Jornal abril 2015

6
Paróquia São Judas Tadeu e São João Batista Abril 2015 12 Abril: Semana Santa e Festa Paroquial de Pentecostes Começamos o mês de abril celebrando o mistério central da nossa fé – o Tríduo Pascal. Gostaria de convidar a todos a participarem e viverem junto de Jesus a sua Paixão, Morte e Ressurreição. Na quinta-feira santa, pela manhã, teremos na Catedral de Florianópolis a Missa do Crisma – Missa na qual todos os padres da Arquidiocese se reúnem com o Arcebispo, Dom Wilson, celebrando juntos a instituição da Eucaristia e também a instituição do sacerdócio. Celebremos juntos com os nossos sacerdotes (padres) este dia tão especial. À noite teremos a Missa do Lava-Pés, iniciando o Tríduo Pascal. Na sexta-feira Santa, dia de jejum Editorial Comunidades Fique por dentro das notícias de sua comunidade. PÁG. 9 e abstinência, teremos a celebração da Paixão do Senhor e depois todos estão convidados a levar, em procissão, uma cruz até o campo da AERPI, onde teremos a Encenação da Paixão feita por jovens de toda a paróquia. Finalmente no sábado celebraremos juntos a Vigília Pascal, ressuscitando com Cristo. Na segunda semana do mês também teremos festa – celebraremos a Festa Paroquial de Pentecostes. O Tríduo da festa será da quarta até a sexta-feira, no Brejaru, com a presença da Corte Imperial. Na sexta à noite ainda teremos uma sopa no salão da Matriz – o custo é de apenas um quilo de alimento que será destinado aos trabalhos da Ação Social. No sábado viremos em carreata do Brejaru até a Capela do Jardim Eucaliptus e de lá, junto com a corte, padrinhos, bandeireiras e todos os fiéis, viremos em procissão até a Matriz. Formação Conheça mais sobre os Dogmas Católicos. PÁG. 3 Cronograma Paroquial Saiba o que acontece neste mês em nossa paróquia. PÁG. 6 No Domingo teremos a procissão da quadra da AERPI até a Igreja Matriz, a Santa Missa da Festa e depois o tradicional almoço festivo. No domingo da Festa será realizado o envio das bandeireiras, que a partir deste dia visitarão as famílias de todas as comunidades da nossa Paróquia – peço a todos que possam recebê-las bem e deixar o Espírito Santo entrar na sua casa. Ainda neste mês, tenhamos especial atenção a dois acontecimentos. O primeiro é a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil – peço especial oração a todos pela nossa Igreja e pelos nossos bispos neste dia. Também começaremos neste mês o envio dos padrinhos do Ministério da Evangelização – cada padrinho será responsável por algumas famílias da nossa paróquia. Esperamos ter muitos padrinhos, para que possamos levar a alegria de Cristo a todos aqueles que necessitarem de nós. Padre Hélio Luciano

description

 

Transcript of Jornal abril 2015

Page 1: Jornal abril 2015

Paróquia São Judas Tadeu e São João Batista Abril 201512

Abril: Semana Santa e Festa Paroquial de Pentecostes

Começamos o mês de abril celebrando o mistério central da nossa fé – o Tríduo Pascal. Gostaria de convidar a todos a participarem e viverem junto de Jesus a sua Paixão,

Morte e Ressurreição.Na quinta-feira santa, pela manhã,

teremos na Catedral de Florianópolis a Missa do Crisma – Missa na qual todos os padres da Arquidiocese se reúnem com o Arcebispo, Dom Wilson, celebrando juntos a instituição da Eucaristia e também a instituição do sacerdócio. Celebremos juntos com os nossos sacerdotes (padres) este dia tão especial. À noite teremos a Missa do Lava-Pés, iniciando o Tríduo Pascal.

