Jornal Buriti Ed.064

12
Jornal Proteja as Veredas! INFORMAÇÃO COM QUALIDADE E PROFISSIONALISMO www.jornalburiti.com.br Dally Batista é a nova presidente da Fecitur - Leia na página 03 BURITI No mês de novembro, aconteceu a entrega do prê- mio Mérito Empresarial Des- taques do Ano em Três Marias, promovido pela ACE/ CDL, onde o Sicoob São Fran- cisco foi escolhida como Ins- tituição Financeira Destaque 2012. O Presidente do Sicoob SF, Omar Francisco recebeu o certificado em nome da coo- perativa durante o Baile pro- movido para o evento, que contou com a participação de todo o comércio da cidade e comemorou os 30 anos da ACE/CDL TM. Foi a primeira vez que o Sicoob São Francisco, Destaque do Ano 2012! Sicoob São Francisco recebeu o prêmio tradicional, após 15 anos de atuação na ci- dade de Três Marias. A es- colha foi através de vota- ção popular, onde as pes- soas escolhiam e votavam atra- vés da internet, em pontos de votação ou através do ca- dastro de associado da ACE. E a votação era por CPF, não podendo repetir o voto. O S icoob São Francisco agradece a confiança e os vo- tos da população trimariense, que há muito anos valorizam a parceria feita entre a coopera- tiva e a cidade de Três Marias. Nosso objetivo é ser sinôni- mo de qualidade e atendi- mento para vocês! E nosso compromisso com a cidade e sua população é tão sólido, que em breve será inaugura- do um magnífico prédio com toda tecnologia e conforto na Rua Matozinhos, para um melhor atendimento de todos nossos associados. Sicoob São Francisco, uma instituição financeira que pensa diferente! Que pensa em você! Eleit Eleit Eleit Eleit Eleitos são diplomados em T os são diplomados em T os são diplomados em T os são diplomados em T os são diplomados em Três Marias rês Marias rês Marias rês Marias rês Marias POLÍTICA PÁGINA 03 Vereador Tião Leal (PT) anuncia candidatura à presidência da Câmara Justiça eleitoral tem trabalho reconhecido Ensaio fotográfico Claudia Barcelos PÁGINA 05 PÁGINA 05 PÁGINA 06 EMATER DO BEIRA RIO Extensão Rural em destaque e Sustentabilidade 3 anos e 6 meses de trabalho PÁGINA 07 O trabalho da Copasa em Três Marias PÁGINA 07 Nossa colaborada e correspondente Érica Cota foi conferir de perto o que é que a Bahia tem. Cemig apoia 2º Torneio de Tênis de Três Marias ESPORTE ENTREVISTA TURISMO Almir Sater PÁGINA 10 PÁGINA 04 PÁGINA 08 ANO 05 NÚMERO 64 20 DE DEZEMBRO A 20 JANEIRO DE 2013

description

Edição nº 064 do JORNAL BURITI

Transcript of Jornal Buriti Ed.064

Page 1: Jornal Buriti Ed.064

Jornal

Proteja as Veredas!

INFORMAÇÃO COM QUALIDADE E PROFISSIONALISMO

www.jornalburiti.com.br

Dally Batista é a nova presidente da Fecitur - Leia na página 03

BURITI

No mês de novembro,aconteceu a entrega do prê-mio Mérito Empresarial Des-taques do Ano em TrêsMarias, promovido pela ACE/CDL, onde o Sicoob São Fran-cisco foi escolhida como Ins-tituição Financeira Destaque2012. O Presidente do SicoobSF, Omar Francisco recebeu ocertificado em nome da coo-perativa durante o Baile pro-movido para o evento, quecontou com a participação detodo o comércio da cidade ecomemorou os 30 anos daACE/CDL TM.

Foi a primeira vez que o

Sicoob São Francisco,Destaque do Ano 2012!

Sicoob São Francisco recebeuo prêmio tradicional, após15 anos de atuação na ci-dade de Três Marias. A es-colha foi através de vota-ção popular, onde as pes-soas escolhiam e votavam atra-vés da internet, em pontos devotação ou através do ca-dastro de associado da ACE.E a votação era por CPF, nãopodendo repetir o voto.

O Sicoob São Franciscoagradece a confiança e os vo-tos da população trimariense,que há muito anos valorizam aparceria feita entre a coopera-tiva e a cidade de Três Marias.

Nosso objetivo é ser sinôni-mo de qualidade e atendi-mento para vocês! E nossocompromisso com a cidade esua população é tão sólido,que em breve será inaugura-do um magnífico prédio comtoda tecnologia e conforto naRua Matozinhos, para ummelhor atendimento de todosnossos associados.

Sicoob São Francisco, uma instituição financeiraque pensa diferente! Que pensa em você!

EleitEleitEleitEleitEleitos são diplomados em Tos são diplomados em Tos são diplomados em Tos são diplomados em Tos são diplomados em Três Mariasrês Mariasrês Mariasrês Mariasrês Marias

POLÍTICA

PÁGINA 03

Vereador Tião Leal(PT) anunciacandidatura àpresidência daCâmara

Justiça eleitoral temtrabalho reconhecido

Ensaio fotográficoClaudia Barcelos

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

PÁGINA 05

PÁGINA 05

PÁGINA 06

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

EMATER DOBEIRA RIO

Extensão Rural emdestaque eSustentabilidade3 anos e 6 meses detrabalho PÁGINA 07

O trabalho daCopasa emTrês Marias PÁGINA 07

Nossa colaborada ecorrespondente Érica Cotafoi conferir de perto o queé que a Bahia tem.

Cemig apoia 2ºTorneio de Tênis deTrês Marias

ESPORTEENTREVISTA TURISMO

Almir Sater PÁGINA 10 PÁGINA 04

PÁGINA 08

ANO 05 • NÚMERO 64 • 20 DE DEZEMBRO A 20 JANEIRO DE 2013

Page 2: Jornal Buriti Ed.064

EDITORIALE AMIGOS DO

BBBBBURITIURITIURITIURITIURITI

BURITIBURITIBURITIBURITIBURITIJornalJornalJornalJornalJornal2

Nosso repórter ao lado de um dos maiores no-mes da natação mundial, o paulista Gustavo Borges,que esteve em Três Marias para uma palestra sobremotivação. No histórico do nadador, quatro meda-lhas olímpicas e 19 pan-americanas, Borges é exem-plo de motivação e foco dentro e fora das piscinas.

Carlos Antônio "Tonho Ball" ao lado do cantor ecompositor Almir Sater, momentos antes do showem Patos de Minas

Diretor de Jornalismo:Paulo Emílio Torga BellardiniJornalista Responsável:Paulo Emílio Torga Bellardini - MG07665JPProj. Gráfico e Editoração:Izabel Cristina A. Silva

Endereço:Rua Engenheiro Júlio Augusto, 28 - DNER -Três Marias/MGCEP: 39205-000 -e-mail: [email protected]

Para anunciar ligue: (38) 8815-4536CNPJ: 05.459.023/0001-82Impressão: Fumarc

‘‘Uma publicação daSpeed Produções & Eventos Ltda’’

‘‘Os artigos assinados são de inteiraresponsabilidade de seus autores.’’

O JORNAL BURITI autoriza a reproduçãodas reportagens desde que citada a fonte.

