Jornal Cefet - MG • Campus Itabirito

12
Jornal do Campus Itabirito Gestão de Resultados • 2010 - 2012 Ensino voltado para a comunidade Formar cidadãos conscientes do seu papel na construção de uma Itabirito que dá gosto de se viver. Este é um dos papéis do Cefet – Campus Itabirito que completa 12 anos, na formação de estudantes com cons- ciência crítica e capacitados para enfrentar o mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo. Você, leitor, confere nas próximas pá- ginas os avanços obtidos entre os anos de 2010 e 2012. Boa leitura!

description

Jornal veiculado em novembro de 2012 com os resultados da gestão 2010 - 2012.

Transcript of Jornal Cefet - MG • Campus Itabirito

Page 1: Jornal Cefet - MG • Campus Itabirito

Jornal doCampus ItabiritoGestão de Resultados • 2010 - 2012

Ensino voltado para a comunidadeFormar cidadãos conscientes do seu

papel na construção de uma Itabirito que dá gosto de se viver. Este é um dos papéis do Cefet – Campus Itabirito que completa 12

anos, na formação de estudantes com cons-ciência crítica e capacitados para enfrentar o mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo.

Você, leitor, confere nas próximas pá-ginas os avanços obtidos entre os anos de 2010 e 2012.

Boa leitura!

Page 2: Jornal Cefet - MG • Campus Itabirito

2 Jornal do

Jornal do

Prefeito: Manoel da Mota NetoVice-prefeito: Rildo Xavier de MoraisSecretária de Educação: Denise Gomes Altino

Diretor Geral do Cefet-MG: Prof. Márcio Basílio Diretor • Campus Itabirito: Lucílio Luís SilvaCoordenadora pedagógica do Cefet-MG: Zélia Maria Ferraz BarbosaCoordenadores:• Mecânica: Sabrina Petrillo Sampaio• Informática Industrial: Frederick de Sá Ibraim• Mineração: Lúcio Mendanha• Eletrotécnica: Luiz Carlos Leão

Gestão de Resultados • 2010 - 2012

Lucílio Luís SilvaDiretor Executivo do Cefet - Campus Itabirito

As páginas desse jornal trazem os re-sultados de muito trabalho. O Cefet-MG - Campus Itabirito avançou por um cami-nho irreversível, percorrendo uma estra-da de desenvolvimento material e peda-gógico que deixará um enorme legado. Graças a uma equipe de professores, pe-dagogas e funcionários excelentes, a es-cola conseguiu em pouco tempo atingir os níveis de excelência espe-rados colocando-se no lugar onde sempre deveria estar: na vanguarda do processo educacional de Itabirito. Em 3 anos, foram adquiridos oito novos laboratórios, com des-taque para os laboratórios de Quimica, Física e Biologia e de mecânica. A conquista desses laboratórios realizou um sonho antigo da institui-ção e colocou, principalmen-te, o curso de mecânica no patamar apropriado.

No entanto, mais importante do que as conquistas estruturais demonstradas nas fotos deste informativo, foi a possibi-lidade de transformar o Cefet-MG - Cam-pus Itabirito em uma instituição de ensi-no técnico verdadeira em que o ensino tecnológico e a pesquisa acontecem har-monicamente produzindo conhecimen-to. O Cefet de Itabirito, por meio dos re-sultados obtidos conseguiu aproximar-se do Cefet-MG, conquistando o respeito da maior instituição de Educação Tecnológi-ca de Minas Gerais e do Brasil.

Nesse sentido, o processo de federa-lização foi muito consolidado. Nossa ges-tão conquistou a autorização legislativa na Câmara Municipal pra transferir o pré-dio para o Governo Federal. Essa iniciati-va significa um passo definitivo e efetivo para transformar o Campus de Itabirito em Campus do Cefet-MG. Isso significará mais investimentos na escola, novos cur-sos, inclusive superiores e novas oportu-nidades de trabalho, além de desonerar os cofres da cidade.

Ensino gratuito e de qualidade em prol de ItabiritoEditorial

Seguindo o caminho da educa-ção de qualidade, destacam-se os projetos de extensão que a escola desenvolveu nesse período. O pro-jeto Carona Solidária, que incen-tiva o transporte compartilhado na cidade, envolve os alunos com a cidadania e conscientiza sobre o tema da mobilidade urbana. O Projeto Coleta Digital revolucionou a coleta de material eletrônico em todo o município, colocando o lixo

causado com o descar-te de computadores e acessórios na trajetória da reutilização e da re-ciclagem. Agora, terá inicio o projeto Fazer o Bem, que fará a arrecadação de livros de li-teratura infanto-juvenil para a montagem da biblioteca da Casa Lar.

Este projeto também le-vará os alunos e professores do Cefet-MG - Campus Ita-birito para contar histórias

na Casa, dando uma verdadeira aula de solidariedade e amor ao próximo. O Ce-fet-MG Campus Itabirito, certamente, está educando na Era da Aprendizagem, transformando o ato de ensinar em uma atitude compartilhada e global sem per-der o foco.

Essa publicação, que ressalta uma ges-tão de resultados, tem como objetivo maior mostrar o legado que uma gestão escolar que conseguiu unir professores e alunos em busca de uma conquista para todos.

Durante todo o tempo, entendemos to-dos nossos alunos como sujeitos do proces-so e destacamos a liderança daqueles que estavam propensos a exercê-la. Estivemos distantes dos preconceitos que insistem em conviver entre os muros da escola.

Valorizamos a participação dos alunos, professores e funcionários nos órgãos cole-giados e em todos os setores da instituição. O Cefet-MG Campus Itabirito seguirá o seu des-tino de vanguarda no processo educacional por um caminho que não tem mais retorno.

O Cefet de Itabi-rito, por meio dos

resultados obtidos, conseguiu apro-

ximar-se do Cefet-MG, conquistando o respeito da maior instituição de Edu-cação Tecnológica de Minas Gerais e

do Brasil.

