JORNAL AGORA 09-03 A 15-03 de 2013

16
ANO 2 - Nº27 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA 09/03 A 15/03 DE 2013 MULHERES MULHERES em perigo em perigo FOTO AGÊNCIA BRASIL/MARCELO CASALL JR Apesar da Lei Maria da Penha, faltam mecanismos públicos para a proteção das vítimas da violência. Página 11 Página 11 A igreja terá um papa brasileiro? Dom Odilo Pedro Scherer figura na lista dos prováveis sucessores de Bento XVI. Página 9 Página 9 FOTO JOSÉ CRUZ/ABR Mais empregos em Campo Limpo Paulista Página 3 Página 3 Decidido: sessões da Câmara serão noturnas Página 4 Página 4 ARRAZE, para todas elas que adoram sapatos Loja deslumbra clientes com modelos exclusivos na cidade. Página 13

description

Jornal Agora de circulação em Campo Limpo Paulista e Região

Transcript of JORNAL AGORA 09-03 A 15-03 de 2013

Page 1: JORNAL AGORA 09-03 A 15-03 de 2013

ANO 2 - Nº27 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA 09/03 A 15/03 DE 2013

MULHERESMULHERESem perigo em perigo

FOTO AGÊNCIA BRASIL/MARCELO CASALL JR

Apesar da LeiMaria da

Penha, faltammecanismos

públicos para aproteção dasvítimas da violência.

Página 11Página 11

A igrejaterá um

papabrasileiro?Dom Odilo PedroScherer figura nalista dos prováveis

sucessores deBento XVI.

Página 9Página 9

FOTO JOSÉ CRUZ/ABRMais empregosem Campo

Limpo PaulistaPágina 3Página 3

Decidido:sessões da

Câmara serãonoturnasPágina 4Página 4

ARRAZE, para todas elas que adoram sapatos Loja

deslumbraclientes com modelos exclusivosna cidade.Página 13

Page 2: JORNAL AGORA 09-03 A 15-03 de 2013

2 OPINIÃO 09/03 A 15/03 DE 2013

CNPJ (MF) 03.619.535/0001-33

Editor de conteúdo Jornalista José Maurício dos SantosMTB: 18.279 E-mail: [email protected]

Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do jornal.Circula nas cidades de Campo Limpo Paulista, Jarinu, VárzeaPaulista e Jundiaí

ESCREVA PARA NÓSE-mail: [email protected] mensagens devem trazer a assinatura, o endereço, o número da cédula de identidade e o telefone do remetente.Por motivos de espaço ou clareza, as cartas poderão ser publicadas resumidamente.

Atendimento ao leitor e a anunciantes:(11) 4533-2118 / 98818-2615/ 98864-4462Visite o AGORA na web: agoraclp.com.br

EDITORIAL Reativação da cadeia da cidadeComo o AGORA apontara ainda

durante o processo eleitoral do anopassado, parece inevitável o pro-cesso de reativação da cadeia deCampo Limpo Paulista – na verdade,um centro de triagem de delin-quentes de todas as cidades da re-gião. Atualmente, a unidadefunciona em Jundiaí, em condiçõesprecárias, e o prédio da Delegacia dePolícia local será adaptado paraabrigar os detentos.

O assunto foi recentemente de-batido pelo Conselho de SegurançaMunicipal, mas, diante da situaçãopreocupante do sistema carcerário,é preciso a mobilização das forçaspolíticas e autoridades do setor paramelhor enfrentamento da questão.

Os prefeitos do Aglomerado Ur-bano, por exemplo, que estarão reu-nidos no início da próxima semanapara a escolha do novo presidentedo conselho regional, devem colo-

car a questão da segurança públicaem sua pauta de discussões.

É evidente que ninguém quer aconstrução de cadeias e presídiosem sua cidade, embora seja fato quecada município, em parceria com oGoverno do Estado, tem a obrigaçãode cuidar de seus presos e menoresinfratores.

Não parece justo, entretanto, queuma cadeia improvisada, localizadaao lado do Hospital de Clínicas,

venha a ser um centro de abrigo depresos de toda a região.

Essa medida, inclusive, contrariaposição do próprio governador Ge-raldo Alckmin, cuja administraçãoapregoa a construção de mais presí-dios e centros de detenção provisó-ria fora dos centros urbanos.

Eis, aí, uma boa causa para mo-bilizar Executivo, Legislativo, auto-ridades de segurança pública elideranças comunitárias.

EESSPPAAÇÇOO MMIIXX

EXPEDIENTE

FRASEAcho que o governo não está nos iludindo. É mais grave: ele está iludido

- Do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) a propósito da crise econômica que estáchegando“

“CÂMARA

É isso aí, Jorge Mello

Embora seja estreanteno exercício da função pú-blica, o empresário JorgeMello mostra trabalhoneste início de mandatocomo vereador da Câmarade Campo Limpo Paulista.

Em contatos diários commoradores de todas as re-giões da cidade, coleta su-gestões dos eleitores,identifica e aponta proble-mas que precisam ser resol-vidos pela administração.

JUNDIAÍ

Recursos para mobilidade

O prefeito Pedro Bigardiesteve em Brasília no meioda semana, em solenidadede assinatura de projetosdo PAC II (Programa deAceleração do Cresci-mento), e conseguiu verbade R$ 106 milhões paraprojetos de mobilidade ur-bana em Jundiaí – poucomenos que os orçamentosanuais de Várzea Paulista eCampo Limpo Paulista.

OPORTUNISMO

Torcida do contraAlguns órfãos políticos

hoje com o trololó de oposi-ção vibraram com a grevedos coletores de lixo deCampo Limpo Paulista. Acausa era reivindicatória etrabalhista, uma disputaentre o sindicato da catego-ria e a empresa responsávelpela limpeza pública, mas oesforço deles foi no sentidode atribuir culpa à prefeiturapela interrupção temporáriada coleta de lixo. Lamentável.

ESTUDO

Desafios da Previdência

O maior desafio do sis-tema de seguridade socialno Brasil é a adaptação daPrevidência à expectativada vida da população. É oque conclui a publicação“As Boas Práticas Brasilei-ras em Seguridade So-cial”, que compila e avaliapolíticas adotadas peloBrasil e que podem ser re-plicadas em outros paísesem desenvolvimento.

