Jornal AAB - n. 15 - agosto/ 2014

4
LI E RECOMENDO Jornal dos Amigos da Biblioteca - Centro - Mateus Leme / MG ano 2 ‐ nº 15 ‐ Agosto / 2014 JORNAL AMIGOS DA BIBLIOTECA EDITORIAL Na semana que se comemorou o Dia Nacional do Escritor, três grandes expoentes da literatura brasileira saíram da vida para a imortalidade. João Ubaldo Ribeiro, Rubem Alves e Ariano Suassuna eram mais que bons escritores. Suassuna foi um dos maiores defensores da cultura regional brasileira, usando elementos das tradições nordestinas para construir as suas histórias. Em 1955 estreou a peça “Auto da Compadecida”, sua obra máxima, considerada “o texto mais popular do moderno teatro brasileiro”. Rubem Alves foi um grande filósofo, teólogo, pedagogo e poeta, tratando de temas espirituais e existenciais em seus textos. João Ubaldo foi colunista e colaborador em jornais e publicações nacionais e estrangeiras. Escreveu livros premiados como “Sargento Getúlio” e “Viva o povo brasileiro”, ambos constando na lista dos 100 melhores romances brasileiros do século. Pessoas notáveis nos campos em que passaram e que deixam um legado literário significativo. Obras que devem ser novamente apreciadas pelos leitores, algumas delas disponíveis na Biblioteca Municipal. Rubem Alves: Conversas com quem gosta de ensinar; Amor; A toupeira que queria ver o cometa; A música da natureza; A boneca de pano. Ariano Suassuna: Auto da compadecida. João Ubaldo: Histórias pitorescas; O sorriso do lagarto; Sargento Getúlio: romance. Por José Martins A menina e o pássaro encantado de Rubem Alves “Tudo se enche com a presença de uma Ausência” Essa frase está na introdução do livro “A menina e o pássaro encantado”. O livro foi feito para um adulto ler para crianças. Ele fala de separação, do adeus, do vazio que fica nas despedidas. Então a frase do início veio a calhar, porque o nosso grande escritor Rubem fez a grande viagem, deixando o vazio do seu adeus, o vazio da saudade. Na sua formação de educador, psicanalista e teólogo, Rubem Alves deixa um legado em escritos que norteiam a melhor forma do viver com sabedoria, mesmo que seja um período de diversidade, de dificuldades. Por isso eu diria que ele passou pela vida como um ser de elevada consciência, deixando escritos de valorização da Vida, e valorização da Liberdade essencial ao Ser. NOVIDADES DO ACERVO Bernardo/ David Mckee Nus, florais & ping pong/ Hugo Lima Os 6 messias/ Mark Frost A mulher só/ Harold Robbins O velho careta/ Pedro Block Palavras abertas/ Haley Caldas ... et al Turma da Mônica jovem : bullying além do limite/Maurício de Sousa Transfomando suor em ouro / Bernardinho

description

Leiam e compartilhem o Jornal dos Amigos da Biblioteca de Mateus Leme!

Transcript of Jornal AAB - n. 15 - agosto/ 2014

Page 1: Jornal AAB - n. 15 - agosto/ 2014

LI E RECOMENDO

Jornal dos Amigos da Biblioteca - Centro - Mateus Leme / MG

ano

2 ‐ nº 1

5 ‐ Agost

o / 2014

JORNAL AMIGOS DA BIBLIOTECA

EDITORIAL

Na semana que se comemorou o Dia Nacional do

Escritor, três grandes expoentes da literatura

brasileira saíram da vida para a imortalidade.

João Ubaldo Ribeiro, Rubem Alves e Ariano

Suassuna eram mais que bons escritores.

Suassuna foi um dos maiores defensores da

cultura regional brasileira, usando elementos das

tradições nordestinas para construir as suas

histórias. Em 1955 estreou a peça “Auto da

Compadecida”, sua obra máxima, considerada

“o texto mais popular do moderno teatro

brasileiro”. Rubem Alves foi um grande filósofo,

teólogo, pedagogo e poeta, tratando de temas

espirituais e existenciais em seus textos. João

Ubaldo foi colunista e colaborador em jornais e

publicações nacionais e estrangeiras. Escreveu

livros premiados como “Sargento Getúlio” e

“Viva o povo brasileiro”, ambos constando na

lista dos 100 melhores romances brasileiros do

século.

