Jornal A Verdade.PE

16
(81) 3031-3836 [email protected] www.averdadepe.com www.twitter.com/averdade_pe ANO 2 - N° 19 | Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Ribeirão, Moreno e Escada, de 17 a 23 de abril de 2010 SEU DIREITO Novo código de ética traz nova regulação na relação entre pacientes e médicos pág. 11 Prazo para alterar o título de eleitor é até 5 de maio pág. 3 Teatro Barreto Júnior, no Cabo, será ampliado pág. 6 Moreno e Rio Formoso vão ganhar novas fábricas pág. 7 CONCURSOS Petrobras, Incra e Conselho de Farmácia estão com inscrições abertas pág. 11 Foto: João Barbosa Com uma população de idosos cada dia maior, governos têm investido em políticas públicas para proporcionar melhor qualidade de vida a essas pessoas pág. 8 e 9 EM BUSCA DE CIDADANIA EM BUSCA DE CIDADANIA

description

A Verdade.PE

Transcript of Jornal A Verdade.PE

Page 1: Jornal A Verdade.PE

(81) 3031-3836 [email protected] www.averdadepe.com www.twitter.com/averdade_pe

ANO 2 - N° 19 | Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Ribeirão, Moreno e Escada, de 17 a 23 de abril de 2010

SEU DIREITO Novo código de ética traz nova regulação na relação entre pacientes e médicos pág. 11

Prazo para alterar o título de eleitor é até 5 de maio pág. 3

Teatro Barreto Júnior, no Cabo, será ampliado pág. 6

Moreno e Rio Formoso vão ganhar novas fábricas pág. 7CONCURSOS

Petrobras, Incra e Conselho de Farmácia estão

com inscrições abertaspág. 11

Foto

: Joã

o Ba

rbos

a

Com uma população de idosos cada dia maior, governos têm investido em

políticas públicas para proporcionar melhor qualidade de vida a essas pessoas

pág. 8 e 9

EM BUSCA DE CIDADANIAEM BUSCA DE CIDADANIA

Page 2: Jornal A Verdade.PE

nº 19 | De 17 a 23 de abril de 2010A VERDADE.PE2

opinião e-mail:[email protected]

Os idosos no Brasil

www.averdadepe.comO jornal A VERDADE.PE é uma publicação da Aponte Editora Ltda.

Endereços para correspondência Caixa Postal 419 | CEP: 50050-901Fone: (81) 3031.3836

[email protected]@aponte.com.brConselho editorialAlberto RamosKennedy MichilesPaulo Emílio MoreiraEditor executivoAndréa [email protected]

ReportagemAsaph SaboiaChárleston NoronhaIara LimaJéssica Pinheiro Fale com a redação (81) 3031.3836 [email protected]@averdadepe.com

Projeto gráfico e diagramaçãoKéssia de Souza

RevisãoRenata Soriano [email protected] de Mídia (Bureau de Comercialização) - Izabel Leal

(81) [email protected]

CirculaçãoCabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Ribeirão, Moreno e EscadaPeriodicidade: semanalTiragem: 5.000 exemplares

EXPEDIENTE

O crescimento da população idosa no Brasil é tema es-pecial do nosso jornal nes-

ta semana. Uma realidade latente e com a qual os governos e a socieda-de precisam aprender a conviver e, a partir de então, desenvolver pro-gramas para oferecer a essas pesso-as uma maior qualidade de vida.

Muito já vem sendo feito, po-rém o desrespeito à terceira idade ainda é grande, não só pelo poder público, mas, principalmente por familiares.

A reportagem busca tanto conscientizar para as necessidades e limitações dos mais velhos quanto despertar para os cuidados com a saúde, que são indispensáveis nes-sa etapa da vida.

O desenvolvimento do Esta-do também está em pauta. É com felicidade que divulgamos a che-gada de mais três indústrias para Pernambuco, duas vão se instalar no município de Moreno e a outra vai se estabelecer na cidade de Rio Formoso. Juntas, elas vão gerar 1,7 mil novos empregos.

Falando em empregos, é bom ficar de olho nos concursos. Alguns já estão com o período de inscrições abetos, como a Petrobras Biocombustível e outros estão per-to de encerrá-lo.

Depois de assuntos sérios, é hora da diversão. Nesta semana, o Cabo de Santo Agostinho vai se-diar a quinta edição do Festival da Juventude, com uma programação musical e cultural.

Entras as atrações da festa estão Chiclete com Banana, Parala-mas do Sucesso e Jorge Aragão. Fa-lando em cultura, outra boa notícia para os cabenses é a ampliação do Teatro Barreto Júnior.

Boa leitura.

AO LEITOR

Liberdade no celularMarcos Morita(mestre em Administração de Empresas e professor da Universidade Mackenzie. Espe-cialista em estratégias empresariais, é colu-nista, palestrante e consultor de negócios)

Foi publicada pela Anatel a deci-são referente ao desbloqueio de celular. As operadoras estarão

obrigadas a fazê-lo assim que solici-tadas pelo cliente. Um celular poderá utilizar qualquer chip, independente-mente da operadora. Em suma, maior liberdade aos consumidores, os quais poderão se aproveitar das promoções oferecidas por outras empresas. É pa-pel da Anatel - agência regulatória do setor - criar condições que estimulem a concorrência, beneficiando os cida-dãos com maior poder de escolha. A mudança na lei geral das telecomuni-cações, viabilizando a compra da Bra-sil Telecom pela Oi, a portabilidade numérica e agora o desbloqueio são ações que corroboram este objetivo.

Além do descontentamento de algumas empresas, a decisão também provoca polêmica quanto aos clientes que possuem contratos com cláusula de fidelidade, assinados em troca do aparelho. Apesar do imbróglio, es-pecialistas entendem que o contrato com a operadora limita-se somente ao serviço.

O que não extingue a obriga-ção do assinante em cumpri-lo. Estas estratégias utilizadas pelas operadoras para atrair consumidores, pode ser ex-plicada através do conceito de subsí-dios cruzados. Chris Anderson, editor chefe da revista Wired, explora-o com maestria em seu livro “Grátis: o futuro dos preços”. Vejamos como são apli-cadas no mercado de telefonia.

Quem já não se sentiu confu-so, tentando entender as promoções oferecidas pelas operadoras? Um sem fim de planos, promoções e tarifas. Vamos considerar que cada empresa tenha cinco planos com dez itens em cada. Um consumidor teria duzentas opções para análise ao final do dia. Creio que nem a Anatel esperava por

tanta liberdade de escolha. Qualquer semelhança é mera coincidência.

Apesar dos inúmeros pacotes personalizados, o foco se encontra na oferta de minutos adicionais. Li-gue para quem você gosta, para per-to, para longe, para mais longe ainda. Válido hoje, nos finais de semana, até o fim do ano, para sempre. Para a mesma operadora ou se preferir, para todas. Telefones fixos, celulares ou ambos. Pague um real, cinquenta centavos ou nada. Ganhe um minu-to a cada um que você falar. Ganhe cinco, ganhe dez, ganhe cinquenta, ganhe quanto quiser ou puder.

Num país em que mais de 80% dos celulares pertence à modalidade pré-paga, a disputa só poderia estar na oferta de minutos. Neste cenário, ganhará quem conseguir oferecer mais por menos. Com o desbloqueio a tendência é que esta guerra fique ainda mais acirrada. O cenário que se avizinha parece bastante próximo ao ocorrido com a internet.

Voltemos a um passado recen-te, quando tínhamos que pagar por um endereço de e-mail. Assinaturas eram cobradas por um espaço que hoje mal comportaria um vídeo. Che-garam os concorrentes, ampliou-se a disponibilidade de banda larga, caíram

os custos dos microprocessadores. Cenário atual. Armazenagem quase infinita e o melhor, de graça. Apagar e-mails para liberar espaço é coisa do passado. Chegará em breve o dia em que ligações serão gratuitas.

Está enganado quem pensa que as empresas o fazem por respeito ao consumidor. Estas são as novas regras do jogo, para as quais as operadoras estão adaptando seus modelos de ne-gócios. Vale aqui o ditado que não existe almoço grátis. Alguém sempre pagará pelos serviços gratuitos, seja o próprio ou outras pessoas que dese-jarem algo diferenciado. Acesso a in-ternet de alta velocidade, caixa postal, envio de SMS e aparelhos modernos são todos bem cobrados a quem in-teressar.

Vejamos outros exemplos. O ar que você coloca nos seus pneus será pago pelo combustível, a oferta arra-sa-quarteirão do supermercado por um carrinho cheio de outros produ-tos, um ingresso grátis para seu filho pelo ingresso dos pais, a passagem de baixo custo pelo despacho das baga-gens, o refrigerante grátis pelo almoço bem pago. Grátis, subsidiado ou pago. Cabe a você avaliar suas necessidades e seu bolso. Consciente você agora está.

ARTIGO

Foto: Stock.XCHNG

Page 3: Jornal A Verdade.PE

Cidadãos com mais de 18 anos, ou com mais de 16 anos e que de-

sejam votar nas eleições deste ano, têm até o dia 5 de maio para solicitar o título de elei-tor. Esse prazo também é válido para os eleitores que queiram transferir o domicílio eleitoral (nesse caso, o elei-tor deve comprovar residên-cia mínima de três meses no novo domicílio) e fazer atuali-zações cadastrais.

O dia 5 de maio também é a data limite do alistamento para voto e transferência de títulos para brasileiros que vi-vem no exterior. Nesse caso, é necessário apresentar um documento oficial brasileiro de identificação - original ou cópia autenticada - no qual conste o nome completo, data de nascimento, filiação, nacionalidade e naturalidade, comprovante de residência e quitação militar.

Para evitar a longa espe-ra em filas, o cidadão poderá agilizar o processo através da internet, no próprio site do Tribunal Superior Eleitoral (www.tse.gov.br) por meio do Título Net. Lá, a pessoa preencherá um formulário virtual com todas as informa-ções solicitadas. Depois, num prazo de cinco dias corridos, a pessoa deve comparecer a um cartório eleitoral, munido de original e cópia dos docu-mentos solicitados e número de protocolo gerado pelo pré-atendimento online para fina-lizar o processo. Quem não se apresentar pessoalmente no cartório, dentro do prazo determinado, terá o processo cancelado.

