Jornal Cidade

12
JORNAL Informativo da Prefeitura Municipal de Diadema www.diadema.sp.gov.br Setembro/2010 Ano 17 Nº 206 Diadema incentiva amamentação O leite materno auxilia no crescimento e reduz a mortalidade infantil. Por isso, na rede municipal, o aleitamento é incentivado nas primeiras horas após o parto. Conheça o trabalho da maternidade e os cuidados da rede de saúde oferecidos à mãe e ao bebê. Página 3 Ensino com mais qualidade No segundo semestre, foi implantado o Programa Aprender Mais. Com ele, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que tenham dificuldade de aprendizagem, terão aulas de reforço no período do contraturno escolar. Saiba ainda quais outras ações a Prefeitura realiza para ampliar a qualidade do Ensino no município. Página 10 Prefeitura e população decidem juntas Seminário no setor ferroviário amplia oportunidades Em agosto, a Prefeitura realizou um seminário sobre oportunidades na área ferroviária. Direcionado a empresários, o evento explicou como participar do setor que gera postos de trabalho e crescimento local. Além disso, o município ainda ficou entre as 50 cidades do país que mais contrataram em julho. Página 5 A participação popular sempre ajudou a transformar a realidade do município. Por isso, o Orçamento Participativo é tão importante. Agora que o ciclo do OP 2009-2010 está no fim, a Prefeitura, mais uma vez, presta contas do que já foi feito e o que está em andamento. Ao todo, são mais de 80 melhorias espalhadas pelas quatro regiões da cidade. Páginas 6 e 7 Restaurante Popular do Campanário Nova UBS Conceição Nova Naval Cobertura nova da Quadra Nações Revitalização do Morro do Samba MARCOS LUIZ MARCOS LUIZ MARCOS LUIZ MARCOS LUIZ MAURO PEDROSO MAURO PEDROSO MAURO PEDROSO

description

Jornal Cidade_ edição 206

Transcript of Jornal Cidade

Page 1: Jornal Cidade

1Jornal Cidade Nº 206 Setembro/2010 1Jornal Cidade Nº 206 Setembro/2010

JORNAL

Informativo da Prefeitura Municipal de Diadema www.diadema.sp.gov.brSetembro/2010 Ano 17 Nº 206

Diadema incentiva amamentação O leite materno auxilia no crescimento e reduz a mortalidade infantil. Por isso, na rede municipal, o aleitamento é incentivado nas primeiras horas após o parto. Conheça o trabalho da maternidade e os cuidados da rede de saúde oferecidos à mãe e ao bebê. Página 3

Ensino com mais qualidade No segundo semestre, foi implantado o Programa Aprender Mais. Com ele, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que tenham dificuldade de aprendizagem, terão aulas de reforço no período do contraturno escolar. Saiba ainda quais outras ações a Prefeitura realiza para ampliar a qualidade do Ensino no município. Página 10

Prefeitura epopulação

decidem juntas

Seminário no setor ferroviário amplia oportunidades Em agosto, a Prefeitura realizou um seminário sobre oportunidades na área ferroviária. Direcionado a empresários, o evento explicou como participar do setor que gera postos de trabalho e crescimento local. Além disso, o município ainda ficou entre as 50 cidades do país que mais contrataram em julho. Página 5

A participação popular sempre ajudou a transformar a realidade do município. Por isso, o Orçamento Participativo é tão importante. Agora que o ciclo do OP 2009-2010 está no fim, a Prefeitura, mais uma vez, presta contas do que já foi feito e o que está em andamento. Ao todo, são mais de 80 melhorias espalhadas pelas quatro regiões da cidade. Páginas 6 e 7

Restaurante Popular do Campanário

Nova UBS Conceição

Diadema incentiva

Nova NavalCobertura nova da Quadra Nações

A participação popular sempre

Revitalizaçãodo Morro do Samba

marcos luiz

marcos luiz

marcos luiz

mar

cos

luiz

mauro pedroso mauro pedroso

mauro pedroso

Informativo da Prefeitura Municipal de Diadema

Prefeitura epopulação

decidem juntas

Page 2: Jornal Cidade

2 Jornal Cidade Nº 206 Setembro/20102 Jornal Cidade Nº 206 Setembro/2010 2010

©bb

NOTAS

O Jornal Cidade é uma publicação mensal da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Diadema. Rua Almirante Barroso,111 - Vila Santa Dirce - CEP: 09912-900. Telefone: 4057 7716. Site: www.diadema.sp.gov.br Twitter: www.twitter.com/Pref_Diadema E-mail: [email protected]ária de Comunicação: Denise Gorczeski. Jornalista responsável: José Carlos Alexandria de Araújo. Edição de arte: Beto Borges. Arte: Fabiano BR. Redação: Camila Lana, Renata Nascimento e Tatiana Ferreira. Fotos: Banco de Imagens PMD. Tiragem: 100 mil exemplares. Ata de registro de preço: 13/2010. Item 1. Preço Unitário: R$ 0,37. Distribuição gratuita. Setembro/2010.

CART

A A

O L

EITO

R Prezado leitor, Diadema está um verdadeiro canteiro de obras. São mais

de 80 ações em toda a cidade. E o mais importante é que muitas dessas intervenções foram decididas pelos moradores.

Aliás, ao longo dos últimos anos, o município construiu seu caminho com a participação ativa da população e da Prefeitura. Em 2010, por exemplo, Diadema realizou grandes conquistas como: Restaurante Popular do Campanário, obras de saneamento por todos os bairros, escolas municipalizadas e reformadas, um time de futebol oficial, construção de 252 apartamentos na Nova Naval, entre muitas outras ações.

Diadema é uma cidade de muitos brasileiros. Os migrantes que aqui chegaram em busca de um lugar melhor para viver, não pouparam esforços para construir seus sonhos. Podemos nos orgulhar de ser um povo que sabe e gosta de exercer a sua cidadania.

Hoje, o nosso município é uma referência nacional e internacional em políticas públicas. No início deste mês, o prefeito de Diadema representou a cidade em um Congresso sobre Desenvolvimento Local e Qualidade de Vida nas Cidades, realizado na Colômbia. As ações de segurança foram destaque na exposição.

Isso nos incentiva a continuar trilhando no rumo certo.

Novos Conselheiros Municipais foram empossadosNo dia 5 de agosto foi realizada, na sede da RECAD, a posse dos novos conselheiros municipais da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Assistência Social (CMAS).

O CMDCA possui oito representantes de organizações da sociedade ou entidades não-governamentais. Para o CMAS fo-ram eleitos sete membros, sendo quatro de entidades presta-doras de serviços na área e três de entidades e programas de assistência social. Na cerimônia também foram empossados os membros indicados pela Administração Municipal para com-por os dois conselhos.

Jovens se formam no projeto QuerôNo dia 4 de agosto, os 31 adolescentes inscritos nas “Oficinas Querô” concluíram a capacitação audiovisual. 14 alunos são de Diadema. En-tre eles, nove jovens também integram o Adolescente Aprendiz.

O projeto, que nasceu a partir da produção do longa-metragem Querô, do cineasta Carlos Cortez, está no seu 5º ano de existência e oferece cursos para adolescentes de 14 a 17 anos.

