Jornal Chave de São Pedro

8
Pág. MÚSICA Participe do festival de música “Barulho Divino” Pág. 03 SAÚDE Como manter a saúde bucal das crianças Pág. 06 FINANÇAS Saiba como economizar para o casamento Pág. 05 AGENDA Programe-se para as atividades de junho da Paróquia Pág. 07 03 ANO 10 • Nº 112 • JUNHO DE 2012 Entenda mais sobre a jornada e seja também um voluntário Acompanhe-nos no facebook/jornalchavedesaopedro

description

Ano 10 | Edição 112 | Junho de 2012

Transcript of Jornal Chave de São Pedro

Page 1: Jornal Chave de São Pedro

Pág.

mÚsicaParticipe do festival de música “Barulho Divino”

Pág.

03

saÚdeComo manter a saúde bucal das crianças

Pág.

06

fiNaNçasSaiba comoeconomizar parao casamento

Pág.

05

aGeNdaPrograme-se paraas atividades dejunho da Paróquia

Pág.

0703

ANO 10 • Nº 112 • JUNHO DE 2012

Entenda mais sobre a jornada e seja também um voluntário

Acompanhe-nos no facebook/jornalchavedesaopedro

Page 2: Jornal Chave de São Pedro

JUNHO | 201202

palavra do padre saiba mais

O amor é a chave da evangelização

SEPAC comemora 50 anos do Concílio Vaticano II

Por ocasião do 46º Dia Mun-dial das Comunicações e dos 50 anos do Concílio Vaticano II, o Sepac/Paulinas realizou, no últi-mo dia 5 de maio, um evento de interação entre a Paulinas SEPAC (Serviço à Pastoral da Comunica-ção), o Setor de Comunicação do Regional Sul 1 da CNBB e PAS-COM da Região Episcopal Sé da Arquidiocese de São Paulo no qual foi colocado em pauta para estudo e reflexão os caminhos da evange-lização por meio da comunicação.

Mais de 200 pessoas partici-param, entre eles o Cardeal Arcebis-po Dom Odilo Pedro Scherer, TVs, A Rede Católica de Rádio, Signis Brasil, sites e impressos católicos, grupos diversos de PASCOM. O nosso pároco Padre Edimilson junto à equipe da Pastoral da Liturgia Ma-ria Augusta, Vânia e Comunidade Nossa Senhora Aparecida: Sr. Iracy, D. Cida, Eneida, Fátima também compareceram ao evento.

Nova edição do nosso jornal. Quero agradecer aos leitores que envia-ram mensagens de incentivo ao trabalho, por ocasião do relançamento em maio. Afinal, é muito bom receber elogios, crí-ticas construtivas e observações que vêm para somar. Aproveito para dizer que uma comunidade se constrói com escuta, diálogo, partilha e muito amor.

O amor é a chave que abre as portas do coração, por isso, nesta edição você saberá a importância de se prepa-rar para celebrar o sacramento do matri-mônio, sem gastos supérfluos, nem atra-sos. Na celebração, o amor indissolúvel de Deus se derrama na vida do casal que passa a ser uma só carne. Ninguém se-pare o que Deus uniu.

Já escutou a célebre frase atribuí-da a Santo Agostinho: “Quem canta reza duas vezes”? Você terá dupla oportuni-dade de ingressar na música católica,

Dom Odilo Pedro Scherer, também presidente do Regional Sul 1 e do Grupo de Trabalho para as come-morações do cinquentenário do Va-ticano II, abriu o evento convocan-do os participantes a aprofundarem seus estudos nos documentos apro-vados pelo Concílio, a Palavra de Deus e destacou a missão dos leigos.

A Coordenadora do SEPAC, Irmã Helena Corazza, contextuali-zou o tema, apresentando antece-dentes e memória, no aspecto da sociedade e da Igreja.

