contrato com a empresa Engeporto, responsável pela obra, e as obras foram embargadas. Desde então, o serviço segue parado.

- Surgiu a necessidade de implantar o projeto de segurança do trabalho, custo que não estava previsto no orçamento inicial e só foi constatado no segundo cálculo da obra

- Em agosto de 2014, fiscais do Tribu-nal de Contas do Estado (TCE) verifica-ram as obras para uma auditoria.

- Em setembro de 2015, o laudo técnico da parte estrutural do prédio solicitou a retirada das formas e escoras de madeira que estavam na edificação. Uma limpeza geral foi realizada no local.

- Em dezembro de 2015, o então pre-sidente do Legislativo, Sérgio Cechin (PP), levou os laudos técnicos até uma regional do TCE-RS em Pelotas. Agora a Câmara aguarda resposta do órgão sobre os documentos.

Page 6: Jornal A Razão 26/04/2016

6 GERAL TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2016

COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA SERÁ OBRIGATÓRIO PARA RECEBER VACINA

Todas as pessoas que forem aos postos de saúde se Santa Maria a partir de hoje, para

vacinação contra a gripe, terão que levar comprovante de resi-dência. A exigência foi estabele-cida pela Secretaria de Município de Saúde, após a verificação que pessoas de outros municípios re-ceberam a dose no primeiro dia da campanha, que começou on-

Regra para se vacinar

BÁRBARA WEISE / ESPECIAL

tem. Segundo a secretária Vânia Olivo, a medida foi adotada para garantir que os santa-marienses, pertencentes aos grupos prioritá-rios, recebam as 96.357 doses des-tinadas para o município.

Mesmo com a chuva não dando trégua, o primeiro dia de vacinação foi movimentado nos postos de saúde da cidade. Com horário especial de atendimento nesta primeira semana, crianças e idosos eram em maior número nas filas. Rubiara Lima Santos, 6 anos, não tem medo da vacina e sabe como se prevenir. “Na es-cola as professoras nos ensina-ram a lavar bem as mãos antes do lanche e a minha mãe disse que não posso coçar os olhos e colocar a mão na boca para es-pirrar”, descreveu a pequena.

Para Vera de Resende, 76 anos, tomar a vacina é uma priorida-de. “Sempre tomo a vacina no primeiro dia. Acho importante prevenir para não pegar gripe. Nunca fiquei doente. Por isso, incentivo minhas amigas a to-mar a vacina”, disse a idosa.

O balanço desta primeira se-mana de campanha será divul-gado na sexta-feira, após a cole-ta de dados junto aos postos. Só assim a Secretaria de Município de Saúde avaliará se o horário de atendimento permanecerá nos turnos da manhã e tarde. A campanha de imunização contra os três vírus da Influenza, H1N1, H3N2 e Brisbane, teve seu início antecipado em uma semana após a confirmação dos primeiros ca-sos de morte no Estado.

GABRIEL HAESBAERT/ A RAZÃO

GA

BR

IEL

HA

ES

BA

ER

T / A

RA

ZÃO

Na manhã de ontem, início da vacinação contra a gripe, filas foram formadas em postos de saúde da cidade

Dos partidos médios da cidade, isto é, aqueles que têm boa quan-tidade de filiados, na ponta de cima da tabela, há dois que se destacam e são assediados pelos demais, por uma aliança. São, no caso, o DEM, com 1.557 militantes oficiais, e o PSD, com 632.Ambos têm grande moeda de troca: bom tempo disponível para a propaganda de rádio e televisão, o que pode fazer toda a dife-rença nessa eleição que se configura singular.Aparentemente, a situação do DEM está resolvida: vai coligar-se, na majoritária e na proporcional, com o PPL - apoiando Werner Rempel à Prefeitura. Já o PSD poderá escolher. Dá indícios de que se desgostou com o PSB, que prefere acordo com partidos ainda maiores.Vai daí que há leilão. Os pessedistas poderão escolher entre o pró-prio PSB, mas com grandes chances, nesses tempos em que ideolo-gia parece valer pouco, para PP, PDT e até o PT. Quem leva? O que oferecer as melhores condições de o PSD eleger vereador.

CLAUDEMIR [email protected]

DISPUTA POLÍTICA...

Eleição para nova coordenação da Assufsm, entidade que integra os servidores técnicos administrativos da UFSM acontece quinta e sexta. E é bom termômetro para ver a quantas anda a militância na instituição.

...SEGUEM AS MESMAS

As siglas grandonas seguem grandonas. O PT ponteia, com 5.688 filiados. Seguem-se PMDB (4.041), PP (3.135), PDT (3.082), PTB (2.164), PSDB (2.107). DEM (1.557), PSB (888), PR (698) e PSD (632).

AS GRANDES SIGLAS...

As estatísticas mais recentes do Tribunal Superior Eleitoral, relativas a março, não modificam o ranking dos maiores partidos, em número de eleitores. Nos 32 partidos com vida legal na cidade, há um total de 25.993 filiados.

...NA UNIVERSIDADE

Nas três chapas é possível identificar militantes de PSOL, PT e Rede, ao menos. E, atenção patrulhas, é bom dizer: se trata de espaço político. Só não é ocupado por outros por falta de competência ou de apetite.

Partidos médios, PSD e DEM podem escolher

Hora de tirar casacos, chapéus e mantas do armário: temperatura vai cair

GRUPOS PRIORITÁRIOS

-Crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses

- Gestantes em qualquer idade gestacional

- Mães de recém-nascidos até 45 dias após o parto

- Trabalhadores de saúde (público e privado)

- Indígenas, a partir dos 6 meses

- Pessoas com 60 anos ou mais

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida sócio-educativa

- Presos e funcionários do sistema prisional

Frio chega com força total no EstadoAs temperaturas vão cair em

todo o Rio Grande do Sul a partir de hoje. Com a chegada da mas-sa de ar polar, os termômetros irão registrar a primeira semana mais fria do ano. Haverá con-dições para a formação de gea-da em boa parte do Estado. Em Santa Maria a mínima registrada será de 4°C na quarta-feira e as mínimas não passam dos 7°C ao longo de toda a semana. As tem-peraturas podem ficar abaixo do zero na Serra. De acordo com o Inmet, nesta terça-feira podem ocorrer pancadas de chuvas iso-ladas e o sol deve aparecer entre nuvens. A mínima registrada será de 9°C e a máxima prevista não passa dos 19°C.

Page 7: Jornal A Razão 26/04/2016

Uma sobrevida para a CorsanESTATAL PODERÁ FICAR POR MAIS CINCO ANOS NA CIDADE ATÉ A CRIAÇÃO DE EMPRESA MUNICIPAL

7GERAL

O impasse envolvendo o fu-turo dos serviços de água e esgoto em Santa Maria

pode ter um desfecho diferente do que se estava prevendo até agora. A solução pode ser uma espécie de “meio termo” entre o fim do contrato com a Com-panhia Riograndense de Sane-amento (Corsan) e a criação de uma empresa municipal para cuidar dos serviços.

A alternativa surge por suges-tão da própria Corsan. A estatal apresentou ao prefeito Cezar Schirmer (PMDB) uma proposta, ainda não oficial, que está em ava-liação no Executivo. Esse cami-nho “amigável” que garantiria a prestação dos serviços e ainda da-ria fôlego a novos investimentos no município recebe um nome estranho: Sociedade de Propósito Específico (SPE).

As SPEs surgiram em 2004, por meio da Lei nº 11.079, que regu-lou as Parcerias Público-Privadas (PPPs). Como o próprio nome indica, a sociedade teria o propó-sito de criar uma empresa mista para administrar o abastecimento de água e o tratamento do esgoto sanitário do município. Corsan e Prefeitura seriam sócias dessa empresa, que teria participação do Estado e do município. “O re-

Corsan é responsável por toda a estrutura de tratamento de água e esgoto de Santa Maria desde os anos 70

sultado dos lucros seria dividido”, conta Schirmer. Uma das princi-pais queixas do peemedebista é que, hoje, o lucro da Corsan com os serviços na cidade não é rever-tido em investimentos.

Por ser uma proposta nova e pouco usual, Schirmer admite que ainda precisa ser bem avalia-da. Mas o prefeito esclarece que, por lei, a SPE se destina a uma sociedade por tempo limitado. Logo, não poderia durar mais de cinco anos.

O atual contrato da Corsan termina este ano. Se a sugestão da SPE for adiante, a Corsan ganha-ria um prazo para seguir atuando na cidade até 2021, no máximo. Schirmer ressalta que a sociedade não impediria a municipalização dos serviços. O que ocorreria nes-ses cinco anos é uma transição. A Corsan emprestaria sua ex-periência para a futura empresa municipal, que nasceria com um orçamento gigante de quase R$ 100 milhões por ano, mas sem qualquer experiência no setor de água e esgoto.

NOVA REUNIÃO ESTA SEMANA

Nesta semana, Prefeitura e Corsan devem retomar as con-versas sobre os prós e contras da união entre Estado e município. A proposta feita pela compa-nhia, contudo, só será válida se atender aos interesses do mu-nicípio. “Se for de curto prazo, preservar os interesses da cida-de e ampliar os investimentos, sim”, assegura Schirmer.

Para aprovar a associação, será preciso aval da Câmara de Vereadores.

TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2016

MARCOS FONSECA / ESPECIAL

O QUE SÃO AS SOCIEDADES DE PROPÓSITO ESPECÍFICO?

A Sociedade de Propósito Específico (SPE)É uma sociedade empresária cuja atividade é bastante restrita, podendo em alguns casos ter prazo de existência determinado, normalmente usada para isolar o risco financeiro da atividade desenvolvida. As SPEs são utilizadas, por exemplo, para grandes projetos de engenharia, com ou sem a participação do Estado, como, na construção de usinas hidroelétricas, redes de transmissão ou nos projetos de Parceria Público Privadas (PPP) ainda recentes no Brasil. Mas se pode utilizar a SPE para qualquer tipo de empreendimento específico, não importando o porte.

A parceria público-privada (PPP)É um contrato de prestação de obras ou serviços não inferior a R$ 20 milhões, com duração mínima de 5 e no máximo 35 anos, firma-do entre empresa privada e o governo federal, estadual ou municipal. Difere ainda da lei de concessão comum pela forma de remune-ração do parceiro privado. Na concessão comum, o pagamento é realizado com base nas tarifas cobradas dos usuários dos serviços concedidos. Já nas PPPs, o agente privado é remunerado exclusivamente pelo governo ou numa combinação de tarifas cobradas dos usuários dos serviços mais recursos públicos. A lei das PPPs prevê a criação dos contratos para fins específicos, as SPEs.

Proposta ainda não chegou à Câmara A municipalização dos servi-

ços é alvo de debates em Santa Maria. Uma comissão especial da Câmara analisou os serviços em outros municípios que já criaram empresas municipais e concluiu que essa não seria a melhor saí-da para Santa Maria. Em todas as cidades avaliadas, há problemas na prestação do serviço, segundo informa o relator da comissão, ve-reador João Chaves (PSDB).

O tucano diz que ainda não conhece a proposta da Corsan, por isso não pode opinar sobre a validade da sociedade entre a companhia e a Prefeitura. Em conversa informal com os verea-dores, o superintendente regional da Corsan, José Epstein, garantiu que a SPE permitiria ampliar os investimentos no saneamento de Santa Maria.

