Jornal Cidade edição 254

16
MATRIZ: Rua Prof. Domingos Correia, 225 Centro - Arapiraca - AL Fone: (82) 3521-5227 FILIAIS: Rua Santos Dumont, 40 Centro - Garanhuns - PE Rua Barão de Cazuza, 57-A Lajedo - PE Fone: (87) 3762-0177 Folheie nosso jornal DIGITAL: www.jornalcidadepe.com.br Garanhuns, 21 de janeiro de 2012 | Ano XIII | Nº 254 | Fundação: 15/12/1999 www.jornalcidadepe.com.br | [email protected] | (87) 3761-6429 R$1,00 Antonio João Dourado pode ser o próximo prefeito de Garanhuns Página 02 Página 09 Página 12 Página 11 Página 07 Página 09 Foto: Igor Kliver voto da população. Há razões para essa determinação segu- ra: Considera toda eleição um processo democrático onde todos, de conformidade com a lei, têm o direito de parti- cipar. Em seguida, para che- gar ao nível de transferência eleitoral e lançar-se pré-can- didato, houve, segundo ele, um estudo interno minucioso dessa possibilidade, desde a época em que era secretário do Governo do Estado onde a gestão Política de Eduardo Campos já discutia a possi- bilidade dessas interlocuções nos municípios. E por fim, a sua candidatura em Gara- nhuns tem a simpatia do pró- prio Governador Eduardo e sua forte base aliada no muni- cípio e no estado, o que já foi mais do que provado com a recente implosão do PSB em Garanhuns motivada por uma pré-candidatura considerada incestuosa pelo alto escalão do partido. Desde que efetivou seu domicilio eleitoral em Gara- nhuns e lançou-se pré can- didato à sucessão municipal deste município, o prefeito de Lajedo, Antonio João Doura- do, vem se pronunciando co- medidamente sobre o assunto na imprensa local. E nessa prática sempre que convo- cado, não ficou indiferente à visita do Jornal Cidade, no mês de dezembro passado e teceu, deliberadamente, co- mentários avulsos sobre o fato, permitindo a publicação de aspectos desse episódio político que vem causando inquietação e expectativas. Antonio João confirma sua pré-candidatura asseguran- do que não recua seu nome em hipótese alguma. Mesmo que o partido apresente por decisão de convenção outro nome, como desastrosamente aconteceu recentemente, ele será candidato naturalmente lançando-se à apreciação de “Vou continuar tratando a todos com respeito por mais que insistam em me ferir” 2012: Feliz ano velho para Garanhuns? Shopping de Garanhuns pode sair do papel Foi sucesso a Festa de Reis em São Bento do Una Os piores bandidos são os que usam terno e gravata Caminhantes homenageiam 30 anos do Relógio de Flores 01.indd 1 19/01/2012 19:10:08

description

Antonio João Dourado pode ser o novo prefeito de Garanhuns

Transcript of Jornal Cidade edição 254

Page 1: Jornal Cidade edição 254

MATRIZ:Rua Prof. Domingos Correia, 225Centro - Arapiraca - ALFone: (82) 3521-5227

FILIAIS:Rua Santos Dumont, 40Centro - Garanhuns - PE

Rua Barão de Cazuza, 57-ALajedo - PE

Fone: (87) 3762-0177

Folheie nosso jornal DIGITAL: www.jornalcidadepe.com.br

Garanhuns, 21 de janeiro de 2012 | Ano XIII | Nº 254 | Fundação: 15/12/1999 www.jornalcidadepe.com.br | [email protected] | (87) 3761-6429 R$1,00

Antonio João Dourado pode ser o próximo prefeito de Garanhuns

Página 02

Página 09 Página 12

Página 11Página 07

Página 09

Foto: Igor Kliver

voto da população. Há razões para essa determinação segu-ra: Considera toda eleição um processo democrático onde todos, de conformidade com a lei, têm o direito de parti-cipar. Em seguida, para che-gar ao nível de transferência eleitoral e lançar-se pré-can-didato, houve, segundo ele, um estudo interno minucioso dessa possibilidade, desde a época em que era secretário do Governo do Estado onde a gestão Política de Eduardo Campos já discutia a possi-bilidade dessas interlocuções nos municípios. E por fim, a sua candidatura em Gara-nhuns tem a simpatia do pró-prio Governador Eduardo e sua forte base aliada no muni-cípio e no estado, o que já foi mais do que provado com a recente implosão do PSB em Garanhuns motivada por uma pré-candidatura considerada incestuosa pelo alto escalão do partido.

Desde que efetivou seu domicilio eleitoral em Gara-nhuns e lançou-se pré can-didato à sucessão municipal deste município, o prefeito de Lajedo, Antonio João Doura-do, vem se pronunciando co-medidamente sobre o assunto na imprensa local. E nessa prática sempre que convo-cado, não ficou indiferente à visita do Jornal Cidade, no mês de dezembro passado e teceu, deliberadamente, co-mentários avulsos sobre o fato, permitindo a publicação de aspectos desse episódio político que vem causando inquietação e expectativas. Antonio João confirma sua pré-candidatura asseguran-do que não recua seu nome em hipótese alguma. Mesmo que o partido apresente por decisão de convenção outro nome, como desastrosamente aconteceu recentemente, ele será candidato naturalmente lançando-se à apreciação de

“Vou continuar tratando a todos com respeito por mais que insistam

em me ferir”

2012:Feliz ano velho

para Garanhuns?

Shopping de Garanhuns pode sair do papel

Foi sucesso a Festa de

Reis em São Bento do Una

Os piores bandidos

são os que usam terno e gravata

Caminhanteshomenageiam

30 anosdo Relógiode Flores

01.indd 1 19/01/2012 19:10:08

Page 2: Jornal Cidade edição 254

www.jornalcidadepe.com.br

02 Garanhuns, 21 de janeiro de 2012ECONOMIA / POLÍTICA

Nos Bastidores da PolíticaSileno X Dourado X Ga-

ranhunsContinua o embate entre

o PSB estadual e o municipal de Garanhuns. Lembrando que nas eleições passadas o partido teve um racha muito grande na cidade, justamente por divergências quanto aos nomes dos pré-candidatos que desejavam pleitear uma vaga para se candidatarem a prefeito e vereadores na cida-de, e mais uma vez a execu-tiva estadual impôs o nome, vindo diretamente de Recife, causando um mal estar, cul-minando em desafetos, onde vários e fortes nomes do par-tido realizaram a sua desfilia-ção e foram para outros par-tidos, havendo um racha na ocasião.

Novamente o PSB Esta-dual está se reunindo para de-cidir sobre a escolha dos no-vos nomes para as comissões provisórias (que expiraram desde o dia 31 de dezembro, incluindo a cidade de Gara-nhuns).

Em Garanhuns já foi ini-ciado um novo embate, vá-rios nomes surgiram contra o nome do candidato da Es-tadual. O próprio partido em Garanhuns encontra-se di-vidido mais uma vez com a imposição do nome vindo de

cima para baixo. O presidente do PSB, Sileno Guedes, que apoia o nome do prefeito de Lajedo Antonio Dourado, fa-lou recentemente em entre-vista que “As pessoas podem e têm o direito de discorda-rem. Mas a direção entende que o melhor caminho [para prefeito de Garanhuns] é esse (João Dourado) e vai formar a comissão compondo com aqueles integrantes que res-paldarem essa posição”, co-mentou Sileno.

Segundo algumas pesso-as na cidade que nos dizem: “Acreditamos que, indicar o nome através do partido es-tadual, demonstra que eles estão apoiando o prefeito fo-rasteiro de Lajedo, e tem aí o dedo do Governador.

Será que excelentíssimo governador Eduardo Campos está fazendo o mesmo que fez o ex-governador Jarbas Vasconcelos? Que enviou (goela abaixo) para Gara-nhuns o presídio sem ouvir a população? Isso demonstra a falta de consideração com os eleitores, ou então o mesmo está achando que tem mesmo a maioria garantida de votos na cidade e assim terá o total apoio dos eleitores.

Descontentamento

É grande o descontenta-mento de alguns políticos na cidade com esta imposição ao nome do candidato do PSB vindo pela estadual, porém muitos não podem se pronun-ciar abertamente por razões dos partidos aos quais estão filiados e dos mesmos serem da base aliada ao Governador.

ApoioEnquanto isso na cidade,

alguns nomes já começam a por o braço na futura cam-panha, como o pró-reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), o (ex) pré-candidato Pedro Falcão, Paulo Lins, que é gestor da GRE-AM. Dourado deverá contar com o apoio – ainda que discreto – de outros órgãos do Governo, como V Geres, gerida pelo Dr. Elenilson Liberato. Falta nesta lista saber como fica o HRG (o Dom Moura), através da diretora da Unidade Emília Pessoa e seu esposo Marlos Duarte.

Enquanto issoO que se subentende é

que o candidato do PSB (es-tadual) Antonio Dourado, vai fisgar (através da força do poder), todo os que estão ligados diretamente ou in-diretamente ao Governador. Já a população Garanhuense

não está aceitando o nome do prefeito de Lajedo para pré--candidato. Vamos ver nesta dança de quebra de braços o que vai acontecer.

Porém.....O que a população gara-

nhuense não viu ainda, são as propostas, objetivo e ação de projetos para com a cida-de de Garanhuns, justamente as propostas vinda dos pré--candidatos

Sivaldo AlbinoEm recente entrevista o

vereador do PPS, Sivaldo Albino falou que “Quem tem poder acha que pode impor e definir os destinos políticos de Garanhuns, ignorando a vontade popular.... Gara-nhuns parece vivenciar uma terra sem Lei”.

Esta frase mostra a insa-tisfação do vereador com re-lação a atual situação do ce-nário político da cidade.

SonhoAinda com o vereador

Sivaldo, o mesmo está firme com relação a sua pré-candi-datura a prefeito em 2012, é um sonho que espera que se torne realidade.

Casa Raimundo de Mo-raes

Os preparativos para a

inauguração da nova sede ca-minham a todo vapor, o vere-ador Marcelo Maçal faz parte da comissão que está organi-zando as festividades que se-rão na véspera do aniversário de Garanhuns , no dia 03 de fevereiro.

MinistériosDilma dá os primeiros

passos visando a reforma mi-nisterial

Antes de uma reunião ge-ral poderão ser realizadas as reuniões setoriais preparató-rias A presidente Dilma Rous-seff está dando os primeiros passos da mudança no minis-tério ao confirmar a transfe-rência de Aloizio Mercadante da Ciência e Tecnologia para a Educação, em substituição a Fernando Haddad, que deixa-rá o governo para se candida-tar à Prefeitura de São Paulo pelo PT. Poderão ocorrer reu-niões ministeriais setorizadas antes da primeira reunião ge-ral. Uma das propostas é reu-nir ministros relacionados a quatro diferentes segmentos - economia, infraestrutura, direitos humanos e políticas sociais

EXPEDIENTE

O Jornal Cidade tem tiragem de 2.000 exemplares. Toda matéria assinada é de extrema responsabilidade de seu autor. É proibida a reprodução dos lay-outs e artes f inais deste jornal .

Jornal CIDADEFundação 15/12/1999CNPJ 00.726.758/0001-01Rua Severiano Peixoto, 78 - 1º ACentro - Garanhuns/PEFone: (87) 3761-6429

Site: www.jornalcidadepe.com.br

E-mail: [email protected] [email protected]

Dir. Geral: Robson Ferreira (87 9921-2133)

Dir. Financeira: Mônica Carrilho (87 8817-8120)

Dir. Comercial: Mayara Carrilho (87 9163-2707)

Dir. Marketing: Igor Kliver (87 9919-4873)

Jornalista Estagiária: Camila Tavares

Colaboradores: Gerson Lima Caroline Zimmermann Calvino Brasil Numeriano Waldéria Santana

Consultoras de Vendas: Nadja Araújo (87 9938-6719) Ana Glória (87 9929-2904)

Diagramação e Arte: Timóteo Brasil (87 8813-1325)

Caroline [email protected]

2012: Feliz ano velho para Garanhuns?

