Jornal chapa 1 Embraer

2
Ampliar nosso time para avançar na união dos trabalhadores Participe da eleição, dias 29/2 e 1/3 SEU VOTO É MUITO IMPORTANTE Vote CHAPA 1 Na EMBRAER a ordem é: A atual diretoria apostou em fortalecer a união e a mobi- lização dos trabalhadores para defender direitos e conquistar nossas reivindicações. A greve do dia 22 de setembro, por exemplo, foi a primeira parali- sação na Embraer nos últimos 11 anos e foi fundamental para uma Campanha Salarial vitoriosa. Graças a essa mobilização, garantimos aumento real e a an- tecipação da data-base de no- vembro para setembro, unifican- do com toda a categoria. Nos últimos dois anos, com a mobilização e forte participação dos trabalhadores nas assem- Chapa do Sindicato 1 1 VOTE CHAPA Experiência e renovação para lutar Organização de base na defesa dos empregos, salários e direitos Especifico Embraer- fevereiro/2012 “Saio da direção do Sindicato, mas não da luta. Com certeza, estaremos juntos em cada mobilização dos metalúrgicos e dando todo o apoio aos companheiros da Chapa 1” Célio Eduardo Silveira, o Celinho diretor do Sindicato “Com certeza é na Chapa 1 que está o melhor e o maior time de candidatos da Embraer. Pessoas comprometidas e preparadas, que estarão à frente de todas as lutas dos trabalhadores!” Antonio Ferreira de Barros, o Macapá, da GM (candidato a presidente pela Chapa 1) bleias, também negociamos a Convenção Coletiva que, entre outros benefícios, incluiu a cláu- sula que garante a estabilidade de emprego aos lesionados até a aposentadoria. Na CIPA, também aumenta- mos nossa atuação, trabalhando duro na defesa da saúde dos trabalhadores e ampliando o debate sobre a necessidade da redução da jornada, para gerar mais empregos e proteger nossa saúde. Mas sabemos que, apesar dos bons resultados, é preciso fazer mais para avançarmos em nossa organização e conquistar mais direitos. Foi pensando nisso que a Chapa 1 montou uma equipe maior na Embraer/Eleb, reunindo renovação e experiência, marca- da pela chegada de dois novos companheiros: Fera (F107/3) e Parra (Eugênio de Melo). Com os novos companheiros, comple- tamos o time que, com certeza, fica mais forte e preparado para enfrentar os desafios que virão. Rosângela Em pé, da esq. p/ dir.: Babão, Geraldo, Herbert, Edmir e Alemão. Agachados: Fera e Parra especifico Embraer.indd 1 01/02/2012 20:10:54

description

Jornal chapa 1 Embraer

Transcript of Jornal chapa 1 Embraer

Page 1: Jornal chapa 1 Embraer

Ampliar nosso time para avançar na união dos trabalhadores

Participe da eleição, dias 29/2 e 1/3SEU VOTO É MUITO IMPORTANTE Vote CHAPA 1

Na EMBRAER a ordem é:

A atual diretoria apostou em fortalecer a união e a mobi-

lização dos trabalhadores para defender direitos e conquistar nossas reivindicações.

A greve do dia 22 de setembro, por exemplo, foi a primeira parali-sação na Embraer nos últimos 11 anos e foi fundamental para uma Campanha Salarial vitoriosa.

Graças a essa mobilização, garantimos aumento real e a an-tecipação da data-base de no-vembro para setembro, unifican-do com toda a categoria.

Nos últimos dois anos, com a mobilização e forte participação dos trabalhadores nas assem-

Chapa do Sindicato11VOTE

CHAPA

Experiência e renovação para lutarOrganização de base na defesa dos empregos, salários e direitos

Especifico Embraer- fevereiro/2012

“Saio da direção do Sindicato, mas não da luta. Com certeza, estaremos juntos em cada mobilização dos metalúrgicos e dando todo o apoio aos companheiros da Chapa 1”

Célio Eduardo Silveira, o Celinho diretor do Sindicato

“Com certeza é na Chapa 1 que está o melhor e o maior time de candidatos da Embraer. Pessoas comprometidas e preparadas, que estarão à frente de todas as lutas dos trabalhadores!”

Antonio Ferreira de Barros, o Macapá, da GM(candidato a presidente pela Chapa 1)

bleias, também negociamos a Convenção Coletiva que, entre outros benefícios, incluiu a cláu-sula que garante a estabilidade de emprego aos lesionados até a aposentadoria.

Na CIPA, também aumenta-mos nossa atuação, trabalhando

duro na defesa da saúde dos trabalhadores e ampliando o

debate sobre a necessidade da redução da jornada, para

gerar mais empregos e proteger nossa saúde.

Mas sabemos que, apesar dos bons resultados, é preciso fazer mais para avançarmos em nossa organização e conquistar mais direitos.

