Jornal aengenharia Março 2017

14
MARÇO 2017 Nº 06 NOTÍCIAS Academia em Ação Novidades da Federação Acadé- mica do Porto. Projeto Give Me Voice Conhece melhor este projeto de apoio aos refugiados. 1 À conversa com o Professor Carlos Brito, Pró-Reitor para a Inovação e Empreendedo- rismo FEUP Engineering Days pág. 9 Desporto AEFEUP Alguns dos Campeonatos Acadé- micos do Porto já terminaram e outros estão mesmo na reta final. Fica a saber tudo sobre a luta das tuas seleções pelos títulos e pelo apuramento para os Campeona- tos Nacionais Universitários. pág.6 As últimas semanas em revista Eventos de Fevereiro e Março da tua associação em imagens. ngenharia O FED2017 trouxe à FEUP palestras e workshops, contando com a presença de conceituadas empresas de diversas áreas e da Ordem dos Engenheiros O Marketing e o Empreendedorismo na Engenharia

Transcript of Jornal aengenharia Março 2017

Page 1: Jornal aengenharia Março 2017

MARÇO 2017 Nº 06

NOTÍCIAS

Academia em AçãoNovidades da Federação Acadé-mica do Porto.

Projeto Give Me VoiceConhece melhor este projeto de apoio aos refugiados.

1

À conversa com o Professor Carlos Brito, Pró-Reitor para a Inovação e Empreendedo-rismo

FEUP Engineering Days pág. 9

Desporto AEFEUPAlguns dos Campeonatos Acadé-micos do Porto já terminaram e outros estão mesmo na reta final. Fica a saber tudo sobre a luta das tuas seleções pelos títulos e pelo apuramento para os Campeona-tos Nacionais Universitários.

pág.6

As últimas semanas em revista

Eventos de Fevereiro e Março da tua associação em imagens.

ngenharia

O FED2017 trouxe à FEUP palestras e workshops, contando com a presença de conceituadas empresas de diversas áreas e da Ordem dos Engenheiros

O Marketing e o Empreendedorismo na Engenharia

Page 2: Jornal aengenharia Março 2017

Dar Voz aos Refugiados

2

Give Me Voice. Este é o apelo de Omran, por não ter tido a liberdade de escolher a cidade em que nasceu e a possibilidade de viver em segurança; de Aylan, que nem sequer teve a oportunidade de crescer, brincar e de correr como qualquer outro de nós; de Bana, por viver todos os dias atormentada pelo medo de não conseguir chegar a casa; de Fatemah, por viver no desespero de não conseguir manter os seus filhos em segurança. Eles não têm voz; mas nós temos o poder de fazer com eles sejam ouvidos. E assim nasce o Give Me Voice, na necessidade de levantar a voz, por mais pequena que seja, e de lutar pelos direitos, liberdades e garantias de-les, que também são as nossas. Tal como está defini-do no artigo 14º. da Declaração Universal dos Direitos Humanos, “Toda a pessoa sujeita a perseguição tem o direito de procurar e de beneficiar de asilo em outros países”. É uma luta, sim, pelos nossos Direitos enquan-to Humanos e pelo princípio da igualdade.

O Give Me Voice é um grupo composto por 8 ele-mentos e que tem como objetivo sensibilizar a nossa sociedade para a atual crise dos refugiados, a maior desde a Segunda Grande Guerra Mundial. Todos os dias somos inun dados por notícias que expõem as condições desumanas com que estas pessoas sobrevi-vem. So brevivem. E confrontamo-nos com um mundo cada vez mais dividido e a rodear-se de fronteiras ao invés de procurar soluções estruturais e de longo prazo.

Pretendemos fazer a diferença. Atualmente estamos a desenvolver uma campanha de angariação de bens básicos para o campo de Elpida, situado em Salónica, Grécia. O nosso objetivo é enviar um contentor em me-ados de abril, e como tal precisamos do contributo da AEFEUP e de toda a comunidade estudantil para a an-gariação de todos os bens necessários. Se de facto é sensível a esta causa, junta-te a nós.

Give Me Voice

Se estás interessado em ajudar a AEFEUP está a orga-nizar uma recolha e poderás deixar na secretaria da AE-FEUP os seguintes bens:- Produtos Higiénicos (barras de sabão, batons de ciei-ro, creme para os bebés, escovas e pastas de dentes, fraldas, pensos higiénicos) - Produtos Têxteis (toalhas, roupa interior, meias, gor-ros, leggins/ceroulas, roupa quente, mantas) - Outros objetos (mochilas e brinquedos) A Recolha decorrerá até ao dia 29 de Março. Caso queiras doar bens fora do horário de funcionamento da secretaria, por favor envia um email para [email protected].