Vacinação contra raiva é suspensa pela PrefeituraA vacinação antirrábica, progra-mada para iniciar no dia 21 de agosto em Diadema, foi suspen-sa por tempo indeterminado. A recomendação foi da Secretaria Estadual de Saúde, que emitiu uma nota no dia 19 de agosto recomendando a todos os mu-nicípios paulistas a suspensão devido ao grande número de reações adversas notificadas à Coordenadoria de Controle de Doenças do Estado.

Mais informações pelo telefo-ne 0800 7710963 ou no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

n CCZ – Centro de Controle de ZoonosesRua Ipoá, 40 - Jardim Inamar. Segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Sábados, das 8h às 12h.

IBGE realiza Censo 2010Até 31 de outubro, os recen-seadores do IBGE vão percor-rer o Brasil para saber quantos somos e como vivem os bra-sileiros. O prefeito de Diade-ma participou da abertura do censo na cidade e respondeu a uma simulação do questio-nário. O objetivo foi mostrar aos moradores do município a importância de receber os recenseadores e responder as perguntas de forma clara e transparente.

O secretário de Assistência Social e Cidadania participou da terceira reunião do Projeto: “Direito a Uma Cidade Segura e Equitativa para as Mulheres”, realizada em Escazú, Costa Rica (foto). O encontro, que aconteceu entre os dias 17 e 20 de agosto, traçou diag-nósticos para a implantação de políticas do gênero.

Diadema é uma das seis ci-dades participantes do proje-to, que é coordenado pela ci-dade de Morón, Argentina, e realizado com recursos da ci-

dade de Barcelona, Espanha, por meio do Programa “Rede Mulher Cidade”.

Em julho, o secretário tam-bém participou do “5º Encon-tro Regional para Integração do Sistema Único da Assistên-cia Social e Sistema Nacional de Atendimento Socioeduca-tivo”. O evento, realizado em Minas Gerais, discutiu os di-reitos da criança e do adoles-cente, a gestão das medidas socioeducativas, a Liberdade Assistida e a Prestação de Ser-viços à Comunidade.

Diadema participa de evento internacional sobre políticas sociais

Diadema festeja o Mês do Idoso Em setembro, a Prefeitura comemora o Mês do Idoso. As atividades começam no dia 2 de setembro, na sede da RECAD, e vão até 1º de outubro, quando é celebrado o Dia Mundial do Idoso. Confira a programação completa no site da Prefeitura: www.diadema.sp.gov.br.

n RECAD Rua Oriente Monti, 201 Centro. Tel.: 4056 8484.

No dia 11 de setembro, o Código de Defesa do Consumidor com-pleta 20 anos. Em Diadema, o Pro-con (Serviço de Defesa e Proteção do Consumidor) atua há 17 anos oferecendo serviços de orienta-ção e defesa do consumidor.

Nos seis primeiros meses de 2010, o órgão atendeu 5.798 re-clamações. A maioria delas é re-

ferente a prestação de serviços de telefonia, energia, cartões de crédito, bancos e produtos eletrônicos.

O Procon é vinculado à Se-cretaria de Assuntos Jurídicos de Diadema e à Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidada-nia do Governo do Estado de São Paulo.

n Procon: Rua Ari Barroso, 452 - Centro. Tel.: 4053 7204 - E-mail: [email protected].

n Clube Chácara Três IrmãosAvenida Sete de Setembro, 531 - Vila Conceição.

Baile Mulheres em Movimento agita a cidade com mais uma edição

Procon trabalha em prol do consumidor

No dia 24 de setembro, das 16h às 22h, será realizada a 21ª edi-ção do Baile Mulheres em Mo-vimento. O evento acontece

no Clube Chácara Três Irmãos e tem como objetivo a confrater-nização de alunos, professores, amigos e familiares.

mau

ro p

edro

so

marcos luiz

mauro pedroso

marcos luiz mauro pedroso

wag

ner

so

uza

mau

ro p

edro

so

Page 3: Jornal Cidade

3Jornal Cidade Nº 206 Setembro/2010

marcos luiz

3Jornal Cidade Nº 206 Setembro/2010

Saúde de Diadema incentiva o aleitamento materno A amamentação reduz a mortalidade infantil. O Hospital Municipal incentiva as parturientes a dar de mamar nas primeiras horas após o parto

SAÚDE

Na Semana Mundial do Aleitamento Ma-terno, a Prefeitura realizou evento para explicar os benefícios do leite materno e incentivar a prática.

Mães e funcionários do Hospital Muni-cipal (HM) assistiram palestras e participa-ram de atividades culturais sobre o tema, no dia 11 de agosto.

Camila Correa, enfermeira e membro da IBFAN (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar), explica que “o aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses. Depois, outros alimen-tos podem ser incluídos na dieta”.

Fonte de energiaO leite materno supre todas as necessi-

dades nutricionais do recém-nascido, pois oferece proteínas, carboidratos, lipídios e sais minerais. Além de fácil digestão, reduz a mortalidade infantil por doenças comuns na infância como diarréia e pneunomia.

Das 977 crianças que nasceram no HM, no primeiro semestre de 2010, mais de

Desde o dia 3 de agosto, a UBS Vila São José passou a se chamar UBS Edgard Della Paschoa, em home-nagem póstuma ao morador da re-gião. A unidade recebeu uma placa interna com o novo nome.

Edgard Della Paschoa (foto aci-ma) viveu mais de 40 anos em Dia-dema e participou de diversas ações sociais para ajudar a comunidade local. Ajudou, inclusive, na funda-ção do bairro Santa Rita.

n UBS Edgard Della PaschoaRua Barão de Iguape, 98 Piraporinha. Tel.: 4067 2929.

MITOSn O leite materno é fraco?Não. Ele possui todos os nutrientes necessários para o bebê e não deve ser substituído, salvo sob orientação médica.

n Seios pequenos produzem pouco leite?Mentira. Seios grandes e pequenos produzem a mesma quantidade. Deixe o bebê sugar à vontade para estimular a produção de leite.

De segunda a sexta-feira, o HM recebe um escrevente

do Cartório de Registro Civil de Diadema para fazer

gratuitamente o registro de nascimento. A certidão é

entregue no dia seguinte. Foi o que fez o casal Ramon Pinheiro e

Maria Nayane Oliveira. "Gostei. É fácil e bem mais prático do que

ir ao cartório", disse o pai.

Em setembro, a Prefeitura entregará a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Conceição. Com 825 m², o espaço terá 12 consultórios, sala de vacina, clínica odontológica, elevador, entre outros. O serviço vai beneficiar cerca de 20 mil pessoas.

UBS Vila São José muda de nome

UBS Vila Conceição será inaugurada em setembro

Para registrar o bebê

Em todas as UBSs, as mães podem participar de grupos sobre cuidados com o bebê, tirar dúvidas e trocar experiências

“A amamentação reforça o vínculoentre mãe e filho”, diz Mirela

95% mamaram no peito no primeiro dia de vida. Durante o período em que ficam na maternidade, os bebês permanecem com a mãe no quarto. Isso amplia o laço afetivo e facilita a amamentação.

A maternidade possui profissionais preparados que dão assistência direta-mente à mãe e ao bebê.

