Jornal ABCD MAIOR

20
www.abcdmaior.com.br EXEMPLAR GRATUITO Aidan falta ao debate eleitoral em Santo André O prefeito de Sto. André, Aidan Ravin (PTB), não foi ao debate dos candidatos à Prefeitura, realizado pelo jornal ABCD MAIOR e TVT. O encontro reuniu os prefeituráveis do PT, Carlos Grana; PDT, Raimundo Salles; PMDB, Nilson Bonome; Psol, Marcelo Reina, e PRTB, Alexandre Fláquer. PáG. 5 RODRIGO PINTO RODRIGO PINTO O SONHO DE TATIANA EM QUADRA PáG. 3 EU ABCD ANDRIS BOVO ANO 7 | Nº 466 | 6 E 7 DE SETEMBRO DE 2012 Alexandre Fláquer, Nilson Bonome, Marcelo Reina, Carlos Grana e Raimundo Salles no debate entre os candidatos a prefeito de Santo André, realizado na noite desta quarta-feira, na sede local da OAB POLíTICA TUCANOS DESISTEM DA ELEIçãO EM SãO BERNARDO Três candidatos a vereador na chapa encabeçada por Alex Manente (PPS) desistiram de disputar as eleições de outubro. A alegação de todos, que são do PSDB, é o tratamento desigual da coligação aos aliados. PáG. 4 MéDICOS DE CONVÊNIOS NãO ATENDEM NESTA 5ª CIDADES Os médicos do ABCD não vão realizar consultas por convênios nesta quinta-feira (06/09). O ato servirá como protesto contra as operadoras de planos de saúde. Os médicos exigem menos interferência e reajuste de repasses. PáG. 9 A arte ingênua e colorida de Enzo Ferrara pode ser conferida no Museu de Arte Popular de Diadema. PáG. 16 ECONOMIA METALúRGICOS FAZEM GREVE DE 1 DIA NA SEGUNDA Os metalúrgicos vão fazer uma paralisação de 24 h nas empresas da base do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o que envolve 70 mil trabalhadores. Montadoras não participam por já terem acordo. PáG. 8

description

Edição impressa de número 466

Transcript of Jornal ABCD MAIOR

Page 1: Jornal ABCD MAIOR

www.abcdmaior.com.br

EXEMPLAR GRATUITO

Aidan falta ao debate eleitoral em Santo AndréO prefeito de Sto. André, Aidan Ravin (pTB), não foi ao debate dos candidatos à prefeitura, realizado pelo jornal ABCD MAIOR e TVT. O encontro reuniu os prefeituráveis do pT, Carlos grana; pDT, Raimundo Salles; pMDB, nilson Bonome; psol, Marcelo Reina, e pRTB, Alexandre Fláquer. páG. 5

RODRIgO pInTO

RODRIgO pInTO

o Sonho dE tAtiAnA Em QuAdRA páG. 3

Eu ABCD

An

DR

IS B

OvO

AnO 7 | nº 466 | 6 E 7 DE SETEMBRO DE 2012

Alexandre Fláquer, nilson Bonome, Marcelo Reina, Carlos grana e Raimundo Salles no debate entre os candidatos a prefeito de Santo André, realizado na noite desta quarta-feira, na sede local da OAB

pOLíTICA

tuCAnoS dESiStEm dA ElEição EmSão BERnARdoTrês candidatos a vereador na chapa encabeçada por Alex Manente (pps) desistiram de disputar as eleições de outubro. A alegação de todos, que são do psDB, é o tratamento desigual da coligação aos aliados. páG. 4

médiCoS dE ConVÊnioS não AtEndEm nEStA 5ª

CIDADES

Os médicos do ABCD não vão realizar consultas por convênios nesta quinta-feira (06/09). O ato servirá como protesto contra as operadoras de planos de saúde. Os médicos exigem menos interferência e reajuste de repasses. páG. 9

A arte ingênua e colorida de Enzo Ferrara pode ser conferida no Museu de Arte popular de Diadema. páG. 16

ECOnOMIA

mEtAlúRGiCoS FAzEm GREVE dE 1 diA nA SEGundAOs metalúrgicos vão fazer uma paralisação de 24 h nas empresas da base do sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o que envolve 70 mil trabalhadores. Montadoras não participam por já terem acordo. páG. 8

Page 2: Jornal ABCD MAIOR

2 ABCDMAIOR | 6 e 7 de setembro de 2012

opinião

TIRAGEM 25 mil ExEMplAREs

FONE 4193-5357

certificação:

A Holanda no coro dos contrários

ABCD MAIOR na internet, veja mais artigos www.abcdmaior.com.br

No próximo dia 12 há eleições parlamentares na Holanda, onde 150 cadeiras da Assembléia Nacio-nal estarão em jogo. Quem cresce de modo espetacular nas intenções de voto é o partido socialista, até então considerado radical de es-querda, e fora do jogo parlamentar. se a votação fosse hoje, conquis-taria 30 das 150 cadeiras, ou seja, 20%. Isso, em termos eleitorais na Holanda, é muito voto. O suficiente para tirar o sono da hegemonia pró-“austeridade” vigente hoje na Zona do Euro e na União Européia.

A Holanda é uma parceira da li-nha dura do Banco Central Alemão e da chanceler Ângela Merkel. En-tretanto, se dependesse do ps e de seu líder, Emile Roemer, a Holanda abandonaria a linha dura, recusan-do-se a endossar cortes de investi-mentos sociais.

Iria para o espaço a proposta de prolongar o tempo de aposen-tadoria de 65 para 67 anos. pode ser que, mesmo sendo o partido com mais votos, o ps não consi-ga formar, ou sequer integrar o novo governo. Isso aconteceria se os partidos do “centrão” holandês conseguissem se unir para impedir

que esse novo personagem políti-co se firmasse como representante de seu povo. Mas o descontenta-mento na Holanda com as políti-cas de Bruxelas, o rebaixamento de salários e pensões, e a fala de políticas sociais cresce. E cresce à esquerda.

Isso é novidade. porque antes essa insatisfação jogava água no moinho da direita, mais precisa-mente, no partido da liberdade, de Geert Wilders, de longe o políti-co de extrema-direita mais influen-te na Europa. Mais do que Marine le pen.

seu partido tem 24 cadeiras no parlamento, mais cairia para 18. Em parte essa queda se deve a uma tragédia fortuita. Um cidadão turco de 64 anos, na cidade de Al-melo, envolveu-se numa discussão com seus vizinhos, num bairro de trabalhadores. Os vizinhos, holan-deses “da gema” agrediram o “es-trangeiro”. O homem empurrou-o, ele caiu, e no chão foi alvo de im-propérios e insultos que a mulher lhe dirigiu. Ocorre que ele bateu a cabeça, perdeu a consciência, en-trou em coma, e dez dias depois morreu de hemorragia cerebral.

Foi uma comoção nacional, intensificada pelo fato de que os

agressores chamavam-se Henk e Ingrid. são nomes comuns na Holanda. porém eram os nomes de dois personagens – até então fictícios – criados pela propaganda xenófoba de Wilders e seu partido, e cantados em prosa e verso na mídia. O mote da campanha era “Henk e Ingrid não aguentam mais sustentar Ali e Fatima”.

O problema é que o Henk e a Ingrid reais agrediram e provoca-ram a morte de alguém também real. Wilders tirou a campanha do ar. Mas tarde demais.

É possível até que alguns dos votos que antes iriam para o par-tido de Wilders tenham migrado para o de Roemer. Wilders tam-bém é crítico da UE, do euro, e dos pacotes de “ajuda” à Grécia e ou-tros países, certamente por razões diferentes da de Roemer. Mas a diferença entre eles é gritante: en-quanto Wilders se baseia na exclu-são, o mote da campanha no ps é “Há o suficiente [na Holanda] para todos”.

Esperemos que sim. A ver no dia 12.

Flávio Aguiar*

* Flávio Aguiar é correspondente em Berlim da Carta Maior (www.cartamaior.com.br).

EDITORIAL

As campanhas A decisão dos trabalhadores metalúrgicos

dos setores de estamparia, fundição, eletro-domésticos, autopeças, forjaria, materiais elé-tricos e de equipamentos e peças industriais de realizar uma paralisação de 24 horas na próxima segunda-feira (10/09) merece uma reflexão. A greve de um dia mostra que, apesar do crescimento da economia, verificado desde 2003, ainda no governo lula e mantido pela presidente Dilma, a distribuição feita das ri-quezas produzidas no país merece um exame detalhado.

É hora de distribuir mais as riquezas que o Brasil vem produzindo há pelo menos uma década. A avaliação dos trabalhadores é de que existe viabilidade de um aumento real de 2,5%, além da reposição da inflação. somente há 20 dias os representantes dos empresários na negociação se dispuseram a negociar, ape-sar de as propostas terem sido apresentadas ainda no mês de junho. A demora indica que a vontade do setor patronal não acompanha a importância do entendimento. Daí a deci-são de uma parada na produção na próxima segunda-feira.

Em todo o Estado de são paulo, cerca de 250 mil metalúrgicos participam da mobiliza-ção, um sinal de que a vida política brasileira está presente também nos movimentos sindi-cais. No ABCD, são 70 mil trabalhadores en-volvidos na negociação. Acompanhar de perto o debate entre metalúrgicos e empresários é uma oportunidade de perceber que a demo-cracia brasileira está ativa, não só no processo eleitoral em curso, mas também na relação en-tre capital e trabalho.

se, de um lado, a população discute a re-solução de seus problemas mais imediatos por meio da renovação dos poderes executivo e legislativo municipais, o debate pelo reajuste de salário para parte da categoria metalúrgi-ca representa a oportunidade de a economia regional ser ainda mais dinamizada pelo acrés-cimo da massa salarial. Um bom reajuste sa-larial para esse setor representa impulso para a economia dos municípios, já que o mundo do trabalho está integrado à vida econômica e social das sete cidades.

pADARIA nOvO hORIzOnTEAvenida Tiradentes, 1800 - SBC

AquI TeM

ABCD MAIOR

Ver lista completa no www.abcdmaior.com.br

ExpEdiEntE Mp Editora ltda | Endereço: Trav. Monteiro lobato, 95, Centro, sBC | CEp 09721-140 | (11) 4128-1430 | diretor e Jornalista Responsável: Celso Horta (Mtb 140002/51/66/sp) diretor Executivo: silvio Berengani |diretor de redação: Walter Venturini | Editores: Juliana Finardi, Mauricio Milani, Niceia Climaco e Júlio Gardesani| Redação: Angela de paula, Caio luiz, Carol scorce, Claudia Mayara, Fabiola Andrade, Felipe Rodrigues, Gislayne Jacinto, Marina Bastos, Michelly Cyrillo, Nicole Briones, Vinicius Morende, Rodrigo Bruder, Rosângela Dias, Karen Marchetti, Vladimir Ribeiro e Walter Fernandes | Fotografia: luciano Vicioni, Amanda perobelli, Andris Bovo e Rodrigo pinto | projeto Gráfico: ligia Minami |diagramação e editoração: Guilherme Horta | Assistente de Arte: Viviane Araujo | tratamento de imagem: Fabiano Ibidi | Comercial: Jader Reinecke (11) 4335-6017 | [email protected] | distribuição: [email protected] (11) 4128-1430 | www.abcdmaior.com.br | [email protected]. Os artigos são de responsabilidade dos autores e não expressam necessariamente a opinião deste jornal. publicação trissemanal

CIRCUlAçãO EM SAnto AndRé, São BERnARdo, São CAEtAno, diAdEmA, mAuá, RiBEiRão piRES E Rio GRAndE dA SERRA

Page 3: Jornal ABCD MAIOR

6 e 7 de setembro de 2012 | ABCDMAIOR 3

RODRIgO pInTO

Eu ABCD

Ela é formada em biolo-gia pela Universidade Fede-ral do Ceará e neste ano foi contratada para atuar como líbero da equipe feminina de voleibol profissional do São Caetano. Tatiana Bomfim,24 anos, natural de Fortaleza, já é um dos destaques do time e recentemente conquistou com a equipe o título da Liga Nacional Feminina de Vôlei 2012. A meta da jogadora é poder fazer parte do elenco da seleção brasileira de volei-bol que irá disputar as Olim-píadas do Rio de Janeiro, que ocorrerá em 2016. A jovem atleta sonha ainda em fazer o curso de Engenharia e com

isso poder trabalhar em gran-des empresas.

