Jornal clarear edição 146 agosto 2014

12
Ano XIX Edição nº 145 Julho 2014 Câmara Municipal vai discutir em audiência pública o Brejinho Começa o Orçamento Parcipavo 2015/2016 Começou no úlmo dia 25 de Agosto, o Orçamento Parcipavo 2015/16. A abertura foi feita pelo prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, no Parque Municipal. Na Regional Pampulha, a aber- tura dos trabalhos será no dia 4, a parr das 18 horas, quando será fei- to o credenciamento dos presentes e às 19 horas, a apresentação de todo o processo. A reunião será re- alizada na administração Pampulha, que fica na avenida Antônio Carlos, 7.596, no São Luiz. As datas dos en- contros por territórios ainda não fo- ram divulgadas pela prefeitura, mas as reuniões acontecerão nas escolas municipais. Após as rodadas por território, acontecerá a Caravana das Priorida- des, quando os parcipantes visitam as obras indicadas pelas comunida- des nas reuniões anteriores. Depois de visitadas as obras são discudas e aprovadas no Fórum Regional. Compareça, porque quanto mais pessoas parciparem mais chan- ces as obras indicadas terão de ser aprovadas no Fórum Regional. Cha- me seu vizinho, familiar e amigos e venha às reuniões do OP. Página 2 Linha 5201 passa a integrar o MOVE A Linha 5201 passou a fazer parte do sistema MOVE, desde o úlmo dia 16 de Agosto. Fo- ram implantadas algumas mu- danças nos pontos de ônibus no centro, assim como o ine- rário dentro do bairro, mas a linha passa a oferecer mais op- ções de desno aos usuários. Página 3 Mudanças trazem mais opções aos usuários No próximo dia 4 de Setembro, você que é morador da região da Pampulha ou não, você que é um defensor da natureza, você que se preocupa com o meio ambiente e com o futuro do Planeta, parcipe da audiência pública que será realiza- da no dia 4 de Setembro da Câmara Muncipal de Belo Horizonte. Ajude a comunidade a não deixar o sonho do Brejinho acabar. A audiência será às 20h, no Plená- rio Paulo Portugal e vai discur a con- solidação do Parque Ecológico do Bre- jinho. Atualmente, o parque tem do parte de sua área desnada à cons- trução de uma bacia de contenção. Uma Comissão de Acompanha- mento das Obras foi formada para es- tar em contato direto com os órgãos responsáveis no sendo de dar anda- mento ao processo para conseguir da Prefeitura de Belo Horizonte, o dire- cionamento das verbas de medidas compensatórias para garanr a con- solidação do Parque. Página 6 Página 12 Acervo Núcleo Brejinho Tereza Borges Ano XX Edição 146 Agosto 2014

description

 

Transcript of Jornal clarear edição 146 agosto 2014

Ano XIXEdição nº 145Julho 2014

Câmara Municipal vai discutir em audiência pública o Brejinho

Começa o Orçamento Participativo 2015/2016

Começou no último dia 25 de Agosto, o Orçamento Participativo 2015/16. A abertura foi feita pelo prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, no Parque Municipal.

Na Regional Pampulha, a aber-tura dos trabalhos será no dia 4, a partir das 18 horas, quando será fei-to o credenciamento dos presentes e às 19 horas, a apresentação de todo o processo. A reunião será re-alizada na administração Pampulha, que fica na avenida Antônio Carlos, 7.596, no São Luiz. As datas dos en-contros por territórios ainda não fo-ram divulgadas pela prefeitura, mas

as reuniões acontecerão nas escolas municipais.

Após as rodadas por território, acontecerá a Caravana das Priorida-des, quando os participantes visitam as obras indicadas pelas comunida-des nas reuniões anteriores. Depois de visitadas as obras são discutidas e aprovadas no Fórum Regional.

Compareça, porque quanto mais pessoas participarem mais chan-ces as obras indicadas terão de ser aprovadas no Fórum Regional. Cha-me seu vizinho, familiar e amigos e venha às reuniões do OP.

Página 2

Linha 5201 passa a integrar o MOVEA Linha 5201 passou a fazer

parte do sistema MOVE, desde o último dia 16 de Agosto. Fo-ram implantadas algumas mu-danças nos pontos de ônibus no centro, assim como o itine-rário dentro do bairro, mas a linha passa a oferecer mais op-ções de destino aos usuários.

Página 3Mudanças trazem mais opções aos usuários

No próximo dia 4 de Setembro, você que é morador da região da Pampulha ou não, você que é um defensor da natureza, você que se preocupa com o meio ambiente e com o futuro do Planeta, participe da audiência pública que será realiza-da no dia 4 de Setembro da Câmara Muncipal de Belo Horizonte. Ajude a comunidade a não deixar o sonho do Brejinho acabar.

A audiência será às 20h, no Plená-rio Paulo Portugal e vai discutir a con-solidação do Parque Ecológico do Bre-jinho. Atualmente, o parque tem tido parte de sua área destinada à cons-trução de uma bacia de contenção.

Uma Comissão de Acompanha-mento das Obras foi formada para es-tar em contato direto com os órgãos responsáveis no sentido de dar anda-mento ao processo para conseguir da Prefeitura de Belo Horizonte, o dire-cionamento das verbas de medidas compensatórias para garantir a con-solidação do Parque.

Página 6

Página 12

Acer

vo N

úcle

o Br

ejin

hoTe

reza

Bor

ges

Ano XXEdição 146Agosto 2014

Região Pampulha BH / Maio 2014Região Pampulha BH/Agosto 2014

10 mil exemplares

Clarear Empresa de Comunicação | CNPJ: 00.851.789/0001-94Rua Professor Alysson de Abreu, 194/01 | Dona ClaraCep: 31.255-820 | BH/MG | (31) 3491-8016 [email protected] Reportagem: Fátima Emediato

Jornalista responsável (redação e edição):Tereza Borges (MTB 2443/MG)

Diagramação: Renato PortelaTratamento de Imagens: Débora Mattos

ComercialClarear: (31) 3491-8016 Periodicidade: Mensal

Distribuição Gratuitahttp://www.facebook.com/pages/Jornal-Clarear/465110236879534?ref=hl.

