JORNAL - afap.com.br · reuniões semanais de follow up e montar um cronograma ... pela ISO 9001,...

12
02 Retrospectiva 2013: um ano de conquistas e desafios. 03 AFAP no Brasil Projeto de modernização e adequação à NR-10 04 Aconteceu na AFAP AFAP renova suas certificações internacionais 05 Fique ligado Santa Bárbara d’Oeste completa 195 anos 06 Sustentabilidade Consumo consciente no Natal 10 Bem-estar é estar bem Fartura é bom, excesso não. WWW.AFAP.COM.BR/JORNAL JORNAL DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DEZEMBRO, 2013 #15

Transcript of JORNAL - afap.com.br · reuniões semanais de follow up e montar um cronograma ... pela ISO 9001,...

02Retrospectiva 2013: um ano de conquistas e desafios.

03AFAP no BrasilProjeto de modernização e adequação à NR-10

04Aconteceu na AFAPAFAP renova suas certificações internacionais

05Fique ligadoSanta Bárbara d’Oeste completa 195 anos

06SustentabilidadeConsumo consciente no Natal

10Bem-estar é estar bemFartura é bom, excesso não.

WWW.AFAP.COM.BR/JORNAL

JORNAL

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DEZEMBRO, 2013#15

2 / ARTIGO

Toda vez que uma empresa muda seu pa-tamar de negócios precisa se reestruturar e reaprender para poder se adequar ao novo cenário e é isto que fizemos em 2013 e continuamos a fazer. Quando olho para trás e vejo o quanto que já consegui-mos, sinto uma imensa gratidão pelos que aqui trabalham e se dedicam no dia a dia para o bem de todos e sucesso da AFAP. Tenho como convicção que o sucesso de uma empresa se reflete no sucesso das pessoas que dela participam e é por isso que não vejo outra maneira de conduzir nossas ações, para que tenhamos o resul-tado e o sucesso que merecemos.

2013 foi um ano de grandes desafios para a AFAP, seja para nos organizarmos para grandes projetos como os dos Parques Eólicos, seja para enfrentar as variações de um mercado de energia cada vez mais vo-látil. Neste cenário intercalamos momentos de ociosidade e de plena ocupação nas vá-rias áreas de negócios onde atuamos. Nosso trabalho tem sido intenso para adequar nos-sa estrutura e nossos custos com as exigên-cias de projetos com um perfil totalmente diferente daqueles em que estávamos acos-tumados a atuar. Este processo despendeu e está despendendo grande parte de nosso tempo e energia para que possamos aumen-tar nossa eficiência, melhorar nossa gestão, superar dificuldades, enfim, nos reinventar. Mas também mostrou o enorme poten-cial e valor de nossa equipe, que não está

poupando esforços para atingirmos nossos objetivos e a necessária estabilidade para nossa empresa. Todos estão de parabéns pelo comprometimento e dedicação!

Tenho a certeza de que todo este es-forço será premiado em 2014 com novas oportunidades de negócios, novas realiza-ções, mais melhorias nas condições de traba-lho e crescimento profissional, além de nos colocar ainda mais alto no rol das melhores empresas de energia elétrica do país. O ca-minho não será fácil, mas conto com a cola-boração de toda a nossa equipe para mais esta empreitada que se inicia e coloco, desde já, toda minha energia e motivação à dispo-sição de todos, pois tenho plena confiança que um novo e promissor futuro nos espera!

Boas festas e um grande abraço à todos os Colaboradores! ▼

Retrospectiva 2013: um ano de conquistas e desafios.

“TeNhO COMO CONvICÇÃO qUe O SUCeSSO De UMA eMPReSA Se ReFLeTe NO SUCeSSO DAS PeSSOAS qUe DeLA PARTICIPAM.”

FáBIO De PAULA,Diretor da AFAP

\ 3 DEZEMBRO, 2013# 15

estudo e análise de riscos; traçar um planejamento de inter-ferências; designar um gerente de projetos exclusivo; realizar reuniões semanais de follow up e montar um cronograma para a entrega. Tudo isso garante que no dia da execução do projeto tudo será feito com máxima eficiência e rapidez, sem falhas.

“O cumprimento da NR-10 vai além de uma obrigação legal. Modernizar as instalações elétricas de uma empresa traz muitas outras vantagens, como segurança, maximização da produtividade com novas potências, facilidade de operação re-duzindo tempo e tarefas, além de facilitar a manutenção com a padronização do equipamentos. É um investimento necessário que vale mais a pena do que se calcula” – concluiu Jean Souza.

