Jornal avenidas novas

8
www.sentirlisboa.org JORNAL DE CAMPANHA SETEMBRO 2013 DANIEL GONÇALVES CANDIDATO A PRESIDENTE "O FUNDO DE APOIO SOCIAL VAI AJUDAR AS PESSOAS DAS AVENIDAS NOVAS" ENTREVISTA PÁG. 5 "QUERO DEVOLVER A QUALIDADE DE VIDA A QUEM VIVE E TRABALHA EM LISBOA" Fernando Seara Candidato à CML AS NOSSAS PROPOSTAS PÁG. 2-3 Criar o Cartão de Saúde e estabelecer parcerias para serviços médicos básicos a custo reduzido Estimular o comércio local com a criação do Cartão do Freguês e de uma associação de comerciantes Apoiar os jovens na procura do primeiro emprego

description

Jornal de Campanha Coligação "Sentir Lisboa" Freguesia Avenidas Novas PSD / CDS-PP / MPT

Transcript of Jornal avenidas novas

Page 1: Jornal avenidas novas

www.sentirlisboa.org

JORNAL DE CAMPANHA SETEMBRO 2013

DANIEL GONÇALVESCANDIDATO A PRESIDENTE

"O FUNDO DE APOIO SOCIAL VAI AJUDAR AS PESSOAS DAS AVENIDAS NOVAS"

ENTREVISTA PÁG. 5

"QUERO DEVOLVER A QUALIDADE DE VIDA A QUEM VIVE E TRABALHA EM LISBOA"

Fernando SearaCandidato à CML

AS NOSSAS PROPOSTAS PÁG. 2-3

■ Criar o Cartão de Saúde e estabelecer parcerias para serviços médicos básicos a custo reduzido

■ Estimular o comércio local com a criação do Cartão do Freguês e de uma associação de comerciantes

■ Apoiar os jovens na procura do primeiro emprego

Page 2: Jornal avenidas novas

2

SENTIR LISBOA

• Defendemos como essencial a consolidação de um Fundo Social de Freguesia, destinado a apoiar pessoas e famílias carenciadas que se encontrem em emergência social, nomeadamente através do apoio pontual no pagamento de despesas de alimentação, saúde, escolares, habitacionais e sociais.

• Criar um Centro de Noite para idosos: Pretend-e-se com o mesmo combater a insegurança, o isolamento e a solidão dos destinatários. Com capacidade para 20/30 pessoas. O centro deverá garantir ceia e pequeno-almoço bem como ade-

quadas condições de higiene. A funcionar isola-damente ou em conjunto com um equipamento com outras valências. É propósito deste centro de noite, conceder assistência a idosos sem os retirar completamente das suas casas.

• Criar o “triciclo solidário”, este veículo distribuirá pequenas compras (mercearia, farmácia, etc.) ao domicílio, com a condição de serem efetuadas no comércio local.

• Criar o “Cartão de Saúde” para os fregueses. Estabelecimento de parcerias, na área da saúde,

que possibilitem o acesso de todos os fregueses a serviços médicos básicos a custos reduzidos.

• Criar o “Programa SOS Reparações”, serviço gratuito de apoio aos idosos (pequenas repa-rações domésticas).

• Promover e apoiar uma rede de assistência dom-iciliária (apoio psicológico, cuidados de saúde, alimentação, higiene, transporte para consultas médicas, apoio na compra de medicamentos e bens essenciais) à “Melhor” Idade e aos mais necessitados da freguesia.

As ideias aqui sumariamente expressas e as restantes que constam do programa eleitoral requerem o comando de um homem cuja vida se pauta pela responsabilidade, rigor e ca-pacidade de liderança.É assim que sentimos Lisboa, é assim que sentimos a Fregue-sia das Avenidas Novas: uma Freguesia com presente para os Idosos e Futuro para os Jovens.Precisamos que nos ajude a er-guer este projecto. Quero uma Freguesia de Todos e para Todos!

VIDA NOVA NAS AVENIDAS NOVAS!■ Ação Social – Freguesia Solidária

Criar o Fundo Social de Freguesia

• Requalificação do Jardim do Arco do Cego; unir esforços no que diz respeito à obra do Centro Erasmus, acordada entre o IST e a CML para a gare do arco do cego; requalifi-cação da Rua da Beneficência; re-ordenamento do trânsito no Bairro de Santos; requalificação do Largo de São Sebastião da Pedreira; e requalificação do espaço livre da Es-

cola Mestre Arnaldo Louro para um parque infantil e para a implemen-tação de equipamentos desportivos.

