Jornal AveCor - Agosto 2014

4
Arquidiocese de Fortaleza - Paróquia São João Eudes - Edição N°20 AVE COR Somos todos convidados a lançar as redes com esperança de enchê-las. Buscar a cada dia o caminho a felicidade, a verdadeira vocação que nos é concedida como um dom, um presente que necessita apenas de uma resposta. Ter plena convicção de que somos todos chamados por Deus, é preciso apenas ter o coração aberto e generoso para que se possa dar uma verdadeira resposta de amor. I FESTIVAL JUVENIL VOCACIONAL - 30 DE AGOSTO DE 2014 “E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar”. (Lucas 5:4) No sábado, 30 de agosto deste ano acontecerá em nossa paróquia na praça da capela de Santa Luzia o I Festival Juvenil Vocacional, com o tema: “LANÇAI AS REDES” onde estarão reunidas algumas comunidades religiosas que fazem parte da arquidiocese de Fortaleza trazendo diversos carismas. O Festival terá inicio as 17:00 horas com a santa missa, encerrando as 22:00 horas com a Adoração Eucarística. O evento estará repleto de atrações, tudo voltado às vocações, já que o mês de agosto é um mês vocacional. Somos todos convidados a participar deste grande momento de convivência em espírito de oração pelas vocações. Desejar Jesus meu Senhor, pertenço-te Por mil e mil razões, Mas eu quero também pertencer-te Voluntariamente. Quero que todos os meus pensamentos, Palavras e ações, a minha respiração, O bater de meu coração E todos os momentos de minha vida, Sejam convertidos noutras tantas vozes Com as quais te digo continuamente: Eu amo-te Eu amo-te Sim, meu Senhor Jesus, Eu amo-te. Que desejas e que esperas tu De mim senão que te responda como Pedro: Eu amo-te, eu amo-te. ORAÇÃO DE SÃO JOÃO EUDES

description

20º Edição - Paróquia São João Eudes Especial de São João Eudes

Transcript of Jornal AveCor - Agosto 2014

Arquidiocese de Fortaleza - Paróquia São João Eudes - Edição N°20

AVE COR

Somos todos convidados a lançar as redes com esperança de enchê-las. Buscar a cada dia o caminho a felicidade, a verdadeira vocação que nos é concedidacomo um dom, um presente que necessita apenas de uma resposta. Ter plena convicção de que somos todos chamados por Deus, é preciso apenas ter ocoração aberto e generoso para que se possa dar uma verdadeira resposta de amor.

I FESTIVAL JUVENIL VOCACIONAL - 30 DE AGOSTO DE 2014I FESTIVAL JUVENIL VOCACIONAL - 30 DE AGOSTO DE 2014

“E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar”. (Lucas 5:4)

No sábado, 30 de agosto deste ano acontecerá em nossaparóquia na praça da capela de Santa Luzia o I FestivalJuvenil Vocacional, com o tema: “LANÇAI AS REDES”onde estarão reunidas algumas comunidades religiosasque fazem parte da arquidiocese de Fortaleza trazendodiversos carismas. O Festival terá inicio as 17:00 horascom a santa missa, encerrando as 22:00 horas com aAdoração Eucarística. O evento estará repleto de atrações,tudo voltado às vocações, já que o mês de agosto é ummês vocacional. Somos todos convidados a participardeste grande momento de convivência em espírito deoração pelas vocações.

DesejarJesus meu Senhor, pertenço-te

Por mil e mil razões,Mas eu quero também pertencer-te

Voluntariamente.

Quero que todos os meus pensamentos,Palavras e ações, a minha respiração,

O bater de meu coração E todos os momentos de minha vida,

Sejam convertidos noutras tantas vozesCom as quais te digo continuamente:

Eu amo-teEu amo-te

Sim, meu Senhor Jesus,Eu amo-te.

Que desejas e que esperas tu De mim senão que te responda como Pedro:

Eu amo-te, eu amo-te.