Pessoas notáveis nos campos em que passaram e

que deixam um legado literário significativo.

Obras que devem ser novamente apreciadas

pelos leitores, algumas delas disponíveis na

Biblioteca Municipal.

Rubem Alves: Conversas com quem gosta de

ensinar; Amor; A toupeira que queria ver o

cometa; A música da natureza; A boneca de pano.

Ariano Suassuna: Auto da compadecida.

João Ubaldo: Histórias pitorescas; O sorriso do

lagarto; Sargento Getúlio: romance.

Por José Martins

A menina e o pássaro encantado

de Rubem Alves

“Tudo se enche com a presença de uma Ausência” Essa frase está na introdução do livro “A menina e o pássaro encantado”. O livro foi feito para um adulto ler para crianças. Ele fala de separação, do adeus, do vazio que fica nas despedidas. Então a frase do início veio a calhar, porque o nosso grande escritor Rubem fez a grande viagem, deixando o vazio do seu adeus, o vazio da saudade. Na sua formação de educador, psicanalista e teólogo, Rubem Alves deixa um legado em escritos que norteiam a melhor forma do viver com sabedoria, mesmo que seja um período de diversidade, de dificuldades. Por isso eu diria que ele passou pela vida como um ser de elevada consciência, deixando escritos de valorização da Vida, e valorização da Liberdade essencial ao Ser.

NOVIDADES DO ACERVO

Bernardo/ David MckeeNus, florais & ping pong/ Hugo Lima Os 6 messias/ Mark FrostA mulher só/ Harold Robbins O velho careta/ Pedro Block Palavras abertas/ Haley Caldas ... et alTurma da Mônica jovem : bullying além do

limite/Maurício de SousaTransfomando suor em ouro / Bernardinho

Page 2: Jornal AAB - n. 15 - agosto/ 2014

DESDOBRAMENTOS

2 Jornal Amigos da Biblioteca

M eu P é d e L a ra n ja L im a co n ta a h is tó ria d as m u ita s a g ru ras e a lg u m as a le g ria s ex p e rim en tad as p e lo m en in o Z ez é e p o r aq u e le s q u e o ce rcam : su a n u m ero sa fam ília (q u e in c lu i u m p a i a lco ó la tra ), o v e lh o P o rtu g a , a d o c e p ro fesso ra C ec ília e tam b ém seu s d iá lo g o s e b rin cad e ira s co m M ig u in h o , a á rv o re m en c io n ad a n o títu lo . A á rv o re , co m o to d o am ig o im a g in á rio , rep resen ta p a ra o m en in o u m esp e lh o , u m eco o n d e e le p o d e co n v e rsa r co n s ig o m esm o , s e faz e r p e rg u n tas e in v en ta r re sp o s ta s p a ra e la s , co n c re tiz ad a s n u m m u n d o im ag in á rio q u e p re ten d e se r m a is b e lo , ju s to e b o m d o q u e a fo rm a co m o o m u n d o rea l se ap resen ta .

Z ez é é o e sc rito r Jo sé M au ro d e V asco n c e lo s , ca rio ca filh o d e m ig ran te s n o rd es tin o s , q u e sem p re tev e u m a v id a ch e ia d e d ificu ld ad es e m u ito rica em ex p e riên c ia s , b em co m o o en red o d e seu s liv ro s , ten d o s id o ao lo n g o d a v id a , en tre o u tra s co isas , e s tu d an te d e m ed ic in a , p escad o r, tre in ad o r d e b o x e , ca rre g ad o r d e b an a n as , g a rço n , p ro fesso r, co m p an h e iro d o s irm ão s V illa s B o as em a lg u m as d e su as in cu rsõ es a tr ib o s in d íg en as (fo to ), m o d e lo p ic tó rico , e , c la ro , u m ex ím io co n tad o r d e h is tó ria s co n tu n d en tes .

