Jornal Comunicação Paroquial - Abril 2012

8
Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Guarulhos - SP. - Ano IX - Nº 76 - Abril de 2012 - Distribuição Gratuita PARÓQUIA DA COCAIA NA INTERNET! ACESSE: aparecidacocaia.blogspot.com Por que procurais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, ressuscitou! (Lc 24, 5) Desenho de Ir. Laíde Sonda PDDM Coluna Missionária • Página 3 Cristo ressuscitou, aleluia! Aconteceu Página 4 As serpentes do deserto PASTORAL DA SOBRIEDADE Página 6 Fique Sabendo • Página 8

description

Jornal da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Cocaia, Guarulhos São Paulo

Transcript of Jornal Comunicação Paroquial - Abril 2012

Page 1: Jornal Comunicação Paroquial - Abril 2012

Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Guarulhos - SP. - Ano IX - Nº 76 - Abril de 2012 - Distribuição Gratuita

PARÓQUIA DA COCAIA NA INTERNET! ACESSE: aparecidacocaia.blogspot.com

Por que procurais entre os

mortos aquele que está vivo?

Não está aqui, ressuscitou!

(Lc 24, 5)

Desenho de Ir. Laíde Sonda PDDM

Coluna Missionária • Página 3

Cristo

ressuscitou,

aleluia!

Aconteceu

Página 4

As serpentesdo deserto

PASTORAL DA

SOBRIEDADE

Página 6

Fique Sabendo • Página 8

Page 2: Jornal Comunicação Paroquial - Abril 2012

Jornal mensal da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do CocaiaAv. Tiradentes, 2504 - Macedo

Diocese de Guarulhos - SP - CEP 07113-001Fone/Fax: (11) 2408-2996

Novo e-mails: [email protected]@hotmail.com

ATENDIMENTO PAROQUIAL:Terça, Quinta, Sexta e Sábado: 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00

HORÁRIO DE MISSAS:Semana: Terça as 19h30 - Quarta e Sexta: 07h30

Leitura Orante da Palavra de Deus: Toda Quinta às 19h30Todo dia 12 - Missa da Padroeira às 15h00 e 19h00

Missa/Celebração no Domingo: 07h30, 09h30 e às 19h.

Diretor Responsável: Pe. Jair Oliveira CostaCoordenação: Virginia C. TorresJornalista Responsável: Rodrigo M. Lovatel (MTB 46.412 - SP)Equipe PASCOM: Thábata Torres e Gleuber Martino.Artes e Revisão: Equipe PASCOMDiagramação: Janaina Serafim - � 7604-8021Impressão: Gráfica Gazeta de São Paulo - � 2954-6218

IMPORTANTE: As matérias deste jornal são de responsabilidade de seus autores.

2 Comunicando a Paz ComunicAção Paroquial • Ano IX • Nº 76 • Abril de 2012

EX

PE

DI

EN

TE

Eles estavam reunidos com as por-tas fechadas porque tinham medo dosjudeus. De repente, Jesus se coloca nomeio deles e diz: "A paz esteja com vo-cês!" Depois de mostrar as mãos e olado, ele disse novamente: "A paz este-ja com vocês! Como o Pai me enviou,eu envio vocês!" Em seguida, lhes dá oEspírito para que possam perdoar e re-conciliar. A paz! Reconciliar e construira paz! Esta é a missão que recebem.Hoje, o que mais faz falta é a paz: refa-zer os pedaços da vida, reconstruir asrelações quebradas entre as pessoas.Relações quebradas por causa da injus-tiça e por tantos outros motivos. Jesusinsiste na paz. Repete várias vezes! Aspessoas que lutam pela paz são decla-radas felizes e são chamadas filhos efilhas de Deus (Mt 5,9).

A paz esteja com vocês(Jo 20,19-31)

Tomé é exigente: quer colocar odedo nas feridas da mão e do pé de Je-sus. Quer ver para poder crer! Não éque ele queria ver milagre para podercrer. Não! Tomé queria ver os sinais dasmãos e no lado. Ele não crê num Jesusglorioso, desligado do Jesus humano quesofreu na cruz. Sinal de que havia pes-soas que não aceitavam a encarnação(2Jo 7; 1Jo 4,2-3; 2,22). A dúvida deTomé também deixa transparecer comoera difícil crer na ressurreição.

Texto extraído do livro "Raio-X daVida - Círculos Bíblicos do Evange-lho de João". Coleção a Palavra naVida 147/148. Autores: Carlos Mes-ters, Mercedes Lopes e Francisco Oro-fino. CEBI Publicações. Mais infor-mações [email protected].

PENSENISSO!

“A fé em Deus nos faz crer no incrível,ver o invisível e realizar o impossível.”