Entre as interações dos par-ticipantes, foi tratado sobre a im-portância da leitura bem feita du-rante as missas, o que só poderá ser conquistado se houver a formação dos leitores para o anúncio da Pa-lavra. Padre Edimilson observou também sobre a falta de unidade dos meios de comunicação católi-cos que precisariam atuar de ma-neira mais integrada e direcionada com o foco na unidade.

“Palavra e silêncio. Educar-se em comunicação quer dizer aprender a escutar, a contemplar, para além de falar; e isto é particularmente importante paras os agentes da evangelização: silêncio e palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo.” Papa Bento XVI

uma por meio do festival de música da Paróquia Santa Rosa de Lima e das aulas de canto que acontecerão em breve na nossa paróquia. A música é, sem dúvida, um eficaz instrumento de evangelização.

Queridos jovens, em novembro, programe-se para a recepção da Cruz da Jornada da Juventude. Momento para reacender a chama da fé e espiritualidade no seguimento a Cristo. A Igreja carece do seu entusiasmo, desejo de transfor-mação, fé e talento. Nesta e nas próximas edições, as informações e curiosidades sobre a Jornada Mundial da Juventude em 2013, no Rio de Janeiro.

Zelar pela saúde é também uma forma de evangelizar. Sorrir para a vida. No artigo sobre saúde bucal, algumas di-cas simples e essenciais são relembradas.

Por fim, uma história de vida sobre as ações de Deus na história particular de cada indivíduo, que deve edificar a sua fé.

VEJA

MAIS FOTOS

NO FACEBOOK

Boa leitura e que Deus o abençoe,Pe. Edimilson da Silva

Pároco Paróquia São Pedro e Jornalista

Em meio às palavras do evento, o silêncio se instalou em momento de oração.

Page 3: Jornal Chave de São Pedro

FACEBOOK.COM/JORNALCHAVEDESAOPEDRO

03

coNHeça e partipe mÚsica

Festival busca novos talentos

Aulas de cantona São Pedro

JmJ - Rio 2013Falta pouco mais de um ano para

a Jornada Mundial da Juventude - JMJ - que será acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro. Por isso, na que antecede a jornada, a arquidiocese de São Paulo promoverá a chamada “Se-mana Missionária”, entre os dias 17 e 21 de julho. A expectativa é que São Paulo acolha cerca de 30 mil jovens peregrinos vindos de todos os cantos do mundo como EUA, Argentina, Peru, México, França, Alemanha, Polônia (terra do be-ato João Paulo II) e até mesmo Japão.

Estes jovens precisarão da hos-pedagem pelas famílias que estejam ligadas a uma paróquia ou comunidade e dispostas a acolhê-los. Para o próximo dia 27/05, está previsto o lançamento do site da pré-jornada, que reunirá todas as informações e cadastros dos possíveis voluntários para o nobre trabalho.

Para ser uma das famílias que poderá receber em sua casa o peregri-no é preciso se inscrever pelo site www.prejmjsp.com no qual o voluntário indicará a profi ssão, disponibilidade, fl uências em línguas estrangeiras, es-colaridade e, ainda, informações sobre as condições para o acolhimento na

A Paróquia Santa Rosa de Lima está promovendo o 5º Festi-val de música “Barulho Divino”, que busca novos talentos da mú-sica religiosa/sacra/gospel. As pré--inscrições estão abertas e podem ser realizadas pela internet até às 18h do dia 22/07, data limite que a banda/ministério enviar o mate-rial para audição de acordo com o regulamento do evento (disponí-vel no blog). O festival acontecerá em outubro, no salão da paróquia e contará com a participação espe-cial da Banda da Paulinas Comep.

Saiba mais: www.barulhodivinofesti-val.blogspot.com.brFacebook: BarulhoDivinoTwitter: barulhodivino

Visando incentivar a forma-ção de novos grupos musicais e o aprimoramento daqueles que já são ministros de música, a Paróquia São Pedro irá promover aulas de canto em grupo que trará técnicas vocais para afi nação, ritmo e impostação vocal. O coral poderá ser chamado a se apresentar em missas festivas.