E s ta fo i su a o b ra d e m a io r êx ito , v en d en d o m ilh õ es d e ex em p la res n o B ras il e sen d o trad u z id a em 5 2 lín g u as e p u b licad a em 1 9 p a íses , fo i ad ap tad a d u as v ez es p a ra o c in em a (film es) e trê s p a ra a te lev isão (te len o v e la s d e su cesso ).

A p rim e ira n o v e la d e riv ad a d o p eq u en o g ran d e liv ro , fo i p ro d u z id a p e la T V T u p i em 1 9 7 0 , co m tex to d a b rilh an te e p o p u la r Iv an i R ib e iro , d ireção d e C a rlo s Z a ra , e E v a W ilm a n o p ap e l d e J an d ira , a sev e ra e am arg a irm ã m a is v e lh a d e Z ez é , q u e v ez p o r o u tra o d esen can ta d e seu m u n d o o n írico d e c rian ç a e o m a ltra ta im p o n d o -lh e o b rig a çõ es e m in is tran d o -lh e p u n içõ es fís icas . A se g u n d a ad ap tação fo i fe ita p e la T V B an d e iran te s , em 1 9 8 0 , reap ro v e itan d o o m esm o tex to d e Iv an i, n u m a p ro d u ção m a is m o d ern a . E a te rce ira , tam b ém rea liz ad a p e la B an d , ro te iriz ad a p o r A n a M aria M o re tz o h n , a c riad o ra d o se riad o M a lh ação , co n to u co m a ilu s tre p re sen ç a d o m u ltia rtis ta G ian fran cesco G u arn ie ri , q u e já tin h a p a rtic ip ad o d a v e rsão d a T u p i, d es ta v ez co m o P o rtu g a .

O p rim e iro film e fe ito a p a rtir d e M eu P é d e L a ran ja L im a é d e 1 9 7 0 , d irig id o p o r A u ré lio T e ix e ira e ro te iriz ad o p o r B raz C h ed iak e p e lo p ró p rio Jo sé M au ro V a sco n ce lo s , co m M aria G lad ys co m o a so n h ad o ra e b o n d o sa C ec ília . A seg u n d a ad ap taç ão é d e 2 0 1 2 , fe ita p o r M a rco s B ern s te in , co m p a rtic ip açõ es p rec io sas d e E m ilian o Q u e iro z e Jo sé d e A b reu n o e len co , e e lo g iad a a tu ação d e Jo ão G u ilh e rm e Á v ila , f ilh o d o can to r L eo n ard o , co m o o p ro ta g o n is ta .

E s te e o u tro s títu lo s d o au to r, co m o o fab u lo so e filo só fico O P a lác io J ap o n ês , e s tão d isp o n ív e is p a ra em p rés tim o n a B ib lio teca P ú b lica M u n ic ip a l G era ld o A lv es d e O liv e ira .

M ath eu s M a th eu s w w w .fb .c o m /fe lin o sd efe llin i

Meu Pé de Laranja Lima

Page 3: Jornal AAB - n. 15 - agosto/ 2014

Jornal Amigos da Biblioteca 3

CALENDÁRIO

CONVITE

RESGATE DOS LIVROS

Abertura da Exposição

‘Milagres e Deslumbramentos’ de

Irene de Melloneves

Levantamentos internos apontam que, até hoje,

cerca de 210 livros não voltaram às estantes da

biblioteca pública de Mateus Leme. Pensando

nisso, a Biblioteca Pública Geraldo Alves de

Oliveira lança, a partir desta sexta-feira (1/8), a 1ª

edição da campanha Resgate de Livros, que vai

até o dia 30 de setembro de 2014. O projeto tem

como objetivo principal resgatar os livros não

devolvidos na data prevista. Para isso, no período

da campanha, todos os livros com o empréstimo

em atraso estarão isentos de suspensão.

