Jornal Alameda Ed6.

8
CONTAGEM-MG | ANO 1 | Nº 6 | JANEIRO DE 2012 MODA Dicas para você se vestir bem e gastando pouco Pág. 7 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA ANUNCIE! NOSSOS LEITORES ESPERAM POR VOCE! (31)2551-7797 O que será investido em nossa região neste ano JOSÉ VITOR O calendário Maia prevê o fim do mundo para o dia 21 de dezembro de 2012. Alguns podem até acreditar, mas a maioria sabe que não pode ficar parada esperando que o fim dos tempos chegue. A administração da nossa cidade também não quer ficar com os braços cruzados, e apre- senta as obras para a região do Ressaca neste ano. Estão previs- tas melhorias no trânsito, educa- ção e saneamento básico. Pág.8 Garota Alameda Dona de um olhar intimidador, Natália Bhering, moradora do bairro Parque Ayrton Senna, desfilou sua beleza pelas ruas da capital mineira. Confira o resultado de mais um gran- de trabalho do fotógrafo Cláudio Vieira. Envie suas fotos e seja tam- bém uma Garota Alameda. Pág. 5 Eles merecem respeito Moradores da nossa região sofrem com o grande número de animais abandonados nas ruas. Gatos e cachor- ros, que mereciam ter um lar onde receberiam carinho, alimento e uma vida digna, se multiplicam aumen- tando cada vez mais esta população. Conheça os riscos e saiba como con- tribuir para que estes seres vivos não adoeçam nem transmitam doenças para outros animais e pessoas. Adoção é alternativa. Pág. 3 Xô, estrias! Alguns dizem que é impossível se pre- venir, pois todo mundo têm estrias. Outros juram de pé junto que não existem delas no seu corpo. Entenda o que causa, como se formam e o que fazer para evitar o surgimento des- tas manchas que incomodam tanto homens quanto mulheres de todos os can- tos do planeta. Pág.4 Exposição Gratuita Estará à mostra até o próximo dia 13 de fevereiro as obras do artista Olister Barbosa na exposi- ção “Temas Cotidianos”. Utilizando o grafite, o autor pro- cura fazer uma nova leitura crítica de notícias e propagandas publica- das na mídia. Pág.7 CLÁUDIO VIEIRA

description

Fale conosco - telefone (31) 2551-7797 ou pelo email [email protected]. Sua opnião é muito importante para nós! 5º edição do Jornal Alameda. Jornal comunitário, tem como objetivo levar ao seu público um conteúdo segmentado e colaborativo. Procurando sempre estimular a participação da comunidade, assim garantindo maior visibilidade aos seus parceiros e anunciantes.

Transcript of Jornal Alameda Ed6.

Page 1: Jornal Alameda Ed6.

CONTAGEM-MG | ANO 1 | Nº 6 | JANEIRO DE 2012

MODADicas para você sevestir bem e gastandopouco Pág. 7D

ISTRIB

UIÇ

ÃOGRATUITA ANUNCIE! NOSSOS LEITORES ESPERAM POR VOCE! (31)2551-7797

Oqueseráinvestidoemnossaregiãonesteano

JOSÉ

VITOR

O calendário Maia prevê o fimdo mundo para o dia 21 dedezembro de 2012. Algunspodem até acreditar, mas amaioria sabe que não pode ficarparada esperando que o fim dostempos chegue.

A administração da nossacidade também não quer ficarcom os braços cruzados, e apre-senta as obras para a região doRessaca neste ano. Estão previs-tas melhorias no trânsito, educa-ção e saneamento básico. Pág.8

Garota AlamedaDona de um olhar intimidador,

Natália Bhering, moradora do bairro

Parque Ayrton Senna, desfilou sua

beleza pelas ruas da capital mineira.

Confira o resultado de mais um gran-

de trabalho do fotógrafo Cláudio

Vieira. Envie suas fotos e seja tam-

bém uma Garota Alameda. PPáágg.. 55

Eles merecem respeitoMoradores da nossa região sofrem

com o grande número de animais

abandonados nas ruas. Gatos e cachor-

ros, que mereciam ter um lar onde

receberiam carinho, alimento e uma

vida digna, se multiplicam aumen-

tando cada vez mais esta população.

Conheça os riscos e saiba como con-

tribuir para que estes seres vivos não

adoeçam nem transmitam doenças

para outros animais e pessoas. Adoção

é alternativa. PPáágg.. 33

Xô, estrias!Alguns dizem que é impossível se pre-

venir, pois todo mundo têm estrias. Outrosjuram de pé junto que não existem delasno seu corpo.

Entenda o que causa, como se formame o que fazer para evitar o surgimento des-tas manchas que incomodam tantohomens quanto mulheres de todos os can-tos do planeta. Pág.4

Exposição Gratuita

Estará à mostra até o próximodia 13 de fevereiro as obras doartista Olister Barbosa na exposi-ção “Temas Cotidianos”.