Pelo quinto ano consecutivo, a Lipor e a Federação Aca-démica do Porto promovem o Concurso de Reciclagem. O objetivo do concurso é promover as práticas de re-ciclagem, oferecendo como recompensa à Associação de Estudantes que mais papel e plástico recolha o va-lor da inscrição de duas barraquinhas (ou uma, como segundo prémio). A AEFEUP está inscrita no concurso e já está no edifício da Associação um saco/contentor da Lipor para a recolha. Caso a AEFEUP seja vencedo-ra, o dinheiro (700€ ou 350€) será dis tribuído pelos estudantes que formalizem a sua inscrição para o email [email protected] (ins truções para tal foram enviadas poremail dinâmico no passado dia 18, sendo que a data limite é de 31 de Março) e participem ativamente na recolha, isto é, que con-tribuam significativamente para o sucesso da mes-ma. A campanha termina dia 18 de Abril.

V Concurso de Reci-clagem “Recicla papel e plástico, Ganha uma Barraquinha na Queima das Fitas do Porto 2017”

Page 3: Jornal aengenharia Março 2017

D I Á R I O D E B O R D O 25 de dezembro de 2016.

É dezembro de 2016. São 22 horas e 29 minutos, para ser preciso. O dia é gelado, e estou aqui, observando o céu no telhado de minha casa. A noite é estrelada como de costume, afinal, aqui em Alepo todas as noites são assim, ímpares.

Antiga e uma das mais importantes cidades sírias, Ale-po acolhe uma história imensurável, que dista desde antes de Cristo. Aqui, toda a minha geração morou, papa, mama, mano e mana e também terminou. Mas prefiro me abster deste fato e contar o passado, sim, décadas atrás. Como bem disse, toda minha geração pertenceu a esta terra.

De família mercadora, nós, os Cabus, tínhamos uma propriedade grande aqui em Alepo. Tudo começou com o Bisavô. Era final do século XIX, e o Império Oto-mano estava declinando, vindo a se exaurir na Primei-ra Grande Guerra. A Síria não vivia um bom momento, mas a oportunidade apareceu para o Sr. Chahid Cabus. Não à toa, Chahid era um sábio de Alepo e muitas pes-soas que naquela província viviam pediam conselhos logísticos, de importação e exportação de mercadorias.

Ai... O calor destas terras Sr. Chahid – exclamou Yous-sef.

Nada a dizer, meu grande amigo. Sempre foi assim, ca-lor no verão e frio no inverno. O que queres? – disse Chahid indignado com a exclamação de Youssef, mas como de formação, respondeu de forma educada.

Naquele tempo, o moço Chahid já dominava técnicas de agricultura e hidráulica. Mas o que me atento das histórias contadas foi quando ainda jovem, ouvi uma história de meu bisavô com este mesmo amigo. Por in-crível que pareça ambos viveram até os seus 90 anos, uma raridade para a época, ainda mais por se tratar de tempos de guerra.

3

Mas voltando ao que interessa... Era tarde já e os dois bebiam algo alcoólico na sala de estar e fuma vam charuto. A lareira acesa indicava que o tempolha, mas livros era o que não faltava.

“Terras aráveis”, “Princípios da agricultura”, “A his-tória da irrigação e suas tecnologias”, “Mecânica dos fluídos” e um livro de bolso que por sinal não tinha muito a ver, se tratava de poesia.

Eis que surge um questionamento. Caro amigo Chahid, estamos vivendo tempos difíceis. Esta certo que nossos negócios correm bem, mas olhe a notícia... mortos... selvageria e a incógnita da beldade do mundo - Yous-sef sempre foi um pouco medroso, mas estava certo. A humanidade afunda em poços infinitesimais... Chahid por ventura o interrompeu antes que fizesse o questio-namento.

Olhe o mar, as estrelas... Estes astros sempre estarão aqui, ou não. E nós também primo Youssef. A vida é uma divindade, e tem um prazo. Mas te questiono ain-da e peço perdão pela interrupção... Mas que queres fazer aqui?

O céu és azul, o mar o mais esbelto.

Olhe os alpes...Já vistes algo parecido?

Pois bem amigo Chahid, o olhar sério que observo me faz refletir sobre o que desejo, não só para mim, mas para os meus irmãos. Vejo seus passos e tento c ...opi-á-los, não na inveja, mas na fraternidade e caridade. A alma se tranquiliza quando vê o conforto de uma som-bra amiga.

Não me lembro de muita coisa, era pequeno. Os tre-chos contados fazem parte de um pedaço da memória que não se apaga, ou melhor, em que os sons não são exauridos. Ouvia a conversa de olhos fechados, da mes-ma forma como me encontro no telhado da casa. Sei que nada observo, mas as estrelas ainda continuam no ponto mais alto do céu, o mar permanece recebendo as ondas e os alpes o mais gelado floco de neve. Eu permaneço com os olhos fechados, sem pressa. Mas se tenho a certeza de um amanhecer ensolarado, isto não me pertence. Apenas caminho um dia por vez, sinto a brisa que passa e o som estridente da destruição que me cerca.

