Jornal aab n 5 setembro

4
ESPAÇO DO ESCRITOR Jornal dos Amigos da Biblioteca - Centro - Mateus Leme / MG ano 1 ‐ nº 5‐ setembro/2013 JORNAL AMIGOS DA BIBLIOTECA EDITORIAL Convite A Prefeitura de Mateus Leme, A Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico e Biblioteca Pública Geraldo Alves de Oliveira convidam para a Exposição da escritora mateuslemense Data: 13 de agosto a 30 de setembro de 2013. Horário: De segunda a sexta de 8 às 19h. Rua dos Funcionários, 23, Centro, Mateus Leme. Visitação Contamos com sua presença! Professores, agendem sua escola. Tel. 31 - 3535-3902 e-mail: [email protected] NOVIDADES DO ACERVO EXPOSIÇÃO Uma biografia conterrânea Trazemos Irene de Melloneves, dona da arte da escrita, (1917/2007). Irene é poeta, romancista, contista, cronista, professora; formação em filosofia, Prêmio Othon Lynch Bezerra de Mello, Acad. Min. de Letras (1967), Assoc. Uruguain. Escritores e Editores (1977). Alguns de seus livros são: Destino - 1937, Parábola do Caminheiro-Poesias 1970, Pálio Azul – Poesias, Poemas Bastardos, A Aparição de Lia – rom. – 1972, Contraponto, Contratempo, Contos da Lareira Apagada, Profissão Criança – traduzido para 32 países. O poema “Borda-me de Conchas os Cabelos” está no livro World Poetry Book, edição comemorativa das Olimpíadas de Seul, em português, inglês e coreano. A autora participou das Antologias: Novos Contistas de Minas da Mercado Aberto Editora; Pérolas de Minas de Lívia Paulini; de uma Antologia Poética Nacional de João Scortecci Editora; International Poetry Book da Universidade do Colorado. Seus temas são “amor” e “Solidão”. Seu nome está registrado na Enciclopédia da Literatura Brasileira de Afrânio Coutinho. Setembro, o mês da primavera! É aquele momento mágico do ano que a natureza vem nos lembrar de que a vida pode ser renovada, melhorada, bastando apenas querermos isso de verdade. Foi esse desejo forte de fazer o melhor que nos inspirou neste Agosto, que acabou, e continuará sempre a nos mover no futuro. Para a nossa equipe da Biblioteca, também é tempo de agradecer a todos os nossos amigos e visitantes. Em especial àqueles que estiveram presentes na abertura da exposição “Milagres e Deslumbramentos”, uma homenagem prestada à nossa conterrânea Irene de Melloneves. A nossa ilustre poetisa recebeu homenagens também do grupo musical 'Amora de Pé' que musicou alguns de seus belos poemas. Este é um exemplo de que tudo que queremos, sempre poderemos realizar. Celebre- mos a vida! Por que?! Porque é primavera!!! 1. Arpas eternas, 3 volumes; psicografado por Josefa Rosália Luque Álvares. 2. Ensinamentos da Bíblia, seleção de textos. 3. O Retrato de Sabrina; psicografado por Antonio Demarchi. 4. A Ferrovia de Minas, Rio e São Paulo: memória do trem; de M. R. S. Logística S. A. 5. Percy Jackson e os Olimpianos, 5 volumes. Banda Amora de Pé

description

Jornal da Associação Amigos da Biblioteca de Mateus Leme/MG.

Transcript of Jornal aab n 5 setembro

Page 1: Jornal aab n 5 setembro

ESPAÇO DO ESCRITOR

Jornal dos Amigos da Biblioteca - Centro - Mateus Leme / MG

ano

1 ‐

5‐ s

etem

bro

/201

3JORNAL AMIGOS DA BIBLIOTECA

EDITORIAL

Convite A Prefeitura de Mateus Leme,

A Secretaria de Desenvolvimento Socioeconômico e

Biblioteca Pública Geraldo Alves de Oliveira

convidam para a Exposição

da escritora mateuslemense

Data: 13 de agosto a 30 de setembro de 2013.

Horário: De segunda a sexta de 8 às 19h.

Rua dos Funcionários, 23, Centro, Mateus Leme.

Visitação

Contamos com sua presença!

Professores, agendem sua escola.