Utilizando o grafite, o autor pro-cura fazer uma nova leitura críticade notícias e propagandas publica-das na mídia. Pág.7

CLÁUDIO VIEIRA

Page 2: Jornal Alameda Ed6.

HUMOR

2 • Alameda Bairro e região

Nada melhor do que começar o ano com quem a gente gostae poder dividir este momento de euforia e renovação. Muitaspromessas são feitas neste período, que só saberemos se serãohonradas ou não no decorrer deste ano que mal começou.

Nesta edição, temos uma reportagem para você com osinvestimentos que estão previstos para nossa região em 2012.Falaremos também a falta de compaixão para com os animais,que são abandonados por seus donos ao relento e à própriasorte, correndo risco de pegar e transmitir doenças como a leis-hmaniose. Assim, ficaremos de olho e contamos mais uma vezcom sua colaboração para continuarmos a fazer este trabalhoem prol da nossa comunidade, cobrando, participando e produ-zindo um conteúdo diferenciado.

A partir da próxima edição, o Jornal Alameda vai ofere-cer à você, caro amigo comerciante, mais uma alternativade espaço publicitário em nosso veículo. O cadernoShopping, que irá trazer um excelente custo x benefício,com anúncios ao valor de R$40,00.

Sobre a campanha lançada na edição passada sobre o abai-xo-assinado para trazer uma Academia da Cidade para nossaregião, gostaríamos de nos desculpar por não termos disponibi-lizado a tempo a lista nos pontos parceiros. Mas tentaremosbuscar, com a Associação de Moradores, que já está na luta pelaacademia, este benefício para nossa região.

Editorial

Feliz Ano Novo

DireçãoAlmerindo [email protected]

Departamento comercialRafael Melgaç[email protected]

JornalistaJosé Vítor [email protected]

DiagramaçãoAntonio Dias e Wanderson F. [email protected]

Tiragem3 mil exemplares

ImpressãoO Tempo Serviços Gráfico

Bairros de circulaçãoArvoredo, Cabral, Kennedy e São Joaquim

[email protected] / (31) 2551-7797

Veículo de comunicação vinculadoà AC&S Mídia

CNPJ: 05.373.616/0001-21

Primeiramente gostaria de desejar a todos muita saúde, paz eprosperidade neste novo ano. Infelizmente todo início de ano émarcado pela necessidade de acertarmos nossa conta com autar-quias, governo e município. Despesas como IPTU, IPVA, matrí-cula, etc, começam a tirar o “sono” do contribuinte em dezem-bro, onde a grande maioria acaba reservando parte do seu 13ºsalário para fazer frente a estes tributos.

Os valores apurados com o recolhimento dos impostos cobra-dos aos proprietários de veículos é alto! Em 2011, só com IPVA, ascifras giraram em torno de R$ 1,68 bilhão. Declarações dadas pelosecretário de Fazenda, Leonardo Colombini, explicam que, na dis-tribuição do valor apurado com o IPVA/2011, 20% serão repassa-dos ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da EducaçãoBásica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb).Do restante, 40% vão para o caixa único do Estado e 40% para omunicípio de licenciamento do veículo.

A frustração de ter que abrir mão de parte do seu ganho existepela sensibilidade de que os benefícios esperados acabam não seconcretizando e o que se vê são transtornos cada vez maiores,como por exemplo, buracos em vias públicas originados pelas chu-vas. Este é um dos vários problemas de mobilidade urbana queenfrentamos no nosso dia a dia. Para onde vai tanto dinheiro?

Opinião

Ano Novo, velhosimpostos

ReclamaçãoO leitor Gledyson Coutinho, morador da Alameda das Águias, no bairro Cabral,reclama que vive no bairro há 4 meses e, desde então, vem solicitando àRegional Ressaca a limpeza de alguns lotes vagos sem sucesso. De acordo comele, é preciso que se localize os donos dos lotes ao lado de sua residência e setome as providências para que os mesmos sejam capinados, limpos e que, tal-vez, sejam cercados. Todas as vezes que Gledyson foi até a regional, foi informado de que as provi-dências seriam tomadas, algumas vezes prometeram que ligariam, mas até opresente momento nada foi feito. “Nesses lotes vagos, existem diversos entu-lhos, latas de tintas vazias, garrafas pets abertas, tudo objetos jogados porobras ao lado que aproveitam o espaço para ‘bota fora’. A prefeitura precisatomar providências logo, já que de nada adianta fazer campanha contra a den-gue, mas não fiscalizar suficientemente os lotes” protesta o morador.

RESPOSTAA Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, através da Gerência deFiscalização e Posturas, esclarece que o processo de denúncia foi realizado nodia 03 de janeiro pelo morador. De acordo com o procedimento, será realizadaa identificação dos lotes vagos e aberto os devidos processos contra os proprie-tários dos lotes em questão, que recebem a notificação dando conta do prazode até 60 dias para proceder a limpeza do lote, construção de muro e calçada,de acordo com o que determinao Código de Posturas doMunicípio.A Vigilância Sanitária tambémfará a vistoria e a notificação doproprietário, quanto aos focosde dengue.