O ano já começou e esta-mos prontos para colocar em prática as metas traçadas em 2011. Nosso país entrou em 2012 com o pé direito. Diante da turbinada economia brasi-leira, iniciamos o ano corren-te com um novo piso salarial aliado a um decréscimo da taxa básica de juros – SELIC. A redução do IOF (imposto sobre operações financeiras) fez com que milhares de fa-mílias virassem o ano com eletrodomésticos novos e mo-dernos. Além disso, passamos o Reino Unido e alcançamos a 6a posição do quadro das maiores economias mundiais. Outra inovação é a nova po-sição credora do Brasil para o FMI que, outrora, só vivia nos emprestando bilhares de dólares. Afinal, agora, por estarmos equilibrados e se-guros, precisamos ajudar, ou não, os gigantes com pés de barro.

O Brasil, sem dúvida, avança 2012 maduro e está-vel. É claro que existe uma mídia cativa e obstinada a ofuscar todo esse amadure-cimento de nossa nação. Co-

meçando pelas manchetes das “crises no ministério”, as “denúncias de irregularida-des”, as “desavenças na base do governo”, os “atrasos nas obras do PAC”, a “superlota-ção dos aeroportos”, tudo isso existe, é preocupante e exige remédios. Mas não muda o quadro geral, ou melhor, a vi-são de conjunto da economia. As estatísticas existem para provar isso. Uma redução no IOF, por exemplo, provoca um desencadear de ações que, no total, será muito benéfica para o crescimento de nossa economia, mesmo o Brasil

apresentando um grande dé-ficit de infraestrutura nos ae-roportos brasileiros. Enfim, com os problemas adminis-trativos em grande divulga-ção, há uma falsa suposição

de que o governo Dilma anda mal. Mas, quando recebemos uma visita do FMI em nosso país pedindo parcerias, é sinal de que os tempos mudaram. Logo, se existe uma econo-mia crescente, o mesmo não está acontecendo com o lado administrativo. Por quê?

Fica claro para nós que política e economia não estão andando juntas na conjuntura brasileira. Isso porque todos os escândalos evidenciados que comprometem o governo e sua dinâmica administrativa são ocasionados por proble-mas políticos e não econômi-

cos, em sua grande maioria. A situação fica ainda mais grave quando analisamos os diver-sos municípios espalhados pelo interior do país. Consi-dero esse “terreno” o maior desafio do governo Dilma para a plena erradicação da miséria brasileira.

Em sua totalidade, o in-terior do Brasil sofre com a mente atrasada de sua classe política juntamente, ou me-lhor, consequentemente, com uma estrutura econômica de-ficiente. Isso porque, como sabemos, a força política é sempre superior a qualquer brilhantismo econômico. Não adianta fazer projetos desen-volvimentistas, quando exis-tem políticos que não têm preparação, visão estratégica nem interesse para aprová--los. Ou até mesmo, só apro-vam projetos quando eles estão de acordo com os seus interesses particulares. Se-guindo essa lógica, o Brasil estaria fadado ao eterno fra-casso, já que algumas regiões funcionam como contrapeso ou como âncora em relação a

outras que se desenvolvem a todo vapor.

Garanhuns não poderia es-tar de fora dessa cruel realida-de. Apesar de suas inúmeras potencialidades, o município carrega o pesado estigma de cidade turística. Enquan-to isso, ficamos nos altos de nossas colinas observando o crescimento de nossos vizi-nhos. Estamos esperando a vinda de pólos industriais, a finalização de nosso Shop-ping Center, a ampliação do Garanhuns digital, entre tan-tos outros projetos inacaba-dos.

O ano de 2012 trará con-sigo as eleições municipais e a chance de uma significativa mudança para todos nós. Se a “moda” é falar em indústrias, os nossos eternos candidatos

estão mudando alguns pará-grafos de seus antigos dis-cursos e inserindo o verbo “industrializar” Garanhuns. Porém, a grande questão não é a mudança do verbo e sim conjugar e já vir conjugando o verbo industrializar. Infeliz-mente, o único verbo presen-te no vocabulário da grande maioria é o “festejar”.

Contudo, cabe a nós, elei-tores a tarefa de escolher os nossos próprios destinos, pois somos nós, também, os responsáveis por esse atraso. Afinal, eles não estariam ocu-pando cargos políticos se não fossem eleitos. Assim, esta-

mos certos de que 2012 será um ano novo para o Brasil, mas não podemos permitir que se torne mais um ano ve-lho para Garanhuns.

O ano de 2012 trará consigo as eleições municipais e a chance de uma significativa mudança para

todos nós.

Infelizmente, o único verbo presente no vocabulário da grande

maioria é o “festejar”

02.indd 2 19/01/2012 17:19:34

Page 3: Jornal Cidade edição 254

www.jornalcidadepe.com.br

03Garanhuns, 21 de janeiro de 2012 PUBLICIDADE

Rua Dom José, 166 - Centro - Telefax: (87) 3762-0176 - Garanhuns-PEAv. Santo Antônio, 238 - Centro - Telefax: (87) 3761-0455 - Garanhuns-PE

Pça. Joaquim Nabuco, 13 - Centro - Telefax: (87) 3773-1296 - Lajedo-PE

BR 423 - km 101, 1585 - Magano - Telefax: 87 3761-3905 / 9995-4760 / 8103-1401 / 9129 0686BR 423 - km 101, 1585 - Magano - Telefax: 87 3761-3905 / 9995-4760 / 8103-1401 / 9129 0686

Tubos de Concreto, Calhas, CanaletasLajes, Lajotas, Postes, Estacas

Blocos, Combogós, Muros Premoldados, Cx. Ar Condicionado

Tubos de Concreto, Calhas, CanaletasLajes, Lajotas, Postes, Estacas

Blocos, Combogós, Muros Premoldados, Cx. Ar Condicionado

Artefatos de ConcretoArtefatos de Concreto

03.indd 3 19/01/2012 16:47:05

Page 4: Jornal Cidade edição 254

www.jornalcidadepe.com.br

04 Garanhuns, 21 de janeiro de 2012SAÚDE

Elaine CristinaNutricionista ClínicaCentro Médico Pró Vida:Av. Djalma Dutra, 494 - HeliópolisGaranhuns-PE(87) 3761-1815nutricaoprovida.blogspot.com

Dica Raízes: Erva-DoceO ideal e a melhor maneira para se consumir a erva-

-doce é em forma de chá. Criar o hábito diário de con-sumir o chá de erva-doce junto à alimentação ajuda a ter uma pele mais saudável e bonita e seu organismo se tornará mais equilibrado, além de suas propriedades na melhora do relaxamento do corpo. A erva-doce é usada:• Nas cólicas de bebês;• No alívio das tosses

e de bronquite por apresentar papel ex-pectorante;

• Melhora problemas digestivos e gases.

Thiago de Oliveira SouzaPsicólogo Clínico CRP-02/15310Rua Manoel Clemente, 211º andar - sala 10 - CentroGaranhuns / PEFone: (87) 9930 5787 / 9612 8226E-mail: [email protected]

O que comer para emagrecer?

Infelizmente, muitas pes-soas ainda pensam que ficarsem comer irá fazê-las elimi-nar peso. Já está mais do que provado que comer de 3 em 3 horas acelera o metabolis-mo, aumentando a queima de gordura e ajudando no pro-cesso de emagrecimento. Sai-ba que ao se consultar com um nutricionista, de forma alguma você terá que passar fome. É ERRADO PASSAR FOME! Muito pelo contrário, na maioria das vezes as pes-soas assustam, pois terão que comer mais do que comiam e o que irá mudar é a qualidade desses alimentos.

Mas quais opções esco-lher? O que comer? Que ali-mentos ajudam a emagrecer?

Confiram os alimentos TOP em auxiliar o emagre-cimento:

IOGURTE E LEITE DESNATADO: Itens indis-pensáveis para quem deseja emagrecer. Os laticínios sem gordura são fontes de pro-teínas, vitaminas, minerais, como, por exemplo, o cálcio, que atua como coadjuvante no processo de emagrecimen-to. Quem tem dieta rica em cálcio, tem menos acúmulo de gordura no corpo! Sem contar que as proteínas do leite são de ótima qualidade, reparam fibrasmusculareseaceleramo metabolismo (assim como as outras proteínas animais também). As versões desna-tadas destes produtos garan-tem a eliminação de gordura saturada, que é prejudicial à saúde e se acumula facilmen-te como gordura localizada e no coração, causando riscos à saúde. Vantagem: os produtos desnatados geralmente vêm acrescidos de vitaminas e mi-nerais;

CEREAIS INTEGRAIS: Hora de eliminar farinha

branca do seu cardápio! Pre-fira cereais integrais que sãoricos em fibras, nutrientes epossuem baixo índice glicê-mico, fazendo com que sua glicemia fique estável e nãohaja picos de insulina a todo o momento, dentre eles estão a aveia, o arroz, cereais e pães integrais, cevada e milho;

PROTEÍNAS MA-GRAS: Uma dieta rica em proteínas ajuda a acelerar o metabolismo, pois sua diges-tão é a mais complexa entre todos os macronutrientes, en-tão, capriche no consumo de proteínas magras em todas as refeições: carne magra, peixe, queijo branco, leite desnatado e margarina light;

VEGETAIS: Aumente o consumo de frutas/legu-mes e verduras ao longo do dia, afinal, eles são pobresem calorias e gorduras, ricos em fibras, água, vitaminas eminerais, auxiliando no pro-cesso de emagrecimento. Os únicos vegetais que devem ser consumidos com mode-ração são: batata, mandioca, inhame, cará, mandioquinha, abacate, manga e batata-doce, pois possuem um pouco mais de calorias do que os outros;

FEIJÃO: Ouve-se muito por aí: “Quero emagrecer en-tão vou cortar o arroz e o fei-jão!”, grande besteira… Essa dupla é super saudável e não pode ser eliminada da dieta, principalmente o feijão, que éricoemferro,fibras,proteí-nas vegetais e ajuda na sacie-dade. Se você perdeu o hábito de consumi-lo, comece com uma colher pequena e aumen-te aos poucos até atingir uma concha;

OLEAGINOSAS: Devi-do ao seu alto teor de gordu-ras, as castanhas, amendoim, amêndoaseafins,geralmentenão fazem parte do cardápio de quem quer emagrecer. É uma pena, afinal, se consu-midos com moderação (1 pu-nhado – ½ xícara/dia) , irão ajudar no emagrecimento;

ÁGUA: A população no geral ingere menos água do que o recomendado, então, se você quer emagrecer, deve aumentar o consumo de água que: reduz o apetite, melhora o intestino, diminui o incha-ço, elimina toxinas e acelera o metabolismo!

Dica: agende uma consul-tacomumprofissionalNutri-cionista para ajudá-lo no pro-cesso de perda de peso!

Elaine Cristina - Nutricionista

Fotos: Divulgação

04 - Guia Médico.indd 4 18/01/2012 09:21:15

Page 5: Jornal Cidade edição 254

www.jornalcidadepe.com.br

05Garanhuns, 21 de janeiro de 2012 ESPECIAL/LAJEDO

A Prefeitura Municipal de Lajedo, atraves da Secretaria de De-senvolvimento Econômico, Cultural e Turismo, realiza a 2ª Etapa do Programa Compassos de Aperfeiçoamento Profissio-nal em Dança de Pernambuco, da Academia Compassos e Cia de Dança, com o incentivo do Funcultura (Fundo de Incentivo a Cultura) - Fundarpe, que acontece desde o dia OS de janeiro e irá até o dia 03 de fevereiro do corrente ano, as aulas estão acontecendo no Centro de Treinamento, à rua Duque de Ca-xias s/n.O objetivo do programa é promover o aperfeiçoamento técni-co, estético e teórico de estudantes e professores de dança do município, contribuindo assim com a formação profissional destes, bem como a inclusão no mercado de trabalho. As au-las são expositivas e demonstrativas, visando uma formação a partir de um aprendizado contínuo e interdisciplinar.O programa Compassos de Aperfeiçoamento em Dança, conta este ano com 150 horas aulas, em caráter de continuidade para 30 alunos em formação em dança na cidade de Lajedo.Os alunos receberão aulas de teoria da dança, balé clássico, dança contemporânea, teatro, capoeira, cavalo marinho e conscientização pelo movimento, tolizando 150 horas aulas na cidade.