Na sexta-feira Santa, dia de jejum

Editorial

ComunidadesFique por dentro das notícias de sua comunidade. PÁG. 9

e abstinência, teremos a celebração da Paixão do Senhor e depois todos estão convidados a levar, em procissão, uma cruz até o campo da AERPI, onde teremos a Encenação da Paixão feita por jovens de toda a paróquia.

Finalmente no sábado celebraremos juntos a Vigília Pascal, ressuscitando com Cristo.

Na segunda semana do mês também teremos festa – celebraremos a Festa Paroquial de Pentecostes. O Tríduo da festa será da quarta até a sexta-feira, no Brejaru, com a presença da Corte Imperial.

Na sexta à noite ainda teremos uma sopa no salão da Matriz – o custo é de apenas um quilo de alimento que será destinado aos trabalhos da Ação Social.

No sábado viremos em carreata do Brejaru até a Capela do Jardim Eucaliptus e de lá, junto com a corte, padrinhos, bandeireiras e todos os fi éis, viremos em procissão até a Matriz.

FormaçãoConheça mais sobre os Dogmas Católicos.PÁG. 3

Cronograma ParoquialSaiba o que acontece neste mês em nossa paróquia. PÁG. 6

No Domingo teremos a procissão da quadra da AERPI até a Igreja Matriz, a Santa Missa da Festa e depois o tradicional almoço festivo. No domingo da Festa será realizado o envio das bandeireiras, que a partir deste dia visitarão as famílias de todas as comunidades da nossa Paróquia – peço a todos que possam recebê-las bem e deixar o Espírito Santo entrar na sua casa.

Ainda neste mês, tenhamos especial atenção a dois acontecimentos. O primeiro é a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil – peço especial oração a todos pela nossa Igreja e pelos nossos bispos neste dia. Também começaremos neste mês o envio dos padrinhos do Ministério da Evangelização – cada padrinho será responsável por algumas famílias da nossa paróquia. Esperamos ter muitos padrinhos, para que possamos levar a alegria de Cristo a todos aqueles que necessitarem de nós.

Padre Hélio Luciano

Page 2: Jornal abril 2015

Paróquia São Judas Tadeu e São João Batista Abril 20152

Leigo é o membro da Igreja que, mesmo não pertencendo à hierarquia, participa do “sacerdócio real” pelo batismo.

De fato, a imensa maioria dos cristãos é formada pelos leigos. Mostrar a importância da atuação dos leigos na Igreja foi uma das novidades do Concílio Vaticano II. São principalmente os leigos que apresentam o rosto da Igreja para o mundo.

O que pensa o Vaticano II sobre o laicato pode ser encontrado na Lumen Gentium, na Gaudium st Spes, na Apostolicam Actuositatem, na Ad Gentes (documentos apresentados pelo Concílio).

Os textos do Concílio ressaltam a índole “secular” do leigo, ou seja, sua presença no mundo.

O Concílio também supera uma postura que considerava o leigo em uma posição hierarquicamente inferior.

O fundamental é que todos são incorporados a Cristo no Batismo. Desse modo, somos chamados a servir a todo o povo de Deus.

Dom Wilson Tadeu Jönck

Os leigos na Igreja

Jornal Paróquia em Foco - Tiragem: 2.000 exemplares Rua: João Febrônio de Oliveira, Nº 65 - Ponte do Imaruim - Palhoça - SC - CEP 88130-385 E-mail: [email protected] - Site: www.paroquiaponte.com.br - Telefone: (48) 3242-1544

Palavra do BispoBoa Páscoa!

Ressoa na Igreja espalhada por todo o mundo o anúncio do anjo às mulheres: “Não tenhais medo. Sei que buscais Jesus, o crucifi cado; não está aqui, pois ressuscitou (...). Vinde, vede o lugar onde jazia” (Mt 28, 5-6).