Revisão: Rejane Moraes

Chegar duas horas antes do filme ou enfrentar corre-rias e empurrões para pegar um bom lugar é coisa do pas-sado em quase todos os cine-mas de Belo Horizonte.

Aprovada em 2011, a lei municipal que determina a venda de ingressos com as-sento marcado já é cumprida por quase 100% dos cerca de 76 estabelecimentos da capital, em sua grande maio-ria localizados em shoppings centers. De acordo com usuá-rios e comerciantes, a medida evita transtornos, economiza tempo e torna o programa mais agradável, além de favo-recer os demais lojistas.

A Prefeitura de Belo Ho-rizonte lançou o Orçamento Participativo no último dia 26. Para ampliar e qualificar a participação da socieda-de belo-horizontina no OP, a Prefeitura destinou, para esta edição, o montante de R$ 150 milhões do orçamento municipal, a serem distribuí-dos entre as nove regiões da cidade. Esse valor supera em 15,4 % os recursos disponibi-lizados para o OP 2013/2014.

Durante a cerimônia, o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda assinou or-dens de serviço e autorização

Engenheiros recém-for-mados têm uma nova oportu-nidade de trabalhar na a Fiat Automóveis. Já estão abertas as inscrições até 29 de Se-tembro, para o processo sele-tivo do Programa de Trainee Fiat Chrysler 2015.

São 80 vagas para as se-guintes áreas da engenharia: automotiva, computação, controle e automação, elé-trica, elétrica (ênfase eletrô-nica), eletrônica, materiais, mecânica, mecatrônica, me-talúrgica, produção, quali-dade, química, telecomuni-cações e têxtil. As inscrições posem ser feitas pelo site www.traineefiat.com.br

Como lidar com as perdas, memória e afeto, solidão na família e ocupações engaja-das e o cotidiano são alguns dos temas do Projeto Maio-ridade – Universidade Aber-ta para a Terceira Idade, que acontece até 1º de dezem-bro. O projeto é destinado às pessoas a partir de 60 anos e a programação visa orien-tar para o envelhecimento saudável e com qualidade e inclui palestras, mesas-re-dondas, oficinas, dinâmicas, atividades físicas e sociocul-turais. As atividades aconte-cem no Conservatório UFMG.

As inscrições no Posto da Fundep, UFMG.

Em BH cinemas já cumprem a lei

Fiat abre vagas para recém-formados

UFMG promove curso para Terceria Idade

Já faz muitos anos que es-cutamos que a água vai aca-bar no mundo e essa previsão era para o ano de 2020. Ainda estamos no ano 2014 e o pro-blema já começa a surgir. Em São Paulo, por exemplo, o ra-cionamento e o transtorno já afetam a população. Em Belo Horizonte, há quinze dias atrás, tivemos um apagão de trinta minutos. Será que isto já não é um sinal?

A situação é preocupante, uma vez que encontramos constantemente pelas ruas pessoas lavando as calçadas com a mangueira, utilizando água tratada, outras jogan-do lixo e entulhos pelas cal-çadas, sem contar a falta de consciência de muitas outras que atiram lixo e entulho nas beiras dos córregos e nos rios. Não podemos esque-cer que na nossa cidade, em Belo Horizonte, temos luga-res destinados a todo tipo de lixo, como, por exemplo, as URPVs para recolhimento de pequenos objetos e os Levs para recolhimento da coleta seletiva, que são destinados às cooperativas de catadores de papel.

Em 2010, a Lei 12.305/10, que instituiu a Política Na-cional de Resíduos Sólidos (PNRS) determinou que os municípios, em dois anos, após sua sanção, deveriam acabar com os lixões, implan-tar a coleta seletiva e ainda

conscientizar a população para diminuir a geração de lixo. Se pararmos para pen-sar, muitos municípios encon-tram-se ainda engatinhando neste sentido, como a nossa capital federal, que deveria dar o exemplo, e ainda tem lixões a céu aberto, indo con-tra todas as determinações da Lei.

Belo Horizonte encontra-se a alguns passos a frente, e a Prefeitura pretende convo-car a população, a partir de Outubro, para participar da elaboração de sua Política Municipal de Resíduos Sóli-dos a fim de atender as exi-gências da Lei. É preciso par-ticipar e contribuir com ideias e, antes de tudo colocá-las, em prática para que possa-mos contribuir com o futuro do nosso planeta.

A participação de todos é importante. Vamos sair de nossa zona de conforto, va-mos participar ativamente na construção de uma nova realidade, onde possamos tomar banho de rio, pescar e principalmente, garantir às gerações futuras o direito à água de qualidade. No dia 4 de Setembro, uma audiência pública vai discutir o futuro do Parque Ecológico do Breji-nho, que foi conquistado pela comunidade de região da Pampulha. Participe. Vamos lutar pelos nossos direitos.

Tereza Borges

Pense comconsciência no futuro do nosso planeta

para licitação de 147 empre-endimentos do Orçamento Participativo, e também, de-creto que institui, oficialmen-te, as Comissões de Acom-panhamento e Fiscalização da Execução do Orçamento Participativo (Comforça) Re-gionais e Municipal.

A iniciativa demonstra o reconhecimento da Prefei-tura àqueles que participam ativamente da definição das prioridades dos seus terri-tórios e da cidade, acompa-nham voluntariamente o cro-nograma e a qualidade dos empreendimentos em reuni-

ões e nos canteiros de obras. “Cada membro da Comforça é um parceiro na constru-ção deste projeto, que levou para todas as regiões obras relevantes de infraestrutura e urbanização, praças, além de escolas, centros de saú-de e culturais, academias da cidade e áreas de lazer e es-portes”, comentou o prefeito Marcio Lacerda.

A lista com os 147 empre-endimentos pode ser confe-rida no site da Prefeitura de Belo Horizonte (www.pbh.gov.br), por meio do link http://goo.gl/LFUkL1.

Prefeitura aumenta investimento no Orçamento Participativo de BH

O Orçamento Participativo 2015/2016 foi aberto pelo prefeito Marcio Lacerda no último dia 26

PBH

/Bre

no P

atar

o

Região Pampulha BH / Maio 2014

Se você não tem título de eleitor e quer requerer a segunda via do documento, terá até o dia 25 de Setem-bro para fazer a solicitação junto aos cartórios.