Lucílio Luis, diretor executivo do Cefet - Itabirito

• Núcleo Comum: Genaldo Gomes Pereira• Estágios: Luiz Henrique dos ReisPedagogas:• Denise Couto da Silva• Cláudia Sueli Silva Leonel

Jornalista responsável e diagramação: Agnaldo Montesso - MG 15.903 JPImpressão: Sempre Editora • 5 mil exemplares

Rua José Benedito, 139 - Santa Efigênia - Itabirito/MGTel.: (31) 3561-1269

Page 3: Jornal Cefet - MG • Campus Itabirito

3Gestão de Resultados • 2010 - 2012

Lançado em 2011, o Carona Soli-dária está incentivando a prática da carona, em que as pessoas se reúnem e usam apenas um carro para ativida-des do cotidiano, como levar as crian-ças na escola ou ir para a faculdade. “A iniciativa traz grandes benéficos, como a melhora no trânsito, na qua-lidade do ar na cidade, redução dos gastos com combustíveis, além do

lado social, em que as pessoas podem se conhecer melhor, criando um elo de cidadania”, explica Lucílio Luiz.

“Eu vejo todo mundo reclamando do trânsito, mas ninguém faz nada. Não podemos esperar apenas ações do poder público. Nós, como população, precisamos expandir nossos conheci-mentos e usá-los da maneira correta”, ressaltou a estudante Glícia Regina

Braga, de 16 anos. “Eu e minhas ami-gas já começamos, cada dia um de nossos pais nos leva e busca na esco-la”, completa Glícia.

Para incentivar a Carona Solidária em Itabirito foram feitas visitas às esco-las do município para informar sobre os objetivos da ação, colocação de faixas e outdoor em pontos estratégicos da cidade e divulgação na mídia regional.

O Cefet – Campus Itabirito, em par-ceria com a Secretaria de Meio Am-biente e Desenvolvimento Sustentável, realiza o Projeto Coleta Digital, com o objetivo de reaproveitar computadores e seus componentes, doados pela co-munidade, e dar a destinação correta de aparelhos e peças eletrônicas nocivas ao meio ambiente. “É um projeto inovador, em que podemos contribuir para o con-ceito de sustentabilidade em Itabirito. Cumprimos o nosso papel de contribuir com a sociedade, para a gestão destes equipamentos, que poderão ser reapro-veitados pelas entidades civis de nossa cidade” destaca Lucílio Luís, diretor exe-cutivo do Cefet de Itabirito.

As empresas e a população podem entregar os computadores em desuso no Centro de Educação Ambiental (CEA), localizado no Parque Ecológico de Itabi-rito, onde é feita uma separação visual dos equipamentos. Os materiais com

possibilidade de reparo são enviados ao Cefet de Itabirito e utilizados nas aulas práticas do curso de Informática Indus-trial. Os alunos verificam as peças que ainda possuem utilidade e que podem, posteriormente, serem utilizadas por en-tidades sociais do município. “O projeto

melhorará nosso aprendizado, com ma-teriais mais novos para as aulas práticas. Além disso, colaboramos com o meio ambiente, pois evitaremos o descarte irregular destes materiais”, destaca Clara Moura Salvador Oliveira, aluna do curso técnico de Informática Industrial. Para a professora da disciplina de Operação e Manutenção de Computadores, Dayane Cristina Pereira da Silva, “os alunos vão colocar em prática os conhecimentos que eles adquirirem na parte teórica, aprimorando mais o conhecimento de-les”.

Participe do projeto! Doe o seu com-putador em desuso no Centro de Educa-ção Ambiental (CEA), no horário comer-cial, à Avenida Queiroz Júnior, nº1500. Para mais informações, entre em conta-to com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pelo (31) 3563-4980 ou com Cefet - Campus Itabi-rito, pelo (31) 3561-1269.

Destino certo para o “lixo tecnológico”Projeto Coleta Digital reaproveita peças de computadores que são usadas nas aulas práticas do curso de Informática

Blitz foi feita pelas ruas do centro de Itabirito para conscientizar sobre a importância do projeto para a comunidade

Equipamentos são utilizados em aulas práticas

Acreditamos em uma educa-ção de qualidade. Não me-

dimos esforços durante este período para realizá-la, mui-

tas vezes, por meio de projetos ousados. É gratificante!

Genaldo Gomes FerreiraCoordenador do Núcleo Comum

É um sentimento de vitória! Venci todas as barreiras e obs-

táculos. O Cefet ajudou a me tornor não só uma aluna, mas

também uma líder e uma profissional capacitada.

Karine de Oliveira Pedrosa,3º ano do curso de Mecânica

Page 4: Jornal Cefet - MG • Campus Itabirito

4 Jornal do

Em maio de 2012, os alunos do cur-so de Mecânica comemoraram a che-gada de diversos aparelhos que auxi-liaram as aulas práticas do curso. “Essa é uma conquista histórica. O curso de Mecânica sempre foi muito teórico e agora teremos, pela primeira vez em toda a história do curso, a possibilidade de oferecer aulas práticas para todas as disciplinas”, avalia o diretor executivo Lucílio Luís.

O investimento foi de R$ 200 mil e possibilitou a aquisição de um carro, fu-radeira industrial, prensas hidráulicas, fresadoras, torno mecânico, máquinas de solda, serras de fita e mecânica, con-junto de corte plasma, motores, dentre

Curso de Mecânica recebe novos equipamentosInvestimento de R$ 200 mil possibilita, pela primeira vez, acesso às aulas práticas para estudantes

Aquisição de equipamentos possibilitará aulas práticas das disciplinas do curso de Mecânica

Automóvel com placas transparentes auxilirá os alunos nas aulas práticas

outros. O processo de negociação foi feito com o Campus do Cefet-MG em Timóteo, no Vale do Aço.