Este é o ponto culminante do Evangelho, é a Boa Nova por excelência: Jesus, o crucifi cado, ressuscitou! Este acontecimento está na base da nossa fé e da nossa esperança: se Cristo não tivesse ressuscitado, o cristianismo perderia o seu valor; toda a missão da Igreja via esgotar-se o seu ímpeto, porque dali partiu e sempre parte de novo. A mensagem que os cristãos levam ao mundo é esta: Jesus, o Amor encarnado, morreu na cruz pelos nossos pecados, mas Deus Pai ressuscitou-O e fê-Lo Senhor da vida e da morte. Em Jesus, o Amor triunfou sobre o ódio, a misericórdia sobre o pecado, o bem sobre o mal, a verdade sobre a mentira, a vida sobre a morte. Por isso, nós dizemos a todos: «Vinde e vede». Em cada situação humana, marcada pela fragilidade, o pecado e a morte, a Boa Nova não é apenas uma palavra, mas é um testemunho de amor gratuito e fi el: é sair de si mesmo para ir ao encontro do outro, é permanecer junto de quem a vida feriu, é partilhar com quem não tem o necessário, é fi car ao lado de quem está doente, é idoso ou excluído... «Vinde e vede»: o Amor é mais forte, o Amor dá vida, o Amor faz fl orescer a esperança no deserto.

Com esta jubilosa certeza no coração, voltamo-nos para Vós, Senhor ressuscitado!

Papa Francisco

Palavra do Papa

A Boa Nova ... éééé um testemunhoooo ddddde amor gratuitoooo

e fi el!

Paróquia São Judas Tadeu e São João BatistaAbril 2015 11

Page 3: Jornal abril 2015

Paróquia São Judas Tadeu e São João Batista Abril 201510

Coluna JovemO Mês de Abril traz a todos nós uma emoção a mais.

A Morte e Ressurreição de Cristo nos convida a participar de um momento muito especial!

Jovens de nossa paróquia estão motivados e se mobilizam a participar do Teatro da Paixão de Cristo, um marco grandioso para todos!

É gratifi cante ver quantas pessoas estão empenhadas nesse processo, e tudo isso para mostrar o quanto nossa fé é inabalável.

Já dizia o Papa Francisco na sua vinda ao Brasil: “A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo e, por isso, nos impõe grandes desafi os”.

Essa frase diz tudo sobre esse momento, pois é um desafi o enorme fazer com que tudo fi que perfeito mas, quando temos força de vontade, persistência, foco, tudo se torna inexplicável e fabuloso. Presenciar os jovens da paróquia envolvidos em uma mesma causa é demais!

Kiara da Silva / Winícius TavaresGrupo de Jovens Anjos da Fé - Matriz

Os jovens de nossa paróquia estão se organizando para irem à Jornada Mundial da Juventude na Polônia, em 2016.

A paróquia pretende enviar, pelo menos, 5 jovens!Para eles, é a realização de um grande sonho! E para conseguir o dinheiro necessário para a viagem

(em torno de R$ 6.500,00 por pessoa), eles estão se mobilizando na venda de trufas e doces ao fi nal das missas, rifas, vendas nas festas das comunidades, jantares etc.

Contamos com seu apoio e contribuição!Agradecemos aos que já estão colaborando!

Jovens da Paróquia se mobilizam para irem à Jornada Mundial da Juventude

Cesta doada e sorteada na Festa de São José no Frei Damião

no dia 22/03

Paróquia São Judas Tadeu e São João BatistaAbril 2015 3

For ação II - Dog as

No coração da Ig eja - Ano Santo da Misericórdia

Dando sequência ao primeiro artigo da série sobre os Dogmas da Igreja, iniciamos retomando parte das ideias do texto anterior com as palavras do Catecismo da Igreja Católica, nas quais fi ca evidente a relação da vida espiritual com os dogmas:

“Os dogmas são luzes no caminho de nossa fé que o iluminam e tornam seguro. Na verdade, se nossa vida for reta, nossa inteligência e nosso coração estarão abertos para acolher a luz dos dogmas da fé. Os laços mútuos e a coerência dos dogmas podem ser encontrados no conjunto da Revelação do Mistério de Cristo” (Catecismo da Igreja Católica - CIC, n.89).