• Rebaixamento de passeios junto às passadeiras nas principais vias da freguesia. Queremos uma freguesia acessível a pessoas com deficiência motora e livre de barreiras físicas para os mesmos.

■ Requalificação

Uma freguesia acessível

EU APOIO

“Estou com o Daniel Gonçalves, porque, para mim, as pessoas também são o mais importante. O seu humanismo, honestidade e experiência merecem todo o meu apoio”

Ruy de Carvalho• Ator

“A vida política precisa de homens como o Daniel, homens sérios, empreendedores e que se preocu-pam primeiramente com o bem estar do ser humano”

Carlos Lopes• Ex-Atleta Olímpico

“Faço votos para que os eleitores da nova Freguesia, na qual vivo, reconheçam o espírito de doação comunitária do Daniel Gonçalves”

António Bagão Félix • Ex-ministro das Finanças

PROGRAMA ELEITORAL

A Freguesia das Avenidas Novas detém um importante património que importa proteger, acarinhar, recu-perar e manter, desde logo como justa homenagem ao mentor daquelas, o

Eis alguns dos nossos compromissos:

• Reivindicar à CML a inclusão das Avenidas Novas nas áreas de inter-venção prioritária delineadas pela autarquia em matéria de Reabilitação Urbana.

• Reivindicar à CML a manutenção do mobiliário urbano de época (candeeiros, bancos, bicas de água).

Há que proteger o Património das Avenidas Novas!

Eng. Ressano Garcia (1847-1911). Ainda tem muito do que foi construído até aos anos 30-40 do Séc. XX: prédios eclécticos, pormenores Arte Nova e Déco, edifícios modernistas como o

Cp. Pequeno, Av. Berna, Saldanha, Bº Azul, Pq. Eduardo VII. Património em perigo, abandonado, saqueado, desprotegido, sem salvação aparente. Um problema que importa atacar de frente. Árvores de grande valia que não são respeitadas, parques maltratados. Face à gestão urbanística em vigor e às escassas competências das Freguesias é difícil inverter esta situação mas não é impossível.

"Daniel Gonçalves está à altura da nobre função de presidente de Jun-ta. O facto de a sua equipa integrar nomes como o do Prof. Miguel Beleza é garantia adicional de seriedade"

Manuela Ferreira Leite• Ex-ministra

Page 3: Jornal avenidas novas

3

• Promover e incentivar a criação da Associação dos Comerciantes das Avenidas Novas no sentido de estimular o comércio local que tão afetado tem sido pelas grandes superfícies. Nesse sen-tido promoveremos também a publicação e distribuição de um “Roteiro Comercial” onde todos

os comerciantes das Avenidas Novas terão publicidade gratuita por forma a poderem divulgar a sua atividade.

• Criação do Cartão do Freguês com descontos no comércio local, promovendo assim o comércio tradicional da freguesia.

• Apoio às coletividades e clubes da freguesia, nas suas mais diversas atividades.

• A junta deverá promover a gestão integrada e coerente dos vários equipamentos desporti-vos existentes na área territorial da freguesia, na perspetiva de os colocar ao efetivo serviços das populações destinatárias; com especial relevo não apenas para a juventude mas igualmente como forma de ocupação de tempos livres da população sénior, a concretizar através de parcerias com os respetivos proprietários: CML, DREL, Casa da Moeda, Coletividades, Associações Desportivas.

■ Desporto

Apoiar os clubese coletividades

■ Comércio Local

Lançar o Cartão do Freguês • Numa escala cada vez mais preocu-

pante, em determinadas zonas da freguesia existem graves problemas de segurança que limitam a liber-dade das pessoas e que condicionam negativamente as suas vidas, sendo que nos propomos a diligenciar junto das forças de segurança, por forma a reforçar o policiamento de proxim-idade. Ainda no âmbito da segurança promoveremos um estudo com vista à introdução de um sistema de vídeo vigilância na zona do Bairro de San-tos ao Rego e outras onde se considere

necessário.

• Reforçar a parceria com a PSP, no que diz respeito aos seus Programas “PIPP”, “Escola Segura”, “Violência Doméstica”, “Operação Férias”, “Apoio 65”, “Comér-cio Seguro” e “Estou Aqui”.

• Criação do Zelador do Espaço Público. Uma figura ativa na preser-vação do espaço de todos, zelando pelos equipamentos coletivos, pro-movendo o civismo, segurança e limpeza das ruas.

■ Segurança e Cidadania

Reforçar o policiamento

EU APOIO

• Através da criação do “Espaço Jovem” da Junta de Freguesia das Avenidas Novas, pretendemos apoiar e orien-tar crianças e jovens da freguesia, nos períodos extracurriculares. Pretend-e-se uma ocupação de tempos livres saudável investindo essencialmente em ações de cariz lúdico-educativas.

