Jornal Boa Nova - Paróquia Cristo Rei Atibaia

12
BOA NOVA 1 WWW.CRISTOREIATIBAIA.COM.BR | FACEBOOK.COM/CRISTOREIATIBAIA PAROQUIANOS EM DESTAQUE Na edição passada, publicamos as mãos deste profissional, em ação. Conheça mais sobre a história do nosso irmão, da Rádio Imaculada, Armando Teixeira Junior. Pág. 8 Informativo Paróquia Cristo Rei | Número 3 | Abr/2015 JORNAL Depois de uma quaresma vivida intensamente, um tempo de reflexão, tempo de amadurecimento e oração, jejum e conversão, onde juntamente com toda a igreja, fomos convocados a viver a Fraternidade com o lema da Campanha que é “Eu vim para servir.”, é hora de nos unirmos para a semana mais importante na vida de nossa igreja e celebrarmos a maior festa do cristão, a Páscoa do Senhor! Celebramos, com toda a Forania de Atibaia, no dia 22 de fevereiro de 2015, os 90 anos da Diocese de Bragança Paulista. Com a apresentação do Grupo de Viola Caipira Raízes de Atibaia e uma breve apresentação da história Católica da nossa Diocese, ministrada pela Gerente de Folclore e Cultura Popular de Atibaia. Pág. 5.

description

Depois de uma quaresma vivida intensamente, um tempo de reflexão, tempo de amadurecimento e oração, jejum e conversão, onde juntamente com toda a igreja, fomos convocados a viver a Fraternidade com o lema da Campanha que é “Eu vim para servir.”, é hora de nos unirmos para a semana mais importante na vida de nossa igreja e celebrarmos a maior festa do cristão, a Páscoa do Senhor!

Transcript of Jornal Boa Nova - Paróquia Cristo Rei Atibaia

Page 1: Jornal Boa Nova - Paróquia Cristo Rei Atibaia

BOA NOVA 1

www.cristoreiatibaia.com.br | facebook.com/cristoreiatibaia

paroquianos em destaqueNa edição passada, publicamos as mãos deste profissional, em ação. Conheça mais sobre a história do nosso irmão, da Rádio Imaculada, Armando Teixeira Junior. Pág. 8

informativo paróquia Cristo rei | número 3 | abr/2015

Jornal

Depois de uma quaresma vivida intensamente, um tempo de reflexão, tempo de amadurecimento e oração, jejum e conversão, onde juntamente com toda a igreja, fomos convocados a viver a Fraternidade com o lema da Campanha que é “Eu vim para servir.”, é hora de nos unirmos para a semana mais importante na vida de nossa igreja e celebrarmos a maior festa do cristão, a Páscoa do Senhor!

Celebramos, com toda a Forania de Atibaia, no dia 22 de fevereiro de 2015, os 90 anos da Diocese de Bragança Paulista. Com a apresentação do Grupo de Viola Caipira Raízes de Atibaia e uma breve apresentação da história Católica da nossa Diocese, ministrada pela Gerente de Folclore e Cultura Popular de Atibaia. Pág. 5.

Page 2: Jornal Boa Nova - Paróquia Cristo Rei Atibaia

boa nova2

www.cristoreiatibaia.com.br | facebook.com/cristoreiatibaia

trilHando o mÊs de aBril Com o sr. armando pinZan

Inciamos o mês de abril com a quarta-feira da Semana Santa. “O Senhor se fez obediente até a morte e morte de cruz...” (Fl 2,10).Com a Ceia do Senhor, na quinta-feira santa, iniciamos o Tríduo Pascal.Jesus assume a Cruz por fidelidade à Missão que o Pai lhe confiou.A alegria da ressurreição invade os corações. Celebremos o acontecimento central de nossa fé, Cristo Ressuscitou. Aleluia!Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e exultemos. Jesus venceu a morte para permanecer sempre conosco. Feliz e Santa Páscoa!

14/04/2015 - 8 anos de saCerdóCioPadre César, sua vocação é um presente para nós!Parabéns pelo aniversário de sacerdócio!Deus o fortaleça em sua caminhada!Paroquianos de Cristo Rei

editorial

expediente: Boa novaparóquia Cristo rei – atibaia/sp

pároco responsável: César Augusto Alves Bezerra

Jornalista responsável: Armando Teixeira Junior - MTB: 53.522/SP

Coordenação: Claudinéia Regiane Barboza de Oliveira e Veridiana Inês Murilo

revisão de textos, entrevistas, publicidade e organização: PasCom (Pastoral da Comunicação)Adriano Lopes dos Santos, Andréa Passos dos Santos França, Carolina Costa, Claudinéia Regiane Barboza de Oliveira, Cristiane Aparecida Reis dos Santos, Danilo Gonçalves da Silva, Denise Aparecida de Almeida Barbosa, Edite Oliveira Neves, Gerson de Andrade, Igor Cardoso Pinheiro Domingos, Juliana Tamaki, Marcelo Julio de Oliveira, Peter Landgraf Júnior, Reginaldo de Oliveira Almeida, Roberto Doratioto, Rosangela Mendes, Sidnei Nishiyama Rinei, Sônia Maria Pinto da Silva, Vanessa Mayumi Sugawara, Veridiana Inês Murilo.