Murilo Mattar07/01/201700:56Versos Brancos

Page 4: Jornal aengenharia Março 2017

4

DESPORTO AEFEUP

Andebol Masculino: A seleção de Andebol Mas-culina terminou a sua prestação nos CAP no pas-sado dia 16 de março com uma derrota por 25-22 frente à AEFADEUP, não conseguindo concretizar o seu objetivo que seria o apuramento para os Campeonatos Nacionais Universitários (CNU). Contudo, teve uma prestação bastante positiva acabando o campeonato em 4º lugar, com ape-nas 2 derrotas e 1 empate, ficando em igualdade pontual com a FEP. O critério de desempate é a diferença de golos.

Basquetebol Feminino: Depois da conquista do Campeonato académico do porto nos últimos dois anos, a equipa de basquetebol feminina não foi capaz de ganhar o tri-campeonato devido a uma derrota frente a AEFADEUP por 1 ponto de dife-rença. Conseguiram garantir o 2º lugar e um con-sequente apuramento para os CNU’s, onde lutarão por uma boa classificação, à semelhança dos anos anteriores.

Seleções

22/02 AEICBAS 0 - 15

3/03 AEFEP 23-23

7/03 AEISCAP 27-24

Data Adversário Resultado

16/03 AEFADEUP 25-22

Basquetebol Masculino: A época foi mais atribu-lada do que se previa para a seleção de Basket Masculino. As derrotas contra a UCP e AEISCAP deixaram as contas para o apuramento para os CNUs muito complicadas. Na última jornada, uma vitória contra a sempre fortíssima AEFADEUP dei-xa o apuramento em aberto, dependendo de uma derrota da UCP contra a AEISCAP dia 24.

Futebol11: Com apenas uma derrota, logo na primeira jornada, a equipa garantiu o 2º lugar nos CAP’s e o apuramento para os CNU’s. De salientar que, este ano, os Campeonatos Europeus Universi-tários de Futebol realizar-se-ão no Porto e a “equi-pa da casa” irá ser ocupada pela melhor prestação desportiva das equipas do Porto nos CNU’s servin-do isto como uma motivação extra para o desem-penho da equipa nos campeonatos nacionais.

16/02 AEFMUP 41-25

1/03 AEFADEUP 32-33

8/03 AEFEP 38-55

Data Adversário Resultado

15/03 P. Porto 40-41

23/02 AEISCAP 43 - 36

2/03 UCP Porto 33 - 28

6/03 AEFMUP 31 - 33

Data Adversário Resultado

9/03 AEISMAI 45 - 31

16/03 AEUPT 20 - 0

21/03 AEFADEUP 49 - 48

22/02 AEULP 1 - 10

1/03 AEFMUP 0 - 3

9/03 aeISEP 0 - 2

Data Adversário Resultado

14/03 AEFADEUP 0 - 3

21/03 UCP Porto 2 - 2

Page 5: Jornal aengenharia Março 2017

5

Futsal Feminino: A equipa de Futsal Feminino acabou a época invicta, com 5 vitórias e 2 empa-tes, tendo inclusivamente batido a equipa campeã, da AEFADEUP. No entanto, e devido às rivais da Faculdade de Desporto terem ganho todas restan-tes partidas, foi relegada para o 2º lugar. A época continuará agora com a sua participação nos Cam-peonatos Nacionais.

Futsal Masculino: A equipa de Futsal perdeu na última semana o seu primeiro jogo para os Campe-onatos Académicos do Porto nos últimos 3 anos, adiando a conquista do tri campeonato para a últi-ma jornada, onde a vitória frente à AEFEP garantiu o troféu. Os nossos campeões seguem agora para os CNU.

23/02 aeISEP 3 - 0

2/03 P. Porto 1 - 4

7/03 AEFCUP 1 - 4

Data Adversário Resultado

9/03 AEISMAI 45 - 31

13/03 aeISEP 3 - 3

13/03 AEFADEUP 1 - 2

15/03 AEISCAP 2 - 4

23/03 AEFEP 2 - 0

20/03 AE-IUCS 14 - 12

20/03 U. Porto 0 - 27

20/03 AE - IUCS 10 - 33

Data Adversário Resultado

21/02 AEFEP 0 - 2

2/03 AEFADEUP 2 - 0

7/03 UCP Porto 0 - 2

Data Adversário Resultado

9/03 AEICBAS 1 - 2

13/03 AEFDUP 0 - 2

22/03 AEFMUP 1 - 2

Rugby 7 Masculino: A nossa equipa de Rugby 7 ga-rantiu esta semana um lugar nos CNU’s, ficando em 2º lugar no CAP com 2 vitórias frente à AE-IUCS e 2 derrotas frente à U. Porto, a primeira ainda em 2016.

Voleibol Feminino: A equipa de Voleibol Femini-no garantiu na última jornada frente à AEFMUP o 4º lugar e consequente apuramento para os Cam-peonatos Nacionais Universitários.

Voleibol Masculino: Depois da conquista do cam-peonato nacional no ano transato, a equipa de voleibol masculino terminou a presente edição do CAP em 2º lugar, curiosamente a mesma posição no CAP que no ano passado. As expectativas estão altas para a prestação da equipa nos campeonatos nacionais, esperando que sejam competitivos e lu-tem, de novo, por um lugar no pódio.