EXPEDIENTEBURITIBURITIBURITIBURITIBURITIJornalJornalJornalJornalJornal

IMAGEM DO M

ÊS

A imagem do mês retrata um grande contras-te. Fornos de carvão bem próximos aos buritis,localizados na região do Distrito de Andrequicé.Apesar da proteção às veredas regulamentandaem Lei, muitas empresas ainda desrespeitam omeio ambiente e insistem em degradar a ricavegetação nativa do cerrado, incluindo aí claro,as veredas e seus buritis.

Registramos e agradecemos o convite para a solenida-de de certificação dos jovens do Projeto Guia Opará 2012,que aconteceu no dia 13 de dezembro. Parabéns aos jo-vens do projeto e ao Instituto Opará pelo belo trabalho emparceria com a Votorantim Metais e Instituto Votorantim.

Destaque ACE/CDL

PACE Três Marias recebePrêmio Conde dos Arcos

O PACE –Posto Avançado de ConciliaçãoExtraprocessual, que funciona na sede da ACE TrêsMarias foi um dos premiados do PRÊMIO CONDE DOSARCOS da CBMAE – Câmara Brasileira de Mediação eArbitragem Empresarial e CACB- Confederação dasAssociações Comerciais e Empresariais do Brasil.

O Prêmio Conde dos Arcos CACB/CBMAE é confe-rido às Câmaras de Conciliação, Mediação e Arbitra-gem Empresarial e aos Postos Avançados de Concilia-ção Extraprocessual (PACEs) que contribuíram para oacesso empresarial ao uso dos Métodos Extrajudiciaisde Solução de Controvérsias (MESCs).

O PACE TRÊS MARIAS comemorou sem primeiroaniversário dia 07 de dezembro passado e foi premi-ado em segundo lugar na categoria “Mutirão da Con-ciliação Empresarial” , recebeu um tablet. Concorreucom a CBMAE Sul Capixaba, PACE Campo Grande-MSe o PACE Uberaba-MG, que foi o vencedor, receben-do como prêmio uma viagem com destino a ser esco-lhido. Todos os PACES do país puderam se inscreverpara concorrer ao prêmio. A empresária GislaineMárcia, Presidente da ACE Três Marias representou aentidade na cerimônia de premiação, que ocorreu nodia 11 de dezembro na cidade do Rio de Janeiro.

Para a ACE Três Marias ser classificada comofinalista do prêmio Conde dos Arcos foi uma grandevitória, pois comprovou que a comunidadetrimariense acredita e utiliza o PACE. Uma excelenteferramenta, não apenas para buscar a solução deconflitos, mas para promover a pacificação social.Entre os benefícios de utilização do PACE , a diminui-ção do tempo de espera na resolução do conflito; di-minuição do desgaste emocional, pois as partes têma oportunidade do diálogo e com isso passam a serelacionar novamente; redução do número de pro-cessos no judiciário; colaboração para tornar a socie-dade mais harmônica e tolerante.

QUEM PODE UTILIZAR O PACE? Pessoas físicas ejurídicas para resolver conflitos relativos a relaçõesde consumo.PACE TRÊS MARIAS - Informações: (38) 3754-1326

Quase toda transição de governo é sempre umjogo de empurra-empurra. O prefeito, que deixa omandato, se vê obrigado a fazer um grande mala-barismo para entregar a prefeitura em dia ao su-cessor. Na maioria das vezes, diz que está transfe-rindo um governo melhor do que recebeu. Já oprefeito que assume a partir do próximo ano, afir-ma que vai herdar um executivo sucateado, cheiode dívidas e transtornos. Parece que as desaven-ças políticas ainda não terminaram. A populaçãoespera sempre que o mandato seguinte seja me-lhor do que o anterior.

Se a afirmação do sucessor for a mais apropria-da, podemos esperar um primeiro ano de manda-to bem modesto. E na maioria das vezes, é assim.Até que as contas fiquem equilibradas e a novaequipe de governo entre em sintonia, já se foiquase um ano. O prefeito atual tenta, de qualquermaneira, sanar as contas do município. Em TrêsMarias, cortes já foram feitos como exoneração deservidores nomeados, rescisão de contratos comdiversas empresas e até venda de terrenos. Outroato do atual prefeito foi nomear cerca de 70concursados.

Um dos maiores impasses é a dívida com o Iprem(Instituto de Previdência dos Servidores PúblicosMunicipais de Três Marias) que está na casa dosR$7milhões e ainda não há informações precisassobre uma possível negociação entre a prefeiturae o instituto. O que deve ficar também para o pró-ximo mandato. Por outro lado, algumas obras ain-da estão em andamento na cidade. O ReceptivoTurístico e a Praça da Juventude foram retomadas,mas não devem ficar prontas neste ano. Em mui-tas cidades, fim de mandato é um verdadeiro caos,aqui não está tão desesperador.

Em seu discurso, durante a diplomação pela Jus-tiça Eleitoral, o prefeito eleito Vicente Resende(PMDB) não perdeu a oportunidade de cobrar em-penho e união da equipe de governo, além de di-rigir sua palavra ao atual prefeito e também ao atualpresidente da Câmara (leia matéria na página 03).O que esperamos, na verdade, é um governo sérioe bom para toda a população. A cidade não podeandar para trás.

Transição de governo

Page 3: Jornal Buriti Ed.064

3BURITIBURITIBURITIBURITIBURITIJornalJornalJornalJornalJornal

Eleitos e suplentes emTrês Marias são diplomadosPrefeito eleito Vicente Resende (PMDB) pretende minimizar diferenças sociais

A Fecitur – Federação dos Circui-tos Turístico de Minas Gerais – reali-zou mais um encontro de gestores doturismo. Desta vez, o evento aconte-ceu em Moeda, no Hotel Serra daMoeda, no dia 06 de dezembro e teveum momento especial, a eleição danova diretoria. A atual gestora doTurlago – Circuito Turístico Lago deTrês Marias – foi eleita a nova presi-dente da Federação. “Estou muitofeliz com este reconhecimento, ago-ra é continuar esta caminhada rumoao desenvolvimento turístico e sus-tentável em Minas Gerais com maistrabalho e dedicação”, avalia Dally.

A partir de 2013, a nova diretoria

Fecitur elege nova diretoria em MoedaDally Batista Coelho foi escolhida a presidente da instituição durante encontro de gestores

da Fecitur é a seguinte:Diretor Presidente - Daly Batista

Coelho - Gestora Circuito Turistico LagoTrês Marias-Região Central

Diretor Vice-Presidente Secretário-Gustavo Arrais - Presidente do Circui-to Turístico Serras Verdes - Região doSul de MInas

Diretor Vice-Presidente Tesourei-ro - Manoel Pedro - Presidente do Cir-cuito Turísitico dos Lagos - RegiãoTriangulo Mineiro

Diretor Vice Presidente -Tecnico -Daliella Feyo - Presidente CircuitoTuristico Caminho Novo - Região Zonada Mata

Diretor Vice Presidente Comunica-

ção - Carlos Correia - Presidente Cir-cuito Turísitico Sertão Gerais - RegiâoNorte de Minas

Nova diretoria da Fecitur, eleiçãoaconteceu na cidade de Moeda

Outros pontos importantes do discurso

de Vicente Resende

Ao atual prefeito Adair Divinoda Silva “Bem-te-vi” (PSDB)

“Somos adversários políticos,mas não somos inimigos. O senhorprestou serviço a essa comunidadedurante oito anos. Findou seu tem-po e inicia-se um novo governo.Mas espero e tenho certeza que asdúvidas e dificuldades que encon-trar no caminho, terei a humildadede chegar até você e pedir suges-tões e idéias, porque somos ho-mens públicos e comprometidoscom a comunidade. Nossa diferen-ça é política, mas somos morado-res de Três Marias. O senhorretorna como servidor público mu-nicipal, sob meu comando, mascom meu respeito”.