A paixão pelo voleibol nas-ceu na escola e desde pequena Tatiana participava de compe-tições que rendiam títulos. A principal dúvida que passava pela cabeça da então menina era se a prática da modalidade era um hobby ou se poderia virar uma profissão. Mesmo sem saber a resposta, a jovem optou por continuar a jogar e desde então atuou por clube de Uberlândia (Minas Ge-rais) e pela seleção cearense, até chegar ao São Caetano.

A jogadora ressalta as di-ferenças entre o ABCD e Fortaleza, principalmente a

mudança rápida do tempo, com várias estações em um mesmo dia. “O dia começa com sol e calor e no fim do dia a temperatura cai e come-ça a garoar. É muito diferente da minha cidade. Sem contar que às vezes o tempo aqui é muito frio.”

Nas horas de folga, a atleta conta que gosta de ouvir sam-ba, mas também de sair para dançar forró. Tatiana destaca que tem pouco tempo, por conta do volume de jogos, treinos na quadra e também pelo fato de ter de treinar na academia. Mas ela gosta da vida corrida, principalmente pela oportunidade de atuar

por uma equipe grande de vo-leibol. A distância de Fortale-za é compensada pelo clima de família e companheirismo no clube. A solidariedade en-tre as meninas acaba ajudan-do também durante as parti-das.

Tatiana conta com o apoio dos pais para continuar no esporte. Eles também a acon-selham que é importante ter uma profissão fora do volei-bol. A líbero entende a pre-ocupação dos pais, mas por enquanto continua apenas nas quadras.

Perfeccionista, a principal meta da atleta do São Caeta-no é poder fazer um bom tra-

balho ao longo dos próximos anos, para poder ser convo-cada para a seleção brasileira de voleibol. A líbero da equi-pe do ABCD sabe que certa-mente é uma chance difícil de ser conseguida, mas diz que vai procurar dar o máximo para que a comissão técnica possa observar seu trabalho e, quem sabe, convocá-la para fazer parte do elenco que vai disputar os jogos olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. “É um sonho, mas se virar re-alidade vou agarrar a chance para dar o meu melhor na se-leção brasileira.”

O sonho de Tatiana

A cearense Tatiana Bomfim

estranha a variação do clima

em São paulo

Felipe Rodrigues

Page 4: Jornal ABCD MAIOR

4 ABCDMAIOR | 6 e 7 de setembro de 2012

Licença A deputada Vanessa Damo

(pMDB), candidata à prefeitura de Mauá, licenciou-se da Assembleia por 45 dias para dedicar-se à campanha eleitoral na cidade.

política

Tucanos de São Bernardo desistem de concorrer a cadeiras da Câmara ex-postulantes afirmam que coligação não cumpriu acordo de dar estrutura igualitária para todos os partidos aliados

Karen [email protected]

Candidatos a vereador da coligação de oposição em São Bernardo encabeçada pelo prefeiturável Alex Manente (PPS) desistiram de disputar uma das 28 vagas à Câmara da cidade por falta de estrutura e de diálogo.

André Vital, Jair Simpson e João Mancuso, todos do PSDB, renunciaram às candi-daturas de vereador com as jus-tificativas de que a coligação, encabeçada pelo PPS e PSDB, não cumpriu com o acordo de dar estrutura igualitária para todos os partidos aliados.

Os tucanos alegam que exis-te diferença de tratamento e estrutura entre os candidatos do PPS e PSDB, principal-mente entre os tucanos que apoiavam uma candidatura própria da legenda. Para os ex-candidatos, o PSDB tem papel de coadjuvante nesta disputa e não está entre as prioridades na coligação.

“A promessa era que todos os candidatos teriam o recurso ne-cessário para atingir o máximo de seu potencial e isso não foi cumprido. Acredito que não

tem boicote dentro do PSDB, mas é só olhar nas ruas e ver mais propaganda dos pleitean-tes do PPS”, disse Vital.

Para Simpson, os candidatos tucanos estão desamparados. “Não se vê campanha do PSDB na rua. Foi difícil a decisão de abrir mão, mas era a única sa-ída. Não dá para fazer campa-nha com falta de estrutura ou com desigualdade”, desabafou o candidato da região do Rud-ge Ramos.

O jovem Mancuso acredita que a falta de diálogo no PSDB começou antes das eleições, quando o partido não quis ter candidatura própria e compor com o PPS.

A reportagem procurou a assessoria de Manente, mas a coligação e o candidato prefe-riram não se pronunciar sobre o assunto. Para o postulante a vice-prefeito e presidente do PSDB de São Bernardo, Admir Ferro, não existe divisão entre os candidatos do PPS e PSDB, e os relatos dos três tucanos não condizem com a opinião da maioria. Ferro ressaltou ainda que nenhum dos três candida-tos chegou a pedir material de divulgação e que eles desistiram no início da campanha.

pROBLEMAS FInAnCEIROSA falta de estrutura para a cam-

panha de oposição em São Ber-nardo não foi um problema só no início da disputa. Na semana passada, Ferro reuniu-se com cerca de 50 candidatos a verea-dor da coligação para explicar so-bre problemas financeiros, o que gerou um mal-estar no grupo.

CRISE nO pSDBO PSDB de São Bernardo

hoje é rachado e dividido em dois grupos: um ligado ao depu-tado estadual Orlando Moran-do, e que defendia candidatura própria nas eleições deste ano; e outro vinculado ao deputado federal William Dib, que arti-culou a coligação entre PSDB e PPS, o que tem gerado crise na disputa deste ano.

Alguns tucanos, inclusive, acreditam que o PSDB deve di-minuir o número de vereadores

eleitos em outubro. Hoje a ban-cada tucana na Câmara é com-posta por três parlamentares.

O racha tucano não se restrin-ge a São Bernardo. A divisão da legenda na Região foi sinalizada na eleição do coordenador re-gional do PSDB em agosto do ano passado, quando Dib não apoiou o prefeito de Rio Gran-de da Serra, Adler Kiko Teixeira (PSDB), que pretendia dirigir os tucanos do ABCD.

RODRIgO pInTO

Simpson, Vital e Mancuso denunciam diferença de tratamento e estrutura para campanha entre candidatos do ppS e pSDB

Lair da Apae (na plateia, com blusa preta) compareceu a inauguração de upA

em Ribeirão pires, Saulo Benevides pode ser obrigado a trocar viceO candidato à Prefeitura de

Ribeirão Pires Saulo Benevides (PMDB) pode ter de substituir a atual candidata a vice na cha-pa, Lair Moura, a Lair da Apae (PSC). O motivo é que a plei-teante compareceu, no último sábado (01/09), à inauguração da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) de Ribeirão, ação vedada pela Justiça Elei-toral.

A atitude tomada por Lair é proibida pela legislação desde o dia 7 de julho, por conta do período eleitoral. O artigo 77 da lei 9.504/97 veta a qualquer candidato o comparecimento a inaugurações de obras públicas. “A inobservância do disposto neste artigo sujeita o infrator à

mou que não pretende tomar atitude, porque não recebeu nenhuma notificação judicial condenando a presença de Lair no evento. Porém, na cidade a informação é que, veladamen-te, Saulo já estuda a possibili-dade de substituição.

DEDé IMpugnADONa segunda-feira (03/09), o

candidato a prefeito Edinaldo de Menezes, o Dedé (PPS), teve seu registro de candidatura im-pugnado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), por ter res-pondido a ação de rejeição das contas da Câmara Municipal no período em que presidia o Legislativo (2007 e 2008).

cassação do registro ou do di-ploma”, especifica a lei.

Lair foi à cerimônia de inau-guração da UPA 24 horas de Ribeirão, que está localizada ao lado do novo Hospital Muni-cipal Santa Luzia. A candidata a vice não subiu no palanque nem discursou no evento. En-tretanto, o prefeito Clóvis Vol-pi (PV) mencionou a presença de Lair falando sobre o traba-lho desenvolvido por ela na an-tiga Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), hoje conhecida como Apraespi (As-sociação de Prevenção, Atendi-mento Especializado e Inclusão da Pessoa) em Ribeirão Pires.

A assessoria de imprensa do candidato peemedebista infor- (Fabíola Andrade)

DIVuLgAçãO

Page 5: Jornal ABCD MAIOR

6 e 7 de setembro de 2012 | ABCDMAIOR 5

Aidan Ravin: medidas de controle orçamentário e financeiro

Aidan suspende pagamento de férias e licença prêmio de servidorA administração do prefeito

de Santo André, Aidan Ravin (PTB), proibiu a concessão e substituição de férias e pagamen-to de licença prêmio até dezem-bro. Um ofício foi encaminha-do para todas as secretarias. O período eleitoral e o volume de despesas com pessoal próximo do limite estabelecido pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) foram os argumentos utilizados pelo governo para determinar a restrição. As medidas são válidas de julho a dezembro deste ano.

O documento é assinado pelos secretários Milton Barreiro (Ad-ministração), Heitor Sichmann (Finanças) e Edson Salvo Melo (Orçamento e Planejamento).

“Face ao período eleitoral e ao volume de despesas com pesso-al estar extremamente próximo ao limite por ela estabelecido, a Comissão de Orçamentos e Finanças se vê compelida a não mais autorizar o pagamento de substituições referentes a eventu-ais férias e licença prêmio. Além disso, recomendamos evitar con-

substituírem seus superiores du-rante as férias. “A Prefeitura não quer fazer o pagamento da dife-rença”, afirmou o sindicalista.

gASTOSA Prefeitura gasta uma média

de R$ 30 milhões por mês com folha de pagamento, equivalen-tes a 35% da receita corrente lí-quida do município. De janeiro até agora, saíram dos cofres pú-blicos R$ 239,2 milhões para as despesas com os servidores

A assessoria de imprensa en-viou nota em que argumenta que existem imposições que precisam ser respeitadas no período elei-toral. “As secretarias envolvidas com o controle orçamentário e financeiro e também com o gasto de pessoal, diante do exposto na Lei de Responsabilidade Fiscal, especificamente para o cumpri-mento do artigo 21 nos termos da Lei 10.028/2000 combinado com o artigo 359-G do Código Penal, conforme orientação con-tida no Manual “O Tribunal e a Gestão Financeira dos Prefeitos”,

editado pelo Tribunal de Contas do Estado, em fevereiro/2012, divulgaram internamente estas informações para os demais se-cretários e dirigentes das autar-quias, ressaltando a necessidade de medidas preventivas para o pleno cumprimento do disposto

na lei”, disse.A Prefeitura acrescentou que

as medidas do governo são ferra-mentas de controle orçamentário e financeiro e “modernas práticas administrativas” que estão sendo colocadas em ação.

cessão de férias, para não ocorrer o pagamento de um terço cons-titucional”, informaram os secre-tários no documento.

O líder do PT na Câmara, vere-ador Jairinho Bafile, afirmou que vê com preocupação essa medida administrativa. “Trata-se de um fato grave e mostra que a Prefei-tura está falida. Quem assumir o governo em janeiro do ano que vem terá sérios problemas, pois haverá acúmulo de férias para ser pago”, alertou o petista.

O Sindserv (Sindicato dos Ser-vidores Públicos de Santo André) vai cobrar formalmente nesta quinta-feira (06/09) explicações do governo sobre a medida ado-tada. “Os funcionários estão nos procurando. Muitos ficaram re-voltados, porque férias e licença prêmio são direitos adquiridos dos trabalhadores”, afirmou Jo-safá Lopes Lima, diretor do De-partamento de Relação Sindical do Sindserv.

De acordo com Josafá, a Pre-feitura também suspendeu o pagamento de funcionários que (Gislayne Jacinto)

RODRIgO pInTO

ELEIÇÕES E CÂMARAAs eleições parecem ter influenciado a rotina da Câmara de São Bernardo. na sessão desta quarta (05/09) não foi discutido nem aprovado nenhum projeto. Sem propostas encaminhadas pelo prefeito Luiz Marinho (pT), os encontros do Legislativo têm apenas bate-papos e pausas para “passar o tempo”.