15/02 AEFADEUP 2 - 0

2/03 AEFCUP 0 - 2

8/03 AEFEP 1 - 2

Data Adversário Resultado

14/03 P. Porto 1 - 2

23/02 AEISCAP 4 - 1

2/03 AEISMAI 1 - 2

9/03 P. Porto 1 - 2

Data Adversário Resultado

15/03 AEFCUP 3 - 1

22/03 AEFADEUP 1 - 0

Page 6: Jornal aengenharia Março 2017

Para um recém mestrado: quais os prós e con-tras de ingressar numa empresa de grandes dimensões, numa start-up com perspetivas de continuidade ou de fundar a própria empresa?

Esta é uma pergunta que “dá pano para mangas”. Ingressar numa grande empresa tem a vantagem de se inserir numa estrutura estabilizada onde os processos deverão estar relativamente rotinados. Por isso, a grande vantagem será a oportunidade para se adquirir competências avançadas tanto do ponto de vista técnico como de gestão. A desvan-tagem é ser-se “mais uma peça da engrenagem”, o que significa que aquilo que se ganha em es-pecialização perde-se em flexibilidade e abran-gência. Ingressar numa start-up tem a vantagem da polivalência de funções e o privilégio de se fa-zer parte de um projeto que pode vir a ter muito sucesso. E como desvantagem realço uma menor aquisição de conhecimentos e de competências estruturados. Finalmente, a hipótese de se fundar a sua própria empresa – isto é, de se tornar em-presário. Como economista, realçarei que a gran-de vantagem é a possibilidade de ganhos muito substanciais – ganhos em termos económicos, de prestígio, de realização pessoal. A grande desvan-tagem é o risco. Mas é exatamente isso que qual-quer manual de Economia nos ensina: elevados retornos estão geralmente associados a elevados riscos.

Quais os principais pilares de uma start up? O que pode favorecer, ou condicionar, o seu su-cesso?

Saliento três pilares. Em primeiro lugar, o grau de inovação que deverá conferir aos produtos e serviços oferecidos pela start-up uma vanta

Carlos Brito é um dos pioneiros do marketing em Portugal, e uma vez que o seu trabalho con-siste em vender conhecimento produzido na universidade, quer por patentes ou spin offs, a sua missão continua a ser muito dependente do marketing. Na sua palestra no TEDx, no dia 18 de fevereiro, no auditório da FEUP, Carlos Brito mostrou-nos o poder das marcas, e como muitas vezes nos envolvemos emocionalmente com um determinado produto. Que marcas associamos a qualidade, e porquê? O que está por trás de uma decisão de compra? Com a seguinte entre-vista, exploramos a importância do marketing para um estudante de engenharia, e ainda o que é necessário para tornar um engenheiro num empreendedor.

Qual o perfil de um jovem empreendedor? Exis-te um certo perfil que faça uma pessoa um me-lhor ou pior empreendedor, ou mais ou menos provável de o ser?

Devo dizer que qualquer pessoa pode ser empre-endedora – aliás, a palavra correta não é “pode” mas “deve”. Ser empreendedor é fundamental-mente uma questão de atitude pois aquilo que se espera de qualquer empreendedor é que tenha capacidade de iniciativa. E isto é uma caracterís-tica que deve estar presente nos 10 milhões de portugueses, sejam eles empresários, professores, estudantes, operários ou engenheiros. De facto, um empreendedor não tem necessariamente de ser um empresário. Conheço muitos empresários que, infelizmente, não são empreendedores; assim como conheço muita gente que não é empresária – nem nunca vai ser – e que é brutalmente empre-endedora.

6

Entrevista Carlos Brito – Jornal AEngenharia - AEFEUP

Page 7: Jornal aengenharia Março 2017

gem competitiva sustentável e global. Em segun-do lugar, o pensar grande. Um estudante da FEUP que encare a hipótese de criar a sua própria start--up deve colocar a “fasquia bem alto”. O desafio não é criar uma empresa que dê emprego a meia dúzia de pessoas – embora se isso acontecer já seja bom. Mas a ambição deve ser criar uma em-presa que venha a dar emprego a milhares de pes-soas. Em terceiro lugar, é preciso ser resiliente, isto é, ter capacidade de resistir à adversidade. Porque a grande maioria, para não dizer a totalidade, dos empreendedores de sucesso que conheço tive de batalhar muito até alcançar o êxito.

Numa Universidade do Porto que cada vez mais apoia a inovação descentralizada das institui-ções de ensino, como tem evoluído o perfil do estudante da UP? Estamos no caminho certo a nível de aproveitamento da matéria prima (es-tudantes)?

Sim, a U.Porto tem vindo a dar passos muito de-cisivos na geração de talento. Para isso, transmi-timos conhecimentos (o saber), desenvolvemos competências (o saber fazer) mas, acima de tudo, procuramos gerar nos estudantes a atitude corre-ta (o saber ser). A esse respeito não posso deixar de salientar o enorme trabalho que está a ser feito na FEUP assim como noutras escolas da U.Porto, como é o caso da FEP e da PBS, e ainda pela U.Por-to Inovação com o Business Ignition Programme e pela UPTEC com a Escola de Start-Ups.