No dia das eleições, quem estiver fora de sua cidade pode justificar a au-sência em qualquer local de votação, das 8h às 17h. Para justificar o voto, no dia da eleição o eleitor de-verá ter o número do título de eleitor, documento de identificação com foto e o formulário de justificativa preenchido.

Caso o voto não seja justificado no dia das elei-ções, o eleitor deve compa-recer a um cartório eleito-ral tem até 4 de dezembro de 2014, com relação ao primeiro turno, e até 26 de dezembro de 2014, com relação ao segundo turno. È preciso apresentar um documento que justifique a ausência, como por exem-plo, atestado médico.

Caso não tenha votado porque estava no exterior, o eleitor tem até 30 dias, a contar do seu retorno ao

Eleitor, tire dúvidas

Com as mudanças a Linha 5201 passa a ter mais opções de destinoDesde o último dia 16 de

Agosto, que a Linha 5201 pas-sou a fazer parte do sistema MOVE. Foram implantadas algumas mudanças como os pontos de ônibus no centro da cidade, sentido Buritis/Dona Clara, assim como o iti-nerário dentro do bairro, por questões de ajuste, segundo a assessoria da BHTrans.

Com o novo sistema, o usuário da Linha 5201 pode-rá ir, por exemplo, para o BH Shopping, no São José, no Alto Santa Lúcia, no bairro Betânia e também na região hospitalar, ou avenida Santos Drumond, pagando apenas um passagem de R$ 2,85.

É só pegar o ônibus no bairro, entrando normalmen-te pela porta da frente, pagar a passagem com dinheiro ou cartão BHBus e descer em qualquer estação da avenida Antônio Carlos, nas estações de transferência, para pegar o outro ônibus sem ter mais nenhum custo.

Em qualquer estação ao

longo da avenida, o usuário terá todas as informações ne-cessárias para ir ao seu desti-no, devendo embarcar pelas portas laterais do ônibus.

A assessoria de comunica-ção da BHTrans informou que futuramente novas conexões serão implantadas aumentan-do ainda mais as opções de destino para o usuário.

AjustesAlguns ajustes foram feitos

no centro da cidade e, portan-to, os pontos da Linha 5201 que existiam na avenida Ama-

zonas, entre avenida Afonso Pena e rua Espírito Santo, e na rua Espírito Santo, 35 en-tre rua Guaicurus e avenida do Contorno foram alterados. O novo ponto no centro é na rua São Paulo, 679, entre ave-nida Amazonas e rua Carijós. Segundo a assessoria no iní-cio sempre existe confusão e dificuldades, mas aos poucos os usuários se acostumam e percebem os benefícios.

MudançaA aposentada Regina Sou-

za, recentemente, passou a

usar o transporte coletivo para ir ao centro. “É inviável ir ao centro de carro. Além do trânsito insuportável, tem também o custo alto com o estacionamento”, comentou. Regina reclamou das mudan-ças de itinerário dentro do bairro. “FIcou um pouco lon-ge da minha casa, mas foi até bom porque agora tenho que caminhar um pouquinho, coi-sa que eu não fazia antes”< completou.

ReclamaçõesPor outro lado, Guilher-

me dos Santos, morador e

empresário liberal, gostou de pegar o MOVE para ir ao cen-tro porque o seu carro havia estragado naquele dia.

“Gostei da experiência: foi bastante rápido para che-gar ao centro, mas não achei muito confortável não. Em-bora tenha ar condicionado, os bancos são muito juntos e eu fui ombro a ombro com o o rapaz que estava sentado ao meu lado”, lembrou.

Ele reclamou que também da volta. “O ônibus veio lota-do e eu depois de um dia de trabalho, cansado, voltei em pé para casa”.

51 Estação Pampulha/Centro/Hospitais52 Estação Pampulha/Lagoinha63 Estação Venda Nova/Lagoinha68 Estação Vilarinhos/Lagoinha

5106 Bandeirantes/BH Shoppiong5250 Estação Pampulha/Betânia5401 São Luiz/Dom Cabral5550 Estação Pampulha/Estação Ponto São José8101 Santa Cruz/Alto Santa Lúcia

Conheça as linhas MOVE

país, para justificar, e deve apresentar cópia do passa-porte e de documento que comprove a data de saída e de regresso ao país. Nes-te caso, as cópias das pas-sagens são válidas como justificativa.

Voto em trânsitoQuem não estiver em

seus domicílios eleitorais no dia do primeiro e/ou do segundo turnos das eleições poderão votar em trânsito para presidente e vice, desde que estejam em alguma capital do país ou em município com mais de 200 mil eleitores. Para isso, o eleitor deve se ha-bilitar perante a Justiça Eleitoral de 15 de julho a 21 de agosto de 2014, por-tando documento oficial com foto e indicando o lo-cal onde pretende votar.

Caso o eleitor desista do voto em trânsito, ele pode cancelar a sua habili-tação no mesmo prazo.

Quem tiver alguma dú-vida, pode ligar para o Dis-que-Eleitor, no telefone: (31) 3291-0004 ou 148.

Para dar mais transparên-cia ao processo eleitoral e em cumprimento à legislação vigente, os candidatos, parti-dos políticos e comitês finan-ceiros têm até 2 de Setembro para entregar, à Justiça Eleito-ral, a segunda parcial de pres-tação de contas de campanha das Eleições 2014.

As prestações de contas

parciais de campanha de-vem conter a discriminação dos recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro para financiamento da campanha eleitoral e dos gastos que rea-lizaram, detalhando doadores e fornecedores. Nos casos em que os candidatos, os parti-dos e os comitês financeiros não encaminharem as pres-

tações de contas parciais, a Justiça Eleitoral divulgará os saldos financeiros, a débito e a crédito, dos extratos ban-cários enviados pelas institui-ções financeiras.

As prestações de contas finais de todos os candidatos deverão ser enviadas até 30 dias depois da realização das eleições.