Fotografia: Roberto Doratioto e PasCom

Colaboração: João Batista pinto

tiragem: 1.500 exemplares

Projeto Gráfico e Diagramação: Mokeka Publicidade

Centro Comunitário Cristo rei informa:

movimento no mÊs de fevereiro/2015:Famílias atendidas com cestas básicas: 35 famílias.Pessoas atendidas na farmácia: 100 pessoas.Farmácia: atendimento toda segunda, quarta e sexta-feira, a partir

das 16h. Atende a todos, sem qualquer distinção, desde que tenham em mãos a receita médica. Recebemos doações de laboratórios, pessoas que deixaram de tomar a medicação e a fazem a título de doação, mesmo que a caixa já esteja aberta, que são entregues diretamente na farmácia em seus dias de funcionamento, bem como, são deixadas na secretaria paroquial (com Marisa).

editorialPáscoa, vida nova.Celebrar a ressurreição de Jesus juntamente com a Comunidade é dar voz ao apelo do próprio Jesus... Que todos sejam um.O fogo novo reacenderá chama de nossa fé, e nos impulsionará à caminhada.Que nossos olhos sejam despertos à fim de que possamos decididamente ouvir o apelo de Cristo e nos coloquemos a servi-Lo nos mais necessitados.Alegremo-nos e Nele exultemos!

Page 3: Jornal Boa Nova - Paróquia Cristo Rei Atibaia

BOA NOVA 3

www.cristoreiatibaia.com.br | facebook.com/cristoreiatibaia

alegrai-vos, pois o senHor está ConosCo.

palavra do pastor

Queridos Irmãos e Irmãs, Quero iniciar meu diálogo com todos vocês salientando a minha alegria em mais uma vez ter tido o privilégio de celebrar a Festa de São José, a qual cada membro da Comunidade se empenhou e participou. Agradecer a cada pessoa, cada patrocinador, cada um que direta ou indiretamente participou e auxiliou nas mais diversas funções. Agradeço a Comissão de Festas e a cada pastoral, movimentos, ministérios de música e principalmente à você paroquiano, que compareceu à festa, participando e nos alegrando com sua presença, meu muito obrigado, tudo foi feito com carinho pra você.

Depois de uma quaresma vivida intensamente, um tempo de penumbra e reflexão, tempo de amadurecimento e oração, jejum e conversão, onde juntamente com toda a igreja, fomos convocados a viver a Fraternidade com o lema da Campanha que é “Eu vim para servir.”, é hora de nos unirmos para a semana mais importante na vida de nossa igreja e celebrarmos a maior festa do cristão, a Páscoa do Senhor! Assim, deixo aqui meu convite especial a cada um, para que novamente estejamos presentes e atuantes na nossa Semana Maior a “Semana Santa”.

Uma época de intensa oração e entrega nos momentos solenes, onde são revividos todos os passos que Jesus deu até a sua morte e depois, no terceiro dia, a alegria da RESSURREIÇÃO. Que possamos viver esse tempo de alegria, pois Jesus venceu a perseguição, a dor, o sofrimento e a morte de cruz. Ressuscitou para nos garantir vida plena, vida nova. Alegrai-vos, pois o Senhor está conosco. Que nossa Páscoa seja de muitas vitórias e conquistas e que Deus nos ajude na caminhada e a seguir seus passos nas estradas da vida. Abençoada e Feliz Páscoa!

Page 4: Jornal Boa Nova - Paróquia Cristo Rei Atibaia

boa nova4

www.cristoreiatibaia.com.br | facebook.com/cristoreiatibaia

Papa Francisco recebeu em audiência na Praça de S. Pedro, no mês de março, mais de 80 mil membros da Comunhão e Libertação, por ocasião do 60° da sua fundação. E disse:“Tudo na nossa vida, hoje como no tempo de Jesus, começa com um encontro. Um encontro com este Homem, o Carpinteiro de Nazaré, um homem como todos, mas ao mesmo tempo diferente de todos”.E o Papa acrescentou que a descoberta dos primeiros apóstolos, de São Paulo, de Santo Agostinho e de muitos outros foi mesmo esta: que Jesus Cristo nos ‘primeira’, nos precede: quando chegamos, Ele já lá estava à espera de nós.E não se pode entender– prosseguiu o Papa - esta dinâmica do encontro que desperta a admiração e a adesão sem a misericórdia, acrescentando que somente quem foi acarinhado pela ternura da misericórdia, conhece verdadeiramente o Senhor

e que o lugar privilegiado do encontro é a carícia da misericórdia de Jesus Cristo para com o meu pecado. E é graças a este abraço de misericórdia, sublinhou o Papa Francisco, que nos vem a vontade de responder e mudar, e que pode surgir uma vida diferente. E o Papa insistiu dizendo:“A moral cristã não é o esforço titânico, voluntária, de quem decide ser coerente e é bem-sucedido, uma espécie de desafio solitário diante do mundo. Não. A moral cristã é resposta, é a resposta comovida diante de uma misericórdia surpreendente, imprevisível, até mesmo “injusta” segundo os critérios humanos, de Alguém que me conhece, conhece as minhas traições e mesmo assim me ama, me estima, me abraça, me chama de novo, espera por mim, espera de mim alguma coisa. A moral cristã não é nunca cair, mas sempre levantar-se, graças à sua mão que nos sustenta”.