Soltando o verboLeitor, este é o seu espaço. Nele você pode colocar suas queixas, dúvidas, procurar pessoas

desaparecidas e enviar sugestões e críticas ao jornal Alameda. Para fazer isso, basta entrar emcontato pelo telefone (31) 2551-7797 ou enviar e-mail no endereço [email protected].

RRaaffaaeell MMeellggaaççoo

*Os artigos e anúncios publicados não representam a opinião deste jornal

Page 3: Jornal Alameda Ed6.

Alameda • 3

Por Juliana Baeta

"A grandeza de uma nação pode ser jul-gada pelo modo com que seus animais sãotratados." A frase do pacifista indianoMahatma Ghandi nunca fez tanto sentidopara o bairro Cabral. A região possui gran-de número de animais soltos nas ruas,sujeitos a todo tipo de maus-tratos e agres-sões. O Centro de Controle de Zoonoses deContagem (CCZ), através da Assessoria deImprensa da Prefeitura de Contagem, infor-mou que o problema relacionado à presen-ça de cães nas ruas é crônico, decorrentedo alto índice de abandono desses animaispor seus proprietários. Ainda de acordocom a CCZ, hoje, existem cerca de 75 milcachorros e gatos (de estimação e abando-nados) em Contagem.

Moradores da região denunciaramque algumas construções utilizam cãesde guarda e, após o término das obras,estes animais são jogados na rua semqualquer critério ou ética. A CCZ confir-mou que o problema pode ter sido agra-vado pelo fato do Cabral estar em fran-ca expansão imobiliária, com grandenúmero de canteiros de obra, o queaumenta a necessidade do estímulo aoshábitos de posse responsável. Muitagente não sabe, mas a prática de aban-dono e maus-tratos a animais é crimeprevisto pela Lei de Crimes Ambientais(9.605/1998), sujeito à multa e penadetenção de até um ano de prisão.

Para Christiana Oliveira, advogada epresidente da ONG Cãopartilhe(Organização Não Governamental de pro-teção animal) falta ainda uma conscienti-zação da comunidade em relação aos ani-mais de rua. “Acreditamos que o trabalhode conscientização é o caminho maiscurto para que se alcance uma mudançaverdadeira quando o assunto é tutela, pro-teção e defesa dos animais. É um trabalhotão importante quanto o de resgate e cui-dados, pois visa inibir, de forma eficaz, a

ocorrência de maus tratos e novos aban-donos”, afirma.

Protetores de ocasiãoEnquanto alguns abandon am, outros

ajudam, como o vigilante Antônio CarlosOliveira, que sempre alimenta cachorros derua do bairro Cabral. “Os animais ficamabandonados e isso é uma injustiça. A pes-soa deveria cuidar ou levar para o CCZ, masos bichos são simplesmente jogados por aí.Eu trago ossos de galinha, restos de comidae, às vezes, ração para alimentar o cachor-ro que fica com a gente aqui na guarita, queapelidamos de Cabral”, diz. Para o vigilan-te, a prefeitura deveria tomar uma provi-dência, pois há muitos cachorros doentes,que ficam sofrendo nas ruas. “É um desca-

so dos órgãos que deveriam tomar contados animais, pois eles também são seresvivos como nós e merecem amor e cari-nho”, lembra Antônio.

Benedito Francisco dos Santos, seguran-ça e morador do bairro Kennedy, tambémajuda da forma como pode. Ele já até resga-tou alguns animais e possui em casa trêscachorros retirados das ruas. “Eu já parei otransito para colocar cachorro machucadono acostamento e evitar que outros carros omachucassem mais, já paguei pelo resgatede uma cadela que estava muito doente eprecisava de um tratamento. Cavalo, boi, atépassarinho. Se eu vir algum animal sendomaltratado eu vou pra cima”, explica.

Para ele, se o bicho está em fase termi-nal, alguma coisa deve ser feita para acabar

com o seu sofrimento, mas se ele ainda temcondições de sobreviver, as pessoas devemlhe dar melhores condições de vida. “Deusdeixou a gente na terra para cuidar dos ani-mais, pois isso aqui tudo, na verdade, édeles. Só que a humanidade não cuida, ficamaltratando”, ensina Benedito.

O proprietário do Pet Shop Dog History,localizado no bairro Cabral, Éber Franciscodos Santos, também faz a sua parte. “Anteseu pegava filhotes nas ruas e deixava aquina loja para doar, mas já quase tomei multapor isso. Hoje, quando as pessoas resgatamou adotam animais de rua, eu dou descon-to em medicamentos, banho, etc. Tambémtemos parcerias com algumas clínicas vete-rinárias para que essas pessoas tenhamdesconto na castração do animal”, diz.