Ao presidente da Câmara,Luiz Gaia (PMDB)

“Vereador pelo meu partidoPMDB, infelizmente você não foieleito, mas é um grande cidadão,que prestou um grande trabalho àcomunidade. Desejo-lhe muita paze saúde para você e sua família”.

São Francisco de Assis

“Quero pautar o meu governoinspirado em São Francisco de As-sis que diz ‘vamos começar fazen-do o necessário, depois faremos opossível, de repente estaremos fa-zendo o impossível”.

Na quarta feira (12/12) aconteceu, no auditório da Câmara Municipal, a

diplomação do prefeito eleito de TrêsMarias, Vicente Resende (PMDB), dovice Eduardo “da Praia” (PDT), dos ve-readores e suplentes para o mandado2013/2016. A solenidade foi o últimoato do processo eleitoral 2012. É a ce-lebração da eleição, quando todos oscandidatos eleitos passam pelo proces-so de prestação de contas. Se as con-tas forem aprovadas, como no caso deTrês Marias, a Justiça Eleitoral diplomaos candidatos eleitos.

Em seu discurso, o prefeito eleitoVicente Resende elogiou o trabalho daJustiça Eleitoral em Três Marias e ma-nifestou o interesse em implantar, jáno próximo ano, a 2ª vara da Comarcade Três Marias. “Para que possamos teraqui mais um juiz e mais um promotor,para resolver com mais celeridade osmais de 10 mil processos que a comu-nidade está sofrendo por estarem pa-rados no judiciário”, afirmou.

O prefeito eleito também teceu elo-gios a Polícia Militar, representadapelo tenente Hermes, no combate àcriminalidade no município. Mas res-saltou que Três Marias também é víti-ma do consumo e tráfico de drogas.“Precisamos trabalhar estrategica-mente para que possamos devolver àcomunidade uma ilha de paz e levar,definitivamente os bandidos para acadeia e cuidar da saúde das pessoasque são dependentes”, ponderouVicente Resende, que pretende ofe-recer à Política Militar um treinamen-to e capacitação dentro do projeto tu-rístico de sua gestão.

Além de dirigir suas palavras aosrepresentantes do judiciário e à polí-cia, o prefeito eleito, enfatizou a ne-cessidade de trabalhar em sintoniacom os vereadores eleitos para, segun-do Resende, resolver as mazelas dacomunidade e transformar Três Mariasnuma cidade sustentável. “Em que ospoderes públicos lutam para minimizaros impactos da miséria humana e ofe-recer aos cidadãos aquilo que lhes éassegurado pela constituição, saúde dequalidade, educação de qualidade,moradia e lazer e várias outras neces-sidades inerentes ao ser humano”, ex-primiu.

Servidor público e secretáriosPreocupado em apresentar resulta-

dos à população, Vicente espera apoioe dedicação dos secretários, assesso-res e servidores públicos. O empresá-rio disse que não vai permitir que oservidor bata ponto e vá para casa,“isso é deslealdade com a comunida-de”, alerta o prefeito eleito, que aindaanunciou um gerenciamento rigoroso

nos trabalhos do funcionalismo públi-co municipal. “Daremos condições detrabalho, os direitos dos servidores se-rão reconhecidos e os deveres tam-bém serão cobrados”. Sobre os secre-tários, Vicente disse que serão esco-lhidos pela competência e condiçõestécnicas, ele cobrou união da equipe eum diálogo permanente entre os se-tores da Prefeitura. “As vaidades pes-soais não podem se sobrepor ao nossoprincipal objetivo, que é produzir re-sultados para a comunidade”,enfatizou.

Vice-prefeitoAo dirigir a palavra para o vice-pre-

feito eleito Eduardo “da Praia” (PDT),Vicente Resende voltou a destacar asimpatia entre ambos e ressaltou a ex-periência de Eduardo, com seis man-datos de vereador. “Sua experiênciapolítica, sua sensibilidade para lidarcom a comunidade, será muito útil.

Não podemos dar o luxo, de o prefeitoser executor e o vice estar no banco dereservas. Eduardo não tem esse espí-rito”, elogiou.

Vicente salientou ainda que não vaise postar como superior as pessoas dacomunidade, lembrando o artigo V daConstituição Federal “Todos são iguaisperante a Lei, sem distinção de qual-quer natureza”.

O prefeito eleito de Três Mariasencerrou suas palavras agradecendo evoltou a dizer que não fará um gover-no de retaliações e perseguições, e simum governo de união. “Queremosmostrar resultados, principalmentepara os mais carentes, que representa40% da população e recebem menosde um salário e meio. É para essa po-pulação que temos de voltar os olhose os corações, minimizar as diferençassociais com ações dos gestores e daspessoas, formadoras de opinião e vo-luntários”, destacou.

Diplomação dos eleitos aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Três Marias nodia 12 de dezembro

Page 4: Jornal Buriti Ed.064

4

2º TORNEIO DE TÊNIS DE TRÊS MARIAS

Evento contou com apoio da Cemig eNáutico Três Marias Iate Clube

Nos dia 1 a 16 de dezembro aconte-ceu, na quadra do Náutico Iate Clube,às margens da represa de Três Marias,o 2º Torneio de Tênis da cidade. O even-to contou com apoio da Cemig, quetem se destacado na participação emimportantes acontecimentos esporti-vos do município. O torneio foi dividi-do nas categorias: iniciante, A, B e C.

As finais aconteceram na manhã desábado (15/12) e domingo (16/12). De-baixo de um sol forte, os tenistas tra-varam bons duelos em quadra com jo-gos bem disputados. O que mostrauma evolução do esporte na cidade. Otreinador José Luiz foi o responsávelpela organização do torneio, envol-vendo vários de seus alunos. “Estamossatisfeitos com a melhora dos atletas,

muitos começaram do zero e hoje játem condições de disputar boas parti-das”, avalia o treinador.

O 2º Torneio de Tênis de Três Mariasmarca também a despedida do treina-dor, que está se transferindo para o Sul

JORNAL BURITI: Qual a avaliação quevocê faz durante este período aqui emTrês Marias?

JOSÉ LUIZ: Na parte estrutural lamentá-vel, pouco empenho e pouco compromis-so, algumas pessoas sem palavras. Isso medeixou bastante desiludido. Agora, em re-lação aos alunos, conto com alguns real-mente muito esforçados, camaradas,comprometidos com os treinos e preocu-pados com a minha permanência na cida-de.

JBT: Porque esta decisão?J.L: Não somente no aspecto profissional

e estrutural que é o motivo de minha par-tida. Encontrei uma pessoa que está me

alavancando em todos os sentidos, isso medeterminou a adiantar a decisão de sair.

JBT: Algo em especial te incomodouaqui na cidade?

J.L: A decisão de vir para Três Marias foia convite de uma promessa feita por duaspessoas, no ano passado no antigo Clubeda Cemig, que me prometeram trabalharnum projeto social envolvendo o Tênis.Haveria um ônus com salário para me sus-tentar na cidade, o que não se cumpriu.Esse é o principal motivo que me deixouaborrecido, dificilmente eu retorne, a nãoser para dar aulas uma vez por mês, paramanter o contato com os alunos que real-mente acreditam no meu trabalho. Que

de Minas. Mesmo com a saída de JoséLuiz, os tenistas da cidade já pensamem criar uma associação para construirnovas quadras e trazer novos treina-dores. Há também a possibilidade dotreinador José Luiz dar aulas em Três

Marias, uma vez por mês. “Vamos nosreunir para dar prosseguimento a esteesporte, que tem conquistado cada vezmais adeptos na cidade”, comentaNivaldo Baia, vencedor nas categoriasB e C.