CuidadoDurante o pré-natal, Mirela Tenório

Nascimento foi acompanhada na UBS Vila

São José. Após a alta médica, recebeu a visita da equipe do Programa Saúde em Casa para agendar uma consulta na UBS e participar do grupo de puerpério (período após o parto). Ele é aberto às mães e fa-miliares, que recebem informações sobre amamentação e cuidados com o bebê.

E os atendimentos não param por aí. No primeiro ano de vida, as crianças pas-sam em consultas mensais na rede muni-cipal. Até os dois anos, o acompanhamen-to é trimestral.

marcos luiz

mar

cos

luiz

marcos luiz

Page 4: Jornal Cidade

4 Jornal Cidade Nº 206 Setembro/20104 Jornal Cidade Nº 206 Setembro/2010

Formação profissional para famílias inseridas no programaPrefeitura oferece cursos gratuitos na área de construção civil

Quem recebe o Bolsa Família pode participar de cursos de qualificação profissional oferecido pelo Planseq (Plano Setorial de Qualificação). No dia 23 de agosto, novas turmas iniciaram as atividades nas regiões do Campanário, Parque Real e Paineiras. O próximo passo é concluir as inscrições nas regiões do Inamar e Campanário.

Quem pode participarTodas as pessoas que recebem o benefício,

que tenham cursado, no mínimo, a 4ª série e que sejam maiores de idade, podem se inscrever.

Os cursos oferecidos são de pedreiro assen-tador, pintura e texturização de ambientes, ele-tricista instalador residencial e encanador. Uma parte das aulas está destinada para a formação geral e outra para um conteúdo específico. Ao todo, são 55 dias de aulas, totalizando cerca de 220 horas.

n Inscrições: Avenida Antônio Dias Adorno, 639, sala 1 – Vila Nogueira. Tel.: 4071 9690 ou 4071 8406. Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Bolsa Família amplia número de beneficiáriosO benefício contribui para melhorar a condição de vida das famílias de Diadema que utilizam o valor para compra, principalmente, de alimentos. Com isso o comércio também é aquecido

Desde junho deste ano, mais 1.500 fa-mílias de Diadema passaram a receber o Bolsa Família. A cidade tem 14 mil famí-lias inseridas no programa. E esse número pode aumentar para 16 mil.

A ampliação foi baseada em uma pes-quisa realizada pela PNAD (Pesquisa Na-cional por Amostras de Domicílio) com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Ge-ografia e Estatística), que identifica a ne-cessidade de cada município em receber o auxílio do Bolsa Família.

Perfil socioeconômico Em Diadema, os beneficiá rios são con-

siderados de baixa renda. Em geral, eles vivem em áreas classificadas como de maior vul nerabilidade social ou em nú-

cleos habi tacionais. Além disso, a maioria possui baixa escolaridade e pouca quali-ficação profissional.

Com o marido desempregado, Joana D’Arc e os filhos dependiam da ajuda de familiares. Mas desde o dia 31 de julho, eles estão inseridos no programa e rece-bem o auxílio de R$ 90. “Com o dinheiro compro arroz, feijão e outros alimentos. Agora ficou mais fácil”.

Aquecimento da economiaEm primeiro lugar, o valor do auxílio é

utilizado para a compra de alimen tos, se-guido por gastos com vestuário, remédios

n Central de Cadastros: Avenida Antônio Piranga, 1.088 – Vila Santa Dirce. Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

CRAS Sul funcionará em novo endereçoAtendimento passará a ser realizado no prédio onde funcionava o NAP do Eldorado

A partir da segunda quinzena de setembro, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) terá um novo local de atendimento. O serviço mudará para o prédio do antigo NAP (Núcleo de Atendi-mento à População) localizado na região do Eldorado.

O espaço terá recepção, sala de reunião, duas salas para atendi-mento individual, sala para coordenação, cozinha, almoxarifado e dois banheiros adaptados. A moradora do Inamar, Cátia Oliveira, aprova a mudança. “Acho que a população será beneficiada com a ampliação do atendimento. O local terá mais conforto”, afirma.

n CRAS Sul: Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 1.090 Eldorado. Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Com o programa, Joana D´Arc fazas compras para a família e ajuda amovimentar o comércio da região

“A gente percebe um aumento no número de clientes”, afirma Rosivaldo As regiões que mais recebem o Bolsa Família são Canhema, Piraporinha e Promissão, o que favorece os comerciantes do local

e pagamentos de diversas contas como água, luz e gás.

O comerciante do Promissão, Rosival-do Santos da Silva, confirma. “Com o be-nefício, sempre temos um cliente a mais. Outros comerciantes também relatam o aumento nas vendas”.

Quem pode participarAs famílias com renda mensal de até

R$ 140 por pessoa (incluindo crianças ou adolescentes de zero a 17 anos). Para as famílias que não possuem crianças ou adolescentes, a renda estabelecida pelo programa é de R$ 70.

“Seremos beneficiados com a ampliação do atendimento”, conta Cátia Cursos de capacitação profissional ajudam na formação de quem recebe o Bolsa Família

mar

cos

luiz

mauro pedroso

mauro pedroso mauro pedroso mauro pedroso

marcos luiz mauro pedroso

Page 5: Jornal Cidade

5Jornal Cidade Nº 206 Setembro/2010 5Jornal Cidade Nº 206 Setembro/2010

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO / SEGURANÇA

Nos trilhos do desenvolvimento

Diadema Legal garante tranquilidade

Contratações em altaPrefeitura realizou seminário que abordou as oportunidades no setor ferroviário.

A cidade apresenta um parque industrial com condições de atender o segmento

Ações integradas de prevenção à violência promovem segurança e qualidade de vida aos moradores da cidade

Pesquisa aponta que Diadema é uma das cidades que mais gera empregos no país

Diadema possui 1.864 indústrias e mais de 60 mil empregos diretos no setor. Para fortalecer ainda mais esse segmento, a Prefeitura constantemente cria ações de incentivo. Uma delas foi o seminário ‘Se-tor Ferroviário: Investimentos e Oportuni-dades para a Economia de Diadema e do Grande ABC’, realizado em 23 de agosto no Teatro Clara Nunes.

Mais de 150 pessoas participaram do evento que apresentou informações so-bre os investimentos no setor e como par-ticipar do mercado em expansão. “Essa é uma iniciativa importante para o desen-volvimento econômico. Tem áreas em que só a indústria pode colaborar”, diz o em-presário Manoel Santos.

A cidade possui complexos industriais como metalmecânico, químico e borra-cha. “Por isso, precisamos reforçar o po-tencial para atender a área ferroviária”, explicou o secretário municipal de Desen-volvimento Econômico e Trabalho.

Futuro promissorA expansão da malha ferroviária in-

fluencia o crescimento local com maior procura de empregos e da demanda de componentes. “Temos um grande poten-cial para absorver mais indústrias e seria

A Lei de Fechamento de Bares ajudou a reduzir a criminalidade no município e conta com alto índice de aprovação da população.

Mas a lei permite que um estabeleci-mento funcione entre às 23h e 6h, desde que tenha licença especial. Apenas 28 ba-res de Diadema possuem essa permissão.