Candidatos devem prestar parte da prestação de contas até o dia 2 /9

20.577.179/0001-51/Jornal Clarear – 00.581.789/0001-94 / R$ 1.045,00

Região Pampulha BH/Agosto 2014 05Segurança 03Transporte

Região Pampulha BH / Maio 2014

A Secretaria de Estado de Defesa Social divulgou no último dia 20, um balan-ço da criminalidade violenta dos sete primeiros meses de 2014 em todo o Estado de Minas Gerais. Na avaliação de Belo Horizonte houve queda ou estabilização em seis dos sete crimes avaliados como violentos. O homicídio consu-mado diminuiu 12,94%, pas-sando de 479 ocorrências de janeiro a julho de 2013 para 417. O homicídio tentado teve queda 9,16%, o estupro tentado de 30,65% e o estu-pro consumado de 5,60%, as extorsões mediante seques-tro diminuíram 5,13% e os se-questros e cárceres privados se mantiveram estáveis, com 38 crimes nos sete meses de 2013 e de 2014.

Na avaliação do Estado, os registros de homicídio tem queda de 1,42% na compara-ção dos sete primeiros meses. Os homicídios tentados subi-ram 2,41%, com 81 registros a mais nos 853 municípios de Minas. O maior destaque no Estado, no entanto, fica com a queda expressiva dos da-dos de estupro consumado (20,1%). Os estupros tenta-dos também caíram 8,36%.

JulhoAvaliadas mensalmente,

as estatísticas de criminalida-de mostram uma tendência de curva negativa, puxada para baixo, dos crimes de ho-

micídio. Na comparação de julho com junho, mês ante-rior, há diminuição de 20,59% dos homicídios em Minas, 14,17% na Região Metropo-litana e de 14,29% em Belo Horizonte.

O estupro tentado regis-trou as maiores quedas entre junho e julho deste ano. A re-dução chegou a 50% em Belo Horizonte no período, 47,37% na Região Metropolitana, e 40% no Estado.

DesafioO maior desafio é em rela-

ção às ocorrências de roubo, que continuam em alta em Minas, uma vez que outros registros importantes, como homicídios, já foram estabili-zados ou estão em queda ao longo de 2014.

Investimentos De acordo com o secretá-

rio de Defesa Social, Marco Antônio Rebelo Romanelli, os investimentos realizados nos últimos meses e as obras e ações que ainda serão entre-gues até o fim do ano devem impactar na redução dos rou-bos. “Entre 2014 e 2015 serão investidos R$ 909 milhões em segurança, previstos no Pla-no Estadual de Defesa Social. Deste total, 48% dos recursos já estão em execução desde o início do ano”.

Ainda de acordo com o secretário, uma das apostas para a redução dos roubos é

a implantação do projeto de videomonitoramento Olho Vivo em 19 municípios, to-talizando 808 câmeras, com investimento de cerca de R$ 50 milhões. “Nas áreas onde esse projeto foi instalado, houve redução média de 30% a 40% dos crimes con-tra o patrimônio.

As câmeras contribuem tanto na inibição do crime, quanto no seu esclarecimen-to, caso ocorra, uma vez que as imagens dos equipamen-tos podem ser utilizadas nas investigações”.

RecrutamentoTambém serão recru-

tados 3.000 soldados em 2015, para reforçar o policia-mento ostensivo no Estado.

Na Polícia Civil o investi-

mento para a construção de Postos de Perícia Integrada (PPIs) na ação é de R$9,2 mi-lhões. Outros R$26,3 milhões serão investidos na constru-ção, reforma e estruturação de delegacias.

GPSTambém está em fase fi-

nal a implantação de apare-lhos GPS em 2.500 viaturas das Polícias Militar e Civil. Cerca de 1.700 já estão com o equipamento, que deverá agilizar e melhorar a qualida-de do atendimento das emer-gências, com investimento de R$1,4 milhão.

A instalação de mais blo-queadores de celular nas uni-dades prisionais do Estado também trará impactos na redução dos crimes.

Roubo está em alta no Estado e é um desafio para a polícia

Telefones úteis* Polícia Militar - 190* Bombeiros - 193* Defesa Civil - 191* Disk Denúncia - 181* [email protected]: * Cemig:116 (iluminação) * 13º BPM - 2123-1417* 16ª Cia - 3427-0735* Prefeitura - 156 (poda)

SOS DrogasQuem discar o número

155 terá informação sobre a localização e o acesso a servi-ços de assistência ao depen-dente químico. Para casos de urgência, as atendentes terão suporte de equipe especiali-zada do SOS Drogas, forma-da por psicólogo e assisten-te social, que orientarão de acordo com a necessidade de cada caso. Além do SOS Dro-gas, o governo mineiro man-tém o Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (Cread), localizado na Praça Sete.

Vara CriminalFoi inaugurada este mês

em Belo Horizonte mais uma vara judicial exclusiva para julgar os casos previstos na Lei Maria da Penha. A 16ª Vara Criminal tem compe-tência cível e criminal para conhecer e julgar as causas decorrentes da prática de violência doméstica e familiar contra a mulher.O endereço: Rua Curitiba, 632 – 4º andar.

Utilidade Pública

Tere

za B

orge

s

Ficar com o carro parado, falando ao celular facilitaa vida do bandido

Região Pampulha BH/Agosto 201404 Segurança

Região Pampulha BH / Maio 2014

Uma comissão coordena-da pelo Major Washington, comandante da 16ª Cia de PM, está finalizando um do-cumento que será entregue ao Comando do Policiamento da Capital e, posteriormente, ao Comando Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, no sentido de mostrar a necessi-dade de implantar uma com-panhia de polícia descentrali-zada no bairro Dona Clara.

Segundo o Major, o do-cumento levantou e analisou dados da criminalidade e es-tudou a mobilidade em toda a área de atuação da 16ª Cia. “No documento mostramos a necessidade de trazer a Cia ou parte dela para o bairro Dona Clara diante da dificul-dade que temos em articu-lar um patrulhamento mais rápido devido à distância e o trânsito da avenida Cristiano Machado”.

Ele disse que a criminali-dade é o fator principal, mas

acredita que “mesmo que o aumento da criminalidade esteja ocorrendo atualmen-te na Vila Clóris e no Pla-nalto, o bairro Dona Clara é um ponto estratégico para termos melhores acessos, que possibilitam um poli-ciamento mais dinâmico”, comentou.