Atualmente, a mu-dança no atual modelo deaposentadoria vem sendotratada no Congresso,com a discussão em tornodo fim do fator previden-ciário, que reduz o valordo benefício de quem seaposenta por tempo deserviço antes de chegaraos 60 anos, no caso dasmulheres, e antes dos 65anos, para os homens, e aproposta de soma entre aidade do beneficiário aose aposentar e o tempototal de contribuição, re-sultando em 85 e 95 anospara mulheres e homens,respectivamente, paraque seja possível parar detrabalhar

SAÚDE

Banha de carneiroA Agência Nacional de

Vigilância Sanitária (An-visa) suspendeu a fabrica-ção, distribuição e vendado creme de massagemBanha de Carneiro, produ-zido pela empresa PupLyne Cosméticos. A deci-são foi tomada porque oproduto não tem registro.A agência determinou orecolhimento do cremenas farmácias.

VIOLÊNCIA

Números assustadoresDe cada três mortos por arma de fogo, dois estão na faixa

dos 15 a 29 anos. É o que mostra o Mapa da Violência 2013:Mortes Matadas por Armas de Fogo. O estudo, divulgado comexclusividade pela Agência Brasil, diz que os jovens represen-tam 67,1% dos mortos por arma de fogo.

Page 3: JORNAL AGORA 09-03 A 15-03 de 2013

- Da Redação -

Campo Limpo – Oprefeito José Roberto deAssis deverá anunciar,brevemente, a instalaçãode uma grande empresano município , com a criação de centenas denovas vagas de emprego.

A revelação foi feitapelo chefe do Executivoem entrevista à RádioCidade de Jundiaí . Aoser indagado pelo radia-l i sta Afonso Pereirasobre a estagnaçãoeconômica da cidade –diante dos índices apon-tando o crescimentoeconômico do Aglomera-do Urbano –, ele reite-rou que a atual adminis-tração vai incrementar apolítica de atração deindústrias. “Já estamosnegociando a vinda deuma grande empresa e,no momento oportuno,vamos conf irmar essaboa notícia para os cam-polimpenses”, disse JoséRoberto.

Avaliação positivaAo completar 60 dias

de gestão, o prefeitoacredita que “as coisasestão caminhando bem”,dentro da real idadef inanceira do municí -

pio.“Não vamos olhar no

retrovisor, para as dívi-das que f icaram; oimportante é honrartodos os compromissosassumidos com a popu-lação, e é para isso esta-mos trabalhando”, afir-ma.

Novos médicosSobre a questão da

saúde pública , JoséRoberto esclareceu que omunicípio contratounove médicos e quetodas as unidades bási-cas dos bairros agoracontam com enfer -meiras.

A maior dificuldade,de acordo com ele , éatrair especial istas ,como nas áreas de car-diologia e endocrinolo-gia, por causa dos baixossalários. “Encaminhare-mos projeto de le i àCâmara Municipal paralegal izar a função demédicos nas UBSs e

readequar o nível deremuneração”, antecipaJose Roberto, lembrandoque os profissionais doHospital de Cl ínicasainda são de respons -abi l idade da empresagestora da instituição –a terceir ização dosserviços foi feita pelogoverno anterior.

Apoio dos vereadoresAinda no programa

do radial ista AfonsoPereira, o prefeito desta-cou a atuação do Legisla-tivo, hoje sob a presidên-c ia de F lávio CardosoGeada de Moraes.

“Tenho um bom trân-s i to , com todos osvereadores, e noto queos interesses da cidadeestão acima das questõespartidárias”, assinala ochefe do Executivo.

Coincidentemente, overeador Tonico daAmbulância tambémdissera à Rádio Cidadeque “o prefeito não vaidecepcionar e que, empouco tempo, o setor desaúde estará totalmenteregularizado”.

Na avaliação de Toni-co, “é impossível, em tãopouco tempo de admi-nistração, solucionartodas as demandas dapopulação”.

309/03 A 15/03 DE 2013 POLÍTICA

Prefeito José Roberto de Assis: “Não vamos olhar no retrovisor, para as dívidas que ficaram”

EXECUTIVO Prefeito diz que governa sem olhar no retrovisor

Administração negociavinda de nova empresa

DIVULGAÇÃO

Page 4: JORNAL AGORA 09-03 A 15-03 de 2013

- Da Redação -

Campo Limpo – A CâmaraMunicipal aprovou, emsegundo turno de votação, nasessão ordinária de terça-feira, 5, projeto de resolução,de autoria da vereadoraMaria Paranhos, alterando ohorário dos trabalhosquinzenais para o períodonoturno.

No entendimento dela edos demais vereadores, amedida permitirá que hajamaior audiência nas sessões –já que as pessoas trabalhamdurante o dia, sendo inex-pressivo o volume de públiconas sessões matinais.

Apesar da expectativa, ahistória recente do Legislati-vo comprova que os cidadãosgeralmente vão à Câmaraquando estão em debate pro-postas polêmicas e temaspontuais de interesse de se-gmentos da comunidade.

Pauta cheiaNa última sessão diurna,

os vereadores apresentaramum pacote de 36 indicações e

oito moções – a maioriareivindicando obras eserviços nos bairros.

Ainda figuraram na pautatrês projetos de lei do Executi-vo, autorizando repasses derecursos à Casa da Paz, àAssociação de Pais e Amigosdos Excepcionais (Apae) ecriando auxílio-moradia afamílias cujos imóveis ve-nham a ser interditados pelaDefesa Civil, especialmenteno período de chuvas.

ReformaA Mesa da Câmara tam-

bém apresentou projeto delei dispondo sobre a criaçãode crédito adicional, no valorde R$ 122 mil, para permitirobras de reforma dos gabi-netes de vereadores e asses-sores, garantindo melhoratendimento ao público.Atualmente, as dependênciasdo Legislativo são de fatoimprovisadas e acanhadas.

Dia da MulherFinalmente, por iniciativa

do vereador Jorge Mello, aCâmara aprovou, por una-

nimidade, moção de aplau-sos, a todas as mulheres deCampo Limpo Paulista, pelapassagem do Dia da Mulher.

A data, segundo Mello,estimula a reflexão e a rea-lização de debates e confe-rências com o propósito de

discutir o papel da mulher nasociedade atual.“ O esforço épara tentar diminuir e quemsabe um dia terminar com opreconceito e a desvaloriza-ção da mulher. Mesmo comtodos os avanços, elas aindasofrem, em muitos locais,

com salários baixos, violênciamasculina, jornada excessivade trabalho e desvantagensna carreira profissional.Muito foi conquistado, masmuito ainda há para ser mo-dificado nesta história”, afir-ma o vereador.

