Jornal Central

12
ANO XIV NÚMERO 148 R$ 1,50 26 DE JUNHO DE 2010 WWW.JORNALCENTRAL.COM.BR ‘Aliança do PSB com PTB continua’ O Ministério Público concedeu prazo de 90 dias para que a Câ- mara Municipal de Pedro Aveli- no realize concurso público, po- dendo sofrer multa caso não ve- nha a executar. A deputada estadual Márcia Maia [PSB] na última terça-feira, 22, participou na Apasa, em Angicos, da solenidade de assi- natura de convênios entre os governos es- tadual e federal para a aquisição de leite caprino. É mais fácil defender o inde- fensável do que ficar ao lado do povo, daqueles que realmente precisam. MP dá 90 dias para câmara realizar concurso Femurn alerta prefeitos sobre quedas no FPM Apasa está se preparando para o futuro Parecer de José Adécio beneficia pequenos produtores de leite Coluna Fogo Cruzado FOTO:ALDINHA Cidade se prepara para padroeira SANTANA DO MATOS Pag.12 A garantia acima é do ex-prefeito de Angicos, médico Ronaldo Teixeira [PSB]. De acordo com o médico, sua decisão foi de apoiar outro candidato a governador e não de acabar a aliança que mantém no município. “A eleição é estadual e não municipal e todos em Angicos sabem perfeitamente quais fo- ram os motivos que me levaram a tomar esta decisão”. Continuo defendendo a bandeira vermelha e a nossa aliança permanece sendo com o PTB, PR, PT e o PP”, ressaltou o ex-prefeito. O deputado estadual José Adécio [DEM] tomou uma atitude sensata como relator do Projeto de Lei para rema- nejamento de recursos, encaminhados pelo governo do Estado. A ação do deputa- do assegurou recursos para vários benefícios, entre eles, o Programa do Leite, possibilitando que o governo do Estado pagasse esta semana quatro quinzenas em atraso. Página 7 Página 9 Página 3 Página 3 O município de Fernando Pe- droza festeja hoje, 26, sua data de emancipação política. Município festeja 18 anos de emancipação Página Página 4 Deputada Márcia Maia comemora convênios Página 8 A Prefeitura Municipal de Santana do Ma- tos assinou dois convênios com o governo federal. Um deles para a aquisição de um ônibus escolar. O outro, para a construção de uma creche no bairro Santa Luzia para atender 120 crianças. Convênios vão garantir a compra de ônibus Página 4 O município de Guamaré será palco de uma grande progra- mação junina atá a próxima ter- ça-feira, 29. O ponto alto serão as atrações Garota Safada e o sertanejo Leonardo. Garota Safada e Leonardo em Guamaré Angicanos dão grito contra as drogas Página 10 O Banco do Nordeste, agência An- gicos, aguarda as novas defini- ções das dívidas agrícolas. Novas definições para renegociar dívidas agrícolas Página Página 5

description

Edição do mensário Jornal Central

Transcript of Jornal Central

Page 1: Jornal Central

ANO XIV NÚMERO 148 R$ 1,50 26 DE JUNHO DE 2010WWW.JORNALCENTRAL.COM.BR

‘Aliança doPSB com PTBcontinua’

O Ministério Público concedeuprazo de 90 dias para que a Câ-mara Municipal de Pedro Aveli-no realize concurso público, po-dendo sofrer multa caso não ve-nha a executar.

A deputada estadual Márcia Maia [PSB]na última terça-feira, 22, participou na

Apasa, em Angicos, da solenidade de assi-natura de convênios entre os governos es-tadual e federal para a aquisição de leite

caprino.

É mais fácildefender o inde-fensável do queficar ao lado dopovo, daquelesque realmente

precisam.

MP dá 90 diaspara câmararealizar concurso

Femurn alertaprefeitos sobrequedas no FPM

Apasa está se preparando para o futuroParecer de JoséAdécio beneficiapequenosprodutores de leite

Coluna Fogo Cruzado

FOTO:ALDINHA

Cidade se preparapara padroeira

SANTANA DO MATOSPag.12

A garantia acima é do ex-prefeito de Angicos, médico Ronaldo Teixeira[PSB]. De acordo com o médico, sua decisão foi de apoiar outro candidato agovernador e não de acabar a aliança que mantém no município. “A eleição éestadual e não municipal e todos em Angicos sabem perfeitamente quais fo-ram os motivos que me levaram a tomar esta decisão”. Continuo defendendoa bandeira vermelha e a nossa aliança permanece sendo com o PTB, PR, PT

e o PP”, ressaltou o ex-prefeito.

O deputado estadual JoséAdécio [DEM] tomou umaatitude sensata como relatordo Projeto de Lei para rema-nejamento de recursos,encaminhados pelo governodo Estado. A ação do deputa-do assegurou recursos paravários benefícios, entre eles,o Programa do Leite,possibilitando que o governodo Estado pagasse estasemana quatro quinzenasem atraso.

Página 7

Página 9

Página 3

Página 3

O município de Fernando Pe-droza festeja hoje, 26, sua datade emancipação política.

Municípiofesteja 18 anosde emancipação

Página

Página 4

Deputada Márcia Maiacomemora convênios

Página 8

A Prefeitura Municipal de Santana do Ma-tos assinou dois convênios com o governofederal. Um deles para a aquisição de umônibus escolar. O outro, para a construçãode uma creche no bairro Santa Luzia para

atender 120 crianças.

Convênios vão garantira compra de ônibus

Página 4

O município de Guamaré serápalco de uma grande progra-mação junina atá a próxima ter-ça-feira, 29. O ponto alto serãoas atrações Garota Safada e osertanejo Leonardo.

Garota Safada eLeonardo emGuamaré

Angicanos dãogrito contra as drogas

Página 10

O Banco do Nordeste, agência An-gicos, aguarda as novas defini-ções das dívidas agrícolas.

Novas definiçõespara renegociardívidas agrícolas

Página

Página 5

Page 2: Jornal Central

Fogo Cruzado

Caros amigos e leitores, no dia 11 destemês, o Beatíssimo Papa Bento XVI, encer-rava com muita alegria e satisfação o Ano Sa-cerdotal, ano esse, que foi marcado com mui-tas chagas no seio da igreja tanto do Brasil,como também no mundo. Chagas feitas porsacerdotes frágeis na fé e também na vida deespírito; sacerdotes que se deixaram levarpela vontade da carne e não ouviram o ape-lo do Espírito Santo de Deus.

Claro, que todas essas feridas servempara um momento de reflexão, onde a Igre-ja pára, reflete e faz uma avaliação, ao pon-to de abominar o pecado e abraçar o peca-dor, como fez o nosso mestre e Senhor, Je-sus Cristo. Essa Igreja que foi edificada porCristo, na pessoa de um homem, aparente-mente forte, mas fraco, mas ao mesmo tem-po sustentado e fortalecido pelo Espírito San-to de Deus, com a promessa do poder do in-ferno não prevalecer sobre as portas dessaIgreja santa, mas também pecadora (Mt16,18-19). Bem sabemos, que essas feridase máculas, são motivos de alegrias e satis-fações para muitos que se acham santos eincorruptíveis e que jamais cairão no preci-pício e com isso fazem proselitismo religio-

so de uma forma desonesta e desleal; nãosabem eles, que não estão imunes ao peca-do e muito menos as quedas da vida.

Mas tudo isso pra falar da nossa alegriae satisfação vivenciadas nos dias 10 e 11 docorrente mês, na Praça São Pedro. No dia10 tivemos a vigília Eucarística, começadaàs 19h30min e terminada 23h00 com a pre-sença de mais 10.000 sacerdotes do mundointeiro, em torno do Papa, rezando e can-tando e exclamando palavras de apoio (san-to padre, nós te amamos, viva o papa, Deusestá contigo, coragem papa Bento XVI) foium momento emocionante, onde os olhosdo Papa lacrimejaram de emoção; o maisimportante, é que o mundo todo assistia aque-la demonstração de amor através dos ca-nais de televisões católicas.

No dia 11, solenidade do Sagrado Cora-ção de Jesus, às 9h de Roma e 5h de Brasí-lia, mas de 20 mil sacerdotes, diáconos e re-ligiosas e mais outro tanto de fiéis se aglo-meraram mais uma vez na Praça Petrina,para ouvir a mensagem do Santo Padre, pa-lavras de esperança e de conforto para todaa Igreja e ao mesmo tempo, palavras neces-sárias, eficazes para os sacerdotes, bispos

e cardeais ali presentes. Eu conto tudo issoporque fui testemunha dessa alegria toda.

Caros amigos, não percamos a fé e nemmuito menos a esperança, a Igreja da qualfazemos parte ela é santa, Cristo age nelae também está presente com o espírito San-to, agora, ela também é pecadora, por queos seus membros são humanos fracos e es-tão sujeitos a qualquer pecado e tambémqueda.

No grupo de Jesus, que eram 12 homens,apenas um traiu-lhe amargamente, seremosinjustos se falarmos que foram todos os ou-tros traidores, por isso diante de todas es-sas lepras existentes, não podemos classifi-car todos os sacerdotes como leprentos, te-mos muitos sacerdotes santos, despojadose doados nas comunidades, vive mais paraos outros que para si; homens que se morti-ficaram a vida toda, por uma comunidademais humana e justa e muitas vezes uma que-da ou até mesmo um escorrego, já maldize-mos, censuramos, julgamos e condenamosaquele pobre homem que se deixou levar poruma fraqueza humana, onde todos nós es-tamos sujeitos, para isso basta estarmos vi-vos e sermos pobres mortais.

Não é preciso dizer o que todos sabem e têmconhecimento, mesmo assim, às vezes, é neces-sário que se diga, martelar para ver se a chama-da “ficha” cai e começam a entender.

Nos últimos meses o que vem acontecendo nomunicípio de Angicos não é política, mas sim, po-liticagem. E rasteira, por sinal. A inversão dos pa-pel de defender o bem público e a coletividadepelo indefensável.

Sabe-se que política é uma arte, mas que deve seruma arte que tenha um - ou alguns - objetivo, que se-ja para o bem comum e para a coletividade e não vi-sando apenas o benefício próprio ou de pequenosgrupos que querem ou objetivam ser grandes.

Observa-se perfeitamente a medição de for-ças, antagônicos se juntam e aliados se separam.Quais foram os benefícios que o ajuntamento doscontrários trouxe para a cidade? E quais foram asbenesses que os aliados e hoje separados conse-guiram para o município?

Esta é uma pergunta que você, caro leitor, deve

começar a fazer e tentar encontrar uma respostapelo menos razoável, admissível e queimar um pou-co os neurônios para entender o motivo de tantasdiscussões, brigas pelo poder e ser consciente quevocê, com seu voto, é quem pode mudar tudo.

Daqui para a frente não existe mais nada es-condido, são vários os meios de você ficar saben-do o que os políticos fazem ou deixam de fazer. Seé certo ou errado, ao cidadão cabe fazer essa es-colha e no momento certo expressar o seu con-tentamento ou sua revolta.

Que cada um seja ciente e consciente que as coi-sas só vão mudar quando você, cada um, fizer suaparte. Nada de ficar com a boca escancarada, cheiade dentes, esperando a morte chegar, conforme aletra da música ouro de tolo, de Raul Seixas. Is-so é do tempo da pedra lascada, que sequer po-lindo obterá resultado positivo. Reclame, se ne-cessário grite, convoque os amigos e vão à lutapor seus direitos. Não muito por quem promete.

Fim de papo!!!

Espaço AURICÉLIO Medeiros

EDITORAclecivam Soares Publicação de responsabilidade da

Os con cei tos e opi niões emi ti dos em ar ti gos ou co lu nas as si na das não re fle tem, ne ces sa ria men te, a opi nião do jor nal, sen do de in tei ra res pon sa bi li da de de seus au to res.

CONFIANTEO DEPUTADO federal João Maia an-

da empolgadíssimo com a campanhaeleitoral que se avizinha. A dele, ondetentará renovar o mandato, e a de go-vernador, que prevê a reeleição de Ibe-rê Ferreira. Disse o deputado: “Rosal-ba perde a eleição no segundo turno”.

VOCÊ VIU? EM FEVEREIRO deste ano, a go-

vernadora Wilma de Faria foi ao muni-cípio de Pedro Avelino inaugurar algu-mas obras. Na relação dois tanquesde resfriamento de leite. Um deles, novalor de R$ 15.700 (consta no item 14),todo mundo sabe que foi instalado narua Epitácio Pessoa, no Centro, mas oresfriador no valor de R$ 170 mil (item11) alguém de Pedro Avelino sabe on-de foi instalado?

PREFEITO DO LEITETITULAR DA coluna conversando

com o vereador lajense César Militão,disse que daqui a alguns dias vão su-primir o Angicano do sobrenome deMarcone e colocar “do leite”. CésarMilitão tascou: se tem o governador daságuas (se referindo a Garibaldi Filho),por que não ter o “prefeito do leite”? Eaí, Marcone, vai tentar?

FICHA SUJANA LISTA dos “fichas sujas” por terem

as contas reprovadas por irregularidades,divulgadas pelo TCE, consta os nomesda ex-prefeita de Angicos, Albaniza Sue-li, condenada em 1999 e do atual prefei-to Clemenceau Alves, condenado nosanos de 2002, 2003, 2004. De AfonsoBezerra, o ex-prefeito Batistão, três con-denações em 1999 e duas em 2001. DeLajes, José Reinaldo da SIlva, da CâmaraMunicipal de Lajes com duas condena-ções em 2000. De Pedro Avelino, a ex-pre-feita Neide Suely, em 1999. De Santanado Matos, o ex-prefeito João Lopes temduas condenações no ano de 2003.

