Jornal Correio Paranaense - Edição do dia 07-05-2015

12
Curitiba, Quinta-feira, 7 de Maio de 2015 Ano XIX - Edição 3.465 Diretor Renato Barroso R$ 1,00 grupor3a.com TEMPO NO PARANá Nesta quinta-feira, uma frente fria em des- locamento sobre o Oceano Atlântico, próxi- mo da costa de Santa Catarina e do Paraná deixa o céu com mais nuvens entre o Litoral paranaense e a Região Metropolitana de Curitiba. Nas demais regiões do Estado não há previsão de mudanças nas condições do tempo. Faz um pouco de frio entre o período noturno e o amanhecer. Estudantes participam de projeto de trânsito Página 2 Nova secretária de Educação apela pelo fim da greve Em seu primeiro dia de trabalho à frente à Secretaria Estadual da Educação, a professora Ana Seres fez um apelo pela volta às aulas. Ela disse que solicitou ao Governo que os descontos das faltas só sejam rediscutidos a partir da folha de junho. (Página 20) Senado condena violência policial no PR Em audiência realizada no Senado, a Comissão de Direitos Humanos condenou as ações policiais durante a manifestação dos professores que resultou em mais de 200 feridos. O cinegrafista da Bandeirantes, fez um relato emocionado sobre o ataque do cão durante a cobertura dos confrontos. (Página 3) São José dos Pinhais institui Dia do Líder Comunitário Em solenidade na Central de Treinamento da Prefeitura de São José dos Pinhais, o prefeito Luiz Carlos Setim sancionou a Lei que institui o Dia Municipal do Líder Comunitário. A data tem o intuito fortalecer o movimento comunitário. (Página 5) Atlético eliminado pelo Tupi na Copa do Brasil A vitória do Atlético sobre o Tupi por 2 x 1, ontem, na Arena da Baixada, não foi suficiente para garantir a vaga ao rubro-negro para a próxima fase da Copa do Brasil. No jogo de ida, no Ceará, o Coritiba perdeu para o Fortaleza por 2 x 1. (Página 17) Polícia prende gangue com 45 kg de dinamite Página 20 Youssef recebe a segunda condenação pela Operação Lava Jato Página 3 Justiça italiana trava extradição de Pizzolato Página 4 ANPR Divulgação Divulgação CAP Agência Brasil

description

 

Transcript of Jornal Correio Paranaense - Edição do dia 07-05-2015

Page 1: Jornal Correio Paranaense - Edição do dia 07-05-2015

Curitiba, Quinta-feira, 7 de Maio de 2015Ano XIX - Edição 3.465 Diretor Renato Barroso R$ 1,00

grupor3a.com

TEMpo no pARAnáNesta quinta-feira, uma frente fria em des-locamento sobre o Oceano Atlântico, próxi-mo da costa de Santa Catarina e do Paraná deixa o céu com mais nuvens entre o Litoral paranaense e a Região Metropolitana de Curitiba. Nas demais regiões do Estado não há previsão de mudanças nas condições do tempo. Faz um pouco de frio entre o período noturno e o amanhecer.

Estudantes participam de projeto de trânsito

Página 2

nova secretária de Educação apela pelo fim da greve

Em seu primeiro dia de trabalho à frente à Secretaria Estadual da Educação, a professora Ana Seres fez um apelo pela volta às aulas. Ela disse que solicitou ao Governo que os descontos das faltas só sejam rediscutidos a partir da folha de junho. (página 20)

Senado condena violência policial no pREm audiência realizada no Senado, a Comissão de Direitos Humanos condenou as ações policiais durante a manifestação dos professores que resultou em mais de 200 feridos. O cinegrafista da Bandeirantes, fez um relato emocionado sobre o ataque do cão durante a cobertura dos confrontos. (página 3)

São José dos pinhais institui Dia do Líder Comunitário Em solenidade na Central de Treinamento da Prefeitura de São José dos Pinhais, o prefeito Luiz Carlos Setim sancionou a Lei que institui o Dia Municipal do Líder Comunitário. A data tem o intuito fortalecer o movimento comunitário. (página 5)

Atlético eliminado pelo Tupi na Copa do BrasilA vitória do Atlético sobre o Tupi por 2 x 1, ontem, na Arena da Baixada, não foi suficiente para garantir a vaga ao rubro-negro para a próxima fase da Copa do Brasil. No jogo de ida, no Ceará, o Coritiba perdeu para o Fortaleza por 2 x 1. (página 17)

polícia prende gangue com 45 kg de dinamitepágina 20

Youssef recebe a segunda condenação pela operação Lava Jato Página 3

Justiça italiana trava extradição de pizzolatopágina 4

ANPR

Divulgação

Divulgação CAP

Agê

ncia

Bra

sil

Page 2: Jornal Correio Paranaense - Edição do dia 07-05-2015

GeralQuinta-feira, 7 de Maio de 20152 grupor3a.com

C a m i n h a d a s , bailes, pique-niques e au-

lões de ginástica são algumas das ativida-des programadas pela Prefeitura de Curitiba para celebrar o Dia das Mães, que será come-morado neste domingo. A programação começa nesta quinta-feira e se prolonga até a próxima segunda-feira.

Nesta quinta será re-alizado o Baile do Dias das Mães, que acontece a partir das 14 horas, no

Centro de Esporte e La-zer Xaxim, para o qual são esperadas 250 pes-soas. Na sexta, às 7h30, está programada uma caminhada de cinco quilômetros reunindo mães que praticam gi-nástica na regional. Os Portais do Futuro tam-bém preparam ações em homenagens às mães para o sábado. Estão marcadas ativi-dades físicas e pique-niques nos portais CIC, Boqueirão, Bairro Novo e Tatuquara.

Esporte e lazer

ONU

Regionais preparam atividades para o Dia das Mães

Evento discutirá desafios das metrópoles

Atividades educativas envolvem alunos de 4º e 5º anos do fundamental

Alunos participam de projeto de trânsito

A Prefeitura de Curitiba lançou nesta quarta-

feira, na Escola Munici-pal Vinhedo, no bairro Santa Felicidade, o pro-jeto Trânsito com Educa-ção 2015. Realizado em parceria das secretarias municipais de Trânsito e Educação, o projeto desenvolverá atividades educativas relacionadas ao trânsito para alunos de 4.º e 5.º anos do ensi-no fundamental de dez escolas da rede munici-pal de ensino.

Realizado desde 2013 em quatro escolas mu-nicipais – com a inclusão

de um CMEI em 2014 –, o Trânsito com Educação foi estendido a escolas municipais de todas as administrações regionais em 2015, além de mais dois CMEIs. As ativida-des do projeto vão atingir 1.950 alunos da rede mu-

nicipal e 195 crianças de CMEIs – em 2014, foram 880 alunos e 60 crianças atendidos.

“O tema educação no trânsito deve estar no dia a dia das crianças e das famílias, e é fundamental que também seja tratado

nas escolas. A educação no trânsito está sendo le-vada para a sala de aula, e neste ano vamos atin-gir mais de duas mil fa-mílias com este projeto”, disse a secretária muni-cipal de Trânsito, Luiza Simonelli.

Projeto Trânsito com Educação

atingirá mais de dois mil alunos

da rede municipal de

educação

Atividades de esporte e lazer acontecerão em diversas regionais da Prefeitura

SMCS

SMCS

Na semana em que a Companhia de Habi-tação Popular de Curi-tiba (Cohab) completa 50 anos de fundação, os moradores de um gran-de empreendimento do programa habitacional do Município ganharam mais segurança com a implantação da sinali-zação de trânsito. O re-sidencial Parque Iguaçu, no Ganchinho, abriga mais de cinco mil pesso-as em 768 apartamentos e 643 casas e sobrados.