Chaves pondera, no entan-

to, que a permanência da estatal na cidade não será eterna. “Até acredito que, no futuro, a muni-cipalização poderá ser o melhor caminho”, diz.

O fim do contrato com a com-panhia e a criação de uma empre-sa municipal de água e esgoto são defendidos por outra comissão, criada por Cezar Schirmer e que reúne empresários e líderes de entidades locais.

Empresa de Caxias vence licitação para administrar cemitériosA Prefeitura de Santa Maria

divulgou na manhã de ontem o nome da empresa vencedora da licitação para administrar os cemitérios Parque Jardim Santa Rita de Cássia e São José.

Segundo a Superintendên-cia de Compras e Licitações, foi classificada em primeiro lugar a empresa L. Formolo Cia. Ltda, de Caxias do Sul. O resultado está publicado no Diário Oficial da União.

Fundada em 1971 por Lau-rindo Formolo, o Grupo L. Formolo atua na prestação de serviços funerários e de cre-mações em quatro cidades da região da Serra gaúcha.

A licitação prevê a conces-são pública para exploração de serviços de cemitério e de cre-matório, incluindo a execução de serviços de manutenção e obras de remodelação no Ce-

mitério São José e no Cemité-rio Parque Jardim Santa Rita de Cássia, localizados na re-gião leste da cidade.

O processo contou com a participação de quatro em-presas, sendo três desclassifi-cadas e duas classificadas em primeiro e segundo lugares. A segunda colocada foi a Leo-maz Comércio de Materiais de Construção Ltda.

De acordo com o superin-tendente de Compras e Licita-ções da Prefeitura, Alexandre Niederauer, o prazo de cinco dias úteis para a apresentação de recursos por parte das de-mais empresas concorrentes foi aberto ontem. Os recur-sos serão julgados em até cin-co dias. Depois destas etapas, prosseguem as próximas fases, até a assinatura da ordem de serviço à vencedora.

O GRUPO L. FORMOLO

- Fundado em 1971 por Laurin-

do Formolo, atua na prestação

de serviços funerários e de

cremações.

- Tem sede em Caxias do Sul,

onde administra dois me-

moriais, duas capelas e um

crematório.

- Também administra memorial

e capelas em Bento Gonçalves,

Farroupilha e São Marcos, na

região da Serra.

- Realiza, em média, de 2,9 mil

atendimentos funerários e 600

cremações por ano.Contratação de empresa privada busca melhorar as condições de cemitérios

GA

BR

IEL

HA

ES

BA

ER

T/ A

RA

ZÃO

GA

BR

IEL

HA

ES

BA

ER

T/ A

RA

ZÃO

Page 8: Jornal A Razão 26/04/2016

Residencial será entregue hojeGOVERNO FEDERAL ENTREGA MAIS DE CINCO MIL MORADIAS HOJE. DILMA SE PRONUNCIARÁ

8 GERAL TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2016

A casa própria ainda é o sonho de milhões de brasileiros que aspiram

ter um canto para chamar de seu, livrar-se dos alugueis e, muitas vezes, sair de áreas de risco. Nesta manhã, centenas de famílias experimentarão o que é transformar este sonho em realidade. Isso porque, os 362 imóveis do residencial Le-onel Brizola, do programa Mi-nha Casa, Minha Vida, serão entregues às 11h pela prefeitu-ra e pelo Ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto. Será o recomeço de uma nova vida para as famílias que, em meio a milhares que ainda idealizam, conseguiram concretizar o sonho de ter um lar para chamar de seu.

As obras do residencial, locali-zado no bairro Diácono João Luiz Pozzobon, estão prontas há cerca de 40 dias, e tiveram investimento de R$ 23,1 milhões. Os impasses para que os imóveis fossem entre-gues se arrastaram até a última se-mana, quando o governo federal definiu data para a entrega.

A pressão para as famílias receberem os imóveis veio do Executivo e acompanhado por A

Residências têm área privativa de 39,8 m² e contam com dois quartos, banheiro, sala e cozinha conjugadas

DE

IVID

DU

TR

A / A

RA

ZÃORazão. Na última semana, a Se-

cretaria de Habitação e Regulari-zação Fundiária notificou à Caixa e ameaçou recorrer à justiça para que as casas fossem entregues.

Conforme o superinten-dente de Habitação, Wagner Bitencourt, Brasília entendeu a necessidade de oficializar a entrega, já que a postergação poderia acarretar em invasões das residências. “A demora mexe também com o sonho das pessoas, que querem se mudar logo”, argumenta Bitencourt. As mudanças podem começar a ser realizadas amanhã.

ENTREGA NACIONAL

De acordo com comunicado da Caixa, hoje, em cinco cida-des do Brasil - entre elas Santa Maria - serão entregues 5.293 moradias pelo programa Minha Casa, Minha Vida a famílias com renda de até R$ 1,6 mil.

A Caixa afirma que a entrega em Salvador, na Bahia, contará com a presença da presidente Dilma, que fará pronunciamen-to transmitido ao vivo para os demais municípios envolvidos.

Cada casa do residencial Le-onel Brizola é avaliada em R$ 64 mil. Os contemplados pagam 5% da renda familiar ao mês, sendo o mínimo de R$ 23 e o máximo de R$ 78. Os imóveis têm dois quartos, sala e cozinha conjugadas e banheiro. Os em-preendimentos são equipados com infraestrutura completa, pavimentação, redes de água, esgotamento sanitário, drena-gem e energia elétrica.

MAURÍCIO ARAUJO

Um novo recomeço para DeniseHá três anos a jovem Denise

Portella da Silva, 25 anos, vive de favor em uma espécie de galpão, nos fundos da casa de uma tia, no Bairro Tomazzetti. Hoje, a realidade dela e de sua família começa a ser transfor-mada. A felicidade inicial de ser sorteada no programa foi convertida em incerteza, já que a documentação dela não foi aceita pela Caixa. Após a corrida pela regularização e os anseios pelas decisões, um telefonema mudou a história da vida de Denise, e o que era medo virou euforia.

“Receber a ligação em que confirmavam que a casa era minha foi uma das maiores fe-licidades da minha vida. Agora, finalmente, terei um cantinho para chamar de meu”, declarou Denise, que está desempregada e vive com o marido Genilson Oliveira, 30 anos, e as duas fi-lhas: Evelyn, de oito anos e Yasmin, de três.

Denise estará hoje na en-trega das casas. A mudança para o novo lar, ela plane-ja fazer no final de semana. Depois de esperar cinco anos para ser sorteada no programa

habitacional, a jovem acredi-ta que este é o primeiro passo para um novo recomeço: “É o meu sonho que se torna reali-dade. É indescritível o senti-mento”, finaliza Denise.

Denise, as duas filhas e o marido aguardam entrega para fazer a mudança

O PROGRAMA EM SANTA MARIA

25 de maio de 2014 - Início das obras do residencial Leonel Brizola

23 de maio de 2015 - Prefeitura anuncia a listagem dos contemplados

Final de março de 2016 - Obras dos residencial são concluídas pela construtora

13 de abril de 2016 - Primeira reportagem sobre a demora da entrega e a possibilidade

da presidente Dilma Rousseff vir à cidade para o ato

22 de abril de 2016 - Reportagem sobre a prefeitura ameaçar recorrer à justiça caso a Caixa não definisse

uma data para a entrega das casas

26 de abril de 2016 - Data em que as famílias receberão as chaves das residências

DE

IVID

DU

TR

A / A

RA

ZÃO

Page 9: Jornal A Razão 26/04/2016

SEGUNDO TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2016

A tarde chuvosa da segunda-feira não afastou o público da Feira do Livro. Enquando a Feira

apenas aquece os motores para a ma-ratona de duas semanas, o público se deleita com as atrações culturais e boa oferta de livros. No primeiro final de semana de evento já foram comercia-lizados mais de 5 mil livros entre os 37 expositores. Programação desta terça-feira traz o clássico Pandorga da Lua e a blogueira Taty Ferreira, num bate papo ácido sobre o universo feminino.

No meio da tarde de segunda-feira, Rosangela Saldanha, 62 anos, andava em meio aos estandes com sorriso no rosto e um livro na mão. O livro era “Deus não está Morto”, de Rice Broocks. “Estava procurando livros sobre a política atual, sobre o que acontece no Brasil, mas achei esse, que eu vi o filme e gostei muito”, conta Rosangela, que é formada em Letras e revela ter uma biblioteca com mais de 400 itens em casa entre livros sobre política, religião e ficção.

O Livro Livre desta terça-feira traz um bate papo com a blogueira Taty Ferreira, às 19h. Conhecida por não ter papas na língua e falar tudo que pensa, Taty Ferreira, do canal e blog Acidez Feminina, produz conteúdo para inter-net há 5 anos e ficou conhecida por um pseudônimo nada comum: Acid Girl, pois fala sobre assuntos delicados do mundo feminino com senso critico de quem vivencia as dúvidas, incertezas e sentimentalismos que assombram as

Logo no início da tarde, às 14h30, a Feira do Livro apresenta a clássica peça santa-mariense Pandorga da Lua. O musical infantil canta uma mistura de palavras universais com melodia gaúcha. Traz ritmos gaúchos como milonga, chamamé, chimarrita, de forma a despertar a valorização da cultura do Rio Grande do Sul entre

as crianças. O projeto cria as possi-bilidades para que os participantes - crianças, pais e educadores - possam refletir sobre a palavra e a poesia enquanto instrumentos de educação a partir das poesias escritas pelo poe-ta e psiquiatra Jaime Vaz Brasil. As músicas foram compostas pelo músico Ricardo Veríssimo Freire.

FEIRA DO LIVRO INICIA PRIMEIRA SEMANA COM BOAS VENDAS. HOJE TEM PAPO RETO SOBRE O MUNDO FEMININO

Segunda com CHUVA DE LIVROS

PROGRAMAÇÃO DE 26 DE ABRIL

ATRAÇÕES CULTURAIS

14h30 – Pandorga da Lua 16h30 – Contação de Histórias – Saca Rolhas Teatro e Cia 19h – Livro Livre – Taty Ferreira – http://acidezfeminina.com.br/

LANÇAMENTOS

Paris, quartier Saint-Germain-des-Prés - Eros Roberto Grau Teu nome será sempre Alice e outras histórias - Eros RobertoGrauHerança - Athos Ronaldo Miral-ha da Cunha - José Luiz dos Santos, Luiz Hugo Burin, Tania Lopes Aprendendo a Viver - Amélia MorcelliMetanoia: Histórias de vida e formação continuada em uma escola do campo -Luciana Carrion Carvalho, Helenise Sangoi AntunesAntologia Treze - Org.Denise Reis, Maria Regina Caetano Soares

MAIS VENDIDOS DO FINAL DE SEMANA

Authentic Games – Marco Tulio (editora Astral Cultural)Delirismo – Carlos Rangel (et. al.)Rio das Letras Depois de Você – Jojo Moyes (Editora Intrínseca)Diário de um Banana – Jeff Kinny (Editora Vergara & Ribas)Diário de um Zumbi do Minecraft – Ana Ban (Editora Sextante)

DEIVID DUTRA A RAZÃO

DIVULGAÇÃO A RAZÃO

DIVULGAÇÃO A RAZÃO

Sem papas na língua

Poesia e música para as crianças

mulheres. Seu canal no YouTube está entre os 10 melhores canais de humor citados pelo portal Uol, juntamente com Porta dos Fundos e Galo Frito.

