Jornal acontece 342

8
ANO XX - N o 342 - de 20/NOV/2013 à 05/DEZ/2013 Em defesa da verdade e do desenvolvimento de São Miguel e Região ® www.aconteceagora.com.br [email protected] - 2031-2364 e 2513-0928 2031-2364 2513-0928 Anuncie no mais completo e mais lido jornal de São Miguel e região. Ótimas promoções e formas de pagamento!!! Consulte!!! PÁG. 3 Distribuição Gratuita PÁG. 4 PÁG. 2 Casa do Ancião promove feira de artesanatos natalinos PÁG. 3 Cobertura cai e destrói parte da arquibancada do Estádio Itaquerão A última peça da cobertura que estava sendo instalada no Itaquerão desabou de um guindaste e destruiu parte da arquibancada do futuro estádio do Corinthians e deixou mortos. A Odebrecht, cons- trutora responsável pela obra... PÁG. 4 Primeira Igreja Batista do Itaim Paulista celebra 51 anos A Primeira Igreja Batista no Itaim Paulista co- memorou os seus 51 anos nos dias 15, 16 e 17 de novembro. Foram celebrados quatro Cultos de Adoração a Deus que edificaram a igreja e resul- taram em conversões. Ponte que liga Vila Aymoré (São Miguel) à Vila Any (Guarulhos) pode desabar a qualquer momento Dentre inúmeras reclamações dos moradores que residem tanto na Vila Aymoré (subprefeitura de São Miguel) como na Vila Any (município de Guarulhos), todas apontam o descaso do poder público municipal de São Paulo e de Guarulhos com questões de grande interesse da população como: coleta de lixo, entulhos, lixos em terrenos baldios, buracos no viário, etc., porém a principal reclamação dos moradores é em razão da interdição da ponte que liga os dois municípios numa das regiões mais pobres da Grande São Paulo. Canais de transmissão serão oferecidos por meio de parceria da Educação com o site da Google PÁG. 8 A partir de 2014, estudantes e professores da rede estadual passarão a ter acesso a ferramen- tas inovadoras na área da educação. No dia 27, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo assinou uma parceria com o Google. A ação, inédita no mundo, integra a política de tecnologia educacional desenvolvida pela pasta, levando a todos estudantes e docentes aplicativos e ferramentas inovadoras desenvol- vidas para facilitar a prática escolar e a interação entre escolas e órgãos administrativos. Com um mandato aberto ao povo, o deputado Alcides Amazonas (PCdoB) tem recebido uma série de pedidos e su- gestões que ele tem buscado concretizar por meio de emen- das parlamentares ou cobrando ações dos governos estadual e municipal. “A Zona Leste tem muitas carências. A população tem procurado o nosso mandato e temos r Amazonas cobra ações da prefeitura e do governo em favor da Zona Leste

description

 

Transcript of Jornal acontece 342

Page 1: Jornal acontece 342

ANO XX - No 342 - de 20/NOV/2013 à 05/DEZ/2013

Em defesa da verdade e do desenvolvimento de São Miguel e Região

®[email protected] - 2031-2364 e 2513-0928

2031-2364 2513-0928

Anuncie no mais completo

e mais lido jornal de

São Miguel e região. Ótimas

promoções e formas de

pagamento!!! Consulte!!!

PÁG. 3

Dis

trib

uiçã

o

Gra

tuit

a

PÁG. 4PÁG. 2

Casa do Ancião promove feira de artesanatos natalinos

PÁG. 3

Cobertura cai e destrói parte da arquibancada do Estádio Itaquerão

A última peça da cobertura que estava sendo instalada no Itaquerão desabou de um guindaste e destruiu parte da arquibancada do futuro estádio do Corinthians e deixou mortos. A Odebrecht, cons-trutora responsável pela obra... PÁG. 4

Primeira Igreja Batista do Itaim Paulista celebra 51 anos

A Primeira Igreja Batista no Itaim Paulista co-memorou os seus 51 anos nos dias 15, 16 e 17 de novembro. Foram celebrados quatro Cultos de Adoração a Deus que edificaram a igreja e resul-taram em conversões.

Ponte que liga Vila Aymoré (São Miguel) à Vila Any (Guarulhos) pode desabar a qualquer momento

Dentre inúmeras reclamações dos moradores que residem tanto na Vila Aymoré (subprefeitura de São Miguel) como na Vila Any (município de Guarulhos), todas apontam o descaso do poder público municipal de São Paulo e de Guarulhos com questões de grande interesse da população como: coleta de lixo, entulhos, lixos em terrenos baldios, buracos no viário, etc., porém a principal reclamação dos moradores é em razão da interdição da ponte que liga os dois municípios numa das regiões mais pobres da Grande São Paulo.

Canais de transmissão serão oferecidos por meio de parceria da Educação com o site

da Google

PÁG. 8

A partir de 2014, estudantes e professores da rede estadual passarão a ter acesso a ferramen-tas inovadoras na área da educação. No dia 27, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo assinou uma parceria com o Google.

A ação, inédita no mundo, integra a política de tecnologia educacional desenvolvida pela pasta, levando a todos estudantes e docentes aplicativos e ferramentas inovadoras desenvol-vidas para facilitar a prática escolar e a interação entre escolas e órgãos administrativos.

Com um mandato aberto ao povo, o deputado Alcides Amazonas (PCdoB) tem recebido uma série de pedidos e su-gestões que ele tem buscado concretizar por meio de emen-das parlamentares ou cobrando ações dos governos estadual e municipal. “A Zona Leste tem muitas carências. A população tem procurado o nosso mandato e temos r

Amazonas cobra ações da prefeitura

e do governo emfavor da Zona Leste

Page 2: Jornal acontece 342

P á g . 2

DE 20/11/2013 à 05/12/2013

CIRCuLAção: São Miguel, iTAQueRA, vilA JAcuí, Jd. helenA, v. cuRuçA e guARulhoS

Diretor: Divaldo RosaAdm. e Financeiro: Ademyr Rodrigues

Representante comercial: Adriana Sena, Eduardo Rocha e Ariane AndradeJornalista FL: Silmara G. NunesRevisão: Suseli Corumba Rosa

Fotos: Bruno Barreto RosaDiretor de Arte: Sergio Avante

Depto. Jurídico: Agilson M. OliveiraDistribuição: Mart Press Distribuidora

As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade dos colaboradores e não representam, necessariamente, a opinião do Jornal. Os nomes dos colaboradores e representantes comercias não mantém vínculo empregatício com a empresa.

Jornal Acontece Agora, Folha do Itaim & Curuça, Jornal de Ermelino & Ponte Rasa, Jornal Guaianás & Cidade Tiradentes e Revista Acontece Leste

A J O R L E S T O jornal Acontece Agora é Filiado à

Associação dos Jornais da Zona Leste

Avenida dos Guachos, 166 - Vila Curuça Cep: 08030-360 Itaim Paulista – SP

E-mail: [email protected]: www.grupoacontece.com.br

REDAÇÃO E PUBLICIDADE 2031-2364 | 2513-0928

Patente: PROC. 830024034 Classe 16 RPI RM 2087

Tiragem: 40.000 exemplares

Fl =

Fre

e la

nce

r

CnPJ: 03.115.443/0001-16

O presidente da Fundação Memorial, João Batista de Andrade, afirmou ontem que o local nunca teve um alvará de funcionamento.