O resultado da substituição dos painéis de energia não poderia ter sido melhor. Duas equipes de montagem reve-zaram-se em turnos de 12 horas (limite de horas permi-tido pelo cliente) e equipes de coordenação, engenharia e segurança para acompanhamento do trabalho em execução. Foram necessárias 49 horas de trabalho para que a AFAP finalizasse a instalação.

A excelência em segurança e qualidade reconhecida pelo cliente resultou em uma homenagem prestada pela empresa através dos diretores da unidade e gestores de todas as áreas. “Houveram dois grandes momentos na homenagem. Pri-meiro, ouvimos da diretoria que o maior prêmio para todos era a segurança dos funcionários e ausência de acidentes ou quase acidentes, além do grau de comprometimento da nossa empresa com a importância dessa operação. Em um segundo momento, esse, dedicado exclusivamente para a AFAP, fomos parabenizados, pois, ao instalarmos novos painéis não causa-mos nenhuma perda de equipamentos ou curtos-circuitos, que já estavam previstos e tidos como comuns. A mudança foi extrema, mas os ruídos foram mínimos” – nos contou Jean.

Parabéns a todos os envolvidos na execução de mais um gran-de projeto. O capital humano é o maior bem da nossa empresa! ▼

/ AFAP NO BRASIL \ 3

AFAP executa grande projeto de modernização e adequação a NR-10

“O CUMPRIMeNTO DA NR-10 vAI ALéM

De UMA OBRIGAÇÃO LeGAL. MODeRNIzAR

AS INSTALAÇõeS eLéTRICAS De UMA

eMPReSA TRAz MUITAS OUTRAS

vANTAGeNS.”

Jean Souza, Supervisor de Engenharia da AFAP

Após 04 anos de estudos, a NR-10 entrou em vigor em 2004 com o objetivo de diminuir o alto índice de acidentes com eletricidade no país, garantindo a segurança e a saúde dos trabalhadores que interagem direta ou indiretamente nos serviços com eletricidade. A partir de então, muitas empresas sentiram a necessidade se adequar a norma moderni-zando e padronizando as instalações elétricas de seus parques fabris.

Recentemente, a AFAP tornou-se res-ponsável pelo projeto de modernização e adequação à norma NR-10 das instalações elétricas da unidade de Indaiatuba de uma grande empresa de materiais de limpeza, que fabrica todas as marcas de detergente em pó do grupo. “O tamanho da responsabilidade ao executar um grande projeto é medido através do volume de produção de uma empresa” – disse Jean Souza Engenheiro de Produtos, da AFAP. “Um dos maiores fatores que acabam postergando a modernização de uma fábrica é a parada da produção. Muitas empresas temem que o projeto não seja executado rapidamente e isso acarretaria em queda de produtividade. A diferença entre outras empresas e a AFAP é que um projeto começa muito antes do dia da instalação” – nos contou Rodrigo Migliorin, Gerente do Departamento Comercial.

Além do fornecimento de todos os pro-dutos necessários para a concretização deste projeto, a AFAP também foi responsável pela engenharia, produção execução e gestão da obra, que englobam etapas como: realizar o

4 /

AFAP conquista certificações internacionais mais uma vez.

ACONTECEU NA AFAP

Em Outubro, a AFAP foi auditada para as certificações internacionais pelas quais já é conhecida, e mais uma vez, renovou sua conquista. Ex-celência em qualidade, respeito com o meio ambiente e compromisso com a segurança e bem-estar de cada Colaborador são atributos de grandes empreendedores que se preocupam em conquistar a con-fiança de seus clientes e parceiros. Por isso, ao estarmos certificados pela ISO 9001, 14001 e 18001 renovamos nosso compromisso com a qualidade, segurança e meio ambiente.

A AFAP tem a energia e as certificações necessárias para cons-truir novas soluções. E você também é parte dessa conquista! ▼

Através do Selo Empresa Parceira AFAP, reconhecemos, pelo terceiro ano consecutivo, as empresas que garantem a satisfação de nossos clientes com dedicação e qualidade forne-cendo produtos e serviços. Ser parceiro é muito mais do que desenvolver um trabalho em comum, é dividir também um ideal.

É com satisfação que reconhecemos empresas como nós: comprometidas não só com o próprio sucesso, mas que desejam ver seus clientes crescerem tanto quanto seus ideais.

Conheça as empresas vencedoras do Selo Empresa Parceira AFAP em 2013: ETECON CONTABiliDADE, FElTON, VECTOR, SChNEiDER, TPC, DElTA STAR, TiTO BORT, ANTiDESigN, MAkiNg, EDiTORA luMièRE, ARANDA EDiTORA E ATiTuDE EDiTORiAl. ▼

2013

SeR PARCeIRO é CAMINhAR NA MeSMA DIReÇÃO: PRA FReNTe!