Rosangela Saldanha, 62 anos, aproveitou a Feira do Livro para aumentar sua biblioteca que conta com mais de 400 livros entre política, religião e ficção

Ao caminhar pela Feira do Livro é certo que se encontra seus perso-nagens. No local reservado para a sessões de autógrafos estava o professor homenageado desse ano, o cartunista

DEIVID DUTRA A RAZÃO

Homenageado marcando presençaMaucio. Ele estava montando uma exposição com um apanhado de seus últimos trabalhos. “Estou participando mais profundamente. É bom observar os diferentes perfis de pessoas que pas-sam pela Feira. Já dei duas entrevistas para web rádios de escolas, me lem-brou o tempo dos jornais escolares que eu ajudava a fazer”, revela o cartunista.

Maucio destaca a importância da realização da Feira do Livro na praça. “Durante o dia, a movimentação coti-diana das pessoas é interceptada pelos estandes, pelos livros, é uma grande mudança em suas rotinas, quebra o cotidiano. E além disso o livro reencon-tra a praça, as ruas. A Feira sinaliza uma apropriação das ruas pela cultura. Livros na rua é uma grande sacada”, finaliza.

Page 10: Jornal A Razão 26/04/2016

Meu primeiro contato com leituras políticas foi através dos gibis da Marvel (na verdade, quando eu

era um piá de calças curtas em Cachoeira do Sul, a gente chamava as histórias em quadrinhos simplesmente de “revistinha”). Embora alguns temas fossem infinitamente mais densos do que poderiam supôr os pais que nos deixavam devorar essas publicações como um passatempo inocente, o conteúdo narrado nos quadrinhos funcionava não só como enriquecedor do vocabulário, mas como um dispositivo de expansão cognitiva mesmo.

Acho que eu não tinha mais que oito anos quando li “Dias de um futuro esquecido”, saga dos X-Men concebida pela dupla Chris Claremont / John Byrne, em que uma mutante viaja no tempo com a missão de evitar o futuro distópico desencadeado pelo assassinato de um parlamentar conservador. Pouco tempo atrás, resolvi reler a história, e a atualidade do tema abordado - uma sociedade extremamente opressora, cujo elemento de fundação está calcado na equação entre a comoção popular causada pelo discurso segregacionista de combate ao “inimigo” e os inúmeros equívocos cometidos pelos grupos atuantes na resistência política - permanece assustadoramente intacta.

Quando ouço algumas pessoas falando - ainda que da boca pra fora - em atitudes

drásticas de viés terrorista, como assassinar membros do congresso, não preciso evocar nenhuma leitura de sociologia ou história para calcular o estrago que um ato dessa natureza poderia causar.

Basta lembrar da lição que aprendi com aquela ficção em quadrinhos: quando o ovo da serpente está sendo chocado, tudo o que não podemos fazer é quebrar-lhe a casca. Por isso contesto até mesmo a validade de

gestos como cuspes e escrachos, que repercutem muito mais como barbárie ideológica do que como justiça simbólica junto ao senso comum.

Não estou falando em adular fascistas, por favor. Mas para desconstrui-los é preciso mais do que atos performáticos.

É hora de sermos políticos no sentido potente da palavra. Na prática e na argumentação, sem medo de disputar um mundo mais justo, democrático, civilizado por

cidadã(o)s que sonham e agem, não por autômatos balbuciantes (como as máquinas que tomavam o poder na historieta ilustrada da Marvel).

Se isso exigir desapego aos símbolos - quaisquer que sejam eles - da esquerda tradicional, tanto melhor. Não dá pra falar em mundo novo sem revolucionar também as mitologias.

2 TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2016SEGUNDO

Carolina Garcia na peça “A Tecelã”

IMAGENS DA HISTÓRIA

No próximo dia 2, às 17 h, estarei auto-grafando na Feira do Livro a obra “Theatro Treze de Maio: um espetáculo de história”, da qual extraí essa ilustração. A imagem mostra a atriz Carolina Garcia, na peça “A Tecelã”, encenada no Theatro Treze de Maio, em 6 e 7/5/2013. Essa produção da Cia. Caixa do Elefante Teatro de Bonecos, de Porto Alegre, acumulou inúmeros des-taques em turnês nacionais e internacio-nais, inclusive em três categorias do Prê-mio Açorianos de Teatro – 2011: “melhor dramaturgia” (Paulo Balardim), “melhor trilha sonora” (Nico Nicolaiewsky) e ”me-lhor espetáculo do ano”.

Referência: <htpps: //atecelacaixado-elefante.wordpress.com> Acesso em: 21 abr. 2016.

LUIZ GONZAGA BINATO DE ALMEIDA

[email protected]

Imagem: enviada meio eletrônico, 22/4/2016, de fotografia digital, Theatro Treze de Maio, 6/4/2016, cor, autoria Rafael Happke.

O ovo da serpente

QUANDO O OVO DA SERPENTE

ESTÁ SENDO CHOCADO,

TUDO O QUE NÃO PODEMOS FAZER É

QUEBRAR-LHE A CASCA

FOTOS DIVULGAÇÃO A RAZÃO

ATÍLIO ALENCAR PRODUTOR CULTURAL COLUNA SOCIAL - SANTIAGO

[email protected]

A região do Vale do Jaguari consolidando-se como polo regional de saúde. Graças ao esforço da administração dos hospitais de Santiago e Jaguari, recentemente foram inaugurados novos e modernos equipa-mentos. Destaque-se o empenho do administrador Ruderson Mesquita. Na foto, autoridades fazem a inauguração

O Círculo Operário Santiaguense, sempre integrando e oportunizando momentos de lazer e entretenimento entre seus associados. Além dos campeonatos de bocha que promove e realiza vários eventos, tanto sociais como filantrópicos. Importante destacar o trabalho de toda a diretoria, especialmente das senhoras (foto) que dão um toque espe-cial em todos os momentos

Em recente evento em Jaguari, anotadas as presenças do deputado es-tadual de Santiago Miguel Bianchini(D), juntamente com o Diretor da URI Campus de Santiago, Francisco de Assis Gorski(C) e o professor da URI e Secretário de Gestão de Santiago, Tiago Gorski Lacerda

Page 11: Jornal A Razão 26/04/2016

3SEGUNDOTERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2016

O paranaense Manoel Ribas teve em vida e tem até hoje uma li-gação muito especial com Santa

Maria. Vindo de Ponta Grossa (PR) para a cidade, em 1905, Ribas ajudou a montar a Cooperativa da Viação Férrea do Rio Grande do Sul, foi intendente e prefeito de Santa Maria entre 1927 e 1930. Sua história é contada no livro “Desvendando Manoel Ribas - O Homem, a Obra, o Mito”, escrito pelo pesquisador Fernando Fontana, casado com uma neta de Manoel Ribas. O lan-çamento é amanhã, na Feira do Livro, com a presença do escritor.

Em visita ao jornal A Razão na tarde de ontem, Fernando Fontana contou sobre a ideia de escrever sobre Mano-el Ribas, avô de sua esposa, Theresa Christina Ribas. “Eu pretendia buscar a história da minha família, aí descobri que a família da Theresa tinha um gran-

de acervo histórico. Resolvi ir por esse caminho, com ajuda de muitos colabo-radores de Santa Maria”, conta Fontana.

Segundo o pesquisador, o livro não é uma obra acadêmica e utiliza uma linguagem atualizada, para ser lido por quem quer que tenha interesse. “Manoel Ribas, antes de ser prefeito e de ter criado a cooperativa dos fer-roviários, fez coisas fundamentais e diferenciais na cidade. Ele que fez o saneamento urbano, arrumou as estra-das que ligam a cidade aos municípios do interior e revolucionou a educação da cidade, criando escolas e contra-tando professores capacitados. Ele foi governador do Paraná por 14 anos, mas só foi tudo o que foi por causa daqui. A base de tudo foi Santa Maria”, analisa o escritor que contou com a ajuda de Tairon Villi e Francielle Fernanda Casas na pesquisa de campo.

A história de MANOEL RIBAS na Feira do Livro

PESQUISADOR LANÇA LIVRO QUE CONTA A HISTÓRIA DO EX-PREFEITO E IDEALIZADOR DA COOPERATIVA DOS FERROVIÁRIOS

Estrutura para a Feira do Livro já começa a aparecer na Praça Saldanha Marinho

DEIVID DUTRA A RAZÃO

O livro ainda inclui, fotos e repro-dução de documentos de época, além de um artigo escrito por Walter Jobim

sobre Manoel Ribas publicado em 1950, no jornal A Razão. Manoel Ribas mor-reu em Curitiba, em 1946, aos 72 anos.

Fernando Fontana exibe orgulhoso o resultado de sua pesquisa que será lançada amanhã na Feira

Page 12: Jornal A Razão 26/04/2016

4 SOCIAL 5SOCIALGRAZI LOPES

PAULA JUCHEM E SUAS CERÂMICAS ILUSTRADAS FIZERAM SUCESSO EM SANTA MARIA

1 Paula Juchem 2 Estela Jurach e Gustavo Jobim 3 Rosane Tissiani 4 Marta Canfiel e Hilda Juchem 5 Ada Rocha 6 João Bohrer e Anne Corrêa

TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2016 TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2016

Tim! Tim!

Re Schneider, Patrícia Borges, Viviana Fronza, Pie-tro Toaldo Dal Forno, Patrí-cia Andrade, Carla Naidon Cunha, Victória Mariano da Rocha Saurin e Alyssa Niara Brittes sopram mais uma ve-linha nesta terça-feira. Felici-dades aos aniversariantes!

Lançamento

Neneca Souza armou um co-quetel bem badalado para apre-sentar a coleção outono/inver-no 2016 da sua Scala do Monet Plaza Shopping. A função, que inicia às 18h30, terá discoteca-gem do Dj Diego Vaz e comidi-nhas a cargo da equipe do Divi-no Restaurante e Eventos.

Na Feira

Eros Roberto Grau vai autografar hoje, seu “Paris, Quartier Saint-Germain-des-Prés”. Quem também distri-bui assinatura em suas obras, ao entardecer da terça, é Athos Miralha da Cunha, José Luis dos Santos, Luiz Hugo Burin e Tânia Lopes, em “Herança”; Amélia Morcelli no “Aprendendo a Vivier”; Luciana Carvalho e Heleni-se Antunes no “Metanoia”; e Denise Reis e Maria Regina Soares no “Antologia Treze”. Os lançamentos da Feira do Livro vão das 17h às 19h.

1 2 3 4 5 6

[email protected]

DEIVID DUTRA A RAZÃO

Paula Juchem aproveitou o feriado prolongado da semana passada

para vir visitar a família em Santa Maria. Residindo em São Paulo desde seu retorno de Milão, a designer gaúcha é destaque em todo país com a sua Bambola, uma linha de cerâmicas ilustradas lançada no início de 2014.

