Jornal Cocorico Mar11

4
2 Ad’oro: uma empresa familiar 4 Empresa investe em segurança 3 Saiba mais sobre os planos de saúde Jornal Interno janeiro 2011 Edição 23 4 Confraternização Confraternização Confraternização Confraternização Confraternização Trocar informações e alinhar proces- sos/procedimentos. Esse é o objetivo do “Café de Integração”, um programa que teve início em janeiro, em São Carlos. O encontro acontecerá todo mês e conta- rá com a participação de todos os líde- res, funcionários das áreas de apoio e convidados das áreas de produção. Sob a coordenação de Rodrigo Belasques, Gerente de Agropecuária e apoio do RH Corporativo, cada encontro será or- ganizado por uma área da unidade, que trará para todos informações importan- tes sobre suas ações, projetos e necessi- dades. Esses dados irão ajudar no pro- cesso de construção do futuro da em- presa, sendo agentes de comunicação e mudança da cultura da organização. Dando continuidade às ações de Segurança do Trabalho em São Carlos, a unidade implantou em dezembro o sistema de bloqueamento de fontes de energia para quando os equipamentos necessitarem de manutenção ou limpeza. A im- plantação foi através de procedimentos e treinamentos teóricos e práticos, com a participação dos funcionários da fábrica, mecânicos e eletricistas e contou com total apoio das áreas envolvidas “O objetivo é conscientizar todos os envolvidos da necessidade de procedimentos para desligar e religar fontes de energia, preve- nindo possíveis acidentes”, complementa Marco A. Torezzi, técnico de segurança do trabalho da unidade. Bloqueio elétrico e Bloqueio elétrico e Bloqueio elétrico e Bloqueio elétrico e Bloqueio elétrico e travamento mecânico travamento mecânico travamento mecânico travamento mecânico travamento mecânico Mais integração e comunicação e comunicação e comunicação e comunicação e comunicação São Carlos

description

Edição de Março de 2011 do jornal Cocoricó

Transcript of Jornal Cocorico Mar11

Page 1: Jornal Cocorico Mar11

2

Ad’oro:umaempresafamiliar

4

Empresainvesteemsegurança

3

Saiba maissobre osplanosde saúde

Jornal Interno janeiro 2011 Edição 23

4

ConfraternizaçãoConfraternizaçãoConfraternizaçãoConfraternizaçãoConfraternização

Trocar informações e alinhar proces-sos/procedimentos. Esse é o objetivo do“Café de Integração”, um programa queteve início em janeiro, em São Carlos. Oencontro acontecerá todo mês e conta-rá com a participação de todos os líde-res, funcionários das áreas de apoio econvidados das áreas de produção. Soba coordenação de Rodrigo Belasques,Gerente de Agropecuária e apoio doRH Corporativo, cada encontro será or-ganizado por uma área da unidade, quetrará para todos informações importan-tes sobre suas ações, projetos e necessi-dades. Esses dados irão ajudar no pro-cesso de construção do futuro da em-presa, sendo agentes de comunicaçãoe mudança da cultura da organização.

Dando continuidade às ações de Segurança do Trabalho em São Carlos, aunidade implantou em dezembro o sistema de bloqueamento de fontes de energiapara quando os equipamentos necessitarem de manutenção ou limpeza. A im-plantação foi através de procedimentos e treinamentos teóricos e práticos, com aparticipação dos funcionários da fábrica, mecânicos e eletricistas e contou comtotal apoio das áreas envolvidas “O objetivo é conscientizar todos os envolvidosda necessidade de procedimentos para desligar e religar fontes de energia, preve-nindo possíveis acidentes”, complementa Marco A. Torezzi, técnico de segurançado trabalho da unidade.