“O Parque Iguaçu é um símbolo da implan-tação do programa Mi-nha Casa Minha Vida em Curitiba, e a instalação

das placas de trânsito dá sequência às melho-rias feitas pela Prefeitura para a população local”, disse o presidente da Co-hab, Ubiraci Rodrigues. Foram feitas a pintura da sinalização horizon-tal e a instalação de pla-cas indicativas de vias preferenciais, limites de velocidade e outras.

Parque Iguaçu recebe sinalização viária

Evento

Campanha “De Bike ao Trabalho” será na sexta

Residencial Parque Iguaçu abriga mais de cinco mil moradores

O residencial Parque Iguaçu, no Ganchinho, abriga mais de cinco mil pessoas

A campanha nacional De Bike ao Trabalho será realizada nesta sexta-feira em Curitiba. A atividade é inspirada no Bike To Work Day, um evento anual re-alizado em vários países para promover a bicicle-ta como uma opção de transporte para o traba-lho. No Brasil, foi adotada como dia da campanha a segunda sexta-feira do mês de maio.

“As vias cicláveis es-tão sendo monitoradas e fiscalizadas de forma permanente na cidade. E, para este dia em especial, vamos intensificar a fisca-lização em pontos críticos de travessias, nas vias com-partilhadas e nas ciclovias centrais de Curitiba, onde as demandas serão maio-res”, diz o coordenador de mobilidade urbana da Se-tran, Gustavo Garrett.

Divulgação

Dentro de duas sema-nas, Curitiba será sede do Smart City Business America Congress & Expo, evento que reunirá mais de mil pessoas para debater os principais de-safios das metrópoles modernas e como tornar as cidades mais inteligen-tes. A ONU-Habitat apro-veitará o congresso para apresentar o Protocolo de Curitiba, um documento que vai orientar a criação de políticas de cidades in-teligentes (smart cities).

O Smart City Busi-ness America acontece-rá entre os dias 19 e 21 de maio no Expo Uni-med Curitiba. Mais de 100 empresas confirma-

ram presença no even-to – dentre elas gigantes como Volvo, BYD, Oracle, Copel e Google – que de-vem expor suas soluções para um público alta-mente especializado.

Congresso debaterá como tornar as cidades mais inteligentes

SMCS

SMCS

Editora Correio Paranaense

Page 3: Jornal Correio Paranaense - Edição do dia 07-05-2015

Política Quinta-feira, 7 de Maio de 2015 3grupor3a.com

Reprodução

Notas políticas

Normalidade

Na terça-feira, por causa da manifes-tação de servidores, funcionários da As-sembleia e imprensa tiveram que entrar pela porta dos fundos, já que as portas foram fechadas com receio de uma possível inva-são. “Este é o último ato dos professores, creio que a partir de agora poderemos vol-tar a viver em paz, já que não teremos mais nenhum projeto polê-mico na Casa”, avaliou o deputado estadual

Ademar Traiano, pre-sidente da Assem-bleia.

Apesar das ma-nifestações, o parla-mentar afirmou não se arrepender de ter mandado fechar o prédio para que não houvesse manifesta-ção, nem de ter segui-do a sessão plenária apesar da ação policial do lado de fora. “Os novos parlamentares estavam muito tensos e isso cria um clima de instabilidade”, avaliou o presidente. n

Os deputados estaduais votaram e aprovaram por 35 votos contra 5 o regime de urgência de dois projetos de lei na Assembleia Legislativa que proíbem o uso de ani-mais como aparato de apoio policial em manifestações de rua e o uso de balas de borracha para conter protes-tos públicos. Os dois serão anexados nas votações das comissões. O projeto de lei de autoria dos deputados Rasca Rodrigues (PV) e Marcio Pa-

checo (PPL) fala apenas do uso de animais – sejam eles cães de raça ou cavalos.

Na justificativa da men-sagem, o episódio do uso de cães de raça foi classificado por especialistas como “de-monstração excessiva da força”. Foi dado como exem-plo o caso de um cinegrafis-ta da TV Bandeirantes que foi mordido na coxa quan-do tentava descer a rampa da Assembleia para fazer as imagens do confronto. n

Projetos contra violência ganham urgência

Traiano prevê dias mais calmos na Assembleia

As manifestações fecharam a Assembleia nos últimos dias

Sandro Nascimento/Alep

Debate no Senado condena violência policial no ParanáComissão ouviu vítimas dos confrontos de 29 de abril

Indignação, tristeza e re-volta foram sentimentos que permearam as apre-

sentações de professores e sindica-listas do setor de Educação do Pa-raná, presentes à audiência pública desta quarta-feira (6) na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que discutiu a violência policial contra servidores do governo do estado no último dia 29, em Curitiba.

Naquele dia, os docentes partici-pavam de manifestação que reuniu mais de 20 mil servidores estaduais em Curitiba, na praça em frente à Assembleia Legislativa do estado, e foram reprimidos com violência pelas forças policiais do governo estadual. Os senadores pelo Paraná Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffman (PT) presenciaram o con-fronto e foram enfáticos ao relatar a brutalidade da ação policial, que deixou mais de 200 manifestantes e 20 policiais feridos. n

Agência Senado

A Justiça Federal do Paraná condenou qua-tro réus da Operação Lava Jato por lavagem de dinheiro de recursos que pertenciam ao ex-de-putado José Janene, que morreu em setembro de 2010 e era um dos réus do suposto esquema de compra de votos de par-lamentares, o mensalão.

Os condenados são: Alberto Youssefx, Car-

los Habib Chater, Ediel Viana da Silva e Carlos Alberto Pereira da Cos-ta. Ediel Viana da Silva também foi condenado por uso de documen-to falso. O despacho do juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato em primeira instância, foi publicado por volta das 12h30 desta quar-ta-feira (6). n

Justiça condena quatro por negócios com Janene

Youssef teve sua segunda condenação pela Lava Jato

O cinegrafista mordido por um cão fez relato emotivo

Os deputados debatem o uso da força pela polícia em protestos

Entrevista canceladaA senadora Marta Suplicy cancelou na tarde de on-tem a entrevista que concederia ao apresentador Ratinho. A rede SBT foi informada do cancelamen-to apenas seis horas antes do horário previsto para a entrevista. A decisão de fez com que a produção do programa procurasse às pressas um substituto.

Redução de pedágioDirigentes das principais Federações de classes pro-dutoras do Paraná protocolaram um documento na Casa Civil pedindo a duplicação do Anel de Integra-ção e a redução do preço do pedágio. Assinam o do-cumento o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Ágide Meneguette; o representante da Federação das Associações Co-merciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Marcelo Andrade; o representante da Federação do Comércio (Fecomércio), Ari Bittencourt; o presidente da Fede-ração dos Transportadores de Cargas do Paraná (Fe-transpar), Sergio Malucelli; e o representante da As-sociação Comercial do Paraná (ACP), Gláucio Geara.

Contratação proibidaOs deputados Nereu Moura (PMDB) e Requião Filho (PMDB) apresentaram um projeto de lei pedindo que empresas e consórcios formados por empresas que tenham efetivado doações eleitorais e partidá-rias a candidatos, comitês financeiros e partidos po-líticos, sejam proibidos de contratar com poderes e órgãos públicos. O projeto está tramitando na Casa.

Mais um soltoO presidente da Galvão Engenharia Dario de Quei-roz Galvão Filho foi autorizado nesta quarta-feira (6) a cumprir prisão domiciliar, usando tornoze-leira eletrônica. A decisão em caráter liminar é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo.

Reprodução

Editora Correio Paranaense

Page 4: Jornal Correio Paranaense - Edição do dia 07-05-2015

GeralQuinta-feira, 7 de Maio de 20154 grupor3a.com

R e p r e s e n t a n t e s dos delegados da Polícia Federal de todo o país promo-

veram nesta quarta-feira, em Brasília, um ato para que os cortes no Orçamen-to, a serem anunciados pelo Governo Federal em meio ao projeto de ajuste fiscal, não afetem a corporação. Os delegados criticaram o que classificaram de tenta-tiva do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de limitar a ação da PF na Ope-ração Lava Jato.