Cirurgia A cachorra “Três Patas” (detalhe), foi levada por Éber para fazer a operação para amputar a pata machucada

Vida de cachorroBairro e região

Saiba porque há tantos animais abandonados e o que se pode fazer para ajudá-los

Adoção responsávelAdotar animais de rua é gratificante não

apenas para os animais, mas também paraquem adota, pois eles costumam ser ótimascompanhias. É o que conta a pedagogaPatrícia Resende, que adotou recentementeuma cachorrinha de rua. “Meu sobrinho viuum filhote ser atropelado e havia tambémuma cadela que não saía do lado do animalatropelado e ficava o empurrando com apatinha. O filhote não sobreviveu e meusobrinho resgatou a cachorrinha, mas nãopoderia ficar com ela. Como ela teria que vol-tar para as ruas, meu marido acabou ceden-do aos apelos de nossa filha, que ama cães, eficamos com ela, que hoje se chama Malu.Não me arrependo em momento algum de tê-la adotado, nem quando ela faz suas bagun-ças pela casa.”, conta emocionada a mulher.

Para castrar o seu animal no CCZ de

Contagem, basta ligar no telefone: 3351-3722e fazer um cadastro. Existe uma lista deespera, mas com paciência o seu animalpode ser castrado gratuitamente.

Amizade Antônio com o cão Cabral

FOTOS: JOSÉ VÍTOR CAMILO

Page 4: Jornal Alameda Ed6.

4 • Alameda Bairro e região

Por Clara PazosAgência Invivo/Fundação Oswaldo Cruz

O que leva uma pessoa a usar aparelhoodontológico? Há diversos fatores que tor-namnecessário o início do tratamento. Podeser por falta ou deficiência do desenvolvi-mento das arcadas dentárias, influenciadaprincipalmente pela alimentação pobre emfibras. Respirar pela boca, por exemplo,pode causar deslocamento da arcada dentá-ria, provocando problemas na mordida.Hábitos inadequados, como chupar dedos echupetas, causam a mesma deformação. Agenética também influencia, perpetuandoproblemas odontológicos nas arcadas ebases ósseas através de gerações.

Os dentes desalinhados prejudicam aauto-estimade jovensecrianças,quemuitasvezes procuram o dentista apenas por moti-vos estéticos. Porém, é importante lembrarque o objetivo do tratamento é a saúde dopaciente; a melhora da estética facial é ape-nas uma consequência.

No fundo, não existe uma idade certaparao começodo tratamento.O recomenda-do é que seja iniciado enquanto a criançaestá em fase de crescimento, entre os sete eos quatorze anos. Em alguns casos maisseveros, é necessário que o tratamentocomece aos cinco ou seis anos de idade.

Hoje em dia, não apenas os jovens, mastambém os adultos estão usando aparelho.Quem, quando criança, teve vergonha ounão tinha condições financeiras para cuidardos dentes, depois de adulto resolveu recu-perar o tempo perdido, além dos tratamen-tos estaremmais baratos.

Tipos de aparelhosDependendo da deficiência dentária e

seu tratamento, há vários tipos de aparelhosa serem utilizados, desde os fixos aosmóveis.Os fixosatuamcommais forçaepre-cisão a partir de brackets metálicos. Essemodelo é o mais barato e, por ter sido maisestudado, é o mais utilizado. Apesar disso,muitas pessoas se sentem constrangidascom o impacto que provocam na aparência.

Na busca de uma solução para esse pro-blema estético, o mercado também ofereceum modelo que foge ao tradicional: apare-lhos fixos com brackets brancos, bem maisdiscretos. Porém, além de custar quase odobrodopreçodometálico,manchamquan-do em contato com alimentos e bebidascomo café.

Outromodelo fixo embusca da estética éoaparelho lingual. Esseaparelhoécoladonaparte de trás dos dentes. Porém, possui umaforma de adaptação diferente, já que a dic-ção pode ser afetada. No entanto, alguns

dentistas ainda afirmamque, se colocadodeformaadequada, nãomachucaenão interfe-re na fala do paciente.

Há ainda o tratamento comouso do apa-relhomóvel, escolhido em função do proble-ma dentário apresentado pelo paciente.Normalmente, é a parte inicial do tratamen-to ortodôntico, composto por duas etapas.Na primeira etapa, o aparelho móvelcorrige os problemas funcionais ósseos,e sua durabilidade é de até dois anos. Seainda houver necessidade, a segundaetapa é iniciada: o fixo é posto para asolução dos problemas restantes, duran-do aproximadamente dois anos.

O aparelho extrabucal, popularmenteconhecido como freio de burro, é namaioria das vezes indicado para contero crescimento da maxila, e favorecer,assim, uma proporção adequada darelação maxila/mandíbula. Isso ocorrenos pacientes que têm os dentes decima posicionados muito mais à frenteque os de baixo.

Na maioria das vezes, os adolescen-tes se envergonham de usar freio deburro, pois têm medo de sofrer gozação.Apesar disso, é melhor aturar brincadei-ras por dois anos do que sofrer as con-sequências pelo resto da vida.