“Não só os alunos, mas também todo o município, têm a ganhar com mais essa aquisição. Teremos pessoas mais capacitadas para o mercado de trabalho, que está se tornando cada

vez mais competitivo”, ressalta Denise Gomes Altino, secretária municipal de Educação.

“Com a aquisição, os alunos têm um melhor rendimento, pois as aulas práti-cas chamam mais a atenção dos alunos, aumentado o seu interesse”, explica Sa-brina Petrillo, coordenadora do curso.

Agora todos os estudantes do Cefet de Itabirito estão conectados. A escola disponibilizou acesso ilimitado à rede mundial de computadores via sistema Wireless. O sistema possibilita que os alu-nos façam pesquisas, fiquem plugados nas redes sociais e aos sites de notícias pelos próprios notebooks, ou também por tablets e celulares que possuam a tecnologia. O acesso pode ser feito de qualquer lugar do campus sem a neces-sidade de cabos.

O diretor executivo Lucílio Luís diz que a direção está sempre atenta ao avanço

das tecnologias para possibilitar que os alunos fiquem sempre na vanguarda do processo educacio-nal. “Com o acesso, os alunos po-dem complementar seus estudos em sala de aula por meio de pes-quisas na internet”, ressalta Lucílio Luís.

Para os estudantes que não possuem computadores por-táteis, a escola conta com la-boratórios de informática e de computadores à disposição na biblioteca.

Alunos têm acesso sem fio à internet Tecnologia Wireless está à disposição de todos os estudantes com um link de 3mb

Gosto muito de estudar aqui, pois tenho a certeza que vou ter um ensino médio mui-to bom, aliado ao técnico importante para a minha carreira profissional.

Larissa Morais Silva,2º ano do curso de Informática Industrial

É muito gratificante ver este crescimento da escola. Estou na escola há 11 anos e é mui-to bom ver todos estes alu-nos que passaram por aqui que considero como filhos.

Maria Madalena do Carmo da Silva,funcionária do setor administrativo

Page 5: Jornal Cefet - MG • Campus Itabirito

5Gestão de Resultados • 2010 - 2012

Mais um passo para a fe-deralização do Cefet de Ita-birito foi dado no dia 19 de outubro de 2011, com uma audiência com o secretário Nacional de Educação Profis-sional e Tecnológica do Minis-tério da Educação (MEC), Elie-zer Moreira Pacheco, realizada em Brasília. O vice-prefeito de Itabirito, Rildox, o secretário de Educação, Ricardo Francis-co, e o diretor executivo do Cefet de Itabirito, Lucílio Luís, apresentaram ao secretário o potencial econômico e edu-cacional de Itabirito no campo da formação para o trabalho. “Fomos demonstrar ao secre-tário nossa preocupação em proporcionar aos cidadãos mais qualidade de vida, que é obtida por meio da educação”, destaca o vice-prefeito. Para Rildox, “os novos investimen-tos que serão feitos na cidade com a instalação da fábrica da Coca-Cola e a expansão dos negócios da mineração, au-menta a necessidade de me-lhorar e aumentar os cursos profissionalizantes e técnicos oferecidos no município”.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC destacou o potencial do município e ressaltou que o Governo Federal pode contri-buir para que a escola de Itabi-rito passe a compor o quadro das Escolas Técnicas Federais. O secretário de Educação, Ri-

cardo Francisco, afirma que, com a federalização da unida-de do Cefet em Itabirito, po-derão ser feitos novos investi-mentos em prol da melhoria constante da educação no município. “Sentimos a dispo-sição do secretário em colabo-rar com o processo de federa-lização, que será um grande avanço para a nossa cidade”, afirma o secretário.

Para o diretor executivo do Cefet de Itabirito, Lucílio Luís, “a audiência com o se-cretário Eliezer demonstra que o governo municipal está empenhado em melho-rar, cada vez mais, a forma-ção profissional dos jovens do município e deixa a to-dos com muita esperança de que novos investimentos serão feitos na cidade nes-se setor da educação”. Se-gundo o Lucílio Luís, novas reuniões e audiências serão marcadas em Belo Horizon-te para dar continuidade ao processo iniciado na reu-nião, que trouxe grandes avanços para as discussões da federalização.

A reunião em Brasília foi agendada pelo deputado federal, Gabriel Guimarães (PT-MG), que junto com o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), apoia o de-sejo de transformar a escola itabiritense em uma unida-de federal.

Rumo ao futuroSonho da federalização está se concretizando

Reunião em Brasília é um grande passo para a federalização do Cefet de Itabirito

Pela primeira vez, em setembro de 2011, alunos do Cefet – Campus Itabirito abriram as portas da escola e receberam mais de 500 alunos da rede pública de ensino, para a 1ª Mostra das Profissões. A iniciativa teve “o objetivo de mostrar a escola, os nossos cursos e as possibilidades do profissional técnico no mercado de trabalho”, explica Lucílio Luiz, diretor executivo do Cefet de Itabirito.

Alunos do 9º ano das escolas públicas participaram de uma palestra de apresentação do Cefet e, acompanhados pelos es-tudantes do último ano dos cursos de Eletrotécnica, Mecânica, Mineração e Informática, fizeram uma visita orientada para co-nhecer a estrutura da escola, os laboratórios e o funcionamento dos cursos.

“O Cefet conseguiu demonstrar o quanto a escola desen-volveu, todo o seu potencial e o profissionalismo da equipe. Os alunos saíram encantados com o que viram e ouviram”, diz Ri-cardo Francisco, secretário de Educação de Itabirito na ocasião. A mostra teve o slogan “Apresente-se para o seu futuro” e, para Lucílio Luiz, “foi um sucesso, principalmente porque cumprimos o objetivo de entusiasmar os estudantes”.

