Jornal A Razão

19
www.arazao.com.br Ano 78 N° 84 R$ 1,00 Santa Maria - RS, Terça-feira, 22 de janeiro de 2013 S ete empresas na concorrência para obras da ERS-509 DUPLICAÇÃO DA FAIXA VELHA A documentação das sete empresas interessadas nas obras de duplicação da Faixa Velha de Camobi foi entregue, ontem, na Central de Licitações do Governo do Esta- do em Porto Alegre. Agora, a documentação passará por uma análise técnica por parte do Daer. Os nomes das empresas habilitadas devem ser conhecidos até o final desta semana. O presidente da Cacism, Luiz Fernando Pacheco, acredita que, em no máximo dois meses, a obra pode ter início. Página 5 Legislativo quer asfaltamento na ERS-516 Política Página 3 Frente da Metade Sul pode ser criada Câmaras Página 9 Quartas de final começam hoje à tarde Copa Santiago Página 10 AVF garante vaga nas finais do Super Vôlei Praia Página 10 Janeiro é o mês mais violento nos últimos 8 anos Polícia Página 15 Yuri Weber/Especial/A Razão C M Y K

description

Edição do dia 22 de janeiro de 2013 do jornal A Razão

Transcript of Jornal A Razão

Page 1: Jornal A Razão

www.arazao.com.brAno 78 N° 84R$ 1,00 Santa Maria - RS, Terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Sete empresasna concorrência

para obras daERS-509

DUPLICAÇÃO DA FAIXA VELHA

A documentação das sete empresas interessadas nas obrasde duplicação da Faixa Velha de Camobi foi entregue,

ontem, na Central de Licitações do Governo do Esta-do em Porto Alegre. Agora, a documentação

passará por uma análise técnica por parte doDaer. Os nomes das empresas habilitadas

devem ser conhecidos até o final destasemana. O presidente da Cacism, LuizFernando Pacheco, acredita que, emno máximo dois meses, a obra podeter início. Página 5

Legislativo querasfaltamentona ERS-516

Política

Página 3

Frente daMetade Sulpode ser criada

Câmaras

Página 9

Quartas definal começamhoje à tarde

Copa Santiago

Página 10

AVF garantevaga nas finaisdo Super Vôlei

Praia

Página 10

Janeiro é o mêsmais violento nosúltimos 8 anos

Polícia

Página 15

Yur

i Web

er/E

spec

ial/A

Raz

ão

C MY K

Page 2: Jornal A Razão

A RAZÃO Terça-feira, 22 de janeiro de 2013 2ResumoEspaço do Leitor

As cartas podem ser enviadas para o Jornal A Razão para o e-mail [email protected] ou na Rua Serafim Valandro,1284, CEP 97015-630. Os textos devem ter o nome de quem escreveu, profissão e cidade. Para publicação, o autor (a) deveinformar o número do CPF e/ou Carteira de Identidade, e telefone para contato. Cartas sem identificação não serão publicadas.A Razão não se responsabiliza pelos conceitos emitidos em artigos assinados e não devolve os originais, publicados ou não.

Santiago

Cartório volta ao normal

Um atoleiro no norte da África x pandemia de dengueMais uma guerra se dese-

nha no Norte da África, destavez envolvendo vários Paisese de outro os Jihadistas, e oExercito da Argélia.

O que vimos foi o iniciodos conflitos, grupos queren-do a Divisão do Mali, depois oseqüestro de vários Estrangei-ros que estavam na Usina deGás Natural na Argélia, dentreeles vários grupos represen-tando uma Joint-Venture No-rueguesa, da Britania BP. DaEmpresa Japonesa de Enge-nharia JGG que presta servi-ços no local e o envolvimentodireto da França no confilitono Mali, tudo para defender asreservas de gás natural quevindo da Argélia e Mali sãoexportados para a Europa quenão produz o gás natural.

Com essas ações mais umavez o que vemos são interes-ses Estrangeiros dentro da

Domingo Sem SaúdeDia 13 de janeiro, às 6 da

manhã, fui mordido por um ca-chorro de grande porte no joe-lho, gerando ferimentos, dor eedema acarretando uma incapa-cidade de movimentá-lo.Assimmesmo, com dificuldade deslo-quei-me até o P. A. do Patrona-to. Chegando lá, fui recepcio-nado no guichê e fiz minha"ficha". Durante QUATRO HO-RAS esperei pelo atendimentoque não aconteceu. Pedi então auma das enfermeiras que, porfavor, me conseguisse uma bol-sa térmica, para poder reduzirum pouco o edema, depois deuns vinte minutos a mesma re-tornou comunicando-me quenão tinha nenhuma bolsa térmi-ca no posto e nem gelo. Pensei:"Uma bolsa térmica ou duas paracada posto, devem custar mui-to caro aos cofres da prefeitu-ra". Esperei mais meia hora enão aguentei mais, fui até o gui-chê e pedi minha ficha à secre-tária, já que não seria atendido equeria levá-la comigo. A res-posta foi negativa e se quisessepoderia "ir até a Polícia e regis-trar um B.O" -imaginem só, eunaquele estado, sem poder an-dar e com muita dor, ir até umadelegacia. Minha intenção eratentar um deslocamento até ou-tra unidade de atendimento mu-nido da ficha e mostrando quejá havia esperado CINCO HO-RAS no P.A. do Patronato e nãoobtive êxito. Acredito que seBoletim de Ocorrência resolves-se, esses absurdos e o total des-caso com a SAÚDE de SantaMaria já teriam tomado outros

rumos.Falando com pessoas na sala

de espera do P.A., cada um con-ta sua história de doenças e detotal abandono por parte dos res-ponsáveis de suas respectivasáreas. Uma senhora acabara dechegar da rodoviária para buscara mãe que continuava migrandode um P.A. a outro e, esperandopor ajuda há dias, levaria suamãe de imediato à Porto Alegre,onde reside e, onde ocorreramrelevantes melhoras no atendi-mento ao povo. Ela não entendiaa inércia e a apatia do cidadãoSANTAMARIENSE. Concor-dando com a senhora, respondique vinha de um lugar que cui-dam dos "seus" e mantém a dig-nidade mínima para a sobrevi-vência coletiva e por isso sedesenvolvem, e viram polos desaúde, cultura e desenvolvimen-to industrial, citando Criciúma-SC e região.

Naquelas cinco horas que alipassei, vi pessoas com cólicasrenais agudas que literalmente"quicavam nas cadeiras de dor"e continuavam esperando, e as-sim uma gama de pessoas emsituações semelhantes. Quandonão aguentei mais, sem esperan-ça e sem capacidade de dirigir,liguei para minha irmã que mesocorreu e fomos em direção aum atendimento particular. Con-tando ao médico o ocorrido noP.A, o profissional desabafa:"aquilo lá é um CAOS, é comotrabalhar no inferno, a Prefeiturapaga uma miséria e sobrecarregaos profissionais, precisaria nomínimo QUADRIPLICAR o qua-

Registros

Fórum empresarial - Os23 anos de atuação do Fó-rum de Entidades Empresa-riais de Santa Maria inspi-ram iniciativa semelhante emRosário do Sul. O municípioda Fronteira Oeste, que con-ta com 40 mil habitantes,pretende criar um fórum em-presarial para discutir ideiaspara o desenvolvimento lo-cal. Desde 1989, a entidadesanta-mariense congrega re-presentantes de 23 empre-sas, da Prefeitura e da Câ-mara de Vereadores. Ogrupo se reúne uma vez porsemana para tratar de de-senvolvimento econômico,cultura, educação, política,infraestrutura, entre outrostemas. Uma das iniciativasgestadas no Fórum de San-ta Maria foram as bandeirasem prol da Travessia Urba-na e da duplicação da ERS-509, a Faixa Velha de Ca-mobi.

Colheita do arroz - Sin-dicato Rural, Cacism, Asso-ciação Rural, Fórum de Enti-dades Empresariais e Ahturr(o sindicato do setor de tu-rismo) pretendem atrair paraSanta Maria, em 2014 , afesta da Abertura Oficial daColheita do Arroz no Estado.O evento, que ocorre desde1988, atrai as atenções por

reunir autoridades políticase empresariais para celebrare discutir os problemas dacultura do grão. É o maiormovimento evento do setorarrozeiro do Mercosul. Esteano, pela segunda vez con-secutiva, a abertura oficialocorrerá em Restinga Seca.Será de 21 a 23 de feverei-ro. Santa Maria nunca rece-beu o evento.

Consulado - A Embaixa-da dos Estados Unidos noBrasil prepara para o finalde 2014 o funcionamento doquarto consulado no país. Ocontrato de locação do novoconsulado, que funcionaráem Porto Alegre, será assi-nado hoje pelo embaixadordos Estados Unidos no Bra-sil, Thomas Shannon. Emseguida, deverá ser agiliza-do o processo para a insta-lação de um consulado emBelo Horizonte. O primeiroConsulado dos Estados Uni-dos na capital gaúcha foiaberto em 1918 e fechadoem 1996, em decorrência dareestruturação no Departa-mento de Estado. Em abrilde 2012, a secretária de Es-tado, Hillary Clinton, anun-ciou a abertura de mais doisconsulados norte-america-nos no Brasil - em Porto Ale-gre e Belo Horizonte.

Entrelinhas da notícia

Luiz Fernando Pacheco, presidente da Cacism, sobre aestimativa de tempo para o início das obras de duplicação da

ERS 509

(...) Em torno de 60 dias

Depois das eleições, o cartórioeleitoral de Santiago voltou a suarotina normal e no momento tratada análise das contas dos candida-tos que não foram eleitos, assimcomo volta sua atenção ao eleitorpara realização de emissão de se-gunda via de título e transferênciade sessão eleitoral.

dro de funcionários e adquirirequipamentos e materiais bási-cos (naquele domingo havia umúnico médico para doze pacien-tes gravíssimos, entre eles, trêsenfartados, chegando ao pontodo médico desabafar em alto ebom tom para todos que ali esta-vam - "estou sozinho correndode um lado para outro e nãoconsigo dar conta de tudo".Acredito que quem estava a pon-to de enfartar era o próprio mé-dico).

Agora medicado e melhoran-do, mergulhado em pensamen-tos e cenas horríveis de sofri-mento me pergunto:

E esses seres humanos quenão podem pagar por um atendi-mento rápido e digno? Estão in-felizmente entregues à própriasorte, pois pelo que senti na pele,aqui a SAÚDE é VERGONHO-SA E DESUMANA. Pena que oscomandantes da saúde de SantaMaria não precisam ficar horas"quicando de dor nas cadeirasdos P.As" e o Poder Público fe-cha seus olhos e não escutam,não vêem e muito menos falamou fazem algo a respeito. AosSantamarienses só posso desejarsorte e competência na hora deescolherem seus representantes;e a velha frase de consolaçãoecoa nos meus pensamentos..."Cada povo tem os governantesque merece".

Vitor PeukertFagundes

Empresário

Jose Pedro Naisser

África, onde de lá retiram sem-pre o Bônus dos Metais Preci-osos e Gás Natural e deixamum Ônus como legado deguerras tribais, pobreza e mi-seria, onde na sua maioria ascrianças pagam com a própriavida pela fome e falta de águapotavel.

Um relatório dos USA, pro-duzido pelo Conselho Nacionalde Inteligência, relata que omundo em 2030, as dificulda-des maiores serão por alimen-jtos, água e energia, esse rela-tório já chega com atrasoporque as brigas por água,energia já estão acontecendoagora em 2013, por alimentosvirão até 2015, com a escassezda água em todo mundo.

A noticia mais triste vem daOMS, de que o mundo podetambém ficar refém não maisde soldados ou exércitos bemarmados militarmente, mas sim

de um Mosquito chamado Ae-des Egypt, que está localizadoe atuando em mais de 150 Pai-ses do Mundo, e que se nadafor feito o ano de 2013 poderáter uma Pandemia Mundial deDengue.

Nisso o relatório dos USA,também não previram , o Mun-do refém de um Mosquito quenem os Drones poderão acer-ta-los.

Como noticia boa, paracombater a invasão dos AedesEgypt, as Armas letais quetemos é a Educação para aSustentabilidade, cujo projetoestamos oferecendo aos go-vernantes em todos os 150 Pai-ses onde estão instalados osExércitos de Mosquitos.

Esse é o mundo hoje, se-dento de água, alimentos eenergia, o resto é o resto.

Cartório afirma que não há irregularidades com contas de candidatosnão eleitos

Foto Divulgação/A Razão

Quanto à justificativa do voto,o período para isso já terminou,restando ao eleitor que não votoucomparecer no cartório para pe-gar a via de multa no valor de R$3,51 por turno de eleição não com-parecido. E quem completar 16anos de idade neste ano já poderárealizar o titulo eleitoral.

Page 3: Jornal A Razão

A RAZÃO Terça-feira, 22 de janeiro de 2013 3Política

ERS-516 e Parlamento na Ruasão metas de Marcelo BisognoVereador expôs seusobjetivos comopresidente da Câmarade Vereadores noFórum das Entidades

O encontro semanal do Fó-rum das Entidades Empre-sariais de Santa Maria re-

cebeu, ontem, o presidente da Câ-mara de Vereadores, Marcelo Bisog-no (PDT). O parlamentar tratou devários assuntos com os empresári-os. Entre eles, sendo um dos princi-pais, está a ERS-516. A rodovia queliga Santa Maria a São Martinho daSerra contará com apoio do Legisla-tivo Municipal na busca por asfal-tamento. Reivindicação de décadaspelos usuários e moradores, a me-lhoria na rodovia já tem o apoio eatuação do deputado estadual Val-deci Oliveira (PT) e da Cacism.

De acordo com Bisogno, ontem,ele entrou em contato com o secre-tário Estadual do Gabinete dos Pre-feitos, Afonso Motta, para expor asituação da ERS. Conforme o pre-sidente, na próxima semana o titu-lar da pasta deverá marcar uma au-diência, juntamente com Valdeci,no Departamento Autônomo de Es-tradas e Rodagens (DAER) paraavaliar a questão.