ORAÇÃO DE SÃO JOÃO EUDESORAÇÃO DE SÃO JOÃO EUDES

AVE COR

AGOSTO - II ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTOAGOSTO - II ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO

PEÇAS - SERVIÇOS - ACESSÓRIOS

Fone: 3247.6988

Pág. 2

PALAVRA DO PÁROCOPALAVRA DO PÁROCO

No amor de Jesus e Maria,

Pe. Luís Gabriel Mendoza, cjm, Pároco

1. Com respeito ao mês vocacional, gostaria de ressaltar que no próximo 04de agosto celebraremos a memória de São João Maria Vianney, padroeiro dossacerdotes. Esta data é uma eloquente oportunidade para rezarmos pelasantidade dos sacerdotes, recordando como ele nos disse: “O Sacerdote é oamor do Coração de Jesus. Quando virdes o padre, pensai em Nosso SenhorJesus Cristo”. Este mês também nos convida a rezarmos pelos nossosseminaristas, diocesanos e religiosos, pelo vocacionados, pelos religiosos ereligiosas, pelos consagrados, pelas famílias e pelos leigos comprometidos. Todoo povo de Deus vocacionado para o serviço! Por isto, queria neste contextoconvidar-lhe a participar do I Festival Juvenil Vocacional, que acontecerá emnossa Paróquia, no sábado 30 de agosto. Será uma bela oportunidade pararefletirmos sobre as vocações na Igreja.

Está chegando Agosto! Meus irmãos e minhas irmãs,

de nossa caminha pastoral. São vários acontecimentos que comemoraremosneste mês e que revigorizam o dinamismo pastoral da Paróquia.

2. Por ser o mês da festa de Nossa Senhora da Assunção, padroeira daCidade, oremos pela paz em Fortaleza; por seus moradores, para que o Senhornos conceda a simplicidade de Maria, fazendo desta bela cidade o lugar daLuz de Cristo.

Vamos em frente, meus irmãos, nesta implantação do Reino de Deus! Meuabraço para cada um de vocês e o desejo de um ótimo segundo semestre,cheio de muitas bênçãos.o e minha benção!

Fone: 3260.4333

3. A festa de São João Eudes nos congregará, na Igreja Matriz, a partir dopróximo dia 10 de agosto até o 19, dia de sua glorificação. Será um tempo parameditarmos, uma vez mais, em torno da vida do Apóstolo, Doutor e Pai do cultoaos Sagrados Corações de Jesus e Maria e, com certeza, um apaixonado pelosacerdócio de Cristo. Será a oportunidade para a Confraternização dasComunidades da Paróquia.

4. Por ser o mês que marca, de forma efetiva, o começo das atividades dosegundo semestre, queremos continuar dinamizado o projeto pastoral daParóquia, em comunhão com nossa Arquidiocese, que nos convida, neste anoda Esperança, para o II Simpósio Bíblico. Não esqueçamos que a Arquidiocesese prepara para seu ano jubilar: 100 anos anunciado o Reino de Deus.

Aproxima-se o mês vocacional, mês de Nossa Senhorada Assunção, padroeira da cidade de Fortaleza, mês deNosso padroeiro, São João Eudes, e mês da retomada

TESTEMUNHO - PAROQUIANO EUDISTATESTEMUNHO - PAROQUIANO EUDISTA

‘‘Tenho oito anos de São João Eudes, me sinto prestigiada em ser uma paroquiana... Foi a melhor coisa que aconteceu em minha vida. Umatransformação indiscutível. Como paroquiano, temos um objetivo detrabalhar para que concretize as obras que estão em andamento naparóquia. O Pe. Luís Gabriel, como Pároco, está fazendo um serviçomaravilhoso, tenho quase nem o que falar, tudo é perfeito, ele não deixanada pela metade. Nos festejos deste ano, em honra à São João Eudes,Deus quer a nossa misericórdia. Se você é misericordioso, praticamentevocê é o restante dos mandamentos de Deus, o que ele deseja, e o quevocê seja."

Liturgia da PalavraMaria Adriana Ferreira, 60 anos

Reportagem: Matheus Rodrigues

SETEMBRO - INICIO DA MISSA DAS CRIANÇASSETEMBRO - INICIO DA MISSA DAS CRIANÇAS

PEREGRINAÇÃO NA FRANÇA - AOS CAMINHOS DE SÃO JOÃO EUDESPEREGRINAÇÃO NA FRANÇA - AOS CAMINHOS DE SÃO JOÃO EUDES

No início de maio de 2014, um grupo de quinze Associados e Amigos Eudistasda Paróquia São João Eudes, juntamente com Pe. Luís Gabriel, realizamosuma Peregrinação aos Caminhos de São João Eudes, na França, país ondenasceu e viveu nosso fundador.