Bloqueio elétrico eBloqueio elétrico eBloqueio elétrico eBloqueio elétrico eBloqueio elétrico etravamento mecânicotravamento mecânicotravamento mecânicotravamento mecânicotravamento mecânico

Mais integraçãoe comunicaçãoe comunicaçãoe comunicaçãoe comunicaçãoe comunicação

SãoCarlos

Page 2: Jornal Cocorico Mar11

AD’ORO S/AAD’ORO S/AAD’ORO S/AAD’ORO S/AAD’ORO S/AEstrada de acesso SP 053/332, Km 4 - Bairro MursaCP: 081 - Cep: 13226-400 - Várzea PaulistaSão Paulo - Fone: (11) 4596.8350

Jornalista Responsável: Jornalista Responsável: Jornalista Responsável: Jornalista Responsável: Jornalista Responsável: Mônica Tozetto de BarrosLeite (MTB 33.120)Produção Gráfica: Produção Gráfica: Produção Gráfica: Produção Gráfica: Produção Gráfica: Laser Press ComunicaçãoIntegrada (11) 4587.6499 www.laserpress.net

EXPEDIENTE

janeiro 2011janeiro 2011janeiro 2011janeiro 2011janeiro 20112

Ad’oro,umaempresafamiliar

Saiba maisSaiba maisSaiba maisSaiba maisSaiba mais

Desde sua fundação, em 1987, aDesde sua fundação, em 1987, aDesde sua fundação, em 1987, aDesde sua fundação, em 1987, aDesde sua fundação, em 1987, aAd’oro é gerida pelos irmãos Caio, MárcioAd’oro é gerida pelos irmãos Caio, MárcioAd’oro é gerida pelos irmãos Caio, MárcioAd’oro é gerida pelos irmãos Caio, MárcioAd’oro é gerida pelos irmãos Caio, Márcioe Fernando Lutfalla. Os três vieram do mer-e Fernando Lutfalla. Os três vieram do mer-e Fernando Lutfalla. Os três vieram do mer-e Fernando Lutfalla. Os três vieram do mer-e Fernando Lutfalla. Os três vieram do mer-cado financeiro. Márcio cuida do Abate,cado financeiro. Márcio cuida do Abate,cado financeiro. Márcio cuida do Abate,cado financeiro. Márcio cuida do Abate,cado financeiro. Márcio cuida do Abate,Fernando de Fomento e Caio, Administra-Fernando de Fomento e Caio, Administra-Fernando de Fomento e Caio, Administra-Fernando de Fomento e Caio, Administra-Fernando de Fomento e Caio, Administra-ção, Finanças e Tecnologia. Na área Co-ção, Finanças e Tecnologia. Na área Co-ção, Finanças e Tecnologia. Na área Co-ção, Finanças e Tecnologia. Na área Co-ção, Finanças e Tecnologia. Na área Co-mercial, também se dividem. mercial, também se dividem. mercial, também se dividem. mercial, também se dividem. mercial, também se dividem. O varejo estáO varejo estáO varejo estáO varejo estáO varejo estánas mãos de Fernando. Caio olha paranas mãos de Fernando. Caio olha paranas mãos de Fernando. Caio olha paranas mãos de Fernando. Caio olha paranas mãos de Fernando. Caio olha parao espaço interestadual e Márcio, expor-o espaço interestadual e Márcio, expor-o espaço interestadual e Márcio, expor-o espaço interestadual e Márcio, expor-o espaço interestadual e Márcio, expor-tação. Quando o assunto é invest imen-tação. Quando o assunto é invest imen-tação. Quando o assunto é invest imen-tação. Quando o assunto é invest imen-tação. Quando o assunto é invest imen-to , desenvolv imento e es t ra tégia, a fa -to , desenvolv imento e es t ra tégia, a fa -to , desenvolv imento e es t ra tégia, a fa -to , desenvolv imento e es t ra tégia, a fa -to , desenvolv imento e es t ra tégia, a fa -mí l ia se junta.mí l ia se junta.mí l ia se junta.mí l ia se junta.mí l ia se junta.