Sorriso Metálico

Vergonha Muitos jovens deixam de usar o aparelho para fugir das chacotas

MORGUEFILE/DIVULGAÇÃO

Tudo que você precisa saber sobre o terror de muitos adolescentes: o aparelho dental

Adeus, estrias!Por Juliana Baeta

As estrias são lesões oriundas da degenera-ção das fibras elásticas da pele, causadas pordistensão exagerada (engordar ou emagrecermuito rapidamente, por exemplo)oualteraçõeshormonais. A pele se rompe, as bordas cicatri-zam e a pele recebe as famosas estrias.Também são comuns durante a puberdade,onde há o crescimento acelerado e durante agravidez. As estrias podem incidir em qualquerpessoa, mas é mais comum em mulheres, sur-gindocommaior frequêncianascoxas,nádegase abdômen.

É possível evitar as estrias hidratando inten-samente a pele com cremes e óleos e bebendopelo menos cerca de 2 litros de água por dia.Tambémdeve-se evitar engordarmuito rapida-mente, eliminando doces e gorduras da dieta epraticandoexercíciosfísicosregularmente.Umaalimentação saudável e a prática de exercíciosfísicos constantes contribuempara evitar o sur-gimento das estrias.

Comoasestrias são lesões irreversíveis, nãoexisteumtratamentoque façaapelevoltarexa-tamente ao que era antes, mas é possívelmelhorar o aspecto estético estimulando a for-

mação de tecido colágeno nos locais onde háincidência de estrias. Sãoprocedimentosmédi-cos que devem ser feitos sob orientação deespecialistas, para indicar qual o melhortratamento para o seu caso. São algunsdestes procedimentos: peelings, subci-são, dermobrasão, intrademorterapia,alguns tipos de ácido e o laser.

Tipos de estriasHá dois tipos de estrias: as vermelhas, que

são mais recentes e possuem esta coloraçãodevido ao rompimento sanguíneo, e assim sãomais fáceisdesetratar,poisascélulasnaregiãocontinuam vivas e commaior capacidade rege-nerativa; e as brancas, que são mais antigas,quepossuemestacoloraçãoporqueamelanina–substância responsávelpela cordapele–nãoé mais produzida onde as fibras se rompem.Deste modo, as estrias brancas aparecem naformadeumadepressãooucicatrizsobreapeleesãomaisdifíceisdese tratar, podendoapenasestreitá-las e diminuir o seu aspecto estético.

Além dos tratamentos mais comuns, comoos peelings, que melhoram o aspecto dasestrias, háaindaoutros tiposdeprocedimentoscomo a mesoterapia. Este tratamento pode ser

utilizadonosdois tiposdeestrias e consiste emse injetar no local da estria, com agulhas bemfinas, uma substância que estimula a produçãodo colágeno na quantidade ideal para preen-cher os sulcos das estrias antigas, que, por con-sequência, se tornammais estreitas. Cada apli-cação dura cerca de 10minutos e o tratamentotemduraçãomínimadedoismeses. Já o laser é

o tratamentomais indicado para as estrias ver-melhas, pois provoca o fechamento dos peque-nos vasos.

Desta forma, é preciso de um diagnós-tico para se definir qual o tipo de estriasvocê possui e onde se dá a sua maior inci-dência, para então definir qual tratamen-to dará melhor resultado no seu caso.

Incidência As estrias são muito comuns na puberdade e durante a gravidez

Descubra as principais causas das estrias e saiba como manter a sua pele bonita e saudávelPATRICINHAECONOMICA.BLOGSPOT.COM

Page 5: Jornal Alameda Ed6.

Alameda • 5Bairro e região

Page 6: Jornal Alameda Ed6.

6 • Alameda

Você é o chef

Bairro e região

Horóscopo Cruzadas diretas

Não se deixe levar por ilusões, a sua intuiçãoestará bastante apurada, mas pense duasvezes antes de agir ou falar. Poderá ter um iní-cio de mês confuso, mas a partir do dia 20esta fase passará.

Áries21/3 a 20/4

Este mês a conjuntura mostra que está no caminhocerto, mas não se esqueça que só a você cabe saber dosseus sentimentos. Não comente muito sobre sua vidaprivada com outras pessoas. Viverá momentos bastantepositivos com o seu parceiro.

Touro

Fonte: www.portalangels.com

21/4 a 20/5

Profissionalmente não é o melhor mês para tomar deci-sões e fazer opções. Podem surgir novos fatos quedevem ser bem analisados. Economicamente evite cairem tentações desnecessárias. Na saúde, tendência aconstipações e alergias.

Gêmios21/5 a 20/6

Os cancerianos terão um mês bastante agitado e comsituações rápidas e imprevistas, mas que serão positi-vas. Tendência a conhecer novas pessoas que podemalargar os seus horizontes. Aproveite estas oportunida-des que servem para evoluir e crescer.

Câncer21/ a 21/7

Aproveite este mês para definir de vez algumasituação que está vivendo e lhe traz algumas inse-guranças. Estão favorecidos novos relacionamen-tos e não deve ficar em casa e nem tão pouco sedeve agarrar a relações do passado.

Leão22/ a 22/8

Fique bastante atento no seu trabalho para man-ter tudo sem problemas. Pode ser chamado paraalgo sem estar à espera, mas tudo correrá bem.Na saúde, evite terapias caseiras para tratar pro-blemas de saúde.