As peças, de um charme irresistível, vieram na mala de Paula direto para uma mostra bazar cheia de bossa, orga-nizada impecavelmente pela J. Adams Propaganda. Com cenário na sede da Construto-ra Jobim, o evento reuniu, ao cair da tarde do dia 20, muita gente “antenada” nas artes, porcelanas, design e decora-ção. A coluna, é claro, circu-lou por lá, garantindo alguns registros para ilustrar nossas páginas. Veja só!

Entre os pecados maiores que os homens cometem, ainda que alguns digam que é a soberba, eu digo que é a falta de agradecimento

Cervantes

REPRODUÇÃO A RAZÃO

HAPPY B-DAY

Bernardo Raddatz aniversariou ontem, mas as comemorações pela nova idade ocorreram no final de semana, com um agito para convidados, em uma das concorridas casas noturnas de Santa Maria. Com direito a lista vip na porta e serviço de gastronomia especial em um dos camarotes, a balada reuniu gen-te jovem e bonita.

Page 13: Jornal A Razão 26/04/2016

6 SEGUNDO TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2016

TELEVISÃO PROGRAMAÇÃO A programação da televisão é fornecida pelas emissoras. Sujeita a alteração.

A programação da cinema é fornecida pela empresa exibidora. Sujeita a alteração.

ROYAL PLAZA SHOPPING

CINEMA PROGRAMAÇÃO

RE

PR

OD

ÃO

A

RA

ZÃO

NOVELAS RESUMO Os capítulos das novelas são de responsabilidade das emissoras e estão sujeitos a alterações.

MALHAÇÃO ÊTA MUNDO BOM!

Narcisa provoca Emma e Ilde du-rante um jantar em sua casa. Ro-meu oferece o anel falso a Cune-gundes. Quinzinho pede que Josias o ajude a verificar se o anel é ver-dadeiro. Mafalda afirma a Romeu que só reatará o noivado quando tiver certeza de seu amor.

VELHO CHICO

Padre Romão comenta com Bento sobre sua conversa com Luzia. Olívia reclama do comportamento de Luzia com Piedade. Bento deduz que Cí-cero irá atrás de Santo e alerta Luzia. Cícero dispara contra Santo e Bento defende o irmão. Piedade tem um mau pressentimento.

TOTALMENTE DEMAIS

Jojô consegue trazer os avós para o Brasil, na tentativa de ajudar Arthur a se recuperar de seu sofri-mento por Eliza. Sofia chega ao res-taurante para jantar com Eliza, que não desconfia de que a irmã está armando com Jacaré um plano para atentar contra sua vida.

Ana pede que Tito se afaste dela. Samurai ameaça Filipe. Cleiton ajuda Uodson com a mudança para a casa de Monique e Alina se incomoda. Filipe promete a Samurai que guardará segredo so-bre as entregas que o empresário lhe pediu para fazer.

RECORD

06:00 - Faixa Regional06:30 - Balanço Geral Manhã07:30 - Faixa Regional08:55 - Fala Brasil

TV PAMPA

07:00 - Iurd08:30 - Te Peguei09:30 - Melhor para Você12:00 - Iurd14:00 - Te Peguei15:00 - A Tarde é Sua17:00 - Te Peguei17:30 - Encrenca17:55 - Pampa Debates18:54 - Jornal da Pampa19:05 - Atualidades Pampa

RBS TV

05:00 – Hora Um06:00 – Bom Dia Rio Grande07:30 – Bom Dia Brasil08:50 – Mais Você10:10 – Bem Estar10:50 – Encontro12:00 – Jornal Do Almoço12:50 – Globo Esporte13:20 – Jornal Hoje13:55 – Vídeo Show14:40 – Vale A Pena – Anjo Mau

20:30 - Propaganda Partidária20:40 - Programa Religioso 21;35 - TV fama22:00 - Rede Tv News22:15 - Luciana by Night00:05 - Atualidades

10:00 - Hoje em Dia12:00 - Faixa Regional14:45 - Prova de Amor15:45 - Chamas da Vida16:45 - Cidade Alerta19:45 - Faixa Regional20:30 - Os Dez Mandamentos21:30 - Jornal da Record22:30 - Power Couple Brasil00:00 - Shades of Blue01:15 - Fala Que Eu Te Escuto02:00 - Programação Universal

15:40 – Champions League – Manchester City X Real Madrid17:40 - Malhação18:20 – Êta Mundo Bom19:05 – Rbs Notícias19:25 – Totalmente Demais20:30 – Jornal Nacional21:15 – Velho Chico22:15 – Mister Brau22:50 – Liberdade, Liberdade23:35 – Jornal Da Globo00:15 – Programo Do Jô00:55 – Agentes Da S.H.I.E.L.D.

INB

OX

Royal 1Mogli – O Menino Lobo 10 anos – Dublado14:00, 16:00 e 18:00

Rua Cloverfield, 1014 anos – Legendado21:00

Royal 2Batman Vs. Superman

12 anos – Dublado18:00

Batman Vs Superman12 anos – Legendado21:00

O Caçador e a Rainha do Gelo12 anos – Dublado13:20 e 15:40

Royal 3Mogli – O Menino Lobo10 anos – Dublado 3D14:00, 16:20

O Caçador e a Rainha do Gelo12 anos – Dublado 3D18:30

O Caçador e a Rainha do Gelo12 anos – Legendado

21:00

Royal 4Em Nome da Lei14 anos – Dublado16:40, 19:00 e 21:20

ZootopiaLivre – Dublado14:30

Sítio Histórico das Missões DANIFICADO por temporalAs equipes do Instituto do Patri-

mônio Histórico e Artístico Nacio-nal (Iphan) e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) iniciaram nessa segunda-feira uma análise do no Sí-tio Arqueológico de São Miguel das Missões (RS) – Patrimônio Mundial desde 1983 – para avaliar os danos provocados pelo forte temporal que atingiu a região na noite desse do-mingo. São cerca de 30 profissionais mobilizados, principalmente, no transporte das esculturas sacras mis-sioneiras do período jesuítico para um local mais seguro, visto que há previsão de mais chuvas para hoje.

As primeiras informações são de que as ruínas do Sítio Arqueológico e a Igreja de São Miguel não foram prejudicadas. A superintendência do Iphan já está fazendo um levantamen-to do que precisa ser reparado. Até o momento foram identificados danos à vegetação do sítio arqueológico, com

várias árvores de grande porte que-bradas, vidros estilhaçados e esqua-drias das janelas do museu. O sítio e o museu permanecerão fechados para visitantes por tempo indeterminado.

O sítio arqueológico de São Mi-guel das Missões é um dos conjuntos históricos mais importantes situados em terras brasileiras. Em 1937, o arquiteto Lucio Costa foi enviado ao Rio Grande do Sul para analisar os remanescentes dos Sete Povos das Missões e a visita resultou no tomba-mento, pelo Iphan, em 1938.

O temporal com possível tornado atingiu o município de São Miguel das Missões e deixou pelo menos 50 casas com muitos danos. A força do vento ainda arrancou parte da cobertura do hospital, praticamen-te destruiu o Centro de Tradição Gaúcha (CTG). O temporal também derrubou várias árvores e causou falta de energia elétrica. Temporal com possível tufão atingiu a Região das Missões no último final de semana

RE

PR

OD

ÃO

A

RA

ZÃO

REPRODUÇÃO A RAZÃO

Page 14: Jornal A Razão 26/04/2016

7SEGUNDOTERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2016

PALAVRAS CRUZADAS

Preencha os espaços vazios com algarismos de 1 a 9. Os algarismos não podem se repetir nas linhas horizontais, nem nos quadrados menores (3x3).

SUDOKU

ÁRIES - 21/03 A 20/04

Muito bom dia para fazer novas experiências científicas ou psíquicas e para assinatura de contratos e para as diversões e a vida senti-mental e amorosa.

TOURO - 21/04 A 20/05

Alegre disposição mental para novas amiza-des e para tratar de assuntos íntimos. Melhora profissional e financeira e bastante êxito social também está previsto.

GÊMEOS - 21/05 A 20/06

Notícia e novidades do seu interesse devem ser esperadas para o período desta tarde. Momento favorável para questões de dinheiro, inventário ou herança.

CÂNCER - 21/06 A 21/07

Este será um período benéfico para você come-çar ou levar avante negócios e empreendimen-tos monetários. Os presságios para esta fase são mais promissores para empréstimos.

LEÃO - 22/07 A 22/08

Dia propício para tratar de assuntos impor-tantes com autoridades civis e militares. Evite, porém, os atritos com filhos ou pais e as pessoas que dizem ser amigas.

VIRGEM - 23/08 A 22/09

O excesso de confiança em si e de otimismo, principalmente ao lidar com seu dinheiro, poderá acarretar-lhe sérios problemas. Faça tudo dentro de suas condições.

LIBRA - 23/09 A 22/10

Dia dos melhores para contatos com velhos amigos. Os negócios relacionados com o conjugue e com o sexo oposto lhe trarão bons lucros. Fase favorável ao noivado e namoro.

CAPRICÓRNIO - 22/12 A 20/01

Momento bom para viagens curtas. Tudo isso se deve à influência de Marte e Mer-cúrio. Portanto, haverá paz em todos os setores de sua vida.

ESCORPIÃO - 23/10 A 21/11

Novas e propícias amizades, prosperidade pro-fissional, financeira e social e muito otimismo quanto a uma vida tranquila e feliz em um futuro próximo, é o que indica o fluxo astral do dia.

SAGITÁRIO - 22/11 A 21/12

Evite a falta de persistência e dê continuida-de nos empreendimentos ou negócios, que conseguirá bons resultados. Bom para tratar com pessoas importantes ao seu progresso.

AQUÁRIO - 21/01 A 19/02

Deverá tomar cuidado ao dirigir veículos em estradas, ao entrar em contato com má-quinas, fogo e eletricidade e com tudo que possa lhe prejudicar fisicamente.

PEIXES - 20/02 A 20/03

Com otimismo e entusiasmo, você consegue ótimos resultados. Procure evitar compro-missos arriscados. Não trate com pessoas desconhecidas. Tenha cautela.

HORÓSCOPO

Page 15: Jornal A Razão 26/04/2016

8 MÁRCIO [email protected] / Twitter - @MarcioGrings

RODRIGO RICORDI A RAZÃO

A vida pessoal do gênio por trás de canções como “Hallellujah”, “Suzanne” e “Bird on the Wire” é contada em livro da Editora Best Seller

FOTOS REPRODUÇÃO A RAZÃO

REPRODUÇÃO A RAZÃO

REPRODUÇÃO A RAZÃO

Que tal ouvir as canções dos Beatles no seu smarthphone? Basta baixar o apli-cativo Beatles Radio e levar os clássicos do Fab Four para onde você estiver. Na verdade, a grande sacada do APP gratuito é que a ferramenta apresenta uma seleção de web rádios que dedicam sua progra-mação ao grupo inglês. São mais de 10 opções ofertadas de um modo muito prático. Além dos Beatles, o programa também apresenta covers e obras solo de John, Paul, George e Ringo. Toda a usabilidade é muito simples, além da possibilidade de navegar em outras abas sem se desconectar do aplicativo. Para baixar o APP acesse www.gringsmemorabilia.com

40 anos depois, elenco e realiza-dor de “Taxi Driver” (1976) foram reunidos na mesma imagem. O quinteto fez essa foto na última sexta-feira (22) no Tribeca Film Festival. Considerado um clássico do cinema mundial, o filme do cineasta Martin Scorcese conta a história de um veterano da Guerra do Vietnã (De Niro) que começa a trabalhar como motorista de táxi em Nova Iorque. Envolto pelo vício, violência e a prostituição que estão sempre à sua volta, perde a noção das coisas quando logo no primeiro encontro leva uma bela mulher (Cybill Sheperd), para ver um filme pornô. No entanto, é altruísta ao tentar persuadir uma prostituta de 12 anos (Jodie Foster) a largar o seu cafetão.