Para obter a licença é necessário atender as exigências estabelecidas na Lei 2.107/02. São elas: possuir auto de vis-toria do Corpo de Bombeiros e as licenças da Vigilância Sanitária e da Gerência de Meio Ambiente para a acústica, ter aces-

Em estudo realizado com base nos dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o município aparece como um dos que mais contrataram no mês de julho.

Em 2010, foram 5.138 contratações. Com um saldo positivo de 959 postos de trabalho, Diadema ficou em 35º lugar entre todas as cidades do Brasil.

Outra notícia positiva é que segundo pesquisa divulgada pela revista Você S/A, o município está entre os 100 melhores para a carreira profissional. No ranking, Diadema ficou no 79º lugar entre os 100 e no 45º na lista das cidades da região Sudeste.

Atualmente, Diadema é a 14ª economia do Estado de São Paulo e 40ª do país, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Controle AmbientalFiscaliza o nível de ruídos, vibrações, sons Secretaria de Meio Ambiente excessivos ou incômodos de qualquer natureza Tel.: 4059 7612. Funcionamento: segundaproduzido por bares e casas noturnas. a sexta-feira, das 8h às 17h.

Vigilância Sanitária Avalia critérios de higiene e de boas Tel.: 4043 8205 ou 4043 8216.práticas operacionais para alimentos produzidos, Funcionamento: segunda a sexta-feira,fabricados, industrializados, manipulados das 8h às 17h.e prontos para o consumo em bares e similares.

Operação Integrada de Fiscalização Desde o fi nal de julho de 2010, todas as sextas-feiras e sábados, Diadema conta com Ações Integradas de Fiscalização, como por exemplo, o controle da poluição sonora (Lei 2.135/02).As inspeções contam com o apoio da Guarda Civil Municipal e das Polícias Civil e Militar. E quem desrespeitar a lei, estará sujeito a penalidades. No quadro abaixo é possível conferir o que cada órgão de fi scalização faz e como entrar em contato:

TODOS PODEM AJUDARA prevenção e a redução da criminalidade dependem de todos. A Prefeitura fiscaliza, mas a população pode ajudar. Anote esses números e faça a sua parte:

TELEFONES ÚTEIS 24 Horas

n Diadema Legal - 0800 770 5559 (ligação gratuita) n Videomonitoramento - 4075 8029 e 4043 6330n Base da GCM - 4053 7300n Polícia Militar - 190 (ligação gratuita)n Polícia Militar - 4057 1010 (24° Batalhão da PM)n Polícia Civil - 4076 1980 (Seccional Diadema)n Disque Denúncia - 181 (ligação gratuita)n Caça Sujão - 0800 770 4348 (ligação gratuita)

interessante ter novos fornecedores de Diadema”, diz Carlos Alberto Roso, diretor geral da MGE Transportes.

ContinuidadeEm 2010, a Administração realizou

ações para aumentar a competitividade das indústrias, como o seminário ‘Petrobrás e os Fornecedores do Grande ABC’ e o Pla-no de Desenvolvimento Setorial (PDS) fo-cado nos setores de plástico e borracha.

sibilidade para pessoas com deficiência e medidas para garantir a segurança dos clientes e prevenir a violência. Também é levada em consideração a criminalidade no entorno e na região.

Fiscalização permanente Todas as noites, os fiscais do Progra-

ma Diadema Legal percorrem as ruas da cidade para assegurar que a Lei seja respeitada.

n Informação sobre regularização na Central de Atendimento: R. Amélia Eugênia, 397 – Centro. Das 8h às 18h. Tel.: 4057 8002 e 4057 8003.

Programa tem ações integradas de fiscalização com a GCM e as Polícias Civil e Militar

Prefeito de Diadema participou do evento sobre o setor ferroviário

Especialistas acreditam que Diademapode atender a nova demanda

marcos luiz

marcos luiz

marcos luiz

marcos luiz

Page 6: Jornal Cidade

6 Jornal Cidade Nº 206 Setembro/2010

Campanário

Centro

Conceição

Eldorado

Paineiras

6 Jornal Cidade Nº 206 Setembro/2010

O Orçamento Participativo 2009-2010 está chegando ao fi m. No ano passado, os moradores participaram das plenárias

para debater e decidir as prioridades para suas regiões. Em 2010, os encontros foram de prestação de contas do OP e de todas as ações desenvolvidas pela Prefeitura nos bairros e na cidade. Ao todo são mais de 80 obras, intervenções, programas e projetos, entre concluídas ou em andamento.Em 2009, por exemplo, o Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda gerou mais de três mil empregos. Outro destaque é a construção da Unidade Básica de Saúde da Vila Conceição, que será inaugurada na segunda quinzena de setembro. E estão a todo vapor obras importantes como a canalização do córrego dos Monteiros, a construção do Reservatório do Inamar e a implantação de redes de água e esgoto em todo o município. Confi ra no mapa o que aconteceu ou está acontecendo na sua região e na cidade.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

Taboãon Reforma e ampliação das E.M. Santa Luzia e Santa Rita;n Ampliação da E.M. Henfil;n Cobertura da quadra do Jd. das Nações ▲OBRA DO OP▼

n Construção do novo prédio da UBS Jardim ABC;n Redes de água: Vila Boa Viagem e Passagem Sta Clara de Assis;n Redes de esgoto: Rua Sta Cruz, Viela Peaberu (NH V.Olinda); Viela Sta Clara/Alzira (NH Paraopeba I e II), Av. Nações/Trav. Bagdá/Damasco/Líbia (NH Nações), Av H. Campus/Viela Boa Viagem.

Centron Revitalização da Praça da Moça;n Municipalização da E.M. Francisco Daniel Trivinho: 683 alunos beneficiados;n Reforma E.M. Cora Coralina;n Ampliação de 25 vagas na Creche V. Mulford;n Redes de água: Av. Prestes Maia, Ruas Graciosa, Vicente F. Celestino e Charles G. França;n Redes de esgoto: N.H EEUU, Av. Prestes Maia, Av. Ma Leonor e Rua São Marcos; n CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social);n Central de Cadastro Único dos Programas Sociais.

Conceição n Rede adutora: Rua Tupinambás. n Rede Esgoto: Av. Ulysses, Álvares Cabral, Caramuru, Trav. Cícero/Riachuelo (NH Tuiuti); n Construção da Creche Sanko ▲OBRA DO OP▼

n Construção da UBS Conceição;n Construção de 18 Unidades Conj. Vera Cruz;n Construção da Adutora Parque Real - Inamar.

Serraria n 60 apartamentos no Conjunto Júpiter;n Tá Bonito no Morro do Samba ▲OBRA DO OP▼

n 204 apartamentos da Nova Naval;n CRAS - Centro/Oeste;n Municipalização da E.M. Mário Santalúcia: 922 alunos beneficiados; n Programa Diadema Mais Educação;n Redes de água: Travessa Maracatins/Jurupis, Apurinã e Ana Maria, e Boosters; n Redes de esgoto: Álvares Cabral/Tibiriçá, Guilherme Augusto/Denise Mori, Viela Poeta F. das Chagas, Trav. Maracantis/Jurupis, Faixa servidão Av. D. Ruyce F. Alvim, Trav. Apurinã, Afonso M. da Cruz, Rua Ana Maria;n Reforma da UBS Serraria;n Complexo Esportivo Campo da Vila Santa Maria com grama sintética ▲OBRA DO OP▼

n Construção do coletor tronco e canalização do Córrego dos Monteiros/Floriano.