Como dissemos na Quarta-feira deCinzas, a Quaresma seriam 40 diasde preparação da festa. Mas o Tem-po Pascal, serão 50 dias de festa,para gravar em nossos corações averdade da Ressurreição, que é maisforte que a morte, o pecado e o so-frimento. Este ano especialmente seráfestivo, porque em todo o TempoPascal celebraremos os sacramentosda iniciação. Acontecem os batismosdas crianças jovens e adultos da ca-tequese agora em abril. Eles vão par-ticipar da Eucaristia pela primeira vezem maio, e adultos e jovens serão cris-mados também em maio. A cateque-se começa na páscoa, no domingo doBom Pastor. Estas e outras mudan-ças estão tornando nossa comunida-de mais festiva no tempo pascal, paraque a Páscoa não seja somente umdia, mas uma atitude de vida.

Com estas mudanças, queremosconduzir a comunidade a uma verdade

que não pode ser somente aprendida,tem que ser vivida: a Ressurreição deCristo não nos deixa acomodar. Temosque nos reunir, partilhar a Palavra, par-tilhar a Vida, e constatar que o Senhorestá vivo em nosso meio. Sem esta di-nâmica, nosso cristianismo fica sem sa-bor, sem entusiasmo... não estamos aquipara sermos um número a mais que en-che a igreja. Somos convocados a res-plandecer em nós a vida nova que res-surgiu do sepulcro.

Assim, quem não achou ainda oseu pequeno grupo, onde pode vivera vida de comunidade, comece já.Seja grupo de crianças, jovens, adul-tos, casais, movimentos, grupos derua... Nenhum cristão sobrevive na fésem uma comunidade. Pois é na co-munidade que encontramos o Senhor,e ele nos dá sua vida.

Feliz tempo de Páscoa para todos!

Pe Jair - pároco

Tempo de Páscoa!

Page 3: Jornal Comunicação Paroquial - Abril 2012

3ComunicAção Paroquial • Ano IX • Nº 76 • Abril de 2012Comunicando a Paz

Estamos Vivendo o tempo da Páscoa, ápice da vida Cristã, onde Cristo morree ressuscita para nos libertar, nos deixando uma missão com a força do EspíritoSanto, para levarmos a Boa Nova da salvação a todos.

Saudações Irmãos e Irmãs Missionários.

Aconteceu no dia 11 de março de 2012, no Centro Diocesano de Pastoral, o 1ºCongresso de lideranças jovens. Havia jovens dos movimentos, pastorais, servi-ços e novas comunidades de nossa diocese, a Juventude Missionária também sefez presente.

A nossa Paróquia foi representada por 8 jovens que vão dar continuidade aosetor juventude. A partir do tema "O que estais procurando?" (João 1,35-42) fo-ram apresentadas pistas para evangelização da juventude. Estava presente o Pa-dre Toninho, assessor nacional do Setor Juventude.

No final Pe. Giovanni falou sobre o setor juventude, a valorização dos diferentescarismas e a comunhão do setor. O congresso foi encerrado com a santa missapresidida pelo Bispo Dom Joaquim Justino Carreira, que reafirmou que podemoscontar com seu apoio para a evangelização da juventude em nossa diocese.

No mesmo dia do congresso mais um grupo da JM quebrou seu cofrinho dacoleta missionária permanente, foi o grupo da capela São José. Esse dinheiro desacrifício dos jovens ajuda as Obras Missionárias além-fronteiras, como seminá-rios, creches, orfanatos, asilos etc.

Como todos os anos também a JM se preparou para quaresma e para a páscoado Senhor. Refletiram sobre o tema da CF, sobre a saúde publica, e realizou umgesto concreto indo ao encontro dos enfermos na visita ao Hospital Stella Maris.

"Estive doente e me visitaste". No dia 25/03, fomos ao Hospital Stella Maris,junto a outros grupos de JM e a IAM da Capela Santa Edwiges. Nesta missãopodemos perceber que nossos irmãos enfermos, mesmo na sua fragilidade, nosacolheram muito bem. Na partilha da Palavra de Deus eles e nós ficamos renova-dos para enfrentar nossos desafios. Agradecemos a todas as irmãs de Stella Ma-ris pelo carinho que tiveram conosco.

Veja mais sobre esta missão no nosso Blog jmissionariaguarulhos.blogspot.com

No dia 19/03, aconteceu à

festa de SãoJosé, a JM, se

fez presente nafesta e ajudou

na coletadurante a Santa

missa.Obrigado atodos pela

oportunidadede nos

colocarmos aserviço

Page 4: Jornal Comunicação Paroquial - Abril 2012

4 Comunicando a Paz ComunicAção Paroquial • Ano IX • Nº 76 • Abril de 2012

A comunidade Cristã está em festa pela chegada da Páscoa. A Ressurreição de Jesus é a certeza da vitória davida sobre a morte. Assim como Cristo, somos convidados a viver uma vida nova, superando o pecado e tudo maisque possa nos impedir de vivermos como verdadeiros filhos de Deus.