PADROEIROO PREFEITO de Pedro Avelino, El-

son Trindade, vai tentar resgatar a fes-ta de São Pedro, padroeiro da cidade,que está esquecida. A data é come-morada no dia 27 de junho, amanhã.Com o apoio da Prefeitura de PedroAvelino, Governo do Estado e Empro-tur, terá festa na praça matriz comAmazan, Forrozão Pode Balançar e JairBanda Show.

MEMORIAL FECHADOPREFEITO Clemenceau Alves, de

Angicos, para que danado foi idealiza-do e construído o Memorial EspeditoAlves? Foi para viver fechado? Foi parase somar às chamadas obras ‘elefantebranco’ que têm na Região Central?

Confúcio “O sábio teme o céu sereno; emcompensação, quando vem a tem-pestade ele caminha sobre as on-das e desafia o vento”.

PROFATAS 155 pessoas que se encontram “en-

ganchadas” com o Profat, empréstimo rea-lizado em 1980 e alguma coisa, vão se pre-parando porque vem chumbo grosso aínovamente. Não vão pensar que estão li-vres do pagamento. Quem disse a vocêsque era a fundo perdido enganou a todos.

NOTA DEZQUEM FOR a

Santana do Matos nopróximo mês, queestará em festa deemancipação commuito forró e quedade gado, vai encon-

trar uma cidademais diferente aindaque no ano passado.Dessa vez, um com-plexo esportivo queé uma das grandes

obras da administra-ção do prefeito Assisda Padaria. Falem doprefeito, diga o quequiserem, mas nãodestruam esse com-

plexo.

Rui Barbosa

100 ANOSHOJE, 26, tem festana fazenda Riachodo Meio, no municí-pio de Pedro Avelino,para comemorar os100 anos de dona

Benigna VianaLinhares, que é avôdo vereador AgtonioSoares. Uma históriade vida abençoada

por Deus.

DIA 8 de agosto, na rua José Rufino, em Angicos, terá o Campeonato de Weeling do Arrochade Motociclismo do Estado. Manobras radicais em várias categorias. Além das manobras ra-dicais terá a presença da miss RN, Joyce Oliveira, para os ‘marmanjos’ limparem a vista.COM A organização de Chico do Arrocho, o Carnaval das Antigas, em Angicos, promete agi-tar a noite do dia 4 de setembro, no clube municipal. Marchinhas, bandas e muitras atrações,entre elas, Itanildo Show e Dinha.MOVIMENTO ANGICOS sem Drogas, realizado ontem, 25, nasce do anseio popular. Issoé muito importante, é sinal que a sociedade não está mais suportando conviver com o cri-me e a dor.A CIDADE de Santana do Matos começa a se organizar de Nossa Senora de Sant’Ana, pa-droeira do município. A vaquejada, nos dias 23, 24 e 25 vem com “gosto de gás” para seruma das maiores.E NAS comemorações da emancipação política da cidade de Fernando Pedroza,hoje temexposição do Jornal Central, na 2ª Semana Cultural. Por lá, exposto algumas edições des-te mensário e um pouco de sua história, como tudo começou.UMA COISA... ...interessante. Vejo o quanto o Sindicato Rural de Lajes consegue tantoscursos enquanto o de outras cidades se resume a pagar conta de água, luz e do prédio on-de funciona. Ensine o segredo, César Militão.PARA ZEFINI Quem mira e anda é Mário Miranda.

FILÉ DE PEIXEFOI INSERIDO no cardápio da meren-

da escolar dos alunos de Santana do Ma-tos o filé de peixe, que é adquirido atra-vés do Programa de Aquisição de Alimen-tos [PAA], do governo federal. O filé depeixe é comprado da Colônia de Pescado-res Z61, no próprio município. Ótimo!!!

Melhor defender o indefensável?CHEGANDOA COLUNA recebe a excelente in-

formação que neste mês de junho, es-te valente e destemido do sertão cen-tral vai circular pela primeira vez nacidade de Cachoeira do Sapo. Chegapor lá pelas mãos de Branco Dois. Ape-sar de cansativo, mas o trabalho de for-miguinha segue firme. É isso aí!!!

CHEGANDO IINA MEDIDA do possível, este men-

sário vai divulgando as notícias políti-cas, manifestações culturais e outrasatividades do município de Cachoeirado Sapo que logo estaremos “estican-do” para uma visita à cidade.

ALGUÉM SABE?PARA OS conselhos tutelares da

Região Central quebrar a cabeça: al-guém pode ajudar ao titular da colu-na a responder pergunta feita atra-vés do blog www.aclecivam.com.br so-bre quem é o senhor de 83 anos quemantém relacionamento com umaadolescente de 13? Se souberam e nãoquiserem responder, pelo menos fa-çam a denúncia ao Ministério Público.

BRANCO DOISREPERCUTIU POSITIVAMENTE

nota neste espaço na edição passa-da, onde foi dito que sairá um candi-dato a vereador do grupo de NelsonBorges. De quatro nomes, o do radia-lista Branco Dois parece ter deixado al-guns com dor de cabeça.

TAÇA SANDRA ROSADOAMANHÃ, 27 acontece a Taça San-

dra Rosado de futebol de campo emFernando Pedroza. Um quadrangularque será coordenado pelo colunistaMagnos Paulo.

VENTO FORTENÃO É Geraldo Melo, mas sim o ven-

to da energia eólica. Na Fazenda PedraBranca e mais outras duas que ficam pró-xima, em Santana do Matos, daqui a unsdias vai ser produzida este tipo de ener-gia. No local se descobriu a existênciade vento a todo momento, por isso, é láque vão instalar várias paletas para pro-duzir a energia eólica.

DOIDO SABIDOASSIM QUE se formou em agrono-

mia, Marcone Angicano, que por mui-tos é chamado de doido, disse que nomunicípio, mais precisamente na regiãoconhecida por Arisco, era propício a cul-tura do caju. Ninguém acreditou, hoje,tiveram a certeza quando recente-mente professores da Ufersa tiveramna localidade. Mesmo assim, ninguémplanta. Agora fica a dúvida: quem da-nado é doido? O doido ou os sabidos?

e-mail: [email protected]

Em poucas linhas

Charge

ACLECIVAM SOARES

RIO GRANDE DO NORTE, SÁBADO, 26 DE JUNHO DE 2010

COLUNA2

FIDELIDADE DE CRISTO, FIDELIDADE DO SACERDOTEPE. VICENTE FERNANDES DA SILVA NETO - É Administrador Paroquial da Paróquia de São José dos Angicos / RN

“NADA MAIS TOLO QUE O ORGULHO, NADA MAIS DURO E ODIOSO QUE A INTOLERÂNCIA,

NADA MAIS PERIGOSO OU RIDÍCULO DO QUE A VAIDADE”.

Page 3: Jornal Central

FOTO: RODRIGO SENA

JOSÉ ADÉCIO: “Nosso parecer foi no sentido de atender ao real objetivo para o remanejamento e principalmente para o Programa do Leite”

RIO GRANDE DO NORTE, SÁBADO, 26 DE JUNHO DE 2010

POLÍTICA3

Thelma Guttyerre“ Cultive o hábito da preferência pelas pes-soas que são gratas pelo fato dos espin-hos conterem rosas, mais do que pelas pes-soas que vivem se queixando de que asrosas têm espinhos”.

A favor da ovinocaprinoculturaParecer do deputado José Adécio para remanejar recursos beneficia produtores

ESTADO – Numa atitudesensata e bem pensada, odeputado estadual JoséAdécio [DEM], presidenteda Comissão de Finanças eFiscalização, relator do Pro-jeto de Lei para remaneja-mento de recursos encami-nhado pelo governo do es-tado, assegurou recursospara vários benefícios.

Um deles foi para o Pro-grama do Leite, a quem fo-ram destinados mais de R$34 milhões, concedendo aogoverno além do que foi pe-dido. “Sou e serei sempreum defensor implacável daovinocaprinocultura, co-nheço as dificuldades en-frentadas pelos pequenosprodutores rurais e no re-latório procurei contem-plar com mais recursos pa-ra este setor”, ressalta Jo-sé Adécio.

O deputado também su-geriu no plenário da As-sembleia Legislativa queo governo estudasse umaforma de aumentar o valordo litro do leite que é pagoao produtor e também àsusinas.

Ainda em seu parecer, odeputado contemplou asZonas de Processamento deExportação [ZEPs] de Assue de Macaíba com mais deR$ 20 milhões.

“Retiramos as emendasparlamentares, que é denossa prerrogativa de di-reito, para destinar os re-cursos à Secretaria de In-fraestrutura para que estapossa aplicar nas ZPEs e,acredito que seja uma gran-de contribuição de nossaparte para esse grande pro-jeto aprovado pelo gover-no federal”.

No parecer, o deputadocontemplou a educaçãocom quase R$ 30 milhões.“Vários setores receberamatenção especial de nossaparte durante o parecer”,ressalta o deputado, lem-brando que acrescentou au-torização para que o go-verno abrisse créditos ne-cessários a incorporar noexercício de 2010, recursosoriundos da Medida Provi-sória 484/2010, mesmo semo governo haver solicitadoem seu projeto.

O aumento do limite em6,85% das despesas cons-tantes apresentadas, con-forme o deputado José Adé-cio, é razoáveil em decor-rência da realidade econô-mico-financeira do Estado.“O aumento da margem pa-ra a suplementação orça-mentária deve procederconforme a emenda queacompanhou o nosso pare-

cer que oferece racionali-dade e transparência à exe-cução orçamentária esta-dual, fixando parâmetrosrealistas à execução”, ex-ternou o relator do proje-to.

Segundo o deputado Jo-sé Adécio, o governo vai po-der ampliar o quadro de ser-

vidores e reajustar saláriosdos agentes e escrivão daPolícia Civil, delegado depolícia, Fundação José Au-gusto, com plano de cargose salários, agente peniten-ciário, magistério, Defen-soria Pública, policiais mi-litares e procuradores ge-ral do Estado.

Ainda segundo o depu-tado, o seu maior conten-tamento em relação a apro-vação do parecer, que foi porunanimidade, foi com rela-ção a destinação de recur-sos para o Programa do Lei-te. “Como tenho dito em to-das as oportunidades, os pe-quenos produtores mere-

cem atenção especial. Sãoeles os responsáveis diretospor esse benefício de gran-de alcance social que é oPrograma do Leite e são aeles que nós devemos tudoisso e a forma que encon-tramos é melhorar o paga-mento do litro do leite”, res-salta José Adécio.

PEDRO AVELINO – Noano passado, o vereador Ag-tônio Soares [DEM] apre-sentou requerimento paraque houvesse concurso pú-blico para o preenchimentodos cargos, que desde mui-to tempo vem sendo por in-dicação.

O requerimento recebeuseis votos contrários e ape-nas dois favoráveis. Não sa-tisfeito com a reprovação,o vereador procurou o Mi-nistério Público para ofe-recer denúncia.

O representante do Mi-nistério Público chamou apresidente pedroavelinen-se, vereadora Antônia Be-zerra de Melo [PSDB], e foiassinado um Termo de Ajus-tamento de Conduta [TAC]para que a presidente pu-desse realizar o concurso.

O requerimento em vo-tação mais uma vez foi re-jeitado. Dessa vez por seisvotos a três, onde os verea-dores discutiram sobre aquestão do concurso e naoportunidade chegaram adizer em plenário que paradefender o povo atropela-riam a Constituição.

Novamente o vereadorAgtônio Soares foi ao Minis-tério Público, sendo que des-ta vez entrou com Ação CivilPública com pedido de limi-nar com antecipação de tu-tela contra a Câmara Muni-

cipal, onde o promotor ex-pressa: “É inegável a legiti-midade passiva da CâmaraMunicipal de Pedro Avelino”.

A decisão da Câmara Mu-nicipal vai de encontro àConstituição Federal, ferin-do o artigo 37, inciso I, II, Ve IX. O inciso segundo dizque: “a investidura em car-go ou emprego público de-pende de aprovação préviaem concurso público de pro-vas ou de provas e títulos, deacordo com a natureza e acomplexidade do cargo ouemprego, na forma previstaem lei, ressalvadas as no-meações para cargo em co-

missão declarado em lei de li-vre nomeação e exoneração”.

Para Agtônio Soares, es-sa prática de ferir a Consti-tuição Federal vem desdeas administrações passa-das. “Essa prática vem seperpetuando sem que hajaqualquer interesse de serresolvido, mas é preciso quetodos os administradoresobedeçam aos princípios delegalidade, impessoalida-de, moralidade, publicida-de e eficiência”, ressalta.

Diante da luta de AgtônioSoares pela questão da mo-ralidade, o Ministério Públi-co requereu no dia 17 de

maio, que a câmara promo-va no prazo máximo de 90dias, o desligamento de todosos trabalhadores que labo-rem e que tenham sido con-tratados sem prévia aprova-ção em concurso público.

O MP isentou apenas oscontratados para cargos emcomissão devidamente cria-dos regularmente, cujasatribuições, definida nosmesmos instrumentos, se-jam efetivamente de dire-ção, em chefia ou assesso-ramento, sob pena de mul-ta no valor de mil reais portrabalhador que se encon-tre em situação irregular.