"Vamos entrar de cabeça nestaluta. A rodovia é de extrema impor-tância para São Martinho e SantaMaria. Não podemos deixar ador-mecer e esfriar o asfaltamento. Que-remos que essa obra saia logo",

Asfaltamento da ERS-516, que liga São Martinho e Santa Maria, é a nova luta da Câmara, afirma presidente

Parlamentares receberam boa notícia do presidente da Corsan, Arnaldo Dutra

afirma Bisogno.As eleições de 2014 e os efeitos

dela também preocupam o verea-dor. "Ano que vem já tem eleiçõespara governador. Não sabemosqual vai ser o resultado. Então que-remos que tudo seja feito nesteano, para evitar pegar, também, operíodo eleitoral, e as possíveisconsequências disso. Vamos tor-cer para que as obras na rodoviainiciem esse ano ainda. Este, ago-ra, é o assunto com maior priorida-de para a presidência da Câmara deVereadores", afirma.

"Câmara em Ação - o Parlamento na Rua"O título acima é o nome do projeto

que o vereador Marcelo Bisogno pre-tende implantar no Legislativo Muni-cipal. A proposta visa, a cada 15 dias,a visita da Câmara a um distrito deSanta Maria. Também pretende, acada semana, a inspeção em bairros

da cidade. De acordo com o parla-mentar, a ideia é a aproximação doParlamento com os moradores dosdistritos e bairros, além de verificar deperto as necessidades de cada locali-dade, sendo, ainda, uma maneira defiscalizar o trabalho do Executivo.

"Quero saber as prioridades decada lugar, as carências, as ações daPrefeitura. Saber o que a populaçãonecessita, ouvi-los", esclarece. Bis-gono afirma que convidará todos os21 vereadores a participar do projeto.Também pretende levar setores da

Casa nas visitas, como a TV Câmara.Conforme ele, essa é uma maneira doLegislativo ajudar a Prefeitura e tam-bém cumprir o seu papel de fiscaliza-dor. "É uma maneira de ajudar o pre-feito e vigiar o Executivo", ressalta opresidente do Parlamento Municipal.

Previsto para março lançamento do edital de licitaçãopara Tratamento de Esgoto no Bairro Camobi

Em agenda conjunta em Porto Ale-gre, ontem, o deputado Valdeci Oli-veira (PT) e o vereador Luciano Guer-ra (PT) percorreram seis secretarias eórgãos do governo do Estado. Emaudiência com o presidente da Cor-san, Arnaldo Dutra, Valdeci e Lucia-no receberam a informação que estáprevisto para março o lançamento doedital de licitação para a construçãoda Estação de Tratamento de Esgoto(ETE) do bairro Camobi, investimentode em torno de R$ 20 milhões queintegra o sistema de esgotamento sa-nitário da região. Os petistas tambémestiveram no DAER para pedir aten-ção especial a duplicação da ERS 509,além do asfaltamento da ERS 516.

Parque Tecnológico - Em outraagenda, Valdeci e Guerra acompanha-

ram a presidente do Santa Maria Tec-noparque, Nilza Zampieri, o diretorexecutivo da instituição, Cristiano Sil-veira, e o presidente da Agência deDesenvolvimento de Santa Maria(Adesm), Vilson Serro, em audiênciacom o diretor geral da Secretaria Esta-dual de Ciência, Inovação e Desen-volvimento Tecnológico, LucianoAndreatta. Lá, trataram dos procedi-mentos finais para inclusão do Par-que Tecnológico de Santa Maria noseditais do Programa Gaúcho de Par-ques Tecnológicos. "O projeto doSanta Maria Tecnoparque foi elogia-do pelo diretor Luciano e certamenteem breve a instituição vai estar cre-denciada para receber recursos tam-bém do governo do Estado", ressal-tou Valdeci.

Marcelo queracompanhar distri-tos da cidade deperto, além defiscalizar Executivo

Caçapava do Sul

Definido primeiroescalão do governo

Na semana passada, o prefeito deCaçapava do Sul, Otomar Vivian, apre-sentou o último nome para compor oprimeiro escalão de seu governo. Ojovem Fábio Oliveira, 25 anos, assu-me a Secretaria de Planejamento eMeio Ambiente do Município. Natu-ral de Caçapava, Oliveira é formadoem Comunicação Social e possui es-pecialização em gestão de pessoas,marketing e comunicação empresari-al. A intenção do prefeito é colocar"sangue novo" na administração,com novas ideias e projetos de de-senvolvimento para a cidade. OtomarVivian quer que o novo secretáriointeraja com os funcionários da pre-feitura, principalmente na área de pla-nejamento. O novo titular da pasta jáchega com novidades. Uma de suasmetas é criar uma central de projetos,vinculada a pasta, com objetivo debuscar recursos e colaborar com ocrescimento de Caçapava do Sul.

Prefeitos

Encontro emBrasília

Mais de 20 mil representantes dos5.568 municípios brasileiros, entre pre-feitos empossados recentemente,vice-prefeitos, vereadores e seus as-sessores, estarão em Brasília entre osdias 28 e 30 de janeiro para participardo 2º Encontro Nacional com NovosPrefeitos e Prefeitas - Municípios For-tes, Brasil Sustentável. O evento, queteve sua primeira edição em 2009, teráa participação da presidente DilmaRousseff. A Secretaria de RelaçõesInstitucionais (SRI) da Presidência daRepública, que coordena o evento,informou que o objetivo do encontroé estabelecer parcerias entre a Uniãoe os municípios para promover o cres-cimento econômico do país com in-clusão social, equilíbrio ambiental eparticipação cidadã. Durante o even-to, o governo federal apresentará aosgestores municipais seus principaisprogramas com impacto na vida dosmunicípios brasileiros, como o Brasilsem Miséria, o Programa de Acelera-ção do Crescimento (PAC 2) e PolíticaNacional de Recursos Sólidos e deSaneamento.

Câmara

Líderesdefinidos

A maioria dos partidos políticoscom representação na Câmara dosDeputados já definiu os líderes paraeste ano. Os partidos que ainda nãoescolheram as lideranças resolverãoa questão no início dos trabalhos le-gislativos, que começam no dia 1º defevereiro. O PMDB, o PR e o DEMestão entre os que precisam fazer aescolha. O PMDB, segundo maiorpartido da Câmara, tem cinco candi-datos na disputa pela liderança, que éocupada pelo deputado HenriqueEduardo Alves (RN) há sete anos.Dois gaúchos liderarão suas banca-das. O PSB escolheu o deputado BetoAlbuquerque para a liderança. Já oPCdoB terá como líder a deputadaManuela D'Ávila. Os líderes de ban-cada permanecem por um ano na fun-ção e têm muitas atribuições, entreelas definir pautas de votação da Casa.

Rafael Dias/A Razão

Tiago Machado/Divulgação/A Razão

Dei

vid

Dut

ra/A

Raz

ão

Page 4: Jornal A Razão

"Alguns exemplosregistrados na

História ajudam nacompreensão dosdesenvolvimentosde novos bens e/ou

serviços e suasinfluências nassociedades"

A RAZÃO Terça-feira, 22 de janeiro de 2013 4OpiniãoE-mail:

Page 5: Jornal A Razão

Geral A RAZÃO Terça-feira, 22 de janeiro de 2013 5

CTISM

Matrículas jácomeçaram

Os 504 candidatos seleciona-dos em 1ª chamada do ColégioTécnico Industrial de Santa Ma-ria (CTISM) já podem se matri-cular. As matrículas iniciaram on-tem, e se estendem atésexta-feira, dia 25. O horário édas 8h30min às 11h30min. Os se-lecionados aos cursos de Técni-co em Eletrotécnica integrado aoEnsino Médio, Técnico em Me-cânica integrado ao Ensino Mé-dio, Curso Técnico Subsequen-te em Automação Industrial,Eletromecânica, Eletrônica, Ele-trotécnica, Mecânica e Seguran-ça do Trabalho, e AutomaçãoIndustrial na modalidade a dis-tância (EaD) do polo de SantaMaria deverão realizar a matrícu-la na Coordenação de RegistrosEscolares do Colégio Técnico In-dustrial de Santa Maria, Prédio05, Campus da UFSM.

Os selecionados ao curso Téc-nico em Automação Industrial,modalidade Educação a Distân-cia (EaD), dos Municípios polosde Alegrete, Bagé, Cruz Alta eSão Borja deverão realizar suamatrícula no polo e-Tec para qualo candidato se inscreveu e foiselecionado.

No ato da matrícula, os candi-datos selecionados deverão obri-gatoriamente apresentar os do-cumentos listados no Edital n.26/2012, de 24/09/12, disponívelem: www.ufsm.br/copes. Maio-res informações na páginawww.ufsm.br/ctism e nos telefo-nes (55) 3220.8039 / 3220.8042.

O exame de seleção públicafoi realizado por 2.291 candida-tos em 16 de dezembro de 2012.

Ecumênico recebe limpeza ao longo da semanaDepois de várias denúncias

da comunidade sobre a faltade manutenção, o CemitérioEcumênico Municipal recebeu,na tarde de ontem, uma força-tarefa da Secretaria de Muni-cípio de Infraestrutura e Ser-viços (SMI), para capina e lim-peza do local. Conforme osecretário Tubias Calil, o tra-balho deve durar aproximada-mente uma semana. "Estamoscortando a grama e fazendoalguns ajustes. Esse trabalhodeve durar uma semana ou umasemana e meia", disse Tubias.

Licitação para obras -Como já havia noticiado o jor-nal A Razão, na última sema-na, a abertura dos envelopesda concorrência para conces-são pública de exploração doCemitério Ecumênico de SantaMaria acontece no dia 18 defevereiro. A licitação prevê di-versos serviços fúnebres noCemitério Municipal. Entreeles o projeto de um cremató-rio, construção de capelas, tú-mulos, e manutenção por umperíodo de 15 anos.

Foto: Deivid Dutra/A Razão

Licitação para duplicação da ERS-509 devese estender até o início de fevereiro

Sete empresasinteressadas entregaramdocumentação, ontem,na Central de Licitaçõesdo Governo do Estado

Depois de quase dois mesesapós o edital para concor-rência das obras de dupli-

cação da ERS-509 ser lançado, no Di-ário Oficial do Estado, a abertura defi-nitiva dos envelopes, quando seráconhecida a empresa que fará asobras, deve acontecer no início defevereiro. Sete empresas entregarama documentação, na tarde de ontem,na Central de Licitações do Governodo Estado, em Porto Alegre.

De acordo com informações daSecretaria Estadual de Administra-

ção e Recursos Humanos (SARH),a documentação passará por umaanálise técnica por parte do Depar-tamento Autônomo de Estradas deRodagem (Daer/RS). Os nomes dasempresas habilitadas devem ser co-nhecidos até o final desta semana,quando publicados no Diário Ofici-al do Estado. Caso alguma seja des-classificada terá um prazo de atécinco dias para entrar com recurso.Após esse período, serão abertosos envelopes com as propostas fi-nanceiras e será conhecida a ven-cedora da concorrência. As empre-sas perdedoras ainda poderãorecorrer da decisão, caso se senti-rem injustiçadas.

O presidente da Câmara de Co-mércio e Indústria de Santa Maria(Cacism), Luiz Fernando Pacheco,acredita que, em no máximo dois me-

ses, a obra pode ter início. "Passa-mos por mais uma etapa, avançamosmais um degrau. Tinha um pouco dereceio que entrassem com outro re-curso contra o edital, mas felizmenteisso não aconteceu. Sabemos quealguma empresa pode recorrer dadecisão e isso acabe atrasando aobra. Mas é do jogo, acho que emtorno de 60 dias começamos", co-mentou o presidente da Cacism.

"Felizmente não tivemos hoje asuspensão do edital como ocorreuna primeira vez e diversas empre-sas se apresentaram na licitação.Agora vamos acompanhar de per-to os próximos passos até o inícioconcreto da obra, que é bastanteesperada pela cidade. Foi um avan-ço importante", destacou o depu-tado estadual Valdeci Oliveira (PT).

Depois de assinado o contrato

com a empresa responsável, existeum prazo de até cinco dias úteispara iniciar a obra.

A licitação em duas partes -A licitação foi dividida em dois lotes.Um deles é o da duplicação propria-mente dita de 4,3 km da ERS-509,entre o Trevo do Castelinho e a Igre-ja dos Amaral. O lote 2 inclui o viadu-to que será construído no cruzamen-to com a Avenida Osvaldo Cruz. Oprazo máximo para a conclusão dasobras, depois de iniciadas, é de doisanos. Para o lote 1, o valor máximoestipulado para a licitação é R$30.462.436,48. No caso do viaduto,as propostas não podem ultrapassarR$ 2.658.734,27 sob pena de seremdesclassificadas. Ou seja, o valor to-tal das obras não passará de R$ 33,12milhões, valor que já contempla asinalização da estrada.

Fot

o Yu

ri W

eber

/Esp

ecia

l/A R

azão

A duplicação da Faixa Velha de Camobi compreende 4,3 km da ERS-509, entre o Trevo do Castelinho e a Igreja dos Amaral

Licitação para duplicação da ERS-509 devese estender até o início de fevereiro

Page 6: Jornal A Razão

Geral A RAZÃO Terça-feira, 22 de janeiro de 2013 6

Mais de duas multas por diapor falar ao celular dirigindo

Em 2012, os agentesmunicipais de trânsitoautuaram 933motoristaspela combinação detelefone e volante

Em 2012, os agentes mu-nicipais de trânsito au-tuaram 933 motoristas

por dirigirem falando ao celu-lar em Santa Maria, o que re-presenta 2,55 multas por dia.Já é um número alto, que ain-da não considera as multasaplicadas pela Brigada Militar.Para quem tem esse costume,um aviso: se depender da Câ-mara dos Deputados, as pena-lidades aos condutores podemficar ainda mais rígidas.

No ano passado, a Comis-são de Viação e Transportesda Câmara aprovou a reclassi-ficação, de média para grave,da multa aplicada ao motoristaque dirige utilizando aparelhocelular. "Conforme a propor-

Multa para quem dirige falando ao celular pode ficar mais cara

cionalidade de penas previstasno Código Brasileiro de Trân-sito, julgamos mais apropriadoque se considere esses com-portamentos como infraçãograve", afirmou o deputadoEdinho Bez.