Haverá também aulas avul-sas para leitores e comentaristas, vi-sando melhor dicção e impostação.

As atividades devem começar em breve, mas antes é preciso conhe-cer os interessados.

Se você fi cou interessado, mande um email para a PASCOM: [email protected] com o assunto: Interesse aula de técnicas vo-cais - leitura e/ou canto, informando o seu nome e telefone para contato.

“Ide e fazei discípulos entre todas as nações”

(Mt 28, 19)

Acesse o Facebook do Jornal e assista o vídeo ofi cial da JMJ

Foto

s: D

ivul

gaçã

o

residência. Após a seleção, o voluntá-rio poderá ser chamado ao trabalho já para este ano, de acordo com a demanda de cada setor.

A espiritualidade da Jornada será motivada pelas palavras de São Pedro: “Es-tejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vo-cês” (1Pd 3, 15).

curiosidadeO surgimento da

Cruz da Jornada da Ju-ventude se deu em 1984, quando o Papa João Paulo II entregou-a aos jovens, na praça de São Pedro, no Va-ticano, durante o Encontro Internacio-nal da Juventude e veio a se tornar um dos principais símbolos da JMJ. No ano seguinte, o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.

Saiba mais: www.rio2013.com Em novembro, a réplica da cruz

visitará a Paróquia São Pedro e deve ser ocasião de celebração e festa entre to-dos os jovens da comunidade!

Page 4: Jornal Chave de São Pedro

JUNHO | 201204

pastoral do mês - matrimoNial

Matrimônio, uma Aliança de Amor entre Deus e o CasalUm passo muito importante é dizer o sim para o sacramento do matrimônio

momento do personagem da novela, mas que nada tem a ver com a cerimô-nia religiosa. Afinal, o que as novelas hoje apresentam? Na maioria das vezes, destruição da família, infidelidade, di-vórcio, sexo sem compromisso, entre tantas coisas negativas. E os filmes, di-tos “românticos”, seguem o mesmo ca-minho. No caso de músicas estrangei-ras, qual o seu sentido?

Por isso, noivos, fiquem atentos às escolhas. Se quiser mesmo alguma que seja imprópria para a cerimônia, opte por usá-la na recepção dos convidados. Para a celebração, busque composições que traduzam o sentimento de amor--aliança, amor-eterno, amor-gratidão, amor-companheirismo, amor-doação. Há letras de músicas e melodias belíssimas que expressam o verdadeiro sentido do sacramento do matrimônio.

Pontualidade das noivas - Não é só ao dentista, cinema, viagens de ônibus e avião ou ao trabalho que se deve chegar no horário certo. O atraso impede que se aproveite plenamente o momento. Se o casamento é um dos dias mais im-portantes da vida, por que se atrasar?

Lembre-se,Parece “chique” atrasar à ceri-

mônia. Mas na verdade é falta de res-peito para com seus convidados, seu noivo, o padre ou o eventual diácono que aguarda para presidir e, no caso de outro casamento, para com a noiva que aguarda ansiosa pela sua celebra-ção, que muitas vezes, sai prejudicada por ter de pagar horas adicionais aos profissionais contratados.

Já pensou também que a igre-ja precisa ser limpa e organizada para a missa do dia seguinte? Se em uma noite com três casamentos, cada noiva atrasar 30 minutos, o responsável por fechar a igreja terá de ficar uma hora e meia a mais por causa dos atrasos.

Portanto, atrasar é prejuízo para todos!