PRESIDENTE da câmara, vereadora Antônia Bezerra, com novo prazo para realizar concurso público

FOTO: ALDINHA

Ministério Público concede prazo de 90 diaspara câmara realizar concurso público

Fernando Pedroza chega à maioridade.Completa neste dia, 18 anos de

emancipação política.Esta data reflete todo um trabalho de

pessoas comprometidas com odesenvolvimento e progresso do nossomunicípio e da melhoria da qualidade

de vida de nossa gente. É esse o legadoque recebemos, responsabilidade quenos foi respaldada pela população da

nossa querida e amada terra. Conscientes de nossa missão

trabalhamos diuturnamente paraproporcionar aos munícipes a certeza

de dias melhores, prósperos e demuitas realizações.

Parabéns, Fernando Pedroza. Por seressa cidade linda, cheia de qualidadede vida. Pela sua beleza natural, pelosseus moradores entusiasmados e que

tanto amam essa terra.Que os próximos anos sejam feitos deamadurecimento, evolução e muitas

conquistas.

Fernando Pedrozachegando à sua maioridade

Fernando Pedrozachegando à sua maioridade

“Gon”Prefeito

Page 4: Jornal Central

BENES Leocádio alerta prefeitos para quedas no FPM

AÇÃO Marcos Loló (ao centro) parabeniza governos

RIO GRANDE DO NORTE, SÁBADO, 26 DE JUNHO DE 2010

POLÍTICA4

Henry Peter“A educação faz um povo fácil de serliderado, mas difícil de ser dirigido;fácil de ser governado, mas impos-sível de ser escravizado”.

FPM sofrerá queda em julhoBenes Leocádio, presidente da Femurn, alerta sobre quedas no FMP a partir de julho

ESTADO – O presidenteda Federação dos Municí-pios do Rio Grande do Nor-te [FEMURN], prefeito deLajes, Benes Leocádio[PP], faz alerta aos prefei-tos dos pequenos municí-pios que a partir do próxi-mo mês vão enfrentar no-vas complicações orça-mentárias.

De acordo com BenesLeocádio, as possibilidadesdos administradores atra-sarem pagamento de pes-soal são maiúsculas. “Tudoisso devido às quedas noFundo de Participação dosMunicípios [FPM] que es-tão de volta”, alerta Benes.

O presidente da Femurnsalienta que um dos moti-vos para a queda é a conti-nuidade no desconto do Im-posto sobre Produtos In-dustrializados [IPI], que foi

SANTANA DO MATOS– O prefeito deste municí-pio, empresário Franciscode Assis Silva, “Assis da Pa-daria” [PSB], assinou doisconvênios com o Fundo Na-cional de Desenvolvimentoda Educação [FNDE], estemês, em Natal.

Um deles será para aaquisição de um ônibus es-colar do programa Caminhoda Escola. O outro, para aconstrução de uma crecheatravés do programa Proin-fância.

De acordo com o prefei-to, serão mais duas impor-tantes ações do governomunicipal conseguidasatravés do governo federal.

“Tenho dito que a nossa in-tenção como administradoré preparar o município damelhor forma possível pa-ra o futuro, realizando obrasem todas as áreas, mais es-pecificamente na saúde,educação e esporte”, res-salta.

Para estes dois novosconvênios, o prefeito res-salta a importância de o mu-nicípio ter mais um ônibuspara o transporte dos alu-nos. Já com relação à cre-che, esta será construídanas proximidades do fórum,no bairro Santa Luzia, eatenderá a 120 crianças nosturnos matutino e vesper-tino.

ANGICOS – O presiden-te da Câmara Municipal deAngicos, vereador MarcosAntônio de Macedo, “MarcosLoló” [PTB], enalteceu a par-ceria firmada entre os go-vernos federal e estadual quevai garantir incentivo aos pe-quenos produtores.

Segundo o presidente, aclasse política deu um gran-de salto quando olhou comatenção para os pequenos

produtores. “Em Angicos,assim como na Região Cen-tral, a ovinocaprinoculturaé forte e necessita de apoioscomo esses firmados entreo governo do Estado e o fe-deral”, ressaltou.

Para Marcos Loló, o con-vênio vem ajudar aos pe-quenos produtores que tam-bém procuram os vereado-res para que cobrem dos go-vernos melhorias.

FOTO: ALDINHA

FOTO: ALDINHA

FOTO: ALDINHA

ATITUDE Prefeito Assis da Padaria consegue mais convênios

Convênios vão possibilitar comprade ônibus e construção de creche

Presidente da câmara enalteceparceria entre os governos

Parabéns pelos 18 anos de emancipaçãoFernando Pedroza,

Neste momento ímpar, mais do que especial, que é o de comem-oração pela nova idade da nossa querida Fernando Pedroza, que fes-teja 18 anos de emancipação política, quero, mais uma vez, desejarprosperidade para nossos conterrâneos, que incansavelmente buscammelhores dias.

Acreditando sempre no desenvolvimento da nossa cidade e namelhoria de vida dos nossos conterrâneos, sinto-me no dever, comocidadão pedrozense, de compartilhar esta data com cada um e acred-itar que teremos dias melhores, que é exatamente isso que sempre bus-camos e queremos para nossos irmãos.

Com os nossos amigos, irmãos, festejamos mais esta impor-tante data, renovando ainda mais a nossa esperança de comemoraro desenvolvimento.

Desejo a todos os munícipes, paz, felicidade e justiça a todosque querem o bem desta terra. Ary Salviano

Ex-vereador

prorrogado pelo governofederal, para materiais decontração até o final de2010.

A previsão de queda pa-ra o mês de julho, segundoBenes Leocádio, é estima-da em 20%. “Os municípiosestão recebendo os mesmosrecursos de dois anos atrás.Isso dificulta para os admi-nistradores, pois o saláriomínimo teve aumento, só aíjá deixa os municípios emdefasagem e não se vê nin-guém levantar a voz paradefender essa anomalia”,protesta Benes.

O FPM é composto de22,5% da arrecadação doImposto de Renda e do IPI eé distribuído entre os muni-cípios de acordo com o totalde habitantes, neste caso,cabendo a cada um deles umcoeficiente individual.

Page 5: Jornal Central

ESSE MEGA evento esportivorealizado de quatro em quatro

anos, serve também de abominá-vel referência política para a

maioria dos nossos políticos, quepassam quatro anos do seu man-dato sem pisar nos pacatos mu-

nicípios que os elegeram.

LIDERANÇAUM VERDADEIRO líder políti-

co tem a força dos votos no tronodo poder, ou sem o bônus do po-der. Enquanto o líder transitório epassageiro somente tem votosna força da caneta do poder.

PERGUNTAQUAL SERÁ o político muni-

cipal que vai votar emcandidatos que contribuíram pa-ra desenvolver socialmente seumunicípio? E quais vão votar emcandidaturas compradas na força

do real?

ABANDONADOO AÇUDE Novo Angicos

encontra-se em verdadeiro aban-dono administrativo. Um matagaltoma conta da parede, falta ma-nutenção na infraestrutura. Umaárea de lazer pública abençoada

pela mãe natureza, muitofrequentada nos finais de sema-nas, abandonada pelo eminentepoder público. Tudo isso aconte-cendo aos pés do nosso majesto-

so Pico do Cabugi.

Emprego x cidadaniaEM UMA região onde um emprego é um arti-

go de luxo, devemos enaltecer e parabenizar oempresário angicano doutor Deusdete Gomes,

com sua “Garra Vigilância” gerando mais de 400empregos na Região Central e adjacências. Ge-rando emprego, renda e resgatando cidadania

aos conterrâneos.

Ingratidão eleitoralA NOBRE senadora Rosalba Ciarlini (DEM) de

forma surpreendente foi a senadora mais votadano município de Fernando Pedroza na eleição de2006. No entanto, até o momento não reconhe-ceu a gratidão eleitoral dos pedrozenses e não

destinou um só centavo do poderoso (OGU) paradesenvolver socialmente o pobre município. Ain-

da há tempo, Rosalba!

Oposição unilateralÉ AQUELA que somente critica e nada faz so-

cialmente pra melhorar a qualidade de vida doseu sofrido povo. Entretanto, para os mesmostrabalhar o bem coletivo do seu povo somente

estando no bônus do poder.

Bola da corrupçãoÉ JOGADA muito bem por muitos

profissionais públicos no Brasil. Pensando bem,deveria existir uma seleção brasileira neste abo-minável esporte da corrupção. Seria uma convo-cação difícil, por existir muitos craques nesta po-

sição.

Voto a votoA FERRENHA disputa eleitoral pelas duas va-

gas no Senado do RN, entre os três ex-governa-dores, Wilma (PSB), Garibaldi (PMDB) e Agripino(DEM), chegou ao nível disputadíssimo. Os trêsconcorrentes já estão ligando pessoalmente pa-ra os esquecidos vereadores. Fato este nunca

visto antes na política potiguar.

4ª vaquejadaNO MUNICÍPIO de Fernando Pedroza neste final de semana no Parque São

Joaquim, na Fazenda Pantanal. E tome forró, mulher bonita e muito boi no chão. Aorganização é de Joselias, Antonio da Volta e Carlos Gonçalves.

Cenário políticoCOMO VENHO prevendo, o cenário político pedrozense, se desenha paraeleição de 2012. Nesta eleição para governo do RN, três fortes grupos

políticos foram formados. Com muita possibilidade de três fortes candidaturasao executivo municipal. Esperar para ver e crer!

MaridãoCOPIANDO O amado gesto po-

lítico da prefeita de Mossoró, FafáRosado (DEM), que quando chegouà prefeitura elegeu seu esposo Leo-nardo Nogueira (DEM) deputadoestadual, a prefeita de Natal, Mi-carla de Sousa (PV), vai tentar omesmo gesto político com seuamado esposo Miguel.

Unha e carneNO CONTEXTO da política bra-

sileira, poucos são os chefes do exe-cutivo que depois da eleição cami-nham afinados politicamente comseu vice. No município de Fernan-do Pedroza, até o momento, o pre-feito Gon (PSB) e seu vice Vavá (PSB)continuam falando a mesma lin-guagem política.

Nélio DiasCOM A morte do saudoso ex-

deputado Nélio Dias, nossa sofridaRegião Central ficou órfã politica-mente, sem um verdadeiro e legí-

timo representante na capital fe-deral, principalmente sobre as cau-sas sociais do esquecido homemdo campo. Até o momento, umalacuna impreenchível, principal-mente nos municípios de Lajes eFernando Pedroza.

DecididoCONVERSANDO RECENTE-

MENTE com o vereador pedrozen-se Francimário Sousa (PMDB), omesmo me adiantou que seu parti-do terá candidato a prefeito em2012. No entanto, se não for umacandidatura de consenso, o verea-dor está decidido a colocar seu no-me à disposição do (PMDB) para con-correr ao executivo pedrozense.

ImpressionanteCOMO MUITOS eleitores anal-

fabetos, sem formação social, vo-tam em candidaturas aventureirassem compromisso social, deixan-do as candidaturas dignas e hon-radas de lado. Depois da eleição to-me sofrimento.

RIO GRANDE DO NORTE, SÁBADO, 26 DE JUNHO DE 2010

POLÍTICA5

Antena LigadaEM FOCO

e-mail: [email protected] PAULO

COPA DO MUNDO SUCESSOO CONTERRÂNEO

angicano Jankley vem fa-zendo o maior sucesso narenomada banda de forró“Ferro na Boneca”. Jovemtalentoso, já consagrado

como uma figura carimba-da no forró eletrônico nor-destino. Sucesso, amigo.

IMORALIDADEO MUNICÍPIO de

Fernando Pedroza con-tabiliza 3.040 eleitoresaptos ao voto. Porém,sua população é de

apenas 2.876 habitan-tes. Toda essa famige-rada distorção aconte-ce por motivo das bre-chas da vaga e vulne-

rável lei eleitoral!

18 ANOSO MUNICÍPIO de

Fernando Pedroza co-memora hoje, 26, seus18 anos de emancipa-

ção política.

PROTESTOMUITOS GESTORES,que vêm fazendo umaincompetente e omissagestão, vão colher o fa-moso “voto de protes-

to”, os seuscandidatos, terão pou-cos votos, por motivo

do abandono social aosseus esquecidos e ex-

correligionários.

Miguel de Cervante“Quem perde os seus bens, perdemuito; quem perde um amigo,perde mais, mas quem perde a co-ragem, perde tudo”.

Movimento Angicos sem drogasAngicanos realizam manifestação pelas ruas e dão o primeiro grito contra as drogas

ANGICOS – Diante daproliferação desenfreadadas drogas no município deAngicos, principalmenteocrack, várias pessoas or-ganizaram uma comissão eidealizaram o primeiro mo-vimento denominado “An-gicos sem drogas”.

O primeiro grito aconte-ceu no dia de ontem, 25,quando a comissão movi-mentou a sociedade para iràs ruas e cobrar das autori-dades competentes empe-nho e ação para combatero uso e comercialização dasdrogas que estão ocorren-do de maneira escancaradano município.

De acordo com membrosdo movimento, como o pas-tor João Maria, o webde-signer Netinho e a comer-ciante Givalda Gonçalves,a sociedade angicana pre-cisa acordar para a reali-dade das drogas. “Hoje, elapode não estar presente emsua casa, mas pode estar novizinho, bem ao seu lado,batendo à sua porta e é pre-ciso que tenhamos cuidadoe possamos combatê-la”,ressalta o pastor João Ma-ria.

Já para o webdesignerNetinho, uma das pioresdrogas que ele considera éo cigarro, um dos caminhospor onde se começa o vício.

“Pode até não parecer tãoofensivo, mas é por onde tu-do começa”, ressalta.