Mauá O candidato à prefeitura de

Mauá, Diniz Lopes (pR), disse que não vai desistir da disputa por causa da impugnação de seu registro de candidatura.

Críticas ao prefeito Aidan marcam debate em Sto.AndréRodrigo [email protected]

O primeiro debate eleito-ral organizado pelo ABCD MAIOR em parceira com o Repórter Diário, Ponto Final, TVT (TV dos Trabalhadores) e Rede Atual de Rádio, realiza-do na noite desta quarta-feira (05/09), na sede da OAB (Or-dem dos Advogados do Brasil), foi marcado por duras críticas desferidas contra o governo Ai-dan Ravin (PTB), que decidiu desistir do confronto poucas horas antes do evento.

Os candidatos foram instados a expor suas propostas para os principais problemas da cidade. Ineficiências nos sistemas de transporte, segurança, educação e, principalmente, estrangula-mentos no atendimento da saú-

de marcaram a maior parte das falas dos candidatos. Os postu-lantes Raimundo Salles (PDT) e Carlos Grana (PT) foram os

mos sem comando em Santo André, temos um prefeito sem planejamento e desacreditado”, afirmou Grana.

Ao todo foram cinco blocos, pautados por perguntas temáti-cas e formuladas entre os candi-datos, além das indagações dos jornalistas. O candidato Nilson Bonome (PMDB) procurou mostrar falhas no sistema de Saú-de. Alexandre Fláquer (PRTB) e Marcelo Reina (Psol) tiveram um momento de confronto mais agudo entre si, quando Flá-quer instigou o adversário a falar sobre programas para segurança. Reina criticou seu oponente por ter sido integrante do governo. “Presenciei atos de corrupção e me afastei da Administração”, rebateu Fláquer. O debate foi transmitido ao vivo pelo ABCD MAIOR e TVT.

primeiros a debater e aproveita-ram para criticar a ausência de Aidan. “O prefeito é o principal causador dos problemas na cida-

de, e a ausência dele é um tapa na cara dos eleitores”, exclamou Salles. O petista afirmou que a cidade está sem rumo. “Esta-

prefeito candidato à reeleição foi o único que não compareceu ao evento na OAB da cidade

Debate aconteceu na sede da OAB de Santo André e foi transmitido pelos sites do ABCD MAIOR e da TVT

AMAnDA peROBeLLI

Page 6: Jornal ABCD MAIOR

6 ABCDMAIOR | 6 e 7 de setembro de 2012

política Caminho do mar O candidato à reeleição em

São Bernardo, Luiz Marinho (pT) irá propor ao estado uma gestão compartilhada do ecoturismo Caminhos do Mar.

Medida revolta alguns funcionários públicos municipais, porque terão de trabalhar até nos fins de semana

gislayne [email protected]

Funcionários púbicos de São Caetano (comissionados e con-cursados) afirmam que o prefeito José Auricchio Júnior (PTB) tem feito reuniões para obrigá-los a fa-zer campanha para a candidata a prefeita governista, Regina Maura Zetone (PTB). A última reunião ocorreu em 28 de agosto no Clu-be AD São Caetano.

Um dos funcionários ficou in-dignado com o pedido. “O prefei-to pediu para irmos para as ruas, inclusive nos fins de semana. O prefeito disse que neste último mês de campanha temos de ala-vancar a candidatura de Regina Maura. Isso é coação”, afirmou o servidor, que pediu para não ser identificado por temer represálias.

Os funcionários afirmaram que Auricchio ainda fez críticas ao candidato a prefeito que lidera as pesquisas eleitorais na cidade, o médico e vereador Paulo Pinhei-ro (PMDB). “O prefeito disse que se Paulo Pinheiro ganhar as

Auricchio obriga servidores a fazer campanha para Regina Maura

eleições, quem governará a cidade são pessoas ligadas ao prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André)”.

Um material apócrifo foi distri-buído na cidade com as mesmas informações, oito pessoas foram presas e três veículos apreendidos durante distribuição do material. A delegacia também abriu inqué-rito para investigar o caso.

ApLAuSOSNo fim da reunião de terça-

feira, os servidores aplaudiram o prefeito, mesmo diante do cons-trangimento a que foram subme-tidos, conforme relatos. “Depois da reunião, conversamos e os ser-vidores se mostraram indignados com a situação. Eu não vou fazer campanha, pois tenho o direito de votar em quem eu quiser”, dis-se o funcionário.

Também houve quem defen-desse o posicionamento de Au-ricchio. Um funcionário comis-sionado que participou de uma

reunião afirmou que o fato é co-mum em todas as cidades. “Não vejo problema nenhum em fazer campanha para a Regina Maura. Em outras prefeituras acontece o mesmo. O que pode estar acon-tecendo é que em São Caetano nunca teve uma eleição tão acirra-da como essa e agora é preciso um

LuCIAnO VICIOnI

Funcionário afirma que prefeito Auricchio disse que no último mês é preciso alavancar campanha de Regina Maura

no Ciesp, Reali defende preservação de perfil industrial em DiademaA principal demanda levan-

tada pelos empresários foi com relação à mobilidade. A preocu-pação é motivada pelo aumento de gastos com logística resultan-te dos altos índices de congestio-namento.

rador de emprego continuou sendo ocupado pela indústria, apesar da diversificação comer-cial de Diadema. “O crescimen-to do setor de serviços é muito positivo para a economia, po-rém a cidade não pode perder o perfil industrial”, avaliou.

no setor ao longo do manda-to, como a criação de 112 mil postos de trabalho, com ligeira queda em 2012 – decorrente dos efeitos da crise internacio-nal. “Tivemos o maior nível de emprego formal da história”, ressaltou Reali. O principal ge-

O prefeito e candidato à ree-leição pelo PT, Mário Reali, afir-mou a empresários nesta quarta-feira (05/09) que terá como eixo de gestão assegurar a preservação do perfil industrial de Diadema. Para o petista, a cidade tem como principal desafio comportar o

crescimento do adensamento po-pulacional. Reali foi o primeiro prefeiturável a participar da série de sabatinas promovidas pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Durante o encontro, o pre-feito destacou os investimentos (nicole Briones)

empenho maior dos servidores”, afirmou o comissionado, que não quis ser identificado.

O prefeiturável Paulo Pinheiro disse já ter sido procurado por funcionários que relataram a soli-citação de Auricchio. “Isso é um absurdo. O prefeito deveria ser mais democrático e respeitar a

vontade dos funcionários. Obri-gar a fazer campanha revolta os servidores. Podem até ir para as ruas, mas não votarão na candi-data do governo”, afirmou o pee-medebista. O prefeito Auricchio disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que não vai co-mentar o assunto.

Page 7: Jornal ABCD MAIOR

6 e 7 de setembro de 2012 | ABCDMAIOR 7

internacionalColômBiA AnunCiA ACoRdo iniCiAl Com AS FARC

O presidente da Colômbia, Juan Manuel santos, anunciou a assinatura de um acordo inicial com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) para o fim do conflito interno no país. A próxima etapa nas negociações ocorrerá na primeira quinzena de outubro, em Oslo, na Noruega.

“Confirmo a assinatura do Acordo Geral para o Fim do Conflito, que consiste em uma visão conjunta e uma agenda para o término da violência no nosso país. Tenho a convicção de que estamos frente a uma oportunidade real de acabar de forma definitiva com o conflito interno”, afirmou o presidente.

A 35 diAS dA ElEição, CháVEz mAntém VAntAGEm SupERioR A 20 pontoS A mais recente pesquisa de opinião sobre a eleição presidencial venezuelana, que será disputada

no dia 7 de outubro, mostra o atual presidente, Hugo Chávez, com cerca de 20 pontos percentuais de vantagem sobre seu principal adversário, Henrique Capriles.

O levantamento, realizado pelo Ivad (Instituto Venezuelano de Análise de Dados), mostra Chávez, do psUV (partido socialista Unido da Venezuela), com 61,05% de preferência, contra 38,95% do candidato apoiado pela coligação MUD (Mesa da Unidade Democrática).

Haddad e Russomanno sobem; Serra cai um ponto

Em eventual segundo tur-no, a pesquisa aponta que Russomano venceria, hoje, tanto Serra quanto Haddad – o primeiro por 58% a 30% e o segundo por 56% a 30%. Numa disputa entre o petista e o tucano, Haddad sairia vi-torioso com 46% a 37%.

José Serra continua sendo o campeão da rejeição. Segun-do a pesquisa, 42% dos pau-listanos não votariam nele de jeito nenhum.

KASSABO Datafolha também mos-

trou aumento na desapro-vação ao governo do prefei-to Gilberto Kassab (PSD), apoiador de Serra. O total de eleitores que considera a ad-ministração ruim ou péssima saltou de 36% para 48%.

O índice representa recor-de negativo de toda a gestão Kassab. A avaliação positiva (ótimo e bom) caiu de 24% para 20%.

Nova pesquisa Datafolha publicada nesta quarta-feira (05/09) mostra a consolida-ção da tendência de cresci-mento de Fernando Haddad (PT) e de queda de José Serra (PSDB) na briga pelo segun-do lugar da corrida eleitoral em São Paulo. Na liderança continua Celso Russomanno (PRB), agora com 35% das intenções de voto – na pes-quisa anterior, feita semana passada, Russomano tinha 31%.

Na briga entre Serra e Had-dad, os números mostram que o tucano caiu de 22% para 21% e o petista subiu de 14% para 16%. Como a mar-gem de erro é de três pontos percentuais, os dois estariam em empate técnico. O levan-tamento do Datafolha foi fei-to entre segunda e terça-feira (3 e 4) com 1.078 eleitores.

Ainda segundo o institu-to, Gabriel Chalita (PMDB) tem 7%, seguido por Soninha Francine (PPS), com 5%.

nacional/internacional Entre os melhores O Brasil passou a integrar

o ranking dos 50 primeiros países em competitividade global. O estudo foi preparado pelo World economic Forum.

Dilma se reúne com Lula e grava vídeo para Haddad

A presidente Dilma Rous-seff (PT) se reuniu com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde des-ta quarta-feira (05/09), no escritório da Presidência da República, localizado na avenida Paulista, Capital. O encontro, que teve início às 13h, durou cerca de cinco horas e também serviu para Dilma gravar mensagem de apoio ao candidato à Prefei-tura de São Paulo, Fernan-do Haddad (PT). Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência, participou da reunião.

As eleições municipais de 2012 integraram a conversa

de Dilma e Lula. Na última segunda-feira (03/09), Lula se reuniu com os seis candi-datos petistas às prefeituras do ABCD e saiu do encontro com as datas fechadas dos comícios na Região.

Os eventos ocorrerão nos dias 22 e 23, assim que Lula regres-sar do México. São Bernardo – com o candidato à reeleição Luiz Marinho - será a primeira cidade da Região a contar com a presença de Lula, onde o ex-presidente participará de ato no dia 22, à noite.

No dia 23, o ex-presidente Lula participará dos comí-cios petistas em Santo André – com o prefeiturável Car-los Grana – e em Diadema, onde Mário Reali (PT) busca a reeleição.

Redaçã[email protected]

encontro durou cerca de cinco horas e contou com a presença do ministro gilberto Carvalho

Dilma e Lula posam para foto após discutir participação nas eleições municipais de 2012; Lula já garantiu presença no ABCD

InSTITuLO LuLA

(Rede Brasil Atual)

AgênCIA BRASIL

Page 8: Jornal ABCD MAIOR

8 ABCDMAIOR | 6 e 7 de setembro de 2012

LuCIAnO VICIOnI

Metalúrgicos decidiram por greve de 24 horas, em assembleia na sede, como mobilização de alerta aos patrões

Decisão foi tomada em assembleia na noite de quarta-feira no Sindicato com grupos que negociam a campanha salarial

Michelly [email protected]

Os trabalhadores de diversos grupos ligados à cadeia auto-motiva estarão em greve de 24 horas na próxima segunda-feira (10/09) em todo o estado de São Paulo. No ABCD, os metalúrgicos decidiram pela mobilização em assembleia na noite desta quarta-feira (05/09) na sede do Sindicato dos Me-talúrgicos do ABC e continuar na luta pela campanha salarial deste ano. Não participam do protesto os trabalhadores das montadoras, que fizeram acor-do salarial para 2011 e 2012. A expectativa é de que a pressão dos trabalhadores estimule os sindicatos patronais a retomar as negociações.