Mostra de ProfissõesMais de 500 alunos conferiram de perto os cursos do Cefet

1ª Mostra das Profissões foi uma iniciativa do Cefet, em parceria com a Prefeitura

Alunos visitaram o Cefet e conheceram sobre os cursos oferecidos pela instituição

Queremos formar alunos diferenciados, que tenham uma cabeça pensante para

lidar com todas as situações que encontrarem em suas

vidas. Esse é nosso desafio.

Wellington José Damas da Costa,professor de Artes

Nosso trabalho tem como foco o desenvolvimento pleno dos alunos, pautado no respeito,

no comprometimento e na au-tonomia, fundamentais para

a formação de Líderes.

Denise Couto da Silva,Pedagoga

Page 6: Jornal Cefet - MG • Campus Itabirito

6 Jornal do

Um laboratório de Infor-mática com oito novos com-putadores, que atenderá es-tudantes de todos os cursos, principalmente da disciplina de Redes. Equipamentos de Hidráulica, Pneumática e Mo-tores Elétricos compõem o la-boratório dos cursos técnicos de Mecânica e Eletrotécnica e para os cursos integrados foram conquistados equipa-mentos de Física, Química e Biologia.

Com a aquisição dos novos aparelhos, em março de 2012, mais de 600 alunos estão sen-do beneficiados. “Nós sempre investimos no aprimoramento do ensino técnico. A aquisição desses equipamentos para os laboratórios dinamiza o apren-dizado e facilita a assimilação do conteúdo, capacitando me-lhor os nossos jovens para o mercado de trabalho”, enfatiza o diretor Lucílio Luís.

“A ampliação dos equipa-mentos valoriza o aprendiza-do, facilitando a assimilação das matérias passadas dentro de sala. Quando praticamos o que aprendemos, o resultado é bem mais satisfatório”, come-mora Sabrine Julia Alves Rodri-gues, aluna do Curso Integrado de Informática.

Ao longo de três anos, o Cefet de Itabirito já inaugurou sete espaços para a prática dos conteúdos ensinados dentro das salas de aula. Além das três salas inauguradas nesta semana, já existem laborató-rios de Soldagem, Tratamen-to de Mineiros, Topografia e mais um de Informática. Para a Pedagoga da unidade de Ita-birito, Denise Couto da Silva, a principal razão do sucesso de tantas conquistas “é o tra-balho em equipe que nós de-senvolvemos aqui. O respeito

Conquista de laboratórios dinamiza ensinoMais de 600 alunos são beneficiados com melhoria nas áreas de informática, física, biologia, química, mecânica e eletrotécnica

mútuo e a valorização dos funcionários e alunos, sempre com o objetivo de destacar a

Novo Laboratório de Informática já é o segundo da instituição

autonomia e o bom desempe-nho dos estudantes”, explica a pedagoga.Equipamentos estão dinamizando o aprendizados das aulas de Química, Física e Biologia

Alunos, direção da escola e representantes da Educação visitaram os laboratórios

Equipamentos do Laboratório dos cursos técnicos de Mecânica e Eletrotécnica

“É uma grande honra ter trazido, em 2000, o Cefet. Nestes três anos foi dado um grande salto de qualidade, trazendo um futuro mais promissor para nossa queri-da cidade”.

Manoel da Mota, prefeito de Itabirito

As conquistas do Cefet Itabirito valorizam a for-mação e qualificam a nossa mão de obra para conquis-tar melhores empregos. É assim que trabalhamos o futuro de Itabirito!

Rildo Morais, vice-prefeito de Itabirito

Page 7: Jornal Cefet - MG • Campus Itabirito

7Gestão de Resultados • 2010 - 2012

O escritor Jarbas Nazare-th de Souza, uma das pessoas mais importantes do cenário literário itabiritense, que fa-leceu em 2010, passou a no-mear a biblioteca do Colégio em abril de 2011. “Meu pai era uma pessoa rara, um au-todidata que tinha o prazer de repassar o conhecimento, de receber as pessoas. Nós da família estamos muito felizes. Tenho a certeza que, de onde ele estiver, também compartilha desta felicida-de”, ressalta Flávia Maria Silva e Souza, filha do escritor.

“Se hoje temos a história de Itabirito registrada, deve-mos muito a ele, que passou

mais de 60 anos de sua vida a reunir informações de nos-sa cidade. Ele é uma referên-cia na cultura e na literatura”, descreve Ricardo Francisco, então secretário de Educa-ção de Itabirito, responsável pela iniciativa.

Na homenagem, foram doados 175 livros à Bibliote-ca Jarbas Nazareth de Souza, que conta, atualmente, com mais de 3 mil obras técnicas e de literatura. “Estes novos livros agregam mais conhe-cimento em áreas diferen-tes, nas quais não possuía-mos acervo”, destaca Lucilio Luiz, diretor executivo do Cefet - Campus Itabirito.

Homenagem póstuma a escritor itabiritenseBiblioteca passa a ter o nome do escritor Jarbas Nazareth de Souza, que dedicou sua vida a contar a história de Itabirito

Evento reuniu familiares e amigos do escritor, que dedicou sua vida a contar a história de Itabirito

Dedicação à históriaJarbas Nazareth nasceu

em 1934, em Itabirito, onde

faleceu em 2010. A partir de 1979, passou a escrever arti-gos mensais para o jornal local “Gazeta de Itabirito”, na coluna “Recordando com Jarbas”. A coletânea de seus melhores artigos foi organizada e pu-blicada no “Itabirito, Memó-ria Viva dos Sentimentos”, de 2004. O segundo volume do livro foi lançado no início de 2010.

Acervo da Biblioteca Jarbas Nazareth de Souza conta com mais de 3 mil livros

Novos computadores com acesso à Internet passaram a colaborar com a pesquisa de alunos a partir de fevereiro de 2011. Os equipamentos, insta-lados na biblioteca, foram ad-quiridos com recursos próprios e fazem parte do processo de informatização pela qual vem passando o Centro. “A educa-ção edifica o homem e sempre ficarei muito feliz ao ver inicia-tivas como esta do Cefet, de procurar sempre melhorar a qualidade da educação ofere-cida aos nossos alunos”, afirma o prefeito Manoel da Mota.