O curso conta com os seguintes professores:

Kiran Gorki Queiroz (professor de dança - teatro e anatomia para o movimento)

Daniela Santos - Professora de conscientização pelo movi-mento

Luiz Roberto da Silva - Professor de Balé Clássico

Paulo Herinque Albuquerque - Professor de Cavalo Marinho

Patrícia Costa - Professor de Teoria

Renata Muniz - Professora de Dança Contemporânea

Fabio Costa - Professor de Moderno e Capoeira

José Raimundo da Silva Neto (Raimundo branco) - Coorde-nador geral do Projeto.

Informativo Municipal2ª Etapa do Programa Compassos de Aperfeiçoamento Profissional em Dança de Pernambuco

é realizado através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultural e Turismo

05.indd 5 19/01/2012 19:20:39

Page 6: Jornal Cidade edição 254

www.jornalcidadepe.com.br

06 Garanhuns, 21 de janeiro de 2012CIDADE

Especializado em Serviços de Tratores Nacionais e Importados,

Freio Hidráulico e Pintura em Geral.Vendemos tratores usados

Rodovia BR 423, km 87 - nº 1358 - Brasília - Garanhuns - PE

Téc. Resp: Pedro(87) 9909 1968

César(87) 9902 4205

OFICINA RAMOS

Ana Lúcia Telles - CRC 016573-05 - PEPraça Jardim, 40 - 2º andar - Centro Garanhuns/PE - Fone: (87) 3761-7295

Um Giro na CidadeCamila Tavares

COMARCA DE GARANHUNS2ª VARA CÍVEL

EDITAL DE CITAÇÃO DE USUCAPIÃOPRAZO 45 DIAS

Expediente n° 2011.0912.001976

O Dr. Márcio Bastos Sá Barretto, Juiz de Direito, da 2ª Vara Cível, desta Comarca de Garanhuns, do Estado de Pernambuco, em virtude da lei, etc...FAZ SABER, a todos quantos o presente Edital virem, ou dele conhecimento tiverem, que se processa neste Cartório da 2ª Vara Cível, desta Comarca de Garanhuns/PE, uma Ação de Usucapião Ordinário, tombado sob o n° 0004503-56.2011.8.17.0640, que tem como autores: EUCLIDES FERREIRA DA SILVA e sua esposa ANTÔNIA BARBOSA LEITE. O citado imóvel, objeto desta ação, localiza-se na Av. Júlio Brasileiro, n° 888, no Bairro de Heliópolis, nesta cidade, possuindo como áreas: TERRENO - 84.67m²; TÉRREO - 61.25m²; 1° ANDAR - 66.77m²; 2° ANDAR - 66.77m²; TOTAL - 194.79m². O imóvel usucapiendo possui as seguintes confrontações: LADO DIREITO - 19.50m: com a Escola Lions Clube, n° 924, da Av. Júlio Brasileiro, tendo como responsável a diretora Ana Maria de Albuquerque Ramos (solteira); LADO ESQUERDO - 19.50m: com a casa n° 876, da Av. Júlio Brasileiro, pertencente ao Sr. Valdir Virgínio da Silva e sua esposa, a Sra. Terezinha Araújo da Silva; FRENTE - 5.10m: com o leito da Av. Júlio Brasileiro; FUNDOS - 3.70m: com a casa nº 412, da Av. Oliveira Lima, Bairro Heliópolis, pertencente a Sra. Marilene Bezerra de Oliveira Motta (solteira)? Cita(m) todos os réus ausentes, incertos, desconhecidos e eventuais interessados, para no prazo de 15 (quinze) dias contestarem o pedido, sob pena de revelia, e acompanharem o feito até o final do julgamento. Advertência do art. 285 C. P. Civil. Dado e passado neste Cartório da 2ª Vara Cível desta Comarca de Garanhuns, do Estado de Pernambuco, aos 22.11.2011. Eu, Tatyana Patrícia Gundes Espinhara, o digitei e submeti à conferência da Chefia de Secretaria.

Dr. Márcio Bastos Sá BarrettoJuiz de Direito titular da 2ª Vara Cível

Mais uma área de risco para a po-pulação. Dessa vez na COHAB I, en-tre as Ruas Oscar Carneiro e Cristó-vão Colombo. Os moradores relatam se sentir insegu-ros, principalmente nesta época do ano, onde as trovoadas de Janeiro são fre-quentes.

Nesta época do ano os riscos das encostas aumen-tam ainda mais por causa das chuvas, no conhecido buracão na Liberdade não é diferen-te. Além do grande risco por conta das chuvas, o acumulo de lixo no local piora ainda mais a situação. Outro proble-ma do local são os bueiros a céu aberto, que causam mau cheiro.

Grande parte das casas do projeto Minha Casa Mi-nha Vida, da prefeitura de Garanhuns na COHAB III estão totalmente abandona-das, algumas sem porta, sem janelas, com o mato cobrindo grande parte das construções. Algumas famílias já estão ocupando as casas do início do loteamento, já as que estão no final encontram-se aban-donadas. No local, nenhum trabalhador foi encontrado dando continuidade às obras.

O Residencial Mano-el Camelo, do Programa do Governo do Estado, Minha Casa, Minha Vida que fica nas proximidades da COHAB II, já está em fase de finalização. A en-trega está prevista para o próximo mês de Feverei-ro. Cerca de 248 famílias vão ser beneficiadas com este projeto. O valor total da obra foi estimado em R$ 9.800.874,16.

COHAB III

LIBERDADE

RUA OSCAR CARNEIRO

COHAB II

Fotos: Robson Ferreira Foto: Divulgação

A Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) chega a Garanhuns neste domingo 22 de janeiro. Criada pelo Papa João Paulo II, o movimento tem como finalidade integrar a juventude mundial no com-promisso com a igreja e com a renovação da fé cristã no es-pírito juvenil. Desde o início de seu Pontificado, João Pau-lo II sempre dedicou atenção à juventude, onde demonstra-va depositar esperanças nos caminhos da Fé católica. Em 1984 chegou a convocar a ju-ventude mundial, através da juventude de Roma, para uma grande cruzada de fé e com-promisso. Mas quando em

1985 a ONU declarou o Ano Internacional da Juventude, o Vaticano chamou para si o tema, ampliando para o resto do mundo o papel dos jovens mediante a fé, criando assim a Jornada Mundial da Juven-tude. A partir desse momento, o movimento da Cruz faz pe-regrinação por vários países e chega ao Brasil num caráter oficial em julho deste ano. O evento religioso desse do-mingo é uma preparação para esse grande acontecimento no Brasil. Conforme a progra-mação, a Cruz simbólica che-ga ao domingo pela manhã à cidade de Águas Belas, onde será acolhida. Em Garanhuns, a partir das 14 horas, se ini-

cia a concentração na Praça Guadalajara com animação através de cânticos de lou-vor e está prevista para as 16 horas a chegada da Cruz em si, vinda em carreata. Haverá missa celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Fernando e concelebrada pelos padres lo-cais e em seguida a Cruz se-guirá para a paróquia de São Sebastião no bairro da Boa Vista, onde acontecerá uma Vigília de Oração. Já no dia 23 pela manhã a Cruz seguirá em romaria até o Santuário da Mãe Rainha para apreciação e celebrações eucarísticas, se-guindo depois para São Bento do Una, onde após as cele-brações de lá, será entregue à Diocese de Pesqueira através da Paróquia de Belo Jardim. Sob o tema “No peito eu levo a cruz”, O evento religioso deve concentrar uma grande quantidade de jovens da cida-de e zona rural onde a Diocese de Garanhuns tem sua jurisdi-ção. Para isso as várias paró-quias do Agreste Meridional estão se mobilizando através de seus movimentos pastorais para a grande concentração, não apenas de jovens, mas de todo o rebanho católico.

Cruz da Juventude chega a Garanhuns neste domingo

06.indd 6 19/01/2012 11:34:42

Page 7: Jornal Cidade edição 254

www.jornalcidadepe.com.br

07Garanhuns, 21 de janeiro de 2012 CIDADE

Criado pela Lei Comple-mentar 128, sancionada em dezembro de 2008, o empre-endedor individual é o que há de mais novo no sistema tri-butário brasileiro. Trata-se da pessoa que trabalha por conta própria, como o fotográfo, a costureira, a bordadeira, a sa-coleira, o cabeleireiro, a ma-nicure, o pipoqueiro, o mar-ceneiro entre outros que, após aprovaçao em 31/08/2011 do Projeto de Lei Complementar (PLP) 87/11, que reajustou os valores de faturamento para adesão ao Simples Nacional. O reajuste dos empreendedo-res individuais passou de R$ 36.000,00 para R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) que não tenha participação em outra empresa como sócio ou ti-tular e tenha um empregado contratado que receba o salá-rio mínimo ou o piso da ca-tegoria.Portanto, desde 1º de julho, começou a vigorar o capítu-lo da LC 128, criando mais uma faixa de enquadramento no Simples Nacional, volta-do para o pequeno empre-endedor que se encontra na informalidade. Com isso, es-ses trabalhadores terão custos bastantes reduzidos com a formalização, pois, não pa-garão qualquer imposto fe-deral e terão alíquotas muito reduzidas para as demais contribuições, Após a forma-lização, serão cobrados do EI apenas valores simbólicos

para o Município (R$ 5,00 de ISS) e para o Estado (R$ 1,00 de ICMS). Já o INSS será re-duzido a 5% do salário míni-mo (R$ 31,14). Com isso, o EI terá direito aos benefícios previdenciários. O vencimen-to dos impostos é até o dia 20 de cada mês, passando para o dia útil seguinte caso incida em final de semana ou feria-do.Com a formalização neste modelo, o empreendedor pas-sará a ter cobertura previden-ciária ficando protegido em casos de doença, acidentes, além dos afastamentos para dar a luz no caso das mulhe-res e após 15 anos a aposen-tadoria por idade. A família do empreendedor terá direito à pensão por morte e auxílio--reclusão. Além disso, será beneficiado também com isenção de taxa do registro da empresa e concessão de alva-rá para funcionamento; aces-so a serviços bancários, inclu-sive crédito; poder registrar até 1 empregado, com baixo custo – 3% Previdência e 8% FGTS do salário mínimo por mês; obrigação única por ano com declaração do fatu-ramento; compras em con-junto através da formação de consórcio de fins específicos; controles simplificados (não há necessidade de contabili-dade formal no primeiro ano da formalização); e, seguran-ça Jurídica pois, a formali-zação está amparada em Lei

Complementar que impede alterações por Medida Provi-sória e exige quorum qualifi-cado no Congresso Nacional.Não há impedimento para o empreendedor e este poderá inclusive prestar serviços nas três esferas do governo: Fe-deral, Estadual e Municipal, uma vez que regularizado, este encontra-se apto à pres-tação de serviços ou venda de produtos, além de habilitá-lo a incentivos financeiros junto ao Banco do Brasil e Caixa Econômica, obedecendo ape-nas os limites de faturamento.A formalização do EI não pos-sui custos além do Alvará de funcionamento, eliminando a burocracia e também o tabu de que contador é um serviço caro, já que no primeiro ano de Empreendedor Individual os contadores optantes pelo Simples Nacional oferecerão assessoria gratuita a título de incentivo ao desenvolvimen-to do País tirando tantos tra-balhadores da informalidade.A adesão ao programa pode-rá ser feita gratuitamente pela internet, pelo Portal do Em-preendedor (http://www.por-taldoempreendedor.gov.br). Ou com ajuda de um Conta-bilista, O SEBRAE também pretende orientar os micro--empreendedores. E as dúvi-das poderão ser respondidas pelo telefone 135 da Previ-dência Social.