\ 5 DEZEMBRO, 2013# 15/ FIQUE LIGADO

da igreja. O bairro é bem conhecido por sua culinária caipira, com destaque para a linguiça, fabricada pelos próprios moradores.Museu da Imigração: Está instalado em um prédio de arquitetura francesa, que foi construído no século passado para abrigar a cadeia da cidade, hoje desativada. O acervo possui objetos e documentos sobre a histó-ria do município e diversas doações feitas por descendentes de imigrantes.Cemitério dos Americanos: Hoje cerca de 500 pessoas estão ali sepultadas. O cemitério possui uma área de recreação onde os des-cendentes de americanos realizam reuniões trimestrais e anualmente, a Festa Confede-rada. Já recebeu ilustres visitantes como o ex-presidente americano Jimmy Carter e sua esposa Rosalyn, na década de 1970.

esportesFutebol: O principal time de futebol da cida-de é o União Barbarense, fundado em 22 de novembro de 1914. Seu estádio é o “Estádio Antonio Lins Ribeiro Guimarães” com capa-cidade para 14.914 pessoas.Natação: O nadador César Cielo Filho é barba-rense e iniciou sua carreira no clube União Bar-barense. Recebeu destaque nacional ao ganhar três medalhas de ouro e uma de prata durante os Jogos Pan-americanos, no Rio de Janeiro e destaque mundial ao ganhar a primeira meda-lha de ouro de um nadador brasileiro durante os Jogos Olímpicos de Verão de 2008.

Santa Bárbara d’Oeste é rica em cultura e teve sua história escrita por cidadãos que investem trabalho e esforços para crescerem junto com a cidade. Vale a pena conhecer mais de perto essa história! ▼

No dia 04 de dezembro, Santa Bárbara d’Oeste (SP) completa 195 anos de existên-cia e é um orgulho para a AFAP poder par-ticipar da história dessa cidade que abriga a matriz de nossa empresa desde 1994, quan-do apenas sonhávamos com o crescimento que construímos juntos até hoje. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa cidade?

históriaSanta Bárbara d’Oeste foi fundada em 1818, e teve seu nome inspirado na padroeira com mesmo nome. A construção da matriz, que marcou a data de fundação, só foi possível com a doação do terreno por Margarida da Graça Martins, que mais tarde, tornou-se fundadora. Por isso, Santa Bárbara d’Oeste é a primeira cidade no Brasil fundada por uma mulher. A cidade também é considerada o berço da indústria automobilística no Bra-sil, responsável pela produção do primeiro automóvel do Brasil, o Romi-Isetta da Romi. Muitos imigrantes estadunidenses, sulistas sobreviventes da Guerra de Secessão foram recebidos por Santa Bárbara d’Oeste tra-zendo novos costumes e métodos agrícolas. Cultura: Para conhecerO Parque dos Ipês: É o principal parque da cidade e conta com lagoa e variadas espé-cies de plantas, aves e peixes. Está localizado próximo ao centro da cidade e é uma das principais referências para as pessoas que praticam caminhada e exercícios ao ar livre.Santo Antônio Sapezeiro: Bairro rural antigo que se localiza a cerca de 10 km do centro da cidade. Na Igreja Santo Antônio do Sapezeiro acontece a Festa do Padroeiro e a Cachoeira do Antônio do Sapezeiro, fica há apenas 4 km

Santa Bárbara d’Oeste, feliz cidade!

/ PARquE DOS iPêS

/ CAChOEiRA DO ANTôNiO SAPEZEiRO

/ ESTáDiO ANTONiO liNS RiBEiRO guiMARãES

/ NADADOR CéSAR CiElO

6 / SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA

Por isso, propomos uma análise e o ponto de partida é o cuidado com as compras por impulso, que costumam ser potencializadas pelo espírito natalino e causam desperdício e endividamento. Para não comprar por impulso é preciso analisar, em cada com-pra, se o produto ou serviço é de fato necessário. Pergunte-se: “eu preciso ou eu quero?”.Presentear amigos e familiares é prazeroso, porém, o valor do presente pode estar muito mais relacionado à sua criatividade e significado, do que ao preço. Inove! Ofereça um presente ar-tesanal, que além de bonito, demonstra carinho e atenção, rea-proveita materiais e não gera mais lixo para o meio ambiente. As embalagens também merecem uma atenção especial. Cerca de 30% de todo o lixo produzido no Brasil é formado por em-balagens e isso causa grande impacto ao meio ambiente. Para evitar a geração desnecessária de resíduos, opte por embalagens mais simples e que possam ser reutilizadas. Na hora do descarte, encaminhe o material para reciclagem.

