Jornal Comerciário em Foco - Set / Out / Nov / Dez 2015

4
ANO II - EDIÇÃO 8 - SET | OUT | NOV | DEZ 2015 CATALÃO - GOIÁS COMERCIÁRIO FOCO em Fiscalização Para impedir que os patrões explorem os trabalhadores neste fim de ano, o SindCom irá fiscalizar o comércio da cidade. Desde o início do período estendido, 10 de dezembro, o Sindicato tem alertado os gerentes e pro- prietários para o cumprimen- to do acordo que foi fechado com o sindicato patronal.

description

Publicação do Sindicato dos Comerciários de Catalão/GO

Transcript of Jornal Comerciário em Foco - Set / Out / Nov / Dez 2015

Page 1: Jornal Comerciário em Foco - Set / Out / Nov / Dez 2015

ANO II - EDIÇÃO 8 - SET | OUT | NOV | DEZ 2015CATALÃO - GOIÁS

COMERCIÁRIO FOCOem

FiscalizaçãoPara impedir que os patrões explorem os trabalhadores neste fi m de ano, o SindCom irá fi scalizar o comércio da cidade. Desde o início do período estendido, 10 de dezembro, o Sindicato tem alertado os gerentes e pro-prietários para o cumprimen-to do acordo que foi fechado com o sindicato patronal.

Page 2: Jornal Comerciário em Foco - Set / Out / Nov / Dez 2015

COMERCIÁRIO EM FOCO - SET | OUT | NOV | DEZ 20152

Copa de futebol dos Comerciários é encerrada

Seminário

Apoio aos metalúrgicos

Editorial Companheiros (as), é com imensa gratidão que encerramos mais um ano, pois chegamos até aqui com a confi ança que vocês nos depositaram. Apesar de estarmos caminhando para um ano novo, ainda há muito trabalho pela frente. A jornada de vocês tem sido estendida e isso também vale pra nós do Sindicato. Este foi um ano inten-so, de conquistas, mas também de preocupações, justamente pela crise econômica e política que afeta nosso País. Sabemos que os mais prejudicados so-mos nós trabalhadores. Sempre pagamos o pato. Mas, indepen-dente de tudo, nosso sindicato é de luta e estamos dispostos a encarar todas as batalhas em defesa dos comerciários. Obvia-mente, sozinhos não chegare-mos em lugar algum, mas com o seu apoio, sem dúvida, soma-remos ainda mais conquistas. Para 2016 nosso desejo é de ainda mais união, coragem e sabedoria para defender os nos-sos direitos. Desejamos também muitas realizações, amor e saú-de a você e toda a sua família. Muito obrigado, companheiros. Tenham um Feliz Natal e prós-pero Ano Novo!

até aqui com a confi ança que vocês nos depositaram. Apesar de estarmos caminhando para um ano novo, ainda há muito trabalho pela frente. A jornada de vocês tem sido estendida e isso também vale pra nós do Sindicato. Este foi um ano inten-so, de conquistas, mas também de preocupações, justamente pela crise econômica e política que afeta nosso País. Sabemos que os mais prejudicados so-mos nós trabalhadores. Sempre pagamos o pato. Mas, indepen-dente de tudo, nosso sindicato é de luta e estamos dispostos a encarar todas as batalhas em defesa dos comerciários. Obvia-mente, sozinhos não chegare-mos em lugar algum, mas com o seu apoio, sem dúvida, soma-remos ainda mais conquistas. Para 2016 nosso desejo é de ainda mais união, coragem e sabedoria para defender os nos-sos direitos. Desejamos também muitas realizações, amor e saú-de a você e toda a sua família. Muito obrigado, companheiros. Cesar Marcolino

Presidente do SindCom

No dia 15 de novembro, quatro equipes disputaram o pó-dio da 1ª Copa de Futebol So-ciety dos Comerciários. Em pri-meiríssimo lugar fi cou o time da Eletrosom C, em segundo fi cou a equipe da Eletrosom B, em ter-ceiro a Dupatri Hospitalar e em quarto lugar a Coca-Cola.

O artilheiro da Copa foi André de Paula, da Dupatri Hospitalar, com 11 gols. Já o

Os representantes do Sindicato dos Comerciário de Catalão (Sin-dCom) participaram 1° Seminário da Federação dos Metalúrgicos de Goiás. O evento aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro, em Goiânia, e teve em sua programa-ção palestras sobre ‘Memória do Movimento Sindical’ e ‘Previdência Social’.

O SindCom esteve presente nos movi-mentos organizados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) em protesto contra as demissões ocorridas na Mitsubishi. “O SindCom está do lado dos trabalhadores. Sempre que precisar, esta-remos à disposição para enfrentar as ba-talhas”, afi rma o vice-presidente Everton Alves.

PREPARE-SE...EM 2016TEM MAIS COPA DEFUTEBOL SOCIETY

DOS COMERCIÁRIOS!

melhor goleiro foi Alaécio Araújo, da Eletrosom C. Os três primei-ros colocados e os jogadores de destaque receberam medalhas e troféus. Em seguida, os trabalha-dores participaram de um almoço de confraternização oferecido pelo SindCom.

Confi ra os resultados da fi nal:Eletrosom B 0 x 1 Eletrosom C Dupatri Hospitalar 5 x 2 Coca-cola

O Sindicato agradece a participa-ção de todas as equipes!