Luzes para nosso caminho de fé! Com esta motivação, a Igreja indica que os dogmas são como esclarecimentos, luzes necessárias à vida de fé dos cristãos. Ciente de sua missão de perpetuar e transmitir o mistério da Revelação, desde o início a Igreja sentiu a incumbência de comunicar aos fi eis a compreensão correta das verdades de fé. Para tanto, o Magistério da Igreja, isto é, os bispos em comunhão com o sucessor de Pedro, o Papa, tem a prerrogativa de defi nir dogmas, propondo-os ao povo, que os recebe numa adesão fi ducial. Tais defi nições ocorrem, principalmente, nos Concílios da Igreja (cf. CIC, n.85-88).

No século IV, como fruto de muitas questões teológicas advindas de discussões anteriores, importantes Concílios foram convocados na Igreja, que nos relegaram signifi cativas

defi nições dogmáticas. A regra de fé mais antiga e difundida, professada no Símbolo ou Credo dos Apóstolos (que muitas vezes recitamos: Creio em Deus Pai todo-poderoso...), era uma referência de fórmulas para expressar as verdades centrais da salvação. Mas um Símbolo de Fé não terá só função litúrgico-catequética: logo fi cará evidente a importância da função doutrinal de um Símbolo. Neste contexto, surgiram outras ideias teológicas e, por conseguinte, alguns erros de doutrina, levando a Igreja a uma formulação mais elaborada do dogma trinitário (cf. CIC, n.250).

De forma particular, os Concílios do século IV afi rmaram dois pontos cruciais quanto ao dogma da Trindade: dirimindo os confl itos com a heresia do Arianismo, defendeu-se a divindade do Filho, no chamado Concílio de Niceia, em 325. Ademais, após este Concílio, também a fé no Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade, começou a ser posta em questão, sobretudo por outras correntes heréticas, chamadas de pneumatistas (arianismo radical, os “trópicos” egípcios e os chamados “pneumatômacos” do Oriente). Coube ao Concílio de Constantinopla I, em 381, reafi rmar a fé professada em Niceia, e proclamar a divindade do Espírito Santo (cf. Sesboüe, Bernard. Historia dos Dogmas. Tomo I. Editora Loyola: São Paulo, 2002. Cap. II;V). Jonathan Speck Thiesen Jacques

O Papa Francisco anunciou no dia 13 de março um jubileu extraordinário que terá no centro a misericórdia de Deus.

O “Ano Santo da Misericórdia” foi anunciado durante a homilia do Pontífi ce na celebração penitencial no dia em que completa dois anos de pontifi cado.

Em comunicado à imprensa, o Vaticano informou que o Jubileu da Misericórdia terá início na Solenidade da Imaculada Conceição 2015, no dia 8 de dezembro, e se concluirá no dia 20 de novembro de 2016, com a solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo.

“Queridos irmãos e irmãs, pensei em como a Igreja pode tornar mais evidente a sua missão de ser testemunha da misericórdia. É um caminho que inicia com uma conversão espiritual.

Por isso, decidi realizar um Jubileu extraordinário que tenha no centro a misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia. Queremos vivê-lo à luz da Palavra do Senhor: ‘Sejais misericordiosos como o Pai’ (Lc 6, 36)”, explicou o Pontífi ce.