Em 2010, foram adquiri-dos 22 novos computadores, que melhoraram a infraestru-tura do Laboratório de Infor-mática. “Os novos equipamen-tos estão à disposição dos alunos, durante os intervalos das aulas, para consulta e também para a impressão de trabalhos”, ressalta Lucilio Luís Silva.

“Os professores estão sempre pedindo para trazer-mos pesquisas para debates em sala de aula”, destaca a alu-na Sabrina Kerley. Como as au-las do Cefet são realizadas em

período integral, muitos alu-nos optam em ficar na esco-la no horário de almoço para aproveitar o tempo e estudar.

“Com os computadores pode-remos fazer mais facilmente as pesquisas durante este in-tervalo”, afirma Eduardo Maia.

Novos computadores colaboraram com o aprendizado dos alunos

Acesso ao mundo digitalComputadores ficam à disposição de pesquisas na internet

Queremos dar a eles uma visão mais completa, dando uma visão teórica e técnica, além de formar seres huma-nos, cidadãos críticos para a

sociedade.

José Otávio Bastos,professor de Eletrônica e Programação

A educação aqui é diferencia-da. Temos um leque de opções

muito grande e que nos da opção de conquistar coisas

que estudantes de escolas normais não conseguiriam.

Eduardo Augusto Faria de Souza Maia,3º ano do curso de Informática Industrial

Page 8: Jornal Cefet - MG • Campus Itabirito

8 Jornal do

“Nossa escola é extremamente impor-tante para o desenvolvimento de Itabirito. Formamos grandes profissionais para as empresas e grandes seres humanos para a cidade”, afirmou Lucílio Luís Silva, diretor do Centro de Educação Tecnológica de Itabirito (Cefet - Campus Itabirito) durante a cerimô-nia em comemoração aos 10 anos de fun-dação do Centro, realizada na terça-feira, dia 28 de setembro de 2010. Alunos, professores e autoridades lotaram o auditório em uma noite que lembrou a trajetória da unidade em Itabirito. Em sua fala, Lucílio Silva des-tacou os avanços obtidos neste ano, como a utilização do sistema online Qualidata, a retomada do uso da quadra de esportes e a melhoria do sistema de informática. A noi-te foi marcada pela inauguração dos novos laboratórios de mineração e a sala de multi-meios, que foram construídos por meio de parcerias com a iniciativa privada.

“O estudo é a luz da vida e os professo-res são os lampiões que iluminam a mente dos jovens para progredir na vida”, ressaltou o Prefeito Manoel da Mota em seu discurso. O Prefeito destacou ainda a importância das pessoas que, mesmo com todos os obs-táculos enfrentados, construíram a história do Cefet. “Se hoje estamos comemorando 10 anos, devemos isso a cada um de vocês”, elogiou. Para homenagear estes funcioná-rios, estudantes entregaram uma placa de reconhecimento pela dedicação em todos estes anos. O professor José Otávio Alves Ferreira Bastos falou em nome dos home-

12 anos de conquistas para os jovens itabiritensesEm 2000, o prefeito Manoel da Mota trazia o Cefet, com garantia de capacitação e mais oportunidades para Itabirito

nageados, destacando que “ser cefetiano é um acreditar constante, que amanhã será sempre melhor”.

O secretário de Educação à época, Ri-cardo Francisco, ressaltou a persistência de Manoel da Mota em trazer uma unida-de de educação tecnológica para Itabirito e para manter os investimentos em edu-cação no município. “Itabirito investe hoje mais de 29% de sua arrecadação em edu-cação, sendo mais de R$ 700 mil investido no transporte escolar, que atende a todos os alunos”, destacou o secretário.

O diretor de Educação Profissional e Tecnológica do Cefet-MG, professor Eduar-do Lacerda Coutinho, elogiou toda a parte estrutural e pedagógica, sinalizando para a possibilidade da federalização da instituição. “A unidade de Itabirito reúne todas as condi-ções para isso, pois posso afirmar que é um dos únicos CETs que deram certo no estado e que não deve para nenhuma outra unida-de do Cefet”, afirmou Eduardo Coutinho.

A noite também foi animada por uma apresentação musical dos alunos do profes-sor Wellington Damaso. Após a solenidade, as autoridades fizeram o descerramento da placa comemorativa dos 10 anos.

Determinação marcou vinda do Cefet “Lembro-me bem quando encontrei o

Prefeito Manoel da Mota, mas nunca pen-sei que nossos destinos se cruzariam da forma como aconteceu e com o resultado que podemos ver aqui hoje”, lembrou Reni

Arruda, primeiro diretor Cefet. Reni Arru-da, que era assessor do Diretor Geral do Cefet-MG, destacou a atuação marcante do Prefeito Manoel da Mota nas articula-ções para a vinda de uma unidade para Itabirito. “Naquela época, o processo era muito mais difícil do que é hoje. O apoio dado pela Prefeitura em todos os momen-tos foi primordial”, destacou.

A trajetória começou em 2000, com os contatos do Prefeito Manoel da Mota e do secretário de Educação Ricardo Francisco com o Conselho Diretor do Cefet. Neste mesmo ano, houve a aprovação do Termo de Cooperação Técnica e o 1º aditivo entre o Cefet-MG e a Prefeitura, que possibilita-ram a vinda dos cursos técnicos de eletro-técnica, informática, mecânica e turismo e lazer. Desde então, a unidade de Itabirito cresceu e o desafio de Manoel da Mota hoje é a sua federalização.Lucílio Luis, Manoel da Mota, Eduardo Lacerda Coutinho e Ricardo Francisco descerram a placa de 10 anos

Manoel foi homenageado pela iniciativa de trazer o Cefet

Professor José Otávio Bastos foi um dos homenageados

O CEFET Itabirito vem rea-lizando um trabalho sério e competente na educação profissional e tecnológica dos jovens de Itabirito, que possibilita ótima aceitação no mercado de trabalho.Denise Gomes Altino, secretária de Educação

Gosto muito de Informática e quando percebi que o Cefet oferecia um curso tão bom não pensei duas vezes. Esta sendo uma ótima oportuni-dades para mim.