O substitutivo também alte-ra a redação do Código deTrânsito Brasileiro para esta-belecer que dirigir com umúnico fone de ouvido, sem re-

ferir a fonte de emissão sono-ra, é infração média de trânsi-to. Atualmente, a lei diz que émédia a infração de dirigir veí-culo "utilizando-se de fones nosouvidos conectados a aparelha-gem sonora ou de telefone".

"Concordamos, no entan-to, com a ideia de se permitir ouso de telefone celular durantea condução de veículos desdeque com o auxílio de tecnolo-

Vai ficar mais caro

Luiz Roese

Confira como é a penalidadepara quem fala ao celular di-rigindo e como pode ficar:

HojeÉ considerada uma infraçãomédia, que dá uma multa deR$ 85,13 e 4 pontos na car-teira

Como pode ficarSe a proposta for aprovadana Câmara dos Deputados,pode virar uma infração gra-ve, que dá R$ 127,69 de mul-ta e 5 pontos na carteira;

gia hands-free - que possibilitaatender o aparelho ou discarsem usar o teclado, pois o con-dutor teria assim suas mãoslivres, mantendo a conversa-ção como se estivesse a falarcom alguém sentado a seulado", disse Bez.

A proposta de mudança ain-da tem de passar pela Comis-são de Constituição e Justiçada Câmara antes de ir a Plená-rio. Não há prazo para issoocorrer.

O secretário de Controle eMobilidade Urbana de SantaMaria, Miguel Passini, diz queo número de motoristas autu-ados por falar ao celular diri-gindo seria ainda maior, se a

fiscalização fosse mais dura."Vivemos em uma época ace-larada. Ninguém mais conse-gue viver sem o celular. Aspessoas trabalham muito. Aténa direção as pessoas estão tra-balhando. A vida moderna ace-lerou. Temos que desacelerar.Quando se fala ao celular edirige, há um risco muito gran-de de causar um acidente", co-menta o secretário.

Yur

i Web

er/E

spec

ial/

A R

azão

Passini também acredita que,se a multa para quem fala aocelular se tornar mais pesada,pode acontecer uma diminui-ção de casos. "Assim comoaconteceu com a Lei Seca, quese tornou mais dura e já dimi-nuiu o número de casos, acre-dito que o mesmo vai ocorrercom o celular. Infelizmente,uma pessoa adulta só muda depostura quando pesa no bol-so", projeta Passini.

C MY K

Page 7: Jornal A Razão

C MY K

A RAZÃO Terça-feira, 22 de janeiro de 2013 7

Page 8: Jornal A Razão

Serviço A RAZÃO Terça-feira, 22 de janeiro de 2013 8

A farmácia da 4ª CoordenadoriaRegional de Saúde fechará para ba-lanço e inventário do seu estoque demedicamentos. Em virtude disso, nãohaverá atendimento ao público hojee amanhã, dias 22 e 23 de janeiro.

A farmácia da 4ª CoordenadoriaRegional de Saúde, é aberta para aten-dimento ao público de segunda à sex-

Farmácia estará fechada por dois diasta-feira, das 8h às 16h. O atendimentoa solicitações de negativas, referen-tes a medicamentos não fornecidospelo Sistema Único de Saúde (SUS),e abertura de processos é feita desegunda-feira a quinta-feira, das 8hàs 13h, sendo disponibilizadas 25 fi-chas diariamente para este tipo deencaminhamento.

O serviço de informações referentea medicamentos funciona das 8h às13h, pelo telefone 3222 2929, ramais214 (medicamentos) e 215 (medicamen-tos judiciais).

A 4ª Coordenadoria Regional deSaúde tem sua localização na RuaAndré Marques, número 675, BairroCentro.

A Corsan de Santa Maria infor-mou que, dando continuidade asobras de melhorias de interligaçãodo Distribuidor Leste quinta etapa,realizará hoje, a partir das 8h, a inter-ligação da rede distribuidora de águade 300 mm com a rede distribuidorade 500 mm no trevo da Avenida das

Obra da Corsan causará falta de águaDores com a Rua Euclides da Cu-nha.

A obra acarretará a interrupçãodo abastecimento de água e nos se-guintes locais: Bairro Dores, BairroBela Vista, Bairro Nossa Senhora deLourdes, Bairro Nonoai, podendohaver baixa pressão em partes altas

do Centro e Bairro Rossato.O retorno do abastecimento está

previsto para ocorrer a partir das 24hou assim que forem concluídos ostrabalhos de recomposição da tubu-lação. A normalização do abasteci-mento levará maior tempo para ospontos mais elevados.

De 28 a 31 de janeiro, será ofe-recido na UFSM o Curso de Capa-citação em Boas Práticas para Ser-viços de Alimentação. Com cargahorária de 16 horas, o curso vaiocorrer em quatro encontros. Seráoferecida uma turma, com 35 va-gas, no horário das 18 às 22h. Asaulas vão ocorrer na sala 4204, doprédio 43, campus de Santa Maria.

O conteúdo programático é di-vidido em quatro unidades: micro-biologia de alimentos, legislaçãorelacionada a boas práticas, doen-

Curso de Boas Práticas em Alimentaçãoças transmitidas por alimentos ehigienização. As aulas serão mi-nistradas pelos professores LuisFernando Pelegrini, Leadir Fries eNeila Richards.

O curso tem autorização da Se-cretaria Estadual da Saúde. Ele éaberto à comunidade em geral, ten-do como público-alvo estudantesde graduação, técnicos da área dealimentos, proprietários e respon-sáveis por serviços de alimenta-ção (mercados, restaurantes, pa-darias, pastelarias, cantinas, bufês,

confeitarias, cozinhas industriais,cozinhas institucionais, delicates-sens, lanchonetes, pastelarias, ro-tisserias, ambulantes e feirantes,serviços de alimentação para even-tos, cozinhas de instituições de lon-ga permanência para idosos e insti-tuições de ensino).

Mais informações na páginawww.ufsm.br/boaspraticas, pelos tele-fones (55) 3220-8074 e (55) 9971-2509, oupelos e-mails [email protected],[email protected] [email protected].

O Sest/Santat de Santa Maria irárealizar novo curso de Manicure/Pe-dicure, com início em 18 de fevereiro etérmino no dia 20 de março. Inclui:básico + técnicas de tratamento paraunhas encravadas. As aulas irão ocor-rer nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h. Bônus: Unhasdecoradas (de 25 a 27de março). Maisinformações pelo telefone 3223 1244ramal 234.

Curso de manicure

A cadela da foto tem quatro me-ses, está castrada e vacinada (pri-meira dose). É de médio porte, alegree brincalhona. Quem quiser adotá-laligar (55) 91257939 com Sônia.

Filhote para adoção

Fot

o D

ivul

gaçã

o/A

Raz

ão

Vagas Sine

Açougueiro (2)Auxiliar de cozinha (1)Auxiliar de lavanderia (1)Auxiliar de limpeza (3) - umadelas para PPDAuxiliar de linha de produção (1)Auxiliar de montador (1)Babá (1)Borracheiro (1)Caixa no comércio (1)Chapista de lanchonete (2)Confeiteiro (2)Consultor de vendas (2)Consultor comercial externo depós-vendas (1)Consultor comercial externo deveículos (1)Contínuo / office boy (2)Cozinheira de restaurante (4)Cozinheira industrial (1)Cuidador de idosos (2)Educadora infantil (1)Empregada doméstica (9)Esteticista canina (1)Estofador de móveis (1)Estoquista (2)Ferreiro (1)Gerente de produção (1) - vagaé para São João do PolêsineInstalador de antenas (1)

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS/Sine)funciona das 8h às 15h, sem fechar ao meio-dia, na Rua Alberto

Pasqualini, nº 121. Mais informações pelo (55) 3222-9005.

Intérprete de libras (1)Lavador de veículos (3)Marceneiro (2)Marmorista (1)Mecânico (2)Metalúrgico (1) - vaga paraSaldanha MarinhoMotorista entregador (2)Oficial de serviços gerais (4)Operador de retro-escavadeira (2)Padeiro (2)Pedreiro (1)Pintor de automóveis (1)Pizzaiolo (2)Preparadora física (1) - vaga paraRestinga SecaPromotor de vendas (1)Servente de limpeza (1)Servente de obras (7)Servente de pedreiro (1)Soldador (3)Técnico de ar condicionado (1)Técnico de manutenção elétrica (1)Técnico em estética -micropigmentadora (1)Trabalhador rural (2)Vendedor interno (1)Vendedor pracista (4)Vidraceiro (1)Zelador (1)

Vaga RamoVagas para Pessoas com Deficiência Frigorífico / Indústria de

Bebidas/ Escolas / ComunicaçãoAuxiliar de Crediário Loja de DepartamentoAuxiliar de Depósito Materiais de ConstruçãoAuxiliar de Estoque / Almoxarifado Indústria de EstofadosAuxiliar de Laboratório Farmácia de ManipulaçãoAuxiliar de Mecânico FrigoríficoAuxiliar de Motorista Industria/Indústria de alimentosAuxiliar de Produção Frigorífico / Indústria de BebidasAuxiliar de Remessa IndústriaCobrador Externo Loja de DepartamentosConsultor Externo e Interno GuiaConsultor de Vendas Loja de DepartamentoCopeira HotelCorretor / Estagiário ImobiliáriaCostureira Loja de ConfecçõesCozinheira / Auxiliar de Cozinha Hotéis / RestaurantesCrediarista Loja de DepartamentosCyber HotelDepartamento Pessoal/ RH PeçasDoceiro(a) Confeiteiro(a) HotelEmpacotador (a) SupermercadosEstoquista Supermercados / AutomotivosGarçom / Garçonete Restaurante / Hotel / LanchesGovernanta PousadaJornaleiro Empresa de ComunicaçãoMagarefe FrigoríficoMarceneiro MadeireiraMecânico de Manutenção Industrial IndústriaMecânico Soldador FrigoríficoOffice-boy / Cobrador Externo Divulgação / Loja de DepartamentosPedreiro Rede SupermercadosRP/ Marketing PeçasRecuperador de Crédito Loja de DepartamentosRepresentante Comercial Indústria PlásticosRepositor Rede de SupermercadosServente Loja de DepartamentoServiços Gerais Loja de TintasSerralheiro Rede de SupermercadosSupervisor de Padaria / Confeitaria Rede se SupermercadosTécnico Eletricista FrigoríficoTelemarketing Loja de DepartamentosVendedor (a) Peças / Materiais de ConstruçãoVendas Confecções / CalçadosVendedor (a) Jóias e Acessórios / ÓticaVendedor(a) ShoppingVendedor(a) Externo Bebidas / Telefonia / Comunicação

CDL Empregos

Os interessados poderão entregar seus currículos impressos ecom foto na recepção da CDL na Rua Astrogildo de Azevedo, 354

No período de 24 a 31 de janeiro de2013 estarão sendo feitas as inscri-ções para matrículas de alunos novosno Colégio Estadual Manuel Ribas(Maneco). O Serviço de Supervisãodo Maneco informa que as inscriçõespara EJA estarão abertas, a partir das18h30, na secretaria do colégio. O aten-dimento será por ordem de chegada.Documentos necessários, sem osquais não será efetuada a matrícula:uma foto 3x4 (com nome no verso),Xerox certidão de nascimento, XeroxCarteira de Identidade, Xerox CPF,certificado de conclusão 1º Grau ori-ginal( 2 vias), Histórico parcial do 2ºGrau, Base Curricular, Xerox compro-vante de residência com CEP.

Matrículas EJA

Page 9: Jornal A Razão

A RAZÃO Terça-feira, 22 de janeiro de 2013 10Esporte esporte @arazao.com.br

Gurizada 100% na areiaEquipe masculina daAVF/Totem venceutodos os seus quatrojogos disputados noSuper Vôlei de Praia

Começa hoje a faseeliminatória em SantiagoA largada na etapa de quartas

de final da 25ª Copa Santiago deFutebol Juvenil será dada hoje, apartir das 16, no Estádio AlceuCarvalho, em Santiago. Serão qua-tro confrontos que definirão asquatro equipes que seguem na bri-ga pelo Troféu Romeu Goulart Ja-cques. Em caso de empate no tem-po normal, a decisão da vaga irápara os pênaltis.

Na noite de ontem, dois jogosdefiniriam os últimos classificados.Universidad De Chile e São José/PA brigavam pela última vaga doGrupo B. No Grupo A, o Cruzeiro,de Santiago, torcia, por, no míni-mo, um empate do já classificadoAvaí contra o Guarany, do Para-guay, para ficar com o quarto lu-gar na chave.

No domingo à noite, destaquepara o empate em 1 a 1 no clássicoGre-Nal (foto). Tanto Grêmio quan-to Inter/PA já estavam classifica-dos para as quartas de final daCopa Santiago.

Nem parecia a estreia da Asso-ciação Voleibol Futuro (AVF)na praia e, muito menos, a es-

treia da equipe na categoria masculina.Na etapa classificatória do Super Vôleide Praia, modalidade 6 x 6, disputadano último final de semana em Traman-daí, o time de Santa Maria deu show naareia e, com quatro vitórias em quatropartidas, garantiu vaga nas finais comolíder do Grupo B. Os guris da AVF/Totem retornam à praia para brigar pelotítulo nos dias 2 e 3 de fevereiro. Nopróximo final de semana, será a vez dasmeninas de Santa Maria estrearem noSuper Vôlei de Praia.