Com informações do Portal do Empreendedor

Ana Lucia Telles de CarvalhoAdm. De Empresas e Contabilista

Empreendedor Individual

Fique por DentroSerá neste domingo 22, a

homenagem aos 30 anos do Relógio de Flores, o mais im-portante referencial turístico de Garanhuns. A celebração é uma iniciativa do grupo Caminhantes do Parque Eu-clides Dourado e não fossem eles, a data passaria pelo es-quecimento, assim como muitos dos demais pontos de visitação da cidade. O Reló-gio de Flores foi uma ideia do então Secretário de Turismo, Cultura e Esportes Francisco Bandeira, ao também então prefeito Ivo Amaral, no co-meço dos anos 80. O secre-tário trouxe a ideia inspirada num monumento semelhante que viu na Suíça, quando de uma vista sua. Ivo encampou de imediato a ideia e a 25 de janeiro de 1981 inaugurava o que seria um marco de sua primeira administração. Ao longo desses trinta anos de existência do monumento, nenhuma administração con-seguiu criar algo que superas-se a importância e referência

do referido relógio. Segundo informou “Valtinho”, um dos fundadores do Caminhantes do Parque, a ideia é justa-mente a valorização de um monumento que é a cara de Garanhuns. A homenagem começa já a partir das 6:30h com concentração no Parque dos Eucaliptos e caminhada em direção ao relógio. Lá, será afixada uma placa regis-trando a homenagem e pro-nunciamentos das autoridades presentes e populares. É a pri-

meira vez na história de Gara-nhuns que alguém se preocu-pa em tecer homenagem a um monumento referencial da cidade, configurando-se um reconhecimento, um gesto de respeito e civilidade, além de zelo ao patrimônio público. A placa comemorativa será instalada provisoriamente e logo que a prefeitura consiga terminar uma tal reforma na Praça Tavares Correia, deve ser afixada em local possivel-mente visível.

Caminhantes homenageiam os 30 anos do Relógio de Flores

Foto: Robson Ferreira

07.indd 7 19/01/2012 18:50:28

Page 8: Jornal Cidade edição 254

www.jornalcidadepe.com.br

08 Garanhuns, 21 de janeiro de 2012

O Melhor da Duque de CaxiasO Melhor da Duque de CaxiasCentro de Compras e Serviços

Av. Duque de Caxias, 126 - HeliópolisFone: (87) 3763-2828

Bonito é ser felizAv. Santo Antônio, 339 - Centro

Fone: (87) 3761-0782Av. Duque de Caxias, 547 - Heliópolis

Fone: (87) 3761-1211Av. Duque de Caxias, 488 - Heliópolis

Fone: (87) 3761 1741

SÓ IMPORTADOSA qualidade faz a diferença.

Rua Professora Cecília Rodrigues, 03 - HeliópolisFone: (87) 3763-1170 / [email protected]

Rua Professora Cecília Rodrigues, 03 - HeliópolisFone: (87) 3763-1170 / [email protected]

Av. Duque de Caxias, 473 - HeliópolisFone: (87) 3761-1382 - Garanhuns

Av. Duque de Caxias, 473 - HeliópolisFone: (87) 3761-1382 - Garanhuns

Av. Duque de Caxias, 589 - HeliópolisFone: (87) 3762-4422 - Garanhuns

Av. Duque de Caxias, 589 - HeliópolisFone: (87) 3762-4422 - Garanhuns

Rua Luis Borges, 31 - Heliópolis Fone: (87) 3762-4923 - Garanhuns/PE

sadorasadoraCalçados, Bijouterias

e PresentesCalçados, Bijouterias

e Presentes

Av. Duque de Caxias, 753 - Heliópolis Rua Cecília Rodrigues, 13 - Heliópolis

Fone: 87 3761 1366 / 9988 0928 - Garanhuns/PE

Av. Duque de Caxias, 753 - Heliópolis Rua Cecília Rodrigues, 13 - Heliópolis

Fone: 87 3761 1366 / 9988 0928 - Garanhuns/PE

Panificadora Santa Edwirgens

Av. Duque de Caxias, 527 - HeliópolisFone: (87) 3763-3749 - Garanhuns

Av. Duque de Caxias, 527 - HeliópolisFone: (87) 3763-3749 - Garanhuns

Av. Duque de Caxias, 392C - HeliópolisFone: (87) 9643-8722 - Garanhuns

Sua Loja de R$ 10,00Sua Loja de R$ 10,00

Rua Luiz Borges, 148 - HeliópolisFone: (87) 9946-0165 / 9123-2949Rua Luiz Borges, 148 - Heliópolis

Fone: (87) 9946-0165 / 9123-2949

(87) 9920-0781 / 8803-0792Av. Duque de Caxias, 270Heliópolis - Garanhuns/PE

(87) 9920-0781 / 8803-0792Av. Duque de Caxias, 270Heliópolis - Garanhuns/PE

Org. Arnaldo e MacielmaOrg. Arnaldo e Macielma

Vendas em grosso e varejovivo ou abatido

Av. Duque de Caxias, 538 - Heliópolis - Garanhuns - PEFones: (87) 3762 2666 / 9636 3009

antiga Castropel

Rua Profª Cecília Rodrigues, 25 - Heliópolis - Garanhuns/PEFones: (87) 3762.0272 - 5817 / 9922.7505 / 9602.9848

Rua Profª Cecília Rodrigues, 25 - Heliópolis - Garanhuns/PEFones: (87) 3762.0272 - 5817 / 9922.7505 / 9602.9848

Comércio de Embalagens Descartáveis em GeralComércio de Embalagens Descartáveis em Geral Rua Luiz Borges, 153 - HeliópolisFone: (87) 9640-9229

Rua Luiz Borges, 153 - HeliópolisFone: (87) 9640-9229

Av. Duque de Caxias, 416 - Cohab IFone: (87) 3761 6764 - Garanhuns/PE

binebluprecounico.blogspot.com

Preço únicoPreço único

Av. Duque de Caxias, 307 / Fone: (87) 3761-3287Av. Duque de Caxias, 307 / Fone: (87) 3761-3287Av. Duque de Caxias, 299 - Heliópolis

Fone: (87) 3761-1701 - GaranhunsAv. Duque de Caxias, 299 - Heliópolis

Fone: (87) 3761-1701 - GaranhunsAv. Duque de Caxias, 638 - Heliópolis

Fone: (87) 3761-5582 - GaranhunsAv. Duque de Caxias, 638 - Heliópolis

Fone: (87) 3761-5582 - Garanhuns

Av. Duque de Caxias, 692 - HeliópolisFone: (87) 3761-2509 - Garanhuns

L.I. ConfecçõesL.I. Confecções

PRODUTOS

LEÃO DO NORTE

15 anos de

sabor e qualidade15 anos de

sabor e qualidade

Rua Luiz Borges, 03-A - Heliópolis - Fone: (87) 3763-1399Av. Duque de Caxias, 402 - Heliópolis

Fone: (87) 3762-4262

PARAÍSODAS BALAS

PARAÍSO DAS BALASPARAÍSO DAS BALAS

Comércio de Balas, Chocolates, Doces e Utilidades para o lar

Comércio de Balas, Chocolates, Doces e Utilidades para o lar

Rua Profª Cecília Rodrigues, 25 - Heliópolis - Garanhuns/PEFones: (87) 3762.0272 - 5817 / 9922.7505 / 9602.9848

Rua Profª Cecília Rodrigues, 25 - Heliópolis - Garanhuns/PEFones: (87) 3762.0272 - 5817 / 9922.7505 / 9602.9848

COMPRAS E SERVIÇOS

Há cerca de seis meses o centro de compras da Duque de Caxias conta com uma grande opção em utilidades para o lar, brinquedos, ferramentas, eletrônicos, perfuma-ria, relógios, cosméticos entre outras variedades. A Duque Variedades é comandada pelo empresário Jackson Carvalho e, desde o dia 07 de Agos-to de 2011, vem trazendo para seus clientes grandes novidades em geral. “Faltava uma loja deste tipo aqui na localidade e principalmente com o preço acessível como o nosso” expõe Jackson, que presa pelo seu slogan “Tudo em um só lugar”. Os produtos são a partir de R$ 1,49 e funciona de domingo a domingo (nos domingos, até 1h da tarde) e são aceitos todos os cartões. A Duque Variedades, até o meio do ano estará sendo ampliada para a melhor comodidade de seus clientes! Não deixe de conferir! Rua Professora Cecília Rodrigues, 45

Tel: 9905-0083 / 8825-0996

Fotos: Robson FerreiraDuque Variedades ampliará suas instalações

O proprietário Jackson está otimista com o sucesso da Duque Variedades

08.indd 8 19/01/2012 17:05:53

Page 9: Jornal Cidade edição 254

www.jornalcidadepe.com.br

09Garanhuns, 21 de janeiro de 2012 POLÍTICA

Desde que efetivou seu domicilio eleitoral em Gara-nhuns e lançou-se pré can-didato à sucessão municipal deste município, o prefeito de Lajedo, Antonio João Doura-do, vem se pronunciando co-medidamente sobre o assunto na imprensa local. E nessa prática sempre que convo-cado, não ficou indiferente à visita do Jornal Cidade, no mês de dezembro passado e teceu, deliberadamente, co-mentários avulsos sobre o fato, permitindo a publicação de aspectos desse episódio político que vem causando inquietação e expectativas. Antonio João confirma sua pré-candidatura asseguran-do que não recua seu nome em hipótese alguma. Mesmo que o partido apresente por decisão de convenção outro nome, como desastrosamente aconteceu recentemente, ele será candidato naturalmente lançando-se à apreciação de voto da população. Há razões para essa determinação segu-ra: Considera toda eleição um processo democrático onde todos, de conformidade com a lei, têm o direito de participar. Em seguida, para chegar ao nível de transferência eleito-ral e lançar-se pré-candidato, houve, segundo ele, um estu-do interno minucioso dessa possibilidade, desde a época em que era secretário do Go-verno do Estado onde a ges-tão Política de Eduardo Cam-pos já discutia a possibilidade dessas interlocuções nos mu-nicípios. E por fim, a sua can-

didatura em Garanhuns tem a simpatia do próprio Go-vernador Eduardo e sua forte base aliada no município e no estado, o que já foi mais do que provado com a recente implosão do PSB em Gara-nhuns motivada por uma pré--candidatura considerada in-cestuosa pelo alto escalão do partido. Também deve contar com todo Staff da máquina do estado em Garanhuns. Com-plementam essas atenuantes prerrogativas que confirmam sua candidatura oficial neste município, os apoios que diz ter recebido ainda em “off”, de empresários locais, lide-ranças políticas, pré-candida-tos a vereador, e já uma boa parcela da própria população que revela-se também simpá-tica a esse intento enxergan-do como uma nova opção de voto. A contrapartida pessoal de Antonio João Dourado nesse processo, segundo re-vela, é se dispor ao município de Garanhuns com o intuito de servir, trazendo sua ex-periência graúda em gestão pública,além de ter em men-te como plano de trabalho, o próprio povo, para diagnosti-car ações de políticas públi-cas futuramente. Considera Garanhuns uma cidade-polo revelada recentemente com grande vocação para a efeti-vação de seu Parque Univer-sitário. Um manancial turís-tico extraordinário que vem sendo desperdiçado ao longo de muito anos. Os oito anos do governo Lula que aqui fo-ram jogados fora por falta de

projetos relevantes e insufici-ência de articulação política. As melhores intenções do Governador Eduardo Cam-pos em lançar fortes investi-mentos em Garanhuns, mas que isso aconteça numa base política responsável e dinâ-mica. E tantas outras aptidões e possibilidades que merecem atenção urgente para alavan-car o seu desenvolvimento. Mas ao mesmo tempo, vê um município pendente em as-sumir seu papel de centro de convergência da economia e desenvolvimento do Agreste Meridional. Há um engessa-mento político que tem tra-vado o desdobramento do seu desenvolvimento e atrasado o município na relação tempo--espaço de sua existência.