Os motivos que levam o cidadão a não devolver os

livros são vários, entre eles: perda, esquecimento,

extravio, furto e outros. A campanha é uma

oportunidade para que as pessoas que ainda

retêm livros da biblioteca em suas casas possam

regularizar sua situação junto à biblioteca para

usufruir novamente do acervo, e o livro ficará livre

p a r a s e r l i d o p o r m a i s p e s s o a s .

Com esta ação, a coordenação da biblioteca busca

não apenas recuperar as obras emprestadas, mas

também democratizar o livro, conscientizar a

comunidade para que estes sejam devolvidos ao

espaço público e para que eles voltem a circular

entre os utilizadores de Biblioteca.

Thalita Duarte Alves

M .A GT .E MU - S E LEM193817 12-

A Prefeitura de Mateus Leme,

A Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico e

Biblioteca Pública Geraldo Alves de Oliveira

convidam para a abertura da

Data: 15 de agosto às 8h - Local: Biblioteca Pública

Rua dos Funcionários, 23 - Centro - Mateus Leme/MG

Exposição Itinerante

Apresentação do clip da Banda Amora de Pé

Sarau de Poesias com os Alunos da E. E. Domingos Justino Ribeiro

.

’’Cabocla Bentinha’’&

No mês em que completaria 97 anosa escritora mateuslemense Irene de Melloneves será homenageada na

Sala de Exposição ‘’Ricardo Oliveira Umbelino’’.

Page 4: Jornal AAB - n. 15 - agosto/ 2014

4 Jornal Amigos da Biblioteca

DICAS DE PORTUGUÊS

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Biblioteca Pública Municipal De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Telefone: (31) 3535-3902E-mail: [email protected]/Biblioteca Municipal Geraldo Alves de OliveiraContato da Associação Amigos da biblioteca: E-mail: [email protected]/aabml

PROGRAMAÇÃODA CASA DE CULTURA

Dica de GramáticaEm vez de ou Ao invés de?Em vez de significa no lugar deAo invés de significa ao contrário deAprenda com o exemplo>No almoço, experimentei comida japonesa em vez de massa e, ao invés de detestar, adorei!

Fonte: www.educarparacrescer.com.br

Jornal Amigos da BibliotecaPublicação da Associação Amigos da Biblioteca

Rua dos Funcionários, 23 – Centro. Mateus Leme/MG

Responsável: Ana Paula SalibaColaboradores:

Matheus MatheusVíctor de Almeida

Maria Regina AlcantaraJosé Martins dos Santos

Contato da Associação Amigos da Biblioteca: E-mail: [email protected]

www.facebook.com/aabml

EXPEDIENTE

CASA DE CÁSSIA EM AGOSTO

Depois do sucesso na realização do 1º Festival de Inverno de Mateus Leme, a Casa de Cássia prossegue com sua programação habitual, com sessões de Cineclube aos sábados, exibindo filmes nacionais raros, e aos domingos, exibindo preciosidades de chacoalhar o cérebro e trincar a vista, sempre às 17 horas. No dia 17, às 14 horas, acontece a 3ª Oficina de Bordados, ministrada pela talentosa artesã Myriam Mendes. No dia 30, também às 14 horas, em parceria com a AABML (Associação Amigos da Biblioteca de Mateus Leme), acontece mais uma edição do projeto Rodabiblio, idealizado e mediado por Joicely Moreira Agenor e Maria Regina Alcantara. Neste mês, a escritora homenageada é a poeta e cronista mateuslemense Irene de Melloneves. Em setembro, será a vez de homenagear a obscena senhora Hilda Hilst. No dia 31, durante todo o dia, acontece o 2º Manifest'arte (foto), evento de hip hop que terá duelo de MCs, exibição de vídeos, grafite, e a presença de muita gente fina, elegante e sincera. Todas as atividades da Casa têm entrada franca. A Casa de Cássia está aberta aos sábados e domingos, de 9h às 2 0 h , e e s t á d e s i t e n o v o : www.casadecassia.com. O facebook também continua a ser a t u a l i z a d o d i a r i a m e n t e : www.fb.com/casadecassia .

Endereço: Rua Meyer, 105 – Vila Suzana (Reta)