Virgem23/8 a 23/9

Para libra o mês será marcado por algumas con-tradições. Para resolvê-las, use seu raciocínio deforma coerente e sem dar grande importância àopiniões de terceiros. Os caminhos mais fáceisnão serão as melhores opções.

Libra23/9 a 23/10

Nada deve temer, já que tudo aponta que não haveráproblemas. No entanto, deve se relacionar de formadiscreta. Profissionalmente não se entregue à novosprojetos ou investimentos sem ter garantias de que épossível ir até ao fim, faça tudo por escrito.

Escorpião23/10 a 21/11

Este mês, sagitário terá grande capacidade de ação,obterá importantes avanços principalmente nocampo profissional. No meio do seu grupo de amigosvai destacar-se e pensar num programa de convíviobastante animado.

Sargitário22/11 a 21/12

Os relacionamentos atravessarão ao longo destemês momentos de afastamento, que servirão paracolocar os pensamentos e os sentimentos emordem. A partir do dia 16 poderá contar commaiores definições e certezas.

Capricórnio22/12 a 20/1

Profissionalmente não há previsão grandes avan-ços ao longo deste mês, sobretudo devido à suafalta de paciência. Os aquarianos podem querertudo rápido demais, mas o tempo será fundamen-tal para alcançar resultados.

Aquário21/1 a 19/2

Mês bastante favorável aos piscianos, que terãoevoluções em todos os setores da sua vida, fazen-do com que se sinta feliz e realizado. Suas açõesdarão os resultados esperados. Mesmo que tenhaalguma dificuldade ou atraso não desanime.

Peixes20/2 a 20/3

No jornal Alameda o chef de cozinha é você. Neste espaço você pode enviar a sua receita favorita, ensinando o próximo a preparar e se deliciar com o prato. Se você deseja que a sua receita e a foto do prato sejam publicados, basta enviar por email para [email protected]

Macarrão pene• Creme de leite•Massa de tomate•Mussarela• Incrementos à gosto

Ingredientes

• 250 gramas de chocolate meio amargo• 200 gramas de manteiga sem sal• 4 ovos inteiros• 4 gemas• 4 colheres de sopa de farinha de trigo• 4 colheres de sopa de açúcar refinado• Sorvete• Calda de chocolate

Fonte: receitas.com.br

FONTE: RECEITAS.COM.BR

FONTE: RECEITAS.COM.BR

Fonte: receitas.com.br

• Coloque na panela de pressão• Uma lata de creme de leite• Uma lata de massa de tomate• Quatro medidas da lata de creme de leite com água• Uma pitada de sal• 500 gramas de macarrão pene • Quando começar a dar pressão, deixe por mais 9minutos e já está pronto!

•Mussarela salpicada por cima é opcional

Modo de preparo

• Derreta o chocolate e, assim que ficar líquido, adicione manteiga até ficaruniforme.

• Coloque agora isso em uma batedeira, junte todos os outros ingredientese bata novamente até ficar uniforme.

• Nas formas passe manteiga e depois farinha de trigo.• Coloque em cada forma, um pouco acima da metade, pois o bolinho vaicrescer quando for assado.

• Cubra cada forma com plástico filme e guarde na geladeira por 4 horas. Na geladeira pode ser assados em até 15 dias.

• Após 4 horas, os bolinhos já podem ser assados.• Para assar, pré aqueça o forno em fogo médio.• Após aquecido, coloque o bolinho de 10 a 12 minutos, retirando quando obolinho crescer.

• Agora basta desenformar, adicionar sorvete e calda de chocolate em umprato e comer.

Modo de preparo

Ingredientes

Macarrão de panelade pressão

Petit Gateau (12 porções)

Page 7: Jornal Alameda Ed6.

Alameda • 7Bairro e região

Por Juliana Baeta

Ir às compras é muito bom, mas exigepaciência e, principalmente, percepção. Éque a escolha é algo muito importante, afi-nal, quando você chegar em casa vai querercontinuar com a sensação de que fez boascompras e não o contrário. Portanto, o pri-meiro passo para comprar uma peça quefará a diferença no seu guarda-roupa é pro-curar, investigar, “fuçar” em todas as ararasda loja. Por isso, aqui vai a primeira dica:saia para comprar roupas com tempo. Elembre-se que toda compra exige um bomolhar. Muitas vezes as roupas em promoçãoacabam passando despercebidas, justa-mente por não serem bem analisadas. Umaboa opção para quem quer comprar roupasbonitas e baratas são as lojas de departa-mento (C&A, Riachuelo, Renner, Leader,

Pernambucanas, Marisa...) que costumamter muitas promoções e remarcações depreços. Mas antes de sair por aí procurandoos melhores custos benefícios, anote asdicas abaixo para fazer boas compras.

O barato que sai caro - Nunca compreuma peça de roupa apenas por ela ser bara-ta. Na maioria das vezes, você leva apenasporque o preço vale à pena, e não porquerealmente gostou ou porque combina comvocê, o que faz com que você acabe nãousando. Dessa forma, o barato sai caro,pois a roupa acaba encalhada no armáriosem utilidade. Evite comprar uma roupa sóporque ela está em promoção!