Na sexta-feira, quando um incêndio destruiu um auditó-rio do Memorial, a prefeitura informou que o documento estava vencido desde 1993. O local foi inaugurado em 1989.

Presidente há um ano da fundação, Andrade disse em entrevista que nem em 1993 o documento chegou a valer. Naquele ano, disse ele, houve apenas a entrega da docu-mentação.

O presidente diz, porém, que em 1997 e em 2013 a própria prefeitura emitiu documentos especiais que atestavam que as exigências de segurança no local esta-vam cumpridas.

O alvará mostra que um local possui condição de reu-nir grupo de pessoas.

“Juntamos todos os docu-mentos exigidos, houve visto-

O ministro da saúde, Ale-xandre Padilha, assinou uma portaria que muda as regras para a doação de sangue. A portaria determina a obriga-toriedade da realização de um exame considerado mais seguro para a detecção do vírus da AIDS e da hepatite tipo C nas bolsas de sangue coletadas para doação.

O NAT (teste de ácido nu-cleico) detecta a infecção dos vírus em menos tempo que os demais exames aplicados

Inesquecível...Nos últimos dias pensava a respeito de alguns fatos

inesquecíveis de minha vida. Lembrei das minhas festas de aniversário, do meu casamento, da minha formatura, de quando eu conheci a minha esposa, entre outros fatos. Esses ‘resgates’ de momentos singulares em nossa vida sempre enchem o coração de alegria, nos faz sorrir mesmo quando estamos sozinhos, a imaginação nos leva longe. Como é bom recordar!

Com o passar do tempo, existem recordações que se tornam inesquecíveis. De acordo com o Dicionário, a pa-lavra “inesquecível” possui o seguinte significado: ‘algo ou alguém que não podemos esquecer, ou ainda, que não conseguimos esquecer por algum motivo muito importan-te’. Hoje quero compartilhar com você quatro sentimentos inesquecíveis:

Inesquecível é o amor de Deus por nós! A Bíblia afirma que Deus amou o mundo de tal

maneira que entregou o seu próprio Filho Jesus para morrer em nosso lugar e nos dar a vida eterna (João 3.16). O amor de Deus por nós é incondicional. Jamais consegui-remos ter o mesmo sentimento. Por amor, Deus nos deu o que tinha de mais precioso. Por amor, Deus se fez homem na pessoa de Jesus e habitou entre nós. A Palavra de Deus nos ensina: ‘Foi assim que Deus manifestou o seu amor en-tre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele’ (I João 4.9).

Inesquecível é a paz que temos em Deus! A Bíblia afirma que a paz de Deus excede o nosso entendimento (Filipenses 4.7), pois a paz oferecida por Deus é diferente da paz do mundo. ‘Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá’ (João 14.27). A paz oferecida por Deus é eterna, satisfatória e garantida. Só podemos ter paz com Deus quando confiamos em Jesus Cristo, ‘Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo’ (Romanos 5.1).

Inesquecível é a alegria da companhia de Deus! A Bíblia afirma que pertencemos à família de Deus (Efésios 2.19), e por isso somos chamados amigos de Deus, temos a garantia da sua presença e companhia para todo o sempre até o final dos tempos (Mateus 28.20). Até mesmo quando as circuns-tâncias são desagradáveis podemos contar com a presença divina. “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem” (Salmos 23.4).

Inesquecível é a graça de Deus! A Bíblia afirma que a graça se manifestou a todas as pessoas (Tito 2.11) trazendo salvação, libertação e condição para viver segundo o padrão de Deus para a humanidade. A graça é o favor imerecido que recebemos de Deus. Ele nos dá aquilo que não mere-cemos. Isso é graça!

Inesquecível é viver e desfrutar do amor, da paz, da alegria e da graça que somente Deus pode nos oferecer quando entregamos a vida a Jesus Cristo e o recebemos como nosso Senhor e Salvador. O Natal está chegando. Data que celebramos o nascimento de Jesus Cristo, evento único na história da humanidade. Inesquecível...

Você pode conhecer mais de Deus, do seu amor, sua paz, sua alegria e sua graça. No dia 25/12, às 20hs, a Primeira Igreja Batista no Itaim Paulista realizará a Cantata “Um Natal Inesquecível”.

Você pode ter um Natal diferente... e inesquecível.

Governo anuncia novas regras para doação de sangue

Presidente do Memorial em SP diz que local nunca teve alvará

A Primeira Igreja Batista no Itaim Paulista comemorou os seus 51 anos nos dias 15, 16 e 17 de novembro. Foram celebrados quatro Cultos de Adoração a Deus que edifica-ram a igreja e resultaram em conversões.

A programação de ani-versário da igreja teve como Orador Oficial o Pastor José Vieira Rocha, pastor emérito da PIB Brás, que deu início às comemorações com uma edificante Mensagem Bíblica baseada em Mateus 25 com o tema “Deus não abre mão de você”. A participação mu-sical foi realizada pelo Coro e Grupo Instrumental da PIB São Miguel, igreja mãe da PIBITAIM, e sob a regência de Nivaldo Grulha. Após o Culto, a PIBITAIM proporcionou um Momento de Comunhão com lanches, bolo e refrigerante.

no sábado, o Coro Vivaldi, orquestra e

Convidados apresentaram a Cantata ‘Deus

Conosco’, de autoria de Don Moen. Uma linda festa de celebração ao nosso Deus, com testemunhos de vidas transformadas e que emo-cionou muitas pessoas. Ao final da Cantata, após apelo, pessoas aceitaram a Jesus Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador e outras também se reconciliaram com

ria necessária para atualizar papéis antigos. É a prefeitura que tem de explicar por que não concedeu alvará”, disse ele.

Procurada ontem, a pre-feitura afirmou que não teria condições de responder. An-

teriormente, havia declarado que o Memorial ainda não havia enviado todos os do-cumentos.

Andrade disse que não sabe o que foi perdido. “Mi-nha esperança é que precise ser apenas reformado”.

e, com isso, reduz as chances de transmissão de sangue con-taminado. Os hemocentros de todo o país terão 90 dias para se adaptar às novas normas.

Atualmente, o sangue coletado para doação passa pelo teste Elisa, para averi-guar, entre outros vírus, se há a contaminação de HIV e das hepatites B e C. O NAT vai se somar a esse exame e

ao questionário que avalia o histórico do doador para diminuir os riscos ao pacien-te que vai receber a doação. Ao contrário do Elisa, que consegue detectar a incidên-cia dos vírus por meio dos anticorpos produzidos pelo paciente infectado, o NAT identifica a contaminação com base em indicadores do ácido nucleico.

Primeira Igreja Batista do Itaim Paulista celebra 51 anos

o Pai. Glória a Deus pelas vidas alcançadas!

No domingo de manhã o Culto de Adoração a Deus teve a participação musical do Coro da Guarda Civil Me-tropolitana da Cidade de São Paulo sob a regência de José

Carlos Milanez e Davi Bastos. Além do repertório de música sacra, o Coro da GCM fez duas apresentações com o Grupo Vocal dos Adolescentes e com o Coro Vivaldi. A Mensagem Bíblica foi ministrada pelo Pastor Lutero Oliveira, da IB

Maranata, em Caraguatatu-ba, e teve como tema “Uma igreja singular”, baseada em Mateus 16.