Veja algumas dicas para consumir conscientemente neste natal:

Dê preferência a uma árvore natural, em um vaso, que pode ser plantada depois do período de festas.

Faça seus próprios enfeites, economize di-nheiro e reaproveite materiais.

Não desperdice papel na hora de embru-lhar presentes. Guarde embalagens e rea-proveite depois.

O fim de ano é um dos períodos do ano em que o consumidor mais entra no vermelho por gastar além do que deveria. Reserve uma parte do 13º para os pagamentos de início de ano, como IPVA.

Não compre produtos piratas ou contra-bandeados. São produtos produzidos e distribuídos de forma irregular também com o meio ambiente. Exija nota fiscal e comprovação de origem.

Boas festas, boas compras e especialmente, boas contas. O início de 2014 agradece seu planejamento financeiro! ▼

Consumo consciente no Natal: mais amor, menos gastos.

AS hISTóRIAS, OS SíMBOLOS e A MAGIA qUe CeRCA O NATAL hOJe DISPUTAM eSPAÇO COM UM DOS SeNTIMeNTOS qUe MAIS NOS AFeTAM: A NeCeSSIDADe DO CONSUMO. e MUITAS vezeS, A CONSCIêNCIA SOBRe O IMPACTO De CADA COMPRA NO NOSSO ORÇAMeNTO e NO MeIO AMBIeNTe é DeIxADA De LADO.

\ 7 DEZEMBRO, 2013# 15

Veja essas ideias de presentes artesanais, embalagens diferenciadas e cartões, que você pode tentar fazer em casa! São produtos bonitos, diferentes e criativos que custam pouco, mas valem muito.

Faça em Casa!

/ SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA

vOCê SABIA?

Cada pequena lâmpada incandescente utilizada na decoração das árvores de Natal consome entre 1 e 5 watts. Portanto, um conjunto com cem luzinhas (o modelo mais comum encontrado no mercado), tem uma potência equivalente a 100 W (o mesmo que uma lâmpada incandescente de 100 W, dessas encon-tradas nos supermercados) e 500 W (o mesmo que cinco lâmpadas de 100 W). Uma lâmpada de 100 W acesa durante 10 horas consome 1kWh de energia elétrica, que resulta em um gasto aproximado de R$ 0,40 na conta de luz.

Quanto mais numeroso esse conjunto de lâmpadas, maior o gasto com a energia. É só fazer as contas: um conjunto com 500 luzinhas de 1 W, que ficam acesas por 10 horas seguidas, dão um gasto de R$ 2,00 por dia, que pode aumentar a conta de luz em até R$ 60,00 em um mês. ▼

FONTe: evANDRO ROMANINI, COORDeNADOR DO PROGRAMA De eFICIêNCIA eNeRGéTICA DA eLekTRO

quAl é O CONSuMO DE ENERgiA COM AS luZES DE NATAl

8 / RISCO zERO

Se for pegar no volante, esqueça o espumante

As festas de final de ano são época de reen-contro, alegria e festas, sempre muito brinda-das. Mas o brinde, apesar de tradicional, não combina com as leis e a segurança no trânsito. No período de férias e festas, com as estradas mais movimentadas e a presença de motoris-tas imprudentes, o índice de acidentes sobe, adicionando feridos e mortes às estatísticas.

No Brasil, a questão é tão grave que o Ministro da Saúde afirmou que os acidentes envolvendo motoristas que consumiram álcool ao volante já são epidemia no país.

Antes da Lei Seca, em vigor há 4 anos no Brasil, o número de acidentes e mortes causados pela imprudência crescia de forma avassaladora. Em São Paulo, por exemplo, chegou-se a 50 mil ocorrências de acidentes seguidos de morte em todos os 645 muni-cípios de São Paulo de 2001 a 2010. Com a tolerância zero da Lei Seca e mais fiscalização,

O uso de fiação de má qualidade e instalações elétricas inadequadas estão entre as principais causas de curtos-circuitos e incêndios em edifícios residenciais e comerciais no país.Fios e cabos elétricos, por normas técnicas, devem ter condutor em cobre com 99,99% de pureza, garantindo assim a condução de energia com as menores perdas possíveis e máxima segurança. Se o material não tiver essa composição pode chegar a níveis indesejados de perdas elétricas, levando ao sobreaquecimento do fio ou cabo, que podem resultar, além de aumento no gasto de energia elétrica, em perda de vida útil, curtos-circuitos, choques e até incêndios. Existem duas normas que orientam a especificação do produto adequado em cada situação: a NBR NM 247-3, para fios e cabos, e a NBR NM 247-5, para cordões flexíveis paralelos ou torcidos. Basta que o comprador verifique se o produto adquirido respeita as normas e apresenta, obrigatoriamente, na embalagem o logo do Inmetro e da certificadora. Anotou? ▼

este número baixou para 16% na capital e 7,2% nos demais municípios segundo pesqui-sa da USP em Agosto de 2012. Os números mostram uma queda no número de acidentes e mortes no trânsito em decorrência do ál-cool, mas muito longe ainda do que se espera.