Mais um profissional deixa Três MariasO treinador José Luiz Ibarra já passou por várias cidades no Brasil e no exterior. Chegou a Três Marias

com uma promessa de trabalhar em um projeto social, que segundo ele, só ficou na promessa mesmo. Elese despede da cidade, com algumas decepções e, por outro lado, amizades sólidas.

são comprometidos com o aprendizado esuper camaradas comigo.

JBT: Não é a primeira vez que TrêsMarias perde mais um bom profissional,isso é preocupante.

J.L: Preocupa muito, porque no meu casovamos queimar etapas, pois a prática doTênis envolve muita rotina e dedicação. Naatual situação, não dá para me sustentaraqui, não tenho somente o aluguel parapagar, tenho outras despesas e compro-missos, portanto tenho que buscar outrasformas de arcar com isso. Você cheganuma cidade, começa a conhecer as pes-soas, depois tem que partir por algo, diga-mos supérfluo, não resta outra opção.

JBT: Desejamos boa sorte nesta mudan-ça

J.L: Obrigado, voltarei uma vez por mês,com acordo prévio entre esses alunos, te-nho certeza que continuaremos com aparceria, em todas as cidades que passeisempre levei boas lembranças, continuotendo amizades. O que resta é o carinho,isso é o que mais importa.

Cat. B 1º - Nivaldo Baia (Banco do Brasil),Cat. A – José Luiz e 2º Cat. B – Gustavo(Metalsider)

Cat. iniciante: 2º Lugar William (RaiosTelefonia) e 1º - Paulo Emílio (Jornal Buriti)

2º Torneio mostrou a evolução dostenistas em Três Marias

Page 5: Jornal Buriti Ed.064

5BURITIBURITIBURITIBURITIBURITIJornalJornalJornalJornalJornal

Tião Lealanuncia candidatura

à presidência daCâmara

No dia primeiro de janeiro de 2013, os verea-dores eleitos e reeleitos serão empossados emsolenidade que acontece no Clube da Mineira(AAMM). De acordo com a Lei Orgânica do Muni-cípio, serão duas sessões solenes, a primeira épara instalação da Câmara com os vereadoreseleitos e reeleitos, em seguida acontece a elei-ção da mesa diretora para o biênio 2013/2014.

O vereador Tião Leal (PT) anunciou sua candi-datura à presidência da Câmara. Leal já tem umachapa formada, conta com apoio dos companhei-ros do partido, Adenilson Ruquinho e ManoelCastelo Branco, dos eleitos pela coligação PMDB- PT - PPS – PSD e dos atuais colegas parlamenta-res, Luiz Bertier (PSDB) e Tião Despachante(DEM). “Tenho ainda certa adesão dos vereado-res Railson (PHS) e Miltinho Gambá (PP)”, com-pleta Tião Leal.

O vereador do PT aposta na conversa com osvereadores. “Vou buscar o diálogo para conse-guir assumir a presidência e também para exer-cer um mandato digno da forma que nossa cida-de merece, com muito amor, muita dedicação emotivação”, afirmou.

DESTAQUE DO ANO 2012

O vereador Tião Legal recebeu o título de“Destaque do Ano 2012”, uma votação ampla or-ganizada pela ACE/CDL Três Marias. “Para mimtem um significado relevante, agradeço àque-les que votaram e que me indicaram como des-taque, fico muito feliz com isso”, comemora.

Vereador do PT tem apoio damaioria, escolha acontece durante

solenidade de posse

Momento da diplomoção do vereador Tião Leal (PT)

Juíza e promotor tem trabalhoreconhecido em Três Marias

Se as eleições municipais deste ano ocor-reram sem grandes problemas em Três Marias,boa parte se deve ao trabalho da Justiça Elei-toral no município. O promotor de Justiça JoséAntônio Freitas Dias Leite e a Juíza KellenCristini de Sales e Souza trabalharam com rigi-dez durante todo o processo eleitoral, que co-meçou pra valer no início de junho. A poluiçãovisual causada pela distribuição de santinhosfoi praticamente banida da cidade, o uso depropagandas também sofreu forte controle daJustiça, carros de som chegaram a ser apreen-didos durante as eleições. Além disso, o tra-balho dinâmico do promotor de da juíza, auxi-liados pelos servidores do Cartório Eleitoral epolícia, mostraram aos candidatos que é possívelfazer campanha de forma limpa, com um pouco me-nos de falcatrua. Uma tarefa difícil diante do descré-dito da população junto aos políticos.

Durante a solenidade de diplomação, o promo-tor de Justiça de Três Marias espera que os eleitoscumpram com suas obrigações. “Façam jus à confi-ança depositada pelos eleitores, que eles possamcorresponder à expectativa de todos os munícipes,de todos os eleitores, fazendo um bom governo naesfera do executivo e cumprindo suas funções nolegislativo que é o caso dos vereadores”, comentou.

Sobre o trabalho da Justiça Eleitoral no município,José Antônio Freitas disse que presidiram um pleitoeleitoral rígido, em que as intercorrências nãomacularam o processo eletivo, para ele isso foi mui-to importante e gratificante.

O promotor está otimista com o avanço do com-portamento político dos eleitores e candidatos nacidade. “Vejo com muito bons olhos que nós, princi-palmente o município de Três Marias, estamos atin-gindo uma maturidade democrática, que possibili-tará, em um futuro muito próximo, colhermos bonsfrutos”, avalia.

A juíza Kellen Cristini também espera que os elei-tos cumpram de fato aquilo que se comprometerama fazer. “Observando sempre as leis, a responsabili-dade que o cargo os impor a partir de janeiro de 2013,que cumpram seus papéis com honestidade e digni-dade”, afirma. A juíza concorda que até as próximaseleições, o ritmo da justiça eleitoral não será tãointenso quanto em 2012. “Mas isso não significa queteremos menos trabalho, pois temos um acervo demais de 10 mil processos hoje, o que nos impõe umaárdua tarefa diária de trabalho para que possamoscumprir nossa missão”, observa.

A quantidade de processos impressiona a juízada Comarca de Três Marias, para ela o número é mui-

Fórum de Três Marias tem mais de 10 milprocessos em andamento

to alto para uma população de aproximadamente 30mil habitantes. Segundo Kellen Cristini existem ou-tras formas de resolver os conflitos antes de acionaro judiciário. “Isso demonstra a falta de diálogo quehoje impera em nossa sociedade. Infelizmente al-gumas contendas que poderiam ser resolvidas comum bom diálogo, acabam esbarrando no judiciário egraças a Deus, nas conciliações a gente consegueresolver, mas isso nos preocupa”, ressalta.

Para tentar diminuir o volume de processos, ajuíza alerta: “À população pedimos que converse,que o judiciário seja a última via, um bom diálogomuitas vezes resolve um processo que pode se ar-rastar por anos”.