No domingo à noite o Grupo de Teatro da PIBITAIM apresentou a Peça Teatral “Mãos Vazias”, baseada em Mateus 24 e levou a igreja a refletir sobre o fato de estar preparada para o momento em que o Senhor Jesus con-vocar à sua presença. Ao final, após apelo, pessoas aceitaram a Jesus e se reconciliaram.

O Pastor Arídio P. Barreto, pastor titular da PIBITAIM há 23 anos, agradeceu a Deus pelas bênçãos do 51º aniver-sário. “Somos gratos a Deus pela vida desta igreja, pelos pastores que aqui estiveram, e pelos irmãos que hoje formam a PIBITAIM, por estes Cultos em comemoração ao aniver-sário da igreja”, afirmou.

Edição Referente 2ª Quinzena de Nov/13

Page 3: Jornal acontece 342

P á g . 3

DE 20/11/2013 à 05/12/2013

Casa do Ancião promove feira de artesanatos natalinos

No último final de sema-na de novembro, a Casa de Repouso situada na Av. Cocá, 85, na Vila Curuçá, promoveu uma bela feira de artesanatos natalinos para arrecadar ver-bas para a entidade.

Sob nova direção há 04 meses, a casa vem passando por um processo de mudan-ças, atualmente ela é admi-nistrada por membros da igreja Católica e faz parte de uma rede de projetos sociais, unindo toda a experiência adquirida ao longo dos anos no cuidado com os idosos, com a ousadia e o ímpeto da Comunidade Deus Proverá, que há quase 10 anos luta em favor da educação, da cultura, do resgate dos valores éticos e morais, da formação humana e religiosa, além da promoção de uma profunda e enraizada experiência de fé. O irmão Tiago Bizze, Presidente da Casa, também tem sua estadia permanente no mesmo local.

Hoje a Casa do Ancião possui cerca de 35 pacientes, sendo 4 acamados.

Nesta nova etapa, a Casa do Ancião passa a ter uma equipe de administradores, provenientes de uma Comu-nidade Missionária Católica, que diurnamente passam a

acompanhar as atividades cotidianas no atendimento aos idosos, além da promo-ção de atividades religiosas, eventos culturais, como a 1ª Expo Natalina que aconteceu na sede da Instituição, bem como várias outras iniciativas e parcerias com grupos e pro-jetos afins (Lions, Viva Vida, Igreja Católica, etc).

A missionária Lais diz que, com a nova direção da casa, o objetivo é trazer a cada dia um pouco mais de espirituali-dade para os pacientes.

“Cantamos hinos, lemos a Bíblia e procuramos sempre atender com todo carinho e dedicação a estes anciãos que já fizeram tanto por nós um dia e hoje merece nosso total respeito, carinho e so-lidariedade”, afirma a jovem missionária.

Durante a feira de arte-sanatos natalinos todos os convidados puderam adqui-rir por um valor abaixo do mercado, alguns produtos sobre decoração de natal, tais como: toalha de mesas, árvore natalina, pano de pra-to personalizados, quadros, enfeites entre outros. Tudo confeccionado pelas irmãs católicas do Clube de Maria. Toda a verba arrecada será

destinada para o cuidado com a Casa do Ancião.

Durante a reportagem ao jornal Folha do Itaim & Curuçá, o presidente Tiago Bizze diz se sentir muito feliz em realizar um trabalho com a terceira idade, “Sempre foi nosso objetivo fazer obras so-ciais com os idosos, já tinham feito com crianças, dependen-tes químicos e agora é uma alegria muito grande poder contribuir com estes anciões”, finaliza ele.

Casa do Ancião e os projetos sociais da Comunidade Deus

ProveráO Centro de Cidadania

SMP - Casa do Ancião, é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos e sem auxílio governamental, que há mais de 40 anos atua na assistência aos idosos.

Comunidade Deus Proverá, em fase de expansão, hoje possuiu fundação em três cidades distintas (São Paulo/ Capital; Madeiro/Piauí e São José do Rio Pardo/SP), além de inúmeras atividades realizadas ao longo do território nacional (Minas Gerais: Andradas, La-ranjal, Vieiras; São Paulo: Lins, Tapiratiba, Mococa, São João

da Boa Vista, Mogi-Mirim; Piauí: Lagoa do Barro, Parnaí-ba; além da cidade de Maceió – AL), tais como trabalho com crianças de 3 meses a 3 anos de idade; Escola de Artes, um projeto que visa promover e incentivar a cultura por meio de danças, teatro, música, etc;

o Bom Samaritano, projeto de apoio e amparo às famílias ca-rentes, distribuindo refeições; o Clube de Maria, trabalho de terapia, formação e incentivo à prática do artesanato; e o Cen-tro Educacional, que oferece reforço escolar às crianças da cidade de Madeiro, no Piauí.

Para saber mais sobre a comunidade deus Proverá ou sobre a casa do Ancião, visite os nossos sites: www.deusprovera.com - www.facebook.com/cdeusprovera - www.casadoanciao.com.br - www.facebook.com/centrodecidadania

Dentre inúmeras recla-mações dos moradores que residem tanto na Vila Aymoré (subprefeitura de São Miguel) como na Vila Any (município de Guarulhos), todas apontam o descaso do poder público municipal de São Paulo e de Guarulhos com questões de grande interesse da popu-lação como: coleta de lixo, entulhos, lixos em terrenos baldios, buracos no viário, etc., porém a principal recla-mação dos moradores é em razão da interdição da ponte que liga os dois municípios numa das regiões mais pobres da Grande São Paulo. .

Recebemos a denúncia no último sábado de uma manifestação dos moradores e deslocamos a equipe de re-portagem do Jornal Acontece Agora, que ao contrário do que muitos pensam, costuma atender reclamações da popu-lação em qualquer ponto da região. Ao chegar na ponte presenciamos cenas precárias da única ponte existente no local, que permite passar sobre o rio Tietê, localizada na divisa de São Paulo com a cidade de Guarulhos, especifi-camente na divisa dos bairros Vila Aymore com Vila Any.

A precariedade do local se dá pelo fato de mau atendi-mento da população em suas necessidades básicas. Se não bastasse os problemas que ronda os moradores dessa re-gião como enchentes, bueiros entupidos, esgotos a céu aber-to e péssima coleta de lixo, agora os moradores vêem a sua mobilidade prejudicada com grandes riscos à integri-dade física dos moradores, em razão da interdição e risco de desabamento da ponte.

Não é de hoje que os mo-radores desta região de São Miguel reclamam a necessi-dade de construção de uma nova ponte no local, pois a

Ponte que liga Vila Aymoré (São Miguel) à Vila Any (Guarulhos) pode desabar a qualquer momento

“...o que mais tem aqui é roubo, os caras aproveitam agora que a ponte está fechada para veículos e depois das dez da noite ninguém passa aqui a pé...”atual só funciona com uma múnica mão, pois tem apenas uma pista. Com o passar dos anos os bairros Vila Any e Vila Aymoré aumentaram a sua população e foi ficando cada dia mais difícil o funcio-namento de uma única via na ponte.