Você pode perguntar: “eu não bebo, o que tudo isso tem a ver comigo?”. Tem a ver e muito, pois, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o país desembolsa, a cada ano, 22 bilhões de reais com acidentes nas rodovias, ou seja, o contribuinte está pagando toda essa perda.

POR qUe BeBIDA e DIReÇÃO NÃO COMBINAM?

O álcool é uma substância facilmente ab-sorvida pelo organismo. Depois de alguns minutos após a ingestão de alguma bebida alcoólica, a droga já está correndo no sangue e chegando aos principais órgãos vitais do

corpo; um deles é o cérebro. Essa substância altera a comunicação entre os neurônios diminuindo as repostas do cérebro ao or-ganismo. As principais áreas afetadas são o córtex frontal (responsável pela coordena-ção motora do nosso corpo) e o cerebelo (responsável pela leitura espacial do corpo e pelo equilíbrio). Assim, uma pessoa que bebe, sobretudo de forma exagerada, perde a capacidade de resposta motora e espacial, aptidões essenciais para conduzir um veículo.Diante do número de pessoas que morrem todos os anos no Brasil temos duas alter-nativas: fazer a nossa parte como cidadãos, transformando-nos em educadores de jo-vens e crianças, ou nos acostumarmos com as notícias de famílias sendo destruídas por causa do álcool. Neste ano que se inicia, de que lado você estará?Boas festas! ▼

/ SEGURANÇA DOMÉSTICA

ALeRTA PARA OS RISCOS DOS PRODUTOS FORA DAS eSPeCIFICAÇõeS

\ 9 DEZEMBRO, 2013# 15/ ESPAÇO CULTURA

culturaTire um sonho do papel, seja o Papai Noel!A campanha Papai Noel dos Correios é uma das maiores ações sociais natalinas do Brasil e o objetivo principal é o envio de carta-res-posta às crianças que escrevem ao Papai Noel pedindo presentes. Realizado há 24 anos, reuniu mais de 3,4 milhões de cartas nos últimos três anos no país. Desde 2010, a campanha passou a contemplar, além das cartas de crianças da sociedade, as cartas de crianças de escolas, abrigos, núcleos socioe-ducativos e creches. As cartas ficam abertas ao público e quem se habilita a adotá-las pode ler os pedidos e escolher a doação que deseja fazer. A AFAP apoia essa campanha e incentivou você a fazer parte dela!Participamos este ano com 53 cartinhas que foram adotadas pelos Colaboradores. Com isso, todos os setores da empresa participa-ram, tornando a ação ainda mais significativa.

As participações já se encerraram. No próximo ano, informe-se nas agências de correio mais próximas da sua casa:

Conhecidos como OS GÊMEOS, essa dupla de gêmeos idênticos possui mais que o pa-rentesco em comum: são grafiteiros de São Paulo, nascidos em 1974, e que possuem nomes reais, Otávio e Gustavo Pandolfo. Formados em desenho de comunicação pela Escola Técnica Estadual Carlos de Campos, começaram a pintar grafites em 1987 no bairro em que cresceram, o Cambuci, e gra-dualmente tornaram-se uma das influências mais importantes na cena paulistana, ajudan-do a definir um estilo brasileiro de grafite.Os trabalhos da dupla estão presentes em diferentes cidades dos Estados Unidos,

Inglaterra, Alemanha, Grécia, Cuba, entre outros países. Os temas vão de retratos de família à crítica social e política. Em 22 de maio de 2008, executaram um dos seus mais importantes trabalhos, a pintura da fachada da Tate Modern, de Londres, para a exposição Street Art, juntamente com o grafiteiro bra-sileiro Nunca, o grupo Faile, de Nova York; JR, de Paris; Blu, da Itália; e Sixeart, de Barcelona.As obras de Otávio e Gustavo são um con-vite para mergulhar no humor e nas delícias de poder criar um mundo da nossa própria maneira, com todas as cores e fantasias que se possa imaginar. ▼

Os Gêmeos e gênios/ ISSO É ARTE!