• Apoiar os Jovens na procura do 1º em-prego. Nomeadamente na construção

de CV, apresentação em entrevista, técnicas de entrevista, etc.. Criação de estágios curriculares na Junta de Freguesia para jovens residentes à procura do 1º em-prego. Integração de estudantes univer-sitários da freguesia nos vários serviços da Junta de Freguesia. Integração dos jovens da freguesia como monitores (e apenas da freguesia) nos programas de verão da Junta de Freguesia/CML, como por exemplo os Programas Praia Campo Infância e Sénior.

■ Juventude e Educação

Apoio ao primeiro emprego

• Trazer a Gulbenkian aos fregueses, como por ex-emplo levar a música clássica aos Lares, aos centros de dia e às escolas.

• Promover e divulgar, das mais variadas formas os artistas e artesãos da freguesia. Como não po-demos esquecer o passado e o presente, deve a Junta de Freguesia homenagear os que pela sua arte têm feito a diferença na freguesia.

• Na nossa freguesia estão sediadas inúmeras prestigiadas unidades hoteleiras, que recebem pessoas dos quatro cantos do mundo. Esta-beleceremos parcerias com as mesmas por forma a promover a cultura existente na nossa freguesia.

■ Cultura

Levar a Gulbenkian a todos

• Promover parcerias com vista à melhor divulgação e usufruto de equipamentos ex-libris: Casa-Museu Anastácio Gonçalves, Palacete Men-donça e Jardins, etc.

• Reivindicar à CML a estrita aplicação do PDM no que toca aos edifícios do Inventário Municipal, a nível de visto-rias, justificações para demolição de interiores, fachadas e logradouros.

• Reivindicar à AR a aprovação urgente de normativo eficaz para salvaguarda de património em zona urbana, via incentivos a proprietários/arrendatários e agilização de posses administrativas para obras coercivas.

• Reivindicar à CML a elaboração urgente do Regulamento em falta que dará seguimento efectivo ao estatuto de ‘Con-junto de Interesse Municipal’ atribuído ao

Bairro Azul pela CML em 2009.

• Reivindicar à CML uma solução digna, clara e definitiva para o Pavilhão Carlos Lopes.

Usaremos as nossas competências e reivindicaremos todas as outras junto de quem as tem, no sentido de asse-gurarmos a salvaguarda do Património e um legado para as futuras gerações.

Paulo Ferrero• Membro fundador

do Forum Cidadania LX

“Com o Daniel as Avenidas Novas vão contar com um presidente de Junta, sério, responsável e competente”

José Amaral Lopes • Ex-Vereador da CM

“Desejo força ao Daniel Gonçalves pela vontade de abraçar este projeto de gerir a nova freguesia das Aveni-das Novas. Estou certo de que irá lutar com toda a determinação”

Pedro Santana Lopes • atual Provedor da SCML

“Aos residentes nas atuais Fregue-sias de N. Srª de Fátima e de S. S. da Pedreira, votem em Daniel Gonçalves, Nélson Antunes para AML e em Fer-nando Seara”

Nélson Antunes • Presidente da JF S. Sebastião da Pedreira

“Apoio sem reservas Daniel Gonçalves para presidente da JF das Avenidas Novas, onde sou residente. É sério, competente e rigoroso, e está desin-teressadamente na política ”

Miguel Frasquilho • Economista, deputado do PPD/PSD

Page 4: Jornal avenidas novas

4

SENTIR LISBOA

ENTREVISTA DANIEL GONÇALVES

■ Combater os problemas sociais é a prioridade de Daniel Gonçalves, candidato e futuro presidente da Junta de Freguesia das Avenidas Novas, que não esquece a falta de estacionamento no Bairro Azul ou a ausência de espaços públicos de qualidade

"ESTA FREGUESIA TEM SIDO MENOSPREZADA PELA CÂMARA"

Com a reforma administrativa, a preocupação com bicas e fontaná-rios faz pouco sentido. É necessária uma estratégia global. Qual é a sua? A minha estratégia e da minha equipa é resolver de forma eficaz uma série de problemas, já identi-ficados, que a freguesia tem. Posso falar de algumas medidas positivas na área da ação social, que tenho no meu programa eleitoral, que prevê a criação de um Fundo de Apoio Soci-al para a freguesia que se destina a ajudar os agregados familiares mais carenciados. Este Fundo visa apoi-ar na aquisição de material esco-lar, nomeadamente na compra dos manuais escolares. Visa apoiar também na comparti-cipação dos custos de serviços de apoio à juventude, pretende ainda dar suporte às famílias para que pos-sam colocar os seus filhos em ativi-dades extra curriculares. Este Fundo pretende também apoiar desempre-gados de longa duração que façam a devida prova de ausência de ren-dimentos, com o apoio nas despe-sas de arrendamento (renda, água, gás e luz) e apoio à aquisição de um cabaz alimentar mensal. O Fundo de Apoio Social pretende ainda apoiar a

população mais idosa, na aquisição de medicamentos e bens alimenta-res de primeira necessidade. Esta é a assistência que julgo que uma junta deve dar aos seus fregueses. Assim nos permitam as entidades compe-tentes e assim o faremos.