Hoje a região, compre-endida pelos bairros Dona Clara, Jaraguá e adjacên-cias, conta com uma viatura Polícia e Família que circula

Estudo mostra a necessidade de uma Cia de polícia no bairro Dona Clara

diariamente, três motos que fazem a ronda em revezamen-to com outros bairros da região Norte e, além disso, a Base Mó-vel que desde Abril tem ficado em diferentes pontos, dia sim e dia não, em horários diferen-tes, atendendo o clamor da co-munidade.

“Queremos deixar a Base diariamente na região, mas por enquanto isto não é possível, mas estamos intensificando a Rede de Vizinhos Protegdios em várias ruas”, completou.

Redes de Vizinhos estão quase-prontas para começar a atuar

Placas e apitos, instrumentos principais da rede já foram entregues

Em várias ruas, as placas estão instaladas nas portas das residências

Em horários e dias alternados, Base Móvel na av. Isabel Bueno

Arqu

ivo

Jorn

al C

lare

ar

Sarg

ento

Gou

lart

Tere

za B

orge

s

Região Pampulha BH/Agosto 2014

Região Pampulha BH / Maio 2014

SLU vai ouvir população para construir o seu Plano Municipal de Resíduos Sólidos

Pães quentinhos atodo momento...

um novo conceitode padaria.

Av. Sebas��o de Br�to, 430Dona Clara - 31 2510-1105

R. Isabel Bueno , 1415, Jaraguá - 31 3491-5192

R. Furtado de Menezes, 272 Santa Rosa - 31 3088-4986

ro, extraindo o biogás.

Plano Municipal Aurora Pederzoli dis-

se que o Plano Municipal será elaborado em 16 me-ses a partir de Outubro de forma participativa da po-pulação e dentro do que o meio ambiente determina. “Vamos discutir com toda a sociedade de um modo geral para definir coleti-vamente quais as metas a serem cumpridas, cons-truindo uma agenda com os governos estaduais e municipais”.

Segundo ela, o primei-

Até o mês de Outubro, a Prefeitura de Belo Horizon-te pretende lançar o projeto para a implantação do seu Plano Municipal para aten-der a Lei 12.305/10, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina que os muni-cípios, em dois anos depois de sua sanção, acabem com seus lixões, implantem a co-leta seletiva e façam uma educação ambiental no sen-tido de conscientizar a popu-lação para a necessidade de diminuir o consumo de lixo.

A explicação foi dada por Aurora Pederzoli, chefe de Departamento de Programas Especiais da SLU. Ela disse que o prazo para a implanta-ção da PNRS terminaria em Agosto de 2014, mas Belo Horizonte já está na frente em alguns aspectos, porque desde 1975 que não tem mais lixões. “Hoje em parce-ria Público/Privado todos os resíduos sólidos são levados para Macaúbas, em Sabará”.

Também em relação à coleta seletiva, Aurora Pe-derzoli lembrou que hoje em Belo Horizonte, a SLU tem parceria com 90 associações de catadores de papel para

onde o lixo reciclável é des-tinado e conta também com as Unidades de Recolhimento de Pequenos Volumes (URP-Vs), implantadas em todas as regionais da cidade.

“Também está em fase de embrião um programa de compostagem, instalado na BR 040, onde também existe uma área destinada ao ater-ramento do lixo hospitalar, uma Usina de Reciclagem de Entulho e uma unidade de Educação Ambiental”, citou. A chefe do Programa na SLU lembrou ainda que “estamos fazendo o monitoramento para recuperar o gás do ater-

ro passo será chamar a comu-nidade a participar porque a Política Nacional de Resíduos Sólidos chama a população a ter responsabilidade.

“Cada pessoa tem que sa-ber qual o destino certo que ele dará para o seu lixo. È preciso ter consciência de que cada resí-duo tem que se destinado a um lugar adequado. As pessoas pre-cisam mudar o comportamento em relação a isto, ter consciên-cia de que podem ser multadas, que precisam utilizar as URPVs, as caçambas, entre outras atitu-des”, enumerou. “Os fabricantes também devem fazer a sua par-te ao produzir uma embalagem

que cause menos impacto para o meio ambiente, o ci-dadão precisa ter um consu-mo consciente, gerar menos resíduos, principalmente, pensando antes de comprar”, alerta Aurora.

Para ela, o compromisso maior é do cidadão que pre-cisa parar de gerar mais resí-duos do que o planeta possa suportar. Se você tem ideias e quer contribuir para a cons-trução desse plano junto com a SLU, fique atento à divulga-ção dos encontros, reuniões e audiências públicas regionais para a fim de levantar um diagnóstico da situação.

Fátim

a Em

edia

to

Déb

ora

Matt

os

Em BH, a SLU tem parceria com 90 cooperativas de catadores As URPVs estão implantadas nove regionais da capital mineira

Região Pampulha BH/Agosto 2014

Região Pampulha BH / Maio 2014

Participe da Audiência Pública. Venha defender o BrejinhoNão deixe de participar da

audiência pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte, que será realizada no próxi-mo dia 4, às 20h, no Plenário Paulo Portugal, para discutir a consolidação do Parque Ecológico do Brejinho. Atu-almente, o parque tem tido parte de sua área destinada à construção de uma bacia de contenção.

Segundo Dalva Lara, vo-luntária do Núcleo Manuel-zão Brejinho, uma Comissão de Acompanhamento de Obras foi formada para estar

em contato direto com a Se-cretaria Municipal de Gestão Compartilhada, Gelson Leite.

“Essa comissão tem como objetivo dar andamento ao processo para conseguir da Prefeitura de Belo Horizonte, o direcionamento das verbas de medidas compensatórias para garantir a consolidação do Parque”, explicou.

O documento será entre-gue ao COMAM, ao Minis-tério Público, à Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal e ao Secretário de Governo, Josué Costa Valdão.

“Ao documento estamos ane-xando, os abaixo assinados colhidos na comunidade.

“Nós queremos um par-que seguro, funcional, limpo e iluminado e que seja manti-do pela Fundação de Parques e Jardins, concluiu Dalva Lara.