Os documentos exigidos são: carteira de identidade, comprovante de residência, título anterior (se for o caso). Os homens também devem apresentar comprovante de quitação militar. Quem mora no exterior, segundo o TSE, é obrigado a votar ou justifi-car o voto nas eleições para

nº 19 | De 17 a 23 abril de 2010 A VERDADE.PE 3

política e-mail:[email protected]

Alterações no título de eleitor até 5 de maio

Vereadores terão que devolver R$ 1 milhão

IPOJUCA

Prazo é válido para solicitação do documento ou mudança de domicílio eleitoralFoto: Reprodução Internet

Segundo o TRE, o processo pode ser

agilizado pela internet

BLOG DO INALDOPor Inaldo Sampaioemail: [email protected]

www.inaldosampaio.com.br

CassadoO prefeito de Santa Ma-ria da Boa Vista, Leandro Duarte, um dos poucos que o DEM possui na re-gião do São Francisco, teve o mandato cassado, por unanimidade, pelos membros do Tribunal Regional Eleitoral. Ele foi denunciado por com-pra de votos e abuso de poder econômico. Como Leandro Duarte teve me-nos de 50% dos votos vá-lidos, o TRE mandou dar posse ao segundo colo-cado, Jetro Gomes (PSB), sem necessidade de nova eleição.

CorrupçãoA Câmara Municipal de Cabo de Santo Agosti-nho aprovou, no último dia 13, o projeto lei Nº 006/2010, de autoria do vereador Ricardo Carnei-ro (PPS). A lei institui o dia 8 de maio como Dia Municipal de Mobilização Contra a Corrupção. A ideia é promover na data campanhas educativas, palestras, ciclos de deba-tes e mobilizações visan-do a conscientização de todos quanto aos perigos e problemas que a cor-rupção traz ao município.

CompromissoO prefeito de Moreno, Edward Bernardo (PMDB), esclareceu que será eter-namente grato ao gover-nador Eduardo Campos por ter direcionado para aquele município uma fá-brica de pré-moldados e outra de fertilizantes, mas seu compromisso nas próximas eleições é com o senador Jarbas Vascon-celos. Primeiro, porque é filiado ao PMDB desde a sua fundação. Depois, porque Jarbas foi seu co-lega de faculdade, época em que se tornaram ami-gos.

Na telinhaA BBC de Londres exibiu, na semana passada, uma extensa reportagem sobre a transposição do rio São Francisco produzida na ci-dade de Cabrobó (situado no sertão pernambucano) por repórteres da própria emissora. O prefeito Eu-des Caldas (PTB) disse que se sentia feliz pelo fato de o seu município ter se transformado em “notícia internacional” por meio de uma obra que se inicia lá e irá beneficiar di-retamente 12 milhões de nordestinos.

O homem é ou não é???

O senador Jarbas Vasconcelos deu entrevista ao JC do domingo, dia 11, que permite dois tipos de interpretação. Ele tanto pode ser

como não ser candidato ao Governo estadual contra o governador Eduardo Campos. Vai se encontrar com José Serra na próxima semana, em São Paulo, e após esta conversa é que tomará uma decisão. Não quer ser candidato, não está motivado para voltar ao gover-no, mas desencantou-se com o Senado e deseja voltar para Pernambuco. Seja qual for a sua decisão, ela será anunciada no próximo dia 30, até para dar tempo às oposições de procurarem um novo candidato, caso ele queira ficar fora da disputa. Até lá, portanto, a pergun-ta que mais se ouvirá nas rodas de políticos é a seguin-te: “O homem é ou não é candidato?” E a resposta deverá esta: “Se ele próprio não sabe, como os outros poderão saber?”

presidente da República. Para votar fora do país, o cidadão deve se cadastrar em uma embaixada ou consulado bra-sileiro em qualquer cartório no Brasil.

O primeiro turno das elei-ções 2010 será realizado em

3 de outubro, quando os elei-tores votarão em seus candi-datos a presidente, governa-dores, senadores, deputados estaduais e federais. O pleito para a escolha do presidente e dos governadores poderá ter segundo turno.

Dez vereadores de Ipo-juca foram condenados pelo Tribunal de Contas do Estado a devolver aos cofres públicos o valor de quase R$ 1 milhão. A Segunda Câmara do órgão julgou irregular a prestação de contas da Câmara de Ve-readores referente ao exercí-cio de 2006, condenando dez parlamentares a devolver o valor de R$ 971.827,01.

Relator do processo, o auditor substituto Carlos Pi-mentel declarou que a rejei-ção das contas da Câmara de Ipojuca foi motivada por três irregularidades, que fo-ram encontradas pelos técni-cos do Tribunal, a exemplo de gastos com combustíveis custeados com verbas de gabinetes assim como paga-

mentos de assinatura de TV a cabo incluindo pacotes de filmes pelo sistema “pay-per-view”, além de pagamento de despesas com refeições desprovidas de finalidade pú-blica.

Cópia do processo será enviada ao Ministério Público de Contas para fins de repre-sentação contra os parlamen-tares junto ao Ministério Pú-blico Estadual. Os vereadores condenados foram: Valter José Pimentel (presidente na época), Amaro Alves da Sil-va, Carlos Antônio Monteiro, Elias José da Silva, Fernando Antônio de Oliveira, Gilson José Ribeiro, José Alves Be-zerra Júnior, José Heleno Al-ves, Odimeres José da Silva e Paulo Agostinho Lins.

Page 4: Jornal A Verdade.PE

nº 19 | De 17 a 23 de abril de 2010A VERDADE.PE4

Foto: Stock.XCHNG

Brasil & internacional e-mail:[email protected]

Limites para a distanásia – uso de meios artificiais para prolongar a vida – e o for-

talecimento dos cuidados paliati-vos para pacientes terminais são alguns dos temas abordados pelo novo Código de Ética Médica, que entrou em vigor. A legislação pre-vê maior autonomia ao paciente na hora de decidir que tipo de tra-tamento deseja enfrentar.

De acordo com o Conselho Fe-deral de Medicina (CFM), o traba-lho de revisão do código começou em novembro de 2007 e foi con-cluído em agosto do ano passado. “Todos estão cientes da revisão. O texto foi muito debatido com a classe”, destacou o corregedor do CFM, José Fernando Maia.

Para Maia, um dos destaques do código trata da autonomia do paciente que, a partir de agora, tem o direito de ser informado so-bre todos os procedimentos médi-cos a serem realizados.

No caso de estar impedido, um representante legal precisa ser ouvido. O médico só vai poder intervir quando houver perigo de vida para a pessoa.

Outra mudança trata do pron-tuário ou ficha clínica do paciente, da receita médica e do atestado médico. Todos devem ser redi-gidos com letra legível, além de ser obrigatório constar a data, o horário, o carimbo, o número no Conselho Regional de Medicina e a assinatura do profissional.

A legislação ainda responsabi-liza o gestor do estabelecimento médico a encontrar, por exemplo, um substituto para o plantão. An-tes, um médico que havia com-pletado 12 horas ou mesmo 24 horas de trabalho era obrigado a ultrapassar seu horário caso um de seus colegas não aparecesse para o trabalho.

A legislação também está dis-ponível no site do CFM (www.cfm.org.br). Quem quiser denunciar al-gum tipo de descumprimento do código deve procurar o Conselho Regional de Saúde mais próximo.

Novo Código de Ética Médica está em vigor

Número de mortos passa de 770 na China

TERREMOTO

O trabalho de revisão do código foi concluído em agosto de 2009

A China foi a mais recente vítima de violentos terre-motos que vem assolando

o planeta nos últimos meses. Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu o país asiático na semana passada, segundo informações do Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA (USGS), que também registrou tre-mores secundários, de magnitude 5,3 e 5,2, na meia hora posterior ao principal.

O número de mortos pelo ter-remoto já chegou a 760, segundo a agência estatal de notícias Xinhua. Mais de 900 pessoas foram resgata-das com vida dos escombros e há mais de 10 mil feridos. Muitas pes-soas continuam sob escombros na cidade de Gyegu, próxima ao local do epicentro do terremoto.

Segundo a estatal, o forte aba-lo derrubou casas, escolas, templos religiosos, postos de gasolina e da-nificou estradas, telecomunicações e redes de energia elétrica. Um reservatório de água foi afetado e trabalhadores tentam evitar uma

inundação. O presidente Hu Jintao e o

primeiro-ministro Wen Jiabao de-terminaram às autoridades locais que visitem as regiões atingidas para levar ajuda aos afetados pelo desastre.

Segundo a emissora, o gover-no chinês assinou um decreto de emergência liberando 200 milhões de yuans (cerca de US$ 20,3 mi-lhões) à província de Qinghai, a mais afetada pelo abalo.

Muitas pessoas continuam sob escombros na cidade de Gyegu, próxima ao local do epicentro do terremoto. Mais de 80% das casas, a maioria feitas de madeira e barro, foram destruídas pelo tremor e pe-las consecutivas réplicas.

A Índia também sofre com as catástrofes provocadas pela nature-za. A passagem de um ciclone pela cidade indiana de Rayganj matou mais de 100, milhares casa foram destruídas e há muitos desabriga-dos. A ajuda humanitária já come-çou a chegar à região.

muNDOemail: [email protected]

Serra LeoaSerra Leoa exibe regularmente os pio-res índices de mortalidade infantil e materna do mundo. O índice leonês de 2.000 mortes de mães por 100 mil partos (segundo o Unicef e a OMS) talvez seja o pior do mundo. A média da África subsaariana, em 2005, era de 900; na Europa Ocidental a média é de nove. Na África subsaariana, 250 mil mulheres morrem durante o parto to-dos os anos, sendo que um terço des-ses óbitos é provocado por problemas simples como hemorragias.

Vaticano Diante das denúncias de centenas de casos de abuso sexual de menores por padres, a Santa Sé divulgou manual sobre os procedimentos da Igreja Ca-tólica frente aos casos de abusos sexu-ais de crianças por padres. No docu-mento, publicado em seu site (www.vatican.va), o Vaticano determina que denúncias graves sejam encaminhadas à polícia.

EleiçãoO partido do governo da Polônia in-formou que as eleições presidenciais no país devem ocorrer no dia 20 de junho. O presidente polonês morreu na semana passada em acidente aéreo na Rússia, que matou um total de 96 pessoas, entre elas a primeira-dama daquele país, comandantes militares, membros da oposição e o presidente do Banco Central.

VulcãoUma erupção vulcânica na Islândia na semana passada derreteu parte de uma geleira, provocando uma forte inunda-ção que ameaça danificar rodovias e pontes. A nuvem de fumaça foi vista saindo da cratera abaixo de uma ca-mada de 200 metros de gelo. O vulcão está localizado abaixo da quinta maior geleira do país e já entrou em erupção cinco vezes desde a criação da Islândia no século 19.