Sessões da Câmara serão à noiteLEGISLATIVO Objetivo é facilitar participação da comunidade

DIVULGAÇÃO

Sessões matinais nem sempre atraem grande público

4 09/03 A 15/03 DE 2013POLÍTICA

Page 5: JORNAL AGORA 09-03 A 15-03 de 2013

509/03 A 15/03 DE 2013

Page 6: JORNAL AGORA 09-03 A 15-03 de 2013

6 09/03 A 15/03 DE 2013GERAL

SERVIÇOS Prefeitura e Justiça apertam fiscalização à empresa

Acordo põe fim à grevedos coletores de lixo

- Da Redação -

Campo Limpo –Durante reunião ocorridasegunda-feira, 4, na Sub-delegacia do Ministériodo Trabalho, em Jundiaí,sindicalistas e represen-tantes da empresa Constr urban Logíst icaAmbiental, responsávelpela coleta do l ixo emCampo Limpo Paulista,chegaram a um acordo,encerrando a grevedef lagrada na semanaanterior pelos fun-c ionários da conces -sionária.

O secretário de Gover-no Rodrigo Magalhães e odiretor jurídico daPrefeitura de CampoLimpo Pauista, ViníciusPassarin Neves, tambémparticiparam da audiên-cia presidida pelo gerenteregional do Ministério doTrabalho, Carlos Albertode Oliveira, exigindo quea empresa coloque toda afrota de dez caminhões

de coleta em operação,como prevê contrato assi-nado com o município.

Além de intensificar afiscalização para que hajao cumprimento rigorosoda prestação de serviços,

a administração disponi-bilizará espaços públicospara a guarda de equipa-mentos utilizados pelostrabalhadores.

Para minimizar ostranstornos provocados

pela greve, e garantir alimpeza pública, a con-cessionária operou comequipes extras nos bair-ros, inclusive com escoltada Guarda Municipal, jáque o sindicato da catego-

ria pressionava a empresapara obter um desfechofavorável na Justiça doTrabalho.

As reivindicações

- Fim da jornada excessivade trabalho;- Regularização do banco dehoras, criado sem autoriza-ção do sindicato;- Transporte com lotaçãoacima do permitido;- Falta de equipamentos deproteção individual;- Refeitório sem higiene;- Banheiros sem condiçõesde uso;- Trabalhadores que traba-lham aos domingos nãorecebem hora extra de100% e folgam durante asemana;- Empresa não aceita atesta-do médico e dá suspensãoaos trabalhadores;- Caminhões quebrados esem segurança, que traba-lham com equipe reduzida.

Funcionários da Construrban na Subdelegacia do Trabalho

FOTOS DIVULGACAO

Zacan pede apoio a deputado para renovar frota de máquinas da prefeitura

Prefeito Vicente Zacan, secretários Richarley e Paulo Piloto, com o deputado Luiz Fernando Machado

Em sua primeira visitaoficial ao prefeito VicenteZacan, de Jarinu, o de-putado federal Luiz Fer-nando Machado (PSDB)comprometeu-se a inter-ceder também nas secre-tarias e organismos esta-duais para viabilizar con-vênios do Governo doEstado com o município.

Zacan solicitou apoiodo parlamentar para aaquisição de veículos emáquinas pesadas para acidade, já que a atualfrota é precária e não dáconta das demandas paramanutenção dos bairros edas estradas da área agrí-cola.

“É preciso aproveitaros programas oferecidospelas secretarias esta -duais, que disponibilizaminvestimentos em diver-sas áreas. Eu tenho umbom relacionamento como Governo Estadual eposso interceder para quea cidade seja beneficiada,começando pela Secre -taria de Agricultura”,af irmou Luiz Fernando,hoje o único represen-

tante do AglomeradoUrbano na Câmara dosDeputados.

Com a eleição de PedroBigardi para a prefeiturade Jundiaí, a região ficousem representação naAssembleia Legislativa.

Pavimentação das ruase construção de acade-mias da saúde, impor-tantes tanto como meiode prevenção, como demanutenção do bem estarda população, tambémforam assuntos aborda-

dos. Outra questão discu-tida foi sobre manter umdiálogo maior entre odeputado e a prefeiturapara que emendas impor-tantes não sejam perdi-das. Ao final do encontro,ficou o compromisso “defazer o melhor por Jarinue por sua população”.

Os secretários deAdministração Geral ,Richarley Souza e deAssuntos Parlamentares,Paulo Pi loto, partici -param da audiência.

“Bronca no Facebook” provoca polêmica

O AGORA, em sua edição anterior, publicou, pelaprimeira vez, a coluna “Bronca no Facebook”, com oobjetivo de repercutir e dar maior visibilidade aquestões de interesse público apontadas por cidadãospor meio das redes sociais.

Entretanto, ao reproduzir comentários de membrosda página Debate Campo Limpo Paulista, o jornal o fezsem a autorização e consentimento de seus autores.

Por essa razão, e em virtude da polêmica criada, oAGORA desculpa-se com os cidadãos que se sentiramlesados em seus direitos, e reafirma que apenas pre-tendeu colocar-se como mais um instrumento para aju-dar a solucionar problemas da comunidade, demaneira imparcial e democrática.

O próprio administrador do grupo Debate CampoLimpo Paulista, Cesar Augusto, considerou “muitointeressante” o espaço oferecido pelo jornal, pois,segundo ele, “são poucos os meios de comunicação quedestacam a atuação dos cidadãos nas redes sociais”.

Cesar Augusto assinala, porém, que a reproduçãodos comentários deve ter a devida autorização de seusautores.

Page 7: JORNAL AGORA 09-03 A 15-03 de 2013

709/03 A 15/03 DE 2013 CIDADES

- Da Redação -

Campo Limpo – Nosúltimos dias, o jornalAGORA recebeu inúme-ras reclamações sobre ainterrupção da limpezade fossas em bairros dacidade. A situação podese agravar, nas próximassemanas, no Parque In-ternacional – região jádotada de rede seca deesgoto, mas impossibili-tada de lançar detritosin natura no Rio Jundiaísem a entrada em opera-ção da Estação de Trata-mento de Esgoto (ETE),em fase final de cons-trução na divisa deCampo Limpo Paulista eVárzea Paulista.

O município abriu li-citação para a contraçãode empresa para reali-zar o serviço, mas,diante do processo bu-rocrático, a Secretariade Serviços Urbanos,por determinação diretado prefeito José Robertode Assis, contrata, emregime emergencial, o

serviço de limpa fossa.Normalmente, o cida-

dão paga uma taxa deR$ 50 para o esgota-mento de fossas domés-ticas e comerciais, coma operação terceirizadapela prefeitura, e em-presas particulares co-bram até R$ 350 paracoletar os detritos.“Vamos, em caráteremergencial, realizar otrabalho por um valor50% inferior”, diz o se-cretário da SSU, MarcosCassemiro dos Santos.