Em abril, Janot divulgou nota afirmando que cabe ao Ministério Público Federal

definir a estratégia de inves-tigação da Operação Lava Jato. De acordo com o presi-dente da Associação Nacio-nal dos Delegados de Polí-cia Federal, Marcos Leôncio Ribeiro, o movimento tem como objetivo preservar as atribuições da PF, seja na questão orçamentária, seja no processo investigatório. “Queremos fazer o nosso trabalho. Deem condições para que possamos fazer esse trabalho. Isso serve tanto para o Ministério do Planejamento, da Fazenda, como para o procurador-geral Rodrigo Janot”, disse Ribeiro.

Delegados pedem que corte não atinja a Polícia Federal

Orçamento

Delegados da PF de todo o país se reuniram em Brasília nesta quarta-feira

R e p r e s e n t a n t e s dos delegados da Polícia Federal de todo o país promo-

O ex-diretor de Ma-rketing do Banco do Brasil Henrique

Pizzolato teve a extradição para o Brasil suspensa após decisão do Tribunal Admi-nistrativo Regional (TAR) do Lacio. A corte acatou recurso da defesa de Pizzolato con-tra a decisão do ministro da Justiça da Itália, Andrea Or-lando.

Pizzolato foi condenado na Ação Penal 470, o proces-so do mensalão, em 2013, e fugiu para a Itália com um passaporte falso. Ele foi de-tido em fevereiro de 2014,

em Maranello, por causa de documentação irregular, e seria extraditado para o Bra-sil para cumprir a pena de 12 anos e sete meses de prisão por lavagem de dinheiro e peculato.

O tribunal marcou uma audiência para o dia 3 de ju-nho para discutir o caso. Até esta data, Pizzolato ficará na Itália, segundo o advogado Alessandro Sivelli. Se a corte acatar o recurso de Pizzolato, o caso seguirá para o Conse-lho de Estado, que definirá se ele poderá cumprir a pena na Itália.

Justiça italiana suspende extradição de PizzolatoEx-diretor do Banco do Brasil foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão

Pizzolato foi condenado a 12 anos e sete meses de prisão por lavagem de dinheiro e peculato

Divulgação

O tribunal marcou uma audiência para o dia 3 de junho para discutir o caso. Até esta data, Pizzolato ficará na Itália, segundo o advogado Alessandro Sivelli.

Ministério notifica site que expõe CPFs

O Ministério da Justi-ça notificou nesta quar-ta-feira o provedor de acesso do site “Nomes do Brasil”. O site gerou indignação dos brasilei-ros por exibir os núme-ros de CPFs e a situação cadastral junto à Receita Federal. Segundo o mi-nistério, a prática pode ferir o Código de Defesa do Consumidor e o Mar-co Civil da Internet.

O alvo da notificação é o servidor GoDaddy, que oferece a gestão de domínios na internet de modo a manter seus ad-ministradores anônimos. Por isso, não é possível consultar quem são os donos do site, criado em fevereiro de 2015. A pasta vai pedir que a empre-sa informe quem são os responsáveis pelo site. As sanções em caso de irre-gularidade podem che-gar a R$ 7,2 milhões.

Agência Brasil

Site informa CPF dos clientes e situação cadastral de documentos

Reprodução

Repercussão

Dilma afirma que panelaço é “normal”

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira,

um dia após centenas de pessoas terem gritado, vaia-do e batido panelas pelo país durante a exibição do programa partidário do PT na televisão, que o “pane-laço” é “normal” no Brasil. Em uma entrevista no Palá-cio do Planalto, Dilma disse que a democracia foi con-quistada “a duras penas” no país e que é preciso res-peitar as manifestações das

pessoas.“Eu vejo (o panelaço) da

mesma forma como eu vejo qualquer outra manifesta-ção. Eu já disse isso várias vezes: manifestar é normal no Brasil. Em alguns países, manifestações que assu-mem a forma de panelaço ou qualquer outra forma não são consideradas nor-mais. No Brasil, sim, são normais. Vejo como uma manifestação de uma posi-ção diferente da outra”, dis-se a presidente.

Dilma: “Vejo como uma manifestação de uma posição diferente da outra”

Reprodução

SUMULA DE PEDIDO LICENÇA OPERAÇÃO NGC DO BRASIL LTDA, torna público que requereu ao IAP, Licença Operação, para fins de Instalação de Fábrica de Máquinas,

Ferramentas, Peças e Acessórios, a Ser instalada a Rua Atilio

Talamini 313, bairro Costeira, \São José dos Pinhais, estado do Paraná.

Editora Correio Paranaense

Page 5: Jornal Correio Paranaense - Edição do dia 07-05-2015

São José dos Pinhais Quinta-feira, 7 de Maio de 2015 5grupor3a.com

Em solenida-de realizada na noite de

terça-feira (5), na Cen-tral de Treinamento da Prefeitura de São José dos Pinhais, o prefeito Luiz Carlos Setim san-cionou a Lei que insti-tui o Dia Municipal do Líder Comunitário.

Idealizada pelo vere-ador Luiz Paulo, a pro-posta para instituir um dia aos líderes comuni-tários, através de proje-to de lei, tem o intuito de reconhecer o esforço dessas pessoas e for-talecer o movimento comunitário. “O líder comunitário desem-penha um papel muito importante na dinâmi-ca da sua região, junto à população, geralmente eles operam como ins-trumentos de indica-dores para a gestão”,

São José dos Pinhais reconhece a importância desta função Nesta semana uma ação conjunta da Prefeitura de São José dos Pinhais reuniu, para uma apresentação, as Secre-tarias Municipais de Assis-tência Social e Meio Ambien-te, e os grupos de Catadores de Materiais Recicláveis do Município. O encontro, reali-zado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) José Zen, serviu para expor ao Executivo a situação em que se encontram as Associações formadas por estes grupos, e debater políticas públicas

que possam auxiliar o traba-lho destes profissionais.

Atualmente a Secretaria Municipal de Assistência Social é quem presta aten-dimento aos catadores de São José dos Pinhais através de um trabalho realizado nos CRAS José Zen, Miguel Haluch e Cyro Pellizzari I. Nestes Centros ações de con-vivência, encaminhamento e auto-suficiência são desen-volvidas junto aos catadores e algumas até contam com a colaboração de empresas. n

Dia Municipal do Líder Comunitário é instituído

Campanha de vacinação contra influenza deve vacinar 68 mil são-joseenses

No sábado as unidades de saúde atenderão das 8h às 17h

O seminário encerra a formação dos multiplicadores do projeto

Saúde

Divulgação

Divulgação

Foi encerrado na tarde desta quarta-feira (6)

o trabalho dos Fóruns Preparatórios para a 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O úl-timo encontro aconte-ceu no Colégio Estadual Chico Mendes, no bairro São Marcos, e contou

com a participação de adolescentes dos bairros próximos e da área rural de São José dos Pinhais.

As reuniões prepara-tórias, que tiveram início no mês de abril, foram re-alizados em seis ocasiões, divididas entre encontros com jovens, Governo e entidades não Governa-mentais. Em cada um dos

fóruns com participação dos adolescentes, 10 de-les foram eleitos delega-dos para representarem na Conferência, deter-minadas regiões. Todos os encontros também foram acompanhados por representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. n

Divulgação

Divulgação

Mulher

Realizado último fórum preparatório para 8ª Conferência dos Direitos da Criança

Seminário encerra formaçãode multiplicadores

Assistência Social promove o Dia da Beleza

No próximo sábado (9) a Secretaria de Educação de São José dos Pinhais promo-ve, junto com a Rede Marista de Solidariedade, o encerra-mento do ciclo de formação de multiplicadores do proje-to Brincadiquê? com a reali-zação do Seminário Aberto: “Formação: concepção de criança e brincadeira”, que contará com a participação do palestrante, arte-educa-dor, artista cênico, poeta e compositor Leandro Medina.