A comerciante Givaldapede o empenho da socie-dade para que movimentoscomo o “Angicos sem drog-tas” não caiam no esqueci-mento e que outros possamser realizados e com maisfrequência.

“Que cada um faça sua par-te, o que não podemos e nemdevemos é apenas comentare ficarmos calados, vamos

juntos nessa luta que é de to-dos e evitar que nossos filhos,amigos, vizinhos possam en-veredar por esse caminhosem volta, que é o das dro-gas”, ressaltou Givalda.

Além do alerta, o movi-mentou fez panfletagem,apresentou vídeos sobredrogas e depoimentos deex-viciados. “O nosso maiorobjetivo é alertar aos paisde família em relação aosseus filhos, além disso, pe-dir o apoio das autorida-

des para que reajam en-quanto é tempo, pois a si-tuação está se agravandoa cada dia e estamos ven-do jovens acabando com aprópria vida ao consumiruma droga destruidora queé o crack”, alertou o pas-tor João Maria.

Conforme os organiza-dores, o “Movimento Angi-cos sem drogas” nasceu doanseio popular e vai cobrardas autoridaes o combateao uso de drogas.

GRUPO de teatro fez allerta sobre uso das drogas durante movimento

FOTO: CEDIDA

ANGICOS – Finalmen-te o município de Angicosconta com um juiz titular.Quem chegou para assu-mir foi o magistrado Lu-ciano dos Santos Mendes,que desde o dia 1º de ju-nho foi promovido.

Antes, o magistrado es-tava na comarca do mu-nicípio de Afonso Bezerra,e como substituto vinhapara a comarca de Angi-cos.

De acordo com o ma-gistrado, ele se deparoucom dois problemas quenecessitam de solução:muitos processos e poucos

servidores.Em relação aos proces-

sos, o juiz Luciano dos San-tos disse que o compro-misso é julgar até dezem-bro de 2010 todos os pro-cessos que deram entra-da até 2006. “Temos essecompromisso e vamos tra-balhar para cumprir”, res-salta.

O magistrado anunciapara o mês de agosto o iní-cio de uma correição. Etambém em breve estaráse reunindo com o Minis-tério Público e com o de-legado para ficar ciente da“vida da cidade”.

PROMOTOR Luciano dos Santos assume em Angicos

Nomeado juiz para Angicos

Page 6: Jornal Central

RIO GRANDE DO NORTE, SÁBADO, 26 DE JUNHO DE 2010

COLUNA6

O GOVERNO do Es-tado lançou esta sema-na a campanha "Showde Prêmios", na qual apopulação do Rio Gran-de do Norte poderá con-correr a premiações que

variam de R$ 1.000 aR$ 50 mil em dinheiro,

totalizando R$ 160 mil acada mês. A campanhaintegra o programa de

educação fiscal CidadãoNota 10, existente no

Rio Grande do Norte hámais de seis anos. O ob-jetivo é oferecer mais

uma opção aocontribuinte inscrito noviés Show de Nota, quetroca seus documentosfiscais por benefícios,

como entradas dejogos, cinema, parque

infantil, etc.

PROGRAMAO RIO Grande do

Norte está no topo doranking dos estados quemelhor acompanham a

gestão do ProgramaBolsa Família (PBF), masalgumas metas terão deser alcançadas, como aredução em pelo menos25% a baixa frequência

escolar dos alunosbeneficiados e ainda donúmero de crianças não

localizadas e quedeixam de ir à sala de

aula.

ReconhecimentoO SUCESSO incontestável alcançado pelo São

João/2010 será de fundamental importância para consolidaro evento como uma das principais manifestações juninas

do Estado e do País. A convicção é manifestada pelo prefei-to Ivan Lopes Júnior. Na opinião do prefeito não existe maissombra de dúvida de que o São João do Assú é um dos mais

expressivos de todo o Brasil e este reconhecimento veioatravés do portal UOL que elegeu o São João do Assú entreos principais eventos juninos de todo o território nacional.

RelaçãoO TRIBUNAL de Contas do Estado (TCE/RN), cumprin-

do a legislação eleitoral, divulgou na última quarta-feira,dia 23, a lista dos gestores que tiveram suas contas rejei-tadas e julgadas irregulares nos últimos oito anos. A rela-ção nominal já foi encaminhada ao Tribunal Regional Elei-toral (TRE/RN). Do município de Assu apareceu na lista o

vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, João Batis-ta de Brito (PP).

AssumindoCRESCEM AS especulações dando conta que o prefeito

de Assu, Ivan Júnior, está a caminho de assumir a presidên-cia do diretório estadual do PP. Ele seria alçado à presidên-cia do partido em substituição ao prefeito e Lajes, Benes

Leocádio, que estaria se licenciando do posto. O gestor mu-nicipal assuense confia que não existirá mudança de rumona legenda. Ou seja, aposta que o PP permanecerá apoian-do a pré-candidatura da senadora Rosalba Ciarlini (DEM).

ParceriaA PREFEITURA municipal de Ipanguaçu, por determi-

nação do prefeito Leonardo Oliveira, firmou parceria com oInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio

Grande do Norte (IFRN), para contratar estagiários nasáreas de Agroecologia (4) e informática (2). O objetivo é

colocar em prática o projeto denominado “Plano Estratégi-co de Agroecologia do Município de Ipanguaçu”, visando

arborizar a cidade e a zona rural, obedecendo aos critériostécnico-ambientais que sinalizem melhor qualidade de vi-

da para população.

A GESTÃO do prefeito Ivan Lopes Júnior está se notabilizando, dentre ou-tros fatores, pelo incremento da frota automotiva escolar para garantir trans-porte de qualidade e conforto aos mais de seis mil estudantes da rede públicamunicipal. Esta semana o prefeito celebrou na capital do Estado a assinaturade convênio para a aquisição de mais dois ônibus escolares. O prefeito acredi-

ta que até o final do ano o município contará com um total de dez ônibusescolares.

CulturaARTISTAS, PRODUTORES,gestores culturais e demaisinteressados em inscreverpropostas na edição 2011 doPrograma BNB de Cultura emparceria com o BNDES pode-rão participar das próximasoficinas de elaboração deprojetos nas cidades de Apo-di, Assú, Jardim do Seridó eSanto Antônio nos dias 30 dejunho, e 1º, 7 e 8 de julho,respectivamente. A participa-ção é gratuita e as inscriçõesserão feitas nos locais de rea-lização dos encontros 30 mi-nutos antes do início das ofi-cinas. Ao todo, a iniciativacontemplará 54 cidades naárea de atuação do BNB.

ConselhoMAIS DE dois milcarnaubaenses votaram naeleição do novo Conselho Tu-telar. O mandato dos escolhi-dos será de três anos, sendopermitida a recondução aocargo pelo mesmo período,

mediante nova eleição. Oscinco eleitos foram: Claelmade Oliveira Manso, a mais vo-tada com 372 votos, MariaEugênia, reeleita com 306votos; Francisco AntonioGonçalves da Silva, com 280;Juliana Medeiros, com 231 eSelni Costa com 205. A possedos novos conselheiros estámarcada para o dia 2 dejulho.

EstruturaA FEIRA do Milho da Ceasa,em Natal, já comercializoumais de 300 toneladas ouquase um milhão de espigasde milho em apenas dezdias. Este é o resultado dacomercialização realizadaentre os dias 12 e 22 dejunho. O município de Assúcontinua sendo o maior for-necedor da feira, com umaparticipação de 36% do totalcomercializado. São José deMipibú aparece em segundolugar, com 20%, e Jandaíracom 8%.

Notícias do ValeDO VALE

e-mail: [email protected]ÚCIO FLÁVIO

PRÊMIOConforme determina-

ção do prefeito LeonardoOliveira, a prefeitura deIpanguaçu, por meio daSecretária de Educação,antecipou 50% do déci-mo terceiro salário dosprofissionais em educa-ção, que foi pago na últi-ma quinta-feira,24. Os

demais funcionários vãoreceber o salário normalnos dias 29 e 30 de junhoreferente à terminação

bancaria.

PLANO SAFRAATÉ JUNHO do próxi-

mo ano, o Banco do Nor-deste terá R$ 1,3 bilhãopara demandas de cus-teio, investimento e co-mercialização de produ-tos agrícolas de agricul-

tores familiares. Osrecursos estão previstos

no Plano Safra2010/2011, lançado peloGoverno Federal, no últi-mo dia 17. Quase a me-tade desse montante

(40,33%) será destinadaaos agricultores familia-res que possuem rendabruta anual de até R$ 6

mil, enquadrados no gru-po B do Programa Nacio-nal de Fortalecimento daAgricultura Familiar (Pro-naf). Isto representa re-cursos da ordem de R$

546 milhões.

ANTECIPOU

ÔNIBUS ESCOLAR

18 anos de emancipação políticaFernando Pedroza comemora 18 anos de emancipação com semana festiva e vaquejada

Leonardo da Vinci“Chegará o dia em que o homem conheceráo íntimo dos animais. Nesse dia um crimecontra um animal será considerado umcrime contra a própria humanidade”.

CAIÇARA DO RIO DO-VENTO – O empresárioNelson Borges e seu grupopolítico em Caiçara do Riodo Vento mantiveram con-versa com o advogado Joa-nilson de Paula Rêgo[PSDC], que é candidato asenador, e declaram apoioao pré-candidato.

Acompanharam NelsonBorges, sua esposa, douto-ra Ana Maria, o presidentedo Sindicato dos Trabalha-dores Rurais, “Irmão Ma-noelzinho”, os radialistasBranco Dois e AlexandreValcácio, que solicitaram do

candidato atenção especialpara o município, tanto naquestão da saúde quanto naagricultura. “A populaçãocaiçarense precisa de me-lhor atendimento na saú-de, as dificuldades são vá-rias e o atendimento nãochega a ser satisfatório, fi-cando aquém do esperado”,ressalta Nelson Borges.

Já o presidente do Sindi-cato dos Trabalhadores Ru-rais solicitou ao candidato,que caso seja eleito, possaajudar com emendas os tra-balhadores rurais do muni-cípio. “Não é fácil a vida do

homem do campo. Não é sóaqui na cidade, sei disso,mas precisamos buscarapoio para as famílias queresidem na zona rural e quedependem da agricultura”.

Joanilson garantiu aogrupo que sendo eleito vaitrabalhar por todo o RN,mas garantirá e honrará oscompromissos que lhe fo-ram solicitados.

“Sou homem sério, demãos limpas e não temo irao encontro do povo do RNque é inteligente e saberáescolher os seus represen-tantes”, finaliza.

FERNANDO PEDROZA– Este município vem reali-zando uma vasta progra-mação para comemorar os18 anos de emancipação po-lítica.

A programação teve iní-cio no dia 15 de junho e se-rá encerrada amanhã, 27,com vaquejada que começaneste sábado, no parqueSão Joaquim.

Dentre as comemora-ções, a realização do cam-peonato de futsal, no giná-sio poliesportivo, semanada cultura, culto evangéli-co, apresentação de qua-drilhas, show de calouros,shows em praça públicacom Mineiros do Forró, La-ne Cardoso e Pode Balançar.

Neste sábado, 26, missaem ação de graça pelos 18anos de emancipação da ci-dade, a partir das 17h30,tendo como celebrante o pa-dre Vicente Fernandes.

Logo após, show piro-técnico e distribuição de bo-lo, que este ano será de 18metros de cumprimento, oque já é uma tradição na ci-dade.

O início da vaquejada quetambém acontece neste sá-bado, 26, terá à noite mui-to forró com as bandas Ma-la e Cuia e Malandro do For-ró.

De acordo com o prefei-to Gondemário de Paula Mi-randa Júnior, “Gon”, a cida-de foi toda mobilizada para

mais uma vez realizar umagrande comemoração.

“Hoje teremos a distri-buição do bolo de 18 metrosque virou tradição quandoa cidade comemora suaemancipação política. Éuma festa da cidade paraos nossos conterrâneos quea cada ano vem crescendo”,ressalta o prefeito.

Para esta noite, o prefei-to convida os munícipes, co-legas prefeitos, vereadorese amigos das cidades cir-cunvizinhas para se faze-rem presentes a missa emação de graça e a festa à noi-te. “Vamos comemorar es-ta importante data do nos-so município e aproveitarpara agradecer por tudo”.

Joanilson Rego recebe apoios nomunicípio de Caiçara do Rio do Vento

APOIOS Joanilson Rego (ao centro) recebe apoio de lideranças do município de Caiçara

ESTE ANO Bolo está sendo preparado e terá dezoito metros de cumprimento

FOTO: CEDIDA

Page 7: Jornal Central

mes da direção da 8ª Dired.JC – Então não havia interesse de mudar

a direção da Dires?RT – Claro que não. Além da competência de

Raimunda esse cargo deveria permanecer sobo comando do PTB já que mantemos aliança po-lítica e é justo que os principais cargos sejamdivididos.

JC – Antes de tomar a decisão de não apoiara candidatura de Iberê, o senhor chegou aconversar com o petebismo local, ao qualmantinha aliança, sobre os motivos?

RT – Nós ainda mantemos a aliança com o PTB,o PR, o PT e o PP. Ela tem sido fundada em umprocesso democrático na discussão de decisões,e o apoio de Deusdete e Marcone foram de fun-damental importância nas vitórias conquistadasnesse período. Há alguns dias, eu e Deusdete ti-vemos uma reunião com a deputada Sandra Ro-sado e naquela ocasião mostrei-lhes que o grupode amigos ligados diretamente a mim estava jus-tificando a necessidade da substituição da dire-ção administrativa do hospital, visto que as suasações tendiam a comprometer a votação de Ibe-rê em Angicos. Em um determinando momentoexoneraram o diretor técnico do hospital achan-do que este é que estaria cometendo os equívo-cos. Exigimos o retorno de Netinho, pois enten-demos que sua atuação no hospital é de funda-mental importância para que pudéssemos alcan-çar os resultados que estavam sendo planejados.