O Parque Ecológico do Brejinho compreende a mi-crobacia do córrego São Fran-cisco, abrangendo os bairros Indaiá, Liberdade, Jaraguá, Santa Rosa, Aeroporto, São Francisco, Dona Clara e Uni-versitário.

Localize no mapa ao lado onde está o Parque do Brejinho e veja como está bem próximo de sua casa. Lembre-se de que vale a pena lutar junto à comunidade pela cons-trução do parque ao participar da Audiência Pública do dia 4 de Se-tembro. Vamos lá. Não vamos deixar esse so-nho acabar!

Vem aí mais um

Pampulha Viva

Pela terceira vez consecu-tiva, o Programa Pampulha Viva será realizado no dia 20 de Setembro, no Marco Zero da Lagoa da Pampulha, com a participação de 18 escolas públicas da região da Pampu-lha e de Contagem.

O Pampulha Viva é re-alizado no Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que acontece simultaneamente no mundo inteiro sempre no terceiro sábado de Setembro, unindo núcleos Manuelzão / UFMG , empresas como a Coca Cola FEMSA e institui-ções localizadas em micro

bacias contribuintes e/ou pró-ximas à bacia hidrográfica da Pampulha. O objetivo do pro-jeto é despertar a consciência ambiental em relação à Bacia do Ribeirão Onça e sub- bacia do córrego Engenho Noguei-ra.

Este ano, os alunos e am-bientalistas farão a limpeza da Lagoa da Pampulha. En-quanto recolhem o lixo, eles chamam a atenção, sensibili-zam, mobilizam e educam os moradores e os alertam para a necessidade de mudar de atitude, não jogando lixo na beira da lagoa.

Em 2013 foram coletados 302 kg de resíduos sólidos por turmas

Nirm

a D

amas

Região Pampulha BH/Agosto 2014

Região Pampulha BH / Maio 2014

Região Pampulha BH / Maio 2014

Coluna do Kaizer LEVI X KALILNão vai haver final feliz

esta briga de Kalil e Levi. O presidente do Galo é bocu-do mas ama o Galo, já o Levi é empregado do Clube logo deve satisfações ao patrão. O Levi veio para o Galo para pôr ordem na casa, isto é, o time estava vivendo como se fosse o campeão do mundo e nos sabemos que o cam-peão do mundo em Mar-rocos foi o Bayern de Mu-nique, o Atlético ficou em terceiro lugar.

Por outro lado devido a independência financeira do Levi (ficou milionário no Ja-pão) ele dirige o Galo pare-cendo que faz um favor. Alto lá Sr. Levi os torcedores do Galo até o consideram bom treinador mas você não é nenhum Jose Mourinho ou Pepe Guardiola, caso contrá-rio estaria dirigindo o Milan, Borussia, Chelsea ou Bar-celona, pelo contrário você estava no Japão que é a 2ª.divisão do futebol mundial.

O Galo tem jogado mal, está mau treinado não tem jogada ensaiada e o que é pior, os números estatísticos os quais o Levi adora estão bem modestos. Siga o exem-plo do Telê Santana, rigor com amor, pois este negócio do Galo não se concentrar não vai acabar bem, as ten-tações são muitas.

O Levi vive dizendo que o time é bom, não precisa de reforços, ou ele é cego, ou

não manja de futebol. O Galo tem deficiências gravíssimas nas laterais, no meio cam-po e no ataque. O Levi custa enxergar o óbvio, só ele via qualidades no Emerson Con-ceição, que pode ser ótima pessoa mas de bola não joga nada. O Pedro Botelho que não é nenhuma Brastemp consertou pelo menos em parte a lateral esquerda do Galo. Menos Levi e se quiser ir embora, já vai tarde!!!

CRUZEIRO ESTÁ SOBRANDOO Cruzeiro continua so-

brando no campeonato. Apesar de alguns percalços o time é bem afinado com o treinador, tem ótimo banco de reservas e joga para frente contra qualquer adversário.Dá gosto ver o Cruzeiro jogar, dá nostalgia daquela época que os brasileiros eram os donos da bola, dois toques, saída em alta velocidade, alta rotatividade no ataque, enfim bem diferente do estilo “pe-gador” gaúcho de jogar bola.

O Marcelo se mostra um treinador competente, equili-brado e conhecedor de bola, pois foi craque no campo. Seu estilo de coach lembra dos treinadores europeus que por aqui estiveram durante a Copa do Mundo, sem berrar, esbravejar a beira do campo como fazem os nossos “pro-fessores”. Se continuar assim, será tetra campeão facilmen-te.

AMERICA NA SERIE B

O grande Ameriquinha está muito bem na Série B e tudo indica que vai subir pois tem bom time, treina-dor equilibrado e conhece-dor de Futebol. Se mantiver o bom aproveitamento no Independência estará na sé-rie no próximo ano. Mas o time é bom para série B, na série A, o buraco é mais em-baixo, vai precisar de bons reforços.

DUNGA X SELEÇAOA convocação do Dunga

foi pela lógica, mas eu não chamaria alguns que jogam na Europa, tipo Hulk, Oscar, William, Maycon estes caras já eram. Ficamos livre do Jú-lio Cesar e seu pesado lobby da rede Globo, mas como estamos no início, vamos aguardar. O Brasil que se prepare pois as eliminató-rias serão duríssimas, já que todo mundo evoluiu princi-palmente na América do Sul e nos regredimos com os treinadores de padrão gaú-cho que só gostam de bola parada e pegadas. Por outro lado a cúpula que manda é mesma, Marin e Marco Polo del Nero, caras para lá de suspeitos quando se fala em Seleção Brasileira, pois todos eles tem ligações perigosas com o Sr. Ricardo Teixeira que vive muito bem em Miami recebendo ain-da ajuda da CBF. Pode não doer, mas chateia.

[email protected]

Renata Sander teve muito o que contar em sua palestra no Brasil

Valeu à pena ouvir o que a nadadora Renata Sander se pro-pôs a dizer em sua paletra proferida o mês passado, sobre a o curso que está fazendo nos Estados Unidos e também sobre a sua vida profissional. Quem esteve presente teve a oportu-nidade de aprender, perguntar e tirar dúvidas e comparar o ensino e o incentivo ao esporte entre os dois países.