As formações iniciaram no segundo semestre de 2014, com a participação

de educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que atu-arão como multiplicadores para os demais profissio-nais de sua unidade.

A formação foi organi-zada com encontros bi-mestrais que destacaram a importância da brincadeira para o desenvolvimento in-fantil, já que o brincar deve ser uma atividade diária in-centivada e mediada pelo professor/educador para que a criança se expresse, in-teraja e aprenda a lidar com o mundo que a cerca. n

Mães das crianças aten-didas pelo Serviço de Pro-teção e Atendimento In-tegral a Família (PAIF), do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) José Zen, de São José dos Pinhais, fizeram terça-feira (5) uma atividade diferente. A ação, realizada em come-moração ao Dia das Mães, foi nomeada como “Dia da Beleza” e faz parte da políti-ca de inclusão promovidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

O Dia da Beleza, criado em parceria com o Cen-tro Técnico Vitória, contou com a participação de 15 mães, que durante uma tar-de receberam tratamentos estéticos como manicure, pedicure, corte, tintura, hi-dratação, escova nos cabe-los e maquiagem, de ma-neira totalmente gratuita. n

O prefeito Setim sancionou a lei que institui a data em homenagem aos líderes comunitários

Foram realizados seis encontros desde abril reunindo governo, entidades e adolescentes

mencionou o vereador.O Dia Municipal do

Líder Comunitário tem respaldo por meio da Lei Federal nº. 11.287/2006 que institui o Dia Nacio-nal do Líder Comunitário

e faculta aos municípios a prerrogativa de legislar no interesse do mesmo, conforme o artigo 30 da Constituição Federal. O prefeito Luiz Carlos Setim, ao sancionar a Lei Ordi-

nária nº. 2.555 de 2015, mencionou que a mesma permite, a partir de então, promover ações e mani-festações em reconheci-mento dos líderes comu-nitários do Município. n

Editora Correio Paranaense

Page 6: Jornal Correio Paranaense - Edição do dia 07-05-2015

Fique LigadoQuinta-feira, 7 de Maio de 20156 grupor3a.com

Os fatos não deixam de existir só porque são ignorados”

Aldous Huxley

Frase do dia

Aniversariantes famosos do dia

Dircinha Batista, cantora (1922), falecida em

18/06/1999

Euryclides Zerbini, cirurgião (1912), falecido

em 23/10/1993

Eva Perón, líder política (1919), falecida em

26/07/1952

Gary Cooper, ator (1901), falecido em 13/05/1961

Johannes Brahms,

compositor (1833), falecido em 03/04/1897

Piotr Ilich Tchaikovsky,

compositor (foto -1840), falecido em 06/11/1893

fonte: Simepar

Fonte: Paulinas

TEMPO

SANTO DO DIA

10º mín

19ºmáx

n Manhã

n Tarde

n Noite

Muitas nuvens

Muitas nuvens

Nebulosidade variável

Santo Agostinho Roscelli

Nasceu na pequena ci-dade de Bergone di Ca-sarza Ligure, Itália, no dia 27 de julho de 1818. Durante sua infância, foi pastor de ovelhas. A sua família, de poucos recursos, constituiu para ele um exemplo de fé e de virtudes cristãs. Aos dezessete anos, decidiu ser padre, entusiasmado por Antonio Maria Gianelli, arcebispo de Chiavari, que se dedicava exclu-sivamente à pregação aos camponeses, e hoje está inscrito no livro dos santos.

Fonte: Guia dos Curiosos

HISTÓRIA

O mais antigo docu-mento conhecido que re-produz integralmente os Dez Mandamentos está em exibição em Jerusa-lém, em uma mostra do Museu de Israel - infor-mou nesta quarta-feira (6) o estabelecimento.

O documento, escrito em hebraico e com mais de 2 mil anos de idade, é geralmente mantido nas instalações da Autoridade de Antiguidades de Israel, fora de alcance ao público e em condições draconia-nas de conservação, simi-lares à caverna onde foi encontrado.

O documento já havia

Mais antiga cópia dos Dez Mandamentos é exibida em Israel

EDITORIAL

Durante uma entre-vista coletiva, o se-

cretário de Segurança, Fernando Francischini, colocou o peso dos mais de 200 feridos nas mani-festações do último dia 29 de abril nos ombros da Polícia Militar. Em-bora delegado da Polí-

cia Federal, Francischini mostrou o seu lado de-putado para a impren-sa, tirando de cima dele mesmo a responsabili-dade do problema.

Ontem foi a vez dos comandantes da Polí-cia Militar dar o troco. Em carta enviada ao

governador Beto Ri-cha e aberta ao público em geral, os policiais devolveram a bomba para o secretário. Eles afirmaram que o pró-prio Francischini parti-cipou do planejamento e acompanhou os des-dobramentos (como

quase toda a popula-ção de Curitiba).

O novo problema fica pra o governador. Como conciliar o se-cretário com o coman-do da PM. Um dos dois terá que ser sacrificado para que o governo fale a mesma língua. n

Um impasse no governo

ganhado uma exposição excepcional em Nova York, em 2011, e em Cincinnati, em 2013. Mas seu acesso

ao público é muito raro, até mesmo em Israel.

Agora, o público pode apreciá-lo por ocasião da

exposição intitulada “Uma breve história da huma-nidade”, montada no Mu-seu de Israel com recursos oriundos do estabelecimen-to e inaugurada recente-mente. O texto está prote-gido numa redoma dotada de um dispositivo climático devido à sua fragilidade.

O documento, de 45,7 cm de comprimento e 7,6 centímetros de largura, com as instruções morais que Moisés teria recebido de Deus no Monte Sinai, faz parte dos 870 manus-critos encontrados por um beduíno no noroeste do Mar Morto entre 1947 e 1956 perto de Qumran. n

TECNOLOGIA

Plugin Dropbox para Gmail ajuda a enviar anexos grandes sem ‘zipar’

Menahem Kahana/AFP

O Dropbox atualizou sua extensão para o Gmail. Agora, além de permitir enviar arquivos armaze-nados na plataforma com facilidade, a ferramenta pode salvar anexos dire-tamente no Dropbox, sem ocupar espaço na nuvem do Google. Também é pos-sível enviar múltiplos ane-xos sem limite de tamanho. O plugin pode ser baixado diretamente na página do

site TechTudo (http://glo.bo/1Js5EQu). Basta sele-cionar a versão do Chrome e clicar em “Baixar”. Uma vez instalado, ele acrescen-ta um ícone ao lado do bo-tão de enviar mensagens que permite gerenciar os anexos. Ao clicar, o usuário pode selecionar os arqui-vos que deseja enviar e eles serão automaticamente inseridos na mensagem de e-mail na forma de links. n

iMore

Rep

rod

uçã

o

Editora Correio Paranaense

Editora Correio Paranaense Ltda. | CNPJ 00.064.742/0001-80 | Editor chefe: Renato Barroso (reg. 940/MTB/PR) Redação | Administração | Rua Fagundes Varela, 2106 | 82520-040 | Curitiba | PR | Fone|Fax (41) 3263 2002Sucursal: São José dos Pinhais - Rua Joaquim Nabuco, 2361 - Sala 2 - Fone | (41) 3385 9351TIRAGEM: 15.000 exemplares diários, com circulação de Segunda a Sexta-feira.

COMERCIAL (41) 3263 2002

Page 7: Jornal Correio Paranaense - Edição do dia 07-05-2015

Variedades Quinta-feira, 7 de Maio de 2015 15grupor3a.com

As mudanças de ce-nário e formato do Jornal Nacional, que estrearam na semana passada, já surtiram um bom efei-to em termos de Ibope. A audiência do principal telejornal da Globo refor-mulado cresceu pelo me-nos 12% na comparação com o mesmo período no ano passado. Em todos os dias da semana passada, a audiência foi maior que a de um ano antes, com a

média subindo para 25,7 pontos, contra 23 pontos de média no ano passado. Entre as mudanças do JN estão novo cenário, telão em alta definição.