A comunidade da Vila Aymore e também da Vila Any tem enfrentado grandes dificuldades do ponto de vista da mobilidade urbana, milha-res de famílias que moram em Guarulhos usam a ponte como meio de locomoção para pegar condução na estação ferroviária do Itaim Paulista, levando em conta aqueles que são moradores vizinhos e tam-bém usam a ponte como meio de locomoção para pegar a Airton Senna. Com a interdi-ção dessa ponte os moradores precisam aumentar o percurso em mais de uma hora, indo por Itaquá ou por Ermelino Matarazzo.

osvaldo Ribeiro faz par-te do fórum comunitário do Jardim Helena e também faz parte do Conselho Gestor do APA do Tietê e lamenta pela situação. “Na verdade faz meses que a ponte está assim destruída, acredito que falta um diálogo entre o prefeito de Guarulhos e de São Paulo e também falta o principal, vontade política para resolver essa situação”, esbraveja ele.

Lixo por todo lado do rio, com fortes odores, sem ilu-minação e com grande risco

de desabamento na ponte, é assim que são obrigados os moradores das duas regiões a trafegarem sobre a ponte que divide os dois municípios.

Morador da região há 22 anos, Sr. Domingos Louren-ço se diz abandonado como cidadão, “nós praticamente estamos abandonados porque a única passagem que nós temos para São Paulo a Gua-rulhos é essa daqui e para nós moradores e que precisamos trabalhar temos que ir a pé, porque se não, somos obri-gados a dar a volta lá em São Miguel e pegar um trânsito de quase 1 hora e meia, é muito complicado”.

Com falta de iluminação pública, o índice de assaltos é grande e traz pânico para os que precisam passar pela ponte, “O que mais tem aqui é roubo, os caras aproveitam

agora que está fechado. De-pois das 9, 10 horas da noite ninguém passa aqui a pé, porque fica com medo e os caras atacam mesmo, o pesso-al que sai de madrugada com bolsa para ir trabalhar os caras assaltam em cima da ponte. Essa rua é toda escura, só lá na curva que tem luz”, lamenta um morador que preferiu ter sua identidade oculta por segurança.

O líder comunitário Mil-ton Damasena, explica que a ponte nunca teve fiscali-zação e acredita que talvez seja um dos motivos dela ter ficado tão mal conservada, “nunca teve uma fiscalização da ponte, passava por aqui caminhões muito pesados e a ponte não suportou a inten-sidade do tráfego. E é uma ponte de interligação entre os bairros da Vila Any de Guaru-

lhos que desde a década 1930 eles moram nessa região, mas eles vivem economicamente em São Paulo, trabalham e usam o trem do Itaim. Estão sem transporte coletivo e com a ponte neste estado, acumu-la um problema muito grande aqui”, comenta ele.

Totalmente ilhados e com dificuldades de encontrar transporte público, o líder co-munitário Roberto Lima de Melo ressaltou que alguém precisa tomar conhecimento da precariedade que os mora-dores têm enfrentado.

“Aqui passam crianças, jo-vens de bicicletas e é o único acesso para o Hospital Santa Marcelina. Eu acho que as au-toridades, os parlamentares, prefeitura de Guarulhos e de São Paulo têm que nos ajudar, fazer uma união para nós ver-mos o que podemos discutir

com os moradores. Antes que aconteça um acidente com vítimas fatais. Alguém precisa tomar uma atitude”.

A dona de casa Renata Alves se diz bastante preo-cupada com a situação e pede para que os governos tenham um pouco mais de carinho pelos bairros periféricos.

“Aqui está tudo largado e totalmente escuro à noite, a ponte está caindo, sem urbanização, forte cheiro de carniça. É um perigo para nós mulheres que vêm trabalhar, eu mesma, tenho que sair de casa às 4h30min da manhã, uma escuridão de dar medo”.

José do Carmo de oli-veira, morador do bairro dos Pimentas, afirmou que depen-de da ponte para trabalhar.“É triste nossa situação, não se pode mais passar de carro, corremos riscos de cair neste córrego poluído e ser assalta-dos à noite. Se alguma mulher grávida estiver para ganhar nenê, até chegar no hospital ela corre o risco de perder a criança ou gerar o filho no meio da ponte”, finaliza.

Page 4: Jornal acontece 342

P á g . 4

DE 20/11/2013 à 05/12/2013

InfoMoney

Na última sexta-feira (29) aconteceu o Black Friday , que no Brasil envolve, principal-mente, o e- commerce . Ape-sar de esta ser a quarta edição do evento no País, muitos consumidores ainda tiveram problemas com as compras, seja por conta de estoque esgotado, de demora na en-trega ou preços maquiados.

O ideal era que o consumi-dor pesquisasse sobre a repu-tação dos sites que pretendia comprar e acompanhasse os preços para garantir que a loja não subiu o valor para poder fazer o desconto. Mas caso você não tenha feito isso, veja o que fazer para resolver o problema:

Produto esgotadoCom o grande volume de

vendas pode acontecer de o estoque da loja acabar e não informar o consumidor. Neste caso, o comprador pode exi-gir a devolução do dinheiro, pois é responsabilidade do estabelecimento informar a disponibilidade do produto, lembra a coordenadora da Proteste – Associação de Con-sumidores, Maria Inês Dolci.

EntregaO descumprimento de

prazos de envio e a entrega de produtos com defeito são comuns, principalmente nessa época do ano, em que as lojas online estão sobrecarregadas de pedidos. Se isso acontecer, o consumidor pode optar por

Caiu em alguma armadilha do Black Friday? Veja como resolver

uma nova data ou cancelar a compra. A transportadora não pode ser responsabilizada pelo atraso ou extravio de um produto.

DefeitosQuando o produto che-

ga, é importante verificar se ele está correto ou se não possui defeitos, pois caso ele apresente algum problema aparente, o consumidor tem o direito de recusar a entrega, devolver para a transportado-ra e entrar em contato com o site para solicitar a troca do item ou o reembolso.

não gostou do produtoA vantagem de se com-

prar pela internet é de que o consumidor tem o direito de arrependimento. Ou seja, ele tem sete dias úteis para cancelar a compra e devolver o produto a partir do recebi-mento do mesmo.

A última peça da cobertura que estava sendo instalada no Itaquerão desabou de um guin-daste e destruiu parte da arqui-bancada do futuro estádio do Corinthians e deixou mortos. A Odebrecht, construtora res-ponsável pela obra, confirma a morte de ao menos dois ope-rários: Fábio Luiz Pereira, 41, motorista/operador de Munck da empresa BHM, e Ronaldo Oliveira dos Santos, 43, monta-dor da empresa Conecta.

O Corpo de Bombeiros fala em três vítimas, sendo duas mortes. A secretaria de Saúde da capital também confirmou dois mortos. Em nota, a Ode-brecht diz que o guindaste tombou e que sua prioridade é "oferecer assistência total às famílias das vítimas".

"Pouco antes das 13 ho-ras, o guindaste, que içava o último módulo da estrutura

da cobertura metálica do es-tádio, tombou provocando a queda da peça sobre parte da área de circulação do prédio leste - atingindo parcialmente a fachada em LED. A estrutura da arquibancada não foi com-prometida. Era a 38ª vez que esse tipo de procedimento realizava-se na obra e uma peça de igual proporção foi instalada há pouco mais de

uma semana no setor Sul do estádio", diz a nota.