JC – Mas só houve essa reunião? O se-nhor levou esse pleito diretamente ao go-vernador?

RT – Todos nós acompanhamos o processode tratamento de saúde enfrentado pelo gover-nador. Foram 60 dias administrando, pratica-mente de dentro de um hospital em São Paulo.Quando este estava no RN havia as reuniões como secretariado, e isso tomava toda a agenda de-le. Levamos o problema para a deputada Már-cia Maia e esta levou ao conhecimento do se-cretário de articulação, inclusive, informandoque o nosso grupo condicionava essa decisão,ao apoio político a Iberê. Solicitaram um prazoe, mesmo depois de várias tentativas, nunca ob-tivemos uma resposta satisfatória ao nosso plei-to e a pressão passou a ser mais acentuada.

JC – Retirando o apoio à candidatura de Ibe-rê, o porquê da escolha de Carlos Eduardo?

RT – Foi um processo de discussão junto aonosso grupo e procuramos analisar por váriosângulos. O nome de Carlos Eduardo tem na suabagagem uma experiência administrativa bemavaliada pelo povo da capital do Estado. Alémdisso, Carlos teve atuação destacada como de-putado na Assembleia Legislativa e como se-cretário de Estado de Justiça e Cidadania. É de-le o projeto da Central do Cidadão implantadoem todo o RN.

JC – A ex-governadora Wilma de Faria in-fluenciou nesta decisão?

RT – Não. Apesar dos estreitos laços de ami-zade e afinidades políticas com Carlos Eduar-do, a governadora Wilma apoia Iberê, e não po-deria ter um comportamento dúbio. CarlosEduardo foi eleito e reeleito prefeito de Natal pe-lo PSB, partido que eu presido nesta cidade,

sendo, inclusive, um dos principais colaborado-res das campanhas de Wilma ao governo do Es-tado. Carlos, como Wilma e eu, empunhamos abandeira vermelha por ideologia política.

JC – Com amplo favoritismo, a candida-tura da senadora Rosalba Ciarlini não se-ria a melhor opção?

RT – Apesar do respeito e admiração que nu-trimos pela senadora Rosalba Ciarlini, a opçãopelo seu nome não chegou a ser discutida em nos-so grupo. Nesse momento, optar pelo seu nomeseria atitude de puro oportunismo.

JC – A decisão de não apoiar a candida-tura de Iberê ao governo do Estado tam-bém significa o rompimento político com opetebismo local?

RT – Claro que não. Definitivamente essa éuma decisão pontual. Estamos iniciando um pro-cesso eleitoral que culminará numa eleição emsegundo turno, onde, naturalmente, estaremosjuntos, pois desejamos receber o apoio do PTB,se não enfrentarmos Iberê. Além do mais, te-mos que ter maturidade suficiente para com-preender as posições contrárias adotadas pe-los companheiros. Nós, PSB, PTB, PR, PT e PP,formamos uma aliança política em 2008 que pre-tendemos mantê-la para 2012 e outras eleiçõesmunicipais. Retornando ao comando do Execu-tivo, ainda neste mandato, estarei impedido deconcorrer a qualquer cargo e sairá de um des-ses partidos o candidato para me suceder.

JC – Quer dizer que o senhor ainda espe-ra por um resultado favorável da Justiça Elei-toral?

RT – Sim. O processo continua tramitando eeu confio na Justiça. Não estou correndo atrásporque entendo que a Justiça deve julgar comliberdade para que a sua decisão seja justa co-mo foi em segunda instância.

JC – As lideranças locais, como vereado-res e seus aliados políticos, também acom-panham sua decisão?

RT – Eu conversei com lideranças do PSB, doPR e do PP. Recebi a solidariedade de todos,mas nem todos puderam acompanhar a minhadecisão, fato que compreendo e aceito com mui-ta naturalidade. Além de várias lideranças par-tidárias, comunitárias e familiares, alguns su-plentes e os vereadores Clóves e Jalmir estão nosdando o prazer de fazer parte do grupo que apoia-rá Carlos Eduardo. Entretanto, o mais impor-tante de tudo isso é a solidariedade e o apoioque tenho recebido do cidadão comum que sem-pre viu em mim uma pessoa que tem pautadoseu trabalho e sua luta em prol do povo humil-de de Angicos. Isso me conforta, me revigora eme estimula a manter tremulando a bandeira ver-melha da guerreira Wilma, vitoriosa em tantasbatalhas eleitorais.

JC – Recentemente foi organizada uma re-cepção na Câmara Municipal para o pré-can-didato Carlos Eduardo. Como o senhor ava-lia este momento?

RT – Na realidade os nossos amigos deseja-ram fazer uma demonstração pública de apoioà nossa decisão e promoveram aquele encon-tro, que me deixou bastante surpreso e gratifi-cado pela quantidade de pessoas que para ali

RIO GRANDE DO NORTE, SÁBADO, 26 DE JUNHO DE 2010

ENTREVISTA7

Pablo Neruda“A vida esconde nos lugares maissimples sua grande beleza que re-vela qual o significado de porque per-sistimos em continuar vivendo”.

JORNAL CENTRAL – Um ano e meio da no-va administração. Qual observação o senhorfaz em relação a esse tempo. A cidade mu-dou, melhorou?

RONALDO TEIXEIRA – Não tinha como nãomudar já que registramos nesse período o pro-cesso de implantação da Ufersa, porém a admi-nistração municipal pouco contribuiu para quea cidade melhorasse.

JC – Quer dizer que o processo de desen-volvimento foi desacelerado?

RT – A partir do momento em que mudou-seo rumo administrativo, isso ocorreu. Não existeum plano de desenvolvimento que aproveite aspotencialidades trazidas por esta unidade de en-sino que, diga-se de passagem, contou com a nos-sa contribuição para que Angicos fosse a primeiracidade a ser contemplada com a sua expansão.

JC – Alguns convênios com o governo fe-deral foram assinados ainda em sua admi-nistração. Os recursos já foram liberados eas obras realizadas. Quais são essas obras?

RT – Quando concluímos nosso mandato dei-xamos em andamento as obras de ampliação doclube municipal, pavimentação de várias ruas nobairro Monsenhor Pinto; ruas do hospital e Ma-noel Tomaz no Alto do Triângulo; ruas do entor-no do matadouro no Alto da Alegria. Ficou, ain-da, para ser concluída a quadra do bairro Mon-senhor Pinto. Deixamos alguns convênios já comrecursos disponibilizados na conta da Caixa emfase de licitação para construção do estádio defutebol, no valor R$ 250 mil, construção de pra-ça no bairro Monsenhor Pinto e urbanização daparede do açude velho de R$363 mil. Ficou re-curso alocado para pavimentação do acesso aobairro Monsenhor Pinto até a Apasa de R$ 225mil e construção de uma praça na rua José Car-los Machado, próximo a residência de Chico Co-ringa, de R$ 195 mil.

JC – Quer dizer que a atual administração,como novidade de seu mandato, só está rea-lizando as obras de pavimentação e uma pra-ça no bairro Prefeito Jaime Batista?

RT - Soube que os recursos alocados para oacesso ao bairro Monsenhor Pinto e da Praçade Chico Coringa foram desviados para a com-plementação da pavimentação da rua Aristófa-nes Fernandes e construção de uma praça na-quelas imediações. Se isso for verdade, nem es-tas obras são novidades da atual administraçãoporque os recursos foram conseguidos por mime pela deputada Sandra Rosado.

JC – Por falar nisso, a sua administraçãorecebeu importante apoio através de emen-das parlamentares da deputada federal San-dra Rosado. A deputada foi quem mais con-tribuiu para as obras no município?

RT – Inegavelmente, a deputada Sandra Ro-sado foi quem mais contribuiu com nossa cida-de entre os parlamentares federais. Todas asobras elencadas anteriormente foram emendasde sua iniciativa e outras conquistas do municí-pio tiveram sua participação, como a vinda daUfersa e a construção do Açude da Pedra Bran-ca que desde 2008 está com seu processo tra-mitando no DNOCS e Idema.

JC – Nesse caso o senhor deverá apoiar asua reeleição?

RT – Seria uma ingratidão de minha partenão apoiá-la, como entendo que o povo de Angi-cos deve retribuir o seu trabalho e sua dedica-ção com uma expressiva votação.

JC – Nos últimos dias o senhor tomouuma decisão de retirar seu apoio à candi-datura à reeleição do governador Iberê Fer-reira, mesmo este sendo do seu partido, oPSB. Qual ou quais foram os motivos paraesta decisão?

RT – Apesar de termos admiração e apreço pe-lo governador Iberê, não tivemos, do seu governo,o apoio que acreditávamos sermos merecedo-res. Sou uma pessoa de comportamento pacifi-cador e que sempre procurou conseguir os be-nefícios para Angicos de forma democrática.Na qualidade de médico, naturalmente tenhomaior atuação na área de saúde. São mais de 26anos de dedicação quase que exclusiva a Angi-cos, tratando a todos com igualdade, pois en-tendo que a saúde é um direito de todos, inde-pendente de cor, religião, condição financeira ouopção partidária. A nossa intenção era que asações realizadas pelo hospital (unidade onde élotado), fossem realizadas nessa linha de racio-cínio. Entretanto não estávamos vendo isso acon-tecer, em virtude das equivocadas atitudes da di-retora administrativa.

JC – Que tipo de atitudes?RT – Não é necessário enumerá-las, já que nes-

te jornal muitas delas se tornaram públicas.JC – Há comentários de que, por isso, o

senhor pediu os cargos do hospital e da 8ªDired. Tem fundamento? O senhor pediuestes dois cargos?

RT – Pois é, para corrigir os equívocos exis-tentes no hospital, recebíamos, quase que dia-riamente, a cobrança de amigos de nosso grupopolítico (PSB, PTB, PR e PP), para que houves-se a mudança na direção administrativa do hos-pital, entretanto, em nenhum momento foi co-locada em discussão qualquer questão da áreade educação, visto estar sob o comando da ami-ga Raimunda Gomes, pessoa com larga expe-riência e qualificação na área e com uma atua-ção destacada em toda a região de atuação da8ª Dired. Portanto, em nenhum momento, eu ouqualquer companheiro de nosso grupo políticofizemos reivindicação para retirar Raimunda Go-

DD RR .. RR OO NN AA LL DD OOconcorreram. Naquela oportunidade, recebe-mos a visita de Carlos Eduardo que veio juntar-se aos amigos angicanos naquele evento de ex-teriorização de sentimento de leal amizade, ca-rinho e gratidão.

JC – Por que a ex-governadora Wilma, San-dra Rosado e Márcia Maia não compareceram?

RT – O nosso apoio a Wilma, Sandra e Márciaé o reconhecimento e agradecimento pelo mui-to que elas realizaram ou ajudaram a minha ad-ministração a realizar por Angicos. Eu só tomeiconhecimento desse evento próximo dele acon-tecer, e os amigos que o organizaram me infor-maram que elas haviam justificado que não po-deriam se fazer presentes em virtude de já ha-ver compromissos agendados em outros muni-cípios. Isso é compreensivo. Tenho absoluta cer-teza de que continuo tendo a confiança delas, emeu apoio a Carlos Eduardo só irá me estimulara lutar cada vez mais, para que a senadora Wil-ma e as deputadas Sandra e Márcia tenham ex-pressivas votações em Angicos.

JC – O senhor falou no apoio a CarlosEduardo, Wilma, Sandra e Márcia. E o seuvoto para presidente e o segundo voto desenador irão para quem?

RT – O governo Lula não pode parar. A dis-tância entre o rico e o pobre diminuiu. Os pro-gramas sociais devem continuar para que o po-vo mais humilde mantenha acesso à alimenta-ção, à saúde e à educação. Por isso, Angicos da-rá uma expressiva votação para que Dilma sejaeleita presidente da República. O meu voto faráparte dessa expressiva votação.

JC – E o segundo voto para o Senado?RT – Calma, vou me pronunciar. O segundo vo-

to para o Senado será discutido com Wilma e Car-los Eduardo. A decisão final será tomada com omesmo grupo que me deu suporte na decisão deapoiar Carlos. Tudo está e se manterá sob controle.

JC – São vários os boatos nos últimos dias.Entre os mais comentados está o que suge-re que seu grupo político vai se aliar ao doprefeito Clemenceau Alves. Que fundo deverdade tem essa informação?

RT – Não nutro qualquer inimizade pessoalcom Clemenceau. Entretanto, politicamente, oeleitor angicano nos colocou em caminhos dife-rentes, e isso tem que ser respeitado senão per-demos a confiança do povo. Ele é do verde, eusou e permanecerei no meu vermelho.

JC – Isso quer dizer que...RT – ...eu continuo no vermelho e a nossa alian-

ça política continua sendo com o PTB, PR , PT eo PP. Fora disso é pura especulação para tentardesestabilizar uma aliança política vitoriosaque é alicerçada no respeito mútuo e num obje-tivo comum: o desenvolvimento e o progressode Angicos.

JC – Então o município não caminha pa-ra ter três forças políticas?

RT – Não é esse o meu desejo, até porque nãome considero uma força política. O povo é que éa força política de uma cidade, e este é inteligenteo suficiente para avaliar os acontecimentos ocor-ridos num período de tempo, e decidir o que émelhor para ele.