Mudanças ajudam a recuperar audiência do JN

A atriz Alessandra Maestrini (foto) se assumiu bissexual em agosto do ano passado, e nesta semana disse que con-sidera bem mais difícil para atores ho-mens tomarem a mesma decisão que a dela e expor a sexualidade. “O Brasil é um país machista. Quando uma mu-lher se assume gay ou bissexual, o ho-mem parte do princípio de que aquilo é entretenimento para ele, mas quando é o homem que se assume, o machis-ta acha que é no ‘dele’ que vai entrar”, disse. Segundo Maestrini, expor sua se-xualidade deixou tudo melhor. “As pes-soas ficaram mais próximas, tudo ficou mais leve, agora eu vou eu mesma. Você não precisa mais se preocupar e pode ser quem você é. Eu nunca tive proble-ma com isso, mas as pessoas que nos amam ficam preocupadas”, explicou.

“Brasil é um país machista”, diz Alessandra Maestrini

Bom Dia Astral - Dirce Alves

Áries 20/3 a 20/4Você pode contar com a sorte, pois os astros indi-cam entrada extra de dinheiro e negócios fluindo para o sucesso. Sociedade comercial ou afetiva tem tudo para se consolidar. Boa convivência no amor. Espere mudanças no lar. C. 652 M. 3745

Gêmeos 21/5 a 20/6Você ainda tem alguns dias para se cuidar, apesar de Vênus e Mercúrio estarem no seu signo, será importante a paciência e o bom humor. Entenda melhor a pessoa amada. Saia um pouco da rotina. Procure pelos amigos. C. 783 M. 2694

Leão 22/7 a 22/8O grande destaque de será acertar suas finanças e negócios mais urgentes, pois amanhã você passará a receber a influência negativa de Vênus. Siga a intui-ção na vida a dois. Busque ajuda de sócios e amigos. C. 104 M. 4520

Virgem 23/8 a 22/9Surpresas agradáveis e ambiente tranquilo no seu tra-balho e no lar. Resolução de muitos problemas que afligiam no setor financeiro. Você vai se sobressair nas atividades profissionais. Bom para viagens, compras e visitas. C. 877 M. 7402

Libra 23/9 a 22/10Fase em que haverá alterações nas suas relações fami-liares. Facilidade para captar as intenções de nativos de Virgem, Aquário e Leão. Evite se desesperar por problemas dos outros. Cuide mais da saúde. Bom para compras. C. 425 M. 6073

Escorpião 23/10 a 21/11Dia em que terá novidades no trabalho e com possi-bilidade de colocar seus projetos em ação. Saia para compras e realize viagens. Favorável para encontros com amigos e familiares. Intuição em alta no campo amoroso. C. 532 M. 0914

Sagitário 22/11 a 21/12O Sol transita por sua sexta casa astral, que indica re-novação de amizades e confraternização com os que trabalham ao seu lado. Tranqüilo e feliz, você pode até sair da rotina. Aceite convites. Trabalhos e negó-cios em alta. C. 369 M. 5281

Capricórnio 22/12 a 21/1Você estará livre do alerta a partir das 15h17, até lá muita rotina. É bem possível que os assuntos fi-nanceiros tragam novidades positivas em sua vida doméstica. Chances de ganho em jogos, sorteios e loterias. C. 947 M. 7136

Aquário 22/1 a 18/02Você entrará no alerta na parte da tarde, exatamen-te as 15h17. Evite qualquer atitude radical com seus familiares. Desfavorável para compras, visitas, via-gens, decisões familiares e profissionais. Não faça gastos supérfluos. C. 298 M. 8507

Peixes 19/2 a 19/03Aproveite todo o seu dinamismo e resolva rapi-damente os problemas domésticos. Positivo para mudanças de casa, compra ou reforma do seu imó-vel. Busque apoio no setor de trabalho. Organismo equilibrado. C. 016 M. 1358

Otaurino costuma ter bastante habilidade para ganhar dinheiro e esticar sua renda além do

que pareceria possível. Tem excelente instinto para investimentos: sua cautela e tendência para um crescimento constante lhe garantem excelentes resultados em suas aplicações.

Quem nasceu hojeÉ dono de uma personalidade marcante, o

que fará se destacar. Conseguirá êxito em todas as atividades que exercer. Tem um grande amor pelo lar e familiares. Procure não se descuidar do aspecto físico, mantenha-se em boa aparência. Terá inclinação para estudos superiores. Cativante, inteligente e fiel.

AlertaAté 15h17 o alerta está dirigido aos nativos

de Capricórnio. Depois começam as indicações desfavoráveis para os aquarianos. Sinceridade deve ser a palavra chave em sua vida. Prepare-se para enfrentar os desafios deste período.

[email protected]

Touro 21/4 a 20/5Quinta-feira em que haverá chances de crescimen-to com viagens, publicidade e comércio de produ-tos de beleza ou alimentos. Facilidade para mudar o rumo do seu trabalho. Cuide-se com invejosos. Saúde perfeita. C. 591 M. 8263

Câncer 21/6 a 21/7Dia em que não deve transferir seu mau humor para o relacionamento familiar. Amanhã, Vênus passa a transitar pelo seu signo melhorando suas finanças, trabalho e a vida doméstica. C. 360 M. 1889

[email protected]

* A programação de novelas é de responsabilidade de cada emissora e está sujeita a eventuais alterações.

SETE VIDAS – GLOBO 18H15

Lígia fica abalada com a situação de Miguel. Vicente tem um surto ao ouvir a voz de Lígia na secre-tária eletrônica e Pedro fica preo-cupado. Durval diz que Bernardo é herdeiro de Miguel e o adoles-cente fica irritado. Laila disfarça o impacto com a notícia sobre o es-tado de Miguel. Diego não conse-gue aceitar a chegada de Miguel na vida de Felipe.

MALHAÇÃO – GLOBO 17H45

Gael prende Luiz dentro do car-ro. Disfarçado, Gael se aproxi-ma de Karina e dá dicas sobre a adversária da filha. Luiz não aparece para lutar e Lobão fica furioso. João torce pela derrota de Duca. Outro lutador sobe ao ringue para lutar com Duca. Co-bra vence sua luta e Heideguer fica animado. Gael conta a Co-bra o que aconteceu com Luiz. Wallace perde a luta por nocau-te e Sol fica arrasada.

ALTO ASTRAL – GLOBO 19H30

Capítulo não divulgado

BABILÔNIA – GLOBO 20H56

Alice e Evandro reatam. Inês resol-ve ir ao escritório de Teresa e Celi-na se preocupa. Teresa questiona Vinícius sobre as imagens em que ele aparece com uma mulher no elevador do escritório. Inês tenta se aproximar de Vinícius. Laís fala para Maria José que o que sente por Guto não vai além da amizade. Rafael conversa com Wilma sobre Laís. Inês confirma para Teresa que Beatriz atirou nela e implora para não ser demitida.

OS DEZ MANDAMENTOSRECORD 20H30

Num assume que quis prejudicar Apuki e deixa Zelofeade assustado com a tamanha coragem. Num se recusa a pedir perdão e Apuki avan-ça para apunhalá-lo. Num desaba com o punhal no peito e Zelofeade corre para socorrê-lo. Eliseba vai até a casa de Judite pedir desculpas por ter sido grosseira. Judite se emocio-na, contando que Apuki a odeia e é consolada.