Venha “Pedalar” na Pampulha

No próximo dia 7 de Se-tembro, acontece mais um evento da BrasilPrev “Pedalar 2014. A largada será às 8 ho-ras com saída da nova praça da Pampulha, com percurso

de 7,5 quilômetros. A inscrição pode ser feita

pelo site: www.circuitopeda-lar.com.br, concordando com o regulamento. Os idosos também podem se inscrever.

Div

ulga

ção

Região Pampulha BH/Agosto 2014 05Segurança 09Esportes

Região Pampulha BH / Maio 2014

Saber Empreender

Pães e Energia Pães e Energia Pães e Energia Pães e EnergiaPães e EnergiaPadaria . Confeitaria . Lanchonete . Mercearia

FAÇA SEU PEDIDO E ENTREGAMOS PARA VOCÊ!

Rua Orozimbo Nonato, 1.029 - Fone: 3497-8580

Cento e quarenta novas categorias passam a ter di-reito ao Supersimples a par-tir de 2015, como médicos, corretores, advogados, jor-nalistas e outras atividades, que pagarão menos tributos e terão menos burocracia.

A presidente da Repú-blica, Dilma Rousseff, san-cionou a Lei Complementar 147/2014, que cria um ca-dastro único para micro e pequenas empresas. Com essa medida, o critério de adesão ao Supersimples passa a ser o teto anual de faturamento de R$ 3,6 mi-lhões por ano.

Com a sanção da lei, mais de 140 atividades, entre elas médicos, advogados, corre-tores, jornalistas, fisiotera-peutas e engenheiros pode-rão aderir ao Supersimples e passarão a pagar uma carga tributária diferenciada a

Mudanças no Supersimples: o que o dono de pequeno negócio deve saber

partir de janeiro de 2015. A nova lei unifica oito im-

postos em um único boleto, reduz, em média, em 40% a carga tributária e faz com que o CNPJ seja o único nú-mero da empresa.

A Lei estabelece como critério de adesão o porte e o faturamento da empresa, em vez da atividade exerci-da. Com isso, médicos, cor-retores e diversos outros profissionais, principalmente do setor de serviços, podem aderir e passar a pagar me-nos tributos, com menos bu-rocracias.

Além disso, a nova norma também protege o Microem-preendedor Individual (MEI), categoria que fatura até R$ 5 mil por mês ou por ano até R$ 60 mil, de cobranças in-devidas realizadas por con-selhos de classe, veda a al-teração do Imposto Predial e

Territorial Urbano (IPTU) de residencial para comercial e elimina o ônus previdenciá-rio de 20% para quem con-trata o MEI.

A opção para aderir ao Supersimples é feita so-mente pelo site da Receita Federal entre o primeiro dia útil de novembro e o penúl-timo dia útil de dezembro de 2014. Mas a tributação pelo Supersimples só valerá a partir de 1º de janeiro de 2015.

Mais informações e a re-lação de todas as atividades profissionais beneficiadas com a nova Lei você confe-re no site www.sebrae.com.br/portalsebrae. Basta digi-tar Supersimples na busca.

Dúvidas e sugestões para a nossa coluna no e-mail [email protected]átima Emediato/jornalista

Ciência sem Fronteiras concede bolsas de estudos em 21 países no exterior

Estão abertas as inscrições para o programa Ciência sem Fronteiras que concede bolsas de estudo para universitários no ex-terior.

São 14.050 vagas para gra-duação-sanduíche em 21 países. Além da bolsa mensal e seguro-saúde, o aluno recebe auxílios

Inscrições abertas para oEnsino infantil 2015 As inscrições para preenchi-

mento de vagas para atendimento à Educação Infantil nas unidades municipais para 2015 já estão abrtas. Só podem se inscrever as crianças nascidas a partir de 1º de julho de 2009 e crianças com deficiência ou sob Medida de Pro-teção que tenha documento que comprove esta condição, que são obrigadas a se matricular. As ins-crições vão até o dia 19 de Setem-bro, somente para crianças resi-dentes em Belo Horizonte.

Para fazer a inscrições, que são gratuitas, os pais ou responsáveis

devem apresentar certidão de nas-cimento da criança; cartão de vaci-na da criança atualizado ou cartão do Centro de Saúde que atende à família; comprovante de residência recente (preferencialmente, conta de luz); comprovante do local de trabalho do responsável, caso opte por concorrer a uma vaga perto do trabalho; número de Inscrição So-cial (NIS), quando possuir.

A Prefeitura de Belo Horizonte destina 70% das vagas ao público de maior vulnerabilidade social e as vagas restantes são preenchidas por meio de sorteio.

para instalação, deslocamento e material didático.

A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciên-cia, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas ins-tituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Além disso, busca atrair pesqui-sadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias

No próximo dia 2 de Se-tembro, a Faculdade IBS, conveniada da Fundação Ge-tulio Vargas no Vetor Norte, promove mais uma de suas boas iniciativas em prol do desenvolvimento de carrei-ras e qualificação profissional da comunidade da região. O convidado da vez é Fred Albu-querque, autoridade na área de Marketing e professor da FGV nos cursos de pós-gra-duação em Administração e MBA em Gestão Estratégi-ca do Esporte. Albuquerque

propõe uma reflexão sobre A Gestão do Marketing Frente aos Desafios Atuais - Porque as empresas nunca sobrevi-veram sem agir estrategica-mente -, a partir de 19h, em encontro gratuito no audi-tório da Faculdade IBS/FGV, que fica localizado a Rua Ber-nardo Ferreira da Cruz, 52, em Venda Nova, próximo ao Shopping Estação BH.

Entre os desdobramen-tos do tema, estão incluídos: Uma nova percepção do con-ceito de marketing; O posi-cionamento dos gestores da área para enfrentar cenários em transformação; Marke-ting para novos empreende-dores, entre outros. Ou seja, uma aula sobre negócios, clientes, atendimento e zelo pela qualidade, para aplica-ção imediata na gestão dos negócios da região.

Mais informações e ins-crições pelo site www.ibs.edu.br, tel 3457 8730 ou por email:[email protected].