JC – E o senhor continuará segurando abandeira vermelha ou pretende buscar ou-tro partido?

RT – Desde 2004 que o povo de Angicos meconfiou a tarefa de manter tremulando a bandei-ra vermelha e eu não arredarei pé dela. Não pre-ciso procurar partido porque tenho a confiança dapresidente do PSB no Estado, de Wilma e das de-putadas Sandra e Márcia.

JC – Outro boato fala que o senhor vai sertransferido do Hospital Regional de Angi-cos, onde dá plantão. Isso é verdade?

RT – Claro que não é verdade. Presto servi-ços ao hospital de Angicos desde 1984. Passa-ram-se vários governos e nunca existiu essa pers-pectiva. Não seria agora, por uma posição pon-tual, que isso viria a acontecer.

JC – Qual avaliação que o senhor faz emrelação a esse momento político em Angi-cos e se é salutar para a comunidade?

RT – Angicos passa por um momento delicado.Se por um lado tem uma Ufersa dando grandecontribuição para a alavancagem do desenvolvi-mento, por outro, ainda sofre consequências dasmutações administrativas com o resultado do plei-to de 2008 e com a substituição do comando doExecutivo pelo falecimento de Jaime. Outro agra-vante é a demora no julgamento do recurso inter-posto por nossos adversários junto ao TSE quecoloca em xeque a atual administração pela in-certeza da continuidade administrativa. Isso ine-gavelmente tem prejudicado nosso município.

JC – Deixe suas considerações finais.RT – As minhas considerações finais tem co-

mo objetivo em primeiro lugar agradecer a Deuspor me dar tranquilidade, sabedoria e maturi-dade para tomar uma decisão como essa. Emsegundo, agradecer aos conterrâneos amigosque compreenderam nossa posição e estão pres-tando total apoio e solidariedade, mantendo-sefiel ao nosso desejo de continuar contribuindocom o desenvolvimento de nosso município. Epor último dizer aos nossos correligionários queprecisamos, definitivamente, estarmos unidosno propósito de manter tremulando a bandeirada vitória, a bandeira da guerreira, a bandeiravermelha que muitas vezes foi e que mais umavez será vitoriosa em Angicos com uma grandevotação de Dilma, Carlos Eduardo, Wilma, San-dra e Márcia. Muito obrigado e que Deus, o To-do-poderoso, continue a nos abençoar.

O ex-prefeito do município deAngicos, médico Ronaldo Teixeira[PSB], toma decisão de não apoiaro candidato Iberê Ferreira de Sou-za ao governo do Estado e anun-cia seu apoio ao candidato CarlosEduardo. A decisão partiu após es-

perar que o governo solucionas-se um problema existente no Hos-pital Regional de Angicos, onde omédico é lotado. Nesta entrevis-ta, o médico fala sobre o motivode sua decisão, da política angi-cana e de aliados.

Page 8: Jornal Central

Somos o município mais novo da Região Central,mas de uma representação forte, digna, correta,hospitaleira e de povo bom como os municípiosmais idosos.Passados 18 anos, cumpre parabenizar o povopedrozense que, trabalhador e ordeiro, contribuiupara a construção de um município forte e pujante.Homenageio a todos que lutam por uma sociedademais justa e igualitária, e buscam a felicidade diáriano trabalho. Convido você, munícipe, para participar destanobre causa de implantar no municí-pio uma Nova Era repleta de con-quistas e êxitos. Acreditamos emFernando Pedroza e planejamosuma cidade rumo ao futuro!Parabéns, Fernando Pedroza, pelosseus 18 anos de emancipação políti-co-administrativa.

Jango - Vereador

RIO GRANDE DO NORTE, SÁBADO, 26 DE JUNHO DE 2010

GERAIS8

Roberto Justus“A primeira lição que aprendi foi simples:se você quiser nadar entre os tubarões émelhor se tornar um deles. Um tubarãonunca é desleal ou desonesto: é implacá-vel - e sabe muito bem o que quer

CONTINUA A cidade deAngicos a pecar no que

tange a falta de visão es-truturante por parte dos

comerciantes, em quase asua totalidade, principal-

mente no ramo de alimen-tação e serviços onde o

Posto Betel e Canindé Feli-pe são as raras opções,sendo o primeiro mais

adequado por ter loja deconveniência e

consequentemente maisopções ao consumidor.

MUITO BOMCONFIRMADÍSSIMA A

criação da Vara Federal nacidade de Assu, o que se

constitui num avanço paraa região e será motivo dealegria para todos os que

demandam contra aUnião, em especial o INSS.

VENDAChamo a atenção do ca-pitão Kerginaldo, da cida-de Angicos, da existência

de ponto de venda dedrogas em frente a esco-las e a venda é feita aber-tamente. O pior é que to-da a cidade de Angicos

fala que tem até gente li-gada a polícia que vendedrogas. O capitão Kergi-naldo tem obrigação de

dar resposta à sociedadesobre isso. Aonde há fu-

maça, há fogo!!!

A droga tem adversáriosO CONSELHO Tutelar da cidade de Angicos teve umaideia que merece aplausos e deveria ser seguida como

exemplo por outras instituições da cidade. Principalmenteas igrejas e entidades sociais, as quais indistintamente,independentemente de credo, cores partidárias ou outrarazão para divergirem, devendo aglutinar-se em torno daidéia como único meio do movimento ser exitoso. Comba-

ter preventivamente o uso das drogas.Particularmente tenho todo interesse que a cidade

cresça, já manifestei isso inúmeras vezes e não adiantadiscutir a paternidade da ideia, se foi A, B ou C, particular-

mente não me interessa, apenas me coloquei àdisposição do Conselho Tutelar por ter recebido um convi-te daquela entidade, apesar de saber que João Maria, Ar-tur entre outros já ventilavam a execução do movimento

antidrogas. O evento aconteceu ontem, 25, às 7h.Ninguém, ou quase ninguém, tem tido interesse em aju-dar aos conselheiros de Angicos. Particularmente acom-

panho de perto as dificuldades dos mesmos em conseguirapoio do comércio e autoridades locais, tanto no que dizrespeito a apoio logístico quanto ao material, haja vista

que os conselheiros não dispõem de recursos parapromover seus eventos, aliás, nem mesmo para executa-

rem as atividades básicas inerentes a função. Falaramnum carro, mas parece que perdeu-se no caminho ou en-

tregaram noutro endereço.O que lamentamos é que quando se existe uma proposta

séria e preventiva como esta para combater o uso dasdrogas, algumas pessoas que deveriam ser as primeiras ase manifestar favoráveis, são as primeiras a dizer que seencontram em dificuldades. Mas, todos sabem que não

existem essas mesmas dificuldades para outros assuntos,como por exemplo, fazer assistencialismo eleitoreiro.

InsegurançaLAMENTAVELMENTE APESAR deesta semana ter havido uma inci-dência num escritório de contabili-dade local, o de Manoel Trindade,dois assaltos consecutivos à luz dodia. Um na casa de Gustavo Braga,e uma outra tentativa contra umasenhora próximo ao batalhão. Ficaquase impossível enumerar os ca-sos, mas pelas características sãojovens em busca de capitalizar-separa adquirir a maldita droga.

EducaçãoA EDUCAÇÃO do município de An-gicos continua deixando a desejar,apesar do esforço da secretária mu-nicipal, professora Gasparina Gon-çalves. Pois quando os alunos en-frentam exames seletivos, no ca-so do ENEM para acesso a UFER-SA, passou somente uma pessoade Angicos e outra de Assu, dei-xando a cidade na última coloca-ção. A propósito, a aprovada em An-gicos vai ter de entrar na justiçase quiser estudar, pois ainda cur-sa o terceiro ano do segundo graue é filha de Henrique Batista e Ce-li Regina, que certamente estão or-gulhosos da filhota Isla.

Educação IIA RESPEITO de educação, em

mais de uma oportunidade con-versei com a secretária da cida-de para tentarmos implantar comprofessores colaboradores, pelomenos nos fins de semana, aulasde reforço. Da minha parte me pro-pus a assumir as disciplinas de ma-temática e mecânica na área de fí-sica, além de estatística, já que mi-litei em sala de aula por mais de15 anos com estas disciplinas, emNatal, e gostaria de voltar a tra-balhar mesmo que de graça, so-mente pelo prazer de retornar àssalas de aula.

InsegurançaA INSEGURANÇA na cidade deAngicos ganhou um aliado extra,que embora não se possa gene-ralizar, mas a maioria dos alunosoriundos de outras regiões estápromovendo verdadeiras desor-dens e comportam-se como se fos-sem seres superiores aos demaismunícipes. A reclamação é geral,inclusive alguns donos de imóveisestão insatisfeitos com a bader-na que promovem e alguém temde mostrar a estes arruaceiros queem Angicos não é o local ideal pa-ra bagunça. Infelizmente, eles es-tão criando adeptos na própria ci-dade que estão se aliando a es-tes nas badernas. Esta é a reali-dade e de conhecimento de todos.

Direito e cidadaniae-mail: [email protected]

DR. EVÂNIO ARAÚJO

SEM VISÃONA CIDADE de Santana

do Matos o trabalhodesenvolvido pelo prefeitoAssis da Padaria tem pro-vocado a ira de um deter-minado edil, que com fre-quência ocupa uma emis-sora para proferir impro-périos contra o prefeito e

seus aliados.Particularmente não ouvi,

mas em conversa comclientes daquele municí-pio, estes enfatizaram a

fúria do vereador que porvezes baixa o nível. Pelaopinião destes, o referidosenhor não tem agradadocom as agressões, ao con-trário, de tão repetidas fi-ca claro que é retaliação.

FUXICOA DIVERGÊNCIA políti-ca faz parte de um Esta-do democrático de direi-to, a crítica construtiva éuma das ferramentas a

ser utilizadas, mas a bai-xaria e agressão pessoalé um péssimo exemplo,principalmente partindode uma pessoa que tevealgumas dezenas de vo-

tos e que certamentenão lhe autoriza a falta

de urbanidade de seu re-presentante, que deve-ria legislar ao invés de

fazer fuxico e falar da vi-da alheia, aliás, fato co-

mum no meio.

RETALIAÇÃO

FOTO: ALDINHA

O resultado da reuniãoDeputada Márcia Maia diz que resultado de reunião com presidente de associações chegou

ANGICOS/ESTADO – Adeputada estadual MárciaMaia [PSB] esteve na últimaterça-feira, 22, em Angicos,participando da solenidadede assinatura de convêniosentre os governos federal eestadual, sendo um deles pa-ra o Programa do Leite.

Ao se dirigir às autorida-des e produtores presentesao evento, a deputada lem-brou que a última vez queesteve no município foi emmarço, na missa de São Jo-sé, padroeiro da cidade, e

logo após foi conhecer a es-trutura e funcionamento daAssociação dos PequenosAgropecuaristas do Sertãode Angicos [APASA] e par-ticipou de reunião com pre-sidentes de associações e al-guns produtores.

Na reunião, presidentes eagricultores solicitaram àdeputada que ela lutasse pe-lo aumento no preço do lei-te a ser pago aos produtores,tendo em vista a defesagemno valor pago pelo governoao produtor, que se encon-

trava em dificuldades paramanter o rebanho e logica-mente continuar com suaprodutividade.

Na terça-feira, 22, a de-putada disse que aquele mo-mento era especial para ela,pois representava o resul-tado do que foi conversadoem no mês de março comos presidentes de associa-ções e alguns produtores.

“A assinatura desse con-vênio para o Programa do Lei-te, é o resultado da nossa reu-nião acontecida aqui mesmo

na Apasa no mês de março,e eu fico muito feliz por estemomento, tendo em vista queessa parceria entre governofederal e governo estadual vaimelhorar a economia do Es-tado e principalmente e a da-qui da Região Central”, res-saltou a deputada.

Márcia Maia enalteceua administração da Apasae pediu novamente o apoiodos governos para incenti-var a ovinocaprinocultura eolhar com atenção para ospequenos produtores.

FERNANDO PEDROZA– O colunista deste jornal,Magnos Paulo [PT], da ci-dade de Fernando Pedroza,está decidido que nas pró-ximas eleições vai disputaruma das nove cadeiras dolegislativo pedrozense.

Magnos Paulo já definiucomo slogan “Sonhar é pre-ciso, lutar muito mais”, pa-ra realizar seu sonho que éde lutar pelas causas sociaisdos conterrâneos pedro-zenses, principalmenteaqueles que são excluídos.

Magnos Paulo carregaem seu legado de honradez,a luta daqueles que fizeramparte do comitê em prol da

emancipação política do an-tigo distrito. “Acredito quemeus conterrâneos vão nosconceder a oportunidade deser a voz firme e forte de-les na Câmara Municipal”,confia Magnos.

Ele já começa a contabi-lizar apoios, como é o casodo empresário DeusdeteGomes, Nozinho de Elza,desportista José Danúbio,presidente do Sindicato Ru-ral, Kleverlan Gonçalves,vereador anglicano Júniorde Chicola, professor DenesMedeiros e do casal em-presário Oliveira e NevesRicardo. “São valorososamigos nesta nossa luta”.

DEPUTADA solicita apoio para pequenos produtores

AOS NOSSOS CONTERRÂNEOS!!!FOTO: ALDINHA

MAGNOS Paulo vai disputar legislativo pedrozense

Magnos Paulo tentará vaga de vereador em FP

Page 9: Jornal Central

RIO GRANDE DO NORTE, SÁBADO, 26 DE JUNHO DE 2010

GERAIS9

Paulo Coelho“Se você não acorda cedo, nunca conse-guirá ver o sol nascendo. Se você não re-za, embora Deus esteja sempre perto, vo-cê nunca conseguirá notar sua presença”.