NovelasIsolamento

William e Kate levam filhos para o interiorReuters

Pais de George e da pequena Charlotte, o príncipe William

e a mulher, Kate Midd-leton (foto), deixaram Londres nesta quarta-feira para aproveitar um período de descanso na mansão Anmer Hall, em Norfolk, a 177 km da capital. Segundo revistas norte-americanas e bri-tânicas, eles devem pas-sar mais de uma semana no local para aproveitar os primeiros dias de vida da filha caçula com mais privacidade, e para promover a adaptação entre George e a irmã. A Anmer Hall foi um presente da rainha Eli-

Segundo revistas, eles devem passar mais de uma semana no local para aproveitar os primeiros dias de vida da filha caçula

zabeth II ao casal e está na vida da realeza desde 1898. Abriga 10 quartos, piscina externa, quadra de tênis e muito verde ao redor, sendo perfeita para criar os filhos longe da agitação da cidade.

A atriz Alessandra Maestrini (foto) se assumiu bissexual em agosto do ano

mens tomarem a mesma decisão que a dela e expor a sexualidade. “O Brasil

mem parte do princípio de que aquilo é entretenimento para ele, mas quando

ta acha que é no ‘dele’ que vai entrar”,

soas ficaram mais próximas, tudo ficou mais leve, agora eu vou eu mesma. Você não precisa mais se preocupar e pode

ma com isso, mas as pessoas que nos

Reprodução

Ashton Kutcher emociona a mãe com reforma da casa

Ashton Kutcher realizou uma surpresa e tanto para sua mãe, Diane Weeps, como forma de homenageá-la pelo Dia das Mães. A data serviu como pretexto para que o ator reformasse a casa

onde passou sua infância em Homestead, na Flórida (EUA). “Esta é a minha forma de dizer obrigado a minha mãe, cujo grande sacrifício foi dar a vida que hoje eu tenho”, afirmou Kutcher.

Editora Correio Paranaense

Page 8: Jornal Correio Paranaense - Edição do dia 07-05-2015

MundoQuinta-feira, 7 de Maio de 201516 grupor3a.com

A desaprovação do de-sempenho da presidente do Chile, Michelle Bache-let, alcançou o nível mais elevado no momento em que escândalos de corrup-ção afetam a confiança no governo da líder de cen-tro-esquerda e no sistema político, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (6).

Em abril, 64 por cento dos entrevistados dis-seram reprovar Bache-let, um aumento de três pontos percentuais em relação ao mês anterior, segundo o instituto de pesquisa Gfk Adimark. Trata-se do índice de re-jeição mais alto da presi-dente chilena, que ocu-

Escândalo de financiamento de campanha afeta confiança no governo

Rejeição de Bachelet sobe para 64%, segundo pesquisa

pou o cargo entre 2006 e 2010 e voltou à Presidên-cia em 2014.

A taxa de aprovação de Bachelet ficou na

casa dos 31 por cento pelo segundo mês con-secutivo em abril, uma mínima recorde em seus dois mandatos. n

Lucía Topolansky admite aos jornalis-tas que está cansada. A poucos dias das eleições municipais uruguaias, que serão realizadas no domin-go (10), a mulher do ex-presidente do país, o carismático José Mujica, está engajada numa campanha sem garantia de final fe-liz. Ela é candidata à

prefeitura de Monte-vidéu. Embora conte com o apoio explícito de Mujica, que lhe foi de grande valia para ser a candidata mais votada do Senado uruguaio para a legis-latura de 2010 a 2015, Topolansky tem um adversário à altura no pleito de domingo: o ex-ministro socialis-ta Daniel Martínez,

vários pontos à fren-te dela nas pesquisas de intenções de voto - isso embora Mar-tínez também seja da Frente Ampla, a coalizão de partidos de esquerda ao qual Topolanksy e Mujica pertencem. A lei uru-guaia permite que mais de um candida-to do mesmo partido concorra ao pleito. n

Mulher de Mujica tenta ‘carona’ para se eleger prefeita

Índice de aprovação de Michelle Bachelet é o mais baixo nos dois mandatos da presidente

Carlos Pazos/Reuters

Lucía Topolansky disputa eleição municipal em Montevidéu neste domingo (10)

AFP

Investigadores do Escritório de Investi-gação e Análise (BEA) da França confirma-ram nesta quarta-feira (6) que o copiloto do avião da Germanwings que caiu em março nos Alpes franceses havia praticado a descida da aeronave no voo de ida. Além disso, segundo a investigação, ele igno-rou dezenas de tentati-vas de contato de auto-ridades civis e militares

durante o voo que caiu.Um relatório prelimi-

nar da queda apontou que o copiloto Andreas Lubitz, apontado como responsável por derru-bar deliberadamente o avião, ajustou a altitude do piloto automático do Airbus A320 para 100 pés por cinco vezes en-quanto estava sozinho na cabine durante voo anterior, de Duesseldorf para Barcelona, também no dia 24 de março. n

Investigadores dizem que copiloto da Germanwings ensaiou descida

Relatório aponta que Andreas Lubitz mudou altitude do avião no voo de ida

Michael Mueller/APColisão entre trens de passageiros deixa morto e feridos na Áustria

Dois trens de pas-sageiros se chocaram nesta quarta-feira (6) no norte da cidade de Graz, capital do estado de Es-tíria, no leste da Áustria, informou a agência aus-tríaca de notícias “APA”.

Segundo a televisão austríaca “ORF”, um dos maquinistas morreu e outro ficou ferido e foi transportado de heli-cóptero para um hospi-tal próximo. Além disso, uma mulher de 60 anos sofreu ferimentos críticos

e também está internada.As equipes de salva-

mento, incluindo 120 bombeiros, uma equipe da Cruz Vermelha e dois helicópteros, consegui-ram resgatar todos os passageiros.

O acidente aconteceu por volta das 10h20 lo-cais (5h20 em Brasília) na cidade de Übelbach, nos arredores de Graz, em uma pequena flo-resta de difícil acesso e sobre um trajeto de sen-tido único. n

O acidente aconteceu porque um dos trens não viu ou não respeitou a sinalização de parar

Erwin Scheriau/APA/AFP

Hillary Clinton propõe plano para regularizar pessoas em situação ilegal

A candidata democra-ta à Casa Branca Hillary Clinton (foto abaixo) propôs na última terça-feira (5) um plano para regularizar e naturalizar uma parte dos 11 mi-lhões de pessoas vivem em situação ilegal nos Estados Unidos, durante um ato de campanha em

Las Vegas. “Já não pode-mos esperar para criar um caminho à cidadania plena desses estrangei-ros”, disse Hillary duran-te uma mesa redonda em um liceu de Las Vegas, em Nevada, um estado do oeste americano em que 27% de seus habitan-tes são hispânicos. n

Ethan Miller/Getty Images/AFP

Editora Correio Paranaense

Page 9: Jornal Correio Paranaense - Edição do dia 07-05-2015

Esportes Quinta-feira, 7 de Maio de 2015 17grupor3a.com

Rafhael Lucas marcou o único gol do Coritiba no Ceará

Rep

rod

ução

Diante de um cenário de depredação, com inú-meras cadeiras quebradas, o Fortaleza voltou ao palco de última conquista, o Ce-arense, para encarar o Co-ritiba, pela segunda fase da Copa do Brasil, e venceu por 2 a 1. A Arena Castelão estava longe de receber o público do último domin-go, quando houve briga de torcedores, mas viu

tricolores empolgados e ainda relembrando a con-quista estadual em seus hinos e gritos de Incenti-vo. Suficiente para criticar, mas até mesmo perdoar as chances perdidas por Lúcio Maranhão e Daniel Sobralense. E festejar, cla-ro, os gols de Wanderson e Adalberto. A vantagem do empate é do Leão do Pici. O Coxa precisa vencer o

jogo de volta para avançar.O Fortaleza joga de novo

só na próxima quarta-feira (13), às 22 horas, contra o mesmo Coxa, no jogo de volta da Copa do Brasil. Coritiba volta a campo já no sábado (9), contra a Chapecoense, na estreia da Série A do Campeonato Cearense, às 19h30min, na Arena Condá, fora de casa. (GloboEsporte.com) n

Fortaleza aproveita o mando e bate o Coritiba

O goleiro Rogério Ceni começa a definir não só o futuro do São Paulo na temporada como o próprio destino. O veterano tem contrato até o início de agosto e a renovação está condiciona-da ao título da Libertadores, para jogar um pos-sível Mundial de clubes no fim do ano. Pelo que foi combinado, se não houver título não haverá renovação. O próprio goleiro já afirmou que pre-tende dar palestras a empresas e estudar para ser treinador quando pendurar as chuteiras.