Na Região, os grupos 2, 3, 8, 10, fundição e estamparia envol-vem mais de 70 mil trabalhado-res. No estado, a FEM (Federa-ção dos Sindicatos Metalúrgicos) negocia a campanha salarial para 250 mil trabalhadores.

As propostas da FEM são as cláusulas sociais, como licença-maternidade de 180 dias, redu-ção da jornada para 40h sema-nais, seguro de vida e reposição da inflação do período mais

Metalúrgicos fazem paralisação de um dia na próxima segunda-feira

2,5% de aumento real. O presidente da FEM, Valmir

Marques (Biro Biro), afirmou que os sindicatos patronais não aceitaram nenhuma das pro-postas da categoria. “Os patrões apresentaram reajuste abaixo da inflação, alegaram problemas com a crise econômica mundial, com o dólar baixo que prejudi-cou alguns setores facilitando a importação e a crise no setor de caminhões. Mas sabemos que o governo federal implan-tou diversas ações de estímulo à indústria e o índice para o qual estamos lutando é viável.”

Apesar de a pauta com as rei-vindicações ter sido entregue no final de junho, somente há 20 dias os sindicatos pa-tronais começaram as rodadas de negociação. “Acreditamos que os empresários irão cobrar dos sindicatos patronais novas reuniões com a FEM, já que o prejuízo de um dia parado será enorme”, afirmou o secretário geral do Sindicato dos Metalúr-gicos do ABC, Wagner Freitas.

Biro Biro explicou que há possibilidades de negociação com os patronais até 10 de se-tembro e se houver acordo por grupo de empresas não haverá greve nesses setores.

economia Borracheiro urgente A Central de Trabalho

e Renda de São Bernardo tem uma vaga urgente para borracheiro trabalhar em empresa da cidade.

Bancários devem entrar em greve a partir de 18 de setembroOs bancários de todo o País de-

verão entrar em greve a partir de 18 de setembro. A falta de acor-do sobre itens da campanha sa-larial com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) fechará as agências pelo nono ano conse-cutivo. Caso a entidade patronal não atenda às reivindicações, a categoria na Região decidirá em assembleia na quarta-feira (12/09) na sede do Sindicato dos Bancários do ABC. Os bancários pedem reajuste de 10,25% mais o piso salarial de R$ 2.416,38.

“A Fenaban manteve a pro-posta que já foi avaliada pela ca-tegoria como insuficiente. Não houve avanço em nenhum dos itens. Sendo assim, se não hou-ver novas propostas, vamos de-flagrar greve como nos últimos

anos”, afirmou o presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, Eric Nilson. Na campa-nha salarial do ano passado, as agências de todo o País ficaram fechadas por 21 dias.

A última reunião do Coman-do Nacional dos Bancários com a Fenaban ocorreu na terça-feira (04/09). A contraposta da Fenaban é aumento de 6% e a criação de um projeto piloto com um modelo de segurança vigiada. Os benefícios, porém, foram recusados pela categoria, que esperava avanços na nego-ciação desta semana, o que não ocorreu.

Outras reivindicações são PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de três salários, mais R$ 4.961,25 fixos; plano de car-

gos e salários para todos; eleva-ção para R$ 622 dos valores de auxílio-refeição, cesta alimen-tação, auxílio creche/babá e da 13ª cesta alimentação, além da criação do 13º auxílio-refeição, mais contratações; fim das me-tas abusivas; combate ao assédio moral e mais segurança.

No dia 12 de setembro haverá assembleias em todo o País. Se a maioria da categoria aprovar a greve e se até o dia 17 não hou-ver nova negociação, as agências serão fechadas por tempo inde-terminado.

No ABCD são 7.500 bancários e 330 agências. A assembleia na Região será em frente à sede, na rua Xavier de Toledo, Centro de Santo André, às 19h.

(michelly Cyrillo) na campanha salarial do ano passado, as agências ficaram fechadas 21dias

ARquIVO/ABCDMAIOR

EStAmpARiA: moldagem de chapas de metal para a fabricação de peças

FONTE: sINDICATO DOs METAlúRGICOs DO ABC

SEtoRES Em nEGoCiAção dA CAmpAnhA SAlARiAl

Fundição: produção de peças para vários setores industriais

GRupo 2: máquinas; aparelhos elétricos, eletrônicos e similares

GRupo 2: autopeças; forjaria e parafusos, porcas, rebites e similares

GRupo 8: trefilação e laminação de metais ferrosos; refrigeração, aquecimento e tratamento de ar; condutores elétricos, trefilação e laminação de metais não ferrosos; balanças, pesos e medidas; esquadrarias e construções metálicas; artefatos de ferro, metais e ferramentas em geral

GRupo 10: lâmpadas e aparelhos elétricos de iluminação; artigos e equipamentos odontológicos, médicos e hospitalares; funilaria e móveis de metal; mecânica; proteção, tratamento e transformação de superfícies; material bélico; rolhas metálicas; reparação de veículos e acessórios

Page 9: Jornal ABCD MAIOR

6 e 7 de setembro de 2012 | ABCDMAIOR 9

prevenção São Caetano receberá o

1º Simpósio de prevenção do Suicídio da cidade na próxima segunda-feira (10/09), no Cecap (rua Tapajós, 300, Barcelona).

cidades

Médicos de convênios deixam de atender nesta quinta-feira

Os médicos do ABCD não vão realizar consultas por convênios médicos nesta quinta-feira (06/09). Essa é a orientação para todo o Estado aprovada em conjunto pela As-sociação Paulista de Medicina, Conselho Regional de Medici-na e sindicatos.

O ato servirá como protesto contra as operadoras de planos de saúde. Os médicos exigem menos interferência nos traba-lhos que desempenham, além de reajuste de repasses por seus trabalhos.

O diretor distrital da associa-ção no ABCD, Airton Gomes,

explicou que a categoria está há mais de dez anos prejudicada pelos baixos valores repassados pelas operadoras.

“Além disso, existe grande dificuldade na aprovação de exames e outros procedimen-tos. Isso não é um desrespeito apenas ao médico, mas tam-bém aos pacientes”, criticou o diretor da Associação Paulista de Medicina.

A APM possui um telefone para que os pacientes se quei-xem de qualquer problema nos atendimentos dos planos de saúde, o 0800-200-4200. Lan-çado há 15 dias, o disque-de-núncia já recebeu mais de 420 queixas relativas principalmen-te à demora no atendimento e

negativas dos planos.

vALORESQuanto à situação dos médi-

cos, os valores pagos por con-sulta variam entre R$ 25 e R$ 60, enquanto a classe reivindica mínimo de R$ 80.

Atualmente, há também de-fasagem dos honorários relati-vos a procedimentos, conforme a associação.

“As operadoras trabalham com uma planilha de 2000. Os valores já foram corrigidos pela CBHPM (Classificação Brasi-leira Hierarquizada de Proce-dimentos Médicos) em 2010, mas os planos de saúde não ajustaram os repasses”, afirmou Gomes.

Renan Fonseca [email protected]

Ato vai durar um dia; profissionais pedem reajustes e menos interferência dos planos de saúde

usuários de planos de saúde terão atendimento prejudicado nesta quinta

ARquIVO/ABCDMAIOR

S.Bernardo terá grito do Orgulho LgBTT Três cidades do ABCD farão desfile cívico-militar O feriado de Sete de Se-

tembro será marcado pelo Grito do Orgulho LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Trans-gêneros), realizado a partir das 14h no Paço Municipal de São Bernardo. De acordo com os organizadores, cerca de 10 mil pessoas devem participar do ato, que tem o objetivo de alertar sobre a homofobia, além de apresentar os direitos dos homossexuais.

Quem organiza o evento é o

A proclamação da Indepen-dência no Brasil completa 190 anos neste 2012 e, para come-morar a data, Santo André, São Caetano e Diadema realizam nesta sexta-feira (07/09) desfiles cívico-militares. As vias estarão interditadas para o trânsito.

Diadema: Pensando no Futu-ro, Cuidando do Planeta é o tema de 2012 para as comemorações do Dia da Independência, que contará com a participação de 13 mil pessoas. O desfile será na avenida Dr. Ulysses Guimarães, altura do número 3.200, Vila Nogueira, a partir das 8h.

O evento contará com arqui-bancada para duas mil pessoas, e palanques para autoridades, para a Lira Musical e pessoas com deficiência. O trânsito na avenida Dr. Ulysses Guimarães será interditado das 6h às 16h. O motorista que vai para Pira-porinha terá como rota alternati-va a avenida Deputado Oswaldo Morais, entrando à esquerda na Dona Ruyce Ferraz Alvim.

No sentido Centro, o moto-rista terá como opção o Corre-dor ABD ou seguir pelas aveni-

Grupo Liberdade São Bernar-do. De acordo com a presiden-te da organização, a drag queen Karen Marketty, a intenção é conscientizar a população sobre o tema de uma forma pacífica e com muita alegria. “É uma luta constante. No ABCD, as-sim como na Capital, não é fá-cil falar sobre o assunto. Ainda enfrentamos muito preconcei-to”, afirmou.

A data foi escolhida porque há alguns anos era realizado na cidade o Independente

das Antônio Dias Adorno, em seguida Ruyce Ferraz Alvim e Dom Pedro, até o trecho libe-rado da Dr. Ulysses Guimarães.

SAnTO AnDRéEm Santo André, o desfile será

na avenida Firestone, no Bairro Casa Branca, a partir das 9h. O encerramento está previsto para às 12h. No total, 1.500 pessoas poderão acompanhar das arqui-bancadas instaladas no local.

A avenida Firestone será inter-ditada em ambos os sentidos no trecho entre as avenidas Santos Dumont e Queirós dos Santos. O bloqueio será iniciado às 2h de sexta-feira. A alternativa para os motoristas é seguir pela ave-nida Queirós dos Santos.

SÃO CAETAnO O desfile em São Caetano

também ocorre a partir das 9h, na avenida Kennedy, altura do 2.100. Participarão instituições militares e civis, entre elas ban-das e fanfarras de escolas do município e frequentadores dos centros da Terceira Idade.

Gay, um evento mais despo-jado que reunia homossexuais e simpatizantes para uma tar-de de música e debates sobre os problemas que a comuni-dade enfrentava. “Mudamos o nome para algo mais sério porque queremos abordar a questão de modo mais sério”, completou Karen.

O evento terá apoio opera-cional da Polícia Militar. Serão realizados shows musicais e atos em defesa da causa gay.

(Angela de paula)

(Redação)

Page 10: Jornal ABCD MAIOR

10 ABCDMAIOR | 6 e 7 de setembro de 2012

Lei de ocupação do solo O prefeito de São Bernardo,

Luiz Marinho, sancionou nesta quarta (05/09) a lei 6222/2012, que disciplina o parcelamento, uso e ocupação do solo na cidade.

cidades

FOTOS: AnDRIS BOVO

praça do Conjunto Habitacional prestes Maia recebeu pneus onde as crianças do bairro podem brincar

edinilson dos Santos está à frente do projeto de transformação do Jardim Cristiane apresentado no 6º Fórum urbano MundialIniciativa propõe que jovens transformem local onde moram com ações sustentáveis

Claudia [email protected]

Após quatro anos de trabalho de transformação no Jardim Cristiane, em Santo André, e de ser apresentado este ano na Conferência das Nações Uni-das, a Rio+20, o projeto Jovens Lideranças Ambientais ganha o mundo. Desde o último sá-bado (01/09) e até esta sexta-feira (07/09), o idealizador do projeto, Edinilson Ferreira dos Santos, estará na cidade de Ná-poles, na Itália, para participar do 6º Fórum Urbano Mundial, organizada pela ONU (Orga-nização das Nações Unidas).