Bomba nuclearCom o número de centrífugas que o Irã já possui instaladas, poderá produ-zir uma quantidade suficiente de urâ-nio altamente enriquecido para cons-truir uma bomba nuclear em um ano, segundo a Agência de Inteligência de Defesa dos EUA. Apesar disso, leva-ria de três a cinco anos para construir uma arma atômica, de acordo com o Pentágono.

Pela nova regra, a receita médica deve ser redigida com letra legível

Page 5: Jornal A Verdade.PE
Page 6: Jornal A Verdade.PE

nº 19 | De 17 a 23 de abril de 2010A VERDADE.PE6

cidades e-mail:[email protected]

Por Chárleston [email protected]

O Teatro Municipal Barreto Júnior do Cabo de Santo Agos-

tinho vai passar por reformas que incluem ampliação do auditório e do palco. A infor-mação foi divulgada pelo se-cretário de Cultura da cidade, Rinaldo da Costa.

Segundo ele, já foi dado início ao processo de negocia-ção para a desapropriação de duas garagens que ficam ao lado do teatro para as obras serem iniciadas. “A estrutura atual do prédio não atende à demanda de público, então o prefeito Lula Cabral pediu para que a nossa equipe co-meçasse a trabalhar no pro-cesso de ampliação do local”, disse Costa.

Atualmente, o auditório do Barreto Júnior comporta 150 pessoas sentadas. Depois da reforma esse número pas-sará para 300 espectadores. Contudo, o secretário não quis adiantar uma data para a

conclusão dos trabalhos. “É um processo um pou-

co demorado, pois ainda estamos nessa fase de desa-propriação das garagens que inclui ainda a negociação de indenizações e outros de-talhes. Depois teremos de contratar profissionais para a demolição e criação de uma nova planta para posterior-mente iniciarmos os trabalhos de ampliação”, explicou o se-cretário. “O importante é que o primeiro passo já foi dado”, completou.

Essa será a terceira gran-de reforma que o teatro ga-nhará na gestão do prefeito Lula Cabral. Na primeira, da bilheteria ao camarim, tudo foi restaurado.

Além de receber climati-zação e restauração das 150 poltronas, a obra deu opor-tunidade aos portadores de necessidades especiais, que receberam área específica e banheiros adaptados. Depois de reaberta, a casa deu início a uma nova fase da vida cul-tural do município.

HISTóRIANo local

onde hoje é o Teatro Barreto Júnior, entre as décadas de 1940 e 1960, funcio-nava a União Recreio Clube (URC), que era um clube onde eram realizados bailes e festas da elite.

Em 1972, o então prefeito José Feliciano re-solveu reformar o prédio e cons-truir a Casa da Cultura. Apesar da boa intenção, a reforma não atendeu às ne-cessidades para a realização dos espetáculos.

“Não tinha acústica, pois as telhas eram de amianto e fazia muito eco. Além disso, o palco era muito pequeno”, explicou o presidente do Cen-tro Cultural Casa da Memória do Cabo, Antonino Júnior.

O teatro, com as atuais configurações, foi inaugura-do no dia 10 de novembro de 1985. Em 25 anos de existên-cia, o Barreto Júnior possui em sua história páginas reple-tas de dramas, concertos, co-médias e mostras de poesia.

Foi durante muito tempo palco do Festival Nacional de

Teatro do Cabo (Fenateca), onde recebeu espetáculos de vários estados brasileiros. Pa-ralelo ao festival, a Associa-ção Cabense de Teatro Ama-dor (ACTA) realiza, todos os anos, a Mostra Cabense de Sketes e Poesias Encenadas (Mocaspe) dentre outras ativi-dades.

Teatro Barreto Jr. será ampliadoCom a reestruturação, a capacidade do auditório da casa passará de 150 para 300 espectadores sentados

Essa é a terceira reforma pela qual o teatro passará na gestão do prefeito Lula Cabral

Foto: João Barbosa

Page 7: Jornal A Verdade.PE

nº 19 | De 17 a 23 de abril de 2010 A VERDADE.PE 7

cidades e-mail:[email protected]

As empresas BS Cons-trutora, Polímeres Polímeros LTDA e

Proqualit Telecom estão che-gando a Pernambuco. O mu-nicípio de Moreno, na Região Metropolitana, é o destino das duas primeiras empresas; a terceira vai para Rio Formoso, na Mata Sul do Estado. As fá-bricas vão gerar 1,7 mil novos postos de trabalho. O anúncio da vinda dos três empreendi-mentos foi feita pelo governa-dor Eduardo Campos.

Especializada na constru-ção de casas pré-moldadas, a BS Construtora vai erguer, em Moreno, a maior “fábrica de casas” do Brasil. A empre-sa vai produzir pré-moldados de concreto para a construção civil e pretende investir R$ 15 milhões.

Segundo o presidente-executivo da construtora, Marcelo Monteiro, a fábrica terá capacidade para produzir 30 casas por dia. Os imóveis terão entre 36 metros quadra-dos e 120 metros quadrados e poderão ser financiados pela Caixa Econômica Federal.

A previsão da BS é gerar 800 postos de trabalho. Para os interessados, a empresa está qualificando a mão de obra local. As inscrições po-dem ser feitas no site www.bsconstrutora.com.br.

A Polímeres Polímeros vai investir R$ 11,5 milhões e gerar 80 empregos diretos, além de 600 indiretos. Os tra-balhadores vão atuar na pro-dução de retentores de água, fertilizantes e outros itens. A operação da indústria será iniciada em setembro. Os empreendimentos levam à população de Moreno mais empregos e geração de renda. O prefeito Edvard Bernardo, agradeceu o “olhar” atencioso do Governo do Estado para as questões de Moreno.

A Proqualit Telecom, que vai se instalar em Rio Formo-so, investirá R$ 12 milhões, permitindo a geração de 180

Com o objetivo de aten-der a demanda crescente na região, o Serviço Social da Indústria (Sesi) vai construir uma unidade de saúde no Complexo Industrial e Por-tuário de Suape. O investi-mento está orçado em R$ 3 milhões e a obra deve ficar pronta num prazo de 12 a 18 meses.

Atualmente, o Sesi dis-põe de uma unidade provisó-ria instalada em dezembro do ano passado. Com a estrutu-ra definitiva, espera triplicar o número de atendimento. Entre os procedimentos re-alizados, hoje, pela unida-

de provisória estão exames exigidos pelas empresas nos processo de admissão e de-missão.

A atual estrutura dispõe de laboratórios, sala para coleta de exames e raio-X, consultório odontológico de conta com uma equipe de 22 profissionais, que faz atendi-mento das 7h ao meio-dia.

Devido ao crescimento da demanda, o expediente deverá ser ampliado até às 15h, segundo informou a di-retora de Operações do Sesi, Eveline Remígio. Com essa ampliação, novos funcioná-rios deverão ser contratados.

Foto: Aluísio Pereira/SEI

Moreno e Rio Formosoganham novas fábricas

Sesi abrirá unidade no Porto de Suape

SAÚDE

Eduardo Campos parabeniza o prefeito de Moreno, Edvard Bernardo

A VERDADE email: [email protected]

DeficientesO programa Qualifica, da Microlins, oferece 40 va-gas de emprego no Recife e Região Metropolitana. A ação tem o objetivo de recrutar, treinar e encami-nhar pessoas portadoras de necessidades especiais ao mercado de trabalho. Qualquer pessoa com mais de 18 anos e ensino fun-damental completo pode se candidatar. As inscri-ções devem ser feitas até o dia 25 de abril, no site da empresa (www.microlins.com.br).

CapacitaçãoO grupo Wal Mart, contro-lador do Bompreço, criou a Escola Social do Varejo e vai capacitar 600 jovens do ensino médio da rede pública de Pernambuco, numa parceria com a Se-cretaria de Educação. O foco é a qualificação pro-fissional desses jovens, vol-tada ao mercado de varejo. A intenção da empresa é contratar, ao final do curso, cerca de 80% dos jovens. Participarão nove escolas estaduais do Recife, Cabo e Camaragibe, que irão se-lecionar os alunos.

QualificaçãoA Saber Cuidar, empresa especializada em cursos profissionalizantes e recru-tamento, está com inscri-ções abertas para capacitar pessoas nos afazeres do lar, seja para cuidar da casa (doméstica), de crianças (babás) e de idoso. Após o curso, o candidato fará par-te do banco de talentos da empresa e poderá ser enca-minhado a uma vaga. Infor-mações pelo site (www.sa-bercuidar.com.br) ou pelos telefones: (81) 3231-0282 ou (81) 9265-5065.

Crea-PEProfissionais e empresas ligadas ao setor da Cons-trução Civil do Litoral e da Mata Sul do Estado passa-ram a contar recentemen-te com um escritório do Conselho Regional de En-genharia e Arquitetura de Pernambuco (Crea-PE). A nova inspetoria do Crea-PE está instalada no Shopping Costa Dourada, Rodovia PE-60, KM 03, Cabo de Santo Agostinho. Os tele-fones para contato são (81) 3059-2102 / 3059-2103 ou pelo e-mail: [email protected].

EstudanteA validade da carteira de estudante 2009 foi prorro-gada para alunos do ensino médio, fundamental e de cursinhos pré-vestibular. Agora, o documento é vá-lido até o dia 30 de junho. A decisão não vale para estudantes universitários. O estudante tem que pre-encher o formulário, entre-gar à escola junto com uma foto 3x4 com fundo bran-co e pagar a taxa de R$ 9. Informações pelo telefone: 0800 081 0158.

Vagas em SuapeA Empresa Suape Com-plexo Industrial Portuário Eraldo Gueiros está com as inscrições abertas para 112 vagas de níveis supe-rior, técnico e médio. O sa-lário varia de R$ 878,09 a R$ 2.705,34 e as inscrições devem ser feitas até 18 de abril pelo site www.upenet.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 40 para os cargos de assistente e agente e de R$ 60 para o cargo de ana-lista. O concurso será rea-lizado em etapa única de provas objetivas, marcadas para o dia 9 de maio.

Minicursos SebraeA unidade do Sebrae no Cabo de Santo Agostinho está realizando uma série de minicursos e palestras. No próxi-mo dia 20, das 14h às 17h, será oferecido o minicurso de “Qualidade no atendimento”. Já no dia 22, será ministrada a palestra “Empreendedor individual: como registrar”, das 19h às 21h. Informações pelo telefone: 0800 570 0800.