“Innovation is a double edged sword”. Qual a sua opinião sobre esta afirmação?

É verdade que a inovação é uma espada de dois gumes… mas também não poderia ser doutra for-ma. Sempre foi assim desde os tempos pré-histó-ricos: as sociedades mais inovadoras sempre fo-ram aquelas que mais sucesso tiveram. Claro que a própria noção de inovação implica risco, mas, como disse, não poderia ser doutra forma. Quem não quiser correr riscos mais vale não ser inovador. Só que, a prazo, o risco de desaparecer é enor-me. Volto a repetir: a inovação é um fator crítico de sucesso a longo prazo. Isto é tão verdadeiro para uma start-up, como para uma grande empre-sa, para uma universidade ou para um país como Portugal.

Quão importante é a formação a nível de marke-ting para um Engenheiro? Não só a nível de pro-duto, mas também a nível de imagem. Será que necessitamos de um maior foco na comunicação na formação geral?

7

É essencial. Por uma razão simples: não basta fa-zer bons produtos ou prestar bons serviços se não houver quem os compre. Ora marketing serve para duas coisas essenciais: para ajudar a vender e para ajudar a criar valor. E posso dizer que, em geral, o nosso país tem um défice enorme de marketing: na grande maioria dos casos, somos muito melho-res do que a imagem que temos junto dos nossos clientes atuais e, principalmente, potenciais. Fal-ta-nos marketing para vendermos mais e melhor. Só assim se gera emprego, com salários mais ele-vados e, em última instância, melhor nível de vida para todos, sejamos estudantes, trabalhadores, reformados.

Que conselho daria a um estudante de Engenha-ria interessado em criar a sua própria empresa?

De tudo o que disse saliento o seguinte: é preci-so ter um projeto para a empresa e acreditar nele. Isto é, ter visão e não desistir à primeira dificulda-de ou contrariedade.

Nos dias 29 e 30 de março terá lugar na FEUP, a Mega Dádiva de Sangue e Medula Óssea, tal como já é tradição. Esta atividade desenvolvida em par-ceria pela FAP e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação decorre todos os semestres em diversas faculdades da academia. No semestre passado houve mais de 50 doações de sangue e algumas de medula na FEUP. Estes números têm vindo a aumentar o que mostra uma comunidade FEUP cada vez mais sensibilizada para esta causa.Passa pela sala B120 nestas datas e ajuda a sal-var vidas! Não custa nada e para além de ajudares quem mais precisa ainda tens brindes e lanche.

Se não tiveres a certeza se podes doar sangue ou alguma dúvida sobre o processo não hesites em procurar ajuda junto dos profissionais do IPST du-rante a Mega Dádiva.

“O frenesim do primeiro dia de aulas. A histeria do primeiro dia de férias. O perder o chão do primeiro beijo. O primeiro filho. O primeiro vôo acima das nuvens. Como foi a sua primeira vez?”

Contamos contigo

Mega Dádiva de Sangue e Medula

Page 8: Jornal aengenharia Março 2017

um painel sobre Farmacêutica, desde o desenvolvimento/pro-dução de fármacos até à sua ação final, e Nanotecnologia, uma área emergente com aplicações de crescente diversida-de e valor - estes deverão ser, então, os aclamados painéis transversais. Para concluir, são ainda de salientar os painéis de Bioentrepreneurship, um insight no mundo empresarial emer-gente das bioaplicações com testemunhos de empreende-dores e o MIB/MEB™, para mostrar qual o caminho seguido por estudantes que recentemente concluíram o seu Mestra-do Integrado em Bioengenharia ou Mestrado em Engenharia Biomédica. O programa é ainda enriquecido por um Poster Contest, no qual estudantes e investigadores têm a oportu-nidade de expor trabalhos desenvolvidos com relevância na multidisciplinaridade da Bioengenharia.

8th Symposium on Bioengineering - stay tuned!

E porque é que o Symposium é um evento a não perder? Comunicação e parceria com diferentes países, projetos e mentalidades são fundamen tais para um novo capítulo na convergência das Ciências da Vida e Tecnologia. Acima de tudo, é preciso sa ber mais para idealizar e concretizar. E o 8th Symposium on Bioengineering é, indubitavelmente, o even-to certo para o fazer - 8 e 9 de abril, marquem na agenda!

Divulgados foram já alguns oradores de renome, tais como Marco Capogrosso (École Polytechnique Fédérale de Lau-sanne), Garabed Antranikian (Hamburg University of Techno-logy) ou Pedro Baptista (Aragon Health Research Institute, Zaragoza) - nomes que tornam esta 8ª edição imperdível!

O trabalho de investigadores de diferentes países e contextos contribuirá para a realização de uma 8ª edição do Symposium sólida e atual, ampliando os horizontes e aumentando a curio-sidade dos futuros Bioengenheiros e outros profissionais. E, porque o estudante de hoje é o profissional de amanhã, este é o ex-libris da visão que guia a construção do evento: “Solving Tomorrow, Today”.