Como pensa actuar face à pobreza envergonhada? É nossa intenção ajudar, e tal como referi antes, criaremos um Fundo de Apoio Social para combater a pobreza envergonhada. Pare esse efeito fare-mos primeiro um levantamento para apurar quem são de facto as famílias mais necessitadas. Depois de identi-ficadas as famílias, as mesmas serão integradas no Fundo de Apoio social.Pretendo ainda dar prioridade à ajuda das pessoas mais idosas. Para esse efeito criarei um serviço que se chama “SOS Reparações” que serve para resolver pequenos pro-blemas domésticos. Se nos ligarem para a junta nós mandamos lá um técnico que, de forma gratuita, resol-verá essas situações, que são muito complicadas para os mais idosos.

Com esta reforma administrativa o território dilata-se, os proble-

mas aumentam. Para fazer isso são necessários recursos humanos. As novas competências são uma nova realidade e antes de mais tere-mos de efetivar a fusão das duas freguesias que deram origem às Avenidas Novas (São Sebastião da Pedreira e N.ª Senhora de Fátima). Depois teremos de fazer uma avalia-ção dos recursos humanos que estão na junta, verificar quantos mais são necessários e para que áreas o são. Logo que isso esteja feito, teremos de preparar as pessoas para as colocar imediatamente no terreno, por for-ma a darem corpo às propostas que tenho no meu programa. Uma coisa é certa e deixo aqui como garantia. As competências que assumirmos cumpriremos com elevada compe-tência e exigência e não permitire-mos que os fregueses das Avenidas Novas sejam prejudicados.

Higiene urbana, como é que vai ser? Ainda não está muito bem definido mas sabemos que no próximo ano a CML pretende enviar para as Juntas de Freguesia uma série de funcioná-rios em conjunto com as respetivas competências. O que se pretende, e disso não abdico, é ter um serviço de

qualidade na área da higiene urbana.

Em matéria de segurança tem problemas? Existem problemas de segurança, e o que eu e a minha equipa temos previsto fazer de imediato é refor-çar a relação com a PSP por forma a estimular ainda mais a estratégia da polícia de proximidade que tem tido bons resultados em várias freguesias da cidade de Lisboa. Pretendo ainda ouvir os moradores para perceber a sua sensibilidade relativamente à instalação de um sistema de vide-ovigilância para que as pessoas, em particular moradores e comercian-tes, se sintam em segurança.

E quanto à política cultural? Temos um projecto ambicioso que terá inicio com um trabalho que visa completar o levantamento arquite-tónico da nova freguesia e publicá-lo para que todos possam ter acesso a tão rico património. Na continui-dade deste trabalho pretendemos criar o roteiro turístico da freguesia das Avenidas Novas, com visitas ao património religioso da freguesia, e ao restante edificado, como por exemplo, o Bairro Azul. Pretendemos

ainda conseguir trazer a Gulbenki-an aos fregueses promovendo uma parceria que permita levar a música clássica aos lares, aos centros de dia e às escolas da freguesia.

Caracterize o positivo e o negativo da freguesia das Avenidas Novas. De positivo: esta é uma fregue-sia onde predominam os serviços, mas devemos saber tirar partido do que de melhor temos e estimular a economia local, trazendo mais valias para a freguesia.De negativo: tal como o resto da cidade é uma freguesia suja, esbura-cada e só a dois meses de eleições, o presidente da Câmara se lembrou de que existe esta freguesia, man-dando tapar à pressa os buracos. As pessoas vão à Avenida Defensores de Chaves, vão ao Bairro de Santos, e é ver o asfalto todo levantado. Esta freguesia tem sido menosprezada e isso vê-se na forma como se trata o espaço público e as vias de acesso. É um escândalo! No Bairro Azul temos o problema do estacionamento. E onde está a SAMS há um piso destinado ao estacionamento público que está vazio. Porque é que não está dispo-nível para a população?