Vinda das fábricas foi anunciada pelo governador Eduardo Campos

empregos diretos. A indústria fabricará antenas para recep-ção e transmissão de internet sem fio, telefonia celular, ban-da larga, satélite banda KU e TV digital UHF. Contará também com uma central de distribuição responsável por

escoar produtos eletroeletrô-nicos para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, fa-bricados em suas unidades instaladas na região Sudeste. Toda a movimentação das cargas será feita através do Porto de Suape.

Page 8: Jornal A Verdade.PE

A VERDADE.PE8

Com uma população de 152 mil pessoas e 12 mil idosos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Cabo de Santo Agostinho investe em ações de inte-gração dos idosos com a sociedade através da Secretaria de Programas Sociais e da Mulher. Em 2009, 1,5 mil pessoas foram atendidas e, este ano, a Prefeitura quer atender 3 mil idosos do município.

Entre as ações estão acompanha-mento psicossocial, ginástica, hidro-ginástica, além de uma parceria com o Ministério Público no combate à violência. A secretaria também for-nece carteira de livre acesso, docu-mentação, cadeira de roda, prótese e orientação de nutricionista. Na área do lazer, promove mensalmente a Seresta da terceira idade, excursões e caminhadas para incentivar o exer-cício físico. Os idosos também têm um programa especial para alfabeti-zação: o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com a secretária de Programas Sociais e da Mulher, Edna Gomes, o município possui hoje uma política para a terceira idade consolidada. “Temos uma coorde-nação para atender exclusivamente os idosos no campo político, sócio-econômico, na saúde, na fiscalização

das leis, ou seja, a terceira idade do Cabo está sendo bem cuidada”, afir-mou a secretária.

Em Jaboatão dos Guararapes, a população idosa é de 52.823 mil e a cidade vem desenvolvendo ações para garantir os direitos e as políticas públicas voltadas para o segmento.

Em 2009, mais de mil idosos fo-ram atendidos e R$ 165 mil foram investidos nos programas. As ações desenvolvidas foram desde a divul-gação do Estatuto do Idoso a encon-tros e reuniões no Conselho Estadual da Pessoa Idosa, panfletagens sobre o enfrentamento à violência, articu-lação da rede assistencial ao idoso em situação de rua e abandono, en-tre outros.

Segundo a gerente de Planeja-mento, Informação e Capacitação da Secretaria de Promoção Humana, Andrea Perotti, os programas estão sendo desenvolvidos gradualmente, pois o Estado ainda não tem uma política consolidada em relação ao enfrentamento dos direitos dos ido-sos. “Para 2010, está previsto o aten-dimento a mais de 800 idosos e o re-passe de R$ 166 mil pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Com-bate à Fome. Estamos trabalhando para atender um número ainda maior de pessoas” comenta Andréa.

especial

Cidades promovem várias ações Motorista de ônibus que não

para, passageiros que não dão o assento preferencial, filas não prioritárias. Esses são alguns dos exemplos de desrespeito ao ido-so. Por mais absurdo que possa parecer, visões como essas são comuns nas cidades brasileiras.

Acontecimentos vergonhosos às vezes acometem os noticiários brasileiros. Filhos maltratando os pais, acompanhantes espancando seus clientes. Por mais que sai-bam dos direitos dos mais velhos e sobre suas limitações, muitos ignoram ou não têm paciência.

No Brasil, as violências e aci-dentes compõem 3,5% dos óbitos dos idosas, o sexto lugar na mor-talidade. Por ano, morrem mais de 13 mil por acidentes e violên-cia, dos quais 66% são homens e 34% mulheres.

Pesquisas apontam que 93 mil idosos são internados por ano no Brasil e entre as causas estão quedas (53%), violências e agres-sões (27%) e acidentes de trânsito (20%). Outros dados mostram que a maioria das queixas dos idosos é contra filhos, netos ou cônjuges.

Em Pernambuco, segundo

a Delegacia Especial do Idoso, os registros de violência são co-muns. São feitos pelo menos dez atendimentos ao dia, mas os poli-ciais encontram dificuldades para comprovar os crimes, pois geral-mente essas agressões são feitas pela própria família e os idosos não querem denunciar.

“Estamos trabalhando para criar uma Secretaria do Idoso no Estado e na construção de uma frente parlamentar que possa lu-tar pelos nossos direitos”, enfatiza Reginaldo Borges. “A criação de uma secretaria possibilita o repas-se de verba para que mais ações possam ser efetivadas assim como existem a secretaria da mulher e da juventude”, finaliza.

Pernambuco tem uma única Delegacia Especial do Idoso, que registra em média 20 ocorrências por dia. “Quando recebemos uma denúncia, vamos a campo verifi-car a veracidade e só depois en-caminhamos o responsável ao juizado criminal”, fala o chefe de Investigação Edson Menezes. Nas outras cidades, as denúncias po-dem ser feitas em qualquer dele-gacia.

Desrespeito aos mais velhos

nº 19 | De 17 a 23 de abril de 2010

Quem não quer chegar a um momento da vida sem muita coisa com o que se preocupar? Viajar, sair para dançar. Essa história

também tem um lado sombrio, de abandono, maus tratos e direitos desrespeitados. Assim como o desenvolvimento traz benefícios à

população, outros ainda ignoram direitos reconhecidos com muita luta. Os dados a seguir são dos idosos, que hoje somam 14,5

milhões de pessoas, 8,6% da população total do País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base no

Censo de 2000. A seguir, ações desenvolvidas pela sociedade e governos em prol dos direitos da terceira idade.

Por Jéssica Pinheiro ([email protected]) e Chárleston Noronha ([email protected])

TERCEIRA IDADE

A LUTA PELA CIDADANIA

Foto:João Barbosa

Page 9: Jornal A Verdade.PE

A VERDADE.PE 9e-mail:

[email protected]

CARDIOVASCULARES(enfarte, angina, insuficiência cardíaca)Entre os sintomas dessas do-enças estão falta de ar, dor no peito, palpitações e incha-ço. Para preveni-las é preciso praticar atividades físicas, não fumar, controlar o peso, o co-lesterol e o diabetes.

DERRAMES(acidente vascular cerebral)Sintomas como tontura e con-fusão mental, fraqueza ou pa-ralisia. A prevenção também é feita por meio de atividades físicas e controles da pressão arterial, do peso e do coles-terol, além do abandono do cigarro.

OSTEOPOROSENas mulheres, o risco é sete vezes maior. A doença é re-sultado do enfraquecimento dos ossos. A prevenção é feita por meio de atividades físicas, dieta com alimentos ricos em cálcio e abandono do cigarro.

DIABETESAs pessoas que apresentam essa doença têm como sinto-

mas muita sede e aumento no volume de urina. Os médicos orientam os pacientes a con-trolar o peso e a taxa de açú-car no sangue.

MAL DE PARKINSONO paciente apresenta tremo-res, rigidez nos músculos, dificuldades de locomoção e equilíbrio. Tratamentos com medicamentos reduzem os efeitos da doença. Não há modo de prevenção.

ALzHEIMER Os sintomas aparecem de for-ma lenta, primeiramente, com a dificuldade de lembrar-se de eventos recentes, nomes de pessoas e coisas familiares, até chegar a um grave dano cerebral. Nenhum tratamento pode deter o Alzheimer, mas há medicamentos que ameni-zam alguns sintomas.

CATARATAAtinge o cristalino, formando uma camada que deixa a visão nebulosa. Pode levar à ceguei-ra, mas uma cirurgia simples remove a catarata, devolven-do a visão ao paciente.

Trinta e dois milhões de idosos em 2020. Essa é a estimativa que o IBGE faz sobre o Brasil daqui a dez anos. Cerca de 13% da população terá mais de 60 anos com expecta-tiva de vida de 70,3. No nordeste, eles já são 850 mil. Desse total, 47% das respectivas famílias so-brevivem do benefício do idoso, que tem um rendi-mento médio de R$ 657.

Hoje, o perfil dos idosos brasileiros tem mudado e ele ocupa, cada vez mais, um pa-pel de destaque na sociedade brasileira. O nível de escolari-dade tem aumentado embora pouco expressivo. Segundo o IBGE, pessoas com mais de 60 anos tem uma média 3,4 anos de estudo.

Ainda conforme o órgão,

Os idosos de hoje

No Conselho Estadual ao Estatuto do Idoso, ações são desenvolvidas junto aos mu-nicípios para que os idosos tenham melhores condições de vida. “O Estatuto do Ido-so, criado em 1993, foi uma conquista, mas tem sido uma batalha permanente para ser cumprido corretamente”, co-menta o presidente do Con-selho do Estatuto do Idoso

de Pernambuco, Reginaldo Borges.

“A política do Idoso é recente e o País não se pre-parou para cumpri-la. Hoje, ela é mais um papel uma vez que não se veem muitos dos direitos respeitados. No en-tanto, temos combatido essa realidade” destaca Borges.

Entre os direitos asse-gurados pelo estatuto está o

atendimento preferencial e imediato em filas, prioridade do atendimento pela sua pró-pria família em vez do aten-dimento asilar, garantia de acesso a serviços de saúde, cursos especiais referentes à comunicação, computação e avanços tecnológicos, exercí-cio de atividade profissional, além dos direitos já assegura-dos como cidadãos.

O estatuto foi uma grande conquista

A saúde é outro fator com o qual os idosos vêm se preocupando. Se a expecta-tiva de vida aumenta, conse-quentemente esse índice está ligado a um maior controle nas doenças que, há algumas décadas, eram responsáveis por centenas de mortes. As doenças mais comuns nessa idade são a osteoporose, mal de Parkinson, alzheimer, dia-betes, doenças cardiovascu-lares, catarata, entre outras. Com o avanço da medicina,

muitos desses problemas são tratados, dando qualidade de vida aos seus portadores.

No Cabo, as doenças que mais acometem essa popu-lação são diabetes e hiper-tensão arterial. Outra preo-cupação dos médicos é com o aumento do contágio do vírus da AIDS. “Dados mos-tram que 1,2% da população do Estado que está contami-nada pelo HIV são de idosos. Portanto, pensar que DST/Aids e sexualidade são um

assunto específico à uma de-terminada população é enga-no”, alertou o psicólogo e es-pecialista em Gerontologia, Everton Pedrosa.