Eldorado n Reforma da E.M. Annete Melchioreto;n Municipalização e Reforma da E.M. Atila F. Vaz: 829 alunos beneficiados; n Municipalização da E.M. José Martins da Silva: 1.066 alunos beneficiados; n Cobertura da Mini-Quadra da E.M. Novo Eldorado;n Reforma da E.M. Florestan Fernandes;n Redes de Esgoto: Estrada P. Alvarenga, Rua Boto/Bituva/Açucena, Mar Adriático, Rua Jabota/Manacás, Rua Imbauva/Manacás, Ruas Aramaçã e Guarantã.

n OBRAS REALIZADASn OBRAS EM ANDAMENTO

Campanárion Redes de água nas Ruas Júlio Dantas,

Lima Barreto/Baependy, Eça de Queiroz, Av. Paranapanema, Luiz Carlos Prestes e NHs Serra Baturité e N. Sra. Aparecida;

n Redes de Esgoto: Av. Luiz Carlos Prestes/Av. Paranapanema, NH Ma. Tereza, Passagem Emília P. Lima, Serra do Apodi, Trav. Eufrates, Danúbio e Tamisa (NH N. S. AP), Ruas Alamanda/Alfenas;

n Rede de água e esgoto no loteamento da Rua Gema ▲OBRA DO OP▼

Paineiras/Campanário n Restaurante Popular ▲OBRA DO OP▼

n CRAS Norte; n Reforma da E.M. Santa Terezinha: 56 alunos beneficiados; n Creche Kaleman (em licitação); n Ampliação da UBS Paineiras e construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ▲OBRA DO OP▼

Restaurante Popular

UBS Paineiras

Praça da Moça revitalizada

Sede do CREAS

Rua Gema

Morro do Samba

UBS Conceição

Nova Naval

mauro pedroso

mau

ro p

edro

so

mauro pedroso

mar

cos

luiz

marcos luiz

marcos luiz

marcos luiz

renata nascimento

Paineiras/Campanário

Diadema, um canteiro de obras na cidade

Page 7: Jornal Cidade

7Jornal Cidade Nº 206 Setembro/2010

Centro

Conceição

Inamar

Casa Grande

Vila Nogueira

Promissão

PiraporinhaCanhema

Taboão

Paineiras

Serraria

marcos luiz

marcos luiz

marcos luiz

mar

cos

luiz

mau

ro p

edro

so

7Jornal Cidade Nº 206 Setembro/2010

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

marcos luiz

Vila Nogueiran Reforma da E.M. Mário Quintana ▲OBRA DO OP▼

n Municipalização da E.M. Deputado Freitas Nobre: 766 alunos beneficiados; n Redes de água e esgoto: NH Marilene, Vila Popular e Novo Habitat;n Obras de drenagem nas Ruas Antônio Dias Adorno, Bruno Espinosa e João Correia de Sá.

marcos luiz

marcos luiz

Piraporinha n Reforma da UBS Nova Conquista;n Municipalização da E.M. Zilda Gomes: 629 alunos beneficiados; n Reforma e ampliação da E.M. Devanir de Carvalho;n Revitalização da Praça Francisco Eliseu;n Rede de água: Av. Fagundes de Oliveira;n Rede de esgoto: NH Naval;n Parque Pôr do Sol com polo da Academia da Cidade;n Nova Naval: 48 apartamentos entregues no Núcleo Naval.

Promissão n CRAS Leste;n Urbanização do NH Pau do Café.

mar

cos

luiz

Canhema n Reforma e ampliação da E.M. Perseu Abramo com 47 vagas ▲OBRA DO OP▼

n Reforma do Campo da Vila Alice ▲OBRA DO OP▼

n Redes de água: NH Canhema; n Rede Esgoto: NH Vl. Alice e Canhema, Av. Fábio, Rua Porto Rico, Av. das Nações e Trav. Telaviv; n Construção da Adutora Nações - Parque Real - Inamar.

mau

ro p

edro

so

Taboãon Reforma e ampliação das E.M. Santa Luzia e Santa Rita;n Ampliação da E.M. Henfil;n Cobertura da quadra do Jd. das Nações ▲OBRA DO OP▼

n Construção do novo prédio da UBS Jardim ABC;n Redes de água: Vila Boa Viagem e Passagem Sta Clara de Assis;n Redes de esgoto: Rua Sta Cruz, Viela Peaberu (NH V.Olinda); Viela Sta Clara/Alzira (NH Paraopeba I e II), Av. Nações/Trav. Bagdá/Damasco/Líbia (NH Nações), Av H. Campus/Viela Boa Viagem.

Eldorado n Reforma da E.M. Annete Melchioreto;n Municipalização e Reforma da E.M. Atila F. Vaz: 829 alunos beneficiados; n Municipalização da E.M. José Martins da Silva: 1.066 alunos beneficiados; n Cobertura da Mini-Quadra da E.M. Novo Eldorado;n Reforma da E.M. Florestan Fernandes;n Redes de Esgoto: Estrada P. Alvarenga, Rua Boto/Bituva/Açucena, Mar Adriático, Rua Jabota/Manacás, Rua Imbauva/Manacás, Ruas Aramaçã e Guarantã.

Inamar/Eldoradon Programa Diadema Mais Educação; n Adutora Parque Real – Inamar/Eldorado;n Reservatório Inamar;n CRAS Sul.

marcos luiz

Casa Granden Reforma e ampliação da E.M. Portinari; n Municipalização e manutenção da E.M. Sagrado Coração de Jesus: 580 alunos beneficiados;n Reforma da Creche Santo Ivo;n Rede de água: Rua Rio de Janeiro;n Rede de esgoto: Av. Casa Grande/Av. Maria Cândida; n Substituição das luminárias da Av. Casa Grande; n Iluminação do Campo de Futebol do Casa Grande;n Remoção do NH Galiléia e inclusão da famílias em projetos habitacionais ▲OBRA DO OP▼

n Tá Bonito NH Barão de Uruguaiana.

Inamarn Municipalização da E.M. Prof.ª Fabíola: 866 alunos beneficiados;n Municipalização da E.M. Insp. Reinaldo J. Santana: 1.018 alunos beneficiados;n Esgoto Rua Canopo e Trav. Moka; n Reforma e ampliação da Creche Inamar ▲OBRA DO OP▼

n Conclusão Urbanização Núcleo Yamberê ▲OBRA DO OP▼

Quadra do Jd. das

Nações

Parque Pôr do Sol

Núcleo Yamberê

ReservatórioInamar

E.M. Mário Quintana

Adutora Nações

E.M. Perseu Abramo

UBS Nova conquista

Luminárias da Av. Casa Grande

E.M. Portinari

CRAS SulAdutora Eldorado

E.M. AnneteMelchioreto

CRAS Leste

mau

ro p

edro

som

auro

ped

roso

mauro pedroso

mau

ro p

edro

so

marcos luiz

marcos luiz

marcos luiz

marcos luiz

Diadema, um canteiro de obras na cidade mar

cos

luiz

Page 8: Jornal Cidade

8 Jornal Cidade Nº 206 Setembro/20108 Jornal Cidade Nº 206 Setembro/2010

Cuidados em todas as fases da vidaEm Diadema, a Prefeitura desenvolve ações na Saúde que beneficiam os moradores desde o nascimento até a fase adulta. Já na Educação, as políticas públicas são direcionadas à criança desde o berçário. Além da construção de creches, a Administração investe no Ensino Fundamental com reforma de escolas e programas que melhoram a qualidade e a aprendizagem dos alunos. O Jornal Cidade foi às ruas para saber o que a população pensa sobre os dois assuntos.