"A dois meses das eleições é que o presidente da Câmara mandou tapar buracos à pressa"

Page 5: Jornal avenidas novas

5

ENTREVISTA FERNANDO SEARA

■ Fernando Seara, 57 anos, está de alma e coração em Lisboa. O conhecido político que serviu exemplarmente a autarquia de Sintra nos últimos 12 anos revela que quando encara um projecto, foca-se completamente nele

“CHEGOU AO FIM O PACTO ENTRE A ESQUERDA CAVIAR E A DIREITA DOS INTERESSES

O que o distingue de António Costa, o seu principal adversário nas elei-ções autárquicas de 2013?

Distingo-me para começar por não aceitar o pacto existente até agora em Lisboa, entre o actual Executivo, a cha-mada “esquerda caviar” e a direita dos interesses. Duas faces de uma mesma moeda que tem privilegiado sempre os mesmos, nas opções que foram toma-das para a Cidade nos últimos anos. Esse tempo chegou ao fim. É altura de colocar um ponto final neste comportamento “situacionista” por parte da CML. A minha visão para Lisboa é, pelo con-trário, integradora. Iremos desenvolver acções concretas, pela positiva, focadas nas necessidades sociais dos Lisboetas e orientadas para a resolução dos pro-blemas que todos conhecemos; Vamos melhorar a higiene urbana, possibilitar um melhor acesso à Educação, resol-ver os constrangimentos à mobilidade e o caos no trânsito, dar resposta às carências sociais dos jovens e dos seni-ores…Em suma, orientamos as nossas soluções para os problemas que dizem respeito à realidade do dia-a-dia. É possível ter melhor qualidade de vida na cidade. Os Lisboetas merecem-na e estarei permanentemente ao serviço de Lisboa para a garantir.

Quais considera ser as suas princi-pais ideias para Lisboa?

Definimos 7 áreas prioritárias de intervenção e os objectivos con-cretos para cada uma delas. Alguns exemplos; Na Educação e no Apoio às Famílias, vamos disponibilizar de forma gratuita manuais escolares para todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Na área do Apoio Soci-al – outro dos pilares desta Candida-tura - criaremos um Cartão Solidário para descontos no acesso a serviços municipais, assistência na saúde, ensino e, medicamentos, transportes e pequenas reparações domésticas, suportado por um Fundo de Emer-gência Social. Vamos também rein-tegrar socialmente os “sem-abrigo” e apostar em residências sociais para idosos.Quanto à mobilidade, iremos dis-ponibilizar estacionamento gratuito para todos os moradores em qual-quer zona da cidade, pelo período de 3 horas. E dar continuidade ao Túnel do Marquês, prolongando-o até ao Saldanha tal como sempre esteve previsto.Finalmente, não esquecemos a Cul-tura. Iremos criar uma empresa, em conjunto com a Administração Geral,

para gerir da melhor forma os monu-mentos de Lisboa. E apostar no Museu das Descobertas como um emblema por excelência da cidade e do país.

Demonstra uma clara preocupação pelas causas sociais. Mas a aposta serão somente as pessoas?

É bom lembrar que em primei-ro, segundo e terceiro lugar estarão sempre as pessoas. Quando defini-mos como política de HABITAÇÃO E REABILITAÇÃO, a assunção de uma Cultura de Reabilitação Permanen-te, seja pública, seja privada, com a criação de um seguro de renda e a redução do IMI para os imóveis energeticamente eficientes pensa-mos em tornar o centro da cidade menos “vazio” e mais bonito, para as pessoas. Quando temos como prioridade a criação de um cartão que permita estacionamento gra-tuito para moradores, em qualquer zona da cidade pelo período de 3 horas, estamos a apostar na cida-de, estamos a pensar nas pesso-as! Quando defendemos as taxas de inscrição gratuitas para jovens nas associações e outras entidades desportivas, o nosso foco é clara-mente as pessoas!

Há uma clara diferença entre a Lisboa “cheia de cor” que os turistas revelam e o “lixo” que os habitantes criticam… O que pretende fazer para tornar a cidade mais agradável?

Entendo que a cidade deve ser como a nossa casa: queremos receber as visi-tas bem mas também queremos viver bem, não na imundície. Queremos uma Lisboa sempre limpa através de briga-das permanentes de limpeza das ruas e jardins. Removeremos os grafittis e cartazes ilegais. Entendo que é somen-te uma política de tolerância zero ao desleixo é que aumenta o cuidado dos moradores e dos turistas em contribuir para essa beleza. E de forma a que todos os espaços públicos tenham essas con-dições de bem-estar, instituiremos a figura do “Zelador do espaço público”.

Lisboa já é considerada uma cidade turística. Que medidas propõe nessa área? Acha que há melhorias a fazer?