Fonte: Canção Nova

Page 4: Jornal abril 2015

Paróquia São Judas Tadeu e São João Batista Abril 20154

Pastoral do Dízimo

Aniversariantes do

Mês - Matriz

Maria Zélia Ferreira Duarte 04/04Lídia José da Silva Souza 15/04Juraci Teixeira de Camargo 17/04Vilson Steimbach 19/04

JARDIM EUCALIPTUS

Pedro Irineu Abreu 01/04Cristiano Schlichting 01/04Pedro Irineu de Abreu 01/04Nilson José Prim 01/04Evandro B. dos Santos 01/04Vanderlei da Silva Barbosa 02/04Maria K. Vistorene 02/04Maureci Faustina da Silveira 02/04Cinézio Roth 02/04Micheline M. Bento 03/04Pedro Paulo da Rosa 03/04Valdir Scheidt 03/04Alzerino Miguel Flôres 03/04Rogério Cesar Garcia 04/04Domingos dos Passos Serafi m 04/04Marilei Assing Pacheco 04/04Hélio da Silva Pacheco 04/04Mauricio Steinbach 04/04Jandira Ondina Silveira 05/04Magdalena F. de Souza 05/04Sandra Nara Franzen 05/04Eli Schlemper Vieira 06/04Juliano da Silva Gomes 06/04Tobias Cordeiro 06/04João Alberto Schlichting 07/04Fernando José dos Passos 08/04Arno Wilbert 08/04Hortalino Martinho de Souza 09/04Paulo Duarte da Silva 09/04Nilton Antonio de Almeida 09/04Verônica Fermina Porto 10/04Nelson Miguel Hilgert 10/04João Carlos Kampfert 11/04João Valdir Pereira Filho 11/04Maria Faustina Hames 11/04Rosangela Kall Criano 11/04

Maria De Lourdes Wessler 11/04Antonio Carlos dos Santos 12/04Margarete Schussler 12/04Durciléia Ribeiro Borges 12/04Neida R. da Silva 13/04Jane Elena Figueredo Eger 13/04Valmor Zacarias Flores 13/04Inês Nienkötter Mello 14/04Alexandro Althoff 14/04Lurdiniria Fernandes Thiesen 14/04Lorisvaldo Silva 14/04Julio César Honorato 14/04José Vicente da Silveira 15/04Lucia Adelina da Cunha 15/04Leandro Marcelo Muniz 15/04Maria Ivone da Silva 16/04Maurício Botelho 16/04Ana Bernadete Ramos 16/04Aurélio Manoel Borba 17/04Eunice Kuhnen Jacinto 17/04Marilene Da Silva Paz 17/04Rosane de Fátima 17/04Giovani Lohn 17/04Gelson Furlanetto 18/04Claudio Marcelo T. Carvalho 18/04Amiltom B. Prudêncio 18/04Maria de Fatima Gomes 18/04Vânia Salete Jahn Probst 18/04Valério Valmi Scheidt 19/04Maria Helena Rodrigues Luiz 19/04Marcia Inácio Eli 19/04Luiz Carlos Alexandre 20/04Marinalva Borges 20/04Jussara Tatiana da Silva 21/04Lenio da Rosa 21/04Maciel Antonio Vieira 21/04Maria Das Graças Junckes 21/04Gisele Fortunato da Luz 22/04Djalma Vieira 22/04Georgea Andrade 23/04Dilma Vieira Duarte 24/04Luzia Hillesheim Hames 24/04Tânia Ramos do Nascimento 24/04Ana Custódio de Souza 24/04Zanete Fernandes Pereira 25/04Rúbia Luiza Estipe 26/04Amilton Vebert 26/04Maria Das Graças R. Harger 26/04Marilene Marcina M. Souza 26/04Laércio Silveira de Souza 26/04Zelanda S. Klöppel 27/04Aparecida Machado Souza 27/04Juciane Padilha 27/04Marilia Toigo Padilha 27/04Lauda Hillesheim Theisges 27/04Jadson Casagrande Bitencourt 27/04Silvinha Anacleto da Silva 28/04Eduardo Silva de Souza 28/04Rodrigo Reginaldo 28/04

Fabiana Lima 03/04Rosângela Mara Siegel 05/04Euzébio Silbeneichelet 06/04Osvaly dos Santos Ribeiro 08/04Alaide Kalckmann 10/04Honório Ziem 11/04Francisco Ed Ferreira 19/04Jandir Antônio de Camargo 21/04José Tadeu dos Santos 22/04Elaine Susana de Souza 25/04Ernestina Lohn Colossi 25/04Domingos Januário 26/04Gabriela Fortes Carvalho 26/04Ivo Gaspar de Souza 28/04

JARDIM ELDORADO

Traga sua oferta na missa dedicada aos dizimistas!