APP BEATLE no smartphone

Elenco de TAXI DRIVER é reunido

Mais conhecido pelo seu trabalho como músico e compositor, o artista canadense Leonard Cohen é

também um escritor de mão cheia. Já lançou romances, novelas e tem uma obra poética de grandiosa valia, totalmente deslocada do âmbito musical. Aqui no Brasil, foram lançados apenas dois desses livros: o romance “A Brincadeira Favorita (Cosac Naify) e o apanhado de poemas “Atrás das linhas inimigas do meu amor” (7 Letras). Por isso o lançamento em português de “I’m Your Man” (Best Seller, 504 páginas, R$ 79,90), uma de suas mais importantes biografias - é algo que precisa ser comemorado. Quem escreve é Sylvie Simmons, mesma responsável por “Um Punhado de Gitanes” (Barracuda), livro dedicado ao cantor e compositor francês Serge Gainsbourg.

Já em “I’m Your Man” a jornalista se propôs a investigar a fundo a carreira de Cohen, apontando o trajeto percorrido por ele desde a infância no Quebec até a ascensão ao status de ícone da música e da poesia contemporâneas. “Leonard é um homem privado e um tanto misterioso, um mestre em dizer só aquilo que quer e esconder o resto. É

preciso lembrar que ele tem 81 anos e não tem uma memória infalível. Várias vezes, ele me contou algo e eu o corrigi. Ele só dizia: ‘Sylvie, você sabe mais sobre mim do que eu mesmo’”.

Biografia de LEONARD COHEN chega às livrarias

TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2016

Nesta quinta-feira (28), às 20h30, o duo musical santa-marien-

se Dandis lança seu CD de estreia no palco

do Theatro Treze de Maio. Vinícius Kunzler (voz e violi-

no) e Gustavo Garoto (voz e violão) cantam o amor, o tempo e a liberdade de transformação da música. Participações especiais de Jairo Lambari Fernandes e Pirisca Grecco. Ingressos R$ 20 (antecipado), R$ 15 (sócios e meia-entrada) e R$ 30(no dia).

Confirmado! O Aerosmith vol-ta ao Brasil para shows em três ca-pitais no próximo mês de outubro. A venda de ingressos tem início na próxima semana. As apresentações serão em outubro: dia 11 em Porto Alegre (Beira-Rio); 15 em São Paulo (Allianz Par-que) e dia 21 em Recife (Chevrolet Hall). Esta será a sexta passagem da banda norte-americana pelo País.

REPRODUÇÃO | A RAZÃO

REPRODUÇÃO | A RAZÃO

DANDIS NO TREZE AEROSMITH NO BRASIL

Da esquerda para direita: Cybill Shepherd, Martin Scorsese, Robert DeNiro, Jodie Foster e Harvey Keitel

MTV Unplugged, uma das franquias mais fortes da MTV da época de ouro dos video-clipes, retornará ao canal ainda em 2016. Ao longo dos anos, o programa mostrou diversos artistas tocando seus hits em instrumentos acústicos, com poucas exceções. O canal anun-ciou o revival em um evento na semana pas-sada. Ainda não foi anunciado que artistas e bandas estarão escalados para essa nova etapa.

MTV UNPLUGGED

Page 16: Jornal A Razão 26/04/2016

Entidades pedem mais agilidadeEMPRESÁRIOS PARTICIPAMDE AUDIÊNCIA PÚBLICASOBRE O PROJETO QUERECEPCIONA A LEI KISS

Uma audiência pública realizada na tarde de ontem debateu o Proje-

to de Lei Complementar (PLC) 8290/2015, que recepciona a Lei Estadual 14.376, conhecida como Lei Kiss, no município de Santa Maria. Representantes de diversos segmentos da comuni-dade, como empresários, Bom-beiros, Prefeitura e integrantes da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tra-gédia de Santa Maria (Avtsm) puderam dar sua contribuição sobre o projeto, que deverá ser votado no início de maio pela Câmara de Vereadores.

A comissão especial que estu-da o projeto apresentou um texto substitutivo ao PLC enviado pelo Executivo em setembro de 2015. O vereador Luciano Guerra (PT), presidente da comissão, ressaltou a importância do projeto para a cidade. “Nossa cidade, conhe-cida no mundo todo pela tragé-dia, tem que ser agora conhecida como a cidade que tem leis de prevenção e que as cumpre com eficiência”, destaca.

Segundo o presidente do Sin-dicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas Região Centro), Ademir da Costa, res-

Adequação da legislação municipal permitirá padronizar entendimentos e interpretações, agilizando processos

BANCOS

Os clientes bancários agora po-dem abrir ou fechar contas ban-cárias, como conta-corrente e de poupança, usando a internet. O Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou as regras para abertura e fechamento de contas de depósitos por meio eletrônicos. Segundo o Banco Central (BC), os bancos terão que adotar procedimentos e controles que permitam confirmar a auten-ticidade dos documentos eletrô-nicos e podem usar tecnologias como contato por vídeo, de reco-nhecimento de voz e assinaturas com certificação eletrônica. A novidade já está valendo e as mes-mas regras das contas convencio-nais são válidas para as abertas por meio eletrônico.

ABERTURA DE CONTASAGORA PELA INTERNET

DIA DAS MÃES

A Associação Gaúcha para De-senvolvimento do Varejo (AGV), entidade parceira da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL-SM) quer saber como será o comportamento das vendas para as compras do Dia das Mães. Para isso, está realizando uma pesqui-sa, através de um questionário, so-bre as intenções de consumo para a data. Simples e rápido de ser res-pondido, o formulário, composto por 11 perguntas, está disponível no link http://bit.ly/1YDyhSe.

PESQUISA QUER SABERSOBRE OS PRESENTES

AR

QU

IVO

/ A

RA

ZÃO

9ECONOMIATERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2016

AS PRINCIPAIS MUDANÇAS

Pela PLC 8290– “Fica recepcionada a Lei Es-

tadual nº 14.376, de 26 de dezem-bro de 2013 com suas posteriores alterações e regulamentações” – Art 1º.

– “É da competência exclusi-va do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBMRS) a análise e aprova-ção de projetos que envolvam normas de segurança, prevenção e proteção contra incêndios nas edificações e áreas de risco de incêndio e consequente vistoria para a emissão do Alvará de Plano de Prevenção de Incêndio – APPCI, nos termos do disposto no art. 53, § 2º da Lei Estadual nº

14.376/2013” – Art 2º.– “Para licenciamento de

obras das edificações multifa-miliares, comerciais, serviços e industriais, quando da apresenta-ção do certificado de aprovação do PPCI será emitido alvará de licença com prazo de 360 dias (1 ano)” – Art 4º.

O que diz a Lei 3301/91- No Município de Santa

Maria, compete a Prefeitura Mu-nicipal, através do 4º Grupamen-to de Incêndio (4º GI), estudar, analisar, exigir e fiscalizar todo o Sistema de Prevenção e Proteção Contra Incêndio, conforme o estabelecido nestas normas.

COMPRA VENDA

DÓLAR 3,5471 3,5485EURO 4,0020 4,0071PESO AR 0,2481 0,2485PESO UY 0,1115 0,1114

INDICADORES ECONÔMICOS

SALÁRIO MÍNIMONacioNal: R$ 880,00

BASE DE PARCELA ALÍQUOTACÁLCULO DEDUZIR (%)

Até 1.903,98 --- ---De 1.903,99 Até 2.826,65 142,80 7,5De 2.826,66 Até 3.751,05 354,80 15De 3.751,06 Até 4.664,68 636,13 22,5AcimA De 4.664,68 869,36 27,5

SALÁRIO MÍNIMO

SALÁRIO CONTRIBUIçãO (R$) ALÍQUOTA (%)Até R$ 1.556,94 8 De R$ 1.556,95 Até R$ 2.594,92 9 De R$ 2.594,93 Até R$ 5.189,82 11

AUTÔNOMOS, EMPRESÁRIOS E FACULTATIVOS

SALÁRIO MÍNIMO

SALÁRIO-BASE ALÍQUOTA CONTRIBUIçãO

R$ 880,00 11% R$ 96,80

INCC - M/FGV

FeVeReiRO 0,52%mARÇO 0,79%

BOVESPA

25/04/2016 -1,98% 51,862

TAXA DE JUROS TJLP

AbRil A JunhO 0,6250%

INSS

(*) Após O VencimentO, multA De 4%.se pAgA nO mês seguinte, multA De 7%.nO mês subseqüente, 10% De JuROs.

POUPANçA

15/04/2016 0,6760018/04/2016 0,6760019/04/2016 0,6760020/04/2016 0,6701022/04/2016 0,6701025/04/2016 0,67010

INFLAçãO FEV MAR

inpc (ibge) 0,95 0,44icV (Dieese) 0,71 0,44igp-m (FgV) 1,29 0,51icVsm (uniFRA) 0,50 0,90

INDICADORES RURAIS

ARROZ (sc 50 kg) R$ 40,00 bAtAtA (sc 50 kg) R$ 80,00FeiJÃO (sc 60 kg) R$ 145,00milhO (sc 60 kg) R$ 35,50sOJA (sc 60 kg) R$ 73,00tRigO (sc 60 kg) R$ 32,50bOi (kg ViVO) R$ 5,50VAcA (kg ViVO) R$ 4,98cORDeiRO (kg ViVO) R$ 5,00lEiTE (liTRo) R$ 0,88suÍnOs (kg ViVO) R$ 4,00FOnte: emAteR RegiOnAl

TAXA DE JUROS SELIC

JAneiRO 1,06%FeVeReiRO 1,00%mARÇO 1,16%

OURO (R$ COTAçãO/G)25/04/2016 -1,32% 140,00

salta que o documento permitirá acabar com as contradições entre a legislação estadual e a munici-pal, padronizando os passos dos processos. “Queremos maior rigor no controle, mas também mais agilidade nos processos de emissão dos alvarás”, afirma.

A Lei Kiss também descre-ve as penalidades e infrações que podem ser aplicadas com o descumprimento das diretrizes. Atualmente, as duas legislações – municipal e estadual – se con-frontam e dificultam o trabalho de profissionais como engenhei-ros e bombeiros, por exemplo. A comissão da Câmara é formada pelos vereadores Luciano Guer-ra (presidente), João Ricardo Vargas (vice-presidente) e Cezar Gehm (relator).