Para atender à convocação doseu amigo Jorginho Schmidt, técni-co multicampeão do vôlei nacional,idealizador e organizador do torneioem Tramandaí, o coordenador téc-nico da AVF/Totem, Jean-PierreAvila, precisou recrutar alguns ex-comandados seus em Santa Mariaque, atualmente, estão fora da cida-de. Assim, vieram Giordani, Pedro,Marrone, Marcos e Vinícius, quejogam o circuito estadual por PassoFundo, e mais quatro reforços que

16h2º Grupo B (Palmeiras/São José)x 3º Grupo A (Avaí/Grêmio)18h2º Grupo A (Grêmio/Inter) x 3ºGrupo B (Santos/São José/Palmei-ras)20h1º Grupo B (Criciúma) x 4º GrupoA (Cruzeiro/Guarany)22h1º Grupo A (Inter/Avaí) x 4º Gru-po B (Palmeiras/São José)

As quartas de finalforam indicados por eles: Antônio,Giuliano, Maicou e Pedriano. Com otime escalado, porém, sem ter con-seguido realizar nenhum treino se-quer antes da ida para Tramandaí, aAVF/Totem partiu para a sequênciade quatro vitórias sobre o Copeiros,o ADV/Tramandaí, o Polisport e oSogipa Master.

"O desempenho não me surpreen-deu, porque o time é bom. O que mesurpreendeu, na verdade, foi o espíri-to de grupo que foi demonstrado. Ti-vemos uma equipe muito unida emquadra. Os atletas que são santa-ma-rienses, inclusive, falaram, diversasvezes, no prazer em jogar por SantaMaria de novo. Isso foi demais", des-taca Jean-Pierre Avila.

Na semifinais, o time masculino daAVF/Totem terá pela frente o BentoGonçalves, uma equipe muito qualifi-

cada, com atletas que já disputaram aSuper Liga de Vôlei Masculino e al-guns atuais campeões estaduais dosJogos Intermunicipais do Rio Grandedo Sul (JIRGS), atuando pelo selecio-nado de Caxias do Sul.

Nas finais do Super Vôlei de Paria,nos dias 2 e 3 de fevereiro, deverãoestar presentes os medalhistas olímpi-cos Bernardinho, Renan Dal Zotto,Carlão, Giovane e Paulão.

Etapa classificatóriaAVF/Totem 30 x 13 CopeirosTramandaí 18 x 30 AVF/TotemPolisport 26 x 30 AVF/TotemAVF/Totem 30 x 24 Sogipa MasterSemifinais - 02/02AVF/Totem x Bento GonçalvesBúfalos x PolisportFinais - 03/02

O caminho do time masculino

Primeiros QuadrosJuventus 3 x 2 CorintiansSanta Marta 2 x 1 LiberdadeUniversal 4 x 1 UniãoVila Lesta 4 x 2 LocomotiveMilan do Morro 4 x 1 Borges

Copa Vicente Paulo Bisogno - 2ª rodada

Segundos QuadrosUniversal 7 x 1 UniãoSanta Marta 4 x 3 LiberdadeJuventus 4 x 3 CorintiansVitória 4 x 2 Milan do Morro

Técnico JorginhoSchmidt (de branco),recepcionou o grupo

de Santa Maria,formado por Marrone(em pé, da esq. para

a dir.), Marcos,Antônio, Maicou e otécnico Jean-Pierre;

Pedriano(agachados),

Vinícius, Giordani,Pedro e Giuliano

Foto Jonathas Valcor te/Divulgação/A Razão

Foto César Martins/Especial/A Razão

C MY K

Page 10: Jornal A Razão

A RAZÃO Terça-feira, 22 de janeiro de 2013 11Esporte esporte @arazao.com.br

Na contagem regressiva para o iní-cio da pré-temporada, dia 4 de feverei-ro, o Inter/SM apresentará oficialmen-te amanhã à tarde a sua comissãotécnica para a disputa da Divisão deAcesso de 2013. O ato ocorrerá noEstádio Presidente Vargas, às 18h

Na ocasião, estarão reunidos, pelaprimeira vez, o técnico Badico, o pre-parador físico Marcelo Carneiro, oauxiliar técnico Marcelo Cunha e onovo treinador de goleiros alvirrubro,Francisco Alves, o Chico. JefersonRibeiro, que estava acertado com oInter/SM, irá trabalhar no Guarany,de Camaquã, justamente o clube emque Chico estava na temporada 2012.

Antes da apresentação, a comis-são técnica terá uma reunião com ogerente de futebol Dalton Luiz Amo-rim Melo, o Foguinho. Na pauta, a

Comissão técnica do Inter/SMserá apresentada amanhã à tarde

Goleiros: Ismael, Jair e MárcioKesslerZagueiros: Betão, Luther, Valençae HébersonLaterais: Douglas Tuchê eRonaldinho GramandenseVolantes: Rossi, Ito e Carlos HeitorMeias: Fernandinho e AdrianoStrackAtacantes: Wesley e Rogério

Os 16 confirmados

definição dos últimos reforços que oclube busca para começar a pré-tem-porada. Restam três vagas: um lateral-esquerdo, um meia e um atacante. De-pois disso, o gerente Foguinho deveráconfirmar a relação de atletas das cate-gorias de base e da cidade que serãoaproveitados. O Inter/SM também es-pera definir ainda nesta semana a situ-ação do centroavante Lucas Campos.

É tempo de avaliações

Ramiro Guimarães

O elenco já foi apresentadooficialmente, em um even-to festivo, realizado na úl-

tima sexta-feira, na Gare da Esta-ção. Mas o período de avaliaçõescontinua no Estádio dos Eucaliptos.Principalmente para o preparador fí-sico do Riograndense, Paulo Vinho-la. Ontem, no início da segunda se-mana de treinamentos, começoutambém uma segunda etapa da pre-paração, agora, dedicada mais às ava-liações dos 26 atletas que foram en-tregues aos cuidados da comissãotécnica esmeraldina.

Nas próprias conversas entre osjogadores do Riograndense, a cons-tatação é que os primeiros dias detrabalho foram mais leves do quecostumam ser nas pré-temporadas.Na verdade, trata-se da planificaçãofeita pelo preparador físico Paulo Vi-nhola. Com a possibilidade de pre-parar o elenco durante mais de 60dias até a estreia na Divisão de Aces-so, marcada para o dia 17 de março, aprimeira semana foi reservada a um

No Riograndense, asegunda semana detreinamentos será deênfase para a realizaçãodos testes físicos

período de readaptação dos atletas."Até aqui, fizemos trabalhos prio-

rizando a baixa intensidade e o altovolume. Ou seja: treinos leves e maislongos, para facilitar essa readapta-ção dos atletas. Quando temos tem-po, como é o caso do Riograndense,o ideal é fazermos isso. Agora, virãoas avaliações resistência, de força ede potência", explica Vinhola.

A mudança no ritmo dos traba-lhos já pôde ser sentida pelos joga-dores do Riograndense ontem à tar-de, quando foi realizado o Yo-YoTest Recovery, utilizado para deter-minar o nível de resistência aeróbi-ca individual de cada atleta. Orien-tados por sinais sonoros, osjogadores precisavam cumprir dis-tâncias dentro de tempos pré-esta-

belecidos, sendo exigidos bastan-te. Ao longo da semana, serão reali-zadas mais avaliações, na academiae no campo, e, na sexta-feira, estáprevisto outro teste muito impor-tante da pré-temporada, o de limiaranaeróbico, que será realizado noDepartamento de Fisiologia do Cen-tro de Educação Física e Desportos(CEFD) da Universidade Federal deSanta Maria (UFSM).

"Na terceira semana, depois quetivermos todos os dados dessas ava-liações, é que a pré-temporada vaicomeçar para valer", informa PauloVinhola, mandando o recado para ogrupo esmeraldino que, a partir dapróxima semana, é que os atletas irãosentir mesmo a intensidade da pré-temporada.

Inter/PA

Dois lateraisapresentados

De uma só vez, o Inter/PA apre-sentou, ontem, dois reforços para la-teral direita, Gabriel e Hélder. Ontemmesmo a dupla já se juntou ao grupoprincipal do técnico Dunga e seguiupara Bento Gonçalves à noite. Ex-Grê-mio, Gabriel, que já imitou o goleirodo Mazembe Kidiaba comemorandogol, disse que vai ficar “feliz se oGrêmio cair da Libertadores".

Grêmio

Souza entra na listada Libertadores

O volante Souza está liberadopara atuar contra a LDU, em Quito,amanhã, no jogo de ida da fasepreliminar da Copa Libertadores. Onome do jogador apareceu no Bo-letim Informativo Diário (BID) daCBF ontem. Até o início da noite, oclube tentava incluir na relação daLibertadores o nome do atacantechileno Eduardo Vargas.

Preparadorfísico PauloVinhola (aofundo) coman-dou o Yo-YoTest ontem àtarde nosEucaliptos

Fot

o Yu

ri W

eber

/Esp

ecia

l/A R

azão

C MY K

Page 11: Jornal A Razão

A RAZÃO Terça-feira, 22 de janeiro de 2013 12A Razão do Rio GrandeFaxinal do Soturno

Bacia Leiteira erebanho em pauta

Aconteceu na sexta-feira, 18,no Auditório Municipal, a reuniãoque tratou sobre Inseminação Ar-tificial em bovinos de Faxinal doSoturno.

De acordo com o secretárioMunicipal de Agricultura e MeioAmbiente, Nestor Sarzi Sartori, oobjetivo foi discutir a forma demelhorar a genética do rebanhobovino do município.

O prefeito, Volnei Savegnago,também participou da reunião edestacou que o governo munici-pal tem como objetivos o fortaleci-mento e o crescimento da BaciaLeiteira. "Para tanto o melhoramen-to genético será fundamental paraque isso aconteça. Queremos in-vestir em assistência técnica, jun-to com a Empresa de Assistência eExtensão Rural (Emater) local; bus-cando a melhora das pastagens e,em conseqüência, o rebanho", afir-mou o prefeito.

Participaram ainda do encon-tro o médico veterinário, Clade-mir Luiz Hermes e os técnicos daSecretaria.

Caçapava do Sul

Deputado integrao Dia da Cidadania

Na sexta-feira, dia 18, o deputa-do estadual Carlos Gomes (PRB)esteve em Caçapava do Sul parauma visita oficial ao prefeito Oto-mar Vivian, com o objetivo de co-locar o seu gabinete na Assem-bleia a disposição de Caçapava eajudar no que for necessário parao sucesso do Dia da Cidadania queocorre no dia 2 de fevereiro.

O prefeito informou ao deputa-do tudo que acontecerá nesta data,como conserto de esgotos, patro-lamento e encascalhamento deruas, limpeza urbana e recolhimen-to de lixo de pátio.

Em breve será divulgado pelaPrefeitura o roteiro completo doevento, bem como os locais de re-ferencia em cada bairro da cidade,onde os moradores podem reivin-dicar o serviço.

Participaram também do encon-tro o presidente municipal do PRB,Valtair Machado, o secretário deAdministração, Antonio Almeida,vereadores de outros municípios eassessores do deputado.

Reunião debateu melhora da ge-nética do rebanho bovino e forta-lecimento da Bacia Leiteira

Faxinal do Soturno

Festival movimentará produtores"Com a retomada do 'Festival

do Peixe' pretendemos fazer comque os produtores rurais acreditemque a produção de peixe pode seruma alternativa rentável em suaspropriedades", disse o secretáriode Indústria, Comércio, Turismo eCultura de Faxinal do Soturno, Ubi-rajá Falcão acrescentando que adata para realização do evento, esteano, já está marcada para o dia 22de março, no Salão Paroquial.

"Pretendemos realizar o Festi-val toda sexta-feira que antecede aSemana Santa. Este ano terá umjantar com shows e lançamento da'Feira do Peixe', evento este que

acontece na Praça Vicente Pallottidurante a Semana Santa.

O Festival do Peixe contará comparticipação das comunidades eseus representantes; da Empresade Assistência e Extensão Rural(Emater); do Grupo da Terceira ida-de Arco Íris; Associação Comerci-al e Industrial (ACI) e Câmara deVereadores.

A organização será da adminis-tração municipal por meio da Se-cretaria de Agricultura e Meio Am-biente; Obras Públicas e Trânsito;com a supervisão da Secretaria deIndústria, Comércio, Turismo e Cul-tura.

Cerca de oito famílias da VilaMedianeira, em Faxinal do Sotur-no, foram beneficiadas com a novarede de esgoto.

A benfeitoria, que foi realizadana quinta-feira, dia 17, pela Secre-taria Municipal de Obras Públicas,fica próxima ao Estádio MunicipalLargo dos Pinheiros.

De acordo com o responsávelpela Secretaria de Obras, ElisandroBastiani, foram trocados 10 metrosde tubos, porque estavam quebra-dos e entupidos.

Alguns moradores acompanha-ram a realização da obra e se disse-ram muito contentes, porque estaera uma antiga reivindicação da

Faxinal do Soturno

Construída nova rede de esgotocomunidade.

"Estávamos esperando por issohá mais de sete anos. Estava tudomuito ruim, vazando esgoto porcima dos canos, causando mau chei-ro. Nós pedíamos e nada era feito,vinham olhar e não resolviam", dis-se Bernardina Ramos, 74 anos,dona e casa e moradora do local há24 anos.

Sobre a nova administraçãomunicipal, dona Bernardina diz es-tar confiante. "Já estamos notandoa melhora. A limpeza nas ruas jámudou a 'cara' da cidade já de saí-da. Estamos confiantes de que ascoisas vão mudar", finalizou a mo-radora.

Unistalda

Município receberá recursos para habitação popularJones Diniz

Unistalda será beneficiadacom mais de 2 milhões dereais para habitação. Atra-

vés do Projeto Minha Casa MinhaVida, serão investidos no municí-pio de Unistalda R$ 2.233.000,00(dois milhões trezentos e trinta etrês mil reais) em habitação Urbanae Rural. Conforme o chefe de gabi-nete da Prefeitura Riander Albu-querque, primeiramente serão cons-truídas 40 unidades habitacionaisna cidade, com recursos de R$ 1milhão do Governo Federal, R$ 120mil do Governo Estadual, e R$ 100mil do Executivo Municipal.

Já na Zona Rural, inicialmenteserão construídas 13 unidadeshabitacionais, que já estão como alicerce pronto, sendo R$ 325mil do Governo Federal, R$ 39mil do Governo Estadual, e R$ 9mil do Executivo de Unistalda.Ainda sob análise do BIC Bancoestão 24 cadastros de habitaçãorural, que totalizam R$ 640 mil.No último dia 15, juntamente como Diretor Administrativo daCREHNOR Airton Croda, no Ga-binete do Prefeito, foram assina-

dos mais dois contratos para ahabitação urbana.