Com emoção e fé, os fiéis de nossa Paróquia e comunidades participaram das missas e celebrações daSemana Santa, recordando os últimos momentos da vida terrena de Jesus. Foram 40 dias, contados a partir daQuarta-Feira de Cinzas, que refletimos e recordamos todo o sofrimento de Jesus Cristo até a glória da suaressurreição.

A partir de agora, ressuscitados para uma vida nova e com o coração cheio de amor e alegria, possamoscaminhar com nosso irmão ao encontro do Cristo para, juntos, fazermos a experiência da ressurreição.

Este é o dia que o senhor fez para nós: alegre-mos e Nele exultemos! (Salmo 117)Angelica

Cristo ressuscitou, aleluia!

Page 5: Jornal Comunicação Paroquial - Abril 2012

5ComunicAção Paroquial • Ano IX • Nº 76 • Abril de 2012Comunicando a Paz

Na quaresma vivemos intensamen-te a preparação para o batismo, emcomunidade, e especialmente nossosirmãos e irmãs da catequese. Em nos-sa paróquia, modificamos as datas dascelebrações dos sacramentos da inici-ação: os batismos de adolescentes, cri-anças e adultos acontecem na Páscoa,a primeira comunhão e a crisma notempo pascal, para que fique evidentea ligação destes sacramentos com avida nova do Cristo ressuscitado. Ossacramentos não são como "certifica-dos de conclusão de curso", são cami-nhos para experimentar a graça deCristo em comunidade. Neste come-ço de Páscoa, a Palavra de Deus nascelebrações nos mostra como Jesus foiinsistente com os discípulos ao mos-trar-se Ressuscitado: apareceu quan-do eles estavam com medo, com fome,desorientados... Queria dizer, melhor,

Batismo é como outro nascimento...

sacramentos é o sinal do mergulho dapessoa batizada na vida nova do Cris-to. Parabéns aos catequistas e aosneobatizados!

queria gritar aos ouvidos de seus discí-pulos (de ontem e de hoje) que Ele estávivo, que o amor é mais forte que a mortee o medo. E assim, a participação nos

DESEJO QUE VOCÊ AME...E que amando, também seja amado. E que se não for, seja

breve em esquecer. E que esquecendo não guarda mágoa.DESEJO QUE TENHA AMIGOS...Ainda que maus e inconsequentes. Que sejam corajo-

sos e fies, e que pelo menos num deles você possa confi-ar sem duvidar.

DESEJO QUE VOCÊ TENHA ADVERSÁRIOS...Nem muitos, nem poucos, mas na medida exata para que,

algumas vezes, você se interpele a respeito de suas própriascertezas. E que dentre eles, haja pelo menos um que sejajusto, para que você não se sinta demasiado seguro.

DESEJO QUE VOCÊ SEJA ÚTIL...Mas não insubstituível. E que nos maus momentos, quan-

do não restar mais nada, essa utilidade seja suficiente paramanter você de pé.

DESEJO QUE VOCÊ SEJA TOLERANTE...Não com os que erram pouco, porque isso é fácil, mas

com os que erram muito, e que fazendo bom uso dessa tole-rância, você sirva de exemplo aos outros.

DESEJO QUE VOCÊ, SENDO JOVEM NÃO AMA-DUREÇA DEPRESSA...

E que sendo maduro, não insista em rejuvenescer, e que,sendo idoso, não se entregue ao desânimo. Cada idade temseu prazer e a sua dor, e é preciso deixar que aconteçam notempo certo.

DESEJO QUE SEJA TRISTE...Não o ano todo, mas apenas um dia. E que nesse dia des-

cubra que o sorriso diário é bom, o siso habitual é insosso e oriso constante é insano.

DESEJO QUE VOCÊ TENHA DINHEIRO...Porque é preciso ser prático. E que pelo menos uma vez

por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga "isso émeu", só para que fique bem claro quem é dono de quem.

DESEJO, ACIMA DE TUDO...Que possamos nos dar conta que CRISTO está sempre

presente no meio de nós, e que Ele é o único presente quenão precisamos comprar, porque há de sobra dentro de nós,que é o Amor do qual JESUS nos falou. Sabem por quê?Porque o amor é a melhor música da partitura da vida, semEle você será um eterno desafinado no imenso coral da hu-manidade imagem de DESUS.

Pe. Claudino VanzVigário Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Moema

Desejo para você...

Page 6: Jornal Comunicação Paroquial - Abril 2012

6 Comunicando a Paz ComunicAção Paroquial • Ano IX • Nº 76 • Abril de 2012

Diabetes é uma doença causada peladeficiência na produção de insulina. Opâncreas é o órgão responsável pelaprodução deste hormônio, que tem umafunção bastante simples: aumentar apermeabilidade da membrana plasmá-tica a glicose.