Além de apresentar as expe-riências obtidas com o projeto na área de desenvolvimento ur-bano e sustentabilidade, Santos falará sobre as lutas por mora-dias. O objetivo do encontro é discutir e analisar os problemas mais urgentes que as cidades do mundo enfrentam atualmente e propor soluções.

As ações do Jovens Lideran-ças Ambientais foram iniciadas

Morador de Sto. André leva projeto de urbanismo para a Itália

em 2009, onde os jovens foram protagonistas da transformação do Jardim Cristiane. Espaços degradados foram recupera-dos e ocupados pela popula-ção. Entre as melhorias estão a construção de uma praça com materiais reciclados, a implan-tação da coleta seletiva, a trans-formação de abrigos de lixo em murais que retratam a identida-de dos moradores e a realização do Cine Murão, onde filmes são exibidos ao ar livre.

Se ajuda do poder público, a iniciativa foi possível graças ao apoio do Fundo da Juventude da ONU, por meio da ONU-Hábitat, voltada ao intercâmbio de informações sobre moradia e desenvolvimento sustentável de assentamentos. Na ocasião, a iniciativa teve de concorrer com mais de mil projetos pelo mundo. “Naquele ano (2009), apenas três projetos foram sele-cionados no Brasil e entre eles estava o nosso”, orgulha-se San-tos. De lá para cá, a iniciativa é mantida por meio do apoio de outros parceiros.

Conselho empossa novos membrosDurante o fórum também será

realizada a posse dos 12 novos membros do Conselho da Ju-ventude da ONU-Hábitat, entre os quais está o morador de San-to André Edinilson Santos. Ele será um dos dois representantes da América Latina e Caribe. O órgão visa envolver os jovens nos processos de desenvolvimento

urbano sustentável. “Há muitos desafios, mas o jovem tem von-tade de mudar, então é preciso aproveitar essa vontade e trans-formá-la em ações”, destacou.

Até 2014, quando termina o mandato, Santos estudará a re-alidade dos jovens no ABCD, Brasil e em outros países da América Latina. A ideia é criar, a

partir das redes sociais, a troca de informações e experiências entre os jovens. O principal foco será a divulgação do Fundo da Juven-tude da ONU. “Anualmente eles abrem editais para que jovens inscrevam seus projetos. No en-tanto, muitos nem sequer sabem disso. Nossa meta será dar visibi-lidade a isso”, afirmou.

Page 11: Jornal ABCD MAIOR

6 e 7 de setembro de 2012 | ABCDMAIOR 11

FERIADO nA AnChIETA-IMIgRAnTESA concessionária ecovias, que administra o sistema Anchieta-Imigrantes, estima que entre 215 mil e 365 mil veículos devem descer a serra em direção à Baixada Santista, durante o feriado de Independência. A contagem se inicia à 0h de quinta-feira e se estende até as 24h de domingo.

Rodoanel Sul O Trecho Sul do Rodoanel

terá operação especial para o feriado para garantir melhor fluidez de tráfego. A expectativa é receber 250 mil veículos.

Professores das federais decidem o destino da greve

Os professores da UFABC (Universidade Federal do ABC) e da Unifesp (Universidade Fe-deral de São Paulo), esta com campus em Diadema, voltam a avaliar a continuação da gre-ve em assembleias na manhã desta quinta-feira (06/09). Na semana passada, os docentes decidiram pela manutenção do movimento, que já dura mais de três meses.

Na UFABC, a última vota-ção mostrou que os docentes estavam divididos quanto à de-cisão. Foram 80 votos a favor da paralisação, 61 contrários e seis abstenções. Na ocasião, os servidores decidiram indicar ao comando nacional de greve do Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) a constru-ção de uma saída conjunta da greve. Já os estudantes, que ha-viam aderido ao movimento em 4 de junho, votaram na última terça-feira (04/09) pelo fim e sua greve.

Na Unifesp, as opiniões tam-bém estão divididas. Professores de Diadema se reuniram nesta quarta-feira (05/09) e resolve-ram manter a suspensão das atividades. Já os docentes de São José dos Campos optaram pelo fim da greve. No entanto, a de-cisão ainda precisa passar pela assembleia geral que acontece nesta quinta.

ACORDO“A decisão é sujeita à assem-

bleia geral porque terá a parti-cipação das pessoas das outras unidades e então decidiremos o que fazer. Vamos ter de en-trar em um acordo”, pontuou Virginia Junqueira, presidente da Adunifesp (Associação dos Docentes da Unifesp). Nesta se-mana, as universidades que con-tinuam em greve começaram a discutir de que forma será feita a reposição das aulas perdidas du-rante a paralisação. O assunto também passará pela avaliação das assembleias.

A greve das instituições fe-derais de ensino completa 113 dias nesta quinta-feira (06/09).

As negociações com a categoria foram encerradas no começo de agosto, quando somente o Proi-fes (Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino

Superior) aceitou a propos-ta de reajuste de 20% a 45%. Os docentes que optaram por continuar com o movimento alegam que o plano de carreira,

principal reivindicação da cate-goria, não foi contemplado pela proposta. O Andes estima que 52 universidades continuam em greve.

Rosângela Dias [email protected]

uFABC e unifesp fazem assembleia nesta quinta-feira para avaliar continuidade da paralisação

Última assembleia de professores na uFABC mostrou divisão em relação à continuidade da greve que dura três meses

AnDRIS BOVO

Ato no Centro de Santo André pede melhorias na educaçãoA praça do Carmo, no Cen-

tro de Santo André, foi palco na tarde desta quarta-feira (05/09) do primeiro ato do Fórum de Educação, inicia-tiva de sindicatos da Região que visa discutir melhorias no setor. Além da distribuição de panfletos, os manifestantes utilizaram carro de som para elencar os principais proble-mas na área, como a precari-zação da educação pública e o monopólio do ensino superior no ABCD por parte do Grupo Anhanguera e Uniesp, que de-têm a administração de seis e quatro instituições da Região respectivamente.

Para o presidente do Sinpro (Sindicato dos Professores) da rede privada, José Jorge Mag-gio, falta uma maior fiscaliza-

ção por parte do Ministério da Educação para evitar o descaso com o ensino. “Hoje existem problemas da pré-escola até o ensino superior. Se houvesse uma regulamentação por par-te do MEC, teria regras claras para evitar problemas como a privatização dos cursos supe-riores. Hoje não existe nada disso.”

Cladeonor Neves da Sil-va, diretor da CUT (Central Única dos Trabalhadores) no ABCD, explicou que a data para a realização do ato foi escolhida para coincidir com o Dia Nacional de Luta e que o fórum realizará reuniões mensais para discutir e buscar soluções para as demandas. O intuito é que a pauta seja dis-cutida com os chefes dos exe-

cutivos da Região.“Vamos esperar passar as

eleições para pedir uma au-diência no Consórcio com os novos prefeitos. Um País que pretende se tornar uma potência mundial não pode virar as costas para a educa-ção.”

Estudantes do campus Dia-dema da Unifesp (Universi-dade Federal de São Paulo) participaram do ato e pedi-ram atenção à situação das instituições federais, em gre-ve desde maio.

MARChAEm Brasília, o Dia Nacio-

nal de Luta foi marcado pela 6ª Marcha da Educação, que reuniu cerca de 10 mil pesso-as. Os manifestantes entrega-

ram aos deputados uma pauta de reivindicações e cobraram agilidade nas discussões de temas como a destinação de 10% do PIB (Produto Inter-

no Bruto) para a educação, aprovação do Plano Nacional de Educação e fim da terceiri-zação na educação pública.

(Rosângela dias )

Ato foi o primeiro do Fórum de educação, iniciativa de sindicatos da Região

AMAnDA peROBeLLI

Page 12: Jornal ABCD MAIOR

12 ABCDMAIOR | 6 e 7 de setembro de 2012

Atropelamento no trabalho um coletor morreu na madrugada

desta quarta-feira (05/09), , em São Bernardo, após ser atropelado pelo próprio caminhão em que trabalhava na coleta de lixo.

cidades

Ar seco ganha força sobre o ABCD e calor aumenta nos próximos dias

LuCIAnO VICIOnI

Ingestão constante de líquidos é recomendada por especialistas nos dias de baixa umidade, principalmente água, que deve ser levada aonde quer que se vá

DICAS pARA OS DIAS DE TEMpO SECO

Temperaturas podem derrubar umidade relativa do ar abaixo dos 30%, índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde

Ângela de paula e Renan [email protected]

O feriado prolongado de Sete de Setembro será de altas tem-peraturas, graças a uma massa de ar seco que voltou a ganhar força no estado de São Paulo. Com isso, a umidade relativa do ar pode ser prejudicada, der-rubando os níveis abaixo dos 30%, já considerado estado de atenção pela OMS (Organiza-ção Mundial da Saúde),

De acordo com a empresa de meteorologia Climatempo, o tempo quente deve ficar firme até domingo (09/09), com au-mento gradativo das temperatu-ras na Região. Em São Bernar-do, nesta quinta-feira (06/09), a mínima será de 13graus e a máxima de 28. No sábado (08), os termômetros na cidade che-garão a 30 graus.

As madrugadas passam a ser menos frias, mas um nevoeiro pode se formar durante as ma-nhãs de quinta e sexta-feira (07). No entanto, o sol volta a brilhar com força, afastando as nuvens.

Nesta quarta-feira (05), me-tade das estações de medição da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) na Re-gião indicaram qualidade do ar regular (São Caetano, Diadema e São Bernardo). Já as duas esta-ções de Santo André e a de Mauá registraram qualidade boa.

SAÚDECom a baixa umidade relati-

va do ar, médicos recomendam atenção com a saúde e o apare-lho respiratório. Nesses dias a hi-

Ato de vandalismo adia abertura da upA de Ribeirão pires

(Renan Fonseca)

Na madrugada desta quarta-feira (05/09), um grupo de vân-dalos invadiu a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Ri-beirão Pires e bagunçou parte dos equipamentos eletrônicos. A perícia chegou ao local no iní-cio da manhã e servidores estão reajustando máquinas e móveis. A unidade daria início aos aten-dimentos nesta quarta-feira, mas o funcionamento oficial da

UPA ficou para esta quinta-feira (06/09), caso os servidores con-sigam finalizar a arrumação do local. A própria Prefeitura classi-ficou o ato como vandalismo.

Ainda conforme a administra-ção municipal, nenhum objeto foi roubado ou avariado pelos vândalos, ainda não identifica-dos pela polícia. O atendimen-to de emergência aos pacientes foi realizado normalmente no

Hospital e Maternidade São Lu-cas. “Pacientes que porventura procurarem a UPA estão sendo dirigidos ao São Lucas, inclusive sendo transportados gratuita-mente de um local a outro em microônibus”, garantiu a Prefei-tura nesta quarta.

Na segunda-feira (03/09), uma missa foi realizada em função do início das atividades da UPA.

COMpLEXO Localizado na estrada da Colô-

nia, entre os bairros Santa Luzia e Santo Bertoldo, o novo Com-plexo Hospitalar tem aproxima-damente sete mil metros qua-drados de área construída e 123 leitos, sendo 10 de UTI. O hos-pital contará com consultórios de atendimento na UPA, laboratório de análises clínicas, atendimento ginecológico, pediátrico e clínico,

centro cirúrgico obstétrico, ma-ternidade e área para internações.

Até o momento, foram inves-tidos cerca de R$ 15 milhões nas obras, parcela de recursos provenientes do tesouro muni-cipal (12,8%), de repasses dos governos estadual (83,5%) e federal (cerca de 4%). A cons-trução do novo espaço teve iní-cio em junho de 2008.