E o Papa recordou o que disse aos novos Cardeais a este propósito, ou seja, que a estrada da Igreja é deixar que se manifeste a grande misericórdia de Deus; a estrada de não condenar ninguém eternamente; de derramar a misericórdia de Deus a todos os que a pedem de coração sincero; a estrada da Igreja é mesmo sair do próprio recinto para ir em busca dos que estão longe nas “periferias” da existência; e de adotar integralmente a lógica de Deus.... é sempre necessário recordar que o centro é apenas um : Jesus Cristo:“Quando coloco no centro o meu método espiritual, o meu caminho espiritual, o meu modo de implementá-lo, eu saio fora da estrada. Toda a espiritualidade, todos os carismas na Igreja devem ser “descentralizados”: no centro está apenas o Senhor!”Conservai o fogo da memória daquele primeiro encontro, e sede livres!“Sair “ significa também rejeitar a auto-referencialidade, em todas as suas formas, significa saber escutar quem não é como nós, aprendendo de todos, com humildade sincera.E sobre todos o Papa invocou a bênção do Senhor e a proteção de Nossa Senhora. (BS)

Por Diácono Eduardo R. Velazquez Sierra

esCola da fépapa franCisCo à Cl: Carisma é fogo vivo de deus e não uma etiqueta

Praça de S. Pedro com membros de Comunhão e Libertação - AP

Page 5: Jornal Boa Nova - Paróquia Cristo Rei Atibaia

BOA NOVA 5

www.cristoreiatibaia.com.br | facebook.com/cristoreiatibaia

No dia 22 de fevereiro de 2015, nossa paróquia sediou o Encontro Cultural para Comemoração dos 90 anos da Diocese de Bragança Paulista, pela Forania de Atibaia. A abertura se deu com o padre forâneo Edson Gomes da Silva. Seguindo a programação, tivemos a apresentação do grupo de viola caipira - Raízes de Atibaia, cedido pela Secretaria de Cultura e Eventos da Prefeitura de Atibaia. Esse grupo fôra formado em 2011 e conta com a regência do Maestro Rafael Cardoso.

“Nosso intuito é divulgar e fomentar a música caipira de raiz, inclusive os autores de Atibaia” comentou o maestro

Rafael Cardoso.

Em seguida a apresentação, contamos com a ilustre presença

da Sra. Lilian Vogel, Gerente de Folclore e Cultura Popular da Prefeitura de Atibaia e membro das Comissões Paulista e Nacional de Folclore. Ela nos presenteou com locuções acerca da Religiosidade em Atibaia e forania.

Finalizando o encontro, a coordenadora da PasCom, Claudinéia Regiane Barboza de Oliveira, apresentou a Revista Comemorativa - A Forania de Atibaia comemora os 90 anos da Diocese de Bragança Paulista. A revista foi preparada pela PasCom da Paróquia Cristo Rei mediante os textos e históricos enviados pelos responsáveis de cada paróquia. Essa publicação é um marco histórico, pois carrega a história de todas as comunidades, desde sua formação até os dias atuais. Além da distribuição aos fiéis, a revista ficará à disposição no acervo da Cúria Diocesana, no Museu

Municipal João Batista Conti e no acervo da Paróquia de Cristo Rei.

Nossa gratidão a todos os que colaboraram para a organização e realização deste evento, de modo especial ao Padre César pelo acolhimento, ao Monsenhor Giovani Barresi e Diácono Ricielli pelo auxílio na organização, aos anunciantes da Revista - Auto Peças Brasil, Bragança Piscinas em parceria com Água Viva Artigos para Lazer e Ópticas Estilo e à PasCom da Paróquia de Cristo Rei, pelo empenho e dedicação empreendidos para que o projeto fosse concluído.

aConteCeu

Coral sagrada famíliaO dia 08 de fevereiro de 2015 foi o último no qual o Coral Sagrada Família ministrou a música em nossa paróquia. Que Deus os abençoe! Fica aqui o nosso

reconhecimento pela doação no servir desse Coral que agora irá ministrar a música na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Jardim Paulista. Coral Sagrada Família, há mais de vinte anos servindo em nossa paróquia, formado por pessoas comprometidas,

que todas as manhãs de domingo se põe a servir a Deus com seu canto na missa das sete horas. Seguirão novos rumos. Nossa gratidão e reconhecimento por tudo o que fizeram e ainda farão pela Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.

a dioCese de Bragança paulista Comemora 90 anos

Page 6: Jornal Boa Nova - Paróquia Cristo Rei Atibaia

boa nova6

www.cristoreiatibaia.com.br | facebook.com/cristoreiatibaia

pastorais espeCífiCas

üPascomEvangeliza e articula a comunicação e a evangelização entre as pastorais. Responsável pelos meios de comunicação da paróquia, além da promoção dos eventos. As reuniões ocorrem toda 3ª quarta-feira, utilizado-se dos meios digitais para facilitar a interação, a comunicação e o planejamento entre os membros.

üPastoral da AcolhidaContribui para a organizar e acolher os

paroquianos com o objetivo de deixá-los confortáveis e satisfeitos. Reúnem-se uma terça-feira a cada dois meses.

üPastoral do DízimoArrecada, organiza e administra a receita da paróquia, orientando os paroquianos sobre o dízimo consciente, além de auxiliar o padre na administração. Reúnem-se toda 2ª sexta-feira do mês e a missa dedicada às famílias dizimistas acontece no segundo final de semana do mês. Em todas as missas existem agentes da pastoral para atendimento aos paroquianos.

pastoral familiar üPré Matrimônio (atendimento aos noivos): Inscrições toda segunda, terça e quarta-feira - sala 03, das 20h às 21h.

üCerimonial para Casamentos: Atendimento de acordo com a necessidade dos casamentos agendados.