Entendendo a DiabetesA insulina também estimula as célu-

las musculares e hepáticas a transfor-mar a pequena molécula de glicose nagrande molécula de glicogênio, estimu-lando, assim, a lipogênese.

De forma simples podemos dizer queapós metabolizada dentro da célula, aglicose é transformada em energia. Istosó é possível porque a insulina age au-mentando a permeabilidade da membra-na celular, o que permite que a célulareceba a glicose e a transforme em ener-gia, para, assim, realizar todas as suasfunções.

As principais características destadoença são: hiperglicemia, ou seja, umaelevação da quantidade de glicose nosangue e glicosúria (presença de açú-car na urina).

Entre seus sintomas mais freqüen-tes estão: o aumento da freqüência emurinar, sede exagerada, apetite exage-rado, perda de peso, coceiras e doen-ças na pele, inflamações dos nervos, etc.

Por ter esta deficiência na produçãode insulina, o diabético deve evitar do-ces, massas (pois estas ao serem me-tabolizadas dentro de nosso organismosão transformadas em glicose), bebidasalcoólicas, etc.

É importante que o diabético sem-pre controle sua alimentação, pois agin-do assim, conseguirá levar uma vidacom menos riscos de ser acometidopelas complicações tão comuns aosportadores de diabetes.

Há três tipos de diabetes, o tipo 1,neste, seu portador é dependente de in-sulina. Os mais acometidos por este tiposão crianças e adolescentes.

O tipo 2, que ao contrário do tipo 1,seus portadores não são dependentesde insulina e sua maior incidência se dáentre os adultos.

E a Diabetes gestacional, que é uma

Queridos irmãos,Nesses 6 anos de Pastoral da Sobri-

edade, adquirimos uma vasta experiên-cia na recuperação de vidas que esta-vam perdidas nos vícios das drogas.

Com um trabalho sério e dedicado dosagentes da Pastoral, tivemos muitos emuitos resultados positivos nessa cami-nha. Como também, tivemos duranteesse período, pessoas que recaíram e nãoacreditaram e, lamentavelmente, volta-ram à escravidão das drogas.

Ao analisarmos esses casos, per-cebemos que essas pessoas em algummomento do tratamento, se afastaramdo programa ou da Igreja. Melhor di-

Durante a difícil caminhada do povode Deus, pelo deserto, Moisés clamou aDeus pelo povo, que sofria com as ser-pentes venenosas. Deus ordenou a Moi-sés que levantasse uma estatua de bron-ze em forma de serpente, para que todapessoa que fosse mordida e olhasse paraela, fosse curada.

Hoje em dia, o povo de Deus sofrecom males tão mortais quanto as serpen-tes do deserto. E esses males têm nome:as Drogas!

Com um poder devastador, as drogastêm destruindo pessoas e famílias intei-ras, escravizando e ferindo as pessoasem sua totalidade. Geralmente o álcoole o cigarro, são a porta de entrada paraesses vícios.

E como ajudar o povo a se livrar des-ses males?

Deus levantou outro sinal de salva-

Saúde: O que é diabetes

doença caracterizada pelo aumento donível de açúcar no sangue que aparecepela primeira vez na gravidez. Este pro-blema acontece em cerca de 4% dasmulheres que ficam grávidas. Ela podedesaparecer depois do parto ou trans-formar-se num diabetes do tipo 2.

TratamentoA diabetes mellitus é uma doença

crônica, sem cura por tratamentosconvencionais, e sua ênfase médicadeve ser necessariamente em evitar/administrar problemas possivelmen-te relacionados à diabetes, a longoou curto prazo.

O tratamento é baseado em cincoconceitos:

• Conscientização e educação do pa-ciente, sem a qual não existe aderên-cia.

• Alimentação e dieta adequada paracada tipo de diabetes e para o perfil dopaciente.

• Vida ativa, mais do que simples-mente exercícios.

• Medicamentos: - Hipoglicemiantesorais - Insulina

• Monitoração dos níveis de glicosee hemoglobina glicada.

É extremamente importante a edu-cação do paciente, o acompanhamentode sua dieta, exercícios físicos, monito-ração própria de seus níveis de glicose,com o objetivo de manter os níveis deglicose a longo e curto prazo adequa-dos. Um controle cuidadoso é neces-sário para reduzir os riscos das compli-cações a longo prazo.

Fontes: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/1531-o-que-e-diabetes

http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/diabetes.htm

As serpentes do desertoção, Seu próprio Filho suspenso na cruz.E todo aquele que olhar e crer no Filhode Deus será salvo.

A vida, morte e ressurreição deJesus é um caminho de vida e de li-berdade para qualquer pessoa que qui-ser seguir os Seus ensinamentos.

Não importa qual seja seu proble-ma ou situação, você pode ser um fre-quentador da Igreja ou não. Se vocêquiser a cura do seu vício, ou a curade seus familiares, com certeza, Je-sus pode te ajudar.