Todo 2º fi nal de semana!

Ivanilde Pitz da Silva 28/04Raquel Santos da Silva 28/04Venceslau Padilha 28/04José Luiz Machado 30/04

Parabéns, Dizimistas!Se você deseja ser dizimista,

procure a Secretaria Paroquial ou nossos agentes do Dízimo

após as Missas!

Paróquia São Judas Tadeu e São João BatistaAbril 2015 9

Espaço das ComunidadesConheça o trabalho de algumas pastorais ou atividades nas comunidades de nossa paróquia:

Capela Nossa Senhora Aparecida - Jardim Eldorado

Venho agradecer todos que estiveram presentes na nossa Via-Sacra que aconteceu em todas as sextas-feiras às 05h15 no mês de março. Obrigada às pastorais que estiveram à frente ajundando nas leituras e organização.

Tivemos também a primeira missa da Pastoral Jovem Paroquial, celebrada em nossa comunidade, onde estes ajudaram na organização da liturgia.

Quero convidar todos os crismandos de nossa paróquia a participarem da Noite de Louvor aqui em nossa comunidade, desde já venho reforçar o convite.

Muito Obrigada!Narjara Núbia

Capela Nossa Senhora de Lourdes - Jardim EucaliptusGostaríamos de agradecer a todos pela colaboração e participação no tríduo e festa em honra a Nossa Senhora de Lourdes!

De maneira muito especial, nosso agradecimento a Ariadne, Cristiane, Francine, Gabriel, Guilherme, Júlia, Juliana, Karina, Letícia, Lucas e Vitória, pelo amor e dedicação empenhados na encenação sobre a aparição de Nossa Senhora de Lourdes. Vocês estavam radiantes!

Lembramos que não teremos atividades em nossa capela durante a Semana Santa (Sexta-feira Santa, sábado Santo e domingo de Páscoa). Somos todos convidados a viver esse período de comunhão fraterna na Igreja Matriz ou na Comunidade Nossa Senhora Aparecida.

Também convidamos todos a participarem da Procissão da Festa de Pentecostes, com presença da corte, até a Igreja Matriz, onde será celebrada a Missa Paroquial.

Desejamos a todos uma abençoada Páscoa! Que Cristo Ressuscitado esteja presente na família de cada um!Suellen Gonçalves

Capela Nossa Senhora da Praia - Praia

Ano da Vida Consagrada – Parte IEm nossa comunidade, temos a ação direta de religiosas

consagradas que auxiliam nas mais diversas atividades. Nestesse ano da Vida Consagrada, vamos conhecer um pouco de sua história e motivações.

É importante dizer que todas as Congregações e Ordens que foram surgindo até o Concílio Vaticano II foram sempre inspiradas por um carisma dos seus fundadores, que sempre respondiam às necessidades da época. Tanto na Educação, Saúde, Missões e outros. As Constituições e Normas de Vida seguiam sempre um Padrão.