O comercianteGringo, proprietário doNosso Bar Vida Boa, noParque Internacional,observa que o problemavai além da saúde pú-blica. “Já acionei todosos órgãos, inclusive a Vi-gilância Sanitária, poisas consequências do va-zamento das fossas pre-judica também o nossonegócio, além de noscausar constrangimen-tos ”, diz ele.

Segundo o secretárioMarcos Cassemiro, o

atendimento emergen-cial deverá amenizar asituação nas regiõesmais críticas. O contratocom a empresa que rea-liza o serviço venceu noinício do mês.

Esgotamento de fossaspreocupa a comunidade

SANEAMENTO Município faz contrato de emergência para garantir o serviço

Gringo: “Além da saúde, nosso

negócio é prejudicado”

Serviço será em caráter emergencial, até a conclusão de licitação

Esgoto 100% tratado, até o meio do ano

A Sabesp informa que aEstação de Tratamento deEsgotos (ETE) de VárzeaPaulista e Campo LimpoPaulista está em fase deajustes de máquinas e tes-tes de equipamentos. Aprevisão de inauguração éno primeiro semestredeste ano.

Foram investidos R$ 113milhões no empreendi-mento, com a implantaçãode todo o sistema de esgo-tamento sanitário, com-preendendo estaçõeselevatórias, 38 quilôme-tros de redes capazes decoletar e encaminhar o es-goto das duas cidades parao tratamento e uma esta-ção prevista para tratar560 litros de esgotos porsegundo.

O projeto deve colabo-rar para o avanço da des-poluição total do RioJundiaí. (Renata Gutierrez) ETE deve ser inaugurada até o meio do ano

FOTOS DIVULGAÇÃO

Page 8: JORNAL AGORA 09-03 A 15-03 de 2013

8 09/03 A 15/03 DE 2013INFORME PUBLICITÁRIO

Os 35 anos (de sucesso) da OrmagilA Ormagil , empresa

especializada em mate-r ia is de construção,acabamentos e reformas,está comemorando 35anos de fundação e fun-cionamento em Jarinu.

Bem conceituada nomercado, e com clientesem toda a região, a lojaoferece uma ampla diver-sidade de produtos, comocimento, cal , areia , pedra, ferro , t ijolo ,bloco,madeiras em geral,esquadrias, telhas, tintase acessórios, artigos parapiscina, ferramentas ,pisos, porcelanatos, mate-riais hidráulico e elétrico,ou seja , do básico aoacabamento.

A históriaA Ormagil iniciou suas

at iv idades no setor daconstrução civil em mea-dos de 1978, quando trêsamigos organizaram umasociedade para investirnum setor comercialinexplorado no municí-pio.

Assim – e utilizandoas iniciais de seus nomes,Orlando (in memorian),Gilberto (in memorian) eMauricio – , cr iaram aOrmagil, atendendo ini-cialmente às vendas demateriais brutos e produ-tos agropecuários.

Após uma década, sur-giram algumas dif icul -dades e um dos sóciosresolveu vender parte dasua quota para dois ou-tros amigos, os quais ti-

nham um grande inte -resse e o objet ivo deexpandir as atividades.

Com determinaçãopara superar os obstácu-los, força de vontade paravencer os desafios e visãopara identi f icar novasoportunidades, a Ormagilincorporou o seu negócioe começou a operar nasvendas de diferentes pro-dutos para a construçãocivil, atendendo tambémàs necessidades do varejo.

Com o prédio aindaalugado, onde per -maneceram por muitosanos, a principal metaera adquirir um imóvelpróprio.

A pioneira na cidade,diante das novas oportu-nidades que o mercadooferecia , aproveitou obom momento de suasat iv idades e construiuuma loja no ano de 1990,mudando-se se para umoutro endereço, masainda continuava loca -l izado no centro dacidade.

Com uma loja comple-ta de 400m², sua planta écomposta de 3500m² deterreno, voltada paraatender às necessidadesdo cliente final e sempreoferecendo melhorescondições de trabalho aosseus funcionários.

A Ormagil percebeu ocontínuo crescimento devendas e de novos produ-tos, ou seja, já sentia umacerta segurança em todosos sentidos no novo

De uma modesta loja, na década de 70, a empresa hoje é um grande centro no segmento do varejo da construção civil na cidade e região

endereço.Em 2009, a empresa

investiu novamente nasua expansão, e construiumais uma loja, para pro-dutos de acabamentos .São mais 400m² de showroom, garantindo aindamais facilidade, confortoe maior variedade paraseus clientes.

E, desde então, a lojanão parou mais decrescer : está cada vezmais sólida no mercado e,a cada ano, amplia osquadros de clientes e fun-c ionários , registrandoexpress ivos índices devendas.

A Ormagil detém umaposição de destaque nosegmento do varejo daconstrução c iv i l na

cidade e região . A lojaesta focada na qualidadede seus serviços e na suagama de mais de 10.000mil itens fornecidos porparceiros líderes de mer-cado, garante a qualidadeexigida pelos clientes.

A direção da Ormagilagradece a todos os cola-

boradores , amigos eclientes que estão ao seulado nestes 35 anos demercado, construindo ecrescendo junto com Ja-rinu.

E anuncia : o mês deaniversário será com ofer-tas e promoções especi-ais.

Page 9: JORNAL AGORA 09-03 A 15-03 de 2013

- Por Renata Giraldi -

Brasília (Abr) – No momentoem que se aproxima o começodo conclave (assembleia queelegerá o papa), a imprensa ita-liana e internacional passa a di-vulgar os prováveis candidatosà sucessão do papa eméritoBento XVI. Com o voto secreto,guardado sob juramento, e a cé-dula queimada, as especula-ções em torno do nomeaumentam. Na relação de can-didatos há brasileiros, argenti-nos, colombianos, asiáticos,africanos, europeus, canaden-ses e norte-americanos.

No noticiário internacional,aparecem dois cardeais brasi-leiros - dom Odilo Pedro Sche-rer, de 63 anos, arcebispo deSão Paulo, e dom João Braz deAviz, de 65 anos, prefeito daCongregação para os Institutosde Vida Consagrada e as Socie-dades de Vida Apostólica no Va-ticano e arcebispo emérito deBrasília.