SAÚD

EED

UCAÇ

ÃOA VOZ DO POVO

Reinaldo Tomaz da Silva46, retificador, Centro

“Utilizo a rede de saúde do município e é bom. Com a nova UBS, o fluxo de atendimento será redistribuído. Isso vai melhorar ainda mais o serviço e o tempo de espera para marcação de consultas irá diminuir”.

Fernanda Sardinha Pestana36, dona de casa, Parque Sete de Setembro

“Acho importante ações da Prefeitura como a vacinação infantil e o incentivo ao aleitamento materno. A amamentação é boa para o bebê porque evita doenças, problemas dentários e ajuda no desenvolvimento da criança”.

Maria Neuza de Oliveira37, ajudante, Jardim das Nações

“Com a entrega da UBS da Vila Conceição, alguns pacientes das UBSs Serraria e Parque Real serão encaminhados para a nova unidade. Isso vai ser bom porque a pessoa vai passar na unidade mais perto de casa”.

Gildeon Moreira dos Santos30, vigilante, Vila Mulford

“É importante ampliar o número de Unidades Básicas de Saúde. Outra coisa é o Programa Saúde da Família, em que os agentes comunitários passam nas casas para fazer o acompanhamento de saúde dos moradores”.

José Pinto dos Santos Filho48, serralheiro, Vila Conceição

“Atualmente, passo na UBS Parque Real e moro no bairro em que foi construída a UBS da Vila Conceição. A nova unidade terá elevador para pessoas com deficiência. Hoje em dia é importante ter essa preocupação”.

Neusa das Graças Arcanjo Silveira43, professora, Jardim Rey

“Minha mãe utiliza a UBS Centro. Ela faz acompanhamento para hipertensão. A equipe de Saúde da Família faz as visitas e ela também recebe os remédios. Os enfermeiros são atenciosos, não tenho o que reclamar do atendimento”.

Adair Ribeiro Braga48, operadora de injetora, Eldorado

“Uma coisa boa da Unidade Básica de Saúde é que ela é perto de casa. Acho muito importante essa proximidade. Além disso, a equipe de Saúde da Família marca consulta médica e com dentista”.

Maria Zilda Julião Silva57, auxiliar de limpeza, Vila Conceição

“Será muito bom ter uma UBS perto de casa. Terá equipes de Saúde da Família, atendimento odontológico. E quando os moradores forem divididos para o acompanhamento entre as UBSs, será mais rápido o atendimento”.

Maria da Saúde Jesus22, agricultora, Serraria

“Meu filho estuda na E.M. Tiradentes. A escola é boa e ele já sabe escrever. E, recentemente, a escola passou a ter o Diadema Mais Educação. Eu acho que é um programa legal, porque tem passeios e outras atividades para as crianças”.

Wilson de Souza Cruz51, almoxarife, Jardim das Nações

“Tenho sobrinhos que frequentam escolas municipais e sei que o ensino é satisfatório. Quanto mais a criança ficar na escola, melhor para o aprendizado em sala de aula. O Programa Aprender Mais é importante por isso”.

José Abedevan Neto43, autônomo, Vila Santa Maria

“Minha filha estuda na E.M. Mário Santalúcia e o ensino lá está ótimo, mais completo agora. Ela ficou muito mais motivada em frequentar o local depois que a escola foi municipalizada pela Prefeitura”.

Maria Madalena dos Santos Neto50, auxiliar de produção, Vila Nogueira

“Conheço o Programa Diadema Mais Educação e sei que é importante porque a criança não fica em casa sem fazer nada. Tem muitas atividades, merenda. Com isso, ela cria um vínculo com a escola e aprende melhor”.

Simone da Silva Linhares27, ajudante geral, Vila Nogueira

“A ideia do Diadema Mais Educação é maravilhosa. Educação é essencial e o programa é bom para os pais também, que podem ficar tranquilos. Além ser seguro, as atividades colaboram para a formação de cada uma delas”.

Ana Claudia Pereira22, pedagoga, Jardim dos Eucaliptos

“A Educação em Diadema está muito boa. Acho importante o Diadema Mais Educação, tudo o que as crianças aprendem acaba animando os pais. Além disso, para as mães que trabalham, é uma preocupação a menos”.

Reginaldo Rodrigues27, conferente, Serraria

“Tenho duas filhas que participam do Diadema Mais Educação. Após o programa, elas melhoraram na leitura e estão mais dispostas a estudar. Vejo que estão aprendendo mais e participando de todas as atividades oferecidas”.

José Luiz Reis dos Santos43, agente de operação, Jardim União

“Tudo o que é feito deve ser reconhecido. Sei que muitas crianças estão sendo beneficiadas com o Diadema Mais Educação, porque têm oportunidade de aprender e interagir com outras pessoas. Ele deveria ser ampliado”.

fotos: marcos luiz e mauro pedroso

Page 9: Jornal Cidade

9Jornal Cidade Nº 206 Setembro/2010 9Jornal Cidade Nº 206 Setembro/2010

Prefeitura entrega a reforma do Campo de Futebol Vila Alice

SANED conclui obra no loteamento Gema

Reforma é uma das prioridades do Orçamento Participativo 2008

A instalação das redes de água e esgoto é mais uma realização do Orçamento Participativo. O investimento foi de R$ 411 mil

Em setembro, o Campo de Fu-tebol Vila Alice estará mais bo-nito. Foi feita a substituição do alambrado, construção de dois banheiros públicos, dois vestiá-rios e reforma dos já existentes, além de pintura geral. A entre-ga do novo espaço acontece no dia 26, às 9h.

Quem mora no bairro, garan-te que as melhorias incentivam ainda mais a prática esportiva. “Já disputei alguns campeona-

Os investimentos em saneamento são uma constante em Diadema. Agora é a vez dos moradores do loteamento Gema, no Cam-panário, serem beneficiados. A SANED con-cluiu, em agosto, a construção de 1,6 km de rede de água e 1,2 km de rede de esgoto. A área conta com 220 lotes e 100 famílias já foram beneficiadas com a obra.

Geraldo Lima, morador do local e membro da Associação de Moradia Pró-Liberdade, é um deles. “Antes, a gente usava fossa séptica. Agora as nove ruas

OBRAS / SANED

Outras melhoriasNo final de julho, a SANED também concluiu as obras no Núcleo Habitacional Bom Sucesso (foto), no Casa Grande. Foi realizada a implantação de 190 metros de rede de água e 184 metros de rede de esgoto. Além disso, foram feitas 57 ligações de água e esgoto. O investimento de R$ 17 mil da SANED beneficiou 76 famílias da região.

do loteamento já tem 100% de esgoto coletado e, em breve, vamos ter água. Isso é importante porque traz mais qua-lidade de vida”.