Há bom trabalho a ser continuado mas também detectámos lacunas que iremos colmatar. Um dos principais eixos e uma vantagem competitiva de Lisboa em relação às principais cidades europeias é o seu aeroporto. Faremos a defesa intransigente do Aeroporto da Portela como porta de entrada principal

do Turismo. As nossas medidas na área da CULTURA também são para melho-rar o usufruto do muito que há para ver e visitar em Lisboa. É nossa intenção a criação de uma empresa pública que reúna a Administração Central e a CML (e potencialmente outras entidades) para a gestão de todos os monumen-tos de Lisboa. Apostaremos naquilo que é óbvio em Lisboa: falta um Museu das Descobertas, que seja o ponto de parti-da e uma grande atração para conhecer a cidade.

E qual a sua aposta na criação de emprego?

A política de reabilitação pretendida passa também por ai. Com a especu-lação imobiliária, muitas das principais empresas saíram do centro da cidade, prejudicando os seus colaboradores e o ambiente, pois desviaram-se para locais sem transportes públicos, obri-gando a uma política de carro como meio único de transporte. É bom lem-brar que uma empresa com sede no centro da cidade demonstra preocu-pação com a sua imagem, com os seus clientes e com os colaboradores. Queremos empregos de qualidade, que criem qualidade de vida aos seus colaboradores!

Page 6: Jornal avenidas novas

6

SENTIR LISBOA

EU APOIO

A História

As PessoasEntre 2001 e 2011, a freguesia das Avenidas Novas ganhou 463 novos habitantes, situando-se, de acor-do com os últimos censos, em 21.625 residentes. Com a grande maioria situada no escalão etário dos 25 aos 64 anos (11.244), há a registar uma larga percentagem da população com mais de 65 anos, cerca de 5.500.A população activa era, em 2011, de 10.327 pessoas, sendo que o número de desempregados se situava nos 946. Da pessoas com trabalho, o sector mais repre-sentado era o dos quadros inte-

A reforma administrativa levada a cabo no Município de Lisboa resul-tou na fusão das antigas freguesias de Nossa Senhora de Fátima e de São Sebastião da Pedreira, voltan-do a reunir o que foi separado pela reforma de 1959. A continuidade do território das Avenidas Novas, ao longo da encosta que desce do Largo de S. Sebastião da Pedreira até à vala do Rego, faz com que a fusão seja suave e natural.As primeiras referências docu-mentais remontam aos séculos XII e XIII, com nomes que hoje identi-

lectuais e científicos, com 3296 residentes, seguindo dos admi-nistrativos, comércio e serviços, com 1669 moradores. Registe-se ainda a presença de um trabalha-dor agrícola. Dos 2585 estrangei-ros que reside na freguesia, África é, como um pouco por toda a cida-de, o continente mais representa-do: 1195 residentes, com Angola à frente com 517 moradores. O Brasil é o segundo mais com mais residentes nas Avenidas Novas (451). Dos 637 europeus que habitam a freguesia, Espanha e França são os mais representados,

ficamos facilmente: Andaluz (1120) e Picoas (1268). Já no século XVI foi erigida a ermida de S. Sebastião da Pedreira, seguindo-se a criação da freguesia com o mesmo nome. A área era dominada, na altura, pela quinta da família Palhavã, na zona onde hoje se encontra a Praça de Espanha.A partir do século XVII, começaram a nascer um pouco por toda a fre-guesia vários palácios, como o do Duque de Aveiro, dos Duques do Cadaval ou dos Condes de Sarzedas (a actual embaixada de Espanha).

com 159 e 133, respectivamente.A freguesia das Avenidas Novas conta com 1853 edifícios, dos quais apenas 30 se encontram em adiantado estado de degra-dação. A construção reparte-se, sem grandes diferenças, entre três períodos: 1919-45, 1946-60 e 1961-70.O número de edifícios devolutos situava-se acima das duas cente-nas, equitativamente distribuídos pelas duas freguesias - S. Sebas-tião da Pedreira e Nossa Senhora de Fátima - que se juntam para dar lugar às Avenidas Novas.

Marcante foi também o estabele-cimento da extensa Quinta do Pro-vedor dos Armazéns, propriedade de Fernando de Larré. A quinta

21625habitantes

21162em 2001

225edifícios devolutos

foi depois dividida em duas com a construção da estrada da Circun-valação, já no século XIX.O plano de Ressano Garcia traz novas artérias à freguesia, desen-volvidas a partir das actuais aveni-da Fontes Pereira de Melo e aveni-da da República. Mais tarde, nasce o Bairro Azul, a par com as novas avenidas Sidónio Pais e António Augusto de Aguiar. Já na década de 1950, a Fundação Calouste Gulben-kian adquire parte substancial do Parque de Santa Gertrudes, onde ergue a sua sede.