RRRRRua Marechal Deodorua Marechal Deodorua Marechal Deodorua Marechal Deodorua Marechal Deodoro, 20o, 20o, 20o, 20o, 207 - Centr7 - Centr7 - Centr7 - Centr7 - Centro.To.To.To.To.Tel: (38) 3el: (38) 3el: (38) 3el: (38) 3el: (38) 3754-400754-400754-400754-400754-4007 -7 -7 -7 -7 [email protected] / [email protected]@redelago.com.br / [email protected]@redelago.com.br / [email protected]@redelago.com.br / [email protected]@redelago.com.br / [email protected]

Mariazinha Advogada deseja um Feliz Natale próspero Ano Novo para todos seus clientes

Promotor José Antônio Freitas Dias Leite e a Juíza Kellen Cristini

Page 6: Jornal Buriti Ed.064

Amigos e amigas leitores do Jornal Buriti estouestreando a página Claudia Barcelos Fotografiasneste mês de dezembro com muita satisfação. Apartir de agora você vai poder acompanhar meutrabalho, conferir os serviços de nossosapoiadores, ficar por dentro do mundo da foto-grafia e receber dicas bacanas sobre este uni-

verso! Ah, sem falar nas promoções que vão sa-cudir 2013!

Começando este novo projeto em grande esti-lo, temos a cliente modelo Marcela Dias. Nos-sos agradecimentos a ela e a todos que acredi-taram em mais este sonho!

LIMPEZA DE PELE PREÇOS PROMOCIONAIS PARA VOCÊ...E MAIS...MANTHUS E CELLUTEC – O FIM DAS CELULITES EGORDURAS LOCALIZADAS!

Av. Santos Dumont, 80 A - Centro - Fone: (38) 3754-2382

ESTETICISTA – ANA CRISTINA

VENHA FICAR COM A PELE MAIS BONITA PARA O VERÃO!

NUTRIÇÃO E AURICULOTERAPIAA combinação CERTA!

Quer um processo de emagrecimento muito maissaudável, com resultado rápido e duradouro?

Então venha para...A auriculoterapia trabalha a ansiedade, a função renal e intesti-nal, sem medicamentos, com as milagrosas sementinhas coloca-das em pontos específicos na orelha. Já a nutrição oferece umadieta gostosa e de fácil aceitação.

Av. Santos Dumont, 80 A - Centro - Fone: (38) 3754-2382

PROMOÇÃO: A cada 5 sessões de AURICULOTERAPIA,AURICULOTERAPIA,AURICULOTERAPIA,AURICULOTERAPIA,AURICULOTERAPIA,VOCÊ ganha + 1 sessão. Promoção válida até 31/01/2013.

NUTRICIONISTA: FABIANA BASTOS

• Caixas em MDF personalizadas • Porta Joias •Kit Bebê • Lembrancinhas para festas,

casamento e muito mais.

Venha nos visitar eganhe um CartãoCliente Especial

para descontos noSuper Lanches.

Av: Felinto Muller 158 JK - Tel.: (38) 9112-2266 / 8802-0685* Ao lado do Super Lanches

Arilson Ostemberg e Miliane

Convidam você para:Lançamento da

Promotoria RACCOem Três Marias.

OS PROMOTORESDA RACCOCOSMÉTICOS,

Confirme sua presença até 30-12-2012 pelostelefones: 38 9954-7737 / 8818-3893

e na Drogaria São Bento 3754-1977.

Haverá demonstrações dos produtos RACCO,cuidados com a pele, higienização, maquiageme sorteio de brindes.

Local: Local: Local: Local: Local: CDL (Rua Várzea da Palma, nº281 - Centro)Data: Data: Data: Data: Data: 03-01-2013 (5ª feira)Horário: Horário: Horário: Horário: Horário: 19:00 - 21:00h.

Page 7: Jornal Buriti Ed.064

7

Emater do Beira Rio

Extensão Rural em destaque e SustentabilidadeDe junho de 2009 a dezembro de 2012 – 3 anos e 6 meses de trabalho

O prefeito Dr. Fabiano Magela Lucas de Carvalho e oDirigente Regional de Patos de Minas Dr. Sérgio GlicérioMartins, eles notaram a necessidade de criar o 2° escritó-rio da EMATER no município de São Gonçalo do Abaeté.

Isto aconteceu devido a grande extensão do municípioe atender a demanda de assistência técnica aos agriculto-res familiares, que fica em uma distância de 110 km dasede do município, na BR 040 a 1 km do Posto Beira Rio.

Eu, extensionista Cláudio José Ferreira assumi o traba-lho de extensão rural no Beira Rio, onde após um diagnós-tico pude verificar-se que o potencial das comunidadesBeira Rio, Morada dos Peixes, Pontal do Abaeté, Canoeiros,JK e Tanques é: Fruticultura, Horticultura, Piscicultura, Pes-cadores e Meio Ambiente em 50% da área 1350 km² domunicípio de São Gonçalo do Abaeté.

Essa parceria com a administração municipal, agentefinanceiros, Banco do Brasil de Três Marias e São Gonçalodo Abaeté e associações causamos as mudanças comsustentabilidade agropecuária.

A) Tecnologia e Novidades no município de São Gonçalodo Abaeté

1) U.D “ Unidade Demonstrativa”Nova variedade demaracujá: BRS-OURO-Gigante Amarelo produtividade 27:33T/ha produção 82 T no ciclo (3 anos e 6 meses).

2) U.D- Nova Variedade de abacaxi – Victória sem es-

PAC- C2“Programa de Aceleração do crescimento

para agricultores familiares”Brasil sem miséria

Mercado Consumidor: CEASA Belo Horizonte e Patos deMinas, Supermercados JK, João Pinheiro, Paracatu, TrêsMarias, Curvelo, Sete Lagoas e Montes Claros e Frigorífi-cos Para de Minas. Sustentabilidade Agropecuária Junhode 2009 a Dezembro 2012.

Diagnóstico potencialidade fruticultura, Horticulturae Piscicultura

Projetos

Téc. Agric. Cláudio José FerreiraCREA 1523/TDExtensionista Agropecuário IAux. Administrativo Pref. S. G. do Abaeté:Gislane M. Ribeiro. Data: 27/11/12

pinho, sem caroço e resistente a doença fungicida frutosemelhante a graviola abre e chupa o gomo.

B) Meio Ambiente3) Cultura Intercalar-Floresta mais frutaNeem-Madeira de lei mais abacaxiNeem 100% natural p/ uso agrícola e veterinário

Subproduto - Pó da folha, semente extrai o óleo do Neem.

C) Poema São Francisco4) 1° estrofe no plano Municipal de Turismo de São

Gonçalo do Abaeté.

Tomate - Produtor: Pedro eMeeiro Celso. Produtividade:8 mil kg por 1 mil plantas

Produtor: Márcio J.Vaz.Faz.Canoas - Cultura doMaracujá irrigado

Cultura do nim com abacaxi.Produtores: Joaquim e Ailton.Faz. Precisa

Produtores: Wilson e MariaSítio: Cantinho do céu. Culturada Alface. 6 estufas com 6 milunid. Piscicultura: Comunidade Morada dos Peixes. Associação APPIF

Tratamento de esgoto einvestimento em Três Marias

A COPASA, responsável pelo esgotamento sanitário de Três Marias, comunica quea ETE – Estação de Tratamento de Esgoto

está em funcionamento desde 2010, atendendo àlegislação ambiental que estabelece condições,padrões e parâmetros para lançamentos deefluentes em cursos d’água, tais como DemandaBioquímica de Oxigênio, Demanda Química deOxigênio, Oxigênio Dissolvido, SólidosSedimentáveis e Turbidez.

Os resultados que medem a eficiência da ETEencontram-se rigorosamente de acordo com asexigências dos órgãos ambientais estaduais e fe-derais, não comprometendo o Ribeirão BarreiroGrande, afluente do Rio São Francisco.