Tel. 31 - 3535-3902

e-mail: [email protected]

NOVIDADES DO ACERVO

EXPOSIÇÃO

Uma biografia conterrânea

Trazemos Irene de Melloneves, d o n a d a a r t e d a e s c r i t a , (1917/2007). Irene é poeta, romancista, contista, cronista, p r o fe s s o r a ; f o r m a ç ã o e m filosofia, Prêmio Othon Lynch

Bezerra de Mello, Acad. Min. de Letras (1967), Assoc. Uruguain. Escritores e Editores (1977). Alguns de seus livros são: Destino - 1937, Parábola do Caminheiro-Poesias 1970, Pálio Azul – Poesias, Poemas Bastardos, A Aparição de Lia – rom. – 1972, Contraponto, Contratempo, Contos da Lareira Apagada, Profissão Criança – traduzido para 32 países. O poema “Borda-me de Conchas os Cabelos” está no livro World Poetry Book, edição comemorativa das Olimpíadas de Seul, em português, inglês e coreano. A autora participou das Antologias: Novos Contistas de Minas da Mercado Aberto Editora; Pérolas de Minas de Lívia Paulini; de uma Antologia Poética Nacional de João Scortecci Editora; International Poetry Book da Universidade do Colorado. Seus temas são “amor” e “Solidão”. Seu nome está registrado na Enciclopédia da Literatura Brasileira de Afrânio Coutinho.

Setembro, o mês da primavera! É aquele momento mágico do ano que a natureza vem nos lembrar de que a vida pode ser renovada, melhorada, bastando apenas querermos isso de verdade. Foi esse desejo forte de fazer o melhor que nos inspirou neste Agosto, que acabou, e continuará sempre a nos mover no futuro. Para a nossa equipe da Biblioteca, também é tempo de agradecer a todos os nossos amigos e visitantes. Em especial àqueles que estiveram presentes na abertura da exposição “Milagres e Deslumbramentos”, uma homenagem pres tada à nossa conterrânea Irene de Melloneves. A nossa ilustre poetisa recebeu homenagens também do grupo musical 'Amora de Pé' que musicou alguns de seus belos poemas. Este é um

exemplo de que tudo que queremos, sempre poderemos realizar. Celebre-mos a vida! Por que? ! Porque é primavera!!!

1. A r p a s e t e r n a s , 3 v o l u m e s ; psicografado por Josefa Rosália Luque Álvares.

2. Ensinamentos da Bíblia, seleção de textos.

3. O Retrato de Sabrina; psicografado por Antonio Demarchi.

4. A Ferrovia de Minas, Rio e São Paulo: memória do trem; de M. R. S. Logística S. A.

5. Percy Jackson e os Olimpianos, 5 volumes.

Banda Amora de Pé

Page 2: Jornal aab n 5 setembro

ENTREVISTA

2 Jornal Amigos da Biblioteca

Maria Isabel Chagas Castilho Professora de Língua Portuguesa

Professora Isabel a direita e seus alunos da Escola Estadual Elias Salomão Para uma educadora como você, qual a importância de despertar nos alunos o interesse pela leitura?

Leitura é tudo, é o passaporte para as viagens mais inusitadas, o aprendizado mais importante que o ser humano pode adquirir.

Em sua opinião, que papel a biblioteca representa nadivulgação da literatura?

Poder contar com a biblioteca é muito gratificante, é um suporte para melhorar cada vez mais o gosto pela leitura.

Há quanto tempo você conhece o trabalho da biblioteca municipal? O que acha desse trabalho?

Eu frequento a biblioteca desde 1998 quando me preparava para o vestibular, utilizei materiais muito bons os quais me ajudaram alcançar meus objetivos. E foi extraordinário o acolhimento e incentivo. Enquanto professora já fiz inúmeros projetos contando com o apoio da biblioteca, rodas de leitura, visitas esporádicas e sistemáticas.

Qual a sua sugestão para que a biblioteca e escola trabalhem juntas no intuito de despertar o interesse pela leitura?

A biblioteca já fez seu papel, divulgando os eventos, convidando para visitas e outros, mas cabe aos professores se adequarem e participarem mais, uma vez que tempo na escola é muito curto e assim fica a desejar a participação em tantas coisas boas.

Você esteve presente na abertura da Exposição Itinerante “Milagres e Deslumbramentos”, da escritora Irene de Melloneves. Você já conhecia o trabalho dessa escritora?

Estive presente na abertura da Exposição juntamente com os meus alunos do 8º ano VI do noturno e ficamos deslumbrados com o que vimos, a riqueza do evento do início ao fim. Não conhecia nada sobre a escritora e saímos de lá com a curiosidade aguçada e vontade de buscar muito mais.

Qual a impressão que você e seus alunos tiveram do evento?

Meus alunos ficaram felizes com o que viram, tiveram o olhar crítico de fazer um paralelo entre a realidade que vivemos com tantas futilidades, informações baratas e sem conteúdo e passaram a valorizar o que é realmente belo.

O que você acha da iniciativa da biblioteca em promover essas exposições?

É o que precisamos na atualidade, de eventos ricos que ajudem a mudar um pouco o modo de pensar e agir de nossa sociedade. E esperamos muito mais.

Page 3: Jornal aab n 5 setembro

LI E RECOMENDO

ASSOCIAÇÃO AMIGOSDA BIBLIOTECA

VOCÊ SABIA...