“A rede coletora está conectada ao coletor tronco Taboão, que conduzirá os esgotos para tratamento na ETE ABC”, afirma a Diretora-Presidente da SANED. O investimento total soma R$ 411 mil, sendo R$ 52 mil de recursos próprios da SANED e o restante financiado pelo Go-verno Federal.

No loteamento, 100% do esgoto é coletado. Em setembro, SANED conclui as ligações de água

“É a prova que amovimentação populargera resultados”, comemora Geraldo

tos de futebol aqui e acho que as obras feitas devem atrair mais esportistas para o local”, fala Dei-vid José da Silva.

O amigo Raulleno Nerival San-tana aprova a reforma. “Sempre gostei de jogar aqui. Fiquei muito feliz com as mudanças que foram feitas. Agora, vamos disputar os campeonatos em condições me-lhores”. A obra foi uma das priori-dades eleitas no Orçamento Par-ticipativo 2008. O investimento

“Fiquei muito feliz com asmudanças que foram feitasaqui”, afirma Raulleno

Para Deivid, as melhoriasfeitas no campo devemajudar a atrair mais atletas

total foi de R$ 335 mil com recur-sos federais e municipais.

Quadra do Jardim Nações No dia 11 de setembro será

entregue a cobertura da Qua-dra Poliesportiva Nações. O local recebeu outras melhorias, como pintura e iluminação. Foram in-vestidos R$ 125 mil. A nova qua-dra também é uma demanda do OP 2008.

Foram investidos R$ 125 mil nas melhorias realizadas na Quadra Nações. Cobertura do espaço é uma delas

Campo de Futebol Vila Alice ganhou novo alambrado, dois vestiários, banheiros públicos e pintura geral

n Campo de Futebol Vila AliceRua Guairá, 345 - Campanário.

n Quadra Poliesportiva NaçõesRua Venezuela, s/nº - Jardim das Nações.

mau

ro p

edro

so

mauro pedroso

marcos luiz marcos luizmauro pedroso

mauro pedroso

mau

ro p

edro

so

mauro pedroso mauro pedroso

Page 10: Jornal Cidade

10 Jornal Cidade Nº 206 Setembro/201010 Jornal Cidade Nº 206 Setembro/2010

EDUCAÇÃO

Para melhorar ainda mais a qualidade do Ensino Fundamental, a Prefeitura im-plantou, em agosto, o Programa Apren-der Mais.

Os conhecimentos de Língua Portugue-sa são ministrados por 28 professores espe-cialmente contratados e formados para o programa. Mas, quinzenalmente, todos re-ceberão nova capacitação. Além disso, des-de junho, 93 professores do 5º ano regular também passam por qualificação mensal.

A proposta é aprimorar o trabalho com os estudantes que, embora saibam ler, possuem dificuldade para estruturar seus textos. Os alunos agora têm quatro horas a mais de aulas por semana, divididas em dois dias. Participam do programa 420 alunos do 5º ano do ciclo (antiga 4ª série) de 15 escolas da rede municipal.

AprovaçãoJéssica Aparecida Bezerra Araújo parti-

cipa do Aprender Mais e já sente diferen-

Diadema implanta Programa Aprender Mais

Educação de qualidade

Mais de 400 alunos de 15 escolas municipais estão tendo aulas complementares de Língua Portuguesa no contraturno escolar

Para garantir resultados positivos na área, a Administração investe em programas, reforma de escolas e na capacitação dos professores. Confira algumas das ações realizadas em 2010

Formação de professoresEm agosto, iniciou mais uma turma de 150 professores no Programa Pró-Letramento – Mobilização pela Qualidade da Educação. O programa já formou mais de 650 profissionais do En-sino Fundamental.

Além disso, professores da rede também podem partici-par do Programa de Formação Continuada Usina de Aprendi-zagens, que oferece cursos, se-minários e oficinas.

Diadema Mais EducaçãoNo segundo semestre, mais três escolas foram incluídas no Pro-grama Diadema Mais Educação: E.M. Mário Santalúcia, Tiradentes e Inspetor Reinaldo José Santa-na (Piró). Com isso, o programa chega a 11 escolas e beneficia cerca de 2.900 alunos, de 6 e 7 anos. Além das aulas regulares, os estudantes participam de atividades extracurriculares, es-portivas e culturais em período integral.

ReformasEstudar em um ambiente boni-to e confortável já é realidade para 31 mil estudantes da rede municipal. Em 2010, 15 escolas foram reformadas, ampliadas ou passaram por melhorias. O investimento até o final do ano será de R$ 9,8 milhões com re-cursos municipais.

IdebDiadema apresentou, pela tercei-ra vez consecutiva, crescimento no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade da Educação no Brasil, segundo dados do Mi-nistério da Educação. A cidade registrou índice de 5,2, superior a média do Brasil que chegou a 4,4 para a rede municipal.

Ensino FundamentalDesde maio do ano passado, a Prefeitura assumiu a gestão de nove escolas. Com isso, o nú-mero de alunos foi ampliado de quatro mil para 15 mil.

Ensinos Profissionalizante e SuperiorNesse semestre, cerca de 900 pessoas frequentam as 52 capa-citações gratuitas e profissiona-lizantes da Fundação Florestan Fernandes.

Já no Ensino Superior, mais de 400 alunos participam dos cursos oferecidos pelo Polo Dia-dema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A entidade dis-ponibiliza graduação e pós-gra-duação à distância em parceria com universidades de todo o país. Uma nova turma, em parce-ria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), começa em se-tembro. Na cidade, ainda está lo-calizada a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) que ofere-ce cursos gratuitos nas áreas de ciências e biológicas.

Os alunos de 15 escolas têm agora quatro horas a mais de aulas por semana

ça: “Fica mais fácil estudar”. A mãe Edja Carla também elogia a iniciativa: “Minha filha agora está mais confiante. Quando ela for para outra série estará mais pre-parada”, diz.

Edja garante que a filha Jéssica estámais animada com os estudos

mar

cos

luiz

marcos luiz marcos luiz

marcos luiz

mau

ro p

edro

so

mauro pedroso

mauro pedroso

mauro pedroso mauro pedroso

mau

ro p

edro

so

mauro pedroso

Page 11: Jornal Cidade

11Jornal Cidade Nº 206 Setembro/2010 11Jornal Cidade Nº 206 Setembro/2010

CULTURA / ESPORTE

41º Jogos da Primavera começam em setembro

Diadema investe em esporte

É hora da Leitura nas Fábricas

Balanço dos empréstimos feitos pelos Pontos de Leitura

Durante quatro meses, a cidade reúne 1.800 esportistas para disputar handebol, basquete, vôlei e futsal

Escola de Esportes revela talentos para o Clube Atlético Diadema

Em agosto, o Cine Eldorado passou por melhorias. Foram realizadas as pinturas do cinema e do Centro Cultural Eldo-rado, manutenção dos equipamentos, limpeza e dedetização. Nesse período, o local ficou fechado, tendo retomado as sessões diárias no dia 19 de agosto.

Semestralmente, é feita a manuten-ção para proporcionar mais seguran-ça e conforto aos usuários e garantir a vida útil dos equipamentos.