No início, empresaNo início, empresaNo início, empresaNo início, empresaNo início, empresavendia frangos vivosvendia frangos vivosvendia frangos vivosvendia frangos vivosvendia frangos vivos

No final dos anos 80, os irmãos Caio, Fernandoe Márcio Lutfalla decidiram apostar na criação evenda de porcos e frangos vivos. O local escolhi-do foi a fazenda da família, em São Carlos. Onegócio deu certo e começou a crescer. No iníciode 1990, além da criação própria começaram adesenvolver a integração (criação em parceria).No ano seguinte, 1991, resolveram entender umpouco mais sobre o mercado de varejo. Alugaramum galpão no bairro do Bom Retiro, em São Paulo.Lá, vendiam frango abatido, além de embutidos elaticínios. Chegaram a montar uma banca no Ceasa.

O trio percebeu que o negócio estava toman-do corpo. Arrendaram o local de antigos produto-res de perus, onde hoje funciona a célula de Vár-zea Paulista. O frango era enviado vivo para lá.No início, eram abatidas cerca de 20 mil aves pordia. Não demoraram para comprar definitivamen-te a fábrica. No final de 1995, o número mais queduplicou: 50 mil aves abatidas/dia. Em 2000, 120mil aves. “Chegamos a arrendar outro abatedouropara ampliar a produção, mas veio a crise de 2.000,que foi muito forte. Muitas empresas fecharam,outras reduziram. Este foi nosso caso”, conta Caio.

A recuperaçãoA recuperaçãoA recuperaçãoA recuperaçãoA recuperaçãoEntre 2002 e 2003, a Ad’oro experimenta

um período de recuperação. Volta a crescer maisforte até 2005. Em 2006, o País enfrenta a gripeaviária, que machuca bastante o setor. A crise sedissipa em 2007, quando então a empresa am-plia investimentos. Dessa vez, apostam na im-plantação de matrizes. “O processo anterior ti-nha início na compra de ovos e pintinhos. Fazía-mos o alojamento e engorda”, lembra Caio. Apartir dessa data, passam a realizar o ciclo com-pleto: matriz – ovo – incubatório – pintinho. Daí,vai para as granjas engordar e depois,abatedouro e distribuição. O incubatório funcio-na em Rio Claro. A criação, em São Carlos,onde também está a fábrica de ração. Abate edistribuição ficam em Várzea Paulista. São 420toneladas dia e 9000 toneladas mês.

Novos projetosNovos projetosNovos projetosNovos projetosNovos projetosAtualmente, os planos de crescimento da Ad’oro

estão focados no mercado de varejo de São Pau-lo. Caio explica que hoje existem dois grandesgrupos que detém 50% das vendas. Colocandooutros na balança, mais cooperativas, sobra ape-nas 20% de espaço para empresas de médio por-te, caso da Ad’oro. “É difícil se posicionar numagôndola de supermercado, por exemplo, ao ladode grupos tão grandes”, acredita.

A estratégia para driblar essa questão será

montar um papel regional. Para eles, a grande van-tagem da Ad’oro é estar ao lado de São Paulo,maior renda e centro consumidor do País. “Temosque nos beneficiar disso”, garante. Outra questão ésair da commoditie (frango, coxa e peito) e investirem food service (restaurantes, hoteis etc). “Numatendimento diferenciado, onde oferecemos umproduto específico às necessidades do consumi-dor, é possível ter uma lucratividade maior do quena commoditie”, explica Caio.

2 0 1 12 0 1 12 0 1 12 0 1 12 0 1 1Desde o ano passado, a Ad’oro está investin-

do cada vez menos em frango inteiro e aumentan-do os projetos para as partes filetadas: filé, coxadesossada, ponta de asa, tirinha, cubinho etc. Maso processo não é assim tão simples. “Precisamossair da commoditie de maneira planejada, um pas-so por vez”, diz Caio. Afinal, é crucial encontrar ocliente que vai comprar aquele produto específicoe também, mudar as estratégias de venda emarketing.