Neste ano, devido ao fato do grande períodode estiagem e altas temperaturas, alguns cursosd’água que formam o Ribeirão Barreiro Grande pra-ticamente secaram, comprometendo drastica-

mente a sua vazão. Com isso, o oxigênio dissolvidona água foi reduzido e o aspecto das águas na foz doribeirão no São Francisco ficou comprometido porcerca de 60 dias, conforme nossas análises.

A COPASA tem como compromisso zelar e cuidardo meio ambiente, levar água de qualidade, reco-lher o esgoto e efetuar o tratamento com a finalida-de de perpetuar os cursos d’água, isentando-os dequalquer meio de poluição.

Visando melhorar ainda mais seu desempenhoambiental, a COPASA realizará na cidade de TrêsMarias, em 2013, a implantação do segundo módulode tratamento da ETE, duplicando sua capacidade detratamento, permitindo que a nova ETE possa aten-der plenamente até o ano de 2040. Também em 2013,a COPASA realizará obras de esgotamento sanitárionos bairros Nova Três Marias, Florença, Parque dasNações, dentre outros. A partir de 2014, as obras deampliação atingirão os bairros Jardins dos Pescado-

res, Professor Jhonsem e Náutico.Para o abastecimento de água acompanhar o

crescimento da cidade e o consumo elevado peloturismo, a COPASA já está executando obras queampliarão a produção de água em 30%, sendo queeste aumento será antes do carnaval de 2013. Em2012 foi concluído um novo projeto para o siste-ma de abastecimento de água, com base no PlanoDiretor da cidade. Este novo projeto contemplaráinvestimentos de cerca de 5 milhões de reais, comobras de captação no lago, novas adutoras , novaETA – Estação de Tratamento de Água, 03 novosreservatórios e 15 km de redes de distribuição deágua, com início previsto para 2014.

Todos esses investimentos na cidade de TrêsMarias estão previstos no contrato de concessãoexistente entre a COPASA e o município, que foirenovado em 2012 por mais 30 anos.

Page 8: Jornal Buriti Ed.064

BURITIBURITIBURITIBURITIBURITIJornalJornalJornalJornalJornal8

TURISMO

De todos os Santos,Encantos e Axé

Por Érica Cotta*Acadêmica de Relações Públicas l Jornalismo

Axé não é apenas um estilo musical, a palavratambém significa força, energia, roda de alegria. Éusada como uma saudação, tem ligação com a fé,com o entretenimento, representa umamultiplicidade cultural que é muito nítida em Salva-dor, podemos observar isso no semblante do seupovo. O calor baiano já é sentido no aeroporto, comas famosas baianas entregando fitas, e o slogan “Sor-ria, você está na Bahia!”. É uma capital intensa emtudo, na religiosidade, na música, na maior festa derua do mundo, no folclore, e claro na culinária. Osfamosos pratos de acarajé, vatapá, caruru são muitomais saborosos no estado da alegria.

A cidade recebe milhares de turistas durante todoo ano e, a meu ver, está muito bem preparada paraisso. Albergues, hotéis e restaurantes de fácil aces-so e para todos os bolsos, além de pessoas recepti-vas e prontas para passar qualquer tipo de informa-ção. Os visitantes se encantam pelo Centro Históri-co, com belíssimas igrejas e sobrados coloniais.O fa-moso Pelourinho fica localizado na Cidade Alta, umcostume dos turistas é subir pelo Elevador Lacerda.Olocal é tombado como patrimônio nacional e decla-rado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, lu-gar cheio de pessoas receptivas, ladeiras estreitascom casas e comércios coloridos e a presença de gen-te de várias partes do mundo. Um dos lugares maischeios de vida que já visitei. É um dos principais pon-tos turísticos da cidade, e abriga a história de quan-do Salvador era a capital da Coroa Portuguesa. O lo-cal onde eram torturados os escravos da época pos-sui mais de 800 casarões do século XVII e XVIII, alémdas igrejas. Para os admiradores do consagrado es-critor baiano, o Largo do Pelourinho também abrigaa casa Fundação Jorge Amado.

Outros pontos que fazem parte do PatrimônioNacional são o Mercado Modelo e o Solar do Unhão.O Mercado possui pontos com uma visão privilegia-da da Baía de Todos os Santos, e grande diversidadede artesanato. No Solar do Unhão, está localizado oMuseu de Arte Moderna da Bahia, uma construçãodo século XVII e é um dos pontos mais procuradospara assistir ao pôr-do-sol.

O Dique do Tororó, tombado pelo Patrimônio Ar-tístico Nacional, possui esculturas dos oito orixássobre as águas, um cartão postal que chama atençãopela beleza e por ser o único manancial natural dacidade.

Em Salvador existem praias de todos os tipos epara todos os gostos. Na Cidade Baixa, encantei pelaPonta de Humaitá, onde se encontra o Forte de Mon-te Serrat. A Barra, que é conhecida internacional-mente pelo Porto da Barra, um local de mar semprecalmo, é cercada por dois fortes do século XVIII, ofamoso Farol da Barra, que abriga um belíssimo mu-seu e o Forte de São Diogo, que oferece uma belavisão da orla.

A Igreja do Bonfim, onde acontece a famosa “La-vagem de escada”, não pode faltar no roteiro turísti-co. Nas grades da igreja que tem o seu altar todobanhado a ouro, mantém a tradição de amarrar asfitinhas do “Senhor do Bonfim”. Um espetáculo decor e crença.

Durante a minha estadia pela capital baiana, alémde muita beleza, percebi que alguns locais poderi-am ter um cuidado maior, a grande quantidade deconstruções tombadas pelo patrimônio público, porincrível que pareça, impede a cidade de crescer. E otransporte público é precário. Apesar destes proble-mas, Salvador exala cultura, história e alegria, todosos lugares lembram música. Itapuã tem tanta belezaque é cantada em prosa por poetas como DorivalCaymmi e Vinícius de Morais. Em cada lugar que pas-sava, me lembrava do trecho de alguma canção, Cor-redor da Vitória, Caminho de Areia, Campo Grande,Farol da Barra, Amaralina, Pelourinho, ilustram mú-sicas de grandes intérpretes brasileiros.

Como escreveu Jorge Amado, na obra Bahia deTodos os Santos, “é uma beleza antiga, sólida eenvolvente a dessa cidade.”.

Olá, querido leitor! Novamente aqui nos en-contramos para aprendermos um poucomaissobre a nossa bela Língua Portuguesa. Nestaedição vamos aprender um pouco sobre o em-prego correto de algumas expressões bem co-muns. Espero que lhes sejam úteis de algumaforma.

É muito comum a dúvida: AQUELA FARMÁ-CIA ENTREGA A DOMICÍLIO OU ENTREGA EM DO-MICÍLIO? A lógica manda que se entregue EMDOMICÍLIO, uma vez que o “garoto entregou olivro na(em +a) casa de fulano”, a geladeira foientregue em sua casa”, etc. embora o povo te-nha consagrado o emprego da preposição “A”,na norma culta, a única forma aceitável é “en-trega em domicílio”.