A técnica de enfermagem, Ana Ne-res Lima, aprova. “É bom saber que es-tão cuidando de um espaço que pro-

De 4 de setembro a 12 de dezembro, acontece a 41ª edição dos Jogos da Pri-mavera. O desfile de abertura ocorreu no dia 29 de agosto no Ginásio Poliesporti-vo Ayrton Senna. O torneio é promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer e vai

Desde que foi criado, em abril de 2010, o Clube Atlético Diadema (CAD) vem colhendo bons re-sultados. A equipe está na disputa do Campeo-nato Paulista nas categorias sub-11, 15, 17 e 20. Só o sub-13 foi eliminado.

O time também cria oportunidades profis-sionais. Dos 149 atletas do CAD, oito foram re-velados pelas Escolas de Esporte do município. O meio de campo Wellington Pereira da Silva que está na categoria sub-13 é um deles: “Eu comecei a jogar futebol aqui”.

Atualmente mais de 5 mil jovens de 5 a 17 anos frequentam as atividades das Escolas de Esporte nas modalidades: voleibol, handebol, basquetebol, futebol de campo, natação, atle-tismo, ginástica olímpica e xadrez. Informa- ções: 4072 9327 e 4072 9323.

Desde o lançamento do Programa Leitura nas Fábricas, em junho, Diadema já inau-gurou quatro pontos de leitura nas em-presas do município. São elas: IGP, Legas Metal, Uniferco e Delga (*).

Na IGP, entre os autores mais lidos es-tão Carlos Drummond de Andrade e Jor-ge Amado. O operador de prensa, Joceu Santos de Morais, está feliz com a ideia. “É importante ter alguns minutos por dia para estar aqui”, conta. O colega Ilson

Projeto que promove a cultura no ambiente de trabalho já conquistou a aprovação dos funcionários

n IGP: 388 funcionários. Média de 36 empréstimos até a segunda quinzena de agosto. Assunto preferido: poesia.

n Legas Metal: 170 funcionários. Média de 40 empréstimos até a segunda quinzena de agosto. Assuntos preferidos: infanto-juvenil, contos, poesias e livros didáticos.

n Uniferco: 29 funcionários. Média de 15 empréstimos desde a inauguração. Assuntos: infanto-juvenil e poesias.(*) Exceto a biblioteca da Delga, inaugurada dia 31 de agosto.

Wellington foi revelado pelas Escolas de Esporte da cidade

Semestralmente, o cinema passa por reforma para melhorar o atendimento

reunir equipes de handebol, basquete e vôlei. Simultaneamente é disputada a 6ª edição da Copa Diadema de Futsal. No total, serão 1.800 atletas divididos em 120 equipes participantes. Informações sobre os jogos: 4056 3565.

Desfile das equipes marcou a abertura da 41ª edição dos Jogos da Primavera

Os colegas Joceu e Ilson aproveitam os momentos de folga para colocar a leitura em dia

move a cultura e educação”. Ela afirma que o filho e o sobrinho sempre visitam o local. “Eles adoram vir aqui e também gostaram das mudanças”.

Marques de Menezes concorda. “Estou achando ótimo, já estou lendo o segun-do livro”, diz.

O projeto, realizado em parceria com o Governo Federal, sindicatos e empre-sas da cidade, é pioneiro no Brasil. Cada fábrica recebe um kit com 650 livros, duas estantes, mesa, cadeira, três puffs, compu-tador completo e impressora. Outras seis empresas já aderiram ao programa e, em breve, terão seus pontos inaugurados.

Cine Eldorado ainda melhor Em agosto, o cinema municipal foi revitalizado. População já pode conferir de perto as mudanças

“É importante cuidar de um espaçoque promove a cultura”, diz Ana

n Cine Eldorado / Centro Cultural EldoradoRua Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55 – Eldorado. Tel.: 4059 1649.

fotos: marcos luiz

fotos: marcos luiz

diego cunha

mau

ro p

edro

so

marcos luiz

Page 12: Jornal Cidade

12 Jornal Cidade Nº 206 Setembro/201012 Jornal Cidade Nº 206 Setembro/2010

MEIO AMBIENTE

Cerca de 340 borboletas vivem no local que conta ainda com mais de 30 tipos de plantas

A chegada da primavera marca a come-moração dos cinco anos do Borboletário Tropical Conservacionista Laerte Brittes de Oliveira. Inaugurado no dia 16 de se-tembro de 2005, o espaço é o primeiro da Região Metropolitana de São Paulo a preservar as espécies desses insetos e promover a educação ambiental.

Atualmente, o local possui 8.600 ovos e 340 borboletas. Elas estão divididas em duas espécies: a Caligo Illioneus (Olho de Coruja) e a Asciabuniae (Ascia).

Para a estagiária de biologia, Gabriela Vasquez, o Borboletário exerce um papel importante. “Aqui temos um cuidado mui-to grande com todas as espécies. O obje-tivo é conservar e pensar na reprodução de cada uma delas”, afirma. Como os ovos são reproduzidos em cativeiro, as chances de sobrevivência são de 80%. Na natureza esse percentual é muito mais baixo, por conta dos predadores naturais.

Por dentro do BorboletárioO viveiro e o berçário do local atin-

gem cerca de 200 m². Em seu interior, que conta com tela de proteção, existem aproximadamente 30 espécies de plan-tas, que fornecem abrigo, alimento e lo-cal para reprodução das borboletas. Em agosto, nove novas espécies de plantas

Visitas monitoradas

“Aqui, temos um cuidado muitogrande com todas as espécies”,afirma a estagiária Gabriela

Borboletário completa cinco anos

n Ascia (Asciabuniae)São encontradas em maior quantidade. Elas possuem um metabolismo mais acelerado e, por isso, colocam mais ovos. Em agosto, nasceram 330 ascias. Tempo de vida: varia de três a quatro meses.

n Olho de Coruja(Caligo Illioneus)Não sobrevive por muito tempo no frio, por isso, nos últimos meses sua reprodução foi menor, tendo nascido apenas oito. Tempo de vida: varia de três a quatro meses.

n Ascia (Asciabuniae)

Espécies que vivem no Borboletário de Diadema

foram inseridas no local: helicônia, lan-tana, duranta, pentas, ixora, zinea, mar-garida, maracujá e estrelícia.

Crianças, adolescentes e grupos da terceira idade são os principais frequentadores do espaço. As visitas são realizadas de terça a sexta-feira, de manhã e à tarde.

Durante os passeios são feitas incursões à estufa das borbole-tas e caminhadas pelas trilhas ecológicas do Jardim Botânico.

O objetivo é apresentar a rotina do local e mostrar como funcio-na o ciclo de vida desses insetos. Cada visita dura cerca de duas horas e podem comportar no máximo 12 pessoas.

Muitos visitantes permitem que as borboletas pousem em suas cabeças e corpos. O con-tato com esses insetos ajuda a desmistificar o mito de que elas podem causar cegueira.

n Jardim Botânico - Rua Ipitá, 193 - Jardim Inamar. Agendamento de visitas monitoradas pelo telefone 4059 7600.As plantas fornecem abrigo e alimento para as borboletas

fotos: mauro pedroso