Iniciamos a viagem por Paris, onde fomos acolhidos pelo Superior Provincialda França, Pe. Laurent Tournier, como também pelo Pe. Daniel e um grupo deAssociados e Amigos Eudistas daquele país, que prepararam toda aperegrinação, fazendo dessa viagem um aprofundamento na vida de São JoãoEudes e de sua espiritualidade.

Em Paris, estivemos nos locais onde São João Eudes iniciou seu sacerdócio epregou disseminando seu serviço missionário. Também, visitamos a Basílicade Sacré-Coeur, a de NotreDame de Paris, a Capela da Medalha Milagrosa elocais turísticos como o Museu do Louvre, a Torre Eiffel, a Avenida ChampsElysees e o Arco do Triunfo. Em Versailles, conhecemos os jardins do Palácioonde São João Eudes discursou para a rainha. Depois, visitamos o ColégioSaint Hulst, uma das obras eudista na França.

Dalí, seguimos para região da Normandia. No trajeto, conhecemos a Basílicade Santa Terezinha de Lisieux. Fomos então a Ri, vilarejo onde nasceu SãoJoão Eudes; celebramos, como em todos os dias, a Eucaristia, desta feita naIgrejinha onde ele foi batizado. Lá, oferecemos uma imagem réplica de NossaSenhora Aparecida, padroeira do Brasil, para marcar nossa presença naquelelocal abençoado.

Nosso próximo destino foi Douvres-la-Délivrande, vilarejo onde São João Eudesfundou a Congregação de Jesus e Maria (CJM). Lá, visitamos a Basilique de LaDélivrande, nos emocionando diante da imagem de Nossa Senhora da Libertação.Naquele local, nosso fundador consagrou a CJM à Santíssima Trindade e àComunidade de Jesus, Maria e José. Partimos então para Caen, capital daNormandia, onde São João Eudes viveu e fundou o primeiro Seminário. Visitamossua casa e a Igreja Gloriette, onde está seu túmulo.

Fomos à casa das Religiosas da Congregação Nossa Senhora da Caridade,também fundada por São João Eudes. Lá, visitamos o museu, conhecendo a imagem da Virgem Mãe, que pertenceu ao santo. Seguimos nossa peregrinaçãopara outra região da França, a Bretanha, cuja capital é Rennes. Partimos parao Monte Saint Michel, um dos locais turísticos mais visitados na França.Terminamos a Peregrinação no Centro Spirituel La Roche du Theil, umapropriedade da CJM, local de retiros e encontros e ali realizamos reflexãoacerca do significado de percorrer os Caminhos de São João Eudes.Retornamos a Paris e de lá para nosso Brasil, e podemos assegurar que estafoi uma experiência singular, que nos permitiu aprofundamento na vida de nossofundador, capaz de confirmar nosso chamado à vocação de sermos Eudistas.

Obrigado Senhor por tamanha graça! Desejamos que tudo isso possa ser

experimentado por muitos dos nossos irmãos na fé e na espiritualidade de

São João Eudes, para que “Jesus viva e reine no coração dos homens”.

Por Ana Maria Pinheiro (Eudista Associada)

AVE CORPág. 3

Tel.:3246.3838

Rua Frei Antonio, 64

Croatá Hum

Pacajús / CE

(85) 3348.4665

Festejo deS SÃO JOÃO EUDE

10 à 19 de agosto de 2014

PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES

Rua Jaime Leonel, s/n - Luciano Cavalcante

CNPJ: 07.210.925/0098-39

PASCOM - Bruno 8806.7881 / Aline 9777.4843

Jornalista Responsável: José Maria Melo

Reg. 00341 JPPASTORAL DA COMUNICAÇÃO - PARÓQUIA SÃO JOÃO EUDES

PROGRAMAÇÃOPROGRAMAÇÃO

Tema: SÃO JOÃO EUDES: APÓSTOLO DA MISERICÓRDIA Lema: “Sede misericordiosos como vosso Pai do céu é misericordioso.” (Lc. 6,36)