Foto e Filmagem - É fundamental registrar os momentos importantes da vida, sobretudo o casamento. Por isso, é preciso que os fotógrafos e câmeras sejam orientados para que não atrapa-

“O matrimônio cristão deve ser para o mundo um sinal do amor-aliança e do amor pascal do Senhor. Para os es-posos deve significar a missão de partici-par na transformação do mundo e da so-ciedade”. (diretório para o sacramento)

Casar é, para muitos, realizar um grande sonho de vida. E esta alegria deve ser vivida com intensidade e serie-dade na hora da tomada das decisões.

local da cerimônia - O local apropriado para a realização do casa-mento é a igreja. Portanto, a norma da Arquidiocese proíbe a realização em restaurantes, bufês ou sítios.

escolha das músicas - Duran-te a celebração, recomenda-se que o repertório esteja em harmonia com o sentido do sacramento. Temas de no-velas ou de filmes são permitidos? De-pende. Às vezes, podemos gostar muito de uma música que nos remete a um

por pe. edimilsoN da silva

Page 5: Jornal Chave de São Pedro

facebook.com/jornalchavedesaopedro

05

O matrimônio é o único dos sacramentos no qual os ministros são os noivos e não o sacerdote, ou seja, é a vontade e disposição plena dos noivos perante a Igreja que sela a união indissolúvel do casal para Deus. Cumprindo o que diz a palavra do evangelista Marcos, 10,9: “O que Deus uniu, o homem não deve separar”, essa decisão deve ser convicta e não atender aos modismos, tão pouco à vontade de outrem que não seja o noivo ou a noiva.

Pequenas atitudesque trazem grandes economias

Foto

: Div

ulga

ção

| SXC

Na próxima edição: Como se planejar para o casamento desde o namoro.

Casar com toda a pompa com que se sonha ou se vê nas novelas, não é nada barato. Contudo, mais importante são a bênção e a graça de Deus sobre o casal, e isso é de graça. Por isso, damos algumas dicas para que você economize um pouco mais no seu casamento.

Procure comparar os preços e os serviços oferecidos e busque o que é essencial e realmente necessário. Afinal, assim você encontrará as razões para que haja tantas diferenças de preços entre casamentos. Um exemplo são os enfeites na igreja que podem ser de bom gosto, sem gastos supérfluos e ostentação. Procure fornecedores indicados por conhecidos ou amigos para estar certo que são honestos e cumprirão todo o prometido. Sempre faça contratos e pesquise a procedência da empresa. Para quem não quer ter preocupação, a sugestão é con-tratar um serviço de assessoria para casamentos. A Paróquia, já elaborando um guia completo para os noivos, pode facilitar a con-tratação de serviços na região, possibilitando o que pode baratear os custos.

lhem a cerimônia ou desviem a atenção da assembleia e dos noivos, pois nada deve ofuscar a celebração, pois os noivos devem estar atentos à Palavra de Deus e às suas promessas, a fim de que estejam plenamente convictos dos compromis-sos, assumidos durante o ato.

transFerência de outra Paró-quia - Caso o noivo e a noiva queiram ca-

sar-se longe de onde moram ou vão morar, é preciso solicitar a transferência paroquial para a igreja na qual se deseja casar.

Mais informações e agendamen-tos, procure a secretaria da paróquia.

fiNaNças

por tatiaNe coraci

Você se casou ou vai casar na São Pedro? Envie-nos suas fotos para publicarmos no Facebook.

Page 6: Jornal Chave de São Pedro

JUNHO | 201206

saÚde

Sandra Mara de PaulaPsicóloga pós-graduada em PsicologiaHospitalar e Acupunturista

A higiene bucal é a melhor for-ma de prevenir cáries, gengivite, mau hálito e outros problemas na boca e conquistar dentes e boca saudáveis. Dentes saudáveis significam menos cáries, limpeza, boa aparência, além

por roberta torNelli

Você sabe cuidar da higiene bucal das crianças e dos adultos?

Atendimento psicológico

de contribuir na mastigação correta dos alimentos.