IBS

Fred Albuquerque, palestrante

Marketing é tema de palestra gratuita

Região Pampulha BH/Agosto 2014

Região Pampulha BH / Maio 2014

Assédio moral

Muitas vítimas de assédio moral só percebem que so-freram o processo doloroso do assédio quando este já foi executado, sua capacidade laborativa foi minada e já vi-vencia uma série de proble-mas somáticos, psíquicos e emocionais.O sintoma é aquilo que emerge, é o que aparece. E os sintomas mais comuns nas vítimas de assédio moral podem ser: baixa autoesti-ma, nervosismo, stress, in-sônia, taquicardia, perturba-ções gastro-intestinais, falta de desejo sexual, consumo indiscriminado de drogas lí-citas e ilícitas, esgotamento físico e psíquico. Sintomas que podem levar a diagnós-ticos como depressão, ansie-dade, síndrome do pânico, transtorno obsessivo com-pulsivo, paranóia, etc.A causa de todo este mal é ter sido vítima de assédio moral.No trabalho a vítima de assé-dio moral geralmente apre-senta queda na produtivida-de e na qualidade do serviço, falta de motivação, atrasos, licenças médicas, isolamento do grupo e ambivalência dos sentimentos - como meca-nismos de defesa.Muitas pessoas não acredi-tam que o quadro descrito acima acontece. Por isso, faço uma comparação: po-de-se não acreditar que um simples mosquito transmita

A importância da prevenção no combateao assédio moral

uma doença que leva até à morte, como no caso da den-gue hemorrágica, mas é uma realidade. O doente vítima da dengue precisa de cuida-dos médicos, assim como a vítima de assédio moral. Nos dois casos o mais importante é a prevenção, pois a doença já é o sintoma.A prevenção da dengue se faz com campanhas educativas e orientação para impedir que o mosquito transmissor da dengue se prolifere, eli-minando suas larvas e impe-dindo o aumento de casos da doença. Da mesma forma, no assédio moral é importante a divulgação do tema em cam-panhas educativas de escla-recimento, palestras, deba-tes, leituras sobre o assunto e principalmente na atuação dos sindicatos na defesa da saúde do servidor. Tudo para que o assédio não tome pro-porções de uma epidemia. Somente com a prevenção e o combate poderemos impe-dir a proliferação deste mal: o assédio moral no trabalho. Participe, opine vamos criar um bom fórum de discussões nos próximos meses.

Arthur Lobato é Psicólogo, especialista no Combate ao Assédio Moral.

www.assediomoralesaude-notrabalho.blogspot.comlobatofiscaliza@yahoo.com.br

Leitura na Praça comemora Dia dos Pais

Soccial

Natal solidário. A campanha já começou

Não faltaram atividades para homenagear os Pais pelo seu dia durante mais um evento Leitura na Praça realizado no último dia 23 de Agosto.

Oficinas de xadrez, de te-atro, e, para crianças, cama elástica com monitor, pipoca, algodão doce, foi o cenário que as voluntárias do Insti-tuto Dona Clara prepararam para receber os pais e filhos que estiveram se divertin-do na Praça MIriam Bran-dão, onde o evento aconte-ce a cada último sábado do

mês. Além da biblioteca para

empréstimos de livros à co-munidade, os pais puderam contar com oficinas, como

massagem terapêutica, au-riculoacupuntura e dicas de tratamento capilar, e, para as crianças, muita diversão com brincadeiras.

Como todo ano, os volun-tários do projeto Leitura na Praça recolhem brinquedos

para o Natal Solidário que é realizado no fim do ano com a distribuição de brinquedos

para oito creches da região.A campanha consiste em

arrecadar brinquedos novos. Até o momento, em oito anos de trabalho, 723 crianças for-mam beneficiadas somente em 2013.

Quem quiser fazer a sua doação, basta entrar em con-tato com o Instituto Dona Cla-ra, pelo telefone: 3497-6919 - ou pelo e-mail: secreta-riainstitut [email protected]; Quem quiser fazer doa-ções é só entrar em contato para que a coordenação do Instituto possa ir buscá-las.

Em 2013, 723 crianças de oito creches foram beneficiadasAr

quiv

o

Arqu

ivo

Região Pampulha BH/Agosto 2014 05Segurança 11Comunidade

Região Pampulha BH / Maio 2014

A Virada Cultural de Belo Horizonte deste ano começa às 19h do dia 30 e termina às 19h do dia 31 de Agosto. Em 24 horas, 400 atividades cul-turais serão apresentadas em 62 espaços da capital, abran-gendo manifestações artís-ticas como música, teatro, cinema, literatura e interven-ções urbanas. Além das 124 apresentações artísticas es-colhidas via seleção pública, outras centenas de artistas convidados se apresentam nos palcos oficiais, palcos parceiros e espaços culturais da cidade e da PBH.

A programação da Virada Cultural 2014 dedica parte de sua programação ao pú-blico infantil. É a Viradinha Cultural, com a realização de

oficinas, espetáculos teatrais e circenses, narração de his-tórias e shows musicais, to-dos escolhidos a dedo com a intenção não somente de entreter, mas também de for-mar um público apreciador de arte desde cedo.

“Daqui a dez anos é essa criançada de hoje que estará participando da Virada Cul-tural”, afirma a coordenado-ra geral do evento, Simone Araújo.

Promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da FMC, em conjunto com a Associação de Amigos do Mu-seu Histórico Abílio Barreto (AAMHAB), o evento fomen-ta a diversidade e a democra-tização do acesso aos bens culturais.

Serão 24 horas de atividades culturais em Belo Horizonte

Anos após eternizar a boemia paulistana em “Augusta, Angélica e Consolação”, Tom Zé promete fazer um show histórico na Virada Cultural de Belo Horizonte. Ele vai se apresentar na madrugada de domingo, dia 31, no palco montado na Rua Guaicurus, região famosa pelo meretrício e por personagens como a his-tórica Hilda Furacão. O palco da Guaicurus é uma das novidades da Virada deste ano e traz como conceito o Cabaré, misturando diversas linguagens artísticas, como música, teatro, circo, performance e dança.

Site

Tom

Região Pampulha BH/Agosto 201412 Cultura