De olho nas cores – O certo é ir ao setorde roupar ou às araras para olhar aspeças, mas comece direcionando o seuolhar para as cores que você realmentegosta, se sente bem e usa. Não compre

uma roupa de uma cor que você não estáacostumada a usar só porque está namoda ou porque você que ousar no estilo.Isso provavelmente fará com que a suaroupa fique encalhada e esquecida.

O seu número – Jamais compre roupasou sapatos de uma numeração que não cor-responde à sua. Muita gente faz isso paranão perder a promoção e quer ter aquelapeça de qualquer jeito, então, acaba com-prando uma numeração diferente, mas que“dá pra usar” se apertar um pouco, dimi-nuir, alargar... A numeração que ficará beme confortável é a sua numeração, afinal, éseu corpo que irá vestir!

Peças curingas - Camisetas neutras,calças jeans e blazers são roupas sem-pre bem-vindas, pois são peças básicase compõem diversos estilos! Então, empromoções que estiverem incluídosestes itens – e você precisar deles –compre! São curingas que nunca saemde moda e estão presentes em todas asestações. Basta saber usar e combinar!

Não compre sem gostar - É impor-tante que você lembre-se disso na horade fazer compras: só compre o que pre-cisa e o que realmente gosta! Não é

porque está muito barato que você pre-cisa comprar oito saias, não é mesmo?Quando compramos muitas peças porconta do preço, algumas delas acabamesquecidas no fundo da gaveta. Issoacontece porque sempre preferimosusar as peças de que mais gostamos.As que nos agradam mais ou menosserão usadas na mesma proporção doquanto gostamos delas, ou seja, maisou menos ou quase nunca!

Dicas Confira as dicas e economize

ARQUIVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO

Saiba como se vestir bem gastandopouco, com essas excelentes dicasde Marília Corradi, dona do site departamentodamoda.blogspot.com

Moda barata

Acontece até o próximo dia 13 defevereiro a exposição “TemasCotidianos”, do artista plástico OlisterBarbosa, que vi sa trazer reflexãosobre temas comuns no nosso coti-diano por meio de intervenções emnotícias e propagandas publicadasem jornais. São 15 obras recentes doartista que, usando técnicas de grafi-te, abordam temas como as drogas, asociedade, a televisão e as propa-gandas, entre outros.

Ninguém melhor do que o próprioautor para explicar as suas obras. “Asnotícias passam por nossos olhos,penetram nossos ouvidos e acabampor invadir o imaginário pessoal ecoletivo, criando imagens e signospara nossa sociedade. Nos trabalhos,procuro dar uma nova oportunidadede pensar sobre a notícia. A interven-ção artística não revela a verdade dainformação, nem a contradiz, masabre novos questionamentos e olha-res sobre o mesmo fato. A técnica dografite incorporada ao frágil suportede jornal é um desafio ao trabalho,assim como a fragilidade das infor-mações em relação ao conhecimentoda realidade dos fatos”, explicaOlister Barbosa.

A exposição, que acontece desde odia 12 de janeiro, faz parte do projeto“Tudo a Ver”, da Prefeitura deContagem. Quem quiser prestigiar asobras do artista pode comparecer aoEspaço das Artes, no Big Shopping,

que fica na avenida João César deOliveira, 1275, no bairro Eldorado. Avisitação acontece de segunda a sába-do, de 10h às 23h, e nos domingos de11h às 21h. Mais informações (31)3352-5347.

Temas Cotidianos

Crítica O artista usa do grafite para fazer uma nova leitura da mídia

Exposição traz uma leitura visual e crítica de notíciase propagandas publicadas em meios de comunicação

DIVULGAÇÃO

Festival de FériasEstá acontecendo desde o últimodia 7 de janeiro o “Festival deFérias – Contagem”, que vai até opróximo dia 29. A medida leva atividades de lazer, entretenimento,esporte e cultura para praças eespaços públicos, visando atingiros que estão em período de fériasescolares. Em nossa região, o pro-grama ainda terá atividades até odia 27, de segunda à sexta-feira, noParque Linear, de 7h às 17h, e noCampo do Guanabara, de 9h às17h. Nos dois locais haverá práticade esportes (futebol,vôlei, entreoutros), jogos de rua e gincanas,oficinas de dança e capoeira, pintura, massinha de modelar. Atémesmo a 3ª idade será prestigiadacom este Festival, uma vez quehaverá atividades como Ginástica,bingo, gincana e dança. Nos dias 23 e 25 de janeiro, haverá também basquete para por-tadores de deficiência. Em algunssábados (dia 21 às 9h e dia 28 apartir das 14h) o Parque Lineartambém receberá o “Festival deFérias”, porém com atividadeslivres. No domingo, dia 29, acontecerá o encerramento dasfestividades, na Praça TancredoNeves. O evento contará comginástica para 3ª idade, de 8h às9h, e Rua de Lazer, de 9h às 13h.No dia também haverá apresentação de bandas e gruposde dança, se destacando DiogoMourão e banda, que sobem ao palco às 19h30.