Maycon José Jorge Amaro,1º ano do curso de Informática Industrial

Page 9: Jornal Cefet - MG • Campus Itabirito

9Gestão de Resultados • 2010 - 2012

Sistema online permite acompanhamento de pais

O Cefet de Itabirito passa a contar com o sistema online Qualidata, lançado em reu-nião com os pais. Com o apoio da Prefeitura de Itabirito, des-de junho de 2010, os estudan-tes e seus pais podem acom-panhar por meio da internet o lançamento de notas, quanti-dade de faltas e o horário de aulas, além de outras funções que facilitam o dia a dia esco-lar. “É uma revolução em todo o processo escolar, na medida em que integram pais, profes-sores e estudantes, além de facilitar o trabalho da secre-taria”, define Lucílio Luís Silva, diretor executivo da escola. O sistema de acompanhamento é o primeiro implantado em uma escola de Itabirito e inte-gra-se ao utilizado pelo Cefet em todo o Estado.

“Eu gosto muito de estar junto, acompanhando o dia a dia do meu filho na escola. Mesmo não tendo acesso à internet, vou pedir para que ele me mostrar sempre as notas e as faltas”, ressalta Hil-da Tavares Costa, mãe do es-tudante Lucas Tavares Costa, que está no 1º ano do curso

Pais aprenderam como acessar o sistema para acompanhar a vida escolar dos filhos

técnico em Informática. “É bem melhor que bole-

tim!”, comemora a estudante Thaís Stefanie Barbosa Car-valho, do 1º ano do curso técnico é Informática. “Agora nossos pais poderão ter um acompanhamento sobre a gente”, conclui a estudante. O Qualidata também possi-bilita acompanhamento do horário individual de aula, dos calendários acadêmicos, de datas de provas, trabalhos e exercícios de cada discipli-na, consulta de boletim, do histórico escolar, dentre ou-tros. “E ainda vamos contri-buir com o meio ambiente, economizando com papel, já que tudo passa a ser digital”, destaca Lucílio.

Qualidata trouxe grandes avanços para lançamento das notasEm junho de 2010, a quadra poliesportiva foi liberada para a

utilização dos alunos, a mesma estava inutilizada desde a inau-guração das novas instalações. Com o apoio dos patrocinadores e incentivo da Prefeitura a quadra recebeu grades, redes, uma nova pintura e material esportivo para utilização nas aulas de educação física com o professor Rômulo.

O diretor executivo da escola, Lucílio Luis Silva, conta que o espaço estava embargado pela justiça, praticamente, desde a inauguração do prédio, devido a pendências com vizinhos. “Respeitando a comunidade e os alunos, conseguimos um acor-do para a liberação e, agora, temos um lugar ideal para a prática de todos os esportes”, explica.

O Prefeito Manoel da Mota e seu vice Rildox participaram da entrega, assim como os então secretários de Educação, Ricardo Francisco, e de Segurança e Trânsito, Denilson Braga. Os verea-dores Rosilene do Carmo e Edgar Boca Preta também prestigia-ram o evento. Em seu discurso, Manoel da Mota frisou o apoio que a Prefeitura oferece aos alunos da cidade. “Somos uma das poucas cidades que oferecem passe escolar gratuito para que nossos jovens possam se especializar fora do município. Traba-lhamos por vocês, porque vocês são o futuro de Itabirito”, disse o Prefeito aos alunos.

Para a inauguração professores e funcionários da prefeitura se uniram aos alunos para uma partida de futebol, não foi dessa vez que os alunos levaram a melhor no jogo,mas foram eles os principais privilegiados com o recebimento da nova quadra.

Alunos ganham quadra Quadra recebeu grades, redes, uma nova pintura

Disputa entre alunos e funcionários marcou inauguração

O Cefet proporciona para a gente um crescimento tanto

profissional, quanto pessoal. Além do conhecimento, fiz

grandes amigos aqui que quero levar para sempre.

Heitor Dinalli Carvalho,3º ano do curso de Informática Industrial

Levo daqui um conjunto de valores, que vão acrescentar muito ao meu futuro: apren-

demos a ser disciplinados, comprometidos e mais aten-

tos às responsabilidades.

Gabriel Alexandre Araújo,3º ano do curso de Informática Industrial

Page 10: Jornal Cefet - MG • Campus Itabirito

10 Jornal do

Fruto de uma parceria do bem. As-sim pode-se considerar a realização da Festa do Dia das Crianças do bairro Car-doso, em 2011. A iniciativa foi uma ação em conjunto entre a Prefeitura, o Cefet de Itabirito e a associação comunitária do bairro. “As parcerias são fundamentais para o sucesso de qualquer evento e este, em especial, contou com a parceria dos alunos e direção do Cefet Itabirito, que souberam ser solidários com várias crian-ças do nosso município”, disse Cynthia Es-teves, secretária de Assistência Social.