Um quinto gol na temporada nessa quarta-feira, contra suas vítimas preferidas, faria Rogé-rio Ceni chegar a 128 gols na carreira e pelo São Paulo, marca que o igualaria a Raí como o 10º no ranking dos maiores artilheiros do clube. (UOL) n

Carreira de Rogério Ceni depende de título na Libertadores

Divulgação

Coxa

Tite queria ao menos marcar um gol no Paraguai, mas voltará para o Brasil com uma situação muito tensa na ba-gagem. Fora de casa, o Corinthians, sem jogar há duas semanas, teve atuação apá-tica na noite desta quarta-feira e perdeu por 2 a 0 para o Guaraní-PAR pela ida das oitavas de final da Libertadores de 2015. E, desta vez, o time paulista não pode nem culpar o cansaço, “desculpa” para as más atuações recentes. O duelo de volta, com a Arena lotada, terá que contar com uma daquelas viradas históricas que o torce-dor alvinegro já viu.

Apesar do longo período de treinos, o Corinthians não justificou no primeiro tempo o descanso. Apático, o time pau-lista não conseguiu aplicar a tão pedida intensidade de Tite e quase não criou chances, sendo anulado pela marcação do modesto adversário. (Terra) n

Timão apático perde por 2x0Divulgação

Após sucessivas de-cepções no Campeona-to Paranaense, o Atléti-co voltou a frustrar seus torcedores na noite des-ta quarta-feira. A equipe venceu o Tupi-MG por 2 a 1 na Arena da Bai-xada, mas acabou sen-do eliminada na Copa do Brasil. No jogo de ida, em Juiz de Fora, os paranaenses perderam por 1 a 0 e agora se des-pedem da competição. Os gols foram marcados por Marco Damasceno e Walter, pelo lado rubro-negro, e por Daniel Mo-rais, pelo Galo Carijó.

Classificado para a terceira fase da Copa do Brasil, o Tupi-MG encara quem passar do confronto entre América-MG e Ce-ará, que fazem o jogo de ida, na próxima semana, no Independência. O Fu-racão chegou ao gol com Marco Damasceno, que aproveitou o cruzamento de Eduardo e abriu o pla-car na Arena da Baixada. Mas a alegria dos rubro-negros durou pouco. Aos 29, Daniel Morais apro-veitou a falha da defesa atleticana, recebeu na

Rubro-negro bate os mineiros por 2x1. Derrota no primeiro jogo custou vaga

Atlético vence Tupi, mas está fora da Copa do Brasil

O Atlético de Walter venceu o Tupi, mas ficou sem a vaga para a próxima fase

Divulgação

O Palmeiras fez nesta quarta-feira um acordo com o zagueiro Lúcio para res-cindir seu contrato, que ter-minava em dezembro deste ano. O zagueiro receberia até o final do vínculo cerca de R$ 130 mil mensais; pelo acordo, o Palmeiras econo-mizará cerca de R$ 1 milhão.

O Palmeiras decidiu apostar no zagueiro , com

passagens pela Alemanha e Itália, e fez uma proposta em 2014, após um período conturbado no São Paulo. O salário foi bastante reduzido em relação ao que recebia no Morumbi (em torno de R$ 150 mil, em um acordo que envolvia produtivida-de). O ano de Lúcio com a camisa alviverde acabou tendo mais baixos do que al-

tos: foram 25 jogos no Brasi-leirão, na campanha que por pouco não terminou com o rebaixamento. Em 2015, com as finanças do Palmei-ras sanadas pela diretoria, vieram reforços; por decisão do treinador Oswaldo de Oli-veira e do diretor de futebol Alexandre Mattos, o penta-campeão foi liberado dos treinamentos. (UOL) n

Palmeiras e Lúcio chegam a acordo e contrato é rescindido

A zaga corintiana teve muito trabalho em Assunção

intermediária e mandou uma bomba no ângulo de Weverton, deixando tudo igual em Curitiba, e obrigando o Atlético e fa-zer dois ou mais gols de diferença para sair com a classificação à próxima fase. O Furacão continuou tendo as melhores chan-

ces da partida e chegou ao segundo gol aos 15 mi-nutos do segundo tempo, quando Eduardo cruzou e Walter, que fazia a sua pri-meira partida na Baixada, cabeceou marcando pela primeira vez com a cami-sa rubro-negra. (GloboEs-porte.com) n

Rogério continua jogando após agos-to, só se for campeão da Libertadores

Cancelado

Editora Correio Paranaense

Page 10: Jornal Correio Paranaense - Edição do dia 07-05-2015

EsportesQuinta-feira, 7 de Maio de 201518 grupor3a.com

Messi faz dois e Barça está a um passo da finalTime Catalão faz 3x0 no Bayer e ganha ótima vantagem para segundo jogo

Neuer pa-rou o Bar-celona por mais de 70

minutos com grandes defesas e uma atuação impecável. Para bater o Bayern os catalães pre-cisavam passar do me-lhor goleiro do mundo. Para isso, ninguém me-lhor que Lionel Messi, que decidiu o primei-ro jogo da semifinal da Liga dos Campeões. Em duas jogadas individu-ais no segundo tempo, o argentino garantiu a

vitória por 3 a 0 sobre o Bayern de Munique no Camp Nou - Neymar completou no finzinho.

O placar elástico permite que o Barce-lona perca por dois gols de diferença em Munique na semana que vem, quando as duas equipes farão o jogo de volta. Mais que isso, se fizerem um gol os catalães obrigarão o Bayern a responder com cinco para irem à final em Berlim. E nenhum torcedor do

Bayern poderá dizer que foi injusto. Ainda que não tenha dado show o tempo inteiro, o Barcelona buscou mais o jogo, se apro-veitou de uma opção tática equivocada de Guardiola e por pouco não abriu o placar an-tes. Teve chances com Suárez, Neymar e Da-niel Alves, mas todos pararam em Neuer, que fez grande parti-da. Contra Messi, po-rém, o goleiro não teve chance. (UOL) n

Messi marcouduas vezes e

depois Neymar fechou o marcador

Divulgação

O técnico Nedo Xavier, anuncia-do na semana passada, chegou

ao Paraná Clube com discurso de seriedade e confiança. A primeira en-trevista coletiva, que co-meçou com meia hora de atraso, durou 20 minutos. Antes, ao chegar à sala de imprensa da Vila Capa-nema, o treinador recla-mou, em tom de brinca-deira, ao ser chamado de senhor por um repórter.

“Senhor é o Casinha, que é mais velho”, res-pondeu, referindo-se ao presidente Luiz Carlos Casagrande, aos risos.

Durante a coletiva, porém, Nedo Xavier não brincou. Ficou todo o

Na coletiva, Nedo demonstraseriedade e confiança

G1

tempo sério. Respondeu sobre o pouco tempo até a estreia na Série B do Cam-peonato Brasileiro – contra o Ceará, às 21h (horário de Brasília) de sexta-feira, na Vila Capanema. Afirmou estar “muito à vontade” no clube e garantiu não ter um esquema tático preferido. Quer ter várias

alternativas. Apresentado pelo presidente como o técnico para 2015 e 2016, o comandante tricolor colocou o Tricolor, junto com 10 outros times, como candidato ao acesso: “É o projeto do acesso e é em cima disso que a gente vai trabalhar”, disse ele. (Glo-boEsporte.com) n

Nedo Xavier deu a primeiraentrevista coletiva no Paraná Clube

Divulgação

Divulgação

O meia Dudu, do Palmeiras, pode pegar um

gancho de pelo menos 180 dias por ter empur-rado o árbitro Guilher-me Ceretta de Lima na final do Campeonato Paulista, disputada no último domingo, na Vila Belmiro, e que viu vi-tória do Santos sobre o Palmeiras nos pênaltis. Na ocasião, o atleta pal-meirense se enfureceu com expulsão por conta de confusão com o ata-cante Geuvânio e come-teu a agressão contra o árbitro. Em post no Ins-tagram, o camisa 7 afir-mou estar arrependido.