O prefeito José Ribeiro, mostrouinteresse na ampliação do Progra-ma Nacional de Habitação, para omunicípio de Unistalda, com no-

vos projetos que serão avaliados.Riander aproveitou para informarque todos os servidores públicosde Unistalda, que tiverem sua re-numeração inferior ao valor de R$678,00 (seiscentos e setenta e oito

reais) receberão um abono para queeste valor seja alcançado.

A lei de autoria do ExecutivoMunicipal, já foi aprovada pelo Le-gislativo, e sancionada pelo prefei-to José Ribeiro.

Prefeito José Ribeiro assina contratos para construção de residências populares

Fotos Divulgação/ A Razão

Reunião realizada recentemente debateu a retomada do Festival do PeixeObra realizada incluiu troca de 10 metros de tubos que estavam quebra-dos e entupidos

Page 12: Jornal A Razão

01IMÓVEIS VENDA

Terça-feira, 22 de janeiro de 2013

13

02IMÓVEIS ALUGUEL

APTO 2D. c/ dep.empreg. gar. c/ portãoelét. sac. Bozano próx3ª DE. 3221 4753 -99579690

Aluga-se quartos emCamobi. F:3286 1684/9917 1266

PRAIA - Aluga-se exec.apto mob. centro s 2quadras do mar, box,ót. Preço. TratarF:(55)8122 4033

PROCURO proprietárioque possua imóveldesocupado e queiraalguém p/ cuidar, pagoágua e luz. 9174 7481

R$ 370,00 ap T. Neves,estudante fem., busUFSM F: 8446 5297

Sala comercial própriap/ escritório deadvocacia, 61m2, c/mesanino, no centro.F:55 9978 5848

APTO 2 DORMS.ESTAC. S. FESTASSÓ R$ 130 MIL F:99713599

Ampla salacentralíssima prox.calçadão c/ 53M2 salade espera, banh., coz.piso frio,port. sist.atarme c/ senha.R$120 mil dir.prop.F:9142 6013

Apto 3 dorms., Ed.Guanabara, gar. 2carros port. 24h F:99674274 Cr:33.944

CHÁCARA 19HAA R R O I OCRISTALINO, SÓ 90MIL F:9971 3599

Fernando Imóveis -Apto 3 Suítes de frente,alto padrão, na fernandoferr., 2 gar. F:9967 4274creci:33.944

Fernando Imóveis -Apto 3D frente a Fiat,ok financiamento(reformado) F:99674274 creci:33.944

Fernando Imóveis -Apto 2D (quitado) aolado da uglione ac. carroF:9967 4274creci:33.944

Fernando Imóveis -Patronato Casa3D,Lar,Churr,Portão/port. eletr.reformada.F:9967 4274creci:33.944

Fernando Imóveis -Casa na antero, entre aandradas ev e n â n c i o . T e r r e n o10x42 Barbada.F:99674274 creci:33.944

Fernando Imóveis -Barbada! Casa mista,Gal. OsórioProx.basilica damedianeira F:9967 4274creci:33.944

Fernando Imóveis -Terreno 25x60 emCamobi, F:9967 4274creci 33.944

Fernando Imóveis -Cobertura Duplex,2suítes na MajorDuarte,2 gar. F:99674274 creci:33.944

Fernando imoveis -vende sala com. c/ boxgar. frente hosp. decar idade,elev. ,port .tr.9967 4274 creci33.944

Luxuoso apcentralíssimo ed. MinasGerais 11 andar c/116M2,lareira, churr.indv. piso tabuão, port.24h vista panorâmicafrente e lateral.R$145mil dir.prop.F:9142 6013 fotose m :www.imoveldiretosm.blogspot.com

R$ 370,00 ap T. Neves,estudante p/ estudantebus UFSM F: 84465297

BARBADÃO P/INVESTIDOR 1D defrente, alugado prox. pç.bombeiros, terraço, 1oandar, sac., R$135 milCr:44102 F:(55) 99280010 / (55)9939 2950

Procura-se casa p/alugar Sta Maria ouItaara até R$1mil F:97216981

TEMPORADA EMTRAMANDAI, por 20dias a partir de 30 dejaneiro, acomodação p/4 pessoas, podendo ter01 adicional p/ + 01criança, vlr. 1.800,00F:9931 2280 / 91997138

03SV.PROFISSIONAIS

04EMPREGOS

A R _ C O N D . _ S P L I TVENDA INSTALAÇÃOE MANUTENÇÃO . 1ANO DE GARANTIA.F:9956 7500

05DIVERSOS

Camara fria resfriadade inox 2 porta c/ 1ano de uso R$4mil. F:9968 8273 / 9119 9249

Carnaval em Camboriúde 8 a 12 de fevereiroreservas RizattiTurismo F:3223 0538.

Instalação emanutenção de arcondicionado Split. 91394980

VOCÊ QUE PROCURAU M AOPORTUNIDADE DEMUDAR DE VIDA:Parcial ou integral.F:9160 4476

Vda de tijolos maciçosde 2a. na antiga Kipper.R$150 o milheroretirando na empresa.F: 55 8136 2922 / 99618118

Vdo geladeira brancaEletrolux 240L R$500;coz. compacta R$150;pia inox R$70; colchãocasal Castor densidade33 R$300; TV Semptoshiba 20’ R$170; máq.lavar 10kg GE R$650;estante livreiro R$120;F:8104 4350

Vendo Freezer,aquecedor a óleo, vídeocassete F:3286 1684/9917 1266

Túmulo CemitérioMunicipal R$9.900 actcarro ou moto F:97216981

VDO APARELHOSOLDA de oxigênio,completo R$400 F:96244532 / 9934 5537

Procuro padaria ouaçougue p/ alugar (podeser dentro de ummercado) em Sta Mariaou região F:55 81553445 / 9600 5673

06ACOMPANHANTES

PROIBIDO PARAMENORES DE 18 ANOS

* * * * * * LANA * * * * ** ”ORAL DELICIOSOS E MPRESERVATIVO...Loira,siliconada, 1,72 de alt,c/ um perfeitobumbum c/ local116cm. F:9125 6290

* * * * * NICOLY * * *L O I R I N H ALINDÍSSIMA DEPARAR O TRÂNSITO,SENSUAL E MUITOCARINHOSA ROSTODELICADO E UMCORPO DELICIOSO,BRONZEADA C/MARQUINHA. VC. VAISE APAIXONAR C/MASS. LOCAL E ARF:9148 7199 / 99859633 +18 ”

* * * * * * * * * JAMILYL O I R AUNIVERSITÁRIA DEALTO NÍVEL, 20ANOS, LINDA ESENSUAL. C/MARQUINHA DEBIQUINI. MUITOCARINHOSA.APTOCENTRAL. F:96057657

* * * * * * * * * * * * * *ISADORA ”LINDA,LOIRA, GATA, SEXYE CARINHOSA, ACOMPANHIA DOSSEUS SONHOS,ROSTO LINDO NUMCORPO QUE É UMATENTAÇÃO. APTOPART. F:9963 0216

* * * * * * CAROL * * * ** LOIRINHAB R O N Z E A D A ,LOCAL CENTRAL EAR. F:9963 0885 +18 ”

***GATA TRANSEX***F:9105 3042

***UMA LINDAMULHER*** MELISSALINDA LOIRA ALTONÍVEL, LINDOCORPO, 23 ANOS,100% LIBERAL,SENSUAL, MUITOCARINHOSA, C/MASSAGEM, aptcentral c/ ar F:91885587 / 9965 4349

**BIANCA** Loirasapeca. Apto central c/ar F:9155 4373 / 99731925

*AMANDA* R$50LOCAL C/ AR.F:91644470 9693 0681 /84240156 / 8167 9693

ANDRÉIA meia hrR$50. Total prazerF:9693 0586 /91042123

CAMILA sensualCarinhosa F:9930 8923

COROA FOGOSAchegada da praia c/marquinha p/ te darprazer. F:9140 4384 /9691 7235 +18

FERNANDA lindamorena, 26 anos,bronz. c/ marquinha100% lib. Localcentral. F:9627 7386

GIOVANA”MORENAFOGOSA P/ TELEVAR AO PRAZERABSOLUTO, C/SEIOS FARTOS ECOXAS GROSSAS.EST. MULHERÃO APARTIR DAS 9HRSF:9698 0465

Gisele R$200 a hr.F:9106 9758 / 97014066 som +18a

LOIRA E MORENALindas e liberais c/ Locale ar. F:8424 0156 / 97024363

RAQUEL Loira 84220571

RAÍSSA - mulata, estilomulherão dos olhosverdes. C/ local. 100%F:9194 0716

“FABY 100% liberal c/local e acessórios.F:9180 5025 / 81034645

08VEÍCULOS

07MOTOS

Honda XX 1.100 /98,GSQ9500 F:9632 9033/ 9632 7930

Tornado 250cc 2004preta IDY-1418R$5.700,00 a vista outroco por carrofinanciado. F:9721 6981

CHEVROLETP A R T I C U L A RCOMPRA -Carro ,camionete e utilitárioscom debitos junto afinanceira e quitados(em consignação)[email protected]:55 8155 3445/ 96005673

Page 13: Jornal A Razão

14A RAZÃO/CLASSIFICADOS Terça-feira, 22 de janeiro de 2013

10PUB. LEGAIS

09CURSOS

Barbada chevette 87IDW-8967 pretoprec.rep. R$2.900,009721 6981

S10 COLINA /06 2.8turbo diesel, gab. dupla,4x4, completa IKJ7122R$42.900 s/ troca.F:9974 1764

VENDO Chevette DL1.6/92 gasolina, verderevisado, pneus novosR$ 7.000,00 ICE 2161Tr. 8425 9794

FIAT

Uno 94 bordô IDW-1119 R$4mil+20xR$137,00 84397867

HONDA

CIVIC LX 01 comp,impec R$19.900IMS0808 F:8401 3414

HONDA FIT LXL 2010COMPLETO, ÚN.DONO, 30mil KM,R$42.500 IZO2142F:8401 3414

TOYOTA

COROLLA FIUDERXEI 08 FLEX,COMPLETA + DVD EMULTI MIDEA, ÚN.DONO, R$42.900F:9974 1764

COROLLA LE 95AUTOM. COMPL.R$14.900 MLC1824F:9974 1764

COROLLA LE 95A U T O M A T I C O ,COMPLETO + AIRBAG, ABS, TETO.R$12.900 F:8407 9348

COROLLA SEG 03auto, comp + couro +abs R$29MIL INL5795F:8401 3414

HILUX SRV 02 3.0TURBO DIESELCOMPLETA R$44MIL(IIU2075) F:8401 3414

S-10 07 2.8 turbo diesel,CD compl., 4X4,(IJP2829) F:8401 3414

TOYOTA PRADO2006, COMPLETA, ÚN.DONO, BX KM,R$98MIL IJA9200F:8401 3414

VOLKSWAGEM

Compro carro motofinanciado mesmo comdoc. ou prestaçãoatrasados. 9721 6981 /9164 7630

Escort 97 gli 1.6 ICW-1714 R$6.900,00 aceitotroca por carro nomesmo valor. 97216981

GOL 1.0, 8V, 2P, 2002,BX KM, R$12.900IBO9707 F:8401 3414

GOL G5 1.0, 8V, 20092P, AR QTE, TE,ALARME, DE,R$19.900 IOX4612F:8401 3414

SANTANA 1.8 97COMPLETO R$11.900(IFX7026) F:8401 3414

IMPORTADOS

CITROEN XSARAPICASSO 07/07COMPL. R$25MILMDJ6104 F:9974 1764

Page 14: Jornal A Razão

A RAZÃO Terça-feira, 22 de janeiro de 2013 15Polícia policia @arazao.com.br

Santiago

Incêndiocriminoso

Na madrugada de ontem, poli-ciais militares compareceram naRua Antônio Andrade, bairroGuabiroba, onde uma senhoracomunicou que foi ateado fogoem um colchão e um balde deplástico, que estavam na gara-gem, o que também danificou aparede. A vítima não citou teste-munhas, tampouco suspeitos dofato, porém referiu ter encontra-do cacos de vidro no chão e umcheiro forte de gasolina, suspei-tando de que tenha sido lançadauma bomba caseira contra a resi-dência. A Polícia Civil esteve nolocal fazendo levantamento.

Preso por porte dearma e ameaça

As 21h de domingo, a BM avis-tou uma senhora na Rua DirceuFucks, bairro Vista Alegre, a qualpedia socorro e dizia ter sido amea-çada de morte por seu pai. O autor,que havia saído logo atrás da víti-ma, ao perceber a aproximação dospoliciais, colocou um objeto embaixo de um sofá na área da resi-dência. Os policiais encontraram umrevólver marca Taurus, calibre 38,com cinco cartuchos intactos. Di-ante dos fatos, foi-lhe dada voz deprisão em flagrante e, juntamentecom a vítima, conduzido à delega-cia de polícia, onde foi autuado emflagrante pelo delegado de plantãopelos crimes de porte ilegal de armade fogo e ameaça. Sendo-lhe arbi-trada fiança de R$ 678,00, a qualnão foi paga. Ele foi encaminhadoao Presídio Estadual de Santiago.

Um veículo foi jogado para forada pista após uma colisão com ou-tro na altura do Km 279, da BR -158. Eram 14h de domingo quandoum Megane, que seguia no senti-do Júlio de Castilhos - SantaMairacolidiu com um Verona, que vinhana direção contrária. De acordocom os agentes da Policia Rodovi-áriaFederal que atendera a ocor-rência, O motorista do Verona, de41noas, teria acessado a outra pis-ta e batido de frente no Megane,que foi para fora da via. O motoris-ta do Megane, de 53 anos, foi aten-dido no local e não se feriu. Ooutro condutor também não so-freu lesões.

BR-158

Colisão tira carroda pista

Santiago

BM ganha nova sala para atender ligações do 190Em breve, a equipe da sala de

operações do 5º Regimento de Po-lícia Montada da Brigada Militarde Santiago terá mais espaço paraatendimento e operacionalizaçãodas atividades policiais. A novasala de operações deve ficar pron-ta até março.