As inscrições encerrarão definitivamente a 26 de março. Para mais informações, consultem o site do evento http://sympo-sium.nebfeupicbas.pt/registration.php e mantenham-se atentos à página de Facebook oficial do evento, com novi-dades que agradarão a gregos e a troianos - Symposium on Bioengineering!

8

O que é o Symposium on Bioengineering?O Núcleo de Estudantes de Bioengenharia FEUP/ICBAS (NEB-FEUP/ICBAS) organiza todos os anos o Symposium on Bioengineering, evento cujo objetivo principal é mui-to claro: apresentar à comu nidade académica os proje-tos mais recentes e inovadores com aplicações biomédi-cas e biológicas no complexo processo de resolução de desafios da sociedade moderna. A 8ª edição conta com o lema “Solving Tomorrow, Today” - impondo-se este como uma missão a cumprir uma vez mais na atual edição.

Como tem vindo a ser habitual, estarão presentes neste Sym-posium oradores nacionais e internacionais de qualidade excecional, não apenas do mundo académico, mas também do empresarial - o que reafirma o Symposium como o maior evento de Bioengenharia organizado por estudantes em Por-tugal, tendo em conta o sucesso e o número de participantes das edições anteriores. A comunicação e a partilha de conhe-cimentos entre estudantes, investigadores, indústria e start--ups num evento que compreende Engenharia Biológica/ Bio-médica e Biotecnologia Molecular tem como objetivo último retratar o atual estado da Bioengenharia, particularmente no cenário científico português.

No que toca aos painéis científicos, para além da abordagem de questões específicas de cada um dos três principais ramos da Bioengenharia (como definidos pelo curso lecionado pela FEUP/ICBAS), concentramo-nos ainda em pontos de conver-gência dos mesmos. O programa inclui dois painéis específi-cos para cada um dos três ramos do curso - Engenharia Bio-médica, Engenharia Biológica e Biotecnologia Molecular - e dois outros painéis transversais sobre áreas “apanhadas” na encruzilhada interdisciplinar da Bioengenharia), há ainda foco em pontos de convergência dos mesmos.

Numa viagem pelo programa científico

Relativamente ao ramo de Engenharia Biológica, o programa inclui palestras sobre biotecnologia marinha e soluções inspi-radas no mar; a biotecnologia industrial também será abor-dada, com a exposição das mais variadas possibilidades de aplicação de microrganismos na produção em grande escala.

No que diz respeito à Engenharia Biomédica, o Symposium pretende mostrar as inovações em tecnologia assistiva e bio-mecânica, bem como em sistemas de análise e modelação baseados no comportamento humano e emoções.

Quanto à Biotecnologia Molecular, o programa centra-se na temática do biohacking e nas mais recentes e inovadoras técnicas de gene editing e, por outro lado, no uso de novos modelos para o estudo de órgãos e sistemas, como organ-on--a-chip e organóides. O programa do Symposium inclui ainda

Page 9: Jornal aengenharia Março 2017

9

Google e Microsoft entre as empresas que vêm à FEUP, no âmbito do JobIT’17

O JobIT 2017 é um evento organizado pela Associação de Antigos Alunos de Engenharia Informática da FEUP - Alum-niEI-FEUP - com o apoio do MIEIC-FEUP, que traz ao Porto algumas das melhores empresas do Mundo para recrutar o talento dos engenheiros informáticos finalistas e recém-gra-duados pela FEUP.

Este evento ocorre em três dias, 19 de Abril, 26 de Abril e 3 de Maio. No primeiro dia, contará com a presença de empre-sas como a Farfetch (a primeira “billion dollar company” entre as start-ups nacionais) e a Synopsys. No segundo dia, estarão presentes empresas como a Feedzai e a Bosch. O último dia terá como convidadas empresas como a Google (diretamente da Alemanha) e a Microsoft (diretamente da Dinamarca).

Mais confirmações de empresas serão feitas até às datas do evento, e serão anunciadas em www.jobit.pt e nas páginas sociais do JobIT’17.

JobIT’17

FEUP Engineering DaysO mandato transato da direção da AEFEUP ficou marcado pela surgimento de uma nova atividade, o FEUPEngineerir-ngDays2016. Nascia um evento que viria a revolucionar o que até então era desenvolvido pela secção da política educati-va da AEFEUP. Organizado pelo departamento pedagógico, este pretendia apresentar-se como mais uma oportunidade de criar a ponte entre a academia e o universo empresarial, ao mesmo tempo que era pensado, preparado e executado de estudantes para estudantes. Este pretendia preencher as necessidades da comunidade académica, através da consti-tuição de áreas para conferências de diversos temas e áre-as onde se promovia o diálogo e a discussão em torno de diversos temas ligados à Engenharia. Paralelamente a este, visamos promover um ambiente propício ao diálogo e ao ne-tworking, agrupando num único espaço diversas empresas que se fizeram acompanhar dos seus stands promocionais.