Page 17: Jornal A Razão 26/04/2016

10/CLASSIFICADOS TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2016

TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2016

10

APTO 1d., sala, coz.,banh., área serv. próx.Prefeitura. F: 9981 4031

BARBADA APTO 2d., novo, recebo em carros F: 99814031

VDO APTO 3d. c/suite, gar.de frente c/ 3 sac., próx.UNIMED recebo parte emgado F: 9981 4031

ALUGO Sala individual pprof. da área da saúde tratarc/ Natália F:9696 5767

APTO 2D. c/ dep. compl,sac, port. elet. gar. Bozanopróx. 3DE.F:3221 4753 -99579690

Page 18: Jornal A Razão 26/04/2016

11/CLASSIFICADOS TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2016

BARBADA PEUGEOT 207,09, 4p., compl.,IPVA PG R$18.500,00 (IPI6184) F:99849994

* Gatíssima com foto nasensual .F:9107 1466

* VENHA e confira c/ localcentral 60,00.F: 9204 4250

** JESSIKA TRANSEX **F:55 9645 0403 c/ fotoswww. jesikagaucha.com

SPLIT VENDA,INSTALAÇÃO EMANUTENÇÃO. F:99567500 /8426 3390 / 9117 5906/ 8166 0917

** JULIANA R$50,00 91926068

** LARA R$40 das 8 às21hs. F:8167 9693

** PEROLA NOVIDADEF:9679 6914

*** JAMILY *** GAROTASAFADINHA. F:9214 3171

*** LINDA promoção.F:9930 3910

CASADA F: 9671 0937

DEBORA RIOS transexdeborablogspot. com.brF:9715 5163

LARISSA C/ LOCAL e ar .F:9166 2630/ 9673 9722

MULATA FOGOZA e algomais .Fone: 9114 0656

Nicoly MULATINHA emnovo local .F:9678 6185

PATY R$50 NORMAL E R$80COMPL. Fone:9115 4136

VANESSA 19 anos. Fone:9638 4165

Page 19: Jornal A Razão 26/04/2016

12 SERVIÇO TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2016

AGENDA

HOJE

ESCLEROSEAcontece nesta terça-feira, às 20h, a palestra “As 4 Novas Ten-dências dos Líderes de Mercado”, com o consultor de marketing e coach Maurílio Barboza. O evento ocorrerá na Sala de Convenções do Clube Recreativo Dores, ao custo de R$ 30.A palestra é uma realização da Apemsmar, em parceria com a Rede de Empreendedores, Centro Software, Dani Limbergher Coach e Effectory. Parte da arrecadação será doada para a associação. Mais informações sobre o evento pelo telefone (55) 99869638.

DIA 28

CICLO DE PALESTRASA Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) promove mais uma edição do Ciclo de Palestras “O Assunto É”, com o painel “Empreendedor Resiliente e Resultados Eficazes”, com Marcos Monteiro. O evento acontece às 19h, o auditório da Cacism (6º andar), sendo gratuito para associados da entidade. Informações e reservas pelo telefone (55) 3222-7600 ou pelo e-mail [email protected].

DIA 29

ESPIRITISMOA Sociedade Espírita Luz e Caridade, que está completando 88 anos, promoverá uma série de palestras. Sexta-feira, às 20h30, o tema abordado será “O que é mediunidade?”, com Sidney Lourenço. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3304-1415.

DIA 1º

LAR DAS VOVOZINHASNeste domingo, 1º de maio, acontece mais uma edição do risoto beneficente do Lar das Vovozinhas. Risoto a R$ 8, porção de galeto a R$ 12, maionese a R$ 6 e doces a R$ 2 (unidade). Informações e reservas pelo telefone (55) 3026-2671.

VAGAS SINE

ALMOXARIFE - com experiência e Ensino Médio completo.ATENDENTE SETOR HORTIFRUTI - vaga para operador de hortifruti e abastecimento de produtos, turno tarde e noite, Ensino Fundamen-tal completo.AUXILIAR DE MARCENEIRO - com experiência e Ensino Fundamen-tal completo.MECÂNICO DE CAMINHÕES - com experiência de seis meses e Habilitação C.SERRALHEIRO - experiência em solda e montagem de portas, jane-las e grades.SUPERVISOR DE PRODUÇÃO - vaga para encarregado de setor in-dustrial alimentício, exige experiência de pelo menos 6 meses, com curso em áreas afins.VENDEDOR INTERNO - exige experiência em vendas de materiais elétricos, ferragens e material de construção; Ensino Médio comple-to obrigatório.VENDEDOR INTERNO - experiência em vendas de próteses, produtos ortopédicos, médicos ou farmacêuticos; Ensino Médio completo obrigatório.

VAGAS EXCLUSIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD)

AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO (Vaga exclusiva p/ PCD)COBRADOR DE TRANSPORTES COLETIVOS (Vaga exclusiva p/ PCD) - Exige Ensino Fundamental completoTÉCNICO DE INFORMÁTICA (Vaga exclusiva p/ PCD) - Exige curso técnico concluído ou em andamento.

VAGAS CDL

Escola de Idiomas Consultor de VendasFarmácia de Manipulação Auxiliar de LimpezaEscritório Contábil Auxiliar ContábilEmpresa de Telefonia TelemarketingEmpresa de planos de saúde Cobrador externoImóveis CorretorEmpresa de cosméticos EstoquistaLoja de móveis Auxiliar de PCPLoja de materiais de construção CarregadorGuia de anúncios Vendedor externoEmpresa de plástico Repres. comercial

Cachorrinha procura novo lugar para morarA cachorrinha da foto ao

lado está à procura de um novo lugar para morar. É de porte pequeno, foi castrada, é dócil e se dá muito bem com outros cachorros. Ela foi retirada dos antigos tutores por sofrer cons-tantes maus tratos. Agora já está recuperada e tratada. Quem ti-ver interesse em uma adoção consciente e responsável por entrar em contato com Antonia pelos telefones (55) 3221-3954 ou 81024530.

Curso de capacitação em mamografiaA Escola Técnica Fisma está

com inscrições abertas para mais uma edição do curso de Capacitação em Mamografia. O curso tem o objetivo de capaci-tar profissionais das áreas Técni-cas e Tecnólogas em Radiologia, além de estudantes que estejam cursando o último módulo (es-tágio na área).

Ao todo são 25 vagas para participantes do sexo femini-

no, ao final do curso o aluno ganha certificado (reconhecido no território nacional). O cur-so terá início no dia 13 de maio e vai até o dia 26 junho, com aulas nas sextas-feiras à noite e aos sábados (manhã e tarde), totalizando 50 horas de aulas teóricas. Além de 30 horas de aulas práticas, nas quais os alu-nos executarão atividades para ampliar os conhecimentos na

área, realizando treinamentos e aulas no Setor de Radiologia em Hospitais Conveniados com a instituição, totalizando uma carga de 80 horas.

As inscrições podem ser rea-lizadas até o dia 9 de maio, na sede da Fisma, na Rua José do Patrocínio, nº 26. Mais informa-ções serão obtidas pelo telefone (55) 3025-9741 ou pelo e-mail [email protected].

Vestibular de inverno da FamesO processo seletivo de in-

verno da Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames) está marcado para o dia 21 de maio. São ofertadas vagas para os cur-sos noturnos de Administração, Ciências Contábeis e Direito e Educação Física matutino e no-turno. As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-fei-ra, dia 18, pelo site famesvesti-bular.com.br.

Existem três formas de par-ticipação no vestibular: prova presencial; uso exclusivo da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e anos anteriores e simultaneamente pelas duas modalidades, perma-necendo o melhor desempenho. A taxa de inscrição é de R$ 35 para o primeiro e terceiro caso, e R$ 25 para o segundo.

A prova será aplicada no pe-

ríodo da tarde, das 13h às 17h, e será composta por 40 questões objetivas de múltipla escolha, além de redação. Os candidatos devem comparecer à sede da Fa-mes (Rua Dr. Turi, 2003), com meia hora de antecedência. A divulgação do resultado do ves-tibular ocorre a partir das 18h do dia 23 de maio.

Mais informações pelo tele-fone 3028-7017.

Os distritos de Santa Flora e São Valentim recebem nes-ta semana as ações da Unidade Móvel de Saúde, encerrando o roteiro de abril. Hoje, a equipe atende a comunidade de San-ta Flora, na localidade de Co-lônia Penna. O público pode procurar o serviço, no local indicado no cronograma, das 8h30 às 11h30.

Nesta quarta-feira, o serviço será prestado aos moradores da localidade de Banhados, tam-bém em Santa Flora. Quin-ta-feira, dia 28, será a vez da comunidade ser atendida na Escola Santa Flora. Na sexta-feira, a estrutura estará aten-dendo no Distrito de São Va-lentim, na localidade de Alto das Palmeiras.

Neste mês de abril, e es-trutura móvel atenderá nas segundas, terças, quartas e sextas com equipe completa,

Atendimentos nos distritos

Serviços serão prestados até esta sexta-feira, encerrando cronograma de abril

DIVULGAÇÃO / A RAZÃO

DIVULGAÇÃO / A RAZÃO

composta por médico, enfer-meira e dentista. Nas quintas-feiras será oferecido somente serviço odontológico.

Durante a permanência do equipamento nas localidades, também pode ser efetuada a retirada de medicamentos,

mediante a apresentação de receita médica. Nos dias em que a equipe conta com um médico do município, além do atendimento clínico, o profis-sional encaminha e faz o agen-damento para exames e con-sultas com especialistas.

Page 20: Jornal A Razão 26/04/2016

MMT Advogados AssociadosNOTAS ADVOCACIA

DESTAQUE EMPRESARIAL

Roberto MachadoRoberto Machado, de 55 anos, iniciou sua

carreira como corretor de imóveis após a extinção do Banco Sul Brasileiro, onde trabalhava. Em 2016, a Imobiliária Brasão completará seus 32 anos de atividade, e segundo o sócio proprietário, “o segredo para nos manter durante mais de três décadas no mercado são a confiabilidade que conquistamos junto aos clientes”, sendo isso o diferencial da Brasão.

Questionado sobre o momento atual econômico do país, Machado acredita que durante toda a existência da imobiliária Brasão, a equipe passou por muitas crises, que, ainda segundo ele, foram criadas pela incompetência de governantes. Mas mesmo assim, o corretor acredita que o empresário não tem a opção de errar. A equipe

da Brasão busca sempre agregar benefícios ao seu público, por esse motivo, tem um bom cadastro de clientes e realiza um trabalho constante para se manterem competitivos no mercado imobiliário.

Durante esses quase 32 anos de funcionamento, a Brasão recebeu várias premiações de destaques no ramo, como o de qualidade e excelência de 2016, promovido pela New Pesquisas.

A empresa está consolidada na Rua André Marques, n° 728 - térreo, em frente ao INSS, no centro de Santa Maria. A equipe recepciona seus clientes em um espaço amplo, com 242 m². Mais informações sobre a Imobiliária Brasão, podem ser encontradas no site www.imobiliariabrasao.com.br ou pelo telefone (55) 3221-5469.

O escritório Martini, Medeiros & Tonet-to Advogados Associados foi fundado em 2001, na principal cidade da região central do Rio Grande do Sul, Santa Maria, onde fica sua matriz. Iniciou suas atividades fo-cando no atendimento a servidores públicos e expandiu sua área de atuação, construin-do, assim, uma sólida reputação em todas as especialidades do Direito.