Foi pensando nisso que a Chapa 1 montou uma equipe maior na Embraer/Eleb, reunindo renovação e experiência, marca-da pela chegada de dois novos companheiros: Fera (F107/3) e Parra (Eugênio de Melo). Com os novos companheiros, comple-tamos o time que, com certeza, fica mais forte e preparado para enfrentar os desafios que virão.

Rosângela

Em pé, da esq. p/ dir.: Babão, Geraldo, Herbert, Edmir e Alemão. Agachados: Fera e Parra

especifico Embraer.indd 1 01/02/2012 20:10:54

Page 2: Jornal chapa 1 Embraer

A Chapa 1 vai trabalhar em parceria com os cipeiros de luta da empresa (Alessandro, Carlão, Luiz Carlos e William), no combate à precarização e pela melhoria do ambiente de trabalho. Os próprios cipeiros reconhecem na Chapa 1 a melhor alternativa, já que reúne uma equipe combativa, que não se curva aos desmandos da empresa. “É na Chapa 1

que estão companheiros comprometidos com a saúde dos trabalhadores”, disse o cipeiro Luiz Carlos Cândido.

VALMIR BABÃOGERALDO

ANDRÉ PARRAFERA ROSANGELA

ALEMÃO

Cipeiros de luta apoiam a Chapa 1

Conheça os integrantes da Chapa 1 na Embraer:

F107 - Usinagem

Alessandro Carlão Luiz Carlos William - Eug. Melo

F107/3

Logística

Pilone/AMX - EUG.MELOEDMIR

* Manutenção. Diretor afastado pela empresa após a greve de novembro de 2000, com processo de reintegração na Justiça. É diretor do Sindicato e continua na luta no setor aeronáuti-co e na categoria.

F30 - montagem PhenonHERBERT

F30 - Estamparia

ELEB

NÃO À COBRANÇA DO IMPOSTO SINDICAL:

Diferente do que faria a outra chapa na direção do Sindicato, a Chapa 1 não cobra o Imposto Sindical dos trabalhadores, como já ocorre na atual diretoria. A Chapa 1, Chapa do Sindicato/CSP-Conlutas mantém esse compromisso na próxima gestão.

PLR EM PARTES IGUAIS:

Os lucros são o resultado do trabalho de todos os funcionários de uma empresa. Por isso, não tem porque aqui na Embraer a PLR ser proporcional aos salários. A PLR de ser dividida em partes iguais para todos. Essa é a bandeira da Chapa 1, a Chapa do Sindicato/CSP-Conlutas.

A Embraer e a Eleb praticam a maior jor-nada de trabalho do setor aeronáutico mun-dial. São 43 horas semanais, uma situação inaceitável e que deve ser combatida. Afinal, nem mesmo as pequenas empresas do setor têm uma jornada tão massacrante.

Somente a redução da jornada permitirá a criação de novos empregos, além de con-tribuir para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, que teriam mais tempo para a família, lazer e para os estudos.

No último período, várias iniciativas foram feitas, como reuniões com o BNDES e o Ministério do Trabalho.

A Chapa 1 vai continuar a luta pela re-dução da jornada de trabalho, sem redução salarial e sem banco de horas.

A Embraer tem utilizado programas como o Lean/Kaizen para reduzir o número de trabalha-dores e aumentar o ritmo de trabalho.

A empresa pode e deve garantir todos os empregos dos atuais trabalhadores.

Afinal, a Embraer tornou-se uma das maiores empresas aeronáuticas do mundo, graças ao esforço dos seus funcionários e à maciça ajuda governamental, através dos financiamentos do BNDES (dinheiro público).

Portanto, a Embraer não tem justificativa ne-nhuma para fazer qualquer demissão.

A Chapa 1 tem como uma de suas principais reivindicações o fim do Lean/Kaizen e a garantia de estabilidade aos trabalhadores da Embraer/Eleb.

SAÚDE NO TRABALHO: A jornada de trabalho excessiva traz males irreparáveis para os trabalhadores. Exemplo disso é que a Embraer está entre as empresas com

maior número de trabalhadores com doenças ocupacionais, como problemas de coluna, ombro, estresse, tendinite, LER, alergias e problemas de pele relacionados ao uso de produtos químicos. Por isso, é urgente a implementação de uma política de redução da jornada, exigindo melhores condições de trabalho. A empresa tem de respeitar e garantir os direitos dos trabalhadores lesionados. Esta será a luta da Chapa 1, Chapa do Sindicato/CSP-Conlutas.

REDUÇÃO DA JORNADA, SEM REDUÇÃO SALARIAL:

ESTABILIDADE NO EMPREGO:

A CHAPA 1 TEM AS MELHORES PROPOSTAS

especifico Embraer.indd 2 01/02/2012 20:10:57