Em Jaboatão, 23,9% dos idosos são acometidos por doenças no aparelho circu-latório, e 16% do aparelho respiratório. Estudos mos-tram que pelo menos 70% dos idosos tem um problema de saúde e a atividade física pode ser uma grande aliada do tratamento.

Preocupação com a saúde é crescente

Doenças mais comuns

Prepare-se para a atividade

Evite fazer exercícios físicos sob o sol forte;

Tome água moderadamente antes, durante e depois da atividade física;

Use roupas leves, claras e ventiladas;

Não faça exercícios em jejum, mas evite comer demais antes da ativida-de física;

Use sapatos confortáveis e macios.

Glicemia anualmente

Pressão ocular anualmente

Urina anualmente

Próstata anualmente

Ginecológico anualmente

Colesterol anualmente

QUANDO FAzER EXAMES

nº 19 | De 17 a 23 de abril de 2010

Segundo o IBGE, em 2020, o Brasil terá cerca de 32 milhões de idosos

AVALIAçãO DE SAúDEA avaliação da saúde é fundamental. Estudos mostram que 70% dos idosos têm um problema de saúde. A prática da atividade física pode controlar a manifestação e os sintomas de várias doenças.

DISQUE-SAúDE 0800-611997Funcionam todos os dias da semana, das 8h às 18h. Oferece informações sobre doenças e recebe denúncias de mau atendimento no Sistema único de Saúde (SUS).

CONSELHO ESTADUAL DOS DIREITOS DO IDOSO EM PERNAMBUCO (CEDI) Av. Norte, 2944 - Rosarinho Recife - PE

CEP: 50040-200 Telefone: (81) 3243 5296 Fax: (81) 3241 8364 Horário de funcionamento: das 7h às 13h

DELEGACIA DO IDOSOCentro de Cidadania Carlos Eduardo CamposRua da Glória, 301 – Boa Vista Fone: 3184-3769Denúncia: 3421-9595

em 1991, 55,8% dos ido-sos declararam saber ler e escrever ao menos um bilhete simples. Em 2000, esse percentual passou para 64,8%, o que repre-senta um crescimento de 16,1% no período

Desses idosos, mui-tos já podem escolher in-vestir em viagens, excur-

sões, lazer e educação, mas, infelizmente, essa ainda é uma realidade de poucos no País. Mesmo assim, bailes, excursões em grupos, com agências de viagens se adequando a essas novas exigências, além da inclusão digital e um maior cuidado com a saúde e beleza.

Foto:João Barbosa

Page 10: Jornal A Verdade.PE

nº 19 | De 17 a 23 de abril de 2010A VERDADE.PE10

economia e-mail:[email protected]

Por Paulo Emí[email protected]

O Estaleiro Atlântico Sul (EAS) quer ser reco-nhecido não apenas

por fazer navios e plataformas marítimas, mas também por ser um dos principais mante-nedores de programas sociais do Litoral Sul. De acordo com o diretor Administrativo e de Recursos Humanos, Gerson Beluci, os investimentos por parte do EAS em programas sociais, de capa-citação e treina-mento nos últi-mos oito anos devem alcançar o patamar de R$ 20 milhões até o final de 2010.

“No mo-mento estamos implementando um projeto pilo-to em Ipojuca, mais especifica-mente em Nossa Senhora do Ó, voltado para alunos dos en-sinos Fundamental e Médio. Estamos restaurando fisica-mente a escola e qualificando professores e alunos. A ideia é expandir esta ação para toda a rede municipal”, afirma Be-luci.

A primeira das ações de-senvolvidas teve início em 2002, quando o antigo mata-douro de Ipojuca foi adaptado para receber a primeira escola profissionalizante do muni-cípio. Ali, mais de 600 pro-

fissionais do EAS receberam nivelamento escolar. Pouco depois, o local foi transferido para a Secretaria Municipal de Educação, que mantém em funcionamento uma série de cursos profissionalizantes vi-sando a capacitação profissio-nal de parte da população de Ipojuca. Hoje, mais de duas mil pessoas já receberam trei-namento em diversas ativida-des industriais.

“Também investimos mais de R$ 4 milhões na construção de um centro de treinamento

voltado para dar sequência ao nivelamen-to escolar e ao acompanha-mento de tur-mas do Senai, que posterior-mente serão empregadas no EAS. São entre nove e dez meses de t r e i n amen -to”, diz Belu-ci. Somente

o centro de treinamento já capacitou cerca de três mil profissionais, cada um a um custo médio de R$ 1 mil, to-talizando cerca de R$ 3 mi-lhões em investimentos. De acordo com o executivo, até o final deste ano os recursos aplicados desde a criação do EAS e destinados às áreas de treinamento e capacitação profissional deverão alcançar R$ 12 milhões.

Apesar do volume de in-vestimentos, o EAS, que pos-

sui 3,4 mil funcionários, ainda possui algo entre 300 e 500 vagas em aberto. O déficit de profissionais está localizado junto às categorias profissio-nais de soldador, montador, pintor e eletricista. “Também temos dificuldade para pre-encher vagas dentro do Pro-grama de Gerenciamento da Diversidade, voltado para de-ficientes. Somente aí temos 50 vagas não preenchidas. Os maiores problemas estão na falta de qualificação e no fato de muitos alegarem que, por conta do emprego, terão que abrir mão dos benefícios so-ciais concedidos pelo Gover-no”, diz.

Outra dificuldade está atrelada ao fato do EAS dar preferência aos profissionais dos municípios de Ipojuca, Moreno, Cabo de Santo Agos-tinho, Jaboatão dos Guarara-pes e Escada. Como a oferta de mão de obra qualificada nessas cidades é baixa, isso acaba refletindo no número de vagas em aberto.

Além dos programas de capacitação e treinamento, o EAS firmou um convênio com a Caixa Econômica Fe-deral para que os funcionários que trabalharem no empreen-dimento por um período de 12 anos receberão o direito de morar em uma das 1.328 re-sidências erguidas pelo EAS. As casas possuem 49,5 me-tros quadrados e são dotadas de dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

“Também possuímos pro-gramas na área ambiental, me-

lhoria da qualidade de vida, voluntariado e educação. Este último tem se mostrado fundamental para consolidar todas as outras áreas”, obser-va Beluci. A mais nova inicia-tiva ainda está sendo desen-volvida como uma espécie de piloto. Uma das escolas do distrito de Nossa Senhora do Ó está sendo reformada e os professores e alunos sendo capacitados de forma a uni-formizar e otimizar o desem-

penho escolar. A intenção, segundo Beluci, é estender o projeto para toda a rede mu-nicipal de ensino.

Sobre a chegada de um segundo estaleiro à região, fruto de um investimento de R$ 300 milhões por parte da Schain, o executivo disse es-perar apenas que os investi-mentos na área social por par-te da concorrência também tenham peso semelhante ao adotado pelo EAS.

Atualmente, Estaleiro desenvolve um projeto piloto de capacitação em Nossa Senhora do ó, na cidade de Ipojuca

Programas para a área social

Segundo Beluci, o EAS deve investir R$ 20 milhões em oito anos

Foto: Eudes Santana

“Estamos restaurando

fisicamente a escola e qualificando professores e

alunos. A nossa idéia é expandir esta

ação para toda a rede do município”,

diz Beluci

Page 11: Jornal A Verdade.PE

nº 19 | De 17 a 23 de abril de 2010 A VERDADE.PE 11

trabalho e-mail:[email protected]

SEu DIREITO Por Oderson Acioliemail: [email protected]

Oderson Acioli, advogado e consultor jurídico do jornal A Verdade.PE ([email protected])

Passou a valer desde o último dia 13 de abril o novo Código de Ética Médica que traz para os pacientes, familiares e sociedade uma nova regu-lação na relação com os médicos.

Esse é o sexto códi-go de ética da categoria e inova, principalmente, ao dar mais autonomia ao paciente, prever cuidados paliativos, disciplinar a re-produção assistida e ma-nipulação genética, como ainda, a publicidade médi-ca, os cuidados do médico quando o paciente deseja uma segunda opinião, à responsabilidade médica, ao uso do placebo e à in-teração dos profissionais com planos de saúde, car-tões de descontos ou con-sórcios.

As relações entre mé-dicos, pacientes e seus familiares, sempre foram motivo de reclamações. Precisar ser atendido em emergências e não haver médico em determinadas especialidades ou, mui-tas vezes, com um único profissional para todo o atendimento faz parte do cotidiano de quem preci-sa fazer uso desse serviço, principalmente quando pú-blico.

Com o Novo Código, fica proibido o médico de faltar seu plantão, salvo justificativa razoável e acei-ta, mas, mesmo quando existir a justificativa, caberá à unidade de atendimento providenciar para que ou-tro profissional substitua o médico que faltou.

Esta previsão confere ao paciente ou seu repre-sentante a possibilidade de notificar o Conselho Re-gional de Medicina (CRM) que, na constatação da in-fração, punirá o médico e o diretor técnico do esta-belecimento que não pro-videnciou a substituição.

Outro ponto que ga-nhou mais divulgação ago-ra é a obrigatoriedade do médico escrever receitu-ário, atestado, pareceres, prontuários etc, de forma legível e indicar, sempre, o número de seu registro no CRM. Caso o paciente não entenda poderá exigir uma explicação verbal ou uma nova receita escrita de for-ma legível.

Um dos pontos de maior polêmica na nova regra é quanto à morte dig-na, natural, sem interferên-cia da ciência (ortotanásia). O novo texto permite, tan-to ao médico como ao pa-ciente, quando o tratamen-to não puder surtir mais efeitos, a decisão de evitar métodos extraordinários de suporte à vida com me-dicamentos e aparelhos, protegendo o paciente irre-cuperável de morrer com sofrimento (distanásia).

Por fim, o que se ob-serva é que nunca se deu tanto valor e respeito às relações necessárias entre paciente e médico, visando humanizar o atendimento, como ainda, a autonomia do primeiro, que passa a contar com o direito de es-colha antes inexistente.

O órgão de fiscalização da atividade médica em Pernambuco é o Conse-lho Regional de Medicina (CREMEPE), que pode ser acionado pessoalmente em seu endereço, na Rua Conselheiro Portela, n.203, bairro do Espinheiro, em Recife, ou via telefone, nos números (81) 2123-5777 e (81) 2123-5770 e por e-mail [email protected].

Petrobras Biocombustível seleciona 81 profissionaisAs vagas em aberto são destinadas a nível médio-técnico e superior

A Petrobras Biocom-bustível S.A. pu-blicou o edital do

concurso para a contrata-ção de 81 profissionais de nível médio-técnico e de nível superior. Os salários variam de R$ 1.985,04 a R$ 5.685,07.