Suportado na sua totalidade pela AEFEUP, este FED2016 apresentou-se como um investimento significativo. Para além dos pormenores logísticos no decorrer do evento, este desta-cou-se pelo facto de ter sido realizado numa tenda exterior no interior do campus da FEUP. Para além do destaque visual que acabou por ter, isto permitiu centralizar o evento ao mesmo tempo que não constrangia o decorrer normal das atividades curriculares da FEUP.

Posto isto, a primeira edição conseguiu atrair algumas das empresas mais apetecíveis à nossa comunidade, arrastando consigo a curiosidade dos estudantes. Foram mais de 800 as inscrições para participação no FED2016 e mais de 500 os participantes devidamente certificados depois da sua presen-ça. Ao longo de 4 dias a palavra-chave foi Engenharia, através de uma iniciativa com toque inovador e enriquecedor nas di-versas vertentes práticas de toda a Engenharia.

A edição deste ano ficou marcada por uma expansão nas áre-as abordadas sendo que toda a comunidade estudantil teve a possibilidade de assistir a palestras e dirigir-se diretamente às empresas, escolhidas com o apoio de grupos estudantis das diversas áreas de formação da faculdade. À semelhança da edição anterior, puderam ainda participar em workshops rela-tivos a como avaliar o valor real das propostas de salário para o primeiro emprego e sobre o que fazer quando o assunto é trabalhar fora do país. O evento contou com a participação da Ordem dos Engenheiros para ajudar na clarificação sobre o seu papel no percurso estudantil, e houve também a preocu-pação de abordar um assunto algumas vezes esquecido: uma tertúlia sobre investigação e trabalho científico nas áreas da Engenharia em Portugal. Tudo isto com o intuito de quebrar barreiras e facilitar ao máximo a entrada no mundo de traba-lho numa época em que Engenharia é cada vez mais sinónimo de rapidez e globalização.

Sempre com o objetivo de continuar a crescer, a organização do FEUPEngineeringDays espera que um dia este evento iguale as grandes conferências da área, criando cada vez mais oportunidades e estando ao serviço dos estudantes e com o seu futuro em mente.

Page 10: Jornal aengenharia Março 2017

ensino, sobre vários temas relacionados com o mundo laboral. O Pólo Zero, como centro catalisador da participação estu-dantil e promotor da empregabilidade dos estudantes, foi o local escolhido para serem realizados os workshops do Rotei-ro do Emprego 2017.

O primeiro workshop acontece a 16 de março, pelas 15h, e conta com a presença do da Diretora Executiva da Beautiful Branding Agency e da Love People Portugal, e vai explicar como criar um “CV Criativo: a tua marca”. O segundo, é so-bre “o que diz a tua imagem sobre ti?” e da responsabilidade de Raquel Guimarães. A Diretora Executiva da Fashion School estará pelas 15h, no Pólo Zero. A 22 de Março é a vez de Rita Silva e Isabel Meireles, da EGOR Portugal, esclarecerem sobre “REACT e Brilha na Entrevista de Emprego”, também pelas 15h, no Pólo Zero. O quarto workshop é subordinado ao tema ‘’Define o teu perfil profissional”, com os Recursos Humanos OSIT Group, no dia 30 de março. Por último, mas não menos importante, na quinta sessão discute-se “Encontra o teu primeiro emprego”. A Cidade das Profissões – Divisão Municipal de Promoção da Empregabilidade da Câmara Mu-nicipal do Porto é a entidade responsável pelo workshop, que acontece às 11h do dia 3 de abril. A inscrição em cada um dos workshops é gratuita, mas obrigatória, e deve ser feita através dos links disponibilizados em www.fap.pt. Para estas sessões, está incluído um certificado de participação. E lem-bra-te: o momento da entrada no mercado de trabalho deve ser preparado com antecedência e não apenas nos últimos meses ou mesmo no último ano do percurso académico de cada estudante. Contamos contigo!

10

Academia em AçãoDesporto para todos!

Nos últimos anos, a FAP tem desenvolvido e investido no desporto de ensino superior da Academia, com politicas de fomentação da prática desportiva e estilos de vida saudáveis, concretizando o lema ‘’Desporto para todos”. Conscientes da dimensão que o desporto universitário tem junto dos es-tudantes e como o seu papel está ali nhado com as melhores condições na prática desportiva, é para nós fundamental pro-mover atividades neste âmbito, contribuindo para que todos possam participar.

Desde a assunção da responsabilidade de organizar os Cam-peonatos Académicos do Porto (CAP), que a área desportiva ganhou particular importância e relevo ao fomentar não só a vertente competitiva dos estudantes, mas também mecanis-mos de socialização, inclusão e disciplina pessoal. A promo-ção da prática desportiva permite, simultaneamente, a com-petição e a interação entre os vários estudantes da Academia do Porto, proporcionando ainda momentos de partilha e de tensão, em busca dos melhores resultados.