Além de pipoca, guloseimas e algo-dão-doce, quinhentas crianças foram presenteadas com brinquedos, arrecada-dos pela associação do bairro e durante a Campanha “Ajude uma Criança a Ser Mais Feliz!, desempenhada pela Prefei-tura e os alunos do Cefet. Para divulgar a campanha os alunos do Cefet usaram o blog www.machineblack.blogspot.com. “O nos-so blog possui uma média de 400 acessos por dia e é uma ótima ferramenta para atingir o público jovem”, disse Bruno. “Já queríamos fazer alguma ação social e esse foi um bom início. Em dois dias de campanha arrecadamos 700 brinquedos”,

completou Luiz Fernando. Por meio de sorteio, algumas famí-

lias receberam cestas básicas, doadas por uma empresa da cidade. “Meu sentimen-to é de dever cumprido, de muita satis-fação”, avaliou Darcília Maria Pimenta, presidente da associação comunitária. “A associação do bairro Cardoso conduziu brilhantemente o evento, trazendo ale-

Parceria traz alegria para as crianças de ItabiritoMais de 900 brinquedos foram distribuídos em diversas associações de bairro da cidade

gria, diversão e muita união entre as fa-mílias”, avaliou Leandro Marques, então diretor do departamento de Planejamen-to de Gestão Social da Prefeitura.

Outros 200 brinquedos foram entre-gues para as comunidades dos bairros Tombadouro, em parceria com a associa-ção comunitária, e Padre Eustáquio, com o apoio da Casa do Adolescente.

Lucílio Luis, Manoel da Mota, Eduardo Lacerda Coutinho e Ricardo Francisco descerram a placa de 10 anos

Com o apoio da Prefeitura de Itabirito, um investimento de aproximadamente R$ 10 mil está possibilitando maior seguran-ça para alunos e funcionários do Cefet - Campus Itabirito de Itabirito. Seis câmeras de vigilância, instaladas em pontos estra-tégicos, monitoram a saída e entrada de alunos e funcionários, possibilitando um melhor controle sobre as atividades em áreas de circulação. “Queremos garantir a segurança de todos, além de preservar o patrimônio público”, analisa Lucilio Luís, diretor executivo do colégio. “Vários alu-nos passam o dia todo aqui na escola e muitas vezes deixam o material dentro de sala, sem nenhuma proteção”, completa.

Além disso, foram comprados 112 armários, com a ajuda dos alunos, que

Câmeras de vigilância garantem segurançaForam adquiridos também 112 armários, que passam atender alunos que ficam o dia todo dentro do centro

atenderão os estudantes do 1º e 2º ano, que passam o dia todo na escola. “Na se-gunda-feira, por exemplo, eu tinha que trazer cinco livros. Com os armários, isso foi facilitado, pois posso deixar os livros aqui mesmo na escola e não preciso le-vá-los para casa”, afirma Poliana Tayni do Carmo Silva, de 15 anos, do 1º ano de Me-cânica Industrial.

Um técnico de segurança do traba-lho foi contratado para vistoriar e instalar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), para que os alunos sigam correta-mente as normas de segurança e não so-fram acidentes ocasionados pelo manu-seio errado dos equipamentos nas aulas práticas dos cursos de Mecânica e Infor-mática Industrial.Câmeras e armários reforçam segurança

No Cefet temos uma estrutura diferente das outras escolas, que nos motiva a ir além. Aliar o curso normal e o técni-co nos ajuda a ter uma forma-ção mais abrangente.

Luiz Flávio de Andrade Araújo,1º ano do curso de Informática Industrial

Terei uma base muito boa para enfrentar o mercado! Mesmo que não siga o curso de Mecâni-ca, as aulas me dão um emba-samento muito bom em outras áreas que desejar seguir.

Joyce Louraine Pimenta Clemente,2º ano do curso de Mecânica

Page 11: Jornal Cefet - MG • Campus Itabirito

11Gestão de Resultados • 2010 - 2012

No dia 15 de outubro de 2012, o Cine Pax foi palco da abertura da terceira edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Cefet-MG - Campus Itabirito. “A realização desse evento é uma possibilida-de de divulgar a capacidade téc-nica e tecnológica da nossa ins-tituição. Pela terceira vez, nossa cidade terá a oportunidade de vivenciar uma experiência que é sucesso no Brasil inteiro. Vale a pena conhecer os projetos e protótipos fantásticos que os nossos alunos produziram”, co-memora o diretor do Campus Itabirito, Lucílio Luís Silva.

Com o tema “Economia verde, sustentabilidade e er-radicação da pobreza”, a SNCT de 2012 promoveu diversas atividades, até o dia 21, de divulgação e conscientização da sociedade abrangendo os conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao tema. Além disso, o evento populariza o conhecimento das pesquisas e dos projetos desenvolvidos nas institui-ções de ensino e pesquisa. Serão debatidas as estratégias

3ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia“Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” foi o tema das discussões realizados no Cine Pax

Evento contou com grande participação dos alunos

Diversos projetos foram apresentados, como a casa que utiliza conceitos sustentáveis

e mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um desenvolvi-mento sustentável, contribua para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigual-dades sociais no país.

O evento de abertura contou com a participação do Pró-Reitor de Projetos Espe-ciais da Universidade Federal de Ouro Preto, Carlos Frede-rico Marcelo da Cunha Caval-canti, que ministrou a palestra “Desafios e oportunidades na sociedade do conhecimento: uma visão da Universidade para a sociedade”. “Eu achei a palestra muito importante, pois o foco foi o mercado de trabalho. O Carlos Frederico falou sobre a atual situação da economia, que está muito voltada para o curso técnico. Hoje o mínimo que uma pes-soa precisa é um curso supe-rior, mas o curso técnico é um grande diferencial na procura por um emprego. Isso me dei-xou muito animada”, ressalta Tainá Mendonça de Goffredo, aluno do 2° ano do curso téc-nico integrado de Informática.

Para o aluno do 3º ano do curso integrado de Mecânica Industrial, Felipe Augusto Vilas Boas, de 17 anos, a atividade de maior destaque “é poder minis-

trar palestras nas escolas falan-do dos cursos, pois isso pode facilitar os alunos do ensino fundamental na escolha das fu-turas profissões”.