Apasa serve como referênciaMinistra veio lançar programa em Angicos na Apasa, associação que concentra maior número de pronafianos

ANGICOS – A ministra MárciaLopes, do Desenvolvimento Sociale Combate à Fome [MDS], veio lan-çar o Programa de Aquisição de Ali-mento da Agricultura Familiar [PAA-Leite], na última terça-feira, 22, nomunicípio de Angicos, na Associa-ção dos Pequenos Agropecuaristasdo Sertão de Angicos [APASA].

Foram assinados dois convênioscom o governo do Estado, sendoum através da Emater e outro daSecretaria do Trabalho, da Habi-tação e Ação Social [Sethas].

Um dos convênios, via Emater,da ordem de R$ 18 milhões, per-mitirá a articulação do Programa

do Leite do Governo Federal (PAA-Leite), com o Programa do Leiteestadual, sendo que o litro do lei-te caprino que será pago ao pro-dutor vai ser de R$ 1,30.

Já outro convênio, este com aSethas, de aproximadamente R$4 milhões para ampliar a constru-ção de cisternas, onde serão cons-truídas 2.800 cisternas em 66 mu-nicípios do RN.

Além desses dois convênios, aministra Márcia Lopes também re-novou outros dois que estavam emcurso. Um deles é o Programa deAquisição de Alimento – CompraDireta, que é executado através da

Emater desde 2005. O valor foide R$ 20 milhões.

Outro convênio garante a cons-trução de mais 38 unidades de res-friamento de leite (abrigo e tan-gues de resfriamento) até o finalde 2010, um investimento da or-dem de quase R$ 1,3 milhão.

Atualmente existem no RioGrande do Norte 85 postos de res-friamento de leite frutos de con-vênios com o Ministério do De-senvolvimento Agrário (MDA) eMinistério da Ciência e Tecnolo-gia (MCT), além do MDS.

De acordo com a ministra, o con-vênio veio para valorizar o traba-

lho dos produtores e garantir quea produção seja escoada. “A valo-rização que o governo federal pas-sa a dar aos produtores rurais as-sim como vem fazendo a Apasa queé muito bem administrada porMarcone”, ressaltou a ministra.

Na oportunidade, a ministra dis-se que vai estudar com carinho asolicitação de Marcone Angicanopara a liberação de recursos paraque possa ser construída na Apa-sa uma usina de leite de pó capri-no. “Pode ter certeza que esta so-licitação será estudada com mui-to carinho”, ressalta a ministra.

Antes, José Gercino Saraiva Maia,

da Secretaria Estadual do Trabalho,Habitação e Ação Social [SETHAS],disse que aquele momento teria umsignificado enorme, não apenas pe-la questão dos recursos, “mas por-que aqui está plantada a sementeque servirá de exmeplo para o RN epara todo o Brasil. A Apasa é umexemplo para o RN, para o Brasil epara o exterior”, disse Gercino.

APASA - O motivo pela escolhada Apasa para a assinatura do con-vênio foi em virtude da associaçãoconcentrar o maior número de pro-nafianos, de produtores de leitecaprino, o qual será adquirido pe-lo governo.

ANGICOS –A escolha daApasa por parte da ministraMárcia Lopes para lançaro programa PAA-Alimentose fazer assinaturas de ou-tros convênios é, segundoMarcone Angicano, presi-dente da associação, a cer-teza de um trabalho quevem sendo bem desenvol-vido e a valorização dos pe-quenos produtores.

Segundo Marcone, apoiopor parte dos governos exis-te, mas ainda não é satisfa-

tório no que diz respeito agrande importância que re-presenta atualmente os pe-quenos produtores. “Temosuma bacia leiteira forte, or-ganizada, tanto é verdadeque aqui se encontra con-centrado o maior número deprodutores da agriculturafamiliar”, ressalta Marcone.

A importância dessa ca-deia bem organizada e quea cada dia cresce, resulta,segundo Marcone, em even-tos como o realizado na úl-

tima terça-feira, 22, com apresença de uma ministrado governo federal, paralançar um programa social.“Isso é importante para aApasa e principalmente pa-ra os produtores, pois re-presenta a força que hoje te-mos através de uma asso-ciação bem organizada”.

Daqui para frente, ressal-ta Marcone Angicano, é ne-cessário que os governos fa-çam campanhas para incen-tivar aos pais de família da-

rem leite de cabra às crian-ças. “Existe uma barreiramuito grande e isso precisaser quebrada, embora o nívelde conscientização já tenhamudado”, diz Marcone.

A Apasa, segundo o pre-sidente, está se preparandopara o futuro. “Todos nós,diretoria e associados, es-tamos felizes com a esco-lha da associação para o lan-çamento do programa. Pa-ra nós, é motivo de mais umavitória”.

ANGICOS – O governa-dor Iberê Ferreira e a mi-nistra do DesenvolvimentoSolidário e Combate à Fo-me (MDS), Márcia Lopes, as-sinaram convênio que per-mitirá a articulação do Pro-grama do Leite do governofederal (PAA Leite) com oPrograma do Leite estadual,no valor de R$ 18 milhões.

Na solenidade realizadana manhã de terça-feira, 22,na Apasa, o governo do Es-tado e a União também re-novaram outros dois convê-nios já em curso.

Um deles é o Programade Aquisição de Alimentos -Compra Direta, no valor deR$ 20 milhões. O outro ga-

rantirá a construção de mais38 unidades de resfriamen-to de leite (abrigo e o tanquede resfriamento) até o finalde 2010, um investimento daordem de R$ 1,27 milhão.

“Com estes convênios, va-mos alcançar principalmen-te o pequeno produtor, aque-le inscrito no Pronaf, que en-trega até 100 litros por dia”,revelou o governador.

“São convênios que vãodinamizar a economia do RioGrande do Norte e garantira segurança alimentar de mi-lhares de famílias”, declaroua ministra.

A partir de julho de 2010,a Emater assume a gestão doNovo Programa do Leite e

vai coordenar os processosde mobilização, organizaçãoe capacitação de agriculto-res familiares, apoiar o ge-renciamento da produção,bem como a captação e o be-neficiamento do leite desti-nado a essa iniciativa.

A Secretaria de Estado doTrabalho, Habitação e As-sistência Social (Sethas)continuará responsável pe-la gestão dos pontos de dis-tribuição do Programa doLeite e pelo cadastramentodos beneficiários.

“Como a Emater já admi-nistra o Compra Direta, éuma instituição que tem umagrande capilaridade na árearural do Estado, com escri-

tórios espalhados por todoo Rio Grande do Norte e suaproximidade com os produ-tores, ela vai cuidar da pro-dução, mas a distribuiçãocontinua a ser feita pela Set-has, em razão da assistênciasocial”, lembrou Iberê.

Já a ministra disse que “aparceria com o governo doEstado vem fazendo com quea cadeia funcione e funcionecom eficiência”, emendou aministra.

Sobre o Compra Direta,Márcia Lopes destacou: “Éum programa que faz valo-rizar o trabalho dos peque-nos produtores e garanteque a produção seja escoa-da”, enfatizou a ministra.

FOTO: ALDINHA

FOTO: ALDINHA

FOTO: ALDINHA

FOTO: ALBERTO LEANDROFOTO: ALDINHA

“Apasa é uma associação do futuro”, diz Marcone

Governador e ministra garantemampliação do Programa do Leite

ADMINISTRAÇÃO Marcone Angicano recebe elogios da ministra

IBERÊ: “Vamos alcançar os pequenos produtores rurais”

PRESENÇA Evento foi prestigiado por políticos e pronafianos CABUGI Deputada, ministra e governador conhecem produtos MOMENTO Iberê assinando convênios com governo federal

Page 10: Jornal Central

RIO GRANDE DO NORTE, SÁBADO, 26 DE JUNHO DE 2010

GERAIS10

Ghandi“Um homem não pode fazer o cer-to numa área da vida, enquanto es-tá ocupado em fazer o errado emoutra. A vida é um todo indivisíve

ANGICANA Georgia Gonçalves aniversariante do dia 13 de junho.Recebeu familiares e amigos no sítio Oscar Nelson para comemo-rar a data. Aí é chic!!!

EMPRESÁ-RIA Lúcia de

Chiquinho,feliz da vida

com o suces-so de suas lo-jas. A empre-sária vem ob-tendo um ex-

celenteresultado nasvendas. É is-so aí, Lúcia.Toca para a

frente.

VEREADOR angi-cano Marcílio Tor-res ao lado do tio,Dom Matias Patrí-cio e do amigo Toi-

nho de Assu, naApasa, em

Angicos, durantevisita da ministra

Márcia Lopes e dogovernador Iberê.

FELICIDADE em do-se dupla. André Cor-

reia Lima agora é ma-jor. Reuniu vários

amigos para comemo-rar a nova patente. Etambém comemoroucom sua musa Micar-

la, que está grávidade gêmeos.

Movimento/ /.O DIA 22 de junho de 2010 é mais umadata que ficará marcada na história domunicípio de Angicos. Uma ministra es-colhe o município, por conta da asso-ciação Apasa para realizar assinatura deconvênio com o governo do Estado pa-ra ampliação do Programa do Leite. É aApasa servindo de exemplo. Parabéns,senhor presidente Marcone Angicano.

Sucesso/ /. O PRESIDENTE da Apasa, agrô-nomo Marcone Angicano, era só alegria.Afinal de contas a luta do mesmo temsido incansável para ver a Apasa fazendosucesso. Apesar da correria, Marconese sente realizado por visualizar o seuempenho sendo reconhecido.

Será, César?//.MEU AMIGO vereador da cidade deLajes, César Militão, será que real-mente é verdade o apoio do prefeito Be-nes Leocádio ao governador Iberê? Eusenti um clima, vi o abraço do gover-nador no amigo Benes. Se verdade, éum grande apoio, já que o prefeito temum enorme poder de articulação.

Excelente médico//. A COLUNA elogia o médico doutorRonaldo por estar sendo muito impor-tante para a saúde angicana. A colunajá fez duras críticas quando o médicoera prefeito à sua maneira de adminis-trar, mas nunca criticou seu lado de mé-dico. Sempre disse que ele era muitoimportante para os angicanos, aten-dendo a todos por igual e sem pergun-tar em quem votavam. Porque no diaque ele fizer isso serei a primeira a cri-ticar. Eu sempre digo que ele é um mé-dico iluminado, porque ser médico emcidade do interior é muito difícil.

Hospital é de todos//.Está se tornando um assunto chatoesse relacionado à saúde do municípiode Angicos. As pessoas vivem sofrendopreconceito por muitas vezes terem vo-tado em partido A, B, ou C. Hoje querofazer uma crítica ao Hospital Regional deAngicos: vocês estão atendendo gente,não são animais e saúde não tem dono.

Gente mil//. UMA PROFISSIONAL competen-te, firme é dessas magistradas que dei-xam saudades por onde passam. O po-vo santanense ainda não se acostumoucom sua saída. A coluna fala da douto-ra Alba Paulo de Azevedo. Carismáti-ca e maravilhosa!!!

Grito de alerta//.FOI ONTEM, 25, que Angicos paroupara dizer SIM à vida e não às DROGAS!A movimentação teve início na praça Jo-ta da Penha, de onde saíram em passea-ta para dizer não às drogas que estãoque esta destruindo muitas vidas.

Alerta//A COLUNA faz uma crítica às famo-sas calouradas que são exageradas. Al-gumas vêm acontecendo na cidade deAngicos com muita baderna e outras coi-sas absurdas que é do conhecimentode muitos. A polícia bem que poderiavisitar essas festas exageradas e os paisdeveriam prestar atenção na hora emque seus filhos voltam para casa e deque maneira estão chegando.

Alegria em drobro//.ISSO MESMO, alegria do nosso ami-go, o major Correia Lima, e sua esposaMicarla, grávida novamente e dessa vezé de gêmeos. É a família Lima que vaiaumentando a sua prole, para alegriado casal. Esse churrasco, a coluna nãoperder, viu major?

Cidade suja//. A COLUNISTA conversou com Fer-nando Soares e ele me falou que é umatristeza a sujeira que se encontra nas ruasde Afonso Bezerra. Que é um descaso dopoder público para com a população. É,prefeito Jackson, cuide de sua cidade.

Barata tonta//MENINO, TEM um secretário aquina Região Central que vai terminarmorrendo de inveja. A criatura nãosabe fazer nada, não tem criatividadealguma. Vivia fazendo críticas aos ou-tros e tinha a solução pra tudo. E ago-ra que é secretario não faz simples-mente nada.

Expressas Centrale-mail: [email protected]

ALDACIRA GOMES

O vereador caiçarense Francis-co Fernandes aniversariante do

dia 18 de maio. No dia 14 demaio, a aniversariante foi a ex-diretora da creche, dona Iranei-de Evaristo; dia 13 de maio foi avez de Ruth Silvestre e sua avó

Maria Silvestre. No dia 14 de ju-nho o aniversariante foi o enfer-meiro Ronaldo. Sua irmã Maria,dia 5 de maio e sua sobrinha Sa-mila Débora, 13 de maio. A re-

cepção aconteceu em Natal comum grande churrasco.

LINDAS mãe e filha. A pequena Gianna Beatriz com sua mamãe Mo-nalisa Maruska que já anda nos preparativos para o aniversário dafilha, que acontece no dia 3 de agosto.