O quE AJuDA MAIS é O COnSuMO DE LíquIDOS. ELES hIDRATAM DE DEnTRO pARA FORA

CRISTInA MARTInS, pneumologista

dratação fica em primeiro lugar para a maioria das pessoas. Ao dormir, a toalha molhada dentro do quarto ou mesmo o uso de umidificadores ajuda a hidratar as narinas, melhorando a quali-dade do sono. Mas nenhum dos métodos substitui a hidratação por ingestão de água, funda-mental durante os períodos de

baixa umidade.De acordo com Cristina de

Mendonça Martins, pneumolo-gista do Hospital Brasil, o consu-mo de líquidos é importante para o organismo em dias de umidade do ar baixa. “O que ajuda mais é o consumo de líquidos. Eles hi-dratam de dentro para fora”, co-mentou. Além disso, a médica dá

outras dicas para a população se prevenir. “Evitar lugares fechados e pouco ventilados, lavar bastante as mãos, principalmente em casos de resfriados. Fazer prevenção de doenças como asma, bronquite e casos alérgicos para quem já sofre com isso. O ideal é reforçar o tra-tamento e também evitar praticar esportes no período da tarde.”

hábitos

Evitar lugares fechados e pouco ventilados, lavar bem as mãos, dar atenção a quem tem doença respiratória.

Durante o dia

É importante a hidratação por ingestão de água durante os períodos de baixa umidade e evitar a prática de esportes no período da tarde.

para dormir

Usar uma toalha molhada dentro do quarto ou umidificador para hidratar as narinas, melhorando a qualidade do sono.

Page 13: Jornal ABCD MAIOR

6 e 7 de setembro de 2012 | ABCDMAIOR 13

classificados

[email protected]

Apareça,anuncie

Negócios oportunidades

EditaisWega Modelação e Mecânica Ltda.Torna público que requereu na CETESB a Renovação de Licença de Operação para fundição de metais não ferrosos.À rua João Nincão, nº 354, bairro Capuava, Mauá, SP.

MDS EMBALAGENS EIRELI - ME - Torna público que requereu na CETESB a Licença Prévia de instalação e de Operação para Fabricação de caixas, caixotes e outros materiais de madeira para embalagem; Fabricação de paletes e estrados de madeira para carga.À Rua.: Brás Cubas, n°1615, Vila Bocaina, Mauá – SP, Cep.:09310-730.

Faça depilação completa, e ganhe

manicure ousobrancelha

Comunicado sobre o Extravio de Documentos AcadêmicosFACULDADE ANCHIETA (6 DIPLOMAS EXTRAVIADOS)A Faculdade Anchieta, inscrita no CNPJ sob o n°. 03.159.063/0001-83 estabelecida à Rua Atlântica, 700 na cidade de São Bernardo do Campo - SP, declara para os devidos fins que, no mês de maio/2012 foram extravia-dos 6 (seis) diplomas registrados sob os números: 70286; 70287; 70288; 70289; 70290 e 70291 e demais docu-mentos constantes do processo. Os referidos registros serão cancelados e em caso de dúvidas, favor contatar o diretor da Faculdade através do telefone 28231000-1033 ou do e-mail [email protected]

FACULDADE DE TECNOLOGIA ANCHIETA(12 DIPLOMAS EXTRAVIADOS)A Faculdade de Tecnologia Anchieta, inscrita no CNPJ sob o n°. 06.188.917/0001-48 Rua Senador Vergueiro, 505 na cidade de São Bernardo do Campo - SP, declara para os devidos fins que, no mês de maio/2012 foram extraviados 12 (doze) diplomas registrados sob os números 70292; 70293; 70294; 70295; 70296; 70297; 70298; 70299; 70300; 70301; 70302 e 70303 e demais documentos constantes do processo. Os referidos registros serão can-celados e em caso de dúvidas, favor contatar o diretor da Faculdade através do telefone 28231000-1033 ou do e-mail [email protected]

Page 14: Jornal ABCD MAIOR

14 ABCDMAIOR | 6 e 7 de setembro de 2012

São Caetano enfrenta o pinheiros nesta sexta

Em busca da reabilitação no campeonato paulista, a equipe feminina profissional do São Caetano entra em quadra nesta semana e enfrenta o EC Pinhei-ros nesta sexta-feira (07/09), às 19h30, no ginásio Henrique Vi-laboim, em São Paulo. Ao longo dos treinos desta semana, o time do ABCD optou por intensificar os fundamentos específicos para melhorar tanto o setor ofensivo como o defensivo. A comissão técnica focou também a análise do adversário, através de vídeos para que as jogadoras pudessem observar os pontos mais fracos da equipe da Capital.

De acordo com Hairton Ca-bral, treinador do São Caetano, a preparação da equipe para esta fase do campeonato paulista está sendo mais especial, com o in-tuito de recuperar as atletas dos últimos jogos disputados. “Che-

ga uma hora em que o desgaste acaba aparecendo, por conta do excesso de partidas. Optamos por dar folga para as jogadoras no final de semana e também na segunda-feira, para que elas pu-dessem voltar na terça-feira com a bateria carregada. Ao longo desta semana, intensificamos a parte ofensiva e também fizemos treinamentos para fortalecer a nossa defesa”, disse.

Cabral destacou que a partida contra o EC Pinheiros certamen-te será uma partida dura, por conta do voleibol tático que a equipe da Capital impõe. “Acre-dito que será uma partida muito equilibrada, mas se fizermos bem a nossa parte podemos sair de lá com a vitória. As meninas do São Caetano estão concentradas e fo-cadas para disputar essa partida. É importante termos essa moti-vação dentro da quadra, para que seja possível ganhar um set por vez. Quando uma equipe está confiante, as chances de obter

Felipe Rodrigues

[email protected]

Meninas do Azulão apostam na união e na força da equipe para superar o time da Capital

RODRIgO pInTO

Carla Souza diz que time de São Caetano está preparado para surpreender a equipe paulista

arte e ação espor tesTigrinho

Com bom futebol as equipes sub-15 e sub-20 do São Bernardo Futebol Clube continuam firmes na busca da classificação à próxima fase do Campeonato paulista.

um bom resultado no jogo acaba sendo maior”, ponderou.

Para Flávia Gimenes, que atua com a camisa 10 e joga como Central na equipe do ABCD, o time está preparado para en-frentar a equipe da Capital. “Os treinos desta semana foram muito bons e acredito que temos potencial de conquistar uma vi-

tória sobre o EC Pinheiros. Jo-gar fora de casa não é a melhor coisa do mundo, mas estamos concentradas para dar o nosso melhor durante esta partida”, salientou.

Carla Souza, central que atua com a camisa 7, disse que o Azulão está preparado para surpreender o time paulista.

“Nosso treinador passou alguns vídeos do EC Pinheiros e con-seguimos identificar os pontos mais frágeis do time da Capital. Vamos procurar trabalhar me-lhor nossos passes, para que a bola possa chegar redonda para nossas atacantes marcarem os pontos necessários para sairmos com a vitória”, finalizou.

Carol gattaz pode estar a caminho do São Bernardo VôleiA equipe feminina profis-

sional do São Bernardo Vôlei pode em breve contar com um novo reforço para a temporada 2012/2013 da Super Liga. A nova contratada pode ser Carol Gattaz, que atua como central. A jogadora treinou por um pe-ríodo com a equipe do ABCD, para aprimorar a forma física. Para conseguir ter a atleta, que já foi da seleção brasileira, a di-retoria da equipe está em busca de novos patrocinadores para conseguir ter a veterana no elen-co. O São Bernardo Vôlei conta para esta temporada com joga-doras como a oposto Renatinha, as centrais Giovanna e Renata Lúcia, a líbero Teny e a ponteira Vivi.

Caroline de Oliveira Saad

Gattaz está com 31 anos e jogou durante o ano passado pelo ex-tinto Vôlei Futuro. A atleta teve passagens por grandes equipes brasileiras, como Unilever, Fi-nasa/Osasco e São Caetano. A central tem experiência no exte-rior e atuou pelo Monte Schia-vo Jesi por uma temporada, em 2007/2008. Carol Gattaz possui em seu currículo três títulos de campeã da Superliga e do Cam-peonato Paulista e dois títulos de campeã da Salonpas Cup e do torneio da Basiléia.

Pela seleção brasileira, a atleta veterana teve sua primeira con-vocação para a equipe adulta em 2003 e conquistou diversos tor-neios com a camisa verde-amare-la, como o pentacampeonato do Grand Prix, o tetracampeonato

do Sul-Americano e três meda-lhas de prata em dois Mundiais e uma Copa do Mundo.

vôLEI AMIL Nesta quinta-feira (06/09), às

19h30, a equipe do ABCD entra em quadra novamente e enfren-ta o Vôlei Amil, em Campinas, em jogo válido pela quarta roda-da do campeonato paulista. De acordo com Robson Guerreiro, o Robinho, o confronto contra a equipe do interior certamente será muito disputado. “É uma grande equipe e possui um co-mandante campeão olímpico. Sabemos que não será uma ta-refa fácil, mas vamos buscar dar o nosso máximo durante a par-tida”, disse.

(Felipe Rodrigues)Carol gattaz passou por grandes equipes brasileiras

DIVuLgAçãO

Page 15: Jornal ABCD MAIOR

6 e 7 de setembro de 2012 | ABCDMAIOR 15

LuCIAnO VICIOnI

Descontentes com a situação do estádio, torcedores já protestaram outras vezes

Futsal feminino Segunda-feira (11/09),

começa mais uma edição da Liga Futsal Feminina categoria adulta. uma das cidades sedes será São Caetano.

BICAMpEÃ OLíMpICAA atleta paralímpica de São Caetano Terezinha guilhermina conquistou o bicampeonato em Londres, na prova dos 200 m rasos. Com o tempo de 24s82, a velocista não deu chances para as outras três concorrentes e, além disso, conquistou novo recorde paralímpico.

O Santo André encara o Bra-siliense, neste sábado (08/09), às 15h30, mais uma vez com por-tões fechados no estádio Bruno Daniel, pela Série C do Brasilei-ro. Em 8º lugar com 12 pontos ganhos, contra 11 pontos do 9º colocado Brasiliense, mais do que nunca o Ramalhão precisaria do grito e do apoio da torcida, mas os portões ainda não estão libe-rados em função do imbróglio judicial do Ministério Público e Prefeitura. Descontentes, líderes das torcidas organizadas Fúria Total e Tuda (Torcida Unifor-mizada Andreense), prometem “mais barulho fora do que den-tro do estádio”.

O DRAMA De acordo com o diretor de

Futebol, Sérgio do Prado, a cada duelo em casa sem público o San-to André tem de pagar cerca de R$ 6 mil dos cofres do clube, en-tre diversos gastos internos desde gandulas, médico, enfermeiros e maqueiros. Já são quatro partidas em casa, sem torcida, e mais três

em Araras neste campeonato. No total, são mais de R$ 40 mil de custo sem arrecadação.

Um dos diretores da Fúria, que prefere não revelar o nome, con-voca torcedores da entidade e até membros da Escola de Samba para estarem presentes ao lado dos simpatizantes do Ramalhão. Os torcedores já se acostumaram a assistir aos jogos normalmente no Brunão, mesmo do lado de fora, subindo em muros e em árvores.

A Tuda também terá repre-sentantes. Um grupo de pagode estaria contratado para tocar em frente aos portões principais do estádio. O jornalista, humorista, cartunista e publicitário Danilo Gentili, ex-CQC e atual apre-sentador do programa ‘Agora é Tarde’, ambos da TV Bandeiran-tes, deve estar presente. Aliando-se ao movimento dos “sem está-dio”, o apresentador poderá ser convidado para a nova torcida, a “Tribo do Ramalhão”.

AnIvERSáRIO

“O jogo com o Brasiliense marca um ano de estádio calado. Com isso, o clube perde, os joga-

dores ficam desmotivados e a ci-dade cai no descrédito esportivo, o que é uma pena. Por isso, vamos levar um bolo com o símbolo do Santo André, bater palmas e sol-tar fogos antes de o jogo começar como protesto pelo fechamento dos portões”, diz o dirigente da Fúria. A última partida do San-

to André com portões abertos foi em 9 de setembro de 2011, contra a Chapecoense, pela Série C. O Santo André levou 970 pa-gantes e o time perdeu por 2 a 1, com o segundo gol sofrido no último minuto.

O presidente da Tuda, Ovídio Simpionato, há mais de 30 anos

torcedor do Santo André, disse nesta quarta-feira (05/09) que tem ido aos jogos e ficado do lado de fora. “Sinceramente, eu lamento, mas não falo mais sobre o assunto. Esgotou a paciência de todos”, desabafou. No elenco de atletas e comissão técnica, o caso é proibido de se comentar.