As vagas são para as ci-dades de Belém (PA), Can-

deias (BA), Fortaleza (CE), Guamaré (RN), João Pessoa (PB), Montes Claros (MG), Quixadá (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salva-dor (BA) e Teresina (PI).

As inscrições começam no próximo dia 26 e seguem até 9 de maio e devem ser feitas pelo site da Cesgran-rio (www.cesgranrio.org.br). A taxa é de R$ 30 para nível médio/técnico e de R$ 45 para nível superior.

A prova objetiva acon-tecerá no dia 6 de junho nas referidas cidades, preferen-cialmente no horário da ma-nhã e com duração de três horas.

Para os cargos de nível médio-técnico estão dis-poníveis, por exemplo, os cargos de técnico agrícola júnior, técnico ambiental júnior, técnico de adminis-tração júnior, técnico de comercialização e logística júnior, técnico de contabili-dade júnior, entre outros.

Para nível superior, há vagas para administrador jú-nior, advogado júnior, ana-lista ambiental júnior, assis-tente social júnior, contador júnior, economista júnior, engenheiros de diversas áreas, médico do trabalho júnior e comunicação social júnior – jornalismo.

FARMÁCIA

214 vagas para o Conselho

INCRA

Seleção para níveis médio e superior

Polo Suape contrata 30 pintores

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) está com inscrições abertas para preencher 550 vagas em cargos de nível médio téc-nico e superior.

Os salários vão de R$ 2.254,64 a R$ 4.598,80. São 250 vagas de analista em reforma e desenvolvi-mento agrário, 150 vagas de analista administrativo, 80 vagas de engenheiro agrônomo, todos de nível superior, e 70 vagas de técnico em reforma e de-senvolvimento agrário, de nível médio técnico.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.institutocetro.com.br até o dia 6 de maio. As taxas vão de R$ 30 a R$ 60.

As provas serão rea-lizadas na data provável de 13 de junho em várias cidades brasileiras. Em Pernambuco, elas acon-tecerão em Petrolina e no Recife.

O Polo de Suape está selecionando 30 pintores industriais para contratação imediata. Os interessados deve se encaminhar à Agên-cia do Trabalho do Cabo de Santo Agostinho. Para con-correr, o candidato precisa ter o ensino fundamental completo e seis meses de experiência registrados na carteira de trabalho.

As vagas podem ser ocupadas por moradores das cidades do Cabo, de Ipojuca, Jaboatão, Escada ou Moreno. Outras infor-mações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3183-7033.

Ainda em Suape, a Pe-troquímica reabriu o con-curso público referente ao Edital 01/2010, com vagas destinadas exclusivamente a pessoas com deficiência. As inscrições poderão ser realizadas até o próximo dia 21 pelo site da Funda-ção Cesgranrio (www.ces-granrio.org.br).

Estão abertas até o dia 31 de maio as inscrições para o Concurso Fede-ral de Farmácia (CFF). São 214 vagas dentre as quais 19 são para contratação imediata e 205 para forma-ção de cadastro de reserva.

Há vagas para as cidades de Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Os salários variam de R$ 920,57 a R$ 4.243,82.

As vagas são para auxi-liar administrativo, de nível médio; e para administra-dor, assessor jurídico, ana-lista de sistemas, auditor, bibliotecário, contador, far-macêutico, jornalista, pro-gramador, revisor de textos e secretária executiva trilín-gue, todos de nível superior.

As inscrições devem ser feitas no site www.quadrix.org.br. As taxas são de R$ 30 para nível médio e de R$ 45 para nível superior. A pro-va objetiva está prevista para ser aplicada no dia 13 de ju-nho, nas referidas cidades.

URGêNCIA

Page 12: Jornal A Verdade.PE

Evento esportivo acontecerá no dia 25 de abril em Caruaru

Por Chárleston [email protected]

Nove atletas cabenses irão representar o Cabo de Santo Agostinho na 7ª

Corrida do Agreste. O evento acontece tradicionalmente no dia 25 de abril em Caruaru e re-úne milhares de competidores tanto do Brasil quanto do exte-rior. A iniciativa é do Centro So-cial Maurício Freitas da cidade e tem o apoio da Federação Per-nambucana de Atletismo.

Nesta sétima edição, os or-ganizadores esperam a participa-ção de cerca de 1,5 mil atletas. O percurso será de dez quilô-metros, que nesse tipo de prova são percorridos em aproxima-damente 30 minutos. A largada está marcada para as 8h, partin-do do Marco Zero no Centro de Caruaru.

Enquanto o dia da corrida não chega, os atletas caben-ses treinam todos os dias sob a orientação do presidente da Associação de Atletismo Santo Agostinho, Gease Fragoso. Se-

gundo ele, o Cabo será muito bem representado. “São atletas muito bons e que já participaram de várias competições pelo Bra-sil, alguns com várias vitórias”, disse.

Entre os competidores está Daniel Batista dos Santos, que tem 40 anos de idade e há 20, pratica o esporte. O experiente corredor já participou de muitas competições pelo Brasil, entre elas a Meia Maratona do Rio e a Corrida de São Silvestre. “É sempre um orgulho para mim

representar a minha cidade”, disse o atleta que já conquistou vários troféus. Os vencedores irão receber troféus, medalhas e prêmios em dinheiro.

A VERDADE.PE12 nº 19 | De 17 a 23 abrl de 2010

Cerca de 1,5 mil atletas irão percorrer uma distância de dez quilômetros

esportes e-mail:[email protected]

Rod. Data Hora Mandante Placar Visitante Estádio Cidade

12ª 28/02 17:00 Cabense 1 x 0 Ypiranga Gileno de Carli Cabo de Santo Agostinho

13ª 03/03 20:30 Sete de Setembro 1 x 0 Cabense Gigante do Agreste Garanhuns

14ª 07/03 17:00 Santa Cruz 1 x 0 Cabense Arruda Recife

15ª 14/03 17:00 Cabense 2 x 1 Araripina Gileno de Carli Cabo de Santo Agostinho

16ª 20/03 20:30 Vitória 1 x 1 Cabense Severino C. Carneiro Vitória de Santo Antão

17ª 24/03 20:30 Cabense 1 x 2 Central Gileno de Carli Cabo de Santo Agostinho

18ª 27/03 16:00 Náutico 3 x 1 Cabense Aflitos Recife

19ª 04/04 16:00 Cabense 1 x 3 Sport Gileno de Carli Cabo de Santo Agostinho

20ª 07/04 20:30 Cabense 2 x 0 Porto Gileno de Carli Cabo de Santo Agostinho

21ª 11/04 16:00 Salgueiro 3 x 0 Cabense Cornélio de Barros Salgueiro

22ª 18/04 16:00 Cabense x Vera Cruz Gileno de Carli Cabo de Santo Agostinho

Cabense noPernambucano

DesempenhoP J V E D GP GC SG AP

4º Colocado 31 21 10 1 10 25 25 0 49%

Corrida do Agreste terá aparticipação de cabenses

PARTICIPANTES Daniel Batista dos Santos (Centro)Josenildo José da Silva (Charneca)José miraldo (Torrinha)Edilson Luiz da Silva (Centro)José Almires (Vila Social)Antônio Alexandre (Gaibu)Aldo Luiz da Silva (Ponte dos Carvalhos)marilene Batista (Engenho Novo)maria José de Carvalho (Ponte dos Carvalhos)

GIRO ESPORTIVOemail: [email protected]

Todos com a NotaO programa Todos com a Nota terá um novo formato. A novidade está na utilização de cartão eletrônico para en-trada nos estádios, ou seja, as trocas serão creditadas no cartão e, havendo saldo necessário, o cidadão efetua ape-nas a reserva por telefone e se dirige ao local do evento. A medida pretende combater a ação de cambistas, com a confecção de um cartão magnético in-dividual.

AflitosO ex-atacante Kuki foi apresentado como o novo coordenador técnico das divisões de base do Náutico. Antes de assumir o cargo, o ex-jogador passará por um processo de capacitação que incluirá não só troca de experiências com os profissionais que já atuam no clube, mas também visitas a outras agremiações. Um dos clubes que ele deve visitar é o Internacional.

AutomobilismoA cidade de Caruaru vai sediar, nos dias 29 e 30 de maio, a terceira etapa da Fórmula 3 Sul-Americana. A realização da prova vinha sendo costurada des-de o início de março, entre a empresa Meiatrês, que promove a categoria no continente, o Governo do Estado e a Prefeitura de Caruaru. Duas semanas antes da F-3, a pista caruaruense será sede de uma das etapas da Fórmula Truck, prova que a cidade recebe há sete anos ininterruptos.

RosembrikApós o término do Campeonato Per-nambucano, o meio-campo Rosembrik – atualmente no Ypiranga – fará as ma-las rumo ao Brasiliense, clube onde vai disputar a Série B do Brasileiro 2010. A contratação do jogador pelo clube candango foi confirmada pelo seu em-presário Constantino Júnior. O contra-to com o clube candango vai até o dia 30 de maio de 2011.

SocialCentro Esportivo Cabense realizou durante os dias 15 e 16 de abril o 3º Fórum de Esportes do Cabo de San-to Agostinho. O evento contou com a participação de diversos nomes do futebol pernambucano, que discutiram a importância da Educação e do Fu-tebol na Transformação e Construção Social.

Foto:João Barbosa

Page 13: Jornal A Verdade.PE

nº 19 | De 17 a 23 de abril de 2010 A VERDADE.PE 13

social e-mail:[email protected]

Foto: Armando máximo/Clicpositivo

Foto: Armando máximo/Clicpositivo

DUPLA

MATRIMôNIO

FESTA

DEBUTANTE

Uma confraternização em dose dupla marcou o ani-versário dos irmãos Jéssica e Átilas, que comemoraram seu aniversário no dia 10 de abril, na quadra do Cen-tro Educacional São Francisco de Assis(Cesfa/Geo).

O Sesi do Cabo de Santo Agostinho foi o palco da festa de enlace dos noivos Wagner e Marcela Santos no último sábado (10.04). Os pais do noi-vo, Luiza e Júlio, e da noiva, Antônio e Maricélia, auxiliaram os nubentes a receber os convidados.