"Vinde a mim todos que estão afli-tos" diz o Senhor! Venha conhecer aPastoral da Sobriedade. Nosso progra-ma vai te ensinar a caminhar olhando paraAquele que nos salva... Jesus Cristo!

Você alcançar a Vitória na sua vida ena vida da sua Família!

Pastoral da Sobriedade

Sem Jesus, não dá!zendo, se afastaram de Jesus.

Jesus morreu, para que fossemos li-bertados, e ressuscitou ao terceiro dia,como sinal de vida e esperança para todoo povo de Deus. É impossível que Elenos negue ajuda!

Por isso, Você que sofre com a proble-mática das drogas, Creia e Não Desista!

O programa de Vida-Nova propostopela Pastoral da Sobriedade, já ajudoumilhares de famílias, e com certeza podeajudar a sua também!

"... os que não desistiram, já vi-vem uma vida nova e sem Drogas..."

Venha nos conhecer!Pastoral da Sobriedade

Page 7: Jornal Comunicação Paroquial - Abril 2012

7ComunicAção Paroquial • Ano IX • Nº 76 • Abril de 2012Comunicando a Paz

ABRIL

Dia Pastoral Atividades Local Horário

12 Todos Ofício de N.Senhora Matriz-Cocaia 06h30

12 Todos Missa da Padroeira Matriz-Cocaia 15h 19h

12a19 P.J Semana da Cidadania

13 E.C.C Pós- Encontro Capela São José 20h00

13 Past. Sobriedade Reunião- Agentes Matriz-Cocaia 20h00

14 Past. Sobriedade Reunião Ordinária C.D.P Sala 06 17h00

14 Equipe de apoio Reunião Matriz-Cocaia 15h00

14 Pastoral Catequese Equipe Coordenação Matriz-Cocaia 08h30

14 Coroinhas Formação Matriz-Cocaia 15h00

14 Pastoral Batismo Prep. Pais/Padrinhos Matriz-Capelas 15h00

14 Ceb's Encontrão Diocesano C.D.P 15h00

14 Catequese Reunião -coordenação Matriz-Cocaia 15h00

14 Catequese Reunião Pais iniciantes Matriz-Cocaia 15h00

18 E.C.C Reunião- Eq. Acolhida Matriz-Cocaia 20h00

18 Todos Grupo Oração- RCC Matriz-Cocaia 19h30

19 Todos Leitura Orante Bíblia Matriz-Cocaia 19h30

19 Catequese Reunião pais novos Matriz-Cocaia 20h00

25 Serv.Promocional Reunião Diretoria Matriz-Cocaia 14h00

25 E.C.C Coord. de Círculos Matriz-Cocaia 20h00

25 Todos Grupo de Oração Matriz-Cocaia 19h30

26 Todos Leitura Orante Bíblia Matriz-Cocaia 19h30

26 Catequese/Famíla Formação p/ Pais Matriz e Capelas 20h00

27 E.C.C Reunião Eq. Cozinha Matriz- Cocaia 20h00

28 PastoraCatequese Formação Paroquial Matriz -Cocaia 15h00

28 Pastoral Familiar Simpósio Nacional Aparecida

28 Catequistas Iniciantes Catequese Renovada Matriz Cocaia 08h00

28 Ministros Palavra Formação Matriz-Cocaia 15h00

28 Pastoral Batismo Coordenadores C.D.P- Sl.D.Luiz 15h00

28 Past. Sobriedade Formação Permanente C.D.P- Sala 05 15h00

28 Past. Saúde Encontrão Diocesano

29 Pastoral Familiar 4ª. Peregrinação Familiar Aparecida

30 Past. Sobriedade Missa da Sobriedade Matriz-Cocaia 20h00

MAIO

Dia Pastoral Atividades Local Horário

01 Dia do Trabalho

01 Grupos de Rua Romaria para Aparecida Aparecida

02 Todos Grupo de Oração- RCC Matriz-Cocaia 19h30

02 Conselho/Matriz Reunião Matriz-Cocaia 20h00

03 Todos Leitura Orante Bíblia Matriz- Cocaia 19h30

04 Todos Missa Sag. Cor. Jesus Matriz-Cocaia 07h30

04 Past. Sobriedade Reunião-Agentes Matriz-Cocaia 20h00

04 E.C.C Pós - Encontro Capela São José 20h00

05 Pastoral Batismo Prep. Pais e Padrinhos Matriz e Capelas 15h00

05 Past. Sobriedade Reunião FOMAD Adamastor-Centro 17h00

05 Past- Catequese Formação Diocesana C.D.P 14h30

06 Todos Festa da Lazanha Cap. São Judas 12h00

08 Pastoral Saúde Capacitação C.D.P 14h00

08 Pastoral Familiar Reunião Mensal Matriz-Cocaia 20h00