üE.C.C. – Encontro de Casais com Cristo: Acontece anualmente, preparado pela Pastoral Familiar. Reunião periódica, desenvolvendo inclusive trabalhos com os casais que já fizeram o encontro.

ministériosüMinistros Extraordinários da

Sagrada Comunhão, Ministros da Palavra e Ministros das Exéquias.

üLiturgiaReuniões acontecem na 1ª terça-feira de cada mês somente entre a coordenação. Na 3ª terça-feira de cada mês reunião da coordenação com todos os leitores, comentaristas, músicos que tocam ou cantam nas missas.

üMinistérios de Música Em relação ao canto na missa, revezam-se conforme abaixo:

Coral Cristo Rei – 1º e 2º domingo às 18:30hs.Herdeiros da Benção - 2º, 4º e 5º domingo às 10hs.Merahefet – 3º domingo às 7hs e às 10hs.Missão Frutos do Amor – 2º, 4º e 5º sábado às 19hs.Paz e Bem – 1º e 3º sábado às 19hs; 1º domingo às 7hs.São Miguel Arcanjo – 3º domingo às 18:30hs.Shekináh – 1º domingo às 10hs.No quarto domingo, 18:30hs, revezam-se os ministérios.

atividades

ü Comissão de FestasEquipe responsável pela realização de todas as festas da paróquia, infra-estrutura, patrocínio, etc.

serviçosAtendimentos realizados na paróquia, com baixo custo. O agendamento é realizado diretamente com os profissionais:

üAtendimento PsicológicoRoberta Gimenez: (11) 96396-9219Simone Silva Paschoal: (11) 99248-4104 ou e-mail: [email protected].

üAcupunturaSegunda-feira: 8h30 às 18h | terça-feira: 8h30 às 15h | quinta-feira: 8h30 às 20h30 | sexta-feira: 8h30 às 15h | sábado: 8h30 às 11h. Mais informações,

direto com os profissionais.

üAtendimento para Orientação NutricionalO atendimento é realizado às terças-feira à noite, somente com horário marcado. Contato:Ayuska Yukari Moura - (11) 99664-1831 ou (11) 97309-0364.

üAssistência JurídicaInforme-se na Secretaria Paroquial.

üFarmáciaMedicamentos fornecidos gratuitamente. Funcionará normalmente às segunda, quarta e sexta-feira, das 16h às 17h, na sala 19.

Page 7: Jornal Boa Nova - Paróquia Cristo Rei Atibaia

BOA NOVA 7

www.cristoreiatibaia.com.br | facebook.com/cristoreiatibaia

pastorais soCiaisüPastoral da SaúdeReuniões todo terceiro sábado de cada mês às 15h.

üPastoral da CriançaAtende gestantes e crianças de 0 a 6 anos. O cadastro é toda 4ª quinta-feira, das 20h às 21h, na sala 02.

üCentro ComunitárioBazar da Pechincha, toda quarta-feira, das 14h às 16h, na sala superior do Salão Paroquial.A distribuição das cestas básicas é

feita todo primeiro sábado do mês às 8h30, somente para assistidos devidamente cadastrados.

üOficina de Santa RitaAtendimento para as mães: toda terça-feira das 13h30 às 14h30. Bazar, todo segundo sábado do mês no palco da igreja.

üComunidade Casa Esperança e Vida

As reuniões com os assistidos e familiares acontecem às terças-feiras às 19h30, nas salas 08 e 09. Os grupos reúnem-se separadamente.

iniCiação Cristã üBatismo: Inscrições toda terça-feira - sala 03, das 20h às 21h.Preparação para pais e padrinhos, todo último domingo do mês, das 7h30 às 11h na Igrejinha – após cadastramento. O agendamento dos batizados deverão ser com antecedência na secretaria paroquial.

üPré Catequese: crianças a partir de 8 anos de idade.

üEucaristia: crianças a partir de 9 anos. O curso tem 2 anos de duração. Inscrições, procurar a secretaria paroquial. A Missa para as crianças acontece todo domingo, às 10h.

üCatequese de Adultos: Atendimento aos sábados, às 17h30.

üPerseverança: Reuniões aos sábados, das 9h às 11h.

üCrisma: A partir de 16 anos. Turmas aos sábados, das 14h às 15h30 ou, das 20h às 21h30, e aos domingos, das 8h às 9h. Inscrições na Secretaria Paroquial.

üJuventude Cristo Rei – JCR: Missa aos sábados, às 19h e a reunião/atividades após a missa.

üCoroinhas e Acólitos: Reuniões no 2º sábado do mês.

movimentos e espiritualidade

üApostolado da Oração: o dia de espiritualidade é toda 1a sexta-feira do mês, a partir das 18h, com a Exposição e Adoração do Santíssimo e às 19h a Santa Missa, finalizando com a bênção do Santíssimo.As reuniões acontecem toda 3ª sexta-feira de cada mês, às 15h, na sala 07.

üRenovação Carismática: grupo de Oração Cristo Rei, toda segunda-feira às 20h. Intercessão e reunião dos servos, toda terça-feira, às 20h.

üLegião de Maria: reuniões às segundas-feiras na sala 07, das 15h às 16h e todo 3º domingo do mês com a Cúria.

üComunidade Aeternun Dei: Noite de Adoração ao Santíssimo, toda sexta-feira, às 20h, na Igrejinha.

üOficina de Oração: Acontece toda segunda-feira, das 14h30 às 17h, na sala 01.

üPastoral Nipo Brasileira Oração do Terço às terças-feiras, às 19h30, junto com a comunidade, na Cripta.