A leitura pessoal de Dou-rado sobre o município de Garanhuns, em sentido geral, não difere de maneira alguma da dos demais pré-candidatos que compõem o cenário polí-tico da Suíça Pernambucana hoje. Observa-se uma com-preensão macro das necessi-dades do município, que vão muito além do papel corri-queiro de qualquer prefeito comum, mas que deve ser compartilhada com todas as demais esferas políticas pos-síveis, abrindo ramificações de atuações diversas. A sua bagagem de homem público e o seu currículo, podem levá--lo a ser visto com expres-siva diferença aos olhos do eleitor mais atento. Constam experiências como Secretá-rio de Governo do Estado, Diretor da Celpe, engenheiro da Chesf, duas vezes presi-dente de Suape, Conselheiro da SUDENE, Presidente da AMUPE – Associação Mu-nicipalista de Pernambuco e Conselheiro do CAF – Con-selho de Articulação Fede-rativa. Esse órgão foi cria-do pelo presidente Lula e é composto por 18 ministros e apenas 18 prefeitos em todo o Brasil, tendo como finalidade discutir as políticas públicas municipais em todo o país. Antonio João tem sempre

um pé em Brasília e outro em Pernambuco com trânsito po-lítico considerável nos setores decisivos. Os 35 anos de vida pública lhe renderam viagens de trabalho em dezenas de países da Europa, América do Norte, África e Améri-ca do Sul, onde viu de perto experiências em várias áreas distintas da gestão pública e da produtividade sustentável. Talvez não seja adequado re-ferendá-lo apenas como ges-tor de Lajedo, um município bem administrado, mas ainda incipiente para alguém que tem uma experiência e uma prática administrativa macros em todo estado de Pernam-buco e em instâncias pontu-ais do país. Mas Dourado é comedido em usar isso como prerrogativa para seu intento

político em Garanhuns, pelo menos por enquanto. Muito pelo contrário, segundo ele, em março deste ano, deve iniciar um forte trabalho de aproximação com a periferia de Garanhuns, ouvir a voz das ruas, sentar nos guetos popu-lares, aproximar-se mais das lideranças comunitárias, estu-dantes universitários, artistas, profissionais liberais e da po-

pulação como um todo para ouvir e nortear suas ações de campanha e de Plataforma de Governo mais específica para Garanhuns. Por aqui ainda se faz uma leitura miúda de que um prefeito seja apenas para cuidar do cotidiano adminis-trativo da cidade na mesmice de quase trinta anos em que vivemos. Antonio João deve usar essa mesma receita para não entrar em confronto com o tradicionalismo político lo-cal, porém, se dispondo a en-xergar uma Garanhuns muito mais além disso, dispondo suas relações ecléticas e a in-fluente aproximação política com o Governador Eduardo Campos. Estrategicamente tem evitado debates e enfren-tamentos desnecessários em favor do que fizeram em pra-

ça pública contra o seu nome. Diz apenas que não viu gesto de grandeza política e nem de democracia nenhum com os que cometeram esse desatino gratuito. “Não tenho inimigo político nenhum em Gara-nhuns”, afirma Antonio João Dourado. “Vou continuar tra-tando a todos com respeito por mais que insistam em me fe-rir, porque sei que isso não re-

presenta o sentimento de uma população, apenas de alguns incomodados”, garante. Todo o processo da transferência de domicilio eleitoral, pré--candidatura e futura candi-datura, vêm trafegando pelas instâncias do seu partido e de bases aliadas do governador, de maneira absolutamente segura e com sintomas claros de “fato consumado”, exceto nas inquietações paroquianas e infrutíferas já esperadas em todo esse projeto. Sem usar nada para efeito da projeção de seu nome, pouca gente sabe que por força de Antonio João Dourado, Garanhuns vai receber o Centro de Tecnolo-gia Temática Aplicada e sobre esse assunto o Jornal Cidade explica mais adiante. Mas para que se tenha uma ideia,

centros como este só existem “agora” dois no mundo. Um deles é em Pequim e o outro será em Garanhuns. O fato é que se eleito pela população, e dentro das circunstâncias le-gais do processo democrático de qualquer eleição, Antonio João Dourado poderá ser o próximo prefeito de Gara-nhuns.

Gerson Lima

Antônio João Dourado pode ser o próximo prefeito de Garanhuns

Parece que agora vai. Se-gundo fonte ligada à ideali-zação do Shopping Center de Garanhuns, os serviços de terraplanagem para o inicio das obras estão com data mar-cada para iniciar em fevereiro desse ano de 2012. Segundo revelou a mesma fonte, já existe uma grande quantidade de lojas famosas que fecha-ram negócio para funcionar suas marcas nas dependên-cias do Shopping. Fala-se em cerca de 150, entre elas sete lojas âncoras de grande monta. Casas Bahia, Ria-chuelo, Marisa, Americanas, McDonald’s, Cacau Show e Bob’s seriam outras marcas que também vão se instalar no referido ambiente comer-cial. Em relação ao projeto da obra desse complexo co-mercial, estaria previsto que o Posto da Polícia Rodoviária Federal seja transferido para as proximidades do Posto Ra-

posão, recebendo uma nova estrutura para seu funciona-mento como Heliporto, por exemplo. Em relação à dupli-cação da BR 423 que seria, a princípio, em sentido São Ca-etano-Garanhuns, deverá ser feita em direção contrária, ou seja Garanhuns-São Caetano, justamente para beneficiar as obras do Shopping Center Garanhuns. Lamentável que

essas informações sejam re-passadas de forma avulsa e tímida pelas fontes ligadas ao empreendimento e a contra-dição entre a pomposidade do lançamento do Shopping com esses pingados informativos acanhados, não tem contagia-do a população por mais que se acredite no investimento. Mas vamos aguardar...

Shopping de Garanhuns pode sair do papel

Foto: Robson Ferreira

Fotos: Igor Kliver

A Escola Virtual de Atores é uma iniciativa da Cinquini Entretenimento e conta com a parceria de atores, diretores e professores de teatro. Lan-çada no dia 9 de janeiro já é um fenômeno na internet pois alcançou a marca de mais de mil alunos em apenas 4 dias, atingindo, até agora, brasilei-ros em 20 países. “O ensino à distância já é uma realidade, e a internet tem um papel deci-sivo. O importante é a demo-cratização da arte. Queremos

levar o conhecimento aos cantos mais remotos do país, onde é muito difícil encontrar um curso presencial que dê toda essa base para o futuro ator” diz o produtor executivo Christiano Cinquini, idealiza-dor do projeto. “O conteúdo teórico é completo e dá bases sólidas para que se inicie uma carreira. Nesta oficina o aluno aprenderá desde a origem do teatro, construção da persona-gem, formas de interpretação para cinema, televisão e teatro

e até como funciona o mer-cado artístico. São 14 aulas em vídeo que com os estudos orientados podem somar mais de 200 horas de curso com um custo simbólico.” diz o ator e diretor Guilherme Dantas.

Além dessa oficina ino-vadora, o site possui ainda ferramentas de interação en-tre os alunos de cada cidade para viabilizar encontros para ensaios e estudos. Além de biblioteca de autores teatrais, fórum e outras ferramentas. Essa é uma oportunidade úni-ca para quem quer se lançar na carreira e esta fora do eixo Rio-São Paulo, pois o aluno terá acesso a informações va-liosas para poder trilhar seu caminho de forma segura no mercado artístico. No site www.escolavirtualdeatores.com.br tem um vídeo em des-taque que explica todo o fun-cionamento da oficina.

Mais informações:11 5082-1015

Oficina de Teatro a um clique de distância

09.indd 9 19/01/2012 18:54:20

Page 10: Jornal Cidade edição 254

www.jornalcidadepe.com.br

10 Garanhuns, 21 de janeiro de 2012PUBLICIDADE

Coleção

Verão 2012

Rua Severiano Peixoto, 126 - Centro - Garanhuns/PEFone: 87 3762 2205

odas

Agora em Novo Endereço

10.indd 10 18/01/2012 11:20:36

Page 11: Jornal Cidade edição 254

www.jornalcidadepe.com.br

11Garanhuns, 21 de janeiro de 2012 COLUNAS

COMENTÁRIOS VIN-DOS DE LAJEDO

Comentário do blog por-tallajedo.com deixa muito clara a insatisfação existente na cidade vizinha com relação à gestão daquele que querem empurrar de goela abaixo pra governar Garanhuns. Este é o presente de grego que virá como o cavalo de tróia com mil promessas de indústrias e coisas boas para o desenvolvi-mento de Garanhuns, até um natal luminoso. Já passou da hora da sociedade se organizar para exigir dignidade para Ga-ranhuns. Na opinião da lógica, o que é bom, não precisa ser empurrado de goela abaixo. O que é bom é desejado.

“Aprenda escolher melhor os seus governantes!

Existem milhares de priori-dades em Lajedo: saneamento básico, educação, saúde, etc. Eu gostaria de saber since-ramente qual o lucro em se meter com os moto-taxistas? E não adianta dizer que é por causa de uma lei federal, por que se o prefeito gostasse tanto de cumprir a lei acaba-va com o curral eleitoral do contrato e não teria mandado para aprovação na câmara que fere a constituição em di-versos artigos. É lamentável ver a admiração de alguns por atos tão reprováveis, mas isso é bom, quem sabe agora o povo não aprende a escolher melhor seus governantes.

Veja mais:Funcionário Público de

Lajedo diz que Lajedo vem afundando há 16 anos.

Um funcionário Público de Lajedo (que preservaremos o seu nome), nos revelou sobre a administração que não foi ca-paz de ver suas indústrias de móveis tubulares irem para a falência. Como será a solução na terra alheia? Também sou morador do Município de La-jedo e Funcionário Municipal e compartilho da sentimento de indignação da leitora, o nosso município está abando-nado, precisando uma refor-mulação no cenário político para que com este venha a reacender a esperança de uma verdadeira evolução no nos-so município, que há 16 anos vem a cada dia afundando li-teralmente, desde a entrada do Grupo político deste cida-dão Antonio João Dourado”.

Dr.Ivan Rodrigues tenta acalmar os ânimos no PSB

Tentando apagar o fogo e acalmar os ânimos internos do PSB Garanhuns, o Dr. Ivan Rodrigues, que se diz homem de partido, pede para que nin-guém deixe o PSB até que haja um esclarecimento do Gover-nador. Fala-se em um plano para resolver o impasse dentro do partido. Toda Garanhuns conhece as dezenas de pesso-as da mais alta conduta moral da região que estão se sentido lesadas, e a direção do partido deveria levar em consideração a dignidade e respeito a estes militantes. Por que dividir em vez de unir? Por que continuar com esta fixação esdrúxula de passar por cima de todo mundo e impor uma determinação de cima para baixo? Por que não

ouvir e respeitar a forte com-posição que o partido possui nesta cidade? Ainda há tempo do partido refletir e optar pela democracia simples e livre que era o maior sonho da geração “Diretas já”. Caso continue a imposição, ficará muito claro que não se pode confiar num partido antidemocrático. Va-mos dar um voto de confiança e mais uma vez apelar para o bom senso dos que compõem a cúpula do partido.

Como Ficarão as pré--candidaturas de Nivaldo Azevedo e Givaldo Calado no PSB Garanhuns?

Na gestão de Ivan Rodri-gues, houve a apresentação de três nomes em busca da representatividade oficial do partido. A polêmica imposição de Antonio João e a reação dos representantes nativos do par-tido apresentando os nomes de Nivaldo Azevedo e Givaldo Calado, posto três dias antes da reunião dos socialistas rea-lizada no sábado 7 deste mês. O que muita gente gostaria de entender é como ficará o qua-dro dentro do PSB com a indi-cação da nova diretoria? Será que Nivaldo e Givaldo con-tinuarão no páreo? Ou serão ignorados, ficando o preferido do partido sozinho na disputa direta? Haverá algum lampe-jo de Democracia no partido socialista? São perguntas que só o Sr. Sileno Guedes pode-rá elucidar. A insatisfação é muito grande e fala-se em uma revoada em massa dos que se sentiram lesados dentro do partido.

Numeriano

CotidianoOs piores bandidos são os que usam terno e gravata

Sinal de Alerta

Você conhece a lenda do rito de passagem da juventu-de dos índios Cherokees?

O pai leva o filho para a floresta durante o final da tarde, venda-lhe os olhos e deixa-o sozinho.

O filho se senta sozinho no topo de uma montanha duran-te toda a noite e não pode re-mover a venda até os raios do sol brilharem no dia seguinte.

Ele não pode gritar por socorro para ninguém. Se ele passar a noite toda lá, será considerado um homem. Ele não pode contar a experiência aos outros meninos porque cada um deve tornar-se ho-mem do seu próprio modo, enfrentando o medo do des-conhecido.

O menino está natural-mente amedrontado. Ele pode ouvir toda espécie de barulho. Os animais selvagens podem, naturalmente, estar ao redor dele. Talvez alguns humanos possam feri-lo. Os insetos e cobras podem vir picá-lo. Ele pode estar com frio, fome e sede.

O vento sopra a grama e a terra sacode os tocos, mas ele não remove a venda .

Segundo os Cherokees, este é o único modo dele se tornar um homem.