Edélcio Cândido

[email protected]

Pagode e bolo devem marcar os protestos no Bruno DanielRamalhão joga sábado, com portões fechados; há um ano torcedor não entra no estádio

Bola “Brazuca” causa divergências entre torcedores do ABCDQue a bola de futebol do Mun-

dial de 2014 no Brasil se chama-rá “Brazuca” não é mais novida-de. De acordo com a votação do site da Rede Globo, no domingo (02/09), mais de 77% dos vo-tantes escolheram esse nome, mas obviamente não significa a unanimidade no País. No Mun-dial da África do Sul, a polêmica “Jabulani” gerou protestos, assim como agora no Brasil, onde cada um tem o seu gosto. De acordo com alguns atletas, a Jabulani era leve e nos chutes de falta fazia “curvas incríveis”, para desespero dos goleiros.

O ABCD MAIOR foi às ruas da Região questionar torcedores a respeito do nome escolhido para a bola. O jovem Deivid Araújo Santos, são-paulino, 19

anos, de São Bernardo, disse que optaria pela “Bola Brasileirinha”. Deivid, que trabalha em uma loja de artigos esportivos, na Ma-rechal Deodoro, disse que já ou-viu mais de 30 nomes diferentes de seus clientes.

O comerciante flamenguista Rubensmar da Silva, do Bairro Ferrazópolis, é fã do nome “Ja-burlei”, o que, de acordo com ele, seria uma forma de protesto ao excesso de “burlar” do brasi-leiro aqui e ali. A ex-jogadora de vôlei Tatiane Ribeiro Alves, 17 anos, secretária, disse que gosta de futebol e também batizaria a bola como “Jaburlei”. O cabelei-reiro Antunes Marcos, de Mauá, apostaria na Bola Gorduchinha. O radialista Jurandir Martins defende o nome Brazuca porque

lembra Brasil, mas preferia que a grafia fosse com “s”.

BOLA ChEIAO corintiano Prahxedes dos

Santos, do Riacho Grande, ba-tizaria a bola do Mundial 2014 de “Bola Cheia”. Em Santo An-dré, o feirante José Bananeiro daria o nome de “Bola Rio” ou de “Bola Carioca”, em home-nagem ao personagem Zé Ca-rioca. O comerciante de Rudge Ramos Augusto Toldo nada tem a contestar à “Brazuca”, mas faz um adendo: “Deveria ser Brasu-ca”, com “s” de Brasil.

Quanto ao nome vencedor, o que se encaixou mesmo no per-fil da Adidas, parceira da Fifa, foi a Brazuca.

(Edélcio Candido) Rubensmar: criatividade e ‘Jaburlei’Deivid já ouviu mais de 30 nomes

FOTOS: AnDRIS BOVO

Page 16: Jornal ABCD MAIOR

16 ABCDMAIOR | 6 e 7 de setembro de 2012

Animação O desenho Madagascar será exibido nesta

quinta-feira (06/09), às 15h, no Cineclube Biblioteca guimarães Rosa (avenida João Firmino, 900, bairro Assunção). entrada gratuita. Livre. Informações: 4351-5422.

arte e ação cultura

A exposição Olhos Naïfs co-memora os 18 anos de carreira do artista plástico Enzo Ferrara. Até 29 de setembro, os visitan-tes poderão apreciar a mostra, que acontece no MAP (Museu de Arte Popular), em Diadema. As 18 obras retratadas, entre pintura em tela e cerâmica, ex-pressam o olhar do autor para o mundo contemporâneo urba-no, como forma de estimular o diálogo entre o tradicional e o contemporâneo.

A exposição promove o diálo-go do popular no contexto con-temporâneo, com obras que fo-ram feitas no início da carreira do artista e que vão ser expostas pela primeira vez. É o caso de Nossa Senhora do Bom Sucesso, feita sobre cartolina em 1998, oferecida de presente à mãe do artista e que agora sai do ateliê pela primeira vez.

InéDITASA exposição também conta

com obras inéditas, caso da obra Vista da Vila Luzita, mostrando o bairro de Santo André, onde o artista começou a venda de suas primeiras obras. Já O Saci, a Gueixa, o Gato de 3 Olhos e o Monstro de Fukushima traz o di-álogo sobre a questão da energia nuclear e seus efeitos no meio ambiente e na cultura.

Outras obras já conhecidas também serão expostas, caso de Homenagem do Naïf ao Concre-tismo. A imagem de São Bene-dito Mogiano, feita em 1940 e restaurada este ano pelo artista

plástico, compõe a mostra.“Os temas são variados por-

que são 18 anos de produção. O que as obras têm em comum é dar voz a segmentos sociais esquecidos, como os operários do ABCD, que não são muito citados”, afi rmou Enzo Ferrara, acrescentando: “Percebi que, apesar de o museu fi car em Dia-dema, não existem muitas obras sobre a cidade”.

Paróquia de Nossa Senhora de Piraporinha é uma das obras de Ferrara que fazem parte do acervo do MAP e que represen-ta a ligação dele com a Região; a outra é Tietismo - Nossa Senhora do Bom Sucesso. “Minha relação com a Região vem do fato de ter nascido em São Paulo, mas morado muitos anos em Santo André. O ABCD faz parte da minha história e vice-versa.”

Mostra Olhos naïfs mistura tradicional e contemporâneoMarina [email protected]

Obras de enzo Ferrara fi carão em exibição até 29 de setembro no Museu de Arte popular, em Diadema

Artista integra grupo Frontispício, de Mogi

Enzo Ferrara faz parte do Frontispício, um grupo de ar-tistas de Mogi das Cruzes, São Paulo, que tem como lema “a arte de estar na frente para re-presentar algo”.

Além de artes plásticas, o grupo desenvolve trabalhos nas áreas de arquitetura, literatura, artesanato, artes populares, ci-nema, dança, teatro, contação

de histórias infantis e outras ma-nifestações culturais populares.

“Frontispício vem de ‘fachada especial’ e temos a intenção de unir várias linguagens artísticas apesar de as artes plásticas pre-dominarem. O mesmo pode ser feito no ABCD, já que entraves políticos entre as cidades podem prejudicar a cultura, para que ela possa se unir”, afi rmou.

SERvIÇO

Exposição Olhos naïfs

O Tradicional no Contemporâneo, de Enzo Ferrara.

Visitação: Até 29 de setembro, de terça a sexta, das 10h às 19h e aos sábados, das 13h às 18h

local: MAp (Museu de Arte popular), rua Graciosa, 300, Centro. Informações: 4051-5408.

Obra de Ferrara, que morou em Santo André vários anos, em exposição no MAp

O artista plástico costuma explorar tipos sociais esquecidos em suas obras, como o negro, o operário ou o imigrante

agenda

São CaetanoFOTOgRAFIASAté 15 de outubro, as enti-dades responsáveis pela organização do 2° Salão nacional de Arte Fotográfi ca abrem inscrições para os interessados em exporem no evento que fará parte da 4ª Semana de Fotografi a de São Caetano. O tema de 2012 será Cena urbana. A participação é gratuita e o regulamento está disponível no site www.abcdclick.com.br/2salao. Apenas pelo site é possível concorrer. O siste-ma de seleção será feito por voto popular. A mostra come-ça só em novembro. Mais in-formações: 4232-1237.

DiademaEXpOSIÇÃOLíder indiano recebe home-nagem no Centro Cultural promissão (rua pau do Café, 1500, Jardim promissão) com a mostra gandhi – um Rebelde pela paz que será aberta nesta quinta-feira (06/09), às 19h30, e terá visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. A ação termina no último dia do mês. A exposição é composta por fotos feitas no Museu gandhi, localizado na Índia. Mais informações pelo telefone 4066-5454.

Santo AndréDAnÇAO Sesi (praça. Doutor Arman-do de Arruda pereira, 100, Santa Terezinha) recebe a Companhia de Danças de Diadema para a apresenta-ção do espetáculo paranoia, baseado no livro homônimo de Roberto paiva, neste sá-bado (08/09), às 20h. A co-reografi a traduz a metrópole e as desventuras do autor em movimentos. A entrada é aberta ao público e os in-gressos serão distribuídos uma hora antes. A duração é de 50 minutos. Classifi ca-ção 14 anos. Informações: 4996-8633 / 8634.

AnDRIS BOVO

Page 17: Jornal ABCD MAIOR

DIVuLgAçãO

autos6 E 7 DE SETEMBRO DE 2012

Planta industrial da Ford no ABCD deverá abrigar linha de produção do New Fiesta sedan a partir do próximo ano. Pág. 19

Sucesso aqui e lá fora

produzida há 55 anos na fábrica da volks de São Bernardo, Kombi ainda lidera vendas do segmento no Brasil e é famosa no exterior até hoje. página 20

Page 18: Jornal ABCD MAIOR

18 ABCDMAIOR | 6 e 7 de setembro de 2012

autos

Stralis chega com três novos motores

De olho na leiA fiscalização da nova legislação que regulamenta a profissão de caminhoneiro terá início na próxima terça-feira (11/09). entre as exigências, a norma estabelece que o motorista descanse por 30 minutos a cada quatro horas dirigidas e por 11 horas segui-das a cada 24 horas trabalhadas. O não cumprimento da regra implica em multa no valor de R$ 127,69.

Aline Magalhã[email protected]

Linha de caminhões da Iveco promete reduzir o consumo de combustível em até 7,5% em comparação à geração anterior

Suzuki renova linha de baixa cilindrada

ExpEdiEntE

A Suzuki apresentou, no último fim de semana, a re-novação da linha de baixa cilindrada GSR. São dois mo-delos disponíveis, o GSR 125, versão de entrada que chega ao mercado por R$ 5.990, e o GSR-S, de apelo mais espor-tivo, com preço sugerido de R$ 6.490. A dupla estreia nas concessionárias da marca ja-ponesa no fim deste mês.

As duas motos contam com motor de 125 cc, que desen-volve potência máxima de

10,8 cv, e transmissão manual de cinco marchas. O propul-sor foi melhorado para emitir 30% menos gases poluentes em comparação com as ver-sões anteriores. De série, as motos trazem partida elétrica, freio dianteiro a disco, rodas de liga leve e pedaleiras ar-ticuladas, componentes dife-renciais para o segmento.

A versão S recebeu, ain-da, importantes mudanças no visual, que agora mostra carenagens frontais abai- (Aline magalhães)

xo do motor. O painel de instrumentos ficou mais incrementando, com velo-címetro digital, conta-giros, hodômetro e indicadores de combustível e de marcha engatada. A cartela de cores é composta por vermelho, preto, prata e amarelo. Com as mudanças, a Suzuki espe-ra desbancar a Honda CG 125 e a Yamaha Factor YBR, suas principais concorrentes na categoria. Mais esportiva, gSR-S ganhou nova

aparência e velocímetro digital

O Autos é um caderno semanal veiculado pelo ABCD MAIOR. Edição: Marcelo picolo ([email protected]). REpoRtAGEnS: Aline Magalhães ([email protected]) e Geisa D’avo ([email protected]). pRodução dE ContEúdo: Fábrica de Notícias ltda. Fone: (11) 4991-2509.

Lançada pela primeira vez em 2004, a linha de cami-nhões Iveco Stralis, produzida no Brasil, acaba de estrear sua nova geração. Apresentados pela marca no último mês, os veículos pesados e extrapesa-

dos trazem, como destaque, uma gama inédita de motores.

Ao todo, foram desenvol-vidas três opções de pro-pulsores que entregam cin-co diferentes potências e, ainda, prometem reduzir o consumo de combustível em até 7,5% em comparação à geração anterior. As versões

de entrada trazem motor de nove litros, capazes de gerar 330 ou 360 cv, enquanto os motores de 13 litros propor-cionam 400, 440 ou 480 cv, o desempenho mais forte já introduzido em um modelo da linha no País.

As trações estão disponíveis nas configurações 4x2, 6x2 e

6x4, com pesos que variam entre 45 e 74 toneladas. Para domar tamanha força, os mo-delos com motor de 13 litros foram equipados com o siste-ma de frenagem mais forte da categoria, que contam com ajustador automático de folga das lonas de freio e sensor de desgaste em todos os eixos. A transmissão de velocidade é feita por meio de um câmbio automatizado de 16 marchas.