Sendo um dos pilares da prática desportiva a interação entre os estudantes, não te esqueças que podes e deves apoiar os teus colegas e as cores da tua escola. Neste momento, encon-tram-se a decorrer os jogos da segunda fase dos CAP comin-tuito de apurar as equipas que vão competir nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU), concentrados em Guimarães. A 2º divisão, competição constituída pelas equipas que não se apuraram para a 2ª fase dos CAP, também já arrancou. Para teres acesso ao calendário dos jogos, basta consultares a seguinte plataforma: www.cap.fap.pt. E lembra-te: os jo-gos ganham-se dentro de campo, mas a força e a motivação vem muitas vezes da bancada... a tua escola conta contigo!

Roteiro do Emprego 2017

Perante um cenário de futuro incerto, que transborda cons-tantes mutações, é urgente uma reflexão sobre te mas como empregabilidade e o mercado de trabalho. Neste sentido, a FAP renova uma atividade de âmbito formativo que con-sidera ser importante para os estudantes e recém-graduados do ensino superior, o Roteiro do Emprego. Esta atividade consiste num ciclo de sessões direcionados às diversas áreas de

Page 11: Jornal aengenharia Março 2017

11

dos estudantes e o seu espaço de convívio. A criação des-ta sala permite eliminar alguns obstáculos na organização de eventos como debates, formações, palestras e reuniões, pro-movendo a iniciativa estudantil.

Este Auditório permitirá à Associação estar mais próxima de todos os seus núcleos, grupos e estudantes, dando uma nova dimensão ao nosso edifício. À semelhança da AEFEUP no seu todo, o Auditório é de toda a comunidade FEUP, e es-tará à disposição de todos. A AEFEUP faz votos de que este fórum possa ser preenchido com muitas e boas atividades e iniciativas dos seus estudantes e que reflita todo o espírito de inovação, criatividade e participação da nossa faculdade de Engenharia!

A AEFEUP, juntamente com outras Associações de Estudantes da FAP que subscreveram a candidatura, organizou o ENDA Porto 2017. Estes Encontros são fundamentais para que o as-sociativismo estudantil possa ser organizado e consequente. É sempre com um enorme sentido de responsabilidade que a AEFEUP participa e com um gosto especial que o organizou, nos passados dia 10 a 12 de Março.

33º Aniversário da AEFEUP No passado dia 15 de março a AEFEUP celebrou o seu 33º aniversário, um marco forte que reflete a sua maturidade. Ao longo de todas as gerações de dirigentes associativos que passaram pela Associação, o espírito de entreajuda, a solida-riedade, a proatividade e a preocupação em trabalhar em prol da comunidade FEUP sempre foi imagem de marca.

Com um plano de atividades desenvolvido ao longo de vários mandatos, cada vez mais robusto, versátil e abrangente, a AE-FEUP deixa, ano após ano, a sua marca positiva no percurso académico dos estudantes da Faculdade de Engenharia. De atividades focadas no empreendedorismo ou na pedagogia a ações de solidariedade; De atividades lúdicas a culturais; De entre a promoção do desporto a formações variadas, a Asso-ciação trabalha para conseguir apoiar todas as vertentes do percurso e crescimento dos estudantes. É importante salientar que este plano de atividades não é fechado em si. A AEFEUP está sempre pronta para trabalhar em conjunto com todos os núcleos, grupos ou estudantes para promover em conjunto eventos que se enquadrem no seu âmbito.

Subjacente a tudo isto, existe um grande trabalho de bas-tidores, nos diversos órgãos onde a AEFEUP está represen-tada, e onde o ideal de defesa dos interesses dos alunos e a irreverência tem sido cartão de visita. Existe um trabalho contínuo por um associativismo consequente, de integração, de comunicação e transparência e com consciência da nossa missão: representar os nossos estudantes e promover todas as dimensões da sua vida académica.

Parabéns AEFEUP!

Aproveitando o ambiente de celebração do Aniversário, a AE-FEUP inaugurou na passada sexta-feira, dia 17 de março, o novo Auditório da AEFEUP. O edifício da Associação é a sua imagem por excelência, a personificação física da iniciativa

Inauguração do Auditório AEFEUP

Encontro Nacional de Direções Associativas

Page 12: Jornal aengenharia Março 2017

As últimas semanas foram assim...

12

MegaDádiva

Feupcaffé

AniversárioAEFEUP

InauguraçãoAUDITÓRIO

FEUP Engineering

Days

ENDAChill Out

Bossa Nova

Feupcaffé23 de Fev.

Chill Out2 de Março

FEUPSoundsROCK

Feupcaffé9 de Fev. 3SOME

Page 13: Jornal aengenharia Março 2017

713

CALENDÁRIO AEFEUP*

Noite de Magia - 1 a 4 de NOV

Mega Dádiva de Sangue e Medula Óssea10 de nov

Este mês não podes perder:

* Calendário pode sofrer alterações.

FEUPCAFFÉ

FEUPCaffé - 6 DE ABRIL

Recolha Give Me VoiceAté dia 29 de Março

Concurso de ReciclagemAté dia 18 de abril

Chill Out

MegaDádiva

Feupcaffé

Page 14: Jornal aengenharia Março 2017