Finalmente…..Após a noite horrível, o

sol aparece e a venda é remo-vida. Ele então descobre seu pai sentado na montanha per-to dele.

Ele estava a noite inteira protegendo seu filho do peri-go.

Nós também nunca esta-mos sozinhos! Mesmo quan-do não percebemos, Deus está olhando para nós, ‘senta-do ao nosso lado’.

Quando os problemas vêm, tudo que temos a fazer é confiar que ELE está nos pro-tegendo.

Moral da história:Apenas porque você não

vê Deus, não significa que Ele não esteja conosco.

Nós precisamos caminhar pela nossa fé, não com a nos-sa visão material.

Autoria Desconhecida.

Uma lenda indígenaPr. Calvino Brasil

A frase do título desta matéria foi tirada da minis-série O BRADO RETUM-BANTE, lançada pela Rede Globo, nesta semana. O enredo retrata a história de um deputado federal que, diante da morte do presi-dente e do vice-presidente da república, vê-se obriga-do a assumir o cargo máxi-mo do executivo nacional, tornando-se, portanto Presi-dente do Brasil por força de lei. O problema é que o re-ferido deputado condenava veementemente os poderes da república afirmando que os piores bandidos da nação não eram os pé-de-chinelo e sim os bandidos de ter-no e gravata. De repente, o protagonista se vê como co-mandante de uma corja de bandidos. É a partir daí que a série de se desenrola e até o fechamento deste artigo não terei visto o desfecho da trama. Entretanto, o as-sunto abordado é o que nos interessa no momento, pois trata-se da maior mazela que enfrentamos: a sangria dos cofres públicos que é reali-zada pelos próprios agentes do Estado. Nesse mister, os

crimes não são cometidos, necessariamente, apenas por engravatados. São co-metidos por fardados, por mulheres de saia, enfim, por pessoas pagas pelos mes-mos cofres públicos que sa-queiam. O Estado sustenta seus próprios sanguessugas.

O crimes cometidos pe-los agentes do Estado vão desde a corrupção passi-va ao desvio de finalidade. Exemplos disto ocorrem quando um funcionário pú-blico aceita indevidamente um “presentinho” em razão da ocupação que exerce, por ter facilitado a vida de deter-minada empresa. Nesses ca-sos, os presentes vão desde simples garrafas de bebida a carros e apartamentos, por exemplo. Outro exemplo ocorre quando um policial apropria-se das drogas ou do dinheiro que foram fruto de apreensão. Os casos são inúmeros e podemos buscar exemplos, diariamente nos meios de comunicação. O que não podemos fazer é nos acostumar com a situação, achando que a vida é assim mesmo e que é melhor ficar

na nossa. O cidadão honesto precisa se conscientizar que ele também é responsável pela impunidade, quando ele fecha os olhos e baixa a cabeça diante dessas situ-ações. Além disso, precisa-mos educar nossos filhos, caso contrário eles serão os futuros sanguessugas do Estado, a nova geração de bandidos criada e alimenta-da dentro de nossas próprias casas. A frase é dura, mas encerra uma verdade.

Os ladrões de gravata precisam sentir que o crime não compensa e isso só irá acontecer quando o homem e a mulher de bem passarem a agir para tirá-los de circu-lação.

Críticas e sugestões de matéria: [email protected]

Cotidiano

Variedadescom Osita Soares

Como a população não costuma observar, o trabalho do vereador fica difícil, tanto para os novatos como para os veteranos manter o voto.

Pouco sabemos do papel do parlamentar quando as pessoas elegem um vereador. Achamos que ele vai poder resolver todos os problemas de uma comunidade e nem imaginamos que quando um vereador chega ao parlamen-to, se depara com uma reali-dade diferente, cheia de limi-tações.

Aí vem as cobranças, que não estão dentro das suas atri-buições. A falta de conheci-mento de uma grande parcela da população causa grande desgaste no parlamentar, que procura, através de muito tra-balho, se reeleger para mais um mandato, o que se torna difícil, principalmente se o mesmo não possuir poder aquisitivo para arcar com os vários pedidos que lhes são feitos por pessoas, umas por-que realmente estão precisan-do e outras por aproveitamen-

O papel do vereadorto do período eleitoral.

Seria bom que o povo passasse a acompanhar o tra-balho do vereador, para que estas questões fiquem escla-recidas, sendo isso impor-tante para o parlamentar que realmente tem transparência no seu trabalho e que se foca no seu reduto, levando bene-fícios para o seu eleitor.

Com transparência e tra-balho, ele ganha a confiança das pessoas e os obstáculos são vencidos com maior faci-lidade.

11 - Panorama.indd 11 19/01/2012 18:42:49

Page 12: Jornal Cidade edição 254

www.jornalcidadepe.com.br

12 Garanhuns, 21 de janeiro de 2012CIDADES

A Festa de Reis de São Bento do Una foi um verda-deiro sucesso. A Prefeitura Municipal de São Bento do Una, em Parceria com Empre-sa Pernambucana de Turismo (Empetur), trouxe atrações de renome nacional que abrilhan-taram um evento tão tradicio-nal quanto a própria história da cidade.

Após o show de réveillon com a Banda Luará, a festa re-começou no dia 04 de Janeiro, com a Banda Mistura Musical, que fez um show contagiante com músicas da atualidade, agradando todos os que esti-veram presentes na Praça Cô-nego João Rodrigues. Depois foi a vez da Banda Forrozão das Antigas dar um verdadei-ro show de versatilidade com interpretações que marcaram época, além de uma presen-ça de palco muito marcante das cantoras Ana Lôbo, Tarcy Monteiro e Fabiane Leite.

No dia seguinte, tivemos a apresentação sempre agradá-vel de Gilbertto e Banda com o repertório para todos os gos-tos. Em seguida, Fafá de Be-lém trouxe a energia que a fez uma artista consagrada nacio-nalmente. No dia 06, o público sãobentense foi surpreendido com a banda alagoana BL4 com interpretações do melhor do pop rock não só nacional como internacional. Depois, a atração mais aguardada da festa subiu ao palco: José Au-gusto cantou seus maiores su-cesso em um show que entrou

para a história da nossa cida-de. A Banda Expresso Jovem Guarda finalizou o principal dia da festa. O último dia ficou por conta de Maurício Rama-lho e Banda com muito forró e Banda Chicote de Couro com os sucessos que os jovens gos-tam de ouvir.

Procissão marca o último dia das comemorações

religiosas Uma multidão participou no último dia 6 de janeiro da procissão do Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos que encerrou as festividades religiosas da igreja católica. Os fiéis seguiram as imagens do santo padroeiro da nossa cidade e de São Bento pelas principais ruas do centro. Algumas pessoas aproveitaram para pagar promessas que haviam feito para receber alguma graça.

Participaram da procissão o prefeito Pe. Aldo, o Vice--prefeito José Almeida, o De-putado Estadual Marcantonio Dourado, o Deputado Federal Bruno Araújo, o Presidente da Câmara de Vereadores An-dré Valença, o Vereador Ava-nildo Cavalcanti, o Vereador Joaquim Neto, a Procuradora Federal Débora Almeida, o Secretário de Educação Glei-dson Virães, o Secretário de Cultura e Esportes Alexandre Medeiros, o Secretário de De-senvolvimento Econômico Acácio Melo e o médico Dr. José Siqueira entre outros.

Foi sucesso total a Festa de Reis em São Bento do UnaFotos: Divulgação

12.indd 12 19/01/2012 16:39:46

Page 13: Jornal Cidade edição 254

www.jornalcidadepe.com.br

Class Anuncie (87) 3761-6429Veículos e ImóveisAs melhores ofertas em Garanhuns, 21 de janeiro de 2012

BR 423 - km 99 - s/n - Loja 08 - Heliópolis - Garanhuns - PE (Antigo Posto Nogueirão)Fone/Fax: (87) 3761-2291 | E-mail: [email protected]

Mais de 40 opções de veículos da nossa loja no site www.meucarango.com.br

SIENA CELEBRATION 2008DE R$ 24.000,00

POR R$ 23.000,00

ASTRA 2003DE R$ 23.000,00

POR R$ 20.000,00

ASTRA ELEGANCE 2006 DE R$ 28.000,00

POR R$ 25.500,00

Grátis IPVA 2012 + Transferência

* Pr

omoç

ão n

ão in

clui

as t

axas

: seg

uro

obrig

atór

io, l

icen

ciam

ento

e b

ombe

iroSUPER PROMOÇÃO DE JANEIRO!

No Brasil, o novo hatchback da Peugeot é aguardado para março. Os preços ainda não foram anunciados, mas é certo que serão maiores. Por aqui, o leque de versões será menor que no país vizinho, onde é oferecida uma configuração equipada com o motor 1.6 Hdi diesel turbo de 115 cv de força. Porém, os brasileiros terão a estreia do novíssimo motor 1.6 16V EC5, desenvolvido em parceria com a Bosch e de fabricação nacional.

Aos brasileiros, também será oferecido a opção do motor 2.0 flex – que equipa os sedãs 408 e Citroën C4 Pallas. O bloco maior produz potências de 143 e 151 cv (gasolina/etanol) e torques de 20 e 22 kgfm aos 4.000 giros, na mesma ordem.

Peugeot 308 estreia na Argentina; Brasil é o próximoFotos: Divulgação

Fonte: AutoEsporte

Classificado.indd 1 19/01/2012 15:50:22

Page 14: Jornal Cidade edição 254

www.jornalcidadepe.com.br

C2 Garanhuns, 21 de janeiro de 2012

Tudo para motos e bicicletasCompramos e vendemos motos

novas e usadas

Bicicletas personalizadasRua Dom José, 167 - Garanhuns/PE - (87) 3762 1818

[email protected]