Luto: O Corinthians até o momento se pronunciou apenas através de nota publicada na página oficial do clube na internet e decretou luto de sete dias. Veja abaixo: "Devido ao acidente ocorrido nas obras da Arena Corinthians na tarde desta quarta-feira (27), o Sport Club Corinthians

Cobertura cai e destrói parte da arquibancada do Itaquerão

Maquiagem de preçoDe acordo com Maria Inês,

caso o consumidor perceba que o desconto de um produto foi maquiado, ele deve informar os órgãos de defesa do consu-midor, como o Procon e o site Reclame Aqui. A especialista em direito do consumidor do escritório Pires & Gonçalves Ad-vogados Associados, Maria Elisa Reis, lembra que o comércio eletrônico deve obedecer ao Código de Defesa do Consumi-dor. “Os direitos daqueles que compram pela internet são os mesmos do CDC, além disso, no início do ano foi publicado um decreto que regulamenta o e-commerce.” Já a coordena-dora recomenda que o consu-midor guarde os comprovantes de compra até que os produtos sejam entregues corretamente. Pois, caso contrário, o compra-dor não terá como provar na justiça os seus direitos.

Paulista decreta sete dias de luto. Não existem outra informações no momento".

O novo estádio do Corin-thians estava previsto para ser entregue em dezembro deste ano. Ele foi escolhido para sediar a abertura do Copa do Mundo de 2014. A peça de 500 toneladas estava sendo instalada por um guindaste, no setor leste, e tem cerca de 15 metros. No último dia 13 de novembro, a Odebrecht anunciou que 94% das obras da arena estavam concluídas. De acordo com a construtora, a cobertura do setor leste já estava quase pronta, restando apenas os serviços de aplica-ção do forro. Por meio de uma nota em seu site, a diretoria do Corinthians diz "lamentar profundamente o acidente".

Inauguração: Antes do acidente, o Corinthians havia

anunciado que iria aproveitar o aniversário de 460 anos de São Paulo, dia 25 de janeiro, para fazer o primeiro jogo no Itaquerão. O previsto é que seria entre operários da Odebrecht e funcionários do clube.

A primeira partida da equi-pe principal do Corinthians deve acontecer no início de março, provavelmente um

jogo do Campeonato Paulis-ta, em um domingo. Serão usados os 48 mil lugares fixos do estádio, sem as arquiban-cadas provisórias.

O estádio corintiano rece-berá a abertura da Copa do Mundo-2014. Além do jogo inaugural da competição, será sede de mais cinco par-tidas do Mundial.

Com um mandato aberto ao povo, o deputado Alcides Amazonas (PCdoB) tem re-cebido uma série de pedidos e sugestões que ele tem bus-cado concretizar por meio de emendas parlamentares ou cobrando ações dos go-vernos estadual e municipal. “A Zona Leste tem muitas carências. A população tem procurado o nosso mandato e temos respondido encami-nhando uma série de pedi-dos que buscam responder a estes problemas”, diz.

SaúdeNo caso da saúde, o de-

putado destinou recursos de emendas parlamentares para a compra de equipa-mentos para o Hospital San-ta Marcelina e tem ajudado a comunidade do Jardim Etelvina na luta para que o AMA local passe a funcionar 24 horas por dia. Além disso, Amazonas esteve na semana passada com o secretário--adjunto estadual de Saúde, Wilson Pollara, juntamente com uma comissão de re-presentantes dos moradores para tratar da reabertura do Hospital Sapopembinha, uma demanda da comuni-dade que, segundo Pollara, será resolvida no primeiro

Amazonas cobra ações da prefeiturae do governo em favor da Zona Leste

semestre de 2014.

Infraestrutura urbanaJunto com o vereador

Orlando Silva (PCdoB), Ama-zonas conseguiu garantir a construção de praça com equipamentos esportivos e de recreação infantil em lo-cal situado entre as ruas José Pelegrino e Isabel Garcia, próximo à Avenida Salim F. Maluf, na Vila Prudente.

Recentemente, o deputa-do se reuniu com o secretário de Serviços da Prefeitura São Paulo, Simão Pedro, para so-licitar melhorias na ilumina-ção pública em diversas ruas de bairros como Guaianases, Itaim Paulista (Miragaia), Ita-quera e São Miguel (Limoei-ro). O deputado ainda pediu à subprefeitura de Itaquera o recapeamento e a retirada de entulhos na Rua José Me-lani, no conjunto José Boni-fácio, serviços que já foram feitos.

O deputado conseguiu também a limpeza de buei-ros e de terrenos e a colo-cação de semáforos no Par-que Santa Madalena e tem ajudado as comunidades de Rodolfo Pirani, Vila Bela, Jar-dim Ester e Jardim Cipuada na conquista de melhorias como iluminação pública,

rede de esgoto e alteração em linhas de ônibus.

Além disso, Amazonas encaminhou ofício ao secre-tário municipal de Transpor-tes, Jilmar Tatto, pedindo mudanças nos corredores exclusivos na Rua Augusto C. Baumann, em Itaquera. Moradores e comerciantes reclamam porque o corre-dor não permite o acesso das pessoas ao comércio e às suas próprias casas. “Sou

a favor dos corredores, mas temos de ser sensíveis às es-pecificidades de cada local”, justificou. Além disso, Ama-zonas apoiou a comunidade do Jardim Lapenna por mu-danças na estação de trem de São Miguel, que só tem acesso pela Praça do Forró, isolando os moradores do bairro. O governo do estado se comprometeu a resolver a situação, abrindo uma nova saída. “Estamos de olho e

vamos cobrar sua efetiva-ção”, disse Amazonas.

Cultura, esporte e lazer Amazonas encaminhou

emendas para entidades que fazem importantes traba-lhos comunitários nas áreas de cultura, educação e es-porte envolvendo crianças e adolescentes, como a Asso-ciação Força Jovem, da Vila Mara, e o Instituto Keralux. Ele também solicitou à sub-

prefeitura local espaço para que a Escola de Samba Raí-zes de Vila Prudente possa desenvolver suas atividades e apoiou uma série de festas em comemoração ao Dia das Crianças, entre elas, as dos bairros do Limoeiro, Guaia-nases, Vila Nova Conceição e Jardim das Oliveiras, aten-dendo, ao todo, cerca de 4.500 crianças.

Ainda no Jardim das Oli-veiras, foi realizada a Copa Nova Esperança Alcides Amazonas/Orlando Silva, outra parceria do deputado e do vereador em favor da periferia. O evento reuniu 16 times e cerca de mil pes-soas na final, ocorrida em outubro.

Escritório na Zona LesteCom o objetivo de am-

pliar seu trabalho na Zona Leste, Amazonas abriu um escritório na região. Para agendar visitas ou encami-nhar pedidos e sugestões, li-gue para 2037-2900/1106. O escritório fica na Rua Irineu Bonardi, 129, São Miguel. Mais informações sobre o mandato podem ser obtidas pelo www.alcidesamazonas.com.br ou www.facebook.com/deputadoalcidesama-zonas

Page 5: Jornal acontece 342

P á g . 5

DE 20/11/2013 à 05/12/2013

Quem possui fios longos frequentemente se depara com um problema: cheiro ruim. Isso ocorre porque o cabelo parece um imã para odores como fumaça, trans-piração ou fritura e, por mais que esteja limpo, não vai cheirar bem se o ambiente não ajudar. Para minimizar essa situação, a orientação dos profissionais é carregar sempre na bolsa o Hair Mist, uma espécie de perfume

Perfume neutraliza odores impregnados no cabelo

Tudo em excesso faz mal, inclusive em se tratando de cabelo. Tinturas, alisamen-tos e escovas, quando feitos rotineiramente, danificam as madeixas. Como resultado, os fios perdem brilho, maciez e passam a apresentar um aspecto poroso. Esses hábitos fazem os fios perderem par-te de sua proteção. Com as fibras de proteínas expostas, qualquer agressor externo faz estragos maiores e o intensifi-ca a desidratação.