Além da matriz em Santa Maria, o MMT conta com uma unidade na capital gaúcha, Porto Alegre, e outra filial sul-mato-gros-sense, na cidade de Campo Grande. Tam-bém conta com escritórios parceiros em di-versas localidades, formando uma rede que

abrange grande parte do Brasil.Os profissionais que lá advogam, atuam

em Direito de Servidores Públicos Civis e Militares, Direito Administrativo e Consti-tucional, Direito de Família, Direito Penal, Direito Penal Militar, Direito Previdenci-ário, Direito Ambiental, Direito Civil, Di-reito Trabalhista, Direito do Consumidor, Direito Sucessório, Direito Empresarial e Societário, Direito Tributário e no Direito Agrário. Mais informações sobre o escri-tório podem ser esclarecidas pelo telefone (55) 3025-6100 ou vá até o escritório que fica na Avenida Osvaldo Cruz, n° 268, no Bairro Nossa Senhora das Dores.

DIVULGAÇÃO / A RAZÃO

Lilica & Tigor recebe prêmio por desempenho

A franquia santa-mariense da Lilica & Tigor foi destaque no ano de 2015, ficando entre as 10 melhores lojas da marca no Brasil, sendo um dos fran-queados pilares da rede para o ano de 2016.

A unidade, que fica loca-lizada no Calçadão de Santa Maria e completa 15 anos em maio deste ano, foi premiada no PELT – Programa de Exce-

lência Lilica & Tigor, em um encontro de franqueados rea-lizado na Academia do Varejo Marisol, em Jaraguá do Sul, Santa Catarina.

A Lilica & Tigor Santa Ma-ria agradece a todos que con-tribuíram para esse grande re-sultado. A loja esta localizada na Rua Dr. Bozano, 1336. O telefone para contato é (55) 3223-0730.

Assessoria em Recursos Humanos é na Ello

A Ello RH é uma Agência de Assessoria em Recursos Humanos que atua na região de Santa Maria desde 1998 e tem suas ações focadas na qua-lidade, na agilidade dos seus serviços e na satisfação dos seus clientes.

A missão da Ello RH é contribuir para o desenvol-vimento da gestão de pesso-as, oferecendo serviços que atendam à expectativa dos nossos clientes promovendo qualificação, com especialistas em recrutamento e seleção de efetivos, treinamento e desen-

volvimento, administração de estágios, consultoria empresa-rial e cursos.

Descobrir talentos para a Organização é um desafio contínuo e encontrar candi-datos qualificados é a ques-tão-chave. Mais informações podem ser obtidas na sede da Ello, que fica na Rua Alber-to Pasqualini, 111, sala 1306. Fone: (55) 3225-2021. Você pode saber mais sobre a Ello RH acessando site ellorh.com.br ou enviando sua dú-vida para o e-mail [email protected].

13MERCADO ABERTOTERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2016

VITRINE COMUNICAÇÃO E GESTÃO DE MARCAS

A REFERÊNCIA EM TURISMO É A TRAVEL MIX

A agência Vitrine Comunicação e Gestão de Marcas foi premiada, em evento do Ranking Agas 2015, como a desenvolvedora da melhor ação publicitária do ano de 2015, na categoria indústria. Um prêmio que reconhece o empenho da agência no desenvolvimento de uma comunicação diferenciada e eficiente, trabalhando lado a lado com seus clientes sempre em busca de novidades e de melhores resultados.Mais informações pelo telefone (55)3026-0040.

Está à procura de pacotes turísticos? A Travel Mix tem serviços de viagens para vários países do continente americano, Europa e viagens pelo Brasil. A empresa de turismo tem como seu maior patrimônio uma equipe experiente, extremamente especializada e capacitada para oferecer a melhor consultoria personalizada em suas viagens de lazer e corporativas. A Travel Mix Santa Maria encontra-se estabelecida junto a Avenida Medianeira, 1845. Mais informações pelo telefone (55) 3222-3322 ou envie um e-mail para [email protected]. Navegue pelo site travelmix.com.br e escolha o seu destino turístico.

Page 21: Jornal A Razão 26/04/2016

14 ESPORTE TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2016

Vitória e esperança esmeraldinaINTER

O volante Rodrigo Dourado, desfalque no Inter há pelo me-nos três semanas, pode ficar à disposição do técnico Argel Fucks no segundo jogo da final do Gauchão, que irá ocorrer no Estádio Beira-Rio, agen-dado para o dia 8 de maio, às 16h. Antes disso, o elenco co-lorado tem a chamada semana cheia visando o confronto de ida da decisão do regional. No próximo domingo, também às 16h, o Inter visita o Juventude no Alfredo Jaconi.

DOURADO PERTODO RETORNO

GRÊMIO

Depois da eliminação no Gau-chão, o Grêmio volta às aten-ções para a Copa Libertadores. O Tricolor encara amanhã, às 21h45, o Rosario Central, na Arena, em jogo de ida das oi-tavas de final. O zagueiro Pe-dro Geromel é o desfalque e o equatoriano Miller Bolaños pode aparecer entre os titula-res. O provável Tricolor deve ter Marcelo Grohe; Ramiro, Fred, Bressan e Marcelo Oli-veira; Walace, Maicon, Giulia-no, Douglas e Luan; Bolaños.

FOCO NA LIBERTADORES

LIGA DOS CAMPEÕES

Hoje, às 15h45 (horário de Brasília), começa a fase semi-final da Liga dos Campeões da Europa. Esse meio de se-mana marca os dois jogos de ida. Nesta terça, na Inglaterra, o Manchester City recebe o Real Madrid, e amanhã, tam-bém às 15h45, na Espanha, o Atlético de Madrid encara o Bayern de Munique.

FASE SEMIFINALINICIA HOJE

SÉRIE BRONZE

As duas equipes que represen-tam Santa Maria no Estadual de Futsal Série Bronze entra-ram em quadra no último sába-do. A UFSM atuou no Ginásio do Corintians e empatou com o Palmeiras de São Gabriel por 5 a 5. Já o União Independen-te/Cirne Automóveis foi até Caçapava do Sul e perdeu para a ACF por 10 a 3. No próximo sábado, o União recebe a ASF, de Santiago, no Centro Des-portivo Municipal (CDM), e a UFSM vai à Salto do Jacuí onde enfrenta a ADCH.

UM EMPATE EUMA DERROTA

RIOGRANDENSE BATEU O SÃO GABRIEL POR 2 A 1 ONTEM E MANTEVE AS CHANCES DE ESCAPAR DO REBAIXAMENTO

Ontem à tarde, nos Euca-liptos, o Riograndense venceu o São Gabriel

por 2 a 1 no complemento da 12ª rodada do Acesso. Zezinho e Alan marcaram os gols peri-quitos e Márcio Reis descon-tou para o time gabrielense.

Como o campo estava em-barrado, em muitos lances o gramado prejudicou os atle-tas. Entretanto, a primeira finalização do time esmeral-dino foi certeira. Aos 16 mi-nutos, Zezinho, um dos me-lhores em campo, arriscou da intermediária, a bola quicou e traiu o goleiro Fernando: 1 a 0. Aos 23, o São Gabriel em-patou. Thomas cruzou para a área, o goleiro Marcos e a zaga do Riograndense se con-fundiram e Márcio Reis apro-veitou: 1 a 1 no marcador. Já nos acréscimos da primeira etapa, Bahia serviu Márcio Reis, que pegou mal na bola e a igualdade foi mantida nos primeiros 45 minutos.

Na volta para o segundo tempo, logo aos 3 minutos, boa chance para os visitantes. Leonardo Paim cruzou da di-reita e Bahia, quase em cima da linha do gol, mandou pela linha de fundo. Seis minutos

GILSON ALVES

Técnico Thiago Costa afirma que o Inter-SM depende das próprias forças

DEIVID DUTRA / A RAZÃO

No lance, o centroavante Alan está marcando o gol que deu a vitória ao Riograndense nos Eucaliptos

Faltam apenas duas roda-das para o término da Primei-ra Fase da Divisão de Acesso. Como o Inter-SM não tem mais chances de obter a clas-sificação para ir adiante na competição, o jeito é fazer os cálculos para escapar do re-baixamento. Lembrando que o último de cada chave cai de forma direta e o penúlti-mo (sétimo) disputa um mata mata contra a equipe que fi-car nessa mesma colocação no Grupo B.

A sexta posição deixaria o time do Inter-SM, na chamada zona do “limbo”, ou seja, não se classifica, mas se livra do rebai-xamento. Com dez pontos na ta-bela, a equipe da Baixada briga com o Santa Cruz, que hoje tem doze, e com o arquirrival, Rio-grandense, que ontem à tarde venceu e foi a oito. Pelo equilí-

brio na pontuação, restando só dois compromissos para cada um, a luta deve continuar até a última rodada, quando o Alvir-rubro e o Galo-santacruzense medem forças no Presidente Vargas. O técnico da agremia-ção vermelha e branca, Thiago Costa, fala sobre a luta para não cair. “Aumentou nossa respon-sabilidade, mas dependemos só das nossas forças. Precisamos fazer a nossa parte. O que nos importa é vencer. Não adianta calcular se nós não vencermos nossas partidas”, avaliou o trei-nador do Inter-SM.

Na quinta-feira, às 20h10, a equipe da Baixada enfrenta o São Gabriel, em casa. A boa notícia é o retorno do goleiro Matheus, que volta após cum-prir suspensão. Hoje à tarde, o elenco treina à tarde no Presi-dente Vargas.

GA

BR

IEL

HA

ES

BA

ER

T/A

RA

ZÃO

RIOGRANDENSE: Marcos; Moisés Baiano, Juninho, Axciel e Jorginho; Júnior Bilo, Zezinho e Giliardi (Joãozinho); Alex, Renan (William) e Alan (Thiaguinho)Técnico: Lucas Fossatti

SÃO GABRIEL: Fernando; Thomas, Rogério, Carlão e Mancha; Amaral, Tôto, Márcio Reis (Flávio Torres) e Leonardo Paim; Gustavo Sapeka (Thalles) e Bahia (Felipe Tchelé) Técnico: Gelson Conte

Gols: Zezinho e Alan (R) e Márcio Reis (SG)

Arbitragem: Luciano Prudente, auxiliado por Franciel Horn e Alexandre Vicari

FICHA TÉCNICAdepois, novamente Zezinho explorou o chute de longa distância. Dessa vez o goleiro Fernando defendeu em dois tempos. Aos 19, quase o se-gundo gol esmeraldino. Alan construiu a jogada e lançou William, que bateu cruzado para fora. Aos 22, o gol da vi-tória. Giliardi cobrou bem o escanteio e Alan, subiu mais que todo mundo, e testou fir-me, para decretar 2 a 1. Daí em diante, o Periquito se pos-tou bem na defesa e manteve o resultado favorável.

Com a vitória, a equipe de Lucas Fossatti foi a oito pon-tos na tabela, se aproximou do arquirrival, e segue com chances de fugir da Terceiro-na Gaúcha. O próximo com-promisso será na quinta-fei-ra, às 15h30, em casa, contra o Avenida.