Em Americana: Rua Dom Pedro II, 75 – CentroTel.: (19) 34619153

Em Santa Bárbara d’OesteRua Dona Margarida, 930 – CentroTel:. (19) 3455-1177

O Último JudeuJuliana Carvalho Melo Gustavo, que é Assistente de Compras na Matriz nos in-dicou o livro “O último judeu”, uma aven-tura que narra os horrores da Inquisição. Nele, Noah Gordon conta a história de Yonah Helkias Toledano, o último judeu da Espanha no final do século XV. Gordon recheia a narrativa de descrições detalha-das dos perigos que rondam Yonah, entre eles, os aparelhos de tortura usados para arrancar confissões nos julgamentos da Inquisição. “O livro tem uma história bonita sobre a força de vontade de uma pessoa ao manter sua crença apesar das adversidades. Resistindo a torturas, ele sonha em ensinar aos seus filhos tudo o que acredita. Além disso, a narrativa é tão envolvente, que eu conseguia visualizar a descrição dos procedimentos realizados. Parece tudo muito real!”. Juliana, muito obrigado pela dica! É ótimo poder conhe-cer histórias sobre perseverança e sonhos!

Prova de Fogo“Casamentos e histórias de amor e com-panheirismo hoje acabam no primeiro obstáculo. Assistir um filme como esse restaura nossa fé nas relações”. Foi assim que Natália Silva Coelho, que é recepcio-nista da unidade Seriados da AFAP nos recomendou o filme Prova de Fogo. O filme retrata o dilema do bombeiro Caleb Holt que, ausente em seu casamento de-pois de sete anos de união está decidido a se divorciar de sua esposa Catherine e aceita um desafio de fé proposto por seu pai para salvar seu casamento. A Prova de Fogo é um romance cristão produzido pela Igreja Batista de Sherwood em Al-bany, Geórgia (EUA). Natália, sua dica de filme, sobre fé e amor é um convite para nossas reflexões ao final do ano! Muito obrigado!

livro filme

10 /

Fartura é bom, excesso não.As festas de final de ano são regadas de far-tura de comidas e bebidas. O problema é que as comemorações chegam acompanhadas de muitos exageros. E, são eles, os vilões da saúde e do bem-estar. Ao exagerar na quan-tidade ou qualidade dos alimentos e bebidas o corpo logo sofre as consequências. Excesso de gordura, álcool, sal e açúcar, privação do sono, podem ser sinônimos de cansaço, gases, retenção de líquido, e claro, ganho de peso.

Para ter apenas boas lembranças das comemorações e esquecer o mal-estar, va-mos dar algumas dicas:

> Comer demais pode sobrecarregar o sistema digestivo causando refluxo e dores abdominais. O ideal é sempre comer em pequenas quantidades, sem se privar dos alimentos favoritos. Mas se exagerou, faça no dia seguinte sucos preparados com vege-tais e frutas como a couve, cenoura, laranja, maçã, que são ricos em fibras e substâncias que ajudam a eliminar toxinas.

> Não coma apenas o prato principal, saboreie também as saladas. Além de sau-dáveis, elas contribuem para a saciedade, já que tem grandes quantidades de fibras.

> Não exagere nos doces, mas tam-bém não é necessário eliminá-los do menu da noite, prove pequenas porções. Prepara-ções com chocolate, cremes e chantili têm maior quantidade de gordura e, por isso, são mais calóricos. Coloque frutas no cardápio! Combinam com a estação.

> Consumir álcool em excesso pode trazer prejuízos para o fígado e, de acordo com a pessoa e do organismo, pode resultar até mesmo em um coma alcoólico. A dica é: hidratação. Antes de começar a tomar as bebidas com álcool, a melhor dica é beber muita água. Durante a festa, intercale um copo de vinho, por exemplo, com um de água ou até mesmo de suco.

> Comemorar é ótimo, mas dormir também. As pessoas que não dormem o número de horas adequado deixam o sistema imunológico mais fraco e, consequente-mente ficam mais suscetíveis a doenças, como a gripe. Outro fator preocupante é que estas pessoas acabam dirigindo mesmo nessas condições, correndo o risco de acidentes. Desejamos que apenas as boas lembranças da festa permaneçam, não o quilos na balança e o peso da consciência. Beba, coma e comemore com moderação! ▼

BEM-ESTAR É ESTAR BEM!

Vamos conhecer as equipes que tornam possíveis a concreti-zação dos projetos da AFAP? Essa é a equipe que hoje trabalha no projeto SE Progresso, com ampliação da subestação com potência inicial de 55 MVA para uma capacidade final de 70 MVA, operando na tensão de 138,0kV. Esse aumento de capacidade de forneci-mento de energia para 27%, corresponde à ligação de aproxima-damente 10,5 mil novas residências. A população atual atendida é de 77 mil habitantes. Legal, não é?