Prováveis sucessores Peter Turkson, 64 anos (ga-

nense) – chefe da Comissão deJustiça e Paz do Vaticano

Laurent Monsengwo Pasi-nya, 74 anos (congalês) - arce-bispo de Kinshasa, no Congo

Luis Antonio Tagle, 57 anos(filipino) – arcebispo de Manila,nas Filipinas

Odilo Pedro Scherer, 63anos, (brasileiro) – arcebispo deSão Paulo

João Braz de Aviz, 65 anos(brasileiro) - prefeito da Congre-gação para os Institutos de VidaConsagrada e as Sociedades deVida Apostólica no Vaticano earcebispo emérito de Brasília

Dario Castrillón Hoyos, 83anos (colombiano) – presidenteemérito da Pontifícia ComissãoEcclesia Dei e prefeito da Con-gregação para o Clero

Jorge Bergolio, 76 anos (ar-gentino) – arcebispo de BuenosAires, capital argentina

Leonardo Sandri, 69 anos(argentino) – foi núncio apostó-lico na Venezuela e no México

Óscar Rodrígues Maradiaga,70 anos (hondurenho) – arce-bispo de Tegucigalpa, capital deHonduras, e presidente da Cá-ritas Internacional, que reúneorganizações humanitárias li-gadas à Igreja Católica Apostó-lica Romana

Grianfanco Ravasi, 70 anos(italiano) – presidente do Con-selho da Pontifícia de Cultura

Angelo Scola, 71 anos (ita-liano) – arcebispo de Milão, naItália. É defensor do diálogoentre muçulmanos e católicos

Péter Erdo, 60 anos (hún-garo) – arcebispo de Budapeste,capital da Hungria

Marc Ouellet, 67 anos (ca-nadense) - ex-arcebispo de Que-bec, no Canadá, e prefeito daCongregação para os Bispos.

Marc Oullet, 69 anos (cana-dense) – presidente da Congre-gação dos Bispos

Carlo Maria Virgano, 72anos (norte-americano) – nún-cio apostólico nos Estados Uni-dos

Charles Chaput, 68 anos(norte-americano) - arcebispoda Filadélfia, nos Estados Uni-dos

Timothy Dolan, 63 anos(norte-americano) - cardeal-ar-cebispo de Nova York, nos Esta-dos Unidos

909/03 A 15/03 DE 2013 INTERNACIONAL

IGREJA CATÓLICA No noticiário internacional, aparecem dois cardeais brasileiros

Aumentam especulações sobre sucessor de Bento XVI

Brasília - O arcebispo de São Paulo e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Odilo Pedro Scherer, figura na lista dos prováveis sucessores

ELZA FIÚZA/ABR

'Pedro' é nome improvável do futuro PapaÀ medida em que se aproxima o conclave da Igreja

Católica Romana, cresce a expectativa de quem será onovo Papa e qual nome ele deverá adotar. Tradicional-mente, o cardeal escolhido como representante máximodessa religão 'abdica' de seu nome de batismo e esco-lhe um outro, formal e ao mesmo tempo simbólico, pararepresentar o seu pontificado. Dentre as opções, o nomePedro é o mais improvável.

O nome escolhido pelo próximo Papa pode dar pis-tas importantes sobre qual linha será adotada por ele nacondução da Igreja através de homenagem a seus ante-cessores. João Paulo II, por exemplo, escolheu esse nomepela identificação com os ideais de João Paulo I.

O constume de escolha de um nome papal teria co-meçado no ano 533 com Mercúrio, que não consideravaadequado ao pontificado ter um nome de deus da mi-

tologia romana, e acabou sendo designado de João II. OPapa Marcelo II, em 1555, foi o último a usar seu nomede batismo.

A mudança de nomes também alude a quem aIgreja Católica Romana considera o primeiro Papa. Se-gundo a história do cristianismo, Jesus chamou Simãopara “edificar sobre ele a igreja” e mudou o seu nomepara Pedro, conhecido como o “Príncipe dos Apóstolos”.O fato de Pedro ser o primeiro Papa firmou uma tradiçãode que nenhum pontífice pode escolher o nome do pio-neiro.

De acordo com a Enciclopédia de Literatura Bíblica,Teológica e Eclesiástica, os nomes mais escolhidos porPapas na história da igreja são: João, Gregório, Bento,Clemente, Inocêncio, Leão e Pio. (Allan Walbert - PortalEBC)

Page 10: JORNAL AGORA 09-03 A 15-03 de 2013

- Da Redação -

São Paulo – O ranking de2012 do Instituto Brasileirode Defesa do Consumidor(Idec), divulgado no início dasemana, traz mais uma vezos planos de saúde no topoda lista de atendimentos daorganização. Na sequência,aparecem os setores finan-ceiro, de produtos e de tele-comunicações. O total de ori-entações referentes a dúvidassobre relações de consumono ano chegou a 5.413. Em 11anos, apenas uma vez, em2011, os planos de saúde fugi-ram do topo da lista, sendosuperados pelo setor deeletroeletrônicos, que, após aredução de impostos, teveuma expansão significativanas vendas, o que provocouuma série de dúvidas e recla-mações.

No entanto, no ano passa-do, negativa de cobertura,reajuste por faixa etária eaumento anual acima domáximo permitido e descre-denciamento de prestadoresde serviço motivaram amaioria dos atendimentosfeitos pelo Idec em todo opaís. O principal fator, segun-do a gerente de relaciona-mento do instituto, KarinaAlfano, é o crescimento dosplanos coletivos, ou falsoscoletivos, oferecidos apequenos grupos de consu-

midores, cujos contratos nãosão regulados pela AgênciaNacional de Saúde Suple-mentar (ANS). "Quase todosos planos não aceitam as pes-soas individualmente, colo-cam preços impraticáveispara tal. Aí, o consumidorentra no coletivo, incluindopelo menos mais uma pes-soa, ou se associa a planosem grupos de entidades re-presentativas, como os sindi-catos", denuncia Karina.Sobre os planos foram re-gistrados 1.104 atendimentos(20% do total).

Com isso, segundo a ge-rente, fora da regulação daANS, os planos podempraticar os preços que qui-serem. "As empresas, então,entendem que em um planocom duas pessoas o poder denegociação é o mesmo que ode uma empresa com 500conveniados, e isso não dápara aceitar", diz Karina. Essetipo de plano coletivo jáengloba 80% do mercado.

Significa dizer, de acordocom Karina, que a ANS regu-la apenas 20% do setor. Elalembra que há 11 anos o Idecfaz análise desses setores,mas não tem poder de polí-cia. Levanta os dados paracobrar das agências regu-ladoras. "No entanto, o que agente vê é uma granderesistência das agências emmudar suas diretrizes. É um

trabalho de formiguinha essenosso", lamenta, acrescentan-do que com essa postura asagências muito mais aten-dem aos interesses da inicia-tiva privada do que o da po-pulação.