09 Todos Grupo de Oração-RCC Matriz-Cocaia 19h30

09 Coordenadores Reunião Matriz-Cocaia 15h00

Grupo de Rua

09 Todos Grupo de Oração- RCC Matriz-Cocaia 19h30

10 Todos Leitura Orante Bíblia Matriz-Cocaia 19h30

12 Todos Ofício de N. Senhora Matriz-Cocaia 06h30

12 Todos Missa da Padroeira Matriz-Cocaia 15/19h

12 Past. Catequese Encontro Diocesano C.D.P 14h30

12 Coroinhas Formação Matriz-Cocaia 15h00

12 Past- Catequese Equipe Coordenação Matriz-Cocaia 08h00

"Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não parahomens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o

Senhor, é que estais servindo." Colossenses, 3:23,24

FELIZ

ANIVERSARIO

DIZ

IMIS

TA

S A

NIV

ER

SA

RIA

NTE

S

AB

RIL

DE 2

012

´

MATRIZ NOSSA SENHORA APARECIDA

01/04 MARIA JESUINA S. R. CARVALHO01/04 ASSUERO CARDOSO DE OLIVEIRA01/04 PAULO TOSHIO TAKAYAMA01/04 MARIA CELIA SOARES PEREIRA02/04 CELIA RIBEIRO DE S. LIMA02/04 HERMINIA DOS SANTOS DAMACENO02/04 EDIVANILDO CARDOSO DA SILVA02/04 DILZETE E. DE FRANÇA SOUZA03/04 IRENE B. C. DE ARAUJO03/04 JOSÉ RICARDO FONSECA03/04 KELLI COPOBIANCO E SILVA03/04 DALTON JOSÉ MAURICIO04/04 ROGÉRIO SABINO04/04 GILBERTO BALSALOBRE LARA04/04 MADALENA CARVALHO SANTANA05/04 HELENICE KLEIN05/04 LOURDES AGEA SÁ05/04 ADAUTO DOS SANTOS BORGHI05/04 VENICIUS SABINO MENDES05/04 NEDILSON JOSÉ RAMOS05/04 REGINA LEMOS DOS S. PIRES05/04 TERESA MATSUOCA NICIOKA06/04 CELIA BRAS GOMES DE CARVALHO06/04 ADEMIR DIAMENTE06/04 NAIR NAKATA06/04 SIDNEY PEREIRA CANQUERINI07/04 MARCELO ADILSON DOS SANTOS08/04 PATRICIA SOLIDADE P. DA SILVA09/04 DONIZETE QUEIROZ DE JESUS09/04 ANA TORRES VIEIRA09/04 CORNELIA DE LOURDES S. COSTA09/04 JOSE MAURO CASSITA09/04 MARIA APARECIDA DA SILVA10/04 ANDERSON PINHEIRO10/04 MARIA CRISTINA MISTRO BATISTA10/04 GALDINA LIMA DOS ANJOS SALGADO10/04 MARIA DE LOURDES ANDRADE LOPES11/04 MANOEL ALVES DA SILVA11/04 SELMA AP. PEREIRA DOS SANTOS11/04 ELIZANGELA GOLDERT JASPER11/04 MARIA DE LOURDES DE VASCONCELOS LEONE11/04 MIRIAM BRUNO DE FARIA12/04 ÂNGELO DE LIMA FREIRE BATISTA13/04 SILVIO BARRETO NUNES13/04 PAULO ROBERTO MIRANDA13/04 JOSÉ CARLOS DOS SANTOS13/04 NAIR DE OLIVEIRA14/04 JOSÉ RAMOS DE ARAUJO14/04 PEDRO MARANGÃO JUNIOR14/04 JOCIMAR SANTANA DE OLIVEIRA14/04 FRANCINALDO P. LIMA14/04 ROSANGELA TEIXEIRA SANTOS14/04 ADIRSON PAULINO DA SILVA14/04 ALDERLANIO FERREIRA DE FARIAS15/04 ORLANDO PINHEIRO15/04 MARIA APARECIDA SILVEIRA P. SALOMÃO16/04 NADIR FRANÇA SANTANA16/04 HELVÉCIO PEREIRA DE SOUZA16/04 MARIA NEUZA DOURADO16/04 ANGELA RAMOS17/04 SAMUEL SALUSTIANO GONÇALVES17/04 MARIA JOSÉ DE FRANÇA OLIVEIRA17/04 SEBASTIÃO KARK17/04 IRENE RIBEIRO ZUCCO17/04 IRACEMA INACIO DA SILVA18/04 MARIA JOSE SILVA SANTOS18/04 MARIA SALETE RIBEIRO19/04 RITA LAIME BUSTILLOS19/04 TIAGO DIAS SOTERO19/04 LISANGELA CARDOSO PEREIRA LIMA19/04 TEREZA SAHIDOY20/04 REINALDO ALVES SIMÕES20/04 FRANCIELE AP. PONTIM KUAMOTO20/04 GENECY SALLES DA SILVA20/04 MARIA FRANKLIN LOPES20/04 VALDEMAR TAVARES DA SILVA21/04 ALZIRA RODRIGUES DE OLIVEIRA21/04 AMÉLIA APARECIDA M. PINHEIRO21/04 YOLANDA MADEIRA ARAÚJO21/04 IRENE SHIMIDT DOS SANTOS21/04 NIVALDO A. SILVA21/04 ALZIRA RODRIGUES DE OLIVEIRA21/04 LÚCIA JOAQUINA CAVALCANTE DA SILVA22/04 SEBASTIÃO BELIZÁRIO22/04 ADRIANO CANDIDO DOS SANTOS22/04 MARIA AP. FRANCO MENDONÇA22/04 LUCIANA FREDERICO23/04 ANA MARIA OLIVEIRA SANTOS23/04 RICARDO PINTO DE SOUZA23/04 FRANCISCO CUNHA TEIXEIRAO23/04 SONIA M. DE PAULA LIMA23/04 MARIA ZELIA GENI24/04 ERALDO MELO DE SOUZA