Inter-SM faz os cálculos para escapar

Inter-SM 1 x 1 Brasil x FarRiograndense 2 x 1 São Gabriel

Avenida 1 x 2 Guarani-VAPelotas 3 x 0 Santa Cruz

Esportivo 0 x 0 TupiSanto Ângelo 0 x 1 União-FW

São Luiz 1 x 0 MarauPanambi 1 x 1 Caxias

12ª RODADA DO ACESSO

P J V SG

1 - GUARANI-VA

2 - BRASIL-FAR

3 - SÃO GABRIEL

4 - PELOTAS

5 - AVENIDA

6 - SANTA CRUZ

7 - INTER-SM

8 - RIOGRANDENSE

P - Pontos; J - Jogos; V - Vitórias; SG - Saldo de Gols

DIVISÃO DE ACESSO GRUPO A

24

23

21

18

16

12

10

8

12

12

12

12

12

12

12

12

11

7

7

3

7

-7

-9

-19

7

7

6

5

4

3

2

2

Page 22: Jornal A Razão 26/04/2016

15POLÍCIATERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2016

FURTO

Um homem foi preso em fla-grante no domingo por roubar uma residência em Santa Maria. Por volta das 4h30, uma patrulha da Brigada Militar apresentou na Delegacia de Polícia, Alaor Barbieri, 29 anos, suspeito de ter furtado um botijão de gás de uma residência na Rua Padre Lan-del de Moura, no Bairro Parque Dom Antonio Reis. O homem foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM).

HOMEM PRESO POR FURTO A RESIDÊNCIA

SANTA MARIA

Na noite de sábado, um estabe-lecimento foi roubado em Santa Maria. O crime aconteceu por volta das 21h, na Rua José Boni-fácio, centro da cidade. Segun-do informações da Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA), dois indivíduos armados com revólver entraram no estabele-cimento e anunciaram o assalto. Foi roubado o telefone celular de um cliente que aguardava seu lanche no local.

DOIS HOMENS ROUBAM CELULAR

Dois homens morrem em assalto aos Correios Dois homens suspeitos de

participar de um assalto a uma agência dos Correios em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, morreram na manhã de ontem, durante confronto com a Briga-da Militar (BM) no Bairro Lom-ba Grande.

Segundo informações da

BM, os policiais militares fo-ram acionados e, quando che-garam ao local, na Rua João Aloysio Algayer, foram rece-bidos a tiros pelos assaltantes. Os suspeitos deixaram o prédio em um veículo, protegidos por um cordão humano forma-do por reféns. Em seguida, os

criminosos trocaram de carro e continuaram com a fuga em uma caminhonete Montana, le-vando ao menos quatro pessoas como reféns. Na Rua Albano Guilherme Konrath, houve um tiroteio com guarnições da BM e dois assaltantes foram mor-tos. Depois da ocorrência, os

demais assaltantes fugiram en-trando em um matagal próximo a um CTG.

Na última sexta-feira, quatro criminosos foram mortos em frente ao Hospital Cristo Re-dentor, em Porto Alegre, após uma troca de tiros com policiais da Brigada Militar (BM).

Já foram mais de 100 assaltosNO MÊS DE ABRIL JÁ FORAM 20 ROUBOS A ESTABELECIMENTOS EM SANTA MARIA

No dia 12 de abril, durante assalto a uma empresa no Bairro Itararé, um PM da reserva foi baleado

DE

IVID

DU

TR

A / A

RA

ZÃO

Santa Maria tem sido alvo frequente de assaltantes. São várias ocorrências de

roubos em estabelecimentos e a pedestres, que chegam a cada dia à Delegacia de Pronto Aten-dimento (DPPA) e à Delegacia Especializada em Furto, Roubo, Entorpecentes e Captura (De-frec). De janeiro até ontem fo-ram pelo menos 101 ataques a empresas da cidade.

As informações são do dele-gado regional de Polícia, Sandro Meinerz. No mês de janeiro, foram 20 assaltos; em feverei-ro, houve uma redução para 11 casos. No mês passado, houve um crescimento e o número au-mentou para 50 ocorrências. Em abril, do início do mês até on-tem, pelo menos 20 casos foram confirmados.

Os roubos a pedestres tam-bém são muito frequentes, de acordo com Meinerz. O dele-gado diz que pelo menos dois assaltos ocorrem por dia na ci-dade. Geralmente os roubos a pedestres acontecem mais no período da noite, enquanto nos estabelecimentos são mais co-muns à tarde e à noite.

SUSTO

“O assalto levou em torno de três a quatro minutos, foi muito rápido. O sentimento

que fica é de muito medo, pois não sabemos como aquilo vai terminar. Ficamos realmente acoados”, desabafa a gerente do Supermercado Peixe Boi. Na terça-feira da semana passada, o estabelecimento localizado na Rua Marechal Deodoro, Bairro Itararé, foi alvo de dois assal-tantes, que chegaram armados e anunciaram o roubo. A dupla levou uma quantia em dinheiro não divulgada.

Com o inicio dos trabalhos da Delegacia de Homicídios, a prioridade da Defrec são os roubos. “Sabemos que os esta-belecimentos em geral prestam

serviços à comunidade e estão sendo lesados. Por isso, traba-lhamos intensamente para dar o quanto antes uma resposta à população”, diz Meinerz.

Ele recomenda que toda mo-vimentação estranha próximo a estabelecimentos comerciais seja informada à polícia tan-to pelos lojistas e funcionários como pela população.

A segunda recomendação é para as pessoas se cuidarem mais. “Muitos desses roubos poderiam ser evitados com um pouquinho a mais de atenção e observação por parte da vítima”, finaliza o delegado Meinerz.

APOIO À BM

O Sindilojas de Santa Maria se manifestou ontem em apoio à Brigada Militar pelo ocorrido na sexta-feira, em Porto Ale-gre, quando quatro assaltantes foram mortos após confronto com PMs. “O Sindilojas vem manifestar seu apoio e confiança nessa instituição e reconhecer o constante empenho em pro-teger o cidadão. Estamos cons-tantemente buscando meios de tornar a cidade mais segura, pois isso é benéfico para todos”, res-salta Ademir José da Costa, pre-sidente da entidade.

Jovem é preso por roubo a pedestreUm jovem foi preso após

roubar um aparelho celular na tarde de sábado. Segundo infor-mações da Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA), uma pa-trulha da Brigada Militar (BM) trafegava pela Avenida Rio Branco, quando foi abordada por um adolescente de 17 anos

que informou ter sido assalta-do, minutos antes, por um indi-víduo que roubou seu telefone celular.

Ao ser rastreado o aparelho, os policiais conseguiram chegar ao suspeito, na Rua Serafim Va-landro, também no Centro. Ele foi identificado como Ander-

son Sérgio Correa de Britto, 20 anos. Conforme a ocorrência, ele ainda estava com o aparelho celular.

O suspeito foi apresentado na DPPA e posteriormente en-caminhado à Penitenciária Es-tadual de Santa Maria (PESM). A Polícia Civil investiga o caso.

DESACATO

Uma mulher de 26 anos foi de-tida por desacato na noite de sá-bado. O fato aconteceu durante uma ocorrência de violência do-méstica no Bairro Salgado Filho. Segundo informações da Dele-gacia de Pronto Atendimento (DPPA), o morador da casa che-gou embriagado e quebrou vários objetos e utensílios domésticos. Durante a ocorrência, uma das moradoras passou a ofender a guarnição com palavras injurio-sas. A mulher foi encaminhada à Delegacia de Polícia.

JOVEM É DETIDA DURANTE OCORRÊNCIA

TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Ontem à tarde, policiais civis da Delegacia de Polícia Especializada em Homicídios e Desaparecidos de Santa Maria, prenderam um sus-peito de praticar duas tentativas de homicídio, no dia 17 de março, na Rua Hilda Berleze, Vila Maringá, em Santa Maria. De acordo com informações da Delegacia, após arrombar a porta da casa em que estavam as vítimas, o suspeito tentou matar com gol-pes de faca pai e filho, fugindo do local logo depois. O suspeito possui antecedentes policiais por roubo, furto e violência doméstica contra a mulher. Os crimes seriam moti-vados por ciúmes.

POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO

Page 23: Jornal A Razão 26/04/2016

PREVISÃO DO TEMPO

Pancadas de chuva18

10

O tempo segue nublado com previsão de temporais no RS e no oeste de SC e do PR. No centro-leste e sul de SC e no centro do RS faz pouco sol e chove a qualquer hora. Chuva fraca e isolada nas demais áreas.

HOJE

TERÇA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2016

Santa Maria registra 101 assaltos desde o início do anoPágina 15

POLÍCIA

Dia de sol e de temperatura baixa.

Sol com nuvens16

04

SEXTA

Dia ensolarado mas com característica de inverno. Pode esfriar à noite.

Sol com nuvens14

03

QUINTA

O frio começa a chegar no Estado. Chance de chuva à tarde e à noite.

Pancadas de chuva17

09

QUARTA

Mais de 5 mil livros vendidosA Feira do Livro começou no último sábado e, apesar da chu-

va, o público santa-mariense não deixou de prestigiar uma das maiores feiras abertas do Rio Grande do Sul. Quem circulou on-tem pela praça Saldanha Marinho se deparou com uma mostra

de trabalhos do professor homenageado, o cartunista Maucio. Ele conversou com a reportagem de A Razão sobre a importância da Feira do Livro ser aberta, na praça e trazer o livro e os leitores para as ruas. Leia mais na capa do Segundo Caderno.

GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO

Resultados da 30ª Copa de Veteranos

40 Anos - 5ª Rodada Assoc. Fighera 8 x 2 Milan do MorroTecnisul 3 x 0 JuventusSão Carlos 2 x 3 CearáGrêmio 5 x 4 JuventudeVitória 0 x 2 Independente 45 Anos - 5ª Rodada Vitória 2 x 2 Mercúrio/AjaxMontese 2 x 1 CearáIndependente 2 x 0 Amigos do GauchãoPaissandu 2 x 1 CharruaLocomotiva/Dores 1 x 0 GrêmioAssoc. Fighera 2 x 1 Liverpool/Imembuy 50 Anos - 5ª Rodada

Chave ADores 2 x 1 Imembuy/APUSMAssoc. Fighera 5 x 0 ChamongoUnião Santamariense 0 x 0 JuventudeCerro Azul 2 x 4 Paissandu Chave BEstrela 2 x 2 AFE MedianeiraVila Esperança 0 x 2 CharruaAliado 2 x 1 Bal. Bela Vista/MonteseATC/Montese 1 x 2 Atlético/Labotec

55 Anos - 5ª RodadaAssoc. Fighera 3 x 1 Dois de NovembroCharrua 1 x 8 DoresSão Miguel 0 x 6 ATCCasusa/Grêmio 0 x 2 Carvão Gaúcho/ChamongoUnião/Imembuy 1 x 0 AvenidaXavantes 3 x 1 A.UFSM 60 Anos - 5ª Rodada Biomédica 4 x 1 AliadoCarvão Gaúcho/Oliveirense 1 x 1 União/ImembuyAPUSM A 1 x 4 Boca MalditaAPUSM B 0 x 0 FerroviáriaGauchão 2 x 0 Menino JesusDois de Novembro 0 x 1 Assoc. Fighera

Categorias de Base1ª Fase - 4ª Rodada

Sub-13Piá 1 x 0 Charrua Vitória 4 x 1 Borges Paissandu 4 x 1 Platini

Sub-15Piá 2 x 0 Charrua Zilda Arns 1 x 5 Verona Vitória 1 x 0 Borges Paissandu 2 x 0 Platini