Para avaliar se seu cabelo está danificado, basta esticar um fio e analisar se há elasti-cidade. Se quebrar facilmente, é porque o cabelo não está íntegro. Se o seu teste deu positivo, não se desespere. Listamos dez dicas para você revitalizar os cabelos num vapt-vupt e voltar a exibir um visual impecável.

o xampu certoA variedade de marcas e

tipos de xampus disponíveis nas prateleiras das lojas es-pecializadas é imensa e é ne-cessário escolher com critério. Não basta usar um produto específico para cabelos danifi-cados, a escolha deve ser feita de acordo com os fatores que causaram os danos. Cabelos danificados por coloração

que, além de neutralizar, deixa o cabelo cheiroso.

Porém, é preciso ficar aten-ta para o aroma não brigar com o perfume tradicional. Esse motivo torna as fragrâncias frescas e florais as mais indica-das, porque dão a impressão de “recém-saído do banho”, com cheiro de cabelo limpo.

Borrife no cabelo seco ou úmido

Os perfumes para cabe-

Cabelos danificados têm jeito; veja as dicas para reverter o problemaou por alisamento requerem xampus especiais para tratar cada um dos problemas, já se o cabelo estiver só um pouco ressecado, o uso de um xampu hidratante é o suficiente.

Cuidados na lavagem

Cabelos sensibilizados de-vem ser limpos com um inter-valo de pelo menos dois dias e sempre com água morna. Banhos muito quentes retiram a camada de gordura que protege os fios. Considerando que todo cabelo tem algum dano, por menor que seja, a lavagem deve ser gentil e delicada, com movimentos de vaivém usando apenas as pontas dos dedos. Na hora do banho, misture num recipien-te a quantidade de xampu a ser aplicada com a mesma pro-porção de água, isso evita que o cosmético se acumule em determinadas áreas e garante uma limpeza mais eficiente.

Detox capilarHoje em dia, os salões não

iniciam tratamentos nutriti-vos e reparadores sem antes desintoxicar o couro cabeludo há, no mercado profissional, kits de produtos específicos, que removem as impurezas. Eles devem ser aplicados antes

mesmo do xampu. Esfoliantes de couro cabeludo agem da mesma maneira e também podem ser usados esporadi-camente, para potencializar o efeito dos demais cosméticos.

Ingredientes poderosos

Óleos essenciais, aminoáci-dos, vitaminas e silicones são ingredientes que devem estar na fórmula de um produto destinado à reparação dos fios. Ao escolher uma linha de tratamento, compre o kit completo: xampu, condicio-nador e máscara hidratante. Os produtos de linha profis-sional são mais eficientes. Eles geralmente contêm maior

quantidade do princípio ativo do que os convencionais.

Hidratação potencializada

Para turbinar o resultado da hidratação, adicione óleo de tratamento à máscara escolhida, a dica é aquecer uma colher de chá do óleo por dez segundos no microondas antes de misturar, se o cabelo estiver muito danificado, este ritual pode ser feito uma vez por semana se a raiz for mui-to oleosa o intervalo mínimo deve ser de 15 dias.

Escovas e pentesFios danificados embara-

çam mais e, por isso mesmo, é preciso cuidado ao escolher

o acessório para pentear os cabelos. Pentes de osso ou de madeira são os mais indica-dos e devem ter dentes com espaçamento de, no mínimo, quatro milímetros, escovas largas do tipo raquete, tam-bém estão liberadas, desde que tenham cerdas moles e proteção nas pontas, para di-minuir o atrito na escovação. O ideal é começar a escovação pelas pontas e ir subindo aos poucos.

Chapas e secadoresNão é novidade que estes

dois aparelhos são prejudiciais à saúde do cabelo e devem ser evitados ao máximo, princi-palmente durante o processo de reparação capilar. As cha-pinhas são as mais agressivas, especialmente as de alumí-nio, que aquecem mais que as de cerâmica. Quando for imprescindível alisar os fios, prefira o secador, e só use após a aplicação de protetor térmico, a uma distância de 30 centímetros das mechas.

Corte que funcionaQuando os danos concen-

tram-se nas pontas, um bom corte pode fazer milagres, o corte não ajuda o cabelo a crescer mais forte, isso é mito, mas é válido se puder retirar

a parte danificada como um todo. O ideal é cortar a maior quantidade possível das áreas sem chance de reparação. O mais indicado é o corte des-fiado, que ajuda a eliminar a densidade do fio. Repicar não é tão bom porque acaba destacando as pontas danifi-cadas.

Leave-in sob medidaAlém de ricos em vitaminas

e queratinas, muitos desses produtos são formulados com filtro solar. Eles oferecem proteção extra aos danos causados por sol, vento e ar condicionado, sem contar que auxiliam na fixação dos nutrientes do tratamento de reparação.

Alquimias caseirasApesar de os resultados

não serem tão duradouros, se comparados com os dos cosméticos industrializados, preparar máscaras de trata-mento em casa ainda é uma das maneiras de lutar contra o ressecamento excessivo. Para um efeito revitalizador, faça uma máscara de abacate usando metade da fruta e uma clara de ovo. Aplique no cabelo limpo e molhado, deixe de 20 a 40 minutos, e enxague bem.

lo não ressecam e algumas fórmulas também trazem propriedades hidratantes e conferem brilho imediato. Como uma espécie de leave in, eles também selam a cutícula e, por isso, evitam o frizz. Os cabeleireiros indicam borrifar a substância a uma distância de aproximadamente 20 cen-tímetros dos fios secos ou úmi-dos. É importante moderar, no entanto, para que o cheiro não fique enjoativo.

Fragrâncias florais são as mais indicadas pois não brigam com o cheiro do perfume tradicional

Page 6: Jornal acontece 342

P á g . 6

DE 20/11/2013 à 05/12/2013

A pele do bebê recém--nascido merece muita aten-ção e cuidado, pois como se sabe ela é bem mais sensível e vulnerável que a dos adultos. É também nesta fase de vida que o sistema imunológico da criança ainda está se de-senvolvendo e os anticorpos sendo formados. Por conta disso é necessário redobrar a atenção a algumas reco-mendações na lavagem das roupas dos pequenos para, dessa forma, mantê-los longe dos problemas alérgicos. Para esclarecer algumas dúvidas separamos cinco cuidados especiais que merecem a atenção das mamães, princi-palmente até o primeiro ano de idade da criança. Confira!

Lave antes do primeiro uso

Todas as roupas do bebê, inclusive lençóis, fronhas e toalhas devem ser lavados antes do primeiro uso para evitar irritações e possíveis alergias devido à presença de poeira, ácaros e fungos. Mesmo que as roupas pare-çam limpas, lembre-se que foram manuseadas por várias pessoas enquanto estavam estocadas nas lojas. Muitas dessas roupinhas também possuem substâncias como perfume e goma, o que pode causar problemas ao bebê.