A prevenção é a maneira mais econômica e menos dolorida cuidar da saúde bucal e do sorriso de cada dia. Com os cuidados básicos se

A escova de dente é o principal instrumento para uma boa

higiene bucal. O correto é escovar os dentes sempre após as refeições, durante no mínimo, 2 minutos em um local com boa iluminação e sempre de frente a um espelho.

As visitas ao dentista são uma re-visão do estado da higiene dos

dentes. Ajudam a manter os dentes mais limpos, mais saudáveis e tam-bém ajudam a evitar o desenvol-vimento de problemas que podem chegar a causar dor, como cáries.

evitará problemas futuros no trata-mento de doenças, algumas bastan-te graves, ocasionadas pela falta de asseio bucal.

Confi ra as três principais orien-tações para a Saúde Bucal.

A Paróquia São Pedro ofe-rece atendimento psicológico às pessoas que tem necessidade de acompanhamento profi ssional, que lhes ajude a compreender e a amar sua alma e a resgatar sua autoes-tima e amor próprio. O próprio Jesus já dizia: “De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se vier a perder a sua alma”.

horários de atendimento• Segunda-feira: Assistente social Angelita, das 15h às 17h.• Terça-feira: Psicóloga Sandra Mara, das 10h às 11h e das 14h às 15h e Psicopedagoga Fátima Luisa Lay, 9h às 11h.• Quarta-feira: Psicólogo Leandra, das 14h às 15h.Elas estão aqui para ajudar você.

“Somente quando nos libertamos de nossas culpas e aceitamos nossos er-ros, elevamos nossa auto estima e podemos abrir nosso coração, prontos para compartilhar nosso amor com todos aqueles com quem convivemos.”

ESCOVEOS DENTES 3 VEZES AO DIA

O fio dental remova a placa bac-teriana e os restos de alimen-

tos das áreas onde a escova dental não alcança, como por exemplo, a linha da gengiva e as áreas entre os dentes, evitando o aparecimento de cáries e doenças gengivais.

USE OFIO DENTAL

VISITE ODENTISTAREGULARMENTE

serviço

Se você busca uma orien-tação, São Pedro é a Chave.

anúncio goa oral

Page 7: Jornal Chave de São Pedro

FACEBOOK.COM/JORNALCHAVEDESAOPEDRO

07

proGramaçÃo da festa de sÃo pedro

HorÁrios

Paróquia são Pedro do tremembéTel.: (11) 2203-2159Casamentos/Batismos/Intenções de MissasSecretaria: • De 2a a 6a feira: 8h às 12h e 14h às 17h.• Sábados: 8h às 12h e 14h às 18h.• Domingo: 8h às 12h.

Missas: 2as feiras, às 19h30 / 3as, 5as e 6as feiras, às 7h30 / Sábados, às 17h / Domingos: às 8h, 10h e 18h30.Adoração Santíssimo Sacra-mento: 4as feiras, às 18h.Missa em honra a São Pedro: 4as feiras, às 19h30.Apostolado da Oração: toda 5a feira após a missa Hora Santa.Grupo de Oração: toda 2a feira após a missa das 19h30.Pastoral do Canto: ensaio todo sábado às 8h.

comunidade n. s. aparecidaAv. N.S. Aparecida, 12,TremembéMissas: domingos, às 8h30 / Mis-sa todo dia 12 do mês, às 20h.

comunidade são José (Itinerante)Missas: todo dia 19 do mês, às 20h.Momento de Oração e Estudo Bíblico: toda 3a feira, às 20h.

comunidade são marcosRua Luiz da Silva, 24, TremembéMissas: sábados, às 18h30.Estudo Bíblico: toda 5a feira, às 20h.

comunidade são Paulo (Itinerante)Adoração ao Santíssimo Sacra-mento: toda 3a feira, às 20h, na casa de uma família.

02/06

Abertura da Festa de São PedroCarreata de São Pedro, às 16h.Missa e bênção dos automóveise seus condutores, às 17h.

03/06 Missas, às 8h, 10h e 18h30.