Ainda que nossa cidade seja muito quente,em tempo de inverno, por mais brando queseja, é comum ouvirmos FRIENTA OU FRIOREN-TA. Qual das duas formas seria a correta? MI-NHA NAMORADA É FRIENTA OU MINHA NAMO-RADA É FRIORENTA? A forma correta é a segun-da frase em que se emprega a palavra frioren-ta. Veja esta manchete: Um navio brasileiro en-trava no porto de Santos dez navios america-nos. A frase parece meio sem sentido, concor-da, caro leitor? Mas perceba que ENTRAVA é doverbo ENTRAVAR e por isso a frase está perfei-ta, ou seja, o navio brasileiro estava ATRAPA-LHANDO, OBSTANDO os demais navios ameri-canos. A confusão inicial se dá porque associa-mos com o verbo entrar no imperfeito doindicativo. O nosso universo é imenso, mas háquem ainda pense em outros universos tam-bém. NÃO HÁ NESTE UNIVERSO QUEM NÃO CO-NHEÇA O PELÉ. E no outro universo? Será quehá? O universo é total, só há um. Não há neces-sidade de ser tão abrangente, basta dizer: “NES-TE MUNDO não há quem não conheça o Pelé”.

VENDE-SE CARROS – VENDEM-SE CARROS.Que devemos fazer para não errarmos maisisso? Vamos passar para a voz ativa: EU VENDOCARROS. O objeto direto “CARROS” vira sujeitona voz passiva: CARROS SÃO VENDIDOS PORMIM (sujeito: carros; verbo no plural). VENDEM-SE CARROS (sujeito: carros; verbo no plural).

FOI QUEBRADO MAIS UM RÉCORDE, UM RE-CORDE OU UM RECORD? O bom uso da nossaLíngua Portuguesa manda que se pronuncie RE-CORDE, como paroxítona, ou seja, a sílaba tôni-ca (a mais forte) deve ser “-COR-”.

QUALQUER ANIMAL VIVE MELHOR EM SEUHABITAT NATURAL. O animal vive em seuHÁBITAT, ou em seu HÁBITAT? A pronúncia cor-reta é HÁBITAT (O acento é para indicar a pro-núncia adequada).

Não vou mais me demorar porque corro orisco de ler a seguinte manchete na próximaedição: PROFESSOR FÁBIO ENTRAVA LEITORESAPRESSADOS COM SEUS AFAZERES. Como ja-mais será esse o meu propósito, despeço-meentregando em seu domicílio os meus votos demuita felicidade.

Grande abraço e até a próxima!

Uso correto das expressões

Page 9: Jornal Buriti Ed.064

A Casa de Carnes, Disk Bebidas eSupermercado Filezão já está fun-cionando em novas instalações.Mais moderna, espaço amplo e co-modidade para os funcionários e cli-entes.

A inauguração aconteceu no dia 19de novembro. A nova sede da Casade Carnes Filezão está localizada naAV. Pedro Álvares Cabral, nº99, noJoaquim de Lima. Venha conhecer.

Temos a Carne mais saborosa dacidade, disk bebida e supermerca-do. Tudo o que você precisa em umsó lugar!

Telefones:(38) 37542581(38) 37542042(38) 88187402

Casa de carnes Filezão: Tudo o quevocê precisa em um só lugar!

9

O Laboratório Resende agradece a todos os clientes, amigos e colaboradores que oelegeram mais uma vez Destaque do ano 2012. Este título é fruto do reconhecimento aonosso trabalho e nos transfere maior responsabilidade e dedicação ao serviço presta-do. Vamos continuar oferecendo um trabalho de qualidade em exames laboratoriais atodos os trimarienses.

São 28 anos de experiência! Estamos funcionando em nova sede. Mais conforto,atendimento personalizado e estacionamento próprio. Estamos na Avenida SantosDumont, nº 260, Centro, Três Marias-MG.

O Laboratório Resende deseja a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!Laboratório Resende: tradição e excelência em exames laboratoriais. Pode confiar!

1ª FormaturaLucas Wille da Rocha

No dia 11 de novembro de 2012 Lucas se formouno Pré-Escolar. Seus pais Maria Simone, Givanildoe demais familiares parabenizam e agradecem aDeus pela conquista do filho, primeira de mui-tas.

www.hotelemotelparaiso.com.br

Page 10: Jornal Buriti Ed.064

10 BURITIBURITIBURITIBURITIBURITIJornalJornalJornalJornalJornal

ENTREVISTA

ALMIR SATER – Cantor, violeiro e compositor

“Eu não gosto de sertanejo não,na verdade eu sou é violeiro, um

violeiro mais roqueiro”

Almir Eduardo Melke Saternasceu em Campo Grande, MS, em 14 de novem-

bro de 1956. Desde os 12 anos to-cava violão. Com 20 anos, saiu dacidade natal e foi estudar direitono Rio de Janeiro. Pouco habitua-do com a vida da cidade grande,

passava horas sozinho, tocando vio-lão. Um dia, no largo do Machado,encantou-se com o som de uma vio-la tocada por uma dupla mineira. De-sistiu da carreira de advogado e logodescobriu Tião Carreiro, violeiro quefoi seu mestre.

A equipe do Jornal Buriti esteve

Jornal Buriti: Mais de 40 anos deestrada, como é chegar hoje com asmúsicas de antigamente ainda fazen-do sucesso?

Almir Sater: As pessoas costu-mam me perguntar o que eu tenho es-cutado ultimamente, qual é o som. Eucontinuo escutando sons de 40 anosatrás, acho muito mais divertido queos sons de hoje. Não é saudosismo não,é questão de qualidade mesmo, escu-to disco dos Beatles que foi feito há 40,50 anos atrás, escuto Pink Floyd, EricClapton, Jimi Hendrix. Pra falar daqui,escuto Tião Carreiro e Pardinho, LuizGonzaga. Continuo ouvindo esses sonsde 40, 50 anos atrás. Isso me deixa maisfeliz.

JBT: Você citou vários artistas in-ternacionais, voltados para o rock n’roll. Qual a influência disso no estilosertanejo?

AS: Eu não gosto de sertanejo não,naverdade eu sou é violeiro, um violeiromais roqueiro. Eu toco viola, minhasmúsicas tem influência da música cai-pira, do Tião Carreiro e Pardinho, Vieirae Vierinha, Carlito e Baduy, aqueles‘caipirão’ de antigamente. Do Zé cocodo riachão, Renato Andrade, que sãoos grandes violeiros mineiros. Mas te-nho influência também de músicas daminha geração, do próprio Pink Floyd,Eric Clapton, das pessoas que eu gos-to, também Bob Dylan, James Taylor,Stephen Stills.

JBT: Sobre a viola de dez cordas,esse resgate é algo emocional ou cul-

tural?AS: Nunca pensei em resgatar nada,

sempre toquei viola por gostar do ins-trumento e do som. Você pode tocarum som mais suave, mais pesado, oque manda muito é a pessoa que estáatrás do instrumento.

JBT: Almir Sater, você é um homemromântico?

AS: Eu sou romântico sim, que can-ta para a lua cheia, arma a rede debai-xo das estrelas , leva a família pra ficarno meio do mato, nesse aspecto eu soumuito romântico.

JBT: Suas músicas então são um re-trato desse tipo de romantismo?

em Patos de Minas no dia 01/12para conferir o show de Almir Sater,que aconteceu no Paiolão do Par-que de Exposições da cidade.

Muito atencioso e receptivoAlmir Sater concedeu entrevistaexclusiva à Jornalista SabrinaBraga.

INTERNET BANDALARGA É AQUI!

Tel.: (38) 3754-2660www.3mnet.com.br

Antonio Jorge Rettenmaier, Cronis-ta, Escritor e Palestrante. Esta crônicaestá em mais de noventa jornais impres-sos e eletrônicos no Brasil e exterior.Contatos: [email protected]

Eu encontrei oPapai Noel!