ClassCIDADE

ASTRA 2008 PRETO COMPLETO R$ 32.000,00/ (87)3762-6599

ASTRA ADVANTAGE 2007 DOURADO R$ 28.000.00 COMPLETO (87) 3761-1569

ASTRA BRANCO ADVANTAGE COMPLETA R$ 27.000.00 2007 (87) 3761-1569

ASTRA SEDAN 2006 VINHO COMPLETO R$ 28.000.00 (87) 3761-2291

ASTRA SEDAN CINZA COMPLETO 2004 R$ 20.000.00 (87) 3761-1569

CELTA 2002 PRATA 2P C/ AR (87) 3762-4000/9126-9484

CELTA 2004 COMPLETO + BANCO DE COURO PRATA R$ 16.500.00 (87)3762-6599

CELTA 2010 C/AR R$ 25.000.00 (87)3762-6599

CELTA 2P 2001 VERDE (87) 3761-0500

CELTA 2P 2003 VERMELHO (87) 3761-0500

CELTA 2P 2003/2004 PRETO COMPLETO R$ 17.500.00 (87) 3762-5511

CELTA 2P PRETO C/AR (87) 3762-4000/9126-9484

CELTA 4P 2003 PRATA TV+AL R$ 16.000.00 (87) 3762-5511

CELTA 4P LIFE 2007 C/AR PRETO (87) 3761-0500

CELTA LIFE 2P 2006/2007 PRETO C/AR,TR,AL R$ 18.000.00 (87) 3761-2291

CELTA LIFE 2P 2007/2008 CINZA C/AR,TR,AL R$ 19.000.00 (87) 3761-2291

CELTA LIFE 4P 2005 PRATA COMPLETO R$ 17.500.00 (87) 3762-5511

CELTA LIFE 4P 2005 PRATA COMPLETO R$ 18.000.00 (87) 3761-2291

CELTA LIFE 4P 2007/2008 CINZA COMPLETO R$ 23.500.00 (87) 3762-5511

CELTA LIFE SPIRIT 2P 2006 PRETO VE R$ 17.500.00 (87) 3762-5511

CELTA PRATA COMPLETO 2009 (87) 3762-4000/9126-9484

CELTA SUPER 4P 2003 C/AR,TR PRATA (87) 3761-0500

CLASSIC 1.6 2003 COMPLETO CINZA R$ 18.000.00 (87)3762-6599

CLASSIC 2010 COMPLETO PRATA (87) 3761-0500

CLASSIC 98 AZUL COMPLETO 1.6 (87)3762-6599

CLASSIC LIFE 2006 AZUL C/AR R$ 20.500.00 (87)3762-6599

CLASSIC SPIRIT 1.0 4P 2005 BEGE C/AR,DH R$ 17.000.00 (87) 3762-5511

CORSA 1999 2P VE VERDE (87) 3762-4000/9126-9484

CORSA CLASSIC 2003 C/AR,TV,AL PRATA 4P R$ 15.900.00 (87) 3761-1569

CORSA CLASSIC 2003 CINZA (87) 3761-0500

CORSA HATCH 2004 C/AR E KIT GÁS PRATA (87) 3761-0500

CORSA HATCH 97 BASICO R$ 11.000.00 (87)3762-6599

CORSA HATCH JOY 2006/2007 VERMELHO COMPLETO R$22.000.00 (87) 3761-2291

CORSA HATCH JOY C/AR 2007 R$ 22.000.00 (87)3762-6599

CORSA HATCH MAXX 2007/2008 PRETO COMPLETO R$ 24.000,00 (87) 3761-2291

CORSA HATCH MAXX 2006 CINZA (87) 3761-0500

CORSA HATCH MAXX 2006 COMPLETO CINZA (87) 3761-0500

CORSA SD 4P 2002/2003 BRANCO R$ 18.000.00 (87) 3762-5511

CORSA SD WIND 4P 1999 VERDE C/AR,DH (87) 3762-5511

CORSA SEDAN MAXX 1.4 2008 CINZA C/AR,DH R$ 26.500.00 (87) 3762-5511

CORSA SEDAN MAXX 2005 C/AR PRATA (87) 3761-0500

CORSA SEDAN MAXX 2005 COMPLETO PRETO (87) 3761-0500

CORSA SUPER 1997 CINZA C/AR,TE,AL R$ 11.000.00 (87) 3762-5511

KADET 2P 1996 BRANCO BÁSICO/ (87) 3762-4000/9126-9484

MERIVA 2010 PRATA COMPLETA R$ 35.000.00 (87) 3761-1569

OMEGA CD 4.1 COMPLETÃO + BC CINZA R$ 20.000.00 (87) 3761-1569

S10 2.2 2000 PRATA COMPLETA R$ 25.000.00 (87) 3762-5511

S10 ADVANTAGE AZUL 2008 COMPLETA FLEX (87)3762-6599

S10 COMPLETO PRETO ADVANTAGE FLEX R$ 38.000.00 (87) 3761-1569

VECTRA ELEGANCE 2008 AZUL R$ 38.000,00. (87) 8855-5000 / 9610-2600

POLO SEDAN 1.6 2008 COMPLETO (87) 3761-0500

POLO SEDAN 1.6 2008 PRETO COMPLETO R$ 32,500,00 (87) 3761-2291

SAVEIRO 98 BRANCA R$ 14.000.00 (87)3762-6599

VOYAGE 1.0 2008/2009 PRATA COMPLETO R$ 26.500.00 (87) 3761-2291

FOX 1.0 4P 2006 COMPLETO (87) 3761-0500

FOX 1.0 4P 2009 VERMELHO COMPLETO R$ 29.000.00 (87) 3762-5511

FOX 1.0 4P 2009/2010 PRETO FLEX DH R$ 30.000.00 (87) 3762-5511

FOX 2008 C/AR,TV,AL,DH PRETO R$ 26.900.00 (87) 3761-1569

FOX 2008 CINZA C/AR,DH R$ 26,500,00 (87)3762-6599

FOX 4 PORTAS 2006/2007PRATA AR-DH R$ 24.000,00 (87) 3761-2291

FOX 4P 2009 C/AR,DH R$ 31.000.00 (87) 3761-1569

FOX VERMELHO 2008 COMPLETO 4P R$ 28.000.00 (87)3762-6599

FUSCA 82 TODO EQUIPADO EXTRA/ (87) 3762-4000/9126-9484

GOL 1.0 2005 PRATA C/AR,DH R$ 18.000.00 (87) 3761-2291

GOL 1.0 4P 2006 VERMELHO COMPLETO R$ 21.000,00/ (87) 3762-5511

GOL 1.0 4P 2008 COMPLETO PRATA (87) 3761-0500

GOL 1.0 4P 2008 PRETO (87) 3761-0500

GOL 1.6 COMPLETO 4P TREND PRETO 2003 R$ 17.000.00 (87) 3761-1569

GOL 16V POWER 4P 2002 BRANCA (87) 3761-0500

GOL BOLA SPECIAL 1999 AZUL C/TR,AL R$ 11,000,00 (87) 3761-2291

GOL CINZA 2010 COMPLETO R$ 31.000.00 (87)3762-6599

GOL CITY 1.0 4P 2003 BRANCO AR R$ 16.500,00/ (87) 3762-5511

GOL CL 2P 1994 AZUL (87) 3761-0500

GOL G4 CINZA 2007 COMPLETO (87) 3762-4000/9126-9484

GOL G4 PRETO 4P BASICO 2007 EXTRA (87) 3762-4000/9126-9484

GOL G5 2009/2010 PRATA C/AR,VD.TR R$ 28.000.00 (87) 3761-2291

GOLF 2000 COMPLETO VERMELHO (87) 3761-0500

GOLF 2003 COMPLETO PRETO (87) 3761-0500

GOLF 4P 2000 AZUL COMPLETO R$ 20.000,00/ (87) 3762-5511

GOLF GENERATION 2005/2005 PRETO COMPLETO R$26.000,00 (87) 3761-2291

MICRO ONIBUS 2004 BRANCO DIESEL R$ 70.000.00 (87) 3762-5511

PARATI 1.6 2009/2010 PRATA COMPLETO R$ 33.500,00 (87) 3761-2291

PARATI GL 1.8 1994 CINZA (87) 3761-0500

POLO 1.6 2003 PRATA COMPLETO R$ 18.990.00 (87) 3761-1569

POLO HATCH 1.6 2007 COMPLETO PRETO (87) 3761-0500

ESCORT HOBY AZUL BÁSICO R$ 7.000,00 (87) 3761-2291

F1000 1994 CINZA (87) 3761-0500

F250 XL F22 2007 COMPLETO PRATA (87) 3761-0500

F250 xlt 2001 completa (87) 3761-0500

F4000 G 2000 VERMELHA (87) 3761-0500

FIESTA BRANCO 4P 2004 COMPLETO R$17.000.00 (87) 3761-1569

FIESTA 2001 BASICO 4P R$ 11.500.00 (87) 3761-1569

FIESTA 2007 COMPLETO R$ 25.000.00 (87)3762-6599

FIESTA FLEX 2007C/AR,TV,AL VERMELHO (87) 3761-0500

FIESTA HT 4P 2007 PRETO COMPLETO R$22.000.00 (87) 3762-5511

FOCUS 2009 COMPLETO PRETO AUTOMATICO R$ 46.000.00 (87) 3761-1569

PALIO EX 2P 1999 VERDE AR R$ 12.000,00/ (87) 3762-5511

PALIO EX 4P 2001/2002 AZUL VE+TE R$ 14.000.00 (87) 3762-5511

PALIO FIRE 4P 2003 BRANCO BASICO R$ 15.000,00/ (87) 3762-5511

PALIO WEEK 4P 2005 CINZA COMPLETO R$ 23.000,00/ (87) 3762-5511

PALIO WEEK FLEX 2010 COMPLETO PRETO (87) 3761-0500

PALIO WEEKEND ELX 2006 COMPLETO PRATA (87) 3761-0500

SIENA 1.4 TETRAFUEL 2007 COMPLETO PRATA (87) 3761-0500

SIENA 2003 BRANCO COMPLETO R$ 17.500.00 (87)3762-6599

SIENA CELEBRATION 2007/2008 CINZA COMPLETO R$ 24.000,00 (87) 3761-2291

SIENA ELX 2010 COMPLETO PRETO (87) 3761-0500

SIENA FIRE 4P 2003 CINZA AR-DH-TE-AL R$ 17.000,00/ (87) 3762-5511

SIENA FIRE 4P 2005/2006 PRETO COMPLETO R$ 20.000.00 (87) 3762-5511

SIENA DUALOGIC 2010 R$ 39.990,00. (87) 8855-5000 / 9610-2600

STRADA ADVENT. CD 1.8 2011/2012 VERMELHA COMPLETA R$ 52.000,00 (87) 3761-2291

STRADA CAB/SIMPLES 1999 R$ 16.000.00 (87) 3761-1569

STRADA CE TREKING 2008/2008 PRETA COMPLETA R$ 30.000,00 (87) 3761-2291

DOBLO FIRE 1.3 16V FURGÃO 2002 BRANCA C/DH R$ 20.000.00 (87) 3761-2291

MAREA 2002 AZUL COMPLETO + JOGO DE RODA (87) 3762-4000/9126-9484

PALIO 1.4 2009 COMPLETO VERDE R$ 31.000.00 (87)3762-6599

PALIO ADVEN 4P 1997 PRATA COMPLETO R$ 13.500,00/ (87) 3762-5511

QUER FINANCIAR SEU VEÍCULO?

Jonathas Policarpo(87) 9163-2696

FUSION 2011 COMPLETO + BC PRATA (87) 3761-0500

KA VERMELHO 1997 R$ 8.990.00 (87) 3761-1569

PALIO CELEBRATION 2008/2008 CINZA COMPLETO R$ 23.500,00 (87) 3761-2291

PALIO CELEBRATION 2008/2009 PRATA COMPLETO R$ 26.000,00 (87) 3761-2291

PALIO CELEBRATION PRATA 2009 COMPLETO R$ 25.000.00 (87)3762-6599

PALIO EDX 4P 1998 CINZA (87) 3761-0500

PALIO ELX 2000 4P COMPLETO (87) 3762-4000/9126-9484

PALIO ELX 4P 1.0 2008 COMPLETO PRETO (87) 3761-0500

Classificado.indd 2 19/01/2012 15:50:30

Page 15: Jornal Cidade edição 254

www.jornalcidadepe.com.br

C3Garanhuns, 21 de janeiro de 2012 ClassCIDADE

AUTO ELÉTRICA

PEÇAS E CONSERTOS ELÉTRICOS EM AUTOMÓVEISDIAGNÓSTICO COMPUTADORIZADO EM INJEÇÃO ELETRÔNICA

Av. Caruaru, 271 Fone: (87) 3762 9063 / 9902 4776

STRADA CE TREKING 2009/2009 PRATA AR-DH R$ 35.000,00 (87) 3761-2291

STRADA FIRE 2007 BRANCA BASICO R$ 23.000,00/ (87) 3762-5511

STRADA FIRE 2010 C/AR PRATA (87) 3761-0500

STRADA FIRE FLEX 2006 VERMELHO (87) 3761-0500

STRADA PRETA TREKING COMPLETA CAB/ SIMPLES R$ 26.000.00 (87)3762-6599

STRADA TREK FLEX 2010 COMPLETO CINZA (87) 3761-0500

STRADA TREKING 1.4 COMPLETO CINZA (87) 3761-0500

STRADA TREKING CE 2010/2011 PRATA COMPLETA R$ 40.000,00 (87) 3761-2291

STRADA TRK C.EST 2007/2007 CINZA COMPLETO R$ 28.500,00 (87) 3761-2291

STRADA WORKING 2010/2010 VERMELHA COMPLETA R$ 33.000,00 (87) 3761-2291

COROLLA XEI AUT. 2010/2011 CINZA COMPLETO R$ 72.000,00 (87) 3761-2291

M.BENZ 710 2000 BRANCO (87) 3761-0500

M.BENZ L1418E 1995 VERMELHA (87) 3761-0500

PAJERO GLS 3.2 D 2008 COMPLETA PRATA (87) 3761-0500

RURAL 1971 EXTRA VERDE R$ 30.000.00 (87) 3761-1569

SANTA FÉ 4P 2010 COMPLETO R$ 85.000.00 (87) 3762-5511

SPRINTERM 310D 1997 BRANCA EXTRA (87) 3761-0500

TUCSON GL 2010 PRETO COMPLETO R$ 58.000.00 (87) 3762-5511

STRADA WORKING 2011 VERMELHA (87) 3761-0500

TIPO 1.6 IE 1995 AZUL AR+DH R$ 7.500.00 (87) 3762-5511

UNO 2P PRETO 2007 R$ 17.000.00 (87)3762-6599

UNO 4P VERDE 2008 R$ 19.000.00 (87)3762-6599

UNO MILLE 2004 AZUL R$16.000.00 (87) 3761-2291

UNO MILLE CELEBRATION 2008 PRATA COMPLETO R$ 22.000.00 (87) 3761-2291

UNO MILLE EP 1997 AZUL C/VD,TR R$9.500.00 (87) 3761-2291

CG 150 2005/2006 PRATA COM PARTIDA R$ 4.500,00 (87) 3761-2291

CG FAN 150 2010 VERMELHA (87) 3762-4000/9126-9484

FAZER 250CC 2007 AZUL C/ PARTIDA (87) 3762-4000/9126-9484

QUADRICICLO 420 4x4 2008 VERMELHO R$ 18.000,00/ (87) 3762-5511

XRE 300 2010 (87) 3762-4000/9126-9484

BIZ 2011 PRETA ES (87) 3762-4000/9126-9484

CB 300 2009/2009 DOURADA R$ 9.500,00 (87) 3761-2291

VENDE-SE CASA, BOA VISTA, 3QT, SENDO 1 SUÍTE, WC, COZINHA, DESPENSA, LAVANDERIA, QUINTAL, 3SL, VARANDA, DEP EMPREGADA, 5 VAGAS GARAGEM COBERTAS. R$ 130.000,00. (87) 3762-2403|(87) 9952-1762