Para 2011, está prevista a construção de umaárea de três mil metros quadrados, destinada àelaboração dos novos produtos. A empresa estáestudando, também, parcerias para vender essesitens em cidades como Várzea Paulista, Jundiaí eCampo Limpo.

CommoditiesCommoditiesCommoditiesCommoditiesCommodities

É o produto bruto, já abatido – frango, coxa e peito. Para se ter lucro, é preciso ter escala (grandes

volumes). No caso da Ad’oro, a escala não chega a ser significativa para competir com grupos

maiores.

Food Service Food Service Food Service Food Service Food Service

Mercado que se caracteriza pelo atendimento de necessidades específicas. O cliente paga por

aquilo que vá facilitar seu processo. Área em crescimento devido ao aumento de renda e do fato de

as pessoas comerem fora com frequência cada vez maior. A Ad’oro já criou a embalagem individual,

que foi um sucesso no mercado do Rio de Janeiro.

Page 3: Jornal Cocorico Mar11

3janeiro 2011janeiro 2011janeiro 2011janeiro 2011janeiro 2011

ReceitaReceitaReceitaReceitaReceita

FOTO ILUSTRATIVA

A utilização correta do plano de

saúde contribui para melhores resulta-

dos no tratamento. E você pode cola-

borar. Organizar um mini prontuário,

com todas as suas informações e de

sua família, com exames e receitas, já

ajuda no diagnóstico, por exemplo. O

exame clínico do seu médico também

deve ser valorizado. Se tiver que le-

var seu filho ao médico, deixe a cri-

ança que estiver saudável em casa.

E, cuidado, o cartão do seu plano é

pessoal e intransferível. Abaixo, ou-

tras orientações.

Consu l tasConsu l tasConsu l tasConsu l tasConsu l tas

1. Sempre que possível procure um

especialista. Tenha um médico de con-

fiança e procure seguir todas as orien-

tações.

Em uma panela grande, dissolva ocreme de cebola em um litro de água.Coloque os peitos de frango, tampe eleve ao fogo até que estejam cozidos.Retire o frango, desfie e misture ao cal-do que sobrou do cozimento. Acres-cente o creme de leite e misture bem.Despeje em um recipiente refratário(20 x 30cm) e leve ao forno médio-alto (200o C) pre-aquecido, por cer-ca de 20 minutos ou até gratinar. Sir-va a seguir.

Plano de saúde: saibacomo tirar proveitocomo tirar proveitocomo tirar proveitocomo tirar proveitocomo tirar proveito

2. Utilize a consulta de retorno.

3. Não adie sua visita ao médico.

Suspeitando de alguma doença, pro-

cure a ajuda de um profissional.

4. Não passe por vários médicos

da mesma especialidade para confir-

mar diagnóstico, salvo sob orientação

profissional

Pronto SocorroPronto SocorroPronto SocorroPronto SocorroPronto Socorro

1. Procure utilizar o pronto-socorro

somente em casos de urgência e emer-

gência

2. Quando o atendimento não for

emergencial, dê preferência ao atendi-

mento em consultórios. O ambiente de

pronto-socorro é propenso a agentes

causadores de contágio e infecções.

Além disso, o atendimento é realizado

por um médico generalista.

ExamesExamesExamesExamesExames

1. Sempre que fizer um exame, reti-

re o resultado e leve-o ao médico. Con-

tinue seu tratamento.

2. A validade da maioria dos exa-

mes é de seis meses e estes podem ser

avaliados por outros especialistas.

3. Não solicite exames desnecessá-

rios. O médico sabe qual a necessida-

de real de um novo exame.