04/06Missa de Unção dos Enfermos (Oração de Libertação): bênção do sal, água e objetos devocionais, às 19h30.

07/06

Solenidade de Corpus ChristiMissa Solene, às 17h.Procissão, às 18h30.Percurso: Rua Antônio Pestana / Av. Maria Amália Lopes de Azevedo / Rua Almeida Mercês / Rua Virgílio Rodri-gues / Rua Manuel Muniz dos Santos / Rua Japiuba / Av. Maria Amália Lopes de Azevedo / Rua Antônio Pestana.

08/06 Missa do Apostolado da Oração - Encontro do Setor, às 8h.

09/06 Missa, às 17h.10/06 Missas, às 8h, 10h e 18h30.11/06 Missa da Esperança, às 19h30.

12/06 Noite de Louvor: bênçãos para os namorados firmes, às 20h.

13/06 Missa de Santo Antônio: bênção dos pães, às 20h.

15/06Missa do Apostolado da Oração, às 7h30.Missa Solene (Consagração das Famílias ao Coração de Jesus), às 20h.

16/06 Missa e bênção em homenagem a todos os casais, às 17h.

17/06 Missas, às 8h, 10h e 18h30.18/06 Missa, às 19h30.

20/06Primeiro Dia da Novena de São Pedro Pescador: bênção para os trabalhadores. Missa, às 20h.

21/06Segundo Dia da Novena: Adoração ao Santíssimo. Vocação de São Pedro -Qual a nossa vocação?, às 20h.

22/06

Terceiro Dia da Novena de São Pedro Apóstolo: missão encontro com os batiza-dos. Nossa missão de batizados. Renova-ção das promessas do Batismo, às 20h.

23/06 Quarto Dia da Novena: para Deus nada é impossível. Missa sertaneja, às 17h.

24/06Quinto Dia da Novena Pedro Pescador de Almas. Missas, às 8h, 10h e 18h30. A novena será em todas as missas.

25/06 Sexto Dia da Novena São Pedro: testemu-nha de Jesus Cristo. Missa, às 20h.

26/06Sétimo Dia da Novena: Pedro tu me amas? Celebração Penitencial: reconciliai-vos com Deus e com o irmão, às 20h.

27/06 Oitavo Dia da Novena: A vida de São Pedro. Missa, às 20h.

28/06Nono Dia da Novena: Maria no cenáculo com o apóstolo Pedro - Terço Luminoso, às 20h.

29/06

Dia do PadroeiroMissa da Unção dos Enfermos, às 9hMissa e bênção para as famílias, às 15h.Missa Solene de São Pedro seguida de procissão, às 20h.Percurso: Rua Antônio Pestana / Av. Maria Amália Lopes de Azevedo / Rua Almeida Mercês / Rua Virgílio Rodrigues / Praça Mariquinha Sciascia / Av. Maria Amália Lopes de Azevedo / Rua Antônio Pestana.

30/06 Missa, às 17h.

01/07Missas, às 8h, 10h e 18h30.Oração de Encerramento da Festa de São Pedro, às 22h.

Todos os fi nais de semana do mês de junho e o primeiro fi nal de semana de julho. Sábados, das 18h às 23h e domingos, das 18h às 22h.

Dia 29 de junho, Dia do Padroeiro, as barracas estarão funcionando durante todo o dia.

Page 8: Jornal Chave de São Pedro

JUNHO | 201208

teNHo HistÓria para coNtar

expedieNte - pascom

Deus me chamou a ser católico

Gostaria partilhar com os leito-res a minha história, que começou com a experiência em uma igreja evangélica.