As mudanças visam melhorar aestrutura à disposição do efetivo,que, por consequência, irá melho-rar o atendimento ao público. Deacordo com o policial AndersonBittencourt Flores, da sessão deComunicação Social do Regimen-to, a SOP, como é chamada, recebeem média, via fone 190, cerca de 50ligações/dia, número este que do-bra aos finais de semana. O efeti-vo, chefiado pelo 1º Sgt Carlos Fa-biano Mulazzani da Luz, recebe asligações e repassa as ocorrênciaspara as viaturas disponíveis, queestão dispostas pela cidade.

Infelizmente, destaca-se o cres-cente número de trotes, que ocu-pam as linhas telefônicas, colocan-do em risco o atendimento a quemrealmente precisa. Outra situaçãoque acaba desviando a finalidade

da sala de operações está relacio-nada às ligações pedindo informa-ções como: números telefônicos deórgãos públicos, pontos de táxi,farmácias de plantão, entre outras,que não são prioridade para a linhade emergência. Para estes casos, aBrigada Militar disponibiliza o tele-fone (55) 3251-2700.

Na sala de operações tambémsão recebidas denúncias que aju-

Jones Diniz/Especial/A Razão

Novo ambiente, com novos equipamentos, entra em operação em março

Janeiro é o maisviolento em 8 anos

Com um saldo de nove pessoasmortas, a Região Central doEstado registrou um fim de se-

mana atípico e violento. Segundo aPolícia Civil, é o maior número demortes violentas registradas em tãopouco tempo nos últimos oito anos.De sexta, ao meio dia, até domingo, às16h, foram uma morte a cada cincohoras e meia.

Aconteceu uma morte na sexta-fei-ra, em Santa Maria. Seis mortes nosábado, uma em Formigueiro, duas emDilermando de Aguiar, e três em SantaMaria. E mais duas no domingo, umaem Santa Maria e outra em Rosário doSul. Dessas mortes, houve um atrope-lamento, uma queda que matou umhomem, uma briga que gerou um as-sassinato e depois o suicídio do autor,e mais cinco outros homicídios.

Com isso, o número de homicídi-ossó em Santa Maria já iguala o mêsde janeiro de 2012, quando houvecinco casos. Os dois últimos come-ços de ano são os mais violentos dosúltimos oito anos. Em 2013, a cadaquatro dias alguém perda a vida.

"Um final de semana como esse eununca vi" disse ontem o delegadoSandro Meinerz, que estava de plan-tão no fim de semana. Para ele, háexplicações para alguns casos, ou-tros são totalmente atípicos, como a

Cinco homicídios foramregistrados em 20 dias.O tráfico de drogasseria a motivação depelo menos três

briga entre vizinhos em Dilermando,que acabou com duas mortes. A mai-oria das mortes é oriunda de proble-mas com o tráfico de drogas.

Não é coincidência que três mor-tes em Santa Maria ocorreram em ummesmo espaço. A Linha Velha daFronteira, região norte da cidade. Se-gunda a Polícia Civil, este pedaço dacidade concentra uma grande quanti-dade de tráfico de drogas, que nor-malmente é o crime que leva a mortesviolentas, "quando não está direta-mente ligado, está ligado de algumaoutra forma, muito furtos e roubossão praticados para se atender dívi-das do tráfico ou suprir a dependên-cia", diz o delegado Meinerz.

As brigas de quadrilhas na dispu-ta pelo controle dos pontos de ven-das de drogas e as rixas criadas entreos traficantes e viciados estão entreos maiores motivos de assassinatos.Dos casos ocorridos no fim de sema-na, há suspeitas de que pelos menostrês tenham envolvimento com o trá-fico.

Investigações: até o momento apolícia ainda não prendeu nenhumsuspeito. Mas há investigações avan-çadas. No caso do rapaz morto nasexta-feira, na Vila Renascença, já háum suspeito identificado. No caso dopintor assassinado em casa sábado,testemunhas foram ouvidas ontem. Esobre o casal brutalmente morto nosábado à noite, a policia já trabalhacom uma hipótese para o crime, mas,segundo agentes da 1ª DP, ainda nãose pode comunicar maiores detalhes.Todos esses crimes teriam alguma li-gação com o tráfico.

As vítimas:Cláudio Cruz dos Santos, 30 anos

- morto a tiros quando voltava paracasa de bicicleta, na Rua Irmã Dulce,na Vila Renascença.

Diogo Soares, 21 anos - atropela-do em Formigueiro. O acidente ocor-reu na VRS-808.

Arlindo do Jesus Pinheiro deBacco, 61 anos - morto a tiros pelovizinho, em Dilermando de Aguiar.

José Inácio Correa da Silva, 64anos - após atirar em Arlindo, acabouse enforcando.

Maria da Penha

DP da Mulherprende dois

No ultimo final de semana aDelegacia de Policia Especializa-da no atendimento a Mulher deSanta Maria, prendeu preventi-vamente dois homens investiga-dos pela lei Maria Da Penha.

O primeiro, de 24 anos, tinhainstaurado contra si seis inqué-ritos policiais de lesão corporal,ameaça desobediência à ordemjudicial, tendo como vitima suacompanheira. O segundo ho-mem, de 44anos, tinha contra sidois procedimento de desobedi-ência e ameaças, contra a sua ex-mulher.

As prisões ocorreram emsanta Maria. Datas e locais nãoforam divulgados para preser-vas as vitimas.

dam o efetivo que está no policia-mento a atuar em algumas ocorrên-cias, ou até mesmo evitá-las. O po-licial Bittencourt diz que "o maisimportante é que a comunidade te-nha consciência de que o fone 190é de uso exclusivo para urgência eemergência, e que o seu mau usopode acarretar risco a outras pes-soas que de fato precisem da pre-sença da BM".

Romualdo Maciel da Rosa, 54anos - caiu da varanda de um bar,perto da rodoviária.

Natiele Saldanha da Rosa, 16anos e Luiz Candido Correa Peters,29 - foram executados a tiros na Li-nha Velha da Fronteira.

Antônio Machado de Jesus, 46anos - morto em casa por golpes nacabeça.

Fabrício Maciel de Freitas, 25anos - foi atingido pelas costas quan-do caminhava numa rua do bairro Ar-tidor Ortiz, em Rosário do Sul.

Divulgação /A Razão

Deivid Dutra / A Razão

Tráfico de drogas é o responsável pela maioria das mortes.

Page 15: Jornal A Razão

Fonte: Inmet e Climatempo

Em SM, a terça-feiradeverá ser de sol comalgumas nuvens. Nãochove. Ventos estarão

soprando na direção Sul-Leste com intensidade de

fracos a moderados.

Previsão do TempoHoje Quarta Quinta

30

20

34

22

30

24

Sol comnuvens

Sol comnuvensSanta Maria, Terça-feira, 22 de janeiro de 2013

28

19

Sol comnuvens

Fasesda Lua

Sexta

18/01

Minguante

A s inscrições para o Concur-so Rainha do Carnaval deSanta Maria terminaram na

última sexta-feira, mas as candida-tas só devem ser confirmadas hoje,depois que as documentações quefaltavam até ontem fossem entre-gues. O número ainda não é oficiale ainda podem mudar, mas a cate-goria adulta deve ter "cerca de 10"concorrentes, segundo a Secreta-ria Municipal de Cultura.

Até a manhã de ontem, o núme-ro de candidatas nas categoriasMirim (de 6 a 9 anos) e Infantil (de10 a 13 anos) também não estavaconfirmado ainda. No primeiro caso,serão "quatro ou cinco" concor-rentes. Na categoria Infantil, serão"sete ou oito" disputantes.

Para ontem, ainda estava pro-gramada uma reunião geral com ascandidatas e os representantes dasentidades, na gare da Viação Fér-rea, sede da Secretaria de Cultura.Estavam aptas a participar do con-curso jovens de Santa Maria, quecomprovassem residência na cida-de e representassem escolas desamba, entidades sociais, culturaise esportivas, blocos de Carnaval eassociações de bairros.

Composto de duas etapas, oconcurso terá a primeira fase nestaquinta-feira, com coquetel de apre-sentação das candidatas, no CTG

Candidatas a Rainha doCarnaval confirmadas hoje

Coquetel deapresentação estámarcado para quinta, econcurso será realizadoneste sábado, no CDM

Querência das Dores, na SedeCampestre do Clube Dores.

No coquetel, as candidatas aotítulo de soberanas do Carnaval2013 passarão por entrevista,apresentação coletiva; apresen-tação individual e traje. Na sequ-ência, haverá o julgamento, levan-do em consideração o quesito"Conjunto", que abrange postu-ra, comunicação, simpatia, produ-ção e evolução.

Na segunda etapa, que ocorreno sábado, dia 26, haverá desfilecoletivo em traje típico, ao som desamba enredo e desfile individualde maiô (disponibilizado pela orga-nização do concurso), com 1 minu-to e meio de samba de bateria. Osquesitos avaliados serão comuni-cação, beleza e samba. O eventoserá realizado no Ginásio B do Cen-tro Desportivo Municipal, às 21h,

Corte do Carnaval de 2012 em Santa Maria foi comandada peloRei Momo, Jaime Flores, que segue no posto este ano

Divulgação/A Razão

Luiz Roese

e o ingresso será um quilo de ali-mento não-perecível.

A data também será marcadapelo lançamento do Carnaval 2013e entrega das chaves da cidadepara o Rei Momo Jaime Flores.

O Carnaval de rua deste anoestá previsto para acontecer nosdias 8, 9 e 10 de março na AvenidaLiberdasde.

O Concurso Rainha do Carna-val de Santa Maria é uma promo-ção da Prefeitura, através da Secre-taria de Município da Cultura,Associação das Entidades Sociais,Culturais e Recreativas de SantaMaria, Conselho de Presidentes dasEscolas de Samba, com realizaçãode Saigon Quevedo.

Novidades - O Carnaval forade época de Santa Maria deste anoestá previsto para ocorrer nos dias

Calendáriooficial da folia

Quinta-feira, dia 24, às 21h- Coquetel de apresenta-ção das candidatas a Rai-nha do Carnaval, às 21h,no CTG Querência dasDores (Sede Campestre doClube Recreativo Dores)

Sábado, dia 26, às 21h -Concurso Rainha do Car-naval, lançamento do Car-naval 2013 e entrega daschaves da cidade para oRei Momo Jaime Flores, noGinásio B do CentroDesportivo Municipal

8, 9 e 10 de março - Car-naval de Rua de Santa Ma-ria, na Avenida Liberdade

8, 9 e 10 de março. Segundo a se-cretária de Cultura, Iara Druzian,ainda não está definifido se serãoconvidadas entidades carnavales-cas de outras cidades ou se haveráatrações de fora, a exemplo do queaconteceu no ano passado, com aapresentação de Neguinho da Bei-ja-Flor.

A novidade, antecipa a secretá-ria, é que as escolas de samba des-filarão em duas noites, na sexta eno sábado, diferentemente do anopassado, quando desfilaram todasno sábado.

"Nós estamos fazendo uma pes-quisa, buscando alternativas parafazermos uma grande festa no en-cerramento na noite de domingo,para que todos os foliões que com-parecerem na avenida possam des-frutar deste momento carnavales-co", diz a secretária.

As vacinas contra a gripe sóchegarão ao Estado a partir de15 abril, sem data prevista paradistribuição à população. No en-tanto, a chefe substituta da Di-visão de Vigilância Epidemioló-gica da Secretaria Estadual daSaúde, Tani Ranieri, asseguraque não há razões para pânico.

Segundo ela, é normal queas vacinas só cheguem ao Bra-sil neste período, pois o Cen-tro de Controle de Doenças(CDC), que funciona em Atlan-ta, nos Estados Unidos, liberaprimeiro os lotes para o He-misfério Norte e depois para oHemisfério Sul. "A distribui-ção acontece em razão do cli-

Vacina contra gripe devechegar ao Brasil só em abril

ma e não tem relação com apandemia nos Estados Unidos",adianta.

Anovidade para o novo pe-ríodo de vacinação é que ogrupo preferencial aumentou.As mulheres jovens com até45 dias após o parto tambémdevem ser imunizadas a partirda próxima campanha. Seguemna lista de prioridade para va-cinação os menores de doisanos, profissionais da área desaúde, gestantes, indígenas eidosos acima de 60 anos, alémdos pacientes que integram aslistas de comorbidade, já devi-damente estabelecido nas do-enças pulmonares e renais.

O Programa Nacional do Li-vro Didático (PNLD) abriu nestasegunda-feira o período para ins-crições de obras destinadas aalunos e professores do ensinomédio da rede pública para o anoletivo de 2015. A partir de agora,as editoras também poderão ins-crever livros digitais - cujo aces-so pode ser feito em computado-res ou em tablets.

A versão digital deve viracompanhada do livro impresso,ter o mesmo conteúdo e incluirconteúdos educacionais digitaiscomo vídeos, animações, simu-ladores, imagens e jogos para au-xiliar na aprendizagem. A outranovidade é a aquisição de livrosde arte para os alunos do ensinomédio da rede pública. Os de-

Estudantes do Ensino Médio darede pública terão livro digital

mais livros a serem compradospelo governo são os de portu-guês, matemática, geografia, his-tória, física, química, biologia,inglês, espanhol, filosofia e so-ciologia.

De acordo com o Ministérioda Educação, a previsão inicialde aquisição para 2015 é deaproximadamente 80 milhões deexemplares para atender mais de7 milhões de alunos. O períodode inscrição de obras pelo Pro-grama Nacional do Livro Didá-tico vai até 21 de maio. De 3 a 7de junho, estará aberto o perío-do de entrega de livros impres-sos e da documentação. De 5 a9 de agosto, o de entrega deobras digitais e respectivos do-cumentos.

Conselhão

Tarso anuncianovosintegrantes hoje

O governador Tarso Genroanunciará hoje a nova composi-ção do Conselho de Desenvolvi-mento Econômico e Social do RioGrande do Sul (Cdes-RS). O nomedos conselheiros que integrarãoa gestão de 2013 e 2014 serãodivulgados em ato às 15h30, noSalão Alberto Pasqualini do Pa-lácio Piratini.