FESTA JUNINA Garota Safada se apresenta dia 28 na comunidade de Baixa do Meio

GUAMARÉ – O município de Gua-maré, localizado a 160 km de Natal, se-rá palco de uma grande programação ju-nina até o próximo dia 29 de junho. Oponto alto dos festejos é a participaçãode atrações nacionais, como a Banda Ga-rota Safada e o astro sertanejo Leonar-do.

A população de Guamaré, das cida-des vizinhas e os visitantes de todo oRio Grande do Norte também vão po-der acompanhar a apresentação de dan-ças e frequentar as barracas de comidastípicas, que promovem o resgate da tra-dição junina.

As tradicionais quadrilhas tambémfarão uma festa à parte nas várias co-munidades do município.

Para o prefeito Auricélio Teixeira,Guamaré abre as portas para receber osvisitantes de todo o Estado. “Garanti-mos também o melhor em termos de cul-tura, alegria e tradição para os mora-dores da nossa querida e bela cidade.Além disso, a festa é um grande vetorde aquecimento da economia local”, ex-plica o prefeito Auricélio.

Para chegar a Guamaré, vindo de Na-tal, é preciso pegar a BR-406, passarpelo distrito de Baixa do Meio e entrarà direita na RN 401.

ProgramaçãoDIA 26/06Local: Santa Maria III (em

frente à escola local)

Atração: Nael e Trio Re-gional

DIA 28/06Local: Baixa do Meio (em

frente ao estádio de futebol)

Atrações: Garota Safada& Xote de Elite

DIA 29/06Local: Guamaré (espaço

de eventos)Atrações: Leonardo & Cir-

cuito Musical

É festa junina em GuamaréEntre as principais atrações estão a banda Garota Safada e o cantor sertanejo Leonardo

FOTO: DIVULGAÇÃO

QUEManiversariou

dia 27 dejunho foi o

proprietáriodo RA Restau-

rante, RonaldoCosta. O mes-

mo recebeu osparabéns e osmimos da es-

posa Adriana.

ANIVERSIANTES CAIÇARA

Page 11: Jornal Central

É motivo de grande júbilo comemorarmos umaniversário. Porque aniversários são anos que refle-tem a permanência de algo que dura. Por isso com

orgulho comemoramos o aniversário de nossomunicípio que comemora 18 anos de sua

emancipação política. Os clarins que hoje brilham são de esperança parauma cidade que se abre ao desenvolvimento e comespectativa de atingir o alge de sua função políticaque tem como meta assegurar aos habitantes os di-reito de cidadão: saúde, habitação, trabalho, lazer.

Por tudo isso temos que comemorar muito.Parabens Fernando Pedroza, pelo povo audaz, pela

política dinâmica que tem se alinhado para odesenvolvimento.

Por tudo isso, nos 18 anos deemancipação política do município,a Câmara Municipal homenageia to-do o povo pedrozense por comparti-

lhar e vivenciar esse patrimôniocultural e natural, chamado

Fernando Pedroza!!!

DONAS DE CASA aprenderam a fazer produtos de higiene pessoal e material de limpeza

FOTO: CEDIDA

RIO GRANDE DO NORTE, SÁBADO, 26 DE JUNHO DE 2010

CULTURA11

Curso de capacitaçãoSindicato Rural de Lajes e Acosc realizamdiversos cursos de capacitação

Albert Einstein“O mundo não está ameaçado pe-las pessoas más, e sim por aque-las que permitem a maldade”.

LAJES – O Sindicato Pa-tronal de Lajes em parce-ria com Associação dosCriadores de Ovinos e Ca-prinos do Sertão do Cabu-gi [ACOSC] e Senar conti-nua realizando diversoscursos no município, tantona zona rural quanto na se-de do município.

De acordo com o presi-dente do Sindicato Patro-nal, César Militão, nos últi-mos dias foi encerrado oscursos de cultivo de plantasmedicinais, para moradoresdo bairro Boa Esperança.“Foi um curso bastante par-ticipativo onde a comuni-dade aprendeu o cultivo deplantas medicinais, além,claro, de saber qualquer sua

importância e como utili-zar”, ressaltou César Mili-tão.

Também foi encerrado oscursos de fabricação casei-ra de produtos de higienepessoal, como sabonete lí-quido, creme hidratante,creme dental, desodorante,xampu, para um total dequinze produtoras rurais doAssentamento 3 de Agosto,e outras quinze pessoas dazona urbana fizeram o cur-so de fabricação de materialde limpeza, como deter-gente, amaciante, desinfe-tante, sabão e pasta parailustrar alumínio.

E dando continuidade asérie de cursos, o sindicatoe Acosc já iniciaram novos

cursos como os de avicul-tura, na Associação Boa Vis-ta, beneficiamento de Man-dioca, no Distrito de Fir-mamento, e fabricação deDoces Caseiros, no CentroPastoral da Igreja Católicade Lajes.

César Militar destaca aimportância das parceriasrealizadas com Acosc, Se-nar e Prefeitura Municipalpara a capacitação dos la-jenses em diversas áreas. “Émuito importante esses cur-sos que de forma gratuitaqualificam profissional-mente produtores ruraisque aprendem a gerar ren-da, além de elevar a au-toestima dos participan-tes”, ressalta César Militão.

CAIÇARA DO RIO DOVENTO – A caiçarense La-rissa Teixeira de Lima, 14,é apaixonada por música eseu maior desejo é o de po-der continuar cantando eexpandindo sua carreira.

Atualmente Larissa can-ta com o tecladista Erival-do, quando recebeu convi-te em 2009 para fazer par-te das “Amiguinhas do For-ró” e fazia parte do grupocom ex-vocalista RaquelFaustino que hoje é evan-gélica.

Larissa cantou no anopassado durante a festa deemancipação política da ci-dade e por cinco vezes seapresentou na casa de show.

“Meu desejo é continuarcom humildade realizarmeus sonhos e, tenho fé emDeus e muita força de von-tade que irei conseguir por-que sou jovem e tenho ta-lento”, confia.

Mesmo diante das difi-culdades e da desvaloriza-ção dos artistas, principal-mente aqueles que são co-nhecidos como ”prata da ca-sa”, Larissa acredita que ca-da um pode se superar ebuscar seus espaços. “É is-to que estou fazendo e vouvencer”.

Quem desejar contratarLarissa e Erivaldo pode li-gar 9951-8913 ou 9906 –1877.

Deus é o pai verdadeiroQue nos guia e nos conduzNos enviou para o mundoSeguidos por uma luzPra uns aos outros se amaremSem a ninguém criticaremSabendo se respeitarem Pra um dia podemos andarNa estrada de Jesus

Quem vai nessa estrada é comoAlguém que ganha um troféuQue só tem um Deus no mundoMais esse mora no céuÉ pra mim e pra vocêTudo pode resolverPodemos agradecerPara podermos dizerAquele sim é fiel

Jesus filho de MariaO filho do coraçãoDaquela que foi e éA virgem da ConceiçãoProtege os nossos filhosDai-nos a vossa bençãoOlhai os jovens que entraram Na vala da perdiçãoNão deixe que a droga mancheO mundo na escuridão

Deus é pai de todo mundoFoi ele que nos criouCom o seu puder profundoTudo na terra botouÉ dos pobres advogadoÉ Juiz e PromotorDeus é pai Deus é JesusPor todos morreu na cruzDeus é luz Deus é amor.

DEUS É LUZ, DEUS É AMOR.Elisabete Jota - Angicos

FERNANDO PEDROZARoberto trindade (in memorian)

Como és bela entre as pedras

No inverno ou verão

Tens a beleza das serras

Das manhãs com seus clarões.

Estás rodeada de serras belas

Floridas e verdejantes

Chamas a atenção de todos que a vêem

Deixas pasmo todo viajante.

E ao cair da tarde estás mais tristonha

À noite as luzes a vem alegrar

E te transformas em bela e risonha

A alegria vem em ti habitar.

Pela manhã estás ensolarada

Todos que passam te dizem garbosa

Do teu arvoredo surge a passarada

Oh, Eu saúdo, Fernando Pedroza.

Colchão solteiro por R$ 79Cama de casal R$ 149Cama de solteiro R$ 139Colchão de casal R$ 220 Conjunto de estofado R$ 399Quarto casal em 10x de R$ 89,90Quarto solteiro 10x de 74,90

Rua Presidente Costa e Silva - centro - Caiçara do Rio do VentoFone - 9912 - 6634 Pedro Avelino – trav. Prefeito Geraldo Antas - fone 9163 - 2731 Jardim de Angicos - rua Profª Maria Augusta de Lima 9184 -8050 Bento Fernandes - Rua Duque de Caxias – fone 9954 - 0685 Parnamirim - bairro Santa Tereza - fone 3272 - 8482

POESIAS

Com explosão de preços baixos para você

Larissa sonha em ser cantora profissional

Parabéns,Fernando Pedroza!!!

CÂMARA MUNICIPAL DEFERNANDO PEDROZA

Mário Miranda - presidente

Page 12: Jornal Central

RIO GRANDE DO NORTE, SÁBADO, 26 DE JUNHO DE 2010

GERAIS12

Fernando Pessoa“Querer não é poder. Quem pôde, quisantes de poder só depois de poder.Quem quer nunca há de poder, porquese perde em querer”.

REGIÃO CENTRAL – OBanco do Nordeste do Bra-sil, agência Angicos, aguar-da receber as alterações dosdispositivos que tratam darenegociação de dívidas deoperações de crédito rural.

A lei, originária da Me-dida Provisória 472, vai be-neficiar principalmente ospequenos produtores e a re-gra vale para para opera-ções que já haviam sido re-negociadas no âmbito da lei11.322/2006, que na épo-ca definiu a revisão de con-tratos feitos nas áreas deatuação da Agência de De-senvolvimento do Nordeste[ADENE].

De acordo com o geren-te José Erivaldo de OliveiraSouza, do BNB, em Angicos,quando o banco receber asnovas definições vai divul-gar quais são os agriculto-res que se enquadram den-tro das novas modalidadesde renegociação.

Conforme o gerente, obanco faz uma filtragem dosclientes e posteriormenteé que será possível repas-sar as informações para osmesmos.

Muitos agricultores quecontraíram empréstimo jun-to ao banco vão ser benefi-ciados, tanto pela forma derebate como de remissão.

Acidente na BR-304 mata vereadorVeículo que atropelou presidente da Câmara de Caiçara do Rio do Vento ainda não foi identificado

GERENTE do BNB, José Erival-do, aguarda definições

CHICO de Sinval (ao centro) presidindo trabalhos na câmara CORPO sendo velado nas dependências da Câmara Municipal

Santana do Matos se preparapara festejar sua padroeira

BNB aguarda novas definições pararenegociação das dívidas rurais

www.

acle

civa

m.c

om.b

r

SANTANA DO MATOS – A cidadese prepara para comemorar a festa deNossa Senhora de Sant’Ana, apadroeira do município. Ascomemorações alusivas a data come-çam dia 16, a parte religiosa e seestende até o dia 26, quando se encer-ra com procissão.

De acordo com o radialista Luiz Ma-cedo, que organiza a parte festiva, nasexta-feira, 23, começa a vaquejadaque se estende pelos dias 24 e 25. Epara começar a esquentar o clima davaqueirama, já na sexta tem Ferro naBoneca e Cavalo de Pau em praça pú-blica.

Já no sábado, 24, no Espaço do For-

ró show com as bandas Forró do Bom,Alcymar Monteiro e forró Cavalo deAço. No domingo, 25, é a vez da ‘safa-dinha’ Garota Safada, Forró Resenha,Pode Balançar, Forró Pegação e Forródo Malandro.

A premiação para a vaqueira é de R$43.200, sendo profissional R$ 23 mil eamador R$ 20 mil. “Estamos confiantesque será mais um ano de grande movi-mentação, festa tranquila, organizadae a presença maciça dos santanensesausentes e de todos os amigos daRegião Central e de todo Estado, bemcomo a vaqueirama de vários estadopara abrilhantar cada vez mais a festapopular”, confia Luiz Macedo.

CAIÇARA DO RIO DOVENTO – O início do mêsfoi trágico para a populaçãodeste município. É que no dia11 passado o vereador Fran-cisco Agostinho, “Chico deSinval” [PMDB], presiden-te do legislativo caiçarense,morreu vítima de um aci-dente automobilístico nasproximidades da comuni-dade Renascer da Serra,neste município.

De acordo com informa-ções repassadas para estareportagem, Chico de Sin-val trafegava pela BR-304em sua motocicleta quan-do foi atropelado por um veí-culo tipo Gol, de cor preta,de placa e motorista nãoidentificados.

No momento do aciden-te, encontrava-se na garu-pa da moto o jovem NilsonPaulino da Silva, coordena-dor do programa Agente Jo-vem, que foi levado às pres-sas para o hospital ClóvisSarinho, em Natal. Ele foitransferido para o hospitalWalfredo Gurgel, onde seencontra internado, masnõa corre risco de morte.

Quem assumiu a presi-dência foi o vereador Mar-cos Bezerra Valentim, “Mar-cos da Ubaia” [PMDB], ten-do o suplente Francisco Da-niel Vieira Faustino, “DanielFaustino”, assumido a ca-deira vaga de vereador.

No entanto, Daniel Faus-tino é chefe de gabinete da

FOTO: ALDINHA

FOTOS: CEDIDAS

prefeitura, o que deverá fa-zer que seja convocado o ter-

ceiro suplente Manoel Cor-reia Teixeira, “Irmão Ma-

noelzinho” [PMDB], tendoem vista que o segundo su-

plente é secretário de espor-te do município.