Colaboração: Nilza dos SantosColaboração: Nilza dos SantosColaboração: Nilza dos SantosColaboração: Nilza dos SantosColaboração: Nilza dos Santos

Alcatrão – Ambulatório MédicoAlcatrão – Ambulatório MédicoAlcatrão – Ambulatório MédicoAlcatrão – Ambulatório MédicoAlcatrão – Ambulatório Médico

Este mês, publicamos a receita de Rabiah Bou Abbas, uma dasEste mês, publicamos a receita de Rabiah Bou Abbas, uma dasEste mês, publicamos a receita de Rabiah Bou Abbas, uma dasEste mês, publicamos a receita de Rabiah Bou Abbas, uma dasEste mês, publicamos a receita de Rabiah Bou Abbas, uma das

finalistas do último concurso de culinária realizado pela Ad’orofinalistas do último concurso de culinária realizado pela Ad’orofinalistas do último concurso de culinária realizado pela Ad’orofinalistas do último concurso de culinária realizado pela Ad’orofinalistas do último concurso de culinária realizado pela Ad’oro

INGREDIENTESINGREDIENTESINGREDIENTESINGREDIENTESINGREDIENTES

Frango ao creme de cebolaMODO DE PREPAROMODO DE PREPAROMODO DE PREPAROMODO DE PREPAROMODO DE PREPARO

1 pacote de creme de cebola

Maggi

2 peitos de frango com osso

e sem pele (cerca de 1 quilo)

1 lata de creme de leite

Nestlé

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Page 4: Jornal Cocorico Mar11

janeiro 2011janeiro 2011janeiro 2011janeiro 2011janeiro 20114

Com o objet ivo de invest i rCom o objet ivo de invest i rCom o objet ivo de invest i rCom o objet ivo de invest i rCom o objet ivo de invest i rcada vez mais na segurança dacada vez mais na segurança dacada vez mais na segurança dacada vez mais na segurança dacada vez mais na segurança daempresa e dos funcionários, des-empresa e dos funcionários, des-empresa e dos funcionários, des-empresa e dos funcionários, des-empresa e dos funcionários, des-de janeiro a Ad’oro está traba-de janeiro a Ad’oro está traba-de janeiro a Ad’oro está traba-de janeiro a Ad’oro está traba-de janeiro a Ad’oro está traba-lhando com um Circuito Fechadolhando com um Circuito Fechadolhando com um Circuito Fechadolhando com um Circuito Fechadolhando com um Circuito Fechadode TV. O pátio e áreas de acessode TV. O pátio e áreas de acessode TV. O pátio e áreas de acessode TV. O pátio e áreas de acessode TV. O pátio e áreas de acessotêm agora total cobertura etêm agora total cobertura etêm agora total cobertura etêm agora total cobertura etêm agora total cobertura emon i to r ia .mon i to r ia .mon i to r ia .mon i to r ia .mon i to r ia .

Empresainveste emsegurança

SãoCarlos

Em todas as unidades da Ad’oro os funcionários se reuniram no final de 2010 para comemorar mais um ano deEm todas as unidades da Ad’oro os funcionários se reuniram no final de 2010 para comemorar mais um ano deEm todas as unidades da Ad’oro os funcionários se reuniram no final de 2010 para comemorar mais um ano deEm todas as unidades da Ad’oro os funcionários se reuniram no final de 2010 para comemorar mais um ano deEm todas as unidades da Ad’oro os funcionários se reuniram no final de 2010 para comemorar mais um ano deconquistas. Música, boa comida e bebida e o tradicional sorteio de brindes alegrou a todos que marcaram presença.conquistas. Música, boa comida e bebida e o tradicional sorteio de brindes alegrou a todos que marcaram presença.conquistas. Música, boa comida e bebida e o tradicional sorteio de brindes alegrou a todos que marcaram presença.conquistas. Música, boa comida e bebida e o tradicional sorteio de brindes alegrou a todos que marcaram presença.conquistas. Música, boa comida e bebida e o tradicional sorteio de brindes alegrou a todos que marcaram presença.

Confraternização

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Várzea

Pta.

Fotos da Festa de Confraternização 2010 em Várzea PaulistaFotos da Festa de Confraternização 2010 em Várzea PaulistaFotos da Festa de Confraternização 2010 em Várzea PaulistaFotos da Festa de Confraternização 2010 em Várzea PaulistaFotos da Festa de Confraternização 2010 em Várzea Paulista