O meu presente de Natal, rece-bi na porta de uma dos maioreshospitais de Porto Alegre, e no bri-lho de uma vida.

Parado no Hall de entrada, che-gava uma menininha de cerca decinco anos, sentada em uma cadei-ra de rodas infantil e pelo caprichodos pais, toda cor de rosa.

No caminho falava alto com amãe, dizia que estava louca de sau-dades da doutora, que era para amãe andar mais depressa. Olhavatambém para as pessoas, distribuíabeijos e abanos. Jogava beijos coma palma da mão. E fiquei admiran-do aquele anjo de alegria. Não pre-cisei perguntar se seu destino se-ria a vida em um equipamento da-queles. Quem sabe não.

Em outro dia, senti a presençade quem julgava ter esquecido esido esquecido. Mas não. Buscarana vontade de viver o sopro preci-so para alcançar o topo da árvorede Natal e lá de cima, fazer a ale-gria da família.

As cores e brilho de suas luzesainda são fortes, e deixam os ca-minhos da esperança abertos paraquem acredita que se pode se qui-ser ser feliz.

Assim como vi de novo o brilhode minha estrela favorita no topoda árvore de minha vida, ao passarpor mim, a menina do hospital mejogou um beijo e disse um alegre“Oi vovô!”

Da palma de sua mão viajaramgrãosinhos cintilantes de ouro eprata, e senti que era meu presen-te de Natal. E aquele gorrinho ver-melho com pompom branco naponta, cobrindo aquela cabeçaloirinha, me deu a certeza de que...“Eu encontrei o Papai Noel!”

AS: Minhas músicas são fiéis as coi-sas que eu gosto. Pode ser uma ficção,não precisa ser realidade, mas retra-tam as coisas que eu gosto, quando agente compõe uma música não temosmuito domínio, elas vão acontecendo.Talvez, algumas vezes a gente não sabeo que quer, mas sabe o que não quer.

JBT: Seu repertório nos shows é es-colhido de acordo com seu estado deespírito, com o público?

AS: Quando eu faço um show, gos-to de viajar e tem músicas quecorrespondem melhor em shows e temmúsicas que respondem melhor em dis-cos.

O jornalista e produtor culturalPaulo Emílio está coordenando os tra-balhos do projeto “Na represa, o olhardos meninos”, apoiado pela Funarte(Fundação Nacional de Artes), pormeio do Microprojetos Mais Cultura– Bacia do Rio São Francisco. As ofici-nas envolvem oito jovens e aconte-cem na sala 1 da ACE/CDL (Associa-

Na represa, o olhar dos meninos - Projeto tem apoio da Funarte eintegra os Microprojetos Mais Cultura - Bacia do Rio São Francisco

ção Comercial de Três Marias). Em ja-neiro, os alunos do projeto, supervisi-onados pelo jornalista, vão a campo e

escrever reportagens que serãopublicadas em caderno especial daedição de fevereiro do JORNALBURITI.

Almir Sater é um admirador de bandas como Pink Floyd e Beatles

Page 11: Jornal Buriti Ed.064

11BURITIBURITIBURITIBURITIBURITIJornalJornalJornalJornalJornal

Vilões de dietas! Encontre-os!A estação mais quen

te e também a maisesperada está ba-

tendo na porta! E mesmo quepareça previsível ou até meioclichê, é nesta época que mui-tas pessoas correm atrás doprejuízo e procuram cuidar dofísico em detrimento da ine-vitável exposição dos corposque desfilam sarados em prai-as, clubes e nas baladas. Ah...é o verão!

O que as pessoas se esque-cem ou ignoram é o fato deque conquistar um corpo bo-nito de qualquer maneirapode trazer danos sérios à saú-de. Tem pessoas que se ma-tam em academias sem ne-nhum acompanhamento, ou-tras se rendem a remédios efórmulas que prometem ema-grecimento e tonificação emtempo recorde. Balela!Estamos cansados de saberque tudo isso é efêmero enem precisamos consultar es-pecialistas para sabermos dis-so, pois a mídia, embora pres-sione pela busca da perfeição,também alerta para os riscos.Dietas pobres em nutrientese minerais, medicamentosque causam dependência ouproduzem efeitos colateraisfortes, treinos e cirurgias exa-geradas... tudo isso pode atéfuncionar, mas a curto prazo,sem falar nos danos perma-nentes que pode-se adquirirao optar pela coisa “fácil”.

O Entre Elas deste mês trazdicas para facilitar a sua vida eincrementar sua dieta e roti-na de exercício, que deve,diga-se de passagem, ser for-mulada por um nutricionistaou endocrinologista, e umeducador físico.

Salada do mal!

Há quem ache que uma sa-lada é sempre inofensiva. Cui-dado! Uma salada bacanadeve conter folhas verdes elegumes crus. Quanto maiscolorida melhor! Mas atençãoaos industrializados. Palmitose azeitonas devem ser evita-dos, assim como os molhosprontos. Temperar suasaladinha com limão ou azei-te é a dica!

Prefira: folhas verdes, ce-noura crua, brócolis, tomate

orgânico, abobrinha, pepino,beterraba crua, ovos e queijobranco.

Evite: queijos amarelos(provolone, parmesão,mussarela e prato), croutons,bacon, azeitona, palmito, mo-lhos prontos, maionese, legu-mes fritos e sal.

Identifique os vilões!

Eu sempre tive um pé atráscom essas barrinhas de cere-ais e tirei minha dúvida com aespecialista Dra. Marília Alva-res, endocrinologista e espe-cialista em saúde da mulher.Claro que não são todas asbarrinhas de cereais que de-vem ser banidas das nossasbolsas, mas aquelas cobertasde chocolate, mel, mousses. Eo mercado está cheio delas.“Na verdade, quando a fomebater, o melhor é consumirfrutas secas, como damasco eameixa, ou castanhas e amên-doas, mas lembrando que até

Consuma com moderaçãoBateu vontade de comer doce? 25 gramas de chocolate

meio amargo por dia não comprometem sua dieta! O cacautem antioxidante e alivia aquela vontade de ingerir doce.

mesmo estes alimentos pre-cisam ser consumidos commoderação.”

Outro alimento que podeenganar quem busca a restri-ção de calorias é a bolachaágua e sal. Aparentementeinofensiva cada bolacha tem

É mais um show de prê-mios! Você compra e ganhauma deliciosa trufa e aindaconcorre a vários brindes nahora. E tem mais! Você aindaconcorrerá a 6 (seis) vale-compras em produtos da suaescolha, em qualquer umadas Lojas Trans-form.

Natal e Ano Novo Feliz éaqui nas Lojas Trans-form!

O espírito natalino já estáno ar, venha, vamos juntosconfraternizar! A Trans-formEstilo e a Trans-form Vip de-sejam a você um ano novo re-pleto de realizações e queneste Natal Jesus Cristo re-nasça em seu coração, de suafamíla e de seus amigos, en-chendo-os com muito amore paz !

É o reflexo da plena ad-miração que todos os colabo-radores da Trans-form Estiloe da Trans-form Vip têm porvocê.

É natal! A Trans-form Estilo e a Trans-form Vipprepararam pra você mais uma promoção:

Natal e Ano Novo Feliz !

30 calorias, quatro bolachassomam 120 calorias a mesmaquantidade de um pão fran-

cês, sem miolo, claro. Portan-to, olho nos vilões e boa die-ta!

Page 12: Jornal Buriti Ed.064