Os pais Carlos Alberto e Gilvânia receberam os ami-guinhos do pequeno João Carlos Miguel para come-morar seu terceiro aniversário no Centro Esportivo de Ponte dos Carvalhos. A festa, estrelada pelo aniver-sariante vestido de palhacinho, contou com muitas brincadeiras.

Esta semana, quem fez aniversário foi a estudante cabense Nanny. A bela comemorou seus 15 anos ao lado dos pais, Cícera e Lon, e dos irmãos, Nat e Lonzinho.

Foto: Lamoinier Rithiely/Clicpositivo

Foto: Atos de Lim

a/Clicpositivo

PARABÉNSEm Ipojuca, os papais Miquésia Kelly e Gustavo Ferreira receberam parentes e amigos para comemorar o pri-meiro aniversário de Maria Clara. A recepção aconteceu no espaço de eventos Onense, em Nossa Senhora do ó. Entre os convidados, a presença especial da bisavó Berlita.

AGITOEsta noite de sábado deve ferver no Clube Desti-laria do Cabo. Quem comanda a pista de dança é o cantor Adilson Ramos, que será a principal atração principal do 1º Baile da Jovem Guarda.

RECORDEOs irmãos e prefeitos Jadeildo, Jânio e Jandelson Gouveia bateram o recorde do RankBrasil como irmãos eleitos prefeitos, no mesmo ano, por voto popular em três cidades vizinhas da Mata Sul. Ja-deildo é prefeito de Primavera, enquanto Jânio responde pelo Poder Executivo de Amaraji e Jan-delson é prefeito de Escada.

Foto: João Barbosa

Page 14: Jornal A Verdade.PE

nº 19 | De 17 a 23 abril de 2010A VERDADE.PE14

fé e-mail:[email protected]

O lugar Secreto

Foto: Stock.XCHNG

PALAVRAemail: [email protected]

Sérgio PavariniO grupo de jovens Plano B recebe neste sábado (17) o jornalista e es-critor Sérgio Pavarini. Conhecido por defender a leitura e incentivar a prática no Brasil, Pavarini conversará sobre suas experiências de vida e pro-fissional. O evento começa às 19h. O Plano B está localizado na Rua Pro-fessor Mário Ramos, 80,Candeias, Ja-boatão dos Guararapes.

EncontroNeste sábado (17) a partir das 9h , acontece o 3º Encontro Estadual do REVER. Com o tema: “Consciência Limpa”, o encontro acontece na IP-Candeias e é aberto ao público. A entrada custa R$5,00. Outras infor-mações (81) 8676.0171. A IPCandeis está localizada na Rua Professor Má-rio Ramos, 80,Candeias, Jaboatão dos Guararapes.

ConvocaçãoO Rev. Geremias, da IPCandeias convoca todos os supervisores para uma reunião que acontecerá na pró-xima quinta-feira (22), às 19h30. A reunião acontecerá na sede da igreja e a presença de todos é de suma im-portância.

EspíritasO Grupo Espírita Amor ao Próximo Caminho (GEAP) convida todos a participarem das Reuniões Públicas. Na terça-feira, dia 20, a partir das 15h, com tema livre. O GEAP fica locali-zado na Rua Zelindo Marafante, 45 - Piedade - Jaboatão dos Guararapes.

AnglicanosA Paróquia Anglicana do Espírito Santo convida todos a participarem da reunião de oração, que acontece todas as quartas-feiras, a partir das 15h. A Paróquia fica localizada na Av. Bernardo Vieira de Melo, 1200, Piedade. Outras informações (81) 3462-3121.

Quarto LugarO grupo de jovens da Igreja Presbi-teriana Memorial do Curado, convo-ca todos para participarem do Quarto Lugar. O movimento tem como obje-tivo incentivar o relacionamento entre os jovens, além de promover debates temáticos. A igreja está localizada na Rua 2 s/n em frente da Associação dos Moradores do Curado IV.

Por Diogo Fontes*

O lugar secreto é qualquer lu-gar em sua casa ou local de trabalho, onde você separa

um tempo do seu dia para buscar o Senhor. Eu não tenho duvida em lhe dizer que, as maiores experiên-cias que tenho tido com o Senhor têm sido em meu lugar secreto. É neste lugar que o Senhor revela a mim a sua vontade para minha vida e para minha igreja. É um local só meu e do Senhor. Neste lugar eu derramo meu coração diante do Se-nhor, permitindo que Ele venha me curar, libertar-me, restaurar os meus sonhos, cicatrizar as feridas que a vida me causou. O lugar secreto é onde aprendo muito mais do Se-nhor. O lugar secreto é a fonte de suprimentos. A oração secreta con-serva a nossa relação com Deus.

O Lugar Secreto é um Lugar de Intimidade!

Para termos um relacionamento mais intimo com o Senhor e andar-mos com Ele, precisamos separar um lugar em nossa casa ou no lo-cal de trabalho e santificarmos este local para podermos buscar ao Se-nhor em secreto todos os dias. Para o nosso Senhor Jesus era tão impor-tante ter um lugar adequado para oração, que Ele recomendou: “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recom-pensará.” (Mateus 6:6). Esta prática de oração é totalmente indispensá-

vel para aquele que deseja andar com o Senhor. O lugar onde pode-mos ter maior intimidade com Deus é o lugar secreto. O lugar secreto é o lugar onde o nosso Senhor habi-ta. Neste lugar você poderá colocar diante de Deus todas as coisas que tem ocupado tempo em sua mente. Fazendo morrer assim suas dúvi-das, seus medos, suas fraquezas, te-mores e receios. Permitindo que o próprio Senhor venha lhe fortalecer nas áreas em que tu tens sido mais fraco. No lugar secreto o Senhor começa a tratar o nosso caráter. Tirando o orgu-lho e a soberba, colocando hu-mildade.

A oração doméstica ou a oração em pú-blico, na igreja, não pode de modo algum substituir a ora-ção particular e secreta; o re-tiro secreto é o lugar santíssimo de cada homem ou mulher, que busca ter uma vida de intimidade com Deus. Ninguém mais poderá ou deverá entrar no seu lugar secreto no momento em que você busca a Deus, nem mesmo as pessoas mais íntimas da família.

Grande parte de nosso proble-ma em se relacionar com o Senhor, é a nossa impaciência. Somos de uma geração que queremos tudo

na hora. Hoje temos microondas, internet, serviços de lanchonete de atendimento nos carros para quem esta com pressa. Não podemos nos relacionar com nenhuma pessoa de forma apressada, imagine quando a pessoa na qual queremos nos rela-cionar é o Senhor. Isto complica ain-da mais, não acha? Muitas pessoas oram 5 minutos por dia e já acham que tem algum relacionamento com o Senhor. Começam a orar olhando para o relógio, loucos para dar os minutos do termino da oração. Mas

eu lhes digo, esse tipo de relacionamento é superficial.

É impossível co-nhecer outra pessoa intimamente sem pas-sar um tempo com ela. “Gastar” um tempo com Deus em oração, capacita-me a falar e a agir a partir de uma for-ça maior, a perdoar em vez de ficar alimentan-do as feridas da alma; amar mesmo quando as pessoas nos ferem.

Tornamo-nos pacientes, alegres… É em oração que podemos entregar ao Senhor tudo que tem nos ferido. Brennan Manning diz que: “Aquilo que nos recusamos a entregar não pode ser curado.” Se queremos an-dar com Deus, precisamos ter um lugar para se relacionar com Ele.

*Teólogo e Pastor da Missão Amazonas

“Tu, porém, quando orares, entra no teu

quarto e, fechada a por-ta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto,

te recompensará.” (Mateus 6:6)

Page 15: Jornal A Verdade.PE

nº 19 | De 17 a 23 de abril de 2010 A VERDADE.PE 15

cultura e diversão e-mail:[email protected]

CABOChácaraGaleto, cordeiro e cortes bovinos especiais no espeto, ampla mesa com opções de pratos frios e quentes em sistema self-service, além de pizzas. Na Vila Social, o Chácara Restaurante & Pizzaria oferece aos clientes conforto e segurança, além de infraestrutu-ra de parquinho para crianças. A casa funciona entre 11h e 23h. São aceitos cartões Master, Visa e Hipercard. ChácaraRua Trapiche, nº 01-A Vila Social Fone (81) 3521-0796

IPOJUCAmúsica EletrônicaO DJ Rafael Yapudjian é a grande atração para aqueles que querem curtir o feriado em Porto de Gali-nhas. Oriundo de São Paulo, Ra-fael comanda as picapes da Muru Muru, boate que fica à beira-mar, no próximo dia 20 ( véspera de feriado nacional). A expectativa é atrair vários jovens para a festa.Praça de Porto de Galinhas,

Ipojuca-PE. Informações (81) 3465.0799.

Bar do marcão Com uma unidade na praia, e outra no Pontal de Maracaípe, o Bar do Marcão e conhecido pelos seus pesticos e refeições. As uni-dades tem capacidade para até 400 pessoas. O cardápio lista op-ções à base de frutos do mar, aves e carnes. Para a porção de 400 gramas. A peixada do Marcão ao molho de camarão é oferecida com arroz branco, legumes, ovos cozidos e pirão, R$ 50,00, para três pessoas.Pontal De Maracaípe, s/nº , Bairro Porto De Galinhas, Ipojuca

CabidelaPara aqueles que não dispen-sam o sabor inigualável de uma comidinha caseira, a dica é o restaurante Cabidela da Natália, endereço consagrado em Porto de Galinhas há mais de 15 anos. Ex-cozinheira de casa de família, é a própria Natália quem coman-da as panelas. Como acompa-nhamentos, o quarteto sagrado

da comida regional: feijão verde, macaxeira frita, farofa de jerimum e vinagrete. A casa aceita os car-tões Master e Visa. Cabidela da Natália – Acesso pelo km 5,5 da PE-009 (Merepe II) (Praia do Cupe), 4 km - Cabo

Jovem GuardaNeste sábado, 17, acontece o 1º Encontro da Jovem Guarda, no Cabo de Santo Agostinho. O evento conta com a presença do cantor Adilson Ramos, que comemora 50 anos de carreira em 2010. A noite ainda terá a presença da cantora Eliza Mel e Banda. O evento será realizado na Destilaria do Cabo, a partir das 22 horas. Ingressos custam R$ 15,00. Clube Destilaria do Cabo - Av. Arthur Rui de Carvalho s/n no bairro da Destilaria em Cabo de Santo Agostinho