24/04 BERNADETE DE SANTANA24/04 AILTON GOMES DA SILVA24/04 DIVINA SILVERIO RAMOS24/04 LUCIANE NASCIMENTO R. PINTO24/04 ADILSON BATISTA DE ABREU25/04 JOSÉ BARBOSA DOS SANTOS25/04 MARIA APARECIDA R. CAROLINO25/04 JOÃO EVANGELISTA DE LIMA25/04 GUIOMAR L. DIAMANTE26/04 MATHEUS SOUSA QUINTINO26/04 ROSELI BARQUILA FORDIANI26/04 VICO ARTICO26/04 PAULO FERREIRA26/04 JORGE YWAO MAEDA27/04 ANTONIA SILVA MARTINS27/04 MARCIA CRISTINA ARARUNA SANTOS27/04 DEBORA SAYURI YOKOSAWA27/04 ALINE CRISTINA DE SOUZA NASCIMENTO28/04 AUGUSTO JOSÉ KLEIN28/04 LUCIANA CÃNDIDO MAIA28/04 LUIZ AUGUSTO KLEIN28/04 JUDITE RIBEIRO COELHO28/04 LUCINÉIA MARTINS DA S. FARIAS29/04 JAQUELINE APARECIDA SILVA KOCH29/04 NEUSA MARIA DA SILVA30/04 IZAEL XAVIER DO NASCIMENTO30/04 ANDRÉA MARUYAMA30/04 MARIA PIEDADE BORGES ALMEIDA30/04 MARCO ANTONIO CIPRIANO

CAPELA SÃO JUDAS TADEU

06/04 JOSÉ MARCELINO PAES08/04 JOEMOS LACK DE BRITO10/04 JAIME RAFAEL LORENAS LEON10/04 VANDERLEI DE OLIVEIRA10/04 SELMA CRISTINA DA SILVA OLIVEIRA11/04 MARIA DE LOURDES VASCONCELOS17/04 MARIA VILANI ALMEIDA18/04 MARIA BERNADETE DE ASSIS19/04 SILVANA G. C. CARVALHO23/04 MARLENE FERREIRA TAVARES24/04 GILSON BATISTA27/04 PATRICIA MELO PRADO LORENAS

CAPELA SÃO JOSÉ

01/04 IRENE FREIRE MADRUGA02/04 JOSEFA A MOREIRA MENEZES03/04 MARIA LUCIA BORREIRO03/04 JASME FRANCISCO CORREIA05/04 JACIRA L. RIBEIRO08/04 ANA MARIA FLORÊNCIO ALEXANDRE09/04 JOÃO MOREIRA BARBOSA11/04 MARIA DE CONCEIÇÃO PINTO EXPEDITO12/04 JOÃO ROBERTO DE SOUZA14/04 ADRIANA FIDELIS COSTA14/04 HUMBERTO DE PULA CORDEIRO14/04 LUCIENE LIMA DINIZ14/04 GENI FRANCO SILVA16/04 ANDRE LUIZ DE SOUZA SERRANO19/04 MARIA CECÍLIA MANCINI19/04 LISANGELA C. P. LIMA21/04 MARCOS AURICHIO21/04 LINDECI SALES GOMES22/04 MÁRCIA AP FRANCO MENDONÇA22/04 ADEMIR VICENTE DA SILVA29/04 IOLANDA M PINTO DOS SANTOS29/04 ROSEMEIRE DA SILVA FERRAZ30/04 CARLOS ROBERTO DE ARAUJO