Alguns cuidados essenciais aolavar a roupa do seu bebê

Não misture as roupas de bebês com as peças de adultos durante a lavagem

É muito importante lavar as roupas do bebê separada-mente e não misturá-las com as roupas de outros familiares da casa. A pediatra alerta para o risco de contamina-ções devido a bactérias que podem estar presentes no suor em regiões como axilas, pés e virilha nas roupas de adultos, para facilitar o pro-cesso é indicado até mesmo ter baldes e cestos específicos apenas para as roupas da criança.

Utilize sabão neutroOs produtos utilizados

para a lavagem de roupa dos adultos não podem ser os mesmos para os bebês. O sabão de coco ou um sa-bão neutro específico para crianças contêm menos ácido

e perfume em sua compo-sição, minimizando o risco de alergias, além da maior facilidade de enxague destes produtos. Para as manchas que são difíceis de sair é importante nunca utilizar produtos que contenham cloro na composição, como a água sanitária, pois ela deixa um cheiro forte nas roupas e favorece uma reação de hipersensibilidade e irrita-ção, ainda mais se o bebê tiver qualquer predisposição genética a desenvolver aler-gias de pele ou respiratórias. A especialista comenta que produtos à base de peróxi-do de hidrogênio são uma melhor opção, devido ao produto evaporar com maior facilidade. Porém, ao utilizar produtos branqueadores lí-quidos ou em pó, o enxague deve ser intenso para que não fique nenhum resíduo nas roupas do bebê.

O Sistema Único de Saúde (SUS) vai passar a oferecer quatro novos medicamentos – dois deles para o tratamento do câncer de pulmão e dois contra hipertensão arterial pulmonar (HAP). A decisão foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União (DOU). Segundo o Ministério da Saúde, a inclusão dos novos remédios deverá beneficiar cerca de 5 000 pacientes.

A pasta informou que a oferta dos novos medica-mentos exigirá um investi-mento de 12,5 milhões de reais. O tratamento com os

SuS vai oferecer novos remédios contra câncer de pulmão

dois remédios contra a HAP, ambrisentana e bosentana, custará ao ministério 530 reais mensais por paciente. Pessoas com essa doença apresentam artérias pulmonares mais estreitas. Essa condição faz com que o coração precise de mais força para bombear o

sangue até os pulmões e causa dificuldades para respirar. As novas drogas contra a doença dilatam os vasos e aliviam esse sintoma.

Os novos remédios contra o câncer de pulmão, erlotini-be e gefinibe, inibem o cresci-mento, a multiplicação e a so-brevida das células do tumor, de acordo com o Ministério da Saúde. “Segundo estimativas, esses medicamentos devem atender a cerca de 20% dos pacientes que, atualmente, são portadores de câncer de pulmão”, diz o ministro Ale-xandre Padilha.

ABANDONO DE EMPREGO

DISTRITO MARCAS E PATENTES LTDA., empresa com sede em São Paulo - SP, à Av. Prestes Maia 241, Bair-ro centro, CEP 01031-001, inscrita no CGC sob o n.º 11.300.048/0001-31, convoca os Sra. Silvana Regina da Silva, CTPS 80471, série 005 , respectivamente, a compa-recer em sua sede no prazo máximo de 24 (vinte e quatro horas) sob pena de configurar abandono de emprego, sujeito às penalidades previstas no art. 482 da CLT.

Page 7: Jornal acontece 342

P á g . 7

DE 20/11/2013 à 05/12/2013

Receitas da Dona Amélia

ÁriesUm novo ritmo é im-presso em seu ro-mance. Depois de algum tempo de re-

flexão, você enxerga o que verdadeiramente deseja. A Lua minguante em Touro pede que você mantenha os pés bem firmes na realidade.

TouroA Lua minguante em seu signo pede que você diminua

o ritmo e mantenha os pés bem firmes no chão com relação aos seus projetos. Vida familiar regada de bons encontros e ótimas conver-sas. Romantismo e sedução.

GêmeosA Lua míngua no signo de Touro e você deve respeitar

sua necessidade de reclusão e reflexão. Pare para pensar se o movimento que está fazendo em direção aos seus projetos está mesmo trazen-do os resultados desejados.

CâncerVênus em seu signo traz sua sensibilidade à flor da pele e au-menta imensamente

seu romantismo. Nesta fase, você deve refletir sobre al-gumas mudanças que devem ser feitas em sua maneira de se relacionar. Amores à vista.

LeãoMercúrio imprime um novo ritmo à sua vida, especialmente

aos seus negócios, que an-davam meio parados. A hora é ótima para tentar acordos e negociar dívidas. Procure respeitar sua necessidade de reclusão neste período.

VirgemHoje você já começa a sentir a diferença na velocidade que

seus negócios e aconteci-mentos caminham. É hora de pensar em projetos que foram adiados. A Lua min-guante em Touro pede refle-xão sobre projetos futuros.

LibraA Lua minguante em Touro vai fazer com que você pare para pensar se vale mesmo

a pena aprofundar um re-lacionamento. As amizades passam por um momento de bastante melhora. Nos negó-cios, novos acordos.

EscorpiãoA Lua minguante em Touro pede que você pare para refletir

sobre os relacionamentos, especialmente os profissio-nais. Sua carreira e projetos ganham um ritmo acelerado e alguns resultados espera-dos nas últimas semanas.

SagitárioA Lua minguante pede que você desa-celere seu ritmo de trabalho e evite um

stress causado pela intensi-dade. Seus projetos, especial-mente os de médio e longo prazo, ganham um novo ritmo e mostram rápidos.

CapricórnioA Lua minguante em Touro vai fazer você parar para pensar

em questões que envolveram seu coração nas últimas se-manas. Um relacionamento pode ser questionado duran-te esta fase lunar. Negócios e dinheiro em alta.

AquárioSeus relacionamen-tos passam por um ótimo período, em

que alguns mal entendidos são finalmente esclarecidos. A Lua minguante em Touro vai fazer com que você fique mais fechado e recluso entre os seus.

PeixesA Lua minguante em Touro pode pedir adiamento de um

projeto apenas por alguns dias. É hora de rever alguns itens, antes de dar andamen-to. No entanto, você não deve se preocupar, pois há muita proteção em seu trabalho.

O paulistano Nick Alive, grafiteiro desde 1997, valori-za o traço como uma forma expressiva primordial em de-senhos digitais, em nanquim e lápis. Seu trabalho reflete a minúcia, o cuidado com os detalhes e a calma com que desenvolve os temas, cuja tôni-ca principal é a busca pela paz, tendo na criação coletiva uma maior valorização do grafite e um exercício de desapego ao ego. Os personagens criados por ele, na maioria andróge-nos, permitem ao observador ampla liberdade de definições. Graffiti Fine Art também é o nome de um evento nacional que reúne periodicamente trabalhos dos artistas mais re-levantes da street art no mun-do, com a curadoria de Binho Ribeiro, também curador dessa intervenção.