OparáUm ambiente aconchegante, com vista para o mar, no melhor ponto da beira mar de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho. Nas paredes,

os tijolos aparentes conferem um ar de intimidade ao ambiente, cujas mesas são adornadas por toalhas de chita. Nas mesas, o me-lhor da culinária praiana: pesca-dos e crustáceos, além de carnes e aves. A casa conta ainda com ampla carta de vinhos e drinques especiais elaborados com frutas da estação. A casa vai funcionar durante todos os dias do carnaval entre 8h e 22h. São aceitos todos os cartões de crédito.Opará – Avenida Beira Mar, 79 – Praia de Gaibu (no final da Avenida)Fone (81) 3512.0954

JABOATãO DOS GUARARAPESPilequeO Pileque irá funcionar durante todos os dias de Carnaval a par-tir das 11h. O local possui dois ambientes, um climatizado com restaurante e sushi bar e outro aberto na varanda, com chopa-ria e música ao vivo. O cardápio é bem variado, dispondo carnes grelhadas, aves, frutos do mar e sushi.Pileque – Av. Bernardo Vieira de

Melo, 1330 – PiedadeFone (81) 3462-2102

maré CheiaCom três ambientes à Beira Mar de Piedade, o Restaurante um ótimo destino para quem quer desfrutar de frutos do mar, com muito conforto. O destaque da casa, a Moqueca Capixaba, custa R$ 43,00, e serve duas pessoas. Av. Beira Mar,1332, Piedade, Jaboatão dos Guararapes 81-33411049/81-33417869

ESCADAPituzadaEm Escada, uma boa opção em gastronomia é a Pituzada do Al-fredão. Além do prato que dá nome à casa, que funciona há quase duas décadas, o restauran-te possui fartas opções em carnes e aves, além de peixes. O churras-co misto, com quatro opções de carnes e acompanhamentos serve até quatro pessoas ao preço de R$ 28,90. Pituzada do Alfredão BR101 Sul Km 132 - EscadaFone (81) 35342993

Programação cultural e gastronômica do Cabo, Jaboatão, Escada e Ipojuca

ww

w.c

ruza

das.

net

HORIzONTAIS 1. Um esporte considerado de elite;4. Onde se joga o futebol;7. Autor do gol do título da Argentina na final da Copa do Mundo de 86;9. Árbitro de competições de ciclismo;10. Faixa no braço usada pelo capitão do time;12. Colombiano que jogou as Copas de 90, 94 e 98 e fez sucesso no Brasil (2 pal.);13. Cássio (...): importante tenista do Brasil nos anos 80;14. Ato de passar a bola a um companheiro, em esportes coletivos.

VERTICAIS2. Parte do corpo onde a bola pode tocar, tanto no futebol quando no vôlei e basquete;3. Rio (...): zagueiro da seleção inglesa;5. Craque dos anos 40 e 50, foi o primeiro grande parceiro de Pelé;6. Ex-atacante do Grêmio, foi importante no título da Copa do Brasil em 2001 (2 pal.);8. A rainha do basquete brasileiro, campeã mundial em 94;10. Equipamento básico no iatismo, canoagem e remo;11. (...) Michels: técnico da Holanda na Copa de 1974 (vice) e na Eurocopa de 1988 (campeão).

palavras cruzadas EspOrTIvas acHE as palavrasw

ww

.cru

zada

s.ne

t

BARTHEz

LIzARAzu

DJORkAEFF

DESCHAmPS

DESAILLy

GuIVARCH

zIDANE

THuRAm

PETIT

LEBOEuF

kAREmBEu

Encontre no quadro os nomes dos 11 titulares, na final, da França campeã da Copa do Mundo de 1998. As palavras podem estar nas horizontais, nas verticais e nas diagonais,

inclusive de trás para frente e de cima para baixo.SOLuÇÃO - PALAVRASCRuzADAS ESPORTIVAS

SOLuÇÃO - ACHE AS PALAVRAS

HORIzONTAIS: 1 Golfe, 4 Campo, 7 Burruchaga, 9 Comissário, 10 Braça-deira, 12 Fred Rincón, 13 Motta, 14 Passe. VERTICAIS: 2 Ombro, 3 Ferdinand, 5 Pagão, 6 Luís Mário, 8 Hortência, 10 Barco, 11 Rinus

T Y G F X G A Ç P Z P B X Ã Z X HW S Y O C K O X I K S Y C D S A CH S D C E A B E C V P Q U X S Q RM T Ã Z E H T R A B Z A N U N G AA K O E K R J N Ç C J T E L S P VE W R P A Ç V Y V Z T B D L L Q IZ F O B H I B I R B M E K J C H UL Y Y F E X V M Y E S O Q F E V GI V O L N D F S R A B C J J C P RZ L X E A C O A I F L Z Q Q B P LA I D B D B K L D J O R K A E F FR T O O I N L A J V E T K S I U HA Q H E Z Y O Ç G L I O J J B X FZ N R U L X J Ã O T A L D E K H JU P E F R Q M D E W M P E O B S ÇD E S C H A M P S H P Ã Ç Q T W FC N J Z B F M S P M A K M Q Z O X

Page 16: Jornal A Verdade.PE

sHOws

QUINTA-FEIRA (22/04)

20h – Ponte do Forró

22h - Paralamas do Sucesso

00h – Canto Reggae

01h – Cavaleiros do Forró

DOMINGO (25/04)16h – Tarde de louvor com os padres João Carlos e Josivaldo Bezerra e a banda Anjos de Resgate.

nº 19 | De 17 a 23 de abril de 2010A VERDADE.PE16

arte & cultura e-mail:[email protected]

dica de cd e dvd

Quartorze CDs, dois DVDs e 7 milhões de discos vendidos. Rick, nascido em Tocantins e Renner, brasiliense há dez anos, cantam o “sertanejo pop”, em uma parceria de sucesso e conquistaram as rádios com a música Ela é Demais. Para Rick a música preferida é Ro-tina de Roberto Carlos, ja Ren-ner gosta da música Te amar ainda mais do KLB. Com o CD Coisa de Deus, de 2007, a du-pla ganhou disco de ouro. No novo trabalho Passe o Tempo que Passar, Esse amor é você, Chão Deserto e Fica Comigo, são algumas das músicas. Das 14 faixas, Rick assina nove.

Há onze anos na estrada, Psi-rico é tida como uma das ban-das de axé de maior sucesso. Em 2004 gravou seu primeiro disco Psirico – O Furacão da Bahia. Em 2009, a banda fez ainda mais sucesso no car-naval, com a música Cole na Corda, mas foi a música Mu-lher Brasileira, mais conhecida como Toda Boa que colocou a banda de vez nas paradas de sucesso. À frente da banda, Márcio Victor já ganhou o títu-lo de melhor banda de pagode, realizado pelo Troféu Dodô e Osmar.

Rick e Renner

Banda Psirico

Por Jéssica Pinheiro

[email protected]

Festejar a juventude. Este é

o objetivo do 5º Festival da

Juventude do Cabo de Santo

Agostinho. Criado inicialmente para

comemorar o dia Mundial da Juven-

tude, em 30 de março, ele oferecia

principalmente atrações musicais.

Hoje, o Festival ultrapassou as bar-

reiras e além de oferecer diversão,

também é palco para debates de in-

teresse dos jovens cabenses.

O Festival vai ser realizado en-

tre os dias 18 e 24 deste mês e está

dividido em programação musical e

cultural. Os shows vão ser realiza-

dos entre os dias 22 e 25, no espaço

da antiga Fábrica do Sarabor e es-

tarão presentes atrações como Chi-

clete com Banana, Jorge Aragão,

Paralamas do Sucesso, Cavaleiros

do Forró e a dupla Fabio e Nando.

Já na programação cultural vão

ser realizados debates e fóruns so-

bre temas atuais. Ao todo serão

beneficiadas 250 pessoas entre 15

e 29 anos. 200 vagas serão distri-

buídas entre 40 escolas municipais,

estaduais e particulares da cidade.

As demais estão destinadas a po-

pulação em geral que estejam inte-

grados em movimentos sociais ou

universitários. Oficinas como hip-hop, grafita-

gem e capoeira vão estar atreladas

com discussões entre profissionais

e jovens sobre temas como, Juven-

tude e Meio Ambiente, Juventude

e Direitos Humanos e Juventude e

Tecnologia da Informação. As ofi-

cinas vão ser realizadas das 8h às

17h, na Escola Municipal Professor

Antônio Benedito da Rocha (Escola

Modelo de Garapu).

Para o assessor técnico da Secre-

taria Municipal de Turismo, Cultura,

Esportes e Juventude – SMTCEJ, do

Cabo, Gutenberg Bandeira, a princi-

pal preocupação da prefeitura hoje

é que o festival não seja uma mera

distração com grupos musicais. “A

diferença entre este festival para os

dos anos anteriores é que estimu-

lemos uma discussão entre jovens

sobre família, sexualidade, drogas,

elevando a cultura e não só shows”

destaca Bandeira. O assessor tam-

bém falou da importância de escu-

tar os jovens, e tentar identificar o

que está faltando para eles, para as-

sim e ajudá-los. O Festival da Juven-

tude é uma realização da Prefeitura

do Cabo de Santo Agostinho com

o apoio do Ministério do Turismo e

do Governo de Pernambuco.

Evento contará com atrações como Chiclete com Banana, Cavaleiros do Forró e Jorge Aragão

SEXTA-FEIRA (23/04)20h – Toadas de Pernambuco e Encontro de mestres de coco 22h – Chiclete com Banana 00h – Ozz Piriguetys 01h – Vilões do Forró

SÁBADO (24/04)

20h – Léo Show e

Wiliam Show

22h – Jorge Aragão

00h – Flor de Araçá Elétrica

01h – Fábio e NandoOfIcInas TEmáTIcas

De 18 a 24 deste mês, a Prefeitura do Cabo realiza a 5ª edição do Festival da Juventude com programação musical e cultural

SÁBADO (24/04)9h: Oficinas Temáticas- Juventude e Educação - Juventude e Trabalho- Juventude e Cultura- Juventude e Tecnologia da Informação- Juventude e Saúde- Juventude e Meio Ambiente

- Juventude e Lazer- Juventude e Valorização da Diversidade- Juventude e Direitos HumanosLocal: Escola Municipal Professor Antônio Benedito da Rocha (Escola Modelo de Garapu)

DOMINGO (19 DE ABRIL)16h às 18h e 19h às 21h- Discotecagem - Hip hop

SEGUNDA (20 DE ABRIL)- Capoeira- Percussão - Dança Popular

Foto: João Barbosa