Campeões - Eletrosom C

3º lugar - Dupatri HospitalarArtilheiro - André de Paula

DupatriMelhor Goleiro - Alaécio Araújo

Eletrosom C

2º lugar - Eletrosom B

Page 3: Jornal Comerciário em Foco - Set / Out / Nov / Dez 2015

COMERCIÁRIO EM FOCO - SET | OUT | NOV | DEZ 2015 3

SindCom promove festa em comemoração ao Dia do Comerciário

www.sindcom.orgfacebook.com/sindcom.catalaoAcesse:

O Sindicato dos Empre-gados no Comércio de Catalão (SindCom) realizou no dia 07 de novembro, no Clube da Fosfertil, uma festa de confraternização para os trabalhadores da catego-ria. Cerca de mil pessoas partici-param da festa em comemoração ao Dia do Comerciário, celebrado nacionalmente no dia 30 de outu-

bro.De acordo com o presiden-

te Cesar Marcolino, neste ano to-das as expectativas foram supe-radas. “A casa está cheia e é um prazer muito grande receber os trabalhadores e ver a alegria de cada um. É sinal de que o nosso trabalho está sendo reconhecido”, afirma Marcolino. “Ver essa festa

repleta de companheiros me dá um sentimento de alegria e satis-fação. Estou honrado por receber tantos trabalhadores”, completa o vice-presidente Everton Alves (Pingo).

Pelo segundo ano consecu-tivo, o Sindicato recebeu os asso-ciados e seus familiares na Festa do Comerciário 2015. Bebidas e petiscos foram servidos para os convidados. Diversos prêmios foram sorteados para os traba-lhadores, como televisores, apa-relhos de som, tanquinho, forno elétrico, entre outros. As crianças contaram com um espaço infan-til com pula-pula e algodão doce. Já a animação ficou por conta do grupo Forró Garotos 100%.

O trabalhador José Franco de Moraes, da Adubos Araguaia, não perdeu nenhuma festa rea-lizada pelo SindCom. Neste ano ele levou a esposa e o filho e garantiu que foi ainda melhor. “A

festa está muito bacana e bem or-ganizada. A direção do Sindicato está de parabéns”, declara. Já a comerciária Emília da Silva, do Supermercado São João, voltou feliz para casa. “Pela primeira vez ganhei um prêmio em um sorteio. Estou bastante satisfeita pelo meu presente e pela festa que está muito boa e organizada”, diz.

Além da participação dos comerciários de Catalão, a festa contou com a presença de re-presentantes da Fetracom, For-ça Sindical Goiás, Sindicato dos Comerciários de Caldas Novas e Jataí, Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, SIMECAT, Metaba-se e SindTransporte.

Atualmente, cerca de 500 trabalhadores são sócios do Sin-dCom. Com uma trajetória de apenas sete anos, o SindCom já soma muitas lutas e conquistas em prol dos comerciários de Ca-talão.

Page 4: Jornal Comerciário em Foco - Set / Out / Nov / Dez 2015

COMERCIÁRIO EM FOCO - SET | OUT | NOV | DEZ 20154

Assembleias Acordo na Coca

HomenagemPosse Sindtransporte

Prêmio

SindCom é a favor do feriado da Consciência Negra

Reforçando o compromisso que tem com os trabalhadores da base, o Sindicatodos Comerciários de Catalão (SindCom) realiza constantemente assembleias nas empresas.

Eletrosom Novo Mundo Reformadora Pneus São Bento

21 de outubro 3 de dezembro02 de outubro

O acordo coletivo de tra-balho da Coca-Cola foi fechado. Os trabalhadores conquistaram reajuste salarial de 10%, aumen-to no vale-alimentação em 10%, melhorias no local do café da ma-nhã e o principal, estabilidade no emprego até o dia 28 de fevereiro de 2016.

O presidente do SindCom César Marcolino recebeu no dia 23 de outubro a comenda Edson Geraldo Garcia, uma homena-gem entregue pela Revista Sindi-Fatos aos dirigentes sindicais de destaque no Estado. A cerimônia aconteceu na sede da Fetracom, em Goiânia

O SindCom prestigiou na manhã do dia 20 de outubro a solenidade de posse da diretoria do Sindtransporte. O companhei-ro Jovaldo dos Reis foi recondu-zido à presidência para a gestão 2015/2020. Parabéns, compa-nheiros!

Duran-te a Festa do Comerc iár io foi sorteada uma viagem para Caldas

Novas com tudo pago. A trabalhadora Kátia, das Casas Bahia, foi a sortuda. Ela esteve no Sindicato para acertar todos os detalhes do passeio. O prê-mio só foi possível graças a uma par-ceria entre Fetracom, Rodrigão (For-ça GO), Carlos Albino (SIMECAT), Jovaldo (SindTransporte) e Danilo (Metabase). Parabéns, companheira. Agora é só curtir com a família.

Neste ano, o feriado do dia 20 de novembro (Dia da Consci-ência Negra), já previsto no ca-lendário municipal, foi derrubado na Justiça por uma liminar da As-sociação Comercial e Industrial de Catalão (ACIC/CDL).

Mas, mesmo antes de sair a liminar, o SindCom visitou o gabinete de todos os vereadores para que não fosse aprovada a emenda que seria colocada no projeto de lei o tornando em ponto facultativo a partir de 2016. A alte-ração partiu de uma reunião feita por representantes da administra-ção municipal, Câmara de Verea-dores e do Sindicato do Comércio Varejista de Catalão (Sindilojas). Portanto, sem a participação do

SindCom. “Os trabalhadores fo-ram isolados da discussão”, afir-ma o presidente Cesar Marcolino.

O SindCom entende que o Dia da Consciência Negra é uma data importante, de luta legítima e precisa ler lembrada. “Tanto o cancelamento do feriado, quanto a possível mudança para ponto facultativo, provam que os pa-trões só pensam no dinheiro. Já que era feriado no calendário, as-sim devia permanecer”, completa o vice-presidente Everton Alves (Pingo).

Os sindicatos SIMECAT, METABASE e SINDTRANSPOR-TE apoiaram e participaram das ações promovidas pelo SindCom a fim de defender o feriado no município.