No mesmo dia em que foi denunciado

A campanha do Operário no C a m p e o n a t o

Paranaense foi surpre-endente. A equipe de Ponta Grossa começou a competição desa-creditada e terminou com o inédito título estadual , após vencer o Coritiba por 3 a 0, no Estádio Couto Pereira. Após a primeira con-

quista em 102 anos de história, os dirigentes garantem que há am-bições ainda maiores para 2015 e projetam até mesmo os próxi-mos anos do clube.

O diretor de futebol, Antônio Mikulis, confir-ma que o objetivo atual é do “Fantasma” brigar pelo acesso à Série C do futebol brasileiro.

“Este (título Estadual e vaga na Série D ) foi apenas o primeiro pas-so. Nosso projeto visa o futuro, pensamos lon-ge”, garante o dirigente, personagem histórico do clube. Dirigente his-tórico do clube, Mikulis foi presidente em duas gestões: 1978-1982 e 1989-1992. Nesta últi-ma, inclusive, a equipe

das Vilas Oficinas fi-cou três anos na Série B e, por um ponto, não conseguiu chegar à eli-te do futebol brasileiro. E é essa a ambição do diretor. “Na década de 90, nós frequentamos a Série B. E é para lá que nós pretendemos voltar em, no máximo, cinco anos”, aponta Mikulis. (Terra) n

Dudu usou as redes sociais parase desculpar, mas foi denunciado

Empolgados com o título, os dirigentesde Ponta Grossa sonham em ir longe

Dudu pede desculpas por agredir árbitro na final

Operário sonha em chegar à Série B em cinco anos

pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de São Paulo (TJD-SP) pelo empurrão, Dudu foi ao Instagram para pedir desculpas por seu ato. Enquadrado em três artigos, o ata-cante será julgado na próxima segunda-feira,

às 16h, e corre risco de pegar uma longa puni-ção. “Após alguns dias, sei que nada vai apagar o que fiz na semana passada. Mas todo ser humano erra. Venho pedir desculpas a to-dos pelo ocorrido”, pu-blicou Dudu. n

Liga dos Campeões

Planejamento

Editora Correio Paranaense

Page 11: Jornal Correio Paranaense - Edição do dia 07-05-2015

19grupor3a.comOportunidades e Negócios Quinta-feira, 07 de Maio de 2015

Empregos

Oportunidades

e

Negócios do

Astrologia

Profissionais Liberais

Concursos

PrEfEiturA dE CuritibA 460 vagas até R$ 15.217,00Médicos e Guardas MunicipaisMédio / Superior Inscrição: 22/05/20http://www.pciconcursos.com.br

100,00

SUPLETIVO RAPIDO-CED CURITIBATERMINE SEUS ESTUDOS RÁPIDO E SEGURO.RECONHECIDO PELO PARANA Á DISTANCIA.

(41) 3044 1644 - 9520 5865WWW.CEDCURITIBA.COM.BR

Cursos

Publicidade Legal

Produtos e Serviços

imóveis

Veiculos

(41) 3263-2002 - 9958-9119

ANuNCiE AQui3263-2002

Editora Correio Paranaense

Page 12: Jornal Correio Paranaense - Edição do dia 07-05-2015

GeralQuinta-feira, 7 de Maio de 201520 grupor3a.com

Produção industrial tem queda de 0,8%

A produção industrial nacional caiu 0,8% em março de 2015, em comparação a feverei-ro, na série com ajuste sazonal, segundo pes-quisa do Instituto Bra-sileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O ajuste sazonal ocorre quando os técnicos descontam o aumen-to das vendas de pro-dutos em feriados ou datas comemorativas.

Na série sem ajuste sazonal, o setor indus-trial acumulou que-das e teve um decrés-cimo de 5,9% em 2015. Em relação a março de 2014, a indústria recuou 3,5%, 13ª taxa negativa consecutiva na comparação men-sal com os 12 meses anteriores. Com o re-sultado de março de 2015, a produção in-dustrial encontra-se 11,2% abaixo do nível recorde alcançado em junho de 2013.

Em seu primeiro dia de trabalho à frente à Secretaria Estadual da Educação, a professora Ana Seres Trento Comin fez um apelo pela volta às aulas. Ela disse que solicitou ao Governo do Estado que os descontos das faltas nos salários dos professores só sejam rediscutidos a partir da folha de junho.

“Quero contar com a confiança de todos os professores, funcioná-rios, alunos e pais do

Paraná. Vamos trabalhar com integração e diá-logo para mostrar que é possível executar um ensino de qualidade”, afirmou a professora Ana Seres. “Faço esse apelo aos meus colegas e peço o envolvimento de toda a comunidade, pelo bem de nossos estudantes”, acrescentou.

Formada em matemá-tica pela Pontifícia Uni-versidade Católica do Pa-raná, Ana Seres lecionou em escola pública por 40

anos. Em seguida, atuou como chefe de Núcleo em Pato Branco. Há pou-co mais de um mês, assu-miu a Superintendência da Educação.

Nova secretária pede volta às aulasAna Seres Trento Comin assume a pasta em momento delicado

Ana Seres: “Vamos trabalhar com integração e diálogo para executar um ensino de qualidade”

SEED

Em carta ao go-vernador Beto Ri-cha, o comandan-

te-geral da Polícia Militar do Paraná (PM/PR), César Vinícius Kogut, afirmou que o Secretário de Segu-rança Pública, Fernando

Francischini, participou do planejamento da ope-ração realizada pela PM no último dia 29 de abril. A ação culminou no con-fronto entre policiais e manifestantes em frente à Alep, e acabou com mais

de 200 pessoas feridas.O comandante afir-

mou que a operação foi aprovada pela Sesp e que Francischini era infor-mado das consequências da ação. Na carta, o co-mandante também re-

pudiou as declarações de Francischini, atribuindo à corporação a responsa-bilidade pelo confronto. Kogut diz que o secretá-rio foi “alertado inúmeras vezes pelo comando da tropa empregada e pelo

comandante geral sobre possíveis desdobramen-tos durante a ação e que, mesmo sendo utilizadas técnicas internacional-mente conhecidas, pes-soas poderiam sofrer feri-mentos”.

Polícia prende gangue com 45 kg de dinamite

Educação

Formada em Matemática, Ana Seres lecionou em escola pública por 40 anos

Cinco suspeitos de in-tegrar a “gangue da dina-mite”, quadrilha especia-lizada no roubo de caixas eletrônicos, foram presos nesta quarta-feira em Al-mirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, com 45 quilos de explosivos. A quantidade apreendida seria suficien-te para estourar pelo me-nos 120 caixas eletrônicos, segundo o delegado titu-lar do Tático Integrado de Grupos de Repressão Es-

pecial (Tigre), Sivanei Al-meida Gomes.

Além do explosivo, no mesmo local das prisões foram apreendidos um fu-zil 556, uma metralhadora, três pistolas, oito coletes à prova de bala, dois rolos de cordéis – que são usados na explosão – e três carros – sendo um importado. De acordo com a Polícia Civil, a quadrilha agiu em São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Reserva, Guarapuava, Irati e Navegantes (SC).

Material seria suficiente para estourar 120 caixas

Luiza Vaz/RPC

Comandante da PM critica Francischini

Editora Correio Paranaense