üEscola da Fé Os encontros acontecem às quintas-feiras, às 20h, na Igrejinha, com Diácono Eduardo.

movimento de sCHoenstatt üLiga das Mães – reunião 3ª quarta-feira às 19h30

üTerço dos Homens – Toda terça-feira às 20h

üCampanha Mãe Peregrina – reunião na última 4ª feira do mês.

üRenovação: dia 18 às 19h30

atividades

Page 8: Jornal Boa Nova - Paróquia Cristo Rei Atibaia

boa nova8

www.cristoreiatibaia.com.br | facebook.com/cristoreiatibaia

paroquianos em destaque

Armando Teixeira Junior

Revelamos então de quem eram as mãos que anunciamos na edição anterior. Mãos de um paroquiano que serve para o bem - Armando Teixeira Junior.

BN - Com que idade você começou a frequentar a igreja? Foi por influência de alguém? Participou de algum grupo ou movimento?ARMANDO - Sempre frequentei a Igreja desde muito pequeno por influência direta dos meus pais, eles sempre participavam da missa e desde pequeno me mostraram a importância de estar presente na Igreja. Fiz catequese e crisma aqui na Paróquia de Cristo Rei e acompanhei todas as mudanças desde a época do saudoso Pe. Nicolau, até a constução da nova Matriz. Não participei de nenhum movimento até minha juventude quando entrei para o Grupo Vida onde vivi os momentos mais importantes do meu amadurecimento espiritual, lá tive a graça de conhecer amigos que até hoje trago no meu coração e fazem parte da minha vida. BN - Qual experiência mais marcou sua trajetória neste grupo? Algum fato foi determinante para a escolha de sua profissão? ARMANDO - Muitos foram os fatos que marcaram essa época, escolher um seria muito difícil. Acho que o fator decisivo nessa fase da minha vida foi a amizade formada no grupo de jovens, o que tornava a vida na igreja um grande prazer, uma verdadeira alegria. Minha profissão foi como uma vocação descoberta. Desde muito cedo gostava de ler e escrever. Me recordo que com 9 anos, quando estávamos aprendendo a escrever redação, eu dividi meu texto em “capítulos” e a professora achou aquilo o máximo. Mandou um bilhete para meus pais falando que eu certamente trabalharia “escrevendo” seria escritor

ou algo do gênero. Tenho essa redação guardada até hoje. Na vida da comunidade gostava muito dos trabalhos na equipe de Liturgia que também marcaram minha decisão de buscar um curso de comunicação. BN - Como seu deu sua entrada na Rádio Imaculada? ARMANDO - Foi uma situação engraçada e uma grande providência de Deus. Após 4 anos estudando na cidade de Bauru, onde cursei jornalismo na UNESP, voltei para Atibaia. Decidido a buscar um emprego na área imaginei que trabalharia em São Paulo, mas acabei deixando alguns currículos com amigos e falando para pessoas próximas que procurava um emprego como jornalista. Recebi uma ligação do responsável pela Rádio Imaculada Conceição de Atibaia na época me dizendo que eles precisavam de um jornalista e que havia recebido três indicações de pessoas diferentes e os três indicaram meu nome. Uma dessas pessoas é nosso pároco o Pe. César - que na época estava ainda na Paróquia São Benedito. BN - O que você faz na rádio? ARMANDO - Atualmente na Radio Imaculada Conceição trabalho com locução na apresentação dos programas, auxilio na produção, faço as gravações dos sacerdotes que colaboram conosco, edição de áudio, trabalhos técnicos e escrevo para a Revista O Mílite no espaço “Cultura Cristã”. BN - Como é ser locutor de uma rádio católica? ARMANDO - Trabalhar em uma emissora de Rádio exclusivamente católica é uma grande graça, mas também um grande desafio. Tenho o privilégio de todos os dias poder trabalhar com algo que amo e vivenciar minha fé aprendendo um pouco mais a cada dia. Ao mesmo tempo é uma grande responsabilidade porque você acaba se tornando um “modelo”, as pessoas confiam em você com grande generosidade e amor e partilham sua vida pessoal de forma muito aberta. Tenho a consciência que todos os dias posso mudar a vida de alguém para o bem ou para o mal, existem situações que com uma palavra amiga você pode ajudar uma pessoa a sair da depressão, enquanto uma palavra pessimista ou dita de forma errada pode agravar aquela situação. É preciso muito cuidado para não desapontar pessoas que todos os

dias abrem as portas de suas casas e nos colocam através do rádio junto a suas famílias. Isso é uma grande responsabilidade. BN - Armando, queremos agradecê-lo aqui pelo serviço prestado, por estar sempre disposto a ajudar a comunidade e também por compartilhar suas experiências com o Jornal Boa Nova e toda a comunidade.E assim, para finalizar gostaríamos que deixasse uma mensagem falando sobre o as atividades que desenvolvemos na comunidade - elas podem influenciar naquilo que somos em nossa vida pessoal, social, profissional?!ARMANDO - Com certeza, uma pessoa com uma fé sólida traz para sua vida características essenciais para se tornar um bom profissional. Dedicação, seriedade, perseverança e respeito são é claro questão de caráter, mas também são virtudes que aprendemos a cultivar e valorizamos na vida da paróquia ou comunidade. O cristão também tem, ou deve ter, um senso moral mais apurado ele sabe colocar em uma escala de valores sua vida pessoal e profissional de forma que não será uma pessoa capaz de tudo pelo lucro, por uma promoção etc. Ele faz do seu “trabalhar” um testemunho e certamente isso contribui para sua realização profissional e pessoal.