Vejam quem são eles: Walner Faganello – Coordenador de Operação; José Expedito dos Santos – Eletricista Inst. Pleno; Mes-sias Silva Rodrigues – Ajudante; Cláudio da Costa Araújo – Mon-tador; Luciano Cutrin Ribeiro – Montador; Devanildo Rocha Pin-to - Pedreiro ; Jaime Cardoso Coelho – Pedreiro; Carlos Roberto Ricardo – Pedreiro; Doracino Augusto dos Santos – Pedreiro; José Carlos Lopes – Ajudante; José Roberto Luzia – Ajudante; José Thiago da Silva – Ajudante e Luiz Van Silva da Cruz – Ajudante. ▼

/ APRESENTANDO EQUIPES

Subestação Progresso

\ 11 DEZEMBRO, 2013# 15

A Colaboradora que é um talento da AFAP desta edição é delicada como a vocação que ela decidiu transformar em hobby. Camila zamaqui é Assistente Ad-ministrativa na Matriz da AFAP é bailarina desde os cinco anos de idade. “Quando eu era pequena, na verdade, eu gostava de jogar futebol. Meu pai se incomodou com aquilo, porque achava que era uma brincadeira dura demais pra uma meni-na e me matriculou no balé clássico. Eu gostei tanto que nunca mais deixei de dançar”. Camila nos contou que dança há 20 anos, deu aulas para crianças dos 16 aos 19 anos e viajou muito dançando profissionalmente. “Meu primeiro campe-onato oficial foi aos 13 anos em Poços de Caldas (MG) e eu tive que ir sozinha com outras amigas bailarinas e os professo-res”. Além de viajar para disputar impor-tantes campeonatos, Camila trabalhou como bailarina profissional se apresen-tando em shows com banda. “O balé me transformou em uma pessoa indepen-dente. Aos 16 anos eu já trabalhava para pagar minhas contas e guardar dinheiro para faculdade. Até que aos 19, resolvi que era hora de conseguir um emprego mais próximo da área que eu estou estu-dando agora, Negócios Internacionais na UNIMEP e o balé deixou de ser profissão para se tornar um hobby. Hoje, eu faço apenas aulas aos sábados para praticar e fazer um exercício físico. Mas não dou aulas e não me apresento mais. Agradeço a tudo o que aprendi durante esses anos praticando balé, principalmente, a ser uma pessoa disciplinada, pontual e cuidadosa”. Camila, parabéns por esse talento que faz de você uma pessoa delicada, equilibrada e ao mesmo tempo forte! É bom poder contar com você na AFAP! ▼

“MeU PRIMeIRO CAMPeONATO OFICIAL FOI AOS 13 ANOS eM POÇOS De CALDAS (MG)”

/ TALENTO AFAP

/ POR UM MUNDO MELHOR

A doação de sangue é um gesto pequeno que proporciona grandes benefícios. As exigências são mínimas e a necessidade de voluntários é constante, especialmente nessa época. No final do ano há um aumento no número de acidentes e consequentemente a necessidade de doações. O Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi atende vítimas de acidentes graves (como os automobilísticos), pequenas e grandes cirurgias, pacientes com doenças graves cujo organismo não é capaz de produzir as células sanguíneas necessárias, doenças do sangue, portadores de câncer diversos e de leucemia, além de adultos, gestantes e crianças internadas no Hospital Municipal e no hospital da Unimed Americana e Santa Bárbara d´Oeste. Portanto, muitas pessoas são beneficiadas com a sua atitude!

A AFAP apoia essa iniciativa e conta com a sua colaboração. Agende um horário para doar também. Essa é uma bela ação de final de ano! Participe. ▼

Seja um doador, seja pra quem for

> Ter idade entre 18 e 65 anos;> Pesar mais que 50 Kg;> Alimentar-se antes, evitando gorduras;> Ter repousado pelo tempo mínimo de 6h;> Levar documento de identidade(RG);> Não ter fumado 2h antes;> Não ter ingerido bebidas alcóolicas 72 horas antes;> Ter respeitado o intervalo mínimo entre doações: 60 dias para os homens e 90 dias para as mulheres.

> Estar com febre ou infecção;> Estar em período de gestação ou pós-parto;> Ter sofrido convulsão na idade adulta;> Ter realizado cirurgias recentemente (6 meses);> Piercing, tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses;> Ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;> Ter diagnosticado hepatite, malária, sífilis ou doença de chagas em algum momento da vida;> Ser ou ter sido usuário de drogas;> Ter pressão alta ou baixa.