Alguns ítens fundamentais do Decreto Perfectae Caritatis, que é o Documento do Concilio Vaticano II sobre a renovação da Vida Religiosa falam que a renovação da Vida Religiosa compreende um contínuo voltar às fontes de toda a vida cristã e a inspiração de cada Instituto, mas também a sua adaptação às novas condições dos tempos.

a) A norma suprema da Vida Religiosa é o segmento de Jesus Cristo. b) Sejam preservadas as intenções e o Carisma dos fundadores. c) Todos os Institutos participem da vida da Igreja. d) Formar os religiosos/as para uma adaptação dos tempos atuais. e) Que os religiosos/as sigam Jesus Cristo, mediante a profi ssão dos Conselhos Evangélicos e sejam animados de uma

renovação espiritual.Irmãs Fraternidade Vida da Ponte do Imaruim

Page 5: Jornal abril 2015

Paróquia São Judas Tadeu e São João Batista Abril 20158

Coluna da CatequeseNo mês de Março aconteceu a Celebração da Cruz dos catequizandos da Eucaristia e Crisma e os escrutínios dos

Adultos que se preparam para receber alguns sacramentos!

Paróquia São Judas Tadeu e São João BatistaAbril 2015 5

Nasceu na cidade de Sena, no centro da Itália, em 1347, última duma família de 25 fi lhos. Eram artesãos (tintureiros) e levou infância pobre, sem condições de estudar, mas revelando dons místicos extraordinários para conquistar e converter almas para Deus. Enquanto amadurecia sua vocação ocupava-se nos serviços domésticos, demonstrando tendência especial para a oração. Aos quinze anos ingressou na Ordem Terceira Dominicana e permaneceu leiga cristã devotada ao

serviço da Igreja e da sociedade.De início foi alvo de dolorosas incompreensões no lar e no meio social.

Reuniu em seguida uma pequena família espiritual de amigos, começando a exercer atividade político-religiosa inspirada num programa ousado. Consistia em reformar a Igreja, corrigindo seus ministros do luxo, dos negócios com bens sagrados e da corrupção; queria restabelecer a Santa Sé em Roma, porque desde 1309 a comitiva papal se transferira para Avinhão, na França e, em organizar uma cruzada contra os infi éis, a fi m de reconciliar os cristãos divididos.

Ditou centenas de cartas enviadas ao papa, aos cardeais, aos governantes, e viajou várias vezes pela Itália até Avinhão. Chegou a reconciliar cidades em luta, a orientar doutores em teologia e a converter senhores arrogantes. No fi m, conseguiu uma vitória importante: fez com que o papa, que há 70 anos estava residindo na França, voltasse para sua sede em Roma. O próprio Papa, Urbano VI, enaltecia-a: “Esta pequena mulher nos envergonha a todos nós, que nos amedrontamos e calamos, enquanto ela não sente o menor receio, e até mesmo nos encoraja”.

Compareceu no Capítulo Geral da Ordem Dominicana em Florença, em maio de 1374, onde explicou suas atividades como peregrina. Seu confessor, o Padre Raimundo de Cápua, escreveu sua biografi a e relatou o momento em que as chagas de Cristo foram impressas em seu corpo. Acontecimento que veio a público após sua morte em 29 de abril de 1380. Tinha 33 anos. Costumava repetir em sua vida agitada: “Se morrer, sabeis que morro de paixão pela Igreja”. Foi canonizada em 1461 e declarada Doutora da Igreja e Padroeira da Itália pelo Papa Paulo VI, em 1970.

Pe. Isaltino [email protected]

O Santo do Mês - Santa Catarina de Sena

INFORME AÇÃO SOCIAL PASTORAL DA CRIANÇA

No dia 09 de março, assim como em toda 2ª segunda-feira de cada mês às 14h, aconteceu a Celebração da Vida da Pastoral da Criança, na comunidade do Frei Damião.

Nestas celebrações, as crianças são pesadas e as famílias são orientadas pelas líderes. Nas rodas de conversa há troca de informações sobre saúde, nutrição, educação, entre outros assuntos que afetam a vida das famílias na comunidade.

No Brejaru, a Celebração da Vida acontece na 4ª segunda-feira de cada mês às 14h.

Page 6: Jornal abril 2015

Paróquia São Judas Tadeu e São João Batista Abril 20156 Paróquia São Judas Tadeu e São João BatistaAbril 2015 7