O setor financeiro, com-posto pelos bancos, cartão decrédito, crédito e consórcio,aparece em segundo lugarno levantamento do Idec,com reclamações decobrança indevida de tarifase de serviços não contrata-dos, endividamento, taxa dejuros, portabilidade de crédi-to e inscrição em cadastro demaus pagadores. Foram 844

atendimentos (16% do total).O terceiro vilão da lista é

o setor de produtos, comocelulares, eletroeletrônicos eeletrodomésticos da linhabranca, por conta de defeitos,falta de garantia; falta deassistência técnica e des-cumprimento do prazo deentrega. Foram 671 atendi-mentos (12%).

A telefonia também temdestaque, com 579 atendi-mentos (11%). Na telefoniamóvel as queixas mais recor-rentes dizem respeito à faltade sinal e à queda naschamadas. Na fixa, cobrançade minutos excedentes ao

plano e cobrança por serviçonão solicitado. Na TV porassinatura, falta de sinal. Nabanda larga, velocidade denavegação.

Além da falta de fiscaliza-ção das agências reguladoras,Karina também destaca afalta de investimento dasempresas como causadora domau atendimento. "Alémdisso, em muitos casos, afalta de informação e a difi-culdade na interface entreconsumidor e fornecedor sãoas fontes recorrentes de pro-blemas."

De acordo com o Idec,demais temas presentes noranking foram denominados"outros", como energia elétri-ca e ensino, imóveis, lazer,veículos e comércio eletrôni-co, totalizando 41% do total.Os atendimentos relaciona-dos às compras virtuais têmcrescido. "A principal queixadiz respeito ao prazo deentrega e a outras formas dedescumprimento de oferta",aponta Karina.

O Idec registra os atendi-mentos por telefone, e-mail epessoalmente. Nem todos osatendimentos são registrosde reclamações. Algunspedem informações, esclare-cimentos. Outros 4 milatendimentos em 2012 refe-riam-se a ações judiciais.(Rede Brasil Atual)

RANKING Isolado, o setor responde por 20% dos atendimentos do Idec

Planos de saúde são osvilões dos consumidores

FOTO: EBC

Negativa de cobertura, reajuste por faixa etária e anual acima do máximo permitido e descredenciamento de

prestadores de serviço são algumas das queixas

10 09/03 A 15/03 DE 2013SAÚDE

O curso é voltado para pessoas com vontade de trabalhar comocuidador formal ou ainda aprofundar os conhecimentos sobre o

envelhecimento e a velhice para cuidar de seus familiares

Estão abertas as inscrições para ocurso de Formação de Cuidadores deIdosos da Faculdade de Medicina de Jun-diaí (FMJ), que acontecerá às quintas-feiras, das 8h30 às 11h30 ou das 19 às21h30, no prédio da FMJ, situado à RuaFrancisco Telles, 250, Vila Arens.

O curso terá duração de quatro meses,iniciando dia 14 de março, com o custode R$ 100,00 mensais. O estudante queconcluir todas as etapas receberá um cer-tificado emitido pela FMJ.

Da programação constam aulas teóri-cas e práticas com os professores JoséEduardo Martinelli (Geriatra) e Flávia Ara-

maki (Gerontóloga), que ensinarão em 15módulos os cuidados que todo idoso pre-cisa receber em casa.

O curso é voltado para pessoas comvontade de trabalhar como cuidador for-mal ou ainda aprofundar os conhecimen-tos sobre o envelhecimento e a velhicepara cuidar de seus familiares.

O pré-requisito para inscrição é seralfabetizado. As inscrições poderão serfeitas pelos telefones (11) 4587-1095 ramal207, 4587-2630, ou 94142-1995 com Flávia.Para conferir o cronograma do curso ointeressado poderá acessar o site da FMJhttp://www.fmj.br/.

Faculdade de Medicina abre inscrições para o curso de de cuidadores de idososENFERMAGEM-AMOREIRACAMPOS2011.BLOGSPOT.COM

Page 11: JORNAL AGORA 09-03 A 15-03 de 2013

- Por Elaine Patricia Cruz -

São Paulo (Abr) - Até ofinal do governo da pre-sidenta da RepúblicaDilma Rousseff, a Secre-taria de Políticas para asMulheres espera implan-tar com sucesso a LeiMaria da Penha em todoo país . “Seria uma ir -responsabilidade daruma data, mas queroque, no término dagestão da presidentaDilma, a Lei Maria daPenha esteja implantadaem todos os municípiosdesse país. E, para isso,não estamos medindoesforços: estamos fazen-do as repactuações dospactos de enfrentamentoque agora tem diretrizesnacionais e comcobranças, ou seja, senão implementou, nãorecebe o recurso”, afirmaa ministra EleonoraMenicucci.

Segundo ela, aimplantação da Lei Mariada Penha, que criamecanismos para coibira violência contra asmulheres e aumentou origor das punições dasagressões contra a mu-lher quando ocorridas noâmbito doméstico oufamiliar, é um grandedesafio para o atual go-verno. “A implantação daLei Maria da Penha impli-ca na criação de umarede forte de atendimen-to às mulheres. [Hoje]são apenas cinco casas-abrigo [para mulheres]na cidade de São Paulo.No mínimo [deveria] teruma para cada subdistri-to de prefeitura”, diz.

As dif iculdades naimplantação da lei, deacordo com a ministra,

também envolvem me-lhor qual i f icação dosprof i ss ionais que vãoatender às ocorrênciasde v io lência contra amulher e uma mudançade mental idade dasociedade que, segundoela, já vem ocorrendono país.

“Precisamos, noenfrentamento à violên-cia, do treinamento detodos os profissionais daárea de saúde e da segu-rança pública para aten-der às mulheres. Hojenão acho que se fale que

a mulher provoque aviolência . Houve umamudança de mental i -dade , tanto é quequando propusemosuma punição maiorpara ag ressores eestupradores , asociedade acei tou” ,observa. Outro desaf ioque o governo federalpretende enfrentar éfazer com que osequipamentos de saúdevoltados para as mu-lheres estejam abertostodos os dias, durante24 horas.

CIDADANIA Legislação criou mecanismos para coibir a violência contra as mulheres

Implantação da Lei Maria da Penha emtodo o país será um desafio enorme

Ministra Eleonora Menicucci: “Precisamos, no enfrentamento à violência, do treinamento de todos os profissionais da área de

saúde e da segurança pública para atender às mulheres”

Manifestação feminina em Brasília: situação ainda é grave

FOTOS DIVULGAÇÃO

1109/03 A 15/03 DE 2013 ESPECIAL MULHER

Grupo faz doação de calcinhas eabsorventes para encarceradasO Grupo de Estudos e Tra-

balho Mulheres Encarceradasrecebeu doações de calcinhase absorventes que serão repas-sadas a mulheres presas emtodo Brasil neste 8 de março,quando se comemora o DiaInternacional de Luta das Mu-lheres.