DOMINGO, dia 10 7:00 Missa matinal em honra de São João Eudes8:00 Café da manhã beneficente organizado pela Com. do Perpétuo Socorro Bazar de Abertura da Festa 18:15 Novena e Adoração19:00 MISSA DE ABERTURA DA FESTA com todas as pastorais - Pe. Juan Carlos, cjm. Comunidades convidadas: Todas as Comunidades da Paróquia e ECCMinistério de Música: Shemá Atração: Música ao vivo: MPB

SEGUNDA FEIRA, dia 11 18:00 Terço Mariano 18:30 Novena e Adoração19:00 Santa Missa - Pe. Zacarias Virgílio de Araújo, Vigário Paroquial de Chorozinho Comunidades convidadas: Divina Misericórdia e Nossa Sra. da LibertaçãoMinistério de Música: Divina Misericórdia Atração: Cantora Andrelina

TERÇA FEIRA, dia 12 18:00 Terço Mariano 18:30 Novena e Adoração19:00 Santa Missa - Pe. Cristiano Henrique de Sousa, cjm.Comunidades convidadas: Juventude Missionária Eudista e MESC Paroquial Ministério de Música: JMEAtração: Grupo Louvor Santo

QUARTA FEIRA, dia 13 18:00 Terço Mariano 18:30 Novena e Adoração19:00 Santa Missa - Mon. João George, Vicário Geral da Arquidiocese de Fortaleza Comunidade convidada: Comunidade Santa Luzia Ministério de Música: Canção VivaAtração: Bingo e Música ambiente

QUINTA FEIRA, dia 1418:00 Terço Mariano 18:30 Novena e Adoração 19:00 Santa Missa - Mon. Ildefonso Graciano RodriguesComunidade convidada: Igreja Matriz Menino DeusMinistério de Música: Kairós Atração: Música ao vivo: Forró Pé de Serra

Apoio:

SEXTA FEIRA, dia 15 (MISSA DA SAÚDE) 6:30 Terço Mariano 7:00 Novena e Adoração 7:30 Santa Missa - Pe. Luís Gabriel Mendoza, cjm.8:30 Café da manhã beneficente organizado pela Legião de MariaComunidade convidada: Legião de Maria Ministério de Música: Comunidade Perpétuo SocorroAtração: Bingo e música ambiente CAMINHADA COM MARIA às 13:00 (Saída da Igreja Matriz Menino Deus)

SÁBADO, dia 1618:00 Terço Mariano 18:30 Novena e Adoração 19:00 Santa Missa - Pe. Amado Vanegas Gómez, cjm. Comunidade convidada: Igreja Matriz Menino DeusMinistério de Música: Shemá Atração: Leilão e música ambiente

DOMINGO, dia 17 18:00 Terço Mariano 18:00 Novena e Adoração 19:00 Santa Missa - Pe. Luis Gabriel Mendoza Morales, cjm. Comunidade convidada: Perpétuo Socorro, Divina Misericórdia e N. Sra. da LibertaçãoMinistério de Música: Shemá Atração: Clube do Eudinho - Bingo

SEGUNDA FEIRA, dia 18 18:00 Terço Mariano 18:30 Novena e Adoração 19:00 Santa Missa - Pe. Hélio Correia, Vigário Episcopal - N. Sra. da Conceição Comunidade convidada: Conselho Pastoral Paroquial Ministério de Música: Louvor Honra e Glória Atração: Música Ambiente

TERÇA FEIRA, dia 19 - SOLENIDADE DE SÃO JOÃO EUDES 18:30 Procissão com a imagem de São João Eudes saindo da Igreja MatrizPe. Cristino Henrique de Sousa, cjm.19:15 MISSA SOLENE presidida por Dom José Luiz Vasconcelos, Bispo Auxiliar daArquidiocese de Fortaleza. Comunidade convidada: Associados Eudistas Ministério de Música: Célula Paroquial Atração: Grupo Musical Feminino de Samba.