Page 8: Jornal Alameda Ed6.

8 • Alameda Bairro e região

Previsões para 2012 Por Breno Araújo

O ano só está começando, mas as profe-cias não são de hoje. 2012 é um ano bissex-to, portanto terá 366 dias. Só que, segundoo calendário Maia, teremos 10 dias amenos, pois o dia 21 de dezembro será ofim de um ciclo, interpretado por algunscomo o fim do mundo.

A maioria não acredita nestas profecias,mas, mesmo para os que creem, as previsõespara o “último ano” na região do Ressaca, emContagem, são boas. A prefeitura de Contagemanunciou diversos investimentos. São obras deinfraestrutura que proporcionarão uma melhorqualidade de vida, com a garantia de redes deesgotos em todas as residências, despoluiçãode córregos e pavimentação de ruas. Dos 26locais onde acontecerão obras em Contagem,14 estão localizados na região do Ressaca,onde se encontra o maior número de córregosque deságuam na Lagoa da Pampulha.

Segundo informações da Prefeitura, aCopasa vai realizar a canalização dos córre-gos, obras de drenagem, implantação deredes coletoras e de interceptores de esgoto.Logo após, a Prefeitura fará as obras comple-mentares de pavimentação, sarjeta e meio fio.Ainda nas previsões do município, sairão dopapel as duas obras mais importantes e espe-radas há décadas pela população, que são aconclusão da avenida Alterosas e o sanea-mento e urbanização da avenida Dois, nobairro Colorado.

Prioridade no Ressaca Escolhidas pela população através do

Orçamento Participativo 2012/2013, serão

realizadas as obras de construção da UnidadeBásica de Saúde, no mesmo terreno da EscolaMunicipal Cândida Ferreira, no Bairro Jardimdo Lago. E também a pavimentação da áreade risco da Rua Dois, no Bairro Morada Nova.

Há tempos a população vinha reivindican-do melhorias na avenida João GomesCardoso, uma das principais vias da região.Segundo a Prefeitura as obras já estão emandamento, a reforma do canteiro centralatinge todo o percurso da avenida, o que devebeneficiar os moradores dos bairros VilaPadre Dionísio, Oitis, Colorado, JardimLaguna, Progresso Industrial e outros. Nototal, serão quase 1,6 km de pista. A previsãodo poder municipal, é que, em breve, seja ins-talada uma Academia da Cidade e áreas deconvivência ao longo de toda a avenida. Aobra é uma parceria entre a Prefeitura e oSindicato das Empresas de TransporteColetivo – Sintran.

Em setembro, 42 ônibus velhos foram tro-cados por novos e adaptados para pessoascom deficiências físicas (elevadores, espaçosreservados e leitores óticos para os cartões doidoso e do deficiente).

Foram trocados 22 carros das linhas queatendem as regiões do Nacional e Ressaca e20 carros das demais linhas. Mas será que é osuficiente? Para a administração, isso irámelhorar o cumprimento das viagens, ofere-cendo mais respeito, conforto e segurança aosusuários do transporte coletivo.

Será mesmo que o contribuinte deContagem terá neste ano, que talvez seja oúltimo da Terra, mais respeito, conforto esegurança? A Prefeitura de Contagem prome-te melhor qualidade de vida para o cidadão,

em 2012. Se isso acontecer, tomara que omundo não acabe.

Educação A unidade de contagem do CEFET-MG

só deve ficar pronta em 2013 – isso se omundo chegar até lá. Enquanto isso asaulas se iniciaram para 120 alunos, queestão assistindo aulas em um prédio cedi-do pela Federação das Indústrias doEstado de Minas Gerais. Mas além disso,também estão previstos outros investi-mentos na área da educação. Segundo aSecretaria Municipal de Educação eCultura (Seduc), estão previstos investi-mentos no valor de R$2,5 milhões, noProjeto de Revitalização de 51 escolas

municipais. Na Região do Ressaca, duasescolas estão incluídas no projeto: EscolaMunicipal Maria de Mattos Silveira ePadre Joaquim. Já a E.M. Joaquim Antonioda Rocha foi reformada, de acordo com oórgão, recentemente.

Mas e se as profecias/lendas estiveremcertas e 2012 for realmente o fim do mundo,o que você fará? Muitos responderiam casar,separar, fazer algo inusitado ou não, ficar emcasa esperando a morte chegar. Alguns pode-riam até ousar dizer que falariam tudo o quesempre tiveram vontade para muita gente,inclusive para o chefe. Na dúvida, o melhorpensar mais de uma vez antes de fazer qual-quer coisa, vai que o mundo não acaba e tudocontinua como sempre foi...

Profecia O calendário Maia (foto), prevê que o mundo acabaria em 2012

Veja quais são os investimentos que a Prefeitura pretende fazer na regional RessacaPHOTOXPRESS/DIVULGAÇÃO