Trabalho em uma cooperativa de crédito na região do centro da cidade. Certa vez, quando a empresa passava por algu-mas instabilidades, alguns colaboradores se reuniram para fazer um encontro de oração chamado “Cerco de Jericó”. Não im-portava a religião, católicos e evangélicos se reuniam para orar pela empresa, ação que gerou frutos positivos na época. Passado algum tempo do término do Cerco, senti de procurar a funcionária Tatiane que havia tido a iniciativa do primeiro para motivá--la a continuar as orações. Ela explicou que frequentava a missa diariamente na Cate-dral da Sé e que poderíamos rezar antes da missa. Prontamente aceitei, apesar de nun-

orientador: Pe. Edimilson da Silva | coordenação da edição: Pastoral da Co-municação - [email protected] | Jornalista responsável: Tatiane Coraci - MTB: 56.796/SP | Produção gráfica: Giselle Moreno Alves e Marcus Vinicius da Silva | revisão: Oswaldo de Camargo | Fotografia: Marcus Vinicius da Silva | impressão: Metromídia Gráfica | tiragem: 3.000 exem-plares | colaboram nesta edição: Paróquia Santa Rosa de Lima, Vania Blasiis, Roberta Tornelli e Erik Coraci.

Paróquia de são Pedro do tremembéAv. Maria Amália Lopes de Azevedo, 222 A | TremembéSão Paulo | CEP: 02350-000 Tel.: (11) [email protected]

Foto

: Div

ulga

ção

Erik Coraci,esposo de Tatiane Coraci.

Depois de um tempo, fiz a 1ª co-munhão, e a Tatiane e eu começamos, en-tão, a nos olhar de maneira diferente. Foi quando Deus nos chamou a viver uma vida a dois. O Padre Edimilson se tornou, então, o nosso diretor espiritual e depois de 9 meses celebrou nosso noivado, e em 08/07/2006, nosso casamento, há quase 6 anos. E Deus me deu tudo o que eu preci-sava e sempre pedi a Ele. Ela foi a minha primeira namorada e após o casamento, minha primeira mulher. E só posso agra-decer a Deus pela paciência dada a ela para esclarecer as minhas dúvidas e por me chamar de um jeito tão bonito usando as belas e sábias palavras do Padre Edimilson para falar comigo e me tornar alguém realmente completo e conhecedor da ple-na verdade. Estar plenamente convicto de minha fé. Todas aquelas informações hoje me dão a plena convicção e alegria de celebrar a única missa de um único sacrifí-cio que Jesus fez com seus apóstolos e que se atualiza a cada celebração da Eucaristia. Vivo em Deus e Ele vive em mim. Obri-gada Pe. Edimilson pelo seu sim e por mais essa missão que foi cumprida: a de ensinar uma pessoa a abrir o olhar para o novo, o novo de olhar para Jesus Cris-to. Hoje trago gravado na aliança e no meu coração a certeza de que “O amor de Cristo que nos uniu”.

ca, até então, ter entrado em uma Igreja Católica (havia sido batizado, mas era apenas um bebê).

Fiquei encantado com o tamanho e ar-quitetura daquela igreja. Como não podia chegar atrasado no trabalho, sempre saía na missa pela metade, mas sentia muita vontade de ficar ouvindo a sabia homilia do Padre Edimilson. Até que pedi ao RH para alterar o meu horário na empresa. Co-

mecei a entender melhor e cada dúvida era esclarecida pela Tatiane. Cabe esclarecer, que meu único propósito era o de interce-der pela empresa e aprender mais sobre os ensinamentos da Bíblia, a qual já tinha lido duas vezes, do Gênesis ao Apocalipse.

Tive uma verdadeira catequese e os assuntos eram tão interessante que saíamos do trabalho para conversar sobre a his-tória dos santos, o porquê das imagens, um pouco do magistério e da tradição da Igreja, dos apóstolos, os sacramentos, mi-lagres eucarísticos, e tudo aquilo me dei-xava extasiado. Algo muito interessante sempre acontecia: todas as vezes que eu tinha uma dúvida que a Tatiane me es-clarecia, na missa do dia seguinte, o Pa-dre, inspirado por Deus, confirmava por meio da homilia.