Jornal Amigos da Biblioteca 3

RODABIBLIO

Rodabiblio Tema:

Estilos literários e

seus autores

Data: 24 de setembro

Horário: 16h.

* 100 pessoas aproximadamente participaram da abertura da Exposição Itinerante ‘‘Milagres e Deslumbrantos’’, da escritora mateuslemense Irene de Melloneves, no dia 12 de agosto.

* 251 usuários realizaram empréstimos no mês agosto.

* 415 exemplares foram emprestados no mês agosto.

* 1909 é a quantidade de leitores que fizeram recadastramento ou fizeram novas carteira, desde 2009.

Cinebiblio

PROJETOS

Data: 10 de setembro de 2013Local: Biblioteca PúblicaHorário: 17hENTRADA FRANCA

por Dinark J. P.

A AABML está sempre precisando de colaborações. Contamos com os cidadãos que se interessam pela literatura e tudo que ela representa. Procure-nos na Biblioteca, atualmente na Rua Funcionários, 23 (próximo à Câmara Municipal) para responder a qualquer dúvida que tiver. Contribua com nosso objetivo: apoiar a Biblioteca (que é do povo, de ninguém mais) e divulgar a cultura da nossa terra. O que você faz com três reais por mês? Você pode ajudar a comprar livros que serão doados para o acervo da Biblioteca! Você pode também fazer a sua própria doação daqueles livros que você já leu.Quero aqui também parabenizar a todos os amigos da biblioteca pelo apoio e todos os funcionários liderados pela Maria Regina pela belíssima exposição homenageando nossa Irene de Melloneves. Continuemos sempre assim!

Anônimo, a grande utopia

Autora: Leodéria Lúcia Fonseca

Utopia é um texto reflexivo sobre os feitos e os caminhos do ser humano. É um enfoque simples e direto no homem. Questiona o nosso dia a dia, o comportamento e o modo de viver. O texto chama para a utopia, que leva ao viver real e verdadeiro, deixando de lado a falsidade. Seria mesmo buscar o ideal.A Leo conclama para uma vida saudável e liberta, sem preconceitos.Clama da escola pública. O professor consegue fazer ali naquela escola o milagre do bom ensino com os seus esforços e os recursos que tem. Há o alerta bem colocado para a ecologia.A crítica à política corruptiva do Brasil chama os jovens a trazer um novo enfoque, uma nova e melhor ação para o mundo.Encontramos capítulos que flutuam pela utopia, um mundo irreal, e vai para a poesia insubmissa, onde o escritor age com liberdade.

O Ladrão de Raios

Page 4: Jornal aab n 5 setembro

4 Jornal Amigos da Biblioteca

DICAS DE PORTUGUÊS

CALENDÁRIO CULTURAL

ATENDIMENTO AO PÚBLICO

LIVRO:BEM DE LEITURA

?

Independência

do Brasil

Livro sobre drogas

Rodabiblio

Cinebiblio

O ladrão de Raios

Os principais dicionários e o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) da Academia Brasileira de Letras aceitam, no caso dessas palavras, a pronúncia ou não do " u " . A s s i m s e n d o , c o n s i d e r a m - s e gramaticalmente corretas as seguintes pronúncias (entre parênteses a pronúncia):

· líquido (qu)· líquido (qü)· liquidação (qu)· liquidação (qü)· liquidificador (qu)· liquidificador (qü)

Mas, me parece que no dia-dia, em "líquido" e "liquidação", o mais comum é não pronunciar o "u".E, com "liquidificador", é diferente, sendo mais usual pronunciar o "u".E você, leitor, o que me diz? Como você pronuncia essas palavras?

Fonte: http://www.portuguesnarede.com

Um livro ensina muita gente

O acervo da nossa biblioteca pública tem contribuído para os estudos de milhares de estudantes. E nós os funcionários ficamos contentes em receber os estudantes e todo o público que procura a biblioteca. Diariamente dezenas de pesquisas são realizadas pelos estudantes, na forma individual ou coletiva, e muitos pedem material para recortes. Modalidade de recortes nós não temos a disposição.Mas aqui entra um assunto delicado. Ocorre que algum estudante que não pensa nos colegas da própria classe, no amigo ou no parente, arranca folhas de um livro e as leva consigo. Ótimo! Esse alguém tem chance de fazer um trabalho com ilustração colorida, e as folhas sobram e são descartadas. E os demais?

Pois foi o que acon-teceu nos meados de agosto de 2013.Mais uma vez pedi-mos a ajuda de todos para preservar os livros, pois pode ser um material que um dia todos precisarão.

De segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.Telefone: (31) 3535-3902

E-mail: [email protected]

Facebook/Biblioteca Municipal Geraldo Alves de Oliveira

Contato da Associação Amigos da bibliteca:

E-mail: [email protected]