De série, os novos cami-nhões trazem, agora, ar-condicionado e banco do motorista com ajuste pneu-mático e ajuste da lombar. Além disso, os modelos com motorização acima de 440 cv contam com vidros, espelhos e desembaçado-res elétricos, suspensão da

cabine e coluna de direção pneumáticas e box térmico sob a cama do motorista.

Como item opcional, a montadora disponibiliza o chamado “Frota Fácil” em to-dos os modelos. O sistema é responsável pelo rastrea-mento e telemetria dos ca-minhões, além de oferecer a função de bloqueio, que imo-biliza o veículo à distância e fornece informações sobre o funcionamento da mecânica, o desempenho e outros da-dos da viagem.

De acordo com a Iveco, as melhorias técnicas inseridas na nova linha reduziram os custos de manutenção dos ve-ículos. que podem ser até 5% inferiores em comparação aos modelos de outras marcas.

Custo de manutenção pode ser até 5% inferior em

relação ao dos concorrentes

Page 19: Jornal ABCD MAIOR

6 e 7 de setembro de 2012 | ABCDMAIOR 19

Suspensão pode prejudicar estabilidadeComposto por itens como

amortecedores e molas, o sis-tema de suspensão desempe-nha papel essencial na con-dução de um veículo. Quando está em perfeitas condições, é ele quem isola a carroceria do automóvel das irregularidades das vias, proporcionando con-forto, controle e estabilidade ao motorista. Por isso mesmo, é importante ficar de olho no sistema para evitar acidentes.

De acordo com William Ma-luf, professor de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia Inaciana (FEI), os carros de passeio, criados para uso urbano, contam com sus-pensões mais macias, em que a sensação de contato com o solo é menor. Por isso, quando a dirigibilidade começa a ‘en-durecer’, vale ligar o sinal de alerta. “A suspensão desempe-nha uma função compartilha-

da com o sistema de direção. A atuação em conjunto de am-bos oferece a oportunidade de o carro ser conduzido de maneira segura e confortável”, explicou Maluf.

Mais do que diminuir a sensação de conforto para os ocupantes do veículo, uma suspensão defeituosa pode ocasionar acidentes graves. “O sistema em más condições compromete a segurança do veículo, principalmente du-rante curvas ou em mudanças bruscas de direção, como em um desvio de emergência”, disse Fernando Malvezzi, pro-fessor no curso de Engenharia Mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia.

SInAL vERMELhOEm geral, os defeitos no

sistema de suspensão são perceptíveis ao motorista co- (Aline magalhães)

mum. “Vibração excessiva, rigidez ou vulnerabilidade detectadas em curvas ou em impactos, desníveis laterais ou distância inadequada em relação ao solo podem ser sinais de que o sistema está com problemas”, declarou o professor da FEI, que tam-bém aconselha atenção ao comportamento do automó-vel em acelerações e frena-gens e a ruídos estranhos.

Para garantir o bom funcio-namento do sistema, os espe-cialistas recomendam inspe-ções regulares. “Geralmente, os amortecedores devem ser substituídos quando o veículo completa cerca de 40 mil km rodados”, afirmou Malvezzi. “Em caráter preventivo, a revi-são das molas e amortecedo-res deve ser feita a cada 10 mil km”, completou Maluf.

LuCIAnO VICIOnI

é o fim?A Yamaha não confirma oficialmente, mas especula-ções dão conta de que a produção da moto neo AT115 foi interrompida. De acordo com a Abraciclo, apenas 100 unidades do modelo de baixa cilindrada foram fa-bricadas entre janeiro e abril deste ano, mas nenhuma delas saiu da fábrica da montadora em Manaus.

Sucesso de vendasO Ford Focus foi o carro mais vendido no mundo no 1º se-mestre de 2012, segundo dados da IHS Automotive, agência de pesquisa e análise de mercado. Ao todo, foram comercia-lizadas 489.626 unidades do modelo, mais que o registrado pelo Toyota Corolla, líder até então. Desse montante, 10.473 veículos foram adquiridos por motoristas brasileiros.

Mais antiga fábrica da Ford no Brasil, unidade de São Bernardo receberá investimento de R$ 800 milhões

Suspensão em más condições prejudica desempenho durante curvas

neW FIeSTA DeVe SeR pRODuzIDO nA RegIãOFábrica de São Bernardo receberia modelo em 2013; montadora não oficializa informação

Fabricada atualmente no México, a versão sedã do Ford New Fiesta poderá ser produzida no Brasil a partir do próximo ano. Embora a marca não confirme a in-formação, especulações do setor dão conta de que o veículo entrará para a linha de produção da montadora em São Bernardo já no iní-cio de 2013.

A decisão seria uma es-tratégia da Ford para se adequar ao novo tratado de importação de veículos me-xicanos. O governo brasilei-ro estabeleceu, em feverei-ro deste ano, um limite de cotas às importações origi-nárias do México e tarifou em 35% o pagamento da alíquota de excedentes.

Ao trazer a produção do sedã para território nacio-

geisa D’[email protected]

nal, a empresa poderia con-centrar a cota de importação na próxima geração do Fu-sion, que chega ao mercado brasileiro em 2013.

Além da versão sedã, o New Fiesta Hatch também pode se tornar parte inte-grante da linha de produção da montadora na Região, já que ambos compartilham a mesma plataforma mecâni-ca. No entanto, essa segun-da possibilidade demoraria algum tempo para se con-cretizar já que, inicialmente, a produção da versão com-pacta do modelo está pre-vista para acontecer no Bra-sil a partir do ano que vem, porém na planta industrial de Camaçari, na Bahia.

Caso sejam confirmadas, as transferências das linhas de produção reforçariam o interesse da marca na fá-brica de São Bernardo. Re-centemente, a Ford declarou

que investirá R$ 800 milhões para modernizar as instala-ções da unidade do ABCD, a mais antiga planta industrial que mantém no País.

Atualmente, o New Fies-ta sedã parte de R$ 49.900 e vem equipado com motor 1.6, ar-condicionado, dire-ção elétrica e computador

de bordo. Ele disputa o mer-cado dos “compactos pre-mium”, rivalizando com o Kia Cerato e o Volkswagen Polo sedã.

CuidAdoS Com o SiStEmA

Faça inspeções regulares nas peças que compõem a suspensão. Molas e amortecedores devem ser revisados a cada 10 mil km rodados.

Os amortecedores exigem troca ao longo da vida útil do veículo. Em geral, o item deve ser substituído a cada 40 mil km rodados.

Fique atento aos sinais que o carro dá. Vibração e rigidez excessiva são sinais de que a suspensão não vai bem.

A falta de estabilidade também indica problemas na suspensão e pode comprometer a segurança na hora da curva ou em um desvio brusco de emergência.

siga as recomendações indicadas pelo fabricante no manual do proprietário. Elas lhe darão mais informações sobre o tipo de suspensão que equipa seu carro.

DIVuLgAçãO

Page 20: Jornal ABCD MAIOR

20 ABCDMAIOR | 6 e 7 de setembro de 2012

autos Mercado aquecidoA venda de automóveis e comerciais leves no mercado nacional registrou recorde histórico em agosto de 2012. De acordo com dados da Fenabrave, 405.518 unidades foram emplacadas no período, número 31% maior em comparação ao mesmo mês de 2011. O gol continua na liderança de vendas.

Com 55 anos, Kombi é o veículo mais antigo fabricado no Brasil produzido na Volks de São Bernardo desde 1957, modelo pode sair de linha em 2014

Aline Magalhã[email protected]

Atualmente, montadora emprega 792 funcionários diretos na produção da Kombi, o primeiro carro produzido pela marca no país

Quando produziram as primeiras Kombis brasileiras, em 2 de setembro de 1957, os funcionários da fábrica da Volkswagen em São Bernar-do ajudaram a escrever um importante capítulo da histó-ria da indústria automobilís-tica nacional e internacional. Além de terem fabricado o primeiro veículo da monta-dora em território brasileiro, eles deram início a um traba-lho que dura até hoje. No úl-timo domingo, o furgão mais famoso do planeta comple-tou 55 anos de fabricação ininterrupta, reiterando o posto de mais antigo veículo ainda em produção no País e no mundo.

A longevidade da Kombi explica-se mais pelos resul-tados de mercado que por seu desempenho ou confor-to. Embora tenha ficado rela-tivamente defasado em rela-ção aos concorrentes, desde seu lançamento, o furgão da Volks nunca perdeu a lide-rança do segmento no mer-cado nacional.

Só no primeiro semestre deste ano, o veículo regis-trou alta de 4% nas vendas em relação ao mesmo perí-odo do ano passado, com 14.905 unidades emplacadas, de acordo com dados forne-cidos pela montadora. Com esses resultados, a Volkswa-gen ultrapassou, ainda, a im-pressionante marca de um milhão, quinhentas e trinta mil unidades produzidas.

“Além do sucesso de ven-das, a Kombi tem um enor-me carisma. Não é difícil achar uma pessoa que tenha uma história com o modelo, seja como o veículo da famí-lia, o carro do trabalho ou o modelo que a levou para a escola. Por isso, a Kombi continua conquistando mui-tos colecionadores”, disse

Marcelo Olival, gerente de Vendas e Marketing de Co-merciais Leves da Volks.

Morador de São Bernardo e proprietário de uma Kombi ano 1973, Valdeci Arrais é um dos apaixonados pelo mode-lo. “Sempre tive uma ligação com o carro por causa da mi-nha família, que possuía uma Kombi quando eu era crian-ça. Além disso, o modelo tem uma forte importância para a indústria automotiva nacio-nal e é de fácil manutenção”, revelou o integrante do Sam-pa Kombi Clube, que reúne mais de 120 admiradores do veículo de todo o Estado.

DESTInO InCERTOPensada para unir o con-

junto mecânico confiável do Fusca a um veículo leve de carga, a Kombi foi desenvol-vida pelo holandês Ben Pon nos anos 1940 e, na déca-da seguinte, começou a ser produzida na Alemanha. No entanto, foi graças à fabrica-ção no Brasil que o modelo conquistou o mercado inter-nacional. Isso porque, a partir da década de 1970, os carros nacionais – entre eles a Kom-bi, um dos maiores sucessos de venda do período – come-çaram a ser exportados para mais de 100 países, tendo en-tre os principais compradores a Argentina e o México.

Mesmo com tanto sucesso, a produção da Kombi corre o risco de chegar ao fim em 2014, quando entrará em vi-gor a lei que torna obrigató-ria a presença de freios ABS e airbags nos carros nacionais. Tudo porque o atual projeto técnico do carro não permi-te que tais equipamentos se-jam implantados. Embora o destino do furgão não tenha sido confirmado, há rumores de que o centro de desenvol-vimento da marca na Alema-nha já esteja trabalhando em cima de um possível substi-tuto para o modelo.

FOTOS: DIVuLgAçãO

A popularidade da Volkswagen Kombi é tamanha que a ‘perua’ já foi estrela de muitas produções do cinema e da televisão. Confira algumas das aparições mais marcantes:

lost, Rede ABC (2004 – 2010)A Kombi azul e branca protagoniza um dos momentos mais emblemáti-cos do seriado lost. Depois de mui-tas tentativas, o carismático Hurley consegue fazer o carro funcionar, para a alegria dos sobreviventes da queda do voo 815 da Oceanic Air. Com isso, eles ganham uma opção motorizada para explorar a misterio-sa ilha na qual estão presos.

pequena miss Sunshine, Fox pictures (2006)No longa-metragem ‘pequena Miss sunshine’, uma família maluca par-te do Novo México rumo à Califórnia numa Kombi amarela para levar a pequena Olive, a caçula do clã, a um concurso de beleza.

Carros, pixar (2006)Relâmpago McQueen é um carro de stock Car que se prepara para uma grande corrida. No caminho, sofre um acidente em uma cidade no de-serto e acaba fazendo grandes ami-gos, entre eles o simpático Filmore, uma Kombi hippie.