O plano urbanístico de Ressano Garcia deu novas artérias às Avenidas Novas

CONHEÇA A NOSSA FREGUESIAA HISTÓRIA E OS NÚMEROS

“Apoio Daniel Gonçalves porque nunca precisou da política para viv-er. Afirmou-se sempre e apenas pelo mérito pessoal e profissional. O País precisa de pessoas assim”

Luís Marques Mendes • Advogado

“O Daniel Gonçalves tem uma vida que fala por si. Por isso mesmo, não só irei votar nele como lhe darei todo o meu apoio.”

António Carmona Rodrigues • Ex-Presidente da CML

“Apoio com entusiasmo Daniel Gonçalves. É um homem bom, de causas e valores. Com Miguel Beleza, candidato à AF, constitui uma equipa experiente e muito capaz” Leonor Beleza • Presidente da Fundação Champalimaud

“Porque tenho confiança no futuro da nossa freguesia, dia 29 votarei em Daniel Gonçalves e na sua equipa!"

Mário David • Eurodeputado

Page 7: Jornal avenidas novas

7

QUEM SABE DE AVENIDAS NOVAS, SABE1. Que freguesias se juntam para dar lugar às Avenidas Novas? a) Nossa Senhora de Fátima e S. Sebastião da Pedreira b) S. Domingos de Benfica e S. Sebastião da Pedreira c) Campolide e Nossa Senhora de Fátima d) Campolide e S. Domingos de Benfica

2. As primeiras referências ao ter-ritório hoje ocupado pela freguesia datam do… a) Século IX b) Século X c) Século XI d) Século XII

1 – a; 2 – d; 3 – b; 4 – d; 5 – b; 6 – a;7 – b; 8 – c; 9 – b; 10 - d

PASSATEMPO. TESTE OS SEUS CONHECIMENTOS SOBRE A SUA FREGUESIAEU APOIO

QUIZ SOLUÇÕES

10 RESPOSTAS CERTAS Muitos parabéns, você sabe tudo sobre a nossa freguesia. Mesmo que não seja aqui residente, merece ser distinguido com a medalha de freguês honorário.

8 RESPOSTAS CERTAS Falhou duas mas deve ter sido por dis-tração. É um verdadeiro especialista quando se trata da nossa freguesia.7 RESPOSTAS CERTAS Está quase lá. Não há muita coisa que não saiba sobre a nossa freguesia. Só precisa de estar um nadinha mais atento à informação que colocámos aqui e no site oficial.

5 RESPOSTAS CERTAS O clássico 50-50. Vá lá, para a próxima esforce-se mais um pouco e faça-nos a vontade.

2 RESPOSTAS CERTASFicou a um passo de ir a jogo. Hoje

só acertou duas, mas estamos confiantes no seu potencial. Não desista!

1 RESPOSTAS CERTASTemos a certeza de que é capaz de fazer muito melhor. Repita o questionário e diga-nos se não é verdade…

SUDOKU

SUDOKU SOLUÇÕES

3. Que família possuía a quinta mais extensa da área? a) Família Sousa b) Família Palhavã c) Família Sarzedas d) Família Pombal

4. Que palácio é atualmente ocu-pado pela Embaixada de Espanha? a) Palácio dos Duques de Cadaval b) Palácio do Duque de Aveiro c) Palácio de Andaluz d) Palácio dos Condes de Sarzedas

5. Bairro emblemático das Avenidas Novas. a) Bairro Verde b) Bairro Azul c) Bairro Amarelo d) Bairro Vermelho

6. Quantos habitantes tem a nova freguesia das Avenidas Novas? a) 21 mil b) 31 mil c) 51 mil d) 11 mil

7. E destes, quantos são de origem estrangeira? a) 3578 b) 2585 c) 1870 d) 4510

8. Quantos edifícios tem a freguesia das Avenidas Novas? a) 2346 b) 1290 c) 1853 d) 3127

9. Que atividade domina a vida profis-sional do candidato Daniel Gonçalves? a) Arquitetura b) Mutualismo c) Engenharia d) Advocacia

10. A quem se deve o plano urbanís-tico das Avenidas Novas? a) Marquês de Pombal b) Duarte Pacheco c) Barão Haussmann d) Ressano Garcia

“Como ex-presidente da JF de S. Sebastião da Pedreira, quero o mel-hor para a minha freguesia. Acredito que o Daniel Gonçalves trará mais qualidade de vida para todos"