Grafite: Fachada do Tea-tro e Cantina - L – Livre para todos os públicos - Graffiti Fine Art Cidade A. E. Carvalho faz parte do projeto Ocupa-ção Artística no SESI-SP, no qual espaços diversos, tais como muros, arquibancadas, jardins, janelas, entre outros, se transformam em platafor-mas expositivas, recebendo interferências produzidas em diversas técnicas e materiais. Criado em 2013, o projeto promove o contato do pú-blico com novas linguagens, oferecendo-as em locais de grande visualização e circu-lação. Além disso, propicia o contato direto do artista com o espectador, que poderá acompanhar o processo de criação e construção da obra.

Local: SESI A.E CARVALHO de 09 DE NOVEMBRO DE 2013 a 31 DE OUTUBRO DE 2015 - DE SEGUNDA A DOMINGO, DAS 08H ÀS 21H - São Paulo - Sesi A.E Carvalho R. Deoda-to Saraiva da Silva, 110. São Paulo SP - 03694-090 - www.sesisp.org.br/carvalho

Exposição: Graffiti Fine Art Cidade A. E. Carvalho - nick Alive

InGREDIEnTES250 ml de suco de mangaSuco de 1/2 limão1 lata de leite moça1 lata de creme de leite

sem o soroPedacinhos de manga e fo-

lhas de hortelã para enfeitar

MoDo DE PREPARo1 - Coloque todos os ingre-

dientes no mix ou no liquidi-ficador e bata por 2 minutos

2 - Despeje em tigelinhas e decore com pedacinhos de manga e hortelã

3 - Leve para gelarTempo de preparo: 15minRendimento: 6 porções

Mousse de manga

Ligue já: 2031-23642513-0928

Anuncie no mais completo e mais lido jornal de São Miguel e região. Ótimas promoções e formas de

pagamento!!! Consulte!!!

Page 8: Jornal acontece 342

P á g . 8

DE 20/11/2013 à 05/12/2013

A partir de 2014, estu-dantes e professores da rede estadual passarão a ter acesso a ferramentas inovadoras na área da educação. No dia 27, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo assinou uma parceria com o Google.

A ação, inédita no mundo, integra a política de tecnolo-gia educacional desenvolvida pela pasta, levando a todos es-tudantes e docentes aplicati-vos e ferramentas inovadoras desenvolvidas para facilitar a prática escolar e a interação entre escolas e órgãos admi-nistrativos.

Um canal de transmissão (hangout) para as mais de 5 mil escolas possibilitará a interação em tempo real en-tre estudantes e professores, além da criação de grupos por disciplina ou área de interesse. A plataforma, que será total-mente customizada, oferece aos educadores novas formas de interação com os estudan-tes, por meio das quais eles poderão disponibilizar novos conteúdos e levar o aprendiza-do para além da escola.

“São Paulo é o primeiro estado do Brasil a fazer uma parceria com o Google, esta-belecendo uma plataforma em ambiente colaborativo. Nas escolas, já possuímos o Acessa Escola, a Evesp que oferece cursos virtuais para a rede e, agora, essa plataforma é uma ferramenta importante para melhorar a qualidade da educação”, diz o governador Geraldo Alckmin.

O objetivo da parceria é ampliar e aprimorar a intera-tividade em favor do ensino. Além das videoconferências (hangout), os novos aplicati-

Todos os 300 mil servidores da Secretaria da Educação do Estado podem utilizar o perí-odo de férias escolares para começar a aprender inglês gratuitamente e em casa. A partir desta terça-feira (3), serão abertas as inscrições para uma nova turma do curso do Inglês online, para todos os professores, diretores e agentes escolares que atuam nas mais de 5 mil escolas es-taduais de São Paulo e estão interessados em aprender uma nova língua.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de dezem-bro e as aulas poderão ser acessadas a partir do dia 14. O curso é oferecido pela Escola Virtual de Programas Educa-cionais (EVESP) e pela Escola de Formação e Aperfeiçoa-mento dos Professores (EFAP), dois órgãos da Secretaria da Educação. As informações para inscrição nesta terça (3) serão disponibilizadas aqui no Portal da Educação.

A participação no curso garante certificado e tem du-ração de 90 horas, divididas em duas etapas de 45 horas cada. São oito módulos no to-tal, correspondendo a quatro meses de duração. O objetivo da abertura de novas turmas agora no início das férias es-colares é que os profissionais interessados aproveitem o período de descanso para organizarem a participação.

noVA MunDIAL InDÚSTRIA E

CoMÉRCIo DE METAIS LTDA-

EPP, torna público que recebeu da

(CETESB-Companhia de Tecnologia

de Saneamento Ambiental) a Renovação da Licença de operação

nº 30008681, válida até 30/09/2016, para

Usinagem (torno, fresa, etc...), sito à

Rua Inúbia, 173 - Vila Curuçá -

CEP 08030-270, São Paulo/SP.

Canais de transmissão serão oferecidos por meio de parceria

da Educação com o GoogleO objetivo da parceria é ampliar e aprimorar a

interatividade em favor do ensino.

vos permitirão a construção de materiais em tempo real entre diversos alunos e a tutoria de professores. Será possível ainda a criação de rede sociais e canais para escolas, diretorias e setores administrativos, promovendo e aperfeiçoando a comunica-ção virtual.

Além disso, os 4,3 milhões de alunos contarão com emails personalizados com capacida-de de 25 GB, o que possibi-litará o armazenamento e a troca de material entre eles. O anúncio foi feito hoje, no Palácio dos Bandeirantes, pelo governador Geraldo Alckmin, pelo secretário da Educação, professor Herman Voorwald, e pelo presidente do Google no Brasil, Fabio Coelho.

Mais tecnologia na redeAs novas ferramentas se-

rão disponibilizadas de forma totalmente gratuita e tam-bém não terá nenhum custo para a Secretaria da Educação. A ação é articulada aos pro-jetos tecnológicos já conso-lidados na Secretaria, como o Acessa Escola - programa pioneiro de inclusão digital e de acesso livre à internet nas

unidades escolares de todo Estado - e a Escola Virtual do Estado de São Paulo (Evesp), que oferece plataformas di-gitais com cursos interativos de idioma e preparatórios ao vestibular, por exemplo.

Os educadores receberão treinamento e capacitação da equipe de educação do Goo-gle em parceria e consonância com as diretrizes da pasta. As práticas serão realizadas por meio da EFAP (Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores) da Secretaria da Educação.

Parceria com a MicrosoftEm outubro, a Secretaria

da Educação anunciou acordo com outro gigante do setor, a Microsoft. O convênio esta-beleceu a oferta gratuita de 5 licenças do pacote Office (com programas como Word, Windows e Power Point) para cada um dos estudantes pau-listas. O objetivo é que eles possam instalar os programas licenciados nos computadores de suas residências ou outros locais da comunidade escolar, aprimorando a realização de trabalhos e projetos voltados ao ensino.

Inscrições abertas para o curso de Inglês online para servidores

Todos os servidores da Secretaria de Educação podem fazer o curso gratuitamente durante as férias

Inglês onlineOs alunos do Ensino Médio

e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) também partici-pam do curso online oferecido pela Secretaria e uma plata-forma acessível foi implanta-da para que estudantes cegos

e surdos também participem da formação virtual. Para isso, foi desenvolvido um módulo com recursos de acessibilidade em todo o conteúdo, inclusive nos vídeos e fotos, com audio-descrição, legenda e janelas de Libras.

2031-23642513-0928

Anuncie no mais completo e mais lido jornal de São Miguel

e região. Ótimas promoções e formas

de pagamento!!! www.aconteceleste.com.br