Votação popular é sucesso na JuliFESTProjeto garantiu a participação democrática para a escolha da melhor barraca da festa por três anos consecutivos

Por três anos consecutivos, o Cefet - Campus Itabirito foi o responsável por proporcionar a oportunidade do público da JuliFEST escolher a melhor bar-raca da festividade. Por meio de um programa desenvolvido pelos alunos do curso de In-formática Industrial da escola, os votos contabilizados apon-taram as melhores barracas. A votação popular conta pon-tos para a barraca juntamente com os votos do corpo técni-co de jurados, que visitaram

as construções no sábado. O Cefet ainda entregou um belo troféu ao vencedor. Para o dire-tor da instituição, Lucílio Luís “a participação do Cefet em um evento grande como a JuliFEST é uma excelente oportunidade para mostrar a capacidade téc-nica dos professores e alunos da escola, que desenvolveram um programa seguro, viável e esteticamente interessante. Temos certeza absoluta que contribuímos muito para o su-cesso do eventos”, afirma. Melhores barracas eleitas pelo júri popular receberam um troféu de reconhecimento

O Cefet é uma escola diferencia-da, que nos dá uma liberdade e autonomia muito grande e que

nos exige liderança e compro-metimento. É uma responsabili-

dade e orgulho ser aluno aqui.

Júlia Mariana Carvalho das Dores,1º ano do curso de Informática Industrial

Pelas minhas mãos passaram a vida acadêmica de cada aluno,

desde as inscrições no vesti-bular até na Colação de Grau. É muito bom trabalhar aqui e

fazer parte desta equipe!

Sandra Gomes da Silva Siqueira,Auxiliar Administrativo

Page 12: Jornal Cefet - MG • Campus Itabirito

12 Jornal do

O Projeto Robótica Pedagógica foi destaque no Programa Caleidoscópio, da TV Horizonte, em março de 2011. A atração discutiu como os robôs estão sendo utilizados em nosso dia a dia e as implicações que estas tecnologias trazem para os seres humanos. O professor José Otávio Bastos foi um dos entrevista-dos e teve a oportunidade de mostrar o projeto, que vem sendo desenvolvido há mais de três anos no Cefet. “Como estamos em uma Escola Técnica de Informática Industrial, onde são minis-tradas disciplinas que envolvem aspectos de hardware e sof-tware, o desenvolvimento desta tecnologia seria uma maneira de colocar em prática todas estas disciplinas, o que instiga a pesquisa científica dos alunos”, ressalta o professor.

Três alunos da equipe de pesquisa também fizeram parte do programa, ajudando nas demonstrações sobre como funciona o robô utilizado no projeto. “Foi muito interessante estar em conta-to e discutir com pessoas de opiniões diferentes”, destaca Pedro Henrique Lopes Silva, de 16 anos, que cursava o 3º ano do curso de Informática Industrial. Já Dayane de Oliveira Gonçalves, de 17 anos, do curso de Mecânica Industrial, achou que “foi uma experi-ência nova conhecer um estúdio de TV e ver como é apresentado um programa ao vivo”. Emanuel de Oliveira Araújo, de 17 anos, destaca que “o programa foi o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo professor José Otávio no colégio”.

Cefet na TV HorizonteProjeto Robótica Pedagógica foi destaque no “Caleidoscópio”

Professor José Otávio, a apresentadora Gisele Jota e os estudantes ao lado do robô

Alunos apresentaram o projeto desenvolvido para todo o estado

Um investimento de R$ 54 mil feito pelo Governo Federal está possibilitando, que os 60 estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos com Formação Inicial e Conti-nuada (Proeja-FIC) do Centro Educacional Municipal de Itabi-rito (Cemi), e os 240 alunos do curso de Mecânica Industrial, do Cefet - Campus Itabirito, tenham aulas práticas na área de soldagem. “É um grande avanço para o município, que é carente deste tipo de mão-de-obra. Este laboratório repre-senta um investimento na pro-fissionalização, na valorização das pessoas”, enfatiza Rildox, vice-prefeito de Itabirito.

O laboratório está instala-do no Cefet - Campus Itabirito, mas possibilitará também a utilização dos alunos do Pro-eja-FIC. O Programa é o único na Região dos Inconfidentes, realizado por meio da parceria entre o Cefet-MG e a Prefeitura de Itabirito. Além da formação do Ensino Fundamental (5º ao 9º ano), o aluno do programa recebe formação em educa-

ção profissional de soldador. “Os alunos estão muito felizes, pois muitos deles estão há cerca de 20 anos sem estudar e agora têm a oportunidade de retomar os estudos e sair com uma pro-fissão”, destaca Wagno Roberto Fagundes, diretor do Cemi.

O laboratório conta com máquinas de solda, máquinas retificadoras, picadeiras com mola, além de outros itens necessários para o bom anda-mento do curso e para a segu-rança de todos os estudantes. “É a chance de complementar o ensino destes estudantes, que tinham somente aulas teóricas e não podiam apli-car esse conhecimento na prática”, analisa Lucilio Luís, diretor executivo do Cefet - Campus Itabirito. A demanda por profissionais nesta área em Itabirito e região é muito grande, graças às empresas mineradoras. “Estes alunos saem com o certificado emi-tido pelo Cefet-MG, que mos-tra às empresas que eles estão capacitados a exercer esta ati-vidade”, conclui o diretor.

Novo laboratório de soldaMais de 300 alunos do Cemi e do Cefet são beneficiados

Equipamentos foram adquiridos por meio da parceria com o Governo Federal

Não há satisfação maior para um professor do que ver seus alunos crescendo como profissionais em uma escola diferenciada como é o Cefet. Esse é o retorno mais gratifi-cante para nós.Josiane Simões Mendanha,professora da área de Engenharia de Materiais

Criamos um laço muito forte com os professores, funcioná-rios e outros alunos. Gostamos muito daqui e levo daqui uma boa formação para enfrentar os desafios que a vida me impor.

Carolina Silva Medina3º ano do curso de Informática Industrial