Ana Pires Marques • Deputada na AM de Lisboa

“Conheço bem as Avenidas Novas, por ter vivido grande parte da minha vida no Bairro Azul. Quero expressar o meu apoio ao Daniel Gonçalves e à candidatura Sentir Lisboa”

Telmo Correia • Ex-Ministro

“A obra que conheço do Daniel Gonçalves merece o meu apoio. É com confiança que estou a seu lado, pela sua sensibilidade, humildade e vontade de fazer mais”

Margarida Marinho • Freguesa nas Avenidas Novas

“Esta nova equipa terá todos os mei-os e a capacidade para manter o que de bom foi feito ”

Manuel Kopke Esteves • Autarca na Freguesia de S. Sebastião da Pedreira

Page 8: Jornal avenidas novas

8. António Manuel de Sousa Parente (PPD/PSD)Psicólogo

9. Carlos Manuel Santos Torres (CDS-PP)Engenheiro Auditor

Lista de candidatosEfectivos

Suplentes

1. Daniel da Conceição Gonçalves da Silva (PPD/PSD)Consultor

9. Maria de Fátima Martins Lopes Hipólito Samouqueiro (PPD/PSD)Secretária

10. António José de Morais Sarmento do Amaral Cabral (PPD/PSD)Reformado

2. Luis Miguel Couceiro Pizarro Beleza (PPD/PSD)Economista e Professor

3. Maria Marcelo Cambezes Marçal Carrega (PPD/PSD)Técnica de Serviço Social

2. Aníbal Fernando Nápoles Teixeira (IND.-PPD/PSD)Comerciante

1. Abel Manuel Eusébio Simões (PPD/PSD)Bancário

10. José Filipe da Costa Toga Machado Soares (CDS-PP)Director Comercial

11. Maria de Sousa Coutinho Telles da Silva Ferreira Pinto Basto (IND.-PPD/PSD)Reformada

3. Maria Isabel L. Fraga Lamares de Castro e Simas (PPD/PSD)Técnica Oficial de Contas

4. José Frederico C. Sacadura Alexandre da Fonseca (CDS-PP)Engenheiro Florestal

11. José Ferreira Marinho (PPD/PSD)Empresário

12. Frederico Eduardo Bastos Ressano Garcia (IND.-PPD/PSD)Engenheiro Civil

4. José Pedro Athayde Albuquerque Soares Rebelo (CDS-PP)Jurista

5. Helena Sofia Ribeiro Duarte dos Reis Ferreira (PPD/PSD)Gestora de Clientes

12. Maria Margarida Silvano de Castro e Almeida Serra e Moura (PPD/PSD)Reformada

13. José Simão Nunes Caeiro (PPD/PSD)Motorista

16. Cristina Maria Fernandes Duarte Martins (PPD/PSD)Doméstica

17. Jorge Manuel da Silveira Rodrigues Barata (PPD/PSD)Empresário

18. Maria João Pereira Martiniano Palma (PPD/PSD)Médica

5. Pedro Manuel da Cunha da Silva Ribeiro (PPD/PSD)Técnico Administrativo

6. António Manuel Resende Lima (PPD/PSD)Estudante Universitário

13. Luisa Maria Chaves Adriano da Silva (PPD/PSD)Consultora de Decoração

14. Isabel Maria de Aguiar Aldim (CDS-PP)Designer

17. Luís Silveira Lopes (PPD/PSD)Empresário

6. Maria Leonor Matoso Teixeira de Melo Baptista de Sousa (IND.-PPD/PSD)Médica

7. Paulo Manuel Rodrigues Pires Campos Lopes (PPD/PSD)Produtor Gráfico

14. Miguel Boulain de Araújo Correia Galaz (PPD/PSD)Técnico de Gestão

15. Teresa de Jesus Coelho Guerreiro (IND.-PPD/PSD)Assistente Técnica

18. Bernardo de Valadares Serrão e Fernandes Brochado (CDS-PP)Estudante

7. José Manuel Gomes Mendes Soares (PPD/PSD)Funcionário Público

8. Emília Maria Salgueiro Ferreira Pinto Basto Ressano Garcia (IND.-PPD/PSD)Psicóloga

15. Maria do Rosário de Sousa Nolasco de Medeiros (PPD/PSD)Psicóloga

16. Eduardo Alexandre Ferreira Lima (PPD/PSD)Estudante

19. Ana Isabel Cotrim de Figueiredo da Rocha Ferreira (PPD/PSD)Advogada

FREGUESIA DAS AVENIDAS NOVAS

VIDA NOVA NAS AVENIDAS NOVAS!