O CDES-RS é um órgão de as-sessoramento e consulta do Go-verno do Estado, composto por90 conselheiros que atuam deforma voluntária e representamdiversos segmentos sociais.Consiste em um espaço públiconão estatal, cuja atribuição é pro-por diretrizes estratégicas, vol-tadas ao desenvolvimento eco-nômico, social e ambientalmentesustentável do RS.

Desde sua criação, em marçode 2011, o Cdes-RS encaminhouum amplo conjunto de recomen-dações ao Executivo estadual,das quais mais de 130 propostasjá foram acolhidas e transforma-das em políticas públicas. OCdes-RS é um órgão de aconse-lhamento e assessoramento dogovernador Tarso Genro. Asreuniões acontecem a cada doismeses em Porto Alegre e abor-dam os principais temas relati-vos ao desenvolvimento econô-mico e social do Estado.

Santa Maria - Liderança re-conhecida nacional e internacio-nalmente pelo trabalho em prolda Economia Solidária e do Coo-perativismo, a coordenadora doProjeto Esperança/ Cooesperan-ça, Irmã Lourdes Dill, é um dosnomes cotados para integrar oCdes-RS , a partir de 2013, o cha-mado Conselhão do Rio Grandedo Sul.

LoteriasQuinaConcurso 4100

Resultados Extraoficiais

LotofácilConcurso 858

Até o fechamento desta edi-ção, a Caixa Econômica Fede-ral ainda não havia divulgado osorteio do concurso da Quina eo rateio da Lotofácil .

01 03 04 05 0608 09 11 12 1719 20 22 23 25

C MY K

Page 16: Jornal A Razão

Terça-f eira, 22 janeiro de 2013 [email protected]

Teatro Projeto cultural apresenta mais um espetáculo infantil de graça, hoje e amanhã, às 15h30, no Theatro Treze de Maio

Espaço para exposições

Até o dia 1º de março, a prefeitura de San-ta Maria recebe inscrições de artistas inte-ressados em expor no Arquivo Histórico

O soldadinho de chumbo é umaopção para a gurizada de férias

O conto infantil "O Sol-dadinho de Chumbo" jápassou por várias e vá-

rias gerações, inspirando até ofilme de animação "Toy Story",produzido pela Disney. A his-tória do escritor dinamarquêsHans Christian Andersen foiescrita em 1838, mas encantaaté hoje. No original, a tramagira em torno de um bonecoque tem apenas uma perna eque se apaixona por uma bai-larina que também é uma bo-neca. Foi o primeiro contoescrito totalmente pelo autor enão tem um final feliz.Hoje e amanhã, às 15h30, noTheatro Treze de Maio, será aoportunidade de a gurizada emférias conferir uma nova re-leitura da história. A monta-gem "As Aventuras do Solda-dinho de Chumbo", do gruposanta-mariense Saca-RolhasTeatro e Cia, será apresentadade graça. Nessa releitura doclássico infantil, Carlinhos estáde aniversário. Três convida-dos presenteiam seu amigui-nho com um soldado de chum-bo, só que ele não tem umaperna. Mesmo assim, as cri-anças resolvem criar as aven-turas do soldadinho de chum-bo, uma divertida brincadeiraonde o soldado herói lutarápelo amor da bailarina e con-tra o preconceito.A peça infantil é dirigida e es-trelada por Jader Guterres,que faz o papel do protagonis-ta Carlinhos. A montagem temainda no elenco Luciano Gab-

bi (Zeca), Régis D'Avi la(Dudu) e Camila Borges (Ani-nha). A sonoplastia é de Rena-ta Quartiero, e a trilha sonoraoriginal, de Gerson Rios Leme.Os ingressos podem ser reti-rados antecipadamente na bi-lheteria do Theatro."As crianças se identificammuito com a peça, pois os ato-res interpretam crianças cons-truindo uma história", diz o atore diretor Jader Guterres.A apresentação integra o pro-jeto Carrossel Cultural, da ChiliProduções Culturais. Em janei-ro, a iniciativa já trouxe para acriançada os espetáculos in-fantis "Pandorga da Lua" e "OGato Malhado e a AndorinhaSinhá". Depois de uma brevepausa em fevereiro, o projetosegue até julho, com novas eboas atrações.O projeto - Com entrada gra-tuita, o Carrossel Cultural pro-põe a circulação de espetácu-los infantis durante os mesesde janeiro a julho. A iniciativase enquadra na categoria deapoio à programação continu-ada em espaços culturais, pro-moção da inclusão cultural eacesso do público infantil aoteatro. O foco no público in-fantil não é por acaso. O obje-tivo é ampliar o acesso dascrianças, incentivando a parti-cipação das escolas e famíliasem espaços culturais. A pro-moção é da Associação dosAmigos do Theatro Treze deMaio, com financiamento doFundo de Apoio à Cultura RS eSecretaria de Estado da Cultu-ra do Rio Grande do Sul. Peça é uma adaptação de história escrita em 1838 pelo dinamarquês Hans Christian Andersen

Luiz RoeseFoto Divulgação/A Razão

A Saca-Rolhas Teatro & Cia éuma companhia de teatro profissi-onal com direção geral de JaderGuterres, que trabalha há uma dé-cada com artes cênicas, cinema,vídeo e publicidade.

A Saca-Rolhas tem como pro-pósito, difundir e proporcionar ar-tes cênicas para as mais variadasclasses sociais, construindo umrespeito e demonstrando o devidovalor da cultura, do teatro, das ar-tes e do entretenimento.

A companhia atua com perfor-

mances, intervenções artísticas,animação, recreação, teatro empre-sarial, teatro adulto e teatro Infan-til.

Os artistas também atuam emeventos como feiras, festas de ani-versários, casamentos, formaturas,inaugurações e divulgações pro-mocionais, com personagens fa-mosos ou sobre encomenda.

A companhia cria, escreve eadapta peças teatrais, esquetes, ro-teiros para cinema, spots de rádioe comerciais para TV.

A companhia

Dia 24, às 20h30 - ConcertoLírico com Voz e Piano - Gui-lherme Rosa, cantor lírico deprojeção internacional e há al-guns anos afastado de SantaMaria, retorna à cidade para umconcerto único com acompa-nhamento do renomado pianis-ta Leandro Faber. No progra-ma, árias de ópera e cançõeseruditas.

Dia 26 e 27, às 20h30 - OUivo do Coyote: A Ressurei-ção - Show de humor que to-mou de assalto a cidade entre2007 e 2010, lotando teatros,bares e garagens dos vizinhos.Em 2013, já que o mundo nãoacabou, eles ressurgem dascinzas mais sarcásticos do quenunca para provar que uma boapiada não morre jamais.

Outras atrações do Theatro Treze deMaio em janeiro

Municipal, no Masm, na Sala Monet PlazaArte e no hall da Casa de Cultura pelo e-mail [email protected]

Page 17: Jornal A Razão

Terça-feira , 22/01/2013

2

MALHAÇÃO Dinho tira satisfação com Orelha so-bre o TV Sereia e o amigo o aconse-lha a seguir viagem com Valentina.Vitor e Lorenzo ajudam Lia, que so-fre uma torção no pé. Rosa e Pilharecebem Vitor como hóspede em suacasa. Vitor conta para Rosa sobre aacusação que sofreu, mas jura serinocente. Rômulo escreve uma cartade despedida e deixa a casa de Pau-lina. Mario e Alice comunicam a Di-nho que se mudarão para Miami e omenino decide viajar com Valentina.

LADO A LADOConstância aconselha Albertinho aregistrar Elias. Albertinho avisa à mãeque Esther terminou com ele. Guerrapede Celinha em casamento. Lucia-no pergunta a Mario e a Frederico seeles conhecem Manuel Loureiro. Te-resa avisa a Sandra que ela nãopode contar para ninguém que é mãede Ângelo. Afonso fica intrigado aonotar que Túlio se interessou porJurema. Chico leva Gilda pra visitar omorro. Constância procura Esther.

GUERRA DOS SEXOSOlívia anota o endereço do restauranteonde Giocondo se encontrará com Ro-berta e tenta informar a Charlô. Felipenão se conforma de ver Juliana pedirdesculpas para Nando. Carolina temeque Zenon se envolva com Charlô. Dino

Os resumos dos capítulos estão sujeitosa mudanças em função da edição das

novelas

Resumo das novelasse arrepende de ter falsificado o balan-ço da Positano. Veruska avisa a Otávioque Olívia descobriu seu plano. Charlônão consegue sair da mansão. Fábiotenta acalmar Ciça. Olívia consegue fu-gir da mansão.

SALVE JORGELívia foge, deixando Jéssica desa-cordada. Wanda e Russo encontramo quarto de Lívia vazio. Lívia conver-sa com Stênio sobre a investigaçãoda adoção de Aisha. Morena procuraJéssica, e Aída a encontra desacor-dada. Mustafá constata que Jéssicaestá morta. Antônia ajuda Morena e aleva até Theo. Russo percebe a des-confiança de Helô. Lívia simula de-sespero com a morte de Jéssica eDeborah tenta acalmá-la. Morena acu-sa Wanda de ter matado Jéssica.

A USURPADORALuciano fica muito interessadoquando Leda comenta com ele queo primo pagaria o que fosse parasaber a verdade sobre Paola. Omilionário Douglas Maldonado mar-ca um encontro com "Paola" e Car-los Daniel não consegue esconderseu ciúme. Paulina vai ao encontrosem imaginar que Douglas investi-gou tudo sobre a vida de Paola epensa ser ela uma mulher fácil.Paulina é humilhada pelo milionário,que tenta compra-la a todo custo,

VARIEDADES

e diz a Bráulio, o empregado de con-fiança de Douglas, que nunca o per-doará pelo que ele lhe fez. Patríciaconta a Dona Piedade que Rodrigoestá decidido a averiguar toda a ver-dade sobre Paola pois desconfia queela seja uma usurpadora. E Rodrigo,disposto a tirar suas dúvidas, vaiaté a fábrica fazer algumas pergun-tas a "Paola" sobre seu casamentocom Carlos Daniel. Paulina cai naarmadilha e Rodrigo fica convictode que ela é uma usurpadora. Luci-ano não desiste de chantagear Pau-lina e ao perceber que não vai con-seguir nada, procura Carlos Daniele conta toda a verdade sobre a usur-padora.

CARROSSELMarcelina vê uma menina do quartoano (sala da professora Suzana) cho-rando no pátio e se aproxima paraperguntar o que está acontecendo. Amenina se identifica como Fabiana, masdiz que não está chorando. Cirilo e Bibise aproximam e Fabiana se afasta.Com preguiça, Graça senta nos ócu-los de Olívia, que fica todo quebrado.A faxineira pede a ajuda de Firmino.Olívia fala com as paredes, tropeçanas coisas e não enxerga por estarsem seus óculos.

O gaiteiroPedroDorneles(Pedrinho), comseu netoBernardoDorneles,geração quevem de pai parafilhos e de filhospara netos. Ogarotinho comapenas seteanos já tocaacordeona etambém é muitobom na bateria.Parabéns afamíliaDorneles.

O Diretor Administrativo da URISantiago, professor Jorge Padilha dosSantos, concluiu o mestrado, receben-do o título de mestre em PlanejamentoUrbano e Regional, mestrado da URI,através de convênio com a Universida-de Federal do Rio Grande do Sul

O professor da URI, Tiago Gorski Lacerda, coordena-dor do curso de Ciências Contábeis, é a novidade nosecretariado do prefeito Júlio Ruivo que assumiu o se-gundo mandato no dia primeiro de janeiro. Tiago assu-miu a Secretaria Municipal de Gestão. Além do trabalhona Universidade, o professor é integrante da Comissãode Estudos do Ensino Superior do CRCRS; Diretor deMídias Sociais e Inovação credenciado ao SEBRAE/RSe Analista Administrativo da AES SulO professor da URI,Tiago Gorski Lacerda, coordenador do curso de Ciênci-as Contábeis, é a novidade no secretariado do prefeitoJúlio Ruivo que assumiu o segundo mandato no dia pri-meiro de janeiro. Tiago assumiu a Secretaria Municipalde Gestão. Além do trabalho na Universidade, o professor é integrante da Comis-são de Estudos do Ensino Superior do CRCRS; Diretor de Mídias Sociais e Inova-ção credenciado ao SEBRAE/RS e Analista Administrativo da AES Sul

* As grades de programação sãodivulgadas pelas empresas que adminis-

tram as salas de cinema da cidade.