Grata a Deus pela oportunidade em ter sido a sua coordenadora e hoje poder

entrevistá-lo para esta edição.

Claudinéia R. B. de Oliveira

Para o Jornal Boa Nova

Alda Raquel Nascimento e Suely Costa foram as pessoas que acertaram a

promoção “De quem são estas mãos”.

Page 9: Jornal Boa Nova - Paróquia Cristo Rei Atibaia

BOA NOVA 9

www.cristoreiatibaia.com.br | facebook.com/cristoreiatibaia

voCÊ em foComensagem do papa franCisCo para a quarema de 2015 «fortaleCei os vossos os vossos Corações» (tg5,8)“Amados irmãos e irmãs! Tempo de renovação para a Igreja, para as comunidades e para cada um dos fiéis, a Quaresma é sobretudo um « tempo favorável » de graça (cf. 2 Cor6,2). Deus nada nos pede, que antes não no-lo tenha dado: « Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro » (1 Jo4,19). Ele não nos olha com indiferença; pelo contrário, tem a peito cada um de nós, conhece-nos pelo nome, cuida de nós e vai à nossa procura, quando O deixamos. Interessa-Se por cada um de nós; o seu amor impede-Lhe de ficar indiferente perante aquilo que nos acontece. Coisa diversa se passa connosco! Quando estamos bem e

comodamente instalados, esquecemo-nos certamente dos outros (isto, Deus Pai nunca o faz!), não nos interessam os seus problemas, nem as tribulações e injustiças que sofrem; e, assim, o nosso coração cai na indiferença... Amados irmãos e irmãs, como desejo que os lugares onde a Igreja se manifesta, particularmente as nossas paróquias e as nossas comunidades, se tornem ilhas de misericórdia no meio do mar da indiferença!”

Fonte: http://pt.radiovaticana.va/

E com este apelo do Papa Francisco, seguimos nossa Quaresma refletindo sobre suas palavras, buscando praticá-las, assim como também as manifestamos com as práticas devocionais, dentre elas, celebramos às sextas-feiras, às 06h a

Missa Penitencial e às 20h a Via Sacra.E tendo seguido estes quarenta dias de práticas quaresmais, vivamos com ardor a Semana Maior...Participe! Veja a nossa agenda na página 12 e programe-se!

Page 10: Jornal Boa Nova - Paróquia Cristo Rei Atibaia

boa nova10

www.cristoreiatibaia.com.br | facebook.com/cristoreiatibaia

SímboloS da PáScoa e SeuS SignificadoS

a VelaRepresenta o Cristo Ressuscitado que deixa o túmulo radioso e vitorioso. Na vela pascal, ficam gravadas as letras Alfa e Ômega significando princípio e fim. Os algarismos do ano também ficam gravados no Círio Pascal. Nas casas cristãs é comum o uso da vela no centro da mesa no almoço de Páscoa.

Trigo e a uvaSimbolizam o pão e o vinho da Santa

Missa e por seu grande significado com a Trindade Santa, traduzem com excelência o símbolo Pascal. Para a ornamentação da mesa de

Páscoa, nada mais indicado que um centro feito com uvas e trigo, entre

cestos de pães e jarras de vinho.

o cordeirinhoNa Páscoa da antiga lei, era sacrificado um cordeirinho. No Novo Testamento, a vítima pascal é Jesus Cristo, chamado o Cordeiro Pascal.

o girassolO girassol tem um simbolismo especial, pois está sempre voltado para o Sol, astro-rei, assim como nossas almas, que devem estar viradas para o Divino - Sol, ou seja, Cristo Ressuscitado.

os ovosO ovo, aparentemente morto, é o símbolo da vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e irrompendo com a vida. Simboliza a Ressurreição.

o coelhoSímbolo da rápida e múltipla fecundidade da própria instituição, que está espalhada por toda parte, reproduzindo fieis: há um número incalculável de filhos de Deus, frutos da graça da Ressurreição.

kids

Fonte: http://reridamaria.com.br/?p=149

insCrições para a CatequeseAtenção pais. Se seu filho tem entre 9 e 15 anos e ainda não fez catequese, fique atento ao prazo de inscrição: do dia 06/04/015 até 19/04/2015 nos finais das missas.

documentos necessários:- xerox da certidão de nascimento- xerox da certidão de batismo- xerox de um comprovante de

residência- xerox do RG do pai e da mãe

Qualquer dúvida, entre em contato com a nossa secretária paroquial pelo telefone: 4411 - 0199 ou com os agentes de pastorais da catequese

Page 11: Jornal Boa Nova - Paróquia Cristo Rei Atibaia

BOA NOVA 11

www.cristoreiatibaia.com.br | facebook.com/cristoreiatibaia

domingo segunda terça quarta quinta sexta sáBado1

Sueli SattimAurora Seleio SoldeiroSérgio Raimundo SouzaEvany dos Santos

2

Andréa Passos dos Santos FrançaEllias

3

Veridiana Inês MuriloMarilena Aparecida SilveiraLúcia Lilian P. de AlmeidaAndréia Fabiana Leite

4

Emiliane Aparecida Vergara Polessi

5

Terezinha Amaral BragionManoela Vasquez BertoAngela M. de Lima BrennoMaria da Saúde Cavalcante Silva

6

Durvalina de L. C. DoratiottoDomingos Brasil de LimaLuci Siqueira dos Santos

7 8

Lúcia Mora DoratiottoRosemeri Ricci SilveiraAntonio César PereiraLuscimara Ap. Zanitti