A campanha chamada“Estou presa, continuo mulher”surgiu depois da constataçãode que Estado não está ofere-cendo materiais de higienecomo absorventes e roupasíntimas às presidiárias, ao con-trário do que está previsto emlei.

Conforme denúncias doGrupo de Estudo e Trabalho, afalta de materiais higiene temresultado em situações constrangedoras para as mu-lheres. Muitas, durante o perío-do de menstruação, usammiolo de pão para conter osangramento. Em caso de falta

de calcinha, é comum aboliremo uso da roupa íntima.

Segundo ressalta a juízaKenarik Boujikain Felippe, daAssociação Juízes para aDemocracia (AJD), a lei de exe-cução penal diz que é obri-gação do Estado prover osbens materiais necessáriospara cumprimento da pena. “Eisso inclui todo material dehigiene, seja sabonete, pasta eescova de dente ouabsorvente. Acontece é que oEstado não tem cumprido oseu papel. Essa é uma reali-dade de todo Brasil”, afirma.

De acordo com o SistemaIntegrado de Informações Peni-tenciárias (Infopen), do Mi-nistério da Justiça, 36 mil mu-lheres estão presas atualmenteno Brasi l . Mais da metadedelas são negras e cerca de 13mil não cumpriram o ensinof u n d a m e n t a l . ( A l i n eScarso/Brasil de Fato)

“Homem de verdade não bate em mulher”O Banco Mundial lança, com

a colaboração de celebridades,uma campanha para sensibilizara população para o problema daviolência contra a mulher.

Segundo o Mapa da Violên-cia, publicado em 2012, peloCentro Brasileiro de Estudos Lati-no-Americanos (Cebela) e pelaFaculdade Latino-Americana deCiências Sociais (Flacso), maisde 92 mil mulheres foram assas-sinadas no país entre os anos de1980 e 2010. Durante o perío-do, o número de homicídios

femininos cresceu mais de trêsvezes, saltando de 1.353 casospara 4.465 re-gistros. Tendênciaque, segundo especialistas, semanteve nos últimos dois anos.

A campanha conta com aparticipação de atores comoCauã Reymond, Gabriel BragaNunes e Thiago Fragoso e deatletas como o judoca FlávioCanto. Eles aceitaram posar,gratuitamente, segurando car-tazes onde se lê a f rase"Homem de Verdade Não BateEm Mulher",.

Page 12: JORNAL AGORA 09-03 A 15-03 de 2013

- Da Redação -

Jundiaí – O goleiroRichard completou 22anos na últ ima sexta -feira, mas não pôdecomemorar o aniversáriocom uma boa atuaçãopelo Paulista, já que oclube não entrou emcampo no fim de semanadevido ao adiamento dapartida contra oPalmeiras . Foram novepartidas do clube até aquino Paulistão Chevrolet2013, e o jovem arqueiroesteve em campo emtodas elas, sem ser substi-tuído em nenhuma opor-tunidade, somando 810minutos em campo.

Aproveitando o perío-

do sem partidas, o goleirotreina forte ao lado dopreparador de goleiros doclube, que foi muito elo-giado pelo atleta. “O pro-fessor Carlão é um ótimotreinador de goleiros ,tanto é que esteve pre -sente na revelação degrandes nomes. Só tenhoa agradecer a ele pelo tra-balho e dedicação. Esperopoder corresponder aindamais dentro de campo”,comenta o jogador.

Richard é o mais jovemgoleiro titular de todo ocampeonato e avalioucomo positiva a fase doclube. “A nossa equipeestá em uma crescente eisso é muito bom. Masnão podemos tirar o foco

dos nossos objetivos. Oprimeiro deles é conquis-tar a tão sonhada vaga naSérie D, até para colocar oPaulista novamente emuma competição nacional.Mas, com o trabalho ededicação de todos os nos-sos jogadores e do profes-sor Giba, acredito quetemos chances de buscaruma vaga no G8 ainda”,diz Richard, confiante nacampanha do t ime. OPaulista volta a campocontra o Penapolense,fora de casa, neste sábado,em jogo válido pela 11ªrodada do estadual, ape-sar de ser a décima parti-da co Paulista. (FPF)

FUTEBOL Galo joga em casa neste sábado, contra o Penapolense

Goleiro titular mais jovem, Richardexalta boa fase do Paulista

PAULISTA FC

Richard já soma 810 minutos em campo

12 ESPORTES 09/03 A 15/03 DE 2013

Page 13: JORNAL AGORA 09-03 A 15-03 de 2013

Para as MULHERES que adoram sapatos

CHEGOU A ARRAZE1309/03 A 15/03 DE 2013 INFORME PUBLICITÁRIO

Os proprietáriosMichelly e LuizCarlos inovam e

instalam nacidade a primeira

loja que oferece modelos de

sapatos com asmelhores marcas

do mercado; amigos e

convidadosficaram

deslumbrados com os artigos

à venda

FOTOS DIVULGAÇÃO

Campo Limpo Paulista ganhouno final de semana a loja ArrazeSapatos e Acessórios, endereçoque já encanta o público femini-no pela diversidade de modeloscom estilo e elegância.

A iniciativa de instalar aArraze surgiu a partir de umacarência sentida pela pro-prietária Michelly Piucci. “Euadoro sapatos e sempre fui umaconsumidora fiel do comércio dacidade, mas só encontrava asmarcas tradicionais, sem qual-quer diferencial”, diz.

Assim, com apoio do noivo esócio Luiz Carlos Joel Junior, elatraz para Campo Limpo Paulistaalgumas marcas de renome,como Colcci, Arezzo e Dona Tuni-

ca e Neftali Conforto.Além dos calçados, a loja apre-

senta bolsas l indíssimas eacessórios da moda.

As compras podem ser parce-ladas em até seis vezes, em todosos cartões.

Na inauguração da Arraze,Michelly e Luiz Carlos rece-pcionaram amigos e convidados,e todos ficaram encantados coma loja.

Vale a pena conferir.

SERVIÇOArraze Sapatos e Acessórios Rua Antônio Raposo Tavares, 21Centro – Campo Limpo PaulistaTelefone: 9 5836-2013

Page 14: JORNAL AGORA 09-03 A 15-03 de 2013

- Da Redação -

Campo Limpo - Luan San-tana surgiu como um ver-dadeiro 'Meteoro', fazendojus ao nome da música queo projetou no cenário musi-cal, e hoje é consagradocomo um fenômeno do ser-tanejo. A ascensão meteóri-ca, no entanto, não caiu docéu. Com apenas 21 anos,Luan canta desde os 15profissionalmente e nãoteve medo de ser testado noinício da carreira. "Participeide três shows de talentos naminha escola e, graças aDeus, fiquei em primeiro

lugar nos três", orgulha-se ojovem cantor e compositor.