Programação da TV

A programação de TV é deresponsabilidade das emissoras

TV Santa Maria00:00- Série Mulher Maravilha01:00- Série Miami Vice02:00- Série A Feiticeira02:30- Filmes06:00- Séries06:45- Palavra De Fé07:00- Desenhos08:00- Reapresentação De Programas12:00- Telejornal Santa Maria Agora13:00- Controle Geral Na Tv14:00- Reapresentação De Programas20:15-Tv Fisma20:30-Conversando Com o Cardilogista21:00- Telejornal Santa Maria Agora22:00-Santa Maria Frente A Frente22:30- Ao Pé Da Letra23:00- Controle Geral Na TvTV Record06h15 Balanço Geral Manhã07h25 São Paulo no Ar08h40 Fala Brasil09h55 Hoje em Dia12h00 Balanço Geral14h45 Programa da17h45 Cidade Alerta19h45 Jornal da Record20h30 Fazenda de Verão21h15 Sansão e Dalila22h15 Balacobaco

23h15 Ídolos00h15 CSI Miami01h15 Programação IurdREDE TV/PAMPA03:00 Programa Show Da Fé07:00 Pampa Kids08:00 Pampa Show08:30 Programa Igreja Universal09:30 Mensagem Religiosa "A"09:33 Manhã Maior10:30 TV Kids11:00 Pampa Show11:45 Pampa Meio / Região12:55 Pampa Kids15:00 A Tarde É Sua17:00 Baladão17:30 Mensagem Religiosa17:38 Pampa Debates18:18 Programa Pampa News19:04 Jornal Da Pampa19:30 Tv Fama20:30 Pampa Show20:50Rede Tv News21:30 Igreja da Graça Deus22:30 Feira do Riso23:00 Luciana by night00:00 Studio Pampa02:48 Leitura DinâmicaRBS TV04:50 - Sagrado

04:55 - Telecurso Educação Básica05:10 - Telecurso Profissionalizante05:25 - Telecurso Ensino Médio05:40 - Telecurso Ensino Fundamental05:55 - Globo Rural06:30 - Bom Dia Rio Grande07:30 - Bom Dia Brasil08:30 - Mais Você10:00 - Bem Estar10:35 - Encontro12:00 - Jornal Do Almoço12:50 - Globo Esporte13:20 - Jornal Hoje13:55 - Video Show14:30 - Vale A Pena Ver De Novo16:10 - Sessão Da Tarde - Os Sem Floresta17:50 - Malhação18:20 - Lado A Lado19:10 - Rbs Notícias19:30 - Guerra Dos Sexos20:30 - Jornal Nacional21:10 - Salve Jorge22:25 - Big Brother Brasil23:30 - Louco Por Elas00:15 - Jornal Da Globo00:50 - Terra Nova (01:40 - Corujão I - Duro De Matar 3

SocialSocialSantiagoSantiago

Royal Plaza Shopping

Royal 1

A viagem - Classificação livre -Legendado 13h40 e 20h40

De pernas pro ar 2 - Classificação12 anos - Dublado 16h40 e 18h40

Royal 2

A viagem - Classificação livre -Dublado21h

Detona Ralph -Classificação livre -Dublado14h, 16h10, 18h20 e 20:30

Royal 3

A viagem - Classificação livre -

Dublado21h

Detona Ralph - 3D - Classificação livre- Dublado18h50

João e Maria caçadores de bruxas- 3D - Classificação 14 anos -

Dublado17h

Sammy, a grande fuga - 3D -Classificação livre - DubladoSexta- 13h20, 15h10 e 17h

Sábdo - 15h10 e 17h

Royal 4

As aventuras de Pi - Classificaçãolivre - Dublado 8h30

Detona Ralph - Classificação livre -

Dublado 4h10 e 16h20

O hobbit - uma jornada inesperada -Classificação 12 anos - Dublado21h

Movie Arte

Sala 1

O Último desafio - Classificação 14anos - Legendado Todos os dias - 15h,

17h30 e 20h

Sala 2

O impossível - Classificação 12 anos -Legendado Todos os dias - 15h, 17h45 e 20h

Cinema programação

Foto

Divu

lgação

/A R

azão

Feira do Livro de Caçapavado Sul tem novo Patrono

O escritor Airton Ortiz aceitou aser o Patrono da 23° Feira do Livro deCaçapava do Sul, após ser eleito, por41,5% dos votos, pela ComunidadeCultural da cidade, em almoço festivono domingo, 20. Concorriam 53 es-critores visitantes que já participaramem edições anteriores e que aindanão foram Patrono. A escritora JaneTutikian foi a segunda colocada, com26% dos votos. Também receberamvotação Fabrício Carpinejar, JuremirMachado da Silva, Tabajara Ruas,Paixão Cortes, Francisco Pereira Ro-drigues, Paulo Flávio Ledur, LetíciaWierzchovski e Blau Souza.

Após a eleição, o coordenador da23° edição, Pedro Vanolin, comuni-cou o resultado por telefone e fez oconvite a Airton Ortiz. Para Vanolin, aescolha foi muito feliz, pois esse es-critor já participou em três edições esempre se mostrou bastante acessí-vel, humano e agora muito entusias-mado. Criador do gênero Jornalismode Aventura, o explorador, aventu-reiro e fotógrafo Airton Ortiz é escri-tor profissional, com 10 livros publi-cados, e jornalista free-lancer,especializado em reportagens inter-

Ortiz é especialista em reportagenssobre a natureza selvagem

nacionais sobre a natureza selvagem.O prefeito de Caçapava do Sul, Oto-

mar Vivian, também participou do al-moço e ressaltou que a 23° Feira doLivro já é, sem dúvida, a maior referen-cia cultural do município: pela repre-sentação desde a preservação e valori-zação de nossa história ao acesso detodas as pessoas, independente dacondição sócio-econômica e, principal-mente, pela contribuição na formaçãocidadã da nova geração caçapavana.

A Feira do Livro de 2013 ocorre de26 de abril a 5 de maio, no Salão Paro-quial. Já estão confirmados a partici-pação dos escritores Paulo Flávio Le-dur, Jane Tutikian e Blau Souza.

C MY K

Page 18: Jornal A Razão

3SOCIAISTerça-feira , 22/1/2013

A coisa mais difícil do mundo é dizer pensan-do o que os outros dizem sem pensar

Émile-Auguste Chartier

DE ETCHEGOYEN PARA MIOTTO:A TROCA DE GENERAIS DA 3ºDEMuito prestigiada a troca de comando da 3º Divisão de Exército, na sexta-

feira passada, reuniu lideranças no pátio do Quartel do 3º Grupo de ArtilhariaAutopropulsado - Regimento Mallet.

A cerimônia contou com inauguração do retrato do general Etchegoyenna galeria dos comandantes da Divisão Encouraçada e com a formaturamilitar, onde grandes representações das organizações militares também sefizeram presentes.

Diversas personalidades do cenário santa-mariense foram cumprimentaro novo responsável pela 3º DE, o general Geraldo Miotto (foto à esquerda)que, em seu último cargo, era Chefe de Estado Maior do Comando Militar doLeste, no Rio de Janeiro. O general Etchegoyen, por sua vez, já está emBrasília, onde assume como Chefe do Departamento Pessoal do ExércitoBrasileiro.

Bateria carregada

Camila Cebalhos e HenriqueFortes voltaram revigorados dasférias junto a pequena Helena. Afamília esteve em Cascavel e apro-veitou as maravilhas das águas dasCataratas do Iguaçu. Foi um pas-seio e tanto!

Muitos motivos

Sandra Vargas anda com o sor-riso de orelha em orelha, e não épor menos. Depois da notícia e aespera ansiosa do primeiro neto,ela festejou seu aniversário, nosábado, com um motivo a mais dealegria: a filha Rafaela concluiu,no comecinho de 2013, a faculda-de em Administração. A formaturade gabinete foi motivo para a fa-ceirice da supermãe coruja que vi-bra com a felicidade dos filhos.

Fot

os Y

uri W

eber

/A R

azão

Dolores Tomé Miotto e Rebeca Miotto

Lúcia Westphalen Etchegoyen e Eneida Fogliatto Etchegoyen

Fabiola e Christian Böge

Carmem e Wilson Serro Iara e Clóvis Lima

General Adriano Pereira Júnior e general Sérgio Wes-tphalen Etchegoyen

C MY K

Page 19: Jornal A Razão

Terça-feira, 21/01/2013

VARIEDADES 4

HoróscopoSalve Jorge

M inha sogra, que é no-veleira de carteiri-nha, tem reclamado

de Salve Jorge.Na verdade, a pergunta é: o

que nos segura, realmente, di-ante de ações representadas -na TV, no teatro ou no cine-ma? Os exemplares mais re-conhecidos do gênero indicama necessidade da concentra-ção dramática em torno de ei-xos fortes de argumentos. Éa partir desses centros e emfunção deles que nós, espec-tadores, ficamos conhecendo,

Palavras cruzadas diretas

PedroBrum Santos

Luiz Gonzaga Binato de [email protected]

Imagens da História

Esse baixo-relevo, realizado pelo famoso escultor gaú-cho Vasco Prado (Uruguaiana,1914-PortoAlegre,1998),encontra-se numa parede do saguão da antiga Reitoriada UFSM. Construído pela URGS para sediar aFaculda-de de Farmácia, na esquina dasruas Floriano Peixoto eAstrogildo de Azevedo, em terreno adquirido do espó-lio de Florindo Nerva, esse prédioteve a pedra funda-mental lançada em25.10.1952. Inaugurado a 04.01.1960para as Faculdades de Farmácia e Medicina, abrigoutambém a Administração Central da USM,até 1976, evá-rios cursos: Farmácia, Medicina, Odontologia, Direito,Arquivologia, etc.

Um princípio da arquitetura dita Moderna era o deconstituir-se suporte para outras artes visuais, especial-mente pintura e escultura. O edifício em questão é exem-plo local do Modernismo Arquitetônicoe esse bronze, aele incorporado, é peça de valor artístico. Nele, VascoPradorepresentou uma cobra e um índio, o habitante dafloresta que domina o poder das plantas e dos antídotosa venenos.A temática da serpente, por sua vez, vincula-se à Farmácia e à Medicina desde tempos imemoriais. Nolado direito do bronze,sob a pátina cinquentenária, pode-se ler: "V. PRADO" e à esquerda, a marca da tradicionalfundiçãocaxiense: "EBERLE".

Essa peça é apenas umaamostra doacervo artístico daUFSM acumulado em mais de 50 anos,uma importantecoleção pública queaguarda o devido reconhecimento,proteçãoe divulgação.

Bronze de Vasco Pradona UFSM

Imagem: digital,cor, 14.1.2012,

autoria LuizGonzaga Binato

de Almeida,acervo do A.

Áries 21/03 a 20/04Você estará procurando uma expressão

maior de beleza e um senso de expressãomais refinada, principalmente nos seusrelacionamentos mais íntimos. Bom diapara tratar de assuntos financeiros e ques-tões relacionadas com a justiça.

Alguma surpresa agradável no setor amo-roso. Enfrente os problemas difíceis comtranquilidade e confiança em si. Eviteiniciar novas amizades e confiar demasi-adamente em pessoas estranhas.

Gêmeos 21/05 a 20/06

Grande entusiasmo com o trabalho. Ati-tudes urgentes e decisivas poderão sertomadas e, desde que as direcione deforma construtiva, serão fonte de bonsresultados práticos e financeiros.

Câncer 21/06 a 21/07

Dia em que deverá tomar muito cuidadocom escritos e ao assumir compromissos.Verifique antes suas condições. A saúde,nesta fase, necessita de maior atenção,bem como o campo profissional e social.

Leão 22/07 a 22/08

erá muito bem sucedido nos próximos dias.Os astros vão favorecê-lo em trabalhos detoda ordem. Cuidado com o amor à primeiravista. Confie em si e fará associações quetrarão bons resultados. Pense positivo.

Virgem 23/08 a 22/09

Una-se aqueles que poderão tornar estedia alegre e feliz. Seja prudente comassuntos de dinheiro, principalmenteantes do meio dia. A influência astral,para aventuras e especulações deve serrazoável. Amor e paixão, favoráveis.

Libra 23/09 a 22/10

Muita habilidade literária, mente clara epenetrante e muita tendência aos assuntoselevados, estão previstos para você hoje,devido à benéfica influência da Lua. Procu-re ser mais racional, pelo menos nesteperíodo. Aproveite os pequenos prazeresque a vida a todo o momento nos oferece.

Escorpião 23/10 a 21/11

Sagitário 22/11 a 21/12

Não será conveniente aventurar-se emnovos negócios. Cuidado com o excessode gastos. Mantenha-se em suas ativida-des rotineiras e muito benefício receberáem breve. Você está em seu melhor perí-odo para o convívio social.

Pessoas amigas ou colegas poderão li-vrá-lo de embaraços financeiros nestedia, principalmente se forem do sexo opos-to. Dê mais atenção à sua família. Pre-núncio de uma viagem para o lugar ondenasceu ou viveu durante muito tempo.

Capricórnio 22/12 a 20/01

Dia positivo que o beneficiará de mododecisivo. Notícias agradáveis. Não dê cré-dito a rumores e boatos que possam surgir.As oportunidades de progresso ajudarãovocê a encontrar uma pessoa peculiar, quepoderá lhe completar profissionalmente.

Aquário 21/01 a 19/02

Com prudência e reserva você chegaráonde deseja. Dia propício no plano profissi-onal, financeiro e amoroso e também favo-rável para jogos, loteria e sorteios. Abusede todos os seus encantos neste período,inclusive de seu lado mais poético.

Peixes 20/02 a 20/03

Bom dia para tratar com militares, políti-cos e pessoas ligadas à igreja. Muito bom,também, para abrir uma caderneta de pou-pança ou para solicitar empréstimo de di-nheiro. Êxito profissional. Boa saúde.

Touro 21/04 a 20/05

Crônica

pela mediação das persona-gens, os acontecimentos queanimam a história contada.Essa concentração é indispen-sável para se conseguir a den-sidade dramática, pois a dilui-ção de um drama em váriosepisódios e em tempos e luga-res diversos desviariam nossaatenção da carga semânticaconcentrada que a ação dra-mática deve transmitir no atointeiro de sua emissão - que éo tempo de uma peça de tea-tro ou de um filme.

Com a telenovela, o papo éoutro. A começar pelo fato deque sua narração é fragmen-tada. As informações, ao in-vés de chamarem para o cen-

tro, se dispersam, de modo amanter o interesse da audiên-cia e conseguir sua fideliza-ção durante, pelo menos, unsbons pares de meses. Comisso, é importante que não des-cuide da verossimilhança (qua-lidade do que parece ser ver-dadeiro). As chaves narrativasde seu êxito são um argumen-to carregado de ódios irrever-síveis, paixões e intrigas dura-douras que, com certo grau decoerência, derivam invariavel-mente em um desenlace ondetriunfa o bem e os maus sãopenalizados.

Com a fixação de tal estru-tura - que pouco varia de umexemplar para outro - e sujei-

ta aos humores mercadológi-cos, é difícil uma telenovelamanter obediência cega à ditaverossimilhança. Em todo caso,em nome desse decoro, o bomsenso indica que o gênero nãodeve abusar dos lapsos tempo-rais, das coincidências absur-das, da quebra de sequêncialógica, da mudança brusca devontade das personagens, en-fim, da capacidade de discer-nimento do público, sob penade cair no enfado e perder cre-dibilidade. Tenho dado umasespiadas no horário das nove eacho que minha sogra está co-berta de razão: Salve Jorge abu-sa da inteligência e da paciên-cia do espectador.