CAPELA SÃO VICENTE DE PAULO

02/04 ROSA MARIA DA SILVA03/04 ANTÔNIO COSME DA SILVA03/04 EULÁLIA PAULA DE OLIVEIRA03/04 MARIA APARECIDA HIDALGO09/04 JULIA MARCIOMILIA DA SILVA SOUZA12/04 APARECIDA OLIVEIRA FERRER16/04 JOANA MARTINS FERRER17/04 MARIA MANOELINA DE ANCELMO17/04 MARIA PEREIRA BARBOSA18/04 REGINA CÉLIA CABRAL19/04 JOANA DARQUE PANERARE19/04 LUZIA BRITO22/04 MARIA DE LOURDES SOUZA22/04 PAULO BARROSO DA SILVA24/04 MARIA CUSTÓDIA DOS SANTOS25/04 BENEDITA SELESTINA BUENO TOLEDO25/04 ELIZETE ALVES DE LIMA25/04 SEVERINO BELARMINO DE ALMEIDA27/04 EDILENE MILANEZ SILVA27/04 MARISA DA SILVA PEREIRA27/04 NEREIDE BOIG LIMA28/04 SEBASTIÃO MATEUS DA SILVA29/04 MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA30/04 JOÃO BATISTA FLAUZINO

Page 8: Jornal Comunicação Paroquial - Abril 2012

8 Comunicando a Paz ComunicAção Paroquial • Ano IX • Nº 76 • Abril de 2012

Em 29 de abril acontecerá a Pere-grinação Nacional da Família ao San-tuário de Aparecida do Norte. NossaDiocese estará presente com repre-sentantes das paróquias. Antes da pe-regrinação acontecerá o Simpósio so-bre Família, Trabalho e Festa. É ne-cessário refletir sobre estas realidades,porque o tempo que sobra para as fa-mílias, depois do trabalho, é mínimo, enem sempre bem aproveitado. O tem-po da festa, do descanso, não é umtempo "que sobra". É um tempo "parafazer nada juntos"... Estar juntos, brin-car, contemplar, conversar... O senti-do do sábado na religião judaica é umpouco esse: no sábado (ou melhor, nasexta-feira após o por do sol) as famí-lias se reúnem para um momento ce-lebrativo em casa, fazem uma refei-ção em comum, e gastam o tempo jun-

Desde o ano passado a PastoralFamiliar e a Catequese vêm reali-zando mensalmente encontros deoração e formação com os pais emães das crianças e jovens da cate-quese. No último encontro, apresen-tamos a seguinte questão: Na Sema-na Santa, viajar? Ou participar daSemana Santa na comunidade?

A resposta que tivemos foi quemuitos não viviam a Semana San-ta em comunidade porque não co-nheciam o valor, não sabiam o ver-dadeiro sentido, e por isso nãoaproveitavam a semana santa parafortalecer a fé e a espiritualidadeda família.

Para quem esteve presente nes-te encontro, nas capelas e matriz,aconteceu uma feliz descoberta:Explicamos os sentidos gerais dascelebrações, e partilhando nos pe-quenos grupos concluímos que erapreciso participar, experimentar, vi-

tos: jovens, crianças, adultos.Jesus viveu este momento com seus

familiares, depois com seus discípulos.Era uma prioridade para ele viver a co-munhão, ao redor de uma mesa, numarefeição. Tanto que deixou este gestocomo mandamento: façam isto em me-mória de mim. Este momento das famíli-as nos questiona como vivemos as reali-dades do trabalho, dos encontros e de-sencontros, e como podemos aproveitardestas coisas tão simples para aprofun-dar a comunhão entre nós.

Ainda temos vagas para quem qui-ser participar desta peregrinação comnossa paróquia. Entre em contato omais breve possível com nossa secre-taria, pessoalmente ou no telefone 24082996. Vamos celebrar a presença doCristo Bom Pastor que conduz nossascomunidades e famílias.

Para ser um voluntário

não é preciso ser

especialista em algum

assunto, nem se dedicar

o tempo todo a essa

atividade. Basta ter

interesse em ajudar.

Preparar a SemanaSanta com as mães e

pais da Catequesevenciar este caminho com Jesus, docalvário até a ressurreição, o sen-tido de Jesus entrando em Jerusa-lém, o sentido dos ramos, do lava-pés, da cruz, etc.

Muitos ficaram agradecidos porparticipar deste encontro, descobri-ram que o que Deus nos oferecenestas celebrações é muito bom.Também se comprometeram a par-ticipar na comunidade, e fazer al-gumas atividades em família, duran-te a semana santa.

A proposta atingiu até as pesso-as que já tinham viagem compro-metida. Tanto que se propuseram aparticipar junto de seus familiares,nos locais onde estivessem.

Se você não participou destemomento... está convidado a parti-cipar conosco, no próximo dia 26,as 20h, em nossas Capelas e naMatriz Cocaia. O tema será. . .SURPRESA!!! Venha conferir!