9

Maria Ap. Gallo Arruda

10

Renata Bueno LopesAntonio João de OliveiraLorival Antonio de LimaOscar Pereira de LimaSebastião Carlos FonsecaArlindo José da CostaJosé Arlindo de MeirelesEdson Padilha de Assis

11

Gutenberg VerutteZelina Ap. de Lima OliveiraJoão Moreira de OliveiraLeofita R. S. Nascimento

12

Yara Regina Martins

13

Zulmira Bueno BizarreRoseana de F. Andrade

14

Mara Sílvia T. MoralesMaria Luisa AlavaskiAline Aparecida GodoyElza Aparecida PedrosoBenedita Ap. da SilvaCarmem F. BarbosaSilvia Akemi O. Sozzi

15

Lúcia KowalczukMalvina P. dos SantosBenedito Antonio PinheiroLincoln Parra Vasques

16

Luzia Maria de CastroFabiana Cristina SilvaJosé Antonio dos SantosVanilda Oliveira PotenzaAntônio Ap. Pinheiro

17

Elizabeth Peçanha

18

Olicéia Inácio CarvalhoLuiz Domingues de SouzaJoel Luiz CândidoManuel ValinhosManoel Gonçalves RegoLuiz Fernando Perez

19

Marcos Makoto HirabayashiMaria Ap. Mendes da Silva

20

Yara Ruth da SilvaCristina Ap. G. Sarvanini

21 22

Sebastiana M. Cardoso

23

Lucyana Ap. DorathiottoNatalino Paixão da SilvaXenia Luz E.Moreato

24

Évelyn Ap. PolessiRildo W. Alexandrino da SilvaLeandro Trindade LimaÂngela M. G. M. da SilvaElisângela S. C. Lima

25

Maria Aparecida AntônioWilma Guimarães LeiteÂngela Ap. T. Gonçalves

26

Marcelo Gonçalves Rahal

27

Maria R. Marques CayresMaria G. de Souza OliveiraPersival PupimAna Rosa Zago Cardinalli

28

Nelson de CamposLineu AntonioJosy LourençoSérgio de AlmeidaEva Aline S. B. AmaralVilma Aparecida Felix

29

Maria Santana de OliveiraMaria das Dores Carvalho

30

Maria Celestina de FreitasAparecido da Cunha Lobo Dizimista, mantenha o seu

cadastro atualizado.

diZimistasdíZimo no antigo testamento

O terno “dízimo” vem do latim decimus e se refere à décima parte de um todo. Ele já era praticado a aproximadamente 500 anos antes de Moisés. Outros povos, como os egípcios, também o conheciam, mas não sabemos como o entendiam. Dar dez por cento a Deus era uma das formas que os hebreus encontraram para honrar, agradecer e pedir bênçãos (as outras eram ofertas, os sacrifícios, os votos e as orações). O dízimo oferecido por Abraão e Jacó (leia em Gênesis) tem como objetivo agradecer uma benção recebida e obter êxito, respectivamente. Só com o tempo é que se entenderá que o dízimo é uma atitude de devolução e partilha. Se puder, leia os seguintes textos bíblicos: Gn 14,17-20; 28,20-22; Lv 27,30-33; Nm 14,25-32; Dt 12,6-17; 14,22-29; 26,12-15; Tb 1,6-8; Ml 3,8-10a.

Padre Cristovam Iubel

Para ser dizimista na Paróquia Cristo Rei é muito fácil. Dirija-se à Pastoral do Dízimo, na Capela de Cristo Rei, antes ou no final de cada missa nos finais de semana e preencha o cadastro do dizimista. Nele você colocará seus dados com endereço completo e receberá um envelope com orientações contendo doze envelopes menores com o número de seu cadastro os quais você colocará a contribuição que quiser e entregará preferencialmente no 2º final de semana de cada mês. Após a entrega dos doze envelopes, no final de semana seguinte você poderá retirá-los novamente com a Pastoral do Dízimo.

“Cada um dará segundo o que tiver em proporção das BÊnçãos que o senHor, teu

deus, lHe tiver dado.” (dt 16,17)

Dizimistas aniversariantes De abril/2015 | Feliz aniversário! Que Cristo rei os abençoe!

aniversariantes De Casamento | abril/2015 | Feliz aniversário!1 - Sandra Aparecida Ruiz e Ricardo Benedito2 - Elza A. Fibrucio e João B. Fibrucio4 - Neusa Aparecida Modesto e Luiz Antonio7 - Santina Batista de Lima e Jaceir Batista7 - Rosana Rovani Padilha e Edson Padilha8 - Maria Donizete e Domingos Aparecido Magri

8 - Luscimara Aparecida e Edmilson José Zanitti9 - Eulália Izabel e José Luiz de Andrade11 - Rogéria Carla Bordini e Marcos César12 - Ana Benedita Samperi e Antonio Rodrigues12 - Maria R. Magro Barbosa e Marco Antônio18 - Sibil Maria e José Antonio dos Santos

20 - Alice Cordeiro da Silva e Antonio Etelvino20 - Aloiná Barreto e Murilo Braga da Silva21 - Cláudian e Edmilson Inácio da Silva22 - Irma Pereira e Lincoln Parra Vasquez23 - Cleide Nascimento e Anderson Marcelo de Souza25 - Mitiko Márcia e José Tomohiro Yamamoto

25 - Marlene Maria e Gilson de Almeida Cardoso26 - Clarice Henrique Olmedo e José Donizete28 - Maria Lourenseti Brandão e Lineu

Page 12: Jornal Boa Nova - Paróquia Cristo Rei Atibaia

boa nova12

www.cristoreiatibaia.com.br | facebook.com/cristoreiatibaia

programe-seHorários de atendimento do padre (Sempre na sala 01)Terça-feira: 15h30 às 18h30Quinta-feira: 15h30 às 18h30Sábado: 10h às 12h.