VENDE-SE TERRENO, 300M² TOTAL, HELIÓPOLIS, PRÓXIMO SANTUÁRIO MÃE RAINHA. R$ 27.000,00. (87) 3762-2403|(87) 9952-1762

VENDE-SE TERRENO, COND. RES. BELLEVUE, 12X30M. R$ 61.000,00 (87) 3762-2403|(87) 9952-1762

VENDE-SE CASA, HELIÓPOLIS, 3QT, WC, COZINHA, DESPENSA, ÁREA DE SERVIÇO, QUINTAL, 2SL, VAGA DE GARAGEM, VARANDA, 180M² TOTAL. R$ 90.000,00. (87) 3762-2403|(87) 9952-1762

VENDE-SE CHALÉ, HELIÓPOLIS, 3QT, SENDO 1 SUÍTE, 2SL, COZINHA, ÁREA DE SERVIÇO, DESPENSA, QUINTAL, SACADA, VARANDA, 3 WC, GARAGEM. R$ 310.000,00. (87) 3762-2403|(87) 9952-1762

VENDE-SE TERRENO COND. RES VALLE VERDE, 11,5X30 M. ÁREA COMUM COM: PISCINAS, SALÃO DE JOGOS, SALÃO DE FESTA, QUADRA POLIESPORTIVA. R$ 40.000,00. (87) 3762-2403|(87) 9952-1762

VENDE-SE APT, NA BOA VISTA, 3QT, SENDO 1 SUÍTE, SALA E COZINHA, WC, VAGA DE GARAGEM, ÁREA DE SERVIÇO. RS 150.000,00. (87) 3762-2403|(87) 9952-1762

VENDE-SE CHÁCARA, 6 HECTARES, DUAS NASCENTES, SEDE COM 3QT, SENDO UM SUÍTE, 2SL, WC. CASA DE MORADOR, ESTÁBULO, COM GRANDE VARIEDADE DE FRUTEIRAS E CAPIM DE CORTE, A 15 KM DE GARANHUNS. R$ 150.000,00 (87) 3762-2403|(87) 9952-1762

VENDE-SE APT, HELIÓPOLIS, 3QT, SENDO 1 SUÍTE, SALA E COZINHA, WC, VAGA DE GARAGEM, ÁREA DE SERVIÇO. R$ 134.000,00. (87) 3762-2403|(87) 9952-1762

VENDE-SE APT, HELIÓPOLIS, 3QT, SENDO 1 SUÍTE, SALA E COZINHA, WC, DUAS VAGAS DE GARAGEM. ÁREA DE SERVIÇO. R$ 170.000,00. (87) 3762-2403|(87) 9952-1762

VENDE-SE CASA, BOA VISTA, 3QT, SENDO 1 SUÍTE, SALA E COZINHA, WC, DUAS VAGAS DE GARAGEM, QUINTAL E ÁREA DE SERVIÇO. R$ 170.000,00. (87) 3762-2403|(87) 9952-1762

VENDE-SE TERRENO NO COND. RES VALLE VERDE, 11,5X30M. ÁREA COMUM COM: PISCINAS, SALÃO DE JOGOS, SALÃO DE FESTA, QUADRA POLIESPORTIVA R$ 36.000,00. (87) 3762-2403|(87) 9952-1762

VENDE-SE 4 LOTES NA AV. MONS. PEDRO MAGNO GODOY PROX. COHAB 2. (87) 3761-2476 | 9610-2600 | 8808-8808

Financiamento e Refinanciamento

de Veículos

QUER FINANCIAR

SEU VEÍCULO?

Carros, Vans, Caminhões ou

Máquinas.Contato Comercial: Jonathas Policarpo

(87) 9163-2696 (87) 9968-8072

UNO MILLE EX 2P 1998 BRANCO AR R$ 10.000,00/ (87) 3762-5511

UNO MILLE EX 2P 1999 VERDE BASICO R$ 10.000,00/ (87) 3762-5511

UNO MILLE FIRE 2005 AZUL (87) 3761-0500

UNO MILLE FIRE 4P 2008 PRATA AR+VE R$ 21.000,00/ (87) 3762-5511

UNO MILLE FIRE FLEX 2008 VERMELHO (87) 3761-0500

UNO MILLE WAY 4P 2007/2008 CINZA C/AR R$ 22.000.00 (87) 3761-2291

UNO MILLE WAY ECON 4P 2008/2009 PRATA FLEX C/*AR R$24.000.00 (87) 3762-5511

UNO MILLE WAY ECONOMY 4P 2011 C/AR PRATA (87) 3761-0500

UNO MILLE WAY ECONOMY 4P PRATA C/AR (87) 3762-5511

UNO WAY COMPLETO 2010 PRETO R$ 25.000.00 (87) 3761-1569

Caros leitores, venho até os senhores falar sobre as taxas indevidas realizadas nos contratos bancários de financiamento, arrendamen-to, empréstimos e demais modalidades que se asseme-lham a estas.

As cobranças das ta-xas de abertura de crédito e emissão de boleto bancário pelos Bancos e Instituições Financeiras, são autorizadas especialmente nas Resolu-ções 3518/2007 e 3693/2009 do Banco Central que auto-rizam os Bancos e demais instituições financeiras a co-brarem as taxas de abertura de crédito e taxa de emissão de boleto bancário respecti-vamente, quando a cobran-ça destas estejam previstas no contrato celebrado entre as instituições financeiras e o consumidor, do contrário as resoluções proíbem a co-brança das referidas taxas.

Pois bem, infere-se que as resoluções do Banco Central do Brasil acima re-feridas vão de encontro à jurisprudência da maioria dos Tribunais Estaduais de todo o Brasil que refutam a cobrança destas taxas por afronta direta ao Código de Defesa do Consumidor, bem como ao poder regulamentar da autarquia, uma vez que as resoluções ao autorizarem a cobrança destas taxas se tor-nam ilegais, formalmente, por não terem força de al-terar a legislação vigente já que na estrutura hierárquica as leis se posicionam acima destas resoluções e material-mente, por não terem com-petência para legislar, ape-nas regulamentar e atinente ao seu objeto, sem afronta à legislação vigente, inclusive sobre outros ramos do Direi-to que não lhe são pertinen-tes, a exemplo do Direito do Consumidor.

Nesse contexto, infere-se que os contratos de emprés-

timo, financiamento, lea-sing, dentre outros aplicados pelas instituições financei-ras são catalogados como contratos de adesão que, na definição do art. 54 do CDC, seria aqueles: “cujas cláusu-las tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateral-mente pelo fornecedor de produtos ou serviços, sem que o consumidor possa dis-cutir ou modificar substan-cialmente seu conteúdo”.

Ora, na medida em que o consumidor, parte hipossufi-ciente da relação, celebra o contrato com uma instituição financeira, não há possibili-dade de se negociar, naquela situação, se a cláusula a ou b, é ilegal, mas, tão somen-te de dizer se aceita ou não aquela condição, justamente por se tratar de um contrato de adesão, feito por uma das partes, sem participação da outra. Assim sendo, a única possibilidade de se discutir aquela cláusula é em mo-mento posterior, mediante ação revisional, com o fito de expurgar do ordenamento pátrio, situação que afronta a legislação pátria, inclusive pautada sob resoluções ile-gais, como as acima citadas.

Na situação em epígra-fe, não há como ser alegado engano justificável, uma vez que os Bancos e Instituições financeiras tem ciência da abusividade destas taxas e mesmo assim, com base nas resoluções ilegais do Banco Central do Brasil, perma-necem a cobrar as referi-das taxas, devendo o Poder Judiciário, no exercício da atividade jurisdicional afastar a cobrança destas taxas e aplicar a restituição em dobro destas quantias, evitando o enriquecimento ilícito destas instituições e resgatando a aplicação da boa-fé objetiva, atinente a essas relações contratuais.

Jarissé Alexandre de Sousa Ferreira Melo

OAB/PE 23.189

Endereço: Av. General Dantas Barreto, Térreo, nº 08,

Centro, Garanhuns - PE

Fone (87) 8807/9835 – 3761-9835

Taxas de abertura de crédito e emissão de boleto são abusivas

Valores cobrados devem ser restituídos em dobro

Classificado.indd 3 19/01/2012 15:50:29

Page 16: Jornal Cidade edição 254

www.jornalcidadepe.com.br

C4 Garanhuns, 21 de janeiro de 2012

A Chery levou a melhor na corri-da pelo lançamento do primeiro carro chinês flex do Brasil. O S-18 chega ao país tentando fisgar quem gosta de um visual diferenciado e valoriza a relação custo/benefício, como já acontece com seus conterrâneos.

Por 31.990 reais, o S-18 é um pouco mais caro que o Face e oferece itens como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, rodas de liga leve, painel digital, alarme, airbag duplo, freios com sistema anti-travamento (ABS) com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), coluna de direção com re-gulagem de altura, retrovisores com ajustes elétricos, rádio CD Player com reprodução de arquivos em MP3 e entrada USB.

Fonte: Quatro Rodas

Chery S-18, o primeiro flex chinêsClassCIDADE

Passagens, Turismo e Encomendas

Informações: RECIFE: (81) 3452-1300 GARANHUNS: (87) 3761-0237

Quadro de HoráriosDe Garanhuns para Recife via Caruaru

00:00 Semi-Expresso (Segunda a Sábado)02:00 Semi-Expresso (Diariamente)05:40 Expresso (Segunda a Sábado)06:30 Comum (Diariamente)07:40 Semi-Expresso (Segunda a Sábado)08:00 Semi-Expresso (aos Domingos)08:40 Executivo (Segunda a Sábado)09:50 Semi-Expresso (Diariamente)11:30 Semi-Expresso (Segunda a Sábado)11:50 Semi-Expresso (aos Domingos)12:30 Semi-Expresso (Segunda a Sábado)13:40 Executivo (Diariamente)15:00 Semi-Expresso (Diariamente)16:30 Semi-Expresso (Diariamente)18:00 Executivo (Diariamente)19:00 Semi-Expresso (Diariamente)

De Recife para Garanhuns via Caruaru06:00 Semi-Expresso (Segunda a Sábado)06:30 Comum (Diariamente)08:00 Semi-Expresso (Diariamente)08:40 Executivo (Segunda a Sábado)09:40 Semi-Expresso (Diariamente)11:00 Semi-Expresso (Segunda a Sábado)11:30 Semi-Expresso (aos Domingos)12:30 Semi-Expresso (Segunda a Sábado)13:40 Executivo (Diariamente)15:30 Semi-Expresso (Diariamente)16:30 Comum (Diariamente)18:00 Executivo (Diariamente)19:00 Semi-Expresso (aos Domingos)20:00 Semi-Expresso (Segunda a Sábado)22:00 Semi-Expresso (Domingo a Sexta)23:30 Semi-Expresso (Diariamente)

O S-18 é o primeiro chinês flex á venda no mercado brasileiro

Foto: Divulgação

Classificado.indd 4 19/01/2012 15:50:35