Luan ainda destaca que aaprovação nos testes foi umincentivo para continuar edeixa o recado: "Você quetem um sonho de ser umanova voz, a mais potente vozdo Brasil, não pode perdertempo. Se inscreva no TheVoice, esse programa que é10 e o maior sucesso nomundo inteiro, no Brasilinteiro".

Como principal conselhopara garantir um lugar aosol, Luan enfatiza: "Você temque ser diferente, buscaressa diferença, essa identi-

dade. Sempre fui muito pre-ocupado com isso, de nãoquerer imitar ninguém, deter minhas próprias com-posições, meu estilo, meusfãs".

Aproveite o recado doLuan e se inscreva para asegunda temporada do TheVoice Brasil.

Prepare o seu materialcom as dicas da Globo 10dicas, leia o regulamento,tire suas dúvidas e siga opasso a passo de inscriçãopara se candidatar. Asinscrições vão até o dia 18 deabril de 201. (Fonte: RedeGlobo)

THE VOICE Segundo o cantor, é preciso ser diferente para conseguir um lugar ao sol

Luan Santana incentiva novos talentos e aconselha: 'Não perca tempo

Luan Santana: "Você tem que ser diferente"

THE VOICE BRASIL/TV GLOBO

Abertas as inscrições para o CoralMunicipal e o Grupo de Danças Típicas

A Coordenadoria deCultura de Campo LimpoPaulista abriu inscriçõespara a formação do CoralMunicipal e tambémpara a criação do Grupode Danças Típicas. Ambosterão como regente e pro-fessor o maestro JedersonMachado, que realizaráos testes vocais indivi-duais.

Os ensaios do coralserão todas as quartas-feiras, das 19 às 21 horas,e os ensaios de dança àssextas-feiras, no mesmo

horário, em caráter pro-visório, no Espaço Educa-cional Monte Alegre(antigo Ponto de Apoio),na Rua Lucínio LaureanoPerrino Lopes, 60, JardimMonte Alegre.

Podem se inscreverpessoas de ambos ossexos e com idade a par-tir de 14 anos. Os interes-sados devem procurar aCoordenadoria de Cul-tura, no Paço Municipal,ou dirigir-se diretamenteao maestro no local dosensaios.

A morte do cantor ChorãoO cantor Chorão, que

completaria 43 anos no dia 9de abril, foi encontradomorto, pelo seu motorista, namanhã de quarta-feira (5), noapartamento em que moravana cidade de São Paulo. Ascausas do óbito permanecemdesconhecidas, mas devemser reveladas nos próximosdias com a perícia.

Alexandre Magno Abrãoera cantor, compositor,cineasta e empresário. Forma-va a banda Charlie Brown Jr,da qual foi cofundador em1992. O apelido do músicosurgiu quando os amigos quesabiam andar de skatediziam para ele, em tom dezombaria, "não chora!”, umavez que Chorão ainda nãosabia andar.

O líder da Charlie BrownJr parou de estudar na sétimasérie e lançou, com a banda,dez discos que venderammais de cinco milhões de

unidades. Além disso, já foivendedor de cartões de natal,auxiliar de câmera, caboman,iluminador e entregador dospastéis que sua mãe fazia.

O vocalista da banda Charlie Brown Jr. teve uma

infância e adolescência difíceis

FACEBOOK / CHARLIE BROWN JR

FOTOS DIVULGAÇÃO

Jarinu criaráJarinu criarábanco de dadosbanco de dadosde artistas ede artistas eartesãos doartesãos domunicípiomunicípio

A A Prefeitura de Jarinu,por meio da Secretaria deEsporte e Turismo, realizaráum cadastro de artistas eartesãos do município, até odia 8 de abril de 2013. O obje-tivo é aumentar o banco dedados e facilitar o contato e acontratação dos artistas eartesãos locais para futurasparticipações em ações cul-turais da cidade.

Para efetuar a inscrição,os interessados devem com-parecer à Secretaria deEsporte e Turismo, situada àPraça Francisco Alves deSiqueira Jr, 111, Jardim daSaúde, munidos de cópia doRG, CPF, comprovante deresidência e uma amostra dotrabalho em foto, CD ouDVD.

Carlinhos do Livrosugere biblioteca digital

O popular Carlinhos do Livro avistou-se durante a semanacom o coordenador de Cultura Antônio Fonseca para sugerira implantação, em Campo Limpo Paulista, de uma bibliotecadigital no Conjunto Habitacional São José - uma das regiõescom maior densidade populacional do município.

O objetivo da proposta, segundo ele, é oferecer uma ferra-menta mais atraente para que os jovens possam ter maiorinteresse em assuntos culturais e educativos. "Queremos,inclusive, a participação de voluntários, para que, em parce-ria com a prefeitura, possam prestar importantes serviços deutilidade pública à cultura de nossa cidade", diz ele.

Atualmente, o município conta com duas bibliotecastradicionais, uma delas em Botujuru e outra no Centro dacidade, disponibilizando cerca de 27 mil títulos.

Fonseca considerou relevante a sugestão de Carlinhos doLivro e garante que o assunto será avaliado.

Carlinhos do Livro e o coordenador de Cultura Fonseca: boa ideia

14 VARIEDADES 09/03 A 15/03 DE 2013

Page 15: JORNAL AGORA 09-03 A 15-03 de 2013

1509/03 A 15/03 DE 2013 INFORME

Page 16: JORNAL AGORA 09-03 A 15-03 de 2013

16 SOCIAIS 09/03 A 15/03 DE 2013FOTOS DIVULGAÇÃO

O final de semana será ainda mais animado na família Pimentel, com o nat do empresário Paulo Rogério, daNhoc & Cia, endereço do melhor cardápio de Campo Limpo

Paulista. Os beijos carinhos serão da esposa Celina e das filhotas Laura. Júlia e Carol. E ele conta, de primeira,

que vem mais um herdeiro por aí: o nome já escolhido é Miguel – um anjo para iluminar a vida deles!

Com produtos de primeira, exclusivos na cidade, Natália Simões dá orientações para deixar você, mulher,

muito mais bonita. Visite a NatiRal, agora em novo endereço,na Estrada da Bragantina, 280, atrás do Hospital de Clínicas.