Horários de missasSegunda-feira às 7h30 - Capela do CemitérioTerça, Quarta, Quinta e Sexta-feira às 19h - IgrejinhaSábado às 19h - Nave PrincipalDomingo às 7h, 10h e 18h30 - Nave Principal

Toda 2ª e 4ª sexta-feira de cada mês acontece a Missa da Saúde, às 16h na Igrejinha

missa de são miguel arCanJoA última segunda-feira do mês, a missa é dedica a São Miguel Arcanjo e acontece às 19h30 na Nave principal, com Traslado do Santíssimo pela Igreja.

seCretaria paroquialSegunda à sexta:8h às 12h e 13h às 18h.Sábado: 8h às [email protected]

seCretaria pastoralSegunda à sexta:8h às [email protected]

loJa de são miguel Segunda à sexta:8h às 18h.Aos finais de semana, antes e após as missas.

Contato(11) 4411-0199

agenDa paroQuial | abril/2015

domingo segunda terça quarta quinta sexta sáBado29/03

missa solene Domingo de ramos - procissão e bênção dos ramos - 9h30

missas7h|18h30

30/03

semana santa

missa de são miguel arcanjo - 19h30

31/03

semana santa

ofício das trevas - 19h30

1

semana santa

ensaio teatro paixão de Cristo - 19h

Celebração e procissão do encontro - 19h

2

semana santa

missa do lavapés - 19h30, seguida translado do santíssimo sacramento. após, vigília até as 14h de sexta-feira

via sacra legionária - 15h

3

adoração da Cruz - 15h

teatro paixão Cristo - 19h

4

vigília pascal e benção do Fogo novo - 19h

5

missa de páscoa7h|10h|18h30

6

Missa - 19h

Grupo Oração 20h

7

Missa - 19h

Terço dos Homens

8

Celebração - 19h

9

Missa - 19h

10

Missa - 19h

11

Missa - 19h

12

missas7h|10h|18h30

bingo eCC

13

Missa - 19h

Grupo Oração 20h

14

Aniversário de Ordenação do Pe. César: 8 anos

Missa - 19h30

Terço dos Homens

15

Celebração - 19h

CPP - 20h

16

Missa - 19h

17

Missa - 19h

18

Missa - 19h

19

missas7h|10h|18h30

20

Missa - 19h

Grupo Oração 20h

21

Missa - 19h

Terço dos Homens

22

Missa - 19h

23

Missa - 19h

24

Missa - 19h

25

Missa - 19h

26

missas7h|10h|18h30

27

Missa de São Miguel Arcanjo - 19h30

Grupo Oração 20h

28

Missa - 19h

Terço dos Homens

29

Celebração - 19h

30

Missa - 19h

liturgia diáriaPáscoa do SenhorDomingo: At 10,34a 37-43 / Sl 117 / Cl 3,1-4 / Jo 20,1-9

Oitava da Páscoa2ª-feira: At 2,14.22-32 / Sl 15 / Mt 28,8-15 3ª-feira:At 2,36-41 / Sl 32 / Jo 20,11-18 4ª-feira:At 3,1-10 / Sl 104,4-9 / Lc 24,13-355ª-feira:At 3,11-26 / Sl 8 / Lc 24,35-48 6ª-feira: At 4,1-12 / Sl 117,1-27a / Jo 21,1-14 Sábado: At 4,13-21 / Sl 117,1-21 / Mc 16,9-15

2º Domingo da PáscoaDomingo: At 4,32-35 / Sl 117 / 1Jo 5,1-6 / Jo 20,19-31 2ª-feira: At 4,23-31 / Sl 2 / Jo 3,1-8 3ª-feira: At 4,32-37 / Sl 92 / Jo 3,7b-15 4ª-feira: At 5,17-26 / Sl 33 / Jo 3,16-215ª-feira: At 5,27-33 / Sl 33 / Jo 3,31-36 6ª-feira: At 5,34-42 / Sl 26 / Jo 6,1-15 Sábado: At 6,1-7 / Sl 32 / Jo 6,16-21

3º Domingo da PáscoaDomingo: At 3,13-15.17-19 / Sl 4 / 1Jo 2,1-5a / Lc 24,35-482ª-feira: At 6,8-15 / Sl 118 / Jo 6,22-293ª-feira: At 7,5l - 8,1a / Sl 30 / Jo 6,30-354ª-feira: At 8, 1b-8 / Sl 65 / Jo 6,35-405ª-feira: At 8,26-40 / Sl 65 / Jo 6,44-516ª-feira: At 9,1-20 / Sl 116 / Jo 6,52-59Sábado: 1Pd 5,5b-14 / Sl 88(89)/ Mc 16,15-20

4º Domingo de PáscoaDomingo: At 4,8-12 / Sl 117 / 1Jo 3,1-22ª-feira: At 11,1-18 / Sl 41 / Jo 10,1-103ª-feira: At 11,19-26 / Sl 86 / Jo 10,22-304ª-feira: At 12,24 - 13,5a / Sl 66 / Jo 12,44-505ª-feira: At 13,13-25 / Sl 88 / Jo 13,16-20