Banco de Sangue do Hospital Municipal de Americana - COHEAv. da Saúde, 415 - Jardim Nossa Senhora de Fátima.Atendimento: de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30.Tire suas dúvidas: (19) 3468-1739 / 3471-6750 Ramal: 273

Já DOOu SANguE? VEJA SÓ COMO é SiMPlES!

O qUe é PReCISO PARA DOAR?

O qUe PODe Me IMPeDIR De DOAR?

ONDe e qUANDO DOAR?

12 / / NA PANELA DO COLABORADOR

Panetone recheado com sorvete

INGREDIENTES1 panetone1 pote de sorvete do seu sabor favorito MODO DE PREPAROCom uma faca, retire a tampa do panetone. Retire o miolo com ajuda da faca, deixando a borda com mais ou menos 2 cm. Pique todo o miolo com as mãos, colocando em uma tigela grande. Misture o sorvete com o miolo picado. Coloque essa mistura de volta no panetone. Coloque a tampa no panetone e leve ao congelador. Retire uns 5 minutos antes de servir.

DICA DA MARIANAVocê pode cobrir o panetone com o que gosta, chocolate derretido, chantili, pode usar a imaginação. A receita combina com quase tudo que as crianças gostam! ▼

Tempo de preparo15 minutos

Rende10 porções

A receita dessa edição é simples, econô-mica, rápida e agrada a todos os paladares. A mestre Cuca é a Mariana de Paula, Gerente de Marketing da AFAP.

“Eu adoro essa receita porque dá pra fazer com as crianças. Na verdade, dá para as crianças fazerem sozinhas, o que é mais legal, porque elas se divertem muito e adoram fa-zer algo por elas mesmas, principalmente um prato para um dia especial como o Natal”.

Vamos anotar a receita?

/ MINHA HISTÓRIA NA AFAP

Quem conta sua trajetória de oito anos na AFAP nesta edição é Luiz Gustavo Pagoti, que hoje é Supervisor de Gestão de Obras. Vamos conhecer essa história?“Entrei na AFAP em 2005, como esta-giário de Engenharia, eu tinha 23 anos. Naquela época, a AFAP era especializada em Painéis Elétricos e eu era auxiliar dos processos, cuidava da documentação e participava dos desenhos dos proje-tos. De 2006 a 2008, eu cresci dentro da empresa, passando pelos cargos de Desenhista e Projetista. Durante esse período a AFAP começou a se envolver com projetos também de obras e subes-tações e eu me interessei muito por essa área. Como eram novos caminhos que a empresa traçava, não haviam duas áreas da Engenharias, como há hoje, Painéis e Obras. Por isso, eu dividia meu tempo fazendo de tudo um pouco, e me envol-vendo em todos os projetos. Hoje, eu posso dizer ao olhar para trás, que estive envolvido em cada serviço ou produto que a AFAP já elaborou e vendeu para

seus clientes, graças ao meu interesse em aprender e crescer mais.Hoje, eu sou Supervisor em Gestão de Obras e cada projeto me levou para par-tes diferentes do Brasil, por isso, eu viajei muito trabalhando em projetos de todos os portes. Mas o tamanho do desafio e do projeto não se compara ao desafio de tri-lhar uma carreira com foco em crescimento em conjunto com a AFAP. Antigamente eu estive envolvido tecnicamente em todos os projetos, hoje estou gerencialmente e sei que toda experiência e bagagem adquirida me dão condições de colaborar com qual-quer questão da empresa. Em 2013 a AFAP aprendeu muito e aprendizado também é crescimento. Os próximos anos da empresa serão guiados a partir do que foi aprendido até aqui e qualquer pessoa com mérito e comprometimento tem condições de evo-luir com ela, naturalmente”. Obrigado Luiz Gustavo por construir com a AFAP essa trajetória de evolução e aprendi-zado. Contamos com você para que conti-nuemos caminhando juntos! ▼

“eSTIve eNvOLvIDO eM CADA SeRvIÇO OU PRODUTO qUe A AFAP Já eLABOROU e veNDeU PARA SeUS CLIeNTeS.”

EDITORIAL // 15ª edição, Dezembro de 2013 // Tiragem 400 // Direção e desenvolvimento Mariana de Paula Produção dos textos e diagramação AntiDesign // Jornalista Responsável Celise Rey Monte MTB – 0070376/SPEnvie sugestões, receitas, dúvidas ou conte-nos mais sobre seu talento através do e-mail [email protected]

JORNAL

O Jornal da AFAP é feito para você e por você, Colaborador! Envie su-gestões, receitas, dúvidas ou conte-nos mais sobre seu talento através do e-mail:

[email protected]

Participe!